i - açores e madeira

2
O IMPÉRIO PORTUGUÊS NO SÉCULO XVI » O Arquipélago da Madeira Características naturais O Arquipélago da Madeira situa-se no oceano Atlântico, a sudoeste da Europa. É constituído pelas ilhas da Madeira, Porto Santo, Desertas e Selvagens. O relevo da ilha da Madeira é muito montanhoso, com grandes altitudes e de origem vulcânica. As maiores altitudes situam-se na parte central da ilha – é onde se situa o Pico Ruivo, o ponto mais alto da ilha. Os cursos de água existentes são pequenos por isso se chamam de ribeiras. O clima é quente e seco no Verão e ameno no Inverno, com precipitações mais elevadas nas montanhas – tem um clima temperado. No séc. XV, a Madeira estava coberta por uma densa floresta – laurissilva. Colonização da Madeira Colonização – é o povoamento e a exploração das terras aproveitando os seus recursos naturais. O Infante D Henrique entregou as ilhas aos capitães que as descobriram – Tristão Vaz Teixeira o Machico, João Gonçalves Zarco o Funchal e Bartolomeu Perestrelo o Porto Santo – que formaram as primeiras capitanias. O Arquipélago da Madeira começou a ser povoado em 1425. A área litoral sul era a mais povoada e a principal atividade dos colonos a agricultura. As principais culturas introduzidas foram a vinha, cana-de-açúcar, árvores de fruta (sul) e cereais (norte). O comércio dos produtos da Madeira trouxe ao Infante grandes lucros, que lhe permitiram construir navios, armar frotas e pagar aos navegantes. » O Arquipélago dos Açores Características naturais O Arquipélago dos Açores situa-se em pleno oceano Atlântico, entre a Europa e a América do Norte. É constituído por nove ilhas, que formam três grupos: grupo Oriental (Sta Maria e S Miguel), grupo Central (Terceira, Graciosa, S Jorge, Pico e Faial) e grupo Ocidental (Flores e Corvo).

Upload: m-beatriz-andrade

Post on 20-Jan-2016

16 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: I - Açores e Madeira

O IMPÉRIO PORTUGUÊS NO SÉCULO XVI

» O Arquipélago da Madeira

Características naturais

O Arquipélago da Madeira situa-se no oceano Atlântico, a sudoeste da Europa. É constituído pelas ilhas da Madeira, Porto Santo, Desertas e Selvagens.

O relevo da ilha da Madeira é muito montanhoso, com grandes altitudes e de origem vulcânica.As maiores altitudes situam-se na parte central da ilha – é onde se situa o Pico Ruivo, o ponto mais alto da ilha.Os cursos de água existentes são pequenos por isso se chamam de ribeiras.

O clima é quente e seco no Verão e ameno no Inverno, com precipitações mais elevadas nas montanhas – tem um clima temperado.No séc. XV, a Madeira estava coberta por uma densa floresta – laurissilva.

Colonização da Madeira

Colonização – é o povoamento e a exploração das terras aproveitando os seus recursos naturais.O Infante D Henrique entregou as ilhas aos capitães que as descobriram – Tristão Vaz Teixeira o Machico, João Gonçalves Zarco o Funchal e Bartolomeu Perestrelo o Porto Santo – que formaram as primeiras capitanias.

O Arquipélago da Madeira começou a ser povoado em 1425.A área litoral sul era a mais povoada e a principal atividade dos colonos a agricultura.As principais culturas introduzidas foram a vinha, cana-de-açúcar, árvores de fruta (sul) e cereais (norte).

O comércio dos produtos da Madeira trouxe ao Infante grandes lucros, que lhe permitiram construir navios, armar frotas e pagar aos navegantes.

» O Arquipélago dos Açores

Características naturais

O Arquipélago dos Açores situa-se em pleno oceano Atlântico, entre a Europa e a América do Norte.É constituído por nove ilhas, que formam três grupos: grupo Oriental (Sta Maria e S Miguel), grupo Central (Terceira, Graciosa, S Jorge, Pico e Faial) e grupo Ocidental (Flores e Corvo).

O relevo dos Açores é, também, muito montanhoso e de origem vulcânica, com costas altas.É na ilha do Pico que se encontra o ponto mais alto de Portugal – o Pico com 2351 metros de altitude.Nos Açores existem grandes lagoas (Sete Cidades e Caldeirão) e ribeiras.

O clima é temperado e as diferenças de temperatura das estações são pequenas; chove frequentemente durante todo o ano.

Colonização dos Açores

O Arquipélago dos Açores começou a ser povoado em 1439.Também foi dividido em capitanias para que fosse feito o seu povoamento e aproveitamento dos recursos naturais – Jácome de Bruges e Gonçalo Velho CabralAs principais actividades dos colonos eram a agricultura e a criação de gado.As principais culturas introduzidas foram o trigo, o gado e as plantas tintureiras.

Os Açores desempenharam um papel relevante porque:- O comércio destes produtos permitiu ter dinheiro para suportar as despesas da expansão- Foram ponto de passagem e abastecimento dos navios que se dirigiam para África e mais tarde Ásia e América.