igreja metodista em itaberaba congregação em santana de ... · sábado), na igreja metodista em...

6
Igreja Metodista Em Itaberaba Congregação Em Santana De Parnaíba “ Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre ” Pastoral Discípulas e discípulos nos caminhos da missão vivem em unidade E m João 17:23, Jesus ora para que Suas discípulas e Seus dis- cípulos sejam “aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim”. Há uma série de grandes e profundas verdades nes- te pequeno versículo que temos deixa- do passar ao largo em nossa vivência diária da fé. A unidade é um requisito que aponta para três confirmações ou testemunhos: 1) que Jesus é o enviado de Deus; 2) que Deus ama o ser humano; 3) que Deus ama o Seu Filho, Jesus. A vivência relacional de nossa fé, como cristãs e cristãos, é aponta- da por Jesus Cristo como um selo de autenticidade que demonstra o Seu envio da parte de Deus. O mundo reconhece Jesus como Se- nhor quando a Igreja vive e pratica a unidade. O pecado isola e sepa- ra as pessoas. A salvação as restaura e as une. A unidade é um tes- temunho inegável de que algo sobrenatural acontece entre as pes- soas da comunidade de fé. Quando a Igreja se desagrega, ela enfra- quece o poder desse testemunho salvífico! A unidade da Igreja tam- bém é sinal, segundo Jesus, de que as discípulas e discípulos são amados por Deus. O amor de Deus pelas pessoas é refletido no amor entre as pessoas. Sem amar a irmã e o irmão que vemos, diz João, não é possível dizer que amamos a Deus (cf. 1 Jo 4:20). De certo modo, Jesus também afirma aqui que o amor de Deus pelas pessoas não é visto ou perce- bido como testemunho quando as pessoas da comunidade de fé não se amam. De fato, um grande escândalo que sempre afasta as pes- soas não convertidas da Igreja é a incongruência entre o discurso de amor e a prática do afastamento. Por fim, Jesus amou e Se deu por Suas discípulas e Seus discípulos. Orou pela unidade. E quando BOLETIM INFORMATIVO | ANO XVIII | Nº 795 | 2 DE FEVEREIRO DE 2020 “Procissão”, por Tunde Afolayan

Upload: others

Post on 14-May-2020

6 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Igreja Metodista Em ItaberabaCongregação Em Santana De Parnaíba

“ J e s u s C r i s t o o n t e m e h o j e é o m e s m o , e o s e r á p a r a s e m p r e ”

Pastoral

Discípulas e discípulos nos caminhos da missão vivem em unidade

Em João 17:23, Jesus ora para que Suas discípulas e Seus dis-cípulos sejam “aperfeiçoados na

unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim”. Há uma série de grandes e profundas verdades nes-te pequeno versículo que temos deixa-do passar ao largo em nossa vivência diária da fé. A unidade é um requisito que aponta para três confirmações ou testemunhos:

1) que Jesus é o enviado de Deus;2) que Deus ama o ser humano;3) que Deus ama o Seu Filho, Jesus.

A vivência relacional de nossa fé, como cristãs e cristãos, é aponta-da por Jesus Cristo como um selo de autenticidade que demonstra o Seu envio da parte de Deus. O mundo reconhece Jesus como Se-nhor quando a Igreja vive e pratica a unidade. O pecado isola e sepa-ra as pessoas. A salvação as restaura e as une. A unidade é um tes-temunho inegável de que algo sobrenatural acontece entre as pes-soas da comunidade de fé. Quando a Igreja se desagrega, ela enfra-quece o poder desse testemunho salvífico! A unidade da Igreja tam-bém é sinal, segundo Jesus, de que as discípulas e discípulos são amados por Deus.

O amor de Deus pelas pessoas é refletido no amor entre as pessoas. Sem amar a irmã e o irmão que vemos, diz João, não é possível dizer que amamos a Deus (cf. 1 Jo 4:20). De certo modo, Jesus também afirma aqui que o amor de Deus pelas pessoas não é visto ou perce-bido como testemunho quando as pessoas da comunidade de fé não se amam. De fato, um grande escândalo que sempre afasta as pes-soas não convertidas da Igreja é a incongruência entre o discurso de amor e a prática do afastamento. Por fim, Jesus amou e Se deu por Suas discípulas e Seus discípulos. Orou pela unidade. E quando

BOLETIM INFORMATIVO | ANO XVIII | Nº 795 | 2 DE FEVEREIRO DE 2020

“Procissão”, por Tunde Afolayan

Deus atende a essa oração, para que a Igreja seja de fato uma unida-de, o amor de Deus por Jesus é demonstrado. Assim Jesus entende.

Por isso Ele ora. Somente estes três pontos já nos devem gerar te-mor, quebrantamento e arrependimento quando refletimos sobre a uni-dade na Igreja, não apenas em nosso nível local, mas na própria histó-ria eclesiástica. Estamos interferindo na resposta de Deus a essa ora-ção de Jesus quando resistimos ao chamado à unidade, por qualquer motivo que seja!

Um chamado urgente e perseverante ao povo metodista é lutar com as armas do amor e da graça pela unidade da Igreja e do Corpo de Cris-to, a começar pela igreja local. Num tempo de divisão, egoísmo e frag-mentação da Igreja, o caminho da unidade se expressa nas palavras do apóstolo Paulo: “Peço que vocês vivam de maneira digna da vocação a que foram chamados, com toda a humildade e mansidão, com longani-midade, suportando uns aos outros em amor, fazendo tudo para preser-var a unidade do Espírito no vínculo da paz” (Ef 4:1-3). A motivação e o objetivo são os mesmos apresentados por Jesus: “A fim de que todos sejam um. E como tu, ó Pai, estás em mim e eu em ti, também eles es-tejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste” (Jo 17:21).

Assim, concluímos reafirmando a importância da unidade cristã como sinal visível da ação do Senhor Jesus no meio da Igreja, pela ação do

Espírito Santo, e mais uma vez convocamos o povo cha-mado metodista em terras brasileiras a preservar a uni-dade no Corpo de Cristo a partir das igrejas locais e da denominação.

Colégio Episcopal da Igreja Metodista

“A igreja é um só corpo. Você não pode tocar um dedo do pé sem afetar o corpo inteiro.”

Friedrich Tholuck, teólogo luterano alemão (1799-1877)

ReflexãoPropostas indecentes

Quando o povo de Israel esta-va para sair do Egito, Faraó fez quatro propostas a Moi-

sés para reter os israelitas no ca-tiveiro. Essas propostas eram inde-centes. Tinham como objetivo enga-nar o povo e mantê-lo na escravi-dão. Vamos examiná-las.

Em primeiro lugar, não vá, fique (Ex 8:25). A escravidão é um símbo-“Moisés e Aarão Debatem com Faraó”, por He Qi

lo do pecado, Faraó é um símbolo de Satanás e o Egito é um símbolo do mundo. Faraó propôs a Moisés continuar no Egito e levantar ali mesmo al-tares a Deus. A princípio parecia uma proposta simpática e acolhedora. Mas toda vantagem proposta por Satanás tem uma armadilha. Ainda ho-je, Satanás usa a mesma estratégia, induzindo as pessoas a pensar que podem adorar a Deus sem sair da escravidão do pecado. Que podem en-trar para a igreja sem romper com os esquemas do mundo. Que podem colocar uma bela máscara de santidade sem mudar de vida. Que podem se tornar religiosas sem novo nascimento. Faraó propõe a religião da for-ma sem vida, do ritual sem conversão, da aparência sem novo nascimen-to. Moisés rechaçou peremptoriamente a sedutora proposta de Faraó, e nós também devemos rejeitar firmemente as insinuações do Diabo. Não basta levantar altares a Deus. Precisamos sair do Egito!

Em segundo lugar, vá, mas não vá longe (Ex 8:28). Faraó agora pro-põe ao povo ir, mas não ir tão longe. Faraó, que até então castigava o povo com duros açoites e com trabalhos forçados, agora se transforma em chefe de relações públicas. Quer relacionamento. Abre as portas de seu império para o povo voltar sempre que sentir saudade. Quer manter os vínculos. Não quer cortar as raízes. A ideia de Faraó é esta: vá, mas não vá tão longe. Vá, mas volte. Vá, mas não vá definitivamente. Ho-je, ainda, essa é uma proposta perigosa. O Diabo, além de acusador, é também um sedutor. Depois de afligir seus súditos, tenta atraí-los, mos-trando as vantagens do mundo. Oferece-lhes prazeres. Abre-lhes a por-ta da liberdade. Convida-os a vir e desfrutar do melhor do Egito. A te-se de Faraó aqui é que você pode desfrutar o melhor dos dois mundos e viver com o coração dividido. Moisés, porém, rechaça com veemência essa sedutora proposta. Quem foi liberto da escravidão, não deve mais retroceder. A vida com Deus exige consagração plena!

Em terceiro lugar, vá, mas nem todos (Ex 10:10-11). Faraó propõe a Moisés levar o povo, mas deixar no Egito as crianças e os jovens. Com isso, está insinuando que o lugar para os jovens desfrutarem a vida é no Egito. Que levantar altares a Deus é uma atividade para aqueles que já dobraram o Cabo da Boa Esperança e já se aproximam do Cabo das Tormentas. Faraó quer induzir Moisés a pensar que o culto a Deus não tem atrativos para os jovens e que eles devem ficar no Egito, onde os prazeres são mais vibrantes. Essa mentira de Faraó traveste-se de mui-tas outras sedutoras propostas em nossos dias. Muitos jovens abando-nam as fileiras da fé para retrocederem aos prazeres transitórios do pe-cado. Moisés, com firmeza pétrea, resiste à proposta de Faraó e não abre mão das crianças nem dos jovens. A família não pode estar dividi-da. Velhos, jovens e crianças, todos devem estar na presença de Deus, a serviço de Deus, pois o lugar de os jovens desfrutarem a vida e en-contrarem plenitude de alegria é na presença de Deus.

Em quarto lugar, vá, mas deixe a grana (Ex 10:24,26). Faraó, ao ver esgotadas todas as suas sugestões, tentou sua última cartada. Suge-riu que Moisés fosse embora, mas deixasse para trás o rebanho. Os is-raelitas serviriam a Deus, mas seus rebanhos ficariam no Egito. A res-

posta de Moisés é corajosa e emblemática. Disse a Faraó que nem uma unha ficaria no Egito (Ex 10:26). Muitos querem adorar a Deus, deixan-do seus bens no Egito. Querem servir a Deus sem consagrar a Ele seus bens. A Escritura é enfática em dizer que não podemos separar o cul-to que prestamos a Deus dos bens que possuímos, pois, onde estiver o

nosso tesouro, aí também estará o nosso coração. Cui-dado com as propostas de Faraó! Elas são indecentes e muito perigosas. Acautelemo-nos!

Por Hernandes Dias Lopes, pastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Vitória (ES)

“Toda vez que o homem pensa em navegar para longe de Deus, o Diabo tem sempre um barco pronto.”

Billy Graham, pastor e missionário norte-americano (1918-2018)

Avisos

Hoje (2/2), não se esqueça de con-tribuir com alimentos para a Cesta do Amor. Pedimos que traga as doações de preferência no primeiro domingo do mês.

Sua participação é fundamental!

Coloque as coisas em ordem, começando pelo dízimoÉ comum para muitas pessoas estabelecer como meta no início do ano colocar em ordem a vida financeira e, certamente, essa é uma meta im-portante e desafiadora. Muitos ficam em dúvida sobre por onde come-çar, mas os especialistas em organização financeira dizem que há algu-mas regras básicas, como:

•descubra qual é a sua real situação financeira;•pare de fazer dívidas;•negocie o quanto antes o pagamento das dívidas já contraídas para

que os juros deixem de se acumular.

Mas há uma dica fundamental da Palavra de Deus sobre nossa vida fi-nanceira: Jesus alerta Seus discípulos dizendo que não é possível servir a dois senhores – ou servimos a Deus ou às riquezas. Pois é, o dinhei-ro pode exercer um senhorio na nossa vida, podemos passar a servir ao dinheiro, e as riquezas podem nos dominar. A única forma de evitarmos esse mal é sinalizando nossa fidelidade a Deus por meio do nosso dízi-mo, pois assim colocamos as coisas na sua devida ordem: Deus é que é o nosso Senhor e testemunhamos isso ao dar o dízimo, pois não é o dinheiro que manda em nós; nós é que “mandamos” nele. Coloque as coisas em ordem. Comece o ano assumindo o compromisso de ser fiel a Deus e à Sua obra. Solicite hoje mesmo ao nosso tesoureiro um envelo-pe para dar o dízimo e declare que o Senhor da sua vida é Jesus Cristo.

Conferência IDETrata-se da Conferência Integrar, Desenvolver e Expandir (IDE), cujo te-ma será missão e discipulado. O evento ocorrerá em 15 de fevereiro (um sábado), na Igreja Metodista em Santo Amaro. Começará às 9h00 e irá até as 22h00, com intervalos para almoço e jantar, e breves pausas en-tre as sessões.

Preletores confirmados:

•José Carlos Peres, bispo da Igreja Metodista;•Pedro Estrella, pastor da Metodista em Venda Nova;•Denio Lara Jr, pastor da Igreja Dinamus;•Marcelo Toschi, pastor da Igreja Amor e Cuidado;•Alvim Silva, pastor da Igreja Batista Vale da Benção.

Quando: 15 de fevereiro de 2020 (sábado);

Onde: IM em Santo Amaro, Rua Conde de Itu, 99;

Quanto: Investimento de R$ 50,00 (as refeições não estão inclusas);

Inscrições: Pelo site 3re.metodista.org.br.

Aniversariantes4/2 Gabriel Amaral Pereira;8/2 Claudio Marcio Dalbeto.

Orai sem cessar!Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por en-fermidades e problemas diversos. Oremos:

•Pela saúde da d. Alda, do Antônio Vassalo (irmão do Gesué), da Cida (cunhada da Silvana), da d. Do-mi, do Edilson Távora, da Flávia Peres, da Lisete (cunhada do Dilson), da Gina, da d. Lydia Reyes (mãe da Maria José), da Maria Clara (sobrinha da Maria José), da d. Maria da Penha, do Nino, da Paula (filha da d. Alda), da Paula Fernanda (irmã do Rodrigo), do Pau-lo (esposo da Rose), do Rafael Arrais (sobrinho do sr. Manoel), da Ro-se Freitas, da Rosimeire (irmã da Roseli de Brito), do Vitorino, da Wal-quíria (esposa do Emerson), do Wanderlei e do Wilson (cunhado da Maria José);

•Pelos desempregados;•Pelos Pequenos Grupos (PGs), seus líderes e seus alvos;•Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;•Pela equipe pastoral (pastores Tiago, Laura e Lucas);•Pela missionária Mariana Wada;•Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;•Pelo ministério do bispo José Carlos Peres, da nossa Região;Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

www.metodistaitaberaba.com.br

/igrejametodista.itaberaba

Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e suficiente Sal-vador, capaz de transformar vidas e realidades.Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

Igreja Metodista em Santana de Parnaíba (Congregação)

Rua Canário, 41Santana de Parnaíba - SP

Pastor: Lucas Gomes

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010Tel: 3977-0571

Pastor: Tiago [email protected]

Pastora: Laura [email protected]

programação semanal2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira domingo

Alimentando Vidas (20h00)

Tarde de Oração (16h00)

Encontros dos PGs

Encontros dos Pgs

Novidade de Vida (20h00)

Encontros dos Pgs

Escola de Cura d’alma (20h00)Encontros dos

PGs

Culto (9h00)Escola Dominical

(10h00)Culto solene

(19h00)

HorÁrios de eXpedienTe dos pasTores na igreJa

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30 – 12hTiago

Dia Folga Pr. Tiago

Pra. Laura

8h30 – 12hTiago

8h30 – 12hLaura - 9h

Tiago e Laura

Tarde 13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

14h - 17hTiago e Laura -

Noite 20hTiago e Laura

20hTiago e Laura

20hTiago e Laura

20hTiago e Laura

19hTiago e Laura

19hTiago e Laura

BoleTim informaTivo (Boin) da igreJa meTodisTa em iTaBeraBaCoordenação: Pr. Tiago ValentinEdição: Benjamin GonçalvesProjeto e produção gráfica: Américo Neto

Colaboradores: Flávia Gonçalves, Pra. Laura Costa Valentin e Dilson Julio SilvaCoordenadora do M. de Comunicação: Aline Gomes

Assista as transmissões ao vivo ou as gravações dos cultos em nosso canal no Youtube.

Escala de ServiçoSERVIÇO HOJE (2/2) PRÓX. DOMINGO (9/2)

FECHAMENTO DA IGREJA Weslley Pastores

INTERCESSÃO – –

GUARDADOR DOS CARROS David/Felipe Paixão Felipe Carratu/Junior

ALIMENTANDO VIDAS Adélia Salete

MINISTÉRIO INFANTIL – –

LOUVOR Geração Nova Aliança

OPERADOR DE SOM Tiago Américo

OPERADORA DO DATASHOW Bel Scheila

OPERADOR DE CÂMERA Marcão Augusto

DIREÇÃO DO CULTO Marilene Pr. Tiago/Manoel

PREGADOR Pr. Tiago Pra. Laura