homem e cultura (relaçao)

2
É através da linguagem e do trabalho que o Homem conhece, modifica e dá sentido ao mundo. Quando falarmos de mundo, falamos de um ambiente próprio, da situação em que o Homem está e vive, o mundo da sua existência e vivência. Mas também falamos de um mundo íntimo do homem, o seu mundo interior, como falamos do mundo das ciências, do mundo físico, do mundo do conhecimento, social e político. Denominamos ainda de mundo, o planeta em que habitamos. Enfim, poderemos, com rigor, dizer que cada um de nós habita em vários mundos, consoante as circunstâncias e o seu pensamento. A cultura ao formar o homem, ao proporcionar-lhe a sua dimensão humanística, enriquece a natureza. Acrescenta algo à natureza. Assim, passaremos do estado natural ao estado cultural, que se manifesta em várias actividades, e tanto se faz sentir na própria natureza física, por exemplo, na culturas dos campos, como cultivar a terra, como na cultura humana que se traduz pela criação da filosofia, da matemática, da cibernética, da economia, da física, da sociologia, na política, etc. Com esta breve reflexão sobre natureza e cultura, pretende-se apenas dizer que o homem, ser que tende naturalmente para o saber, como escreveu Aristóteles, não se contenta apenas com tudo o que a natureza lhe disponibiliza, quer ir mais além, quer conhecer o enredo da própria natureza, de que ele é parte. Desta feita, respondendo a um apelo interior de inquietação e criatividade, o ser humano, aperfeiçoando-se indefinidamente, não para de se questionar sobre o

Upload: johnfeldmann

Post on 11-Nov-2015

219 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Homem e Cultura

TRANSCRIPT

atravs da linguagem e do trabalho que o Homem conhece, modifica e d sentido ao mundo. Quando falarmos de mundo, falamos de um ambiente prprio, da situao em que o Homem est e vive, o mundo da sua existncia e vivncia.Mas tambm falamos de um mundo ntimo do homem, o seu mundo interior, como falamos do mundo das cincias, do mundo fsico, do mundo do conhecimento, social e poltico. Denominamos ainda de mundo, o planeta em que habitamos. Enfim, poderemos, com rigor, dizer que cada um de ns habita em vrios mundos, consoante as circunstncias e o seu pensamento.A cultura ao formar o homem, ao proporcionar-lhe a sua dimenso humanstica, enriquece a natureza. Acrescenta algo natureza.Assim, passaremos do estado natural ao estado cultural, que se manifesta em vrias actividades, e tanto se faz sentir na prpria natureza fsica, por exemplo, na culturas dos campos, como cultivar a terra, como na cultura humana que se traduz pela criao da filosofia, da matemtica, da ciberntica, da economia, da fsica, da sociologia, na poltica, etc.Com esta breve reflexo sobre natureza e cultura, pretende-se apenas dizer que o homem, ser que tende naturalmente para o saber, como escreveu Aristteles, no se contenta apenas com tudo o que a natureza lhe disponibiliza, quer ir mais alm, quer conhecer o enredo da prpria natureza, de que ele parte. Desta feita, respondendo a um apelo interior de inquietao e criatividade, o ser humano, aperfeioando-se indefinidamente, no para de se questionar sobre o mundo, sobre a cultura, sobre as pessoas e comportamentos, sobre eventos inesperados, atitudes, pensamentos e ideias. E assim se faz o conhecimento de tudo o que ocorre.

e com isso ocorre 2 fatores,o etnocentrismo e o relativismo cultural.

Relativismo cultural-compreenao da cultura alheia de modo a nao querer intervir.

etnocentrismo-Etnocentrismo uma viso do mundo onde o nosso prprio grupo tomado como centro de tudo e todos os outros so pensados e sentidos atravs dos nossos valores, nossos modelos, nossas definies do que a existncia.

Dado isso podemos estabelecer uma relaao humanistica para com a cultura,na qual o homem dependendo do seu ''olhar'',v algo na cultura alheia que lhe parece errado e desejar mudar.Todavia certos homens que acham certaatitude um desrespeito a cultura dos outros e visam respeita-la conforme ela .