idade média (características) islamismo (1)

9

Click here to load reader

Upload: aninha-alves

Post on 01-Jul-2015

8.510 views

Category:

Education


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Idade média (características)   islamismo (1)

Características da Idade Média:

Invasões Bárbaras

Guerras constantes

Grande retrocesso

Comercial Cultural

O crescimento vegetativo negativo

é uma marca da idade média.

O êxodo urbano foi alto porque as cidades eram grandes “alvos” dos povos bárbaros. O povo fugia da cidade, em direção ao campo. Parte Ocidental

Page 2: Idade média (características)   islamismo (1)

O Islamismo vai se desenvolver na Península Arábica, que é uma região caracterizada pelo clima desértico e pela pequena oferta de água, o que dificulta enormemente a sedentarização.

É em torno dos oásis permanentes que nesta região se formaram as poucas cidades da Arábia. Por causa da pequena oferta de água e da consequente dificuldadede sedentarização, a maioria das tribos árabes eranômade ou semi-nomâde, o que prejudicava laços políticos, sociais e econômicos.

Page 3: Idade média (características)   islamismo (1)

Meca era a cidade mais importante do mundo árabe porque nela estava um templo (Caaba), onde os árabes guardavam as estátuas de seus deuses e a pedra preta, que eles acreditavam que purificava os pecados.

Meca torna-se um grande centro comercial, impulsionada pela crença na Pedra Preta, que levava inúmeros visitantes por ano.

Por isso a tribo que dominava Meca,

os coraixitas, era a tribo árabe mais

rica.

Foi nesta tribo que, no ano 570,

nasceu Maomé.

Page 4: Idade média (características)   islamismo (1)

Viajando pela Arábia, Maomé percebe que os árabes eram um povo muito numeroso, mas fraco, porque não tinham unidade.

Do ponto de vista histórico, Maomé vai se inspirar no monoteísmo judaico e cristão para criar uma religião monoteísta árabe, cujo objetivo era dar a unidade que este povo não tinha.

Do ponto de vista religioso, a religião é fruto da revelação que Alá faz a ele, tornando-o seu profeta.

O Alcorão é o livro sagrado dos muçulmanos, onde estão relacionados os dogmas e os principais mandamentos desta religião:

Só Alá é Deus; Maomé é o Profeta a quem Alá comunicou seus mandamentos; Todo aquele que não tem Alá como Deus, perecerá na condenação eterna.

Page 5: Idade média (características)   islamismo (1)

Por causa de suas pregações, Maomé termina se chocando com os interesses comerciais dos coraixitas, passando a ser perseguido por eles.

Por causa disso, Maomé foge de Meca e vai para a cidade de Medina (622- Hégira)

Recebendo o apoio dos comerciantes de Medina, Maomé terá condições de difundir sua religião e, além disso, Maomé vai combater as caravanas de Meca, prejudicando seu comércio e sua economia.

Contando com milhares de adeptos, inclusive em Meca, Maomé invade essa cidade, destrói os deuses da Caaba, mas preserva a pedra, por este ser o único símbolo de unidade entre os árabes.

Page 6: Idade média (características)   islamismo (1)

Ao conservar a Pedra Preta, ele vai ter o apoio dos Coraixitas, a tribo mais poderosa da Arábia.

Mandamentos do Islã: 1. Rezar cinco vezes ao dia, voltado para Meca;

2. Ir à Meca pelo menos uma vez na vida, para se purificar com a Pedra Preta;

3. Fazer a Guerra Santa – Jirhad

4. Jejuar no mês do Ramadã

Em 632, Maomé morre e, a partir daí, sua religião vai ser difundida pelos Califas, que vão levá-la para o Oriente Médio, o norte da África, e no início do século VIII, invadem a península Ibérica.

Page 7: Idade média (características)   islamismo (1)

Os árabes irão permanecer cerca de 800 anos na península ibérica, e este período eles vão introduzir uma série de conhecimentos como a pólvora, o papel, a bússola, além de grandes melhorias na cartografia, na matemática, nas técnicas de navegação, na astronomia, na medicina e na química.

Por isso, após dominar a península ibérica, eles vão partir para a conquista da Europa, invadindo a França.

Entretanto, eles serão derrotados pelos francos, comandados por Carlos Martel, na batalha de Poitieres(732).

Esta batalha vai demonstrar à Igreja a importância destes francos e, desta forma, ficava claro que, quanto mais forte esse povo fosse, mais a Igreja estaria protegida do avanço dos árabes, que ainda estavam na península Ibérica.

Page 8: Idade média (características)   islamismo (1)

O auge desta aliança entre os francos e a igreja será no governo de Carlos Magno.

No Natal do ano 800, Carlos Magno será coroado, pelo papa Leão X, como rei da Europa. O objetivo da Igreja era unir toda Europa em torno da liderança de Carlos Magno, para expulsar os árabes do território europeu.

Carlos Magno passou grande parte de sua vida combatendo os nobres europeus para poder afirmar sua autoridade. Por isto apesar de ter formado o maior império da Europa na Idade Média, ele não consegue expulsar os árabes.

Mas o período de Carlos Magno foi marcado por um grande crescimento cultural, sobretudo graças ao apoio da igreja e, por isso, esse período ficou conhecido como Renascimento Carolíngio.

Page 9: Idade média (características)   islamismo (1)

Após a morte do filho de Carlos Magno, os herdeiros vão dividir este império entre si através do Tratado de Verdum (843)

O Tratado de Verdum criou o costume de divisão da terra, todas as vezes que o dono morria.

Este processo, repetido ao longo de décadas, vai promover um imenso fracionamento territorial que vai originar o sistema feudal.

O feudo surge como uma unidade absolutamente autônoma, em termos políticos, econômicos e militares.