hq sr. francisco e sr. eduardo profª fátima abril 2009

2
1º quadrinho: Sr. Francisco comprou um terreno com as economias que havia guardado por muitos anos. 2º quadrinho: Seu sonho era poder plantar, colher e viver disso o resto da vida. 3º quadrinho: O terreno, bem grande, tinha uma parte plana e outra mais montanhosa. Mais da metade do terreno ainda era coberta por mata nativa que continha duas fontes de água. 4º quadrinho: Sr. Francisco resolveu fazer inicialmente, uma limpeza no terreno; mandou carpir o mato e queimou os restos, pois não havia espaço para o lixo que se acumulava. 5º quadrinho: Nas áreas com muitas árvores resolveu colocar fogo e usou um trator para retirar os tocos. 6º quadrinho: Para não perder tempo ele começou a semear milho nas encostas dos morros. Iria plantar milho por pelo menos 5 anos, pois já tinha feito contato com um produtor de rações animais para vender a produção. 7º quadrinho: Após 3 anos, muito problemas surgiram: apareceram pragas que nem os mais potentes agrotóxicos eliminavam. 8º quadrinho: As fontes de água secaram; o solo endureceu e empobreceu. Os morros estavam corroídos pela erosão, e, consequentemente, a produção de milho diminui muito e já não supria mais a necessidade do produtor de ração. 9º quadrinho: Sr. Francisco procurou seu vizinho, Sr. Eduardo, que usava, até há alguns anos atrás, agrotóxicos, fertilizantes químicos e maquinário pesado teve o solo empobrecido e aconteceu a contaminação da água da região. 10º quadrinho: Sr. Eduardo contou para o Sr. Francisco que transformou sua propriedade em uma unidade de produção orgânica. 11º quadrinho: A conversão em produção orgânica foi feita aos poucos. Foram feitos canteiros de demonstração: o primeiro para mostrar a importância da cobertura morta e da adubação verde. 12º quadrinho: O segundo para mostrar as técnicas de agricultura orgânica e o terceiro para explicar a utilização de estufas nesse tipo de agricultura.

Upload: guest97ef234

Post on 02-Jul-2015

173 views

Category:

Technology


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Hq   Sr. Francisco E Sr. Eduardo   Profª FáTima   Abril 2009

1º quadrinho: Sr. Francisco comprou um terreno com as economias que havia guardado por muitos anos.

2º quadrinho: Seu sonho era poder plantar, colher e viver disso o resto da vida.

3º quadrinho: O terreno, bem grande, tinha uma parte plana e outra mais montanhosa. Mais da metade do terreno ainda era coberta por mata nativa que continha duas fontes de água.

4º quadrinho: Sr. Francisco resolveu fazer inicialmente, uma limpeza no terreno; mandou carpir o mato e queimou os restos, pois não havia espaço para o lixo que se acumulava.

5º quadrinho: Nas áreas com muitas árvores resolveu colocar fogo e usou um trator para retirar os tocos.

6º quadrinho: Para não perder tempo ele começou a semear milho nas encostas dos morros. Iria plantar milho por pelo menos 5 anos, pois já tinha feito contato com um produtor de rações animais para vender a produção.

7º quadrinho: Após 3 anos, muito problemas surgiram: apareceram pragas que nem os mais potentes agrotóxicos eliminavam.

8º quadrinho: As fontes de água secaram; o solo endureceu e empobreceu. Os morros estavam corroídos pela erosão, e, consequentemente, a produção de milho diminui muito e já não supria mais a necessidade do produtor de ração.

9º quadrinho: Sr. Francisco procurou seu vizinho, Sr. Eduardo, que usava, até há alguns anos atrás, agrotóxicos, fertilizantes químicos e maquinário pesado teve o solo empobrecido e aconteceu a contaminação da água da região.

10º quadrinho: Sr. Eduardo contou para o Sr. Francisco que transformou sua propriedade em uma unidade de produção orgânica.

11º quadrinho: A conversão em produção orgânica foi feita aos poucos. Foram feitos canteiros de demonstração: o primeiro para mostrar a importância da cobertura morta e da adubação verde.

12º quadrinho: O segundo para mostrar as técnicas de agricultura orgânica e o terceiro para explicar a utilização de estufas nesse tipo de agricultura.

Page 2: Hq   Sr. Francisco E Sr. Eduardo   Profª FáTima   Abril 2009

13º quadrinho: Depois da etapa de experiências a propriedade foi sendo aos poucos convertida.

14º quadrinho: Hoje, o Sr. Eduardo utiliza rotação de culturas, adubação verde de verão e de inverno, composto e cobertura morta.

15º quadrinho: Depois da conversão, as principais culturas produzidas são: alface americana, cenoura, brócolis, mandioquinha, salsa, milho verde, abobrinha e batatinha.

16º quadrinho: A propriedade do Sr. Eduardo é um sucesso, e ele, hoje, é um dos principais incentivadores desse tipo de agricultura na sua região.

17º quadrinho: Sr. Eduardo oferece ajuda ao Sr. Francisco e iniciam a transformação de sua produção agrícola.