hq como fazer

20
Passo à Passo: Passo à Passo: Tema Tema Roteiro Roteiro Quadrinização Quadrinização Exemplos Exemplos

Upload: natania-nogueira

Post on 30-Jun-2015

16.241 views

Category:

Education


1 download

DESCRIPTION

proposta de oficina de quadrinhos.

TRANSCRIPT

Passo à Passo:Passo à Passo:• TemaTema• RoteiroRoteiro• QuadrinizaçãoQuadrinização• ExemplosExemplos

Exemplo:Exemplo: “Revolução Francesa”“Revolução Francesa” pode ser o tema pode ser o tema de uma HQ proposta tanto para alunos do 9º ano do de uma HQ proposta tanto para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, quanto do 1º ano do Ensino Ensino Fundamental, quanto do 1º ano do Ensino Médio. Um quadro sobre a Revolução Francesa, ou Médio. Um quadro sobre a Revolução Francesa, ou mesmo um quadrinho que retrate a época pode mesmo um quadrinho que retrate a época pode servir como suporte.servir como suporte.

Prise de la Bastille de Jean-Pierre Houël Prise de la Bastille de Jean-Pierre Houël O quadro pode servir como ponto de partida para um exercício com HQ.O quadro pode servir como ponto de partida para um exercício com HQ.

Cena do mangá A Rosa de Versalhes (Cena do mangá A Rosa de Versalhes ( ベルサイユのばらベルサイユのばら ) ) de Riyoko Ikedade Riyoko IkedaO quadro pode servir como ponto de partida para um exercício com HQ.O quadro pode servir como ponto de partida para um exercício com HQ.

Jean-Pierre Houël foi testemunha ocular da Jean-Pierre Houël foi testemunha ocular da Revolução Francesa. Seu quadro é simples e pode ser Revolução Francesa. Seu quadro é simples e pode ser usado como proposta para que a turma produza uma usado como proposta para que a turma produza uma história em quadrinho que foque nos anônimos, as história em quadrinho que foque nos anônimos, as figuras minúsculas que o autor coloca em seu quadro. figuras minúsculas que o autor coloca em seu quadro. Já os três painéis do mangá de Riyoko Ikeda Já os três painéis do mangá de Riyoko Ikeda oferecem uma visão dramática da morte da Rainha oferecem uma visão dramática da morte da Rainha Maria Antonieta. A proposta pode envolver a Maria Antonieta. A proposta pode envolver a descrição da queda da monarquia, sobre a descrição da queda da monarquia, sobre a Convenção, ou mesmo sobre como a imagem da Convenção, ou mesmo sobre como a imagem da rainha foi idealizada pelo quadrinho.rainha foi idealizada pelo quadrinho.

QUADRO 1:QUADRO 1: Plano médio. Duas meninas Plano médio. Duas meninas conversam.conversam.

LUÍSA: LUÍSA: Bel, a professora disse que vai haver uma Bel, a professora disse que vai haver uma prova sobre Roma baseada toda nessa excursão.prova sobre Roma baseada toda nessa excursão.

BEL: BEL: Ah, é? Que legal... Mas agora vamos na Ah, é? Que legal... Mas agora vamos na “Máquina do Tempo”.“Máquina do Tempo”.

QUADRO 2:QUADRO 2: As duas meninas estão diante da As duas meninas estão diante da máquina do tempo. O quadrinho é dividido por uma máquina do tempo. O quadrinho é dividido por uma diagonal. Close-up.diagonal. Close-up.

BEL e LUÍSA, juntas:BEL e LUÍSA, juntas: UAU! UAU!

QUADRO 3:QUADRO 3: O quadrinho é dividido por uma O quadrinho é dividido por uma diagonal. Plano médio. As duas meninas estão diagonal. Plano médio. As duas meninas estão sentadas, uma delas demonstra ter medo. Close up sentadas, uma delas demonstra ter medo. Close up no visor da máquina do tempo que diz “Roma – no visor da máquina do tempo que diz “Roma – Século III...”Século III...”

NARRADOR:NARRADOR: Um tempo depois... Um tempo depois... BEL:BEL: Pronta? Pronta? LUÍSA: LUÍSA: Humrrum! (Na imaginação) Ai que medo!Humrrum! (Na imaginação) Ai que medo! QUADRO 4:QUADRO 4: Plano Geral. Vê-se toda a máquina do Plano Geral. Vê-se toda a máquina do

tempo e em detalhe, dentro de dois balões vemos o tempo e em detalhe, dentro de dois balões vemos o rosto das meninas. LUÍSA chora, BEL sorri e faz o rosto das meninas. LUÍSA chora, BEL sorri e faz o “V” da vitória.“V” da vitória.

QUADRO 5:QUADRO 5: Grande explosão, fumaça e a Grande explosão, fumaça e a onomatopéia “PLOFT”.onomatopéia “PLOFT”.

QUADRO 6:QUADRO 6: Plano Geral. LUÍSA sai da Plano Geral. LUÍSA sai da máquina do tempo e está meio tonta. Deixá-máquina do tempo e está meio tonta. Deixá-la com uma cara engraçada. BEL fala de la com uma cara engraçada. BEL fala de dentro da máquina.dentro da máquina.

LUÍSA:LUÍSA: Até que enfim! Até que enfim! BEL:BEL: Cuidado! Não tem de... Cuidado! Não tem de...

QUADRO 7:QUADRO 7: Plano Médio. BEL aparece na porta Plano Médio. BEL aparece na porta da nave e parece descer com cuidado. Não vemos da nave e parece descer com cuidado. Não vemos LUÍSA, mas um balão indica que ela caiu.LUÍSA, mas um balão indica que ela caiu.

BEL:BEL: ...Grau. ...Grau. LUÍSA:LUÍSA: A...i... Ai... A...i... Ai... QUADRO 8:QUADRO 8: Plano Geral. Cidade ao fundo. BEL Plano Geral. Cidade ao fundo. BEL

ajuda LUÍSA a se levantar.ajuda LUÍSA a se levantar. BEL:BEL: E aí? Tudo bem, né? Vamos explorar! E aí? Tudo bem, né? Vamos explorar!

Página do roteiro usado Página do roteiro usado como exemplo, como como exemplo, como foi executada pelas foi executada pelas alunas.alunas.

O que importa não é a O que importa não é a arte perfeita, mas o arte perfeita, mas o exercício que uma a exercício que uma a imaginação e a matéria imaginação e a matéria da disciplina, o tema da disciplina, o tema proposto.proposto.

As HQs seguem o mesmo sentido As HQs seguem o mesmo sentido de leitura dos nossos livros, isto é, de leitura dos nossos livros, isto é, da esquerda para a direitada esquerda para a direita..

Mangás são lidos Mangás são lidos da direita para da direita para a esquerdaa esquerda, mas estamos no , mas estamos no Brasil, recomendamos o exercício Brasil, recomendamos o exercício em sentido ocidental de leitura.em sentido ocidental de leitura.

Exemplo de quadrinização básicaExemplo de quadrinização básica

Os quadrinhos usam de planos de cinema. Para um Os quadrinhos usam de planos de cinema. Para um trabalho escolar, ainda que iniciante, é possível usá-los. trabalho escolar, ainda que iniciante, é possível usá-los. Eis os principais exemplos.Eis os principais exemplos.

Grande Plano GeralGrande Plano GeralMostra uma visão geral Mostra uma visão geral de uma paisagem.de uma paisagem.

Plano GeralPlano GeralMostra uma pessoa, objeto ou Mostra uma pessoa, objeto ou qualquer coisa dentro de uma qualquer coisa dentro de uma

paisagem.paisagem.

Plano AmericanoPlano AmericanoCorta qualquer parte da Corta qualquer parte da

pessoa acima do joelho e pessoa acima do joelho e abaixo da cintura.abaixo da cintura.

Outras possibilidades de planos a serem utilizados são:

Plano MédioPlano MédioCorta acima da Corta acima da

cintura até a altura cintura até a altura do peito.do peito.

Close-up ou Close-up ou Primeiro PlanoPrimeiro PlanoMostra apenas os Mostra apenas os

ombros e a ombros e a cabeça da pessoa. cabeça da pessoa.

Big Close-up , ou Big Close-up , ou Primeiríssimo Plano Primeiríssimo Plano

Mostra somente a Mostra somente a cabeça da pessoa cabeça da pessoa

dominando toda a tela. dominando toda a tela.

Plano de detalhe ou Extreme Close-up Enquadra somente

detalhes. Ex.: os olhos, um anel no dedo, um detalhe no nariz de alguém, etc.

Larry Gonick usa uma HQ curta para explicar a ordália e o funcionamento do direito na Larry Gonick usa uma HQ curta para explicar a ordália e o funcionamento do direito na Idade Média usando do humor. Idade Média usando do humor. Q1. Plano Americano, Q2. Grande Plano Geral, Q3 Q1. Plano Americano, Q2. Grande Plano Geral, Q3 Plano Geral, Q4. Plano Americano.Plano Geral, Q4. Plano Americano.

O brasileiro Spacca, explica o Alvará O brasileiro Spacca, explica o Alvará de D. Maria I em seu quadrinho “D. de D. Maria I em seu quadrinho “D. João Carioca”. O objetivo é fazer rir, João Carioca”. O objetivo é fazer rir, mas o resultado é didático.mas o resultado é didático.

Os quadrinhos permitem que os Os quadrinhos permitem que os alunos e alunas aprendam História de alunos e alunas aprendam História de uma forma lúdica, desenvolvam uma forma lúdica, desenvolvam competências lingüísticas e artísticas, competências lingüísticas e artísticas, e exercitem o senso crítico.e exercitem o senso crítico.

Usando o modelo anterior, temos: Q1. Usando o modelo anterior, temos: Q1. Grande Plano Geral, Q2. Plano Geral, Grande Plano Geral, Q2. Plano Geral, Q3. Plano Americano, Q4. Plano Q3. Plano Americano, Q4. Plano Geral, Q5-7. Planos gerais Geral, Q5-7. Planos gerais sobrepostos ao Q8. que é um Grande sobrepostos ao Q8. que é um Grande Plano Geral. Plano Geral.

Aplicando princípios mínimos de roteiro Aplicando princípios mínimos de roteiro e quadrinização, é possível criar uma e quadrinização, é possível criar uma HQ que possa ajudar a fixar os HQ que possa ajudar a fixar os conteúdos estudados.conteúdos estudados.

Este é o tipo de atividade que permite Este é o tipo de atividade que permite aos estudantes desenvolverem várias aos estudantes desenvolverem várias aptidões e os resultados são muito aptidões e os resultados são muito satisfatórios.satisfatórios.

Não é preciso ser “artista”, basta Não é preciso ser “artista”, basta imaginação, boa vontade e imaginação, boa vontade e entendimento da matéria dada.entendimento da matéria dada.

Professoras Natania e Valéria Fernandes.Professoras Natania e Valéria Fernandes. E-mails: E-mails: [email protected]

[email protected] O conteúdo desta aula pode ser usado O conteúdo desta aula pode ser usado

desde que seja dado crédito a quem desde que seja dado crédito a quem produziu o material.produziu o material.