ihc aula 14 - práticas para avaliação de usabilidade

7
Avaliação de Usabilidade Marcos Devaner Interação Humano Computador Aula 12

Upload: marcos-devaner

Post on 16-Apr-2017

599 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: IHC Aula 14 - Práticas para avaliação de usabilidade

Avaliação de UsabilidadeMarcos Devaner

Interação Humano Computador

Aula 12

Page 2: IHC Aula 14 - Práticas para avaliação de usabilidade

TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO

preditivas/analíticas: esta técnica não necessita da participação do usuário e deve ser aplicada por avaliadores experientes em avaliação de usabilidade;

objetivas/empíricas: o usuário tem participação ativa, com sessões de observação da interação, a exemplo da técnica de ensaios de interação.

prospectivas: caracterizam-se pela participação dos usuários do sistema na avaliação com sua experiência, suas opiniões e preferências. Baseiam-se nas aplicações de questionários de satisfação ou insatisfação do usuário em relação à interação com a interface.

Page 3: IHC Aula 14 - Práticas para avaliação de usabilidade

TÉCNICAS ANALÍTICAS

Desenvolvida por Nielsen e Molich (1990), esta avaliação é uma técnica de

inspeção cujo objetivo é verificar a conformidade do sistema a padrões de qualidade ou heurísticas definidas por especialistas, avaliando, assim, a qualidade do software e diagnosticando a

priori os problemas encontrados pelos usuários provavelmente durante a interação.

Page 4: IHC Aula 14 - Práticas para avaliação de usabilidade

AVALIAÇÃO VIA CHECKLIST

O checklist é uma ferramenta que possui uma lista de questões a responder sobre usabilidade do projeto, na qual já está embutido o conhecimento ergonômico. A ferramenta serve para a avaliar a qualidade de um software verificando a conformidade da interface com as recomendações ergonômicas originárias de pesquisas aplicadas. O checklist trata aspectos avaliativos gerais e também questões específicas. As versões personalizadas ou especializadas de um checklist podem ser desenvolvidas a partir de recomendações genéricas.

Page 5: IHC Aula 14 - Práticas para avaliação de usabilidade

ENSAIOS DE INTERAÇÃO

Consistem na principal técnica de avaliação que conta com a participação direta de usuários. Sua preparação, ao compor os cenários aplicados durante a realização dos testes, requer um trabalho detalhado de reconhecimento do usuário-alvo e de sua tarefa típica. Destinam-se a avaliar a usabilidade de determinadas funções ao simular uma situação real de trabalho, no ambiente da tarefa ou em laboratório, com usuários reais executando tarefas do seu cotidiano.

Page 6: IHC Aula 14 - Práticas para avaliação de usabilidade

QUESTIONÁRIO

Questionários são ferramentas muito úteis para avaliar a interação entre o usuário e a interface. Utilizam-se, para coletar informações subjetivas sobre a qualidade da interface, dados sobre o perfil dos usuários e os problemas encontrados no momento. Essas informações são tão (ou mais) importantes quanto a performance do sistema e não podem ser obtidas de outra forma senão perguntando aos usuários. Essa técnica pode servir como um excelente complemento para os testes de usabilidade e revisões especializadas, como afirma Shneiderman (apud MEDEIROS, 1999, p. 48).

Page 7: IHC Aula 14 - Práticas para avaliação de usabilidade

ATIVIDADE

Escolha dois sites de comercio eletrônico e utilize algumas das técnicas mostradas para fazer uma analise comparativa de usabilidade. Para as etepas 1 e 2 segue um link para um exemplo que poderá ser aproveitado ou adaptado.

1 – Levantamento do perfil dos usuários http://pt.slideshare.net/devaner/questionrio-perfil-do-usurio2 – Aplicar o Questionário/checklist de usabilidade System Usability Scalehttp://pt.slideshare.net/devaner/manual-usability?qid=8e8e9e17-1166-4c7c-ad6e-33d070ee2983&v=&b=&from_search=13 - Medir e Quantificar os resultados.