iluminismo - montesquieu (slides)

10
Iluminismo: Iluminismo: Montesquieu Montesquieu Universidade de Brasília Universidade de Brasília Faculdade de Comunicação Faculdade de Comunicação Tópicos Especiais em Comunicação 2 – TV Pública Tópicos Especiais em Comunicação 2 – TV Pública Professora Maria Heloísa Pereira de Toledo Machado Professora Maria Heloísa Pereira de Toledo Machado Camila Maia Camila Maia Tajla Medeiros Tajla Medeiros Tatiana Tenuto Tatiana Tenuto

Upload: tatiana

Post on 18-Jun-2015

2.616 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Apresentação do estudo base de Montesquieu e o Iluminismo (tripartição dos poderes e concepção de leis) para o desenvolvimento da disciplina TV Pública da Universidade de Brasília (Unb).

TRANSCRIPT

Page 1: Iluminismo - Montesquieu (slides)

Iluminismo: Iluminismo: MontesquieuMontesquieu

Universidade de BrasíliaUniversidade de BrasíliaFaculdade de ComunicaçãoFaculdade de ComunicaçãoTópicos Especiais em Comunicação 2 – TV PúblicaTópicos Especiais em Comunicação 2 – TV PúblicaProfessora Maria Heloísa Pereira de Toledo MachadoProfessora Maria Heloísa Pereira de Toledo Machado

Camila MaiaCamila MaiaTajla MedeirosTajla MedeirosTatiana TenutoTatiana Tenuto

Page 2: Iluminismo - Montesquieu (slides)

Contexto HistóricoContexto Histórico

Século XVII e XVIII: período áureo do Século XVII e XVIII: período áureo do Estado absolutistaEstado absolutista

Crescimento da sociedade burguesaCrescimento da sociedade burguesa

Descartes: universalidade da razãoDescartes: universalidade da razão

Newton: princípio da gravidade Newton: princípio da gravidade universaluniversal

Page 3: Iluminismo - Montesquieu (slides)

O IluminismoO Iluminismo Volta à crença na capacidade racional humanaVolta à crença na capacidade racional humana

Valorização da razão e do questionamentoValorização da razão e do questionamento

Defesa da liberdade política e econômicaDefesa da liberdade política e econômica

Crítica ao absolutismo e aos privilégios do clero e Crítica ao absolutismo e aos privilégios do clero e da nobrezada nobreza

““O Iluminismo representa a saída dos seres O Iluminismo representa a saída dos seres humanos de uma tutelagem que estes mesmos humanos de uma tutelagem que estes mesmos se impuseram a si.se impuseram a si.” (Immanuel Kant)” (Immanuel Kant)

Page 4: Iluminismo - Montesquieu (slides)

MontesquieuMontesquieu Nascimento: 18 de janeiro de 1689 - Nascimento: 18 de janeiro de 1689 -

Bordeaux, FrançaBordeaux, França

Falecimento: 10 de fevereieo de 1755 - Falecimento: 10 de fevereieo de 1755 - Paris, FrançaParis, França

Magnum opusMagnum opus: “O Espírito das Leis”: “O Espírito das Leis”

Principais interesses: política, história, Principais interesses: política, história, economia, sociologiaeconomia, sociologia

Influência: Vico, Maquiavel, Hobbes, LockeInfluência: Vico, Maquiavel, Hobbes, Locke

Influenciados: Rousseau, Hegel, DurkheimInfluenciados: Rousseau, Hegel, Durkheim

Page 5: Iluminismo - Montesquieu (slides)

Importância e concepção das Importância e concepção das leisleis

““Todos os seres têm as suas leis: a divindade Todos os seres têm as suas leis: a divindade tem as suas leis, o mundo material tem as tem as suas leis, o mundo material tem as suas leis, as inteligências superiores aos suas leis, as inteligências superiores aos homens têm as suas leis, os animais têm as homens têm as suas leis, os animais têm as suas leis, o homem tem as suas leis.”suas leis, o homem tem as suas leis.”

““Como ser inteligente que é, o homem viola Como ser inteligente que é, o homem viola constantemente as leis estabelecidas por constantemente as leis estabelecidas por Deus, e do mesmo modo transforma as que Deus, e do mesmo modo transforma as que ele próprio estabeleceu.”ele próprio estabeleceu.”

Page 6: Iluminismo - Montesquieu (slides)

Importância e concepção das Importância e concepção das leisleis

““Tem de se conduzir a si próprio; e no Tem de se conduzir a si próprio; e no entanto, é um ser limitado; está sujeito à entanto, é um ser limitado; está sujeito à ignorância e ao erro como todas as ignorância e ao erro como todas as inteligências finitas; e ainda perde os fracos inteligências finitas; e ainda perde os fracos conhecimentos que possui. Como criatura conhecimentos que possui. Como criatura sensível que é, fica sujeito a mil paixões. Um sensível que é, fica sujeito a mil paixões. Um ser desta espécie poderia a todo o momento ser desta espécie poderia a todo o momento esquecer-se de si próprio: os filósofos esquecer-se de si próprio: os filósofos aconselharam-no com as leis da moral; feito aconselharam-no com as leis da moral; feito para viver na sociedade, poderia esquecer para viver na sociedade, poderia esquecer nela os outros homens: os legisladores nela os outros homens: os legisladores chamaram-no aos seus deveres através das chamaram-no aos seus deveres através das leis políticas e civis.” leis políticas e civis.”

Page 7: Iluminismo - Montesquieu (slides)

Importância e concepção das Importância e concepção das leisleis

““Cada sociedade particular passa a sentir a Cada sociedade particular passa a sentir a própria força, e isso produz um estado de própria força, e isso produz um estado de guerra entre as nações. Os particulares, guerra entre as nações. Os particulares, dentro de cada sociedade, começam a dentro de cada sociedade, começam a sentir a própria força; procuram desviar em sentir a própria força; procuram desviar em beneficio próprio as principais vantagens beneficio próprio as principais vantagens dessa sociedade; o que produz, entre eles, dessa sociedade; o que produz, entre eles, um estado de guerra. Essas duas espécies um estado de guerra. Essas duas espécies de estado de guerra levam ao de estado de guerra levam ao estabelecimento das leis entre os homens.”estabelecimento das leis entre os homens.”

Page 8: Iluminismo - Montesquieu (slides)

Importância e concepção das Importância e concepção das leisleis

““Alguns legisladores antigos, como Licurgo e Alguns legisladores antigos, como Licurgo e Rômulo, dividiram igualmente as terras. [...] Rômulo, dividiram igualmente as terras. [...] Se, quando o legislador faz semelhante Se, quando o legislador faz semelhante partilha, não cria leis para mantê-la, não faz partilha, não cria leis para mantê-la, não faz senão uma constituição passageira; a senão uma constituição passageira; a desigualdade penetrará pelo lado que as leis desigualdade penetrará pelo lado que as leis não tiveram impedido, e a república estará não tiveram impedido, e a república estará perdida.”perdida.”

A legislação é que deverá tornar os homens A legislação é que deverá tornar os homens mais felizes, unindo e harmonizando todas as mais felizes, unindo e harmonizando todas as atividades humanas.atividades humanas.

Page 9: Iluminismo - Montesquieu (slides)

Conseqüências do Conseqüências do IluminismoIluminismo

Consolidação dos estados-naçãoConsolidação dos estados-nação

Expansão dos direitos civisExpansão dos direitos civis

Redução da influência da Igreja e da nobrezaRedução da influência da Igreja e da nobreza

Independência dos EUAIndependência dos EUA

Revolução FrancesaRevolução Francesa

Declaração dos Direitos do Homem e do CidadãoDeclaração dos Direitos do Homem e do Cidadão

Socialismo, liberalismo e social-democraciaSocialismo, liberalismo e social-democracia

Page 10: Iluminismo - Montesquieu (slides)

BibliografiaBibliografia VICENTINO, Cláudio. VICENTINO, Cláudio. História GeralHistória Geral. São Paulo: . São Paulo:

Scipione, 2002.Scipione, 2002.

FILHO, Milton B. B. FILHO, Milton B. B. História Moderna e História Moderna e Contemporânea. Contemporânea. São Paulo: Scipione, 1993.São Paulo: Scipione, 1993.

FALCON, Francisco José Calazans. FALCON, Francisco José Calazans. IluminismoIluminismo. São . São Paulo: Ática, 1994.Paulo: Ática, 1994.

ALTHUSSER, Louis. ALTHUSSER, Louis. Montesquieu: A Política e A Montesquieu: A Política e A HistóriaHistória. Lisboa: Presença, 1977.. Lisboa: Presença, 1977.

www.mundodosfilosofos.com.brwww.mundodosfilosofos.com.br (12/08/2008 – (12/08/2008 – 15/08/2008)15/08/2008)

www.wikipedia.orgwww.wikipedia.org (12/08/2008 – 16/08/2008) (12/08/2008 – 16/08/2008)