imortalidade É possÍvel? - ufmg · a busca pela imortalidade não é apenas tema de livros e...

1
Agradecemos sua ajuda para conservar este texto que também está disponível em www.ufmg.br/cienciaparatodos Ilustração por Lucas Marns IMORTALIDADE É POSSÍVEL? A busca pela imortalidade não é apenas tema de livros e filmes. Ela vem ocorrendo no mun- do cienfico. O congelamento de corpos com o intuito de serem ressuscitados no futuro já é uma realidade para muitos. Essas pessoas creem que a imortalidade é apenas uma questão de tempo, até que as pesquisas amadureçam. Mas será que é possível viver eternamente? Dr. Nelson Vaz, professor do Instuto de Ciências Biológicas da UFMG, acredita que são as ações do indivíduo que podem e devem ser eternizadas. O corpo não se torna imortal. Para ele, somos duas coisas: organismo e pessoa. Para sermos o que somos, dependemos de nosso organismo, mas o “quem somos” é construído nas relações que mantemos e em nossa conduta do dia a dia. É como a obra de arte: ela faz com que, de certa forma, o autor reviva, a cada vez em que al- guém entra em contato com ela. Assim, todos nós sabemos um pouco sobre Oscar Niemeyer, Tarsila do Amaral, Pornari e Machado de Assis. Pensando assim, ser imortal é viver de maneira que as futuras gerações saibam quem fomos, o que fizemos, e que elas apreciem isso! Texto originalmente escrito por Enise Silva para o programa Na Onda da Vida, da Rádio UFMG Educava FM 104,5 e adaptado por Catarina Barata. Projeto realizado com o apoio do PROEXT 2014 - MEC/SESu. 31 | 3409 6447 www.teiadetextos.com.br www.ufmg.br/ciencianoar [email protected] I N S T I T U T O D E C I Ê N C I A S B I O L Ó G I C A S U F M G - - 13 | 8ª etapa

Upload: buiquynh

Post on 21-Jan-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Agradecemos sua ajuda para conservar este texto que também está disponível em www.ufmg.br/cienciaparatodos

Ilust

raçã

o po

r Luc

as M

artin

s

IMORTALIDADE É POSSÍVEL?

A busca pela imortalidade não é apenas tema de livros e filmes. Ela vem ocorrendo no mun-do científico. O congelamento de corpos com o intuito de serem ressuscitados no futuro já é uma realidade para muitos. Essas pessoas creem que a imortalidade é apenas uma questão de tempo, até que as pesquisas amadureçam. Mas será que é possível viver eternamente?

Dr. Nelson Vaz, professor do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, acredita que são as ações do indivíduo que podem e devem ser eternizadas. O corpo não se torna imortal. Para ele, somos duas coisas: organismo e pessoa. Para sermos o que somos, dependemos de nosso organismo, mas o “quem somos” é construído nas relações que mantemos e em nossa conduta do dia a dia.

É como a obra de arte: ela faz com que, de certa forma, o autor reviva, a cada vez em que al-guém entra em contato com ela. Assim, todos nós sabemos um pouco sobre Oscar Niemeyer, Tarsila do Amaral, Portinari e Machado de Assis.

Pensando assim, ser imortal é viver de maneira que as futuras gerações saibam quem fomos, o que fizemos, e que elas apreciem isso!

Texto originalmente escrito por Enise Silva para o programa Na Onda da Vida, da Rádio UFMG Educativa FM 104,5 e adaptado por Catarina Barata.

Projeto realizado com o apoio do PROEXT 2014 - MEC/SESu.

31 | 3409 6447

www.teiadetextos.com.brwww.ufmg.br/ciencianoar

[email protected]

TODE

CIÊNCIAS

BIOLÓ

GICAS

U F M G --

13 | 8ª etapa