i unidade prova de português - 9º ano - 2015

8
VALOR: 4,00/ OBTEVE: _______ Texto para responder às questões de 01 a 05. Puro preconceito É razoável que as pessoas tenham medo de assaltos. Eles se tornaram rotina nos centros urbanos e, por vezes, têm consequências fatais. Faz todo sentido, portanto, acautelar-se, evitar algumas regiões em certos horários e, até, evitar pessoas que pareçam suspeitas. E quem inspira desconfiança é, no imaginário geral, mulato ou negro. Se falar com sotaque nordestino, torna-se duplamente suspeito. Pesquisa feita em São Paulo, contudo, mostra que essas ideias não têm base na realidade. Não passam de preconceito na acepção literal do termo. Dados obtidos de 2901 processos de crimes contra o patrimônio (roubo e furto) entre 1991 e 1999 revelam que o ladrão típico de São Paulo é branco (57% dos crimes) e paulista (62%). Os negros, de acordo com a pesquisa, respondem por apenas 12% das ocorrências. Baianos e pernambucanos, juntos, por 14%. O estudo é estatisticamente significativo. Os 2901 processos correspondem a 5% do total do período. É claro que algum racista empedernido poderia levantar objeções metodológicas contra o estudo. Mas, por mais frágil que fosse a pesquisa, ela já serviria para mostrar que o vínculo entre mulatos, negros, nordestinos e assaltantes não passa de uma manifestação de racismo, do qual, aliás, o brasileiro gosta de declarar-se isento. (...) Fonte: Folha de São Paulo, 06 de março de 2001. Questão 01 O que o autor do texto defende? Com base em que elementos ele defende o seu ponto de vista? (0,30) ATIVIDADE AVALIATIVA Av. Antonio Bacelar, nº201 – Centro Amélia Rodrigues-BA Tel: (75) 3242-1565 Email: [email protected] Diretora: Ir. Maria Auxiliadora Araujo de Oliveira Nome:Nº Data: Unidade: I Professor (a): DAIANE PAIM Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Ano/Turma: 9º Ano 01 ( ) 02 ( )

Upload: dpport

Post on 11-Aug-2015

115 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: I unidade   prova de português - 9º ano - 2015

VALOR: 4,00/ OBTEVE: _______Texto para responder às questões de 01 a 05.

Puro preconceito

É razoável que as pessoas tenham medo de assaltos. Eles se tornaram rotina nos centros urbanos e, por vezes, têm consequências fatais. Faz todo sentido, portanto, acautelar-se, evitar algumas regiões em certos horários e, até, evitar pessoas que pareçam suspeitas.

E quem inspira desconfiança é, no imaginário geral, mulato ou negro. Se falar com sotaque nordestino, torna-se duplamente suspeito. Pesquisa feita em São Paulo, contudo, mostra que essas ideias não têm base na realidade. Não passam de preconceito na acepção literal do termo. Dados obtidos de 2901 processos de crimes contra o patrimônio (roubo e furto) entre 1991 e 1999 revelam que o ladrão típico de São Paulo é branco (57% dos crimes) e paulista (62%).

Os negros, de acordo com a pesquisa, respondem por apenas 12% das ocorrências. Baianos e pernambucanos, juntos, por 14%. O estudo é estatisticamente significativo. Os 2901 processos correspondem a 5% do total do período. É claro que algum racista empedernido poderia levantar objeções metodológicas contra o estudo. Mas, por mais frágil que fosse a pesquisa, ela já serviria para mostrar que o vínculo entre mulatos, negros, nordestinos e assaltantes não passa de uma manifestação de racismo, do qual, aliás, o brasileiro gosta de declarar-se isento. (...)

Fonte: Folha de São Paulo, 06 de março de 2001.

Questão 01 O que o autor do texto defende? Com base em que elementos ele defende o seu ponto de vista? (0,30)____________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________

_________________________________________

Questão 02 Em “É razoável que as pessoas tenham medo de assaltos”, a oração destacada é considerada: (0,20)

a) coordenada assindética

Ano/Turma: 9º Ano 01 ( ) 02 ( )

Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESAProfessor (a): DAIANE PAIM

Unidade: I

Data:

Nome: Nº

Av. Antonio Bacelar, nº201 – CentroAmélia Rodrigues-BA Tel: (75) 3242-1565 Email: [email protected]

Diretora: Ir. Maria Auxiliadora Araujo de Oliveira

ATIVIDADE AVALIATIVA

Page 2: I unidade   prova de português - 9º ano - 2015

b) subordinada substantiva subjetivac) subordinada substantiva predicativad) subordinada substantiva objetiva direta Questão 03 “Eles se tornaram rotina nos centros urbanos e, por vezes, têm consequências fatais. Faz todo sentido, portanto, acautelar-se, evitar algumas regiões em certos horários e, até, evitar pessoas que pareçam suspeitas. As conjunções grifadas têm, respectivamente, valor semântico de: (0,20)a) explicação e oposiçãob) conclusão e alternânciac) adversidade e explicaçãod) adição e conclusão

Questão 04 “Pesquisa feita em São Paulo, contudo, mostra que essas ideias não têm base na realidade.”. A conjunção presente nesta oração, só não pode ser substituída por: (0,20)

(A) porém(B) mas(C) entretanto(D) dessa forma(E) todavia

Questão 05 “Dados obtidos de 2901 processos de crimes contra o patrimônio revelam que o ladrão típico de São Paulo é branco e paulista”. Quanto à análise sintática deste enunciado, assinale a alternativa errada. (0,20)

(A) o sujeito “Dados obtidos de 2901 processos de crimes contra o patrimônio” é simples e o seu núcleo é “dados”.

(B) a predicação da forma verbal “revelam” é transitiva direta.(C) o complemento do verbo revelar é uma oração substantiva objetiva indireta.(D) o complemento do verbo revelar é uma oração substantiva objetiva direta.(E) o período é composto por subordinação

Questão 06 Assinale a sequência de conjunções que estabelecem, entre as orações de cada item, uma correta relação de sentido. (0,20)

1. Correu demais, ............................... caiu.2. Dormiu mal, ............................... os sonhos não o deixaram em paz.3. A matéria perece, ............................... a alma é imortal.4. Leu o livro, ............................... é capaz de descrever as personagens com detalhes.5. Guarde seus pertences, ............................... podem servir mais tarde.

a. porque, todavia, portanto, logo, entretantob. por isso, porque, mas, portanto, que c. logo, porém, pois, porque, masd. porém, pois, logo, todavia, porquee. portanto, que, porque, pois, portanto

Questão 07 (Cesgranrio-RJ) Assinale a opção em que a conjunção e está empregada com valor adversativo. (0,20)

a) “Por que havemos de odiar e desprezar uns aos outros?”b) “A terra, que é boa e rica, pode prover a todas as nossas necessidades.”

Page 3: I unidade   prova de português - 9º ano - 2015

c) “O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza.”d) “...tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e os morticínios.”e) “Pensamos em demasia e sentimos bem pouco.”

Questão 08 “Sabia que ele tinha visto mais de um filho morrer”. A palavra grifada anteriormente tem função de: (0,20) A) Pronome relativo. B) Conjunção integrante. C) Pronome demonstrativo. D) Conjunção comparativa. E) Conjunção consecutiva.

Questão 09 “Já era noite. Parecia viável que todos entendessem que, naquele momento, deviam-se lembrar de que nada é eternamente assim, mas nada acontecia. A verdade é que todos estavam extasiados e certos de que não há prazeres no mundo”. (0,20)

Quanto à classificação, as orações sublinhadas são, respectivamente,

(A)    Subjetiva, subjetiva, subjetiva, completiva nominal;(B)    Subjetiva, objetiva direta, subjetiva e completiva nominal;(C)    Objetiva direta, subjetiva, predicativa e objetiva indireta;(D)   Subjetiva, objetiva indireta, predicativa e completiva nominal;(E)    Objetiva direta, objetiva indireta, predicativa e objetiva indireta.

Questão 10 Classifique as orações subordinadas substantivas de acordo com o código: (0,20)

(OI) objetiva indireta (CP) completiva nominal

( )Tenho a certeza de que ele ajudará seu irmão. ( ) A mãe da menina lembrou-se de que o relógio estava atrasado. ( ) Cláudia agarrava-se loucamente à esperança de que Paulo voltaria.( ) Eles agora estão convencidos de que o estudo é indispensável.

Questão 11 Imagine que você trabalhasse como revisor de língua portuguesa em um jornal. Você faria alguma correçåo no texto do anúncio abaixo? Justifique. (0,20)

_______________________________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________________________

GERENTES DE LOJARequisitos:-Experiência mínima de 2 anos em gerência- Sexo feminino- Idade entre 25 e 35 anos

Page 4: I unidade   prova de português - 9º ano - 2015

- Nível universitário- Usuária de computadorSalário excepcional

Os interessados deverão enviar "Currículos" com foto ou preencher ficha na rua ..... n°....

Questão 12 Assinale a alternativa correta quanto à concordância nominal, segundo a norma-padrão. (0,20)a) Os gritos de dona Irene ecoaram alto e deixaram as pessoas atentas.b) Com o acontecido, dona Irene voltou para casa meia amedrontada.c) Devido à violência, há menas pessoas andando nas ruas.d) Dona Irene deu bastante gritos para chamar a atenção das pessoas.e) Os ladrões, meio assustado, podem fazer coisas inimagináveis

Questão 13 Assinale a alternativa que preenchee corretamente as lacunas da frase abaixo. (0,20)

Era meio dia e ________, quando Simão Bacamarte se convenceu de que o preocupação não era _____, pois havia __________ apartamentos _____ à Casa Verde.

a) meia – necessário – bastante – anexosb) meio – necessário – bastante – anexoc) meia – necessária – bastante – anexosd) meia – necessário – bastante – anexoe) meio – necessária – bastantes – anexo

Questão 14 Classifique as orações subordinadas substantivas de acordo com o código: (0,20)

(OI) objetiva indireta (CP) completiva nominal

( )Tenho a certeza de que ele ajudará seu irmão. ( ) A mãe da menina lembrou-se de que o relógio estava atrasado. ( ) Cláudia agarrava-se loucamente à esperança de que Paulo voltaria.( ) Eles agora estão convencidos de que o estudo é indispensável.

Questão 15 Nas frases a seguir, indique aquela em que a concordância desrespeita a norma culta. (0,20)

a) Com o dinheiro que ganhou na loteria, ela comprou uma fazenda e um carro caros.b) Com o dinheiro que ganhou na loteria, ela comprou uma fazenda e um carro

importados.c) Com o dinheiro que ganhou na loteria, ela comprou uma fazenda e um carro caro.d) Com o dinheiro que ganhou na loteria, ela comprou uma fazenda e um carro

importado.e) Com o dinheiro que ganhou na loteria, ela comprou um carro e uma fazenda cara.

Page 5: I unidade   prova de português - 9º ano - 2015

Questão 16 Divida e classifique as orações coordenadas nos períodos abaixo: (0,50)

Não esqueça de identificar as orações assindéticas.

a) Estava morrendo de fome, porém não comia, pois queria emagrecer.

b) Tirou o gesso do braço, já pode, pois, voltar à natação.

c) Ou você fala no celular, ou dirige o carro.

e) Não encontrei os seus deveres feitos nem vi o quarto arrumado, por isso fiquei preocupada com ele..

Questão 17 Separe e classifique as orações dos períodos composto por subordinação a seguir. (0,60)

Não esqueça de identificar as orações principais

a) Ninguém desconfiava de que as decisões já estavam tomadas.

b) O problema é que não confio em você.

c) O vellho deputado anunciou que se afastará da política.

d) Decidiu-se que as novas mercadorias teriam um novo valor.

e) É necessário ser paciente.

Page 6: I unidade   prova de português - 9º ano - 2015

f) Todos conheciam a mania de Raquel: regar as plantas às quatro da tarde.

g) Parti com a esperança de encontrar minha família.

h) Lamentamos ter perdido essa oportunidade.