ibgm informa nº 79

12
PÁGINA › 04 ANO 20 | ABR~JUN 2014 PÁGINA › 06 PÁGINA › 10 INFORMA 20 anos 79 BOLETIM TRIMESTRAL DE INFORMAÇÃO da Cadeia de Gemas, Joias, Bijuterias, Relógios e Afins. O IBGM lança em agosto, durante a FENINJER, a nova edição da revista Preview de Joias, Folheados e Bijuterias. BRASIL CRIATIVO A coleção de suvenires já está sendo produzida e distribuída para os pontos de venda. Saiba como participar deste projeto na reportagem das páginas centrais. 59ª FENINJER Confira a programação completa da Feira

Upload: ibgm

Post on 01-Apr-2016

234 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Informativo Trimestral do IBGM.

TRANSCRIPT

Page 1: IBGM Informa Nº 79

PÁGINA › 04

ANO 20 | ABR~JUN 2014

PÁGINA › 06 PÁGINA › 10

INFORMA 20 anos79BOLETIM TRIMESTRAL DE INFORMAÇÃOda Cadeia de Gemas, Joias, Bijuterias, Relógios e Afins.

O IBGM lança em agosto, durante a FENINJER, a nova edição da revista Preview de Joias, Folheados e Bijuterias.

BRASIL CRIATIVOA coleção de suvenires já está sendo produzida e distribuída para os pontos de venda. Saiba como participar deste projeto na reportagem das páginas centrais.

59ª FENINJERConfira a programação completa da Feira

Page 2: IBGM Informa Nº 79

AV. PAULISTA, 688, 17º ANDAR, EDIFÍCIO SANTA FILIPPACEP 01310-100, SÃO PAULO • SP, TELEFONE: 11 3016-5850

SCN, CENTRO EMPRESARIAL LIBERTY MALL, TORRE A, CONJUNTO 1105CEP 70712-903, BRASÍLIA • DF, TELEFONE: 61 3326-3926

ESTE BOLETIM TÉCNICO-INFORMATIVO É UMA PUBLICAÇÃO TRIMESTRAL DO IBGM • JORNALISTA RESPONSÁVEL YARA MALHEIROS MTB Nº:569/80 • PROJETO GRÁFICO ARTWORK DESIGN GRÁFICO • IMPRESSÃO GRÁFICA POSITIVA • É PERMITIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESTE INFORMATIVO, DESDE QUE CITADA A FONTE. AS OPINIÕES ASSINADAS NÃO CORRESPONDEM NECESSARIAMENTE À OPINIÃO DO IBGM

Neste espaço, tenho sempre buscado falar com vocês sobre o que está acontecendo ou

impactando os diversos segmentos do Setor, nas perspectivas de curto e longo prazos, indicando seus principais problemas e oportunidades. O fato é que atualmente não vivemos uma era de mudanças, mas sim uma mudança de era, tão grande e rápida têm sido as modificações por que temos passado.Por outro lado, ressaltamos por diversas vezes a necessidade de tornarmos nossas empresas e organizações mais flexíveis e abertas às inovações, tanto na gerência e produção, quanto na forma de promover e vender nossos produtos. Ao mesmo tempo, temos também reafirmado a necessidade de FAZERMOS O BÁSICO com eficiência, pois quaisquer que sejam as mudanças, precisamos continuar atuando de forma competitiva.

www.ibgm.com.br

DF

SP

CIBJO – IBGMPADRÕES PARA A

INDÚSTRIA JOALHEIRA

INFORMAEXPEDIENTE

Hécliton Santini HenriquesPresidente do IBGM

CONVERSA COM O LEITOR

Se nem sempre conseguimos dos Governos as melhores condições para tocar nossos negócios, devemos gerir nossas empresas de forma a tirar o melhor proveito naquilo que, em princípio, depende apenas de nós mesmos. Para ajudá-los nessa tarefa, o IBGM já desenvolve algumas ações e está articulando outras para disponibilizar às empresas, de forma agrupada ou personalizada, consultoria e treinamento, nas áreas técnicas/produção, gerencial/administrativa, informacional e de mercado, principalmente em conjunto com o SEBRAE, a APEX-BRASIL e as entidades de classe estaduais. Caso queiram participar dessas ações não deixem de nos procurar ou à Associação de Classe de seu Estado.Em tempo: As mudanças definidas na nova política de comunicação do IBGM continuam, na forma e no conteúdo, como pode ser constatado nesta edição do Boletim, que está de cara nova. Espero que gostem.

Abraços a todos.

A Confederação Mundial da Joalheria – CIBJO, a mais importante e antiga entidade global do setor, reali-

zou em maio último em Moscou, o seu Congresso Anu-al, e o IBGM esteve presente, aproveitando a oportunida-de para a nossa atualização sobre os assuntos centrais do congresso, que foram tecnologia, segurança, fabri-cação, melhores práticas comerciais e responsabilidade social corporativa, talvez o principal tópico abordado.

No próximo ano, o evento internacional será organiza-do pelo IBGM em Salvador, na Bahia, no mês de maio, e o encontro de Moscou foi fundamental para a intensifica-ção de contatos, identificação de temas mais relevantes para a discussão e realização de convites para os interlo-cutores mais importantes para os empresários brasileiros.

A delegação brasileira foi composta pelo presidente do IBGM, Hécliton Santini Henriques, pelas Conselheiras Carla Pinheiro e Karina Sena, Clarissa Maciel, do IBGM, e Rafael Valverde, do Governo da Bahia.

Uma sentença de Willie Hamilton, CEO da Master Jewellers no Reino Unido, revela a preocupação cen-tral com o comércio justo de joias: “a pergunta mais re-levante é: de onde e como veio esse produto às minhas mãos? Estas são perguntas para quem quer ter uma em-presa ética e transparente”.

Page 3: IBGM Informa Nº 79

INTERNACIONAIS

NACIONAIS

3

Salão Bossa Nova de Moda e Negócios29 A 31 DE JULHO, 2014Hotel Royal Tulip RegenteSão Conrado – Rio de Janeirowww.salaobossanova.com.br

59ª FENINJERFeira Nacional da Indústria de Joias, Relógios e Afins6 A 9 DE AGOSTO, 2014Quarta à Sexta – das 10h às 20h, Sábado – das 10h às 18hHotel TransaméricaSão Paulo – SP/ Brasilwww.feninjer.com.br

AJORESP Brasil Show8 A 10 DE SETEMBRO, 2014Royal Palm PlazaCampinas – SPwww.ajoresp.com.br

XXV AJORSUL Mercoóptica 201418 A 20 DE SETEMBRO, 2014Centro de Eventos Serra Park –Gramado – RS/Brasilwww.ajorsulfairmercooptica.com.br

BIJORHCAParis recebe entre os dias 5 a 8 de setembro um dos mais im-portantes eventos para o setor de moda, a feira BIJORHA, da qual o Brasil participará com o Pavilhão Brasileiro, com a pre-sença de empresas do segmento de bijuterias e joias folheadas.Para maiores informações acesse: www.bijorhca.com

COM O APOIO DO PS/IBGM/APEX-BRASIL

VISITE OS SITES > WWW.BRAZILGEMSANDJEWELRY.COM | WWW.IBGM.COM.BR | WWW.INFOJOIA.COM.BR

SEPT HONG KONG JEWELLERY & WATCH FAIRSucesso há mais de 30 anos, o evento é considerado a maior feira do setor no mercado asiático. Realizada dos dias 15 a 19 de setembro, o evento terá a presença de 35 empresas do se-tor de gemas, expondo seus produtos no Pavilhão Brasileiro, localizado no Hall 8 do AWE.

Próximas Feiras

O destaque da programação nacional de feiras é novamente a FENINJER, em sua 59ª edição, e que permanece sendo a maior e mais importante feira do setor

Page 4: IBGM Informa Nº 79

4

VEM AÍ A NOVA EDIÇÃO DOPREVIEW – DESIGN JOIAS, FOLHEADOS E BIJUTERIAS

O caderno Preview é sempre uma das publicações mais aguardadas e a edi-ção 2015 será lançada durante a próxi-ma FENINJER, em agosto. O tema da edição é “Fruição” e representa a mais forte tendência dos criadores de todo o setor de moda, incluindo o segmento de joias, folheados e bijuterias.

O conceito, segundo as consultoras do IBGM responsáveis pela pesquisa, Regina Machado e Cris Gurgel, mostra as apli-cações na indústria joalheira de um certo “olhar artístico sobre o mundo, que movi-menta o universo da moda e do design”.

A publicação do IBGM está consoli-dada como uma referência para o mer-cado de moda no Brasil, orientando a

atuação das empresas do varejo ao indi-car as tendências de consumo dos pe-ríodos subsequentes e, ainda, funciona como um catálogo precioso para com-pradores internacionais.

A nova edição dedica um foco espe-cial à indústria de folheados e bijuterias, segmentos que se tornam a cada ano mais relevantes tanto no mercado bra-sileiro quanto nas exportações.

A publicação é resultado de convê-nio entre o SEBRAE Nacional e o IBGM, contando com o apoio da Apex–Brasil.

FÁBIO BRASIL E HENRIQUE MURGEL PREMIADOS NO PLATINUM – DESIGN AWARD

A prestigiosa Design Award & Com-petition anunciou que a Coleção Vivit, de autoria de Fabio Brasil e Henrique

Joia Carioca Agora ficou mais fácil o acesso ao trabalho dos talentosos criadores de joias do

Rio de Janeiro: já está disponível um novo produto, a publicação “É do Rio”, reunin-do e divulgando o trabalho de dezenas de designers, também disponível na forma de aplicativo gratuito nas lojas Google Play e Apple Store.

Um concorrido evento realizado na Marina da Glória e promovido pela nossa as-sociada AJORIO e pelo APL Joia Carioca, marcou o lançamento do guia “É do Rio! Guia de criadores de joias e bijuterias do Rio de Janeiro”.  O cenário do lançamen-to da publicação foi o Fashion Rio, na Sala VIP do SEBRAE.

O guia traz o trabalho de 52 designers e empresas cariocas e “vai facilitar o aces-so do grande público ao trabalho de talentosos criadores do nosso estado, inclu-sive turistas”, afirma Angela Andrade, diretora executiva da AJORIO, e foi uma re-alização do projeto APL Joia Carioca, implantado pela AJORIO e do SEBRAE RJ.

Murgel foi a vencedora do “Platinum Design Award Competition” na catego-ria Joias, Óculos e Relógios.

Os designers da Joalheria Contempo-rânea explicaram o seu trabalho: “Inspi-rado por formas encontradas na nature-za, a Coleção Vivit cria uma percepção interessante e curiosa, com suas formas alongadas e linhas de roda. As peças Vi-vit consistem em folhas de ouro amare-lo 18k dobradas com um chapeamen-to preto especial nas faces externas.

Os brincos em forma de folha envol-vem os lóbulos das orelhas para que seus movimentos naturais criem uma dança interessante entre o preto e dourado - escondendo e revelando o ouro ama-relo por baixo. A sinuosidade das for-mas e os atributos ergonômicos desta coleção apresentam um fascinante jo-go de luz, sombras, brilhos e reflexos.

INFORMA79

Fatos&Eventos

Page 5: IBGM Informa Nº 79

<

5

Minas TrendSindijoias inova com sucesso

O Minas Trend é um evento criado para fomentar as ven-das da indústria de moda mineira e, mostrando em primei-ra mão as tendências da moda, se tornou um dos principais eventos do setor. Consolidado, é também um importante es-paço de geração de negócios, promovendo o intercâmbio de conhecimento e a integração de profissionais.

Consciente da necessidade de agregação de valor e gera-ção de mais empregos no segmento da indústria de quartzo, o Sindijoias Gemas/MG criou uma área especial para a expo-sição do produto e de suas aplicações durante a Feira. Adi-cionalmente, procurou-se estimular o uso do “quartzo” em substituição às pedras sintéticas importadas.

Assim, foi criado o “Espaço do Quartzo”, com a exposi-ção de peças prontas mostrando opções de lapidações, co-res, formas de uso e bases de preço da matéria-prima. Se-gundo o presidente da entidade, Raymundo Vianna, com o estímulo ao uso do quartzo “estaremos agregando valor ao produto, gerando divisas, impostos e empregos”.

Outro objetivo da entidade é ampliar o uso da pedra em setores como o de vestuário e artigos de couro e, para tan-to, o Sindijoias disponibilizou durante a Minas Trend amostras de quartzo para a o desenvolvimento de looks e acessórios que serão expostos ao público na próxima edição do evento.

LABORATÓRIO DO IBGMSINDIJOIAS-SP TEM NOVA GEMÓLOGA

Hå quase 20 anos à frente do Laboratório e da Escola de Gemologia onde desenvolveu um ótimo trabalho, Jane Gama buscou novos desafios e foi substituída por Gracia Baião (foto).

Formada em geologia pela Universidade Federal da Bahia e em gemologia pelo HRD Antwerp Institute of Gemology, Gracia passou a coordenar, em maio, o Laboratório e a Es-cola de Gemologia.

Oriunda do Museu Geológico e Centro Gemológico da Bahia, participante da Rede Laboratórios Gemológicos do IBGM, Gracia explica que a sua meta é trabalhar em parce-ria com o setor produtivo, fazendo-o perceber a importân-cia dos serviços e documentos fornecidos pelo laboratório.

Os nossos agradecimentos ao trabalho desenvolvido pela Jane e os nossos votos de que a Gracia, com sua com-petência e experiência, pos-sa fortalecer ainda mais o Laboratório e a Escola, que a cada dia se tornam mais importantes para garantir a necessária relação de con-fiança entre a indústria, o comércio e o consumidor.

O Setor de gemas, joias, folheados e bijuterias terá uma oportunidade singular de discutir temas como adoção de novas tecnologias, aumento da produtividade, necessidades e oferta de capacitação, treinamento e consultoria para os diversos segmentos.

Uma iniciativa conjunta da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro e do Sistema AJORIO, com apoio do IBGM, SEBRAE e do Governo do Rio de Janeiro, o seminário internacional será realizado na sede da FIRJAN, nos dias 18 e 19 de agosto.

Os principais temas que serão tratados por conferencistas brasileiros, ingleses e japoneses, são: “onde a tecnologia nos colocará em dez anos”, “avanços tecnológicos” e sua utilização pelas indústrias e “a tecnologia das empresas japonesas de joias e bijuterias”. Também serão discutidos aspectos do mercado brasileiro, como a adoção de padrões industriais e qualidade e o mercado brasileiro, suas empresas e o impacto das novas tecnologias.

A programação completa e outras informações de como participar podem ser obtidas no www.ajorio.com.br ou www.ibgm.com.br.

Seminário de Atualização Tecnológica para o Setor de Joias e Bijuterias

ANO 20 EDIÇÃO 79

Page 6: IBGM Informa Nº 79

6

Chegando nas Melhores Lojas

Para informações adicionais:Fernando SuzanaCoordenador – Projeto Brasil Criativo+ 55 61 3326 3926www.projetobrasilcriativo.comwww.facebook.com/[email protected]

1. BOLA CHEIA > Designers: Adriana Ximenes, Andréa Drummond e Márcia Vidal, Rio de Janeiro – RJ

2. BRINCOS BROMÉLIA > Designer: Lucas Rios, Pouso Alegre – MG

AVENTAL E UNIFORME

O Projeto Brasil Criativo provavel-mente você já conhece: é um pro-

jeto do IBGM, em parceria com o SE-BRAE Nacional, para o desenvolvimen-to de uma coleção de suvenires genuina-mente brasileiros e com alta dose de origi-nalidade e alta qualidade no designs.

Iniciado há pouco mais de um ano, o Bra-sil Criativo chega agora aos consumidores, com o início da formação de uma rede de re-vendedores varejistas e com boas perspectivas de crescimento no período pós Copa do Mun-do, com o nosso mercado voltando à sua rotina.

Temos hoje uma coleção de 61 peças produ-zidas por dez indústrias de três estados e que já podem ser adquiridas em cinco capitais, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo, e diversos outros pontos de venda estão sendo agora estabelecidos pelo IBGM.

Ainda estão sendo concedidas condições espe-ciais para o lançamento da coleção Brasil Criativo, in-cluindo o subsídio de algumas despesas iniciais. Se vo-

cê tem um ponto de venda de folhea-dos, bijuterias e lembranças, ou se atua

no setor do turismo, não perca a oportu-nidade de contactarmos e estudar a sua

participação nesta iniciativa.

Ponto de Venda

O modelo de negócios do Brasil Criati-vo foi desenhado para facilitar a comerciali-

zação de sua coleção, adaptando-se ao inte-resse e às necessidades dos varejistas. Por is-

so, são oferecidas as opções de quiosques pa-ra shoppings e área de fluxo elevado de pesso-

as, corners e vitrines para instalação em lojas exis-tentes e até “baleiros” para vendas ambulantes em

eventos específicos.Estude quais são as melhores opções para a ex-

pansão do seu negócio com os suvenires do Brasil Criativo e entre em contato com o IBGM para conhe-

cer as facilidades que estão sendo oferecidas para os primeiros empresários que estão aderindo ao projeto.

QUIOSQUE, CORNER E DISPLAY DA PROJETO BRASIL CRIATIVO

1

2

Page 7: IBGM Informa Nº 79

7

Dentro de sua estratégia de promover junto a todos os elos da Cadeia Produtiva de Gemas e Joias o uso dos prin-

cípios da Responsabilidade Social, cada vez mais importante para a manutenção e crescimento dos negócios, em junho de 2014, o IBGM passou a integrar o renomado RJC – Res-ponsible Jewellery Council.

Esse Conselho, criado em 2005, com sede em Londres, é uma organização sem fins lucrativos que promove práticas responsáveis na área social, da ética e do meio ambiente e que respeitam os Direitos Humanos ao longo da cadeia de su-primento da indústria de jóias e relógios, das minas ao varejo. Em 2012, o RJC se tornou um Membro Pleno da ISEAL Allian-ce, a associação mundial para padrões de sustentabilidade.

Atualmente, reúne cerca de 470 associados (veja box abai-xo), entre os mais importantes nomes do nosso setor, co-mo Cartier, De Beers, Diarough, Jewelers of America, New-mont Mining, Rio Tinto, Rosy Blue, Signet Group, Tiffany & Co., Pandora, Roberto Coin, Christian Dior, Baume & Mercier. Tag Heur, J.C. Peney, Van Cleef & Arpels, Zale Corporation e Montblanc que, juntos, estão comprometidos na implemen-tação de práticas empresarias responsáveis. A única empre-sa brasileira associada é a Anglogold Ashanti, mineradora de ouro, também associada ao IBGM.

Com a participação nesta entidade internacional, a exem-plo da CIBJO e ICA, o Instituto espera ampliar seu conhe-cimento e participação nessa área, informando às empresas brasileiras sua importância estratégica e difundindo os diver-sos mecanismos existentes para sua implementação, como o Código de Práticas. Agências de fomento, como o SEBRAE e a APEX-BRASIL, já possuem programas de apoio em Res-ponsabilidade Social e certamente serão parceiras do IBGM em mais essa ação.

• Produtores de diamantes, ouro e Grupo da Platina: 9 empresas;

• Lapidação e comércio de diamantes: 178 empresas;• Comércio e refino de ouro e dos metais

do Grupo Platina: 36 empresas;• Fabricação e atacado de Joias e Relógios: 171 empresas;• Varejo de joias: 53 empresas;• Serviços: 9 (principalmente laboratórios gemológicos);• Associações de Classe: 14, sendo 3 com atuação global.

Membros Associados

do Conselho de Joalheria Responsável

IBGM é a primeira entidade de classe da América Latina a integrar o Conselho de Joalheria Responsável

ObservaçãoCerca de 330 dos associados acima são membros certificados.

Page 8: IBGM Informa Nº 79

8

5º Prêmio Apex-BrasilO Prêmio Apex-Brasil foi instituído em 2006 pela

Agência Brasileira de Promoção de Exportações e In-vestimentos (Apex-Brasil) para homenagear aqueles que tenham se destacado por sua contribuição ao desen-volvimento do comércio exterior. Para a instituição, a inovação torna as empresas mais competitivas, e es-te é um dos focos da seleção dos vencedores. Sob o tema “O Brasil que vai além”, a 5ª edição premiou os destaques de 2012 e 2013.

Categoria 1 • Micro e pequena empresaPharmanectar 

Categoria 2 • Média EmpresaBio-Art Equipamentos Odontológicos Ltda

Categoria 3 • Grande EmpresaArtecola Química

Categoria 4A • Entidade de ProdutosABIMO – Associação Brasileira das Indústrias de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratório

Categoria 4B • Entidade de ServiçosCBL - Câmara Brasileira do Livro

IBGM e SINDIJOIAS-SPComeçam a expansão da Bolsa de empregos

O IBGM e o Sindijoias-SP firmaram parceria para ex-pansão da Bolsa de Empregos. Com mais de 15 anos de existência, o serviço é mantido pelo SINDIJOIAS-SP e assessora empresas do setor de gemas, joias e bijute-rias no recrutamento e seleção de profissionais. A coor-denadora do serviço, Denise Tassi afirma que “encon-trar profissionais capacitados e disponíveis tanto para indústria quanto para o comércio é sempre uma tare-fa árdua, pela permanente escassez de mão de obra de qualidade.

A atuação da Bolsa de Empregos está sendo esten-dida para outros estados, iniciando-se com o RJ, sem-pre em parceria com entidades de classe locais filia-das ao IBGM, que poderão incorporar este serviço em seus portfólios. A iniciativa é uma das ações do Projeto de Estímulo à Inovação, Competitividade e Desenvol-vimento Integrado da Cadeia Produtiva de Joias, Ge-mas e Bijuterias, em convênio com o SEBRAE Nacional.

Expojoias de PirenópolisDelma de Melo, presidente da ACAP – Associação

da Cultura Artesanal de Pirenópolis, organizadora da feira, explicou ao Jornal de Brasília que o objetivo do evento visava principalmente mobilizar os artesãos de joias da cidade e dar maior visibilidade à produção lo-cal. A cidade histórica, que já foi denominada a “Capi-tal da Prata” brasileira, se articula agora para voltar a ser um dos principais centros do artesanato de alta quali-dade da região, e não apenas em joias.

APL de Teófilo OtoniO IBGM e o SEBRAE, que implementam em conjun-

to projeto de desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais do setor de gemas, joias e bijuterias, receberam demanda dos seus parceiros de Minas Gerais para a in-clusão do APL de Teófilo Otoni no Planejamento Estra-tégico nacional do nosso segmento. Já em fase final de conclusão, o planejamento irá agora incorporar mais um importante produtor de gemas em seu escopo.

INFORMA79

Page 9: IBGM Informa Nº 79

9

Perfil do Varejista Brasileiro

O IBGM, em parceria com o SEBRAE Nacional, realizou uma pesquisa entre os participantes da última edição da FENINJER. Embora com

algumas limitações, comparando-se o perfil e locali-zação das empresas com os números globais dispo-níveis, a amostragem foi bastante adequada, permitin-do traçar um perfil de boa qualidade do varejo de joias.

Perfil do varejista brasileiro de joias de ouro

1 Existe uma concentração no sudeste, com 39% das empresas localizadas na região;

2 Está enquadrado no simples nacional: 90% dos varejistas estão no sistema tributário;

3 40% Têm loja de rua e/ou em shoppings;4 Em geral têm até dois pontos de venda;5 Em geral têm 12 empregados;6 70% das empresas entrevistadas não são

filiadas a qualquer entidade de classe;7 75% da receita é derivada da

venda de joias de ouro;8 75% das compras para estoque são

realizadas diretamente da indústria, majoritariamente em feiras de negócios;

9 78% dos varejistas trabalham com mais de seis fornecedores;

10 O varejista considera como seus principais concorrentes sacoleiras, importações ilegais, viagens e produtos de tecnologia.

Mais detalhes das pesquisas podem ser encontrados no site do IBGM > www.ibgm.com.br

Perfil da Indústria

O IBGM realizou pesquisa junto a 261 indústrias do setor no final de 2013, sendo 101 empresas produtoras de joias, 63 de folheados, 56 de bi-

juterias e 41 de gemas e artefatos de pedra. Os resulta-dos estão disponíveis em nossa página na internet. Se-guem abaixo algumas conclusões do estudo.

1 68% das empresas têm mais de 10 anos de existência;

2 90% Das empresas pesquisadas estão no regime tributário do simples;

3 65,5% delas estão filiadas a alguma entidade de classe setorial;

4 63% das empresas não terceirizam a produção; 72% daquelas que terceirizam o fazem por razões de custo;

5 21% das indústrias exportam; no setor de gemas 90% das empresas são exportadoras, mas no setor de joias são apenas 8,3%;

6 A maioria das empresas (74%) não utiliza a totalidade de sua capacidade produtiva;

7 Acabamento, modelagem e design são apontados como os principais problemas no processo de produção;

8 As empresas têm em média 17 funcionários, sendo que 82% deles estão na produção; 72% das empresas possuem equipe própria de design;

9 Comércio Exterior e Técnicas de Vendas são principais necessidades de treinamento. Por segmentos, seriam modelagem e polimento para Gemas;

10 41% das empresas compraram alguma máquina e equipamento no ano anterior à pesquisa.

ANO 20 EDIÇÃO 79

A convite da Apex-Brasil, executivos da rede de de-partamentos com o maior faturamento do mun-do vieram a São Paulo conhecer e vivenciar o li-

festyle brasileiro. A experiência orientará os comprado-res rede – joias e acessórios, calçados, roupas, entre outros – na seleção dos produtos nacionais para co-mercialização contínua a partir de 2015.

Segundo Hirotsugu Shibata, um dos líderes do grupo, a visita foi de forte impacto prático. “Queremos desco-brir os diferenciais que fazem o país ser conhecido por sua alegria, vibração e irreverência. A intenção é mos-trar o Brasil que muitos não conhecem e não apenas samba, futebol e bossa nova”, declarou o executivo.

IBGM participa de encontro com grupo Isetan Mitsukoshi

Erica Mendes, do IBGM, no jantar oferecido por Angela Hirata, que promoveu o encontro

Page 10: IBGM Informa Nº 79

10

SEMINÁRIO E CICLO DE PALESTRAS

5 DE AGOSTO, das 17h às 20hSEMINÁRIO “O SETOR JOALHEIRO E OS NOVOS TEMPOS”Um seminário conduzido por Luiz Fernando Garcia, especialista em desen-volvimento humano e psicodinâmica em negócios. Tratará de temas como: métodos de seleção, contratação e motivação de colaboradores; a otimi-zação do tempo, a integração com sistemas de dados e informações nos processos produtivos; simplificação e agilidade na resolução de problemas na área de tecnologia.

7 DE AGOSTO, quinta, 9h30PREVIEW DESIGN DE JOIAS E BIJUTERIAS 2015Regina MachadoPalestra detalhando portais de inspiração para a criação joalheira na próxima temporada — Memory Games, Essencialismo, V.I.C. e Ludicidade — a forte aproximação entre os universos da moda, luxo e da arte, que expandiram seus campos de atuação e, atualmente, vêm dividindo os mesmos conceitos.

8 DE AGOSTO, sexta, 9h30O MARKETING E A HUMANIZAÇÃO DE MARCASRafael TerraOs princípios da construção de marcas com “personalidade”. Em foco: a “persona” de marca; o resgate dos reais valores, a construção do propósito de marca; as marcas flawsome e a responsabilidade social.

9 DE AGOSTO, sábado, 9h30O MOMENTO DO MERCADO DE LUXO MUNDIALGregory J. FurmanUma visão panorâmica do mercado de luxo, destacando como as empre-sas se adaptam às mudanças comportamentais dos consumidores, incluin-do cases de marcas inovadoras.

A 59ª Feira Nacional da In-dústria de Joias, Relógios e Afins – FENINJER se aproxi-

ma e traz com ela um verdadeiro porta-joias de surpresas que vai fa-zer todo mundo se sentir especial!

Nobreza, perfeição e raridade ex-cepcionais são atributos que pro-porcionam às joias o poder má-gico de tornar cada ser humano ainda mais belo e iluminado. Afi-nal, adornar-se com aquilo que a natureza produziu de mais raro e precioso é declarar-se ao mundo como um ser especial, único!

Como já se tornou tradição, es-ta edição, segunda do ano, divul-ga em primeira mão os detalhes da pesquisa de tendências para a criação joalheira da tempora-da seguinte.

Outra atração singular é o semi-nário “O setor joalheiro e os novos tempos”, que acontecerá na tar-de da terça, 5 de agosto, véspe-ra da feira, quando o especialista Luiz Fernando Garcia desvenda-rá novos cenários para manter o seu empreendimento competitivo.

A feira acontecerá de 6 a 9 de agosto, no Hotel Transamérica, em São Paulo. Mais detalhes no site www.feninjer.com.br. Confi-ra a programação.

SAIA DE CARRO NOVO DA 59ª FENINJER!Procure pelos expositores cadastrados na promoção e peça seus cupons, nas compras acima de R$ 3 mil. Participe! O sorteio acontecerá no sábado, 9, último dia de realização da feira.

Sinta-se especial

Page 11: IBGM Informa Nº 79

20 PRINCIPAIS PAÍSES CONSUMIDORES JOIAS DE OURO

2004-2009-2013 | EMTONELADAS

País 2013 2009 2004 2013/04

China 816,4 376,3 224,1 264

Índia 612,7 471,4 517,2 18

E.U.A 76,6 150,3 350,5 -78

Rússia 73,3 56,7 55,6 32

Turquia 73,3 75,2 185,7 -60

ÁrabesUnidos 62,3 74,6 89,3 -30

ArábiaSaudita 57,0 81,8 136,2 -58

Hong Kong 53,7 16,4 15,8 240

Egito 45,3 56,7 73,0 -38

Iran 41,4 37,5 43,3 -4

Indonésia 38,2 41,0 83,9 -55

Brasil 33,6 26,8 30,6 10

Paquistão 24,6 30,9 59,8 -59

Reino Unido 23,4 31,8 70,2 -67

México 20,9 26,4 44,0 -52

Itália 20,2 41,4 77,2 -74

Canadá 19,2 18,6 29,6 -35

Japão 17,6 22,3 38,2 -67

França 12,6 23,6 38,2 -67

Vietnã 12,2 15,1 26,1 -53

Fonte: GFMS –THONSONREUTERS –World SilverSurvey –2014

11

• Nos últimos 10 anos somente cinco países apresentaram crescimento: China (264%), HK (240%), Rússia (48%), Índia (18%) e Brasil (10%)

• Somente sete países recuperaram seu consumo após a crise de 2009: China, Índia, Rússia, HK, Irã, Brasil e Canadá

• Os países que apresentaram maior redução no consumo nos últimos 10 anos foram: E.U.A (-78%), Itália (-74%), Reino Unido (-67%), França (-67%), Turquia (- 60%) e Paquistão (-59%)

• O maior crescimento percentual foi o do Brasil com 57%.

• A China passou a Índia e é agora o maior produtor mundial

• A Turquia passou a Itália,e é agora o 3º produtor mundial

• Somente China, Índia, Brasil e Rússia aumentaram a produção nos últimos 10 anos

Estatísticas completas do Setor, visite o site do IBGM > www.ibgm.com.br

Números do SetorPRODUÇÃO DE JOIAS DE OURO POR PRINCIPAIS PAÍSES

2004 – 2012 – 2013 | EM TONELADAS

País 2012 2013 % 2004 2013/04

China 598,8 871,9 46 216,8 302

Índia 618,2 607,4 -2 572,2 6

Turquia 87,1 73,8 18 238,0 -63

Itália 86,2 82,6 -4 302,4 -73

E.U.A 53,7 61,4 14 131,9 -54

Rússia 49,2 51,9 5 38,3 35

Indonésia 35,5 44,0 24 90,4 -51

Malásia 33,4 42,6 27 69,5 -39

Egito 37,5 40,7 8 67,5 -40

Árabes Unidos 24,7 34,4 39 46,3 -26

Irã 27,7 32,8 57 20,2 50

Brasil 19,3 30,3 57 20,2 50

Fonte: GFMS –THONSONREUTERS –World SilverSurvey –2014

Page 12: IBGM Informa Nº 79

PontodeVista

Brasília [IBGM]SCN, Centro Empresarial Liberty MallTorre A, salas 1103 | 110570712-903 – Brasília, DFtelefone: 61 [email protected]

Minas Gerais[Sistema Ajomig/Sindijoias]Rua Goitacazes, 375, Salas 1003/1004Centro30190-050 – Belo Horizonte, MGtelefone: 31 [email protected]

Paraná (Arjep)Rua Marechal Deodoro, 4691o andar – Conjunto 105 • Centro80020-320 – Curitiba, PRtelefone: 41 [email protected]

Rio de Janeiro[Sistema Ajorio]Av. Graça Aranha, 19Gr 404, 4o andar20030-002 – Rio de Janeiro, RJfone: 21 2220-8004/[email protected]

Rio Grande do Sul[Ajorsul]Praça XV de Novembro, 21 - conj. 1302Edifício Delapiev • Centro90020-080 – Porto Alegre, RStelefax: 51 [email protected]

[Sindijoias/RS]Rua Pinheiro Machado, 101 - L99200-000 – Guaporé, RSfones: 54 3443-3000/[email protected]

[Sindipedras/RS]Rua Mal. Floriano Peixoto, 395 | sala 20193300-000 – Soledade, RSfone: 54 [email protected]

São Paulo[Ajesp/Sindijoias/IBGM]Av. Paulista, 688, 17º andarEdifício Santa Filippa01310-100 – São Paulo,SP.telefax: 11 3016-5850www.ajesp.com.brwww.sindijoias.com.brwww.ibgm.com.brwww.infojoia.com.bribgm@ibgm.com.br

NÚCLEO SETORIAL DE INFORMAÇÃO

CONTATOS

O segmento joalheiro tem vivido momentos de grande instabilidade em toda a cadeia produtiva e em todos os mercados. Os-

cilação nos preços do metal, deslocamento dos centros de produção, assimetria no consumo en-tre os mercados, impacto das novas mídias: tudo isso afeta o mercado e exige um esforço de rea-linhamento para manter e ampliar o nosso espa-ço produtivo nesse contexto.

Devemos também nos preocupar com o po-sicionamento da joia em relação a outros produ-tos que competem pela renda discricionária dos

consumidores. Os impactos da tecnologia e da indústria do lazer e do bem-estar afe-tam diretamente o mercado de joias. Os consumidores migraram da busca por status para a busca de experiências únicas, onde o conteúdo imaterial se revela muito im-portante. A sociedade tem evoluído rapidamente e as decisões de consumo também.

No Brasil os anos 90 e o início do século foram promissores, com aumento do con-sumo e o desenvolvimento de identidade para a joia brasileira, com investimentos em design e na diferenciação de estilo, nos distinguindo do design italiano. Os traços mais marcantes dessa proposta eram a contemporaneidade, o uso das gemas brasileiras e um estilo sedutor, bem ao gosto da mulher brasileira.

Mas, as dificuldades econômicas trouxeram de volta a opção pelo produto contra-bandeado, com a inevitável consequência da desindustrialização, destruindo em seu início um projeto de desenvolvimento da indústria joalheira brasileira. Ademais, a in-dústria oriental, usualmente, é apenas reprodução simplificada da estética europeia e muitas das vezes com qualidade de insumos duvidosa. O grande desafio para indús-tria e varejo é o desenvolvimento da marca, agregando valores tangíveis e imateriais.

Não podemos negligenciar as dificuldades e devemos nos organizar na busca de soluções que dependem de ação conjunta e proativa. Vejamos algumas demandas:• Matriz tributária mais justa, com redução a zero do IPI e padronização do ICMS em

12% em todo o país;• Melhoria da capacitação dos recursos humanos nos níveis gerencial e operacional,

na indústria e no comércio;• Organização mais flexível do trabalho nas indústrias, buscando aumentar a produti-

vidade e reduzir o engessamento atual;• Aumento da competitividade com a terceirização, investimento coletivo em novas

tecnologias, definição de marco competitivo para a indústria e a consequente bus-ca da melhoria desses indicadores;

• Trabalhar os canais de distribuição com instrumentos coletivos - feiras e as novas mí-dias digitais, viabilizando o aumento da escala;

• Apoio à inserção do design nas empresas com ações de gerenciamento do design e com estímulos à contratação de profissionais;

• Fortalecimento de imagem setorial brasileira reconhecida por nossos atributos, aju-dando no combate ao contrabando e na exportação;

• Combate ao contrabando e a informalidade para uma competição justa.O nosso êxito depende de forte senso de responsabilidade em toda a cadeia produtiva,

evitando a omissão para com nossos pares e deveres. E é urgente, pois as mudanças são rápidas e a deterioração também, desordenando a cadeia produtiva. As soluções são com-plexas, envolvendo mudanças de cultura, trabalho coletivo e pressão sobre órgãos de gover-no, mas não existem saídas fáceis. Cabe a nós hoje a construção de um futuro promissor!

Manoel BernardesEmpresário e Vice-Presidente do Conselho de Administração do IBGM.

Que futuro queremos projetar?

A P O I O