ideologia 1º ano

13
PROF. ÍTALO COLARES IDEOLOGIA

Upload: italo-colares

Post on 26-Jun-2015

6.284 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ideologia 1º ano

PROF. ÍTALO COLARES

IDEOLOGIA

Page 2: Ideologia 1º ano

Introdução

A passagem do senso comum para o bom senso, entretanto, não se faz es-pontaneamente e muitas vezes nem ocorre de fato.

1Para melhor

compreender o que é ideologia

devemos distinguir senso comum de bom

senso.

2Senso Comum:Compreensão

de mundo que é fruto de crenças

e tradições.

3Bom Senso:

Capacidade de pensar de

maneira sã em quaisquer situações.

Page 3: Ideologia 1º ano

A IDEOLOGIA

Ideologia em um conceito mais genérico é o conjunto de ideias, concepções ou opiniões sobre algum tema sujeito a discussão.

Ou seja, é o conjunto de ideias sistematizadas que servem para orientar a ação.

1

Page 4: Ideologia 1º ano

George Grosz (1893-1959), artista alemão, foi critico irônico da guerra, da classe dirigente e de todo poder desmedido. Na tela O agitador, datada de 1928, o "agitador" é Hitler, que surgia no panorama da politica alemã e assumiria o poder em 1933. Grosz exprime com sarcasmo o risco que ele representava e combateu-o de modo incansável. No período que antecedeu o governo nazista, a República de Weimar despertava insatisfações, às quais Hitler prometia atender: veja a comida e a bebida na parte superior do quadro. No entanto, no lado esquerdo, aparece a bota de cano alto, o cassetete de borracha e, em destaque, o tambor, com que Grosz insinua a famosa fala de Hitler: "Eu não sou senão o tambor de reunir", prenunciando sua capacidade. de aglutinação popular. O que se segue, já sabemos pela história: a vitória do poder totalitário e a consequente manipulação das consciências.

Filosofia – Prof. Ítalo Colares

Page 5: Ideologia 1º ano

PALA

VRA

FILO

SÓFI

CA

Conceito marxista de ideologia:

Para compreendermos o conceito marxista de ideologia é preciso rever o que é alienação: é o processo pelo qual o homem se torna alheio a si, a ponto de não se reconhecer do surgimento da lei humana, em substituição à lei natural.

Quanto ao conceito marxista de alienação, sua compreensão deve ser precedida pela observação sobre a importância do trabalho para a condição humana. Trata-se, precisamente, do diferencial humano entre os seres vivos, pois, de acordo com Marx, antes de fazer cultura, política ou literatura — para citar algumas dentre as muitas atividades propriamente humanas — é necessário que os humanos assegurem a sua sobrevivência. Para tanto, apropriam-se da natureza por meio desta atividade realizada apenas pelo homem, o trabalho.

“O trabalho exterior, o trabalho em que o homem se aliena, é um trabalho de sacrifício de si mesmo, de mortificação" (Manuscritos econômico-filosóficos, 1844, I, 22).”

Page 6: Ideologia 1º ano

Ideologia é o conjunto de representações e ideias, bem como de normas de conduta, por meio das quais o indivíduo é levado a pensar, sentir e agir da maneira que convém à classe que detém o poder.

Essa consciência da realidade torna-se uma distorção dela quando camufla os conflitos existentes no seio da sociedade, ao apresentá-la una e harmônica, como se todos os indivíduos partilhassem dos mesmos interesses e ideais.

Em que consiste portanto a ideologia segundo Marx?

Orozco participou do grupo dos muralistas mexicanos, com David Alfaro Siqueiros e Diego Rivera. O tema constante de seus trabalhos é a luta do povo e o ideal da revolução socialista.

Page 7: Ideologia 1º ano

Por tanto, a ideologia: Constitui um corpo sistemático de representações que nos “ensinam” a pensar e de normas que nos “ensinam” a agir;

Determina a relação entre os indivíduos e as condições de existência deles, adaptando-os às tarefas prefixadas pela sociedade;

Camufla as diferenças de classe e os conflitos sociais, ora concebendo a sociedade como "una e harmônica", ora justificando as diferenças existentes;

Garante a coesão social e a aceitação sem criticas das tarefas mais penosas e pouco recompensadoras, em nome da "vontade de Deus", do "dever moral" ou simplesmente como decorrência da "ordem natural das coisas";

Mantém a dominação de urna classe sobre outra.

Page 8: Ideologia 1º ano

2 Característicasda IDEOLOGIA.

É interessante observar que a ideologia não é uma mentira que a classe

dominante inventa para subjugar a classe dominada, porque inclusive os

que se beneficiam dos privilégios estão impregnados por ela, e também eles

se convencem da verdade dessas ideias.

Page 9: Ideologia 1º ano

IDEOLOGIA

Lacuna: A universalização e a abstração supõem uma lacuna ou a ocultação de algo que não pode ser explicitado, sob pena de desmascarar a ideologia. Inversão:

A ideologia representa a realidade invertida, ou seja, o que seria a origem da realidade é posto como produto e vice-versa: o que é efeito é tomado como causa.

Naturalização:consiste em aceitar como naturais situações que na verdade resultam da ação humana e, como tais, são históricas.

Universalização:Pela qual os valores da classe dominante são

estendidos aos que a ela se submetem.

Abstração ou Aparecer social:

A sociedade "una e harmônica'' é portanto uma abstração, porque, ao analisarmos concretamente as relações sociais, descobrimos a divisão em classes e os conflitos de interesses.

Page 10: Ideologia 1º ano

Vamos filosofar...

Page 11: Ideologia 1º ano

»Relembrando: o senso comum, por ser ingênuo e acrítico, geralmente se encontra permeado pela ideologia. A sua superação exigiria trazer á tona o que a ideologia esconde, quebrando a rigidez das “verdades indiscutíveis”.

» Devemos compreender o saber como um processo, e não como uma coleção de verdades “acabadas” vindas não se sabe bem de onde.

Como superar a ação da ideologia?

Page 12: Ideologia 1º ano

3 ContraiDEOLOGIA.Multiplicando os espaços possíveis em que as contradições

sociais sejam bem compreendidas, nos mesmos locais em que

a ideologia se dissemina, ou seja, na família, na escola , na

empresa e assim por diante.

A contraideologia é possível porque nada atua de forma mecânica de modo a

impedir qualquer reação; caso contrário, não se poderia falar propriamente em

liberdade humana.

Inúmeros são os espaços possíveis para o exercício da contraideologia. O

importante é não se limitar a um esforço solitário, e SIM que essa atuação seja

cada vez mais assumida como uma tarefa COLETIVA.

Page 13: Ideologia 1º ano

VAMOS PENSAR?