hoje macau 25 mar 2015 #3298

20
DIRECTOR CARLOS MORAIS JOSÉ WWW.HOJEMACAU.COM.MO MOP$10 QUARTA-FEIRA 25 DE MARÇO DE 2015 ANO XIV Nº 3298 hojemacau LAG 2015 No melhor dos mundos LEE KUAN YEW O dirigente extraordinário MURONG XUECUN A consciência é que manda PÁGINAS 4-5 PÁGINA 3 CENTRAIS HERBERTO HELDER 1930-2015 POEMA FECHADO PÁGINA 2 PUB PUB AGÊNCIA COMERCIAL PICO 28721006

Upload: jornal-hoje-macau

Post on 08-Apr-2016

229 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Hoje Macau N.º3298 de 25 de Março de 2015

TRANSCRIPT

Director carlos morais josé www.hojemacau.com.mo Mop$10 q ua r ta - f e i r a 2 5 D e m a r ç o D e 2 0 1 5 • a N o X i v • N º 3 2 9 8

hojem

acau

lag 2015No melhordos mundos

lee kuaN yewO dirigenteextraordinário

MurONg XuecuNa consciência é que manda

PágiNas 4-5

PágiNa 3

ceNtrais

herbertO helder1930-2015

poemafechado

PágiNa 2

pub

pub

AgênciA comerciAl Pico 28721006

2 hoje macau quarta-feira 25.3.2015óbito

Propriedade Fábrica de Notícias, Lda Director Carlos Morais José Editores Joana Freitas; José C. Mendes Redacção Andreia Sofia Silva; Filipa Araújo; Flora Fong; Leonor Sá Machado Colaboradores António Falcão; António Graça de Abreu; Gonçalo Lobo Pinheiro; José Simões Morais; Maria João Belchior (Pequim); Michel Reis; Rui Cascais; Sérgio Fonseca Colunistas António Conceição Júnior; Arnaldo Gonçalves; David Chan; Fernando Vinhais Guedes; Isabel Castro; Jorge Rodrigues Simão; Leocardo; Paul Chan Wai Chi; Paula Bicho Cartoonista Steph Grafismo Edite Ribeiro(estagiária); Paulo Borges Ilustração Rui Rasquinho Agências Lusa; Xinhua Fotografia Hoje Macau; Lusa; GCS; Xinhua Secretária de redacção e Publicidade Madalena da Silva ([email protected]) Assistente de marketing Vincent Vong Impressão Tipografia Welfare Morada Calçada de Santo Agostinho, n.º 19, Centro Comercial Nam Yue, 6.º andar A, Macau Telefone 28752401 Fax 28752405 e-mail [email protected] Sítio www.hojemacau.com.mo

H erberto Helder Luís bernardes de oliveira nasceu a 23 de Novembro de 1930 no Funchal, ilha

da Madeira, no seio de uma família de origem judaica. Aos 16 anos viajou para Lisboa para frequentar o liceu, tendo posteriormente ingres-sado na Faculdade de Direito de Coimbra. em 1949, mudou para a Faculdade de Letras, onde frequen-tou o curso de Filologia romântica, que não chegou a concluir.

De regresso a Lisboa, passou a viver “por razões pessoais” numa ‘casa de passe’ e começou a traba-lhar na Caixa Geral de Depósitos e posteriormente como angariador de publicidade. em 1954, data da publicação do seu primeiro poema, em Coimbra, regressou à Madeira, onde trabalhou como meteorologista.

Quando regressou a Lisboa, em 1955, frequentou o grupo do Café Gelo, formado por figuras como Mário Cesariny, Luiz Pacheco, Hélder Macedo, João Vieira e António José Forte.

trabalhou como delegado de propaganda médica e redactor de publicidade durante três anos e em 1958 publicou o seu primeiro livro, “o Amor em Visita”.

Nos anos seguintes viveu em França, Holanda e bélgica, como operário, empregado numa cervejaria, cortador de legumes, empacotador de aparas de papel e policopista, tendo mesmo vivido na clandestinidade em Antuérpia, onde foi guia de marinheiros no submundo da prostituição.

regressado a Portugal em 1960, tornou-se encarregado das bibliote-cas itinerantes da Fundação Calouste Gulbenkian, profissão que o fez percorrer vilas e aldeias do baixo Alentejo, beira Alta e ribatejo.

Foi para Angola em 1971,

AndreiA SofiA [email protected]

o ano passado procurei por Herberto Helder em toda a parte. Já o sol se fazia

sentir com força em Portugal, em finais de Maio, e a poesia do mestre tinha, enfim, regressado. Voltava à sua maneira, mas vol-

“Cumprira-se aquilo que eu sempre desejara - uma vida subtil, unida e invisível que o fogo celular das imagens devorava. Era uma vida que absorvera o mundo e o abandonara depois, abandonara a sua realidade fragmentária. Era compacta e limpa. Gramatical”.Herberto Helder 2013

Palavras ditas• “É um poeta tão diferente, tão vulcânico - e pode dizer-se milhares de coisas sobre o Herberto Helder, a alquimia, toda a transformação que a linguagem pode sofrer, todas verdadeiras - mas, como leitor, o que eu queria sublinhar é esse carácter diferente que ele tem e, sobretudo, que nos faz vero inexplicável e o mágico que a poesia temem certos autores”

FERnAnDo PInTo Do AMARAlPoeta

• “Um mestre” e um autor com uma linguagem sem paralelo, que descrevia as viagens ao seu mundo interior “de forma única”

NUNo JúdicePoeta

• “Poucos foram os que, durante os últimos cem anos, tanto fizeram pela construção da língua portuguesa e tão influentes foram na organização da linguagem poética contemporânea”

Jorge Barreto XavierSecretáriode Estado da Cultura

• “a marca mais importante de Herberto Helder não é aquilo que está dele nos outros poetas. Prevalece uma certa distância, uma espécie de ironia e cinismo em relação às palavras e nele não havia nada disso e esse é um dos seus legados mais fortes”

Pedro MeXiaCrítico

• “o Herberto é um poeta de enorme dimensão em termos da língua portuguesa. É um poeta universal. Em termos da sua criação literária está muito para além da ilha e da própria nação portuguesa. É um poeta que, pela enorme beleza, profundidade e alcance dos seus textos se tornou universal”

João HeNriqUe SilvaDiretor regional da Madeira

Herberto Helder (1930-2015)

o poeta ocultoConsiderado um dos maiores poetas portugueses, Herberto Helder, que morreu segunda-feira aos 84 anos, deu a sua última entrevista em 1968 e recusouo Prémio Pessoana década de noventa, rejeitando quase sempre omediatismo literário

trabalhar numa revista. Como re-pórter de guerra, sofreu um grave acidente e esteve hospitalizado três meses. regressou a Lisboa e partiu novamente, agora para os estados Unidos, em 1973, ano em que publicou “Poesia toda”, reunindo a sua produção poética até à data, e fez uma tentativa falhada de publicar “Prosa toda”.

A Portugal, voltaria só depois do 25 de Abril, já em 1975, para trabalhar na rádio e em revistas, como meio de sobrevivência, tendo sido editor da revista literária Nova, de que se publicaram apenas dois números.

Da sua poesia, escreveu o crítico literário e responsável pela primeira

edição brasileira da poesia de Her-berto Helder publicada no brasil, em 2000, Jorge Henrique bastos, que o poeta “impulsiona a viva encantação das palavras [e que] o abalo que a sua poesia provoca é um dos mais profundos que a literatura de língua portuguesa já sofreu”.

em 1994, foi-lhe atribuído o Prémio Pessoa pela sua obra que, segundo o júri, iluminava a língua portuguesa. Herberto Helder, no entanto, recusou a distinção, uma das mais importantes atribuídas em Portugal. Herberto Helder sempre se quis manter um poeta oculto e por isso pediu ao júri que não o anunciassem como vencedor e que dessem o prémio a outro.

Já neste século, o poeta voltou a editar pela Porto editora, nomea-damente a sua poesia completa em “Poemas completos”, obra que segue a fixação empregue na edição anterior, “ofício cantante”, e inclui os esgotados “Servidões”, que foi considerado pela crítica literária como o livro do ano em 2013, e “A morte sem mestre”, o livro de inéditos escrito em 2013 e publicado em 2014, numa edição limitada.

Herberto Helder morreu na segunda-feira aos 84 anos na sua casa em cascais e segundo fonte familiar haverá uma cerimónia fúnebre privada apenas para a família. No comunicado, esta terça-feira enviado pela Porto editora às redacções, lembra-se um dos poemas de A Morte Sem Mestre : “queria fechar-se inteiro num poema/ lavrado em língua ao mesmo tempo plana e plena/poema enfim onde coubessem os dez dedos/ desde a roca ao fuso/ para lá dentro ficar escrito direito e esquerdo/quero eu dizer: todo/ vivo moribundo morto/ a sombra dos elementos por cima//”

À procura do poeta

os bons morremassim

tava, sem entrevistas do autor e com poucos exemplares nas bancas, para se manter o misti-cismo à volta do nome. A capa com letras redondas, tão à século XXI, não existia nos corredores da Fnac. Já tinha esgotado, disse-ram, para depois os livros serem vendidos a preços astronómicos num qualquer website de vendas para os aficionados do costume.

era assim Herberto Helder. Desconhecido de muitos, o mestre das palavras para tantos outros. Gostava de estar na sombra, de passar despercebido. Um dos últimos vultos da poesia ainda vivos – quase todos os bons poetas já tinham morrido: o louco do Cesariny, o eugénio de Andrade, a malta dos cafés, da poesia efervescente – e ele andava por cá, no Portugal um

bocadinho mais europeu mas em crise, a lidar com a geração que não lê, que quase não o conhecia. Andava na sombra e gostava de estar assim.

Quatro anos antes do sol de Maio uma amiga vinha para o oriente. Deu-me a “Poesia toda” e disse-me para o guardar porque a mala já ia cheia com outras poesias e histórias. Primeiro devorei-o na Lisboa de Herberto Hélder, talvez menos boémia do que no tempo em que ele a conheceu. Depois, devorei-o no meu Alentejo.

Hoje estou também a oriente. o livro continua no Alentejo. As palavras de Herberto Hélder também. Só o poeta não está. Foi ter com os companheiros da boémia e da escrita. Porque os bons morrem assim.

hoje macau quarta-feira 25.3.2015 3grande plano

Fil ipa araújo*[email protected]

S ingapura está de luto por sete dias. Morreu o seu “pai”, Lee Kuan Yew. apontado como um “líder

excepcional”, o homem que ajudou a fundar Singapura morreu esta segunda-feira no Hospital geral da cidade-estado, vítima de uma pneumonia aguda. ao HM, é recor-dado como um homem que sabia o que o povo queria, um amigo do povo chinês, mas não só de elogios se faz o perfil de Lee Kuan Yew.

“penso que quem caracterizou bem a obra de Lee Kuan Yew foi o presidente [Barack] Obama, ao dizer que realmente é uma das gran-des personalidades do século XX, um homem que marcou a história da Ásia, que marcou a história desta zona do mundo e marcou também a história da própria humanidade”, começa por defender arnaldo gon-çalves, especialista em relações internacionais, ao HM.

para gonçalves, não há dúvidas da grande obra que o ex-governante impulsionou na cidade-estado. “ [Lee Kuan Yew] transformou [Singapura] de uma cidade colonial feita de bar-racas e ruas insalubres numa grande metrópole moderna, contemporânea, bem projectada, bem estruturada onde há o gosto de viver e também de visitar, pela qualidade de vida que se vê à volta, pela organização urbana, social e também pela tranquilidade”, enumera.

O professor do departamento da Língua e Literatura Chinesa da Faculdade de artes e Humani-dades da universidade de Macau ArnAldo GonçAlves especialista em relações Internacionais

Morreu Lee Kuan Yew, considerado o pai de Singapura transformando um espaço “de barracas” numa das cidade-estado de maior sucesso em vários sectores. Juntamente com muitos líderes mundiais, Chui Sai On relembra Lee como “um velho amigo do povo chinês”, mas há quem relembreque nem semprefoi assim

lee KuAn Yew Pai de SingaPura recordado como “líder extraordinário”

o homem que marcou a história

(uM), Zheng Dehua, defendeu também ao HM que o pai de Singapura foi um “líder que sabia bem as opiniões da população e as relações internacionais”, ten-do apontado a sua formação em inglaterra como uma mais-valia na sua postura como governador. “[ainda assim], não governou Singapura seguindo o sistema in-glês na sua totalidade e conseguiu ser brilhante na sua governação”, afirma o académico.

a contribuição de Lee Kuan Yew, para o docente, é “inesque-cível” pois conseguiu criar um “modelo de concentração de poder ocidental, adequado para a altura, mesmo com todas as vantagens e desvantagens”. O pai de Singapura uniu, diz, a governação oriental

com a democracia ocidental e isso fez dele um “líder extraordinário”.

A gregos e troiAnos apesar de todos os elogios ao seu trabalho e aos seus 31 anos como chefe do governo, Lee Kuan Yew não foi amado por todos.

“Claramente que a sua pos-tura causou vários conflitos com a sociedade moderna, mas acho sinceramente que se Singapura não percorresse este caminho levaria a muita confusão. para a altura, era aquela postura que Lee deveria ter, foi a postura adequada e os planos foram colocados em prática da melhor forma, mesmo trazendo más coisas isso não quer dizer que seja errada”, defende arnaldo gonçalves.

Muitos foram também aqueles que consideraram Lee Kuan Yew como um ditador por muitos proi-bições ter colocado à liberdade. “Lee era um homem frontal, às vezes um bocado abrupto na forma como conduzia o fundo da política da cidade-estado, definiu de forma clara qual era a linha de actuação e não se importou com as críticas do exterior”, classifica Arnaldo Gonçal-ves, frisando que não se conhece “que tenha mandado matar opositores” ou sequer “que os torturou”.

O especialista diz ainda que Lee foi um homem que lutou sozinho. “Ele não tinha ninguém para o segu-rar, tinha necessidade de sobreviver, não tinha qualquer rede de segurança porque estava sozinho e a cidade morria ou ia para a frente”, defende.

para arnaldo gonçalves, o líder conseguiu “centrar as pessoas no trabalho e na sua importância para gerar riqueza e através disso gerar felicidade e bem estar”.

Sobre a manifestação global e todos os depoimentos dos maio-res líderes mundiais sobre o pai de Singapura, o especialista em relações internacionais relembra que, em outros tempos, Lee “teve que resistir a vários movimentos sociais que tentavam destabilizar a própria situação da cidade-estado”.

reconhecimento gerAlMuitas foram as personagens principais da política mundial que se fizeram manifestar sobre o fale-cimento de Lee Kuan Yew. Barack Obama, presidente dos Estados Unidos da América, classificou o primeiro chefe do governo de Singapura, como um “visionário” e “líder excepcional”.

“pessoalmente, apreciei a sua sabedoria, incluindo as nossas discussões durante a minha viagem a Singapura em 2009, tendo o diá-logo encetado sido importante para me ajudar a desenvolver a nossa política de reequilíbrio na Ásia--Pacífico”, afirmou o presidente norte-americano.

O presidente da China, Xi Jinping, num telegrama, lamentou a morte de “um velho amigo do povo chinês” que foi amplamente respeitado “pela comunidade inter-nacional como um estratégica e um estadista”. Da parte de Macau, o Chefe do Executivo, Chui Sai On, defendeu que o pai de Singapura “contribuiu activamente para o desenvolvimento de cooperação entre Singapura e Macau em várias campos e é sob o seu estímulo que se continuará a aperfeiçoar as nossas relações”. numa men-sagem enviada à família de Lee Kuan Yew, Chui Sai On descreve o ex-governante como “um velho amigo do povo chinês” que “trans-formou Singapura num dos mais ricos Estados do planeta”.

Mas há quem defenda que não foi sempre assim.

“Quando vemos os responsá-veis chineses a falar do grande amigo Lee Kuan Yew temos que olhar um bocadinho para a história e lembrarmos também desses ou-tros tempos que a relação não era tão amistosa, quando Lee era visto como um adversário político”, remata arnaldo gonçalves.

afastado da vida política desde 2011, Lei Kuan Yew saiu do cargo de chefe do governo em 1990 e morreu aos 91 anos. O funeral decorre no próximo domingo. - *com Flora Fong

“ [Lee Kuan Yew] transformou [Singapura] de uma cidade colonial feita de barracas e ruas insalúbres numa grande metrópole moderna, contemporânea, bem projectada, bem estruturada onde há o gosto de viver”

“Ele não tinha ninguém para o segurar, tinha necessidade de sobreviver, não tinha qualquer rede de segurança porque estava sozinho e a cidade morriaou ia para a frente”

GCS

4 hoje macau quarta-feira 25.3.2015lag 2015

“É altura de rever os organismos e ao mesmo tempo os manda-tos, que não podem exceder

os dois ou três anos. As pessoas não podem acumular cargos em mais de três organismos, e queremos que os jovens possam participar mais.” A frase é do Chefe do Executivo e foi dita ontem na Assembleia Legislati-va (AL), depois do deputado Chan Meng Kam ter questionado como

Órgãos MunicipaisSales Marques diz que é preciso terem poder executivo

O antigo presidente da ex-tinta Câmara de Macau,

José Sales Marques, defendeu ontem que, a ser criado, um órgão municipal, deve ter “capacidade executiva”. O ex-responsável reagia à pos-sibilidade de o Governo vir a criar este tipo de estrutura, como anunciou segunda-feira Chui Sai On.

O Chefe do Executivo disse que vai estudar a possibilidade de criar um órgão municipal sem poderes políticos, mas José Sales Marques considera que este tipo de estruturas têm de ter alguma capacidade de administração, alguma capa-cidade executiva e de decisão. “Não podem ser estruturas do tipo consultivo como as que já se tentou criar”.

Apesar de José Sales Marques salientar que tudo “ainda é uma incógnita porque aquilo que o Governo anunciou é mais um estudo de viabilidade”, a serem criados, esses órgãos “têm que ter poder”, sob pena de se tornarem mais um das muitas estruturas de tipo consultivo que “pouco contribuem para resolver os problemas” da população e “sem grande operacionalidade”.

O antigo presidente da ex-tinta Câmara Municipal entre 1993 e 2001 sustentou o seu argumento na premissa de que Macau tem “um grande núcleo urbano”, superior ao de muitas cidades a nível mundial.

Apesar de Macau ser pe-queno em termos territoriais, “o núcleo urbano é muito sig-nificativo”, pelo que “não acho que possamos pensar apenas na península de Macau para uma coisa destas”, disse, referindo--se a um eventual modelo como o já outrora implementado as-sente na divisão em freguesias.

“Vamos voltar para trás, para aquela situação de haver dois municípios em Macau? Isso é coisa do passado”, salien-tou, afirmando não avistar “uma solução formal, quase baseada na freguesia do antigamente: Não é por nada: é que, de facto, já não funciona uma solução idêntica àquela que existia no passado”.

Caso se chegue à conclusão de que essas estruturas são viá-veis, devem “ter a capacidade de aproximar a Administração Pública”, podendo eventual-mente serem criadas depois subestruturas mais locais”, afir-mou Sales Marques. - LUSA/HM

Hengqin pode ser solução para idosos

MAiS jovenS noS órgãoS conSULtivoS

Uma limpeza a fundoé que iria ser feita a tão anunciada reforma da Administração.

Para além de desejar mais jovens a aconselhar o Executivo, Chui Sai On garantiu também que os trabalhos de avaliação do sector da Função Pública vão arrancar já este ano. “Vamos fazer uma revisão global no regime da Função Públi-ca e estamos a ver se há aspectos que precisam de ser simplificados.

De modo geral vamos iniciar os trabalhos já este ano e esperamos conseguir realizar alguns trabalhos básicos este ano”, apontou.

Quanto à responsabilização dos

funcionários públicos, o Chefe do Executivo afirmou que “há que ter uma orientação apontada para a res-ponsabilidade e temos de clarificar funções e evitar a sobreposição. Ao

O Chefe do Executivo disse ontem que a transferência de idosos para a zona de Hengqin pode ser uma solução para a escassez de recursos em Macau na área de prestação de cuidados na velhice. Mas revelou prudência. “O Instituto de Acção Social (IAS) está a elaborar um plano e estamos a estudar uma cooperação mais profunda entre as duas regiões para prestar maiores serviços aos idosos. Se calhar com cooperação com a

ilha de Hengqin... ainda estamos a abordar a questão e temos facilidade geográfica, porque facilmente os idosos podem regressar a Macau e será mais fácil. Trata-se de uma questão de responsabilidade do Governo e é uma questão realista que tem a ver com a qualidade dos cuidados de saúde. A solução mais conveniente passa pela zona de Hengqin, não me posso comprometer, mas estamos a estudar a questão.”

relatóriodo gep tornado público em dois meses As deputadas da Federação das Associações dos Operários de Macau (FAOM) confrontaram o Chefe do Executivo com as disparidades salariais existentes no território, por comparação com o crescimento do sector do Jogo. Chui Sai On garantiu que o Gabinete de Estudo de Políticas vai publicar dentro de dois meses o relatório em relação à política de importação de trabalhadores. “É um problema que está a preocupar a sociedade tendo em conta o desenvolvimento social. O Governo tem sempre seguido o principio de que a importação de mão-de-obra é para suprir necessidades. O relatório que me foi apresentado pelo Secretário para a Economia e Finanças diz que há uma taxa de crescimento da importação de mão-de-obra de 12,9%, por causa do Jogo ser o sector dominante e que a remuneração mediana não corresponde aos anseios da população”, concluiu.

Chui Sai On prevê queda da inflaçãO e dOS preçOS daS CaSaS

noS por cA todoS beMandreia sofia [email protected]

F OrAM 28 os deputados que pediram a palavra ontem no hemiciclo, mas os temas foram os mesmos de sempre.

Depois da apresentação do relatório das Linhas de Acção Governativa (LAG) para este ano, o Chefe do Executivo esteve ontem na Assem-bleia Legislativa (AL) a responder às perguntas dos deputados. E deixou uma garantia, por entre a promessa

de muitos estudos: “as pesquisas demonstram que há espaço para melhorar as condições de vida da classe média, porque o Governo está a prever a queda dos preços dos imóveis e dos produtos alimentares”.

Apesar de defender um estudo para que exista uma melhor defi-nição do que é classe média, Chui Sai On continuou a prometer mais benefícios para estas famílias. “O rápido desenvolvimento económi-

co de Macau e do sector do Jogo tem afectado a vida das pessoas que compõem esta classe. Vamos criar um mecanismo de longo pra-zo para que a classe média possa beneficiar de reduções fiscais e benefícios na saúde. O Governo já implementou várias medidas de redução fiscal, mas vamos ac-tualizar o imposto complementar de rendimentos e promover uma redução do imposto profissional”, disse Chui Sai On.

Para além disso, o Chefe do

“As pesquisas demonstram que há espaço para melhorar as condições de vida da classe média, porque o Governo está a prever a queda dos preços dos imóveis e dos produtos alimentares”

´ ´

5 lag2015hoje macau quarta-feira 25.3.2015

Casas para Forças de Segurança em análiseChui Sai On admitiu ontem, depois de uma pergunta do deputado

Leong Veng Chai, que o Governo “vai considerar” disponibilizar mais casas para as Forças de Segurança, pedido há muito feito também pelo deputado José Pereira Coutinho. “Será ou não viável construir mais moradias para as Forças de Segurança?

Já encaminhei o caso para o Secretário para a Segurança para serem consideradas todas essas opiniões. Isso pode ser

considerado”, referiu o Chefe do Executivo.

Lei de Defesa do Consumidor este anoO Chefe do Executivo garantiu que o diploma que protege os direitos dos consumidores deverá entrar em processo legislativo este ano. “Queremos iniciar o processo legislativo sobre a lei dos interesses dos consumidores ainda este ano”, disse Chui Sai On, que frisou que tudo tem sido feito para controlar os elevados preços dos produtos e a inflação. “Eu e o Secretário temos vindo a trabalhar quanto aos preços. Pretendemos aplicar mecanismos no mercado abastecedor e estamos em negociações com regiões do interior da China para que haja estabilidade no fornecimento.”

Indústrias criativas no Pac On em estudoA deputada Angela Leong questionou Chui Sai On quanto à

possibilidade do novo terminal marítimo do Pac On, que continua por inaugurar, poder um dia ser uma montra do que é feito pelas indústrias culturais e criativas do território. O Chefe do Executivo garantiu que ainda tem “de estudar se é ou não vantajoso

levar mais indústrias criativas para o terminal do Pac On”, tendo referido que vai ser feita uma aposta nos produtos “Made in Macao”.

E lembrou: “Esperamos poder apresentar um enquadramento político de apoio a essas indústrias culturais e criativas. Quando os produtos apresentam um interesse económico há um longo caminho a percorrer e há que pagar muito para conseguir indústrias com sucesso. Para a sua industrialização há um longo percurso a percorrer”.

Cheques “Medida anual e não mecanismo regular”Chui Sai On admitiu ontem que o programa de comparticipação pecuniária é uma “medida anual e não um mecanismo regular”, o que significa um estudo em termos de eficácia. “Temos de ver qual a melhor forma de distribuição, temos de ter um critério cientifico na acção governativa. Por enquanto há saldos e há uma transferência desses saldos. Será um mecanismo científico? O nosso trabalho é muito difícil e ao longo destes anos este programa de comparticipação tem registado bom agrado”, referiu o Chefe do Executivo.

Ensino técnico-profissional “é difícil” de promover Mak Soi Kun pediu ao Chefe do Executivo que sejam criadas mais

escolas do ensino técnico-profissional, mas Chui Sai On foi claro e falou dos preconceitos existentes no seio das famílias, que encaram com maus olhos a frequência desses cursos. “Oponho-me a que os encarregados de educação sigam esse regime.

Devido a esses preconceitos é difícil promover em Macau, o que não acontece noutros países e territórios. Temos dinheiro e podemos

adquirir recursos do exterior, até pessoal docente. É um bom tema, mas como podemos impulsionar? Peço ao secretário Alexis Tam para estudar essa questão. Para Macau não é um problema em adquirir o sistema do exterior, desde que seja útil para a sociedade”, apontou.

Sugerida relocalização do CanídromoLam Heong Sang fez ontem uma proposta ousada no hemiciclo: porque não colocar o Canídromo noutro sítio e aí construir escolas ou serviços sociais? Chui Sai On lembrou os lucros de 70 milhões da entidade registados em 2013 e disse não poder dar uma resposta. “Tenho de ser franco: tem de me dar algum tempo. E para mudar o Canídromo não sei... O contrato caduca a 31 de Dezembro deste ano. Chegámos a pensar sobre as funções do Canídromo e do Hipódromo, mas podemos estudar melhor a questão, que tem de ser encarada com seriedade devido às doenças contagiosas que podem surgir com os animais”, frisou.

Empreiteiro do metro com processo judicial Si Ka Lon questionou Chui Sai On sobre os detalhes do projecto

do metro ligeiro, no sentido das oficinas do metro poderem vir a ser utilizadas para a construção de habitação. Contudo, o Chefe do Executivo afirmou nada poder dizer, excepto o facto de ter anunciado que já decorre uma acção judicial contra o

empreiteiro. “Não posso revelar qualquer medida que venha alterar o que está definido. Está instaurado um processo de acção

judicial e hoje não convém discutir quaisquer alterações à oficina do metro ligeiro. O principal é o empreiteiro assumir as devidas responsabilidades e proceder às obras”, frisou. Recorde-se que o Secretário da tutela já tinha referido que estavam a ser feitas reuniões com o empreiteiro sobre os atrasos na construção do centro modal, que podem pôr em causa todo o projecto.

“Este ano pretendemos ter uma avaliação geral para que todos os serviços públicos,se houver sobreposição ou racionalização,vamos fazer uma avaliação”

Mais jovens nos órgãos consultivos

Uma limpeza a fundolongo destes 15 anos, foram obtidos resultados. Se há espaço de melhoria, admito que sim”.

Chui Sai On lembrou os trabalhos que têm vindo a ser feitos desde que a nova equipa tomou posse, nomea-damente com a Secretária para a Administração e Justiça, Sónia Chan.

“Já começámos a iniciar os trabalhos e este ano vamos dar toda a importância à reforma do regime. Ao longo destes meses eu e a Secretária, além de ouvirmos as opiniões da população, tivemos contacto com opiniões das associa-ções e deputados da AL. No ano que vem vamos começar vários trabalhos. Em primeiro lugar, sobre a simplificação e racionalização de quadros. A economia entrou numa fase de consolidação, no orçamento geral vamos fazer um controlo,

“As pessoas não podem acumular cargosem mais de três organismos, e queremos queos jovens possam participar mais”

mas o Governo precisa de prestar serviços e há que ter recursos.”

Chui Sai On lembrou a necessi-dade de contratar mais funcionários públicos para a área da saúde e da segurança, por forma a “assegurar trabalhos futuros”. “Este ano preten-

“Vamos criar um mecanismo de longo prazo para que a classe média possa beneficiar de reduções fiscais e benefícios na saúde”

No dia em que o Chefe do Executivo foi ao hemiciclo responder às perguntasdos deputados sobre as Linhas de Acção Governativa, as novidades foram poucas mas ficou uma promessa: “o Governo está a prever a queda dos preços dos imóveise dos produtos alimentares”. Chui Sai On disse ainda que ia dar mais atençãoà classe média, com benefícios fiscais e na saúde

Executivo assegurou que vai ser reforçado o mecanismo de longo prazo no âmbito da política de habitação, porque os deputados questionaram se há hipótese de introduzir elementos que visem os residentes desta classe. “Vai ser uma das prioridades dos nossos

trabalhos”, apontou o Chefe do Executivo.

Benefícios sociais mantidosChui Sai On foi confrontado com a queda das receitas do Jogo por vários deputados e voltou a con-firmar que a população não vai

demos ter uma avaliação geral para que todos os serviços públicos, se houver sobreposição ou racionali-zação, vamos fazer uma avaliação. Quanto aos serviços não necessários vamos controlar o aumento do pes-soal”, concluiu. - a.s.s.

sofrer directamente com esta fase de ajustamento do sector.

“Deixo a minha garantia de que a queda das receitas do Jogo não vai afectar os benefícios sociais definidos. O Governo está con-fiante de que as despesas estejam dentro das receitas e que possamos implementar todas as medidas rela-cionadas com a vida da população. Estas implicam 60% da população e entendemos que não podemos afectar de modo algum a qualidade de vida da população”, concluiu.

tiag

o al

cânt

ara

kels

ey w

ilhe

lm

6 hoje macau quarta-feira 25.3.2015política

Saúde Concluída leide qualificação profissional O Regime Legal da Qualificação e Inscrição para o Exercício de Afectividades dos Profissionais de Saúde foi “concluído”, depois de diversas reuniões levadas a cabo pelo Conselho para os Assuntos Médicos, pelo que o diploma vai ser apresentado a diversos profissionais do sector. De acordo com um comunicado dos Serviços de Saúde (SS), o Conselho para os Assuntos Médicos vai organizar 16 simpósios no auditório do Edifício da Administração dos SS, entre 24 de Março e 2 de Abril. A ideia, diz o organismo, “é apresentar o conteúdo principal da proposta de lei, incluindo o procedimento de acreditação profissional, regime disciplinar, disposições transitórias” e ouvir as opiniões do sector. Os simpósios são divididos por áreas de especialidade, incluindo a de medicina tradicional chinesa. Os simpósios estão, contudo, abertos ao público.

Alexis Tam quer Macau como capital da cultura

Alexis Tam considera que transformar Macau numa cidade

capital da cultura é um dos pontos com mais premência na intenção de tornar o território num Centro Mundial de Turismo e lazer. Após um encontro entre o secretário para os Assuntos sociais e Cultura e uma delegação da Associação dos Artis-tas de Belas-Artes de Macau, Tam referiu mesmo que a transformação de Macau numa capital da cultura “é pedra basilar” para atingir o objectivo do Governo.

Num comunicado do Gabinete do secretário é ainda assegurado que o Governo vai aumentar o apoio aos artistas locais, “pro-

movendo o desenvolvimento da diversificação cultural de Macau” e procurando criar mais oportu-nidades de divulgação dos seus trabalhos, no sentido de promover e aumentar a sua visibilidade no exterior. Também como já tinha sido anunciado, vai ser criado um mecanismo para promover a aquisição de obras e produtos dos artistas locais por parte do Governo e das empresas locais.

Os membros da Associação dos Artistas de Belas-Artes de Macau apresentaram alguns problemas do sector, como a falta de espaços para a exibição de obras, algo que Alexis Tam prometeu resolver.

“O Secretário deixou uma promessa soleneà Comissão, no sentido de que, depoisda aprovação desta proposta de lei e a sua entrada em vigor, dentro de três anos o Governo vá generalizar o salário mínimo”Cheang Chi Keong Presidente da 3.ª Comissão Permanente da aL

SaLário MíniMo SECREtáRIO PROMEtE ExPAnSãO, MAS Só EM 2019

o menor chega a todoslionel leong não falou à comunicação social, mas deixou uma certeza na reunião com a 3.ª Comissão Permanente da Al: o salário mínimo será mesmo para todos. Contudo, o secretário para a economia e Finanças adia por mais um ano a iniciativa face ao que inicialmente tinha anunciado. entretanto, deputados alertam que a entrada em vigor da lei do salário Mínimo para os trabalhadores de limpeza e segurança deve entrar em vigor com outras leis, o que pode não acontecer ainda este ano

Fil ipa araú[email protected]

o salário mínimo vai efectivamente con-templar todos os sec-tores. isso mesmo

prometeu o secretário para a eco-nomia e Finanças, lionel leong, durante a reunião com a 3.ª Co-missão Permanente da Assembleia legislativa (Al), presidida por Cheang Chi Keong. Ainda assim, a concretização desta promessa foi agora adiada por mais um ano, face ao anunciado inicialmente, de que seria em 2018.

“O secretário prometeu que o salário mínimo vai ser também para os outros sectores”, explicou o presidente da Comissão à co-municação social ontem e um dia depois de Chui sai On garantir o mesmo na apresentação das linhas de Acção Governativa.

Para já, estão em causa os últimos acertos da proposta de lei do salário Mínimo para os Trabalhadores de limpeza e de se-gurança na área de administração de propriedades. Dez meses depois da aprovação na generalidade, a proposta de lei continua a apresen-tar algumas dúvidas aos deputados que a analisam na especialidade.

“A Comissão depara-se com dois grandes problemas: o pri-meiro está relacionado com o salário mínimo pretendido para os trabalhadores das duas profis-sões, dando assim um rendimento mínimo a 4600 funcionários, ga-rantindo as 30 patacas por hora, mas entretanto, aprovando esta futura lei, quantos trabalhadores vão continuar a receber menos de 30 patacas por hora? De acordo com as informações dadas pelo Governo vão ser mais de 13 mil

os trabalhadores que continuarão a receber um salário inferior a 30 patacas por hora”, começa por explicar Cheang Chi Keong, fri-sando que este se vai tornar num “problema de justiça”.

O segundo problema reside nas leis paralelas à proposta em causa. O presidente explica que é necessário que a revisão do Regime Jurídico de Propriedade Horizontal e da lei de Actividade Comercial

Administrativa dos Condomínios entrem em vigor em simultâneo com esta proposta de lei, caso contrário “poderá dar lugar a problemas”.

Relativamente ao valor defini-do por hora, dia e mês, a proposta prevê que, aos profissionais dos dois sectores em causa, seja pago 30 patacas/hora àqueles que re-cebem à hora e 240 patacas por dia aos que recebem ao dia, bem como 6200 patacas mensais aos trabalhadores que recebem a sua remuneração cada mês. Valores que a Comissão considera que de-vem ser revistos para uma melhor implementação da lei.

“A futura lei será implementada com mais facilidade depois de todas as contas feitas. O Governo vai analisar o valor e decidir”, clarificou o presidente.

Contas aos dias “O secretário deixou uma promes-sa solene à Comissão, no sentido de que, depois da aprovação desta proposta de lei e a sua entrada em vigor, dentro de três anos o Governo vá generalizar o salário mínimo”, garantiu o presidente da Comissão, frisando que só depois de 180 dias é que se poderá come-çar a pensar na implementação de um salário mínimo geral.

Feitas as contas, se o Governo não conseguir aprovar a proposta na especialidade até meio do pre-sente ano, esta só será aprovada em 2016, arrastando por mais um ano a expansão do salário mínimo a todos os sectores. “esta promessa ajudou imenso a Comissão, no sentido de ter já um dos problemas resolvidos. É uma questão de justiça. Quer dizer que os trabalhadores que não vão auferir as 30 patacas por hora após a entrada em vigor desta futura lei vão poder ser protegidos dentro de três anos”, argumentou o presidente, frisando que a genera-lização da lei não tem que demorar três anos para ser aprovada, pode acontecer antes. “será ainda no mandato do actual Chefe do exe-cutivo”, garante.

7sociedadehoje macau quarta-feira 25.3.2015

Joana [email protected]

c entenas de novos casos de tuberculose têm sido detectados em Macau, anunciaram ontem os

serviços de saúde (ss). no dia mundialmente dedicado à doença, o organismo explica ainda que há uma tendência de aumento das co--infecções.

“todos os anos, ainda se têm detectado mais de 400 novos casos, o que coloca a RaeM num nível

Intoxicação Trêscrianças ainda internadas Três crianças ainda se mantêm hospitalizadas devido à inalação de monóxido de carbono, ainda que todas estejam em situação estável. De acordo com informações dos Serviços de Saúde, quatro crianças já tiveram alta das sete que tiveram de ir para o hospital. O caso diz respeito a dez alunos da Escola das Nações, que foram assistidos no Serviço de Urgência do Centro Hospitalar Conde de São Januário devido a uma intoxicação por monóxido de carbono. O incidente deu-se depois de um professor ter levado as crianças a uma panificadora situada na Rua da Praia Manduco, para que estes tivessem a experiência de fazer pão. Contudo, antes da entrada em funcionamento do forno, a porta e as janelas estavam fechadas e apenas o ar condicionado estava ligado, pelo que alguns alunos ficaram inconscientes e foram transportados para o Serviço de Urgência do Centro Hospitalar Conde de São Januário, onde foi confirmada uma intoxicação por monóxido de carbono.

“Existe uma tendência de aumento gradual de co-infecção de tuberculose multidroga-resistente e VIH, pelo que os SS apelam a todos os profissionais de saúde e residentes para prestarem atenção à situação da tuberculosee participarem na prevenção da doença”

apesar de diminuições face aos anos 1990, Macau ainda enfrenta desafios para travar a tuberculose, dizem os ss. Mais de 400 casos anuais ainda surgem, embora a taxa de mortalidade tenha baixadoem mais de 70%

Tuberculose MaiS DE 400 CaSOS TODOS OS aNOS

Menos mal que antesmoderado de tuberculose”, come-çam por dizer os ss. “além disso, existe uma tendência de aumento gradual de co-infecção de tubercu-lose multidroga-resistente e VIH, pelo que os ss apelam a todos os profissionais de saúde e residentes para prestarem atenção à situação da tuberculose e participarem na prevenção da doença.”

apesar de aparecerem mais de 400 casos todos os anos, os ss garantem que, desde a transferência de soberania, se tem “registado uma diminuição permanente da taxa de incidência e mortalidade da tuberculose. De acordo com o organismo, há pessoas com risco maior de infecção e essas são, entre doentes com sIDa, toxicodepen-dentes e doentes crónicos, “traba-lhadores recrutados no exterior” e “imigrantes”. também os idosos, doentes com tumores, doentes re-nais e diabéticos “e pessoas pobres” fazem parte da lista dos ss que, no entanto, não explicam porque é que taxa de incidência é mais alta no caso dos tnR e dos imigrantes. ainda assim, o alerta é geral.

“Qualquer pessoa pode ser in-

fectada e ficar doente, mesmo que não possua factores de alto risco”, frisam os ss.

Macau lentoa Organização Mundial de saúde (OMs) estima que, actualmente, existam cerca de nove milhões de pessoas em todo o mundo que sofrem de tuberculose, sendo que cerca de três milhões não conse-guiram ter acesso a tratamentos necessários.

“estas pessoas vivem nas comunidades mais pobres e mais vulneráveis do mundo, incluindo população com parcos recursos, mulheres, crianças, pessoas migran-tes, prisioneiros, minorias étnicas, pessoas infectadas de sIDa, pes-

soas subnutridas, pessoas depen-dentes do álcool, medicamentos ou tabaco, doentes com diabetes, entre outros”, realçam os ss.

Desde 1997 - e de acordo com as instruções da OMs – que Macau adoptou um programa de tratamen-to de padrão internacional, sendo que, como asseguram os ss, a taxa de tratamento de sucesso atingiu mais de 90% entre os casos de tu-berculose. apesar de uma descida perante o ano de 1990, a RaeM ainda enfrenta desafios.

“De acordo com a estimativa da OMs, em comparação com o ano de 1990, a taxa de incidência da tuberculose em Macau, em 2013, registou uma descida de 20%, a taxa de morbilidade bai-

xou 31% e a taxa de mortalidade desceu 72%. no entanto, o ritmo da diminuição da carga da doença referente a tuberculose em Macau - quando comparado com o nível mundial e das regiões do Pacífico Ocidental - é lento e verifica-se também uma diferença quando se compara os trabalhos de prevenção e tratamento da tuberculose desen-volvidos em países como Japão e singapura”, refere o comunicado.

novos desafiosOs ss acrescentam que Macau care-ce, ainda, “de mais esforço” devido a diversos desafios, “nomeadamente na população flutuante, no envelhe-cimento da população, na sIDa e na resistência aos medicamentos”, entre outros problemas.

Por cá, existe o Centro de Prevenção e tratamento de tuber-culose dos ss, que presta serviços de prevenção e tratamento da tu-berculose a título gratuito.

Os doentes têm de ser medi-cados com quatro tipos de me-dicamentos sendo que a terapia tem uma duração de seis a nove meses. Quase todas as pessoas com tuberculose podem ser curadas, desde que sejam diagnosticadas precocemente, pelo que, sob o lema “Cuidar, detectar, diagnosti-car e curar a tuberculose”, os ss pedem atenção aos residentes, caso surjam sintomas relacionados com a doença, como febre e tosse.

8 sociedade hoje macau quarta-feira 25.3.2015

EXTRACTO DE AVISO Faz-se público que, de harmonia com o despacho do Secretário para a Segurança, de 21 de Janeiro de

2015, se acha aberto o concurso comum, de ingresso externo, de prestação de provas, para o preenchimento de um lugar de assistente técnico administrativo de 2.ª classe, 1.º escalão, área de oficina de reparação e manutenção de água e electricidade, da carreira de assistente técnico administrativo do quadro de pessoal do Estabelecimento Prisional de Macau (Concurso n.º 2015/I02/PQ/ATA).

O aviso do concurso encontra-se publicado no Boletim Oficial da Região Administrativa Especial de Macau n.º 12, II Série, de 25 de Março de 2015, com o prazo de inscrição entre 26 de Março e 14 de Abril de 2015. Os interessados podem consultar o referido aviso, dentro das horas de expediente, no Centro de Atendimento e Informação do Estabelecimento Prisional de Macau (endereço: Avenida da Praia Grande, China Plaza, 8.º andar “A”, Macau) ou no Website deste Estabelecimento Prisional: www.epm.gov.mo.

Para qualquer esclarecimento, é favor entrar em contacto, nas horas de expediente, através do tel. n.ºs 8896 1293 ou 8896 1218, com os trabalhadores da Divisão de Recursos Humanos.

O Director do EPMLee Kam Cheong

12 / 03 / 2015

pub

Flora [email protected]

O anúncio do aumento do montante má-ximo do valor do Plano de Garantia de

Créditos e do valor da matéria colectável a beneficiar de isenção de imposto complementar sobre rendimentos para as pequenas e médias empresas (PME) não agrada a alguns especialistas do sector, que acham que os

o s pedidos de pa-tentes aumentaram 75% em Macau no

ano passado, mas foram apenas três os requerimentos efectuados por residentes do território. O anúncio foi ontem feito pela chefe do Departamento de Proprie-dade Intelectual da Direcção dos serviços de Economia (DsE), Cheang Hio Man.

segundo o canal chi-nês da Rádio Macau, a

UM Dia Aberto este domingoA Universidade de Macau (UM) vai organizar um dia aberto ao público, que acontece das 11h00 às 17h00 deste domingo. A iniciativa pretende dar a conhecer a alunos, ex-alunos e restantes interessados os vários espaços, departamentos e especialistas que integram a universidade. Entre as actividades programadas estão sorteios, um festival de gastronomia internacional, jogos e performances por parte de estudantes. A iniciativa, que terá lugar na praça frente à livraria da UM, no campus da Ilha da Montanha, compreende ainda um workshop de escrita criativa em inglês e uma visita ao Laboratório de Média Criativos. Este deve, de acordo com a organização, ser essencial para “todos os interessados e curiosos em

multimédia”.

patentes pedidos aumentaram 75% mas poucos são de residentes

Era uma vez três invenções locais

pme AnúnCIos dAs LAG “não rEsoLvEM probLEMAs”

Quando o dinheiro não é questãoTer mais benefícios fiscais é bom, mas o que as PME querem é maior flexibilidade nas políticas de contratação de mão--de-obra e rendas mais baixas, dizem especialistas

problemas das PME estão fora desse âmbito.

segundo o Jornal Ou Mun, o professor da área de Economia e Políticas Públicas do Instituto Politécnico de Macau (IPM), Loi Hoi Ngan, considera que embora essas medidas ajudem as PME, o imposto já é muito baixo em Macau

“As PME esperam mais medidas que melhorem o ambiente do negócio”Loi Hoi ngan professor da áreade economia e políticas públicasdo instituto politécnico de macau

responsável explicou que os pedidos de patente de invenção são divididos, já que, apesar das submissões serem locais, se estendem até ao interior da China. No ano passado, 416 pedidos foram entregues

à DsE, um aumento de 75% comparado com o ano 2013, sendo que 270 já conseguiram a patente. As indústrias divergem.

“são principalmente má-quinas de Jogo, mas também [são invenções] do sector

das lembranças e das indús-triavs criativas e culturais, que efectuam mais pedidos de patente de invenção de embalagem de produtos”, referiu Cheang Hio Man.

Dar a conhecerO anúncio foi feito ontem, no dia em que a DsE orga-nizou uma sessão de escla-recimento sobre o Regime Legal da Patente no interior da China, com o objectivo de promover um melhor mecanismo de cooperação e intercâmbio da proprie-dade intelectual entre o continente e a RAEM e dar às empresas e ao sector da proprie-dade intelectual de Macau um melhor conhe-cimento sobre a lei e as práti-cas da patente no interior da China.

Apesar dos aumentos, foram

apenas três os pedidos apresentados por residen-tes de Macau. Algo que Cheang Hio Man consi-dera que se deve à “cons-ciência da protecção de propriedade intelectual”. Ainda assim, a responsável mostrou-se satisfeita com o facto de, hoje em dia, “a consciência de patentear as invenções ter aumentado” e acredita que isto tem a ver com as promoções que têm vindo a ser feitas neste sentido. - F.F.

e os problemas enfrentados pelas PME são outros. O especialista dá como exemplo as rendas altas e a falta de mão-de-obra e acredita que o Governo deveria começar por aí. “Acho que [as novas medidas] podem não ser suficientes para re-solver os problemas”, frisou.

Quanto ao aumento dos valores

do Plano de Garantia de Créditos, Loi Hoi Ngan considera que “o que o mercado pode controlar deve ser controlado por si próprio”. O especialista diz mesmo que, caso o Governo cuide das PME “como uma ama”, isso pode não ser bom para as empresas, mas também diz que as PME querem coisas mais concretas. “As PME esperam mais medidas que melhorem o ambiente do negócio.”

no mesmo tomTambém o vice-presidente da Associação de Pequenas e Médias Empresas de Macau, Ion Iek Chun, considera que as dificuldades das PME não são relativas ao capital, mas à falta de recursos humanos.

“Embora a indústria do Jogo te-nha entrado no período de ajustamen-to, vão ser abertos vários projectos de grande dimensão das operadoras pelo que ainda estamos carentes de recursos humanos” disse, sugerindo que se cancele o regime de proporção na apreciação dos pedidos de traba-lhadores não residentes, para que as empresas possam contratar mão-de--obra quando não encontrarem local.

Recorde-se que o Governo anunciou que quer ajudar as PME através do aumento do montante máximo do valor do Plano de Ga-rantia de Créditos - até sete milhões de patacas -, bem como do valor da matéria colectável a beneficiar de isenção de imposto complementar sobre rendimentos, que passará para as 600 mil patacas.

9 sociedadehoje macau quarta-feira 25.3.2015

pub

AnúncioHM - 2ª vez 25-3-15

Inventário (apenso) n.º FM1-11-0039-CDL-A Juízo de Família e de Menores

Requerente: WONG MAN IAN/黃敏欣, divórcio, de nacionalidade chinesa, e residente em Macau na Avenida da Concódia nº 116, Edf. Wang Son, Torre B, 4º andar J.

Requerido: AO WAI CHUN/歐偉泉, divórcio, de nacionalidade chinesa, e residente em Macau, na Rua do General Ivens Ferraz nº 422 A, Edf. Lei Cheong Kuok, 16º andar H.

Faz-se saber que nos autos acima indicados são citados os credores desconhecidos dos Wong Man Ian e Ao Wai Chun para, no prazo de quinze dias, que começa a correr depois de finda a dilação de vinte dias, contada da data da segunda e última publicação do anúncio, reclamar o pagamento dos seus créditos pelo produto do bem abaixo mencionado sobre que tenha garantia real, e que é o seguinte:

Imóvel

Denominação da fracção autónoma: “H19”.Situação: Rua da Concórdia nº 74 e Avenida do General Castelo Branco nº 83.Fim: Para habitação.Número de matriz: nº. 070653Número de descrição na Conservatória do Registo Predial: nº. 21831-II, afls. 159v do Livro B99.Número de inscrição da propriedade horizontal: nº. 27558, a fls. 34 do

Livro nº F37.Macau, em 19 de Março de 2015.

*****

Leonor Sá [email protected]

O Fórum e Ex-posição Inter-nacional de Coope ração

Ambiental (MIECF) volta a ter lugar na Cotai Expo do Venetian, entre hoje e sexta--feira. Esta é a oitava edição da iniciativa que pretende focar-se na energia susten-tável e nas várias formas de preservação ambiental, como são as energias reno-váveis, a reciclagem ou a poupança de recursos.

Para esta ocasião, o Go-verno convidou uma série de empresas, especialistas e académicos de todo o mundo para contribuírem com os seus conhecimentos. Gro Harlem Brundtland é quem lidera essa lista, tendo sido apelidada de “mãe da energia sustentável” por Irene Lau, vogal executiva

FLora [email protected]

o presidente da As-sociação de Jovens Empresários, Ma

Chi Seng, concorda com a ideia de criar centros in-cubadores para esta classe etária. Referindo-se a uma ideia que foi apresentada pelo Chefe do Executivo, o também deputado disse que estes centros deverão servir para apoiar jovens empreendedores.

No entanto, Ma Chi Seng considera que é necessário que o Executivo invista mais em recursos humanos e ma-teriais, incluindo uma maior partilha de experiências, mecanismos de avaliação de risco e disponibilização de consultas aos jovens em-

Jovens pedido maior investimento em recursos humanos e materiais

Juventude em vias de crescimento

miecF 2015 Edição com prEsEnça da “mãE da EnErgia sustEntávEl”

em prol do ambienteUma das novidades da 8ª edição do Fórum e Exposição Internacionalde Cooperação Ambiental é a participação da “mãe da energia sustentável”, Gro Harlem Brundtland. Estão ainda planeadas as já habituais bolsas de contacto com a presença de empresas “Serão

assinados 22 protocolos [entre empresas e entidades públicas] na presente edição”

do Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM).

Brundtland vem da No-ruega, onde ocupou o cargo de primeira Ministra durante três mandatos. Além disso, desenvolveu ainda vários trabalhos como profissional da área da Física, especial-mente nas áreas do desen-volvimento “verde” e de saúde pública. A norueguesa foi também vice-directora

da Organização Mundial de Saúde e desempenhou cargos de importância referentes ao ambiente e ao clima.

Além da estreia de Brun-dtland neste evento – que se realiza desde 2008 –, a MIE-CF vai ainda concentrar-se no Pavilhão de Macau e em poupar energia e promover a reciclagem. “Cerca de 92% de todo o material que vamos usar no Fórum é reciclável, pelo que vamos incentivar

o público e os visitantes a levarem para casas artigos como caixas para presentes, por exemplo”, disse Irene Lau aos jornalistas, durante a sessão de apresentação da iniciativa.

Mundo virado para MacauEm grande parte, a MIECF pretende ser um espaço de estudo e partilha intensa de políticas e sugestões para a melhoria de condições

como a poluição da água e do ar ou o uso excessivo de energia eléctrica. Entre actividades como bolsas de contactos, conversas sobre problemas mundiais e o fu-turo da energia global, está a partilha de experiências de especialistas provenientes de vários países, incluindo Alemanha, Noruega, EUA, continente e também locais.

O Fórum estará dividido em várias partes, estando os stands dispostos de forma a que o público possa aceder. Como não podia deixar de ser, estarão presentes empre-sas como a marca automóvel BMW, a Mitsubishi ou a Sie-mens. O intuito é, de acordo com a vice-directora do IPIM, permitir que façam a ponte de contacto com empresas locais e com o Governo, de forma a estabelecer modelos de negócio que beneficiem uma poupança de energia, por exemplo. “Serão assinados 22 protocolos [entre empre-sas e entidades públicas] na presente edição”, garantiu a responsável. Outra das re-velações passa pela questão dos acordos e contratos ce-lebrados ao longo dos anos. “Até hoje, foram assinados

vários protocolos e celebrados vários contratos entre duas partes que podem ser locais, de Hong Kong, da China ou da Europa e que determinam a criação de projectos aqui ou lá fora”, começou Lau por explicar. Até já, disse, cerca de 90% das iniciativas já foram implementadas ou estão a começar.

preendedores na fase inicial dos projectos de negócio.

A apresentação desta medida por Chui Sai On teve lugar durante as Linhas de Acção Governativa (LAG) na segunda-feira, onde o Chefe do Executivo referiu

que é necessário munir os jovens de conhecimentos e técnicas de gestão em-presarial, apoiando a sua participação na cooperação económica com as regiões vizinhas. Em declarações ao Jornal Ou Mun, Ma Chi

Seng considera que a medida corresponde às solicitações de desenvolvimento de di-versificação económica do sector juvenil, esperando que o Governo providencie mais recursos do que aqueles actualmente disponíveis.

Em termos específicos, o presidente da associação pede que seja dado mais apoio durante a fase de arranque dos centros de incubação, bem como parti-lha de experiências e outras medidas que os auxiliem na construção de uma rede de contactos.

No que diz respeito à in-tegração dos jovens locais na proliferação da cooperação económica entre a RAEM e outras regiões, Ma Chi Seng considera que a ajuda do Executivo é essencial.

A Cotai Expo vai estar aberta amanhã das 11h00 às 18h30 e sexta e sábado, das 9h00 às 18h00. A entrada é livre e o IPIM escolheu para este ano o tema de “Economia Verde: soluções para um ar puro”, com conta com a participação e apoio de vários grupos hoteleiros e outras empresas.

10 hoje macau quarta-feira 25.3.2015eventos

À venda na Livraria Portuguesa Rua de S. domingoS 16-18 • Tel: +853 28566442 | 28515915 • Fax: +853 28378014 • [email protected]

alma minha genTil • Rosa lobato Faria, pedro Sousa pereira“Alma Minha Gentil”, que nos recorda o ambiente trágico de Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett, bem podia ter sido o embrião de uma peça de teatro, de uma ficção televisiva ou cinematográfica, caso houvesse em Portugal condições para a concretizar e caso Rosa Lobato de Faria se tivesse demorado mais tempo entre nós, seus leitores e seus amigos, para testemunharmos a pujança e pluralidade do seu talento criador.

diáRio da Queda • michel laubPrémio Brasília de Literatura Prémio Bravo Finalista dos Prémios Portugal Telecom, São Paulo de Literatura e Zaffari & Bourbon. Nomeado um dos melhores jovens escritores brasileiros pela revista Granta“Diário da Queda” conta a vida de três homens: um avô sobrevivente do Holocausto nazi, para quem, depois da sua prisão em Auschwitz, não há vida possível; um pai entrincheirado no passado familiar; um narrador hesitante entre a reverência às suas origens e o impulso para se libertar delas. Sobre o pano de fundo da comunidade judaica, a narrativa avança e recua ao ritmo de uma trama pessoal. A meio da sua vida, o narrador projecta-se num momento-chave das memórias de adolescente — a queda do seu amigo João, excluído entre os excluídos — e acha-se igualmente desamparado. Serve-lhe o diário para forjar uma ideia de si mesmo, mas também para apaziguar e às vezes incendiar a memória de família.

MAM Fotografias de Ieong Man Pan esta sexta-feiraAbre esta sexta-feira a exposição “Mapa Indobrável II”, que reúne fotografias de Ieong Man Pan. Esta é a segunda exposição do artista de Macau, que explora “as sombras laterais e as vielas em vez da estrada recta do progresso” da cidade, como indica a organização no site do Museu de Arte de Macau (MAM), onde decorre. Ieong Man Pan nasceu em Macau em 1985 e obteve o seu bacharelato em Publicidade na Universidade de Jinan em 2008 e o Mestrado em Estudos Fotográficos na Faculdade de Artes de Chongqing em 2012. A exposição de fotografias do artista decorre até 10 de Maio, estando inserida na Montra de Artes de Macau do MAM. Estreia às 18h30 de dia 27 e tem entrada livre.

IFT Exposição de Cai Guo Jie para celebrar 20º aniversárioO Instituto de Formação Turística (IFT) celebra 20 anos e, para comemorar, convida o artista Cai Guo Jie para uma exposição. Cai Guo Jie é um artista local de renome, que exibe agora pinturas da sua autoria, sob o tema “Arquitectura Típica de Macau”. A ideia, diz a organização, é “dar uma diferente perspectiva sobre os edifícios que nos rodeiam a todos”. A exposição inaugura dia 27, sexta-feira, às 15h00 no restaurante educacional do IFT. A entrada é livre.

Albergue Debate e exposição sobre edifícios sustentáveis

Pela primeira vez em Macau, Murong Xuecun vê o ambiente de literário do território como sendo livre, mas de pequena dimensão para a criatividade. O escritor realça uma China onde a censura e as limitações são cada vez mais exigentes e prevê mesmo que um dia venha a ser preso por causa das críticas ao país. Ainda assim, uma coisa garante: não vai parar de escrever

entrevista | Murong Xuecun EsCrITOr E CríTICO dA rEAlIdAdE ChInEsA

“antes da Primavera da literatura,temos um inverno rigoroso”

O Albergue SCM vai levar a cabo um debate sobre um projecto de

criação de um edifício multifuncional sustentável na ilha de Coloane. Da autoria de estudantes finalistas da Licenciatura em Arquitectura do Ins-tituto Politécnico de Milão, o projecto vai dar origem ao debate “Cidade Oculta: cultura e ciência entre Oriente e Ocidente. Projecto de um edifício multifuncional sustentável na Ilha de Coloane, Lai Chi Vun, Macau”, que decorre amanhã, às 17h30.

O debate, orientado pelo pro-fessor Marco Imperadori, douto-rado em Engenharia Civil e Reitor delegado do Instituto Politécnico de Milão para o Extremo Oriente, abordará o conceito da Arquitectura Sustentável através da análise de seis projectos seleccionados pela edição de 2013 do Prémio Com-passo Volante, um prémio instituído em 1999 para os estudantes de Arquitectura.

O tema desta edição do Prémio

Compasso Volante foi a reabilita-ção dos antigos estaleiros navais de Lai Chi Vun, em Coloane, e a adaptação a novas funções culturais e científicas através da criação de um edifício multifuncional com recurso a tecnologias sustentáveis.

Além do debate, o público tem ainda oportunidade para ver as propostas dos alunos finalistas em exposição que decorre de 26 de Março a 25 de Abril. A entrada é livre.

Flora [email protected]

É a primeira vez que participa no Festival Literário Rota das Letras, em Macau. Como des-creve o que já viu do ambiente literário do território? Honestamente, antes de par-ticipar no Festival não co-nhecia bem nem o sector literário, nem os escritores de Macau. Não conhecia a literatura portuguesa, ainda que conseguisse pensar em vários nomes de escritores portugueses. Contudo, depois de ser convidado, comuniquei com eles e desenvolvemos boas conversas. Esta é uma boa oportunidade para unir escritores e trocar experiên-cias. Espero que o Festival possa ser cada vez mais rico.

Consegue realçar algumas diferenças entre o ambiente literário de Macau e o da China continental? Pelo meu conhecimento sobre a literatura de Macau ser básico, não consigo veri-ficar grandes diferenças. Mas apercebi-me de alguns pontos principais, como por exemplo

o facto de os escritores de Macau não precisarem de passar pela censura do Go-verno, podem escrever com grande liberdade. No entanto, denotei ainda que um grande problema de Macau é o ser demasiado pequeno, exis-tindo assim pouco espaço de criatividade para os escritores. Na China, mesmo que existam várias restrições, o mercado da literatura é enorme.

É um escritor que critica du-ramente o regime da China, bem como o presidente Xi Jinping, e já disse até que espera um dia vir a ser preso. Qual a razão destas críticas?Existe uma série de medidas totalmente conservadoras tanto ao nível da ideologia, como da literatura. O Governo leva a cabo uma óbvia supervisão, não dá liberdade, nem a pos-sibilidade de dinâmica, nem de criatividade. Ao mesmo tempo, a censura, tanto na publicação de livros, como nas redes sociais, está cada vez mais exigente. Tanto, que chega ao cancelamento das contas das redes sociais. Embora, nos últimos anos, até tivessem sido

“Apercebi-me de alguns pontos principais, como por exemplo o facto de os escritores de Macau não precisarem de passar pela censura do Governo, podem escrever com grande liberdade”

gonç

alo

lobo

pin

heir

o

11hoje macau quarta-feira 25.3.2015 eventos

pub

Documentário sobre Victorino d’Almeida passa em Macau

entrevista | Murong Xuecun escritor e crítico da realidade chinesa

“antes da Primavera da literatura,temos um inverno rigoroso”

ChAMA-se “No Divã: a poética de António

Victorino d’Almeida” e é o segundo documentário sobre a carreira de um dos maiores vultos da música clássica em Portugal. A obra, da autoria de Miguel Costa, foi adquirida pela RTP 2, mas será apre-sentada publicamente pela primeira vez esta quinta-feira, pelas 18h00, no auditório do Consulado Geral de Portugal em Macau. Ao hM, António Victorino d’Almeida garante que “é, de longe, o melhor [documentário]” alguma vez feito sobre si.

“Vai ser difícil fazerem melhor. Fiquei muito sur-preendido. Achei que o [Mi-guel Costa] apanhou as coisas mais importantes do que é essencial. Limitei-me a ser o mesmo que sou. sincera-mente acho que é um óptimo trabalho.”

Miguel Costa levantou a ponta do véu do que poderá ser visto esta semana. “Isto surgiu da paixão que tenho pela obra do maestro, pela sua figura e maneira de pensar. Depois acompanhei-o ao lon-go de três anos, acompanhei estreias de obras em diversos pontos do país e fora, fui com o maestro a Viena onde

ele se encontrou com uma amiga de longa data. Falei com a Maria de Medeiros, fui a Londres falar com Artur Pizarro, com a Maria do Céu Guerra. O documentário foi adquirido pela RTP 2 e nunca foi exibido publicamente. É a primeira vez que vai ser e Macau vai ter esse privilé-gio”, concluiu.

“Eu ser preso, é apenas uma questão de tempo. Contudo, já fiz a minha escolha: levantar-me e dizer a verdade e não contrariar a minha consciência. Por isso, devo enfrentar essa situação”

realizados seminários de litera-tura no continente, que juntaram cerca de 200 escritores, nem uma única palavra foi dita sobre os problemas existentes, que são críticos. e isso vai continuar a acontecer, porque a influência [do Governo] é a longo-prazo. Mesmo que haja pessoas que consideram que a Primavera da literatura já tenha chegado, eu acho o contrário, essa Prima-vera ainda está longe. Antes da Primavera da literatura, ainda temos de enfrentar um Inverno rigoroso e longuíssimo.

Ainda assim, mesmo com essas restrições e censura do Governo Central vai continuar com essas críticas. Não tem receio?A possibilidade de ser preso é um problema em que penso quase todos os dias. sim, exis-te esse risco e a crueldade das prisões na China é o que faz

“Um grande problema de Macau é o ser demasiado pequeno, existindo assim pouco espaço de criatividade para os escritores”

as pessoas temer. Ao observar os meus amigos que foram presos, uns depois dos outros, não há ninguém que não tenha receio da prisão. Como é ób-vio ninguém tem vontade de passar lá a vida. eu ser preso, é apenas uma questão de tem-po. Contudo, já fiz a minha escolha: levantar-me e dizer a verdade e não contrariar a minha consciência. Por isso, devo enfrentar essa situação.

É colaborador do New York Times e escreve sobre a go-

vernação chinesa. O jornal vai lançar o seu primeiro periódico mensal escrito em chinês dedicado a Macau. Vai começar a escrever para este?Não sei bem a natureza desse periódico mensal em chinês, mas eu escrevo sempre para a parte internacional do NYT. esse jornal mensal talvez seja diferente, mas vou continuar a escrever como habitualmente.

Quais os seus planos para o futuro?Continuar a escrever novelas sobre a realidade chinesa, mas é possível que altere a minha forma directa de escrita, subs-tituindo-a por uma forma mais exagerada, mais literária, que descreva na mesma, contudo, a vida dos chineses. e vou manter a minha coluna no NYT.

12 china hoje macau quarta-feira 25.3.2015

pub

MANDADO DE NOTIFICAÇÃO N.° 172/AI/2015-----Atendendo à gravidade para o interesse público e não sendo possível proceder à respectiva notificação pessoal, pelo presente notifique-se o infractor YU NENGZUO, portador do passaporte da RPC n.º G58162xxx, que na sequência do Auto de Notícia n.° 66/DI-AI/2013, levantado pela DST a 23.06.2013, e por despacho da signatária de 16.03.2015, exarado no Relatório n.° 198/DI/2015, de 16.02.2015, em conformidade com o disposto no n.° 1 do artigo 14.° da Lei n.° 3/2010, lhe foi desencadeado procedimento sancionatório por suspeita de controlar a fracção autónoma situada na Rua de Kunming n.º 92, Phoenix Garden 10.º andar D, Macau onde se prestava alojamento ilegal. -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------No mesmo despacho foi determinado, que deve, no prazo de 10 dias, contado a partir da presente publicação, apresentar, querendo, a sua defesa por escrito sobre a matéria constante daquele auto de notícia, oferecendo nessa altura todos os meios de prova admitidos em direito não sendo admitida apresentação de defesa ou de provas fora do prazo conforme o disposto no n.° 2 do artigo 14.° da Lei n.° 3/2010.--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------A matéria constante daquele auto de notícia constitui infracção ao artigo 2.° da Lei n.° 3/2010, punível nos termos do n.° 1 do artigo 10.° do mesmo diploma. -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------O processo administrativo pode ser consultado, dentro das horas normais de expediente, no Departamento de Licenciamento e Inspecção desta Direcção de Serviços, sito na Alameda Dr. Carlos d’Assumpção n.os 335-341, Edifício “Centro Hotline”, 18.° andar, Macau. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Direcção dos Serviços de Turismo, aos 16 de Março de 2015.

A Directora dos Serviços,Maria Helena de Senna Fernandes

MANDADO DE NOTIFICAÇÃO N.° 176/AI/2015

-----Atendendo à gravidade para o interesse público e não sendo possível proceder à respectiva notificação pessoal, pelo presente notifique-se o infractor ZHOU JIE, portador do passaporte da R.P.C. n.º G29783xxx, que na sequência do Auto de Notícia n.° 84/DI-AI/2012 levantado pela DST a 10.08.2012, e por despacho da signatária de 16.03.2015, exarado no Relatório n.° 202/DI/2015, de 25.02.2015, nos termos do n.° 1 do artigo 10.° e do n.° 1 do artigo 15.°, ambos da Lei n.° 3/2010, lhe foi determinada a aplicação de uma multa de $200.000,00 (duzentas mil patacas) por controlar a fracção autónoma situada na Rua da Doca Seca, n.º 62, Bloco II 34.º andar MM, Macau onde se prestava alojamento ilegal. -----------------------------O pagamento voluntário da multa deve ser efectuado no Departamento de Licenciamento e Inspecção destes Serviços, no prazo de 10 dias, contado a partir da presente publicação, de acordo com o disposto no n.° 1 do artigo 16.° da Lei n.° 3/2010, findo o qual será cobrada coercivamente através da Repartição de Execuções Fiscais, nos termos do n.° 2 do artigo 16.° do mesmo diploma. ------------------------------------------------------------Da presente decisão cabe recurso contencioso para o Tribunal Administrativo conforme o disposto no artigo 20.° da Lei n.° 3/2010, a interpor no prazo de 60 dias, conforme o disposto na alínea b) do n.° 2 do artigo 25.° do Código do Processo Administrativo Contencioso, aprovado pelo Decreto-Lei n.° 110/99/M, de 13 de Dezembro. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Desta decisão pode o infractor, querendo, reclamar para o autor do acto, no prazo de 15 dias, sem efeito suspensivo, conforme o disposto no n.° 1 do artigo 148.°, artigo 149.° e n.° 2 do artigo 150.°, todos do Código do Procedimento Administrativo, aprovado pelo Decreto-Lei n.° 57/99/M, de 11 de Outubro.---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Há lugar à execução imediata da decisão caso esta não seja impugnada. -----------------------------------------------------------------------------------------O processo administrativo pode ser consultado, dentro das horas normais de expediente, no Departamento de Licenciamento e Inspecção desta Direcção de Serviços, sito na Alameda Dr. Carlos d’Assumpção n.os 335-341, Edifício “Centro Hotline”, 18.° andar, Macau. -------------------------------Direcção dos Serviços de Turismo, aos 16 de Março de 2015.

A Directora dos Serviços,Maria Helena de Senna Fernandes

P equim encerrou mais duas centrais eléctricas a carvão no fim de semana e em 2016 deverá fechar

mais uma, acentuando a “guerra à poluição” decretada pelo governo, disse ontem a imprensa oficial chinesa.

uma das centrais, situada na zona ocidental de Pequim, tem 93 anos e a outra, na zona leste, data de 1949.

De acordo com o plano, a partir deste ano, o consumo anual de carvão no município não deverá exceder 15 milhões de toneladas, menos 8,5 milhões do que em 2013.

Das quatro centrais a carvão da cidade, que asseguravam a electricidade e o aquecimento da população durante o longo inverno, apenas uma está a funcionar, mas segundo o China Daily deverá fechar no próximo ano.

Três homens executados pelo ataque na estação de KunmingUm tribunal chinês executou ontem três homens por liderarem o que a agência Xinhua descreve como “um ataque terrorista” que matou 31 pessoas numa estação de comboios em Kunming, capital da província de Yunnan, no ano passado. A execução de Iskandar Ehet, Turgun Tohtunyaz e Hasayn Muhammad foi aprovada pelo Supremo Tribunal Popular, indicou o Tribunal Popular Intermédio de Kunming. Os três foram condenados à morte em Setembro de 2014, depois de serem declarados culpados de homicídio e de liderança de uma organização terrorista. Um grupo de homens armados com facas atacou de forma aleatória vários civis na estação, causando 31 mortos e ferindo outras 141 pessoas no dia 01 de Março de 2014, descreve a agência Xinhua. A polícia abateu quatro dos atacantes e deteve outros quatro. Outra atacante, uma mulher que estava grávida quando foi detida, foi também condenada à morte.

Comissão europeia pede“libertação imediata” de feministas

maioria dos turistas prefere viajar por conta própria

Pequim “GUErrA à POlUIçãO” EncErrA dUAS cEnTrAIS A cArvãO

mais uma batalha ganha

Das quatro centrais a carvão da cidade, que asseguravam a electricidade e o aquecimento da população (...) apenas uma está a funcionar

O carvão - matéria-prima de que a China é o maior produtor e consumidor mundial - será gra-dualmente substituído pelo gás ou outras energias limpas, disse um perito citado por aquele jornal.

Sede de um município com cerca de 21 milhões de habitantes e uma área equivalente a metade

da Bélgica, Pequim é considerada uma das capitais mais poluídas do mundo.

“ArpocAlipse”em Janeiro de 2013, a cidade teve apenas cinco dias com sol e em algumas áreas, o índice de partículas Pm 2.5 excedeu os 500

microgramas por métrico cúbico, mais de 20 vezes o limite máximo recomendado pela Organização mundial de Saúde.

O fenómeno, que durante dias consecutivos tingiu de cinzento o céu de Pequim, deu origem a uma palavra nova - “arpocalipse”.

“Vamos declarar guerra a po-luição e combatê-la com a mesma determinação com que lutámos contra a pobreza”, disse o primeiro--ministro chinês, Li Keqiang, no ano passado.

Segundo o gabinete de protec-ção ambiental do município, em 2014, o número de dias “altamente poluídos” em Pequim baixou para 45, menos treze do que em 2013, e houve 93 dias com qualidade do ar “excelente”, mais 22 do que no ano anterior.

mas sete das dez cidades chinesas com pior qualidade do ar situam-se à volta de Pequim, e as emissões das suas cimenteiras e outras fábricas muito poluentes propagam-se facilmente à capital.

A poluição tornou-se nos últi-mos anos uma das maiores fontes de insatisfação popular na China, a par da corrupção e das crescentes desigualdades sociais.

A maioria dos turistas chineses, que totalizaram mais de 100

milhões a viajar pelo mundo no ano passado, prefere decidir os seus próprios itinerários ao invés de se cingir a programas prepa-rados por agências de viagens.

De acordo com um relatório da página qyer.com, que oferece pla-nos de viagens e informação sobre voos e hotéis económicos, mais de 70% dos chineses que saíram do país em ócio em 2014 fizeram-no como “viajantes independentes”.

A página calcula que 77 mi-lhões planearam e organizaram as suas próprias viagens e não recor-reram a rotas já programadas, o que significa um aumento de 20% em relação aos que se lançaram

à aventura em 2013 sem o apoio de uma agência turística.

De acordo com Jiang Yiyi, da Academia Chinesa de Turismo, esta crescente autonomia do turista chinês é também expli-cada pelo facto de “no passado os turistas terem necessidade de guias para traduzir, mas agora cada vez mais se fala inglês” e também aumentaram o número de serviços turísticos em mandarim.

Ainda assim, os turistas chi-neses continuam conservadores na escolha dos destinos.

A Ásia continua a ser o con-tinente preferido de 55% dos viajantes independentes, seguido da europa (29%) e da América do norte (10%).

A Comissão europeia pediu a “libertação imediata” das cin-

co activistas chinesas dos direitos das mulheres detidas há cerca de duas semanas, disse o porta-voz da Comissão num comunicado difundido ontem pela delegação da união europeia na China.

“A recente prisão e detenção das activistas por pretenderem lançar uma campanha contra o assédio se-xual por ocasião do Dia internacional da mulher (8 de março) viola o seu direito de manifestação pacífica”, refere o comunicado.

Recordando o 20.º aniversá-rio da 4.ª Conferencia mundial da ONu sobre a mulher, reali-

zada em Pequim, a Comissão europeia exorta a China a “não restringir as actividades dos defensores dos direitos humanos que promovem os direitos das mulheres”.

As activistas - Wu Rongrong, Zheng Churan, Wei Tingting, Wang man e Li Tingting - pre-tendiam distribuir nos transportes públicos autocolantes com a frase: “Polícia: prendam os que praticam assédio sexual”.

Advogados citados na im-prensa de Hong Kong dizem que as activistas, com idades entre os 25 e 30 anos, foram acusadas de “provocar distúrbios”.

13 chinahoje macau quarta-feira 25.3.2015

pub

O Banco Asiático de De-senvolvimento prevê um crescimento da economia na Ásia de

6,3% durante 2015 e 2016 e que a desaceleração da China será compensada com um maior pro-tagonismo da Índia, segundo um relatório ontem divulgado.

De acordo com o relatório anual ontem apresentado pelo banco Asiático do Desenvolvi-mento (BAD) em Hong Kong, as reformas fiscais levadas a cabo na Ásia, a fase de recuperação das principais economias indus-trializadas e a redução dos preços das matérias-primas ajudam ao crescimento da economia asiáti-ca no seu conjunto, pelo menos até ao próximo ano.

Na sua análise detalhada so-

Seis pessoas presas em minaSeis mineiros estão presos, desde segunda-feira à noite, numa mina de xisto inundada na província de Hunan, informaram as autoridades locais. O acidente aconteceu pelas 21:40 de segunda-feira em Muxia, na cidade de Zhangjiajie, de acordo com um comunicado oficial, citado pela agência Xinhua. Até ontem decorriam operações de resgate.

BAncO ASiáticO prevê creSciMentO de 6,3% eM 2015

Índia na linha da frenteA redução do crescimento chinês deverá, segundo o Banco Asiático de Desenvolvimento, ser compensada com o desenvolvimento económico da Índia que este ano poderá crescer 7,8 %

O crescimento previsto para a Índia, como o da maioria das economias do sudeste asiático, compensará a desaceleração do crescimento económico que experimenta a China, permitindo equilibrar a situação macroeconómica na região

bre a situação macroeconómica em 48 países da região Ásia-Pací-fico, a instituição assinalou que a possibilidade de uma subida das taxas de juro nos Estados Uni-dos ainda este ano, que poderia reverter os fluxos de capital na região, poderia compensar este crescimento.

Reduções chinesasO BAD prevê um crescimento económico de 7,2% na China para 2015 (o que traduziria uma redução de duas décimas face ao crescimento verificado em 2014) e de 7% em 2016.

A profunda transformação da estrutura económica que atraves-sa o gigante asiático, motivada principalmente pela diminuição e encarecimento da mão-de-obra o aumento da dívida local e da recessão imobiliária, tornam pa-tente a desaceleração no ritmo de crescimento da China.

O relatório é, contudo, mais optimista com a Índia, país para o qual prevê um crescimento eco-nómico de 7,8% em 2015, quatro décimas acima do crescimento real em 2014, e de 8,2% em 2016, devido a factores como o apoio da procura externa.

O crescimento previsto para a Índia, como o da maioria das economias do sudeste asiático,

compensará a desaceleração do crescimento económico que experimenta a China, permitindo equilibrar a situação macroeco-nómica na região, acrescenta o BAD.

A Ásia-Pacifico representou cerca de três quintos do cres-cimento do PIB anual mundial desde a crise financeira global de 2008.

14

harte

s, l

etra

s e

idei

as

hoje macau quarta-feira 25.3.2015

WANG CHONG 王充 OS DiScurSOS POnDeraDOS De WanG cHOnG

Invenções sobre a morte – 11

Bo You, dignitário país de Zheng, era um homem ávido e inquieto, vítima de numerosos desejos; Zixi, dignitário do mesmo país, queria sempre ser o primeiro em tudo. Os dois homens nunca se entendiam. Zixi atacou Bo You, que se pôs em fuga. Por sua vez, Si Dai, com os homens da capital de Zheng, atacou Bo You, que acabou por morrer. Nove anos mais tarde, o povo de Zheng entrou em pânico, dizendo a propósito de Bo You: “O seu espírito regressou!” E puseram-se a tentar fugir, mas sem saber onde ir. No ano seguinte, alguém viu em sonhos Bo You, que caminhava envergando uma armadura e dizia: “ No terceiro dia do terceiro mês [calendário Zhou, ano de 536 a.C.] matarei Si Dai e, no vigésimo oitavo dia do primeiro mês do próximo ano [calendário Zhou, ano de 535 a.C.] matarei Gonsun Duan”. Na primeira data, Si Dai morreu, o que ajudou a reforçar a crença do povo de Zheng. E o seu terror redobrou quando, na segunda data, foi a vez de Gonsun Duan morrer. Zichan [cognome do ministro Gonsun Qiao], para apaziguar a ira de Bo You, fez reparações aos seus descendentes e aquele deixou de atormentar os vivos.De seguida, Zichan dirigiu-se a Jin, onde Zhao Jingzi lhe perguntou: ”Então Bo You transformou-se mesmo em fantasma?” Ao que Zichan respondeu: “Assim é. Quando uma vida começa, são as almas sensíveis [de natureza yin] as primeiras a formar-se. Depois o yang produz as almas espirituais. Alimentando-se abundantemente da essência das coisas, todas estas almas se reforçam, passando de vigorosas a ardentes [shen ming, isto é, “espirituais e claras”]. Quando um homem ou mulher da plebe morre de morte violenta, as suas almas espirituais e almas sensíveis podem apoderar-se do corpo dos vivos e agir de modo maléfico. Como tal, mais razão para isso teve Bo You, descendente do nosso antigo soberano, o duque Mu [de Zheng], neto de Ziliang, filho de Zi’er, ministro de estado deste país e membro de uma família que comandou Zheng durante três gerações. Apesar de Zheng não ser um país rico, representado, como diz a expressão popular ‘um principado que pouco ou nada vale’, o facto daqueles terem detido por tanto tempo as rédeas do poder, com acesso a recursos imensos, favoreceu a acumulação dos fluidos subtis. Dado o poderio da sua família [as almas de Bo You] puderam fundar-se em algo de sólido. Nestas circunstâncias, não será inteiramente compreensível que Bo You se tenha transformado em fantasma após a sua morte violenta?”Bo You matou Si Dai e Gongsun Duan no dia estabelecido: eis a prova irrefutável da existência dos espíritos. Zhichan, conhecedor das reacções dos fantasmas e espíritos e sabedor da sua existência, conseguiu pôr fim às suas acções ao promover a descendência de Bo You. Sabendo que os fantasmas não são meras invenções, pode responder sem hesitação às questões de Zhao Jingzi. Zichan era um sábio homem, conhecedor da verdadeira natureza das coisas. Se os mortos não são dotados de consciência, como poderia Bo You ter morto Si Dai e Gonsun Duan? E se os mortos não se transformam em fantasmas, como explicar a ausência de dúvidas de Zichan?

Tradução de Rui CascaisIlustração de Rui Rasquinho

Wang Chong (王充), nasceu em Shangyu (actual Shaoxing, província de Zhejiang) no ano 27 da Era Comum e terá falecido por volta do ano 100, tendo vivido no período correspondente à Dinastia Han do Leste. A sua obra principal, Lùnhéng (論衡), ou Discursos Ponderados, oferece uma visão racional, secular e naturalista do mundo e do homem, constituindo uma reacção crítica àquilo que Wang entendia ser uma época dominada pela superstição e ritualismo. Segundo a sinóloga Anne Cheng, Wang terá sido “um espírito crítico particularmente audacioso”, um pensador independente situado nas margens do poder central. A versão portuguesa aqui apresentada baseia-se na tradução francesa em Wang Chong, Discussions Critiques, Gallimard: Paris, 1997.

15 artes, letras e ideiashoje macau quarta-feira 25.3.2015

“Quando uma vida começa, são as almas sensíveis as primeiras a formar-se.”

16 publicidade hoje macau quarta-feira 25.3.2015

www. iacm.gov.mo

MANDADO DE NOTIFICAÇÃO N.° 182/AI/2015-----Atendendo à gravidade para o interesse público e não sendo possível proceder à respectiva notificação pessoal, pelo presente notifique-se a infractora ZHOU FENGJU, portadora do passaporte da R.P.C. n.º G56075xxx, que na sequência do Auto de Notícia n.° 96/DI-AI/2012 levantado pela DST a 14.09.2012, e por despacho da signatária de 16.03.2015 exarado no Relatório n.° 208/DI/2015, de 26.02.2015, nos termos do n.° 1 do artigo 10.° e do n.° 1 do artigo 15.°, ambos da Lei n.° 3/2010, lhe foi determinada a aplicação de uma multa de $200.000,00 (duzentas mil patacas) por prestação de alojamento ilegal na fracção autónoma situada na Rua Cidade do Porto n.º 341, Edifício Kam Yuen, 5.º andar F, Macau. ----------------------------------------------------------------------O pagamento voluntário da multa deve ser efectuado no Departamento de Licenciamento e Inspecção destes Serviços, no prazo de 10 dias, contado a partir da presente publicação, de acordo com o disposto no n.° 1 do artigo 16.° da Lei n.° 3/2010, findo o qual será cobrada coercivamente através da Repartição de Execuções Fiscais, nos termos do n.° 2 do artigo 16.° do mesmo diploma. --------------------------------------------------------------------------------------Da presente decisão cabe recurso contencioso para o Tribunal Administrativo conforme o disposto no artigo 20.° da Lei n.° 3/2010, a interpor no prazo de 60 dias, conforme o disposto na alínea b) do n.° 2 do artigo 25.° do Código do Processo Administrativo Contencioso, aprovado pelo Decreto-Lei n.° 110/99/M, de 13 de Dezembro. ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Desta decisão pode o infractor, querendo, reclamar para o autor do acto, no prazo de 15 dias, sem efeito suspensivo, conforme o disposto no n.° 1 do artigo 148.°, artigo 149.° e n.° 2 do artigo 150.°, todos do Código do Procedimento Administrativo, aprovado pelo Decreto-Lei n.° 57/99/M, de 11 de Outubro.------------Há lugar à execução imediata da decisão caso esta não seja impugnada. ------------------------------------------------------------------------------------------------------O processo administrativo pode ser consultado, dentro das horas normais de expediente, no Departamento de Licenciamento e Inspecção desta Direcção de Serviços, sito na Alameda Dr. Carlos d’Assumpção n.os 335-341, Edifício “Centro Hotline”, 18.° andar, Macau. --------------------------------------------------

-----Direcção dos Serviços de Turismo, aos 16 de Março de 2015.

A Directora dos Serviços,Maria Helena de Senna Fernandes

AnúncioFaz-se saber que no concurso público n.o 6/P/15

para o «Fornecimento e Instalação de um Sistema de Mamografia Digital aos Serviços de Saúde», publicado no Boletim Oficial da Região Administrativa Especial de Macau n.º 9, II Série, de 4 de Março de 2015, foram efectuadas rectificações às “Especificações Técnicas” e prestados esclarecimentos, nos termos do artigo 3.º do programa do concurso, pela entidade que realiza o concurso e juntos ao processo do concurso.

Os referidos esclarecimentos e rectificações encontram-se disponíveis para consulta durante o horário de expediente, na Divisão de Aprovisionamento e Economato dos Serviços de Saúde, sita na Rua Nova à Guia, n.º 335, Edifício da Administração dos Serviços de Saúde, 1.o andar, e também estão disponíveis no

website dos S.S. (www.ssm.gov.mo) e que foram juntos ao respectivo processo.

O prazo para entrega das propostas no âmbito deste concurso público, foi alterado das 17,45 horas do dia 2 de Abril de 2015 para as 17,45 horas do dia 9 de Abril de 2015.

A data de abertura das propostas foi alterada para o dia 10 de Abril de 2015, pelas 10,00 horas, na sala do «Auditório» situada no r/c do Edifício da Administração dos Serviços de Saúde junto ao C.H.C.S.J.

Serviços de Saúde, aos 20 de Março de 2015.

O Director dos ServiçosLei Chin Ion

ANÚNCIOCONCURSO PÚBLICO N.º 8/P/15

- Obra de Remodelação da Unidade de Cuidados Intensivos1. Entidade que põe a obra a concurso: Serviços de Saúde.2. Modalidade de concurso: Concurso Público.3. Local de execução da obra: Centro Hospitalar Conde de São Januário.4. Objecto da Empreitada: Realização da Obra de Remodelação da Unidade de Cuidados Intensivos.5. Prazo máximo de execução: 140 (cento e quarenta) dias.6. Prazo de validade das propostas: O prazo de validade das propostas é de 90 (noventa) dias, a contar da data do Acto Público do Concurso, prorrogável, nos termos previstos no Programa de Concurso.7. Tipo de empreitada: A empreitada é por Série de Preços.8. Caução provisória: MOP 222 000,00 (duzentas e vinte e duas mil patacas), a prestar mediante depósito em dinheiro, garantia bancária ou seguro-caução, aprovado nos termos legais.9. Caução definitiva: 5% do preço total da adjudicação (das importâncias que o empreiteiro tiver a receber, em cada um dos pagamentos parciais são deduzidos 5% para garantia do contrato, para reforço da caução definitiva a prestar).10. Preço Base: Não há.11. Condições de Admissão: Serão admitidos como concorrentes as entidades inscritas na DSSOPT para execução de obras, bem como as que à data do concurso, tenham requerido a sua inscrição, neste último caso a admissão é condicionada ao deferimento do pedido de inscrição.12. Local, dia e hora limite para entrega das propostas: Local: Secção de Expediente Geral dos Serviços de Saúde, que se situa no r/c do Edifício do Centro Hospitalar Conde de São Januário; Dia e hora limite: Dia 4 de Maio de 2015 (Segunda-feira), até às 17:45 horas. Em caso de encerramento dos Serviços Públicos da Região Administrativa Especial de Macau, em virtude de tempestade ou motivo de força maior, a data e a hora estabelecidas para a entrega de propostas, serão adiadas para o primeiro dia útil seguinte, à mesma hora. 13. Local, dia e hora do acto público: Local: Sala do «Auditório» situada junto ao Centro Hospitalar Conde de São Januário; Dia e hora: Dia 5 de Maio de 2015 (Terça-feira), pelas 10:00 horas. Em caso de encerramento dos Serviços Públicos da Região Administrativa Especial de Macau, em virtude de tempestade ou motivo de força maior, a data e a hora estabelecidas para o acto público de abertura das propostas do concurso público, serão adiadas para a mesma hora do dia útil seguinte. Os concorrentes ou seus representantes deverão estar presentes ao acto público de abertura de propostas para os efeitos previstos no artigo 80.º do Decreto-Lei n.º 74/99/M, de 8 de Novembro e para esclarecer as eventuais dúvidas relativas aos documentos apresentados no concurso.14. Visita às instalações: Os concorrentes deverão comparecer no Departamento de Instalações e Equipamentos do Centro Hospitalar Conde de São Januário, no dia 27 de Março de 2015 (Sexta-feira), às 15:00 horas, para visita ao local da obra a que se destina o objecto deste concurso.15. Local, hora e preço para consulta do processo e obtenção da cópia: Local: Divisão de Aprovisionamento e Economato dos Serviços de Saúde, sita na Rua Nova à Guia, n.º 335, Edifício da Administração dos Serviços de Saúde, 1.o andar. Hora: Horário de expediente (das 9:00 às 13:00 horas e das 14:30 às 17:30 horas). Preço: MOP 118,00 (cento e dezoito patacas), local de pagamento: Secção de Tesouraria destes Serviços de Saúde.16. Critérios de apreciação de propostas e respectivos factores de ponderação:

Preço razoável 45%Qualidade do equipamento 10%

Programa de execução da obra 15%Programa de trabalhos 5%

Prazo para execução da obra 5%Experiência em execução das obras 15%

Integridade e honestidade 5%

17. Junção de esclarecimentos: Os concorrentes poderão comparecer na Divisão de Aprovisionamento e Economato dos Serviços de Saúde, sita na Rua Nova à Guia, n.º 335, Edifício

da Administração dos Serviços de Saúde, 1.o andar, a partir de 25 de Março de 2015 (Quarta-feira) até à data limite para a entrega das propostas, para tomar conhecimento de eventuais esclarecimentos adicionais.

Serviços de Saúde, aos 18 de Março de 2015O Director

Lei Chin Ion

ANÚNCIOConcurso Público nº 001/SZVJ/2015

“Prestação de Serviços de Arborização e Gestão de Zonas de Coloane ”

Faz-se público que, por deliberação do Conselho de Administração do IACM, tomada em sessão de 18 de Fevereiro de 2015, se acha aberto o concurso público para a “Prestação de Serviços de Arborização e Gestão de Zonas de Coloane”.

O Programa de Concurso e o Caderno de Encargos podem ser obtidos, dentro do horário normal de expediente, no Núcleo de Expediente e Arquivo do Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais (IACM), sito na Avenida de Almeida Ribeiro n.º 163, r/c, Macau.

O prazo para a entrega das propostas termina às 17:00 horas de 17 de Abril de 2015. Os concorrentes devem entregar as propostas e os documentos no Núcleo de Expediente e Arquivo do IACM e pagar uma caução provisória no valor de MOP40.000,00 (quarenta mil patacas) A caução provisória pode ser entregue na Tesouraria da Divisão de Contabilidade e Assuntos Financeiros do IACM, sita no rés-do-chão do mesmo edifício, por depósito em dinheiro, garantia bancária ou cheque, em nome do “Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais”.

O acto público do concurso realizar-se-á no Centro de Formação deste Instituto, sito na Avenida da Praia Grande, Edf. China Plaza, 6º andar, pelas 10:30 horas de 21 de Abril de 2015.

O IACM realizará uma sessão de esclarecimento sobre o concurso às 10:30 horas de 31 de Março de 2015 no mesmo local.

Aos 12 de Março de 2015.

O Presidente do Conselho de Administração Vong Iao Lek

17(f)utilidadeshoje macau quarta-feira 25.3.2015

HojeRota das LetRas – Rota das escoLas, com autoResuniversidade de macau, 10h00

Rota das LetRas – Rota das escoLas, WoRksHop de escRita com Hung Hung universidade de macau, 14h30

Rota das LetRas – sessão de poesia “oLHando o maR peLa JaneLa”edifício do antigo tribunal, 18h30

Rota das LetRas – “a aRte de iLustRaR HistóRias”, com João Fazenda e iLustRadoRes Locais edifício do antigo tribunal, 18h30

Rota das LetRas – “doomsday HoteL, tempo e Fantasmas”, peRFoRmance de Wong Bik-Wan edifício do antigo tribunal, 20h30Bilhetes a 100 patacas

amanhãRota das LetRas – Rota das escoLas, com Xi cHuancolégio anglicano de macau, 10h00

Rota das LetRas – sessão de cinema “no divã” e “a poética de antónio victoRino d’aLmeida”, com migueL costa auditório do consulado geral de portugal, 18h00

apResentação da oBRa “macau no QuaRteL de oitocentos”, de JoRge aRRimaR sede da casa de portugal em macau, 18h30Entrada livre

eXposição de FotogRaFia de eRWin oLaF (até 8/05)casa garden, 18h00Entrada livre

sexta-feiraRota das LetRas – Rota das escoLas, com Wang anyi e Wong Bik-Wancolégio santa Rosa de Lima, 10h00

Rota das LetRas – “escReveR paRa o neW yoRk times: a voz de muRong Xuecun nos eua”edifício do antigo tribunal, 18h00

apResentação de LivRos: pRémios noveLa de macau edifício do antigo tribunal, 19h30

apResentação da oBRa “macau no QuaRteL de oitocentos”, de JoRge aRRimaR sede da casa de portugal em macau, 18h00Entrada livre

Quinta-feiraRota das LetRas – Rota das escoLas, com Xi cHuancolégio anglicano de macau, 10h00

Rota das LetRas – sessão de cinema “no divã” e “a poética de antónio victoRino d’aLmeida”, com migueL costa auditório do consulado geral de portugal, 18h00

apResentação da oBRa “macau no QuaRteL de oitocentos”, de JoRge aRRimaR sede da casa de portugal em macau, 18h30Entrada livre

diariamente Rota das LetRas - FeiRa do LivRo (até 29/03)edifício do antigo tribunal Entrada livre

eXposição “vaLQuíRia”, de Joana vasconceLos mgm macauEntrada livre

eXposição “niHonga contempoRânea”,de aRLinda FRota Fundação Rui cunhaEntrada livre

eXposição de sândaLo veRmeLHo (até 22/03)grande praça, mgmEntrada livre

tempo períodos de chuva min 17 max 21 hum 60-90% • euro 8.7 baht 0.2 yuan 1.2

João Corvo

AcontEcEu HojE 25 de maRço

fonte da inveja

C i n e m acineteatro

Sala 1cinderella [a]Filme de: kenneth Branaghcom: Lily James, Richard madden, cate Blanchett14.30, 16.30, 19.30, 21.30

Sala 2the divergent SerieS: inSurgent [c]Filme de: Robert schwentecom: shailene Woodley, theo James, kate Winslet14.30, 16.45, 21.30

the divergent SerieS: inSurgent [3d] [c]Filme de: Robert schwentecom: shailene Woodley, theo James, kate Winslet19.15

Sala 3run all night[c]Filme de: Jaume collet-serracom: Liam neeson, Joel kinnaman, common ed Harris14.30, 16.30, 17.30, 21.30

O que fazer esta semana?

é assinado o tratado de Roma,a génese da união Europeia• A 25 de Março de 1957, em Roma, é assinado por seis países o tratado que daria origem à Comunidade Económica Europeia, que entretanto evoluiu para a União Europeia, que junta 27 países. O tratado é assinado pela República Federal da alemanha, França, itália, Bélgica, Holanda e Luxemburgo.O Tratado de Roma deu origem à Comunidade Económica Europeia (CEE) e à Comunidade Europeia da Energia Atómica. Entrou em vigor a 1 de Janeiro de 1958, representando uma tentativa de alguns países europeus se reerguerem, depois da II Guerra Mundial, nações frágeis perante duas super-potências: Estados Unidos da América e União Soviética.com o tratado de Roma surgiram diversas instituições: Comissão Europeia, Conselho Europeu, Parlamento Europeu, Tribunal de Justiça da União Europeia e Comité Económico e Social Europeu.A cooperação económica alargou-se ao plano político e estratégico, sendo que a CEE adquire uma dimensão superior. Ganha um novo nome – União Europeia – e foi crescendo, contando actualmente com 27 países, alguns dos quais (17) a partilhar a mesma moeda.assinalam-se a 25 de março os nascimentos de dois grandes nomes da música mundial: Aretha Franklin e Elton John.também a 25 de março, assinalam-se outros marcos his-tóricos, em portugal e no mundo. em Braga, é inaugurado o elevador do Bom Jesus, em 1882. Trata-se do primeiro funicular da península ibérica.Já no Brasil, nasce o partido comunista, em 1922, e na ale-manha, a 25 de março de 1933, são eliminados os sindicatos.Neste dia, em 1996, a União Europeia proíbe a exportação de carne bovina inglesa, bem como de todos os derivados, em sequência da doença das vacas loucas.

É um best-seller a nível mundial que faz jus a essa categoria, ao contrário de muitos livros que se publicam por aí. Tem espionagem, sangue e sexo, com a ii Guerra mundial como pano de fundo. Henry era um espião que usava o estilete para atacar as vítimas que, por azar, se cruzavam com o

seu caminho. até que foi parar a uma ilha de acesso restrito, convivendo diariamente com o aleijado David e a mulher Lucy, carente de afectos. a partir daí, a vida dos três jamais será a mesma. O livro foi editado pela primeira vez em Portugal na década de oitenta pelo Círculo de Leitores, tendo sido reeditado em 2013. - andreia Sofia Silva

o EstilEtE AssAssino(kEn follEt)

U m L i v r O H O j e

A verdade é a mais totalitária das mentiras.

18 opinião hoje macau quarta-feira 25.3.2015

urbanidadesAntónio ConCeição Júnior

Às vezesTalvez a Primavera traga no vento sementes de vontades em tudo fecundar e, assim sendo, possam germinar realidades concretas que tragam a este lugar a fertilização das esperanças que tantos almejam

P or desígnios da Natureza, o Equinócio deu-se e, assim de repente, a Primavera quer florescer, não se sabendo bem onde, neste recanto com mingua de canteiros.

E quantos terão visto o eclip-se? Com o capacete que por aqui paira, o sol é uma metáfora. Mas, quantos se terão perguntado

como isto tudo, não sendo do dono disto tudo, é tão profusamente natural, cósmico, universal? E no entanto, sendo-o, opta-se pela parte em vez do todo.

Aí, onde não há som nem gravidade, onde tudo permanece impassível seguindo a ordem natural, não chegam notícias dos eventos deste planeta e, mesmo que chegas-sem, não chegariam. O verdadeiro Universo é uma indizibilidade com as suas convulsões próprias que se desassemelham ao que se

passa neste pequeno planeta que habitamos, poucas de origem natural, demasiadas de origem humana.

Vivemos atolados em nós, nos universos que edificamos, no histriónico que abafamos, no desprezo pela sorte que temos, quase sem-pre ingratos. E assim, neste nosso pequeno planeta onde, por vezes, se questionará a humanidade dos humanos, pequeno mundo cosmocêntrico, míope, que insistimos em mais o apequenar, enquanto a vida percorre as idades todas, uns aproveitando-a outros nem por isso.

Sobram palavras espalhadas pelo chão, desperdícios de vidas dos subúrbios de tantos lugares pintados de silêncios, tão óbvios quanto as omissões praticadas por gentes que vivem abertas dentro de aquários dourados, borbulhando intenções inconclusivas.

Isto é o mundo que nos rodeia, como a água rodeia ilhas e, apesar disso, há nesse

mar uma frieza que arde na pele, como a indiferença do género humano, pontilhada aqui e ali por encontros e momentos onde a luz da empatia alumia bruxuleante e fugaz, projectos de esperança.

E no entanto, nada disto atinge o que

quer que seja senão os próprios. Tudo o resto permanece ignaro, distante, impassível e in-diferente. Porque tudo é uma subjectividade, uma relatividade e apenas isso.

Talvez a Primavera traga no vento sementes de vontades em tudo fecundar e, assim sendo, possam germinar reali-dades concretas que tragam a este lugar a fertilização das esperanças que tantos almejam, para que às suas vidas se acres-cente alguma qualidade, felicidade maior que aquela que lhes é dado ter nesta urbe antiga e acolhedora.

Por ora, enquanto a esperança persiste, o governo prepara-se para anunciar as in-tenções das suas linhas de acção, enquanto poetas e escritores falam para uma audiência que se desejaria maior, não fossem outras concorrências levarem gente para outras bandas, perante a impassibilidade do todo.

Às vezes a Primavera é assim.

ro, sentem as pressões de um mercado imobiliário que nunca pára. “É cerca de 15 patacas por pé quadrado, e como é um espaço com dez mil pés quadrados, a renda mensal pode atingir as 150 mil patacas”, explicou.

Outro dos entraves a um negócio como este pode ser a mão-de-obra. Win-dow Lei explicou que, como trabalhou dez anos como assistente social, teve contacto com jovens que não queriam continuar os seus estudos, mas também não queriam trabalhar. Foram eles que fizeram o Village 3.

“Recrutámos parte desses jovens para criar o estúdio, porque este trabalho pode ser engraçado e tem um horário flexível, então eles podem trabalhar com mais felicidade. Depois de trabalharem um ou dois anos connosco, podem en-contrar mais facilmente trabalho nos casinos e hotéis, porque já levam uma experiência. O estúdio pode ser um trampolim para que tenham melhores trabalhos no futuro.”

Para criar todo um mundo de fanta-sia, o Village 3 coopera com mais de 30 entidades locais, incluindo fotógrafos, equipas de filmagens, dj’s, maquilhadores ou designers.

No inicio do projecto, a primeira ac-tividade que se realizou no estúdio foi a organização de uma apresentação de rou-pas para caridade, intitulada “I live here”. Mas também já chegou a ser alugado para um grupo que queria realizar um debate ou ainda por pessoas que procuravam novos donos para cães.

Window Lei quer que o Village 3 seja um espaço que consiga dar seguimento aos sonhos de muitos jovens, para que consigam criar uma carreira ligada à criatividade. Para tal, foi ainda criado um estúdio para jovens dançarinos, tendo sido organizados cursos de danças para o público.

hoje macau quarta-feira 25.3.2015 ócios / negócios 19

Flora [email protected]

“o Village 3 é um lugar para descansar, combinado com as indústrias culturais e criativas,

a moda, os jogos, as fotografias. É um es-paço adequado para as crianças e adultos.” explicou Window Lei, que se auto-intitula o “chefe da vila”.

Mas porquê vila? O responsável re-corda ao HM que antes Macau era, ela própria, uma vila, numa dimensão que já nada tem a ver com a megalomania que os casinos trouxeram. Para Window Lei, hoje Macau é uma cidade internacional.

“As pessoas foram-se esquecendo da ideia de Macau enquanto vila. Mas nessa al-tura a cultura era mais original, as conversas e as trocas de experiências eram feitas cara a cara, através dos sons, actos, emoções. Todos demonstravam sentimentos mais verdadeiros. Mas com o desenvolvimento da sociedade, a distância entre as pessoas foi aumentando e essa relação íntima foi sendo gradualmente substituída pelas tecnologias e computadores”, apontou.

A criação do Village 3 visa a comu-nicação através de jogos de tabuleiro, sem ligação à luz eléctrica, para que as pessoas comuniquem directamente entre si e possam fugir aos tumultos diários da cidade de forma temporária. Só assim po-dem regressar a uma cultura mais simples e natural.

A ideia de criação deste estúdio já exis-tia na mente dos seus mentores há cinco anos, mas só em Janeiro deste ano é que ganhou vida. Na realidade, o Village 3 não é apenas um estúdio, mas pode também ser um parque de diversões.

WindoW Lei dirige o ViLLage 3 estúdio de fotografia muLtiusos

A vilA onde os bArulhosdA cidAde não existemAuto-intitula-se o “chefe da vila”, um lugar que combina diversas artes em prol de um novo mundo criado tantopara crianças comopara adultos. O Village 3é um estúdio que serve para tudo, até para organizar festas “Queremos oferecer mais

um espaço para as pessoas se divertirem, comer, ouvir música em Macau, mas juntando os aspectos culturais e criativos”

“Queremos oferecer mais um espaço para as pessoas se divertirem, comer, ouvir música em Macau, mas juntando os aspectos culturais e criativos. Tudo isso com instalações comunitárias e ac-

tividades comerciais. O negócio abrange também fotografias de crianças e o aluguer de roupas, diversões, piscina de bolas ou carrinhos”, disse Window Lei.

O Village 3 fica no edifício industrial Hap Si e dá as boas vindas aos pais que lá queiram organizar as festas de ani-versário dos seus filhos, que podem ser organizadas e decoradas ao gosto de cada um. Mas o estúdio pode ainda servir de palco aos artistas para a realização das suas próprias festas, seja com concertos ou palhaços. Nem só as crianças podem usufruir deste espaço, uma vez que o Village 3 até pode servir para festas de natal ou de Halloween. Cabe à imaginação ditar o seu destino.

A constrAngedorA rendAApesar da ideia ser a ideal, o embate com a realidade é cruel. Window Lei admite que nos últimos anos a renda do estúdio tem aumentado muito, devido às novas medidas de revitalização dos prédios industriais. Os inquilinos, cla-

hoje macau quarta-feira 25.3.2015pu

b

cartoon por Stephff

Sérgio [email protected]

R ealizou-se no sábado, no Circuito internacional de zhuhai, a cerimónia oficial de intercâmbio

cultural automobilístico entre Ma-cau e zhuhai. este acontecimento segue a linha de aproximação entre as duas cidades vizinhas que, com o intuito de expandir as corridas de automóveis e a sua cultura, pretendem aumentar o intercâm-bio e cooperação de forma a que ambas as partes possam usufruir de vantagens complementares, dando assim uma nova forma e impulso à indústria dos automóveis de com-petição no delta do Rio da Pérolas.

o director da associação automóvel de Macau (aaMC), Chong Coc Veng, o conselheiro do aaMC, Jaije Wong, o presi-dente do Circuito internacional de zhuhai (ziC), Jenkins zhan, e o Director Geral do circuito, stewart Tan, participaram na conferência de imprensa. Cerca de cem jorna-listas da comunicação social local foram testemunhas da assinatura do acordo e da troca de presentes por ambas as partes.

o conteúdo mais importante deste acordo é a realização de dois eventos no Circuito internacional de zhuhai este ano por parte da aaMC. o primeiro - “Festival

AAMC e CirCuito de ZhuhAi AssinAM ACordo de pArCeriA

Mais próximos que nunca

O conteúdo mais importante deste acordo é a realização de dois eventos no Circuito Internacional de Zhuhai este ano por parte da AAMC. O primeiro - “Festival de Corridas de Macau” - ocorrerá entre os dias 27 e 28 de Junho e o segundo nos dias 25 e 26 de Julho

Índia Fim de lei contra comentários ofensivos online

o Tribunal supremo da Índia acabou com

uma controversa lei que classificava os comentá-rios ofensivos na internet como crimes sujeitos a penas de prisão.

o tribunal considerou que a revisão de 2009 fei-ta à secção 66a da lei de tecnologias de informação foi inconstitucional e uma restrição da liberdade de expressão.

“a secção 66a é in-constitucional e acabamos com ela sem qualquer hesitação. o direito do público à informação é directamente afectado pela secção 66a”, disse o juiz R.F. Nariman.

esta secção determina que o envio de informação “de carácter ofensivo ou ameaçador” incorre em pe-nas até três anos de prisão.

em 2012, duas jovens foram detidas, ao abrigo desta lei, depois de terem publicado no Facebook textos em que criticavam a paralisação de Mumbai após a morte de um polí-tico. as acusações acaba-ram por ser afastadas em tribunal.

No entanto, o caso, a que se seguiram muitos outros de detenções de cartoonistas políticos ou pessoas que deixaram comentários na internet, gerou uma onda de indig-nação e um acesso debate sobre censura online na Índia.

Alpes francesesairbus a320 despenha-secom 148 pessoas a bordo. Não há sobreviventes

uM airbus a320 da compa-nhia aérea Germanwings

caiu ontem no sul de França. o avião seguia de Barcelona (espanha) para Dusseldorf (alemanha), com 148 pessoas a bordo - 142 passageiros e seis tripulantes. o le Figaro cita o secretário de estado dos Transportes francês que esteve no local do acidente, juntamente com o ministro francês do inte-rior, Bernard Cazeneuve, para dizer que não há sobreviventes. alain Vidalies, o secretário de estado, disse à imprensa que foi registado um pedido de socorro às 10.47, hora francesa.”este pedido de socorro mostrou que o avião estava a 5000 pés, numa situação anormal”. a aeronave despenhou-se pouco depois de pedir socorro. Passageiros e tripulação perderam a vida. antes, o presidente francês François Hollande já tinha dito que as condições em que ocor-rera o acidente tornavam difícil acreditar que houvesse sobrevi-ventes. segundo o le Monde, o chefe de estado francês estava em contacto com a chanceler alemã e o rei de espanha.

o voo 4u 9525 tinha saí-da prevista do aeroporto de Barcelona-el Prat às 9.35. Mas a sua última posição conhecida é sobre os alpes franceses, perto de Dignes, segundo o site Flight Radar.

De acordo com a mesma pá-gina, especializada em aviação, o airbus a320 em causa tinha 24 anos, tendo-se estreado em 1990 e estado ao serviço da lufthansa, a companhia-mãe da low-cost Germanwings.

de Corridas de Macau” - ocorrerá entre os dias 27 e 28 de Junho e o segundo nos dias 25 e 26 de Julho. estes eventos marcam o regresso do Campeonato de Carros de Turismo de Macau (MTCs) a Zhuhai ao fim de seis anos. Esta aproximação, segundo as partes envolvidas, servirá para que os pilotos locais das duas cidades vizinhas possam fortalecer laços culturais em redor dos desportos motorizados, estabelecer uma normalização da regulamentação técnica e também a criação de uma plataforma para o intercâmbio

tecnológico, promovendo assim a modernização do sector.

Novas oportuNidadesas partes envolvidas salientaram que este acordo irá normalizar a coope-ração, esperando que o actual estado mais desenvolvido das corridas de Macau e a sua rica cultura automóvel possam ser apresentadas em zhuhai, dando a oportunidade aos pilotos da China continental de terem mais uma plataforma que os ajude a aprender, a trocar experiências e a promover oportunidades.

o Circuito internacional de zhuhai criou em 2006 um campeo-nato de corridas chamado “Circuit Hero”, que após nove anos este está dividido em três categorias, atraindo a nata dos preparadores de automóveis locais com viaturas de Turismos, GT e até protótipos de baixa cilindrada. através da cooperação com as entidades que regulam o desporto motorizado em Macau, os pilotos das corri-das “Circuit Hero” esperam um vínculo maior ao Grande Prémio de Macau, o maior evento auto-mobilístico do sul da China. além disso, o também Coordenador da subcomissão Desportiva do Gran-de Prémio de Macau, Chong Coc Veng, revelou que o aaMC vai estabelecer uma base em zhuhai para que os pilotos do território possam ter treinos regulares.