i - ritos iniciais · todos: senhor eu não sou digno que entreis em minha morada mas dizeiuma...

9

Upload: others

Post on 31-Jul-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: I - RITOS INICIAIS · Todos: Senhor eu não sou digno que entreis em minha morada mas dizeiuma palavra e serei salvo. Cântico: Refrão: Senhor Deus Pai, sejas Bendito Por este vinho
Page 2: I - RITOS INICIAIS · Todos: Senhor eu não sou digno que entreis em minha morada mas dizeiuma palavra e serei salvo. Cântico: Refrão: Senhor Deus Pai, sejas Bendito Por este vinho
Page 3: I - RITOS INICIAIS · Todos: Senhor eu não sou digno que entreis em minha morada mas dizeiuma palavra e serei salvo. Cântico: Refrão: Senhor Deus Pai, sejas Bendito Por este vinho

5

I - RITOS INICIAIS

Cântico de Entrada: .

«Nossa Senhora do sim»

Nossa Senhora do simMaravilha, Virgem MãeCuida Senhora de mimE que eu diga sim, também.

Hoje édia do Senhor,Hoje é dia de alegriaQue vivamos em amorSempre Contigo Maria.

Cânticos:

Senhor tem piedade, Senhor tem piedade, Senhor tem piedadede nós.Cristo tem piedade, Cristo tem piedade, Cristo tem piedade denós.Senhor tem piedade, Senhor tem piedade, Senhor tem piedadede nós.

Glória a Deus na terra e nos Céus,E paz na terra aos homens por Ele amados.E paz na terra, e paz na terra, aos homens por Ele amados.

Page 4: I - RITOS INICIAIS · Todos: Senhor eu não sou digno que entreis em minha morada mas dizeiuma palavra e serei salvo. Cântico: Refrão: Senhor Deus Pai, sejas Bendito Por este vinho

11 - LITURGIA DA PALAVRA 2a Leitura

ia LeituraLeitura da Epístola de S. Paulo aos Coríntios

Leitura do Livro do Cântico dos CânticosIrmãos: Aspirei com ardor aos dons espirituais mais

elevados. Vou mostrar-vos um caminho de perfeição queultrapassa tudo.

Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, senão tiver caridade, sou como bronze que ressoa ou como címbaloque retine.

Ainda que eu tenha o dom da profecia e conheça todos osmistérios e toda a ciência, ainda que eu possua a virtude da fé,a ponto de transportar montanhas, se não tiver caridade, nadasou.

Oiço o meu Amado: ei-l' O que chega, saltando sobre osmontes, pulando sobre as colinas. O meu Amado é semelhante auma gazela e a um pequeno veado. Ei-l' O que está de pé, detrásdo nosso muro; olha pela janela e espreita através das grades.O meu Amado eleva a sua voz e diz-me: «Vem, minha amada,minha formosura, vem!

Vem .minha pomba, oculta no côncavo das rochas e nasfendas dos rochedos escarpados; mostra-me o teu rosto, deixa-me ouvir a tua voz, porque e a tua voz é suave e o teu rostoencantador. »

E ainda que reparta todos os meus haveres e entregue omeu corpo para ser queimado, se não tiver caridade, de nadame aproveita.

A caridade é paciente, a caridade é benigna; não éinvejosa, não é altiva nem orgulhosa; não é inconveniente, nãoprocura o próprio interesse; não se irrita nem guardaressentimento; não se alegra com a injustiça, mas alegra-se coma verdade; tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

A caridade não acaba nunca.Palavra do Senhor.

O meu Amado é para mim e eu sou para Ele.

Ele disse-me: «Põe-me como um selo sobre o teu coração,como um selo sobre o teu braço, porque o Amor é forte como amorte e a paixão inflexível como o inferno. Os seus ardores sãochamas de fogo, são labaredas do Senhor. Águas caudalosasnão podem extinguir o Amor, nem os rios o podem submergir.».

Todos: Graças a Deus.

Palavra do Senhor.

Todos: Graças a Deus.ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

••Aleluia, Deus está,Aleluia, no meio de nós.Aleluia, Ele ressuscitou,Não nos deixará jamais, aleluia!

SALMO RESPONSORIAL

Refrão: São lindas, Senhor, as mãos que se unem por amor!

6 7

Page 5: I - RITOS INICIAIS · Todos: Senhor eu não sou digno que entreis em minha morada mas dizeiuma palavra e serei salvo. Cântico: Refrão: Senhor Deus Pai, sejas Bendito Por este vinho

HOMILlA

Sacerdote: Estais dispostos a receber amorosamente os filhoscomo dom de Deus e a educá-los. segundo a lei de Cristo e da suaIgreja?

EVANGELHO

Noivos: Estou, sim.

RITO DO MATRIMÓNIOCONSENTIMENTO

Sacerdote: Noivos caríssimos, vieste a este templo para que ovosso propósito de contrair Matrimónio seja firmado e santificadocom o sagrado selo de Deus, perante o ministro da Igreja e napresença da comunidade cristã. Cristo vai abençoar com bondadeo vosso amor conjugal.

<I!' Sacerdote: Uma vez que é vosso propósito contrair o SantoMatrimónio, uni as mãos direitas e manifestai o vossoconsentimento na presença de Deus e da sua Igreja.

Ele, que já vos consagrou pelo santo Baptismo, vai agoradotar-vos e fortalecer-vos com a graça especial de um novosacramento para poderdes assumir e cumprir o dever de mútua eperpétua fidelidade e as de mais obrigações do Matrimónio.Diante da Igreja, vou, pois, interrogar-vos sobre as vossasdisposições.

Noivo: Eu, MIGUEL, recebo-te por minha esposa, a ti ELSA, eprometo ser-te fiel, amar-te e respeitar-te, na alegria e na tristeza,na saúde e na doença, todos os dias da nossa vida.

Noiva: Eu, ELSA, recebo-te por meu esposo, a ti MIGUEL, eprometo-te ser-te fiel, amar-te e respeitar-te, na alegria e natristeza, na saúde e na doença, todos os dias da nossa vida.

Sacerdote: ELSA e MIGUEL, viestes aqui para celebrar o vossoMatrimónio. É de vossa livre vontade e de todo o coração quepretendeis fazê-lo?

ACEITAÇÃO DO CONSENTIMENTO

Sacerdote: Vós que seguis o caminho do Matrimónio, estaisdecididos a amar-vos e a respeitar-vos, ao longo de toda a vossavida?

~

Sacerdote: Confirme o Senhor, benignamente, o consentimentoque manifestas-te perante a Sua.Igreja, e Se digne a enriquecer-vos com a sua benção. ,, Estais unidos por Deus em Matrimónio: eu vos abençoo em

nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. E vós todos, aquipresentes, sois testemunha desta união, que é sagrada, porquetem o selo de Deus.

Não separe o homem o que Deus uniu.Bendigamos ao Senhor.

Noivos: É, sim.

Noivos: Estou, sim.Todos: Graças a Deus.

8 9

Page 6: I - RITOS INICIAIS · Todos: Senhor eu não sou digno que entreis em minha morada mas dizeiuma palavra e serei salvo. Cântico: Refrão: Senhor Deus Pai, sejas Bendito Por este vinho

BENÇAO DAS ALIANÇAS

J~

Noivo: ELSA, recebe esta aliança como sinal do meu amor e daminha fidelidade. Em nome do Pai e do Filho e do EspíritoSanto.

Sacerdote: Derramai Senhor a vossa benção sobre estasalianças, que abençoamos, em Vosso nome, para que os espososque as vão usar, guardando íntegra fidelidade um ao outro,permaneçam na Vossa paz, obedeçam à Vossa vóntade e vivamsempre em mútua caridade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo,Vosso Filho, que é Deus convosco, na unidade do EspíritoSanto.

Noiva: MIGUEL, recebe esta aliança como sinal do meu amor eda minha fidelidade. Em nome do Pai e do Filho e do EspíritoSanto.

.~

I1

ORAÇÃO UNIVERSAL

lP'VSacerdote: Irmãos caríssimos, celebrando o especial dom dagraça e da caridade, com que Deus se dignou. consagrar o amordos nossos irmãos ELSA e MIGUEL, confiemo-los ao Senhor: .

,0, '\)í!!J .

- Pelos nossos irmãos ELSA e MIGUEL, para que saibamamar a Deus, amar-se um ao outro, dedicar-se aos filhos e .servir a comunidade.

Oremos ao SenhorTodos: Ouvi-nos Senhor:

1 .e-; .i'. 11 p..~1~

10

Úb'O- Pela ELSA e MIGUEL, para que, em todos os momentosda vida, saibam manter o dom da ternura, o mistério doencontro e da partilha, e o gosto de viver e ser feliz.

Oremos ao Senhor.

Todos: Ouvi-nos Senhor.

- Por todos os familiares e amigos da ELSA e do MIGUEL,para que o Senhor os ajude a viver uma vida iluminada najustiça, na paz e na alegria.

Oremos ao Senhor.

Todos: Ouvi-nos Senhor.

- Pelos casais aqui presentes, para que nesta celebraçãosintam 'renovada a graça deste Sacramento.

Oremos ao Senhor.

Todos: Ouvi-nós Senhor.

- Por todos nós aqui presentes, crentes ou não crentes,para que sensíveis à alegria deste encontro, possamoscompreender o sentido profundo que Jesus Cristo dá àvida dos homens.

Oremos ao Senhor.

Todos: Ouvi-nos Senhor.

- Pelos Familiares e amigos que já não se encontram nestavida, para que sejam acolhidos na Vossa Misericórdia.

Oremos ao Senhor.

Todos: Ouvi-nos Senhor.

11

Page 7: I - RITOS INICIAIS · Todos: Senhor eu não sou digno que entreis em minha morada mas dizeiuma palavra e serei salvo. Cântico: Refrão: Senhor Deus Pai, sejas Bendito Por este vinho

Ill - LITURGIA EUCARÍSTICA('\\0, .- Pela Igreja, para que, atenta aos sinais dos tempos, seja--(6 sempre resposta às inquietações e esperanças dos

homens.Oremos Senhor.

Cântico:

«Santo»Todos: Ouvi-nos Senhor;

,) . Santo, Santo é o Senhor, Deus do universo.Cheios estão o Céu e a terra, da Tua glória.

OFERTÓRIO SOLENE Hossana, hossana, hossana no Céu. (bis)

Entrega dos dons

Bendito o que vem em nome do Senhor.Hossana no Céu, hossana!

Hossana, hossana, hossana no Céu. (bis)

Cântico:

COMUNHÃO

«Pelo vinho e pelo pão» Sacerdote: Felizes os convidados para a ceia do Senhor. Eis o. cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

Quem vai com lágrimas lançando a sementeE só cansado, após trabalho, o corpo deita,Prepare cantos para a festa da colheita:Deus lhe dará com abundância os seus bens!

Todos: Senhor eu não sou digno que entreis em minha moradamas dizeiuma palavra e serei salvo.

Cântico:Refrão: Senhor Deus Pai, sejas Bendito

Por este vinho e pelo pão!Por toda a dor e cada grito,Que se faz vida em nossas mãos!

«Participar é criar Comunhão»

1. O Nosso Deus com amor sem medida,Chamou-nos à vida nos deu muitos dons.Nossa resposta ao Amor será feita,Se a nossa colheita mostrar frutos bons.

12 13

Page 8: I - RITOS INICIAIS · Todos: Senhor eu não sou digno que entreis em minha morada mas dizeiuma palavra e serei salvo. Cântico: Refrão: Senhor Deus Pai, sejas Bendito Por este vinho

15

REFRÃO: IV - RITOS DE CONCLUSÃO

Mas é preciso que o fruto se partaE se reparta na mesa do Amor. (bis)

ENTREGA DO RAMO A NOSSA SENHORA

Cântico:2. Participar é criar comunhão

Fermento no pão, saber repartir.Comprometer-se com a vida do irmão,Viver a missão de se dar e servir.

«Maria é essa mulher»

Quem será a mulher que a tantos inspirouPoemas belos de amor?Lhe rendem honra a música e a luz,O mármore, a palavra e a côr.Quem será a mulher que o rei e o lavradorInvocam na sua dor?O sábio, o ignorante, o pobre e o senhor,O santo e o homem pecador.

Maria é essa mulherQue desde sempre o Senhor preparouPara nascer como uma florNesse jardim que a Deus enamorou

3. Os grãos de trigo, em farinha se tornamDepois se transformam em vida no pão.Assim também, quando participamosUnidos criamos maior comunhão. .

IACÇÃO DE GRAÇAS

Cântico:

«Razão de ser»

Se Deus está por nós, quem estará contra nósE quem irá por nós? Ninguém!Nem morte nem a vida nos pode separar,Do amor que nos quer dar. Ninguém!I1

I

BENÇÃOS FINAIS

Sacerdote: Deus pai vos conserve unidos no mútuo amor, para que apaz de Cristo habite em vós e permaneça abundante em vossa casa.Todos: Amen.

E o mundo há-de cantarA luz do teu olhar,A luz do amor.E o mundo há-de entenderO que é o teu viver,O que é o amor.

iSacerdote: Sede abençoados nos filhos, ajudados pelos amigos e viveicom todos em verdadeira paz.Todos: Amen.

Sem medo avançarei. A ti me consagreiE assim tudo arrisquei, por ti.Ninguém eu temerei. Sem ti nada farei.Sei bem nada serei, sem ti.

I Sacerdote: Sede testemunhas do amor de Deus no mundo, para que ospobres e aflitos, que vós ajudardes, agradecidos, na morada eternade Deus.Todos: Amen.

14

""'"""

Page 9: I - RITOS INICIAIS · Todos: Senhor eu não sou digno que entreis em minha morada mas dizeiuma palavra e serei salvo. Cântico: Refrão: Senhor Deus Pai, sejas Bendito Por este vinho

Sacerdote: E a todos vós abençoe Deus todo-poderoso, Pai, Filhoe Espírito Santo.Todos: Amen.

Cântico final:

Vai p' lo mundo cantando alegria,Rejubilam as ilhas e as gentes.Hajafesta e ritmos de dança,Pois Deus vem habitar em Israel.Glória ao Pai que por amor nos deu a vida,Glória ao Filho louvor ao Espírito Santo.Nosso Deus escolheu Israel,Rejubilam as terras de Judá.

E Sião vem dançar para as ruas.É fiel ao amor do seu Deus.Preparai vossas ruas e caminhos,Pois Deus vem visitar o seu povo.

Bendizei o Senhor cada dia,Pois Deus vem quando menos pen~ais.

Aclamai o Senhor Deus da vida,Cantai hinos de festa e de paz.

16