hoje macau 21 set 2011 #2458

16
Acidente fatal na Taipa MOTOCICLISTA ESMAGADO POR CAMIÃO DE AREIA • PÁGINA 6 Decisão da Segunda Instância LEI BÁSICA DEIXA O CHEFE ALTERAR AS LEIS QUE QUISER • PÁGINA 5 Burlas com cartão de crédito AUMENTAM OS CASOS, CRESCEM AS PREOCUPAÇÕES • PÁGINA 6 TEMPO POUCO NUBLADO MIN 22 MAX 29 HUMIDADE 40-80% CÂMBIOS EURO 11.0 BAHT 0.3 YUAN 1.3 hoje AGÊNCIA COMERCIAL PICO 28721006 PUB MOP$10 macau DIRECTOR CARLOS MORAIS JOSÉ QUARTA-FEIRA 21 DE SETEMBRO DE 2011 ANO XI Nº 2458 PUB Desde que esteja num espaço público, um agente da polícia pode ser fotografado por qualquer pessoa sem especificar para quais finalidades. Mas na prática, quando um jornalista estava a fotografar um congestionamento de trânsito, foi supostamente impedido de reportar a situação e terá recebido ameaças do polícia. Até o Chefe do Executivo já pediu uma investigação ao caso. > PÁGINA 4 Ter para ler Quem fotografa o quê ? Jornalista queixa-se de restrição à liberdade de imprensa por parte da polícia O Hoje Macau estará, a partir de domingo, numa nova morada: Calçada de Santo Agostinho, n.º 19, Centro Comercial Nam Yue, 6.º andar A, Macau Os contactos telefónicos mantêm-se: +853 2875 2401 (linha geral) e +853 2875 2405 (fax) O HOJE muda de casa RAZÕES PARA LER O HOJE MACAU SEXTA 23 h

Upload: jornal-hoje-macau

Post on 09-Mar-2016

253 views

Category:

Documents


8 download

DESCRIPTION

Edição do Hoje Macau de 21 de Setembro de 2011 • Ano X • N.º 2458

TRANSCRIPT

Page 1: Hoje Macau 21 SET 2011 #2458

Acidente fatal na Taipa

MOTOCICLISTA ESMAGADO POR CAMIÃO DE AREIA

• PÁGINA 6

Decisão da Segunda Instância

LEI BÁSICA DEIXA O CHEFE ALTERAR AS LEIS QUE QUISER

• PÁGINA 5

Burlas com cartão de crédito

AUMENTAM OS CASOS, CRESCEM AS PREOCUPAÇÕES

• PÁGINA 6

TEMPO POUCO NUBLADO MIN 22 MAX 29 HUMIDADE 40-80% • CÂMBIOS EURO 11.0 BAHT 0.3 YUAN 1.3

hoje

AGÊNCIA COMERCIAL PICO • 28721006

PUB

MOP$10macau

DIRECTOR CARLOS MORAIS JOSÉ • QUARTA-FEIRA 21 DE SETEMBRO DE 2011 • ANO XI • Nº 2458

PUB

Desde que esteja num espaço público, um agente da polícia pode ser fotografado por qualquer pessoa sem especificar para quais finalidades. Mas na prática, quando um jornalista estava a fotografar um congestionamento de trânsito, foi supostamente impedido de reportar a situação e terá recebido ameaças do polícia. Até o Chefe do Executivo já pediu uma investigação ao caso. > PÁGINA 4

Ter para ler

Quem fotografao quê?

Jornalista queixa-sede restrição à liberdade de imprensa por parte da polícia

O Hoje Macau estará, a partir de domingo, numa nova morada:Calçada de Santo Agostinho, n.º 19, Centro Comercial Nam Yue, 6.º andar A, MacauOs contactos telefónicos mantêm-se: +853 2875 2401 (linha geral) e +853 2875 2405 (fax) O HOJE muda de casa

RAZÕES PARA LER O HOJE MACAUSEXTA23 h

Page 2: Hoje Macau 21 SET 2011 #2458

QUARTA-FEIRA 21.9.2011

2www.hojemacau.com.mo ACTUAL

A China afirmou ontem estar pre-ocupada com a possibilidade de

a crise das dívidas sobe-ranas na Europa atingir as trocas comerciais e ferir as exportações da China para a Europa.

As declarações foram proferidas pelo porta-voz do Ministério do Comér-cio, Shen Danyang, numa altura em que os países europeus com crescentes dívidas soberanas desafiam as barreiras comerciais impostas por Pequim e em que a China pressiona a União Europeia com vista a obter reconhecimento como

A China convidou outros go-vernos nesta segunda-feira a

retomarem as negociações de de-sarmamento nuclear com a Coreia do Norte, e o chanceler chinês, Yang Jiechi, disse que seu país seria um mediador honesto.

Yang fez a proposta durante um fórum em Pequim que marca o sexto aniversário das negociações multilaterais que visam a oferecer benefícios políticos e económicos à Coreia do Norte em troca do desmantelamento do seu arsenal atómico. Esse processo – que en-volvia China, EUA, Rússia, Japão e as duas Coreias – foi um marco para o envolvimento diplomático do governo chinês no cenário in-ternacional.

Mas a Coreia do Norte abando- A marca italiana Prada fechou o primeiro semestre do ano com

lucro líquido de 1932 milhões de patacas, 74% mais do que os 1109 milhões de patacas acumulados no mesmo período de 2010.

As vendas líquidas da empresa avançaram 22%, na mesma base de comparação, e somaram 1205 mil milhões de patacas.

O maior crescimento de vendas em mesmas lojas foi na Grande China (em que a empresa inclui, além do país, Hong Kong e Ma-cau), com avanço de 37%, o que

levou a região a ampliar a partici-pação na receita da marca de 18% para 20%.

A maior parte das vendas da empresa no período, 43%, foi na Ásia e os artigos mais vendidos são os de couro, com 55% do total.

A Miu Miu é a marca da em-presa que mais cresce em vendas, com alta de 25% no semestre. A participação passou de 17% para 18%, mas ainda está bem abaixo do que a líder Prada, com 79%. A empresa vende ainda as marcas Church’s e Car Shoe.

Pequim receia que crise da dívida europeia afecte comércio

Impactos de uma economia globalizada pressionada por Washing-ton e por outros grandes parceiros comerciais a ali-viar o controlo sobre a divisa e a facilitar outras medidas, atendendo a que a actual política mantém a moeda subvalorizada e inflaciona o excedente comercial da China.

“Depois de 30 anos de reforma e abertura, a China concluiu a sua transforma-ção de uma economia plane-ada para uma economia de mercado, mas a União Euro-peia ainda não reconhece em pleno esse estatuto. A China está bastante desapontada”, afirmou o porta-voz do Mi-nistério do Comércio.

economia de mercado, ao abrigo de regras globais que iriam diminuir os actuais obstáculos comerciais.

“À medida que a crise no seio da União Europeia se intensifica… o atrito no comércio bilateral pode au-mentar, o que é prejudicial para as relações económi-cas”, disse Shen Danyang, que no entanto exibiu um sinal de confiança, apesar dos receios.

“Acreditamos que há oportunidades na crise. To-dos podem trabalhar mais e juntos para transformar a crise numa oportunidade”, acrescentou Shen.

Pequim tem vindo a ser

CHINA TENTA REAVIVAR NEGOCIAÇÃO COM A COREIA DO NORTE

Desarmamento nuclear em voga

LUCRO DA PRADA CRESCE 74%

IMPULSIONADO POR VENDAS A CHINESES

China de luxo

nou a negociação há mais de dois anos, depois de a ONU impor novas sanções ao país devido a testes nucleares e com mísseis.

Yang disse a diplomatas e aca-démicos que é hora de deixar as controvérsias de lado e concentrar--se na retomada das negociações. “Ficamos satisfeitos por vermos que várias partes têm adoptado contactos positivos pela retomada das negociações com as seis partes e todos os lados deveriam aproveitar as oportunidades para manter o impulso do diálogo”, disse Yang à Reuteurs.

“Precisamos de levar a sério os interesses de segurança dos nossos países, e também levar em conta as legítimas preocupações de seguran-ça de outros países.”

Durante uma visita à Rússia no mês passado, o líder norte-coreano, Kim Jong-il, disse que admitiria suspender a produção e os testes de armas nucleares se o processo multilateral fosse retomado.

Mas as muitas divergências da Coreia do Norte com a Coreia do Sul e os EUA tornam improvável que haja avanços em caso de retomada do processo, segundo o influente analista chinês Zhang Liangui.

“Parece provável que as ne-gociações possam ser retomadas, porque a Coreia do Sul e os Estados Unidos têm estado mais maleáveis, e temos visto movimentos de todos os lados”, disse Zhang, especialis-ta em Coreia do Norte na Escola Central do Partido Comunista, em Pequim.

“Mas a perspectiva de que as negociações obtenham progressos na solução da questão nuclear é menor do que antes”, acrescentou. “A Coreia do Norte não vai abrir mão das suas armas nucleares, e não podemos ignorar esse ponto básico.”

A China é a maior aliada diplo-mática e económica da Coreia do Norte, mas também deseja atenuar as tensões regionais e ser respeitada por suas iniciativas diplomáticas, segundo Yang.

Page 3: Hoje Macau 21 SET 2011 #2458

3www.hojemacau.com.moQUARTA-FEIRA 21.9.2011

UMA reportagem no di-ário espanhol “El País” desta segunda-feira afir-ma que existe um “lado

mitológico” na mobilização dos países emergentes para resgatar fi-nanceiramente os países europeus em crise. Mais que económica, a mudança no equilíbrio do poder global em favor dos emergentes tem também uma dimensão polí-tica, afirma o jornal.

“O mundo mudou o centro de gravidade do norte e ocidente para o sul e oriente. A globalização dis-persou o poder, tão concentrado até agora, na fortaleza americana, por todo o sistema internacional”, diz o jornal, numa segunda reportagem sobre o mesmo tema.

“A mesma supremacia que se conquista, perde-se. Perderam os assírios para os persas e estes, para os macedónios, que, por sua vez, acabaram cedendo-a aos roma-nos”, raciocina o autor.

“Em tempos mais recentes não foi diferente: do império espanhol

A Sina Corp, a maior ope-radora de microblogues

da China, está a reforçar os seus mecanismos de auto-censura para acabar com os rumores contra o Governo chinês enquanto enfrenta um crescimento explosivo no seu número de utilizadores, disse o director-executivo Charles Chao numa entrevista esta segunda-feira.

Chao afirmou que o Wei-bo tinha mais de 200 milhões de utilizadores registados no final de Junho, que pro-duziam mais de 75 milhões de posts por dia, segundo a média estatal da China.

As autoridades chinesas têm expressado preocupa-

AS autoridades chinesas de radiodifusão obri-

garam uma TV regional a tirar do ar um popular programa de talentos que atraía milhões de telespec-tadores.

O programa, Super Girl Voice, do canal a cabo Hunan TV, transformava artistas em celebridades nacionais desde que fora lançado, em 2004.

O órgão chinês de radio-difusão acusou o programa de desrespeitar o tempo determinado de exibição. As autoridades já tinham imposto um limite à dura-ção do programa, alegando estar preocupadas com a influência da atracção sobre a juventude chinesa.

Ajuda do BRICS aos ricos tem “lado mitológico”, diz “El País”

A globalização dispersou o poder

SINA REFORÇA MECANISMOS DE CENSURA NOS BLOGUES

A eterna cor azul do lápisCHINA TIRA DO AR PROGRAMA DE TV QUE ATRAÍA MILHÕES

Qual talento, qual quê

pletado uma rotação de três milénios por outros continentes.”

Brasil, Rússia, Índia e China discutirão, em Washington, nos EUA, uma possível compra de títulos europeus denominados em euro para fortalecer as economias que utilizam a moeda comum.

Para o “El País”, a proposta “não é tanto um acto generoso dos países emergentes para com as po-tências em declínio”, já que grande parte dos recursos dos primeiros está investido nos últimos.

“Na hipótese dantesca de um colapso financeiro mundial, é difí-cil prever quem seriam os ganha-dores; os perdedores, em qualquer caso, seriam os países falidos e, em seguida, seus credores.”

a supremacia passou ao britânico, e após a Segunda Guerra Mundial, do britânico ao americano, que du-rante meio século a defendeu frente ao soviético, finalmente vencido”.

O jornal vê no panorama actual uma coincidência com a mitolo-gia contida no Livro de Daniel, segundo a qual a “faculdade de conduzir a história”, como disse um historiador francês do início do século 20, passaria de povo a povo ajustando-se à rotação do sol, de leste a oeste.

“Neste ponto, a leitura política da decisão dos Brics poderia sobrepor--se à mitológica: segundo a profecia do Livro de Daniel, neste momento o império do mundo corresponderia de novo à Ásia, depois de ter com-

ções com o crescimento do número de utilizadores dos microblogues, que podem ser usados para enviar in-formações e fazer comentá-rios que não são bem vistos pelos censores do Partido Comunista Chinês.

Chao disse que as mu-danças no sistema são res-postas a preocupações sobre difusão de rumores falsos através da internet. “Devido ao crescimento dos rumores que se espalham muito rapi-damente, a Sina estabeleceu novos mecanismos para acabar com notícias falsas através de uma variedade de canais”, referiu Chao no domingo, num fórum da indústria em Pequim.

“Há muitas notícias fal-sas no Weibo e isso está a gerar um grande desafio para o Governo e também para a nossa plataforma”, acrescentou Chaio, que vin-cou que os rumores tomam proporção inesperada em razão da grande quantidade de utilizadores do Weibo.

O microblogues chine-ses estão cheios de boatos sobre celebridades mas também oferecem fóruns para atacar as autoridades e promover notícias falsas bem como acções consi-deradas abusivas contra o Governo.

Pequim está preocupado com o potencial do Weibo de difundir a revolta e provocar a diminuição da autoridade do Governo, que revive o descontentamento popular e os protestos.

A China já bloqueia páginas de rede social es-trangeiros como Facebook, Twitter e Youtube e utiliza filtros para bloquear comen-tários nos sítios chineses. Chao disse que o combate aos rumores poderia exigir ainda um documento de regulamentação.

Mas alguns analistas da média chinesa acreditam que a real fonte de insa-tisfação das autoridades não seja o conteúdo do programa, e sim a enorme proeminência que ganhou na TV de Sichuan, capaz de ameaçar a liderança de audiência e consequente-mente o poder da estatal nacional CCTV.

O Super Girl Voice vi-veu o seu ápice em meados da última década, quando cerca de 400 milhões de telespectadores sintoniza-vam o canal para ver a final do concurso, votando nos seus candidatos preferidos através de texto e telefone.

Em 2007, porém, o pro-grama foi banido do horá-

rio nobre pelas autoridades chinesas ou impedido de ser transmitido mais de duas horas diárias.

O método de votação por mensagem de texto também foi vetado, levan-do observadores a sugerir que as autoridades chine-sas estavam incomodadas com a maneira democrática com que o programa esco-lhia os seus vencedores.

Na sexta-feira passada, os responsáveis pelo pro-grama na Hunan TV trans-mitiram o último episódio do programa, que será substituído por programas promovendo “a ética e a moral” e abordando temas como saúde pública e dicas para a casa.

PEQUIM PREFERE ACTUAL “NÚMERO DOIS” PARA CHEFE DO EXECUTIVO DE HKO secretário-chefe do Governo de Hong Kong, Henry Tang, é o candidato preferido de Pequim para substituir Donald Tsang no cargo de Chefe do Executivo daquele território, revelou ontem o “South China Morning Post”, citando fontes políticas. “O Governo Central prefere Tang para Chefe do Executivo porque ele tem o apoio da maioria dos funcionários públicos”, disse um político com ligações a Pequim citado pelo jornal, ao salientar que um “Chefe do Executivo não governa de forma eficiente se falhar na construção de uma boa relação com os funcionários públicos”.

Page 4: Hoje Macau 21 SET 2011 #2458

QUARTA-FEIRA 21.9.2011

4www.hojemacau.com.mo POLÍTICA

PUB

Virginia [email protected]

UM agente da polí-cia está a ser acu-sado de ter impe-dido jornalista de

um jornal local de recolher imagens na via pública. O Governo não acredita que um polícia tenha obstruído abusivamente o trabalho da comunicação social e vai lan-çar um inquérito para apurar se houve ou não abuso de poder. Por sua vez, a PSP admite que os jornalistas têm todo o direito de tirar fotografias dos agentes em serviço, desde que, ao fazê--lo, não causem a obstrução do trabalho policial.

O episódio terá sucedi-do na tarde da sexta-feira passada, quando o pro-fissional de um jornal de Macau tirava fotografias ao engarrafamento do trânsito perto da zona de Sun Kiu, quando foi surpreendido por um agente da polícia que estava a ser apanhado pelas lentes do fotógrafo. “Não se atreva a colocar as fotos ‘online’, caso contrário temos o direito de ir atrás de si para o responsabilizar”, terá dito o polícia, asseve-rando: “Somos funcionários públicos e temos o direito de divulgar a nossa própria informação”.

Incrédulas parecem ter ficado as próprias autori-dades. É impossível que a polícia impeça um jornalista de recolher imagens em local público, garante o porta-voz do Executivo, Alexis Tam, avançando que o Governo

Jornalista impedido de fotografar engarrafamento no trânsito

Polícia armado em censorirá averiguar o caso, através da Comissão de Fiscalização da Disciplina das Forças e Serviços de Segurança de Macau, para apurar se houve ou não abuso de poder por parte da polícia, como sugere a Associação dos Jornalistas de Macau, numa petição en-viada ao Corpo de Polícia de Segurança Pública (CPSP).

Se se confirmar a vera-cidade do incidente, terão lugar procedimentos dis-ciplinares, garante Tam, acrescentando que a liberda-de de imprensa é um valor nuclear na RAEM que, desde que foi estabelecida, o tem promovido e defendido. Se a Comissão de Fiscalização da Disciplina das Forças e Serviços de Segurança de Macau confirmar ter havi-do abuso de poder, serão accionados os mecanismos disciplinares devidos.

O Governo, assegura Tam, é muito claro no que diz respeito à liberdade de imprensa e não quer que in-cidentes como este se voltem a passar no futuro. Ontem, de partida para a cidade de Nanchang, em Jiangxi, onde vai participar no VII Fórum para a Cooperação e Desenvolvimento da Região do Grande Delta do Rio das Pérolas e Feira do Comércio, o Chefe do Executivo repetiu as palavras de Alexis Tam.

Chui Sai On garante que o Governo “respeita a liber-dade de imprensa” e que já discutiu o assunto com Che-ong Kuoc Vá, secretário para a Segurança. “O secretário irá agora averiguar a fundo o caso e irá proceder aos devidos contactos”, disse antes de embarcar.

O jornalista que prota-gonizou o incidente, ao que apurou o Hoje Macau, conta com uma experiência de mais de 20 anos na imprensa.

CERTEZAS DUVIDOSASEm encontro regular com a imprensa realizado anteon-tem, o CPSP afirmou estar a par da lei que garante aos profissionais dos meios de comunicação o acesso à informação e o direito a reco-lher imagens no espaço pú-blico. Além disso, esclareceu que os jornalistas podiam fotografar ou filmar agentes da polícia no exercício das suas funções, desde que isso não obstruísse o trabalho da polícia. Pouco convencidos com essa resposta, jornalis-tas presentes deixaram no ar a ideia de que o CPSP não percebia a lei.

Sobre o comportamento do agente em causa, es-tão a decorrer as devidas investigações, garantiu o responsável de comunica-ção do CPSP, lembrando

que a polícia sempre esteve disposta a cooperar com os média para coordenar a cobertura de acontecimentos noticiáveis. O porta-voz da polícia negou haver quais-quer novas instruções a pautar a conduta da polícia em relação a essas matérias, mas foi, no entanto, incapaz de definir o que podia ser considerado em concreto “não obstruir o trabalho da polícia” e remeteu a avalia-ção da conduta do polícia envolvido às patentes mais altas da hierarquia policial.

Durante o encontro, al-guns jornalistas puseram em causa as explicações da polí-cia e sugeriram que os seus agentes não estavam familia-rizados com a lei. De acordo com o disposto na legislação, os meios de comunicação têm o direito de realizar a sua cobertu-ra noticiosa de factos e m qual -quer l o -

cal e não existem restrições que proíbam o jornalista de recolher imagens em zonas públicas. Alguns dos profis-sionais presentes no encontro sugeriram que fosse abolida a emissão de cartões de im-prensa pelo Gabinete de Co-municação Social (GCS), que só serve para criar problemas ao trabalho do jornalista ao ar livre.

Anteontem à tarde, a As-sociação dos Jornalistas de Macau apresentou uma carta de protesto ao CPSP relativa a este inciden-te. A asso-c i a -ção re-fere que as altas au-toridades

da polícia já por diversas ve-zes alegaram e sublinharam que respeitavam a liberdade de imprensa, mas no que toca à prática, a coisa não é bem assim, com os média a serem frequentemente para-dos pela polícia de forma in-justificada. Os membros da associação apelam ao CPSP que esclareça o incidente e assegure o direito do público a ser informado.

Ontem, a coordenadora do Gabinete para a Protec-

ção de Dados Pessoais, Chan Hoi Fan, referiu que mesmo que uma

pessoa qualquer queira tirar fotos a agentes policiais em acção não deve

ser impedida. “Se o polícia está num espaço público e uma pessoa tirar-lhe

uma foto e divul-gar na Internet,

não vejo pro-blema ne-

nhum”, apon-

tou.

Faz-se público que, por despacho do Ex.mo Senhor Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, de 2 de Setembro de 2011, se encontra aberto o Concurso Público para «Fornecimento e Instalação de Uma Sistema de Ultrasonografia Intravascular aos Serviços de Saúde», cujo Programa do Concurso e o Caderno de Encargos encontram à disposição dos interessados desde o dia 21 de Setembro de 2011, todos os dias úteis, das 9,00 às 13,00 horas e das 14,30 às 17,30 horas, na Divisão de Aprovisionamento e Economato sita na Cave 1 do Centro Hospitalar Conde de S. Januário, onde serão prestados esclarecimentos relativos ao concurso, estando os interessados sujeitos ao pagamento do custo das respectivas fotocópias ou ainda mediante a transferência gratuita de ficheiros pela internet no website dos S.S. (www.ssm.gov.mo).

As propostas serão entregues na Secção de Expediente Geral destes Serviços, situada no r/c do Centro Hospitalar Conde de São

Januário e o respectivo prazo de entrega termina às 17,45 horas do dia 24 de Outubro de 2011.

O acto público deste concurso terá lugar no dia 25 de Outubro de 2011, pelas 10,00 horas, na sala do « Auditório » situada no r/c do Edifício da Administração dos Serviços de Saúde junto ao C.H.C.S.J.

A admissão a concurso depende da prestação de uma caução provisória no valor de $24, 000,00 (vinte e quatro mil patacas) a favor dos Serviços de Saúde, mediante depósito, em numerário ou em cheque, na Secção de Tesouraria destes Serviços ou através da Garantia Bancária/Seguro-Caução de valor equivalente.

Serviços de Saúde, aos 14 de Setembro de 2011

O Director dos Serviços,Lei Chin Ion

AVISOCONCURSO PÚBLICO N.º 33/P/2011

Page 5: Hoje Macau 21 SET 2011 #2458

QUARTA-FEIRA 21.9.2011

5www.hojemacau.com.moGOVERNO REPUDIA CRÍTICAS DO FMI A FALTA DE INDEPENDÊNCIA DA AMCM

A Autoridade Monetária de Macau (AMCM) aCtua de forma independente do Governo, disse o secretário Francis Tam em resposta a críticas do Fundo Monetário Internacional sobre a actividade do regulador dos sistemas financeiro e segurador da região. Num relatório publicado a 31 de Agosto, o FMI referiu que a AMCM “carece de adequada independência jurídica e autoridade de decisão sobre questões críticas de supervisão”. “O Governo sempre se pautou por garantir a independência da referida instituição, sem qualquer interferência política, nem influência na gestão administrativa”, reagiu Francis Tam.

O Chefe do Executivo da RAEM tem poderes para decidir tudo. A Lei Básica é clara e de um modo “subtil” confere ao líder máximo do Governo “poderes” de mudança de certos tipos de regulamentações. Assim fica provado através de um acórdão do Tribunal de Segunda Instância ontem divulgado, que deu razão parcial ao Executivo no caso dos guias turísticos que forçam os turistas a visitar lojas para receber comissões

Gonçalo Lobo [email protected]

FERNANDO Chui Sai On e seus pares têm “poderes” para mudar certo tipos de regulamentações. Esse pres-

suposto foi realçado na sentença do Tribunal de Segunda Instância (TSI), datada de 28 de Julho mas

Chefe do Executivo tem poderes para tudo decidir

A culpa da Lei Básicasó ontem divulgada, e relacionada com o caso dos guias turísticos que levaram turistas a fazerem compras em lojas por si escolhidas obtendo dividendos com isso.

O Tribunal Administrativo de-clarou ilegal uma série de artigos do decreto-lei n.º 48/98/M – que aprova o novo regime jurídico das agências de viagem e da profissão de guia turístico - com as alterações introduzidas por um regulamen-to administrativo assinado pelo Chefe do Executivo, num processo movido pela Direcção dos Serviços de Turismo (DST) contra um guia turístico que se desentendeu com visitantes em 2007. O director do Tu-rismo, João Manuel Costa Antunes, recorreu da decisão e o TSI deu-lhe parcialmente razão. O colectivo dos juízes revogou a sentença anterior e não vê nenhum tipo de ilegalidade nas normas, mesmo depois das alte-rações introduzidas pelo Executivo.

O TSI constata que a Lei Básica “acabou, através de uma fórmula subtil (...) por conferir ao Governo ou ao Chefe do Executivo poderes de intervir na definição e na regula-ção de certo tipo de relações”, o que, a grosso modo, significa que as al-terações a decretos-lei provocadas por regulamentos administrativos são plenamente válidas.

DINHEIRO EXTRA DÁ JEITOO caso remonta a 2007 quando um

grupo de quatro guias turísticos da Agência de Viagens Juventude Multinacional levaram os seus tu-ristas a visitar uma joalharia, uma mercearia e uma loja de produtos locais para fazerem compras, acti-vidades contidas no programa da viagem. Contudo, os guias recebe-ram retribuições pecuniárias dadas pelas lojas em função das quantias de consumo gastas pelos turistas.

Ainda durante a visita, os guias turísticos promoveram duas excur-

A PSP foi chamada ao local para acalmar os ânimos e, depois, numa fase mais adiantada, a DST elaborou o auto de audiência da recorrente, levando-a a tribunal.

CULPADO SEM DESEMBOLSARO acto impugnado no recurso “padece do vício de erro sobre os pressupostos”. De acordo com o TSI não há provas que o guia turístico tenha “induzido” ao consumo em estabelecimentos nos quais tiraria proveito monetário, uma vez que “o seu trabalho era cumprir o programa da viagem”, o que foi feito.

Mais acrescenta a sentença que “não se pode dizer que foi sua a iniciativa de levar os tu-ristas (...) e, eventualmente, a neles efectuar compras”. Bem como, revelam os fundamentos do TSI, não foi o guia turístico recorrente deste processo que terá dito aos turistas que teriam de gastar dinheiro para poderem ter acesso a outras coisas.

Assim não é totalmente pro-vado que o guia turístico tenha infringido o disposto no n.º 2 do artigo 68.º, cuja punição contempla uma multa de 20 a 30 mil patacas. Igualmente não se prova que o recorrente tenha prestado falsas informações aos turistas cuja multa, de acordo com o artigo 87.º, pode balizar-se entre as cinco e as 10 mil patacas.

Sendo assim, o TSI decidiu cancelar a moldura sancionatória. Além de dar razão ao DST, acabou por “negar provimento ao recurso na parte restante da sentença, confirmando-se a anulação do acto sancionatório nela contida”.

NG KUOK CHEONG QUER RESPOSTAS DO GOVERNO SOBRE ATRIBUIÇÃO DE TERRENOS A CASINOS

A verdade sobre o Cotai Virginia [email protected]

DEPOIS de Au Kam San ter levantado a voz con-

tra os arranjos que permitem aos casinos obter terrenos a preços muito abaixo da tabela, considerando mes-mo que se estava a “brincar com a lei”, desta vez foi o colega deputado da ala pró--democrata da Assembleia Legislativa (AL) Ng Kuok Cheong que apresentou ontem uma interpelação escrita a questionar o porquê de o Governo continuar a

HOJE

MAC

AU

sões facultativas, com o preço de 120 e 400 patacas por cabeça. No caminho para a praia de Hác Sá, um dos guias turísticos, que não a recorrente do processo agora sentenciado, disse aos turistas que o jantar e o alojamento daquele noite só poderiam ser garantidos sob condição de os turistas partici-parem nas excursões facultativas, o que logo ali criou insatisfação dos turistas que chegaram a al-tercações.

conceder terrenos no Cotai para construção de novos casinos no território, depois de ter limitado a expansão do negócio, e quantos mais lotes iriam ainda ser cedidos.

Este mês, a Wynn Resorts anunciou que tinha recebido “luz verde” do Executivo para iniciar a construção de um novo espaço de entrete-nimento nos aterros entre as ilhas da Taipa e Colone – numa área com cerca de 200 mil metros quadrados. No entanto, a Direcção dos Serviços de Solos, Obras Públicas e Transportes (DS-

SOPT) alega que os terre-nos em questão ainda não tinham sido concedidos. Francis Tam, secretário para a Economia e Finanças, di-vulgou que, sendo o pedido anterior a 2008, o processo estava ainda em considera-ção e à espera de aprovação. Ng refere-se ao caso como um jogo de interesses e um “conluio entre Executivo e empresas” e lembra que o lote a ser concedido não foi a hasta pública, havendo uma diferença de 5000 milhões de patacas entre o valor real da terra e o que vai custar ao

operador norte-americano. O deputado da AL ques-tiona ainda como é feito o cálculo para a atribuição dos terrenos.

Ng Kuok Cheong recor-da que o Chefe do Executivo, em Abril de 2008, limitou o número de mesas de jogo, devido ao rápido crescimen-to da indústria e à intenção de apostar noutras áreas. Dois anos depois, em reu-niões com seis operadores, ficou decido que até ao ano de 2013 o crescimento do sector não deveria ultrapas-sar as 5500 mesas de jogo. O deputado alega que eram estas as linhas orientadoras da política do Governo: não permitir a expansão de casinos, nem a concessão de terras.

HOJE

MAC

AU

Page 6: Hoje Macau 21 SET 2011 #2458

QUARTA-FEIRA 21.9.2011

6www.hojemacau.com.mo SOCIEDADE

PUB

ANÚNCIOHM-1ª vez 21-09-11Execução Ordinária CV3-11-0008-CEO 3º Juízo Cível

- EXEQUENTE: UN, LONG WAI, residente na Avenida de Demétrio Cinatti, 3, Edifício Tin Nga Wan, 2º F em Macau.---------------------------- EXECUTADO: CHEONG IO KA, com última residência conhecida na Rua de Inácio Baptista, 8, Edifício Ka Mei Fa Un, 3º G em Macau, ora ausente em parte incerta.-------------------------------------------------

***FAZ-SE SABER QUE, por este Secção, correm éditos de TRINTA DIAS, contados da segunda e última publicação do anúncio, citando o executado acima identificado, para no prazo de VINTE DIAS, decorrido que seja os dos éditos, deduzir oposição, pagar ao exequente a quantia de MOP$ 159.753,00 (cento e cinquenta e nove mil seiscentas e cinquenta e três patacas), acrescida de juros vencidos e vincendos até efectivo pagamento e custas, ou nomear bens à penhora, sob pena de ser devolvido ao exequente o direito de nomeação de bens à penhora (artº.720º C.P.C.M.), pelos fundamentos constantes da petição inicial que se encontra à disposição do citando nesta Secção, prosseguindo os autos com o Ministério Público – artº 49º do Código de Processo Civil de Macau.---------------------------------------------------- A intervenção do citando nos autos implica a constituição de advogado – artº 74º do Código Processo Civil de Macau.------------------

RAEM, 12 de Setembro de 2011

Virginia [email protected]

UM residente de 24 anos morreu ontem num grave acidente de

trânsito, na Taipa. O acidente envolveu um camião de areia e a vítima, que se deslocava de moto, perdeu a vida após ser transportada para o hospital.

O Corpo de Polícia de Segurança Pública (CPSP) foi notificado ontem, por volta do meio-dia, acerca de um grave acidente que tinha tido lugar na Taipa, perto da Rotunda da Universidade de Ciência e Tecnologia, no sentido do Aeroporto Internacional de Macau. O responsável de comunicação do CPSP de serviço indicou que a vítima conduzia

um motociclo de alta cilindrada. Ao que apurou a polícia, o desafortunado moto-ciclista deslocava-se pelo lado esquerdo do camião de areia, numa zona perto da qual decorriam obras, pelo que a via se encontrava suja de areia e pedras. Uma das rodas da moto terá derrapado nos detritos sobre a pista, provocando o desequilíbrio do motociclista e o consequente embate contra a lateral do camião.

O condutor do camião, de acordo com o porta-voz do CPSP, disse não se ter apercebido de qualquer contacto da moto com o camião, e que apenas se deu conta de que algo se tinha passado quando, ao olhar pelo espelho retrovi-sor, viu o motociclo sem ninguém em cima, tendo procedido imediatamente

a parar o veículo. De acordo com dados recolhidos no local, após o contacto com o camião, o motociclista terá perdido o controlo e embatido contra a cerca metálica da construção e rebolado para debaixo do camião. Um dos braços do jovem terá mesmo sido esmagado pelas rodas traseiras do camião. Os ferimen-tos sofridos no local foram demasiado graves para permitirem que a vítima sobrevivesse depois de ser transportada até ao Centro Hospitalar Conde de São Januário.

O CPSP apela aos automobilistas que possam ter visto o acidente ou quaisquer eventuais testemunhas para que contactem o departamento de trânsito.

Lia [email protected]

OS cidadãos estão mais conscientes da protecção de dados pessoais e

cada vez mais procuram sa-ber as formas correctas de o fazer, para um maior direito à privacidade e assim melhor defenderem os seus próprios interesses. Isto reflecte-se num aumento do número de casos verificados – por mais queixas apresentadas -, confirmou Chan Hoi Fan, coordenadora do Gabinete para a Protecção de Dados Pessoais (GPDP), ontem à margem do seminário “Proteger os dados dos seus

Cartões bancários são os preferidos dos criminosos com 25 casos em 2010

Como proteger os dados pessoais?clientes”, organizado pela Polícia Judiciária (PJ).

Segundo dados revela-dos pelo chefe do Departa-mento de Investigação de Crimes Relacionados com o Jogo e Económicos, Cheong Kin Wa, em 2009 houve dez casos de utilização ilegal de cartões bancários através de furto de dados pessoais, no ano passado houve um aumento significativo, para 25 casos.

Cheong revelou que os maiores crimes estão rela-cionados com o furto das informações pessoais por terceiros para burlas e as invasões informáticas, para aceder aos dados que são usadas de forma fraudu-

lenta. Os criminosos vêm do Interior da China, com as identidades falsas e co-metem os crimes em Macau. Será a lei suficiente ou per-mite uma maior liberdade na região para este tipo de crime? A recente legislação para já consegue fazer cum-prir a legislação em vigor, mas no futuro pode haver necessidade de uma altera-ção, afirmou a coordenadora do GPDP.

“O crime económico, no seu modo operandi, muda todos os dias, e entre várias

modalidades, a burla é a mais frequente, nomeada-mente no que diz respeito à utilização de identidades falsas”, frisou o chefe de departamento da PJ. Os criminosos fazem-se tam-bém passar por empresas conhecidas ou então pedem empréstimos em nome das vítimas, avançou em discur-so Cheong.

O avanço e a genera-lização do uso da rede pelas entidades comerciais facilita a vida dos hackers, que conseguem aceder a

computadores privados e sacar informações e dados confidenciais das pessoas e clientes. “É uma nova for-ma de operação criminosa e está vulgarizada, porque actualmente, muitas vezes é preciso fornecer os dados a terceiros, por exemplo em reserva de viagens, transfe-rências bancárias ou inscri-ção em sites de emprego”, referiu Cheong Kin Wa.

Para combater o proble-ma, a PJ criou duas divisões específicas de provas foren-ses e o balanço é positivo.

MOTOCICLISTA PERDE A VIDA EM ACIDENTE COM CAMIÃO DE AREIA

Morte a alta velocidade

“Já detectámos alguns casos importantes, como o caso de chantagem a elementos do Governo, que está agora em fase de instauração de processo, ou uma ameaça de bomba a um casino”, avançou Cheong.

A Policia Judiciária de-tectou ainda um caso de fraude por parte de uma companhia de telecomu-nicações. “Um funcionário utilizou indevidamente os dados de vários clientes para negócios ilícitos – comprou iPhones em nome deles para vender na China”, esclare-ceu o responsável. Mais de 20 pessoas foram enganadas num montante total de 100 mil patacas. Foi também descoberto um grupo de pessoas vindas da Malásia com fichas falsas, no valor de um milhão de patacas.

Chan Hoi Fan ressalva que as instituições públicas e privadas precisam de sa-ber proteger-se, assim a PJ promove regularmente os seminários, que pretendem, através do intercâmbio de informações e experiências, melhorar as formas de actu-ação e fomentar um maior conhecimento de como defender os dados pessoais.

Page 7: Hoje Macau 21 SET 2011 #2458

QUARTA-FEIRA 21.9.2011

7www.hojemacau.com.moRECEITAS DAS AGÊNCIAS DE VIAGEM AUMENTARAM UM TERÇO EM 2010

As vendas e receitas das agências de viagem em Macau ascenderam a 4,74 mil milhões de patacas no ano passado, o que traduz uma subida de 33% face a 2009, segundo dados oficiais revelados ontem. De acordo com os Serviços de Estatística e Censos (DSEC), o incremento foi impulsionado pelo “contínuo crescimento do número de visitantes chegados a Macau em excursões e de residentes locais que viajaram para o exterior”. Em contrapartida, as despesas globais das agências de viagens foram de 4,55 mil milhões de patacas, uma verba que traduz um acréscimo de 34% face ao apurado em 2009.

Em Hong Kong e Macau são cada vez mais as pessoas que sofrem de Alzheimer – no território cerca de 26% dos idosos com mais de 65 anos sofrem de problemas relativos ao sistema cognitivo e 6% desses revelam sintomas da doença

Joana Freitas*[email protected]

PATRICK Huen, pre-sidente da Comissão Executiva da Funda-ção Dr. Stanley Ho

para o Desenvolvimento da Medicina, e Zeng Wen, direc-tor da Associação dos Doen-tes de Alzheimer de Macau (MADA na sigla inglesa), juntaram-se na segunda-feira num simpósio sobre a doença de Alzheimer. Naquele que foi o dia mundial da doença, assinalado em Hong Kong e Macau, os dois deram a conhecer o panorama do território neste campo.

Três homens estão em prisão preventiva depois de terem sido apanhados a furtar passageiros em autocarros. Os suspeitos são do interior da China e têm idades compreendidas entre os 26 e os 39 anos. Chao, Kou e Lam foram apanhados por terem um comportamento estranho na sequência de uma investigação de casos recentes de furto em autocarros. Os três suspeitos permaneciam durante muito tempo na paragem de autocarros para observarem as pessoas que se encontravam à espera do transporte. Entravam em autocarros de diferentes rotas e furtavam os objectos de valor dos outros passageiros, usando as malas para ajudar a ocultar o crime.

Foi quando os homens apanharam um táxi que os levaria à pensão onde estavam hospedados que foram interceptados pela polícia. Tinham na sua posse 14 telemóveis, alguns dos quais foram já identificados pelos seus donos. Acusados do crime de furto qualificado e atendendo à forma e motivo do cometimento do crime, ilegalidade do acto, gravidade do dolo e ainda às especificidades geográficas de Macau que permitem uma entrada e saída ilegal relativamente fácil do território foi aplicada aos suspeitos prisão preventiva. Estão agora no Estabelecimento Prisional de Macau onde aguardam o julgamento.

CARTEIRISTAS ACTUAVAM EM AUTOCARROS

Em Macau, 6% dos idosos acima dos 65 anos sofrem de Alzheimer

Mais de mil idosos com indícios da doençaZeng Wen, que é ainda

professor no Instituto de Enfermagem do Kiang Wu, frisou que na RAEM são cerca de 26% os idosos com 65 anos ou mais que sofrem de diferentes níveis de inca-pacidades cognitivas. Destes, 6% apresentam indícios de Alzheimer.

Segundo os últimos da-dos da população, existiam cerca de 45 mil idosos na RAEM – o que significa que cerca de 2700 idosos sofrem com a doença. Apesar des-tes números, não há dados científicos em Macau que mostrem quantas pessoas sofrem realmente de Al-zheimer, quão graves são as situações de quem sucumbe à doença e que tipo de ajuda recebem.

“O Alzheimer não é ape-nas um problema grave em Macau, mas por todo o mun-do. O número de doentes com a doença vai aumentar depois de 2015, se não re-solvermos o problema vai haver um grande impacto na sociedade e nos sistemas mé-dicos”, frisou Patrick Huen.

Estudos provam que a intervenção médica precoce pode atrasar o progresso da doença, mas é também neces-sário educar estudantes e pais para perceber como funciona o Alzheimer. Além disso, o apoio da comunidade é importante, na medida em que é ela quem deve fornecer os cuidados apropriados, explicou Zeng Heng.

De acordo com as es-

tatísticas estima-se que no ano 2012 a população de 65 anos possa aumentar 12%. Prevêem os dados dos Ser-viços de Estatística e Censos que a situação da população idosa possa aumentar conti-nuamente até 2031, chegando a ser superior à população jovem em mais de metade.

VIVÊNCIA PARTILHADAWong May Wan, mulher de Sir Charles Kuen Kao, o pai da fibra óptica, também afectado pela doença de Alzheimer, marcou presença na conferência levada a cabo numa escola secundária nos NAPE. Wong May Wan partilhou a sua experiência relativamente aos cuidados que necessitam os doentes com Alzheimer.

A mulher do inventor de uma das mais modernas for-mas de comunicação, expli-cou que após a confirmação da doença, Sir Charles come-çou a tomar medicamentos, a efectuar tratamentos de acupunctura e a ingerir ali-mentos saudáveis que provi-

denciam ao cérebro proteínas essenciais. Tudo para atrasar o progresso da doença. A prática de desporto é outra das técnicas para manter o corpo e a mente saudável, frisou Wong May Wan.

A companheira de Sir Charles Kuen Kao acredita

que a sociedade tem aumen-tado o conhecimento sobre a doença, frisando ainda que as investigações médicas têm demonstrado que o diagnós-tico precoce permite atrasar a doença.

Wong May Wan sugeriu ainda que a comunidade deva providenciar serviços e cuidados diários, de forma a estimular o cérebro e o corpo dos pacientes.

David Dai, médico no Hospital do Príncipe de Gales em Hong Kong, frisou na se-gunda-feira que as “há cada vez mais pessoas a sofrer de Alzheimer”, sendo que a 10% lhes é diagnosticada a doença aos 75 anos e 30% aos 85. “Reforçar o sistema cognitivo do cérebro é uma

das estratégias para prevenir a doença”, explicou o médico.

A MADA, que existe desde Janeiro, organiza se-minários e formação para pessoal médico e famílias que convivam com doentes de Alzheimer.

Professores de Singapura, Malásia e Austrália vão tam-bém colaborar com a asso-ciação de forma a melhorar o conhecimento dos que ajudam os doentes com Alzheimer.

Zeng Heng diz concordar com o médico de Hong Kong e avança ainda que é essencial o diagnóstico precoce, de forma a que o tratamento, a medi-cação e a psicoterapia sejam feitas o mais cedo possível.

* com Virginia Leung

PUB

ANÚNCIOCONCURSO PÚBLICO PARA

«EMPREITADA DE CONSTRUÇÃO DE TÚNEL DE KÁ HÓ – COLOANE – TROÇO EXTERIOR SUL (ZONA 1)»

1. Entidade que põe a obra a concurso: Gabinete para o Desenvolvimento de Infra-estruturas.2. Modalidade de concurso: concurso público.3. Local de execução da obra: Estrada de Nossa Senhora de Ká Hó.4. Objecto da Empreitada: Construção de via pública e sistema de drenagem público.5. Prazo máximo de execução: 660 (seiscentos e sessenta) dias.6. Prazo de validade das propostas: o prazo de validade das propostas é de noventa dias, a contar da data do acto público do concurso, prorrogável, nos termos previstos no programa do concurso.7. Tipo de empreitada: a empreitada é por série de preços.8. Caução provisória: $2 500 000,00 (dois milhões e quinhentas mil patacas), a prestar mediante depósito em dinheiro, garantia bancária ou seguro-caução aprovado nos termos legais.9. Cauçãodefinitiva:5%dopreçototaldaadjudicação(dasimportânciasqueoempreiteirotiverareceber,emcadaum dospagamentosparciaissãodeduzidos5%paragarantiadocontrato,parareforçodacauçãodefinitivaaprestar).10. Preço base: não há.11. Condições de admissão: serão admitidos como concorrentes as entidades inscritas na DSSOPT para execução de obras, bem como as que à data do concurso tenham requerido a sua inscrição, neste último caso a admissão é condicionada ao deferimento do pedido de inscrição.12. Local, dia e hora limite para entrega das propostas: Local: sede do GDI, sita na Av. do Dr. Rodrigo Rodrigues, Edifício Nam Kwong, 10.º andar; Dia e hora limite: dia 3 de Novembro de 2011, quinta-feira, até às 17,00 horas.13. Local, dia e hora do acto público: Local: sede do GDI, sita na Av. do Dr. Rodrigo Rodrigues, Edifício Nam Kwong, 10.º andar, sala de reunião; Dia e hora: dia 4 de Novembro de 2011, sexta-feira, pelas 9,30 horas. Os concorrentes ou seus representantes deverão estar presentes ao acto público de abertura de propostas para os efeitos previstos no artigo 80.º do Decreto-Lei n.º 74/99/M e para esclarecer as eventuais dúvidas relativas aos documentos apresentados no concurso.14. Local, hora e preço para obtenção da cópia e exame do processo: Local: sede do GDI, sita na Av. do Dr. Rodrigo Rodrigues, Edifício Nam Kwong, 10.º andar; Hora: horário de expediente; Preço: $5 000,00 (cinco mil patacas).15. Critérios de apreciação de propostas e respectivos factores de ponderação: -Preçorazoável60% -Planodetrabalhos10% -ExperiênciaeQualidadeemobras18% -IntegridadeeHonestidade12%16. Junção de esclarecimentos: Os concorrentes poderão comparecer na sede do GDI, sita na Av. do Dr. Rodrigo Rodrigues, Edifício Nam Kwong, 10.º andar, a partir de 19 de Outubro de 2011 (inclusive) e até à data limite para a entrega das propostas, para tomar conhecimento de eventuais esclarecimentos adicionais.

Gabinete para o Desenvolvimento de Infra-estruturas, aos 12 de Setembro de 2011.

O Coordenador do Gabinete Chan Hon Kit

Page 8: Hoje Macau 21 SET 2011 #2458

QUARTA-FEIRA 21.9.2011

8www.hojemacau.com.mo vida

CIENTISTAS chineses clonaram um porco que ganhou estatuto de herói no país, em

2008, após ter sobrevivido ao terramoto que assolou a província de Sichuan quando ficou um mês debaixo dos escombros, segundo in-formações divulgadas pela imprensa chinesa. Seis leitões idênticos foram gerados a partir do ADN de Zhu Jiangqiang, um animal de 150 quilos apelidado de «o porco da boa vontade».

Zhu é castrado e tem cinco anos de idade - o que, para padrões humanos, equivaleria a 60 anos. O animal sobreviveu ao terramoto de 8 pontos de magnitude bebendo água da chuva e comendo carvão. Mais de 90 mil pessoas ou foram mortas ou ficaram desaparecidas em consequência do terramoto na China, consi-derado o maior desastre natural já ocorrido nesta geração no país.

Em entrevista ao jornal Sunday Morning Post, o cientista Du Yutao, que liderou o projec-to de clonagem, reservou calorosos elogios ao animal, dizendo que «este porco maravilhoso voltou a surpreender-nos».

De acordo com o diário chinês, os leitões possuem uma notável semelhança com o pai, como um sinal de nascença entre os olhos.

PELO menos cinco especialistas em comér-cio internacional disseram que as políticas

do Governo chinês que tornam antieconómi-co vender um carro eléctrico importado na China sem transferir tecnologia poderiam violar regras da Organização Mundial de Comércio (OMC), da qual a China faz parte.

“As regras não permitem que um país imponha um requisito que afecte a venda, distribuição ou compra interna de um produ-to de uma maneira que favoreça seu próprio produto sobre as importações”, disse Carolyn B. Gleason, uma sócia da McDermott Will & Emery em Washington e uma experiente especialista em casos na OMC.

Autoridades comerciais americanas terão de rever os detalhes da disponibilidade de subsí-dios chineses a carros, disse Nkenge Harmon, uma porta-voz do Gabinete do Representante de Comércio dos Estados Unidos. Mas acrescen-tou que, “embora os Estados Unidos partilhem

Clickecológico

UMA NOVA ÁREA PROTEGIDA PARA O PERU? • A Sociedade de Geografia de Lima e o Ministério da Cultura do Peru anunciaram que vai ser proposta ao Governo peruano a criação de uma área protegida para conservar a região onde nasce o rio Amazonas, nomeadamente para a defender da exploração mineira.

CIENTISTAS CLONAM PORCO QUE SOBREVIVEU A TERRAMOTO

Pai de seis leitões

SUBSÍDIOS A CARROS ELÉCTRICOS GERA POLÉMICA

Proteccionismo ilegalo desejo da China de apoiar o desenvolvimento e utilização de veículos eléctricos, fomos claros de que é importante que nós e outros parceiros comerciais empreguemos políticas que não discriminem empresas estrangeiras e produtos estrangeiros”.

O Ministério do Comércio chinês não respondeu a perguntas formuladas por agências internacionais por telefone, e-mail ou fax sobre se a política de subsídio atende às obrigações da China na OMC.

Autoridades americanas e da União Europeia já fizeram uma série de protestos informais a autoridades chinesas sobre a questão do subsídio aos carros eléctricos, de acordo com uma outra autoridade ocidental, que pediu anonimato em face da sensibilidade diplomática da questão.

O Governo chinês propôs a condição de subsídio num esboço de política que circulou por fabricantes de automóveis chinesas e multinacionais. A liberação final da política deve ocorrer no final deste mês, após o que seria mais difícil mudá-la, segundo a auto-ridade ocidental.

David Sandalow, secretário-adjunto de Energia para assuntos políticos e internacio-nais dos Estados Unidos, disse que o Depar-tamento de Energia, que ajudou a General Motors durante muitos anos na pesquisa com carros eléctricos, “não tem nenhum comentário a fazer desta vez”.

China e Índia responsáveis por metadedo consumo de energia entre 2008 e 2035

Os motores que aumentam aprocura de energia

Page 9: Hoje Macau 21 SET 2011 #2458

QUARTA-FEIRA 21.9.2011

9www.hojemacau.com.mo

DEZENAS de milhares de manifestan-tes desfilaram em Tóquio para dizer

“Fukushima nunca mais” e exigir “o fim das centrais nucleares”, pouco mais de seis meses depois do acidente na central de Fukushima.

Cerca de 60.000 pessoas desfilaram, segundo os organizadores, durante uma

UM satélite do tamanho de um au-tocarro vai embater, na sexta-feira,

contra a Terra, previu ontem a NASA, citada pela agência Efe, ressalvando, no entanto, o risco “extremamente peque-no” para os habitantes do ‘planeta azul’.

Para a agência espacial norte-ameri-cana, a probabilidade de os restos do sa-télite de Investigação de Alta Atmosfera,

que pesa 5,6 toneladas, atingirem uma pessoa é muito remota - uma em 3200.

Sabe-se que o engenho espacial vai chocar contra a Terra nas latitudes situ-adas entre o norte do Canadá e o sul da América do Sul. A NASA estima que tal aconteça na sexta-feira, sem descartar a hipótese de o fenómeno ocorrer um dia antes ou depois.

Os cientistas calculam que o satélite se despedaçará ao entrar na atmosfera e que pelo menos 26 grandes pedaços do engenho sobrevivam a altas temperaturas no regresso à Terra e caiam sobre o planeta.

Desenhado para medir as alterações climáticas e os efeitos da poluição, o satélite, lançado em 1991, encetou o seu caminho de volta à Terra há seis anos.

O consumo mun-dial de energia vai crescer 53% entre 2008 e 2035,

sendo a China e a Índia res-ponsáveis por metade desse crescimento, de acordo com um documento do governo dos Estados Unidos, ontem divulgado.

Um relatório do Depar-tamento Norte-Americano da Energia prevê que a China e a Índia, “os mo-tores predominantes do aumento da procura de energia” serão, em conjun-to, responsáveis por 31% do consumo mundial de energia em 2035, acima dos 21% de 2008. “Em 2035, o consumo energético esti-

mado da China é 68% su-perior ao dos Estados

Unidos”, calcula--se no relatório,

que refere que o crescimento de 53% no con-sumo mundial de energia en-

tre 2008 e 2035 equivale a uma

taxa anual de cres-cimento de 1,6%.

Reconhecendo que “o mundo continua a re-cuperar da recessão de

2008-2009”, o documento afirma que esta recupe-ração “é desigual”: nas economias desenvolvidas, a recuperação tem sido “lenta em comparação com as recuperações [de crises] do passado”, ao passo que, nas economias emergentes, “o crescimen-to continua elevado”.

A procura de energia nas economias da Organi-zação para a Cooperação e o Desenvolvimento Econó-mico (OCDE) cresce a um ritmo lento nas economias da OCDE, a uma taxa anual de 0,6% para o período considerado, enquanto nas economias emergentes fora da OCDE é de 2,3%.

O documento aponta ainda que a maioria do consumo energético se verificará nos países fora da OCDE, prevendo-se um aumento de 85% do consumo nestes países. En-tre os países asiáticos não pertencentes à OCDE, lide-rados pela China e Índia, o consumo aumentará 117% de 2008 a 2035, prevendo--se também “um forte crescimento” na maioria das restantes regiões fora daquela organização.

Planetaem números

toneladas de peixe morre-ram na semana passada no rio Pardo, no Estado brasileiro de São Paulo, devido à contaminação por material orgânico.3

JAPÃO | MANIFESTANTES NAS RUAS CONTRA CENTRAIS NUCLEARES

“Fukushima nunca mais!”

SATÉLITE CHOCA CONTRA A TERRA NA SEXTA-FEIRA

Um autocarro do espaço

das mais importantes manifestações desde 11 de Março, dia do sismo de magnitude 9 e do enorme tsunami que provocaram a falha da central de Fukushima Daiichi, a 220 quilómetros a nordeste de Tóquio.

“Fim das centrais nucleares! Fukushi-ma nunca mais!”, gritavam os manifestan-tes, reunidos no centro da capital.

Presente, o prémio Nobel da literatura Kenzaburo Oe declarou à multidão que “alguns dizem que é impossível viver sem a energia nuclear, mas é uma mentira”: “A energia nuclear é sempre acompanhada de destruição e sacrifícios”.

Organizada por várias associações anti-nuclear, a manifestação também contou com a presença de moradores de Fukushima Daiichi, que foram forçados a deixar as casas.

O novo primeiro-ministro japonês, Yoshihiko Noda, prometeu anunciar a partir de hoje e até ao verão de 2012 uma nova politica energética, na qual a parte

nuclear será reduzida e substituída por energias renováveis.

Antes do acidente de Fukushima, o pior desde o de Chernobil, na Ucrânia, em 1986, o Japão previa aumentar a per-centagem do nuclear na sua produção de electricidade, de menos de 30% em 2010 para 50% em 2030.

CIENTISTAS CLONAM PORCO QUE SOBREVIVEU A TERRAMOTO

Pai de seis leitões

PRIMO DO “VELOCIRAPTOR” DESCOBERTO NO UTAHNovo dinossauro foi encontrado na América do Norte. Era carnívoro, corredor e estava aleijado numa pata. Não pesaria mais de 38 quilos, estava coberto de penas mas não era uma ave. O Talos sampsoni, como lhe chamaram os paleontólogos que o descobriram e estudaram, é um novo membro da grande família dos dinossauros, que hoje é apresentado nas páginas revista científica PLoS ONE pelos seus descobridores. No seu cartão de visita lê-se que o seu primo mais próximo era o temível Velociraptor, o dinossauro carnívoro de pequeno porte que o filme Jurassic Park, de Steven Spielberg, celebrizou como predador terrível e também muito manhoso.

Page 10: Hoje Macau 21 SET 2011 #2458

QUARTA-FEIRA 21.9.2011

10www.hojemacau.com.mo CULTURA

Carlos [email protected]

NASCEU em Ma-cau e diz que regressar ao Ex-tremo Oriente é

um regresso a casa. Ícone ‘pop’ e, à sua medida, sexual da doméstica e emergente in-dústria musical portuguesa dos anos 80, uma das vozes da filosofia nacionalista que informou os “Heróis do Mar” e mais tarde, e mais elaborado, o “Madredeus”, Rui Pregal da Cunha par-ticipa no próximo Festival Internacional de Música, com início em Outubro, integrado no projecto “Ar de Rock”: um colectivo de músicos portugueses intér-pretes de grandes sucessos comerciais que marcaram um tempo. Ao Hoje Macau, o autor diz que foi uma espécie de ‘posterboy’ da sua gera-ção e que esta exploração da memória feita pelo “Ar de Rock” não o incomoda. Tal

Rui Pregal da Cunha, ex-Heróis do Mar, no Festival Internacional de Música

“Fui um ‘posterboy’ da minha geração”como não sente estranheza em voltar ao sítio onde foi feliz, embora já não esteja certo de encontrar aqui o tal ‘dim sum’ ou o chá das cinco no mesmo casino Lisboa de finais dos anos 80. As memórias imperiais mantêm-se, a realidade é que mudou, mas Macau, diz, marcou absolutamente o seu percurso pessoal e artístico do mesmo modo que afectou o registo dos Heróis do Mar como se pode escutar em temas como “Os Canhões da Bela Vista” ou “Revolução”. Conversa sobre a figura, nostalgia dos 80 e música portuguesa “ainda à procura de si própria”.Que reportório é que está a pensar trazer a Macau? E porque justamente esse? Tem alguma relação com o facto do concerto ser em Macau?O repertório escolhido pelo projecto Ar de Rock é unânime na sua transversalidade. São

canções que marcaram gerações portuguesas, hinos da pop-rock nacional.Porque são canções que gostei originalmente de cantar, e que, mesmo no prazer que recebo em as interpretar, não tem propriamente relação directa com esta ou outra vinda à minha terra natal.

Não vinha a Macau desde o fim dos anos 80. Apesar de cá ter nascido só cá voltei já em adulto quando a imagem de uma “fuga para a China em triciclo” era só alimentada pelas palavras familiares e não pela memória. Na altura foi uma espécie de regresso do filho pródigo, pois no final sempre que estou no

ideia do que vou encontrar. Mas de uma coisa tenho certeza total: vou comer muito bem, tenho saudades da comida chinesa como ela é de verdade e não como é confeccionada na Europa.Que inspiração é que Macau, o Macau português, como espaço do império às portas da grande China, teve no trabalho dos Heróis do Mar, e especialmente em 1986 quando lançam o propriamente dito “Macau”? Que lugar teve nesse imaginário imperial que os “Heróis do Mar” desenharam na pop portuguesa dos anos 80?A nossa passagem por Macau deixou marcas nada indeléveis na psique do grupo. Na altura, por esse “estar” em longínquo solo nacional, bastião ultimo desse tudo sobre o qual, bom ou mau, cantámos uma carreira. Um percurso que não conseguiu ser

alheio à viagem que tanto influenciou o disco que veio depois, esse Macau dos “Canhões da Bela Vista” e da “Revolução”. Se no primeiro disco indagávamos sobre esse “Olhar no Oriente” aqui o dado adquirido da experiência acabou por funcionar em modo via-de-facto, “estive lá, fiz isso”... Medicamentos na Nolasco da Silva, espirituosos, chá das 5 ou mesmo chips no Lisboa, meia de leite na Vaquinha, dim sum onde nos servissem o melhor, porque em Lisboa nem sabiam o que isso era. Sempre afirmei que a música que faço é fruto de experiências, variadas, cosmopolitas, internacionais ou regionais, despoletadoras de sensações que conduzem à vontade de outras tantas. Considera que existe uma recuperação dessa retórica no pop português

“Um projecto como o Ar de Rock é um tributo, uma homenagem a sons e as canções que fazem parte da memória colectiva de um povo. Como hoje toda a gente sente tudo muito mais descartável por vezes sabe bem ouvir algo familiar, conhecido”

Ou talvez tenham, afinal elas e eu estaremos para sempre ligados.Há quanto tempo cá não vinha? Que memórias é que guarda de Macau? Que expectativas tem em relação à cidade, às pessoas?

Extremo Oriente acabo por me sentir como que em casa. Sei, por reportagens, que a cidade que vou encontrar transfigurou-se e cresceu rumo ao céu, quanto às pessoas, vou ser sincero, não faço a menor

Page 11: Hoje Macau 21 SET 2011 #2458

QUARTA-FEIRA 21.9.2011

11www.hojemacau.com.mo

PUB

Joana [email protected]

NASCEU em Zurique há 32 anos e viveu na

África do Sul, Nova Iorque, Japão e Berlim durante longos períodos. Agora, Stefan Rusconi pisa pela primeira vez o território com a sua banda, onde dará um concerto único de jazz e rock. Confuso?

Dizem reinterpretar o jazz com o espírito do rock e fazer a sua própria música. A banda suíça Rusconi é com-posta pelo pianista Stefan Rusconi – que dá também o nome à banda –, Fabian Gis-ler, no contrabaixo, e Claudio Strüby, na bateria.

O grupo está em Macau, onde actua pela primeira vez amanhã no Albergue SCM. O ano passado, naquela que foi a primeira ‘tour’ pela China, os Rusconi prometeram re-gressar a estas bandas, dado o “entusiasmo da audiência chinesa”. “Temos pena que nos tenha levado um ano inteiro a regressar”, frisou Stefan, que diz só ter-se aper-cebido que vinha a Macau quando já estava no avião.

“Estou ainda mais en-tusiasmado, porque é a primeira vez que actuamos aqui”, disse.

Não obstante todo o êxtase a que a sua música incita, os Rusconi afirmam que o som em si permanece cristalino, preciso e leve como o ar.

No seu repertório, a banda teve já experiências inspiradas na Sonic Youth – uma banda de rock alter-nativo norte-americano de 1981. Agora, apesar de não a deixarem de lado, afir-mam ter novos caminhos, que incluem a exploração das próprias vozes e de novos sons.

“Agora, queremos tra-balhar novas ideias. Nós via-jamos bastante e ouvimos imensa música diferente. Isso inspira-nos de tal for-ma, que queremos utilizar isso para criar o nosso próprio material”, explicou Stefan Rusconi.

A China serviu como

EMOTICONS FAZEM 29 ANOS :)Parece impossível que algo que hoje está tão plenamente identificado com a cultura online e dos sms como os emoticons, tenha sido sugerido numa época em que a Internet era um embrião e a troca de mensagens através de dispositivos móveis parecia algo retirado da ficção científica. Mas foi há 29 anos que, pela primeira vez, foram sugeridos os símbolos generalizados que sugerem emoções, como passíveis de serem utilizados nas então arcaicas comunicações online. Símbolos que, por si só, são elementos de escrita como vírgulas ou parênteses foram juntados para simbolizar expressão. Numa mensagem colocada no dia 19 de Setembro de 1982, no chat dos estudiosos de ciência electrónica, Scott Fahlman, cientista na Universidade de Carnegie Mellon, sugeriu os dois símbolos como forma de distinguir os posts sérios dos irónicos.

RUSCONI ACTUAM AMANHÃ NO ALBERGUE SCM

Uma mistura entre caos e belezaactual? Faço esta pergunta recordando a sua colaboração com “Os Golpes”.É engraçado chegarmos a este ponto na conversa. Na verdade nem era uma retórica na altura nem é uma recuperação hoje. A música dos Golpes vive por si, não é um revivalismo. É adulta, informada do que ficou para trás, sequiosa por marcar em tudo o que ainda está por ser feito.

da lança o “Qilin Records”, produzido pela sua própria editora, depois de concertos pela Ásia e Europa.

Depois de Macau, Hong Kong e Xangai são alguns dos muitos locais onde os Rusconi vão tocar. Para já, o grupo pode ser visto e sen-tido amanhã, no Albergue SCM, pelas 20h30. Se ainda está indeciso em saber se vai ou não assistir ao concerto, Stefan Rusconi dá-lhe uma ajuda: “A nossa música é uma mistura entre pop experimental e improviso, barulho, caos e beleza. Ins-piramos as pessoas e damos à audiência um sentimento de alegria e unidade. Jazz é a palavra ideal para des-crever isso. Se gosta disso também, não deve perder o nosso concerto”.

parte dessa inspiração: “A nossa última ‘tour’ na China deu-nos tamanha energia, que até o público europeu

sentiu a diferença quando regressámos e tocámos lá outra vez”, ressalva Stefan.

Em Março de 2012, a ban-

fácil, não é demanda para qualquer um. Mas passa por um continuo reavaliar da nossa cultura, e isso é algo que todos podemos fazer.Os anos oitenta e o seu Ar de Rock parecem funcionar já hoje como um reservatório nostálgico capaz de alimentar um mercado de memória. Concorda? Como é que avalia projectos como este em que vem integrado a Macau?Para bem ou para mal acabei por ser uma espécie de ‘posterboy’ da minha geração. Não me incómodo com a nostalgia desde que não seja um refúgio, desde que não desencontrada da inovação, ou de uma demanda diária, quase obrigatória hoje, por tudo o que é feito por esse mundo fora. Um projecto como o Ar de Rock é um tributo, uma homenagem a sons e as canções que fazem parte da memória colectiva de um povo. Como hoje toda a gente sente tudo muito mais descartável por vezes sabe bem ouvir algo familiar, conhecido. Não deixa de ser uma exploração dessa memória mas é feita com virtude e talento. Todos os músicos aqui envolvidos já deram o seu contributo para um nico dessa saudade que vibra assim nas nossa vozes.À distância de 20 e tantos anos, com a sua experiência sucessiva, com os Lx 90/ Kick Out of The Jams, que leitura faz hoje da produção musical português?A música em Portugal continua à procura de si própria, tem um público mas continua a tentar surpreendê-lo e ainda bem, porque essa é a missão derradeira do artista, não se conformar, tentar encontrar novas vias e formas, “achas para a fogueira”, argumentos válidos para que dentro de 20 ou 30 anos outras gerações trauteiem estas e outras canções. Todo o mecanismo da indústria em si pode estar combalido mas vai sempre aparecer mais alguém que nos traga um pouco de energia ao corpo e alento à voz.

“Há músicos que não gostam de admitir isso, a arte é maior que as pessoas. A inspiração pode muito bem dar lugar a um naufrágio intelectual, tudo em demanda de um lugar à sombra do sucesso comercial. Ser pop não é tarefa fácil”

E nisso move-se como que numa vontade semelhante à nossa, a dos Heróis do Mar na altura. Pela vontade de ‘showmanship’, e uma tenaz e escorreita utilização da língua materna como veículo comunicador dentro do universo da música eléctrica. Por vezes, há músicos que não gostam de admitir isso, a arte é maior que as pessoas. A inspiração pode muito bem dar rápida e displicentemente lugar a um naufrágio intelectual, tudo em demanda de um lugar à sombra do sucesso comercial. Ser pop, leia-se popular, ou seja entender o pulsar cultural, não é tarefa

Page 12: Hoje Macau 21 SET 2011 #2458

QUARTA-FEIRA 21.9.2011

12www.hojemacau.com.mo DESPORTO

PUB

Marco [email protected]

CINCO encontros dispu-tados, quatro vitórias, 21

golos marcados, nove sofri-dos. A selecção de hóquei no gelo do território assinou no último fim-de-semana a sua melhor prestação de sempre em provas internacionais, ao conquistar um dos troféus em disputa no âmbito da edição de 2011 do Torneio Interna-cional de Hóquei no Gelo de Hong Kong.

A equipa supreendeu tudo e todos ao levar a melhor sobre o Hong Kong Troopers na final da Taça Bauhínia, o menos apetecido dos troféus atribu-ídos no certame organizado pela Associação de Hóquei no Gelo de HK. Equivalente à bowl dos eventos de râguebi, a Taça Bauhínia destinava-se às equipas que terminaram a fase regular da prova na terceira posição dos grupos em que se encontravam colocadas. Um

SELECÇÃO DE HÓQUEI NO GELO BRILHA EM HONG KONG

A Bauhínia é deles

único desaire privou os atletas do território de conseguirem lutar por objectivos mais re-levantes, mas a formação do Lótus entrou ainda assim no certame com o patim direito, ao conseguir uma sofrida e inédita vitória por 4-3 frente a Taiwan.

A competição formações oriundas de paragens tão

distintas como o Canadá, as Fi-lipinas, a China ou o Japão e foi precisamente o representante nipónico a impor ao seis da RAEM a única derrota a ma-cular a participação de Macau no evento. Frente aos atletas da Mitsubishi Corporation, o voluntarismo demonstrado frente ao conjunto da Formosa não bastou e a selecção do ter-

ritório acabou copiosamente goleada por seis a dois.

Com uma vitória e uma derrota, a selecção do Lótus podia ainda sonhar com a presença na plate caso o seis da Mitsubishi levasse a melhor sobre Taiwan no derradeiro desafio da fase de grupos. As expectativas dos atletas da RAEM acabaram, no entanto, por sair frustradas. A vitória do conjunto formosino por duas bolas a uma acabou por travar a progressão da formação do território, mas abriu portas a uma vitória categórica de Macau nas lides da Taça Bauhínia.

No primeiro braço de ferro da segunda fase da compe-tição, o seis do organismo liderado por Winston Chan Kwun Fai deu o mote para

o que se veio a revelar uma caminhada tranquila rumo a uma vitória aparentemente fácil. No frente-a-frente com os Manila Thunder, a selecção de Macau goleou a congénere filipina por cinco golos sem resposta.

No segundo desafio da segunda fase da competição, o seis de Macau voltou a mostrar veia goleadora, atro-pelando a formação do Hong Kong Troopers. Os dois triun-fos catapultaram Macau para a final da prova. No encontro decisivo perante o Troopers, a RAEM repetiu o resultado al-cançado no primeiro encontro.

O brilharete deixou o presidente da Associação de Hóquei no Gelo de Macau entusiasmado com a margem de progressão do grupo de trabalho do território. Winston Chan acredita que a selecção da RAEM pode fazer boa figura na edição de 2012 dos Jogos Nacionais de Inverno da China.

“Foi um torneio excepcio-nal a todos os níveis. Nunca antes tínhamos conseguido resultados tão satisfatórios, o que de certa forma prova que as estratégias de desen-volvimento da modalidade estão a dar frutos. Os atletas que integram a selecção são todos ainda muito jovens, a média de idades dos jogadores é de vinte e poucos anos, pelo que a equipa tem ainda uma enorme margem de progres-são. O nosso objectivo agora é o de fazer boa figura nos Jogos Nacionais de Inverno, em Janeiro do próximo ano”, explica o dirigente.

A edição de 2011 do Tor-neio Internacional de Hóquei no Gelo de Hong Kong foi ganha pela formação dos Vancouver Bulls. O conjunto canadiano derrotou o Beijing Hokay por três bolas a zero na final da Cup. Na plate, o triunfo sorriu a Taiwan, que se impôs por 5-2 frente à for-mação dos Hong Kong Giants.

Page 13: Hoje Macau 21 SET 2011 #2458

[ ] CinemaCineteatro | PUB

[f]utilidadesQUARTA-FEIRA 21.9.2011www.hojemacau.com.mo

13SALA 1LOVE IN SPACE [B] FALADO EM PUTONGHUAUm filme de: Wing Shya, Tony ChanCom: Aaron Kwok, Rene Liu, Eason Chan14.30, 16.30, 19.30, 21.30

SALA 2ONE DAY [B] Um filme de: Lone ScherfigCom: Emma Morley, Jim Sturgess, Patricia Clarkson14.30, 16.30, 19.30, 21.30

THE WHISTLEBLOWER [C] Um filme de: Larysa KondrackiCom: Rachel Weisz, Vanessa Redgrave14.30, 16.30, 21.30

SALA 3RISE OF THE PLANETOF THE APES [B] Um filme de: Rupert WyattCom: James Franco, Freida Pinto, John Lithgow19.30

[Tele]visãowww.macaucabletv.com

STAR SPORTS 31 12:00 Rugby World Cup 2011 Italy vs. Russia14:00 International Motosport News 2011 14:50 Rugby World Cup 2011-Match Day Highlights 15:20 (LIVE) Rugby World Cup 2011 Tonga vs. Japan17:30 Game 18:00 Superleague Formula 2011 Round 3 18:55 (LIVE) Asian Olympic Qualifiers Final Japan vs. Malaysia20:55 (LIVE) Asian Olympic Qualifiers Final Uzbekistan vs. Iraq23:00 (LIVE) Score Tonight 23:30 Ace 2011

STAR MOVIES 4012:00 Black Hawk Down14:20 Harry Brown16:05 Second In Command17:40 Sunshine Cleaning19:15 Six Days, Seven Nights21:00 Pillars Of The Earth22:55 The Net, The00:50 The Sin Eater

HBO 4112:00 The Book Of Eli14:00 Platoon16:00 The Beautician And The Beast18:00 Leap Year20:00 Coming To America22:00 Eat, Pray, Love00:20 Game Of Thrones

CINEMAX 4212:30 Sea Of Love14:30 Hercules And The Amazon Women16:00 The Bride Of Frankenstein17:30 Earth Vs. The Flying Saucers19:00 Hard Target20:30 American Ninja22:00 The International00:00 Amusement

MGM 4311:45 I Want to Live13:30 Foxes15:15 Cop17:00 Taking of Beverly Hills18:45 Mississippi Burning21:00 Il Tango Della Gelosia23:00 Just Between Friends

DISCOVERY CHANNEL 5013:00 Mythbusters14:00 Sons Of Guns15:00 Kidnap & Rescue16:00 I Was Bitten17:00 Dirty Jobs18:00 How Its Made18:30 How Do They Do It?19:00 Deconstructed19:30 Factory Made20:00 Enigmatic Malaysia21:00 Freedom Rising

(MCTV 50) Discovery Channel15:00 KIDNAP & RESCUE

TDM13:01 TDM News - Repetição13:30 Jornal das 24h14:30 RTPi DIRECTO19:30 Amanhecer20:25 Acontecimentos Históricos20:30 Telejornal21:00 Jornal da Tarde da RTPi22:10 JK22:55 Acontecimentos Históricos23:00 TDM News23:30 Viúva Rica Solteira não Fica01:40 Telejornal (Repetição)02:10 RTPi DIRECTO

INFORMAÇÃO TDM

RTPi 8214:00 Telejornal Madeira 14:30 A Hora de Baco15:00 Magazine Venezuela Contacto15:30 Ingrediente Secreto - Ovo16:00 Bom Dia Portugal 17:00 Quem Quer Ser Milionário – Alta Pressão 17:45 Resistirei18:30 Inesquecível20:00 Jornal Da Tarde 21:15 O Preço Certo22:00 Magazine Venezuela Contacto22:30 Portugueses Sem Fronteiras23:00 Portugal no Coração

TVB PEARL 8306:00 Bloomberg West07:00 First Up07:30 NBC Nightly News08:00 Putonghua E-News08:30 ETV10:30 Inside the Stock Exchange11:00 Market Update11:30 Inside the Stock Exchange11:32 Market Update12:00 Inside the Stock Exchange12:02 Market Update12:30 Inside the Stock Exchange12:35 Market Update13:00 CCTV News - LIVE14:00 Market Update14:40 Inside the Stock Exchange14:43 Market Update15:58 Inside the Stock Exchange16:00 Angelo Rules16:30 Chuggington16:55 Chuggington Badge Quest17:00 Escape From Scorpion Island17:30 Eco Company18:00 Putonghua News18:10 Putonghua Financial Bulletin18:15 Putonghua Weather Report18:20 Financial Report18:30 Foot Brazil19:00 Lonely Planet: Best in Asia19:30 News At Seven-Thirty19:50 Weather Report19:55 Earth Live20:00 What’s Really in Our Food?20:30 Bones22:00 Man vs Wild22:30 Marketplace22:35 Fringe23:30 The CEO Connection 23:35 Dolce Vita p.s.23:40 World Market Update23:45 News Roundup 00:00 Earth Live 00:05 Heroes00:55 Money Magazine01:25 Global Football01:50 European Art at the MET02:00 Bloomberg Television05:00 TVBS News05:30 CCTV News

ESPN 3012:30 Ettu European Champions League Men15:30 MLB Regular Season 2011 Tampa Bay Rays vs. New York Yankees18:30 (Delay) Baseball Tonight International 2011 19:30 (LIVE) Sportscenter Asia 20:00 Chang World of Football 20:30 Simply The Best 21:00 Beach Soccer Worldwide Miami Cup 2011 USA vs. Brazil22:00 Sportscenter Asia 22:30 Rugby World Cup 2011 Tonga vs. Japan

22:00 Miracle Detectives23:00 River Monsters00:00 Freedom Rising

NATIONAL GEOGRAPHIC CHANNEL 5113:00 Hitler’s Secret Weapon14:00 Perilous Journeys15:00 Big, Bigger, Biggest16:00 Ghost Ship: Resurrection17:00 World’s Deadliest Animals18:00 Jellyfish Invasion19:00 Seconds From Disaster20:00 D-Day: Men And Machines21:00 Swamp Men22:00 Dog Whisperer00:00 Shark Men

ANIMAL PLANET 5213:00 Dark Days In Monkey City13:30 Echo And The Elephants Of Amboseli14:00 Cats 10115:00 Polar Bears16:00 Bull Shark17:00 Stranger Among Bears18:00 Meerkat Manor19:00 The Jeff Corwin Experience20:00 Dark Days In Monkey City20:30 Echo And The Elephants Of Amboseli21:00 Moon Bears22:00 Duel In The Swamp23:00 Stranger Among Bears00:00 Meerkat Manor

HISTORY CHANNEL 5413:00 Modern Marvels14:00 The Real Robin Hood16:00 The Kennedys18:00 Modern Marvels19:00 UFO Hunters20:00 Ancient Aliens21:00 The Kennedys23:00 American Restoration00:00 Ancient Discoveries

BIOGRAPHY CHANNEL 5513:00 I Survived14:00 Hoarders15:00 Gene Simmons: Family Jewels17:00 Flip This House18:00 Sell This House18:30 Billy The Exterminator19:00 Hoarders20:00 Gene Simmons: Family Jewels21:00 Child of Our Time: 200123:00 Hoarders00:00 I Survived

AXN 6212:15 CSI: Ny13:05 The Guardian14:00 Masters Of Illusion14:55 The Amazing Race15:50 CSI: Ny16:40 Ncis: Los Angeles17:30 Leverage18:20 CSI: Crime Scene Investigation19:15 Impossible: The World’S Greatest Magicians 201120:10 The Amazing Race21:05 Leverage22:00 CSI: Miami22:55 CSI: Crime Scene Investigation23:50 CSI: Miami00:45 CSI: Crime Scene Investigation

STAR WORLD 6312:10 The Bachelorette13:05 Hell’s Kitchen14:00 America’s Next Top Model14:55 Raising Hope15:25 iTunes Festival 201116:20 Ugly Betty17:15 Got To Dance UK17:40 Star World Music Specials18:10 The Bachelorette19:05 How I Met Your Mother19:30 Raising Hope20:00 Hell’s Kitchen20:55 America’s Next Top Model21:50 Glee22:45 The Bachelorette23:40 How I Met Your Mother00:05 America’s Next Top Model

Su doku

[ ] Cru

zadas

REGRAS |Insira algarismos nos quadrados de forma a que cada linha, coluna e caixa de 3X3 contenha os dígitos de 1 a 9 sem repetição

SOLUÇÃO DO PROBLEMADO DIA ANTERIOR

HORIZONTAIS: 1-OLE. MOBILAR. 2-AEREA. OSACA. 3-RS. BIBE. AS. 4-IA. UDARIAM. 5-SIAR. R. NIAL. 6-T. GNU. SOA. I. 7-OCRE. F. DRIL. 8-LEONICO. DA. 9-SA. EMIR. AC. 10-IMITO. AONDE. 11-CARENAR. TEO.VERTICAIS: 1-OARISTO. SIC. 2-LESAI. CLAMA. 3-ER. AGRE. IR. 4-EBURNEO. TE. 5-MAIS. U. NEON. 6-O. BAR. FIM. A. 7-BOER. S. CIAR. 8-IS. INODORO. 9-LA. AIAR. NT. 10-ACAMA. IDADE. 11-RAS. LILACEO.

SOLUÇÕES DO PROBLEMA

HORIZONTAIS: 1-Grita-se nas touradas. Guarnecer de mobília. 2-Abstracta (Fig.). Cidade do Japão. 3-Estado do Rio Grande do Sul, Brasil (abrev.). Avental com mangas para crianças. Peça de dominó. 4-prosseguia. Vestiriam. 5-Fechar as asas para descer mais depressa (a ave). Ninho (Prov.). 6-Antílope africano de chifres como o bisão e cauda de cavalo. Ressoa. 7-Argila colorida. Tecido branco de linho. 8-Relativo a leão. Oferece. 9-Sua (Arc.). O m. q. amir. Antes-de-Cristo (abrev.). 10-Copio. Para que lugar. 11-O m. q. querenar (Náut.). Deus (Pref.)

VERTICAIS: 1-Colóquio entre noivos. Textualmente. 2-Causai prejuízo a alguém. Exige, reclama. 3-Érbio (s.q.). O m. q. acre. Transitar. 4-Semelhante ao marfim, na cor ou na lisura. Nome de letra. 5-Maior quantidade. Elemento gasoso existente no ar em mínima proporção. 6-Estabelecimento onde se servem bebidas. Conclusão. 7-Sul-africano descendente de holandês. Remar para fazer recuar. 8-Vogal (pl.). Que não exala cheiro. 9-Algures. Suspirar. Nota do tradutor (abrev.). 10-cai doente da cama Época da vida. 11-O m. q. arrás. Relativos ao lilás.

Informação Macau Cable TV

Page 14: Hoje Macau 21 SET 2011 #2458

PUB.QUARTA-FEIRA 21.9.2011

www.hojemacau.com.mo

14

Page 15: Hoje Macau 21 SET 2011 #2458

OPINIÃO QUARTA-FEIRA 21.9.2011

15www.hojemacau.com.mo

Propriedade Fábrica de Notícias, Lda Director Carlos Morais José Editor Vanessa Amaro Redacção Gonçalo Lobo Pinheiro; Joana Freitas; Lia Coelho; Rodrigo de Matos; Virginia Leung Colaboradores António Falcão; Carlos M. Cordeiro; Carlos Picassinos; José Manuel Simões; Marco Carvalho; Maria João Belchior (Pequim); Rui Cascais; Sérgio Fonseca Colunistas Arnaldo Gonçalves; Boi Luxo; Correia Marques; Gilberto Lopes; Hélder Fernando; Jorge Rodrigues Simão; José I. Duarte, José Pereira Coutinho, Marinho de Bastos; Paul Chan Wai Chi; Pedro Correia Cartoonista Steph Grafismo Catarina Lau; Paulo Borges Ilustração Rui Rasquinho Agências Lusa; Xinhua Fotografia António Falcão, Gonçalo Lobo Pinheiro; António Mil-Homens; Lusa; GCS; Xinhua Secretária de redacção e Publicidade Laurentina Silva ([email protected]) Assistente de marketing Vincent Vong Impressão Tipografia Welfare Morada Av. Dr. Rodrigo Rodrigues nº 600 E, Centro Comercial First Nacional, 14º andar, Sala 1407 – Macau Telefone 28752401 Fax 28752405 e-mail [email protected] Sítio www.hojemacau.com.mo

Pedro TadeuIn Diário de Notícias

Á vi uma capa de jornal com a foto-grafia de Alberto João num cartaz, ao estilo faroeste, sob o título “wanted”.

Já li dezenas de crónicas a acusar do pior o homem que impede a imprensa madeiren-se de ser livre. Já ouvi inúmeras frases de políticos e, até, de um primeiro-ministro, a classificar de “muito grave” o resultado do comportamento do líder regional que é capaz de alegar “estado de necessidade” para enganar as contas do Estado em mil milhões.

Quero alinhar com os puritanos justi-ceiros mas, perante tanta unanimidade, ainda por cima acompanhada pela garantia de um inquérito da Procuradoria-Geral da República - o que, diz a História, é prometer a ineficácia e a confusão total da justiça -, hesito...

Onde estão os presidentes de Tribunal de Contas que, ao longo de décadas, se li-mitaram a remeter para inócuos relatórios e pálidas recomendações o crónico incumpri-mento de regras para um registo fiável das contas do Governo Regional da Madeira?

Onde estão os ministros das Finanças e os secretários de Estado do Orçamento que ignoraram todos os sinais e alertas? Onde estão os presidentes do Instituto Nacional de Estatística e os governadores do Banco de Portugal que precisaram de uma troika estrangeira para aprender a somar e a dimi-nuir as parcelas enviadas do Funchal? Onde estão os magistrados que nunca acharam ali matéria de inquérito?

Não deviam ser investigados os pri-meiros-ministros que aceitaram sempre pagar mais a Jardim? Não deviam ser investigados os deputados que redigiram uma lei que penaliza com um máximo de

25 mil euros quem faz trafulhices conta-bilísticas no Estado? E os governos que negociaram votos de deputados do PSD/Madeira para aprovar diplomas na AR? E os que perdoaram as dívidas do Governo Regional? E os que sexta-feira votaram contra ou se abstiveram (CDS, PSD e PS) num projecto para auditar as contas do Governo da Madeira? Não são todos culpados de alimentar o vício?

Estamos assim tão seguros de que as con-tas do Governo central, dos Açores ou das câmaras de Lisboa e Porto estão certinhas? Não vamos ter mais surpresas de milhares de milhão? Juram? Ou é melhor não mexer mais na lama, para não acabarmos todos enterrados?

Já nem exijo que se vá ver onde foi parar tanto dinheiro, nem quantas for-tunas foram feitas à conta desta loucura financeira. Parece que sobre isso, pelos vistos, não há suspeitas. Peço, apenas, que não transformemos o horrível Jardim num bode expiatório.

O Continente tem tanta culpa neste cartório como a Madeira, seja pela omis-são, seja, pressente-se, pela vergonhosa cumplicidade.

Prender Alberto João?e os outros todos? não?

J Não deviam ser investigados os

primeiros-ministros que aceitaram sempre pagar mais a Jardim? Não deviam ser investigados os deputados que redigiram uma lei que penaliza com um máximo de 25 mil euros quem faz trafulhices contabilísticas no Estado?

Page 16: Hoje Macau 21 SET 2011 #2458

QUARTA-FEIRA 21.9.2011www.hojemacau.com.mo

CHINA ANGOLA JÁ É O MAIOR PARCEIRO AFRICANOAngola tornou-se em 2006 o maior parceiro comercial da China no continente africano, destronando a África do Sul, devido sobretudo às exportações de petróleo, indica um estudo divulgado ontem pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD). No primeiro semestre de 2008, pela segunda vez no espaço de dois anos, Angola destronou mesmo a Arábia Saudita como maior fornecedor de petróleo à China. Pelas contas do BAD, em 2006, as exportações angolanas para a China representaram 35,6% do total, fazendo daquele país o segundo maior parceiro comercial de Angola, a seguir aos Estados Unidos.

LÍBIA KHADAFI DIZ QUE SITUAÇÃO É UMA FARSAO deposto líder líbio Muammar Khadafi afirmou numa mensagem gravada, divulgada ontem, que o seu regime foi criado de acordo com a vontade do povo e que o que se está a passar na Líbia é uma “farsa”. Na mensagem áudio, transmitida pelo canal satélite com sede na Síria Arrai, Khadafi diz também que os aviões da NATO não vão poder continuar com as operações na Líbia. “O sistema político no país é um sistema baseado no poder do povo e é impossível removê-lo”, acrescentou. “As bombas dos aviões da NATO não vão perdurar”.

AUSTRÁLIA RECUSA EM CONSTRUIR O MAIOR PROSTÍBULOA Câmara de Sidney recusou por unanimidade um plano para ampliar um conhecido prostíbulo da cidade que seria transformado no maior da Austrália. O plano propunha reformar as actuais instalações do prostíbulo no popular bairro de Camperdown, muito perto do centro da cidade, para transformar o espaço num edifício de 40 quartos e 21 salas de espera. Para o município, as obras teriam um impacto nas características da zona, mas os conselheiros foram informados não só da boa gestão financeira do prostíbulo como também da oposição dos vizinhos a um aumento da capacidade do espaço pelos problemas de trânsito e condutas anti-sociais que poderiam daí advir.

PORTUGAL POSIÇÃO COMUM DA UE SOBRE PALESTINA NA ONUPortugal é dos maiores defensores de uma posição comum europeia sobre o reconhecimento da Palestina na ONU, de que depende a “voz e influência” da União Europeia, disse ontem o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas. “Os países têm evitado posições unilaterais. Se a União Europeia falar a uma só voz é ouvida e influente”, afirmou o ministro à margem dos trabalhos da Assembleia Geral da ONU, que decorre em Nova Iorque. O pedido conta com a oposição e, se chegar a ser votado, com o veto anunciado dos Estados Unidos, que têm tentado demover a liderança palestiniana deste objectivo, que consideram lesivo para o processo de paz. Segundo Paulo Portas, até ontem não havia nenhum texto de resolução conhecido sobre a Palestina, e ainda decorrem os esforços de concertação conduzidos pela Alta Representante da UE para a Política Externa, Catherine Ashton, pelo que todos os esforços estão concentrados em encontrar uma solução consensual.

SOMÁLIA ARMAS E BOMBAS COMO PRÉMIO Três crianças da Somália, vencedoras de um concurso de recitação do Alcorão, receberam como prémios armas, bombas e livros religiosos, entregues por uma estação de rádio com ligações à al-Qaeda. Segundo a agência de notícias AP, a estação de rádio Andulus, administrada pela milícia al-Shabab, anunciou na segunda-feira que o vencedor do primeiro prémio do concurso tinha ganho uma espingarda e 700 dólares, o segundo classificado recebeu uma espingarda e 500 dólares e o terceiro duas bombas. As três crianças participantes no concurso receberam ainda livros religiosos.

ITÁLIA CICCIOLINA RECEBE REFORMA DE 3000 EUROSA actriz italiana de filmes pornográficos, Ilona Staler, mais conhecida como Cicciolina, faz 60 anos em Novembro e terá direito a receber uma reforma mensal de cerca de 3000 euros pela sua passagem pelo parlamento italiano. “Algum deputado terá coragem de lembrar que foi uma deputada competente, presente e civil? Não me parece um escândalo que se reforme como todos os deputados”, comentou o parlamentar Franco de Luca, do partido do primeiro-ministro Silvio Berlusconi. Cicciolina pode obter a reforma após cinco anos de carreira parlamentar (entre 1987 e1992) e apenas tendo participado numa legislatura, algo que está previsto na lei italiana.

car toonpor Steff

ANGÚSTIAS

Piloto português garante presença no GP de Macau

Couto guia SEAT na Guia

Globalizar é tão triste como tirar ondas ao mar.Por Fernando

Ciclone

Sérgio [email protected]

O piloto português de Macau André Couto vai alinhar na Corrida da Guia no Grande Prémio

de Macau de 2011 com um SEAT Léon 1.6 Turbo da SUNRED Engine-ering, confirmou na noite de ontem a organização do Campeonato do Mundo FIA de Carros de Turismo (WTCC) no seu sítio oficial.

Esta será a terceira participação consecutiva de Couto no Circuito da

Guia com a equipa espanhola que herdou o espólio da SEAT Sport. O piloto do território vai utilizar na Corrida da Guia a última versão do SEAT Léon, já motorizada com um bloco 1.6 litros Turbo a gasolina, capaz de “performances” superio-res ao motor 2.0-litros TDI (Diesel) utilizado a época passada.

Couto fará equipa com o seu amigo e compatriota Tiago Monteiro e com o antigo campeão do mundo de turismos Gabriele Tarquini. O vence-dor do Grande Prémio de Macau de Fórmula 3 de 2000 já participou por

oito vezes na Corrida da Guia, tendo conduzido pela Alfa Romeo, Honda, BMW e SEAT. Desde que a prova macaense integrou o calendário do mundial de Turismos, Couto guarda um sétimo lugar como melhor resul-tado, na edição de 2006.

O piloto português deverá ter a companhia este ano de mais três ou quatro pilotos chineses da RAEM na prova de encerramento do WTCC 2011, mas será, como é habitual, o único dos pilotos da casa à partida com ambições de lutar por um re-sultado digno desse nome.

GONÇ

ALO

LOBO

PIN

HEIR

O