hora do sul

12
LARM m Sai a lista dos melhores do Regional 2012 Na próxima quinta-feira, às 20h, na Sede Recreativa da Coo- percocal, em Cocal do Sul, a Liga Atlética da Região Mineira irá premiar os melhores do Campeo- nato Regional da Larm da Primei- ra Divisão de 2012. PÁGINA 11 DICAS DE PORTUGUÊS com Dad Squarisi, PÁGINA 05 A língua apren- deu a manha de Labão. Oferece duas opções. A gen- te escolhe uma ou outra. Acerta sempre. É o caso de catorze ou quatorze. Ouro ou oiro. Loiro ou louro. Divulgação / HSul Criciúma, 04 de dezembro de 2012 l Terça-feira, edição concluída às 20h45 R$ 1,50 Casamento comunitário vai reunir 110 casais hoje à noite Medida tirar 20 mil veículos pesados de circulação das 14h às 22h de sextas-feiras e domingos. PÁGINA 03 m A Afasc, em parceria com empresários realiza a 4ª edição do Casamento Comunitário. Festa é nesta terça-feira. PÁGINA 03 m LIVRE DOS PESADOS COMUNICADO Em virtude do feriado dia 04 de dezembro, esta edição do Hora do Sul será conjunta na terça e quarta-feira.

Upload: hora-do-sul

Post on 29-Jun-2015

656 views

Category:

News & Politics


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Hora do Sul

Larmm

Sai a lista dos melhores do Regional 2012

Na próxima quinta-feira, às 20h, na Sede Recreativa da Coo-percocal, em Cocal do Sul, a Liga Atlética da Região Mineira irá premiar os melhores do Campeo-nato Regional da Larm da Primei-ra Divisão de 2012. PÁGINA 11

DICAS DE PORTUGUÊS

com Dad Squarisi, PÁGINA 05

A língua apren-deu a manha de Labão. Oferece duas opções. A gen-te escolhe uma ou outra. Acerta sempre. É o caso de catorze ou quatorze. Ouro ou oiro. Loiro ou louro.

Divulgação / HSul

Criciúma, 04 de dezembro de 2012 l Terça-feira, edição concluída às 20h45 R$ 1,50

Casamento comunitário vaireunir 110 casais hoje à noite

Medida tirar 20 mil veículos pesados de circulação das 14h às 22h de sextas-feiras e domingos. PÁGINA 03m

A Afasc, em parceria com empresários realiza a 4ª edição do Casamento Comunitário. Festa é nesta terça-feira. PÁGINA 03m

Livre dos pesados

COMUNICADO

Em virtude do feriado dia 04 de dezembro, esta edição do Hora do Sul será conjunta na terça e quarta-feira.

Page 2: Hora do Sul

02

Dilma RousseffPresidentaConversa com a

l Como anda a democracia transparente (cartão corpora-tivo, concorrência pública)? Sebastião Avila de Lima, 81 anos, arquiteto do Rio de Janeiro (RJ)

Presidenta dilma - sebastião, o Brasil tornou-se referência para muitos países no tema da transparência. O Portal da trans-parência do Governo Federal (http://www.portaltransparencia.gov.br/), por exemplo, mostra os gastos diretos com obras, compras governamentais, remune-ração de servidores e diárias recebidas, e as despesas com cartões de pagamentos. mostra ainda a transferência de recursos da União para estados, municípios, insti-tuições privadas e para os cidadãos que recebem benefícios, como Bolsa Família e seguro-defeso. O cartão de pagamentos, sebastião, também fortaleceu a transpa-rência e o controle sobre pequenas despe-

sas e gastos eventuais dos órgãos públicos, pois sua fatura é lançada automaticamen-te na internet, no Portal da transparência, e qualquer pessoa pode fiscalizá-la. essa política de transparência foi aprofunda-da com a lei de acesso à informação, de 2011, que ampliou o acesso de todos os cidadãos a documentos produzidos ou sob a guarda da administração Pública. nos seis meses de vigência da lei terminados em novembro, foram recebidos 49,4 mil pedidos pelo Poder executivo Federal, dos quais 94,8% foram respondidos, 85,3% dos quais positivamente. O tempo médio de resposta foi de 10,2 dias, enquanto a lei prevê até 30 dias.

l O que está acontecendo em nossa Paraíba, em especial em João Pessoa? Em uma semana, foram assassinadas cruel-mente seis mulheres. Meu Deus! Precisamos de uma lei mais severa, para os covardes e impostores em nosso Brasil. Rita

Eliane Nunes de Mascena, 50 anos, corretora de imóveis de João Pessoa (PB)

Presidenta dilma - rita, temos de lu-tar contra toda forma de violência contra a mulher e, para isto, temos a lei maria da Penha, reconhecida pela OnU como uma das mais importantes do mundo. esta lei permite que o estado processe o agressor mesmo que a mulher não apresente denún-cia. desde a sanção da lei, já foram presos em flagrante 4.146 agressores e instaura-dos 685.905 procedimentos para coibir a violência doméstica. a lei também permitiu consolidar uma rede de proteção à mulher, com 216 centros de referência de aten-dimento à mulher, 72 casas abrigos, 379 delegacias especializadas de atendimento

à mulher e 120 núcleos de atendimento à mulher nas delegacias civis. além disso, a campanha “Compromisso e atitude pela lei maria da Penha - a lei é mais forte”, lançada em agosto deste ano, tem mobili-zado a sociedade para, em parceria com o Judiciário, tornar os processos mais ágeis. Outra ação importante é a indenização re-gressiva, que obriga os agressores a res-sarcir o inss pelas indenizações pagas às vítimas ou aos seus filhos. todas as mulhe-res ameaçadas podem procurar ajuda na Central de atendimento à mulher – ligue 180, que já recebeu mais de 2,7 milhões de ligações.

l O governo vai agir para diminuir esses números trágicos de acidentes de trânsito nas nossas estradas? O final do ano se aproxima e se algo não for feito teremos muitas mortes. José Amâncio Vieira de Abreu, 44 anos, funcionário público de Quixadá (CE)

Presidenta dilma - José, temos feito campanhas e ampliado a fiscalização e, em setembro, lançamos uma campanha perma-nente para redução de acidentes no trânsito, com participação de artistas, esportistas, em-presários, governadores, prefeitos e todos os brasileiros. a campanha faz parte do Pacto nacional pela redução de acidentes, o Pa-rada pela Vida (www.paradapelavida.com.br), assinado em 2011 pelo Brasil em con-sonância com a resolução da OnU que ins-tituiu de 2011 a 2020 como a década de ações de segurança no trânsito. Com o pac-to, queremos reduzir à metade as 42,8 mil mortes que ocorrem no trânsito todo ano. não

há receita única para esse problema, mas a conscientização de todos os cidadãos é o me-lhor caminho. as campanhas publicitárias e de promoção e as ações de fiscalização nas estradas, inclusive para o cumprimento da lei seca, já dão resultados. no feriado da Pro-clamação da república, por exemplo, houve redução de 26% no número de acidentes e de 19% no de mortes. Outro bom exemplo é a lei da Cadeirinha que, no primeiro ano de vigência, ajudou a reduzir em 23% as mor-tes de crianças de até oito anos. estas ações mostram que é possível reduzir os acidentes, e o governo federal continuará com todos os esforços para diminuí-los.

Envie perguntas à presidenta através do e-mail [email protected]. Os leitores devem ser identificados com nome completo, idade, ocupação e cidade de residência.

Criciúma, 04 e 05 de dezembro de 2012 l Terça e Quarta-feira

Nova chancePeloEstado

Amanhã (05), em Florianópolis, acontece o ato de assinatura do ter-mo de cooperação entre as secretarias de Estado de Infraestrutura (SIE) e de Justiça e Cidadania (SJC). O objetivo do termo é utilizar

a mão de obra de apenados no trabalho de limpeza das rodovias estadu-ais. Na mesma ocasião, será lançado o programa Caminhos da Cidadania,desenvolvido pelas duas secretarias, que prevê, inicialmente, a ocupação de 40 presos do regime semi-aberto e já em final do cumprimento de pena. Na primeira etapa do programa, trabalharão na limpeza de canaletas e roçadas das estradas. Num segundo momento, vão realizar também re-paros na sinalização. De acordo com o secretário de Infraestrutura, Valdir Cobalchini, que há quase dois anos trabalha para efetivar o programa, o Caminhos da Cidadania une duas demandas da sociedade: rodovias lim-pas e reabilitação de presos. “Além da redução da pena, conforme prevê o Código Penal, os detentos também serão remunerados com um salário mínimo mensal. Sendo que 75% do dinheiro ficam para o detento e 25%, para o Fundo Penitenciário”, explica. Cobalchini adiantou que a SIE já ad-quiriu os equipamentos de proteção individual, ferramentas, veículos e uniformes que serão usados pelos detentos envolvidos no programa. O programa tem a participação das secretarias de Desenvolvimento Regio-nal (SDRs), das superintendências regionais do Deinfra, do Conselho Peni-tenciário estadual, da direção dos presídios, e apoio do Tribunal de Justiça (TJSC) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SC). A primeira região que deve ser beneficiada é a de Videira.

Bodas de ouro Bancada do PMDB soli-citou e a Assembleia Legislativa vai re-alizar, na quinta-feira (6), sessão solene de homenagem ao senador Casildo Mal-daner, pelos 50 anos de vida pública.

Solução urgente Situação dos pescado-res afetados pela barragem da Foz do Rio Chapecó estará em pauta na audiência pública que a Comissão de Pesca e Aqui-cultura da Assembleia Legislativa pro-move em São Carlos, na região Oeste.

Sumiço As notícias sobre mudanças no Executivo estadual surtiram um efeito interessante. Alguns secretários, antes figurinhas carimbadas no twitter,deixaram de participar tanto do micro-blog. Já preparam a saída ou estão se empenhando ainda mais para perma-necer no governo. Em contrapartida, tem deputado que botou a assessoria pra alimentar o twitter.

Balanço e demandas Aproveitando o Encontro Nacional da Indústria (ENAI), realizado anualmente pela Confede-ração Nacional da Indústria (CNI), o presidente da Federação das Indústrias (Fiesc), Glauco José Côrte, que estará liderando uma comitiva de 100 em-presários, vai promover um encontro com o Fórum Parlamentar Catarinense, amanhã, na Câmara dos Deputados. Além do balanço sobre o comporta-mento do setor em 2012, os industriais vão colocar na mesa as demandas para 2013, tanto nacionais quanto estaduais.

Será? A Câmara dos Deputados pode votar na próxima semana alguns pon-tos do projeto de lei da reforma políti-ca, como o fim das coligações propor-cionais nas eleições; o sistema eleitoral misto; a coincidência de data das elei-ções; e o financiamento público de cam-panhas eleitorais.

Andréa Leonora ��or�an��o���� ����or�an��o���� �� 04Dez12CENTRAL DE DIÁRIOS

TRINTA INTEGRADOS

DIÁRIOSINTEGRADOS

PRESENÇA EM62% DE SC

PeloEstado Um produto [email protected]

www.centraldediarios.com.br

. . . .. . . .. . . .

MalhariaSocialCoincidências à parte, também amanhã a Comissão de Segurança Pública da Assem-bleia Legislativa apresenta o projeto “Ma-lharia Social”, de autoria do professor Filipe Rodrigues, que prevê a ressocialização das mulheres detentas do Complexo Peniten-ciário de Florianópolis através do trabalho continuado de costura e modelagem. “Nós fomos atrás dos parceiros necessários para a implantação do projeto porque conside-ramos a solicitação um importante meio de resgate social e moral dessas mulheres”, de-clara o presidente da Comissão, deputado Gilmar Knaesel (PSDB), que se empenhou pessoalmente para a concretização do projeto. Além da empresa Kyly, de Pomerode, que doou 16 máquinas novas, o projeto tem a parceria de instituições de ensino como a Faculdade Estácio de Sá e a Udesc. A ideia é começar as atividades ainda em dezembro. “Agora, aguardamos a autori-zação judicial para o início das atividades”, declara Rodrigues.

Luana Schm

itt

Page 3: Hora do Sul

IPVA mais barato em 2013m

O valor do iPVa (imposto sobre a Pro-priedade de Veículo automotor) para 2013 deve ficar em média 10,5% mais barato para os proprietários de veículos em santa Catarina. a secretaria de estado da Fa-zenda publicou portaria 315/2012 com os valores a serem pagos pelos contribuintes, calculados com base na tabela divulgada pela Fipe (Fundação instituto de Pesquisas econômicas) e que passam a valer a partir de 1º de janeiro do ano que vem.

“a base de cálculo do imposto é o va-lor de mercado do veículo. Com a redução do iPi, o preço dos veículos zero quilômetro caiu, o que automaticamente proporcionou uma queda no valor dos veículos usados”, explica o secretário da Fazenda, nelson serpa. em santa Catarina, as alíquotas do imposto variam entre 1% e 2%, dependen-do do modelo do veículo e representa a alí-quota mais baixa entre os estados do sul e são Paulo.

CRICIÚMA

Da Redação

Você também pode participar da coluna com sugestões, dicas, críticas, elogios ou agradecimentos. Participe: [email protected]@

Casamento comunitário vai reunir 110 casais hoje à noite

O sonho de casar é alimentado por muitos casais que se uniram, namoram e vivem juntos. No entanto, a dificuldade do dia a dia faz com que muitos adiem a realização deste grande desejo. Para dar uma mãozinha aos apaixonados, a associação Feminina de assistência social (afasc), em parceria com empresários da região, vai realizar a 4ª edição do Casamento Comunitário. a grande festa vai ser realizada nesta terça-feira, às 19 horas, no sisO’s Hall. O evento vai reunir 110 casais, que tem o mesmo objetivo: o sonho de se casar.

Conforme a organizadora do evento, Gladis sarvalaio, há alguns anos o Casamento Comunitário realizado pela afasc tem proporcionado felicidade e realização de sonhos aos casais criciumenses. “Realizamos tudo com muito carinho, afinal é o dia deles. Todo o local vai ser decorado e cada mesa contará com torta, salgados e bebidas. será uma grande festa”, conta.

Gladis destaca que cada casal tem o direito de levar oito convidados. são 120 mesas para acomodar os noivos, os convidados e os padrinhos. “Como em todo o casamento tradicional, não faltará a marcha nupcial e o famoso brinde”, adianta. Para abrilhantar ainda mais a noite a banda Classe a fará a apresentação. Os casais serão recepcionados a partir das 18 horas e cada noiva poderá ainda fazer a sua maquiagem.

Casais emocionadoseduardo de maria Perdoná, 32 anos, e tuane neves de araújo, 25 anos, estão realizan-

do um sonho. eles se conheceram no bairro onde moram, no santo antônio, em Criciúma, em abril de 2007, e agora estão realizando algo almejado há muito tempo, o casamento. “iniciamos o namoro naquele ano e estamos morando juntos desde 2010. Hoje moramos na casa de minha mãe, mas estamos construindo nossa própria casa”, contou o auxiliar administrativo.

eduardo falou que o casamento comunitário é uma festa bonita e um sonho de muitos casais, assim como eles. “É também uma oportunidade de casar, sem gastar. Para nós está sendo muito importante porque também estamos terminando de construir nossa casa”, lembrou, acrescentando que realizar um casamento é fundamental e é uma tradição que não deve ser esquecida, já que na atualidade muitos acabam apenas morando juntos, e sem cerimônias.

angélica laurindo américo, 23 anos, e maikow Pereira miranda, 27anos, estão juntos há sete anos e já tem dois filhos, Maikow Pereira Miranda Junior, de 6 anos, e Mariah, de 4 anos. Os dois sempre tiveram a vontade de casar e aproveitaram a oportunidade que a Afasc está dando, para oficializar realmente o relacionamento. Eles moram no Bairro Vila Natureza I. “Vou de branco e meus dois filhos serão os daminhos. É uma grande realização para nós”, destacou a diarista.

03Criciúma, 04 e 05 de dezembro de 2012 l Terça e Quarta-feira

manHÃ tarde nOite

terça-feira: sol e aumento de nuvens de manhã. Pan-cadas de chuva à tarde e à noite.

FONTE: Climatempo33º Máxima 22º Mínima

[ ]Dia do Carvoeiro

expediente

Rua Santo Antonio, 680 - Centro - CEP 88811-040 | Criciúma - Santa Catarina

FALE CONOSCO: (48) 3430-1530

[email protected]

[email protected]

Representante Central de

Comunicação S/S, (48) 3216-0600

DIRETOR EXECUTIVO: Régis Cristiano S. da Silva

Para os que já estão pro-gramando as férias no li-toral catarinense, uma boa notícia: quem viajar de car-ro não precisará disputar o espaço da rodovia com os caminhões. É que a Federa-ção das Empresas do Trans-porte de Carga e Logística de Santa Catarina (Fetran-cesc) emitiu alerta para que os caminhoneiros não tra-feguem pela BR-101 duran-te os considerados horários críticos da alta temporada. A medida deve tirar 20 mil veículos pesados de cir-culação das 14h às 22h de sextas-feiras e domingos.

Nesse período até a pista duplicada deixa de ser privilégio, é quando o fluxo de veículos chega a seis vezes mais do que nas outras épocas do ano. Com esse entendimento, o

presidente da Fetrancesc, Pedro Lopes, explica a emissão do alerta aos ca-minhoneiros.

Segundo ele, trata-se de uma ação de segurança, que está sendo discutida com o secretário estadual de Infraestrutura, Valdir Cobalchini, e represen-tantes da Polícia Rodoviá-ria Federal, Polícia Militar Rodoviária e do Dnit. A ideia do grupo é elaborar um conjunto de medidas com foco na prevenção de acidentes.

Porém, a orientação não agradou a todos. Presi-dente da Federação dos Caminhoneiros Autôno-mos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Eder Dal’lago, reclama que o horário recomendado para que não se trafegue na BR-101 é o mesmo que os motoristas costumam voltar para casa. Ele tam-

bém discorda do desvio pela BR-116, diz que con-sidera o trecho mais pe-rigoso para quem trafega em veículos de carga.

Para os horários críticos da alta temporada, além do alerta aos caminho-neiros, está previsto o aumento de fiscalização (com monitoramento de velocidade e utilização de bafômetro) e obras de re-paro na rodovia também deverão ser evitadas nes-se per íodo.

De acordo com o secre-tário estadual de Infraes-trutura, Valdir Cobalchini, as ações de segurança es-tão sendo elaboradas para outras rodovias federais e também para as estadu-ais. Em uma nova reunião marcada para o dia 15 de-verão ser definidas todas as medidas para aumentar a segurança nas estradas durante o verão.

Camihões vão ter horário especial

Carros não vão precisar dividir a BR-101 com os caminhões nesta temporada de verão

DIVULGAÇÃO / HSul

CRICIÚMA

Page 4: Hora do Sul

04 Criciúma, 04 e 05 de dezembro de 2012 l Terça e Quarta-feira

“Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim. ” Jo 10.14

Para refletir...INTIMIDADE

Intimidade fala de relacao conjunta entre duas ou mais pessoas, na intimidade com Deus a forca da re-lacao nao esta na perfeicao, mas acima de tudo na entrega e gratidao pelos favores recebidos por aquele que temos intimidade. Deus é fiel!

Davi foi chamado de um homem segundo o coração de Deus. Mesmo com todas as suas limitações, fraquezas e pecados, era um homem quebrantado diante de Deus. Sensível à graça de Deus, reconhecia seus pecados, fruto, com certeza, de uma relação íntima com o Senhor. Davi sabia que nada lhe faltaria, não por sua bondade pessoal e muito menos por pensar que Deus sempre lhe daria o que viesse a desejar. Mas o Bom Pastor supriria sua vida das necessidades que surgissem. Seguir a Deus implica fazer a sua vontade e não a nossa. Seremos suas ovelhas exatamente nesse ponto.

Em outras palavras, nossa intimidade com Deus se evidencia no compromisso e na obediência. Se como ovelha estou comprometido em obedecer, terei a cer-teza de que ele cuidará de mim, dando-me o que preci-so. Portanto, andar em intimidade com Deus é um dos grandes desafios da vida cristã, visto que tal experiên-cia deve ser pessoal e intransferível. Só assim experi-mentaremos abundantemente de sua graça e seremos tomados da plenitude de Deus.

Pr. Antonio Luiz Lalau

Em mensagem encami-nhada ao Congresso Na-cional, a presidenta Dil-ma Rousseff detalhou os motivos que a levaram a vetar 23 disposit ivos do projeto de lei que t rata da nova redist ribuição dos

royalt ies do petróleo. Em relação ao Artigo

3º da proposta aprovada pelo Congresso, que pre-via que a nova divisão dos royalties valeria, inclusi-ve, para os contratos de concessão já licitados, a presidenta argumenta na mensagem que o disposi-tivo violaria “frontalmen-

A ceia de Natal vai cus-tar, em média, 18,6% a mais neste ano do que no ano passado. O levanta-mento feito pela Funda-ção Getulio Vargas (FGV) mostra que a inflação dos produtos usados na ceia é t rês vezes maior do que

a regist rada na média acumulada pelo Índice de Preços ao Consumi-dor (IPC) no per íodo de dezembro de 2011 a no-vembro de 2012, que foi de 5,77%.

Entre os itens que apresentaram maior au-mento de preço estão o arroz (33,49%), a cebola (48,37%), a batata inglesa

(51,82%) e as frutas como mamão papaya (66,88%), manga (26,17%), aba-caxi (23,52%) e maçã (22,13%).

Outros produtos tam-bém subiram acima da inflação, como a azeitona em conserva (11,79%), o frango (10,45%), os pães e biscoitos (8,55%) e o ba-calhau (5,96%).

Alguns itens, no en-tanto, t iveram aumento de preços menos inten-so do que o regist rado pelo IPC: azeite (3,48%), lombo suíno (2,84%) e vinho (1,61%). O pernil suíno foi o único produ-to pesquisado pela FGV que teve queda de preço – de 1,26% – entre 2011 e 2012.

te” a Constituição e, por isso, foi alvo de veto.

“As novas regras de dist ribuição dos royalt ies previstas no Artigo 3º do projeto, ao não ressalvar sua aplicação aos contra-tos já em vigor, violam frontalmente o disposto no Inciso 36 do Artigo 5º e no Parágrafo 1º do Ar-t igo 20 da Constituição”, diz t recho da justif icati-va presidencial.

Na mensagem presi-dencial, Dilma Rousseff explica que os royalt ies são uma “compensação f inanceira” dada aos es-tados e municípios pro-dutores e confrontantes em razão da exploração do óleo.

“Devido à sua natureza indenizatória, os royalties incorporam-se às receitas originárias desses mes-mos entes, inclusive para efeitos de disponibilidade futura. Trata-se, portan-to, de uma receita certa, que, em vários casos, foi objeto de securitização ou operações de antecipação de recebíveis. A alteração desta realidade jurídi-ca afronta o disposto no Inciso 36 do Artigo 5º e o princípio do equilíbrio orçamentário previsto no Artigo 167, ambos da Constituição Federal”, re-força a presidenta.

De acordo com a men-sagem, para def inição dos vetos à proposta aprova-

dilma explica o veto dos royaltiesda pelo Congresso foram ouvidos os ministérios de Minas e Energia, da Fa-zenda, do Planejamento e ainda a Advocacia-Geral da União.

Em relação aos demais vetos, a Presidência da República enumera di-versos disposit ivos cons-t itucionais que seriam violados casos não fos-sem retirados do texto aprovado por deputados e senadores.

Em um deles, por exem-

plo, a presidenta da Repú-blica afirma que o texto do Congresso é inconsti-tucional porque “conflita diretamente com as dispo-sições previstas no Artigo 5º e no Parágrafo 1º do Artigo 20 da Constituição, ao obrigar os estados e municípios a renunciarem a direito constitucional originário para participar da distribuição do fundo especial destinado a todos os Entes Federados”.

Já outro dispositivo foi

alvo de veto porque, na avaliação da Presidência, “a imposição de limites máximos para o recebi-mento de valores referen-tes aos royalties viola o disposto no Parágrafo 1º do Artigo 20 da Consti-tuição. A compensação financeira aos municípios produtores, confrontantes ou afetados deve guardar equivalência com o im-pacto decorrente da pro-dução e da exploração de petróleo e gás natural”.

Ceia de Natal está 18% mais caraContratos devem ser respeitados para não ofender a Constituição do país, afirmou a presidenta

DIVULGAÇÃO / HSul

CRICIÚMA

CRICIÚMA

Page 5: Hora do Sul

05Criciúma, 04 e 05 de dezembro de 2012 l Terça e Quarta-feira

“Nossa democracia tem servidode exemplo para outros países”

Que papel o senhor tem desempenhado no gover-no federal?Temer - O papel do vice-pre-sidente da República está de-finido na nossa Constituição, que se resume a substituir a presidente, no caso de au-sência do país. Também, sou indicado para missões espe-ciais pela presidente, como coordenar o Plano Estratégi-co de Fronteiras que engloba ações de diversos ministérios, como da Defesa e Justiça, no combate ao crime na faixa de fronteira. Presido comis-sões bilaterais com a China e a Rússia, que têm o objeti-vo de melhorar e expandir as relações entre nossos países. Neste sentido, a presidente Dilma tem me designado para missões ao exterior em ocasi-ões em que ela não pode par-ticipar. Foram os casos das viagens para a Coreia do Sul,

Líbano, Moçambique, Grã-Bretanha, Paraguai, Turquia, Suécia, Itália, Estados Uni-dos e Rússia. Destaco minha última viagem à Alemanha, para onde levei um grupo de empresários e mantive reuni-ões com a chanceler Ângela Merkel, com o presidente da República, Joachim Gauk, e o presidente do Parlamento, Norbert Lammert. E trouxe para o Brasil uma proposta para a criação de um meca-nismo bilateral semelhante ao que temos com chineses e russos.

Como o senhor avalia a cri-se financeira internacional e os efeitos sobre o Brasil?Temer - Nesta viagem à Ale-manha, confirmei um senti-mento que já temos no go-verno: o de que o Brasil deve encarar esta crise com toda responsabilidade, mas tam-

bém como uma oportunidade. Os alemães querem aproveitar a saúde e a potencialidade de nossa econo-mia para ajudá-los a sair da crise em que está a Europa. Isso se daria por meio do incremen-to de investimen-tos alemães no Brasil e vice-ver-sa. Há, também, a expectativa de que possamos in-vestir nos países europeus em que os efeitos da crise são mais agudos, como Espanha e

Portugal. E foi, justamente, na Espanha que a presidente Dilma e o primeiro-ministro, Mariano Rajoy, falaram sobre o aumento do comércio entre a União Europeia e o Merco-sul. Portanto, não descuida-mos dos efeitos da crise no nosso país e estamos voltados para sair dela maior do que entramos.

O investidor estrangeiro já vê no Brasil um am-biente seguro do ponto de vista econômico, jurídico e político?Temer - O Brasil mudou sen-sivelmente sua imagem no exterior. Hoje, o estrangeiro vê nossas instituições total-mente solidificadas, porque elas vivem em harmonia. Nos-sa democracia tem servido de exemplo para outros países. Eleição após eleição, damos mostra de um amadurecimen-to absoluto, cenário muito próspero para quem quer in-vestir. Do ponto de vista eco-nômico, tiramos 40 milhões de pessoas da pobreza e es-tamos nos tornando um país de classe média. Esse grande mercado interno, em ascen-são, é um forte atrativo para empresas daqui e as de fora. Porque esta nova classe mé-dia está consumindo cada vez mais, o que obriga a um gran-de incremento na produção.

As medidas econômicas do governo federal para diminuir os efeitos da crise são suficientes? Ou virá mais?Temer - O governo agiu e age prontamente para evi-

Na quarta-feira (28/nov), ele era presidente em exercício. Na quinta e na sexta, já no Peru, representante do Brasil na Cúpula dos Chefes de Estado e de Governo da União de Nações Sulamericanas (Unasul). Em 1º de dezembro, o compromisso era a posse do novo presidente do México, Enrique Peña Nieto. Esse pequeno corte na agenda do vice-presidente da República Michel Temer mostra bem a importância do papel que exerce no governo federal. Reconhecido pela habilidade política, foi deputado por seis mandatos e por três vezes presidiu a Câmara dos Deputados, além de presidir há mais de uma década o maior partido do país, o PMDB. Formado em Direito pela Universidade de São Paulo, possui o título de Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Temer concedeu essa entrevista exclusiva à rede formada pelos Diários da ADI-BR/Central de Diários e afirmou: “O Brasil mudou sensivelmente sua imagem no exterior. Hoje, o estrangeiro vê nossas instituições totalmente solidificadas, porque elas vivem em harmonia”.

Aluízio de A

ssis

tar maiores efeitos da crise europeia. Apesar de vermos outros países entrando em recessão, nosso país vai cres-cer em 2012. Nossa indústria está se recuperando. E isso deve ser creditado às medidas que temos tomado. Contamos muito com nosso mercado in-terno para alavancar a produ-ção industrial. Mantivemos a diminuição de impostos para

eletrodomésticos e automó-veis e facilitamos, de forma responsável, o acesso ao cré-dito. Hoje, vemos os juros nas menores taxas históricas e a inflação sob controle. A ex-pectativa é de que 2013 será um ano melhor do que 2012.

O setor produtivo fala muito na baixa competiti-vidade por causa do Custo Brasil. Haverá um esfor-ço para desoneração?Temer - Já estamos no cami-

nho da desoneração. Temos a baixa temporária para o IPI de diversos produtos, e promo-vemos a desoneração sobre a folha de pagamento, o que se reflete positivamente no fatu-ramento de empresas de diver-sos setores e estimula a criação de novos empregos, a partir de janeiro do ano que vem. Para o governo, será uma renúncia fis-cal de R$ 60 bilhões em quatro anos. Um grande atrativo para empresas nacionais já instala-das e para as que vierem a se instalar por aqui.

O país está no caminho certo para a retomada do crescimento?Temer - Todo conjunto de medidas que o governo está tomando para atrair inves-timentos estrangeiros, me-lhorar nossa infraestrutura, desonerar o empresário, di-minuir o custo dos produtos industriais e da energia elétri-ca e facilitar o acesso ao cré-dito tem tido resultados visí-veis. Além de todos os índices macroeconômicos mostrarem uma economia saudável, repi-to, num cenário de crise inter-nacional, vemos que grandes empresas globais anunciam investimentos no Brasil. Em novembro, tive o prazer de participar da inauguração de uma unidade da Hyundai em Piracicaba, no interior do es-tado de São Paulo, um investi-mento de US$ 700 milhões. E, em outubro passado, a BMW anunciou a abertura de uma fábrica em Santa Catarina, no valor de US$ 260 milhões. São sinais de que estamos no caminho certo.

ENTREVISTA ESPECIALMICHEL TEMER

Esta entrevista exclusiva foi disponibilizada para publicação em 120 jornais que formam a rede Associação dos Diários do Interior (ADI Brasil) e Central de Diários do Interior (CDI), somando 4 milhões de exemplares/dia e com potencial para atingir 20 milhões de leitores. A força do interior na integração editorial.

Por Andréa Leonora | Esta entrevista também está disponível no site www.centraldediarios.com.br

Em Nova York, Temer fala a estudantes sobre o papel do Brasil na ascensão dos BRICS

Div

ulga

çao

SEC

OM

/VPR

Her

bert

Sch

lem

mer

Na Alemanha, Temer foi recebido pela chanceler Ângela Merkel e pelos presidentes da República e do Parlamento: “Trouxe para o Brasil uma pro-posta para a criação de um mecanismo bilateral”.

Page 6: Hora do Sul

06

malHaçÃO ladO a ladO

GUerra dOs seXOs salVe JOrGe

lia diz para dinho que precisa enfrentar seus problemas e ele vai embora. Gil aconselha Ju a permitir a aproximação de alguém. lorenzo pede para lia tentar não discutir com a mãe e ela chora ao falar da possibilidade de ter que escolher en-tre ele e raquel. lupe volta a falar com Ju e insiste para que ela tire fotos com ele. mário aconselha dinho a apoiar lia, e tico ouve a conversa. Cezar tenta ser simpático com marcela e Gil.

Oswaldo exige que Catarina garanta sua integridade para publicar a notícia sobe laura. Bonifácio contrata Caniço. margarida fala mal de albertinho para esther. Celinha se decepciona por Guerra não querer se casar. Catarina pede para neusinha ser sua camareira. isabel conversa com diva sobre a venda do alheira. Zé maria vê isabel falan-do com albertinho e se irrita.

Charlô tenta seduzir Otávio. roberta e Feli-pe discutem. Zenon consegue se salvar do abis-mo. nieta tenta entrar no quarto de Carolina e Ulisses se apavora. Fábio é rude com manoela. Olívia serve o cálice com o afrodisíaco. Otávio desconfia de Charlô. Kiko consegue invadir a mansão. nando se diverte com Juliana. Carolina manipula Ulisses para ficar contra Zenon. Analú fala para Olívia que roberta gosta de nando.

17h30 18h

19h 21h

theo chora por não conseguir chegar a tem-po para encontrar morena. O padrinho de theo o encontra no aeroporto e recupera sua moto. lucimar reclama com Helô de ter se afas-tado de morena. Helô pede para drica encon-trar morena em istambul. antônia vê a sala de Haroldo pelo computador de lívia. theo vai à casa de Helô para falar com lucimar. Élcio manda flores para Érica.

Destilando veneno!Nelson Rubens

Você pode acompanhar o Nelson Rubens na Rede TV!, no programa TV Fama, de segunda a sexta, às 19h50’ e, aos sábados, às 20 horas

l Grosseirasertanejo leonardo nem comenta a “pa-

tada” que levou de Paula Fernandes assim que ela deixou a empresa talismã (de pro-priedade de leonardo) para seguir carrei-ra com outro grupo empresarial: “só agora eu vou poder ser eu mesma...” Xiii!

l ComentárioAguinaldo Silva fica com sangue nos olhos

ao dar sua opinião sobre o filme “Crepúsculo”: “Pior do que esta saga dos vampiros vegeta-rianos que só tomam suco de groselha é a saga dos vampiros do mensalão!” arrumou briga com metade dos adolescentes do país...

l Sozinhaa culpa é do trabalho! déborah secco

olha ao redor e não encontra uma amiga sequer porque – diz ela – sempre traba-lhou muito. então, por que não fez amigos no Projac?

l Casquinhasensacional a piada de Cláudia abreu

– na pele de Chayene – no especial de roberto Carlos: “morram de inveja, em-preguetes”. e deu um beijo na boca do rei!

Eliana não entende tanta repercussão em torno da história de preconcei-to que sofreu quando criança, por ser filha de zelador. Ela já havia feito tal relato antes e passou batido...

l DinheiroZeca Pagodinho entra em acor-

do com camarote de cerveja e passará uma noite no sambódro-mo do anhembi. Com direito até a um pequeno show no local. nada que um bom cachê não resolva...

Será que Marcos Paulo dei-xou herança - assinada e regis-trada - para Antonia Fontenel-le? No Projac só se fala disso - e também que a TV Globo

deverá pagar uma pensão para a viúva do diretor...

Luciano Huck vai processar Rafinha Bastos por ofensa

Criciúma, 04 e 05 de dezembro de 2012 l Terça e Quarta-feira

luciano Huck não demo-rou para responder a carta aberta que Rafinha Bastos escreveu sobre ele em sua fanpage do Facebook, cha-mando o apresentador de “playboy inconsequente” e um “bosta”. em comunicado divulgado nesta segunda-fei-ra (3), Huck declarou que irá abrir um processo contra o co-mediante.

tudo começou porque lu-ciano Huck publicou um pedi-do de desculpas, no domingo

(3), em sua página na rede social, após se recusar a fa-zer o teste de bafômetro e perder a habilitação em uma blitz da lei sêca, no rio de Janeiro, neste fim de semana Rafinha Bastos decidiu dar sua sempre polêmica opinião em relação ao caso, com um post no Facebook cheio de ironias e sarcasmos.

leia na íntegra o comunica-do oficial enviado pela asses-soria de luciano Huck:

“sobre a apreensão da sua CnH - carteira de motorista, luciano Huck já se manifestou em sua fan page no Facebook. Quanto à discussão gerada, não existe a necessidade de nunhum comentário extra por parte do apresentador, que ressalta que discussões posi-tivas são sempre bem-vindas. sobre as grosserias gratuitas e desproporcionais, ele en-tende que esse assunto deve ser tratado nas esferas do Ju-diciário. e assim será”.

Salve Jorge: Théo vai à Turquia em busca de Morena

nos próximos capítulos de sal-ve Jorge, da Globo, após dias sem notícias de morena (nanda Costa), théo (rodrigo lombardi) decide ir para a Turquia a fim de descobrir informações sobre o paradeiro da noiva. O capitão conta com a ajuda de Érica (Flá-via alessandra), que pede ajuda a ricardo (alexandre Barros),

investigador da polícia federal sobre o mundo do tráfico de mu-lheres. morena será enganada pela máfia e traficada para Is-tambul, deixando théo arrasado após a partida da noiva. Horas depois de seu embarque, o capi-tão procura lucimar (dira Paes), a mãe da jovem, argumentando que ela queria viajar ao invés de

se casar. lucimar rebate dizendo que Morena nunca confiou em homem nenhum, já que foi aban-donada por todos os homens de sua vida. no meio da conversa, théo conhece Helô (Giovanna antonelli), que está a caminho de se tornar delegada federal, e que tenta convence-lo de que morena sempre o amou.

Page 7: Hora do Sul

07

Vênus unida a mercúrio e se distanciando de saturno melhora consideravelmente as possíveis negociações deste dia. Um projeto que envolve grande soma de dinheiro pode começar a ser criado. no amor, sedução e profundidade.

Vênus se une a mercúrio e longe da pressão de saturno melhora consideravelmente seus relacionamentos afetivos, trazendo oportunidade para boas e sérias conversas. as energias ficam mais leves de-pois de uma fase mais difícil.

Vênus se une ao seu regente e longe da pressão de satur-no promete boa comunicação e bons acordos de negócios. toda pressão que envolveu seu trabalho nas últimas semanas fica para trás. A saúde tam-bém melhora sensivelmente.

Vênus se une a mercúrio e longe da pressão de saturno traz boas oportunidades de acertos em seu relacionamen-to afetivo. O período é ótimo para conversas e acertos. O amor fica mais sério dentro e fora de você.

Vênus se une a mercúrio e longe da pressão de saturno melhora a energia em sua casa. Problemas enfrentados nas últimas semanas ficam mais claros e mais fáceis de li-dar. O momento é ótimo para fazer almoços e reuniões.

Vênus se une a mercúrio e se afasta de saturno, melho-rando consideravelmente as energias em seu entorno. seu campo mental também rece-be as benesses desta energia afastando pensamentos ob-sessivos e negativos.

seu regente se une a mer-cúrio e se afasta de saturno movimentando sua vida social e trazendo novas amizades até você. O momento é ótimo para estabelecer novas metas de trabalho que trarão novas oportunidades financeiras.

Vênus se aproxima de mer-cúrio em seu signo e longe da pressão de saturno melhora consideravelmente as energias em seu entorno e seu humor. as tensões diminuem e novas por-tas se abrem durante os próxi-mos dias.

Vênus se aproxima de mer-cúrio e se afasta de saturno, aumentando as chances de um amor antigo voltar a procurar você. É hora de refletir com se-riedade o que vale e o que não vale a pena no que diz respeito ao amor e ao trabalho.

Vênus se aproxima de mer-cúrio e se afasta de saturno melhorando consideravelmente suas atividades sociais e suas amizades. O momento é ótimo para renovar amizades e fazer novos contatos relacionados ao seu crescimento profissional.

Vênus se une a mercúrio e se afasta de saturno aumentando as chances de um novo passo em sua carreira. O momento é ótimo para fazer novos planos e projetos relacionados a sua profissão. Uma nova proposta de emprego pode surgir.

Vênus se aproxima de mercúrio e se afasta de sa-turno melhorando considera-velmente sua energia, que andava um pouco baixa. O momento é ótimo para rever sua filosofia de vida e sua fé. Viagens e estudos em alta.

EMERGÊNCIAHosp. São José............................3431-1500Hosp. São J. Batista...................3461-6111Hosp. Santa Catarina................3445-8780 Samu...................................................192Bombeiros...........................................193

SERVIÇO AO CIDADÃOIML..........................................3478-5123Casan.......................................3461-7000Celesc.......................................3461-5000Conselho Tutelar.....................3445-8922Defesa Civil................................3244-0600Vigilância Sanitária...................3445-8700Procon......................................3445-8522Rodoviária................................3433-3999Prefeitura.................................3431-0200

POLÍCIAS Rodoviária Federal....................3522-0411Rodoviária Estadual..................3462-0330Ambiental................................3431-7400Guarda Municipal..........3462-3800 ou 153Polícia Militar.........................................190

você

QUal É OriGem da PalaVra memOrandO?

Fonte: Guia dos Curiosos

O memorando é uma comunicação escrita, utilizada internamente em ambientes profissionais (órgãospúblicos, empresas, instituições, etc.). embora não seja tão formal quanto uma carta comercial ou

ofício, também não deve ser informal a ponto de conter “abraços e beijos”. O memorando deve tra-tar de um único assunto. no livro língua Portuguesa – noções Básicas para Cursos superiores, os autores maria margarida de andrade e antonio Henriques explicam que o termo deriva do latim memini, que significa “o que deve ser lembrado’. Eles também sugerem que o memorando seja organizado da seguinte forma: procedência, destinatário, data,

assunto, corpo-explanação e assinatura.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL 2011

BANCO115

MBJRELEITURA

NASCEIRMINOEND

NADÃOIHOUVERAM

PVPCRBGRAMATICO

OAPEATC

EDOAUSAILEGALN

PAGAAI

PIIBIB

IOCBOMBOCADO

Robin, oparceiro

do Batman(HQ)

"Abre-(?)Sésamo!",frase má-gica (Lit.)

(?)-se: eu-femismo

de"morrer"

O canal devídeo doaparelho

de TV

“The (?)”,frase finalde filmesdos EUA

Madame(?), bruxade WaltDisney

Tipo debaú (pl.)

"Enquanto(?) Sol",sucessodos Titãs

Aparta-mento(bras.pop.)

Artur daTávola,

jornalistabrasileiro

Brincadei-ra da tor-cida emestádios

"(?)Today",

jornal dosEUA

Aparelhode áudioda Apple

(?)Ferreira,atriz deTeatro

Famosacaneta

esferográ-fica

Impostoindustrial

(sigla)

Doce deleite de co-co e gema

de ovo

Metro(símbolo)

OswaldoCruz,

sanitaristabrasileiro

Instituição fundadapor D. João VI, no Rio

de Janeiro (Hist.)Sílaba de "rinse"

Anfíbio delagoas

Rival doCSA

O racismo,no Brasil

Quitada

Estudiosodo idiomaAntes dotempo

O primeirohomemFruto

vinícola

Peso(abrev.)

Malévola;perversa

Problema de colunacausado por mápostura corporal

Rede Local (Inform.)

Segundoponto de

vistaVem à luz

Amazonas(sigla)

101, emromanosU

V

A

3/end — usa. 6/houver. 9/bom-bocado — releitura.

Criciúma, 04 e 05 de dezembro de 2012 l Terça e Quarta-feira

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL 2011

BANCO122

AAAPRINCIPAL

RAIMOREZENDMMX

PETECAAPERONRIN

NVTANDIDOLATRAR

ISOLANTEOMOMDAM

EMEARAANELNBIG

TONTANNSOSSEGADO

O ator pro-tagonistado filme

Local dasreinaçõesde Narizi-nho (Lit.)

Budismointuitivo

popular noJapão

Indígenaque habita-

va o sulda Bahia

Irritado;exaltado

(fig.)2.010, emromanos

Brinquedoadornadocom pe-

nas (bras.)

A naturezada doença

como ahemofilia

Juan Do-mingo (?),

políticoargentino

Pão de (?),tipo de

bolo levee fofo

O estado da Barreirado Inferno

(sigla)

El. comp.de “omo-

plata”:ombro

Indica operíodo

matutino,no inglês

Ornato-símbolo

daformatura

Segmen-tos de

correnteÍndice

(abrev.)

Chegar àmetade de

algo

AdrianeGalisteu,apresen-tadora

(?) Ben,cartão-postal

londrino

Rei macedônio quefoi pupilo de

Aristóteles (Hist.)Braço, em inglês

Pré-requi-sito parao perdão

(Rel.)

Casual-mente

Em + a

AdorarA fita usa-

da peloeletricista

Zonza;aturdidaCalmo;

tranquilo

El. comp.de “rinite”

Presa;ligada

M E A R

2/am. 3/arm — big — zen. 4/mear.

Page 8: Hora do Sul

08

Procura-se ajudante para carga/descarga, e que se possível saiba montar móveis, caso contrário ofe-recemos treinamento. Preferência a moradores da região do rio maina e bairros arredores. tele-fone: (48) 9924-7428 (Falar com marcel). e-mail: [email protected].

Estamos contratando como freelance operador de câmera. Necessário ter experiência em filmagens externas e estúdio no minimo de 1 ano. Trabalha por escala. Final de Semana e Feria-dos. Interessados encaminhar curriculo. E-mail: [email protected].

look Fashion moda Homem e mu-lher, contrata vendedor (a), boa aparência, com idade minima 25 anos, moradores do centro ou proximidades, que tenha disponi-bilidade de horário, experiência em vendas. interessados enviar curriculum com foto para : [email protected].

Empresa de Criciúma seleciona Analista Financeiro para atu-ar no setor de contar a receber. Telefone: (48) 9984-9886 (Falar com Lucenir) / E-mail: [email protected].

Precisamos de um profissional com experiência e atuação na área de marketing, que tenha habili-dade, facilidade e goste de de-senvolver campanhas de marke-ting. será diferencial habilidade com programas de criação como Corel, PPt. Contatos apenas via e-mail. Obs: Colocar no e-mail as-sunto MARKETING. E-mail: [email protected].

Transportadora localizada no Rio Maina contrata MECÂNI-CO com experiência. * Salário à combinar. Enviar Currículos apenas candidatos com expe-riência na função. Email: [email protected]

Pet shop abre vaga para tO-sadOra. necessário experiên-cia na função. Horário comercialProspecção de bons ganhos, salário inicial de r$1.000,00 + benefícios. interessados enca-minhar currículo para o e-mail [email protected] com o título da vaga no assunto.

Contrata-se Gerente de Ven-das. Requisitos: Ambos os se-xos, com idade a partir de 25 anos.- Desejável conhecimento na área imobiliária- Experiência em vendas- Possuir carro próprio- Disponibilidade de horários.- Capacidade de liderança pes-soal e de grupo- Capacidade de negociação- Flexibilidade- Gestão do tempo / Organi-zação.Empresa oferece salário fixo + comissão + ajuda de custo. Interessados encaminhar cur-rículo para o e-mail [email protected] com o título da vaga no assunto.

a Hot sul/ dB distribuidora está se-lecionando currículos para a vaga de almOXariFe. Pré requisitos: maior de 18 anos (desejável sexo femini-no). ensino médio completo. Horário de trabalho: segunda à sexta, das 8:00h às 12:00h e das 13:20h às 18:08h. salário: r$ 840,00. interes-sados encaminhar currículo para o e-mail [email protected] (escrito al-mOXariFe no assunto do e-mail) ou entregar diretamente na Hot sul/ dB distribuidora na rua Henrique lage nº 247 sala 101 ed dedal de Ouro. Fone: 48-3045 2828.

A AUTO MOLAS ALIRIO,estamos selecionando,eletrecista com expe-riencia em eletronica de caminhões.interessados ligar para 99788300 ou mandar curriculun para: [email protected].

Canguru s/a seleciona estagiário para atuar no laboratório. requisi-to: sexo masculino, 18 anos ou mais, estar matriculado no curso técnico em química, com possibilidade de realizar 1 ano de estágio. interes-sados: enviar currículo para [email protected] com o título da vaga.

Empresa ACTU ( Associação Cri-ciumense de Transporte Urbano) está selecionando: vaga de “Bi-lheteiro (a). Interessados com-parecer nas terças-feiras, a partir das 08:00 às 18:00 hs na ACTU (Terminal Central).

Oferecemos vagas de estágio para estudantes do curso de técnico em Farmácia. interessados entrar em contato pelo telefone informado e fazer cadastro em nosso site www.ielsc.org.br/estagioresponsavel. Có-digos das vagas: 19905 e 19856.

Precisamos de atendente com ex-periência em atendimento ao públi-co, disponibilidade para trabalhar finais de semana e feriados e uma folga por semana. Salário fixo + Horas Extras + Vale transporte. Ho-rário 14:40hrs às 23:20hrs. E-mail: [email protected].

Você é dinâmica e comunicativa? tem interesse pelo mundo da moda? então venha trabalhar na loja da lança PerFUme ! Buscamos jovens pró-ativos e organizados que tenham interesse em desenvolver-se profissio-nalmente. O administrativo responsá-vel trabalhará na abertura, opera-ção e fechamento de caixa, rotinas administrativas, apoio e fechamento das vendas, controle de estoque/in-ventário e auxiliará nas atividades gerenciais. e-mail: [email protected].

Baratão Calçados contrata para a vaga de auxiliar setor pessoal, com ampla experiência no setor. Forma-ção: Superior completo ou cursando em ciências contábeis, administra-ção e Recursos Humanos. E-mail: [email protected].

Vaga auxiliar de cozinha e que faça alguns tipos de salgados, como es-firra, coxinha e risólis, bolos simples. Oferecemos carteira assinada, sa-lário compativel com a função, para trabalhar de segunda a sabado. te-lefone: (48) 3437-1291 (Falar com talita) / e-mail: [email protected].

emPreGOs COnCUrsOs

a Universidade do estado de santa Catarina - UdesC publi-cou edital n° 13/2012 para o processo seletivo de professor substituto, em caráter tempo-rário, com remuneração de até r$ 352,92 h/ativ. além do sa-lário base, o Professor recebe-rá ainda auxílio-alimentação, no valor de r$ 18,18 por dia trabalhado, para uma carga horária semanal completa de 40 horas ou 20 horas/ativida-des. Os locais de trabalho são nos municípios de lages, Floria-nópolis, ibirama, laguna, Bal-neário Camboriú, Pinhalzinho, Chapecó, Palmitos e Joinville.inscrições. as inscrições no va-lor de r$ 50,00, poderão ser realizadas até o dia 05 de dezembro de 2012, das 13h às 19h. informaçlões no site da Udesc.

O instituto Federal de santa Catarina (iFsC) disponibiliza seis vagas para professor subs-tituto. as oportunidades serão para o Campus Florianópolis, nas áreas de matemática, to-pografia e Geodésia, Inglês e de manutenção automotiva, sistemas automotivos, desenho técnico, tecnologia dos mate-riais, Combustíveis e Lubrifican-tes, elementos de máquinas. seguem abertas as inscrições até 7 de dezembro de 2012, de segunda a sexta-feira das 9h às 12h e das 14h às 17h na sede do campus (avenida mauro ramos, nº 950, Centro). a taxa é de r$ 15,00.

a Prefeitura de imbituba, esta-do de santa Catarina, publicou os editais para realização de concurso público nº. 01/2012 e processo seletivo nº. 04/2012. O certame vai formar reserva técnica para cargos temporários de níveis fundamental e superior incompleto e completo, sendo o salário variável entre r$ 622,00 e r$ 4.656,41, por jornada de 10 a 40 horas semanais. as ins-crições poderão ser efetuadas no período de 21 de novembro a 18 de dezembro de 2012, ex-clusivamente, pela internet, atra-vés do site www.ibam-concursos.org.br. a taxa de inscrição varia de acordo com cargo escolhido, sendo r$ 30,00 para cargos de nível fundamental, r$ 40,00 para cargos de Professor nível i e r$ 50,00 para Professor nível ii e de r$ 70,00 para cargos de nível superior.

O Conselho nacional de Justi-ça - CnJ liberou o já previsto edital n° 01/2012 de concur-so público para o provimento

dos postos de analista Judiciário e de técnico Judiciário. O concurso será realizado pelo Cespe/UnB e servirá também para formação de cadastro de reserva. são ofereci-das 177 vagas para profissionais de níveis médio e superior, com salários variados de r$ 6.611,39 para analista e de r$ 4.052,96 para técnico. Cinco por cento do número de vagas de cada cargo ofertado ficam reservadas para as pessoas portadoras de deficiência. será admitida a inscrição somente via internet, no endereço eletrôni-co www.cespe.unb.br/concursos/cnj_12, solicitada no período entre 7 de dezembro de 2012 e 4 de janeiro de 2013, observado o ho-rário oficial de Brasília/D F. Taxas: nível superior: r$ 100,00; nível médio: r$ 60,00.

O departamento nacional de infra-estrutura de transportes (dnit), órgão ligado ao ministério dos transportes, liberou o aguar-dado edital para concurso público (nº 66/2012), organizado pela es-cola de administração Fazendária - esaF. a inscrição será efetuada exclusivamente pelo site da esaF (www.esaf.fazenda.gov.br), no período compreendido entre 12 e 30 de novembro de 2012, con-siderado o horário de Brasília-dF, mediante o pagamento de taxa no valor de r$ 50,00, r$ 60,00, r$ 80,00 ou r$ 100,00, depen-dendo do cargo escolhido. remu-neração: analista em infraestrutura de transportes: até r$ 7.815,81 / analista administrativo: até r$ 5.408,21 / técnico de suporte em infraestrutura de transportes: até r$ 3.545,88 / técnico administra-tivo: até r$ 2.507,30

a COBra teCnOlOGia s.a., em-presa de informática brasileira que atualmente pertence ao con-glomerado Banco do Brasil, liberou edital de concurso público para o provimento de vagas e formação de cadastro reserva nos cargos de técnico administrativo, técnico de Operações, analista administra-tivo e analista de Operações. Os interessados deverão acessar o site da organizadora esPP (www.esppconcursos.com.br) a partir das 8:00 horas do dia 05 de novem-bro até às 23:59 horas do dia 04 de dezembro de 2012, observa-do o horário de Brasília. as taxas de inscrição variam em função do cargo pretendido, podendo ser de r$ 20,03 (técnico administrativo), r$ 23,49 (técnico de Operações), r$ 39,07 (analista administrativo) ou r$ 50,49 (analista de Opera-ções). as oportunidades da Cobra tecnologia são para pessoal de nível médio/técnico e superior, com disponibilidade para atuação em jornadas de 44 horas semanais, percebendo remuneração entre r$ 1.235,95 e r$ 3.213,46. Assessoria de Imprensa Sistema FIESC (48) 3231 4670 www.fiescnet.com.brwf

Sistema Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Projetos de SC se destacam no Inova SENAIUm queijo petit suisse à base do soro do leite, desenvolvido no SENAI de Chapecó, e o espectrofotômetro portátil, do SENAI de Florianópolis, ficaram entre os três primeiros co-locados na categoria produto da Mostra Inova SENAI 2012. O evento foi realizado no Parque Anhembi, em São Paulo, junto com a Olimpíada do Conhecimento. A premiação é o reconhecimento às iniciativas inovadoras desenvolvidas por alunos e professores. O uso do soro do leite para a produção do queijo petit suisse obteve o segundo lugar. Já o projeto do espectrofotômetro ficou na terceira posição da Mostra.

SESI recebe prêmio da ADVB/SCO SESI recebeu em Joinville o Prêmio Top de Market-ing e Vendas, promovido pela ADVB/SC. A entidade foi reconhecida com o case Encontro de Ideias da Edu-cação Continuada do SESI/SC: a educação que faz crescer. Em 2011, o progra-ma registrou mais de 95 mil matrículas de trabalhadores.

Ex-aluno do SENAI conquista prêmioO jovem Carlos Eduardo Francez, de 30 anos, ex-alu-no do curso de técnico em Calçados da unidade do SE-NAI/SC em São João Batista, foi um dos vencedores da 18ª edição do Prêmio Fran-cal Top de Estilismo. O prê-mio é um dos mais impor-tantes da área de design de calçados do país, com 156 amostras inscritas neste ano.

Powergrid debate setor energéticoA FIESC realizou a 2ª edição da Powergrid Brasil – feira e congresso de energia em que foram debatidas as ten-dências para o segmento e apresentadas as alternativas para melhorar a performan-ce energética dos grandes consumidores de energia. O evento, realizado de 27 a 29 de novembro em Join-ville, contou com 3 mil par-ticipantes e 45 expositores.

IEL oferece 240 vagas de estágio em SCEstudantes de SC que dese-jam ingressar no mercado de trabalho por meio do estágio podem aproveitar as 240 oportunidades ofereci-das pelo IEL/SC. As ofertas são para estudantes de cur-sos de graduação, técnicos e superiores de tecnologia em mais de 30 áreas. Os in-teressados devem fazer o cadastro no site www.ielsc.org.br/estagioresponsavel. Mais informações pelo telefone (48) 3231-4600.

FIESC realiza cursos em comércio exteriorA FIESC promove em de-zembro cursos voltados para o comércio internacional.No dia 11 será realizada a capacitação em negocia-ções internacionais e no dia 12 em logística. Ambas serão ministradas em Floria-nópolis. Mais informaçõespelo telefone (48) 3231- 4662.

FNQ reconhece atendimento do SESI O SESI/SC recebeu destaque no critério “Clientes” do Prê-mio Nacional da Qualidade (PNQ), da Fundação Nacio-nal da Qualidade (FNQ). A premiação reconhece os resultados obtidos pelas empresas que implantaram um programa permanen-te de melhoria em busca da excelência em gestão.

Criciúma, 04 e 05 de dezembro de 2012 l Terça e Quarta-feira

Page 9: Hora do Sul

09Criciúma, 04 e 05 de dezembro de 2012 l Terça e Quarta-feira

“Meu papel é atrair empresas para Santa Catarina”

[PeloEstado] - O senhor é secretário executivo de As-suntos Estratégicos e pre-sidente da SCPar. Como é conciliar duas funções tão importantes para o Estado?Paulo Cesar da Costa - A Se-cretaria Executiva de Assuntos Estratégicos (SAE) é responsável pela atração das empresas e in-vestimentos para o Estado, além de opinar sobre algumas ações importantes de infraestrutura para Santa Catarina. A SCPar, como empresa de participações e parcerias do Estado, é a respon-sável pelas políticas de parcerias público-privadas (PPP) e parti-cipação em capital de empresas consideradas estratégicas.

[PE] - Atuar nas duas aju-da no encaminhamento de projetos e soluções?Costinha - Ambas possuem cer-ta sinergia, o que facilita nosso trabalho. Reconheço que admi-nistrar as duas é muito trabalho-so, mas com a provável alteração da estrutura de governo, com certeza o governador Raimundo Colombo irá pensar nessa modi-ficação, já que, de fato, a minha atuação nesses dois órgãos foi uma decisão provisória.

[PE] - Recentemente o se-nhor esteve em missão ex-terna. Quais os resultados?Costinha - Estivemos na Chi-na, com o governador Raimun-do Colombo. Faziam parte da delegação a Federação das In-dústrias (Fiesc), a Santos Brasil (arrendatária de um terminal do Porto de Imbituba), membros do governo estadual e represen-tantes da Assembleia Legislativa, além da empresa TSL do Brasil, responsável pela aproximação da chinesa Geely (terceira maior montadora chinesa e controla-dora da Volvo) com o governo do Estado e a Santos Brasil. Ela

serviu de assessoramento e a Fiesc de apoio para que a Geely se estabeleça aqui. Foram três dias de visita. Os dois primeiros, com reuniões técnicas junto com a SAE e a Secretaria da Fazenda. No terceiro dia, com a presença do governador e toda a delega-ção, visitamos as instalações de uma das fábricas da Geely. O que nos impressionou foi o nível de tecnologia, a qualidade de seus produtos e a visão de mercado focada na expansão internacio-nal. O nosso foco foi a visita na empresa Geely, mas também ti-vemos contatos com outras em-presas, inclusive a TSL do Brasil, que mantém um diretor na Chi-na e que faz diversas prospecções para investimentos no Brasil, além de promover exportação de produtos brasileiros e importa-ção de produtos chineses.

[PE] - Santa Catarina está num intenso processo de atração de empresas. Qual o seu papel nesse esforço?Costinha - O papel é ser par-ceiro dessa atração de empre-sas. Buscamos, fomentamos, apoiamos esses investimentos e, quando é interessante que te-nham uma participação do go-verno do Estado, a SCPar estuda esta parceria. Tanto é que já ti-vemos investimentos. Podemos exemplificar a fábrica de aviões Novaer Craft, considerada um investimento estratégico, por ser do setor aeronáutico, alta tecno-logia e futuro promissor. É uma nova fronteira, um setor prati-camente inexistente em Santa Catarina e por isso a SCPar se as-sociou, tornando-se uma inves-tidora e parceira para a empresa se estabelecer no Estado.

[PE] - Desde o início do atual governo, quantas empresas já manifestaram interesse em se transferir para cá?

Costinha - Muitas empresas já se manifestaram em fazer investimentos no Estado, ou ampliá-los. Eu poderia citar al-guns, como Sinotruk, Novaer, LSMtron, Âncora, Mater LNG, Rondon, Votorantim, amplia-ção da JBS/Friboi, a Brunswick, Whirlpool, BR Foods, Rigesa, Klabin, BMW, entre outras.

[PE] - Quais dessas negocia-ções se consolidaram?Costinha - Todas. E é impor-tante destacar a diversificação. A Âncora Sistemas de Fixação é do setor de construção; a LS Mtron, que vai investir R$ 30 milhões e gerar 100 empregos, é fabricante de tratores; a Sinotruk, monta-dora de caminhões, vai aplicar R$ 300 milhões e gerar 1.100 postos de trabalho, começando a operar já na primeira quinzena de 2014; a Novaer Craft, do setor aeronáutico, vai investir R$ 70 milhões e abrir 400 vagas, co-meçando a operar também em 2014; a Mater LNG, refinadora de biodiesel, investirá R$ 3,27 bilhões e gerará 2,5 mil empre-gos; a Votorantim, cimenteira, está investindo R$ 440 milhões em duas novas plantas no esta-do; a Brunswick, da área náuti-ca, somará investimentos de R$ 25 milhões, com abertura de 80 vagas; e, é claro, a BMW, que vai produzir automóveis de luxo em uma unidade que exigirá R$ 500 milhões de investimentos e criará mil empregos. Isso sem falar na Rondon, na JBS/Friboi, Whirlpool, na BRFoods, na Ri-gesa e na Klabin, que também já anunciaram ampliações e novos investimentos.

[PE] - O que pesou mais nas decisões: a renúncia fiscal do Estado ou as caracterís-ticas de Santa Catarina? Ou a soma de ambas?Costinha - Tudo pesa. Os in-

Nossas regiões, com vocações econômicas específicas, propiciam vantagens competitivas para novos investimentos.

PeloEstadoEntrevista PAULO CESAR DA COSTA

Andréa Leonora ��or�an��o���� ����or�an��o���� �� 03Dez12

Natural de Lages, é formado pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), tem aperfeiçoamento em Finanças Empresarial, com di-versos cursos em Mercado Internacional, como o Strategic Finance (Universidade de Berkeley/EUA) e o Globalizing the Brasilian Corporation in the 21 st Century – IMD International (Lausanne/Suíça). É empresário do setor florestal e consultor de ven-das e de desenvolvimento de novos produtos para o Mercado Externo. Na condição de Presidente SCParcerias e secretário estadual de Assuntos Estratégicos, é um dos mais importantes articuladores para a vinda de novas empresas para Santa Catari-na. Esse é o principal assunto da entrevista exclusiva que Costinha, como é costumei-ramente tratado, concedeu à reportagem da ADI-SC/Central de Diários/CNR-SC.

Ant

onio

Car

los

Maf

alda

/SEC

OM

centivos fiscais são importantes, mas considero outros fatores tão importantes quanto esse, como, por exemplo, a situação estra-tégica do Estado, em termos de posição logística. A nossa in-fraestrutura com cinco portos, acho fundamental. A qualidade da nossa mão de obra e, poderia dizer também, o próprio parque industrial catarinense, parque de suprimentos de qualidade e de diversidade que facilitam a atra-ção de empresas, possibilitando parceiros para a sua cadeia de fornecedores. E também a qua-lidade de vida do catarinense. Somos o segundo estado no Ín-dice de Desenvolvimento Huma-no (IDH) do Brasil, perdendo só para o Distrito Federal. Temos o menor índice de analfabetismo e também contamos com um mo-delo de desenvolvimento des-centralizado, onde regiões, com vocações econômicas específicas, propiciam vantagens competiti-vas para novos investimentos.

[PE] - Quais as suas expec-tativas quanto à atração de mais negócios o estado?Costinha - A expectativa é oti-mista, com o crescimento na economia estadual de forma firme e consolidada. O grande esforço que o governo do Esta-do está fazendo na melhoria de sua infraestrutura, através de programas arrojados na área de pavimentação, educação, social, saúde e tecnologia, fará com que sejamos mais competitivos e atraentes para o investimento privado. O resultado será a me-lhoria das condições de vida da população.

[PE] - Mudando de assun-to, a experiência de Pro-cedimento de Manifes-tação de Interesse (PMI) para a quarta ligação ilha-continente, na Capi-

tal, pode ser aplicada em outras regiões? Costinha - Eu iria mais longe e diria que a PMI para essa li-gação ilha-continente é um pro-cesso de busca pela melhoria da mobilidade urbana entre o con-tinente, precisamente desde a BR-101, até a ilha. Esse processo todo tem sido bastante trabalho-so e estamos otimistas em trazer bons resultados para que, o mais brevemente possível, possamos melhorar esta mobilidade ur-bana na Grande Florianópolis. Evidentemente, esta experiência de PMI é um processo novo em todo o país, principalmente em Santa Catarina, mas não tenho dúvida de que embasará o Esta-do para que em outros interesses possamos utilizar essa solução. Eu vejo inúmeras obras de infra-estrutura que poderão ser utili-zadas desse procedimento.

[PE] - Por exemplo... Costinha - Um exemplo, que possivelmente se transforma-rá numa PMI, é o complexo de entretenimento que queremos fazer em Balneário Camboriú. A princípio, a âncora será o Centro de Eventos, mas a intenção é ter uma obra que seja realmente um grande centro de entretenimen-to, com eventos, esporte e lazer.

[PE] - Por que o modelo PMI é vantajoso?Costinha - Porque atrai a inicia-tiva privada e, juntamente com recursos públicos, se consegue realizar mais rapidamente os investimentos necessários. Haja vista a pequena disponibilidade de recursos no Estado. Esse mo-delo também facilita e melhora a gestão dos investimentos. Na ver-dade é que quando se busca, além do investimento, a melhoria da gestão, é importante um parceiro privado que tenha experiência e seja especialista na área.

TRINTA INTEGRADOS CENTRAL DE DIÁRIOS

TRINTA INTEGRADOS

DIÁRIOSINTEGRADOS

PRESENÇA EM62% DE SC

PeloEstadopeloestado@centraldediarios.com.brwww.centraldediarios.com.br

Page 10: Hora do Sul

10 Criciúma, 04 e 05 de dezembro de 2012 l Terça e Quarta-feira

(48) 9106-6277 / 3433-3300www.emicril.com.br

CR

EC

I 665 J

VENDA

GALERIA BELUNO - Apto. com 3 dormit.(1 suite), coz., sala estar/jantar, bwc, 2 sacadas (1 c/churr.) e 1 vaga. SiderópolisBANDEIRANTE - Fco. Dias Velho - Apto. com 2 dormit., cozinha, sala estar/jantar,

bwc, área serviço e 1 vaga. Michel

área serviço, sacada e 1 vaga. Próx. Mercado Althoff

GIUSEPPE Apto. c/ 4 dormit.(2 suites), coz., sala p/2 ambientes, sacada c/churr. e

1 vaga. Av. Fpolis - Baln. Rincão

2 TERRENOS (1 com 472,00m² e 2 áreas construidas e 1 com 331,98m², baldio).

Rua D. Pedro I - Próx. ao Bistek - Centro

IMPERIAL - Apto. c/ 3 dormit.(1 suite), cozinha, sala estar/jantar, bwc,

LOCAÇÃOGALERIA LUCIO CAVALER - Apto. 202, c/ 3 dormit., cozinha, sala, bwc, dep. de empregada. Valor R$ 700 + taxas

MACHADO DE ASSIS - Bl. B - Apto. 406, c/ 3 dormit., cozinha, sala, bwc, área de serviço e 1 vaga. Valor R$ 450 + taxas

CASA DE ALVENARIA com 120m² aprox., 2 dormit., copa/coz./sala, bwc, garagem p/2 carros. Semi. Baln.Arroio do Silva

SALA TÉRREA nº 312, com aprox. 100,00m². Ed. São Domingos. Rua Henrique Lage, 310 - Centro. Valor R$ 3.600,00 + taxas

SALA TÉRREA com 275,00m², mezanino com 74,00m² e estac. p/ 4 carros. Rua Joaquim Nabuco. Valor R$ 8.500,00 + taxas

SALA TÉRREA com 115,00m², com divisórias e 2 bwcs. Rua Álvaro Catão 442. Valor R$ 2.000,00 + taxas

SALA TÉRREA nº 1, com 500,00m². Rua Joaquim Nabuco, 100 - Ed. Jean de Cesaro - Centro. Valor R$ 3.800,00 + taxas

SALA TÉRREA nº 2. Rua Joaquim Nabuco - Ed. Costa do Sol - Centro. Valor R$ 1.000,00 + taxas

SALA TÉRREA I, com aprox. 164,00m², localizada na rua Palamede Milioli, 230. Valor R$ 1.600,00 + taxas

SALA TÉRREA II, com aprox. 150,00m², localizada na rua Palamede Milioli, 230. Valor R$ 1.600,00 + taxas

SALA TÉRREA, com 25,00m², bwc e recepção. Rua Victor Meirelles 257. Ótima p/ psicólogo, nutric. R$ 450,00 + taxas

SALA TÉRREA nº 15. Rua Borba Gato, esq. Com Rua José Ferreira Laz, 260 - Próx. A Rodoviária. R$ 900,00 + taxas

SALA TÉRREA nº 16. Rua Borba Gato, esq. Com Rua José Ferreira Laz, 260 - Próx. A Rodoviária. R$ 900,00 + taxas

SALA TÉRREA com 156,77m², com 2 bwcs, no centro de Rio Maina. R$ 4.200,00 + taxas

4 SALAS AÉREAS com áreas entre 37,59 e 51,51m², com bwc, no centro de Rio Maina. R$ 700,00 cada + taxas.

CASA DE MADEIRA c/ 3 dormit., cozinha, sala, bwc, área serv., 1 vaga. Próx.Terminal da Próspera. Valor R$ 400,00 + taxas

PAVILHÃO com 3.200,00m², localizado no Bairro São Luiz. Valor R$ 10.000,00 + taxas

Felipe Schmidt 333 -Catherine3 dormit.(1 suite), sacadacom churr., salão de festas,

1 vaga e demais dep.Centro - Inc. nº R-01-76.639

OFERTA DA SEMANAIMPERDÍVEL

Ed. Trentino - Brenta3 dormit.(1 suite), sacadacom churr., salão de festas,

1 vaga e demais dep.Centro

Ed. Costa do Sol2 dormit., cozinha, sala estarjantar, bwc, área de serviço,sacada com churrasqueira e

1 vaga. Centro

Ed. Porto dos Corais3 dormit.(1 suite), sacadacom churr., salão de festas,

2 vaga e demais dep.Semi. Baln. Rincão

ED. PORTAL DAS ESTRELAS LANÇAMENTOAptos. com 2 dormit., cozinha, sala de estar/jantar, bwc,

área de serviço, sacada, academia, playground, sala de jogos, 03 salões de festas, vaga de estacionamento e brinquedoteca. Entrega em 24 meses. Bairro Santa

Bárbara - Inc. nº 01-91.999

LEIToR PERGuNTAm

Gostaria de saber a escrita correta — pré-estabelecido ou preestabelecido? Kátia Teles, lugar incerto

R.: O pré, Kátia, é um calo no pé. Ora aparece com acento e hífen; ora, sem acento e sem tracinho. não tem lógica. Com ele só há uma saída — consultar o dicionário. Papa da língua, o Vocabulário ortográfico da língua portuguesa escreve preestabelecido. Nós, mortais, baixamos a cabeça e obedecemos. Que assim seja!

oS SETE PECADoS Do TRoCA-TRoCA DE LETRAS

* Dad SquarisiPortuguês

Dicas de

O número preferido da Bíblia? É o ca-balístico sete. ele representa a comple-tude. eis por que deus criou o mundo em sete dias. definiu sete pecados capitais. enumerou sete virtudes. expulsou sete demônios do corpo de maria madalena. mandou que perdoássemos sete vezes 70. e contou a história de amores. É o caso da paixão de Jacob por raquel. ele serviu o pai da moça durante sete anos. Passado o tempo de servidão, cadê? em vez da amada, recebeu a irmã. não desanimou. Ofereceu outros sete anos de labor para ter a mulher querida. O drama do casal inspirou poetas e pintores. entre eles, Ca-mões. eis o soneto:

Sete anos de pastor Jacob serviaLabão, pai de Raquel, serrana bela;Mas não servia ao pai, servia a ela,E a ela só por prêmio pretendia.

Os dias, na esperança de um só dia,Passava, contentando-se com vê-la;Porém o pai, usando de cautela,Em lugar de Raquel lhe dava Lia.

Vendo o triste pastor que com enganosLhe fora assim negada a sua pastora,Como se a não tivera merecida;

Começa de servir outros sete anos,Dizendo: – Mais servira, se não foraPara tão longo amor tão curta a vida!

ENTRE DoIS AMoRESm

a língua aprendeu a manha de labão. Oferece duas opções. a gente escolhe uma ou outra. acerta sempre. É o caso de catorze ou quatorze. Ouro ou oiro. loiro ou louro. Cota ou quota. diabete ou diabetes. Caminhante ou caminheiro. mas há as que bancam o pai da bela. Fingem ter duas grafias, mas não têm. são sete as malandras.

CINquENTAmDesavisados pra lá de confiantes escrevem cincoenta. Bobeiam. A trissílaba, morta de

rir, sai por aí cantando: “enganei o bobo na casca do ovo”. Cruzes! Fuja da gozação. Guarde isto: cinquenta só tem uma forma.

JABuTICABAm

sabia? Jabuticaba só existe no Brasil. a jabuticabeira é generosa que só. enche o tronco e os galhos com a frutinha gostosa. a gente começa a comer e não consegue parar. Que delícia! Ops! escrever jaboticaba? nãooooooooooooooooo! dá indigestão.

CAMuNDoNGom

O roedor esperto que faz estragos em armários e despensas? É ele mesmo, o camundongo. assim, com u.

BoTEComQue tal beber umas e outras? Os belo-horizontinos adoram. a paixão é tanta que eles

promovem o Festival do Boteco. assim, com o. escrever buteco? nem pensar. Como o vocá-bulo não tem vez no dicionário, a festa desapareceria. Valha-nos, Baco!

CuRINGAm

Você gosta de um baralhinho? Buraco, pôquer, mata-mata, sete e meio, tanto faz. mas saiba: a carta de jogar se chama curinga, com u. muitos, temerosos com a separação das sílabas, escrevem coringa. Ops! Com o, a palavra dá nome à vela de embarcação.

TABuADAm

aprender a tabuada é como aprender a con-jugação verbal. Em ambos os casos, flexionam-se dois verbos. Um: repetir. O outro: decorar. Com um cuidado: tabuada vem de tábua — com u.

MENDIGo, REIVINDICARm

leia as duas palavras em voz alta. repita-as sete vezes. Guarde a posição do n. muita gente muda a nasalzinha de lugar. maltrata mentes e ouvidos. Olho vivo! Língua afiada!

Pelo quarto mês conse-cutivo Santa Catarina re-gistra queda no número de homicídios dolosos (com intenção de matar). No-vembro fechou com 55 ca-sos contra 58 em outubro; 52 em setembro e 66 em agosto. De 1º de janeiro a 3 de dezembro foram re-gistrados, em todo o Esta-do, um total de 654 homi-cídios dolosos contra 692 no mesmo período do ano passado, o que representa uma redução de 5,49%..

Os números constam no relatório diário de homicídios, entregue na manhã de hoje (3), ao secretário de Estado da Segurança Pública, Cé-sar Augusto Grubba. O documento é organizado pela Diretoria de de In-formação e Inteligência,

at ravés do seu Núcleo de Geoprocessamwento e Estat íst ica (NUGES). (cli-que aqui para ver o rela-tório completo).

Para o secretário Grub-ba, desde agosto é pos-sível observar uma que-da no número de mortes violentas (homicídios dolosos) no Estado. “Os números mostram que os homicídios vêm mantendo uma curva tendente à re-dução”. Comparado com o mesmo período de 2011, Santa Catarina contabiliza no dia de hoje (3.12.2012) 38 homicídios a menos no Estado. Ele também des-taca que este ano, dos 295 municípios, 169 têm homi-cídio-zero, ou seja, 57,6% das cidades catarinenses não têm registro de crimes de assassinato.

“Mas precisamos me-lhorar mais, principal-mente os índices de re-

solutividade”, observa Grubba. A taxa de reso-lução de crimes de ho-micídios em Santa Cata-rina é de 52,45%. Já em Florianópolis, que conta com uma especializada, a taxa chega a 69,81%.

Na opinião do secretá-rio a redução nas taxas de criminalidade é o so-matório de esforços das forças de segurança que, segundo Grubba, “têm garantido a continuidade e o aper feiçoamento das polít icas de prevenção e repressão”. Ainda segun-do secretário, há regis-t ros de homicídios dolo-sos em 124 cidades, sendo que destas 48 cidades contabilizam apenas um homicídio e 61 com dois. A taxa de homicídios por 100 mil habitantes f icou em 10,46, número inferior ao apresentado em 2011 (11,07) e 2010 (11,42).

FLORIANÓPOLIS

diminui número de homicídios em sC

Page 11: Hora do Sul

11

Bedeu FernandesEsporte

Felizmente o Criciúma teve consciência de que deveria renovar contrato com o Paulo Comelli. Pode-se dizer que, literalmente, Comelli salvou a nação tri-color de um Fracasso no fi-nal da série B deste ano.

O seu poder de con-centração, de domínio do

grupo e a sua inteligência acabaram vencendo as dificuldades e levando o clube para uma situação de grande destaque no cenário brasileiro e por que não também para o exterior.

Obviamente que não se pode exigir unanimidade

quanto à aprovação da renovação de contrato do treinador. entretanto, para quem acompanha o futebol, via razão, com tranquilidade e absoluta isenção, o que ele fez na montagem do grupo e na execução do projeto não é serviço para “amador”.

Final Feliz

04 09 47 51 58

3053

01 03 07 08 10

11 12 13 14 15

16 18 20 22 24

837

Criciúma, 04 e 05 de dezembro de 2012 l Terça e Quarta-feira

Embalado pela con-quista do Brasileiro deste ano, o piloto de bicicross Marco Aurélio Tocha não descansou e venceu mais uma etapa do Catarinense (100% de aproveitamento). A prova foi realizada na pista do Parque Malwee, palco de muitas disputas durante o ano.

Chegando na reta final do campeonato, muitos pilotos que já não estão na briga pelo título deixam de comparecer, mas nem por isso a prova foi fácil, os pegas foram fortes em todas as baterias classifi-

catórias e finais.Tocha disputou sete bate-

rias em três categorias que disputou. Venceu na elite master e cruiser 35/39 e ain-da teve fôlego para enfren-tar os pilotos da categoria super 20, uma espécie de força livre, conquistando a terceira colocação.

ELEIÇÃOParalelamente a etapa de

Brusque no dia 9, será fei-ta a reunião da federação catarinense, que elegerá o novo presidente da fe-deração pelos próximos 4 anos. Tocha estará concor-rendo ao cargo. “Será mais um desafio na minha car-reira, quero contribuir com

o esporte, novas idéias e novas atitudes,incentivar os atletas, com melhores premiações e principal-mente divulgação,para que a modalidade apareça, de retorno e atraia patroci-nadores, a criação de es-colinhas de bicicross será também algo fundamen-tal, pois dali sairão os fu-turos atletas”, diz Tocha.

Após o estadual, Tocha tem ainda um grande de-saf io na cidade de Leme/SP, onde acontece no dia 16 de dezembro, a prova Leme Cristmans Classic, que dist ribuirá 10 mil dólares de premiação, e contará com pilotos de vários países.

durante todo desenrolar do brasileiro o comportamento do time do Criciúma foi de uma regularidade incrível. a composição do time principal contou com peças importantes em cada setor, responsáveis pelos ajustes e soluções definidoras em favor do tricolor.

Como sempre gostei de pessoas corajosas, inovadoras, e, por consequência, ven-cedoras, aprovo a decisão tomada pelo clube e vou mais além, acho que o sr. Paulo Comelli tem mercado inclusive para grandes clubes brasileiros.

profissionalismom

Pode ser que alguém não goste do comportamento do treinador. esse desa-juste também pode ser por causa da ma-neira com que alguns gostariam que o treinador se comportasse, seguindo suas opiniões, escalações etc. etc. etc.

Como temos o direito de ir e vir, se-guindo orientações da carta magna bra-sileira, o que resta mesmo é respeitar o espaço do semelhante. Opinar até po-demos, mas, temos o dever de respeitar a forma de agir das outras pessoas.

questão de gostom

O que vi no trabalho do Comelli vem de encontro ao que sempre gostei de fazer como jogador, como treinador e também como diretor de futebol. Como jogador tive o privilégio de ganhar dezenas e dezenas de títulos, mais quem duas centenas de troféus e medalhas, títulos inéditos como diretor de futebol do Próspera, campeão catarinense de juniores da segunda divisão em 94 e outras conquistas mais.

sempre na base da ousadia e inovação eu buscava surpreender os adversários de alguma maneira. Foi exatamente isso que vi nas ações do Paulo Comelli.

alguns torcedores já acenaram favoravelmente com relação a isso, concordando, e, chegaram a dizer que valia a pena todo sofrimento durante os jogos. O importante era continuar torcendo, pois o time quase sempre buscava o resultado no fim do jogo. assim as coisas sempre ficavam mais saborosas, apesar, claro, do sofrimento.

coisa semelhantem

isso é coisa do passado remoto, muito remoto. as verdades são dos vencedores, dos destemi-

dos, dos inovadores, das pessoas que sempre vão em busca de soluções emergenciais.

“dono da verdade”m

Prestes a receber a certificação de clube formador de atletas, o Criciúma que tem como dirigente das divisões de base o Vilmar Guedes, pode pensar em fazer história no clube.

Para que isso aconteça o departamento de base terá que ser formado em todos os níveis, como eles estão divulgando. a montagem da estrutura necessária para trabalhar os garotos terá que ser de qualidade. departamento médico, nutricionis-ta, assistente social, fisiologista, fisioterapeuta etc.

a comissão técnica do sub-10 até sub-17 e dos juniores deverão trabalhar atre-lados à comissão técnica dos profissionais. as orientações para a divisão de base deverá moldar o jogador para que chegue ao profissionalismo já devidamente formado, em todos os sentidos.

clube formadorm

O trabalho do treinador de futsal Jean reis vem enchendo os olhos de muita gente. sua capacidade está superando as expec-tativas. seus meninos, sub-11, sub-13, sub-

15 e sub-17 venceram o regional da laC com autoridade. Jean tem na gratidão dos garotos, com certeza, o maior reconheci-mento pelo seu trabalho. Parabéns.

sucesso garantidom

Sai a lista dos melhores

Tocha fatura título e pode virar cartola

CRICIÚMA

Internacional ficou com o título do Campeonato Regional ao derrotar o Grêmio Turvense

ANTONIO ROZENG / HSul

Na próxima quinta-feira, às 20h, na Sede Recreativa da Coopercocal, em Cocal do Sul, a Liga Atlética da

Região Mineira irá premiar os melhores do Campeona-to Regional da Larm da Pri-meira Divisão de 2012, Taça Antônio Rosso de Josué. Durante o evento serão pre-miados os melhores atletas de cada posição, técnico, árbitro, dois melhores árbi-tros assistentes e o craque da competição, que será di-vulgado no dia.

Para a escolha dos melho-res de 2012, cada associação que participou da competi-ção teve direito a três votos para cada posição através do técnico, de um atleta e um diretor.

Os escolhidos são: Go-leiro (Passarela - Interna-cional), lateral direito (Ro-binho - Grêmio Turvense), zagueiro direito (Cleiton - Internacional), zagueiro

esquerdo (Maycon Torres - Grêmio Turvense), lateral esquerdo (Ricardinho - In-ternacional), volante direito (Leandro Melo - Internacio-nal), volante esquerdo (Lalo - Internacional), meia direi-ta (Maicon Ermo - Grêmio Turvense), meia esquerda (Luan - Internacional), ata-cantes (Romennig - Mãe Luzia e Edson Bugrão - In-ternacional). Técnico: Wal-ter Ghislandi (Internacio-nal).

No domingo o Internacio-nal derrotou o Grêmio Tur-vense na prorrogação por 1 a 0 e ficou com o título do Campeonato Regional da LARM da 1ª Divisão de 2012 - “Taça Antônio Rosso de Josué”. O Internacional se iguala aos rivais Caravag-gio e Carbonífera Criciúma.

CRICIÚMA

Page 12: Hora do Sul

12 Criciúma, 04 e 05 de dezembro de 2012 l Terça e Quarta-feira

O técnico Paulo Comelli continuará no comando do Criciúma na tempo-rada 2013. O acerto para a renovação de contrato ocorreu na tarde de do-mingo. Além de Paulo, o auxiliar Bruno Comelli também permanecerá na comissão técnica do time criciumense. O contrato da dupla vai até o f im da Série A do Campeonato Brasileiro.

Além de Paulo e Bruno, o Criciúma há havia con-firmado oficialmente na última sexta-feira a manu-tenção do preparador físico

Márcio Corrêa e do prepa-rador de goleiros, Ubiratan Melo, o Bira.

Paulo Comelli f icou sa-t isfeito em permanecer mais uma temporada no Tigre. “Estou contente. Queria muito f icar. Mui-ta gente sa iu com o tér-mino da Série B e ago-ra vamos t rabalhar para montar uma nova e forte equipe para o Campeo-nato Catarinense”, aponta o treinador.

A estreia do Criciúma em 2013 será dia 20 de janeiro contra o Camboriú, no es-tádio Heriberto Hülse, pela primeira rodada do Cam-peonato Catarinense da Di-visão Principal.

A renovação de contrato do meio-campista Zé Rober-to, 38 anos, parece cada vez mais próxima de acontecer no Grêmio. Após o anúncio da permanência do técnico Vanderlei Luxemburgo por mais duas temporadas, o foco da nova diretoria pas-sou a ser ampliar o vínculo do experiente jogador até o final de 2013. Para isso, uma reunião já está marcada para a próxima quinta-feira, po-dendo selar os novos termos do acordo que seria o último de sua carreira.

“Estou programando de fazer um contrato de um ano, independentemente de onde eu esteja. Existem algumas possibilidades, mas a que mais caminha é minha per-

manência no Grêmio”, avisa Zé Roberto, que já tem até planos para depois da apo-sentadoria: “Quero jogar mais um ano, completando 20 anos de carreira e depois curtir a minha família, por-que é hora de priorizar outras coisas”.

Ontem, o meio-campista ti-tular da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2006 re-cebeu o prêmio Bola de Prata pela segunda vez na carreira em função da passagem pelo Grêmio iniciada em junho. O atleta já havia sido contem-plado em 1996, quando ves-tia a camisa da Portuguesa, clube que não descarta para sua despedida dos gramados: “Se for no Santos, na Portu-guesa ou no Grêmio não sei, mas minha carreira tem que ser encerrada de forma bri-lhante.

Comelli tem lista dos reforços nas mãos

Zé Roberto joga a 20ª temporada

PoRTo ALEGRE

CRICIÚMA