i n f o r m e ciência, tecnologia e inovação em saúde · da bolívia, brasil, chile, equador,...

8
WWW.SAUDE.GOV.BR Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde INFORME v. 4, nº. 25, abr. 2011 EVIPNet Brasil é destaque em oficina promovida pela Opas Decit participa do XII Encontro Nacional de Profissionais em Pesquisa Clínica Não sei DAF A II Oficina EVIPNet Américas, realizada entre os dias 7 e 11 de março, em Santiago, no Chile, teve como objetivo capacitar as equipes EVIPNet dos países da América Latina na elaboração de sínteses de evidências e na promoção de diálogos deliberativos. A Oficina contou com a participação de representantes de governos e instituições acadêmicas da Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Paraguai, Peru e El Paso – Fronteira, Trinidade e Tobago. Profissionais de saúde, representantes de instituições de pesquisa clínica e indústrias farmacêuticas se reuniram no dia 19 de março, em São Paulo, no XII Encontro Nacional de Profissionais em Pesquisa Clínica, para debater questões relativas à pesquisa clínica no país. O evento foi realizado pela Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica (SBPPC) e contou com a presença de representantes do Ministério da Saúde; da Anvisa; de empresas farmacêuticas; universidades, hospitais locais e nacionais; da Conep; e de pesquisadores da RNPC. Decit divulga resultado parcial da Chamada Pública de Apoio a Eventos Científicos em Saúde de 2011 Técnicos do MS avaliam impacto orçamentário de medicamentos para o SUS Farmácia Popular prorroga a gratuidade do Oseltamivir Profissionais do DAF têm trabalho aceito em conferência internacional Leia também Gilvania Melo/MS SBPPC

Upload: lyhanh

Post on 26-Aug-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: I N F O R M E Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde · da Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Paraguai, Peru e El Paso – Fronteira ... Luis Gabriel Cuervo; do representante

WWW.SAUDE.GOV.BR

C iência, Tecnologiae Inovação em SaúdeIN

FORM

E

v. 4, nº. 25, abr. 2011

EVIPNet Brasil é destaque em oficina promovida pela Opas

Decit participa do XII Encontro Nacional de Profissionais em Pesquisa Clínica

Não

sei

DA

F

A II Oficina EVIPNet Américas, realizada entre os dias 7 e 11 de março, em Santiago, no Chile, teve como objetivo capacitar as equipes EVIPNet dos países da América Latina na elaboração de sínteses de evidências e na promoção de diálogos deliberativos. A Oficina contou com a participação de representantes de governos e instituições acadêmicas da Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Paraguai, Peru e El Paso – Fronteira, Trinidade e Tobago.

Profissionais de saúde, representantes de instituições de pesquisa clínica e indústrias farmacêuticas se reuniram no dia 19 de março, em São Paulo, no XII Encontro Nacional de Profissionais em Pesquisa Clínica, para debater questões relativas à pesquisa clínica no país.

O evento foi realizado pela Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica (SBPPC) e contou com a presença de representantes do Ministério da Saúde; da Anvisa; de empresas farmacêuticas; universidades, hospitais locais e nacionais; da Conep; e de pesquisadores da RNPC.

Decit divulga resultado parcial da Chamada Pública de Apoio a Eventos Científicos em Saúde de 2011

Técnicos do MS avaliam impacto orçamentário de medicamentos para o SUS

Farmácia Popular prorroga a gratuidade do Oseltamivir

Profissionais do DAF têm trabalho aceito em conferência internacional

Leia também

Gilvania Melo/MS

SBPPC

Page 2: I N F O R M E Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde · da Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Paraguai, Peru e El Paso – Fronteira ... Luis Gabriel Cuervo; do representante

2Março, 2011C iência, Tecnologiae Inovação em SaúdeIN

FORM

E

< Início

EVIPNet Brasil é destaque em oficina promovida pela Opas

A II Oficina EVIPNet Américas, realizada entre os dias 7 e 11 de março, em Santiago, no Chile, teve como objetivo capacitar as equipes EVIPNet dos países da América Latina no tocante a elaboração de sínteses de evidências e na promoção de diálogos deliberativos. A cerimônia de abertura contou com a presença do responsável pela Unidade de Promoção e Desenvolvimento de Pesquisas em Saúde da Opas Washington (Opas/WDC), Luis Gabriel Cuervo; do representante da Opas no Chile, Julio Suarez; do diretor da Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Chile (PUC-Chile), Luis Ibáñez Anrique; e pelo responsável da Unidade de Investigação em Políticas e Sistemas de Saúde da PUC-Chile, Tomás Pantoja Calderón. A Oficina contou, ainda, com a participação de representantes de governos e

instituições acadêmicas da Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Paraguai, Peru e El Paso – Fronteira, Trinidade e Tobago. Durante a oficina, a EVIPNet Brasil esteve representada por alguns membros de seu Conselho Consultivo:

Gilvania Melo e Wania Fernandes, da Coordenação-Geral de Gestão do Conhecimento do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde (CGGC/Decit/SCTIE/MS); pela representante da Opas Brasil, Flávia Poppe e, pela gerente de Serviços Cooperativos de Informação e Evidências do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme), Verônica Abdala.

Como produto da Oficina, cada país realizou a estruturação de uma síntese de evidência (policy brief), seguindo a metodologia EVIPNet Global. O tema escolhido pelo grupo brasileiro está relacionado às opções de enfrentamento à mortalidade materna, considerando as questões do acesso e da qualidade do serviço público oferecido na atenção primária à saúde. A temática em desenvolvimento está ligada à estratégia “Rede Cegonha”, anunciada recentemente pela presidenta Dilma Rousseff, visando colaborar mais vez para o êxito das iniciativas presidenciais. A primeira síntese de evidência produzida pelo grupo EVIPNet Brasil estava relacionada ao combate da mortalidade perinatal (fetal e neonatal precoce), como contribuição às atividades desenvolvidas dentro do “Pacto pelo Redução da Mortalidade Infantil”, iniciativa de governo do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Os participantes da Oficina tiveram ainda a oportunidade de participar de um seminário internacional, promovido pelo Centro de Políticas Públicas da PUC-Chile, que teve como tema “O uso de evidências para informar políticas públicas em saúde”. Os palestrantes Luis Gabriel Cuervo (Opas/WDC) e Tomás Pantoja (PUC-Chile) discorreram sobre os temas “O papel da investigação para informar a tomada de decisões em políticas de saúde” e “Como podem tomadores de decisões e investigadores trabalharem juntos para melhorar as políticas de saúde em países de baixa e média renda?”, respectivamente. Durante a atividade foi promovida, ainda, a discussão

Lançada no dia 28 de março pela presidenta Dilma Roussef e pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Rede Cegonha é composta por um conjunto de medidas para garantir a todas as brasileiras, pelo SUS, atendimento adequado, seguro e humanizado desde a confirmação da gravidez, passando pelo pré-natal e o parto, até os dois primeiros anos de vida do bebê. As medidas previstas na Rede Cegonha serão coordenadas pelo Ministério da Saúde e executadas pelos Estados e Municípios.

A Rede Cegonha terá atuação integrada com as demais iniciativas para a saúde da mulher no SUS, com foco nas cerca de 61 milhões de brasileiras em idade fértil. Nos postos de saúde, será introduzido o teste rápido de gravidez e, confirmado o resultado positivo, será garantido um mínimo de seis consultas durante o pré-natal, além de uma série de exames clínicos e laboratoriais.

Para os bebês, a Rede prevê, nos primeiros dois anos de vida, atenção integral à saúde da criança, desde a promoção do aleitamento materno até a oferta de atendimento médico especializado para eventuais necessidades de cada criança. Outra ação direcionada às crianças será equipar as unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Cegonha) para o transporte seguro do recém-nascido.

Navegue pelas páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8

Grupos de trabalho realizam atividade de capacitação durante a Oficina

Gilv

ania

Mel

o/M

S

Page 3: I N F O R M E Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde · da Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Paraguai, Peru e El Paso – Fronteira ... Luis Gabriel Cuervo; do representante

3Março, 2011C iência, Tecnologiae Inovação em SaúdeIN

FORM

E

< Início

sobre “A perspectiva política da formulação de políticas de saúde informadas por evidência no Chile”, que contou com a participação do chefe do Departamento de Desenvolvimento Estratégico do Ministério da Saúde do Chile, Emilio Santelices, e do diretor de Orçamento do Ministério da Fazenda, Thomas Leisewitz.

Pioneirismo brasileiro

A participação da equipe EVIPNet Brasil ganhou destaque junto aos demais grupos durante a Oficina. Além de ser o único país das Américas que conseguiu produzir e divulgar sua primeira síntese de evidências (http://sintese.evipnet.net/), a equipe brasileira teve a oportunidade de compartilhar com os outros grupos todas as atividades e produtos desenvolvidos durante o último ano de trabalho. A tradução para a língua portuguesa do livro “Ferramentas SUPPORT para elaboração de políticas de saúde baseadas em evidências (STP): uma coletânea de artigos publicados na revista Health Research Policy and Systems” (http://sintese.evipnet.net/livro), o encontro de trabalho entre as redes EVIPNet Brasil e ePORTUGUESe (http://bvsms.saude.gov.br/bvs/periodicos/informe_outubro_2010.pdf), os cursos e palestras voltadas a gestores públicos da área da saúde e a universitários, bem como o desenvolvimento e uso de ambientes virtuais para a produção e disseminação da informação (http://brasil.evipnet.org), foram apresentados pela equipe em distintos momentos do evento e também citados pelos organizadores da Oficina como exemplo.

EVIPNet Brasil participa a convite da OMS de workshop na Tailândia sobre aplicação de políticas de saúde baseadas em evidências

Entre os dias 14 e 16 de março, em Bangcoc, na Tailândia, a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Programa Especial para Pesquisa e Treinamento em Doenças Tropicais (TDR) e a Escola de Londres de Higiene e Medicina Tropical (LSHTM), reuniram especialistas para discutir a importância de pesquisas que mostrem como integrar os resultados das investigações aos sistemas de saúde. Os participantes discutiram sobre os desafios presentes na tradução do conhecimento, destacando as experiências positivas da EVIPNet.

O coordenador do Relatório Mundial da Saúde 2012 da OMS, Tikki Pang, destacou as mudanças que podem ser obtidas quando se junta o conhecimento científico, o engajamento político e a participação social. Já o representantes da Opas Washington (Opas/WDC), Luis Gabriel Cuervo, ilustrou a abordagem sistêmica em que a tradução do conhecimento é um catalisador dos esforços dos sistemas nacionais de saúde.

Uma das atividades desenvolvidas pela EVIPNet no Brasil, junto à Secretaria Municipal de Saúde de Piripiri (PI), foi apresentada como um exemplo concreto dessa iniciativa pelo representante do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde do Brasil (Conasems) e membro do grupo EVIPNet Brasil, Jorge Barreto. Ele compartilhou a experiência do município brasileiro, mostrando soluções eficazes para a utilização do conhecimento na tomada de decisão e na definição das políticas de saúde. Segundo Barreto, “a experiência com o diálogo deliberativo em Piripiri foi sensacional”. Para ele, a utilização de evidências permitiu uma discussão rica e informada com a sociedade civil no momento em que se estava debatendo as opções para captação de profissionais competentes na prestação adequada de cuidados primários de saúde. Essa discussão aberta permitiu que o gestor considerasse três opções de enfrentamento do problema baseadas em evidências para, em seguida, tomar uma decisão informada junto ao Conselho Municipal de Saúde. “Avaliações recentes mostraram que fizemos boas escolhas”, afirma.

Outras experiências realizadas nas Américas foram apresentadas, incluindo programas de diagnóstico rápido para evitar a sífilis congênita, implementados no Haiti, no Peru e no Brasil.

Jorge Barreto apresenta experiência do município

de Piripiri (PI) com uso de evidências científicas

para definição das políticas de saúde

Opas/O

MS

Navegue pelas páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8

Page 4: I N F O R M E Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde · da Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Paraguai, Peru e El Paso – Fronteira ... Luis Gabriel Cuervo; do representante

4Março, 2011C iência, Tecnologiae Inovação em SaúdeIN

FORM

E

< Início

A Rede para Políticas Informadas por Evidências – EVIPNet, atende à convocatória da OMS, em conjunto com a Opas. Seu principal objetivo é estabelecer mecanismos que facilitem a utilização da evidência científica na formulação e implementação de políticas de saúde nos processos de tomada de decisão, nos níveis de gestão dos serviços e sistemas de saúde pública. Para

atender a esta finalidade, a EVIPNet promove cooperação técnica entre os países que compõem a rede, a qual, em âmbito internacional, deve ser vista como um promotor da troca de informações e experiências entre países, promovendo o chamado knowledge translation.

O plano de desenvolvimento da EVIPNet Brasil foi elaborado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (SCTIE/MS), e incluiu um sub-projeto de cooperação com o Bireme, para atividades de gestão da informação diretamente relacionadas à implementação do plano.

Decit participa do XII Encontro Nacional de Profissionais em Pesquisa Clínica

Profissionais de saúde, representantes de instituições de pesquisa clínica e indústrias farmacêuticas se reuniram no dia 19 de março, em São Paulo, no XII Encontro Nacional de Profissionais em Pesquisa Clínica, para debater questões relativas à pesquisa clínica no país.

O evento foi realizado pela Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica (SBPPC) e contou com a presença de cerca de 300 pessoas, incluindo representantes do Ministério da Saúde; da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); de empresas farmacêuticas; universidades, hospitais locais e nacionais; da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep); e de pesquisadores da Rede Nacional de Pesquisa Clínica (RNPC).

A consultora técnica do Decit Camile Sachetti participou da mesa redonda ‘’Pesquisa Clínica e a importância para o Sistema de Saúde’’, sob coordenação da presidente da SBPPC, Conceição Acceturi. A consultora elencou os avanços da RNPC, entre eles, os editais lançados após a consolidação da Rede, e apresentou o novo portal lançado pelo Ministério no ano passado, o Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (www.ensaiosclinicos.gov.br). O software nacional facilitará a transparência e a disseminação dos resultados de estudos clínicos, tornando-os acessíveis a qualquer cidadão. O Registro está em processo de certificação pela OMS para integrar a International Clinical Trials Registries Platform (ICTRP) como Registro Primário. Junto a outros 11 registros no mundo, passará a ser o primeiro da América Latina com essa certificação.

Navegue pelas páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8

SB

PP

C

Consultora técnica do Decit apresenta avanços alcançados pela RNPC

Page 5: I N F O R M E Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde · da Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Paraguai, Peru e El Paso – Fronteira ... Luis Gabriel Cuervo; do representante

5Março, 2011C iência, Tecnologiae Inovação em SaúdeIN

FORM

E

< Início

Profissionais do DAF têm trabalho aceito em conferência internacional Desenvolvido por profissionais do Departamento

de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (DAF/SCTIE/MS) e por representantes da Opas, o projeto foi aceito pela Terceira Conferência Internacional sobre o Uso Racional de Medicamentos que acontecerá de 10 a 14 de abril, em Alexandria, no Egito.

O trabalho recebeu o título de “Prêmio Nacional de Incentivo à Promoção do Uso Racional de Medicamentos” e fala da história do Prêmio, passando pelas duas edições já ocorridas (2009 e 2010).

Os dados apresentados pelo trabalho mostram que houve um aumento de 61% no número de inscritos no Prêmio de 2009 para 2010, o que indica maior envolvimento dos profissionais e estudantes com a promoção do uso racional de medicamentos.

A iniciativa do DAF busca mostrar à população que o uso racional de medicamentos é uma ferramenta importante para a saúde e para o Sistema Único de Saúde (SUS), bem como divulgar o trabalho desenvolvido pelo Ministério da Saúde, por meio do Departamento.

A Conferência

O foco é avaliar o impacto das intervenções políticas voltadas à promoção do Uso Racional de Medicamentos. O objetivo do Prêmio é incentivar a produção técnico-

científica voltada à promoção do URM com aplicação para o SUS e serviços de saúde, daí a importância da inclusão e divulgação desse trabalho em eventos como a Conferência.

As duas primeiras edições do evento aconteceram em 1997 e 2004 e reuniram políticos nacionais e internacionais, gestores, pesquisadores, médicos e outros profissionais de saúde com o objetivo de produzir consenso sobre intervenções a serem realizadas para promover a melhoria do uso de medicamentos em países não industrializados. Também foram definidas recomendações baseadas em evidências para a implementação de programas e para iniciar a construção de uma agenda global de pesquisa em Assistência Farmacêutica com o intuito de preencher lacunas de conhecimento da área.

Mais informações sobre as duas primeiras edições podem ser encontradas no site http://www.icium.org/index.htm.

Conferência 2011

Evento: Terceira Conferência Internacional sobre o Uso Racional de Medicamentos (Third International Conference for Improving Use of Medicines)Data: 10 a 14 de abril de 2011Local: Bibliotheca Alexandrina, Alexandria – EgitoInformações: http://www.inrud.org/ICIUM/ICIUM-2011.cfm

DAF define ações para o I Fórum Nacional sobre Serviços das Farmácias Hospitalares

O Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (DAF/SCTIE/MS) coordenou, no dia 16 de março, primeira reunião de planejamento para definir as ações que serão apresentadas no I Fórum Nacional sobre os Serviços das Farmácias Hospitalares, previsto para junho. O encontro teve a participação de gestores do SUS, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS), da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde (Sbrafh), do Conselho Federal de Farmácia (CFF), da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), da Confederação Nacional de Saúde (CNS) e da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar).

Segundo o diretor do DAF, José Miguel do Nascimento, ao estabelecer as diretrizes e as estratégias para organização, fortalecimento e aprimoramento das ações e serviços de farmácia no âmbito dos hospitais, o Ministério da Saúde contribuiu decisivamente para o avanço no marco regulatório específico.

Estima-se que cerca de 200 profissionais e trabalhadores da área da farmácia hospitalar, chefes de serviços hospitalares, gestores do SUS e administradores das unidades hospitalares estejam presentes no Fórum, que não será aberto ao público. O evento será realizado em quatro turnos, em dois dias de atividades. No primeiro dia, haverá a abertura com a presença de autoridades e em seguida, uma apresentação do histórico da farmácia hospitalar no Brasil. Termos de Referência serão elaborados para cada um dos quatro eixos estratégicos de debate e no segundo dia, haverá exposição dos últimos três relatos de experiências, além de uma plenária final com os encaminhamentos realizados no Fórum. A próxima reunião do Grupo de Trabalho será realizada no dia 14 de abril.

Navegue pelas páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8

Page 6: I N F O R M E Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde · da Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Paraguai, Peru e El Paso – Fronteira ... Luis Gabriel Cuervo; do representante

6Março, 2011C iência, Tecnologiae Inovação em SaúdeIN

FORM

E

< Início

Decit divulga resultado parcial da Chamada Pública de Apoio a Eventos Científicos em Saúde de 2011

O Decit divulgou, no dia 18 de fevereiro, o resultado da Chamada Pública de Apoio a Eventos Científicos em Saúde de 2011. Na lista divulgada, estão apenas os eventos previstos para o primeiro semestre. O resultado foi homologado pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Carlos Gadelha.

A divulgação dos eventos a serem realizados no segundo semestre está prevista para o dia 2 de maio. O valor total do financiamento será de R$ 1 milhão, a ser distribuído entre eventos realizados até dezembro. Foram recebidas cerca de 400 propostas.

Foram selecionados projetos com temáticas consideradas relevantes para o SUS e que estão em consonância com a Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (PNCTIS) e com a Agenda Nacional de Prioridades de Pesquisa em Saúde (ANPPS). A análise das propostas foi realizada por coordenadores de áreas técnicas do Ministério da Saúde e pelos diretores dos departamentos da Secretaria.

Em sua 15ª edição, a Chamada Pública financia eventos em saúde pública, no tema ciência, tecnologia e inovação em saúde. O objetivo é facilitar a disseminação de novos conhecimentos e tecnologias que apresentem impacto nas soluções de saúde.

Confira o resultado aqui.

Técnicos do MS avaliam impacto orçamentário de medicamentos para o SUS

Como parte do processo de elaboração das Diretrizes de Análise de Impacto Orçamentário (AIO) para o SUS, foi realizada, no dia 17 de março, oficina, ministrada por André Ferreira do Instituto de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Iats) do Rio Grande do Sul, para 25 técnicos de várias áreas do Ministério da Saúde. A oficina teve o objetivo de apresentar as diretrizes e realizar atividades práticas de cálculo de impacto orçamentário de dois medicamentos e dispositivos implantáveis.

O papel deste tipo de estudo é realizar uma previsão do impacto financeiro global da adoção de determinada tecnologia. Para isso, estima-se o gasto atual com uma dada condição de saúde, a fração de indivíduos para a nova terapia e o grau de inserção após sua incorporação. A AIO indica ao tomador de decisão a quantia estimada que será despendida ao se optar pela introdução da tecnologia no sistema de saúde.

A iniciativa de desenvolvimento do documento é da área de Avaliação de Tecnologias em Saúde do Ministério da Saúde e da Gerência de Avaliação Econômica de Novas Tecnologias da Anvisa, em parceria com a Opas e o Iats.

Farmácia Popular prorroga a gratuidade do OseltamivirUtilizado nos casos de Síndromes Respiratórias

Agudas Graves, o fosfato de oseltamivir terá sua distribuição prorrogada pelo Programa Farmácia Popular. Para receber o medicamento, indicado para os casos em que os primeiros sintomas tenham se manifestado em até 48 horas, o paciente deve apresentar o documento de identidade, juntamente com a prescrição emitida por médico da rede pública ou

privada. A receita médica tem validade de cinco dias e ficará retida no ato da retirada do medicamento.

Distribuído na rede própria do Farmácia Popular desde março de 2010, o oseltamivir é produzido pelo Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que também é responsável distribuição para as 544 unidades próprias do Programa.

Navegue pelas páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8

Page 7: I N F O R M E Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde · da Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Paraguai, Peru e El Paso – Fronteira ... Luis Gabriel Cuervo; do representante

7Março, 2011C iência, Tecnologiae Inovação em SaúdeIN

FORM

E

< Início

Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde do DF e de MG realizam eventos

Em 28 de fevereiro, os Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Nats) de Minas Gerais e do Distrito Federal realizaram dois eventos. Em Belo Horizonte, o Nats do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) inaugurou as novas instalações do núcleo. A cosultora técnica Vania Canuto representou a SCTIE e fez uma apresentação sobre o “Papel da avaliação de tecnologias em saúde na política de inovação em saúde”. Também estiveram presentes representantes da Anvisa, do Iats e da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte. Após o evento, houve uma visita às novas instalações do Nats.

Em Brasília, na mesma data, ocorreu o I Seminário sobre Avaliação de Tecnologias em Saúde do Distrito Federal. O evento foi organizado pelo Nats do Hospital de Base do DF (HBDF), em parceria com a Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs).

O Seminário teve como objetivo abordar temas sobre ATS relevantes para a saúde pública do Distrito Federal. A abertura do evento contou com a presença da diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde (Decit/SCTIE/MS), Leonor Pacheco, do diretor-geral do HBDF, Julival Ribeiro, do diretor executivo da Fepecs, Luciano Carvalho, do diretor-geral da ESCS, Mourad Ibrahim Belaciano e do subsecretário de Atenção à Saúde do DF, Ivan Castelli.

O evento foi dividido em quatro painéis. O primeiro painel discutiu as políticas nacionais de tecnologias em Saúde e contou com a participação da diretora do Decit. Na mesma apresentação, o diretor do Centro Cochrane do Brasil, Álvaro Atallah, falou sobre a Política de Ensino, formação profissional e educação permanente em ATS.

O tema central do segundo painel abordou o impacto da judicialização para o sistema de saúde e as estratégias para solucionar o problema, do ponto de vista dos gestores da saúde e do judiciário.

O debate do terceiro painel girou em torno de evidências científicas e tecnologia em saúde e contou com a participação da responsável pela área de Avaliação de Tecnologias em Saúde do Ministério da Saúde, Flávia Elias, que falou sobre a estratégia da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Rebrats). A consultora técnica do Decit Ávila Vidal , na ocasião, fez uma apresentação sobre a proposta do Monitoramento do Horizonte Tecnológico do Ministério da Saúde. O moderador do painel foi o então coordenador da Comissão de Incorporação de Tecnologias em Saúde (Citec), Cláudio Maierovitch.

O seminário encerrou com a apresentação de casos clínicos e evidências em tecnologias em Saúde. No quarto painel, o consultor técnico do Decit Marcus Tolentino realizou uma apresentação sobre avaliação econômica de tecnologias para o setor.

Decit firma parcerias para desenvolvimento de capacitações em ATS A área técnica de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) do Decit realizará dois cursos de capacitação neste mês de

abril. Em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e com o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde do Brasil (Conasems), a área desenvolverá um Curso Básico em ATS para profissionais e gestores do SUS. Essa iniciativa oferecerá aos atores envolvidos na gestão dos processos de avaliação, incorporação, difusão, gerenciamento da utilização e retirada de tecnologias no SUS, os elementos básicos para a tomada de decisão.

Outra capacitação fruto de parceria com o HAOC, por meio do Programa de Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi), é o Curso de Avaliação de Tecnologias em Saúde 2011 do Instituto de Efectividad Clinica y Sanitaria (IECS) da Argentina. A atividade, que teve as inscrições encerradas no dia 20 de março, será realizada a distância e terá início ainda este mês e previsão de término em novembro de 2011. O objetivo é preparar quadros estratégicos em ATS para atuarem no SUS e contribuir para o processo de tomada de decisão nos ambientes profissionais, bem como produzir informes e realizar avaliação crítica adequada.

Vania Canuto apresentou o papel da ATS na política

de inovação em saúde

HC

/UFM

GNavegue pelas páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8

Page 8: I N F O R M E Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde · da Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Paraguai, Peru e El Paso – Fronteira ... Luis Gabriel Cuervo; do representante

8Março, 2011C iência, Tecnologiae Inovação em SaúdeIN

FORM

E

< Início

Navegue pelas páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8

Envie suas sugestões para a equipe de Comunicação do Decit pelo e-mail [email protected].

Fale Conosco

Expediente

O Informe Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde é produzido pela Coordenação-Geral de Gestão do Conhecimento do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, do Ministério da Saúde. O Informe conta com a cooperação técnica da Unidade Técnica de Medicamentos, Tecnologia e Pesquisa da Representação da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde no Brasil.

MINISTRO DA SAÚDEAlexandre PadilhaSECRETÁRIO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INSUMOSESTRATÉGICOSCarlos GadelhaDIRETORA DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIALeonor Maria Pacheco SantosDIRETOR DO DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA E INSUMOS ESTRATÉGICOSJosé Miguel do Nascimento JúniorDIRETOR DO DEPARTAMENTO DO COMPLEXO INDUSTRIAL E INOVAÇÃO EM SAÚDEZich Moysés Júnior

COORDENADORA DE GESTÃO DO CONHECIMENTOGilvania MeloREPORTAGEM: Cecília Melo, Ivy Fermon, Thainá Salviato e Wesley KuhnDESIGN / DIAGRAMAÇÃO:Gustavo Veiga e Lins / Thainá SalviatoCOLABORAÇÃO: Camile Sachetti, Káttia Daniel, Vânia Canuto e Wânia RibeiroCONTATO: [email protected] 61 3315-3298 ou 3466

Ministério daSaúde

Publicado 14o Boletim Brasileiro de Avaliação de Tecnologia em O Boletim Brasileiro de Avaliação de Tecnologia em Saúde (Brats) n° 14 acaba de ser publicado. Fruto da parceria

do Decit com a Anvisa e com a Agência Nacional de Saúde (ANS), o Boletim n° 14 trata do seguinte tema: Cápsula endoscópica para o diagnóstico de sangramento gastrointestinal obscuro e Doença de Crohn. Acesse aqui o Boletim.

Disponível programação preliminar da pré-conferência do HTAi 2011

Entre 25 e 29 de junho, no Rio de Janeiro, o Brasil vai sediar a 8ª conferência da sociedade Health Technology Assessment International (HTAi 2011). As inscrições estão abertas com taxas especiais até o dia 30 de abril. Veja a programação preliminar de minicursos e workshops que acontecerão nos dias 25 e 26 de junho aqui.

Mais C,T&I • Brasil ocupa o 2º lugar mundial das revistas eletrônicas de acesso aberto• ENSP debate acesso livre ao conhecimento• Abertas inscrições de trabalhos para Congresso Brasileiro de Epidemiologia• Programa de Bioética abre inscrições para 2011• Edital do MCT destina R$ 20 milhões para apoiar a realização de eventos de CT&I • Edital de Inovação tecnológica: prazo prorrogado