ib estrangeiro - content.gulbenkian.pt · de uma maqueta deste último monumento. etiópia e sri...

28
Ib Estrangeiro

Upload: others

Post on 16-Mar-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ib Estrangeiro - content.gulbenkian.pt · de uma maqueta deste último monumento. Etiópia e Sri Lanka Realizaram-se primeiras missões à Etiópia e ao Sri Lanka para identificar

Ib

Estrangeiro

Page 2: Ib Estrangeiro - content.gulbenkian.pt · de uma maqueta deste último monumento. Etiópia e Sri Lanka Realizaram-se primeiras missões à Etiópia e ao Sri Lanka para identificar

Rui Ochôa

Exposição “A Fundação Calouste Gulbenkian e o Património Histórico Português no Estrangeiro”,apresentada na Academia das Ciências de Lisboa (Portugal).

‹‹

Page 3: Ib Estrangeiro - content.gulbenkian.pt · de uma maqueta deste último monumento. Etiópia e Sri Lanka Realizaram-se primeiras missões à Etiópia e ao Sri Lanka para identificar

120121

Valores em euros

Encargos com pessoal 283 259

Despesas de funcionamento 170 888

Iniciativas directas 526 723

Subsídios e bolsas 465 554

Total 1 446 424

Proveitos 59 324

Por intermédio do Serviço Internacional, a Fundação continuou a exercer, no estrangeiro, acções dirigidas à promoçãoda língua e da cultura portuguesa.

Enumeram-se a seguir, de forma resumida,alguns dos projectos mais relevantesdesenvolvidos ou apoiados em 2004.

Iniciativas Directas € 526 723

Projecto “Mariette”Após quinze anos de intenso trabalho deinvestigação e organização, foi lançada emParis, no mês de Maio, a obra, em três volumes, intitulada Catalogues de la Collection d’Estampes de Jean V, Roi de Portugal. Teve como coordenadores e editores Marie--Thérèse Mandroux-França, investigadora dearte francesa, e Maxime Préaud, conservadorprincipal da Biblioteca Nacional de França;esta publicação foi da responsabilidade daFundação Calouste Gulbenkian e recebeu acolaboração da Bibliothèque nationale deFrance (em cujas instalações teve lugar acerimónia de lançamento com a presença do Ministro da Cultura de Portugal) e daFundação da Casa de Bragança.

Exposição “Artes Tradicionais de Portugal” –Itinerância no BrasilDando continuidade ao calendáriopreviamente estabelecido, uma parte doacervo que constitui a exposição “ArtesTradicionais de Portugal” foi inaugurada emBrasília, na Embaixada de Portugal,

›› Serviço Internacional

Page 4: Ib Estrangeiro - content.gulbenkian.pt · de uma maqueta deste último monumento. Etiópia e Sri Lanka Realizaram-se primeiras missões à Etiópia e ao Sri Lanka para identificar

por ocasião das comemorações do Dia dePortugal, de Camões e das Comunidades,onde ficou patente até 26 de Agosto, tendoseguido posteriormente para o Rio deJaneiro, cidade na qual, a 9 de Setembro,se inaugurou a totalidade do núcleo, noMuseu Histórico Nacional, com a presençado Primeiro-Ministro português.

A exposição reúne cerca de 220 peçaspertencentes a coleccionadores privados einstituições públicas portuguesas ilustrandoa diversidade da produção artística popularde todo o país, patente em colchas, móveis,trajes, “ouros” e adereços.

Trata-se de uma iniciativa do ServiçoInternacional, organizada inicialmente em2002, em Jacarta, para marcar, ao nívelcultural, o restabelecimento das relaçõesdiplomáticas entre Portugal e a Indonésia,após o termo do diferendo que opôs os doispaíses quanto à questão de Timor-Leste.

Foi também a oportunidade para se editar aversão portuguesa do respectivo catálogo, com vista à sua divulgação no mundo lusófono. O nível dos estudos incluídos no livro,aliado à escassez de trabalhos disponíveisnesta área, faz dele uma obra de referênciapara os que se interessam pela matéria.

Exposição “A Fundação Calouste Gulbenkian e o Património Histórico Português noEstrangeiro” – Itinerância em PortugalDocumentando as actividades desenvolvidaspelo Serviço na área da preservação dopatrimónio histórico português, foiconcebida há vários anos uma exposiçãoitinerante, reunindo diversos materiais(fotografias, maquetas, plantas,levantamentos arquitectónicos, etc.) que oServiço Internacional disponibiliza quandoas solicitações para a sua apresentação o justifiquem. Assim, em 2004, o conjuntoesteve patente na Academia das Ciências deLisboa e na Fundação Eng.º António deAlmeida, no Porto. Nesta cidade, a mostraconstituiu ainda pretexto para a organizaçãode diversas palestras.

Subsídios e Bolsas € 465 554

Património histórico português no estrangeiro

Indonésia

Na Indonésia, ficaram concluídos os trabalhosde restauro do complexo de piscinas do Palácio da Água (“Taman Sari”), em Yogyakarta, os quais foram inaugurados em Agosto. O projecto

Inauguração daexposição “Artes

Tradicionais dePortugal” na

Embaixada dePortugal em Brasília,

com a presença doVice-Presidente e doMinistro da Cultura

da República doBrasil, e da

Secretária de Estadodos Negócios

Estrangeiros e daCooperação, de

Portugal.

‹‹

Her

mín

io O

livei

ra

Page 5: Ib Estrangeiro - content.gulbenkian.pt · de uma maqueta deste último monumento. Etiópia e Sri Lanka Realizaram-se primeiras missões à Etiópia e ao Sri Lanka para identificar

de reabilitação, bem como o financiamentosubstancial dos custos das respectivasobras, foram suportados pela Fundação.

O “Taman Sari” terá sido concebido noséculo XVIII por um arquitecto de origemportuguesa, provavelmente oriundo de Goaou de Malaca, pelo que não surpreende amatriz europeia visível no conjunto sujeitoa intervenção.

Quénia

Deslocou-se ao Quénia o consultor responsável pelo projecto de restauro do exterior doForte de Jesus de Mombaça, cujos trabalhosforam inaugurados em 2001, a fim de,decorridos mais de dois anos, realizar umaavaliação do estado das obras, tendo oresultado sido extremamente satisfatório.

Brasil

Foi atribuído um importante subsídio àFundação Alexandre de Gusmão (nadependência do Ministério das RelaçõesExteriores do Brasil) com o objectivo derestaurar cinco volumes de documentosdiplomáticos portugueses anteriores a 1822que fazem parte do acervo do Palácio doItamaraty, no Rio de Janeiro.

Foi igualmente financiada a edição do catálogo da exposição “Quinhentistas Portugueses”,realizada na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Esta publicação constitui umvalioso instrumento para investigaçõesfuturas, contendo informações sobre asobras de autores portugueses do século XVIexistentes na mencionada instituição.

122123

Complexo das piscinas doPalácio da Água[Taman Sari],(Yogyakarta –Indonésia).

‹‹Ru

i Oc

hôa

Catálogo dosQuinhentistasPortugueses daBiblioteca Nacionaldo Rio de Janeiro.

‹‹

Page 6: Ib Estrangeiro - content.gulbenkian.pt · de uma maqueta deste último monumento. Etiópia e Sri Lanka Realizaram-se primeiras missões à Etiópia e ao Sri Lanka para identificar

Índia

Foi concedido um subsídio para a reparaçãodo telhado da “Vasco da Gama House”, a qual, segundo a tradição, terá servido deresidência àquele navegador portuguêsdurante a sua permanência em Cochim.

Marrocos

A Fundação assumiu as despesas com aelaboração do levantamento arquitectónicoe do projecto de salvaguarda da CatedralPortuguesa de Safim, em Marrocos,construída em 1519 e que permanece comoo único edifício não militar manuelino fora de Portugal.

Irão

No prosseguimento dos trabalhospreliminares para a eventual reabilitação das fortalezas de Qeshm e Ormuz, edificadas no século XVI por Afonso de Albuquerque à entrada do golfo Pérsico,teve lugar uma missão portuguesa àquele país para entrega dos dossiêsrespeitantes ao projecto. O estudo foi complementado com a execução de uma maqueta deste último monumento.

Etiópia e Sri Lanka

Realizaram-se primeiras missões à Etiópia e ao Sri Lanka para identificar os vestígiosde monumentos arquitectónicos deinfluência portuguesa que ainda alisubsistem, com o objectivo de avaliar apossibilidade de uma eventual intervençãoda Fundação na respectiva reabilitação.

Promoção da cultura portuguesa no estrangeiro

Prosseguiram os programas de cooperaçãocom universidades estrangeiras, traduzidosno apoio a edições, na concessão de bolsasde estudo e no pagamento de viagensaéreas de investigadores portugueses paraparticiparem em seminários ou em cursos decurta duração. De entre as entidadesbeneficiárias, são de destacar no Brasil: noRio de Janeiro, as Cátedras “Jorge de Sena”,da Universidade Federal, e “Padre AntónioVieira”, da Pontifícia Universidade Católica;o Real Gabinete Português de Leitura e aUniversidade do Estado; no Rio Grande doSul, a Universidade Federal; e em São Paulo,a Pontifícia Universidade Católica. No ReinoUnido, é de realçar o King’s College ofLondon.

Vista parcial daabóbada da CatedralPortuguesa de Safimcom pedras de fecho

manuelinas(Marrocos).

‹‹

Rui

Ochô

a

Page 7: Ib Estrangeiro - content.gulbenkian.pt · de uma maqueta deste último monumento. Etiópia e Sri Lanka Realizaram-se primeiras missões à Etiópia e ao Sri Lanka para identificar

A Fundação custeou ainda as passagensaéreas de participantes nas seguintesreuniões internacionais: no Brasil –XIII Colóquio Internacional “AIZEN –Association Internationale Emile Zola et leNaturalisme” e o Seminário “Artifícios eArtefactos – Entre o Literário e oAntropológico”, organizados na UniversidadeFederal do Rio de Janeiro; Seminário“Os Pecados Capitais na Idade Média”,realizado em Porto Alegre, na UniversidadeFederal do Rio Grande do Sul; o II Colóquio sobre Relações Luso-Brasileiras: Deslocamentos e Permanências, no Pólo de Pesquisas sobreRelações Luso-Brasileiras do Real GabinetePortuguês de Leitura do Rio de Janeiro; Congresso Internacional de Língua Portuguesa, realizado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro; I Congresso Internacional Resgate: O Projecto Resgate e a História do Brasil no Atlântico, no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro do Rio de Janeiro; na Austrália –os Simpósios da International MusicologicalSociety (Melbourne) e do Centre for MedievalStudies (Sidney); na Rússia – “Conferênciasde Moscovo” – Transições de RegimesAutoritários para Regimes Democráticos.

Foi igualmente subsidiada a participação deuma especialista estrangeira no I CongressoInternacional de Teoria da Literatura e

Literaturas Lusófonas, que decorreu naUniversidade do Minho.

Bolsas de estudo e subsídios de viagem para estrangeiros

Foram atribuídos três subsídios de viagem e vinte bolsas de estudo, beneficiandoestudiosos das seguintes nacionalidades:Brasil (dez), Canadá, Itália e França (dois cada), Alemanha, Colômbia, Espanha,Estados Unidos da América, Índia, Israel e Rússia (um cada).

Oferta de bibliotecas

Foram contempladas com a oferta deconjuntos de livros de autores portuguesesa Fondazione Casa America (Génova, Itália), a Université de Neuchâtel (Neuchâtel, Suíça), a Univerzita Karlova (Praga, RepúblicaCheca), o Círculo Cultural Luso-Alemão de Cuxhaven (Cuxhaven, Alemanha).

A pedido da Secretaria da Cultura do Governodo Estado de São Paulo, foram ainda oferecidos dez conjuntos de livros de literaturaportuguesa destinados a igual número debibliotecas de municípios daquele Estado.

124125

Cisterna da Fortalezade Ormuz (Irão).

‹‹Ru

i Oc

hôa

Page 8: Ib Estrangeiro - content.gulbenkian.pt · de uma maqueta deste último monumento. Etiópia e Sri Lanka Realizaram-se primeiras missões à Etiópia e ao Sri Lanka para identificar

Edições apoiadas

Através do Serviço Internacional, a Fundação concedeu subsídios para ediçõesnas seguintes línguas: português – FernandoPessoa: Outra Vez te Revejo… (Nova Aguilar,Rio de Janeiro), revista Voz Lusíada, n.os 19-20 e número especial (Academia Lusíada de Ciência, Letras e Artes, São Paulo), revista Semear, n.º 10 (Vozes, Rio deJaneiro), revista Metamorfoses, n.º 5 (Caminho, Lisboa); tailandês – Os Portuguesesno Sião no séc. XVI (Orchid Press Books,Banguecoque); kristang – Linggu Mai(Kristang Phrasebook, Kuala Lumpur); búlgaro– antologia Horizontes (Five Plus, Sófia); alemão – brochura retrospectiva de Manoel deOliveira (Munchner Stadtmuseum Filmmuseum,Munique); inglês – revista PortugueseStudies, vol. 20 (King’s College, Londres).

Foi igualmente atribuído um subsídio,conjuntamente com a Delegação no ReinoUnido, destinado à tradução integral parainglês da obra Lírica de Camões.

Através da aquisição de exemplares foiapoiada a edição das seguintes obras: emportuguês – Uma Discografia de CD’s da

Composição Musical em Portugal doSéculo XIII aos Nossos Dias (ImprensaNacional-Casa da Moeda, Lisboa), Sushi Bar –Nós e os Japoneses (Tágide, Lisboa),Influência Portuguesa na Indonésia(Prefácio, Lisboa), Viagem ao Brasil nasAguarelas de Thomas Ender (Kapa Editorial,Rio de Janeiro), edição trilingue Roteiro naCidade de Leiria (ADLEI, Leiria); em francês –Recherches en Anthropologie au Portugal,n.º 8 (Groupe Anthropologie du Portugal,Paris), Les Sentiers du Démon(Chandeigne, Paris); em inglês – Jornada of Dom Alexis de Menezes: A PortugueseAccount of the Sixteenth Century Malabar(LRC Publications, Kochi-India), Bulletin ofPortuguese Japanese Studies, n.º 7 (Centro deHistória Além-Mar da Universidade Nova deLisboa, Lisboa), The Indigenous & the Foreignin Christian Ethiopian Art (Ashgate PublishingLtd, Hampshire); em japonês – Henrique oNavegador Pioneiro dos Descobrimentos e suaÉpoca (Tousuishobou, Tóquio); em alemão –quatro obras da colecção bilingue LetrasPortuguesas (Centro do Livro e do Disco deLíngua Portuguesa, Frankfurt), No Jardim dasNogueiras (Erata, Leipzig); em checo –colectânea de poesia de Eugénio de Andrade,Svrchovanost (Fra Publishing House, Praga).

Fernando Pessoa:Outra Vez TeRevejo…, de

Cleonice Berardinelli.

‹‹

Metamorfoses 5,Cátedra Jorge de

Sena para EstudosLiterários Luso-Afro-

-Brasileiros/UFRJ.

‹‹

Page 9: Ib Estrangeiro - content.gulbenkian.pt · de uma maqueta deste último monumento. Etiópia e Sri Lanka Realizaram-se primeiras missões à Etiópia e ao Sri Lanka para identificar

Música, teatro e cinema

A Fundação apoiou a deslocação do grupoBanchetto Musicale ao Rio de Janeiro, paraparticipar no 15.º Festival Internacional deMúsica Colonial Brasileira e Música Antigade Juiz de Fora; do Coro de Câmara deLisboa, a fim de participar no 4.º FestivalMundial de Coros, realizado em Puebla(México); e de um músico português, a fim

126127

de efectuar diversas actuações nas Filipinase na Coreia do Sul.

Em colaboração com o Serviço de Música, foi concedido à associação Miso Music de Portugal– Centro de Informação da Música Contemporânea Portuguesa um subsídio destinado a apoiar aelaboração de uma base de dados bilingue(português/inglês) com carácter sistemático eexaustivo sobre a criação musical portuguesados séculos XX e XXI.

Foram concedidos subsídios de viagem a uma participante portuguesa em festivais de dramaturgia realizados em Itália, Argentina e Brasil.

Através do Serviço Internacional foioferecido um prémio no concurso LeedsPianoforte Competition.

Foi atribuído um subsídio destinado aoscustos de transferência e tiragem das cópias em 35 mm do documentárioAgostinho da Silva – Um Pensamento Vivo.

Outros projectos

Foi atribuído um importante subsídio ao Museu Histórico Nacional, do Rio de Janeiro,destinado à aquisição e instalação de umsistema de ar condicionado em três grandessalas de exposições, as quais passaram adenominar-se “Galerias Calouste Gulbenkian”.

Foi apoiada uma participação portuguesa nacerimónia oficial de atribuição do prémio“Coroa de Ouro de Struga 2004”, através de um subsídio concedido ao Consulado Honorárioda República da Macedónia em Lisboa.

Foram comparticipadas as despesas com a apresentação de uma exposição sobre a arquitectura de influência portuguesa na Etiópia (“The Indigenous and the Foreign: Art andArchitecture of 17th Century Ethiopia”), na Galeria Brunei da School of Oriental andAfrican Studies da Universidade de Londres.

Em 2004, o Serviço Internacional voltou aapoiar o PEN Clube Português assegurandoas despesas de deslocação de membros da respectiva direcção, o que lhe permitiu estar representado em reuniões internacionais quetiveram lugar em Barcelona (Espanha), Bled(Eslováquia) e Tromsö (Noruega).

Les Sentiers du Démon, deAquilino Ribeiro.

‹‹

The Indigenous and the Foreign inChristian EthiopianArt – On Portuguese--Ethiopian Contactsin the 16th-17thCenturies, ManuelJoão Ramos e IsabelBoavida (org.).

‹‹

Page 10: Ib Estrangeiro - content.gulbenkian.pt · de uma maqueta deste último monumento. Etiópia e Sri Lanka Realizaram-se primeiras missões à Etiópia e ao Sri Lanka para identificar

Inauguração da exposição de desenhos e esculturas de Rui Sanches.

‹‹

Page 11: Ib Estrangeiro - content.gulbenkian.pt · de uma maqueta deste último monumento. Etiópia e Sri Lanka Realizaram-se primeiras missões à Etiópia e ao Sri Lanka para identificar

Valores em euros

Encargos com pessoal 1 103 291

Despesas de funcionamento 596 425

Iniciativas directas 561 724

Subsídios e bolsas 188 582

Total 2 450 022

Proveitos 20 762

Através do Centro Cultural CalousteGulbenkian, a Fundação prossegueactividades directas no domínio da difusãoda cultura portuguesa na capital francesa.

A partir do último trimestre do ano emreferência, as orientações do Conselho deAdministração foram no sentido de procurar uma maior articulação com os Serviços da Sede, em Lisboa, e de estabelecer novas parceriascom instituições francesas e europeias.

Em 2004, as principais actividades do Centro Cultural Calouste Gulbenkianforam as seguintes:

Exposições € 59 011

Realizaram-se exposições de desenhos eesculturas de Rui Sanches; de caricaturas de António (por ocasião dos trinta anos passados sobre o 25 de Abril), tendo a inauguração sido seguida de debate com Eduardo Lourenço, Isabel Lopes Cardoso e Mário Soares (em parceria com o Courrier International);de fotografias de Bruno Réquillart; e de instalações de Maria Beatriz.

Música, Teatro, Filmes e outros Espectáculos € 79 733

Foram realizados concertos pelosagrupamentos Lachrimae Consort, AtelierMusical du Centre (versão de concerto

›› Centro Cultural Calouste Gulbenkian,Paris

128129

Page 12: Ib Estrangeiro - content.gulbenkian.pt · de uma maqueta deste último monumento. Etiópia e Sri Lanka Realizaram-se primeiras missões à Etiópia e ao Sri Lanka para identificar

da ópera As Guerras de Alecrim e Manjerona,de António Teixeira), Ensemble le ConcertImpromptu, Trio Bartikian (solistas daOrquestra Gulbenkian) e Ensemble Barrocodo Chiado, e recitais pelos pianistas YokoKikuchi e Boris Gitburg (respectivamentePrémio Fundação Calouste Gulbenkian noConcurso Internacional de Piano Mozart2002 e Prémio Gulbenkian no ConcursoInternacional de Piano Vendôme 2003).

Jorge Chaminé e Marie-Françoise Bucquetapresentaram várias sessões do AtelierMusical Avant-Scènes.

Foi apresentada a Ode Marítima de Fernando Pessoa, numa versão de Caroline Jeanningros, com acompanhamento de François Dumeaux (música electrónica) e Pascal Sangla (piano).

A artista Lídia Martinez apresentou seissessões do seu Atelier de danse-théâtre“Entre le geste et la parole”.

Em parceria com o Parc de la Villette e noquadro da exposição “Lisboa-Lisbonne”, foiexibido o filme Fleurette de Serge Tréfaut,seguido de um debate com a presença do autor.

Tiveram lugar no Centro as sessões doXV Concours Flamme que incluiu também o concerto final dos laureados.

Um espectáculo intitulado Trois Chorégraphesen Solo reuniu Isabelle Dufau, HélèneMarquié e Lídia Martinez.Os quatro monólogos dramáticos de EduardaDionísio com o título Avant la Tombée de laNuit foram objecto de leituras encenadas.

Colóquios, Seminários,Conferências € 117 757

Realizaram-se os seguintes colóquiosinternacionais: “Architecture et Urbanisme

Coloniaux”, em colaboração com o InstitutNational d’Histoire de l’Art e a Ecole deHautes Etudes en Sciences Sociales; “Sociabilités Intellectuelles (XVI-XIX siècles)”; “Images d’Africains”, em colaboração com oCentro de Estudos do Brasil e do AtlânticoSul da Universidade de Paris IV – Sorbonne;“Frontières Religieuses. Rejets et Passages,Dissimulation et Contrebande Spirituelle”, em colaboração com o Centro Roland Mousnier –IRCOM – Universidade de Paris IV – Sorbonne.

O Centro acolheu ainda o colóquio internacional“Visualization et Transfers Culturels”,organizado pela Technische UniversitätDresden e a Ecole Pratique des Hautes Etudes.

Especificamente destinados aos estudantesdo 3.º ciclo universitário, em colaboraçãocom as Universidades Francesas em que seensina a língua e a cultura portuguesas,foram realizados sete seminários animadospelos professores Elsa Gonçalves (“Cantigasde Escárnio e Mal Dizer”), Teresa Amado(“Cantigas de Amor e de Amigo”), Jean-YvesMérian (“Dalton Trevisan”), Isabel LopesCardoso (“Le Dessin Humoristique auPortugal”), Olinda Kleiman (“Gil Vicente”) e Onésimo Teotónio Almeida (“L’Humourdans la Littérature Portugaise”).

Realizou-se uma conferência subordinada aotema “Le Musée et la Bibliothèque” porocasião da conferência da Association ofCollege and Research Libraries.

Em associação com o Departamento de ArtesPlásticas da Universidade de Paris VIII e como Centro de Pesquisas sobre o Surrealismoda Universidade de Paris III teve lugar noCentro uma homenagem a Isabel Meyrelles.

Actividades da Biblioteca € 116 810

Para além de disponibilizar aos seus leitoresum conjunto de quase 90 000 títulos, a biblioteca do Centro (a maior e a melhor biblioteca portuguesa da Europa,fora de Portugal), organizou também umgrande número de actividades dirigidas aopúblico que a frequenta. Em 2004, essas actividades centraram-se

Apresentação deAvant la Tombée dela Nuit, de EduardaDionísio.

‹‹

Page 13: Ib Estrangeiro - content.gulbenkian.pt · de uma maqueta deste último monumento. Etiópia e Sri Lanka Realizaram-se primeiras missões à Etiópia e ao Sri Lanka para identificar

essencialmente num ciclo de cincoconferências sobre o cinema portuguêsproferidas por Pierre Léglise-Costa, Jacques Parsi e Régis Salado, e as seguintespalestras: “Double Appartenance Culturelle:Atout ou Fardeau”, em torno do livro de Paula Gonçalves Âncora Estilhaçada;“L’Adolescent(e) entre Deux Histoires“, pelospsiquiatras Patrice Huerre e Charles deBrito; “La Maure Enchantée dans la TraditionOrale Portugaise”, por Adelaide Cristóvão;“Souvenirs d’Enfance”, por Alice Machado;“De l’Art de la Plume à la Mailomanie”, por Graciette Besse.

No âmbito da programação da biblioteca foiainda exibido o filme Sinais de Fogo, deLuís Filipe Rocha, e por ocasião dacomemoração dos trinta anos do 25 de Abrilde 1974, foram realizadas leituras de textosde Jorge de Sena e Charlotte Delbo, estandoigualmente patente ao público a exposiçãobibliográfica “Memórias de Abril”, emcolaboração com a Biblioteca deDocumentação Internacional Contemporâneae as Universidades de Paris X – Nanterre eRennes II.

Em parceria com o Instituto Camões, as secções de Português das Universidadesde Paris III, IV, VIII e X, o InstitutoCervantes, o Centro de Estudos Galicianos e a Xunta de Galicia, teve lugar no Centrouma sessão de leituras de contos dePortugal, do Brasil, dos PALOP e da Galiza,por Jacqueline Ordas, Gabriella Scheer e Olinda Beja.

A biblioteca do Centro participou ainda emdiversas manifestações no 3ème Festival desCultures d’Europe 1, 2, 3… Cultures emcolaboração com centros culturais europeusda capital francesa.

Edições € 184 913

Em 2004, decorreram os trabalhos deprodução dos seguintes títulos:

› Arquivos do Centro Cultural, Vol. XLVII.› Arquivos do Centro Cultural, Vol. XLVIII.› Jansénisme et Réforme de l’Eglise dansl’Empire Portugais, 1640 à 1790.› La Crosse et le Bâton. Visites Pastorales

et Recherches des Pêcheurs Publics dans le Diocèse d’Algarve, 1630-1750.› Félix de Avelar Brotero. Botaniste Portugais(1744-1828).› Uriel da Costa et les Marranes de Porto.› L’Empire Portugais Face aux Autres Empires(co-edição Maisonneuve & Larose).› Colloque des Simples et des Drogues de l’Inde (co-edição Actes Sud).

Foram ainda lançadas quatro publicações do Centro relativas ao ano anterior. O Centro acolheu também o lançamento de Colloques des Simples et des Drogues de l’Inde de Garcia de Orta (das ediçõesActes Sud e que havia beneficiado de um subsídio conjunto do Centro e do Serviço Internacional); do número 13 da revista Sigila subordinadoao tema “Orients-Orientes”; Lettres d’Amourà Fernando Pessoa, de Ofélia Queiroz, e Vies de Fernando Pessoa, de Ángel Crespo,apresentados por Marie-Hélène Piwnik,Patrick Quillier e Régis Salado; e Origens e Segredos da Música PortuguesaContemporânea de Cândido Lima, com a presença do autor e de MichelGuiomar e Pascal Dusapin.

Prémios € 3 500

Foi atribuído o Prémio Gulbenkian deTradução de Poesia durante as Assises de laTraduction Littéraire que tiveram lugar emArles, em Novembro de 2004.

Bolsas e Subsídios € 188 582

Foram contemplados 46 projectos emdomínios relativos à difusão da culturaportuguesa em França, nos fins estatutáriosEducação e Arte.

130131

Lançamento dasobras Lettres d’Amourà Fernando Pessoa,de Ofélia Queiroz, e Vies de FernandoPessoa, de ÁngelCrespo.

‹‹

Page 14: Ib Estrangeiro - content.gulbenkian.pt · de uma maqueta deste último monumento. Etiópia e Sri Lanka Realizaram-se primeiras missões à Etiópia e ao Sri Lanka para identificar

Alunos de uma escola no Médio Oriente.

‹‹

Page 15: Ib Estrangeiro - content.gulbenkian.pt · de uma maqueta deste último monumento. Etiópia e Sri Lanka Realizaram-se primeiras missões à Etiópia e ao Sri Lanka para identificar

Valores em euros

Encargos com pessoal 499 792

Despesas de funcionamento 106 927

Subsídios 716 260

Bolsas 2 420 459

Total 3 743 438

Proveitos 56 942

As actividades do Serviço das ComunidadesArménias têm por objectivo prestar apoio àscomunidades arménias em todo o mundo,com maior destaque nas áreas associadas à educação. Neste enquadramento são definidosos principais eixos de intervenção do Serviço:

› apoio ao nível da educação escolar, que vai do financiamento de obras deconstrução e reconstrução das instalaçõesescolares à distribuição de bolsas aosalunos mais necessitados;› apoio ao nível da educação superior, que se traduz principalmente em bolsas atribuídasdirectamente aos estudantes universitários;› financiamento de inúmeros projectos depublicação de obras essenciais para aconservação e difusão da língua arménia,assim como para a preservação da história eda própria identidade do povo arménio;› financiamento de projectos na área dedesenvolvimento científico e apoio àsiniciativas culturais.

Concretamente, e a partir dos projectosimplementados pelo Serviço no decorrer doano de 2004, podem ser destacadas asseguintes actividades:

Bolsas € 2 420 459

É a rubrica mais importante das actividadesdo Serviço, que abrange praticamente todosos níveis de percurso educacional, desde o ensino básico ao ensino universitário. O principal objectivo é disponibilizar

›› Serviço das Comunidades Arménias

132133

Page 16: Ib Estrangeiro - content.gulbenkian.pt · de uma maqueta deste último monumento. Etiópia e Sri Lanka Realizaram-se primeiras missões à Etiópia e ao Sri Lanka para identificar

os meios para permitir o acesso às instituiçõesde ensino dos jovens provenientes das famíliascom fracos recursos financeiros. No entanto,os critérios de selecção dos beneficiáriosdivergem de acordo com o nível de ensino eas condições particulares dos países em quese inserem as instituições educativas. Nocaso de bolsas escolares, pretende-se apoiarsobretudo os alunos que não têm meios suficientes para frequentar as escolas arménias, assim como ajudar as próprias escolas afacilitarem o ingresso destes alunos. Quantoà selecção das candidaturas para as bolsasuniversitárias, o critério baseado naavaliação das condições financeiras docandidato é completado pela avaliação doseu sucesso ao nível do estudo, visto que sepretende incentivar os estudantes com omelhor desempenho académico.

Bolsas escolares € 1 293 482

No âmbito deste programa e ao longo de 2004 foram atribuídas bolsas a 3627 alunos doensino pré-primário, primário e secundáriodistribuídos por 103 escolas arménias em 18 países. Em termos comparativos, a maior parte dos apoios concentrou-se nas instituições educativas arménias localizadas na Síria,Líbano e Turquia (80,35 por cento do total),seguidas pelas escolas dos diversos paíseseuropeus e, finalmente, as escolas arméniasda Austrália, Canadá e Brasil.

Bolsas universitárias € 713 411

No total, 505 estudantes de origem arméniabeneficiaram de apoio financeiro no âmbitodeste programa. Relativamente ao ano de 2003, o valor global das bolsas universitárias atribuídas pelo Serviço aumentou mais decinco por cento. Além disso, e atendendoao desenvolvimento das novas tecnologiasna área de comunicação e gestão dainformação, o Serviço iniciou um programade modernização dos meios e procedimentosenvolvidos no processo de candidatura. Oprojecto será concluído em 2005 e permitirásimplificar e tornar mais eficiente todo oprocesso de apresentação e avaliação dascandidaturas, o que por sua vez tornarápossível abranger um maior número decandidatos às bolsas para o ensino superior.

Bolsas pedagógicase científicas € 312 097

Ao nível pedagógico, foram atribuídas 146 bolsas de investigação no valor globalde € 312 097 o que representa um aumentona ordem dos 26 por cento relativamente ao ano de 2003.

Estas bolsas têm por objectivo incentivar os investigadores arménios na área de educação,privilegiando sobretudo aqueles que trabalham na edição de novos manuais escolares, nas bases de dados lexicológicos e lexicográficos.Tendo em conta a falta de professores arménios nas escolas da Diáspora, ou ainda algumas lacunas na formação académica e pedagógica necessária para estes professores, as bolsastambém pretendem promover a organizaçãoe participação em cursos de formação indispensáveis para garantir a elevada qualidadena transmissão de conhecimentos aos alunos.

Outra finalidade destas bolsas é o estímuloà investigação científica na forma de apoiopara a participação em seminários,conferências, estágios, etc.

Finalmente e no caso particular da Arménia,cujos quadros científicos estão reduzidosdrasticamente, sobretudo devido à emigraçãodos cientistas, que procuram emprego noestrangeiro com melhor remuneração, o Serviço das Comunidades Arméniasdisponibiliza uma ajuda a favor de algumasinstituições no seio da Academia Nacionalde Ciências e da Universidade Estatal daArménia. O objectivo é melhorar ascondições de vida destes cientistas egarantir a sua inserção activa no domínioda colaboração internacional.

Bolsas seminaristas € 101 469

Durante o ano académico de 2003-2004, e nos mesmos moldes da atribuição do anoprecedente, 38 estudantes-seminaristaspuderam beneficiar de uma bolsa de estudo,totalizando um montante de € 101 469

A atribuição de bolsas a seminaristas, repartidas por diversas instituições da Arménia e dos países do Médio Oriente, faz parte deuma acção mantida ininterruptamente pelo

Page 17: Ib Estrangeiro - content.gulbenkian.pt · de uma maqueta deste último monumento. Etiópia e Sri Lanka Realizaram-se primeiras missões à Etiópia e ao Sri Lanka para identificar

Serviço e que de certo modo representa oembrião das suas actividades, indispensável para garantir a transmissão da herança cultural e tradicional entre gerações. De salientarque a formação destes seminaristas não corresponde à formação habitual no Ocidente, uma vez que abrange um domínio maisvasto que faz de cada padre formado noseminário um especialista em assuntosarménios. Consequentemente verifica-se quemuitos destes religiosos tornam-se,posteriormente, altos responsáveis das instituições educativas arménias na diáspora.

Subsídios € 716 260

A rubrica de subsídios engloba diversasactividades do Serviço em todas as áreas emque se define a sua missão. Mais uma vez, a área de educação é a mais privilegiada,seguida pela beneficência, ciência e arte.

Os subsídios de educação concentram-se nas seguintes actividades: construção e recuperação das instalações escolares, fornecimento deequipamento informático e mobiliário escolar, assim como a publicação dos manuais escolares e assistência directa aos autores destes mesmos manuais e de outros livros na área de educação.

Os subsídios de beneficência, apesar de serem normalmente de valor reduzido, tiveram umimpacte mais significativo na execuçãoorçamental de 2004, devido aos apoios aoHospital Surp Pirgiç, uma instituição degrande importância para a comunidadearménia na Turquia e com fortes ligações àfamília de Calouste Gulbenkian.

Os subsídios de ciência privilegiam projectosna área linguística, com o objectivo defavorecer as pesquisas que contribuem paraa preservação e desenvolvimento da línguaarménia. Adicionalmente são atribuídos subsídios para o fornecimento de equipamentos científicos e o financiamento das obras derestauro das instalações dos maisimportantes centros científicos arménios.

Finalmente, os subsídios de arte, normalmente de valor relativamente reduzido, encerram oconjunto das actividades do Serviço.

Reconstrução e equipamentoseducativos € 194 118

Esta rubrica, que representa osfinanciamentos dos trabalhos dereconstrução e ampliação dos edifícios e das instalações escolares e culturais da diáspora,destina-se a apoiar as indispensáveis melhorias das condições de ensino e dos espaçosrecreativos destas instituições. Inscreve-se no quadro de uma acção determinada e global e abrange, principalmente, os edifícios das escolas situadas nos países do Médio Oriente.Foram atribuídos 15 subsídios, dos quais se destacam os seguintes projectos:

› Open University of Aleppo(Síria) € 41 976Aquisição de material informático e demobiliário, e assistência nos encargos comprofessores no âmbito da organização doensino da língua inglesa.› Haigazian (Mowahade) School, Hassaké(Síria) € 26 702

134135

Jardim do hospitalarménio Surp Pirgiç(São Salvador) emIstambul.

‹‹

Page 18: Ib Estrangeiro - content.gulbenkian.pt · de uma maqueta deste último monumento. Etiópia e Sri Lanka Realizaram-se primeiras missões à Etiópia e ao Sri Lanka para identificar

Financiamento das obras de reconstrução.› Congregation of the Armenian Sisters(Itália) € 17 801Aquisição de diverso material informático e restauração das instalações escolares.› Engineering University of Armenia € 17 801Criação de um laboratório para cursos deformação em “Controlo das Drives Eléctricase da Automação”, em parceria com o RoyalInstitute of Technology de Haninge(Suécia).› Foyer Cardinal Agagianian(Líbano) € 17 801Financiamento das obras de reconstrução dointernato.› Universite D’Etat D’Erevan (Arménia) € 13 351Criação de uma biblioteca especializada queenglobará as obras da biblioteca pessoal doacadémico orientalista Aram TerGhewondyan.

Apoio à organização de reuniões e congressos € 35 603

Foi atribuído um subsídio com a finalidadede financiar a realização do I CongressoInternacional dedicado ao ensino da línguaarménia nas instituições educativas dadiáspora. O congresso teve lugar em Bikfaya(Líbano) nas instalações do Seminário doCatolicossato Arménio da Cilícia sob o altopatrocínio de Sua Santidade Aram I.

Publicações e assistência € 201 970

O programa de edições do Serviço dasComunidades Arménias é único no seugénero e é muito apreciado pelosespecialistas da Arménia e da diáspora.O seu objectivo é a publicação dos antigosmanuscritos, das revistas dedicadas àarmenologia e outras obras de especialidadeindispensáveis ao enriquecimento dopatrimónio científico e histórico arménio,mas cuja comercialização não é rentável,devido ao seu carácter específico. Quantoao apoio dado pelo Serviço, ele abrange não só o financiamento mastambém a redacção e assistência no planocientífico. É de salientar a estreitacolaboração em matéria de edições entre o

Serviço das Comunidades Arménias e oCatolicossato da Grande Casa da Cilícia noLíbano, destacado pelo facto de um terçodas iniciativas editoriais do Serviço serdaquela instituição.

A título ilustrativo, citamos alguns dosprojectos que beneficiaram de apoio durante 2004:

› Aplicação informática multimédia “Arevik”para aprendizagem da língua arménia, Síria € 42 012› Edições 2004 da imprensa do CatolicossatoArménio da Cilícia, Líbano € 48 954• História da Literatura Antiga, ManoukAbeghian• L’Eglise Arménienne, Maghakia Ormanian• Christian Witness at the crossroads in theMiddle East, Aram I Catholicos• Estudos Históricos e Historiográficos,Khorene I Catholicos• Reedição da revista Hask (1935-1945)• Reedição da revista Armenia editada emSofia em 1915• Mémoire d’un Norvégien ayant Effectué uneMission en Cilicie• La Terre Assassinée – la Cilicie au début duXXème siècle• História das Religiões, Puzant Yeghiayan• Histoire du Peuple Arménien, Jacques deMorgan.

› Plano de edições para 2004 da Universidade Estatal de Yerevan, Arménia € 35 185• La Bibliographie du Journal Asiatique• Histoire des Arméniens à travers l’HistoireGénérale des Peuples, Hratchia Adjarian• Dictionnaire des Pseudonymes, BaktiarHovakimian• Guide de Conversation –Arménien/Géorgien, Ramaz Gorgadzé• L’Arménie Cilicienne et le M. Orient Arabe1145-1226, Vahan Ter-Ghewondian• Dictionnaire de la Langue Arménienne,Achot Soukiassian• L’Arménie Berceau de l’Humanité, SandroSardarian• Grammaire de la Langue Arménienne – La syntaxe, Alexandre Margarian.

Outras publicações co-financiadas peloServiço• Enciclopédia Histórica dos Arménios da Síria, 3.º e último volume € 5 162

Page 19: Ib Estrangeiro - content.gulbenkian.pt · de uma maqueta deste último monumento. Etiópia e Sri Lanka Realizaram-se primeiras missões à Etiópia e ao Sri Lanka para identificar

• Revista histórico-filológica BatmaBanassirakan Handes € 4 450• Bibliografia da Biblioteca da Academia Nacional de Ciências da Arménia € 2 670• Bibliografia da Biblioteca do Instituto de Arqueologia e Etnografia da Arménia € 2 670• Bibliografia da Biblioteca Nacional da Arménia € 2 670• Dictionnaire Informatisé Français-Arménien € 17 801• Revista Handes Amsorya da CongregaçãoMekhitarista da Áustria € 8 900• Revista Bazmavep da CongregaçãoMekhitarista da Itália € 4 450• Livro Pintores Arménios no Império Otomano € 3 560• Revista Haygazian Armenological Review € 4 450• Obras do académico Edouard Djerbachian € 2 670• Komitas, les Écrits de Musicologie – Oeuvres Complètes € 3 560

Assistência à investigação € 23 700

No âmbito do apoio aos projectos de investigação científica foi atribuído um subsídio destinado a comparticipar noscustos do programa de desenvolvimento domódulo de língua arménia no contexto das investigações na área de linguagemnatural (Universal Networking Language)levadas a cabo pela UNDL, UniversidadeEstatal de Yerevan e a Academia Nacional de Ciências da Arménia.

Equipamentos de ciência € 60 392

Por decisão conjunta do Serviço e da Saint Sarkis Charity Trust de Londres foi concedido um subsídio parafinanciar o fornecimento de equipamentoinformático e a instalação de um sistemainformatizado de gestão hospitalar nohospital arménio Surp Pirgiç (Turquia). O valor global do subsídio elevava-se a € 60 392 e a participação do Saint Sarkis Charity Trust foi na ordem dos € 54 335 pelo que o valor global suportado pelo Serviço correspondeu a € 6 057

136137

Recuperação de equipamentos de beneficência € 179 756

Para além do subsídio referido no pontoanterior, o Hospital Surp Pirgiç recebeu maisdois subsídios: um destinado àreorganização da cozinha que servediariamente mais de 1500 refeiçõesgratuitas; outro para financiar os trabalhosde restauro do mausoléu da família deCalouste Gulbenkian que se encontra norecinto das instalações deste hospital. Maisuma vez esta acção foi realizada emconjunto com a Saint Sarkis Charity Trustque suportou uma parte importante dos encargos.

Assistência individual € 9 271

Neste enquadramento foram distribuídoscinco subsídios destinados a diversassolicitações, tais como pequenasassistências, aquisição de medicamentos, etc.

Apoio a projectos artísticos € 11 450

Esta rubrica, com expressão insignificanteno orçamento, foi no entanto utilizada paralevar a cabo algumas solicitações pontuais.Assim, em 2004 foram atribuídos doissubsídios: um para a realização do concertodedicado ao 80.º aniversário do ChoeursMixte Arménien de Paris – Sipan Komitasdirigido pelo famoso compositor arménio,Garbis Aprikian; e outro para a realizaçãodo congresso internacional e do concertoorganizado pela União dos Compositores da República da Arménia.

Capela inteiramenterestaurada do Hospital SurpPirgiç e o panteãodedicado aosmembros da famíliaGulbenkian.

‹‹

Page 20: Ib Estrangeiro - content.gulbenkian.pt · de uma maqueta deste último monumento. Etiópia e Sri Lanka Realizaram-se primeiras missões à Etiópia e ao Sri Lanka para identificar

A Siobhan Davies Dance Company numa sessão de criação e de ensaio; esta companhia, juntamente com um compositorvisitante, participa na criação de um novo projecto de dança denominado Bird Song.

››Stephen White

Page 21: Ib Estrangeiro - content.gulbenkian.pt · de uma maqueta deste último monumento. Etiópia e Sri Lanka Realizaram-se primeiras missões à Etiópia e ao Sri Lanka para identificar

Valores em euros

Encargos com pessoal 898 370

Despesas de funcionamento 314 962

Prémio Gulbenkian para Museus 208 800

Subsídios e bolsas 3 030 524

Total 4 452 656

Proveitos 23 447

Apresentação do DirectorUm dos aspectos verdadeiramenteinteressantes dos trabalhos da Delegação noReino Unido consiste na inter-relação entreas várias partes do programa e ver como ospedidos de apoio financeiro variam, com opassar dos anos, no sentido de reflectir aspreocupações actuais. Estamos numasituação privilegiada pois podemos apoiartanto pequenos grupos como organizaçõesmais complexas, tendo, ao mesmo tempo, a liberdade de chegar às nossas própriasconclusões sobre os temas com os quais a sociedade se irá debater nos anos vindouros.

As propostas do Governo no sentido deenvolver o sector do voluntariado naprestação de serviços originou grandesentusiasmos e expectativas irrealistas emambas as partes. Contribuímos para apublicação e disseminação do relatório,Surer Funding (“Financiamento maisSeguro”), da ACEVO (Associação deDirectores Executivos de Instituições doVoluntariado). Se os papéis a desempenharpelas instituições de beneficência socialtiverem de ser outros e mais abrangentes,então os contratos existentes entre o Estadoe as instituições, principalmenteestabelecidos em acordos financeirosnegociados e em objectivos para cumprir,terão de ser realistas.

Os nossos colegas têm prosseguido as suasactividades com entusiasmo e de formainovadora. Simon Richey continuou a focar a

sua atenção nos alunos “excluídos”; uma breve apreciação do relatório doDepartamento Artístico dará mais do queuma ideia de como este ano tem sidomovimentado; há a referir, principalmente, o melhoramente levado a cabo por MiguelSantos na organização do festival de músicade Outono, “Atlantic Waves”. A popularidade, tanto do festival como do próprio Miguel Santos, tem sido tanta que este conta actualmente com um programa semanal de música portuguesa numa estação radiofónica londrina.

Um canal-chave para a transmissão dasnossas “mensagens” é a nossa secçãoeditorial, entregue aos cuidadoscompetentes de Felicity Luard. Houve esteano, como vem sendo habitual, várioslançamentos, entre os quais se inclui orelatório Rethinking Families (“Repensar asFamílias”), que encomendámos à ESRC –Research Group on Care, Values and theFuture of Welfare (CAVA) da Universidade deLeeds. Este relatório debruçou-se sobre asalterações ocorridas a nível da famíliatradicional ao longo da última geração.

Tivemos o prazer de participar em várioseventos ao longo do ano, principalmente arecepção organizada por ocasião daexposição de Paula Rego na Tate Britain,onde tivemos a companhia de numerosos amigos, incluindo a mais recente administradora da Fundação Gulbenkian Sr.ª Dr.ª TeresaGouveia, o embaixador português e a Sr.ª Andresen Guimarães. Estivemos igualmente presentes na cerimónia de atribuição peloKing’s College London, de um diplomahonorário ao Sr. Dr. José Blanco, assinalandoa sua aposentação após mais de quarentaanos como administrador da Fundação.

O próximo ano será muito significativo paraa Delegação no Reino Unido pois assinalaráa aposentação do administrador britânico,Mikhael Essayan, após vinte e quatro anosde actividade. Suceder-lhe-á o seu filhoMartin (bisneto de Calouste Gulbenkian).

›› Delegação no Reino Unido

138139

Page 22: Ib Estrangeiro - content.gulbenkian.pt · de uma maqueta deste último monumento. Etiópia e Sri Lanka Realizaram-se primeiras missões à Etiópia e ao Sri Lanka para identificar

Prémio Gulbenkian para o MelhorMuseu do Ano

O Prémio Gulbenkian para o Melhor Museudo Ano de 2004 foi um êxito espectacular. O vencedor deste prestigiado prémio, já nasua segunda edição, foi uma grandeinstituição, a Scottish National Gallery ofModern Art de Edimburgo, com Landform,uma inovadora e bonita paisagem da autoriade Charles Jencks. Dado que o primeiroprémio, em 2003, foi ganho por um projectode educação inovador, o National Centre forCitizenship and the Law (Galleries of Justiceem Nottingham), a mensagem que queremostransmitir é de que o prémio pode ser ganhopor projectos excelentes, de maior ou menorcomplexidade, com origem em qualquer partedo país, e que existe uma vasta variedade deprojectos candidatos. Desejamos exprimir os nossos profundos agradecimentos aos membros do Júri e ao seu presidente, Loyd Grossman.

Programa Artístico(£ 729 642) € 1 050 684

Praticamente todos os nossos subsídios apoiam as actividades de investigação e desenvol-vimento dos artistas, pois os períodos decalma no interior do estúdio ou na sala deensaio, prévios à realização do produto final,podem ser muito produtivos. Embora já não

organizemos um programa discreto de arte eciência, a nossa reputação como pioneirosnesta área precede-nos devido aoaparecimento de anúncios diários sobre novasdescobertas, sejam elas no espaço exterior,no domínio interno da mente no ambientefrágil em nosso redor, não será surpreendenteque os artistas queiram aprofundar os seusconhecimentos em relação ao pensamentocientífico. Os projectos de que mais nosorgulhamos incluem a exposição no CamdenArts Centre por Alexis Rockman, um artistabem conhecido de Nova Iorque, cujas pinturasfuturistas falam com humor de assuntos comoa engenharia genética e os novos progressosalcançados pela biotecnologia. Esta exposiçãoé o resultado de um apoio a longo prazo queconcedemos ao artista para se reunir comcientistas britânicos e poder experimentarvárias ideias no seu ateliê. Outro projecto foi a exposição “Fabulous Beasts” no Natural History Museum, cujos novos trabalhos reflectiram anatureza bizarra do mundo dos insectos pelomestre pintor Mark Fairnington e o fotógrafoGiles Revell, que capta e amplia imagens demicroscópios de electrões. A exposição foimuito bem acolhida pelo público e pelo mundo da arte, tendo sido a Fundação convidada a assessorar o Natural History Museum comvista à promoção da sua política artística.

Paralelamente, estabelecemos vários contactoscom o Dana Centre no Science Museum, queaproveitou o nosso subsídio não apenas paraas residências artísticas convencionais mas também, e de acordo com o verdadeiro espíritode investigação e desenvolvimento, para convidar – e pagar – vários artistas imaginativos aapresentar propostas preliminares de novasformas de utilizar o edifício e o seu programa(£ 20 000, € 28 800). Uma vez ventiladas ediscutidas em fórum público, as ideias serãodesenvolvidas e serão dados mais apoios nosentido de as realizar plenamente.

Na Royal Society of Medicine criámos uma residência para a poetiza Lavinia Greenlaw,que desenvolverá formas de estabelecer a poesia junto da organização, encomendando obrasaos principais poetas britânicos que serão convidados a ocupar-se dos interesses de grupos médicos específicos existentes na sociedade (£ 20 000, € 28 800). Serão colocados cartazes sobre poesia nos corredores e nos elevadores e espera-se que daí resulte uma antologia que

A segunda edição doPrémio Gulbenkianpara o Melhor Museudo Ano foi ganhapela ScottishNational Gallery ofModern Art,Edimburgo, comLandform de CharlesJencks. Da esquerdapara a direita:Richard Calvocoressi,Director da ScottishNational Gallery ofModern Art; CharlesJencks, que recebe aTaça Gulbenkian;Penelope,Viscondessa Cobham,Presidente do TheMuseum Prize Trust;Loyd Grossman,Presidente do Júri.

‹‹

Page 23: Ib Estrangeiro - content.gulbenkian.pt · de uma maqueta deste último monumento. Etiópia e Sri Lanka Realizaram-se primeiras missões à Etiópia e ao Sri Lanka para identificar

possa estar disponível em salas de espera eem hospitais num domínio médico mais vasto.

O programa “Try-out and Experiment” (“Tentare Experimentar”) encontra-se em fase deremodelação. Em vez de apoiar a formação deartistas no meio das suas carreiras (incluindo todas as formas de arte) foca os primeiros passos dados na investigação e desenvolvimento deprojectos individuais originais, especialmente projectos arriscados que poderão ter dificuldades em arranjar financiamento. O programa dopróximo ano será redenominado “Research andDevelopment” (“Investigação e Desenvolvimento”). Um novo programa associado alargará o nosso apoio a actividades cujos praticantes profissionais trabalhem em conjunto com não-profissionais na exploração de formasde trabalho excepcionalmente originais.

A exposição no Natural History Museum serviude pano de fundo para o lançamento e leiturade poemas de Wild Reckoning, uma antologiaresultante da obra Silent Spring de RachelCarson, editada por John Burnside e MauriceRiordan, com prefácio de Jonathan Bate. Estaobra, encomendada pela Fundação paraassinalar o quadragésimo aniversário da morteda activista radical Rachel Carson, incluinovos trabalhos de 17 poetas sobre assuntosambientais através de colaborações comcientistas, assim como muitos outros poemas,

140141

Rich

ard

Hol

ttum

par

a o

Wor

ld M

onum

ents

Fun

d in

Bri

tain passado e presentes. O livro mereceu um

louvor especial da Poetry Book Society. A Royal Society patrocinou uma tarde de leiturasde poemas extraídos do Wild Reckoning comocontributo para o Dia Nacional da Poesia.

Programa de Educação(£ 532 334) € 766 561

O Programa de Educação, em 2004, continuou, como no ano anterior, a implementar as duasprincipais acções prioritárias em matéria desubsídios e bolsas, nomeadamente, na ajudaàs escolas no auxílio aos pais, sobretudo nasfases mais importantes do desenvolvimentodos seus filhos e particularmente àqueles que são difíceis de contactar, e apoio às actividades artísticas em PRUs – Pupil Referral Units(alunos problemáticos) e LSUs – LearningSupport Units (unidades de apoio àaprendizagem). Estas prioridades, seguindo a prática de longos anos do Programa de Educação, apoiam a educação em si, por um lado, e asactividades artísticas de e pelos jovens, poroutro. Ao abrigo de uma terceira categoria, o Programa de Educação conseguiu apoiar projectosque, embora não se coadunem com as prioridades principais, eram todavia considerados suficientemente significativos para merecer apoio.

Uma avaliação do programa do ano passadofez referência a um projecto estabelecido emparceria entre a Fundação e o National Familyand Parenting Institute (“Instituto Nacionalda Família e dos Pais”) que, nas instalaçõesescolares, dava aos pais informações básicassobre o desenvolvimento infantil emmomentos-chave da vida dos seus filhos,assim como informações sobre serviços locaisde apoio a crianças. O projecto, denominado“PIP” (Parent Information Point), foiexperimentado e avaliado em 2003 e orespectivo relatório de avaliação foi lido noVerão de 2004 na Câmara dos Comuns. Duasdas conclusões deste relatório sãoparticularmente encorajadoras: o projectoconseguiu, com uma certa facilidade,sensibilizar os pais pertencentes a grupos “de difícil contacto”, particularmente os paisasiáticos, e teve um impacto considerável noque diz respeito ao seu conhecimento econsciência da existência de serviços locaisdirigidos à família, conhecimentos sobre osassuntos inerentes ao desenvolvimento de

Eneias e Anchisescom Ascânio, escultura emchumbo do século XVIII daautoria de JohnCheere, entreguepara conservação emLondres pelo PalácioNacional de Queluz.

‹‹

Page 24: Ib Estrangeiro - content.gulbenkian.pt · de uma maqueta deste último monumento. Etiópia e Sri Lanka Realizaram-se primeiras missões à Etiópia e ao Sri Lanka para identificar

crianças em geral, disponibilidade para contactar os serviços com efeitos na sua auto-estimacomo pais. É também encorajador referir quevárias autoridades locais estão ansiosas pordesenvolver o modelo “PIP” nas suas escolas.Durante o ano, a Fundação encomendou um estudo para explorar a viabilidade de responder a esta necessidade e de alargar o projecto a outras zonas do país, assim como as respectivas formas de apoio financeiro em 2005 e nosanos seguintes (£ 15 000, € 21 600).

Quando o Programa de Educação iniciou o seutrabalho de apoio às actividades artísticasnos PRUs e LSUs, o trabalho encontra-semuito pouco desenvolvido. A nossa políticainicial centra-se assim no apoio a projectosartísticos em unidades individuais para que,com o passar do tempo, as actividades destetipo possam alargar-se gradualmente. Há doisanos, à medida que o trabalho se foi alicerçando,os nossos apoios tornaram-se mais estratégicos. Começámos a apoiar a formação de professores e artistas, assim como o desenvolvimento deredes locais. Estas prioridades revistasatraíram um número cada vez maior decandidaturas, facto que sugere que o sector,como um todo, está a tornar-se pouco apouco mais confiante e ambicioso.

O Programa de Educação é, neste campo, pró--activo respondendo também às necessidadessentidas. Em 2004, começámos a desenvolvervárias acções. Por exemplo, possibilitámosque a recém-criada National Organisation forPupil Referral Units nomeasse um coordenador para as artes em part-time (£ 24 960, € 35 942) e encomendámos à Doncaster Community Arts

Pauline King

a produção e publicação de um manual deconselhos para professores de PRUs,aconselhando-os no planeamento e naimplementação de residências artísticas(£ 25 000, € 36 000). No Outono, a Fundaçãopublicou a obra Creating Chances: Arts Interventions in Pupil Referral Units and Learning Support Units, da autoria de Richard Ings, referente a uma selecção de projectos financiados ao abrigo do programa “First Time Projects”.O programa, concebido em parceria entre a Fundação e o Arts Council England, foi elaborado com o propósito de encorajar os professores das referidas unidades a estabelecer residências artísticas pela primeira vez, tendo recebido a última ronda de candidaturas em 2004. Durante os três anos da sua existência atraiu cerca de350 candidaturas, desembolsou £ 135 000 (€ 194 400) em subsídios e ajudou a patrocinar quase 50 projectos por toda a Inglaterra.

Uma das organizações que beneficiou daprioridade “Subsídios Extraordinários” duranteo ano foi a Soil Association. O nosso subsídioauxiliou a associação a continuar a envidar osseus esforços no sentido de melhorar aqualidade nutricional das refeições escolares,desenvolvimento este com cada vez maioresêxitos, tendo desempenhado um papel devanguarda (£ 14 500, € 20 880).

Alunos da Unidadede AprendizagemEscolar do WindsorBoys’ School,sedeada no CentroArtístico local, a participar numprojecto de dança.

‹‹

Page 25: Ib Estrangeiro - content.gulbenkian.pt · de uma maqueta deste último monumento. Etiópia e Sri Lanka Realizaram-se primeiras missões à Etiópia e ao Sri Lanka para identificar

Programa de Assistência Social (£ 544 826) € 784 549

O padrão dos anos anteriores foi seguido em2004, mais concretamente no que diz respeitoao grande número de candidaturas recebidas.Todos os nossos financiamentos têmsubjacentes grandes políticas mestras e asnossas prioridades são bastante abrangentes,permitindo-nos, por isso, concentrar osesforços nas candidaturas que parecemrepresentar ideias claras e respostas firmessobre assuntos urgentes e actuais.

A nossa recente intervenção na área do ambientepossibilitou-nos apoiar o sector educativo em matéria de energia, de crianças quecrescem nas cidades (£ 14 355, € 20 671),auxiliar o desenvolvimento de cadeiassustentáveis de alimentação (£ 12 473,€ 17 961), apoiar a capacidade dos Friends ofthe Earth (“Amigos da Terra)” no seu auxílioa comunidades socialmente excluídas vítimasda poluição (£ 9 865, € 14 206) e financiaros Neighbourhood Forums (“Pontos deEncontro de Vizinhos”) em que as pessoaspodem participar na discussão em torno deproblemas ambientais locais (£ 10 000, € 14 400).O valor acrescentado destas actividadesrepresenta a oportunidade de criar capacidadese encorajar a coesão comunitária acerca de problemas que, cada vez mais, afectam e continuarão a afectar todas as pessoas.

O apoio às pessoas mais idosas constitui umapreocupação crescente. A Fundação não temrecursos suficientes para financiar o número desejado de centros de dia, esquemas de viagens, ou de acompanhantes. Tentamos por issoapoiar aspectos menos mediáticos depreocupação social como, por exemplo, a protecção de adultos vulneráveis contra abusos ou os que sofrem de isolamento (£ 15 000,€ 21 600), ou através do nosso apoio ao programa “Help the Aged” (“Assistência aos Mais Idosos”), em que as pessoas mais idosas são encorajadas a exigir os seus direitos (£ 10 000, € 14 400). Em último recurso e devido às alterações demográficas, os cuidados junto dos mais idosos não podem continuar a ser umaactividade exclusiva da beneficência social.

Estamos actualmente a reduzir o nosso apoioao empreendedorismo social: devido às

142143

iniciativas do Governo, existe umaconsciência e preocupação cada vez maioresem matéria da economia social. Emalternativa, o nosso apoio está a virar-semais para assuntos relacionados com apolítica de asilo e de imigração. Demos, por exemplo, apoio substancial ao ICAR – Information Centre about Asylum and Refugees in the UK(“Centro de Informação sobre Asilo eRefugiados no Reino Unido”), com sede noKing’s College London, para investigar,produzir e distribuir um manual denominadoUnderstanding the Stranger (“Compreender osDesconhecidos”) com o objectivo de combatermuitas ideias preconcebidas e auxiliar ascomunidades a reconhecer que os seus novosvizinhos têm de facto muito em comum comos seus membros (£ 23 000, € 33 120).

A habitação constituiu também umapreocupação central em termos de políticanacional, assim como para com a Fundação,dada a importância do lar para as pessoas,educação, ambiente e satisfação generalizada.Estamos a financiar a organização Shelter(“Abrigo”) que está a investigar as causas dadesigualdade em termos de habitação aolongo do tempo (£ 12 500, € 18 000). A áreada deficiência – dificuldades sensoriais edoenças mentais e de crianças – temigualmente merecido o nosso apoio, muitasvezes através da produção de manuais deauto-ajuda e de publicações informativas oucusteando as despesas de voluntários. Esteano a diminuição da qualidade de vida ruraltornou-se um assunto fulcral. Após aepidemia de febre aftosa de há três anos, aszonas rurais foram obrigadas a mudar, nãoapenas por força das alterações económicasmas também devido à Política AgrícolaComum. O sector de voluntariado está, nestedomínio, a desempenhar um papel cada vezmais significativo. Neste sentido, auxiliámosos Concelhos Comunitários Rurais existentesno Sudoeste da Inglaterra a desenvolver a suaprestação de serviços (£ 15 000, € 21 600) –uma área de apoio que poderemoseventualmente expandir. Em termosgeográficos, o âmbito do nosso trabalhotem-se situado, como é hábito, fora deLondres, região que, numa base per capita,está muito melhor financiada, em termosespecificamente caritativos, do que o resto doReino Unido. O nosso objectivo é, por isso,dar apoio regional e nacional. Um projecto

Page 26: Ib Estrangeiro - content.gulbenkian.pt · de uma maqueta deste último monumento. Etiópia e Sri Lanka Realizaram-se primeiras missões à Etiópia e ao Sri Lanka para identificar

por nós apoiado na República da Irlandapromoveu melhores comunicações entremembros de famílias e melhorou as políticasde visitas no sistema prisional irlandês(£ 8 350, € 12 024). Um dos nossos subsídiosna Escócia destinou-se a apoiar a Asirus--Asthma Support in Rural Scotland (apoio aosasmáticos) no sentido de criar um sistema denavegação baseado no sistema geográficocadastral britânico (National Ordnance) paraauxiliar o serviço de ambulâncias a chegarrapidamente aos doentes asmáticos(£ 10 513, € 15 139).

Programa de RelaçõesCulturais Anglo-Portuguesas

(£ 297 729) € 428 730

O Programa de Relações Culturais Anglo--Portuguesas continua a patrocinar novas eestimulantes formas de arte provenientes deum Portugal moderno, assim como projectosde educação e de assistência social embenefício das muitas comunidadesportuguesas espalhadas pelo Reino Unido,particularmente em zonas rurais.

A música e os músicos portugueses sãopromovidos com cada vez maior êxito no

Reino Unido através do Festival“Atlantic Waves”. Em 2004, a quartaedição do festival arrancou eterminou com o fado tradicional – interpretado por Cristina Branco,Ana Sofia Varela e Carla Pires – eambos os concertos ficaram com alotação rapidamente esgotada. O fado continua a ser o géneromusical mais apreciado pelo públicobritânico, embora o festivaldivulgue muitas outras formas demúsica como o rock, folk,contemporânea, clássica,electrónica e experimental. Os públicos mais novos – tantobritânicos como portugueses –gostaram particularmente dos The Gift, que são um dos grupospop que mais discos vendem emPortugal, assim como a dupla deDJs Mascarados Dezperados dafamosa Discoteca Lux em Lisboa.

Relacionado com o festival, a Fundaçãoapoiou o lançamento de um CD pelo já bemconhecido Apollo Saxophone Quartet, quetocou um repertório portuguêscontemporâneo para saxofone no AtlanticWaves (£ 5 000, € 7 200). O CD faz parte deuma série de trabalhos de jovenscompositores portugueses que financiámosatravés de editoras discográficas britânicas, e que, até ao presente, inclui colectâneas demúsica para percussão, metais e instrumentosde sopro.

Outro ponto alto do ano intitulou–se“Moviment 04” que constitui a primeira partede um novo festival de dança portuguesacontemporânea inovadora. Em Londres,Joclécio Azevedo trabalhou com um grupo dejovens estudantes bailarinos na companhia dedança Laban e Clara Andermatt trabalhou comuma companhia composta de dançarinos commais de 60 anos de idade no Sadler’s Wells,enquanto que os Bomba Suicida eramresidentes no NOW Festival em Nottingham.As novas peças produzidas foram executadas,conjuntamente com trabalhos de outroscoreógrafos participantes, tendo sido alvo degrande interesse por parte da imprensa e TVbritânicas, resultando em vários convitesfeitos aos coreógrafos, provenientes do ReinoUnido e de Portugal.

Help the Aged

“Não se decide nadasem a nossaparticipação”. Aconferência nacionalde Help the Aged:“Speaking Up for OurAge” cujosdelegados focaramos problemas dosmais idosos, taiscomo transportes,reformas, impostomunicipal e saúde.

‹‹

Page 27: Ib Estrangeiro - content.gulbenkian.pt · de uma maqueta deste último monumento. Etiópia e Sri Lanka Realizaram-se primeiras missões à Etiópia e ao Sri Lanka para identificar

Realizaram-se, ao longo do anos, vários eexcelentes eventos de artes visuais, variandoentre as instalações de Pedro Cabrita Reis no Camden Arts Centre e de Paula Roush na antiga Fábrica de Bolachas da Peek Frean emBermondsey, assim como novos trabalhos da autoria de João Penalva em Bristol e exposições de arquitectura dos séculos XVII e XXI e umaresidência e exposição do musical PangeiaInstrumentos de Victor Gama em Lincolnshire.

Ficámos igualmente satisfeitos com adiversidade e qualidade dos projectos nocampo da literatura e das publicações, tendoapoiado traduções para inglês da Biografia deEça de Queiroz, por Maria Filomena Mónica, eda História das Inquisições: Portugal, Espanha e Itália, Séculos XV-XIX, de Francisco Bethencourt, a publicação de Portugal: A Traveller’s History,de Harold Livermore, uma colectânea deensaios denominada In Dialogue with JoséSaramago: Ensaios em Literatura Comparada,e dois livros infantis ilustrados. Tambémredesenhámos o Boletim Trimestral do nossoprograma que constitui a principal fonte deinformações relacionadas com os eventosculturais existentes em Portugal, no ReinoUnido e na República da Irlanda.

Este ano, o nosso apoio em matéria deeducação e assistência social às comunidadesportuguesas no Reino Unido esteve

relacionado com problemas de integração,particularmente em zonas rurais, a suacomunicação com as autoridades e aspectosrelacionados com a formação para podermelhorar as possibilidades de arranjartrabalho (£ 10 000, € 14 400 e £ 15 000,€ 21 600). Atribuímos igualmente umsubsídio para um projecto denominado“Cambio”, que tem como objectivo educar ospais portugueses e as pessoas que tomamconta de crianças a desenvolver ascapacidades de expressão oral em portuguêsdos seus filhos e em fornecer elementos sobreas vantagens de os filhos terem umaeducação bilingue (£ 15 000, € 21 600).

Visitas de intercâmbio financiadas pelaDelegação no Reino Unido ao longo do anopossibilitaram uma interacção artísticasaudável entre os dois países (£ 10 000,€ 14 400). Por exemplo, a directora artísticade Spike Island, Lucy Byatt, realizou umavisita de investigação a Portugal paraestabelecer os contactos necessários para darinício ao processo de selecção para as bolsasde estudos da Gulbenkian em Spike Island.Houve, paralelamente, uma visita deintercâmbio de 12 jovens músicosportugueses a Londres. Em 2004, 38 alunos estudaram no Reino Unido,apoiados pelos nossos departamentos deBelas-Artes (15) e de Música (4).

144145

Representação de umprojectocoreografado porJoclécio Azevedo e jovens alunos dedança no CentroLaban de Londres,integrado no Festivalde DançaMoviment04.

‹‹

Has

h Va

rsan

i

Page 28: Ib Estrangeiro - content.gulbenkian.pt · de uma maqueta deste último monumento. Etiópia e Sri Lanka Realizaram-se primeiras missões à Etiópia e ao Sri Lanka para identificar