humanização hospitalar

13
Humanização Hospitalar Casa da Mamãe Ana Tayane Carneiro e Kelvyane Farias da Fonseca.

Upload: kelvyane-fonseca

Post on 03-Jul-2015

4.108 views

Category:

Documents


10 download

TRANSCRIPT

Page 1: Humanização hospitalar

Humanização Hospitalar

Casa da Mamãe

Ana Tayane Carneiro e Kelvyane Farias da Fonseca.

Page 2: Humanização hospitalar

“A humanização hospitalar como expressão da ética requer, em suma, a prévia formulação de políticas organizacionais e sociais justas que considerem os seres humanos e seus direitos. Isso significa valorizar a humanidade no trabalhador, favorecendo o desenvolvimento de sua sensibilidade e competência, com mudanças nas práticas profissionais, de modo a reconhecer a singularidade dos pacientes, encontrando, junto a eles, estratégias que facilitem a compreensão e o enfrentamento do momento vivido.”

Page 3: Humanização hospitalar

É muito comum vermos ou até mesmo vivenciarmos em algum hospital ou em outros lugares que prestam assistência à saúde, um atendimento sem humanização...Mas afinal, o que é isso?

Page 4: Humanização hospitalar

A humanização é um atendimento das necessidades biológicas, psicológicas, sociais e espirituais de um indivíduo, ou seja, cada um deve ser compreendido e aceito como um ser único e integral e, portanto, com necessidades e expectativas particulares.

Page 5: Humanização hospitalar

Ultimamente percebemos em muitos lugares um atendimento focado apenas na doença que este indivíduo possui... Isso nos traz a refletir que o paciente não é valorizado como um todo, ou seja, não importa sua etnia, suas crenças, suas necessidades e seus valores. O que importa é apenas a doença que deve ser curada.

Page 6: Humanização hospitalar

Mas atualmente, FELIZMENTE isso está mudando. A tendência atual é de um atendimento humanizado e com isso, o paciente só tem a ganhar.A enfermagem é a profissão que mais deve estar de olho para um atendimento humanizado! Até mesmo, porque é o profissional que mais está do lado do paciente durante sua enfermidade.

Page 7: Humanização hospitalar

Humanização Hospitalar

Orientada pelos princípios da transversalidade e da sociabilidade entre atenção e gestão, a ‘humanização’ se expressa a partir de 2003 como Políticas Nacional de Humanização (PNH) (Brasil/Ministério da Saúde, 2004). Como tal, compromete-se com a construção de uma nova relação seja entre as demais políticas e programa de saúde seja entre as instâncias de efetuação do Sistema Único de Saúde (SUS), seja entre os diferentes atores que constituem o processo de trabalho em saúde. O aumento do grau de comunicação em cada grupo e entre os grupos e o aumento do grau de democracia institucional por meio de processos gestivos da produção de saúde e do grau de responsabilidade no cuidado são decisivos para a mudança que se pretende.

Page 8: Humanização hospitalar

"A humanização do atendimento hospitalar requer mudança de valores, comportamento, conceitos e práticas, exigindo do atendente um reposicionamento no que se refere ao atendimento aos usuários. Essa postura está obrigando o Sistema Único de Saúde a investir em treinamento de todos os seus colaboradores.É possível compreender que a humanização é uma nova visão de atendimento ao paciente/usuário/colaborador/gestor, possibilitando um trabalho de melhor qualidade, visto que:"Humaniza-os" porque os torna mais ricos em humanidade, em sensibilidade, em afetividade. "Humaniza-os" ´porque traz á tona sua grandeza, sua força, sua sabedoria. "Humaniza-os" porque lhes permite a experiência do mistério da vida, da dor e da vitória, do risco e da alegria. "Humaniza" o médico e os demais profissionais dando-lhe mais profundidade de compreensão do processo da doença e sua prevenção, mais segurança para lidar com ele, tornando-os pessoas mais plenas(JAKOBI,2004, p.1).

Page 9: Humanização hospitalar

Projeto Humanização na Santa Casa

O Programa Nacional de Humanização Hospitalar, criado pelo Governo Federal, propõe um conjunto de ações integradas que visam mudar o padrão de assistência ao usuário nos hospitais públicos do Brasil, melhorando a qualidade e a eficácia dos serviços prestados. Com intuito de desenvolver um diferencial na Assistência de Enfermagem, emerge o Projeto de Humanização das Faculdades INTA em parceria com os Profissionais de Enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva UTI da Santa Casa de Misericórdia de Sobral e da Maternidade da Santa Casa. Assim, acadêmicos e professores do Curso de Enfermagem INTA tem atuado para acolher os familiares dos pacientes hospitalizados na UTI de adultos e UTI neonatal, complementando as atividades desenvolvidas na Casa da Mamãe (casa de apoio às mães que ficam com os filhos internos na UTI neonatal da Santa Casa).

Page 10: Humanização hospitalar

RELATO EXPERIENCIA

Page 11: Humanização hospitalar
Page 12: Humanização hospitalar

Obrigado!

Page 13: Humanização hospitalar

Referencia Bibliográficas

http://www.redehumanizasus.net/771-a-humanizacao-hospitalar

http://enfermagemaqui.blogspot.com.br/2008/09/importncia-da-humanizao-da-assistncia.html

http://pergunteparaaenfermeira.blogspot.com.br/2008/12/por-que-humanizar.html

http://www.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/hum.html http://www.inta.edu.br/2013/jornalformar/Jornal_INTA_Ed_48.pdf