implantação de um conselho missionário na igreja

4
Implantação de um Conselho Missionário na Igreja O que é um Conselho Missionário: O conselho é um grupo orientado a: Pesquisar, Promover e levar a igreja viver missões, por meio de mobilizações internas, cultos, noticias de campo etc. Como o grupo é formado: A partir de pessoas comprometidas e dispostas a levar a causa missionária a sério. O grupo deve ser misto entre homens e mulheres. Funções do Conselho: Pesquisa de Campo Mobilizadores da Igreja Responsável pela agenda do conselho (Obs. Esse responsável é a pessoa que concilia a agenda do Conselho com as demais atividades que já existam na igreja). Responsável por “administrar” e prestar contas sobre as finanças do Conselho Promotor de Eventos. (Pessoa que juntamente com o Conselho pensará em detalhes de possíveis eventos que a Igreja realizará por missões, Por exemplo: Bandeiras, tema que será usado em um culto de missões, enfim, aconselhamos que seja alguém detalhista e muito bem sintonizado com a visão e a missão que conselho missionário tem para evitar gastos desnecessários e ao mesmo ter ser intencional na comunicação visual que o Conselho deseja passar). Financeiro do Grupo: Como todo ministério na igreja é preciso recursos para desenvolvê-lo, mas, no caso do financeiro do Conselho é preciso ainda mais sintonia sobre onde um conselho missionário deseja chegar. Isso, portanto deve estar em comum acordo com a igreja local, sendo que o responsável pelo financeiro do Conselho, não apenas tem objetivo de captar recursos, como também uma prestação de contas, sobre o modo como o recurso será utilizado.

Upload: marcelo-verinha

Post on 28-Jun-2015

132 views

Category:

Spiritual


2 download

DESCRIPTION

Texto de Mobilização Missionária de Marcelo Edu Oliveira, atual diretor da JOCUM Sampa

TRANSCRIPT

Page 1: Implantação de um conselho missionário na igreja

Implantação de um Conselho Missionário na Igreja

O que é um Conselho Missionário:

O conselho é um grupo orientado a: Pesquisar, Promover e levar a igreja viver missões, por meio de mobilizações internas, cultos, noticias de campo etc.

Como o grupo é formado:

A partir de pessoas comprometidas e dispostas a levar a causa missionária a sério. O grupo deve ser misto entre homens e mulheres.

Funções do Conselho:

Pesquisa de Campo Mobilizadores da Igreja Responsável pela agenda do conselho (Obs. Esse responsável é a pessoa que concilia a

agenda do Conselho com as demais atividades que já existam na igreja). Responsável por “administrar” e prestar contas sobre as finanças do Conselho Promotor de Eventos. (Pessoa que juntamente com o Conselho pensará em detalhes

de possíveis eventos que a Igreja realizará por missões, Por exemplo: Bandeiras, tema que será usado em um culto de missões, enfim, aconselhamos que seja alguém detalhista e muito bem sintonizado com a visão e a missão que conselho missionário tem para evitar gastos desnecessários e ao mesmo ter ser intencional na comunicação visual que o Conselho deseja passar).

Financeiro do Grupo:

Como todo ministério na igreja é preciso recursos para desenvolvê-lo, mas, no caso do financeiro do Conselho é preciso ainda mais sintonia sobre onde um conselho missionário deseja chegar.

Isso, portanto deve estar em comum acordo com a igreja local, sendo que o responsável pelo financeiro do Conselho, não apenas tem objetivo de captar recursos, como também uma prestação de contas, sobre o modo como o recurso será utilizado.

Eventos:

Pessoa responsável por promover eventos com intuito de gerar na igreja a consciência missionária, nos seguintes aspectos:

Intercessor Apoio a Evangelização Local Consciência de Nações Apoio Financeiro Apoio Pastoral ao Missionário

Ideias para gerar uma consciência missionária:

Dar um nome para o conselho de missões

Page 2: Implantação de um conselho missionário na igreja

Um versículo chave do Conselho Fazer um envelope diferente para quem deseja ofertar em missões Fazer um Carnê missionário para quem deseja ofertar mensalmente na vida de um

missionário ou em uma causa missionária. Promover Durante os Cultos o Momento Missionário. (Obs. Um espaço durante os

cultos de domingo para dizer sobre as necessidades do campo ou de um missionário especifico e levar a igreja a orar por essa causa).

Uma vez por mês realizar um culto de missões Uma vez por ano realizar uma conferência missionária. Selecionar lideres de outros ministérios que a igreja tem para realizar: Cantinas para

missões, Cultos de missões em parceria com o Conselho. (O objetivo do Conselho não é controlar os demais lideres, mas, leva-los a participar desses momentos com um foco específico).

Trazer Curiosidades e Experiências de missões, vividas por missionários de diversos grupos diferentes. (Por Exemplo: Trazer na Igreja pessoas que falam de Missões Urbanas, Pessoas que Falam de Tribos Indígenas, missionários que atuam dentro e fora do Brasil, Lideres de organizações comunitárias, pessoas que atuam na área de capelania: escolar, hospitalar ou em presídios.

Incentivar a igreja a escrever para missionários.

Pesquisas:

As pesquisas são de grande importância, para o desenvolvimento saudável do conselho de missões, como também da própria igreja.

Deve existir no conselho uma pessoa que goste dessa área de pesquisa e que por sua vez desafie toda a igreja, a saber, o que de fato está acontece nos campos missionários.

O Conselho de Missões e Liderança Local:

O Conselho deve estar em sintonia com os Projetos que a igreja tem para o futuro O Pastor não precisa ser o diretor do Conselho, mas, deve estar ciente e participar das

decisões tomadas pelo conselho missionário. O Conselho de missões não é nem maior e nem menor que a liderança local, mas, tem

responsabilidade de mobilizar a igreja a uma causa de estrema importância que é missões. Portanto, o Conselho de missões deve ser formado por lideres que estejam em harmonia com os demais lideres e pastores que a igreja tenha.

Não há problemas que pessoas do conselho de missões participem de outros ministérios na igreja, mas, essas pessoas devem estar cientes e priorizarem o conselho e reuniões que o conselho realiza. (Sugerimos que as pessoas do conselho sejam auxiliares de outros ministérios e não lideres diretos, por exemplo: líder de jovens, líder mulheres etc...).

O Pastor tem a liberdade de interferir no Conselho uma vez que esses lideres não estejam andando em santidade e temor de Deus, ou mesmo realizando trabalhos que não estejam de acordo com a visão missionária. Por outro lado, é importante que os Pastores deem a liberdade para o Conselho criar novos Projetos com uma causa que venha somar no crescimento da Igreja e ainda mais no Crescimento do Reino.

Page 3: Implantação de um conselho missionário na igreja

Marcelo Edu Oliveira

Coordenador de Projetos JOCUM Sampa

(11)4489-0664

e-mail:[email protected]