horário de verão · bolsonaro extingue horário de verão o brasil não adotará mais o horário...

8
www.diariocentral.com.br (62) 4101-3231 jornaldiariocentral diariocentral POLÍTICA | 2 BRASIL | 3 CIDADES | 4 MUTIRÃO SAÚDE NÚMEROS Região Oeste de Goiânia recebe Mutirão da Prefeitura neste fim de semana Em média 21 milhões de crianças deixam de ser vacinadas todos os anos FRENTE SE SERVIÇOS SARAMPO GERAÇÃO DE EMPREGOS WWW.DIARIOCENTRAL.COM.BR BRASIL | 6 Antonio Cruz/ Agência Brasil Divulgação GOIÂNIA - GO | Nº 508 SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2019 Prefeitura de Senador Canedo APRESENTAÇÃO MUSICAL MÚSICA EDUCAÇÃO CIDADES | 4 Ações de saúde são levadas para sala de aula em Senador Canedo SAÚDE NAS ESCOLAS MUDANÇAS Bolsonaro extingue horário de verão HORÁRIO DE VERÃO MUDANÇAS Bolsonaro extingue horário de verão HORÁRIO DE VERÃO EDUCAÇÃO Ações de saúde são levadas para sala de aula em Senador Canedo SAÚDE NAS ESCOLAS EDUCAÇÃO Ações de saúde são levadas para sala de aula em Senador Canedo SAÚDE NAS ESCOLAS CIDADES | 4 CIDADES | 4 CIDADES | 4 Djavan apresenta turnê “Vesúvio” em Goiânia Djavan apresenta turnê “Vesúvio” em Goiânia ENTRETENIMENTO | 6

Upload: others

Post on 05-Oct-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Horário de verão · Bolsonaro extingue horário de verão O Brasil não adotará mais o horário de verão a partir deste ano. O presidente Jair Bolsonaro assinou na última quinta-feira

www.diariocentral.com.br (62) 4101-3231jornaldiariocentral diariocentral

Política | 2

Brasil | 3

cidades | 4

MUtirÃo

saúde

NúMeros

Região Oeste de Goiânia recebe Mutirão da Prefeitura neste fim de semana

Em média 21 milhões de crianças deixam de ser vacinadas todos os anos

Frente se serviços

sarampo

Geração de empreGos

www.diariocentral.com.br

Brasil | 6

Anto

nio

Cruz

/ Agê

ncia

Bra

sil

Divu

lgaç

ão

Goiânia - Go | nº 508sexta-feira, 26 DE abRil DE 2019

Pref

eitu

ra d

e Se

nado

r Can

edo

apresentação musical

Música

edUcaçÃo

cidades | 4

Ações de saúde são levadas para sala de aula em Senador Canedo

saúde nas escolas

MUdaNças

Bolsonaro extingue horário de verão

Horário de verão MUdaNças

Bolsonaro extingue horário de verão

Horário de verão

edUcaçÃo

Ações de saúde são levadas para sala de aula em Senador Canedo

saúde nas escolas

edUcaçÃo

Ações de saúde são levadas para sala de aula em Senador Canedo

saúde nas escolas

cidades | 4cidades | 4cidades | 4

Djavan apresenta turnê “Vesúvio”

em Goiânia

Djavan apresenta turnê “Vesúvio”

em Goiânia

eNtreteNiMeNto | 6

Page 2: Horário de verão · Bolsonaro extingue horário de verão O Brasil não adotará mais o horário de verão a partir deste ano. O presidente Jair Bolsonaro assinou na última quinta-feira

sexta-feira, 26 DE abril DE 20192 política

RedaçãoCaroline Morais Victor Gabriel

Editor de arteDécio Parma

colunistas Ana Flávia Marinho

Divino OlávioJosé Luiz Bittencourt

Marcelo HelenoRafael Vilela

Telefone: (62) 4101-3231circulação:

Estado de Goiás tiragem:

Atende a Lei Estadual n° 17.928/12

www.diariocentral.com.br jornaldiariocentral diariocentral

MUtiRÃo

Região Oeste de Goiânia recebe Mutirão da Prefeitura neste fim de semana

a Prefeitura de Goiâ-nia promove neste fim de semana, 27

e 28 de abril, a primei-ra edição do Mutirão em 2019. Ao todo, 37 bairros da região Oeste serão be-neficiados com cerca de 120 serviços públicos da administração municipal, na área da saúde, assistên-cia social, cidadania, edu-cação, finanças e orien-tações jurídicas, além de várias frentes de trabalho na área de infraestrutura, urbanização e reforma de prédios públicos.

Em sua 19ª edição, o Mutirão da Prefeitura já realizou mais de 900 mil atendimentos, opor-

tunidade para a popula-ção aproveitar os vários serviços como emissão de documentos, vacinas, exame de eletrocardio-grama, teste de glicemia, orientações jurídicas, inscrição para progra-mas sociais e habitacio-nais, além da distribuição de brinquedos e mudas nativas do Cerrado.

Em outra frente, a Pre-feitura já iniciou a refor-ma de 14 unidades de educação e sete de saú-de, além da recuperação da sinalização horizontal e vertical, meio-fio, tapa--buracos e bocas de lobo, além da requalificação de praças, limpeza de córre-

gos e mananciais.Para o prefeito Iris Re-

zende, os mutirões trouxe-ram uma dinâmica espe-cial para a administração e integraram gestão pú-blica e população para a solução de demandas de

forma mais ágil e prática. “Não tínhamos dúvidas do sucesso dessa forma de administrar, que trazemos conosco desde o primeiro mandato que ocupei como prefeito de Goiânia. O Mu-tirão é, sobretudo, uma

grande festa cívica, é a ad-ministração perto do povo, ouvindo e atendendo suas demandas, de forma que temos uma grande satisfa-ção em realizá-lo”, frisa.

O primeiro Mutirão de 2019 será realizado na

Praça dos Esportes, situa-da na Avenida Tóquio, no Parque Oeste Industrial João Braz, no sábado, 27. O atendimento à população, no sábado, 27, será das 08h às 16h e no domingo, 28, das 08h às 12h.

Parque Oeste industrial João braz vai sediar a grande frente de serviços da administração municipal nos dias 27 e 28 de abril

Jack

son

Rodr

igue

s

MUdanças

Bolsonaro extingue horário de verãoO Brasil não adotará mais o horário de verão a partir deste ano. O presidente Jair Bolsonaro assinou na última quinta-feira (25) decreto que extingue a medida, em cerimônia no Palário do Planalto. A de-cisão foi baseada em re-comendação do Ministério de Minas e Energia, que apontou pouca efetividade na economia energética, e estudos da área da saúde, sobre o quanto o horário de verão afeta o relógio biológico das pessoas.

“As conclusões foram coincidentes. O horário de pico hoje é às 15 horas e [o horário de verão] não economizava mais energia.

Na saúde, mesmo sendo só uma hora, mexia com o re-lógio biológico das pesso-as”, disse, ressaltando que não deve haver queda na produtividade dos traba-lhadores nesse período.

A medida já havia sido anunciada pelo presidente no dia 5 de maio.

De acordo com o secre-tário de Energia Elétrica do MME, Ricardo Cyrino, a economia de energia com o horário de verão dimi-nuiu nos últimos anos e, neste ano, estaria perto da neutralidade. “Na ótica do setor elétrico, deixamos de ter o benefício”, disse.

Cyrino afirmou que o horário de verão foi cria-

do com o objetivo de ali-viar o pico de consumo, que era em torno das 18 horas, e trazer economia de energia na medida em que a iluminação solar era aproveitada por mais tempo. “Com a evolução da tecnologia, iluminação mais eficiente, entrada de ar-condicionado – que deslocou o pico de consu-mo para as 15 horas – e também a substituição de chuveiros elétricos [por aquecimento solar, por exemplo], que coincidia com a iluminação pública às 18 horas, deixamos de ter a economia de ener-gia que havia no passado e o benefício do alívio no

horário de ponta, às 18 horas”, explicou.

O horário de verão foi criado em 1931 e aplica-do no país em anos irre-gulares até 1968, quan-do foi revogado. A partir de 1985, foi novamente instituído e vinha sendo aplicado todos os anos, sem interrupção. Nor-malmente, o horário de verão começava entre os meses de outubro e novembro e ia até feve-reiro do ano subsequen-te, quando os relógios deveriam ser adiantados em uma hora em parte do território nacional.

O secretário afirmou ainda que nos últimos

87 anos de instituição do horário de verão, por 43 anos o país ficou sem adotar a medida e que ela pode ser instituída nova-mente no futuro. “Tive-mos muitas alternâncias. Vamos continuar fazendo avaliações anuais e nada impede que, no futuro, caso venha a ser conve-niente na ótica do setor elétrico, vamos sugerir novamente a introdução do horário de verão. Por hora, ele não faz mais sentido.”

Novos decretosParticiparam da ceri-

mônia, no Palácio do Pla-nalto, parlamentares que

apresentaram projetos no Congresso para extinguir o horário de verão. Bolsona-ro se colocou à disposição para avaliar outras pro-posições que possam ser colocadas em prática via decreto presidencial.

“Sabemos da dificulda-de do parlamentar para aprovar uma lei ao longo de uma legislatura. Muito difícil. Agora, um decreto tem um poder enorme, como esse assinado ago-ra. A todos os senhores, o governo está aberto a quem tiver qualquer con-tribuição. Em havendo o devido amparo jurídico, apresentaremos um novo decreto”, afirmou.

Page 3: Horário de verão · Bolsonaro extingue horário de verão O Brasil não adotará mais o horário de verão a partir deste ano. O presidente Jair Bolsonaro assinou na última quinta-feira

3sexta-feira, 26 DE abril DE 2019 brasil

saúde

Sarampo: 21 milhões de crianças deixam de ser vacinadas todos os anos

entre 2010 e 2017, 169 milhões de crianças em todo o mundo

(média de 21 milhões anu-ais) não receberam a pri-meira dose da vacina con-tra o sarampo, alertou o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Para a entidade, o aumen-to no número de crianças não vacinadas abriu ca-minho para os surtos de sarampo que atualmente atingem vários países.

A diretora-executiva do Unicef, Henrietta Fore, destacou que o vírus do sarampo sempre encon-trará crianças não vaci-nadas e que é preciso vacinar todas elas, tanto em países ricos como em nações pobres.

A base para os surtos de sarampo que estamos testemunhando hoje pelo mundo foi estabelecida há anos”, lembrou.

AumentoDados do Unicef indi-

cam que, nos primeiros três meses de 2019, mais de 110 mil casos de sa-rampo foram relatados em todo o mundo, um au-mento de 300% em rela-ção ao mesmo período do ano passado.

A estimativa é que, em 2017, a doença tenha provocado a morte de 110 mil pessoas, a maior parte dessas crianças. Os números apontam um crescimento de 22% em relação ao ano anterior.

DosesDe acordo com a en-

tidade, fatores como a falta de acesso, sistemas de saúde pobres e, em al-guns casos, o medo ou o ceticismo sobre vacinas fizeram com que a cober-tura global da primeira dose da vacina contra o sarampo tenha ficado em 85% em 2017.

A cobertura global da segunda dose é ain-da mais baixa: 67%. A

recomendação da Or-ganização Mundial da Saúde (OMS) é que a cobertura seja de 95% para atingir a chamada imunidade em massa.

DadosOs Estados Unidos apa-

recem no topo da lista de países de alta renda que tiveram o maior número de crianças que não rece-beram a primeira dose da

vacina entre 2010 e 2017 – mais de 2,5 milhões.

Em seguida estão Fran-ça e Reino Unido, com mais de 600 mil e 500 mil crianças, respectivamen-te, não vacinadas durante o mesmo período.

Nos países de renda baixa e média, a situação, segundo o Unicef, é crí-tica. Em 2017, a Nigéria teve o maior número de crianças com menos de

1 ano que ficaram sem a primeira dose da vacina contra o sarampo – fo-ram quase 4 milhões de menores nessa situação. A Índia aparece em se-gunda posição, com 2,9 milhões de crianças, se-guida pelo Paquistão e pela Indonésia, com 1,2 milhão cada.

Ucrânia, Filipinas e Brasil foram os países que registraram maior

crescimento no número de casos da doença entre 2017 e 2018.

“O Unicef alerta que, no mundo, os níveis de cober-tura da segunda dose da vacina contra o sarampo são ainda mais alarman-tes. Dos 20 países com o maior número de crian-ças sem vacina em 2017, nove deles não introdu-ziram a segunda dose,” finalizou a entidade.

O aumento no número de crianças não vacinadas abriu caminho para os surtos de sarampo que atualmente atingem vários países

Arqu

ivo/

Mar

celo

Cam

argo

/Agê

ncia

Bra

sil

Page 4: Horário de verão · Bolsonaro extingue horário de verão O Brasil não adotará mais o horário de verão a partir deste ano. O presidente Jair Bolsonaro assinou na última quinta-feira

4 sexta-feira, 26 DE abril DE 2019cidades

eMPReGO

Goiás apresenta maior taxa de crescimento de empregos do País em março

a geração de empre-go e renda é uma das prioridades do

governo estadual, e os es-forços empreendidos pelo governador Ronaldo Caiado nesse sentido já começam a dar resultados. O governa-dor anunciou os números da geração de emprego no País, divulgados pelo Cadas-tro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Só em março, foram criados 2.712 postos de trabalho no Estado, enquanto no Cen-tro-Oeste houve redução de 1.706 postos. No cenário nacional, a perda foi de 43 mil vagas de emprego.

Questionado, durante coletiva de imprensa, so-bre as ações que resulta-ram em um saldo positivo, o governador ressaltou que os empresários es-tão voltando a confiar em Goiás, que agora é admi-nistrado com seriedade e transparência. “Todos os empresários estão ava-liando neste momento uma perspectiva real de crescimento no País e em qual local investirão. E nós compartilhamos o cres-cimento e a potência que tem o Estado de Goiás”, afirmou Caiado.

Além disso, a adminis-tração demonstra sintonia com os anseios da so-ciedade. “Essas ações do governo, tanto do ponto de vista de compromisso com transparência e im-plantação de compliance público, mostra que esta-mos dando espaço para aquilo que é fundamen-tal, a geração de empre-go”, afirmou o governador.

Ronaldo Caiado também destacou a qualidade da produção goiana. “O impor-tante é que nós estamos trabalhando cada vez mais para que tenhamos maior profissionalização e o pro-duto oferecido seja de me-lhor qualidade. As pessoas

estão migrando para Goiás com confiança”.

Outro ponto relevante, segundo o governador, é o compromisso do Esta-do em melhorar a vida do cidadão. “Quando você vê um governo que está pre-ocupado, que todo o secre-tariado está trabalhando, a sociedade confia e tem certeza de que nós vamos corrigir a política em Goiás. O povo sente isso e sabe quem está trabalhando com seriedade”, disse.

Primeiro TrimestreEm comparação com ou-

tras unidades federativas, Goiás gerou 14.226 postos de trabalho, enquanto Mato

Grosso do Sul criou 10.570; Mato Grosso, 8.863; e Distri-to Federal, 4.936.

Em relação à abertura de empresas, entre janei-ro e março de 2019, foram abertos quase seis mil em-preendimentos, com um percentual positivo entre aberturas e fechamentos de 28 pontos a mais que no mesmo período do ano passado. Foram extintas apenas 2,9% das empresas já existentes no primeiro trimestre deste ano.

Diferencial de GoiásO governador elencou

didaticamente o diferencial do Estado de Goiás que pro-piciou o destaque no cená-

rio nacional. Entre as medi-das estão o fortalecimento da segurança jurídica, com transparência, seriedade e responsabilidade; incenti-vo à capacitação dos tra-balhadores; e o fomento ao desenvolvimento eco-nômico, focado na indús-tria e no comércio, e no desenvolvimento social.

Um dos pilares para o desenvolvimento econômi-co foi a criação das Secreta-rias de Indústria, Comércio e Serviços e de Desenvol-vimento Econômico e Ino-vação de Goiás. Para o secretário de Indústria, Wilder Morais, as diversas superintendências estão sempre à disposição dos empresários e promovem a captação de novos em-preendimentos que dese-jam se instalar no Estado.

“Com a Secretaria de In-dústria e Comércio nós abri-mos um campo para os em-presários terem com quem falar no governo. Então, hoje, nossa Secretaria tem superintendência de todas as áreas, da mineração, in-dústria e comércio, serviços, entre outros, com um grupo de pessoas trabalhando em prol da atração de novas empresas e investimentos”,

enfatizou o secretário.Wilder Morais apontou

como indispensável a par-ceria com a Secretaria de Desenvolvimento e Inova-ção e manifestou grandes expectativas para os próxi-mos meses. “Com certeza, os números virão melhores ainda no segundo semes-tre. Assinamos protocolos [de intenções] com 27 em-presas que se instalarão em 21 cidades goianas e que vão gerar 15 mil em-pregos diretos e indiretos”.

Regionalização do desenvolvimento

Assim como ocorre na Saúde, o desenvolvimento econômico também será regionalizado em Goiás. O Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) não será mais destinado a poucas empresas, mas amplamente fornecido. “Nós não concentraríamos o FCO e nem incentivos fiscais nas grandes cidades que já têm uma estrutu-ra industrial, nós viemos buscar esta distribuição mais equânime, em todo Estado para combater as desigualdades regionais”, declarou Ronaldo Caiado.

Governador anunciou que Estado gerou mais de 2,7 mil postos de trabalho enquanto, no geral, o brasil perdeu 43 mil vagas

Gove

rno

de G

oiás

saúde

Ações de saúde são levadas para sala de aula em Senador CanedoEm torno de 25 mil alu-nos da rede municipal de ensino tem sido atendido pelo Projeto Saúde na Es-cola. A iniciativa tem como principal objetivo desen-volver ações de saúde no ambiente educacional, em diversas atividades que vão desde o atendimento médico e odontológico a palestras informativas. A ação agrega corpo técnico da Secretaria Municipal de Saúde e da Educação.

As programações são formatadas conforme a fai-xa etária dos estudantes, e também as necessidades encontradas, apontadas pelo Conselho Escolar das unidades de ensino. Temas como alimentação saudá-vel, saúde bucal e até mes-

mo vacinação estão sendo realizadas, abrangendo ainda mais o atendimento a criança, o adolescente e até o adulto na Educação de Jovens e Adultos.

“O Projeto Saúde na Es-cola possibilitará para os

alunos atendimento odon-tológico, acompanhamen-to do calendário de vaci-nas, entre ações integradas da Atenção Básica de Saú-de e também palestras, ro-das de conversas e ativida-des relacionadas”, explica

a secretária de Educação, professora Maria Emília.

Conhecendo a realidade do serviço de saúde

Dentro da iniciativa, as

atividades realizadas pelo SAMU de Senador Cane-do tem sido apresentadas nas escolas. O Samuzinho traz conhecimento de pri-meiros socorros, além de orientação sobre quando devem chamar o serviço de Urgência e Emergên-cia e demais noções de prevenção de acidentes. “É uma oportunidade não só de orientar os estudan-tes e funcionários, porém dicas que podem salvar vidas em caso de riscos. São trabalhados assuntos fundamentais, como pre-venção de trotes nos ser-viços de emergências, que é um problema constante do SAMU e Bombeiros”, afirma o enfermeiro Pedro Palácios, coordenador do

Serviço de Atendimento Móvel de Urgências de Se-nador Canedo.

Envolvimento de funcionários e familiares

A ida de profissionais da Saúde Municipal tam-bém auxilia na orientação de profissionais respon-sáveis pelo cuidado com os alunos, principalmente os da primeira infância, e também pais. Médicos, en-fermeiros e demais profis-sionais são convidados em ações,como feiras, expo-sições culturais, e reunião para prestar esclarecimen-to em caso de saúde públi-ca, como vacinação, doen-ças sintomáticas e demais.

Pref

eitu

ra d

e Se

nado

r Can

edo

Page 5: Horário de verão · Bolsonaro extingue horário de verão O Brasil não adotará mais o horário de verão a partir deste ano. O presidente Jair Bolsonaro assinou na última quinta-feira

5sexta-feira, 26 DE abril DE 2019 social

Dia Das MÃEsSer mãe é assumir vários papeis

simultaneamente, e o motivo é um único e inquestionável sentimento – o amor. Só que nem sempre elas se dão

conta do quão incríveis elas são. Por isso, nesse Dia das Mães, O boticário

incentiva os filhos a relembrá-las da importância delas na família. E,

para complementar essa grande homenagem, nada como um presente

que possa representar todo amor da relação entre mães e filhos.

cURsos O Mega Moda, maior shopping de

moda atacadista do país, formado pelo Mega Moda Shopping, Mega Moda

Park e Mini Moda, realizará cursos que ajudarão a aprimorar os peças das

marcas participantes da 6ª edição do desfile Mega Moda Fashion – MMF

2019. além de discutir tendências e exigências do mercado, a ideia é

maximizar as coleções e desenhar uma melhor estratégia para que estas lojas

consigam ter um alcance assertivo durante o desfile, que receberá

compradores de todo o brasil nos dias 14, 15 e 16 de agosto.

GoiaNaRH2019referência em aprimoramento

anual entre os gestores goianos, o GOiaNarH, evento realizado pela associação brasileira de recursos

Humanos – seccional Goiás, nos últimos dias 12 e 13 de abril movimentou o Setor

Santa Genoveva. Passaram no palco do teatro Sesi nomes de relevância nacional e internacional que atuam

à frente de corporações expressivas em diversos segmentos da economia.

Entre eles, Pedro ramos – diretor de recursos Humanos do Grupo TaP air Portugal; Paulo Magalhães Sardinha – presidente da abrH brasil e leyla Nascimento – presidente da World Federation of People Management

Associations (WFPMA).

MUlHEREsGrupo Mulheres do Brasil- Núcleo Goiás

realiza evento Portas Abertas, hoje sexta-feira, dia 26. A ação contará com

palestra da cofundadora e presidente do Grupo Sabin, Janete Vaz. O evento,

que é gratuito, será realizado no espaço do Grupo Empreza, na rua 135, Setor

Marista, a partir das 17h.

rafael [email protected]

EspEcial spFW E VEstE Rio1

3

2

4

Foto

s : D

ivul

gaçã

o

Page 6: Horário de verão · Bolsonaro extingue horário de verão O Brasil não adotará mais o horário de verão a partir deste ano. O presidente Jair Bolsonaro assinou na última quinta-feira

6 sexta-feira, 26 DE abril DE 2019entretenimento

Divu

lgaç

ãoW

eslle

y Cr

uz

mÚSiCA

Djavan apresenta turnê “Vesúvio” em Goiânia

De volta aos palcos depois de três anos, Djavan desembarca

com a turnê nacional de seu 24º álbum, Vesúvio”, em Goiânia, 26 de abril, no Centro de Convenções Puc. Com um show singular o alagoano, conseguiu com-pilar um repertório que mistura sua coleção de clássicos da MPB acumu-lados em mais de 40 anos de carreira com as canções do seu último disco.

Aos 70 anos, o can-tor e compositor bus-cou nesse novo trabalho criar um projeto desa-fiador e inédito. “Estou sempre buscando no-vas motivações e para mim pareceu um desafio imenso fazer música pop neste momento, eu que normalmente em meus discos invisto na diver-

sificação”, afirma Djavan.As canções do 24º ál-

bum, “Vesúvio”, foram compostas sob o efeito do momento atual, no Brasil e no mundo, num cenário de eleições e polarização. Mesmo as-sim Djavan afirmou que buscou novas motivações para fazer música pop nesse novo trabalho. “Eu quis fazer um disco pop também pelo momento em que estamos vivendo, nebuloso, de tanta incer-teza no país e no mundo. Queria que a minha men-sagem musical chegasse com mais facilidade, com mais fluidez, cristalina”, explicou o artista.

Entre as canções que marcam a turnê que representam o álbum “Vesúvio” o cantor sele-cionou “Viver é Dever”,

“Madressilva”, “Cedo ou Tarde”, “Solitude”, além da homônima ao álbum, que leva o nome de um vul-cão italiano. Já “Orquídea” que é resultado da paixão dele pela planta, mostrou um pouco da intimidade do artista. Djavan mon-tou um orquidário em sua casa que conta com mais de 300 espécies, e ao longo da canção ele cita 16 espécies.

Mas não é só de novas canções que a nova turnê

é composta. Djavan mes-clou alguns clássicos da carreira como: “Se”, “Flor de Lis”, “Eu te devoro”, “Ocea-no” e “Samurai”. Outra que não pode faltar é a cam-peã de pedidos pelo pú-blico “Eu te Devoro”. Alguns clássicos não podem ficar de fora, mas Djavan ten-ta sempre alterar alguns arranjos, de maneira sútil para não descaracterizar o que o público espera ouvir.

Com um cenário moder-no e assinado por Suzane

Queiroz, a nova turnê tem diversas transições. No momento da música-títu-lo, o palco será “invadido” por uma onda de ouro, de tecido, de 13m de com-primento e 6m de altura. Além do projeto de luz de Binho Schaefer e figurino de Roberta Stamato, Dja-van divide o palco goiano com velhos companheiros de banda como o guitar-rista Torcuato Mariano e os pianistas Paulo Calasans e Renato Fonseca, além dos

dois novos integrantes, o baixista Arthur de Palla e o baterista Felipe Alves.

A turnê “Vesúvio” co-meçou rodar o país em março, mas já tem shows agendados até o final do ano. Incluindo turnês fora do Brasil, Djavan e sua trupe se apresentaram ainda esse ano na Argen-tina e no Chile, além de ter data marcada para so-brevoar o oceano Atlânti-co e pousar em algumas cidades europeias.

Cantor e compositor alagoano faz única apresentação nesta sexta-feira, no Centro de Convenções Puc

o que: DjAvAn – turnê veSÚvioOnde: Centro de Convenções PucQuando: 26 de abril de 2019Horário: 21h30ingreSSoS:- Cadeiras Ouro: r$ 320,00 (in-teira) r$ 220,00 (ingresso solidá-rio) r$160,00 (meia)- Cadeiras Prata: r$ 220,00 (in-teira) r$ 160,00 (ingresso solidá-rio) r$ 110,00 (meia)

- Cadeiras Bronze: r$ 180,00 (inteira) r$ 120,00 (ingresso so-lidário) r$ 90,00 (meia)*Ingresso solidário: Desconto mediante doação de 1kg de ali-mento não perecível na entrada do evento**Valores sujeito à alteração sem avisovenDAS online:- Meu Bilhete: meubilhete.com/djavan-vesuvio

Serviço

Page 7: Horário de verão · Bolsonaro extingue horário de verão O Brasil não adotará mais o horário de verão a partir deste ano. O presidente Jair Bolsonaro assinou na última quinta-feira

classificadosPara anunciar ligue (62) 4101-3231sexta-feira, 26 DE abril DE 2019 www.diariocentral.com.br

imóveis negócios empregos serviços publicidadelegalveículos

眀眀眀⸀挀漀渀猀漀爀挀椀漀挀椀挀愀氀⸀挀漀洀⸀戀爀㘀㈀ ㌀㘀 㜀ⴀ㜀㌀㌀㈀㘀㈀ 㤀 㠀㈀㘀㤀ⴀ㤀㌀㌀

猀攀洀 瀀愀最愀爀 樀甀爀漀猀℀瘀漀挀 瀀漀搀攀 挀漀渀焀甀椀猀琀愀爀 漀 猀攀甀 瘀攀挀甀氀漀

刀␀㜀Ⰰ   瀀漀爀 搀椀愀䌀漀洀 愀瀀攀渀愀猀

CRÉDITOPARA IMÓVEL

URBANO E RURAL

Capital de giro sem consultar SERASA e SPC

Comprar, reformar, construir e quitação de imóvel

cRÉdiTo PaRcElaR$ 70.000,00 R$ 514,78R$ 90.000,00 R$ 661,87R$ 130.000,00 R$ 953,03R$ 220.000,00 R$ 1.617,89R$ 500.000,00 R$ 2.436,00

062 3645-0600062 99110-0606062 99399-6590

carros

uNo WaY 1 .0 braNCO 2014 COMPlETO 4 POr-TaS ÚNiCO DONO aCEiTO TrOCa E FiNaNCiO WHaT-SaPP:(62)9-8438-7649

adquira o seu carro Novo ou semi Novo com parcelas que cabem no seu bolso. Faça uma simulação sem com-promisso, Créditos com parcelas a partir de 309,38 r$. Crédito Para Novo 25.732,39. Entrada + Parcelas de 422,26. Crédito para Semi Novo 20.138,40 r$. Entrada 529,00 + Parcelas de 327,60 r$. ligue e agende uma visita ! Whatsapp : (062) 98108-1508. Con-sultora de Vendas: Evanilde Fernades

sistema de coNsórcio - ÔNix 2015 - Entrada + Presta-ção de 518,00. Consultor de ven-das : Marcos Vieira. Whatsapp : (062) 99128-6147

gol g6 4 POrTaS braNCO 2014 C/ ar+DH ÚNiCO DONO aCEiTO TrOCaS E FiNaNCiO WHaT-SaPP:(62)9-8438-7649

Jac t6 VErMElHa 2014 GaraN-Tia DE FÁbriCa ÚNiCO DONO 2.0 FlEX WHaTSaPP:(62)9-8438-7649

NeW civic lxs PrETO 2008 aU-TOMÁTiCO PNEUS NOVOS aCEi-TO TrOCa E FiNaNCiO WHaT-SaPP: (62)9-8438-7649

crédito para semi Novo 19.019,60 r$. Entrada : 499,58 + Parcelas de 309,38 Mensais. ligue e agende a sua visita ou faça uma simulação sem com-promisso pelo Whatsapp. Mais informações : Tell/What : (062) 98550-9156. Consultora de Ven-das: ana Paula Pimentel.

crédito para Novos 40.390,00 r$. Entrada + parcelas 592,83 r$. ligue e agende sua visita & realize seu sonho! Telefone ou Whatsapp : (062) 99259-4025 Consultora de Vendas: Valéria rocha.

strada cs 1.4 PraTa 2010 COM-PlETa aCEiTO TrOCa E FiNaNCiO WHaTSaPP:(62)9-8438-7649

dodge ram 2500 PraTa 2008 CabiNE DUPla aCEiTO TrOCa E FiNaNCiO WHaTSaPP: (62)9-8438-7649

peugeot 206 VErMElHO 2003 COMPlETO 2 POr-TaS 1.0 SOlEil r$8.800,00 WHaTSaPP:(62)9-8438-7649

motos

credito para moto biZ. (062) 99259-4025.

credito para motos cg 160 titaN Ex 11.188,00 r$. En-trada 352,99 + parcelas de 241,11 mensais. Não perca mais tempo e adquira sua moto através do consórcio cical!! Mais infor-mações: Tel/Whatssap : ( 062 ) 985509156. Consultora de ven-das: ana Paula Pimentel.

auto ceNtro Hb e acess órios, com aulas teóricas e práticas. Endereço: rUa TV10 QD 6 lT 1 ST TrOPiCal VErDE PrÓXiMO aO POSTO COM-bUSTiVEl PQ iND. JOaO braZ. Maiores informações Fone: (62) 3573-4674/9375-5216/8415- 1031

Page 8: Horário de verão · Bolsonaro extingue horário de verão O Brasil não adotará mais o horário de verão a partir deste ano. O presidente Jair Bolsonaro assinou na última quinta-feira

8 sexta-feira, 26 DE abril DE 2019EsportE

sEgurança

Copa América terá rotas alternativas, reconhecimento facial e 10 mil seguranças

Em seminário realiza-do no Rio de Janeiro, o gerente de segu-

rança do Comitê Organiza-dor Local da Copa América, Hilário Medeiros, garantiu o uso de tecnologia para reconhecimento facial na entrada de estádios para a competição que começa dia 14 de junho no Mo-rumbi. Há preocupação também sobre a chegada de ônibus com as delega-ções nos cinco estádios que serão usados: Morum-bi e Arena do Corinthians, em São Paulo, Maracanã, no Rio, Arena do Grêmio, em Porto Alegre, e Fonte Nova, em Salvador.

“É uma tecnologia já consolidada no mundo. Nossa ideia é permitir que as forças de segurança pública tenham condições de captar essas imagens das câmeras próprias dos estádios para fazerem seu trabalho. Se alguém estiver na lista negra de procurado ou impedido em alguma circunstância, será identificado”, disse o gerente de segurança da Copa América, que tam-bém participou do plane-jamento de segurança na Copa do Mundo de 2014.

De acordo com Hilá-rio Medeiros serão 10 mil agentes privados contrata-

dos pelo Comitê para a se-gurança da Copa América. Na palestra, ele considerou como jogos de maior risco aqueles que envolvem a seleção brasileira e tam-bém as partidas da Argen-tina, pela cultura dos vizi-nhos sul-americanos de se deslocarem em grande número pelo continente.

Os recentes episódios de violência contra dele-gações em Buenos Aires - na final entre River Plate e Boca Juniors, da Liberta-dores de 2018 - e em São Paulo - jogo da Libertado-res deste ano do Palmeiras - reforçaram o alerta das forças de segurança para

o evento continental. Hilá-rio Medeiros informou que cada chegada a estádio tem planejada, previamen-te, duas rotas alternativas para desviar de possíveis pontos de conflito.

“Tivemos aquele proble-ma na final em Buenos Ai-res. Temos que estar prontos para trocar as rotas protoco-lares. É um grande desafio”, disse Medeiros, tratando o trajeto dos hotéis aos es-

tádio como um dos pontos sensíveis de monitoramen-to. Os demais são desloca-mento de aeroportos e para centros de treinamento, além do perímetro de segu-rança nos estádios.

Gerente de segurança garante tecnologia para evitar torcedores impedidos ou procurados e mostra preocupação com violência crescente em trajetos de chegadas aos estádios

Raph

ael Z

arko

Hilário Medeiros disse que instrumentos musicais serão vetados dentro de estádios brasileiros