ima 66-9

22
COMANDO DA AERONÁUTICA DIRETORIA DE MATERIAL DA AERONÁUTICA MANUTENÇÃO IMA 66-9 PROGRAMA DECONTROLE E COMBATE DA CORROSÃO 06 OUT 99 MATERIAL EXCLUSIVAMENTE DIDÁTICO NÃO SOFRE ATUALIZAÇÃO NÃO SERVE PARA USO EM SERVIÇO UTILIZE AS PUBLICAÇÕES DO SEU C.D.C.P.

Upload: elaine-pinheiro

Post on 23-Jan-2016

200 views

Category:

Documents


39 download

DESCRIPTION

corrosao aeronautica

TRANSCRIPT

Page 1: IMA 66-9

COMANDO DA AERONÁUTICADIRETORIA DE MATERIAL DA AERONÁUTICA

MANUTENÇÃO

IMA 66-9

PROGRAMA DECONTROLEE COMBATE DA CORROSÃO

06 OUT 99

MATERIAL EXCLUSIVAMENTE DIDÁTICONÃO SOFRE ATUALIZAÇÃO

NÃO SERVE PARA USO EM SERVIÇOUTILIZE AS PUBLICAÇÕESDOSEU C.D.C.P.

Page 2: IMA 66-9

COMANDO DA AERONÁUTICADIRETORIA DE MATERIAL DA AERONÁUTICA

Portaria n° IO/DIRMA/06 out. 99

Aprova a reedição da lMA 66-9, "Programa dePrevenção, Controle e Combate da Corrosão" .

o Diretor de Material da Aeronáutica, no uso de suas atribuições, resolve:

Art. 1° - Aprovar a reedição da IMA 66-9, "Programa de Prevenção, Controle eCombate da Corrosão" .

Art. 2° - Esta reedição entra em vigor após a publicação desta Portaria, com data de06 de outubro de 1999, revogando a edição anterior da IMA 66-9 de 28 de dezembro de 1997.

Maj.-Brig.-do-Ar~e)DRIGUES NETODiretJr daJ>IRMA

Page 3: IMA 66-9

06 out. 99

ITE M

11.11.21.3

2

2.1

2.22.3

33.13.2

4

4.14.24.34.44.5

55.15.25.3

6

6.16.26.3

7

8

lMA 66-9

SUMÁRIO

ASSUNTO

DISPOSI ç ÕES PRELIMINARES... ..........FINALIDADE , , .........

CONCEITUAÇÃO..................................................................................................ÂMBITO .

ÓRGÃOS DE PREVENÇÃO, CONTROLE E COMBATE DAc ORROSAO. .....................DENOMINAÇÃO DAS AGÊNCIAS DE PREVENÇÃO, CONTROLE ECOMBATEDA CORROSÃO , "

SUBORDINAÇÃODASAGÊNCIAS , ....DESIGNAÇÃODASAGÊNCIAS " ....

CAPACIT Açà O ...............CAPACITAÇÃO TÉCNICA ........................SELEÇÃO DE PESSOAL ., ,..........

ATRIBUI ÇÕ ES DAS AGÊNCIAS .................................................................AGÊNCIA COORDENADORA............................................................................AGÊNCIA CENTRAL ,..........AGÊNCIAS PRINCIPAIS:.....................................................................................AGÊNCIAS DE PRIMEIRA ORDEM ,......AGÊNCIAS DE SEGUNDA ORDEM.. ..,.......

REUNIÃO DAS AGÊNCIAS .......................ANUAL ., ,.........TRIMESTRAL.. ..".........RELATÓRIOS TÉCNICOS.. , """""

DIRETRIZES PARA O CONTROLE E COMBATE DA CORROSÃO DECO NTAMIN AÇÃO DE COMBUSTÍVEL ~.......................................BOLETIM TÉCNICO DE CONTROLE DA CORROSÃO...................................PROGRAMA DE LAVAGEM DE AERONAVES................................................CONTROLE DE CONTAMINAÇÃO DE COMBUSTÍVEIS...............................

ATRIBUIÇÕES DOS AGENTES E EQUIPES DE PREVENÇÃO,CONTROLE E COMBATE DA CORROSÃO

DISPOS IÇÕ ES FINAIS .......

ANEXOS:

Anexo 1: MODELO DO RELATÓRIO TRIMESTRAL E SEMESTRAL DECONTROLE DA CORROSÃO .....

Anexo 2: PROGRAMA DE PREVENÇÃO, CONTROLE E COMBATE DACORROSÃO """""""""""""""""'" .......................................................

PAG.

7777

9

999

111112

13

1314141516

17171717

19191920

21

23

25

29

Page 4: IMA 66-9

06 out. 99 lMA 66-9

1 DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 FINALIDADE

Estabelecer o Programa de Prevenção, Controle e Combate da Corrosão com a finalidadede minimizar os efeitos da Corrosão em equipamentos aeroespaciais e, com isso, reduzir o seudesenvolvimento e os prejuízos decorrentes. Esta IMA estabelece normas que versam sobreprocedimentos técnicos, inspeções, documentos, facilidades e treinamento.

1.2 CONCEITUA,ÇÕES

Para fins desta Instrução entende-se como:

a) AGENTE DE CONTROLE E COMBATE DA CORROSÃO - tenno genéricoutilizado para designar qualquer militar ou civil responsável pela aplicação, em suaOrganização Militar, dos procedimentos, métodos e técnicas previstas na área detratamento anticorrosivo; .

b) AGENTE MULTIPLICADOR - militar ou civil habilitado, responsável peladivulgação e reprodução, em sua Organização Militar, dos procedimentos, métodos e .técnicas previstas na área de tratamento anticorrosivo;

c) CORROSÃO - deterioração sofrida por um material em conseqüência de açãoquímica ou eletroquímica;

d) EQUIPE DE PREVENÇÃO, CONTROLE E COMBATE DA CORROSÃO - equipefonnada pelos Agentes, Encarregados, Inspetores e outros elementos cujaincumbência é a Prevenção, Controle e Combate da CO:J:fosão.

e) ÓRGÃOS DE PREVENÇÃO, CONTROLE E COMBATE DA CORROSÃO - termogenérico utilizado para designar agências responsáveis pela efetiva execução doPrograma de Prevenção, Controle e Combate da Corrosão;

f) CORROSÃO GRAVE - problema de corrosão que requer um serviço de, no mínimo,50 H/h. de mão de obra para ser executado; e

g) PROGRAMA DE PREVENÇÃO, CONTROLE E COMBATE DA CORROSÃO -conjunto de atividades e responsabilidades específicas relacionadas com a Prevenção,Controle e Combate da Corrosão envolvendo todos os elos do Sistema de MaterialAeronáutico;

1.3 ÂMBITO

Esta IMA aplica-se a todas as Organizações Militares integrantes ou apoiadas peloSISMA.

7

Page 5: IMA 66-9

06 (lUt. 99 IMA 66-9

2 ÓRGÃOS DE PREVENÇÃO, CONTROLE E COMBATE DA CORROSÃO

2.1 DENOMINACÃO DAS AGÊNCIAS DE PREVENCÃO, CONTROLE E COMBATE DACORROSÃO

a) AGÊNCIA COORDENADORA - DIRMA, através da Subdiretoria Técnica;

b) AGÊNCIA CENTRAL - Parque de Material Aeronáutico dos Afonsos;

c) AGÊNCIAS PRINCIPAIS - Parques de Material da Aeronáutica;

d) AGÊNCIAS DE PRIMEIRA ORDEM - DSM/ESM ; e

e) AGÊNCIAS DE SEGUNDA ORDEM- Grupos, Esquadrões, Esquadrilhas eOperadores Isolados.

2.2 SUBORDINAÇÃO DAS AGÊNCIAS.

Para efeito ~esta IMA, as agências têm as seguintes subordinações técnicas e de controle:

A Agência Central subordina-se à Agência Coordenadora.2.2.1

2.2.2 As Agências Principais subordinam-se à Agência Central.

2.2.3 As Agências de Primeira Ordem subordinam-se às Agências Principais de seus projetos.

2.2.4 As Agências de Segunda Ordem subordinam-se às Agências de Primeira Ordem.

2.3 DESIGNAÇÃO DAS AGÊNCIAS

2.3.1 O Diretor da DIRMA, os Diretores dos PAMA, os Comandantes das Bases Aéreas, daAFA, do CATRE e das Unidades consideradas Operadores Isolados, devem designar, dentro doâmbito de sua Unidade, um Oficial para Agente de Controle e Combate da Corrosão. Este deveexercer todos os encargos e obrigações previstas para a função, conforme estabelecido nestasituação bem como nas Ordens Técnicas existentes e outras.

2.3.2 Os Diretores dos Parques devem designar mais um Oficial para exercer a função deAgente de Controle e Combate da Corrosão. Os dois Oficiais devem ser das seguintesespecialidades: um Engenheiro Aeronáutico ou Mecânico, atuando na área de Estruturas, e umEngenheiro Químico ou Metalúrgico, atuando na área de Química.

2.2.2.2 Os Comandantes da AFA, do CATRE, das Bases Aéreas e das Unidades consideradasOperadores Isolados devem designar um Oficial para exercer a função de Agente de Controle eCombate da Corrosão para a Agência de Primeira Ordem e tantos outros quantas forem asUnidades Aéreas subordinadas para exercerem a função de Agente de Controle e Combate daCorrosão de Segunda Ordem.

9

Page 6: IMA 66-9

06 out:. 99 IMA 66-9

2.2.3 No impedimento de qualquer Agente, deve ser providenciada imediata substituição.

2.2.4 A Agência Coordenadora deve emitir anualmente um documento contendo a subordinaçãotécnica das Agências, tendo em vista as possíveis alterações contidas no Programa Anual deAtividades Aéreas expedido pelo EMAER.

10

Page 7: IMA 66-9

06 out. 99 IMA 66-9

3 CAP ACIT AÇÃO

3.1 CAP ACIT AÇÃO TÉCNICA

3.1.1 Um Oficial é considerado habilitado a exercer a função de Agente de Controle e Combateda Corrosão, após aprovação em cursos e estágios específicos coordenados pela DIRMA.

3.1.2 Os Oficiais designados para responder pelas Agências de Prevenção, Controle e Combateda Corrosão e, consequentemente os encargos e obrigações previstas para a função, devem estarcapacitados tecnicamente para o cumprimento das atribuições.

3.1.3 Todos os Oficiais indicados para responderem por uma Agência de Prevenção, Controle eCombate da Corrosão, tornando-se assim um Agente, devem ser credenciados pela Agênciaimediatamente superior.

3.1.4 O conteúdo programático dos cursos e/ou estágios estabelecidos pela Agência Central edeve estar baseado no Manual de Prevenção, Controle e Combate da Corrosão em MateriaisAeronáuticos.

3.1.5 Durante os referidos cursos e estágios devem ser comentados exemplos práticos de Boletinsou Diretivas Técnicas de Controle e Combate da Corrosão elaboradas para as diversas aeronaves.

3.1.5.1 A capacitação dos Agentes, Inspetores, Encarregados e Técnicos deve ser realizada sob acoordenação do ILA.

3.1.5.2 A Agência Coordenadora, em conjunto com a Agência Central, deve programar cursosjunto ao ILA, ou estágios para os Agentes Principais, de Primeira e Segunda Ordens, sempre quefor necessária a aquisição ou a atualização de conhecimentos dos Agentes e componentes dasequipes de Prevenção, Controle Combate da Corrosão.

3.1.5.3 As diversas equipes existentes nas Agências de Prevenção, Controle e Combate daCorrosão devem possuir em seu efetivo, no mínimo, um encarregado capacitado através de cursose/ou estágios.

3.1.5.4 Este encarregado deve funcionar como Agente Multiplicador no âmbito da sua Unidade,com o objetivo de capacitar os demais elementos de sua equipe.

3.1.5.5 A atualização técnica do pessoal envolvido na execução de funções de Prevenção,Controle e Combate da Corrosão deve ser objeto de reciclagem periódicas a cada três anos, acargo do ILA, envolvendo temas técnicos atualizados e acompanhados da necessária avaliaçãoperiódica.

11

Page 8: IMA 66-9

06 out. 99 lMA 66-9

3.1.5.6 Em caso de um avaliado nào obter grau satisfatório na prova de capacitação, seráconsiderado não habilitado para exercer qualquer função na área de Prevenção, Controle eCombate da Corrosão.

3.1.5.7 Os Relatórios encaminhados à Agência imediatamente superior devem conter a assinaturade pessoa habilitada.

3.2 SELEQÃQ DE_PESSOAL

3.2.1 Os PAMA, os DSM/ESM e os Operadores Isolados, devem selecionar, dentre o pessoal damanutenção, os Oficiais mais indicados para realizar cursos de Prevenção, Controle e Combate daCorrosão, dando preferência às seguintes especialidades:

a) ENGENHEIROS;b) ESPECIALISTAS EM AVIÃO; ec) ESPECIALISTAS EM ARMAMENTO.

3.2.2 Os PAMA, os DSM/ESM e os Operadores Isolados, devem selecionar, dentre o pessoal emfunção de manutenção, tais como, os Inspetores, Encarregados e elementos mais indicados pararealizar cursos de Prevenção, Controle e Combate da Corrosão, dando preferência às seguintesespecialidades:

d) BEP;e) BMA; ef) BET.

12

Page 9: IMA 66-9

06 out. 99 IMA 66-9

4 ATRIBUIÇÕES DAS AGÊNCIAS

4.1 AGÊNCIA COORDENADORA

4.1.1 Manter uma ligação sistêmica com o pessoal das Agências.

4.1.2 Aprovar anualmente o Programa Geral de Prevenção, Controle e Combate da Corrosão,encaminhado pela Agência Central e publicá-lo em Boletim Externo até 31 de janeiro do ano desua aplicação. .

4.1.3 Atender às necessidades técnicas e financeiras das Agências subordinadas.

4.1.4 Fiscalizar a execução desta IMA dentro de sua área de subordinação.

4.1.5 Reunir os Agentes, sempre que julgar necessário, para debater os problemas afetos ao setor.

4.1.6 Receber e análisar o relatório da Agência Central e tomar as providências necessárias paracorreção dos desvios.

4.1.7 Convocar a Agência Central para assessoramento.

4.2 AGÊNCIA CENTRAL

4.2.1 Atender às necessidades técnicas e de material das Agências Principais.

4.2.2 Credenciar e controlar o pessoal das Agências Principais no desempenho de suasatribuições.

4.2.3 Propor normas necessárias ao aprimoramento do Programa Geral de Prevenção, Controle eCombate da Corrosão.

4.2.4 Gerenciar o Programa Geral de Prevenção, Controle e Combate da Corrosão.

4.2.5 Encaminhar anualmente para aprovação pela Agência Coordenadora, até 30 de novembro, oPrograma Geral de Prevenção, Controle e Combate da Corrosão para o ano subsequente,elaborado de acordo com o Anexo 2.

4.2.6 Receber os relatórios das Agências Principais, elaborados de acordo com o Anexo 1,analisá-Ios e elaborar um relatório propondo à Agência Coordenadora as providências necessáriaspara corrigir desvios.

4.2.7 Planejar e executar a aquisição dos meios necessários ao atendimento das necessidadesapresentadas pelas Agências Principais.

13

Page 10: IMA 66-9

06 OU!. 99 IMA 66-9

4.2.8 Coordenar, junto ao ILA, cursos e estágios para o pessoal envolvido na Prevenção, Controlee Combate da Corrosão, incluindo-os no Programa de Prevenção, Controle e Combate daCorrosão.

4.2.9 Dar assistência técnica aos Agentes subordinados.

4.2.10 Reunir anualmente as Agências subordinadas, ou sempre que julgar necessário, paradebater os problemas afetos ao setor.

4.2.11 Fiscalizar a execução desta IMA dentro de sua área de subordinação.

4.3 AGÊNCIAS PRINCIPAIS

4.3.1 Credenciar e controlar o desempenho das atribuições dos Agentes de sua subordinação.

4.3.2 Informar à Agência Central a relação dos responsá'veis pelas Agências Principais, dePrimeira e de Segunda Ordens sob sua subordinação.

4.3.3 Atender às necessidades técnicas e de material das Agências de Primeira Ordem. Para isso,planejar os recursos materiais necessários à execução desse apoio. A solicitação desses recursosdeve ser feita segundo as normas existentes, conforme prevê a IMA 67-38 Produtos Especiais,Químicos e Gases (Obtenção).

4.3.4 Solicitar de assessoramento à Agência Central, para assuntos ligados a cursos, estágios,ações de Prevenção, Controle e Combate da Corrosão.

4.3.5 Atender às Agências de Primeira Ordem e de Segunda Ordem quanto à necessidade de "kits"para detenninação de presença microbiológica em combustível de aviação. A solicitação desses "kits"deve atender ao preconizado na IMA 67-38 Produtos Especiais, Químicos e Gases (Obtenção),especificando as quantidades para o solicitante e para as Unidades apoiadas.

4.3.6 Reunir semestralmente, ou sempre que julgar necessário, os Agentes de Primeira Ordem ede Segunda Ordem subordinados, para debater os problemas de Prevenção, Controle e Combateda Corrosão afetos ao setor. .

4.3.7 Manter as equipes de Prevenção, Controle e Combate da Corrosão bem treinadas, a fim deefetuar uma fiscalização permanente do setor sob sua responsabilidade.

4.3.8 Dar assistência técnica aos Agentes subordinados.

4.3.9 Programar palestras e estágios para os Agentes de Primeira e Segunda Ordens.

4.3.10 Enviar à Agência Central relatórios semestrais, elaborados de acordo com o Anexo 1, até odécimo dia dos meses de abril e outubro, expondo a situação de sua Agência e das Agênciassubordinadas.

4.3.11 Nomear Inspetores de Corrosão para verificar e fiscalizar os serviços de Prevenção,Controle e Combate da Corrosão.

14

Page 11: IMA 66-9

06 out. 99 IMA 66-9

4.3.12 Elaborar os cartões de inspeção do Boletim Técnico de Controle da Corrosão dos projetosapoiados, com o objetivo de normalizar procedimentos para a Prevenção, Controle e Combate daCorrosão.

4.3.13 Controlar as Agências de Primeira e Segunda Ordens quanto ao cumprimento dasinspeções periódicas pertinentes ao Boletim Técnico de Controle da Corrosão.

4.3.14 Alterar a periodicidade de aplicação dos Cartões de Inspeção do Boletim Técnico deControle da Corrosão, em função dos resultados obtidos de sua aplicação.

4.3.15 Efetuar revisões nos Boletins Técnicos de Controle da Corrosão sempre que fornecessário, levando-se em consideração, principalmente, as informações prestadas pelas Agênciasde Primeira e Segunda Ordens.

4.3.16 Expedir Relatório Técnico às Agências Coordenadora e Central sempre que for constatadoum problema de corrosão grave. O Relatório deve conter as.descrições do problema juntamentecom a medida corretiva tomada.

4.3.17 Avaliar e fiscalizar a execução do Programa de Prevenção, Controle e Combate daCorrosão elaborado pelas Agências de Primeira e Segunda Ordens.

4.3.18 Promover avaliações técnicas periÓdicas nas Agências de Primeira e Segunda Ordemsempre que ocorrer um problema de corrosão grave.

4.3.19 Tais avaliações técnicas têm por objetivo verificar o cumprimento das Diretivas ouBoletins Técnicos em uso e/ou outros documentos técnicos ou administrativos, relacionados aoassunto.

4.3.20 As avaliações técnicas devem ser conduzidas de acordo com a IMA vigente para Visita deAssistência Técnica.

4.3.21 Fiscalizar a execução desta IMA dentro de sua área de subordinação.

4.4 AGÊNCIAS DE PRIMEIRA ORDEM

4.4.1 Controlar o pessoal Agentes das Agências de Segunda Ordem quanto ao desempenho desuas atribuições.

4.4.2 Enviar para cada Agência Principal do respectivo projeto, até o décimo dia dos meses demarço, junho, setembro e dezembro, o relatório trimestral de Prevenção Controle e Combate daCorrosão, elaborado conforme o modelo previsto no Anexo 1, informando a situação da Agênciae consolidando as informações de todas as Unidades Operadoras sob seu controle.

4.4.3 Fiscalizar a manutenção preventiva e o controle da Corrosão das aeronaves existentes emsua sede.

4.4.4 Solicitar, quando necessário e por intermédio da Seção de Suprimento do DSM/ESM, osrecursos necessários ao cumprimento de suas atribuições.

15

Page 12: IMA 66-9

06 ouro 99 lMA 66-9

4.4.5 Solicitar assistência técnica à Agência Principal sempre que um problema superar suacapacidade de solução.4.4.6 Nomear Inspetores nos níveis atribuídos de manutenção, para verificar e fiscalizar osserviços de Prevenção, Controle e Combate da Corrosão. A nomeação dos Inspetores deverá serpublicada no Boletim Interno da Unidade.

4.4.7 Informar à Agência Principal, os Agentes em atividade, das Agências de Primeira eSegunda Ordem, dentro de cada projeto existente em sua Organização.

4.4.8 Acompanhar as Visitas de Assistência Técnica das Agências Central e/ou Principal.

4.4.9 Formar e manter uma Equipe de Prevenção, Controle e Combate da Corrosão para atenderàs necessidades do DSM/ESM e Unidades Aéreas de sua responsabilidade.

4.4.10 Fiscalizar, com o auxílio dos Agentes das Agências de Segunda Ordem, o cumprimento daOTMA 1-1-1, TO 1-1-11 e dos Boletins Técnicos de Controle da Corrosão previstos para osProjetos de sua responsabilidade.

4.4.11 Manter toda documentação relativa às atividades de Prevenção, Controle e Combate daCorrosão sob controle e arquivada em local de fácil acesso.

4.4.12 Encaminhar trimestralmente às Agências Superiores os cartões previstos no BoletimTécnico de Controle da Corrosão cumpridos no período.

4.4.13 Fiscalizar a execução desta IMA dentro da sua área de responsabilidade.

4.5 AGÊNCIAS DE SEGUNDA ORDEM

4.5.1 Elaborar o Programa de Prevenção, Controle e Combate da Corrosão, elaborado conforme omodelo previsto no Anexo 2, encaminhando-o às Agências de Primeira Ordem.

4.5.2 Nomear Inspetores, nos níveis atribuídos de manutenção, para verificar os serviços dePrevenção, Controle e Combate da Corrosão. A nomeação dos Inspetores deve ser publicada noBoletim Interno da Unidade.

4.5.3 Auxiliar na aplicação do Boletim Técnico de Controle da Corrosão pelo Agente da Agênciade Primeira Ordem.

4.5.4 Manter contato permanente com a Agência de Primeira Ordem, informando os problemasde corrosão existentes na sua Unidade Aérea.

4.5.5 Enviar o Relatório Trimestral de Corrosão, elaborado de acordo com o Anexo 1, à Agênciade Primeira Ordem, no primeiro dia útil dos meses de Dezembro, Março, Junho e Setembro,infonnando a situação de sua Agência.

4.5.6 Enviar relatório pertinente ao Boletim Técnico de Controle da Corrosão à Agência dePrimeira Ordem, obedecendo sempre o calendário previsto para as inspeções.

16

Page 13: IMA 66-9

06 out. 99 IMA. 66-9

5 REUNIÃO DAS AGÊNCIAS

5.1 ANUAL

Anualmente, a Agência Coordenadora, em conjunto com a Agência Central, deveconvocar reunião com todas as Agências Principais para análise de situação quanto aocumprimento desta IMA e dos Boletins Técnicos, levantamento de problemas afetos ao setor eestabelecimento de diretrizes específicas quanto a procedimentos a serem empregados.

As Agências Principais devem convocar as Agências de Primeira e Segunda Ordens, paraanálise de situação quanto ao cumprimento desta !MA e dos Boletins Técnicos, levantamento deproblemas afetos ao setor e sugestões, difundindo em Relatório Anual de Prevenção, Controle eCombate da Corrosão, os resultados obtidos.

5.2 TRIMESTRAL

Trimestralmente, as Agências qe Primeira Ordem devem realizar reuniões com as Agênciasde Segunda Ordem,. para análise de situação quanto ao cumprimento desta IMA, levantamento deproblemas afetos ao setor e sugestões, difundindo em Relatório Trimestral de Prevenção, Controle eCombate da Corrosão, os resultados obtidos.

5.3 RELATÓRIOS TÉCNICOS

Sempre que for identificado um problema de corrosão grave, as Agências Principais e asAgências de Primeira Ordem devem enviar Relatórios Técnicos à Agência imediatamente superior,reportando fatos, citando as providências tornadas e sugerindo as medidas necessárias a seremtomadas que ultrapassem sua capacidade.

17

Page 14: IMA 66-9

06 out. 99 lMA 66-9

6 DIRETRIZES PARA O CONTROLECONTAMINAÇÃO DE COMBUSTÍVEL

6.1 BOLETIM TÉCNICO DE CONTROLE DA CORROSÃQ

E COMBATE DA CORROSÃO E

6.1.1 Os cartões de inspeção que constituem o Boletim Técnico de Controle da Corrosão devem serconfeccionados com periodicidade calendárica para cada Projeto.

6.1.2 Os Cartões para Controle e Combate da Corrosão devem ter uso formalizado através de BoletimTécnico.

6.1.3 Os Cartões para Controle e Combate da Corrosão, com periodicidade específica para cadaoperador (mensal, bimestral, trimestral, quadrimestral ou semestral), devem ser confeccionadoslevando-se em consideração:

6.1.3.1 O clima da Base Operadora (marjtimo, continental seco ou continental úmido).

6.1.3.2 A missão do Operador (vôo em regiões úmidas, em regiões poluídas, em baixa altitude sobre omar, transportando material corrosivo, etc).

6.1.3.4 A freqüência de uso dos sanitários (quando pertinente).

6.1.4 Os Cartões para Controle e Combate da Corrosão devem ser recolhidos às Agências Principaisapós cumprimento pelos Operadores.

6.2 PROGRAMA DE LAVAGEM DE AERONAVE

6.2.1 As Agências Principais devem definir um Programa Preventivo de Lavagem para as suasaeronaves, levando-se em consideração o tipo de vôo e as condições ambientais. De acordo com asnecessidades, devem possuir um Programa Eventual de Lavagem (ver OTMA 1-1-1).

6.2.2 O Programa Preventivo de Lavagem deve ser incluído no Programa de Prevenção, Controle eCombate da Corrosão, a ser enviado pela Agência de Primeira Ordem à Agencia Principal, para finsde aprovação.

6.2.3 As aeronaves que não efetuarem uma lavagem em um período máximo estabelecido pelasAgências Principais no Boletim Técnico de Controle da Corrosão devem ser consideradasparcialmente disponíveis para o vôo. Essa condição da aeronave dever ser reportada através do uso deuma diagonal vermelha no relatório de vôo.

6.2.4 As aeronaves indisponíveis para o vôo por AIFP e IPLR devem ser objeto de um ProgramaEspecial de Lavagem.

6.2.5 As aeronaves contaminadas por derramamento acidental de produtos corrosivos devem serconsideradas indisponíveis a partir do momento que chegarem a um local em que a limpeza possa serexecutada.

19

Page 15: IMA 66-9

06 out. 99

6.3 CONTROLE DE CONTAJvlINACÃO DE COMBUSTÍVEIS

IMA 66-9

6.3.1 Cada Organização Militar é responsável pela análise microbiológica dos combustíveisutilizados pelas aeronaves apropriadas.

6.3.2 As Agências Principais devem instruir as Agências de Primeira e Segunda Ordens sobre osprocedimentos para a coleta, análise ou pesquisa de combustível em Boletim Técnico, cabendo a estesa responsabilidade pelo cumprimento.

6.3.3 As coletas, análises e pesquisas para verificação de microorganismos, substâncias estranhas emsuspensão e água, devem ser realizadas pelo pessoal das Agências de Primeira Ordem e/ou SegundaOrdem.

20

Page 16: IMA 66-9

06 out. 99 lMA 66-9

7 ATRIBUIÇÕES DOS AGENTES E EQUIPES DE PREVENÇÃO, CONTROLE ECOMBATE DA CORROSÃO

7.1 As equipes de Prevenção, Controle e Combate da Corrosão devem elaborar e executar umprograma de treinamento do Controle da Corrosão para todo o pessoal da manutenção.

7.2 Os Agentes da Agências de Primeira Ordem, com auxílio da equipes de manutenção, devemadotar máximo rigor na detecção e controle da Corrosão nas inspeções pós vôo.

7.3 As equipes de Prevenção, Controle e Combate da Corrosão devem manter o máximo de rigor nadetecção e controle da Corrosão nas inspeções maiores. Assim, deve ser providenciada umaminuciosa inspeção visual em todos os equipamentos para a anotação e controle das discrepânciasencontradas.

7.4 A equipe de Prevenção, Controle e Combate da Corrosão deve identificar cada tipo de corrosãoencontrada e proceder de acordo com. as instruções e com os manuais de controle da Corrosãoexistentes, efetuando a remoção ou paralisação para posterior controle.

7.5 As corrosões encontradas deverão ser imediatamente trabalhadas e, uma vez executados osserviços, as anotações referentes ao processo de corrosão deverão ser reportadas no relatórioTrimestral/Semanal, às Agências imediatamente superiores.

7.6 Sempre que necessário e após consultas aos Manuais ou Ordens Técnicas de Corrosão inerentesàs suas aeronaves, os Agentes de Primeira Ordem deverão solicitar assessoramento técnicocomplementar às Agências Principais de seus projetos.

21

Page 17: IMA 66-9

06 out. 99 IMA 66-9

8 DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1 Esta IMA entra em vigor, com data básica de 06 de outubro de 1999, revogando a !MA 66-9de 28 dez. 97 e demais disposições em contrário.

8.2 As Agências têm o prazo de um ano, contado a partir da emissão desta !MA, paraenquadrarem-se no disposto no Capítulo 3 - Capacitação.

8.3 Esta instrução foi elaborada levando-se em consideração os dispositivos que anteriormenteregulavam o assunto.

8.4 Outros subsídios existentes sobre o assunto objeto desta IMA, podem e devem serconsultados, sempre com o objetivo de acrescentar melhores resultados na técnica e noaperfeiçoamento do Programa de Con~ole da Corrosão.

8.5 Esta Instrução, para efeito de distribuição, é classificada com código G.

8.6 Os casos omissos serão resolvidos pela Agência Coordenadora (DIRMA).

(c

23

Page 18: IMA 66-9

U6 OUT. YY

",-NEXOSlJVlA óó-Y

Anexo 1

MODELO DO RELATÓRIO TRIMESTRAL E SEMESTRAL DE CONTROLE DACORROSÃO

MINISTÉRIO DA AERONÁUTICA

RELATÓRIO TRlMESTRALlSEMESTRAL DE CONTROLE DA CORROSÃO

ANO:

SEMESTRE:

TRlMESTRE:

UNIDADE: (PARQUE, BASE, ETC.)

AGÊNCIA:.

(PRlNCIP AL, PRlMEIRA ORDEM, SEGUNDA ORDEM)

LOCALIDADE, DATAASSINATURA DO AGENTE DE CORROSÃONOME E POSTO EM LETRA DE FORMA

EXEMPLO DE PREENCHIMENTO DO RELATÓRIO DE CONTROLE DA CORROSÃO:

I -PESSOAL

Relatar:

a) os nomes dos Agentes e Encarregados respon~áveis pela Prevenção, Combate e Controleda Corrosão;

b) as deficiências técnicas dos elementos envolvidos na execução dos serviços previstos; ec) a necessidade de cursos, estágios e treinamento para o pessoal.

Ex. 1) Subseção de Tratamento Anticorrosivo:a) Mão-de-obra(1) Os graduados envolvidos na remoção mecânica da corrosão não possuem asqualificações necessárias.(2) Visando atender os encargos desta OM, necessitar-se-ia no mínimo de cinco técnicosqualificados para executarem o serviço de decapagem a seco.

25

.

1- PESSOAL

II- MATERIAL

III- ATIVIDADESNO.PERÍODO

IV- MEDIDASADOTADAS

V- SUGESTÕES

Page 19: IMA 66-9

J6 OU!. YY

Ex.

llVIA Ó()-~

(3) Os graduados recememente admitidos na atividade que envolve Controle, Prevenção eCombate da COlTosãonão possuem cursos especializados para executarem satisfatoriamenteo desempenho das suas funções.(4) O Agente de Segunda Ordem não possui curso/estágio de corrosão.

II - MATERIAL

Relatar:

a) as condições das instalações onde os serviços são executados;b) os materiais e equipamentos necessários para o desempenho dos serviços previstos;c) as deficiências dos equipamentos em utilização (esmerilhadeiras, politrizes, máquinas dtlavar, etc)

1) Subseção de Tratamento AnticolTosivo:a) Instalações(1) O local onde a Subseção de Tratamento Anticorrosivo realiza suas tarefas não se encontraem condições de trabalho em virtude de não possuir yentilação e iluminação adequadas.

b) Equipamentos(1) As esmerilhadeiras e a máquina de lavar da Subseção de Tratamento Anticorrosivo não seencontram em condições operacionais para executarem os serviços previstos.(2) A Subseção de Tratamento Anticorrosivo necessita com urgência de uma máquina delavar de alta pressão para executar os serviços previstos.(3) A quantidade de EPI (squipamento de Proteção Individual) não atende a equipe detratamento anticorrosivo.

lU - ATIVIDADES NO PERÍODO

Ex.

Relatar:

a) as remoções e tratamentos anticorrosivos em itens aeronáuticos, indicando:(I) O tipo e a matrícula da aeronave;(2) A Inspeção Programada na qual foi detectada a corrosão, ou o modo como ela foidetectada na aeronave e o local afetado;(3) O tipo, a fonna de corrosão e a sua classificàÇão por Nível (Nível 1, Nível 2 ouNível 3);(4) O material utilizado para a remoção e tratamento da corrosão;(5) A quantidade de hIh (homens hora) gasta na execução da remoção e tratamento dacorrosão (limpeza, aplicação de produtos químicos para passivação do metal,selantes, pintura, banhos de galvanostegia, etc);(6) A quantidade de horas totais de célula; e(7) O nome do Inspetor responsável pelo delineamento do serviço.NOTA: A seqüência supracitada é válida para outros materiais aeroespaciais(exemplo: peças estocadas no suprimento).

b) as lavagens previstas e executadas nos Programas de Lavagem de Aeronaves;c) os problemas decolTentes dos testes de detecção microbiológica nos combustíveis; ed) as inspeções previstas nos Cartões de Inspeção dos Boletins de Controle da Corrosão

realizadas no período.NOTA: Não relatar os serviços executados em itens que não sejam aeronáuticos ta~como viaturas, aparelhos de ar condicionado, armamento, estruturas de hangares, etc,

1) Subseção de Tratamento Anticorrosivo:(1) Aeronave: C-130E 2458.(2) Inspeção: HSC.

26

Page 20: IMA 66-9

06 out. 99

Ex:

Ex:

'.

IMA 66-9

(3) j\rea afetada: "Sloping Longeron' - '2orrosão química por ação dos respingos de urina,sob a fOffi1ade esfoliação.(4) Classificação da Corrosão: Nível 2 (Corrosão severa devido à falha de manutenção no quese refere à inspeção de rotina e limpeza da referida área).(5) Remoção e Tratamento da Corrosão: A remoção foi realizada com lixa de óxido dealumínio grão 180, polimento com grão 400 e o tratamento da superficie feito com alodine1200, "primer" epoxicromato de zinco e esmalte poliuretano.(6) Responsável pelo delineamento e liberação do serviço: IS Wainer - Inspetor deEstruturas.

(7) Homens hora trabalhado: 59:00 h/h.(8) Horas totais de célula: 12.520 h.

2) Subseção de Tratamento Anticorrosivo(1) Aeronave: P-95A 7057.(2) Inspeção: 6C.(3) Área afetada: Olhais de fixação das semi-asas com a fuselagem - corrosão por Pit,provocada por acÚillulo de umidade e tensão.(4) Classificação da Corrosão: Nívél 3 (Corrosão sev.era que provocou a inspeção na referidaárea em toda frota de P-95A, devido à falha de manutenção na aplicação do selante devedação ).(5) Remoção e Tratamento da Corrosão: A remoção foi realizada com um alargador do tipoexpansivo, polimento e limpeza com lixa de óxido de alumínio grão 400, e tratamento dasuperficie com aplicação do produto "Mashinox" nos furos e com "wash-primer" e "primer"epoxi cromato de zinco nas faces.(6) Responsável pelo delineamento e liberação de serviço: IS Cardoso - Inspetor deEstruturas;(7) Homens hora trabalhado: 110:00 h/h.(8) Horas totais de célula: 12.438: 15 h.a) Remoção total da pintura, com o posterior tratamento anticorrosivo, nas carenagenssuperiores dos motores do C-95 2146;b) Pintura total executadas nas carenagens dos motores C-130 2466.

VI- MEDIDAS ADOT ADAS

Relatar:

a) A solicitação para aquisição dos equipamentos e material de consumo necessários para aexecução dos serviços previstos;b) A solicitação de kits para aplicação de testes microbiológicos nos tanques de combustível;c) Os serviços de manutenção nos equipamentos em utilização; ed) Solicitação de treinamento ou cursos de aperfeiçoamento para o pessoal envolvido nosserviços de prevenção e controle da corrosão em materiais aeroespaciais.

1) Subseção de Tratamento Anticorrosivo(1) Foi solicitado à Empresa "X" serviço de manutenção nas máquinas de pulverização deágua quente e aspiradores de pó.(2) Foi solicitado ao PAMAGL um Estágio para Lavagem de Aeronaves e Equipamentos eum Estágio para Remoção e Tratamento da Corrosão em Aeronaves.(3) Foi solicitado ao PAMASP a aquisição de duas esmerilhadeiras e uma politriz,necessárias aos serviços de remoção mecânica de corrosão.

27

Page 21: IMA 66-9

06 out. 99

Ex:

Ex:

.IMA 66-9

VIl- SUGESTÕES

Relatar as sugestões que considere importantes para a execução de suas atribuições.

Subseção de Tratamento Anticorrosivo(1) Necessita-se, com urgência, do cumprimento do Plano Diretor quanto à remodelação dareferida Oficina dentro dos requisitos previstos, visando a atender os encargos desta OM.

LOCALIDADE, DATAASSINATURA DO AGENTE DE CORROSÃONOME E POSTO EM LETRA DE FORMA

NOTA: Os Agentes de Primeira Ordem ao confeccionarem o Relatório Trimestral deCorrosão deverão atentar para o projeto de aeronave e o parque oficina.

BAGL - o agente de primeira ordem deverá emitir dois relatórios trimestrais de corrosão: umpara o PAMAGL (Projetos KC-137, C-91/C-91a e C-130R) e um para o PAMAAF (ProjetosVC-97 e C-95).

28

Page 22: IMA 66-9

06 out. 99 IMA 66-9Anexo 2

PROGRAMA DE PREVENÇÃO, CONTROLE E COMBATE DA CORROSÃO

1. Indicar, em gráfico de Gantt, por aeronave, o calendário previsto para efetuar as inspeções detenninadasno Boletim Técnico de Controle da Corrosão.

2. Estabelecer, em gráfico de Gantt, um calendário adequado de lavagem e limpeza de aeronaves, confonneprevisto na OTMA 1-1-1 e outras publicações aplicáveis.

3. Estabelecer os procedimentos, para proteger os componentes retirados das aeronaves contra a água,umidade e poeira, adicionais àqueles previstos nas nonnas de estocagem.

4. Colocar instruções de procedimentos de contingência, tais como:

4.1. Lavagem imediata após a ocorrência de contaminação acidental por produtos corrosivos tais comoácidos, sais, fertilizantes, inseticidas, espuma ou líquido de extintores de incêndio, resíduosalimentares, etc.

4.2. Lavagem e limpeza das aeronaves em inspeção ou em situação de lPLR.

4.3. Lavagem e limpeza das aeronaves que, por detenninação superior, não puderem ser objeto dessesserviços no calendário estabelecido.

5. Indicar o programa de treinamento e recíclagem do pessoal da Equipe de Prevenção, Controle e Combateda Corrosão.

NOTA: Os procedimentos gerais para a Prevenção, Controle e Combate da Corrosão encontram-se na TO 1-1-2, Seção lIl.

29