imagem e som – ufscar - etapa.com.br · imagem e som – ufscar código do curso: 021-3 vagas: 40...

1
Imagem e Som – UFSCAR Código do curso: 021-3 Vagas: 40 Duração: 8 semestres Período: Noturno O curso de Imagem e Som da UFSCar é marcado por oferecer uma formação audiovisual ampla. O profissional formado pelo curso está apto a trabalhar em qualquer uma das áreas do audiovisual: direção, fotografia, montagem, roteiro, hipermídia, pesquisa, som e produção. Criado em 1996, o curso teve seu currículo reformulado a partir da experiência das primeiras turmas e do diálogo entre professores, alunos e servidores técnico- administrativos. Ao mesmo tempo, foi realizada uma melhoria significativa no parque de laboratórios. No início de sua formação, o aluno estuda Teoria da Comunicação, Teoria do Audiovisual, Redação e História do Audiovisual, bem como algumas disciplinas mais voltadas à prática, como Expressão Audiovisual, nas quais realiza seus primeiros trabalhos. No quarto semestre, acontece a introdução às grandes áreas do audiovisual: roteiro, direção, produção, hipermídia, montagem, fotografia e som. No quinto e sexto semestres, o aluno cursa duas áreas, dentre oito possíveis, visando assim aprofundar sua formação. O último ano é dedicado ao projeto de conclusão de curso, realizado em grupo e integrado a uma disciplina que coordena a produção. Para Ester Fér, ex-aluna do curso, as produções coletivas e o aprofundamento em uma área específica são importantes. “O curso também nos faz conviver com os saberes das demais áreas”, enfatiza. Atualmente, Ester trabalha como produtora em uma empresa de co-produção, pós-produção e finalização em cinema, localizada em São Paulo. Dentre as disciplinas optativas, o aluno pode freqüentar aulas de outros cursos da Universidade, complementando sua formação humanística. Também há disciplinas optativas oferecidas pelo Departamento de Artes e Comunicação, mais específicas da área audiovisual. Para Gabriela Rufino Maruno, aluna da UFSCar, o diferencial do curso é a teoria. “Para nós, profissionais da comunicação, é fundamental saber além do ‘apertar o botão’. Foi por isto que lutamos para entrar numa universidade de qualidade”, enfatiza. Ao realizar projetos de pesquisa e extensão, o curso tem contribuído para que São Carlos se configure como um pólo de produção audiovisual. A UFSCar tem o único curso público desse gênero no Brasil que não fica em uma capital. Isto contribui na formação de profissionais com um olhar diferente sobre a realidade. Um dos objetivos do curso é justamente formar um profissional com visão crítica. Além de habilitar-se no campo teórico, ele poderá atuar na produção de filmes e vídeos, na produção de multimídia e hipermídia e na computação gráfica, entre outras atividades, podendo exercê-las em empresas de comunicação, produtoras, instituições culturais ou instituições de ensino e pesquisa.

Upload: vuongnhi

Post on 26-Jan-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Imagem e Som – UFSCAR

Código do curso: 021-3Vagas: 40Duração: 8 semestresPeríodo: Noturno

O curso de Imagem e Som da UFSCar é marcado por oferecer uma formação audiovisual ampla. O profissional formado pelo curso está apto a trabalhar em qualquer uma das áreas do audiovisual: direção, fotografia, montagem, roteiro, hipermídia, pesquisa, som e produção.

Criado em 1996, o curso teve seu currículo reformulado a partir da experiência das primeiras turmas e do diálogo entre professores, alunos e servidores técnico-administrativos. Ao mesmo tempo, foi realizada uma melhoria significativa no parque de laboratórios. No início de sua formação, o aluno estuda Teoria da Comunicação, Teoria do Audiovisual, Redação e História do Audiovisual, bem como algumas disciplinas mais voltadas à prática, como Expressão Audiovisual, nas quais realiza seus primeiros trabalhos. No quarto semestre, acontece a introdução às grandes áreas do audiovisual: roteiro, direção, produção, hipermídia, montagem, fotografia e som. No quinto e sexto semestres, o aluno cursa duas áreas, dentre oito possíveis, visando assim aprofundar sua formação. O último ano é dedicado ao projeto de conclusão de curso, realizado em grupo e integrado a uma disciplina que coordena a produção.

Para Ester Fér, ex-aluna do curso, as produções coletivas e o aprofundamento em uma área específica são importantes. “O curso também nos faz conviver com os saberes das demais áreas”, enfatiza. Atualmente, Ester trabalha como produtora em uma empresa de co-produção, pós-produção e finalização em cinema, localizada em São Paulo.

Dentre as disciplinas optativas, o aluno pode freqüentar aulas de outros cursos da Universidade, complementando sua formação humanística. Também há disciplinas optativas oferecidas pelo Departamento de Artes e Comunicação, mais específicas da área audiovisual. Para Gabriela Rufino Maruno, aluna da UFSCar, o diferencial do curso é a teoria. “Para nós, profissionais da comunicação, é fundamental saber além do ‘apertar o botão’. Foi por isto que lutamos para entrar numa universidade de qualidade”, enfatiza.

Ao realizar projetos de pesquisa e extensão, o curso tem contribuído para que São Carlos se configure como um pólo de produção audiovisual. A UFSCar tem o único curso público desse gênero no Brasil que não fica em uma capital. Isto contribui na formação de profissionais com um olhar diferente sobre a realidade.

Um dos objetivos do curso é justamente formar um profissional com visão crítica. Além de habilitar-se no campo teórico, ele poderá atuar na produção de filmes e vídeos, na produção de multimídia e hipermídia e na computação gráfica, entre outras atividades, podendo exercê-las em empresas de comunicação, produtoras, instituições culturais ou instituições de ensino e pesquisa.