hrba.org.br edição 21 - agosto de 2017 hospital regional...

4
HOSPITAL REGIONAL DO BAIXO AMAZONAS Boletim Edição 21 - Agosto de 2017 SANTARÉM-PA Além de oferecer tratamento de qualidade em média e alta complexidades e ser polo formador de profissionais da saúde, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) ganha destaque no cenário nacional pelo desempenho ambiental, social e eco- nômico. A unidade de saúde recebeu, dia 17/8, o prêmio “Líde- res da Saúde Norte e Nordeste” na categoria “Sustentabilidade”. A segunda edição do prêmio ocorreu durante a Feira HospitalMed, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Recife (PE). Em 2016, o HRBA foi eleito o melhor hospital público das regiões Norte e Nor - deste do Brasil, na categoria “Instuição do Ano - Saúde Pública”. A premiação é organizada pelo Grupo Mídia. “Este reconhecimento traz a responsabilidade de intensificar nosso trabalho na busca da melhoria dos serviços prestados por nossa instuição, bem como na formação de novos profissionais e, também, disseminadores de boas prácas assistenciais”, diz o diretor-geral, Hebert Moreschi. Amazônia foi palco de Curso Internacional de Neurocirurgia O Comitê de Humanização do hospital realizou a cam- panha de arrecadação de materiais novos ou usados para serem doados para a creche Seara. RÁPIDAS Esveram reunidos em Santarém, profissionais e estudantes de diversas partes do mundo. O mo- vo foi o “Curso Interna- cional de Neurocirurgia Pediátrica”, que aconteceu de 10 a 12/8, no Anfiteatro Selva, no restaurante Casa do Saulo. A programação do evento contou com quase 60 palestras e dis- cussões de casos. Vieram palestrantes dos Estados Unidos, Reino Unido, Chile e Colômbia, além dos con- vidados brasileiros. O diretor de Operações da Pró-Saúde, Jocelmo Mews, disse que apoiar a formação profissional e disseminação do conhe- cimento faz parte dos de- safios da endade. “Para nós, da Pró-Saúde, é uma alegria poder apoiar um evento desta magnitude, e de um assunto que é muito importante. Nós precisa- mos dar mais importância para isso, principalmen- te aqui, pracamente no meio da Amazônia. Isso faz parte do nosso posiciona- mento enquanto instui - ção, o posicionamento de um serviço mais humani- zado, de maior qualidade e atenção Àqueles que ne- cessitam, afirma”. Na semana do Dia dos Pais, os colaboradores da unidade participaram de uma comemoração espe- cial com dinâmicas e um lanche especial. A cantora lírica Gabriella Flo- renzano teve uma parcipa- ção especial na Rádio HRBA. A mãe da arsta, a jornalista Franssinete, também conhe- ceu a estrutura do hospital. HRBA recebe prêmio na categoria “Sustentabilidade” hrba.org.br

Upload: others

Post on 21-Jun-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: hrba.org.br Edição 21 - Agosto de 2017 HOSPITAL REGIONAL ...hrba.org.br/wp-content/uploads/sites/8/2018/02/BOLETIM-HRBA-AGO… · A segunda edição do prêmio ocorreu durante a

HOSPITAL REGIONAL DO BAIXO AMAZONAS

BoletimEdição 21 - Agosto de 2017

SANTARÉM-PA

Além de oferecer tratamento de qualidade em média e alta complexidades e ser polo formador de profissionais da saúde, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) ganha destaque no cenário nacional pelo desempenho ambiental, social e eco-nômico. A unidade de saúde recebeu, dia 17/8, o prêmio “Líde-res da Saúde Norte e Nordeste” na categoria “Sustentabilidade”.

A segunda edição do prêmio ocorreu durante a Feira HospitalMed, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Recife (PE). Em 2016, o HRBA foi eleito o melhor hospital público das regiões Norte e Nor-deste do Brasil, na categoria “Instituição do Ano - Saúde Pública”. A premiação é organizada pelo Grupo Mídia. “Este reconhecimento traz a responsabilidade de intensificar nosso trabalho na busca da melhoria dos serviços prestados por nossa instituição, bem como na formação de novos profissionais e, também, disseminadores de boas práticas assistenciais”, diz o diretor-geral, Hebert Moreschi.

Amazônia foi palco de Curso Internacional de Neurocirurgia

O Comitê de Humanização do hospital realizou a cam-panha de arrecadação de

materiais novos ou usados para serem doados para a creche Seara.

RÁPIDAS

Estiveram reunidos em Santarém, profissionais e estudantes de diversas partes do mundo. O mo-tivo foi o “Curso Interna-cional de Neurocirurgia Pediátrica”, que aconteceu de 10 a 12/8, no Anfiteatro Selva, no restaurante Casa do Saulo. A programação do evento contou com quase 60 palestras e dis-cussões de casos. Vieram palestrantes dos Estados Unidos, Reino Unido, Chile e Colômbia, além dos con-vidados brasileiros.

O diretor de Operações da Pró-Saúde, Jocelmo Mews, disse que apoiar

a formação profissional e disseminação do conhe-cimento faz parte dos de-safios da entidade. “Para nós, da Pró-Saúde, é uma alegria poder apoiar um evento desta magnitude, e de um assunto que é muito importante. Nós precisa-mos dar mais importância para isso, principalmen-te aqui, praticamente no meio da Amazônia. Isso faz parte do nosso posiciona-mento enquanto institui-ção, o posicionamento de um serviço mais humani-zado, de maior qualidade e atenção Àqueles que ne-cessitam, afirma”.

•Na semana do Dia dos Pais, os colaboradores da unidade participaram de

uma comemoração espe-cial com dinâmicas e um lanche especial.

A cantora lírica Gabriella Flo-renzano teve uma participa-ção especial na Rádio HRBA.

A mãe da artista, a jornalista Franssinete, também conhe-ceu a estrutura do hospital.

HRBA recebe prêmio na categoria “Sustentabilidade”

hrba.org.br

Page 2: hrba.org.br Edição 21 - Agosto de 2017 HOSPITAL REGIONAL ...hrba.org.br/wp-content/uploads/sites/8/2018/02/BOLETIM-HRBA-AGO… · A segunda edição do prêmio ocorreu durante a

Profissionais do hospital e de outras instituições de saúde da região Norte encontraram-se em Manaus (AM) para integrar um encontro nos dias 16 e 17/8. Cerca de 30 especialistas da cidade, de Boa Vista (RR) e de Santarém (PA) participaram da oficina regional do projeto ‘‘Paciente Seguro’’, realizada na Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ). O objetivo foi com-partilhar soluções para buscar melhorias na segurança do paciente por meio da mudança de cultura, do aprendizado contínuo e de melhorias nos processos dos hospitais.

A atividade faz parte da iniciativa coordenada pelo Hos-pital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do ‘‘Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde’’ (Proadi-SUS). Quinze hospitais da rede pública de saúde integram o projeto.

Nas boas-vindas ao evento, o diretor-presidente da FHAJ, Alexandre Bichara, ressalta que a oficina é um avanço tanto para o hospital como para as demais instituições que inte-gram o Paciente Seguro. “Podemos oferecer e receber expe-riências neste momento de compartilhamento”, salienta.

O Hospital Regional do Baixo Amazonas aprimorou e for-

taleceu a assistência segura do paciente com o projeto. Com a implantação de metodologias e o engajamento das lideranças foi possível, nos últimos dois meses, realizar a avaliação de risco de lesão por pressão em 100% dos pa-cientes admitidos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto em 24 horas.

Isso significa uma evolução importante nos cuidados preven-tivos apropriados para evitar ferimentos na pele de pacientes em estado grave. “Vemos essas oportunidades como ações de crescimento para melhora da qualidade, da assistência. É uma oportunidade de avaliar o nosso cuidado, a nossa pós-alta. Tra-balhamos com o objetivo de melhorar os serviços prestados dentro do nosso hospital, porque sabemos da nossa responsa-bilidade em contribuir com o país como um todo”, diz a direto-ra Técnica do HRBA, Lívia Corrêa e Castro.

A líder do projeto pelo Hospital Moinhos de Vento, Elenara Ribas, envolveu atividades práticas, troca de informações e dinâmicas de estímulo à criatividade durante a programação. “Definidas as prioridades, foram criadas ações dentro da rea-lidade e possibilidades de cada hospital. É preciso transfor-mar. Por isso, aprendemos e ensinamos juntos”, conta.

Durante a solenidade em comemoração aos 47 anos de instalação do 8º Batalhão de Engenharia de Construção (8ºBEC) em Santarém, o diretor-ge-ral do HRBA, Hebert Moreschi, foi agraciado com o diploma “Amigo do Batalhão”. Além do aniversário do 8º BEC, a cerimônia também comemorou o Dia do Soldado, lembrado em 25/8, em homenagem ao patrono do Exército Brasileiro, ‘‘Duque de Caxias’’.

‘‘É uma grande honra receber esse reconhecimento em nome do trabalho realizado pelo hospital, porque o 8º BEC foi imprescindível para o desenvolvimento de toda a região do Oeste do Pará e da Amazônia. Então, obter o reconhecimento de uma instituição tão séria, de tanta credibilidade e importância em nossa região, é importantíssimo e ressalta ainda mais o trabalho que o hospital regional vem realizando’’, diz Hebert Moreschi.

O Boletim do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) é produzido pela Coordenadoria Regional de Comunicação (PA). Envie sua opinião ou sugestão de pauta para: [email protected].

Diretor recebe reconhecimento do 8º BEC•2

Profissionais do HRBA participam de encontro do ‘’Paciente Seguro’’

Page 3: hrba.org.br Edição 21 - Agosto de 2017 HOSPITAL REGIONAL ...hrba.org.br/wp-content/uploads/sites/8/2018/02/BOLETIM-HRBA-AGO… · A segunda edição do prêmio ocorreu durante a

O diretor-geral do HRBA, Hebert Moreschi, participou do programa “Mesa-redonda” da rádio 94 FM, no dia 31/8, para falar sobre a parceria do hospital com o projeto “Viva a Vida”. “É sempre um prazer participar do ‘Viva a Vida’ que já faz parte do nosso calendário anual. É um compromisso não só com o Sistema Tapajós de Comunicação, mas com a sociedade, com a população que mais precisa”, diz o diretor.

O projeto social, idealizado pelo Sistema Tapajós de Co-municação, é desenvolvido desde o ano de 2003 em San-tarém. Com o slogan “Vamos viver a vida em paz, sem drogas”, o projeto nasceu com a finalidade de combater a violência e o uso e tráfico de drogas no município. Ao longo dos anos ganhou novas dimensões e passou a ofe-recer ações de cidadania em diversas áreas, como saúde, expedição de documentos, serviços de beleza e formação profissional, além da realização de palestras com foco na valorização da família.

O HRBA participou de mais uma edição do projeto “Viva a Vida”, promovido pelo Sistema Tapajós de Comu-nicação. A unidade de saúde levou consultas médicas e nutricionais e orientações sobre doações de órgãos à co-munidade Tipizal, localizada no km 25 da Rodovia Curuá-Una. Mais de 50 atendimentos foram realizados.

José do Carmo foi um dos atendidos pelos profissionais do HRBA. “Eu vim aqui, porque lá no posto tem que mar-car, tem que esperar o médico, e aqui já é atendido rápido”, conta. O presidente da comunidade, Antônio Lima, ficou muito feliz em receber os parceiros do projeto. “É uma ação que nunca tivemos aqui, e, agora, chegou a nossa hora”.

A nutricionista Patrícia Chiba esteve presente na ação. “Ficamos muito felizes em poder contribuir com esses atendimentos, até porque é uma parcela da população que não consegue acessar esse tipo de serviço, que é mais especializado”, diz.

O Boletim do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) é produzido pela Coordenadoria Regional de Comunicação (PA). Envie sua opinião ou sugestão de pauta para: [email protected].

Hospital Regional participa de projeto social em Santarém•3

Diretor fala sobre ações da unidade em programa de rádio

Unidade realiza primeiro workshop sobre comissões

O hospital realizou, nos dias 30 e 31/8, o “I Workshop de Co-missões: a atuação das comissões no âmbito hospitalar”. A pro-gramação contou com 13 palestras que aprofundaram a impor-tância da atuação desses mecanismos para a gestão e atenção à saúde. “Cada comissão tem um papel importante, pois serve como indicador de qualidade, que pode mensurar os processos do hospital. As comissões atuam dentro de suas competências, dentro das legislações e portarias, além dos comitês internos que assessoram a direção do hospital na tomada de decisões”, explica a coordenadora hospitalar responsável pelos serviços de comissões e auditora de prontuários, Ana Lúcia Ferreira.

“Esse é um feito importante. É o primeiro workshop so-bre o tema que é realizado em um hospital da Pró-Saúde. As comissões têm papel fundamental no controle e no as-sessoramento dos serviços do hospital. As comissões foram importantíssimas para que o HRBA alcançasse o nível 3 de acreditação”, finaliza o diretor-geral, Hebert Moreschi.

Page 4: hrba.org.br Edição 21 - Agosto de 2017 HOSPITAL REGIONAL ...hrba.org.br/wp-content/uploads/sites/8/2018/02/BOLETIM-HRBA-AGO… · A segunda edição do prêmio ocorreu durante a

A unidade realizou a segunda edição de 2017 da ‘’Cam-panha de Doação de Sangue’’, nos dias 9 e 10/8, em par-ceria do Hemocentro Regional de Santarém. A intenção sempre é a de sensibilizar os colaboradores, usuários e acompanhantes sobre a necessidade de realizar a doação voluntária de sangue para ajudar a salvar vidas.

As doações foram realizadas no próprio hospital, de 14h às 18h. A campanha é realizada anualmente. Em 2017, aconteceu duas vezes, integrando a programação “Ação do Bem” na unidade, em comemoração ao aniversário de 50 anos da Pró-Saúde.

O Boletim do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) é produzido pela Coordenadoria Regional de Comunicação (PA). Envie sua opinião ou sugestão de pauta para: [email protected].

•4Hospital realiza ‘’Campanha

de Doação de Sangue’’

O hospital realizou, dia 23/8, o ‘’X Simpósio de Psicologia: a Psicologia Hospitalar com Olhar Psicanalítico’’. A programa-ção contou com com quatro palestras.

A psicologia hospitalar atua de forma a compreender e aco-lher o sofrimento das pessoas que passam por momentos difíceis durante o tratamento em uma instituição de saúde. As atividades dos psicólogos no ambiente hospitalar são am-plas, podendo envolver uma série de atendimentos, como psicoterapia de grupo, avaliação diagnóstica, psicodiagnós-tico, consultoria e interconsulta, além de atendimentos em ambulatórios, enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva.

Unidade promove Simpósio de Psicologia

Hospital Regional doBaixo Amazonas do Pará

Dr. Waldemar Penna