hoje macau 28 mar 2012 #2581

20
BAIRROS ANTIGOS Reordenamento pode ficar para privados PÁGINA 2 DEMASIADOS DEPÓSITOS Chineses poupam dinheiro em vez de investi-lo PÁGINA 7 EXTINÇÃO DA REDE 2G Lojas com vendas enganosas podem perder licenças PÁGINA 5 TEMPO POUCO NUBLADO MIN 18 MAX 24 HUMIDADE 40-75% • CÂMBIOS EURO 10.6 BAHT 0.2 YUAN 1.2 AGÊNCIA COMERCIAL PICO 28721006 PUB PUB MOP$10 DIRECTOR CARLOS MORAIS JOSÉ QUARTA-FEIRA 28 DE MARÇO DE 2012 ANO XI Nº 2580 PUB Ter para ler O Fundo do Fórum Macau tem 200 milhões de dólares que devem ser distribuídos este ano, para apoiar empresas no desenvolvimento de projectos válidos. Executivo da RAEM deu 50 milhões, deputados aplaudiram. PÁGINA 3 Até Coutinho e Au Kam San aprovam decisão do Governo Milhões sobre rodas

Upload: jornal-hoje-macau

Post on 16-Mar-2016

228 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Edição do Hoje Macau de 28 de Março de 2012 • Ano X • N.º 2581

TRANSCRIPT

Page 1: Hoje Macau 28 MAR 2012 #2581

BAIRROS ANTIGOS

Reordenamento pode ficarpara privados

PÁGINA 2

DEMASIADOS DEPÓSITOS

Chineses poupam dinheiro em vez de investi-lo

PÁGINA 7

EXTINÇÃO DA REDE 2G

Lojas com vendas enganosas podem perder licenças

PÁGINA 5

TEMPO POUCO NUBLADO MIN 18 MAX 24 HUMIDADE 40-75% • CÂMBIOS EURO 10.6 BAHT 0.2 YUAN 1.2

AGÊNCIA COMERCIAL PICO • 28721006

PUB

PUB

MOP$10 DIRECTOR CARLOS MORAIS JOSÉ • QUARTA-FEIRA 28 DE MARÇO DE 2012 • ANO XI • Nº 2580

PUB

Ter para ler

O Fundo do Fórum Macau tem 200 milhões de dólares que devem ser distribuídos este ano, para apoiar empresas no desenvolvimento de projectos válidos. Executivo da RAEM deu 50 milhões, deputados aplaudiram. PÁGINA 3

Até Coutinho e Au Kam San aprovam decisão do Governo

Milhões sobre rodas

Page 2: Hoje Macau 28 MAR 2012 #2581

PUB

2 política quarta-feira 28.3.2012www.hojemacau.com.mo

Joana [email protected]

NÃO deverá ser o Governo o responsável pela ex-propriação de terrenos, despejo de residentes e

reconstrução dos bairros antigos do território. Esta é a proposta com mais força no actual regime jurídico de Reordenamento dos Bairros Antigos, a ser analisado na especialidade na Assembleia Legislativa (AL).

De acordo com o presidente da 2ª. Comissão Permanente da AL, Chan Chak Mo, – que está a analisar na especialidade o diplo-ma – o papel a desempenhar pelo Executivo ainda não está bem defi-nido, mas em princípio será apenas de liderança. “O Governo só vai determinar qual o bairro que deve ser objecto de reordenamento e que edifícios vão estar envolvidos.”

EMPRESAS PRIVADASOntem, os deputados da comis-são reuniram com representantes do Executivo pela primeira vez.

É já na quinta-feira que o Governo vai à As-

sembleia Legislativa (AL) responder perante os de-putados sobre a decisão de não atribuir retroactivos nos aumentos da função pú-blica. Ontem, José Pereira Coutinho encontrou-se com José Chu, director dos Serviços para a Adminis-

tração e Função Pública (SAFP), mas o responsável remeteu mais explicações para quando a proposta de lei sobre a Actualização dos Vencimentos dos Traba-lhadores da Administração Pública subir à votação em plenário, já esta semana.

Pereira Coutinho, pre-sidente da Associação dos

Trabalhadores da Função Pública (ATFPM) mostrou--se desiludido. “O Governo não agiu bem”, disse à Rádio Macau. “Por uma questão de respeito, de educação, devia justificar perante a Comissão de Deli-beração das Remunerações da Função Pública e junto das associações das razões

da não atribuição deste nosso pedido. Estava escrito na proposta da comissão. O Governo preferiu não justificar e disse que daqui a dois dias, na AL, é que se vai discutir essa matéria.”

O Governo propôs re-centemente que cada índi-ce salarial dos funcionários públicos seja aumentado

de 62 para 66 patacas, num aumento de 6.45%, mas negou-se, pela primeira vez, a incluir retroactivos. A pedido Pereira Couti-nho, a secretária para a Administração e Justiça organizou um encontro com José Chu. Este não prestou, contudo, quais-quer esclarecimentos. - J.F.

Reordenamento de bairros antigos pode ficar a cargo de empresas privadas

Executivo só vai definir localDurante cerca de duas horas co-locaram dúvidas à Administração.

Apesar de haver a sugestão que seja o Governo o responsável por todo o processo de reordenamento dos bairros antigos – da expro-priação de terras, ao despejo dos residentes, à projecção do plano de reconstrução e à atribuição da indemnização -, o Executivo considera que estas responsabi-lidades vão obrigar a gastos do erário público.

Ficará, então, a cabo de em-presas privadas ou dos próprios proprietários fazer a parte da ex-propriação, despejo e reconstrução dos edifícios. Funções que poderão mesmo ser adjudicadas a empresas privadas. “O Governo fará a ela-boração do projecto, mas não vai intervir no despejo”, explicou Chan Chak Mo. “Há sugestões para que fique encarregue de tudo, mas isso implica gastos do erário público, apesar de ser mas eficiente, porque uma empresa privada leva mais tempo.”

A decisão do Executivo face à

escolha do bairro que deverá ser reordenado vai ser feita através de um grupo, designado como Co-missão de Avaliação, constituída por cinco pessoas – entre as quais representantes dos proprietários e do Governo. “Há cerca de 60 mil fracções construídas nos anos 60, 70 e 80 em bairros antigos. Vai ser tida em conta a sanidade e as condições higiénicas do local, mas depende da Comissão de Avaliação saber qual o edifício que deve ser reconstruído, bem como o valor da indemnização a pagar aos mo-

radores ou proprietários que sejam expropriados.”

Uma vez que as obras poderão ser adjudicadas a empresas de ca-pital privado, também podem ser postos em causa os direitos dos proprietários dos edifícios, mas Chan Chak Mo assegura que não vão ser prejudicados. “Eles vão receber indemnização.”

AAM NÃO ENVIA PARECEREm Abril do ano passado, na altura da chegada do Regime Jurídico de Reordenamento dos Bairros Anti-

gos à AL, Chan Chak Mo tinha re-ferido a necessidade “obrigatória” de enviar um pedido de parecer à Associação dos Advogados de Ma-cau. “A concepção, os princípios e as adequações com outras leis têm de ser estudados, porque esta é uma lei relevante para Macau já que implica o direito à propriedade privada”, disse na altura.

Mas ontem, o deputado afirmou que a AAM não enviou qualquer parecer e que o que foi recebido pelos deputados foram apenas cinco cartas, três delas de privados e duas de associações.

O intuito era esclarecer os “di-versos desvios” que determinadas normas da proposta de lei registam perante diplomas legislativos actuais. São estes, por exemplo, os diplomas relativos às leis da expropriação por utilidade pública. De acordo com a lei aprovada em Julho de 1992, pelo então governa-dor Vasco Rocha Vieira, “os bens imóveis e direitos a eles inerentes podem ser expropriados por causa de utilidade pública”, cuja inserção se dá em planos de ordenamento territorial ou de projectos de equipamentos ou infra-estruturas de interesse público, como é o caso dos terminais marítimos e das pontes.

A questão neste regime prende--se com o facto de não puderem ser expropriadas propriedades especificamente para o reordena-mento dos bairros antigos, cujo interesse público não fica de fora, referiu Chan Chak Mo, mas que põe em causa o direito à proprie-dade privada.

O debate em torno de um regi-me jurídico sobre o reordenamento dos bairros antigos teve início já em 2008. As reuniões vão agora manter-se, apesar de Chan Chak Mo ter indicado descontentamento por outros diplomas que deveriam já ter dado entrada – e que seriam articulados com este – estarem atrasados. É o caso da Lei de Terras e da do Planeamento Urbanístico, que vinham tornar mais perceptível este regime.

ATFPM sem respostas sobre ausência de retroactivos na função pública

Esclarecimentos no plenário

MANDADO DE NOTIFICAÇÃO N.° 204/AI/2012-----Atendendo à gravidade para o interesse público e não sendo possível proceder à respectiva notificação pessoal, pelo presente notifique-se os infractores胡跃华和向恒斌, que, na sequência do Auto de Notícia n.º 3/DI-AI/, de 08.01., levantado pela DST, por prestação ilegal de alojamento da fracção autónoma situada na Alameda Dr. Carlos D'Assumpção N° 568, Edf. Chong Fu, 14º andar B, bem como por despacho do signatário de 22.., exarado no Relatório nº 205/DI/, de 16.., Auto cuja fotocópia se anexa, aqui se dá por reproduzida e faz parte integrante desta notificação, foi determinado a aplicação de uma multa de $200.000,00 (duzentas mil patacas), e ordenado a cessação imediata da prestação ilegal de alojamento no prédio ou da fracção autónoma em causa, nos termos do n˚1 do artigo 10º e n˚1 do artigo 15°, todos da Lei nº 3/2010. --------------------------------O pagamento voluntário da multa deve ser efectuado no Departamento de Licenciamento e Inspecção destes Serviços, no prazo de 10 dias, contado a partir da presente publicação, de acordo com o n° 1 do artigo 16° dos Lei n° 3/2010, findo o qual será cobrada coercivamente através da Repartição de Execuções Fiscais, nos termos do n° 2 do artigo 16° do mesmo diploma. ---------------------------------------------------------------------------Da presente decisão cabe recurso contencioso para o Tribunal Administrativo, a interpor no prazo de 60 dias, conforme estipulado na alínea b) do n° 2 do artigo 25° do Código do Processo Administrativo Contencioso, aprovado pelo Decreto-Lei n° 110/99/M, de 13 de Dezembro e no artigo 20° da Lei n° 3/2010. -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Haverá lugar à execução imediata de decisão caso esta não seja impugnada. -----------------------------------------------------------------------------------O processo administrativo pode ser consultado, dentro das horas normais de expediente, no Departamento de Licenciamento e Inspecção desta Direcção de Serviços, sito na Alameda Dr. Carlos d’Assumpção nºs 335-341, Edifício “Centro Hotline”, 18° andar, Macau. ---------------------------------Direcção dos Serviços de Turismo, em Macau, aos 22 de de 2012.

A Directora dos Serviços, SubstªMaria Helena de Senna Fernandes

ANÚNCIO Faz-se público que, a lista definitiva dos candidatos admitidos e o horário da realização do exame médico (Fase I) do concurso comum, de ingresso externo, de prestação de provas, com destino à frequência do curso de formação e estágio, para a admissão de 40 candidatos do sexo masculino e 40 candidatos do sexo feminino considerados aptos e melhores classificados. Após a conclusão do curso, os candidatos com aproveitamento preencherão, segundo a ordenação classificativa, os oitentas lugares de guarda, 1º escalão, do quadro de pessoal da carreira do Corpo de Guardas Prisionais do Estabelecimento Prisional de Macau, aberto por aviso publicado no Boletim Oficial da Região Administrativa Especial de Macau nº 48, II Série, de 30 de Novembro de 2011, se encontram afixados, a partir de 28 de Março de 2012, no Centro de Atendimento e Informação do Estabelecimento Prisional de Macau, sito na Avenida da Praia Grande, China Plaza, 8º andar “A”, Macau, bem como no website deste Estabelecimento Prisional (www.epm.gov.mo), a fim de serem consultados. Estabelecimento Prisional de Macau, aos 19 de Março de 2012.

O Presidente do júri,Lam Kam Sau

Page 3: Hoje Macau 28 MAR 2012 #2581

3políticaquarta-feira 28.3.2012 www.hojemacau.com.mo

Andreia Sofia [email protected]

TERMINOU o período de espera para todos os que desejam fortalecer os laços entre a China e o mundo

lusófono. Anunciado em Novem-bro de 2010 pelo primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, o Fundo para o Fórum Macau possui a partir de agora pernas para andar, tendo sido anunciadas as fases de financiamento e as modalidades disponíveis.

Para já, a soma de mil milhões de dólares será dividida em duas fases. 200 milhões serão utilizados para investimentos e poderão estar disponíveis ainda este ano. De acordo com Francis Tam, secretário para a Economia e Finanças, o Executivo da RAEM vai injectar nesta fase 50 milhões de dólares. “Fazendo o Governo parte da introdução, vamos ter um lugar na companhia de gestão e fazer a nossa fiscalização. Depen-dendo da evolução desse Fundo e dos recursos financeiros, veremos qual será a nova etapa. Na fase inicial o Governo vai investir 50 milhões de dólares. Vamos lutar para que seja este ano.” O resto do Fundo, 800 milhões de dólares americanos, será aplicado posteriormente.

DEPUTADOS APROVAMA notícia agrada aos deputados ouvidos pelo Hoje Macau, apesar de expressarem algumas cautelas. Au Kam San acredita que o in-vestimento no Fundo representa uma acção prática para começar. “Contudo, parece que o Governo Central apresenta mais entusiasmo do que o Governo de Macau.” Para existirem resultados visíveis, o Executivo necessita de elaborar uma planificação. “Se não existir um plano para o uso dos fundos, não irão ajudar directamente as empresas locais.”

José Pereira Coutinho reconhe-ce a importância do projecto, mas lembra que deve existir “maior transparência e esforços redobra-

“O principalbanco chinês”Assume-se como “o principal banco chinês, que realiza investimentos a médio e longo prazo”. Foi assim que Zhang Xuguang falou da entidade que lidera, que possui activos na ordem dos seis triliões de renmibi. Já o CDB Capital é subsidiária integral do banco e tem um capital social de 35 biliões de renmibi, “possuindo uma rica experiência em investimentos.” As suas actividades prendem-se com “gestão de fundos de investimento, desenvolvimento urbano, investimento industrial e no estrangeiro”.

Dos mil milhões de dólares que compõem o Fundo do Fórum Macau, 200 milhões deverão ser aplicados ainda este ano para investimentos entre a China e a lusofonia, dos quais 50 milhões pertencem aos cofres da RAEM.

Fundo do Fórum Macau conta com apoio da RAEM

Governo injecta 50 milhõesdos”, para que os 50 milhões de dó-lares venham ajudar os empresários e a economia local, “criando mais postos de trabalho e mais riqueza, quer em volume de negócios quer em receitas no processo de diver-sificação económica”. Defende também “os maiores cuidados” na injecção do dinheiro, bem como “uma maior responsabilidade dos responsáveis pela sua gestão, no sentido em que um dia, quando fizerem um balanço do Fórum Macau, se possa chegar à conclusão que valeu a pena o investimento”.

O mais optimista foi Leonel Alves. “É sempre uma boa notícia a existência de mais fundos, que permitam a concretização de vários projectos dentro e fora de Macau.” Para o deputado, tal investimento significa que o projecto é credível. “Tem forças para andar, mas cabe aos empresários apostarem nesta oportunidade. Em termos políticos e financeiros, o caminho está a ser desbravado.”

DUPLA GESTÃOO Fundo vai ser gerido por duas entidades, onde o Fórum Macau assume papel de mediador entre a China e o mundo lusófono (ver cai-xa). O Banco de Desenvolvimento da China (BDC) gere os destinos do dinheiro através da subsidiária China Development Bank Capital (CDB Capital). A parceria com a RAEM faz-se através do Fundo de Desenvolvimento Industrial e de Comercialização de Macau (FDICM), em representação da Direcção dos Serviços de Econo-mia. “Através da modalidade única de investimento + empréstimo, o Fundo prestará às empresas alvo de financiamento um serviço fi-nanceiro completo”, referiu Zhang Xuguang, director-geral do BDC. O dinheiro será investido na “constru-ção de infra-estruturas, transportes, telecomunicações, energia, agricul-tura e recursos naturais, bem como nas empresas e projectos com boa previsão de beneficio económico e facturação estável”.

JOINT-VENTURESAlém da concessão de empréstimos e investimentos directos, o Fundo

vai estabelecer joint-ventures com empresas lusófonas que queiram entrar na China, “no âmbito de empréstimo, leasing, emissão de títulos e cotação...” Tudo para “alcançar a finalidade da dupla vantagem, traduzida pelo conceito ‘da sua parte, existo eu, da minha parte, existe você”, explicou Zhang Xuguang. Está garantida a autono-mia do Fundo sobre a escolha dos projectos e a responsabilidade de eventuais riscos.

Oldemiro Júlio Marques Baloi, Ministro dos Negócios Estrangei-ros e Cooperação de Moçambique, também está optimista. “Com este Fundo esperamos que possa finan-ciar parte das nossas necessidades, sobretudo em infra-estruturas, parte fundamental do nosso de-senvolvimento.”

O também representante do Co-mité de Embaixadores dos Países de Língua Portuguesa em Pequim garante que cada país vai avaliar previamente cada projecto, antes de ser apresentado ao Fundo. Caso contrário, “seria o caos.”

Fórum Macau: a plataformaEmbora a gestão financeira não seja da sua responsabilidade, o Fórum Macau será “a plataforma mais importante entre o Fundo, os países de língua portuguesa e os parceiros”, disse Zhang Xuguang. O organismo liderado por Chang Hexi vai fazer o “intercâmbio, a recomendação de investimentos, oportunidades de cooperação e feedback dos resultados dos investimentos”.

Page 4: Hoje Macau 28 MAR 2012 #2581

PUB

4 sociedade quarta-feira 28.3.2012www.hojemacau.com.mo

ANÚNCIOHM-1ª Vez 28-03-2012Execução Por Alimentos CV3-08-0023-MPS-B 3º Juízo Cível

EXEQUENTE: MINISTÉRIO PÚBLICO.---------------------------------------EXECUTADO: KUAN CHONG FONG, ora preso no EPM.--------------------

*** FAZ SABER que, nos autos acima indicados, são citados os credores descon-hecidos do executado para, no prazo de QUINZE DIAS, que começa a correr depois de finda a dilação de VINTE DIAS, contada da data da segunda e última publicação do anúncio, reclamarem o pagamento dos seus créditos pelo produto do bem penhorado sobre que tenham garantia real, e que é o seguinte:--------

IMÓVEL PENHORADO Denominação: 1/2 de Fracção autónoma “V16”, do 16º andar V--- Situação: Avenida da Concórdia, nºs 76 a 136, e Rua Dois, Bairro da Concórdia nºs 79 a 131.---------------------------------------------------------------- Fim: Para habitação.------------------------------------------------------------ Número de matriz: 038080.------------------------------------------ Número de descrição na Conservatória do Registo Predial: nº. 21535, a fls. 30 do Livro B51.--------------------------------------------------------------------------- Número de inscrição em nome do executado KUAN CHONG FONG e a sua mulher CHU SAO PENG: nº. 25217 a fls. 23 do Livro F31.--------------

DEPÓSITOS BANCÁRIOS PENHORADOS Depósito na conta bancária nº 204-2-24767-7 do Banco Tai Fung no montante de---------------------------------------------------------------MOP1.115,54. Depósito na conta bancária nº 010920043963 do Banco Delta Asia, SARL no montante de-----------------------------------------------------HKD711,41. Depósito na conta bancária nº 11-11-20-020440 do Banco da China no montante de-------------------------------------------------------------HKD270,07. Depósito na conta bancária nº 18-11-10-123423 do Banco da China no montante de-------------------------------------------------------------HKD426,81. Depósito na conta bancária nº 11-01-10-215532 do Banco da China no montante de-------------------------------------------------------------MOP18,08.

TÍTULOS PENHORADOS Acções #08047 depositada na conta bancária do Banco Delta Asia, SARL.----------------------------------------------------------------------------150,000.

***Macau, 12 de Março de 2012

***

Rita Marques [email protected]

CONSCIENCIA-LIZAR a popula-ção e dar um novo amparo aos pais é

o objectivo da recém-criada Associação de Autismo de Macau (AAM). A 14 deste mês, a associação - pioneira no território - ergueu-se mas ainda está a dar os primeiros passos, já que ainda desco-nhece quantas famílias pode efectivamente ajudar. “Não existem números concretos sobre a população afectada em Macau, mas temos conhecimento que está um estudo em curso”, avança a presidente, Fátima Santos Ferreira. No entanto, sabe bem os objectivos que a movem. “Queremos traba-lhar o diagnóstico precoce e isso só pode ser conseguido com uma intervenção no pré-escolar.”

No entanto, ainda não en-traram em concreto diálogo com as creches, um levanta-mento ainda em curso.

LUTA DE PAISEsta aposta em idades do pré-escolar vem de teste-munhos como Nicole Chan, mãe de uma criança autista de três anos, e membro da associação. “Com um ano ainda não chamava papá e mamã”, conta, frisando os primeiros sintomas anó-malos. Isto porque, ao ter uma filha mais velha, pôde comparar o desenvolvimen-to de ambos. Quando correu a anunciar na creche estes sinais, a educadora e téc-nicos que acompanhavam o filho comunicaram-lhe

Alzheimer aumenta 15% ao ano Os Serviços de Saúde (SSM) informaram que existiam 843 doentes com Alzheimer em 2010 e 986 em 2011, o que representa um aumento anual de 15% . Esta doença afecta mais as mulheres do que os homens. A Associação da Doença de Alzheimer de Macau (ADZM) calcula que existam ainda mais pessoas afectadas por esta doença em casas particulares ou lares, não contabilizadas pela SSM. A ADZM declarou que a doença de Alzheimer em Macau ainda se encontra numa primeira fase e sugere que o Governo importe mais recursos e promova mais iniciativas de prevenção. – V.L.

Assistentes sociais a conta-gotasO jornal Ou Mun disse que o estabelecimento de um sistema de registo para assistentes sociais está a ser visto como um importante passo no desenvolvimento deste sector. O académico Leong Kai In, do Instituto Politécnico de Macau, manifestou o desejo de que o Governo pudesse criar mais plataformas e canais de comunicação para estes profissionais exprimirem as suas opiniões. Leong Kai In sublinhou que há sempre uma grande necessidade de assistentes sociais e criticou o Governo por não ter um projecto nesta área, desafiando-o a fomentar a formação de trabalhadores do sector e a melhorar as condições de trabalho. Se não o fizer, a sociedade “continuará a receber novos trabalhadores nesta área a conta-gotas”. – V.L.

Novo organismo traz esperança para pais

Autistas ganham apoio

SemináriosEm véspera ao Dia Mundial do Autismo, que se comemora a 1 de Abril, a Associação de Autismo de Macau decidiu organizar dois seminários para a população. Nos próximos dias 29 e 31, a AAM vai realizar dois seminários, abertos ao público, no Centro de Produtividade e Transferência de Tecnologia de Macau. As sessões contam com a presença de uma psicóloga educacional, que acumula a função de terapeuta da música, e de um autista adulto, que tem conseguido combater a disfunção. No dia 29, a sessão será feita em inglês, entre as 19h00 e as 21h00, e no dia 31 será dirigida em cantonês e mandarim, entre as 10h00 e as 12h00.

que, na maioria das vezes, não contactava com outros meninos e ficava sozinho.

Nicole não descansou até obter um diagnóstico. “Levei o meu filho ao hospital, fez vários testes. O médico disse que ele parecia sofrer de autismo e aconselhou-me a ir a uma escola de ensino especial em Taiwan, para obter mais informações e saber mais formas de ajudá-lo.”

Uma realidade difícil de encarar, como admite Nicole. “No início tive di-ficuldades em aceitar, mas depois interiorizei o pro-blema e hoje já só procuro perceber como posso ajudar o meu filho a ultrapassar a doença.” Pareceu-lhe por isso essencial o papel que a AAM pode desenvolver no apoio a pais e à importância de um diagnóstico precoce.

Nicole afirma que, de-pois de conhecer melhor a realidade do autismo, uma intervenção até aos seis anos é crucial ou dificilmente a criança terá outro tipo de desenvolvimento. “É im-portante haver avaliação e intervenção antes dos três anos porque, a partir daí,

dá-se a entrada no jardim de infância. Sem essa ajuda, não consegue acompanhar o ensino regular e não tem o apoio necessário.” A prin-cipal causa do aumento de casos de autismo em Macau, segundo explica, é precisa-mente a não-intervenção precoce.

Nunca conseguiu colo-car o filho no ensino regular. Na escola de ensino especial onde o seu filho agora está, diz que viu não só evolução na aprendizagem do filho, como ela própria aprendeu a apoiá-la.

Enquanto mãe, mas também membro da AAM, vê ainda outro obstáculo. “Há pais com consciência do problema dos filhos, mas colocam-nos no en-sino regular à mesma. Só depois retrocedem para o ensino especial, criando uma maior pressão nesta última escola.”

LACUNA NÃO É PRIORITÁRIAAlém dos problemas enu-merados por Nicole, Fátima Santos Ferreira diz que Macau tem, sobretudo, falta de técnicos. Quanto a uma

escola de ensino especial em Macau, a presidente não vê isso como prioritário, pois o essencial é “investir em professores formados e recursos suficientes para permitir que as crianças se desenvolvam”. Por essa razão, a nova equipa, com cerca de 20 elementos, abra-ça a multidisciplinaridade. “Contamos com técnicos - como terapeutas da fala e da música -, um estoma-tologista-dentista, médicos - um deles especializado em medicina chinesa - e outros profissionais ligados à área da saúde e educação, para além de alguns pais.”

Carla, terapeuta da fala e responsável pelo projecto dos pais, diz que a associa-ção pretende investir “nos serviços de aconselhamento e formação de pais, activida-des e cursos específicos para as crianças autistas, confor-me interesse, motivações e capacidades”.

Carla, que será a principal responsável pela “formação lúdica e divertida de pais”, com recurso a diferentes téc-nicas, quer sobretudo fazer chegar-lhes uma mensagem de esperança.

EXPLICAÇÃO DE TERAPEUTAO autismo, explica Carla, compreende um espectro enorme que muitas vezes é possível detectar, através dos sintomas da criança, mas que em alguns casos é fácil ser ignorado ou desvalorizado pelos pais. A terapeuta diz que a AAM pretende for-necer uma check list aos pais, para que façam um preenchimento de sintomas, de modo a tentar despistar se é autismo.

Mas que sintomas? “Fal-ta de atenção, desviam a face para o sentido inverso ao que é normal na comunicação, têm rejeições a nível alimen-tar, e grandes dificuldades emocionais. Por exemplo, não conseguem resolver frustrações.”

Falar de cura não é fácil, refere, porque “não se trata de doença mas de um con-junto de sinais e sintomas que, com a intervenção adequada, é possível que se consiga ultrapassar na totali-dade ou quase totalidade das suas dificuldades”.

HOJE MACAU

Carla Silva (terapeuta da fala), Nicole Chan (mãe) e Fátima Santos Ferreira (presidente da AAM)

Page 5: Hoje Macau 28 MAR 2012 #2581

5sociedadequarta-feira 28.3.2012 www.hojemacau.com.mo

Joana [email protected]

AINDA não há sanções determinadas para apli-car às lojas que enga-nem os clientes sobre

a utilização do sistema móvel 2G, numa altura em que faltam cerca de três meses para que este seja extinto do território.

Ontem, Tou Veng Keong, di-rector dos Serviços de Regulação das Telecomunicações (DSRT), explicou que, como não há ainda diploma definido, as punições não estão determinadas. Mesmo assim, frisa, podem passar pelo

cancelamento da licença de venda. “Os operadores não vão violar [as ordens] porque vão ser aplicadas sanções.”

A afirmação da entidade chega um dia depois de ter sido avançado pelo Hoje Macau que a maioria das lojas continua a vender equi-pamentos de 2G sem alertar os clientes que esses telemóveis vão tornar-se obsoletos.

Na tarde de ontem, a DSRT realizou uma conferência de imprensa para explicar que estão a ser efectuados trabalhos de di-vulgação aos consumidores sobre a transição da rede 2G para a 3G. Tou Veng Keong assegura que as

lojas não podem vender telemóveis 2G sem alertarem os clientes.

“LOJAS DE BOA FAMA”A DSRT garante estar a estimular os operadores a lançar planos de promoção para que os utilizado-res passem para o sistema de 3G sem terem muitas despesas. Tou Veng Keong acrescenta que, em caso de estarem ligados a um contrato com plano para 2G, os clientes terão de cancelá-lo mas sem que sejam obrigados a pagar taxas de compensação pelo cancelamento precoce.

Confrontado com a questão de fiscalização nas lojas que

continuam a efectuar vendas sem avisar os clientes, Tou Veng Ke-ong limitou-se a aconselhar que os cidadãos optem por comprar equipamentos “nas operadoras de rede ou em lojas certificadas e com boa fama”, de forma a não serem enganados.

A DSRT confirmou já ter envia-do cartas a informar os vendedores que têm de esclarecer os clientes.

O Conselho de Consumidores disse ontem não ter recebido ainda queixas sobre venda enganosa e alertou os clientes para que consultem a lista de telemóveis homologados que suportem 3G na página electrónica da DSRT.

Virginia [email protected]

O director da SJM, Ambrose So, disse

que a SJM já apresentou o esboço dos projectos do Cotai ao Governo, estimando que a pri-meira fase possa estar concluída daqui a um ou dois anos, se os trabalhos puderem ter início ainda este ano. E sublinhou que a primeira parte do projecto inclui zonas de

jogo e outras de não jogo, prevendo a conclusão na sua totalidade nos próximos três anos.

O investimento, se-gundo Ambrose So, está estimado em MOP 15 mil milhões, não havendo problemas de liquidez para a SJM, que pode financiar com os seus próprios recursos o projecto, sem a neces-sidade de emitir acções.

A abertura do Japão ao jogo também interes-

sa à SJM, que faz depen-der o seu investimento nesse mercado das con-dições que vierem a ser impostas.

Quanto à nova lei do tabaco, a ser imple-mentada nos espaços de jogo no próximo ano, salientou que a SJM está de momento a desencadear acções para sensibilizar os clientes para a necessidade de tornar o ambiente mais saudável.

Mais empregados no sector do jogoDados revelados pela Direcção dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC) revelam que a população empregada aumentou no sector do jogo, bem como no comércio a retalho, hotéis e similares. Já as áreas do comércio por grosso e restaurantes registaram uma diminuição de empregados. Entre Dezembro último e Fevereiro deste ano, as taxas de emprego e desemprego situaram-se nos 2,1% e 0,8%, respectivamente. Os valores são semelhantes face a Novembro de 2011 e Janeiro de 2012. Face ao mesmo período, trabalham hoje mais 900 pessoas no território, sendo que a população empregada é de 339 milhares de indivíduos. Já a população desempregada situa-se nos 7,1 milhares de pessoas, com uma queda de 300 pessoas face a semelhante período temporal.

Ilha da Montanha suscita dúvidasO Deputado da Assembleia Legislativa, Lee Chong Cheng, criticou numa interpelação escrita o facto de o projecto do Parque de Medicina Tradicional Chinesa continuar numa “fase nebulosa”, o que está a levar as pessoas a terem dúvidas sobre a possibilidade de participar nesse projecto. Lee Chong Cheng apelou ao Governo para informar se o estudo efectuado no ano passado foi aprovado, acrescentando que em Guangdong a industria de parques de medicina tradicional chinesa está a desenvolver-se. Pediu ainda que o Executivo dê quanto antes informações sobre os avanços deste caso. – V.L.

Deputado apela ao governo para explicar planeamento na Ilha da Montanha O Deputado da Assembleia Legislativa, Lee Chong Cheng, criticou durante as Interpelações Escritas o facto do projecto do Parque de Medicina Tradicional Chinesa continuar numa fase nebulosa o que está a levar as pessoas a ter dúvidas sobre a possibilidade de participar nesse projecto. Lee Chong Cheng apelou ao governo para informar se o estudo efectuado no ano passado foi aprovado ou não, acrescentando que em Guangdong a industria de parques de medicina tradicional chinesa está a desenvolver-se. O deputado pediu que o executivo dê quanto antes, informações sobre os avanços deste caso. – V.L.

Transição 2G para 3G Sanções ainda não definidas para lojas enganosas

Hipótese de perda de licença

Ambrose So estima que zona de jogo para Cotai esteja concluída em três anos

SJM apresenta projectos

Page 6: Hoje Macau 28 MAR 2012 #2581

PUB

6 nacional quarta-feira 28.3.2012www.hojemacau.com.mo

OS líderes do Bra-sil, Rússia, Índia, China e África do Sul (BRICS)

reúnem-se hoje em Nova Deli, numa cimeira desti-nada a reafirmar a crescente importância das economias emergentes e cuja influência política continua aquém do seu peso demográfico.

A Índia revelou que vai propor a criação de um Banco BRICS, “na linha do Banco Mundial e à altura do crescente poder económico do grupo”, mas no plano global e mais imediato os cinco países pare-cem ter dificuldade em acertar estratégias.

É a quarta cimeira anual do grupo, com o lema “Uma Parceria para a Estabilidade global, Segurança e Prospe-ridade”.

Apesar de defender que “os países emergentes e em vias de desenvolvimento devem ter uma voz maior”

Hu Jintaoesclarece ObamaO presidente da China, Hu Jintao, disse ao seu homólogo norte-americano, Barack Obama, que nem mesmo uma grande valorização do yuan resolveria os problemas económicos dos EUA. O presidente chinês encontrou-se com Obama durante a Cimeira de Segurança Nuclear em Seul. Hu disse esperar que os EUA tomem “medidas concretas” para suspender as restrições às exportações norte-americanas de alta tecnologia para a China, segundo informou a agência Xinhua. O presidente da China também reiterou a Obama as suas posições sobre o regime de câmbio do yuan, ao dizer que o seu país continuará a reformar os mecanismos de controlo e a aumentar a flexibilidade da moeda.

Cimeira dos BRICS arranca amanhã em Nova Deli

Emergentes em busca de voz maior

nas organizações financeiras internacionais, em 2011 e já este ano, o bloco BRICS não conseguiu promover uma candidatura comum à direcção do FMI e do Banco Mundial, cargos tradicional-mente ocupados por figuras da Europa ou dos Estados Unidos.

Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul repre-sentam cerca de 40 por cento

da população do planeta e 18,5 por cento da produção económica global.

Segundo a sociedade financeira Goldman Sachs, nos últimos três anos, o de-sempenho económico dos cinco assegurou 45% do crescimento mundial.

Mas, como no resto do mundo, o abrandamento também atingiu os BRICS, incluindo a China e a Índia,

considerados os principais motores da recuperação eco-nómica global após a crise financeira de 2008.

PAPEL VITALNo último trimestre de 2011, o crescimento da China abrandou para 8,9% - um ponto percentual aquém da média anual das três décadas anteriores - e a Índia cresceu apenas 6,1%, o valor mais baixo em quase três anos.

A Cimeira de Nova Deli ficará também marcada pela assinatura de dois acordos para promover o comércio entre os cinco, que em 2011 somou apenas cerca de MOP 2 biliões, um valor considerado “muito aquém do potencial” e que corresponde a menos de metade do comércio China--União Europeia.

A expressão BRIC (ainda sem a África do Sul, que só em 2011 passou a integrar o grupo), foi lançada há cerca

de uma década por um eco-nomista da Goldman Sachs, Jim O’Neill.

Entretanto, a China tornou-se a segunda maior economia do mundo, a se-guir aos Estados Unidos, e o Brasil subiu ao sexto lugar em 2012, ultrapassando o Reino Unido.

Pelas contas de Jim O’Neill, desde 2001, o Pro-duto Interno Bruto combinado dos quatro BRIC originais quadruplicou. “O mundo tem de prestar atenção a isso”, adverte o economista.

“Os BRICS constituem hoje uma oportunidade como novos pólos de cresci-mento num mundo multipo-lar, como ficou demonstrado durante a crise económica global, quando desempe-nharam um papel vital para ajudar a economia mundial a emergir das sombras da crise”, afirmou um alto funcionário indiano.

Page 7: Hoje Macau 28 MAR 2012 #2581

7nacionalquarta-feira 28.3.2012 www.hojemacau.com.mo

Maria João [email protected]

UMA reforma que vai ser necessária em breve, a liberalização das taxas de juro, pode vir a ser a

solução certa para os desequilíbrios da economia chinesa. Nicholas R. Lardy, do Peterson Institute for International Economics, falou em Pequim sobre o estado actual da economia chinesa e as soluções possíveis para escapar à crise.

O restrito controlo do governo sobre o sistema bancário nacional impede que os capitais circulem livremente e as opções de inves-timento são muito limitadas. “O primeiro passo deveria ser a libe-ralização das taxas de juro”, disse em Pequim o economista Nicholas R. Lardy. O sistema definido como repressão financeira impede que as companhias privadas tenham fácil acesso ao mercado de capitais.

Por outro lado, a propensão chinesa para a poupança levou a que de um valor de cerca de 27%, no ano 2001, as famílias chinesas tenham hoje uma poupança que representa quase 40% do rendi-mento. O imobiliário continua a aparecer no topo da lista das opções de investimento: segundo

UM centro para coo-peração jurídica entre

a China e os países da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) foi inaugurado esta semana na Província de Hainan, no extremo sul da China.

Sendo a única organiza-ção não governamental em cooperação jurídica bilate-ral, o Centro de Cooperação Jurídica China-ASEAN promoverá pesquisas e intercâmbios sobre estudos de lei entre especialistas destes países, disse Ma Wei, secretário-geral do centro.

O centro foi estabelecido em Haikou, capital provin-cial de Hainan - a província mais próxima dos países da ASEAN e a única província

O primeiro-ministro chi-nês, Wen Jiabao, apon-

tou a corrupção como a principal ameaça ao poder do Partido Comunista, reco-nhecendo que “os casos en-volvendo empresas estatais e altos funcionários continuam a ser graves”, revelou ontem a imprensa oficial.

“A corrupção é a mais crítica ameaça ao partido dirigente (...) Se a questão não tratada correctamente, a natureza do poder pode mu-dar. Estamos confrontados com um desafio muito sério.”

Segundo os relatos da im-prensa, Wen Jiabao afirmou que “apesar das medidas tomadas nos últimos anos”, o desempenho global do governo na luta contra a

corrupção “ainda não cor-responde às expectativas do público”. “A corrupção tende a acontecer frequentemente em departamentos que têm grande poder e em áreas onde a gestão de fundos está centralizada.”

APELO AO RIGORO primeiro-ministro chinês apelou para “uma rigorosa gestão dos dinheiros públi-cos”, nomeadamente quanto ao uso das viaturas oficiais e a construção de edifícios governamentais. “Edifícios ou decorações luxuosas se-rão proibidas. O número de cerimónias, fóruns e confe-rências deve ser controlado.”

Wen Jiabao, considerado uma figura proeminente da

linha reformista do Partido Comunista Chinês (PCC), termina em Março de 2013 o segundo e último mandato à frente do governo, e ainda este ano deverá retirar-se do Comité Permanente do Poli-tburo, a cúpula do poder na China, composta por apenas nove elementos.

Uma nova geração, en-cabeçada pelo actual vice--presidente, Xi Jinping, deverá assumirá a liderança no XVIII Congresso do PCC, convocado para o segundo semestre de 2012.

Wen Jiabao tem 70 anos, a mesma idade do secretário--geral do PCC e presidente da República, Hu Jintao, que também irá abandonar aqueles dois cargos.

Depósitos a prazo recebem a maior fatia das poupanças

Chineses investem com pouco risco

Centro de cooperação jurídica entre a China e a ASEAN inaugurado em Hainan

Comércio livre abrange quase dois mil milhões

Wen Jiabao diz que corrupção é a principal ameaça ao poder do Partido Comunista

“Edifícios ou decorações luxuosas serão proibidas”

os dados apresentados em Pequim, mais de 40% das casas compradas não são para habitação própria e a percentagem da população que já possui duas casas ou mais chega actualmente aos 18%.

O investimento em imobiliário representa actualmente 10% do PIB, um valor demasiado alto e que nos últimos anos favoreceu a especulação no sector. O endivida-mento para compra de habitação é, para Nicholas Lardy, muito alto para um país no estádio de desenvolvimento da China.

Por outro lado, a chamada repressão financeira e o controlo sobre a circulação de capitais também serviu para que a China passasse quase imune à crise em 2007.

IMPORTÂNCIA DO JURONo livro Sustaining China’s Eco-nomic Growth after the Global Financial Crisis, publicado em Fe-vereiro deste ano, Nicholas Lardy defende uma maior liberalização do sistema económico chinês.

Em três cenários possíveis apresentados na conferência em Pequim, o economista apresenta a importância da subida das taxas de juro real sobre os depósitos como a medida certa para estimu-

lar o consumo interno. Definidas pelo Banco Central, as taxas de juro real são cuidadosamente controladas, tanto sobre os depó-

sitos individuais como nos juros aplicados aos empréstimos.

Um aumento na taxa de juro poderia levar a uma maior pou-

pança e favorecer o consumo. Num outro cenário possível, um juro mais elevado pode contri-buir para diminuir as poupanças individuais, deixando mais capital disponível para o consumo. Numa última hipótese, Nicholas Lardy defende que os juros mais altos tornariam os empréstimos mais caros e, desta forma, diminuiriam o endividamento das empresas. Como resultado de um investimen-to menos dependente do capital, o valor do trabalho aumenta e a criação de emprego favorece uma maior poupança das famílias e, desta forma, uma maior propensão ao consumo.

CONSUMO INTERNONo modelo apresentado o econo-mista americano salientou a ne-cessidade de haver mais empresas privadas presentes no mercado de capitais. Na bolsa de Xangai, a maior na China continental, dois terços das companhias listadas são públicas.

Nicholas Lardy defende um menor peso do Estado na econo-mia, para favorecer a iniciativa privada, fundamental para o crescimento do consumo interno que Pequim quer atingir no actual plano quinquenal.

da parte continental chinesa que oferece visto na entrada, disse Ma.

Além de estudos jurídi-cos, o centro também ajuda-rá a fortalecer a cooperação no comércio, investimento, turismo, educação e cultura entre estes países e a so-lucionar disputas de foro civil e jurídico, explicou Hatta Ali, chefe de justiça

do Supremo Tribunal da Indonésia e presidente da Associação de Direito da ASEAN, na cerimónia de abertura.

A Área de Livre Comér-cio da China e da ASEAN, estabelecida em 2011, cobre 1,9 mil milhões de consu-midores e tem um valor de produção bruta de cerca de MOP 46 biliões.

Page 8: Hoje Macau 28 MAR 2012 #2581

8 publicidade quarta-feira 28.3.2012www.hojemacau.com.mo

Page 9: Hoje Macau 28 MAR 2012 #2581

9regiãoquarta-feira 28.3.2012 www.hojemacau.com.mo

A União Europeia espera concluir até ao final desta década a recon-

versão dos poucos reactores de investigação na região que ainda utilizam urânio altamente enriquecido, afir-mou ontem em Seul o presi-dente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy.

Num discurso na Cimei-ra de Segurança Nuclear, Van Rompuy garantiu que a União Europeia encara “muito a sério a potencial ameaça do terrorismo nu-clear” e está comprometida em alcançar o “mais elevado nível de segurança nuclear”.

O responsável disse que na UE se espera que a reconversão dos poucos reactores de inves-tigação que utilizam aquele material esteja concluída até 2020, “dependendo da viabi-lidade técnica e económica”.

Van Rompuy também salientou que, até ao próximo ano, serão investidos cerca de MOP 730 milhões para promover a prevenção de riscos químicos, biológicos, radiológicos e nucleares de 62 países de África Central e Ocidental, Magrebe, Médio Oriente, zona do Cáucaso e Ásia Central Oriental.

Está previsto que na Ci-meira Nuclear de Seul seja

“NÃO abandonaremos jamais o direito de lançar um saté-

lite pacífico, um direito legítimo de um Estado soberano e uma etapa essencial para o desenvolvimento económico”, referiu ontem um despacho da agência oficial norte--coreana KCNA, quando vários países apelam ao regime comunista para reconsiderar o plano.

Entretanto o Exército norte-

-coreano elegeu o líder do regime, Kim Jong-un, como seu delegado ao próximo congresso do Partido dos Trabalhadores, revelou tam-bém ontem a KCNA.

Durante o congresso do Partido dos Trabalhadores, que terá lugar em Abril, Kim Jong-un poderá ser nomeado Secretário-Geral do par-tido, dando assim mais um passo na ascensão política e no controlo

do aparelho de Estado da Coreia do Norte.

Também para Abril está previs-ta uma reunião da Suprema Assem-bleia Popular da Coreia do Norte, o parlamento nacional, onde Kim Jong-un deverá assumir o cargo de presidente da Comissão de Defesa Nacional, o que, formalmente, o tornaria “líder supremo” do país tendo em conta a Constituição.

A Timor Telecom (TT), detida maioritariamente

pela Portugal Telecom, assi-nou ontem com o Governo de Timor-Leste um acordo de transacção que termina com o exclusivo das telecomunica-ções fixas e móveis atribuídas à empresa em 2002.

Em 2002, a Timor Tele-com e o Estado de Timor--Leste assinaram um contrato

de concessão que atribuiu à empresa os direitos de prestar serviços de telecomunica-ções em exclusivo até 2017.

“Acabámos de assinar um compromisso com o Estado timorense para a liberalização do mercado e logicamente, portanto, algo vai mudar”, afirmou aos jornalistas Manuel Capitão Amaro, adminis-

trador delegado da TT. “O mercado fica a partir de agora num processo de liberalização e mais tarde vai, da responsabilidade do Governo, haver concurso público para a entrada de novos operadores.”

O ministro das Infra--estruturas, Pedro Lay, disse que o acordo assinado é um “grande passo para

o sector das telecomuni-cações” no país. “Hoje entramos numa nova era das telecomunicações em Timor-Leste. Dez anos depois da independência temos agora um mercado competitivo no sector das telecomunicações no país.”

O acordo ontem assi-nado estabelece o fim da exclusividade das teleco-

municações fixas e móveis da Timor Telecom, que estava previsto até 2017.

A Timor Telecom vai continuar a utilizar as instalações dedicadas a infra-estruturas das tele-comunicações em Caicoli (Díli) e Baucau, com um contrato de arrendamento por 50 anos. Emprega quase 300 pessoas.

Congoleses presosna TailândiaTrês homens da República Democrática do Congo foram presos pelas autoridades de Pattaya, na Tailândia, onde entraram com passaportes portugueses falsos. Os homens, com idades entre os 31 e os 33 anos, estão acusados de participar numa operação de lavagem de dinheiro, tendo usado os passaportes portugueses para abrir contas em bancos na Tailândia, noticiou o Pattaya Daily. Os congoleses recebiam dinheiro do estrangeiro, que depois de “lavado” era reenviado para os seus colegas espalhados pelo mundo, ficando com uma percentagem de 10%. A embaixada portuguesa em Bangkok confirmou a falsidade dos documentos. Para além deste crime, os três indivíduos estão também acusados por burlas através da internet, encontrando-se detidos à espera de julgamento.

Coreia do Norte não abandonará o direito de lançamento

Satélite, dizem eles

Timor Telecom e governo acordam fim da exclusividade

Nova era nas telecomunicações

Cimeira de Seul. UE diz que reconversãode reactores estará concluída até 2020

Segurança é prioridadedefinido um plano de acção com iniciativas concretas para proteger os materiais nucleares e promover a cooperação no combate ao tráfico de material atómico.

TRABALHOS DA NATUREZAEntretanto o primeiro-mi-nistro nipónico, Yoshihiko

Noda, disse que o acidente na central de Fukushima Daiichi, no nordeste do Japão, oferece importantes lições sobre como proteger as centrais nucleares do terrorismo. Noda salientou que os responsáveis pela segurança das centrais nu-cleares no mundo inteiro

não deverão iludir-se com o “mito da segurança”, tanto no que se refere a um desastre natural como a um ataque terrorista.

O responsável considera que o acidente de Fukushima revelou dificuldades na pre-visão do pior cenário, quando não se consegue compreender

a escala da ameaça para a central nuclear.

No caso de Fukushima, teve-se em conta a possibi-lidade de ocorrência de um tsunami até cinco metros, mas as ondas do maremoto de 11 de Março do ano passa-do foram três vezes maiores, de acordo com Noda.

“Os trabalhos da Natu-reza estão além da nossa compreensão, mas a ima-ginação humana também não tem limites”, afirmou o primeiro-ministro japonês, alertando para a necessidade de se “ter em conta que actos humanos de sabotagem vão testar muito mais a nossa imaginação do que qualquer desastre natural”.

Para Noda, a mais im-portante lição do acidente de Fukushima é que não há fim para os esforços no sentido de se garantir a segurança. “Todos os que trabalhem com a segurança nuclear deverão ter isto em conta.”

Page 10: Hoje Macau 28 MAR 2012 #2581

Os sonhosdo homemde ouro

10 quarta-feira 28.3.2012www.hojemacau.com.mofotografia

O fotógrafo israelita Ronen Gol-dman constrói as suas imagens como se fossem a ilustração de um sonho. Goldman provoca

através da sua fotografia uma atmosfera sonhadora e, por vezes, irónica e divertida.

Premiado por diversas vezes, as suas fotos mostram uma linguagem que explora um mundo de possibilidades e conexões visuais. Ao olhar as suas fotos, o espec-tador pode ver um trabalho quase lírico, muito pela culpa como Goldman manipula a fotografia e dialoga com o público. A sua mensagem enche os olhos com uma irreverente emoção.

Nascido em Tel Aviv, Goldman considera-se, para além de músico folk, um criativo por excelência. Constrói elementos visuais sobre a imagem, a proporção que ela dimensiona no espaço e os elementos de linguagem surreais ou ‘non sense’.

Para além do seu trabalho surrealista, Ronen Goldman faz fotografia para publi-cidade e artistas em geral. A sua carreira é, desde muito cedo, marcada por projectos conceptuais nos quais apresenta a sua primorosa técnica de edição de imagem, falando do ponto de vista imaginativo. O seu trabalho pode ser visto em http://www.ronengoldman.com.

Fotógrafo Ronen Goldman mostra o seu surrealismo

Page 11: Hoje Macau 28 MAR 2012 #2581

Os sonhosdo homemde ouro

11quarta-feira 28.3.2012 www.hojemacau.com.mo fotografia

Page 12: Hoje Macau 28 MAR 2012 #2581

quarta-feira 28.3.2012www.hojemacau.com.mo12 vida

Rita Marques [email protected]

ESTÁ a bater à por-ta a 5ª edição do Fórum e Exposi-ção Internacional

de Cooperação Ambiental de Macau (2012 MIECF, sigla em inglês) que traz consigo o tema “Economia Verde - O Novo Motor para o Crescimento”. A iniciativa, organizada desde 2008 com o patrocínio do Governo da RAEM, pretende promover ainda mais o comércio e a tecnologia verde, chamando mais de 28 países e regiões inseridas no Pan-Delta do Rio das Pérolas a participar no evento.

Este ano, pela primeira vez, o evento conta com o apoio de entidades da China, a Comissão Nacional para o Desenvolvimento e Reforma, o Ministério da Ciência e Tecnologia e o Ministério da Protecção Ambiental. Isto além da coordenação das entidades oficiais: Instituto de Promoção e do Investimento de Macau (IPIM) e da Direc-ção dos Serviços de Protecção Ambiental (DSAP) -

Cheng Sio Kei, director da DSAP, acredita que o evento vem assim promover “ainda mais o comércio e a tecnologia verde, a nível local e regional, assim como o de-

Fórum e Exposição Internacional de Cooperação Ambiental de Macau arranca amanhã

Governo central junta-se ao da RAEM

Lusofonia em baixaAté à data, apenas Portugal e Brasil confirmaram as suas presenças no MIECF, que arranca já no próximo dia 29. Angola ainda não confirmou a sua participação neste evento. A nível de expositores, haverá apenas um brasileiro, e dez portugueses, com destaque para a AICEP e a RESOPARK. Mas são precisamente as empresas que garantem a participação lusófona comparativamente à representatividade de entidades governamentais, comenta fonte da Promoção do Comércio e do Investimento de Macau. Por seu turno, garante a mesma fonte, haverá assim mais oportunidades de negócios e intercâmbios dentro destes sectores ambientais ambiental. Nas apresentações e nos seminários estarão presentes o presidente do Instituto de Engenharia de Lisboa e o Vice-Presidente da Direcção do Ambiente de Portugal.

PROGRAMAMIECF 2012, 29 A 31 DE MARÇO

DIA 29 (5ª feira)10h:00 Cerimónia de abertura, com a participação do Chefe do Executivo de Macau

14h30 Dia de Cooperação Empresarial Verde

Incluiu o Green Forum

15h00 Eficiência Energética - Painel de Discussão

16h00 E-Mobility - Painel de Discussão

DIA 30 (6ª feira)9h15 Os edifícios verdes são a chave de Ambientes de Desenvolvimento Sustentável (sessão A)

9h15 Finanças Verdes e Investimento Verde (sessão B)

15h00 Fórum de Química Verde - Conservação Energética e Eficiência

16h00 Técnicas e Equipamentos para uma Indústria Ambiental: Oportunidades de Negócio

DIA 31 (Sábado)10h Dia Verde do Público (com admissão gratuita)

10h30 Seminários e Apresentações

senvolvimento da economia verde, tendo como objectivo elevar o estatuto de Macau enquanto Centro Mundial de Turismo e Lazer”.

Por essa razão, o gover-no da RAEM tem aplicado cada vez mais esforços na protecção ambiental, por exemplo, a partir do recém--conhecido Fundo para a Protecção Ambiental e a Conservação Energética (FPACE), que apoia finan-ceiramente as empresas comerciais e as associações de Macau na aquisição e

substituição de produtos e equipamentos de poupança de energia, onde foram disponibilizados MOP 200 milhões, defende Kei. Mas o director quis garantir que o Governo se tem empenhado em promover as acções de protecção ambiental, no âmbito do “Planeamento da Protecção Ambiental de Macau 2010-2020”, com os objectivos primordiais, e urgentes, de “Melhoramento da qualidade de ar” e “Me-lhoramento do tratamento de resíduos”. “Já conseguimos

obter alguns resultados, estamos a melhorar a legis-lação relativa à poluição do ar e aplicámos esforços na incineração de resíduos. Se antes o transporte de lixo diário era feito em mais de 100 vezes, hoje reduziu para pouco mais de 20.”

MAIS ADEPTOSFace à edição de 2011, o MIECF parece ter cada vez mais seguidores do chamado movimento verde. Jackson Chan, presidente da IPIM, quis ontem - na apresentação do programa e entidades organizadoras desta edição - salientar o elevado nível de internacionalização e maior abrangência de participantes e expositores. Este ano, ape-sar de não se ter verificado uma participação muito activa por parte de empre-sas da indústria ambiental e associações comerciais, ressalva, conseguiram “um acréscimo de 17% no núme-

ro de expositores, atingindo a fasquia dos 390 (mais 57 do que em 2011)”.

Por outro lado, também este ano foram chamados dois novos sectores, que incluem agora a eficiência energética, energia renová-vel, edifício verde, mobilida-de verde, gestão de resíduos e de recursos hídricos, num total de seis. Pela primeira vez, destaca, vai haver uma bolsa de contacto especial em torno do tema de carros eléctricos e equipamentos de poupança energia, com um total de 570 projectos de cooperação recebidos (mais 30 do que em 2011).

Irene Lau, directora--executiva da Instituto de Promoção e do Investimen-to de Macau, disse ainda que comparativamente ao ano anterior, a MIECF2012 vai receber mais de 9.000 participantes, uma subida muito considerável face aos 2.455 de 2011.

Lau não quis deixar de referir que o evento obteve, “em Novembro de 2011, a certificação da UFI - União de Feiras Internacionais, satisfazendo os requisitos do padrão internacional”.

“PONTOS VERDES” E TEST-DRIVEA feira serve sobretudo o pro-pósito de divulgar informações sobre a protecção ambiental, sem esquecer as famílias e a plataforma de intercâmbio académico. Por essa razão, no dia 31, sábado, a exposição, a decorrer no Hotel Venetian, abre portas das 10h às 17h para proporcionar o “Dia Verde do Público”, com acesso gratuito. Entre os workshops ambientais (a arte verde) vai ser instalado um posto de “Pontos Verdes”, para encora-jar o público a fazer um melhor aproveitamento dos recursos.

A iniciativa da DSAP, que na primeira edição, em 2011, se denomina como “Divertimento Verde”, pre-tende atribuir pontos para actividades de redução e reciclagem de resíduos, incentivando a separação de resíduos por espécie e reciclagem dos recursos. A apresentação de determi-nada quantidade de mate-riais recicláveis podem ser recompensada mediante cupões de supermercado. A organização aproveita depois os objectos recolhi-dos ao abrigo do referido programa (por exemplo papéis, revistas, alumínio), transformando-os em lem-branças amigas do ambiente.

No evento, também have-rá oportunidade de um test--drive em carros ecológicos e aerodinâmicos, testando inclusivamente a eco-con-dução dos seus participantes.

O evento providencia transporte gratuito, e amigo do ambiente, através do shuttle bus eléctricos, que partirá de 30 em 30 minutos da Avenida Mário Soares, da Avenida Conselheiro Ferrei-ra de Almeida e da Estrada Marginal do Hipódromo, nos dias do evento (29 a 31 de Março). Por outro lado, quem quiser ir de transporte próprio tem estacionamento gratuito mas a organização sugere “a deslocação de várias pessoas num carro, como forma de apoiar viagens verdes”.

Page 13: Hoje Macau 28 MAR 2012 #2581

quarta-feira 28.3.2012 www.hojemacau.com.mo 13vida

Sabia que...

... um automóvel desafinado

emite o dobro de substâncias poluentes?

Google Maps mantém inacessíveis pontos do mundoNEM todos os locais estão

visíveis a partir do Google Maps. É o caso de algumas aldeias na Coreia do Norte e de uma central de energia no Utah, nos Estados Unidos. Alguns países distorceram as imagens de certos sítios por razões de segurança. Por exemplo, se um utilizador da Internet quiser ver

as ruas das cidades da Coreia do Norte, não poderá. Assim como o Palácio Real em Amesterdão ou uma central de energia no campus da Universidade de Cornell em Ithaca, Nova Iorque. “As ima-gens aéreas do satélite do Google Maps e do Google Earth provêm de variadas fontes comerciais e públicas, garante Deanna Yick, porta-voz do Google. “Os forne-cedores destas imagens são obri-gados a cumprir a lei dos países onde operam, portanto, algumas imagens são distorcidas.”

SEGUNDO estudo inter-nacional realizado pela Faculdade de Medicina do Porto (FMUP), o bo-

tox é eficaz e seguro no tratamento da incontinência urinária.

“É muito mais eficaz do que os tratamentos que já existiam, por isso é que estávamos a utilizá-lo, de uma forma não aprovada, mas com autorização das comissões de ética dos hospitais”, disse Francis-co Cruz, investigador da FMUP, director do Serviço de Urologia do Hospital São João. “Aliás, é duplamente eficaz, porque trata a incontinência e protege os rins.”

No caso deste estudo, a equipa avaliou uma amostra de 275 pa-cientes que reportaram, em média, 33 episódios de incontinência urinária por semana. Com idades entre os 18 e os 80, os doentes so-friam de esclerose múltipla ou de lesões na espinal medula. Nestes casos, no tratamento da inconti-nência urinária em doentes com perda do funcionamento normal da bexiga devido a lesões no sistema nervoso, a utilização de Botox já

Tratamentos comprovados em doentes com esclerose múltipla

Botox trata a incontinência urinária

OS 10 LOCAIS “INVISÍVEIS”Palácio Real de Amesterdão - Holanda

Aeroporto Internacional de Buffalo Niagara - Estados Unidos

Parque Nacional Tantauco - Chile

Keowee Dam - Estados Unidos

Local por definir - Rússia

Aeroporto Minami Torishima - Japão

Edifício Michael Aaf - Estados Unidos

Central de energia do campus da Universidade de Cornel - Estados Unidos

Cidade da Babilónia - Iraque

Vlissingen - Holanda

foi aprovada em vários países da Europa, como Portugal, França, Irlanda, Finlândia, Reino Unido e, também, nos Estados Unidos.

Num terço dos doentes do estudo injectaram-se, de forma pouco invasiva, 200 miligramas de Botox (toxina botulínica), outra parte recebeu 300 miligramas e o terceiro grupo recebeu um place-bo, uma substância sem qualquer acção biológica. Ao fim de duas semanas, os investigadores regis-taram uma melhoria significativa dos sintomas nos pacientes injec-tados com toxina botulínica.

No final de seis semanas, 38% dos pacientes tratados com 200 miligramas de Botox e 39% dos doentes que receberam 300 miligramas dessa substância estavam continentes, isto é, “con-trolavam integralmente a vontade de urinar”.

Publicado na revista European Urology Journal, o estudo per-mitiu ainda definir a dose ideal a administrar a estes pacientes, ex-plicou Francisco Cruz. “Embora as duas doses tenham sido bem

toleradas sem diferenças clínicas relevantes na eficácia ou duração do efeito, os resultados sugerem que a dose de 200 miligramas apresenta benefícios em termos de segurança.

O estudo, o maior desenvol-vido para avaliar a eficácia e segurança do uso do Botox na incontinência urinária, reuniu 63 centros de investigação. “Um estudo destes, que envolve 275 doentes, em 63 centros em todo o mundo e que implica um acompa-nhamento durante um ano, é muito difícil de realizar”, sublinhou Francisco Cruz.

O investigador lembrou que a incontinência urinária tem um impacto muito negativo na qua-lidade de vida dos pacientes e a primeira linha terapêutica usada até ao momento (anticolinérgicos) é interrompida por um grande número de doentes, devido aos efeitos secundários intoleráveis destes fármacos. Por isso, Francis-co Cruz acredita que este trabalho “vai influenciar o tratamento deste problema em todo o mundo”.

*NOTA DA REDACÇÃOA partir do mês de Abril, o Hoje Macau vai substituir a rubrica “Click Ecológico” por outra, intitulada “Macau sã assado”. O desafio serve para mostrar diversos aspectos do quotidiano caricato do território. Os nossos leitores ficam assim convidados a enviar fotos para o e-mail [email protected], em assunto “Macau sã assado” e uma breve legenda. As fotos devem retratar os momentos mais engraçados e insólitos do dia-a-dia de Macau e deverão ser identificadas com o nome do seu autor.

Visualização do Palácio Real de Amesterdão na Holanda no Google Maps

Page 14: Hoje Macau 28 MAR 2012 #2581

14 desporto quarta-feira 28.3.2012www.hojemacau.com.mo

Gonçalo Lobo [email protected]

CHEGOU a Macau para reatar a carreira que per-deu depois de uma grave lesão ao serviço do Gil

Vicente. Foi campeão pelo São Pau-lo e pela Portuguesa dos Desportos, e esteve com um pé no Benfica de Macau. Cesinha é o nome de guerra de Luiz César Barbieri, atacante de 30 anos do campeão em título Ka I. Durante a visita da família, que veio passar duas semanas ao território, o jogador falou ao Hoje Macau

Ter a família em Macau o que é que representa para si?É muito importante ter as pessoas que a gente ama por perto. Apesar de ser apenas durante duas sema-nas, isso representa um combustí-vel a mais para enfrentar o resto do tempo que vou ficar sozinho. Estar longe dos entes queridos é muito complicado. Mas esta é a minha profissão e eu tenho de saber passar por cima de tudo isso.

Depois destes meses como é que é o seu dia-a-dia em Macau?Tenho gostado muito. Já passou bastante tempo desde que cheguei e já conheci muita coisa. Consigo sair sozinho sem me perder. No começo achei tudo muito estranho mas com o tempo consegui ver o lado bom e bonito da experiência. A minha mulher está a adorar. Tenho estado a aprender todos os dias.

Já sabe falar alguma palavra em cantonês?[Risos] Não sei nada. É muito difí-cil. Felizmente tenho dois amigos que falam chinês e me ajudam sempre que podem.

Voltando à sua família. Que idade tem o seu filho?O Gabriel tem um ano e quatro meses.

Então quer dizer que para além de ter nascido em Portugal, veio visitar primeiro Macau do que o Brasil.É verdade. Está a ficar um pouco perigoso [risos]. A mãe está a forcá-lo a vestir o equipamento de Portugal, agora vem para Macau. Mas em Setembro as coisas vão mudar. Temos uma viagem marca-da para o Brasil e vou levá-lo para conhecer os avós, os parentes e os amigos do pai.

Entrevista Cesinha, 30 anos, jogador de futebol

“Se aparecer algo mais no futuro, Macau ficará uma saudade para mim”

Falando de futebol. Como está o Ka I?É só alegrias. Temos tido bons resultados. Os únicos dois jogos que empatámos foi por falhas nossas e, não desrespeitando os adversários, acho que o Ka I só vai perder o campeonato por culpa própria. E vai perder como? Se desrespeitarmos os adversários, se acharmos que os jogos que faltam estão ganhos, se acharmos que somos os melhores. Se houver sentido de continuar com os pés no chão, indo jogo a jogo, teremos tudo para ganhar.

Então ainda existe uma aten-ção redobrada aos principais adversários, como Monte Carlo ou Benfica.Com certeza. Ambas as equipas têm uma boa equipa. Se não con-seguiram estar mais em cima tudo se deve a detalhes que não estão bem certos. Ainda vamos jogar contra eles e tudo pode acontecer. O Ka I terá de ter a maior atenção do primeiro ao último minuto de cada jogo e jogar com inteligência.

E que palavra para o Hong Ngai, último classificado, sem

vitórias e com apenas dois golos marcados?Essa equipa serve para os adversários rodarem jogadores. Dar oportuni-dade para utilizar jogadores menos utilizados e principalmente promo-ver os jogadores locais das equipas que jogam contra o Hong Ngai. De qualquer forma, e apesar de ser uma equipa que é constantemente golea-da, todos temos que respeitá-los. São homens que estão a defender, como podem, aquela camisola.

São muitas polémicas que es-tão “agarradas” ao futebol de

Macau. Que comentário pode fazer ao facto de haver equipas que entram em campo com sete jogadores, de falta de equipa-mentos alternativos, falta de ambulâncias nos estádios.Não quero entrar nesses detalhes. Fico triste porque há pessoas que, como eu, querem valorizar o cam-peonato de Macau e depois nada acontece. Com a China e Hong Kong com bons campeonatos não vejo porque Macau não pode ter um campeonato igualmente interessante. Aos olhos do mundo, e quem assiste a estas polémicas constantes, o futebol de Macau não é respeitado. Estas questões não engrandecem o futebol, nem tão pouco a região.

O vice-presidente do Instituto do Desporto, José Tavares, já disse publicamente que não vê, num futuro próximo, forma de profissionalizar o futebol de Macau. Quer comentar?Só não vê quem não quer. Macau tem tudo para ter, pelo menos, um campeonato competitivo à imagem do seu crescimento eco-nómico. Se o Governo não quer lá terá as suas razões. Eu respeito mas não posso deixar de lamentar essa escolha. Pessoalmente esse cenário só me deixa sem vontade de continuar em Macau, porque eu e muitos outros jogadores viemos com a possibilidade de ajudar na evolução do futebol e colocar Macau mais alto no mundo do desporto-rei.

O Cesinha jogou no São Paulo, no Portuguesa, no Estoril, no Gil Vicente, tudo equipas com está-dio próprio e campos de treino. Como é trabalhar em Macau, onde um dia se treina num cam-po e noutro dia noutro campo? Como é, se é que podemos dizer, lidar com esta incerteza e andar com a casa às costas?As condições deviam e podiam ser um pouco melhores. Infelizmente é o que temos e é com isto que temos de desenvolver o nosso trabalho. O nosso objectivo é trabalhar o melhor que podemos e para isso temos de saber ultrapassar todas as adversidades que se nos colocam. Nos treinos temos de tentar usufruir da melhor forma possível o espaço que está à nossa disposição porque depois, no fim-de-semana, o campo é igual para as duas equipas que se defrontam.

GONÇ

ALO

LOBO

PIN

HEIR

O

Page 15: Hoje Macau 28 MAR 2012 #2581

15desportoquarta-feira 28.3.2012 www.hojemacau.com.mo

Quais são concretamente os teus objectivos para este ano, em Macau?O meu objectivo é terminar o campeonato a jogar e em boa forma. Fazer o máximo de golos, dar o máximo de passes para golo e ser campeão, se possível invicto porque isso dá moral aos jogado-res e aos treinadores. Depois pre-tendo regressar a Portugal. Não sou hipócrita, gostava de voltar a sentir o calor de um campeonato como o português, onde o futebol é mais levado a sério.

E nem a possibilidade, mesmo que remota, de uma Liga dos Campeões Asiáticos lhe muda as ideias?Não sei. Prefiro esperar e ver para crer. Já me falaram que há dois anos seguidos que são campeões e depois não passa disso. Se isso for uma realidade até posso ficar mais um ano, tudo depende da conversa entre mim e o clube. Eu também não sei se o clube quer ficar comigo para 2013. Até lá, muita coisa pode acontecer. Uma coisa é certa, se aparecer algo mais no futuro, Macau ficará uma saudade para mim.

Desde que chegou a Macau já recebeu algum convite para jogar noutra equipa?Sondagens, sim. Tive um convite para jogar na Tailândia mas não aceitei por ter um compromisso aqui em Macau. Alguns clubes do Brasil também me sondaram. Tenho certeza que algo de bom pode acontecer no futuro.

E Portugal, esqueceu-se defini-tivamente do Cesinha?Acredito que não. Ficaram com um pé atrás depois da lesão grave que tive mas eu tenho contacto com diversos treinadores, como o Manuel Tulipa, entre outros, e falo que estou a usar Macau como uma pré-temporada para ficar bem fisicamente e chegar, quiçá, a Portugal e mostrar de novo o meu futebol. As pessoas sabem que tenho valor, porque sabem as equipas onde joguei. Fui o melhor marcador do Gil Vicente quando lá joguei, fiz duas épocas maravilhosas no Estoril. Tenho muito para dar ao futebol português que é onde quero ficar a jogar.

A lesão foi a grande culpada por esta sua “passagem no deserto”?Penso que sim. Tinha acabado a época no Gil Vicente em alta. Fui o melhor jogador, fui jogador influente, joguei quase todos os jogos. Esta muito bem física e mentalmente. Nessa altura sur-giram muitas propostas e a lesão fez-me cancelar um pré-contrato para ir jogar na Rússia. Foi uma via-sacra de dois anos onde penei para poder me recuperar e depois trabalhar.

A caminho dos 31 anos ainda há lugar a grandes sonhos?Pois, é verdade. Contudo se a ida-de chega a experiência também. Há muitos jogadores em Portugal, a jogar até em grandes equipas, que têm 34 ou 35 anos. Amigos meus jogam ainda ao mais alto nível, como Djalmir na Olha-nense, o Dorival na Torreense, Leandro, entre outros. Eu não bebo nem fumo. Treino bem e não me deito tarde. Acho, portanto, que posso jogar mais alguns anos ao melhor nível.

Falou de voltar a Portugal. Então se surgir algo da China ou do Brasil?Pois, é difícil. O meu coração pede uma coisa e a minha razão pede outra [risos]. A China é um mercado interessante para o jogador profissional. O Brasil é onde estão as minhas raízes mas Portugal é onde estão a mulher

tros. Como foi essa experiência?No começo nem acreditava que estava lá. A minha ida para o São Paulo foi algo muito rápido. O São Paulo fez um treino com o Guaratinguetá, onde jogava, e o treinador do São Paulo disse--me logo que me queria lá no dia seguinte. Achei aquilo muito estranho mas apareci, porque era a oportunidade de jogar pelo meu clube de coração. Quando partilhava balneário com aqueles jogadores que eram meus ídolos eu nem acreditava. Serviu para eu aprender e crescer.

E mantêm ligação com algum desses craques?

Falo muito com o Hernanes, que está na Lazio, com o Rafinha do Coritiba ou com o Jean, que joga no Fluminense. São pessoas humildes que me tratam bem. O próprio Jé que está comigo aqui no Ka I também jogou comigo no São Paulo e mais tarde também passou pelo Corinthians. O mundo do futebol é assim, um dia estamos em baixo e, do nada, podemos estar lá em cima. A receita é estar preparado.

Quando chegar o dia de pendu-rar as botas onde quer que isso aconteça?Eu prefiro que seja em Portugal, seja na primeira, segunda ou ter-

ceira divisões. Gostava muito de acabar a carreira no Estoril, clube que me recebeu em Portugal.

Criou a página “Jogadores Livres” no Facebook, que tem sido um sucesso na ajuda dos jogadores desempregados.Agora está menos activa porque os mercados fecharam. Contudo eu vejo que aparece sempre gente a pedir emprego. Várias pessoas conseguiram arranjar emprego de-vido à página. Eu próprio ingressei no Operário devido à página. O Dorival foi para o Torreense. Sito uma grande gratificação pois a página foi criada quase sem in-tenção e depois todo o mundo já a conhecia e ali postava.

Voltando ao futebol de Macau. Acha que existem jogadores locais com qualidade?Acredito que sim. Precisam de ser melhor trabalhados. No Ka I, por exemplo, o Hazam Owen e o Iek Kim Pang são grandes jo-gadores. O Monte Carlo também tem bons locais. O Jerry Chan, tem apenas 18 anos, mas é um jogador interessante que até já esteve em Portugal a treinar do Belenenses. O Benfica também tem alguns locais de boa qua-lidade. Pessoalmente aprecio o lateral Chan Pak Chun.

Antes de assinar pelo Ka I, falou--se da possibilidade de ir para o Benfica. O que é que falhou?Não sei o que falhou. Tive uma conversa com o clube. Mostrei interesse em fazer parte do novo projecto do Benfica só que eles nunca me fizeram uma proposta. Não falámos em valores, nem altos, nem baixos. Uma coisa me deixou triste porque quando che-guei aqui, e não sei se é verdade ou não, espero que não, alguém falou que o Benfica pensava que era outro Cesinha, aquele que jogou no Braga e agora está no Moreirense. Se calhar falaram comigo a pensar que eu era o outro Cesinha. Agora também já não interessa. Prefiro não me alongar muito nessa conversa. Tenho boas relações com diversas pessoas do Benfica e agora jogo no Ka I, clube pelo qual dou o meu máximo.

Qual a sua opinião da arbitra-gem de Macau?Sinceramente eu não sei o que se passa na cabeça dessas pessoas. Os jogos estão cheios de agressões e os árbitros não fazem nada. E depois há faltas que nem amarelo valem e eles mostram. Também não têm a noção de fora-de-jogo. Erram muitas vezes. O jogador que vem tem de se adaptar mas penso que os árbitros de Macau deviam ter mais pulso firme e, cla-ro, uma maior formação naquilo que é a arbitragem. Tentar ver os exemplos dos bons árbitros por esse mundo a fora.

Os jogos estão cheios de agressões e os árbitros não fazem nada. E depois há faltas que nem amarelo valem e eles mostram. Também não têm a noção de fora-de-jogo. Erram muitas vezes. O jogador que vem tem de se adaptar mas penso que os árbitros de Macau deviam ter mais pulso firme e, claro, uma maior formação naquilo que é a arbitragem. Tentar ver os exemplos dos bons árbitros por esse mundo a fora

e o filho, bem como a minha casa. Quero dizer aqui que é em Portugal que vou morar o resto da minha vida.

Quase que és mais português do que brasileiro.Isso não mas quando acabar a carreira fico em Portugal porque foi lá que me deram boas opor-tunidades, foi lá que conheci a minha mulher, foi lá que nasceu o meu filho e, portanto, é lá que quero que ele seja criado.

Jogou no São Paulo em 2004 numa equipa recheada de es-trelas: Luís Fabiano, Rondón, Grafite, Rogério Ceni, entre ou-

Page 16: Hoje Macau 28 MAR 2012 #2581

16 cultura quarta-feira 28.3.2012www.hojemacau.com.mo

O Cante Alentejano só deverá ser candidato

a Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2013.

A comissão responsável pela candidatura do cantar tra-dicional do Alentejo escreveu numa carta, agora divulgada pela SIC Notícias, que a pro-posta “ainda não está amadure-cida e que pode ser chumbada”, não seguindo assim os passos do fado, considerado Patrimó-nio Imaterial da Humanidade no ano passado.

A proposta deveria ser apre-sentada até ao dia 30 de Março na sede Organização das Na-ções Unidas para a Educação,

A obra modernista Nu Adossé, da artista

Tamara de Lempicka, que se perdeu nos anos vinte do século passado, vai a leilão no início de Maio em Nova Iorque, a um preço base estimado entre 22 a 38 milhões de pata-cas, informou a leiloeira Sotheby.

A pintura - que foi exi-bida ao público apenas uma vez na galeria Bottega di Poesia, em Milão, decorria o ano de 1925 (altura em que a obra foi feita) -, faz parte do leilão de arte im-pressionista e moderna que irá realizar-se a 2 de Maio.

“Nu adossé é um exemplo clássico da es-tética sensual e elegante da artista”, referiu a casa de leilões em co-municado, salientando que esta obra da artista polaca Tamara Lempicka (1898-1980) desapare-ceu da vista do público em 1925.

O seu actual proprie-tário contactou a leiloei-ra o ano passado, após ter tido durante anos esta valiosa obra em sua casa sem conhecer o valor real da mesma.

Segundo a leiloeira, esta obra, que irá ser exi-

bida em Londres antes de ir a leilão em Nova Iorque, foi pintada pela artista “quando começou a ser considerada uma verdadeira pintora” e a sua carreira começou a ter projecção após a exposição em Milão.

Na mesma exposição, além deste trabalho, ou-tras obras vanguardistas da autora foram revela-das, entre elas Le Modèle e o Retrato la Duchesse de la Salle, consideradas as mais relevantes da sua carreira e que foram vendidas pela Sotheby, em Maio de 2009.

Fotógrafo francês coloca luz nas suas fotografias

Almas iluminadas

Tradição alentejana apreciada pela UNESCO

Cante Alentejano em 2013Pintura de Lempicka em leilão

Julgava-se perdida

O fotógrafo francês Fa-brice Wittner usou mo-delos de estêncil para “pintar” personagens

iluminadas em paisagens da Nova Zelândia e no Vietname, no pro-jecto “Enlightened Souls” (Almas iluminadas, em tradução livre).

O projecto começou em Maio de 2011 em Christchurch, na Nova Zelândia, dois meses depois de um terramoto de magnitude 6,3 que causou destruição na cidade. Segundo Wittner, as personagens iluminados pretendiam “lembrar as perdas humanas” e “apoiar a cidade através de uma criação artística simbólica”.

Durante uma viagem ao Vietna-me, teve a ideia de usar a mesma técnica para colocar imagens de crianças de vilas remotas das montanhas do norte do país em paisagens da capital, Hanói.

As imagens são baseadas em retratos de pessoas comuns, tiradas pelo próprio Wittner nos dois paí-ses. Em seguida, ele cria os moldes das pessoas com papelão recortado e ilumina-os para criar o efeito que se vê na foto final.

O fotógrafo disse à BBC que não contou as horas gastas nos projectos mas que, do início da criação de um estêncil até uma foto básica, o processo levaria um dia

inteiro. “Mas não funciona assim. É preciso ter tempo para encontrar o retrato correcto, o melhor lugar, esperar pelo melhor momento para não ser incomodado a cada cinco minutos por um carro, moto ou um grupo de pessoas. Às vezes, é preciso voltar no dia seguinte”, explica.

Wittner disse ainda que preten-de levar o projecto a outros países do mundo. Uma das suas ideias é fazer as fotografias com estêncil em Belo Monte, por causa da po-lémica sobre a construção de uma usina hidroelétrica. “Acho que os moradores locais merecem todo o apoio”, afirmou.

Ciência e Cultura (UNESCO), em Paris (França).

Contudo, os responsáveis pretendem apenas concorrer em 2013, por “desejarem uma candidatura vencedora e não um insucesso que a todos iria afectar”, como diz António

Almeida Ribeiro, presidente da Comissão Nacional da UNESCO.

De acordo com a SIC Notí-cias, Carlos Medeiros, o presi-dente da comissão executiva da candidatura, não aceita a decisão e ameaçou deixar o projecto.

Page 17: Hoje Macau 28 MAR 2012 #2581

17futilidadesquarta-feira 28.3.2012 www.hojemacau.com.mo

[ ] Cinema Cineteatro | PUB

SALA 1THE HUNGER GAMES [C]Um filme de: Gary RossCom: Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson14.15, 16.45, 19.15, 21.45

SALA 2A SIMPLE LIFE [A]Um filme de: Ann HuiCom: Andy Lau, Deannie Yip14.30, 21.30

JOHN CARTER [B] [3D]Um filme de: Andrew StantonCom: Taylor Kitsch, Lynn Collins, Mark Strong16.45, 19.15

SALA 3THE SECOND WOMAN [B](Falado em cantonense e mandarimlegendado em chinês e inglês)Um filme de: Michael SucsyCom: Channing Tatum, Rachel McAdams14.30, 16.30, 19.30, 21.30

[Tele]visão

Aqui há gato

Su doku [ ] Cruzadas

REGRAS |Insira algarismos nos quadrados de forma a que cada linha, coluna e caixa de 3X3 contenha os dígitos de 1 a 9 sem repetição

SOLUÇÃO DO PROBLEMADO DIA ANTERIOR

SOLUÇÕES DO PROBLEMA

HORIZONTAIS: 1-Mulher que ouve muito mal. Que têm aptidão. 2-Apertais com nó. Obra em verso. 3-Ligai pelo matrimónio. Sentir aversão. 4-Condutor de palanquim na India. O m. q. ami (planta). 5-O m. q. rosicler. 6-Pranteava, chorava. 7-Despovoada. Gritam (Fig.). 8-Produz som. Acto de ciar (Mar.). Sapo amazónico. 9-Coloca num lugar certo. Substância mineral simples, boa condutora do calor e da electricidade. 10-Prova a que alguém é submetido. Consinta. 11-Desocupem. Venturas.

VERTICAIS: 1-Arrancar. Pronome demonstrativo (pl.). 2-Joeiram, outam. Pacóvio, troxa. 3-Achanar. Tirai a vida. 4-Conversa com outra pessoa. A Primeira de um série ou ordem. 5-Segurei com a mão. Catedral. Pendem. 6-Amimai. 7-Constelação austral. 101 (Rom.). Prezar, venerar. 8-Desbastaram. Reflexão da voz. 9-Insista. Embarcações de recreio. 10-Prezai. Sexualmente degenerada, anormal. 11-Cicatrizou, curou. Pessoas ruins e manhosas.

HORIZONTAIS: 1-SURDA. APTAS. 2-ATAIS. POEMA. 3-CASAI. ODIAR. 4-AMAL. M. AMIO. 5-R. ROSICRE. U. 6-T. GEMIA. T. 7-ERMA. A. MIAM. 8-SOA. CIA. ARU. 9-SITUA. METAL. 10-EXAME. ACEDA. 11-SAIAM. ROSAS.VERTICAIS: 1-SACAR. ESSES. 2-UTAM. TROIXA. 3-RASAR. MATAI. 4-DIALOGA. UMA. 5-ASI. SE. CAEM. 6-MIMAI. 7-APO. CI. AMAR. 8-PODARAM. ECO. 9-TEIME. IATES. 10-AMAI. TARADA. 11-SAROU. MULAS.

LEI DO TABACO Desde a implementação da nova lei do tabaco que os restaurantes e as lojas se tornaram áreas de não fumadores com as pessoas a demonstrarem sentido de disciplina. Não se pode negar que os inspectores de tabaco foram eficazes a dissuadir os fumadores de prevaricar. A atmosfera é agora melhor para os não fumadores, que deixaram finalmente de ser fumadores passivos. No entanto alguns locais continuam a operar da mesma forma, aparentemente sem medo da lei do tabaco. Se formos ao karaoke perto do NAPE vemos as pessoas a fumar no interior do recinto embora existam avisos de proibição de fumar por todo o espaço. Até é possível ver pessoas a fumar junto aos avisos, ignorando-os, como se de um poster se tratasse. Esta situação é um problema dos espaços ou do governo? Até os responsáveis do karaoke ignoram o facto de se estar a fumar, não tomando qualquer medida. Acho que se houvesse inspectores a trabalhar à noite a proibição de fumar seria mais efectiva. Ou será esta uma situação típica da cultura de Macau? Será Macau especial? Será que, se tiveres alguns “relacionamentos”, podes ter um negócio que ignora a lei do tabaco? Será que os inspectores não têm turnos à noite, ou será que não se atrevem a ir a alguns lugares?

Pu Yi

TDM13:01 TDM News - Repetição13:30 Jornal das 24h14:45 RTPi DIRECTO16:45 Liga dos Campeões: Benfica - Chelsea (Repetição)18:20 Lost Sr.5 (Perdidos Sr.5)19:00 TDM Entrevista (Repetição)19:30 Amanhecer20:30 Telejornal21:00 Montra do Lilau21:30 Brothers and Sisters (Irmãos e Irmãs)22:15 Passione23:00 TDM News23:30 Resumo Liga dos Campeões23:50 1º Programa DocTV CPLP: S.Tomé e Príncipe \”Tchiloli - Identidade de um Povo\”00:40 Telejornal (Repetição)01:15 RTPi DIRECTO

INFORMAÇÃO TDM

RTPi 8214:00 Telejornal Madeira 14:30 Com Ciência15:00 A Conversa dos Outros15:30 U2416:00 Bom Dia Portugal 17:00 O Elo Mais Fraco 17:45 Vingança18:30 Trio D’Ataque20:00 Jornal Da Tarde21:15 O Preço Certo22:00 Ler +, Ler Melhor 22:15 Alta Pressão22:00 Portugal no Coração

ESPN 3013:00 America’s Cup Uncovered14:00 Inside WTCC 14:30 US Open 9-Ball C’ship 201116:30 2012 Winter X Games17:30 Asian Olympic Qualifiers Uzbekistan vs. Syria19:30 (LIVE) Sportscenter Asia 2012 20:00 Chang World of Football 20:30 The Football Review21:00 Mundialito De Clubes - Beach Soccer Lokomotiv Moscow vs. AC Milan22:00 Sportscenter Asia 2012 22:30 Asian Olympic Qualifiers Uzbekistan vs. Syria

STAR SPORTS 31 12:00 FIA F1 World Championship 2012 - Highlights Malaysia Grand Prix 13:30 Enjoy Jakarta Indonesia Open – Highlights Day 314:30 Golf Focus 2012 15:00 European Mixed Team Championship17:00 Max Power 2012/13 18:00 FIM X-Trial World Championship 201219:00 GP2 Series 2012 21:00 Engine Block 2012 21:30 (LIVE) Score Tonight 2012 22:00 Mobil 1 The Grid 2012 22:30 Smash 2012 23:00 FA Cup 2011/12 Sunderland vs. Everton

FOX MOVIES 4010:55 The Way Back13:10 The One14:40 Clash16:20 Are We Done Yet?17:55 127 Hours19:30 True Justice21:00 Hancock22:40 The Walking Dead23:30 Piranha00:55 When A Stranger Calls

HBO 4112:00 The Blind Side14:05 Boardwalk Empire16:00 Dumb And Dumberer17:30 Beethoven’S 2Nd19:00 The Forsaken20:30 Backwash 22:00 The Adjustment Bureau23:45 Luck00:45 Candyman

CINEMAX 4211:15 Hercules13:05 Wolf15:15 Xiii16:00 Earth Vs. The Flying Saucers17:30 Those Daring Young Men In Their Jaunty Jalopies20:10 Final Fantasy22:00 Bird On A Wire23:50 Poison Ivy

À VENDA NA LIVRARIA PORTUGUESA

RUA DE S. DOMINGOS 16-18 • TEL: +853 28566442 | 28515915 • FAX: +853 28378014 • [email protected]

GARE DO ORIENTE • Vasco Luís CuradoCinco pessoas, vindas de diferentes pontos da cidade, convergem para o mesmo comboio que parte da Gare do Oriente a caminho do subúrbio. Todas estão sozinhas com os seus pensamentos, que dificilmente podem ser partilhados ou compreendidos; umas vivem presas à memória do passado, outras criaram dilemas que lhes limitam o presente. Mas eis que algo faz despertar neles uma consciência comum: o ataque terrorista ocorrido nessa manhã numa estação estrangeira e cujas imagens passam continuamente na televisão. Poderá esta ameaça à escala global mudar alguma coisa no seu íntimo?

MITOS E LENDAS DA TERRA DO DRAGÃO • Wang Suoying,Ana Cristina AlvesNa sequência de Contos da “Terra do Dragão”, as autoras oferecem agora ao público esta obra, que traz para Portugal algumas das lendas e dos mitos mais conhecidos entre os Chineses: estes incluem a mitologia chinesa das «narrativas sobre seres divinos e espíritos», mais abrangente, mas também os mitos de criação do Universo e dos seus seres, façanhas de fundadores, inventores e heróis, feitos de guerra e combates a desastres naturais como o dilúvio, etc.

Page 18: Hoje Macau 28 MAR 2012 #2581

a pal içadaCorreia Marques

18 opinião quarta-feira 28.3.2012www.hojemacau.com.mo

cartoon PAPA EM CUBApor Steff

«Não peças a quem pediu, nem sirvas a quem serviu»

Provérbio português

Á uns tempos a minha mulher e uma amiga foram visitar o Templo da Deusa A-Ma na Barra e, aí, foram abordadas por um grupo de brasileiros de visita a Macau que, quando ouviram

falar português, meteram conversa: - «Oi, beleza, que bom ouvir falar português aqui tão longe». E, de imediato, se queixaram dos lusitanos com quem se haviam cruzado nos passeios e sorrido sem retorno. Narizes no ar todos, disseram. Mas a conversa fluiu e durou alguns minutos, o suficiente para uma explicação sobre a cidade e a sua fauna. E, segundo elas me disseram, os nossos irmãos de língua, de sangue e de história lá se foram um pouco menos mal impressionados com os portugueses em Macau do que aquilo que estavam antes.

No Hoje Macau, do passado dia 26, li a entrevista de um jovem profissional a residir há pouco tempo na cidade e, com a devida vénia, permito-me transcrever uma pequena passagem: «Não conheço muitos portugueses aqui.... São muito nariz no ar. Estou sempre a sorrir, mesmo chateado, e aqui não sinto empatia ou afinidade com a comunidade portuguesa». Pois é meu caro compatriota, com certeza, ainda não foi ao «Lusitanvs».

É verdade, eu sinto - sempre senti - o

Eu gostava de ser ...mesmo em relação a uma boa parcela de gente lusitana que por aqui arriba e que, por mais tempo que por cá fique, não con-segue entender que, por muito que empine o nariz ou meneie o rabo, não evita que pelo ar da carruagem se entreveja quem vai lá dentro. Felizmente, eu sei onde encontrar os meus amigos, e as pessoas com quem sinto afinidade e gosto de conviver. Luga-res simples, mas acolhedores, todos eles.H

Eu sinto - sempre senti - o mesmo em relação a uma boa parcela de gente lusitana que por aqui arriba e que, por mais tempo que por cá fique, não consegue entender que, por muito que empine o nariz ou meneie o rabo, não evita que pelo ar da carruagem se entreveja quem vai lá dentro

Findo o império, quase 13 anos após a transferência de Macau para a soberania chinesa, esperava um comportamento diferente de alguns dos «tugas» que por aqui vão chegando, mas, salvo honrosas excepções, os tiques tendem a ser os mesmos. Coitados, ninguém os advertiu da terra aonde vieram parar, e vão ter de aprender à própria custa, se para tanto lhes for dado tempo.

Já agora, permitam-me, para que não se diga que este sentimento de descon-forto é recente e fruto de um qualquer oportunismo de ocasião, que compartilhe convosco o que escrevi em 5 de Março de 1993, aqui em Macau:

Tão pequeninos alguns malteses,que por aqui andam, mais suas damas,gravata às pintinhas, todos pinocas,executivos, ar de importantes.

Tão joaninhas, as senhorinhas,tão sorumbáticas, tão convencidas.Tão mal amadas e pelas saunas, quantas vezes trocadas?

Algumas delas dão ares de santas.Será que o são?Eu não sei não.Já vi machões com comichões,na testa, em fins de festa.

Ite, missa est. Desculpem qualquer coisinha e cuidado com o nariz empinado em dias de tufão, não vá ele se machucar, no impacto com um qualquer galho arre-messado pelo vento.

Page 19: Hoje Macau 28 MAR 2012 #2581

19opiniãoquarta-feira 28.3.2012 www.hojemacau.com.mo

Propriedade Fábrica de Notícias, Lda Director Carlos Morais José Editores Nuno G. Pereira; Gonçalo Lobo Pinheiro Redacção Andreia Sofia Silva; Joana Freitas; José C. Mendes; Rita Marques Ramos; Virginia Leung Colaboradores António Falcão; António Graça de Abreu; Carlos Picassinos; Hugo Pinto; José Simões Morais; Marco Carvalho; Maria João Belchior (Pequim); Michel Reis; Rui Cascais; Sérgio Fonseca; Tiago Quadros Colunistas Arnaldo Gonçalves; Boi Luxo; Carlos M. Cordeiro; Correia Marques; Gonçalo Alvim; Helder Fernando; Jorge Rodrigues Simão; José Pereira Coutinho, Marinho de Bastos; Paul Chan Wai Chi; Pedro Correia; Peng Zhonglian; Vanessa Amaro Cartoonista Steph Grafismo Catarina Lau; Paulo Borges Ilustração Rui Rasquinho Agências Lusa; Xinhua Fotografia António Falcão, Gonçalo Lobo Pinheiro; Lusa; GCS; Xinhua Secretária de redacção e Publicidade Madalena da Silva ([email protected]) Assistente de marketing Vincent Vong Impressão Tipografia Welfare Morada Calçada de Santo Agostinho, n.º 19, Centro Comercial Nam Yue, 6.º andar A, Macau Telefone 28752401 Fax 28752405 e-mail [email protected] Sítio www.hojemacau.com.mo

edi tor ia lCarlos Morais José

Não há muito tempo o Hoje Ma-cau denunciava o absurdo número de pessoas vítimas de atropelamento em passadeiras, nesta cidade crismada com o Nome de Deus. Perante a indiferença divina, porque deuses e seus serventes demonstram uma es-tranha indiferença face a este assunto, a Polícia de Segurança Pública surgiu ontem a reconhecer o facto e alvitrou a hipótese de destacar mais agentes para junto das zebras, animais cuja função parece ser desconhecida da maior parte dos condutores deste sagrado território.

Sendo assim demonstrado as-sunto de homens e não de deuses, portanto mesquinha taxinomia, as zebras locais são, antes de mais, um sintoma de uma berrante falta de ci-vismo, que assombra esta simpática mas descuidada população.

E descuidada porque, na realida-de, ninguém cuida dela. É sabido que as multidões precisam de conselhos, de avisos, de orações. Mas por aqui escasseiam os éditos cívicos como se o governo estivesse muito pouco preocupado com a educação desta sua fiel multidão. Destacam-se agentes para vigiar, em vez de se pretender educar e, portanto, erradicar. Tal faria sentido para mim, se este fosse um governo sem pilim. Não é. E a multa resolve às gotas, somente bate o pé, quando a verdadeira solução se resumiria a uma intensa educação.

Mas o governo é que sabe. Sobre-tudo de uma estranha inacção em que insiste, insiste e se demora sem se vislumbrar razão. Uma região deste tipo obriga a uma vigilância constante e também um dever por parte da administração de proporcionar aos cidadãos a “alta excelência” que Ed-mund Ho, confucianamente, falava.

Não se percebe, não se compre-ende, qualquer dia não se aceita, tanta hesitação, tanto pudor em agir, tanta dificuldade em executar tarefas aparentemente simples e que outros governos regularmente executam. Olhando para estas coisas de forma distanciada, não se pode deixar de pensar que o nosso caríssimo Exe-cutivo perde oportunidades simples. Como, por exemplo, educar o povo em regras de trânsito.

A Nave dos Loucos

Não se percebe, não se compreende, qualquer dia não se aceita, tanta hesitação, tanto pudor em agir, tanta dificuldade em executar tarefas aparentemente simples e que outros governos regularmente executam

É difícil? Bastava fazer uma campanha tão intensa como se fez a propósito do tabaco... Mas esta discrepância, o fraco amor às zebras, só certos deuses saberão explicar. Mas, afinal, são pretas e brancas... como os pandas...

*

A vitória de Leung não mudará Hong Kong, uma cidade que tem na sua génese o conflito. E ai de quem negue o poder de uma genealogia...

Portanto, a confusão continuará a assombrar ligeiramente as coisas enquanto os negócios fluírem, dentro dos limites tácitos exigidos por chine-ses e americanos. Ponta de lança de inconfessáveis interesses desde sua bruta criação, Hong Kong continuará a servir dois amos enquanto isso a ambos servir.

Tendo este panorama, não deixa de ser intrigante agora, neste mo-mento preciso da História, o humilde lugar de Macau, a sua força de dife-rença, sustentada no jogo, por isso estribada num desafogo económico, que garante ainda um espaço de excepção, se compararmos à turbu-lência que assombra e assombrará a ex-colónia britânica.

Só falta mesmo ao governo da RAEM perder a timidez e impul-sionar de forma decisiva o desen-volvimento deste território. Bem sabemos que crescer mete medo e traz inevitavelmente dores. Existem procedimentos e tarefas que precisam de ser revistas, algumas delas expur-gadas. Mas, mais tarde ou mais cedo, isso acontecerá. Resta saber quem entra no barco ou não. Aquele em que navegamos é, de algum modo, outro.

Uma pintura de Hieronymus Bosch representa a Nave dos Loucos. Nela se vê a humanidade distraída. Pelos prazeres, pela ilusão de impu-nidade, pela embriaguez da fartura, talvez mesmo pela alegria cega de estar vivo. Contudo, em tenebrosa manhã, ver-se-á obrigada a atracar. Talvez neste quadro, parido num Ocidente distante e alucinado, exista alguma matéria para os senhores de Macau reflectirem e nele encontrar, de repente, uma familiar morada.

Page 20: Hoje Macau 28 MAR 2012 #2581

PUB

quarta-feira 28.3.2012www.hojemacau.com.mo

A feira internacional têxtil de Pequim 2012, que começa na hoje com mais

de 1.200 expositores, vai ter pela primeira vez um pavilhão de Portugal, com artigos de vestuário de cinco empresas. “Este mercado tem crescido imenso e esperamos que cresça ainda mais”, disse à agência Lusa Sofia Botelho, da Associação de Têxteis e Vestuário de Portugal.

O inédito pavilhão de Por-

tugal da “Intertextile Beijing” é destacado pelos organizado-res, a Messe Frankfurt, como uma das grandes novidades do certame. “O Salão Europa, uma área especial, reunindo produtores de alta qualidade da Alemanha (13), Suíça (3), Turquia (9) e Reino Unido (6), apresenta pela primeira vez uma larga selecção de produtos de qualidade 100 por cento feitos em Portugal”, dizem os promotores no web-site da feira.

Arco Texteis, Lemar, Rio-pele, Somelos e Troficolar são as empresas portuguesas inscritas na edição deste ano. O certame, de quatro dias, ocorre num bom momento das exportações portuguesas para a China. Pelas contas chinesas, as exportações portuguesas para a China aumentaram 54,11 por cento em 2011, para 8,8 mil milhões de patacas. Em 2011, a “Intertextile Beijing” atraiu 25.000 visitantes de 66 países.

Portugal gastou maisdo que ganhavaPortugal foi um dos países que “gastou mais do que aquilo que ganhava” e por isso terá de fazer reformas estruturais, afirmou ontem o antigo presidente do Banco Central Europeu, Jean-Claude Trichet. “Portugal faz parte daqueles países que se habituaram, durante certo período, a gastar mais do que ganhavam, e a permitir que os custos seguissem numa má direcção, o que diminuiu a sua competitividade. É algo que terá de ser corrigido, com reformas estruturais”, defendeu Trichet, em Bruxelas.

Strauss-Kahn acusadode cumplicidade em redede proxenetismoO antigo director do Fundo Monetário Internacional, Dominique Strauss-Kahn foi acusado formalmente de participar activamente num esquema de prostituição. Depois da audiência, onde foi também acusado de proxenetismo, Strauss-Kahn foi colocado sob custódia policial e impedido de contactar com qualquer outro dos visados no processo, adiantou a procuradoria de Lille. Para sair em liberdade o antigo líder do FMI pagou uma caução de 1 milhão de patacas. Stauss-Khan declarou-se “inocente e salientou que jamais tomou parte nos actos referidos ou fazia a mínima ideia de que as mulheres com quem se encontrou eram prostitutas”, referiu Richard Malka, um dos seus advogados.

Robbie Williams quer comprar a casa onde Michael Jackson morreuO inglês Robbie Williams está interessado em comprar a mansão onde Michael Jackson morreu. A propriedade, em Holmby Hills, Los Angeles, EUA, está à venda, e o cantor parece ser mesmo o principal candidato a ficar com ela. Robbie Williams já foi, inclusivamente, visitar a mansão, avaliada em cerca de 20 milhões de euros.

Estudante condenado a prisão por gozar com situação de MuambaUm estudante galês de 21 anos foi condenado a 56 dias de prisão por ter gozado, através de uma mensagem na rede social Twitter, com a situação do futebolista Fabrice Muamba, que sofreu uma paragem cardíaca em pleno relvado, em partida entre o Bolton e o Tottenham, no passado dia 17. Liam Stacey escreveu «LOL [sinónimo de risos]. Muamba está morto!», mensagem que levou a uma autêntica onda de consternação naquela rede social e à queixa junto das autoridades. Presente ao tribunal de Swansea, o estudante alegou estar sob influência de bebidas alcoólicas, mas não evitou a pena. “Não tenho outra escolha a não ser impor a sua detenção, com o objectivo de reflectir a indignação que suscitou com a mensagem”, justificou o juiz.

Portugal na “Intertextil” de Pequim

Os tecidos lusos