ii parte (ensino e instruÇÃo) · lei de diretrizes e bases da educação nacional. ......

25
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL POLÍCIA MILITAR DO PARÁ AJUDÂNCIA GERAL ADITAMENTO AO BG Nº 141 08 DE AGOSTO DE 2018 Para conhecimento dos Órgãos subordinados e execução, publico o seguinte: I PARTE (SERVIÇOS DIÁRIOS) SEM REGISTRO II PARTE (ENSINO E INSTRUÇÃO) ATO DA DIRETORIA DE ENSINO E INSTRUÇÃO O CEL QOPM RG 18327 MARCELLO AUGUSTO BASTOS LEÃO, Diretor de Ensino e Instrução da PMPA, no uso de suas atribuições legais, APROVOU: PLANO DE CURSO “CURSO DE MOTOPATRULHAMENTO – 2018” 1. IDENTIFICAÇÃO 1.1. Unidades Responsáveis: Polícia Militar do Estado do Pará – PMPA; Diretoria de Ensino e Instrução da PMPA – DEI; Instituto de Ensino de Segurança do Pará – IESP; Comando de Policiamento da Capital I – CPC I; Comando de Policiamento da Capital II – CPC II; Comando de Policiamento da Região Metropolitana – CPRM; Comando de Policiamento Especializado – CPE; Comando de Missões Especiais – CME; Batalhão de Policiamento Tático – BPOT. 1.2. Nível/Denominação: Formação Profissional/Curso de Motopatrulhamento 2018. 1.3. Área de Conhecimento: Segurança Pública. 1.4. Aspectos Legais: Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Art. 42, 142 e 144 da CF/88; Decreto-Lei nº 667 de 2 de julho de 1969. Reorganiza as Polícias Militares e os Corpos de Bombeiros Militares dos Estados, dos Territórios e do Distrito Federal; PMPA/AJG Pág. 1

Upload: hoangnhan

Post on 09-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁSECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA

E DEFESA SOCIALPOLÍCIA MILITAR DO PARÁ

AJUDÂNCIA GERAL

ADITAMENTO AO BG Nº 14108 DE AGOSTO DE 2018

Para conhecimento dos Órgãos subordinados e execução, publico o seguinte:

I PARTE (SERVIÇOS DIÁRIOS)

● SEM REGISTRO

II PARTE (ENSINO E INSTRUÇÃO)

● ATO DA DIRETORIA DE ENSINO E INSTRUÇÃOO CEL QOPM RG 18327 MARCELLO AUGUSTO BASTOS LEÃO, Diretor de Ensino

e Instrução da PMPA, no uso de suas atribuições legais, APROVOU:

PLANO DE CURSO“CURSO DE MOTOPATRULHAMENTO – 2018”1. IDENTIFICAÇÃO1.1. Unidades Responsáveis:• Polícia Militar do Estado do Pará – PMPA;• Diretoria de Ensino e Instrução da PMPA – DEI;• Instituto de Ensino de Segurança do Pará – IESP;• Comando de Policiamento da Capital I – CPC I;• Comando de Policiamento da Capital II – CPC II;• Comando de Policiamento da Região Metropolitana – CPRM;• Comando de Policiamento Especializado – CPE;• Comando de Missões Especiais – CME;• Batalhão de Policiamento Tático – BPOT.

1.2. Nível/Denominação: Formação Profissional/Curso de Motopatrulhamento 2018.1.3. Área de Conhecimento: Segurança Pública.1.4. Aspectos Legais: • Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Art. 42, 142 e 144 da CF/88;• Decreto-Lei nº 667 de 2 de julho de 1969. Reorganiza as Polícias Militares e os

Corpos de Bombeiros Militares dos Estados, dos Territórios e do Distrito Federal;

PMPA/AJG Pág. 1

ADITAMENTO AO BG N° 141 – 08 AGO 2018

• Lei nº 9394 de 20 de novembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da EducaçãoNacional. Art. 83;

• Lei nº 7.210, de 11 de julho de 1984. Lei de Execução Penal Brasileira. • Constituição do Estado do Pará, 1989. Art. 193, II; Art. 198.• Código de Ética e Disciplinar. Lei nº 6833, de 13 de Fevereiro de 2006. Belém:

PMPA, 2006;• Portaria nº 011/2002-DEI, publicada no Adit. ao BG nº 018, de 27 de janeiro de

2003, que dispõe sobre as Normas para o Planejamento e Conduta de Ensino e Instrução.1.5. Coordenador Acadêmico: Coordenadoria de Ensino Profissional CEP/IESP.1.6. Coordenadoria de Ensino: A cargo do Batalhão de Policiamento Tático.1.6.1. Coordenador Administrativo: MAJ QOPM GIORGIO CHRISTIANO ANDRADE

MARIÚBA, Comandante do BPOT.1.6.2. Coordenador Operacional: 1º TEN PM ANDREI PINTO DA ROCHA, do BPOT.1.6.3. Secretário: 2º TEN PM PATRICK DOS SANTOS SOUSA CAMPOS, do BPOT.

2. CARACTERIZAÇÃO DO CURSO2.1. Carga horária: 140 horas-aulas.2.2. Carga horária diária: 10 h/a.2.2. Tipo / Modalidade: Formação Profissional/Ensino de Extensão.2.3. Período de realização:

TURMA PERÍODO1ª Turma 03 de setembro a 17 de setembro de 20182ª Turma 01 de outubro a 15 de outubro de 2018

2.4. Dias letivos: 14 dias.2.5. Número de vagas: 100 (cem) vagas, distribuídas em duas turmas, conforme

quadro abaixo:

DESTINAÇÃO 1ª Turma 2ª Turma TOTALComando de Policiamento da Capital – CPC I 25 25 50Comando de Policiamento da Capital – CPC II 5 5 10

Comando de Policiamento da Região Metropolitana – CPRM 15 15 30Comando de Policiamento Especializado – CPE 10 10 10

TOTAL DE VAGAS 50 50 100

2.5. Público-alvo: Tenentes, Sargentos, Cabos e Soldados do CPC I, CPC II, CPRM eCPE.

2.6. Seleção: Conforme o subitem 4.1.4.2.7. Quantidade de turmas: 02 (duas) turmas de 50 alunos cada.

PMPA/AJG Pág. 2

ADITAMENTO AO BG N° 141 – 08 AGO 2018

3. JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS DO CURSO3.1. JustificativaA utilização de motocicletas na prática de delitos tem aumentado de forma

considerável nos últimos anos em todos os municípios do Estado, principalmente na RegiãoMetropolitana de Belém.

As agilidades de uma motocicleta na abordagem das vítimas, e na fuga dos locaisdos crimes são os grandes atrativos para que este veículo seja largamente usado peloscriminosos, podendo entrar em locais que um automóvel não entra, bem como mudar desentido nas ruas rapidamente ou transpor obstáculos com facilidades, fatos impensáveis paraum carro, dificultando assim a atuação policial quando se concentra na utilização dosautomóveis, especialmente nas vias da Capital paraense e municípios vizinhos, onde sãoinúmeros os locais de engarrafamento, principalmente nos horários de maior fluxo depessoas, manhã e início da noite, e ainda devido as grandes obras da malha viária queocorrem na cidade, o que torna desigual a fuga de meliantes em motocicletas e oacompanhamento desses por guarnições de viaturas da PMPA.

Desta forma, faz-se necessário adequar o policiamento às constantes mudanças etransformações sociais, corroborando com isso o aumento da demanda operacional atreladoao crescimento do número de veículos automotores, fatores que ocasionamcongestionamentos e perda do número mobilidade operacional das VTR´s durante oatendimento de demandas em casos de urgência e emergência.

Diante do atual cenário de mobilidade urbana e do aumento de práticas delituosas deforma acentuada na Região Metropolitana de Belém, o emprego de motocicletas temassumido um papel relevante na prestação de serviços de Segurança Pública, o qualpretende oferecer atendimento cada vez mais eficiente em favor da comunidade.

Ao longo dos anos a Polícia Militar do Pará vem investindo nessa modalidade depoliciamento, buscando inibir as condutas de grupos criminosos que se utilizam dasmotocicletas, conquistando assim, grande aceitação social e elevando os índices deeficiência.

Contudo, é necessário aumentar o número de policiais com aperfeiçoamento técnico-profissional, adequando à modalidade de policiamento com emprego da motocicleta nopoliciamento ostensivo, policiamento este que pode ser considerado o policiamento do futuro,visto seu baixo custo de manutenção e maior mobilidade no deslocamento, bem como rapidezno atendimento das ocorrências.

A utilização da motocicleta, nos serviços diários, facilitará o deslocamento dosPoliciais Militares no atendimento de ocorrências e preservação da ordem pública prevista noartigo 144 da CF/1988.

O Curso será ofertado aos Policiais Militares da Região Metropolitana de Belém,pertencentes ao Comando de Policiamento da Capital I e II (CPC), Comando de Policiamentoda Região Metropolitana (CPRM) e ao Comando de Policiamento Especializado (CPE). Osdiscentes estarão sob responsabilidade do Batalhão de Polícia Tática (BPOT), que vemratificar a importância da utilização da motocicleta como modalidade de policiamento

PMPA/AJG Pág. 3

ADITAMENTO AO BG N° 141 – 08 AGO 2018

ostensivo no combate à criminalidade, com base na diretriz básica e doutrina específica pormeio da capacitação.

A Polícia Militar do Pará pretende, através da Diretoria de Ensino e Instrução e oComando de Missões Especiais, promover o Curso de Motopatrulhamento 2018 paracapacitar os Policiais Militares mediante treinamento de táticas, técnicas policiais emotopatrulhamento no sentido de cumprir as missões constitucionais de primeiro esforço.

3.2. OBJETIVOS3.2.1. Geral:Capacitar o efetivo Policial Militar no emprego e atuação em viaturas de duas rodas

(motocicletas) qualificando o policiamento de primeiro esforço, no âmbito do CPC I, CPC II,CPRM e CPE, dotando-o de conhecimento, habilidade, e atitudes para a utilização segura,eficiente, eficaz e efetiva das motocicletas no Policiamento ostensivo, consoante às técnicas etáticas vigentes na corporação.

3.2.2. Específicos:• Instruir Policiais Militares para atuarem no policiamento em motocicletas tendo

como foco a execução de procedimentos específicos com atualização de técnicas e táticaspoliciais adequadas ao Uso Diferenciado da Força;

• Desenvolver habilidade no uso da condução de motocicletas, durante opoliciamento com segurança e eficiência;

• Treinar medidas a serem adotadas diante de ameaças armadas em abordagensou durante o deslocamento rotineiro dos motociclistas policiais;

• Realizar a orientação quanto ao recobrimento do policiamento ordinário em locale horário nos quais os índices de ocorrências se potencializam, segundo a doutrina depoliciamento orientado para o problema.

4. ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO CURSO4.1. Do Processo Seletivo:4.1.1. Da Inscrição: No ato de inscrição os candidatos deverão adotar os seguintes

procedimentos:• Os candidatos deverão reunir documentação constante do item “4.1.3” deste plano

e requerer sua inscrição no processo seletivo na 3ª Seção do CPC I, CPC II, CPRM e CPE,obedecendo cronograma constante do item “4.1.2”. Deste Plano.

4.1.2. Cronograma:1ª Turma

DATA EVENTO RESPONSABILIDADE

08 a 10/08/2018 Aprovação na DEI DEI

Publicação do Curso em BG AJG Inscrições dos candidatos 3ª Seção (CPC I, CPC II, CPRM e CPE)

PMPA/AJG Pág. 4

ADITAMENTO AO BG N° 141 – 08 AGO 2018

13/08/2018 Remessa da relação dos inscritos à DEI 3ª Seção (CPC I, CPC II, CPRM e CPE)

15 a 17/08/2018 Inspeção de Saúde CMS / JPIS20/08/2018 Resultado da Inspeção de Saúde DEI

22 e 23/08/2018 Teste de Aptidão Física DEI (a cargo da Seção de Educação Física)

24/08/2018 Divulgação do resultado final e matrícula DEI29/08/2018 Apresentação dos alunos BPOT

29 a 31/08/2018 Semana Administrativa/Pista de Aptidão BPOT03/09/2018 Aula inaugural e Início do Curso (efetivamente) BPOT17/09/2018 Término do Curso BPOT19/09/2018 Formatura BPOT

2ª TurmaDATA EVENTO RESPONSABILIDADE

05 a 07/09/2018 Aprovação na DEI DEI

Publicação do Curso em BG AJG Inscrições dos candidatos 3ª Seção (CPC I, CPC II, CPRM e CPE)

10/09/2018 Remessa da relação dos inscritos à DEI 3ª Seção (CPC I, CPC II, CPRM e CPE)

12 e 13/09/2018 Inspeção de Saúde CMS/JPIS14/09/2018 Resultado da Inspeção de Saúde DEI

18 e 19/09/2018 Teste de Aptidão Física DEI (a cargo da Seção de Educação Física)

20/09/2018 Divulgação do resultado final e matrícula DEI26/09/2018 Apresentação dos alunos BPOT

26 a 28/09/2018 Semana Administrativa/Pista de Aptidão BPOT

01/10/2018 Aula inaugural e Início do Curso

(efetivamente)BPOT

15/10/2018 Término do Curso BPOT17/10/2018 Formatura BPOT

4.1.3. Da Documentação:• Ficha de inscrição constante no Anexo “B” devidamente preenchida;• Cópia da carteira de identidade funcional;• Carteira de Habilitação “A”;• Ofício remetido ao Comandante do BPOT com parecer favorável do Comandante

da Unidade onde serve.• 01 (uma) foto 3x4;• Apresentar comprovante de plano de saúde;• Apresentar comprovante de seguro de vida;• Ficha de alterações a fim de comprovar o comportamento do policial, devendo está

no mínimo no comportamento “BOM”.Observação: Quaisquer inobservâncias aos itens 4.1.3 acarretará ao candidato o

indeferimento de sua inscrição para a continuidade neste processo seletivo.

PMPA/AJG Pág. 5

ADITAMENTO AO BG N° 141 – 08 AGO 2018

4.1.4. Dos Requisitos: • Ser voluntário;• Ser Tenente, Sargento, Cabo ou Soldado, integrantes do quadro de combatentes

da PMPA;• Estarem no desempenho de função Policial Militar ou de natureza Policial Militar na

data de inscrição;• Possuir parecer favorável do comandante da Unidade e classificado, no mínimo, no

comportamento “BOM”;• Não estarem com sua liberdade cerceada por prisão provisória ou por sentença

transitada em julgado;• Não se encontrarem afastados temporariamente das funções Policiais Militares

e/ou das atividades Policiais Militares;• Não estarem agregados para fins de reserva ou reforma;• Serem aprovados na inspeção de saúde, TAF e Pista de Aptidão na condução do Veículo.

4.1.5. Seleção:4.1.5.1. Da Inspeção de Saúde: Para que possa ser inspecionado pela Junta Regular

de Saúde (JRS) o candidato deverá apresentar os exames médicos abaixo relacionados,conforme BG nº 066, de 06 ABR 2006.

EXAMES01 - HEMOGRAMA COMPLETO 06 - PARASITOSCOPIA DAS FEZES02 - GLICEMIA 07 - ECOCARDIOGRAMA03 - COLESTEROL E FRAÇÕES 08 - TELETÓRAX PA04 - TRIGLICERÍDIOS 09 - TESTE ERGOMÉTRICO05 - URINA ROTINA

Ficará sob responsabilidade de cada Comando de Policiamento a inspeção de saúde.

4.1.5.2. Teste de Aptidão Física: O Teste de Aptidão Física (TAF) será aplicado em01 (um) ou 02 (dois) dias consecutivos, preferencialmente, de acordo Resolução nº 003 de2014, publicada no BG e Adit. BG nº 007 de 10/01/2014, contendo os exercíciosespecificados nas tabelas abaixo, de acordo com o sexo, tendo suas pontuações aferidas deacordo com o resultado obtido pelo candidato em cada prova.

O TAF será composto dos seguintes exercícios: a) Para o masculino: corrida em 12 (doze) minutos, flexão de braço em barra fixa,

abdominal remador em 01 (um) minuto e flexão de braço em 4 (quatro) apoios, conformetabelas adiante apresentadas:

PMPA/AJG Pág. 6

ADITAMENTO AO BG N° 141 – 08 AGO 2018

TABELA ICORRIDA em 12 MINUTOS (MASCULINO)

IDADENOTA

Conc. 18-25 26-33 34-39 40-45 46-49 50 ou mais

10,00 E 3.200 3.000 2.800 2.600 2.400 2.100

9,50

MB

3.100 a 3.199 2.900 a 2.999 2.700 a 2.799 2.500 a 2.599 2.300 a 2.399 2.000 a 2.099

9,00 3.000 a 3.099 2.800 a 2.899 2.600 a 2.699 2.400 a 2.499 2.200 a 2.299 1.900 a 1.999

8,50 2.900 a 2.999 2.700 a 2.799 2.500 a 2.599 2.300 a 2.399 2.100 a 2.199 1.800 a 1.899

8,00 2.800 a 2.899 2.600 a 2.699 2.400 a 2.499 2.200 a 2.299 2.000 a 2.099 1.700 a 1.799

7,50

B

2.600 a 2.799 2.400 a 2.599 2.300 a 2.399 2.100 a 2.199 1.900 a 1.999 1.600 a 1.699

7,00 2.400 a 2.599 2.200 a 2.399 2.100 a 2.299 2.000 a 2.099 1.800 a 1.899 1.500 a 1.599

6,50

R

2.200 a 2.399 2.000 a 2.199 1900 a 2.099 1.800 a 1.999 1.700 a 1.799 1.400 a 1.499

6,00 2.000 a 2.199 1.800 a 1.999 1.700 a 1,899 1.600 a 1.799 1.500 a 1.699 1.300 a 1.399

Até 5,99 I Até 1.999 Até 1.799 Até 1.699 Até 1.599 Até 1.499 Até 1.299

TABELA IIFLEXÃO NA BARRA FIXA (Masculino)

IDADENOTA

Conc. 18-25 26-33 34-39 40 ou mais

3 E 10 9 8

ISENTO0BS: Para esta faixa etária este exercício nãoserá computado na média final danota/menção.

9,50

MB

09 08 07

9,00 08 07 06

8,50 07 06 05

8,00 06 05 04

7,50B

05 04 03

7,00 04 03 02

6,50R

03 02 01

6,00 02 ---- ----

Até 5,99 I Até 01 Até 01 00

PMPA/AJG Pág. 7

ADITAMENTO AO BG N° 141 – 08 AGO 2018

TABELA IIIABDOMINAL REMADOR em 01 minuto (Masculino)

IDADENOTA

Conc. 18-25 26-33 34-39 40-45 46-49 50 ou mais

10,00 E 54 51 48 45 42 38

9,50

MB

51 a 53 48 a 50 45 a 47 42 a 44 39 a 41 35 a 37

9,00 48 a 50 45 a 47 42 a 44 39 a 41 36 a 38 32 a 34

8,50 45 a 47 42 a 44 39 a 41 36 a 38 33 a 35 29 a 31

8,00 42 a 44 39 a 41 36 a 38 33 a 35 30 a 32 26 a 28

7,50B

39 a 41 36 a 38 33 a 35 30 a 32 27 a 29 23 a 25

7,00 36 a 38 33 a 35 30 a 32 27 a 29 24 a 26 20 a 22

6,50R

33 a 35 30 a 32 27 a 29 24 a 26 21 a 23 17 a 19

6,00 30 a 32 27 a 29 24 a 26 21 a 23 18 a 20 14 a 16

Até 5,99 I Até 29 Até 26 Até 23 Até 20 Até 17 Até 13

TABELA IVFLEXÃO DE BRAÇO em QUATRO APOIOS (Masculino)

IDADENOTA

Conc. 18-25 26-33 34-39 40-45 46-49 50 ou mais

10,00 E 39 37 35 33 31 27

9,50

MB

37 a 38 35 a 36 33 a 34 31 a 32 29 a 30 25 a 26

9,00 35 a 36 33 a 34 31 a 32 29 a 30 27 a 28 23 a 24

8,50 33 a 34 31 a 32 29 a 30 27 a 28 25 a 26 21 a 22

8,00 31 a 32 29 a 30 27 a 28 25 a 26 23 a 24 19 a 20

7,50B

29 a 30 27 a 28 25 a 26 23 a 24 21 a 22 17 a 18

7,00 27 a 28 25 a 26 23 a 24 21 a 22 19 a 20 15 a 16

6,50R

25 a 26 23 a 24 21 a 22 19 a 20 17 a 18 13 a 14

6,00 23 a 24 21 a 22 19 a 20 17 a 18 15 a 16 11 a 12

Até 5,99 I Até 22 Até 20 Até 18 Até 16 Até 14 Até 10

PMPA/AJG Pág. 8

ADITAMENTO AO BG N° 141 – 08 AGO 2018

b) Para o feminino: corrida em 12 (doze) minutos, sustentação estática na barrafixa, abdominal remador em 01 (um) minuto e flexão de braço em 6 (seis) apoios, conformetabelas adiante apresentadas:

TABELA ICORRIDA em 12 MINUTOS (FEMININO)

IDADENOTA

Conc. 18-25 26-33 34-39 40-45 46-49 50 ou mais

10,00 E 2.800 2.600 2.400 2.200 2.000 1.800

9,50

MB

2.700 a 2.799 2.500 a 2.599 2.300 a 2.399 2.100 a 2.199 1.900 a 1.999 1.700 a 1.799

9,00 2.600 a 2.699 2.400 a 2.499 2.200 a 2.299 2.000 a 2.099 1.800 a 1.899 1.600 a 1.699

8,50 2.400 a 2.599 2.200 a 2.399 2.000 a 2.199 1.900 a 1.999 1.700 a 1.799 1.500 a 1.599

8,00 2.200 a 2.399 2.000 a 2.199 1.700 a 1.799 1.600 a 1.899 1.500 a 1.699 1.400 a 1.499

7,50B

2.000 a 2.199 1.800 a 1.999 1.500 a 1.699 1.500 a 1.599 1.400 a 1.499 1.300 a 1.399

7,00 1.800 a 1.999 1.600 a 1.799 1.400 a 1.499 1.400 a 1.499 1.300 a 1.399 1.200 a 1.299

6,50R

1.700 a 1799 1.500 a 1.599 1.300 a 1.399 1.300 a 1.399 1.200 a 1.299 1.100 a 1.199

6,00 1.600 a 1.699 1.400 a 1.499 1.300 a 1.399 1.200 a 1.299 1.100 a 1.199 1.000 a 1.099

Até 5,99 I Até 1.599 Até 1.399 Até 1.299 Até 1.199 Até 1.099 Até 0.999

TABELA IISUSTENTAÇÃO ESTÁTICA NA BARRA FIXA (Feminino)

IDADENOTA

Conc. 18-25 26-33 34-39 40 ou mais

10,00 E 20” 18” 16”

ISENTO0BS: Para esta faixa etária este

exercício não será computado namédia final da nota/menção.

9,50

MB

19” a 19”99 17” a 17”99 15” a 15”99

9,00 18” a 18”99 16” a 16”99 14” a 14”99

8,50 17” a 17”99 15” a 15”99 13” a 13”99

8,00 16” a 16”99 14” a 14”99 12” a 12”99

7,50B

15” a 15”99 13” a 13”99 11” a 11”99

7,00 14” a 14”99 12” a 12”99 10” a 10”99

6,50R

13” a 13”99 11” a 11”99 09” a 9”99

6,00 12” a 12”99 10” a 10”99 08” a 08”99

Até 5,99 I Até 11”99 Até 9”99 Até 7”99

PMPA/AJG Pág. 9

ADITAMENTO AO BG N° 141 – 08 AGO 2018

TABELA IIIABDOMINAL REMADOR em 01 minuto (Feminino)

IDADENOTA

Conc. 18-25 26-33 34-39 40-45 46-49 50 ou mais

10,00 E 51 48 45 42 39 35

9,50

MB

48 a 50 45 a 47 42 a 44 39 a 41 36 a 38 32 a 34

9,00 45 a 47 42 a 44 39 a 41 36 a 38 33 a 35 29 a 31

8,50 42 a 44 39 a 41 36 a 38 33 a 35 30 a 32 26 a 28

8,00 39 a 41 36 a 38 33 a 35 30 a 32 27 a 29 23 a 25

7,50B

36 a 38 33 a 35 30 a 32 27 a 29 24 a 26 20 a 22

7,00 33 a 35 30 a 32 27 a 29 24 a 26 21 a 23 17 a 19

6,50R

30 a 32 27 a 29 24 a 26 21 a 23 18 a 20 14 a 16

6,00 27 a 29 24 a 26 21 a 23 18 a 20 15 a 17 11 a 13

Até 5,99 I Até 26 Até 23 Até 20 Até 17 Até 14 Até 10

TABELA IVFLEXÃO DE BRAÇO em SEIS APOIOS (Feminino)

IDADENOTA

Conc. 18-25 26-33 34-39 40-45 46-49 50 ou mais

10,00 E 39 37 35 33 31 27

9,50

MB

37 a 38 35 a 36 33 a 34 31 a 32 29 a 30 25 a 26

9,00 35 a 36 33 a 34 31 a 32 29 a 30 27 a 28 23 a 24

8,50 33 a 34 31 a 32 29 a 30 27 a 28 25 a 26 21 a 22

8,00 31 a 32 29 a 30 27 a 28 25 a 26 23 a 24 19 a 20

7,50B

29 a 30 27 a 28 25 a 26 23 a 24 21 a 22 17 a 18

7,00 27 a 28 25 a 26 23 a 24 21 a 22 19 a 20 15 a 16

6,50R

25 a 26 23 a 24 21 a 22 19 a 20 17 a 18 13 a 14

6,00 23 a 24 21 a 22 19 a 20 17 a 18 15 a 16 11 a 12

Até 5,99 I Até 22 Até 20 Até 18 Até 16 Até 14 Até 10

PMPA/AJG Pág. 10

ADITAMENTO AO BG N° 141 – 08 AGO 2018

Observações:a) A realização do TAF deverá acontecer 10 (dez) dias antes do início do Curso;b) A descrição dos testes físicos, formas de execução, contagem de execução e

outras disposições do TAF será de acordo com as Normas Reguladoras para aplicação doTeste de Avaliação Física para promoção de Oficiais, Praças e os Alunos dos Cursos deFormação da PMPA, publicado no ADIT. ao BG Nº 007 de 10 de janeiro de 2014;

c) A classificação final do TAF para preenchimento das vagas será obtida por meio daordem decrescente das pontuações obtidas pelos candidatos que realizaram os exercícios;

d) As vagas ofertadas que não forem preenchidas em conformidade com o item 2.4,serão distribuídas a critério do BPOT;

e) Em caso de empate no TAF entre os candidatos, o critério de desempate será o deantiguidade, dentro do respectivo posto ou graduação;

f) Não haverá direito a refazer o teste físico;g) O resultado e a conclusão do TAF deverão ser registrados em ata para a devida

publicação em Boletim Geral da PMPA.

4.1.5.3. Da Pista de Aptidão na condução do VeículoSerá realizada no Complexo Operacional da PMPA, sob responsabilidade da

Coordenadoria de Ensino do Curso.O candidato terá apenas 03 (três) tentativas na realização do exercício de aptidão na

condução de veículo, e caso não conclua o teste este não ingressará no Curso.

5. METODOLOGIA DE ENSINOA dinâmica pedagógica durante o Curso de Motopatrulhamento 2018 se sustentará

através da valorização dos discentes, a partir da relação entre fontes teóricas ministradasacerca do policiamento motociclístico e as experiências práticas pertencentes ao cotidianodos Comandos de Policiamento.

O processo de ensino e aprendizagem consistirá no trabalho de conteúdos queenfoquem aspectos conceituais, procedimentais e atitudinais, cujo objetivo é provocar nodiscente a construção de conhecimentos específicos que possibilitem uma ação mais técnicados profissionais que atuam nessa área da Segurança Pública.

Durante as atividades teóricas o docente utilizará como método de ensino as aulasexpositivas e dialogadas, com recursos audiovisuais e equipamentos de informática para omelhor aprendizado do discente.

O docente utilizará de situações e experiências próprias da dinâmica do policiamentomotociclístico, com vistas a condicionar o discente para o exercício das atividades de grandecomplexidade, onde os Policiais Militares atuarão de forma integrada no atendimento deocorrências e operações policiais.

No caso das aulas práticas, quanto ao uso das motocicletas, o treinamento serárealizado com dois policiais em cada moto. Os quais receberão treinamento de táticas etécnicas policiais, pilotagem de alto risco e motopatrulhamento.

PMPA/AJG Pág. 11

ADITAMENTO AO BG N° 141 – 08 AGO 2018

Por fim, busca-se desenvolver nos discentes, durante as aulas, o controle emocionale o conhecimento técnico específico, necessários para atuação dos mesmos em situações decrises relacionadas ao papel constitucional da Polícia Militar, no âmbito do Sistema deSegurança Pública.

6. DESENHO CURRICULARA Matriz Curricular do Curso de Motopatrulhamento 2018 toma por base a Matriz

Curricular Nacional de 2014/SENASP e a Doutrina Nacional de Policiamento em Motocicletasadaptadas às peculiaridades da Polícia Militar do Pará:

ÁREA TEMÁTICA TIPO DISCIPLINA C/H

III CONHECIMENTOS JURÍDICOS

ComumDireitos Humanos Aplicados a

Função Policial04

EspecíficaLegislação Aplicada a Atividade

Policial04

Específica Legislação de Trânsito 04

Específica Filosofia de Polícia Comunitária

IVMODALIDADE DE GESTÃO DE

CONFLITOS E EVENTOS CRÍTICOSEspecífica Gerenciamento de Crises 04

VIII

FUNÇÕES, TÉCNICAS EPROCEDIMENTOS EM SEGURANÇA

PÚBLICA

EspecíficaTécnicas e Tecnologia de Menor

Potencial Ofensivo10

Específica Pilotagem Rápida Defensiva 20

Específica Suporte Básico a Vida 04

EspecíficaInstrução Tática Individual-

Motopatrulhamento10

EspecíficaTiro Defensivo para

Preservação da Vida -Motopatrulhamento

20

EspecíficaProcedimento Operac. Padrão

Motociclístico26

Específica Defesa Pessoal Policial 04

Específica Noção de Mecânica 04

ATIVIDADE COMPLEMENTAR Estágio 22

SOMA DE TODAS AS DISCIPLINAS 140 h/a

6.1. Resumo da carga horária do curso:Cada tempo de aula terá 50 minutos de duração, com o funcionamento do curso em

tempo integral, sendo 10h/a diárias.

PMPA/AJG Pág. 12

ADITAMENTO AO BG N° 141 – 08 AGO 2018

O horário do curso será pela manhã e tarde (8h00 às 12h – 13h00 às 18h), comchamada às 07h00, de segunda a sexta-feira, e conforme necessidade e/ou conveniência acritério do Coordenador Administrativo, aos finais de semana e feriados.

CARGA HORÁRIA DO CURSO - MANHÃ E TARDEDAS 7H00 ÀS 12H - DAS 13H00 ÀS 18H

CARGA HORÁRIA DIÁRIA 10 h/a

CARGA HORÁRIA GERAL 140 h/a

7. PROCESSO AVALIATIVO7.1. Da avaliação Docente: O Corpo Docente foi selecionado pelo Comandante do BPOT, através da indicação

de especialistas que atendem às especificidades quanto à capacitação profissional dosdiscentes matriculados no Curso de Motopatrulhamento 2018.

A avaliação dos docentes consistirá na catalogação de dados provenientes da fichade avaliação aplicada junto ao Corpo discente, sempre ao final de cada disciplina.

7.2. Da avaliação do Curso:A avaliação dar-se-á através da aplicação de questionários aos docentes e discentes

com perguntas e menções conceituais aos tópicos: disciplina, carga horária, coordenadores,instrutores, discentes, espaço físico, recursos pedagógicos, o qual irá permitir que aCoordenação do Curso identifique suas necessidades e aprimore suas ações de ensino parauma próxima capacitação.

Esse momento deverá ser proposto e administrado pela Coordenadoria de Ensino do Curso. 7.3. Da avaliação do Discente:O Corpo Discente, composto pelos alunos matriculados regularmente no Curso de

Motopatrulhamento 2018, estará sujeito ao regime acadêmico e disciplinar disposto nestePlano de Curso, e serão submetidos a uma avaliação de aprendizagem constante deanotações de comportamento e desempenho pessoal durante as instruções.

Para fins de tratamento, controle e condução de efetivo, os alunos serão identificadosa partir de um número de ordem, sem distinção de Posto e/ou Graduação, proporcionando umtratamento isonômico pela Coordenação, Instrutores e Monitores.

7.3.1. Da avaliação da aprendizagem:A avaliação discente será constituída em duas etapas: Uma Avaliação Conceitual

(AC) e uma por Verificação. A Avaliação Conceitual tem por finalidade apreciar o rendimento profissional, moral e

ético do aluno, a partir de critérios comportamentais. Esses critérios estão relacionados aosFatos Observados Positivamente (FO+) e Fatos Observados Negativamente (FO-), ambos

PMPA/AJG Pág. 13

ADITAMENTO AO BG N° 141 – 08 AGO 2018

avaliados pelos instrutores de cada disciplina e coordenadores do Curso. Tal conceito serálevado em consideração no final do Curso, para compor a Média Geral do aluno. Nessesentido, os discentes já iniciam o Curso com 10 (dez) pontos de conceito, em caso de ganhoou perda de pontos a cada anotação, conforme mensuração abaixo:

MENSURAÇÃO(FO+) + 0,10 pontos(FO -) - 0,20 pontos

A Avaliação por Verificação será aplicada por meio de provas objetivas, subjetivas epráticas aplicadas imediatamente após ministrada determinada disciplina utilizada paraaveriguar o processo de ensino e aprendizagem dos discentes.

A avaliação do Corpo Discente será realizada pelo instrutor da Disciplina por meio daaplicação de Verificações Correntes (VC) e Verificações Finais (VF), conforme a carga horáriade cada disciplina, em conformidade com o Art. 39 da Portaria nº 011/2002 – DEI, Normaspara o Planejamento e Conduta de Ensino e Instrução – NPCEI, publicada no Aditamento aoBoletim Geral nº 18, de 27 de janeiro de 2003.

Nas disciplinas com carga horária inferior a 10 h/a não haverá VC, e sim, VerificaçõesImediatas (VI), aplicada ao término do conteúdo da disciplina, e seu resultado servirá decomplemento para a nota da VF, em conformidade com art. 42 da NPCEI. Assim como, nãohaverá aplicação de 2ª Época no Curso, em atendimento ao art. 51 da NPCEI.

7.3.2. Da avaliação práticaA avaliação prática será realizada com a finalidade de verificar se o discente

absorveu o conhecimento ensinado pelos instrutores.Serão realizadas pistas de maneabilidade de baixa velocidade e frenagem.O aluno iniciará a avaliação com a nota 10,00 (dez) e a cada falta cometida (bater ou

derrubar o cone, terminar o exercício acima do tempo estabelecido e colocar um dos pés nochão durante o percurso) será realizado o desconto de 0,4 décimos da nota inicial, caberessaltar que as faltas cometidas são cumulativas e serão somadas quantas vezes foremcometidas.

Para cada avaliação o discente terá 03 (três) tentativas para a realização doexercício e caso não o conclua estará REPROVADO.

Se o aluno durante a prova cair com a motocicleta ou errar o percurso este perderáuma tentativa.

7.3.3. Será considerado APROVADO o aluno que obtiver:a) Nota mínima de aprovação 7,00 (sete) por disciplina e média final;b) Frequência mínima de 85% para cada uma das disciplinas;

PMPA/AJG Pág. 14

ADITAMENTO AO BG N° 141 – 08 AGO 2018

c) Para o cálculo da média final será feita a média aritmética simples de todas asnotas aplicadas em cada disciplina. Nesse caso, a Média da Disciplina (MD) deve ser igual ousuperior 7,00 (sete inteiros). A Média Final do Curso (MFC) será a própria MD, isto é, MFC =MD ≥7,00.

7.3.4. Será considerado REPROVADO o aluno que obtiver: a) Média inferior a 7,0 (sete) em quaisquer das disciplinas e nota de comportamento;b) Frequência inferior a 85% em cada disciplina, salvo o caso de faltas justificadas a

critério da Coordenação do Curso.

7.3.5. Serão utilizados os seguintes critérios de desempate:No cálculo da média final do Curso, será usado como critério de desempate o valor

exato de milésimos (maior valor da terceira casa decimal) e o segundo critério a ser utilizadoserá o aluno de maior idade.

7.4. Do Desligamento: O aluno será desligado do Curso nos seguintes casos:a) Pedir desligamento, mediante requerimento deferido pela Coordenadoria de

Ensino (Conforme Anexo II);b) Cometer falta disciplinar de natureza GRAVE que vá de encontro aos princípios da

Hierarquia e Disciplina, tornando-o incompatível a frequentar o Curso, conforme avaliação edecisão do Coordenadoria de Ensino;

c) Cometer falta GRAVE que ATENTAR CONTRA A SEGURANÇA própria ou deoutrem ou, ainda, praticar ato ofensivo físico ou moralmente contra membros da Equipe deCoordenação, Instrução e Monitoria;

d) Deixar de executar tarefa julgada obrigatória ou, ainda, não atingir os índicesmínimos exigidos pela metodologia das instruções;

e) Não cumprir as tarefas do Curso por motivos de saúde, devidamentecomprovados por médico da PMPA;

f) Utilizar-se de qualquer meio considerado ilícito nas provas teóricas e/ou práticas.

8. INFRAESTRUTURA FÍSICA E EQUIPAMENTOSSerão utilizados como recursos para a execução deste Curso:a) Sala de Instrução do BPOT para as aulas teóricas;b) Áreas físicas do BPOT ou conforme orientação da Coordenadoria de Ensino, para

aulas práticas e teóricas.c) As motocicletas serão disponibilizadas pelas OPM’s.d) Cada aluno deverá portar EPI composto por: capacete articulado, caneleira e

cotoveleira motociclística e luva motociclística (meio dedo).

PMPA/AJG Pág. 15

ADITAMENTO AO BG N° 141 – 08 AGO 2018

9. DISCIPLINAS E DOCENTES:A cargo da Coordenadoria de Ensino.

DISCIPLINA INSTRUTOR/MONITOR TITULAÇÃO

Direitos Humanos Aplicados a Função Policial Maj Simone MestreLegislação Aplicada a Atividade Policial Cb Balbino Bacharel

Legislação de Trânsito Cb Bonfim EspecialistaFilosofia de Polícia Comunitária Cap Jofre Especialista

Gerenciamento de Crises Ten Cel Mariúba EspecialistaTécnicas e Tecnologia de Menor Potencial Ofensivo Ten Sousa Campos Especialista

Pilotagem Rápida Defensiva Ten Andrei EspecialistaSuporte Básico a Vida Cb Herson Especialista

Instrução Tática Individual-Motopatrulhamento Cb Martins EspecialistaTiro Defensivo para Preservação da Vida - Motopatrulhamento Ten Nazareno Especialista

Procedimento Operac. Padrão Motociclístico Ten Andrei EspecialistaDefesa Pessoal Policial Sd Giusti Especialista

Noção de Mecânica Cb Dos Anjos Especialista

10. PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO10.1. Materiais e Serviços diversos:10.1.1. Materiais de Expediente:

MATERIAIS DIVERSOSITEM MATERIAL QTD VALOR UNITÁRIO PREÇO01 Cilindros de tonner para impressora HP laser jet h1212 04 R$120,00 R$ 360,0002 Resmas de papel A4 18 R$ 16,43 R$ 246,4503 Marcador descartável para quadro branco 15 R$ 1,90 R$ 28,5004 Quadro Branco (2m x 1,20m) 01 R$ 277,65 R$ 277,6505 Apagador para quadro branco 02 R$ 3,50 R$ 7,0006 Certificados 100 R$ 6,00 R$ 180,00

TOTAL R$ 1.099,60

10.2. Materiais para instruções práticas: Os custos com os materiais relacionados noquadro abaixo serão admitidos aos CoInt’s com os efetivos envolvidos no Curso.

MATERIAISITEM MATERIAL QTD/ALUNO QTD TOTAL

01 Combustível/Gasolina 6L diários 8400 L02 Kits de Embreagem - 6003 Pastilhas de freio dianteira - 8004 Pastilhas de freio traseira - 8005 Kit Transmissão - 20

PMPA/AJG Pág. 16

ADITAMENTO AO BG N° 141 – 08 AGO 2018

06 Pneu Dianteiro - 2007 Pneu Traseiro - 4008 Retrovisor direito - 2009 Retrovisor Esquerdo - 2010 Manete de Embreagem - 2511 Manete de freio - 2512 Cabo de acelerador - 1513 Cabo de Embreagem - 1514 Cones Grande - 200

10.3. Munições, Alvos e Obréias:10.3.1. Munição Letal (treina): A ser fornecida dentro do Estoque de Munição

destinada ao Ensino/Capacitação – DEI:GASTO COM MUNIÇÃO

ITEM MATERIALQTD/

ALUNOQTD

TOTALVALOR

UNITÁRIOPREÇO

01 Munições Calibre .40SW Treina 50 5000 R$ 2,76 R$ 8.280,0002 Cartucho .30 S&W Treina 20 2000 R$ 4,11 R$ 8.220,00

TOTAL R$ 31.885,00

10.3.2. Munição de Baixa Letalidade (CDC):GASTO COM MUNIÇÃO DE BAIXA LETALIDADE

ITEM MATERIAL QTD VALOR UNITÁRIO PREÇO01 AM 403 800 R$ 28,47 R$ 35.587,5014 Espargidor GL 108 MAX 15 R$ 559,27 R$ 5.559,2715 Espargidor GL 108/E MINI 10 R$ 108,58

TOTAL R$ 65.995,85

10.3.3. Alvos e Obréias:GASTO COM ALVOS E OBREIAS

TIPOQTD

ALUNOPOR

ALUNOQTD/ TOTAL VALOR UNITÁRIO VALOR TOTAL

Alvo PM-L-74 100 03 300 R$ 2,17 R$ 4.340,00Alvo PM-L-4 100 03 300 R$ 2,84 R$ 5.680,00

Obréias 100 30 3 (milheiro) R$ 5,38 (milheiro) R$ 16,14TOTAL R$ 10.036,14

10.4. Pagamento de Pessoal:Os Docentes não serão remunerados pelas horas/aulas ministradas no curso, uma

vez que o trabalho docente será de caráter voluntário.Não haverá pagamentos de diárias, haja vista o corpo discente ser composto do

efetivo Policial Militar das OPM’s da Região Metropolitana de Belém.

PMPA/AJG Pág. 17

ADITAMENTO AO BG N° 141 – 08 AGO 2018

10.5. Planilha Consolidada:A planilha consolidada apresenta a somatória de todo o custeio do Curso de

Motopatrulhamento 2018, nos termos seguintes:

DESPESA VALOR R$

Pagamento de PessoalDocentes R$ 0,00Discentes R$ 0,00

Recursos Administrativos

Material de Expediente R$ 1.099,60Materiais para Instruções Práticas

Munições, Alvos e Obréias R$ 107.916,99Suprimento de Fundos R$ 0,00

A - TOTAL GERAL (R$) R$ 109.016,59B - CUSTO TOTAL POR ALUNO

B = A ÷ 2010R$ 1.090,16

10.6. Planilha de Custos – Geral:ITEM DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA VALOR (R$)

Funcional Programática 06.128.1425-8278 -----Natureza da despesa (diárias) 309015 ----

Natureza da despesa (mat. de expediente) 339030 R$ 1.099,60Natureza da despesa (mat. munição e outros) 339030 R$ 107.916,99

Fonte (material de consumo) 0101000000 -----Fonte (diárias) 010106358 -----

TOTAL DO CURSO R$ 109.016,59

10.4.1. TOTAL GERAL: R$ 109.016,59 (Cento e nove mil e dezesseis reais ecinquenta e nove centavos).

10.4.2. TOTAL POR ALUNO: R$ 1.090,16 (Mil e noventa reais e dezesseis centavos).

11. PRESCRIÇÕES DIVERSAS11.1. O aluno deverá se apresentar com a motocicleta institucional e com capacete

articulado, sendo a motocicleta equipada com giroflex e sirene em funcionamento,principalmente pneus e freios em bom estado, cujos itens estão relacionados com a questãosegurança, sendo que cada motocicleta deverá vir acompanhada de seu cartãoabastecimento fornecido pela DAL/PMPA.

11.2. O uniforme para as atividades será o 5ºA/INSTRUÇÃO (Verde Folha) commangas longas vestido sobre a calça, com cinto NA e seus acessórios.

11.4. Ficará a cargo da Diretoria de Ensino e Instrução os procedimentos para aInspeção de Saúde e Comissão para aplicação do TAF dos inscritos, apresentando ao BPOTa relação nominal com os aptos dessas fases;

PMPA/AJG Pág. 18

ADITAMENTO AO BG N° 141 – 08 AGO 2018

11.5. Só ocorrerá a instrução prática de tiro com a presença de um Oficialresponsável, um Oficial médico e ambulância para acompanhamento do Curso. Ficandodispensada a presença do Oficial Médico nas instruções práticas com motocicletas.

11.6. Ficará a cargo do Coordenador Operacional, as providências paradisponibilização de um Oficial médico e ambulância para acompanhamento do Curso,principalmente na prática de tiro e nas instruções em que haja risco iminente deacidentes/incidentes;

11.7. A Certificação dos concluintes será feita conforme a padronização adotada peloInstituto de Ensino de Segurança do Pará, apenas aos concluintes do Curso;

11.8. Para fins de certificação a ATA de conclusão do Curso de Motopatrulhamento2018 será encaminhada para a Diretoria de Ensino e Instrução para publicação em BoletimGeral da PMPA, no prazo de 05 (cinco) dias úteis;

11.9. A Coordenadoria de Ensino será responsável por receber de cada instrutor oPlano de Ensino de cada disciplina;

11.10. Os casos omissos neste documento serão resolvidos pelo Comandante doBPOT, no que for aplicável.

11.11. A alimentação ficará a cargo dos alunos sem ônus para a corporação.11.12. Os alunos aprovados em todas as etapas ao se apresentarem para o início do

curso deverão portar os materiais exigidos no enxoval contido no Anexo I deste plano.

12. REFERÊNCIASBRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988. Disponível em:

< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm > . Acessoem: 05 ago. 2016.

______. Decreto-Lei nº 667 de 2 de julho de 1969. Reorganiza as Polícias Militares eos Corpos de Bombeiros Militares dos Estados, dos Territórios e do Distrito Federal, e dáoutras providências. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del0667.htm. Acessado em: 07/02/2018.

______. Decreto-Lei nº 1.002, de 21 de outubro de 1969. Código de Processo PenalMilitar. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del1002.htm.Acessado em: 07/02/2018.

______. Decreto-Lei nº 3.689, de 3 de outubro de 1941. Código de Processo Penal.Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del3689.htm. Acessadoem: 26/02/2018.

______. Lei nº 7.210, de 11 de julho de 1984. Lei de Execução Penal Brasileira.Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7210.htm. Acessado em:07/02/2018.

______. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança edo Adolescente. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/leis/L8069Compilado.htm. Acessado em: 26/02/2018.

PMPA/AJG Pág. 19

ADITAMENTO AO BG N° 141 – 08 AGO 2018

______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Basesda Educação Nacional. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm . Acessado em 04/01/2017.

______. Lei nº 10.406, 10 de janeiro de2005. Institui o Código Civil. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/CCivil_03/leis/2002/L10406.htm. Acessado em: 26/02/2018.

______. Lei nº 13.105, de 16 de março de 2015. Código de Processo Civil.Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13105.htm.Acessado em: 26/02/2018.

______. Ministério da Justiça. Sistema Nacional de Segurança Pública. MatrizCurricular Nacional para Ações Formativas dos Profissionais da Área de Segurança Pública,2014. Disponível em:https://www.justica.gov.br/central-de-conteudo/seguranca-publica/livros/matriz-curricular-nacional_versao-final_2014.pdf . Acesso em: 01/02/2018. ______.

ESTADO DE GOIÁS. Polícia Militar do Estado de Goiás. Doutrina e DiretrizOperacional do Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva – GIRO BPMCHOQUE. 1ª edição.Goiânia, GO: 2002.

________. Polícia Militar do Estado de Goiás. Procedimento Operacional Padrão doGrupo de Intervenção Rápida Ostensiva - GIRO BPMCHOQUE. Goiânia, GO: 2007.

________. Polícia Militar do Estado de Goiás. Procedimento Operacional Padrão –Policiamento Motociclístico. Goiânia, GO: 2010.

FELIPE, Cláudio César. Manual básico para o policiamento de motocicleta. CampoGrande – MS: Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, 2007.

MENEZES, Valter Souza. Crimes praticados por marginais conduzindo motocicletas.Salvador, BA: 2007.

MINISTÉRIO DA DEFESA. Exército Brasileiro. Treinamento Físico Militar (C 20-20).3ª edição, 2002. Disponível em: http://www.cciex.eb.mil.br/index.php/publicacoes/73-manuais/173-manual-de-campanha-treinamento-fisico-militar-c-20-20. Acessado em:07/02/2018.

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA. Secretaria Nacional de Segurança Pública. DoutrinaNacional de Policiamento com Motocicletas. Relatório Final. III Fórum Nacional dosGabinetes de Gestão Integrada. Belém, PA: 2010.

PARÁ. Constituição do Estado. Disponível em:http://pa.gov.br/downloads/ConstituicaodoParaateaEC48.pdf. Acessado em: 07/02/2018.

PMPA/AJG Pág. 20

ADITAMENTO AO BG N° 141 – 08 AGO 2018

______. Polícia Militar. Aditamento Boletim Geral Nº 018, 27 de Janeiro de 2003.Normas para o Planejamento e Conduta de Ensino e Instrução. Disponível em:http://www.pm.pa.gov.br/sites/default/files/files/2003/ADIT_BG_018_DE_27_JAN_2003.pdf. Acesso em: 03/01/2017.

______. Polícia Militar. Lei nº 6833, de 13 de Fevereiro de 2006. Código de Ética eDisciplinar da Polícia Militar do Pará. Disponível em:http://www.acspa.com.br/images/leis_pdf/cdigo_de_tica_e_disciplina_da_pmpa.pdf.Acesso em: 07/04/2016.

______. Polícia Militar. Normas Reguladoras para Aplicação do Teste de Avaliação Físicapara Promoção de Oficiais e Praças e aos Alunos dos Cursos de Formação da PMPA. Belém:PMPA, 2014. Publicada no Aditamento ao Boletim Geral nº 007, de 10 de janeiro de 2014.

______. Polícia Militar. Plano Estratégico da Polícia Militar do Pará 2015/2015.Estado Maior da PMPA. 6ª Seção do EMG – Planejamento e Orçamento. 1ª edição. Belém.PMPA-2015.

SANTOS, Ivens Giuliano Campos dos. Policiamento com motocicletas. Porto Alegre -RS: Polost / APESP, 2004.

______. Polícia Militar. Diretriz Geral de Emprego Operacional da Polícia Militar doPará DGOp/PMPA. Estado Maior Geral da PMPA. Belém – PA. 2014. Disponível em:http://www.pm.pa.gov.br/files/files/diretriz_geral_para_emprego_operacional.pdf. Acesso em:28/03/2018

Quartel em Belém-PA, 04 de julho de 2018.GIÓRGIO CHRISTIANO ANDRADE MARIÚBA – TEN CEL QOPM RG 27040

Coordenador Administrativo

Quartel em Icoaraci-PA, 06 de agosto de 2018.ANTÔNIO SÉRGIO DE ALMEIDA CARVALHO – MAJ QOPM RG 23140

CHEFE DA SEÇÃO TÉCNICA / DEI(Nota nº 233/2018 - DEI) (Of. nº 3075/2018 – DEI/Técnica).

PORTARIA Nº 69: MATRÍCULA NO I CURSO DE POLÍCIA JUDICIÁRIAMILITAR/PMPA

O Corregedor Geral da Polícia Militar do Pará, no uso de suas atribuições legais,RESOLVE:

Art. 1º MATRICULAR os oficiais abaixo relacionados no I CURSO DE POLÍCIAJUDICIÁRIA MILITAR DA PMPA 2018, a ser realizado de 01 a 30 de agosto de 2018, em sua

PMPA/AJG Pág. 21

ADITAMENTO AO BG N° 141 – 08 AGO 2018

maioria, nas instalações da Corregedoria Geral de Polícia Militar, bem como nasdependências do Centro de Formações de Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), Instituto deEnsino e Segurança do Pará (IESP) e no Comando-Geral da PMPA e em outras instalações,se convenientes e oportunizadas pela Direção do Curso.

ORD. NOME

01 TEN CEL QOPM RG 13869 FERNANDO CARLOS GIBSON DE CARVALHO

02 TEN CEL QOPM RG 18102 EDIVALDO SANTOS SOUZA

03 TEN CEL QOPM RG 18329 BENEDITO TOBIAS SABBÁ CORRÊA

04 TEN CEL QOPM RG 20129 CLÁUDIO JOSÉ DE OLIVEIRA GIFONI

05 TEN CEL QOPM RG 21164 ALUÍZIO MARÇAL MORAES DE S. FILHO

06 TEN CEL QOPM RG 21170 WAGNER MELO ALMEIDA

07 TEN CEL QOPM RG 18367 ELSON LUIZ BRITO DA SILVA

08 TEN CEL QOPM RG 18330 FRANCIMAR MARIA PINHEIRO

09 TEN CEL QOPM RG 21147 ROBSON MARTINS DE OLIVEIRA

10 TEN CEL QOPM RG 18339 MICHEL ANTÔNIO CAMARÃO RUFFEIL

11 TEN CEL QOPM RG 16619 SOLANGE DA SILVA RIBEIRO

12 TEN CEL QOPM RG 21135 MARCOS PAULO VILHENA BARROS

13 TEN CEL QOPM RG 26316 GETÚLIO CÂNDIDO ROCHA JÚNIOR

14 MAJ QOPM RG 21178 ROBSON RODRIGUES DOS SANTOS

15 MAJ QOPM RG 27022 FÁBIO ROBERTO DIAS DE CARVALHO

16 MAJ QOPM RG 24969 ANA PAULA NUNES MOURA DE JESUS

17 MAJ QOPM RG 26287 MARCELO MANGAS DA SILVA

18 MAJ QOPM RG 26313 ALEX DA COSTA PEREIRA

19 MAJ QOPM RG 27018 ADEMIR CÉSAR GOMES DA SILVA

20 MAJ QOPM RG 27030 ALEX GABRIEL GONÇALVES

21 MAJ QOPM RG 27034 RODRIGO OCTÁVIO SALDANHA LEITE

22 MAJ QOPM RG 27268 MIGUEL ÂNGELO SOUSA CORRÊA

23 MAJ QOPM RG 27011 GEORGE AUAD CARVALHO JÚNIOR

24 MAJ QOPM RG 29202 GLAUCO MOURÃO DE AQUINO

PMPA/AJG Pág. 22

ADITAMENTO AO BG N° 141 – 08 AGO 2018

25 MAJ QOPM RG 29176 JOÃO MÁRCIO DA CONCEIÇÃO BELÉM A. NORONHA

26 MAJ QOPM RG 29216 MANOEL MOURA DE SANTANA NETO

27 MAJ QOPM RG 29178 HEYDER SILVA DO NASCIMENTO

28 MAJ QOPM RG 29211 ALAN DARLES VASCONCELOS MAGALHÃES

29 MAJ QOPM RG 29212 KOJAK ANTÔNIO DA SILVA SANTOS

30 MAJ QOPM RG 29203 LERRY SOARES TEIXEIRA

31 MAJ QOPM RG 16739 JAIME HENRIQUE DA SILVA BRITO

32 MAJ QOPM RG 30353 JOAS SOUZA PEREIRA

33 MAJ QOMEC RG 3570 CRISTIAN MOURA DIOGO – PMAC

34 MAJ QOBM RG 3245497 GIRLENE DA SILVA MELO

35 MAJ QOPM RG 26595 LUIZ CARLOS DOS SANTOS TORRES

36 MAJ QOPM RG 28774 ERINALDO SILVA COSTA

37 MAJ QOPM RG 31132 RUTE ANDRÉA DE SOUZA CAMPOS

38 MAJ QOPM RG 12939 MÁRCIO NEVES DE SILVA

39 CAPITÃO DE CORVETA RG 473807 NOEL CALANDRINE LEAL - MARINHA

40 CAP QOPM RG 33475 SAMIR DO NASCIMENTO HEJAIJ

41 CAP QOPM RG 33480 AGNALDO COSTA DE ALMADA

42 CAP QOPM MF 151846-1-2 ALUÍSIO TEIXEIRA DA SILVA - PMCE

43 CAP QOPM RG 35498 JAQUELINE DA TRINDADE SANTIAGO

44 CAP QOPM RG 35506 ROBERTO MATOS SIQUEIRA

45 CAP QOPM RG 35511 RAFAELLY DO NASCIMENTO GENTIL

46 CAP QOAPM RG 23206 FÁBIO NASCIMENTO DE MELO

47 CAP QOBM RG 3938848 RAFAEL BRUNO FARIAS REIMÃO

48 1º TEN (T) RG 15089452 ALEXANDRA GEVEHR CHADA – MARINHA

49 1º TEN PM RE RG 07105-9 WILLIAN DA SILVA VIANA – PMRO

50 1º TEN QOPM RG 19314 MANOEL DOS SANTOS DE OLIVEIRA – PMAM

51 2º TEN QOPM RG 23810 TAYLLA DE VASCONCELLOS DIAS TOLEDANO – PMAM

PMPA/AJG Pág. 23

ADITAMENTO AO BG N° 141 – 08 AGO 2018

Quartel em Belém-PA, 08 de agosto de 2018.ALBERNANDO MONTEIRO DA SILVA – CEL QOPM RG 21110

CORREGEDOR GERAL DA PMPA

ITAMAR ROGÉRIO PEREIRA GAUDÊNCIO - CAP QOPM RG 28709 CHEFE DA SEÇÃO DE ESPECIALIZAÇÃO / DEI

(Nota nº 241/2018 - DEI) (Of. nº 3075/2018 – DEI/Especialização).

III PARTE (ASSUNTOS GERAIS E ADMINISTRATIVOS)

1 - ASSUNTOS GERAIS

A) ALTERAÇÕES DE OFICIAIS

● SEM REGISTRO

B) ALTERAÇÕES DE PRAÇAS ESPECIAIS

● SEM REGISTRO

C) ALTERAÇÕES DE PRAÇAS

● SEM REGISTRO

D) ALTERAÇÕES DE INATIVOS

● SEM REGISTRO

E) ALTERAÇÕES DE SERVIDORES CIVIS

● SEM REGISTRO

2 - ASSUNTOS ADMINISTRATIVOS

● SEM REGISTRO

IV PARTE (JUSTIÇA E DISCIPLINA)

● SEM REGISTRO

PMPA/AJG Pág. 24

ADITAMENTO AO BG N° 141 – 08 AGO 2018

ASSINA:

ROBERTO SILVA DA SILVEIRA JÚNIOR – CEL QOPM RG 113866AJUDANTE GERAL DA PMPA

CONFERE COM ORIGINAL:

MÁRCIO VALÉRIO DE SOUZA - MAJ QOPM RG 27436SECRETÁRIO DA AJUDÂNCIA GERAL DA PMPA

PMPA/AJG Pág. 25