identificação - feis.unesp.br · morfologia, fisiologia e comportamento dos insetos expostos no...

12
PROEX - Projeto de Extensão Universitária 1 Página Faculdade de Engenharia Departamento/Seção: Unidade: Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos Título: Modalidade: A vida dos insetos Ano Base: 2016 Com solicitação de bolsas e/ou recursos (Em continuidade) Outras Início: 01/01/2016 Término Telefone: (18) 997824242 Email: [email protected] Local de realização: Ilha Solteira/SP Educação Ambiental Grande Área: Ciências Agrárias e Veterinárias Meio Ambiente Ano Inicial: Lattes: 31/12/2016 Identificação Biologia Geral http://lattes.cnpq.br/2591592199555795 Coordenador: Area Avaliação do Coord.: 2014 A proposta é excelente. É muito importante que a Universidade mantenha um íntimo contato com a sociedade que a financia. Crianças e adolescentes sempre demonstram grande interesse nos vários aspectos da vida dos insetos e a experiência de conhecê-los de perto e ouvir informações de alunos treinados para fornecê-las, pode despertar o interesse pela área de Entomologia, pelos cursos oferecidos pela UNESP nas áreas biológicas e pela ciência como um todo. O Laboratório de Entomologia II tem uma ótima infraestrutura para desenvolver essa proposta e o docente está de parabéns pela iniciativa. A proposta deve ser aprovada. Trâmite Atual: Linha Programática: Geraldo Papa Palavra-Chave 2: Palavra-Chave 3: Palavra-Chave 1: Fitossanidade Ecologia Aplicada

Upload: buituong

Post on 27-Jan-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

PROEX - Projeto de Extensão Universitária 1Página

Faculdade de Engenharia

Departamento/Seção:

Unidade:Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos

Título:

Modalidade:

A vida dos insetos

Ano Base: 2016

Com solicitação de bolsas e/ou recursos (Em continuidade)

Outras

Início: 01/01/2016

Término

Telefone: (18) 997824242

Email: [email protected]

Local de realização: Ilha Solteira/SP

Educação Ambiental

Grande Área: Ciências Agrárias e Veterinárias

Meio Ambiente

Ano Inicial:

Lattes:

31/12/2016

Identificação

Biologia Geral

http://lattes.cnpq.br/2591592199555795

Coordenador:

Area

Avaliação do Coord.:

2014

A proposta é excelente. É muito importante que a Universidade mantenha um íntimocontato com a sociedade que a financia. Crianças e adolescentes sempre demonstramgrande interesse nos vários aspectos da vida dos insetos e a experiência de conhecê-los deperto e ouvir informações de alunos treinados para fornecê-las, pode despertar o interessepela área de Entomologia, pelos cursos oferecidos pela UNESP nas áreas biológicas e pelaciência como um todo. O Laboratório de Entomologia II tem uma ótima infraestrutura paradesenvolver essa proposta e o docente está de parabéns pela iniciativa. A proposta deveser aprovada.

Trâmite Atual:

Linha Programática:

Geraldo Papa

Palavra-Chave 2:

Palavra-Chave 3:

Palavra-Chave 1:Fitossanidade

Ecologia Aplicada

PROEX - Projeto de Extensão Universitária 2Página

DescriçãoAnexo

relatorio parcialRelatorio Parcial - a vida dos insetos - PROEX-2015.pdf

listas com registro de visitanteslista com registro de visitantes.pdf

EstruturaFundamentação

Teórica:A entomologia é uma ciência altamente difundida e esta diretamente relacionada com aagricultura, a vida urbana, a saúde humana e dos animais. Alem disso, os insetosdespertam a curiosidade em adultos e crianças sobre a sua biologia e interação com avida humana. O departamento de Fitossanidade da Unesp/Ilha Solteira possui umLaboratório especializado na área e o Coordenador do presente projeto tem toda suaformação nesta área, é o responsável pelo referido laboratório onde mantém criações devárias espécies de insetos que constantemente recebem visitas tanto da comunidade daUnesp como de visitantes externos.

O presente trabalho tem como objetivo apresentar ao vivo para todo público interessado,principalmente crianças do ensino elementar e médio, o comportamento, morfologia,fisiologia e aspectos curiosos da biologia e vida de insetos, através de visitas guiadas àscriações de várias espécies já existentes no Laboratório de Entomologia II, como umsauveiro da espécie "saúva-limão" com 8 anos de idade, um sauveiro da espécie de saúva"cabeça-de-vidro", duas espécies de "bicho-pau", barata gigante de Madagascar, louva-deus, barata comum e várias espécies de lepidopteros-pragas (lagartas que atacamcultivos). Além dos insetos vivos, os corredores do Laboratório possuem muitas espéciesde borboletas, besouros, gafanhotos entre outros insetos, montados, conservados eafixados em caixas de vidro, despertando a curiosidade do público e acrescentandoconhecimentos sobre a vida dos artrópodos e sua interação com o mundo cotidiano doshumanos.

Objetivos:

As visitas são realizadas no Laboratório de Entomologia II da UNESP de Ilha Solteira/SP,com agendamento prévio.Para cada visita são formados grupos de até trinta pessoas por visita. O guia responsável(bolsista) e treinado para a função recebe os visitantes na porta do laboratório, encaminhá-los até o anfiteatro existente no próprio laboratório, onde os visitantes recebem umaexplanação e assistem um vídeo didático sobre o mundo dos insetos e sua interação coma vida humana. Posteriormente, são conduzidos às salas de criação dos insetos ondepodem observar de perto as espécies vivas e recebem informações detalhadas sobre amorfologia, fisiologia e comportamento dos artrópodos em exposição, além de elucidarpossíveis dúvidas referentes aos aspectos da biologia e interação destes organismos coma vida humana. Em seguida os visitantes completam o circuito da visita pelo corredor doLaboratório onde podem observar vários insetos (borboletas, besouros, gafanhotos,cigarras entre outros)do Brasil e de várias partes do mundo, montados, conservados eafixados em caixas de vidro, que permanecem expostos no Laboratório (arquivo anexo).No final da exposição, cada visitante recebe um fôlder com logotipo da Unesp contendoilustrações, informações técnicas e curiosidades sobre os insetos (arquivo anexo).

Metodologia:

BERGER, J. Ecology of Phasmids (Phasmatodea) in a moist neotropical forest: a study onlife history, host-range and botto-up versus top-down regulation, 2004, 139 f. Dissertação(Doutorado em Ciências Naturais) – Universidade Técnica de Kaisersslauten.Kaiserslautern, Alemanha.

FARIA, F. S.; KUMAGAII, A. F.; FONSECA, N. G. Estudo da biologia do bicho-pau(Phibalosoma sp., Phamatidae) em laboratório. In: Congresso Brasileiro de Zoologia, 25,2004, Brasília. Resumos. Brasília: SBZ, p. 181.

GILLOT, C. Entomology. 2nd ed. New York: Plenum Press, 1995. p. 157-163.

GRIMALDI, D.; ENGEL, M. S. Evolution of insects. Cambridge [U.K.]; New York:Cambridge University Press, 2005. p. 1-41, 188-261.

MUELLER U.G. et al. The origin of the attine ant-fungus mutualism. The Quarterly Review

Referencias:

PROEX - Projeto de Extensão Universitária 3Página

of Biology. New York, v.76, n 2 p. 169-197, 2001.

MUELLER, U. G.; GERALDO, N. Fungus-farming insects: Multiple origins and diverseevolutionary histories. Proceeding of the National Academy of Science of the United Statesof America, Washington, v. 99, n 24, p. 15247-15249, 2002.

ROSS, H. H.; ROSS, C. A.; ROSS, J. R. P. A textbook of entomology. 4th ed., John Wiley,New York, 1982. 666 p.

SMITH, D. S. Insect cells: their structure and function. Edinburgh: Oliver and Boyd, 1968.p. 233-262.

TRIPLEHORN, C. A.; JOHNSON, N. F. Borror and Delong’s introduction to the study ofinsects. 7th ed. Thomson Brooks/Cole, 2005. p. 1-4, 227-230.

VARGAS, N. C.; SILVA, A. T. C.; MATTA, A. P. L. F.; FRANCISCO, R. P. Biologia dePhibalosoma phyllinum (Phasmatodea) em cativeiro, 43, 2008, Muriaé. p. 37. Disponívelem: < http://www.faminas.edu.br/upload/downloads/201102241700483929.pdf> Acessoem: 29 jun. 2014.

WHITING, M. F.; BRADLER, S.; MAXWELL, T. Loss and recovery of wings in stick insects.Nature, v. 421, p. 264-267, 2003.

Nos últimos 6 meses o Laboratório recebeu 762 visitantes entre brasileiros e estrangeirose foi disponibilizado para o Programa da Unesp "Venha nos conhecer", tendo recebidovisitantes de escolas de segundo grau da região este do Estado de São Paulo. Osvisitantes demonstram enorme curiosidade e externam admiração em relação a intrigantevida dos insetos, sua interação com o cotidiano humano e a importância do estudo destesorganismos para os Cursos de Agronomia, Biologia e Zootecnia, além de mostrar aopublico em geral atividades de pesquisa desenvolvidas na Universidade. Odesenvolvimento do projeto tem também despertado o interesse de alunos do ensinoelementar, médio e superior sobre a Entomologia, além de proporcionar aos visitantesmomentos de lazer.

ResultadosEsperados:

Visitas Semanais (as sextas-feiras e aos sábados, das 8 às 12h e das 14 às 18h),manutenção das criações de insetos e preparação das mesmas para exposição comconfecção de gaiolas e caixas de manutenção e exposição dos insetos.

Cronograma deAtividades:

Através da internet via página oficial da Unesp, cartazes, visitas às escolas de ensinoelementar e médio e publicações em jornais, estão sendo divulgados com detalhes aexposição de insetos e informações para proceder o agendamento das visitas.

Release paraMídia:

PROEX - Projeto de Extensão Universitária 4Página

Participantes do Projeto

Alunos de Graduação:Ana Beatriz Dilena Spadoni(atual bolsista) - BiologiaRenata Cristina Pizzolato de Andrade - AgronomiaMarcelo Ferraz Júnior - AgronomiaMatheus Cardoso de Castro - BiologiaNatalia Gonçalves StaudtPedro Henrique Lage Fernandes Ehrenberg - Agronomia

- Alunos de Pós-Graduação (Voluntários):Fernando Juari Celoto (Pós-doutorando)João Antônio Zanardi Júnior (Mestrando)Roberto da Silva (Mestrando)

- Técnicos de LaboratórioCristiane Gabas Negrão Milan de Sousa

Nível de Exequibilidade O presente trabalho está sendo plenamente exequível, vistoque o Laboratório de Entomologia II já possui as criações dosinsetos referidos neste projeto e possui infraestrutura paraatender o número de pessoas estipulado.O laboratório também conta com equipe suficiente entre alunosbolsistas e não bolsistas e de técnicos capazes de auxiliar osguias durante as visitas ao Laboratório.

Visibilidade para a UniversidadeO desenvolvimento do projeto está proporcionando amplavisibilidade para a Universidade e suas atividades para asociedade em geral, pois o conhecimento e exposição da vidados insetos sempre despertaram o interesse do público e,principalmente, de crianças. Após a visita as pessoas têmdivulgado através de fotos dos insetos visitados nas redessociais e na midia em geral. O público tem percebido ocomprometimento da UNESP em difundir conhecimento ecultura à sociedade.

Indicadores de Impacto

Nos últimos 12 meses o Laboratório já recebeu 622 visitantesentre crianças e adultos do Brasil e do exterior (Estadosunidos, Alemanha, Uruguai,Canadá, China e Argentina).A execução do projeto tem despertado nos alunos degraduação e pós-graduação da universidade, principalmentenos alunos do curso de Agronomia,Biologia e Zootecniainteresse em conhecer de forma mais detalhada os insetos deimportância agrícola e também insetos exóticos que estãoexpostos durante a apresentação do trabalho. Com isso, osalunos da universidade têm criado interesses em disciplinasoptativas, palestras e cursos voltados a área de Entomologia.622

Interno (no âmbito da Universidade)

Indicadores de Impacto Alem da divulgação na midia em geral feita pelos própriosvisitantes que, normalmente, demonstram surpresa pelosconhecimentos adquiridos em visitas informais ao Laboratório.Os estudantes de outras escolas estão demonstrandointeresse no assunto do projeto que pode auxilia-los nadecisão pela escolha de cursos voltados para a área.

Externo (fora do âmbito da Universidade)

Característica do Projeto

PROEX - Projeto de Extensão Universitária 5Página

Importância na Formação do Aluno

Com a execução do projeto, os alunos responsáveis estãosendo capazes de acrescentar ao seu currículo a experiênciade transmitir conhecimento à sociedade e aos demais alunos,criando uma forte ligação com o público e com a universidade.Os alunos também estão desenvolvendo habilidades decomunicação e expressão, aumentando sua desenvoltura noâmbito educacional, além disso, os alunos estão obtendo maiorconhecimento do assunto por estarem continuamenteestudando e explicando aos interessados todo o modo de vida,morfologia, fisiologia e comportamento dos insetos expostos nolaboratório. O desenvolvimento do projeto e os resultadosserão apresentados pela estudante bolsista no Congresso deExtensão da UNESP.

Geração de Produtos e Processos O desenvolvimento do projeto ja gerou desenvolvimento detecnicas de criação de insetos.

Coerência entre Objetivos eFundamentação Teórica

Os objetivos do projeto estão totalmente integrados com afundamentação teórica do mesmo.

PROEX - Projeto de Extensão Universitária 6Página

Primeira Etapa do Projeto

Coordenador CPEU

RelatorRelator

Depto

O projeto apresenta um conjunto de ações processuaiscontínuas de caráter educativo, cultural, político, artístico,científico ou tecnológico, com a participação de docentes oupesquisadores, discentes (bolsistas ou voluntários) e,contando eventualmente, servidores técnico-administrativos,pertencentes à comunidade universitária?

Sim SimSim

O projeto integra o ensino e a pesquisa com as demandasda sociedade (sociais, ambientais e culturais)?

Sim SimSim

O projeto envolve a participação efetiva da populaçãoexterna com sujeitos ativos no processo (sem excluir aparticipação da comunidade interna)?

Sim SimSim

O projeto contempla a part icipação de alunos dagraduação?

Sim SimSim

O projeto proposto situa-se na área de conhecimento dosproponentes e/ou em outras áreas de conhecimentoadquiridas ao longo do tempo?

Sim SimSim

O projeto articula mais de uma dimensão: ensino, pesquisae extensão, tendo atividades que não o caracterizamapenas como um curso ou um evento?

Sim SimSim

O projeto está bem redigido, possuindo coerência entre osobjetivos e a fundamentação teórica?

Sim SimSim

PROEX - Projeto de Extensão Universitária 7Página

Quantidade Título

1 Texto sobre a criação de saúvas do Laboratório de Entomologia IIfoi publicado na revista "OIA", Ilha Solteira - SP.Páginas 36 à 39, edição 007 (Mês 03 do ano de 2013).

Textos em revistas Nacionais(especificar revista e data)

1 Folder explicativo contendo fotografias coloridas sobre a vida dassaúvas

Material Audiovisual

Produção Científica

PROEX - Projeto de Extensão Universitária 8Página

Nome Email Participante Função

Participantes

Geraldo Papa [email protected] Docente Coordenador

Solicitação Bolsas - PROEX

Bolsas solicitadas: 3

Atividades previstas: Executar todas as atividades de manutenção das criações, alimentação dos insetos elimpeza das gaiolas e locais de criação dos insetos. Montar e conservar insetos em caixasde exposição. Auxiliar nos agendamentos das visitas e atuar como guias durante as visitascom explanações técnicas sobre o modo de vida, comportamento, morfologia e fisiologiados insetos e responder possíveis dúvidas e curiosidades do público.Carga horária: 12 horas por semana (incluindo sabados das 8 as 12h)

Quantidade Característica 1 Característica 2 Característica 3

Público-Alvo

800 crianças escolas alunos UNESP

PROEX - Projeto de Extensão Universitária 9Página

Detalhes dos Participantes

Doutorado

Nome :

DocenteTipo do participante:

Função: Coordenador

Nível acadêmico:

Geraldo Papa

Unidade universitária:

Departamento / Seção:

Data de início: Data de término

Carga horária semanal prevista:

Atividade prevista:

Observação:

31/12/201601/01/2016

Coordenar todas as atividades de manutenção das criações, alimentação dosinsetos e limpeza das gaiolas e locais de criação dos insetos. Montar econservar insetos em caixas de exposição. Auxiliar nos agendamentos dasvisitas e atuar como guias durante as visitas com explanações técnicas sobreo modo de vida, comportamento, morfologia e fisiologia dos insetos eresponder possíveis dúvidas e curiosidades do público.Carga horária: 8 horas por semana (incluindo sabados das 8 as 12h)

Faculdade de Engenharia

Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos

8

PROEX - Projeto de Extensão Universitária 10Página

Valor Unitário R$DescriçãoTipo Recurso Quantidade Total R$

Material de consumo gaiolas (madeira e vidro) paraexposição de inseto

20 450,00 9.000,00

Total:

Total:R$ 0,00

Total:R$ 0,00

Total de Recursos: R$ 9.000,00

Solicitados à PROEX

Captado Governamental

Captado Não Governamental

R$ 9.000,00

Recursos

PROEX - Projeto de Extensão Universitária 11Página

Concluído em:

Departamento

Parecer do Relator

Manifestação

Concluído em:

15/09/2015

O projeto tem mérito, está bem escrito e contempla todos os elementos que caracterizam umum projeto de extensão, ou seja, a integração do ensino, pesquisa e extensão.

Aprovado pelo Conselho Departamental em reunião extraordinária realizada em 15/09/2015.

15/09/2015

Aprovado

Data da análise 15/09/2015

CPEU

Parecer do Relator

Concluído em:

O Projeto A vida dos insetos caracteriza-se como extensão universitária. A relação entre otema do projeto e a formação do coordenador é direta. A equipe de trabalho é constituídapor seis alunos de graduação e três alunos de pós-graduação e um servidor técnico-administrativo. A participação no projeto contribuirá para a formação acadêmica dos alunosenvolvidos. Nos últimos 12 meses, o projeto atendeu 622 visitantes, oferecendoconhecimentos na área de entomologia e a relação dos insetos com o ambiente. O projetoconta com duas publicações, sendo um artigo em revista de notícias e um folder. O projetopode ser desenvolvido mesmo sem a atribuição de bolsas, mas pode dificultar amanutenção dos alunos voluntários; o número solicitado de bolsas – três – e as atividadesprevistas para os bolsistas são pertinentes à natureza do projeto; os recursos materiaissolicitados são importantes para a sua execução, mas o projeto poderá ser executado semos recursos, com certo prejuízo. Em função do exposto, sou favorável à aprovação doprojeto e das bolsas e recursos solicitados.

22/09/2015

Parecer Local

Decisão:

PROEX - Projeto de Extensão Universitária 12Página

Bolsistas

Não há bolsistas cadastrados.