hoje macau 21 jun 2011 #2391

16
hoje AGÊNCIA COMERCIAL PICO 28721006 PUB MOP$10 macau DIRECTOR CARLOS MORAIS JOSÉ TERÇA-FEIRA 21 DE JUNHO DE 2011 ANO X Nº 2393 Numa resposta a uma interpelação do deputado Pereira Coutinho, o presidente do Instituto Cultural anunciou que até ao fim deste mês vão ser implementadas medidas reais de estímulo às indústrias culturais. E são mais que muitas . > PÁGINA 5 Acção directa GOVERNO REGULAMENTA ENSINO PARTICULAR NÃO-SUPERIOR • PÁGINA 4 Chui Sai On CHEFE ESCUTA, POVO AGRADECE • ÚLTIMA Indústrias culturais Ung Vai Meng anuncia medidas TEMPO POUCO NEBULADO MIN 22 MAX 33 HUMIDADE 55-95% CÂMBIOS EURO 11.4 BAHT 0.3 YUAN 1.2 PUB Fukushima ABERTAS AS PORTAS DO INFERNO • CENTRAIS vida Trânsito MACAU, ODISSEIA NAS ESTRADAS • PÁGINA 6

Upload: jornal-hoje-macau

Post on 07-Mar-2016

275 views

Category:

Documents


37 download

DESCRIPTION

Edição do Hoje Macau de 21 de Junho de 2011 • Ano X • N.º 2392

TRANSCRIPT

Page 1: Hoje Macau 21 JUN 2011 #2391

hoje

AGÊNCIA COMERCIAL PICO • 28721006

PUB

MOP$10macau

DIRECTOR CARLOS MORAIS JOSÉ • TERÇA-FEIRA 21 DE JUNHO DE 2011 • ANO X • Nº 2393

Numa resposta a uma interpelação do deputado Pereira Coutinho, o presidente do Instituto Cultural anunciou que até ao fim deste mês vão ser implementadas medidas reais de estímulo às indústrias culturais. E são mais que muitas . > PÁGINA 5

Acção directa

GOVERNO REGULAMENTA ENSINO PARTICULARNÃO-SUPERIOR• PÁGINA 4

Chui Sai On

CHEFE ESCUTA,POVO AGRADECE• ÚLTIMA

Indústrias culturais Ung Vai Meng anuncia medidas

TEMPO POUCO NEBULADO MIN 22 MAX 33 HUMIDADE 55-95% • CÂMBIOS EURO 11.4 BAHT 0.3 YUAN 1.2

PUB

Fukushima

ABERTAS AS PORTAS DO INFERNO• CENTRAIS

vida Trânsito

MACAU, ODISSEIA NAS ESTRADAS• PÁGINA 6

Page 2: Hoje Macau 21 JUN 2011 #2391

TERÇA-FEIRA 21.6.2011

2www.hojemacau.com.mo ACTUAL

Joana [email protected]

O continente chi-nês está já situado como o segundo maior mercado

de bens de luxo no mundo, mas pretende ver mantida ou subir essa posição. Se-gundo a imprensa chinesa de segunda-feira, a China pretende, em breve, cortar nos impostos colocados na importação de mercadorias de luxo, de forma a encorajar os comerciantes locais mais ricos a comprarem cosmé-ticos, relógios e bebidas alcoólicas mais caras.

Na China, a taxa de imposto sob os cosméticos está actualmente situada nos 50%, à frente dos 30% de taxa cobrados sob os relógios e material de joalharia. Estas percentagens têm desviado a atenção dos compradores mais ricos do continente

China vai cortar nos impostos para recuperar mercado

Venha a nós o vosso luxopara comprarem nas lojas de Hong Kong, Paris e Lon-dres. Esta é uma tendência que muitos ministérios do Governo Central pretendem ver alterada, escreve o Busi-ness Herald.

Segundo a publicação, citando fontes não-iden-tificadas, o Ministério das Finanças chinês poderá revelar um sistema fiscal renovado antes do feriado do Dia Nacional da China, em Outubro, de forma a que os consumidores possam comprar marcas de luxo no seu próprio país perante a chegada das épocas festivas do Natal e Ano Novo.

Esta tentativa em fazer

com que os compradores chi-neses mais ricos consumam produtos na China põe-se lado a lado com o plano de

Pequim em aumentar radi-calmente o consumo domés-tico e reduzir a dependência da China nas exportações do

estrangeiro, de forma a que o continente expanda ainda mais a sua economia, já a segunda maior do mundo.

Se esta alteração for avante, os impostos sobre os cosméticos, leite em pó, relógios, malas, roupas e sapatos podem ser reduzi-dos ou mesmo eliminados totalmente, cita ainda o jornal chinês.

Os fabricantes dos bens de luxo e os funcionários do departamento das finanças e comércio do Governo Central têm levado a cabo reuniões de forma a discutir o novo modelo de impostos da China, acrescentou o jor-nal China Daily.

Actualmente, devido às altas taxas de importação, os preços de mais de uma dezena de marcas de reló-gios, malas, roupas, bebidas e aparelhos electrónicos de luxo são mais caros 45% no continente do que em Hong Kong, mais 51% do que nos EUA e mais caros 72% do que em França, mostrou um estudo Ministério do Comércio da China.

É neste último país que os turistas chineses se colocam na posição dianteira dos consumidores estrangeiros com a compra de mais de 650 milhões de euros em itens de Duty Free só no ano passado.

Segundo o jornal, o gru-po de investimentos CLSA prevê que a China se torne o maior mercado de bens de luxo do mundo até 2020, uma vez que a classe média do continente emerge cada vez mais para um estatuto financeiro elevado.

O comando norte-americano na Coreia do Sul disse ontem que

a Coreia do Norte poderá lançar novos ataques contra o Sul, mas garantiu que Seul e Washington estão melhor preparados para responder à ameaça. “Embora o regime de Kim Jong-II tenha ma-nifestado a vontade de continuar a prosseguir o seu objectivo, estou convencido de que a aliança entre a Coreia do Sul e os EUA está pre-parada”, declarou o general Walter

COREIAS | SUL PREPARADO PARA ATAQUES DO NORTE NO DIA EM QUE ATACA AVIÃO CIVIL

Erros meus, má fortuna, resposta ardenteNo mesmo dia em que com-

mando norte-americano fez estas declarações, o Exército da Coreia do Sul pediu desculpa por dois militares destacados na zona fronteiriça com a Coreia do Norte terem aberto fogo por erro contra um avião comercial. Os soldados terão confundido o aparelho com uma aeronave norte-coreana.“O Exército pede desculpas à popula-ção por ter causado preocupações devido ao incidente”, disse ontem

o porta-voz do Estado Maior, o coronel Lee Bung-woo.

As autoridades sul-coreanas não adoptaram medidas disci-plinares contra os dois militares contra a aeronave da companhia sul-coreana Asiana, com 119 passa-geiros a bordo, sem terem causado, porém, qualquer dano.Pelo contrá-rio, o Exército disse que os militares, que se encontravam na ilha de Gyodong, actuaram de acordo com as regras para realizarem disparos de advertência contra um avião que consideraram inimigo, mas ga-rantiram que o treino dos soldados será reforçado para que distingam melhor os aviões civis e se previnam incidentes semelhantes.

Sharp, que comanda mais de 28 mil soldados americanos estacionados na Coreia do Sul.

“A nossa estratégia de res-posta às provocações e as nossas manobras militares conjuntas são mais fortes que nunca. No ano passado trabalhámos muito para desenvolver um plano de reacção às provocações que são adaptadas a diferentes tipos de conflitos”, acrescentou o responsável no âm-bito de um fórum sobre segurança.

O presidente do Conselho Nacional de Transição

(CNT) da Líbia, Mahmoud Jibril, vai deslocar-se na terça-feira à China para uma visita de dois dias, anunciou ontem o porta-voz do minis-tério chinês dos Negócios Estrangeiros, Hong Lei.

Ainda que a China não tenha reconhecido oficial-mente o Conselho Nacional de Transição - braço político dos rebeldes - como Gover-no legítimo daquele país, Pequim tem mantido há algumas semanas contactos com membros da oposição

PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE TRANSIÇÃO LÍBIO VISITA A CHINA

Novos amigos no horizonteEstrangeiros, Abdul Ati Al--Obeidi, dias depois de ter anunciado contactos com os rebeldes.

Antes do conflito na-quele país do norte de África, a China levou a cabo aquela que foi considerada a maior evacuação de civis no estrangeiro, tendo feito regressar cerca de 36 mil nacionais que trabalhavam em solo líbio.

O cessar-fogo é visto como “prioridade absoluta” para a China que possui significativos interesses económicos na Líbia.

ao regime de Muammar Kadhafi, nomeadamente através do seu embaixador no Qatar, Zhang Zhiliang.

Nações como a França, Reino Unido, Itália, Ale-manha ou Espanha reco-nheceram o CTN como o único governo legítimo da Líbia, enquanto que países como os Estados Unidos ou a Rússia iniciaram contactos

“informais” com a oposição.A China foi um dos

países do Conselho de Se-gurança das Nações Unidas que se absteve de votar a favor da resolução da ONU que autorizou o uso da força contra o regime de Kadhafi.

No início do mês de Junho, o continente recebeu um enviado de Kadhafi, o ministro líbio dos Negócios

Page 3: Hoje Macau 21 JUN 2011 #2391

TERÇA-FEIRA 21.6.2011

3www.hojemacau.com.mo

PUB

Em Macau resistem, praticamente periclitantes, bairros antigos com História, que só aparente e efemericamente são mais ou menos agradáveis de frequentar. E que deviam ser efectivamente acarinhados, tornando aqueles espaços verdadeiramente atractivos regional e internacionalmente, bairros recuperados e confortáveis para além das fachadas, com coerência e bom gosto, 365 dias por ano. Helder Fernando P.15

A mulher do dissidente chinês Hu Jia, que deveria ter sido libertado no domingo,

desapareceu e está alegadamente sob a custódia das autoridades chinesas, refere a edição de ontem do jornal Oriental Daily de Hong Kong. Zeng Jinyan terá embarcado no domingo em Pequim num voo para Shen-zhen, no sul da China, mas não terá saído do avião com os outros passageiros. Segundo o Oriental Daily que cita fontes não identifica-das, Zeng “terá sido provavelmente levada pelas autoridades chinesas”.

Hu Jia, um dos dissidentes chineses mais conhecidos por defender causas ambientais e doentes de SIDA, tem 37 anos e deveria ter sido libertado no domingo depois de cumprir uma pena de três anos e meio alegadamente por “subversão”. Vários opo-sitores do governo chinês e defensores dos direitos humanos recentemente libertados foram colocados em prisão domiciliária,

muitas vezes com as respectivas famílias, o que levou a mulher de Hu Jia a deixar a capital em Abril, com a filha para ir viver para Shenzhen, disse a própria recentemente à agência France Press (AFP).

A polícia chinesa alertou que seria pouco provável que Hu Jia pudesse desfrutar de uma “vida normal” após a sua libertação, deixando entender que o mesmo teria a sua liberdade limitada.

Zeng disse também à AFP que as au-toridades chinesas tentaram expulsá-la e à filha da casa onde residiam no sul do país. “Creio que nada de bom vá acontecer [depois da libertação de Hu Jia]”, confessou ao considerar que “pouco poderá fazer para evitar a detenção” e que pretendia regressar a Pequim para receber o seu marido.

Hu Jia foi galardoado com o Prémio Sakharov 2008 do Parlamento Europeu para a liberdade de pensamento.

A imprensa chinesa anunciou pelo me-nos três recentes manobras milita-

res nas suas águas territo-riais, onde estão incluídos testes de mísseis, perante a crescente disputa com o Vietname e as Filipinas pela soberania de ilhas do mar do sul da China.

As notícias dos órgãos de comunicação chineses dão ainda conta de protestos “anti-China” no Vietname, pelo terceiro domingo con-secutivo, e de planos das Filipinas em enviar o seu maior navio de guerra para as águas do sul do conti-nente, avança o jornal South China Morning Post.

Segundo o Diário do Exército de Libertação Po-pular de domingo, um na-vio do exército foi enviado para águas não-específicas antes de ter procedido a um exercício de limpeza de minas, no início do mês. A reportagem do diário indica ainda que uma equipa de 12 pessoas terá detonado duas

Mísseis e embarcações enchem o mar do Sul; marchas anti-China no Vietname

Resposta à moda de PequimQuestionado sobre se o

envio do navio almirante filipino para o mar do Sul da China pudesse alimentar confrontos, Eduardo Oban, o chefe das operações mili-tares das Filipinas, disse não querer atingir esse ponto e assegurou que “o navio fi-caria confinado aos limites” e que não se aventuraria em águas internacionais. Edu-ardo Oban acrescentou que “o que quer que os conflitos possam fazer surgir”, está “confiante de que possa ser resolvido de forma pacífica e diplomata”. De qualquer maneira, garante o respon-sável as águas ao largo das Filipinas numa extensão de 200 milhas verão também a sua segurança reforçada. - J.F.

das minas que foram im-plantadas nas águas durante o exercício.

Uma outra notícia, desta vez no jornal de Pequim Mirror, avança ainda que um corpo da marinha utilizou um veículo anfíbio para disparar mísseis anti-tanque contra alvos predestinados para tal num exercício na áreas costeiras montanhosas de Guangdong. Também o “Diário da Juventude da

China” relatou disparos de ensaio por parte de navios equipados com mísseis entre outras manobras em áreas não especificadas no mar.

Antes destes, o Exército de Libertação Chinês fez parte de, pelo menos, outros seis exercícios militares, in-cluindo desembarques nas praias de Hainão, escreve o jornal de Hong Kong Ta Kung Pao.

A agência de notícias chinesa Xinhua descreve ainda que o Haixun 31, o mais avançado barco pa-trulha da marinha, chegou a Singapura. O barco terá deixado Guangdong a 15 de Junho e fica em Singapura até sexta-feira. De acordo com analistas citados pelo South China Morning Post, estes acreditam que a sua rota, que passou pelo mar do Sul da China, pretende advertir os vizinhos do sul sobre a busca de soberania do continente, perante a es-calada de tensões em torno das ilhas de Spratly e Paracel.

O presidente da Asso-

ciação Militar Internacional em Macau, Wong Dong, disse ao diário de Hong Kong South China Morning Post que “apesar destes exercícios do Exército de Libertação poderem ser de rotina, em pequena escala e nem mesmo terem como alvo as regiões vizinhas, as autoridades chinesas terem escolhido tornar público tantas operações militares em tão pouco tempo, só de-monstra que querem enviar um sinal de aviso em como estão em condições de en-frentar acções das Filipinas e do Vietname, em caso de disputa territorial”.

“ABAIXO A CHINA!”Ontem, mais de 300 vietna-

mitas protestaram à porta da embaixada chinesa em Hanoi e marcharam pelas ruas gritando “abaixo a China” e exigindo que o continente se mantivesse fora do território vietnamita, ao que chamam de Mar do Este. “Lutaremos pelo nosso país, se a nação necessitar de nós”, disse Nguyen Manh Ha, um estudante de 20 anos citado pelo SCMP. “Não só eu, mas todas as pessoas do Vietname morrerão para proteger o território”.

Um outro manifestante que lutou contra a China, em 1979, Nguyen Long, de 82 anos, acredita que “aqueles dentro da embaixada nos ouvem a gritar abaixo com a China”.

MULHER DO DISSIDENTE HU JIA LEVADA PELAS

AUTORIDADES À SAÍDA DE UM VOO PARA SHENZEN

Mais perto do marido...

Page 4: Hoje Macau 21 JUN 2011 #2391

TERÇA-FEIRA 21.6.2011

4www.hojemacau.com.mo POLÍTICA

Governo avança com regulamentação para ensino particular não superior

Caracol quase a chegar à metaAté ao final do mês é apreciada na Assembleia Legislativa a proposta de lei relativa ao Quadro Geral do Pessoal Docente das Escolas Particulares de Ensino Não Superior. Depois de uma discussão que se arrasta há mais de dez anos, os professores do privado vêem os seus direitos e deveres detalhadamente regulamentados.

Joana [email protected]

VAI definir regime de carreiras, horários, re-munerações e requisitos a cumprir, ao mesmo

tempo que assegura regalias e garantias. O projecto de lei do Qua-dro Geral do Pessoal Docente das Escolas Particulares de Ensino Não Superior foi ontem apresentado por Leong Heng Teng, porta-voz do Conselho Executivo.

Se aprovada na Assembleia Legislativa, e depois da entrada em vigor, a proposta de lei vai trazer aos professores um aumento das exigências académicas para que possam leccionar. Assim, os docen-tes do ensino infantil e primário de-vem estar habilitados, no mínimo, com o bacharelato ou equivalente, enquanto aos do ensino secundário é exigido o grau de licenciatura. A formação pedagógica dos docentes é outro dos requisitos exigidos pelo Governo da RAEM.

Também o desenvolvimento profissional dos docentes é objec-tivo da Administração, estando explícito na proposta de lei que este um dos três requisitos para a mudança de nível de carreira após o início das funções. Os professores têm de efectuar um mínimo de 30 horas anuais de formação.

DEFINIR um regime de remuneração ra-

zoável” é mais um dos objec-tivos definidos pelo projecto de lei relativo ao Quadro Geral do Pessoal Docente das Escolas Particulares de Ensino Não Superior, a ser submetido na Assembleia Le-gislativa até ao final do mês.

Para que isso seja asse-gurado as escolas de ensino particular não superior têm de manter “uma diferença adequada dos salários base”, cujo valor da dife-rença terá de se situar num mínimo de 1,3% entre os que leccionam no mesmo nível

EXECUTIVO QUER ASSEGURAR REMUNERAÇÕES E GARANTIAS DOS PROFESSORES

Dar mais para elevar a qualidade

O novo projecto de lei cria também seis níveis de carreira, do nível um ao seis. Após ini-ciarem funções os professores necessitam de cerca de 20 a 30 anos para atingirem o grau mais alto, competindo à escola avaliar o desempenho e o desenvolvimento profissional do docente.

No entanto, para que “seja reconhecido o valor profissional do professor e de forma a atraí-lo a dedicar-se por mais tempo à educação”, salienta o porta-voz do Conselho Executivo, foi ainda cria-do um mecanismo de antecipação de mudança de nível e reconhe-cimento do “professor distinto”.

No novo diploma nem a equipa de gestão da escola fica de fora. Agora ao director da instituição de ensino e aos mem-bros da equipa de administração é-lhes exigido que as habilitações académicas não sejam inferiores aos dos docentes que leccionam na entidade, no caso do director,

ou inferiores aos professores do nível de ensino gerido, no caso dos membros da equipa de ad-ministração.

Para o pessoal que ocupa estes cargos é ainda obrigatório a fre-quência de reciclagens profissio-nais reconhecidas pela Direcção dos Serviços de Educação e Juven-tude (DSEJ), de forma a “que estes possuam a capacidade profissional necessária para a direcção e de-senvolvimento escolar”, salientou Leong Heng Teng.

MENOS CARGA HORÁRIA Com a entrada em vigor do regu-lamento, os professores do ensino particular vão deixar de ser sobre-carregados a nível de horário de ensino. Desde 1996, que o tempo da componente lectiva dos docentes do território é superior a outras regiões, situando-se entre os 800 e os 1200 minutos por semana – cerca de 20 a 30 tempos de aula.

Agora, prevê-se que estes perí-odos sejam reduzidos para 18 a 20 tempos de aula para os profissio-nais do ensino primário e para 16 a 18 para os do ensino secundário ou especial.

A ideia do Executivo, explica o porta voz do Conselho, é que os docentes ganhem mais tempo para não só se auto-desenvolverem a nível profissional como para que

vem substituir os subsídios directo e de antiguidade anteriores que atingiam até 4520 patacas, “foi ini-cialmente distribuído nos anos 80 e numa altura em que os docentes auferiam salários inferiores”. O res-ponsável acredita que este apoio financeiro “deixou de ter a função que tinha”, ou seja “assegurar a qua-lidade mínima de vida”. Lou Pak Sang diz apenas que o Governo vai ter em conta os factores sociais e da inflação como referência para atribuir o montante do novo subsídio. - J.F.

de ensino, mas com nível de carreiras diferentes, e tendo em conta experiência e antiguidade.

A cada ano escolar deve ainda ser garantido que a contribuição da entidade para o fundo de previdência e as despesas com a remu-neração dos professores seja igual ou superior a 70% das receitas fixas da escola.

Ao nível da saúde, todos

mais baixo e mais alto a distribuir.

O despacho para definir os subsídios de desenvol-vimento profissional não tem ainda nem data nem valor previsto, sabendo-se apenas que estes são atri-buídos consoante o nível de docência e antiguidade.

Lou Pak Sang, subdirec-tor da DSEJ, alerta, no en-tanto, que este subsídio, que

salário dos professores do jardim-de-infância ao se-cundário rondavam uma média mensal de 15 mil a 19.600 patacas, excluindo quaisquer subsídios.

Após a entrada em vigor do projecto de lei o Governo vai renomear o “subsídio directo” para “subsídio de desenvolvimento pro-fissional”, sendo de 1.8% a diferença entre o valor

os profissionais do ensino têm acesso a cuidados mé-dicos gratuitos nas institui-ções públicas, sendo ainda mantido esse acesso até aos 65 anos para aqueles que cessem funções e que colec-cionem pelo menos 25 anos de carreira nas escolas do território.

SUBSÍDIOS SUBSTITUÍDOS O ano lectivo passado o

Page 5: Hoje Macau 21 JUN 2011 #2391

TERÇA-FEIRA 21.6.2011

5www.hojemacau.com.mo

Indústrias culturais | Governo responde

Luz ao fundo do túnel

CHINA DÁ DINHEIRO E RESIDÊNCIA POR DENUNCIA DE MANIFESTANTESAs autoridades do Sul da China terão supostamente oferecido recompensas em dinheiro e residência aos trabalhadores migrantes que divulguem informações que levem à prisão dos envolvidos em três dias de tumultos, em Xintang. A violência naquele distrito de Guangzhou - coração industrial do país - começou a 10 de Junho, depois de rumores de que a polícia teria espancado num vendedor ambulante até a morte e maltratado a sua esposa grávida. Num anúncio publicado na primeira página do Daily Zengcheng, a polícia anunciou uma recompensa de 5.000 a 10.000 yuan para quem denuncie os manifestantes. Além do prémio em dinheiro, a polícia também ofereceu aos informantes o título de “cidadão justo bom” e o prémio adicional de “trabalhador migrante excelente”, bem como a residência local.

PROJECTO DE LEI CRIA “CONSELHO PROFISSIONAL DO CORPO DOCENTE”É constituído por 13 pessoas, entre dirigentes escolares, membros de associações educativas, personalidades de reconhecido mérito educacional, professores e representantes da DSEJ e vai ser, por exemplo, quem define as normas de verificação do número de horas em actividades do pessoal docente. Entre outras funções, este Conselho está ainda encarregue de analisar as impugnações aos professores de alunos e encarregados de educação e é quem ainda procede à apreciação do “professor distinto” e quem aprecia o pedido de antecipação de mudança de nível junto da DSEJ, algo que passa a ser possível com a proposta de lei. Este grupo foi criado “tendo em conta experiências de outros países e regiões”, salientou Leong Heng Teng.

Governo começa este mês a implementar as prometidas medidas de estímulo ao desenvolvimento das indústrias culturais e criativas. A notícia veio na resposta a uma interpelação de Pereira Coutinho, que ficou satisfeito com o que leu

Filipa [email protected]

É Ung Vai Meng, presidente do Instituto Cultural (IC), quem assina a resposta à interpelação que José

Pereira Coutinho enviou ao Go-verno em Abril sobre as medidas de investimento nas indústrias culturais e criativas prometidas nas últimas Linhas de Acção Go-vernativa (LAG). Coutinho disse que havia muito pouco a ser feito, nomeadamente no que toca à for-mação. Inclusivamente foi buscar exemplos do estrangeiro para fundamentar a sua teoria de que o sector é o “segmento industrial ‘emergente’ a nível internacional”. Ung Vai Meng respondeu com medidas a curto, médio e longo prazo, que começam a ver a luz do dia já este mês. Coutinho ficou satisfeito.

NA PRÁTICAO Executivo diz que “prestará todo o apoio necessário à abertura de cursos por parte de instituições de ensino, empresas e associações da sociedade civil” na área das indústrias culturais e criativas. Diz que numa primeira fase vai articular as indústrias e a cultura e estabelecer “planos de formação orientados para os jovens locais”, incluindo o incentivo a que os mesmos “optem por fazer os estu-dos universitários [nessa área] no estrangeiro”. Mas o presidente do IC faz a ressalva: “A formação de quadros é uma tarefa de longo pra-

zo e os profissionais que trabalham nas indústrias culturais e criativas devem adquirir conhecimentos transdisciplinares”.

Ung Vai Meng explica no do-cumento que o Governo da RAEM estabeleceu planos, estratégias e metas de formação profissional a curto, médio e longo prazo. Na lista das curtas avança com o incen-tivo às instituições de ensino e so-ciedade civil na abertura de cursos de formação e aprendizagem que ajudem os jovens a enriquecer os conhecimentos, e “proporcionem condições para a transformação intelectual”. O primeiro será im-plementado já este mês.

“O Governo vai implementar um “Programa de Formação de Recursos Humanos na Gestão da Cultura e das Artes” a ter início em Junho do corrente ano”, lê-se no documento. Trata-se de uma iniciativa co-organizado pelo IC e o Instituto de Formação Turística, que visará formar pessoal especia-lizado em gestão e operação das artes e conferirá um Certificado de Administração das Artes aos

participantes. O previsto é que a iniciativa se estenda através da disponibilização de subsídios a projectos de actividades culturais anuais e subsídios de formação a candidatos recomendados pelas associações culturais locais.

O objectivo é disponibilizar mais oportunidade de emprego aos trabalhadores locais dos sectores cultural e artístico, bem como contribuir para a criação de um banco de gestores artísti-cos locais e permitir o constante acompanhamento e previsão de tendências do desenvolvimento dos recursos humanos. Tudo isto “tendo em consideração o ainda instável e pouco expressivo mer-cado cultural artístico local e a falta de gestores nestas áreas”, admite o Ung Vai Meng.

A MÉDIO PRAZOO Governo quer ampliar e aper-feiçoar os cursos conferentes de diplomas relativos às indústrias culturais e criativas e alargar o nú-mero de cursos de ensino superior especializados em administração

das artes, nomeadamente apro-veitando o curso de bachare-lato em Gestão do Património Cultural aberto há alguns anos. O Executivo compromete-se a “aumentar o investimento de re-cursos dirigidos à aprendizagem profissional, atribuindo bolsas e subsídios para propinas aos alu-nos de bacharelato, licenciatura e pós-graduação “no sentido de incentivar a optarem por uma profissionalização nestes sectores”. Mais uma injecção de capital que, a longo prazo, terá como alvo a faixa etária do ensino primário.

“Tendo como referência as experiências de outras regiões”, e concordando com Coutinho, “irá orientar a sua acção para o sector do ensino primário, pro-porcionando aos alunos locais, desde muito cedo, uma atmos-fera educativa e inspiradora da sua criatividade no campo das artes e da cultura”, com a tónica no desenvolvimento sustentado e sólido do novo sector. Pereira Coutinho comentou ao Hoje Macau que “já não é mau o facto de o Governo ter uma direcção por forma a incentivar os jovens a dedicarem-se a essas artes”. “Penso que o novo presidente do Instituto Cultural é uma das pessoas mais responsáveis, e como é do ramo percebe o alcan-ce das perguntas”, continuou o deputado, sublinhando que Ung Vai Meng é uma mais valia no que toca a esta matéria.

Quanto às acusações de passividade relativamente aos recém-criados Departamento de Promoção das Indústrias Culturais e Criativas e Conselho para as Indústrias Culturais, que Pereira Coutinho alegou na interpelação que enviou ao Governo em Abril, Ung Vai Meng retrucou que o Conselho “tem ouvido as várias opiniões de todos os sectores da sociedade através de diferentes maneiras e canais” e tem “compreendido as dificuldades existentes nestas indústrias e assumindo o papel de ponte de comunicação e plataforma de comunicação”. O presidente do IC adianta que foram estabelecidos três gru-pos de trabalho especializados para desenvolver e promover o planeamento de recursos e a cooperação regional, através da análise, discussão e levanta-mento de opiniões, que resul-tam em relatórios entregues ao Executivo. Entre esses trabalhos estará um estudo de definição e classificação das indústrias culturais de Macau.

também prestem mais atenção às necessidades dos alunos.

Entre o extenso projecto, que alberga mais de 12 capítulos e de 60 artigos, estão ainda regulados direitos como a segurança na actividade profissional , o exer-cer de autonomia pedagógica, a apresentação de opiniões relativas a educação à DSEJ, entre outros.

Desde o primeiro Estatuto do Pessoal Docente em Exercício Efec-tivo de Funções nas instituições educativas particulares, datado de 1996, que está definido que os di-reitos e deveres do pessoal docente deste tipo de ensino é objecto de diploma próprio.

A discussão em torno desta matéria remonta já a 1994, altura em que o então Conselho da Educação apresentou uma proposta sobre estas regulações. Em 1996 foi apro-vado o decreto e criado um grupo de trabalho responsável pela aná-lise da proposta, apresentada em 1999. Sem que tenha conseguido atingir algum consenso, o projecto de lei foi-se arrastando, tendo em 2001 conseguido integrar-se esta matéria no Conselho da Educação.

Em 2006, o Governo decidiu lançar de imediato a apreciação da proposta e 2008 e 2009 foram períodos de auscultações públicas. “Depois de quase 20 anos de discus-são reflectem-se nesta proposta os resultados de discussão sobre esta matéria”, conclui Leong Heng Teng.

Para o porta-voz do Conselho Executivo, “as novas regulamenta-ções vão trazer benefícios no que diz respeito ao desenvolvimento a longo prazo do ensino não superior da RAEM”. Se comparado ao de 1996, assegura Leong Heng Teng, “este projecto de lei está mais deta-lhado no que toca aos direitos e de-veres dos professores”. A proposta vai ser finalmente submetida para análise da AL até ao final do mês.

Page 6: Hoje Macau 21 JUN 2011 #2391

TERÇA-FEIRA 21.6.2011

6www.hojemacau.com.mo SOCIEDADE

Trânsito | Primeiros meses do ano não revelam melhorias

Ano 2011, odisseia rodoviáriaGonçalo Lobo [email protected]

CONFORME o Hoje Ma-cau deu a conhecer na passada quinta-feira, durante de 2010, 397

pessoas foram atropeladas em Macau e dessas 276 foram atingi-das quando estavam a atravessar uma passadeira.

Dados novos, disponibili-zados pelo Corpo de Polícia de Segurança Pública (CPSP) ao nosso jornal, revelam que des-sas 276 pessoas duas acabaram por morrer e houve um número, não identificado, de feridos com gravidade média a acentuada. No entanto, a maior parte dos atropelamentos não deixa qual-quer mazela no lesado, o que não desculpabiliza a falta de respeito rodoviário.

CONSELHO CONS. DO TRÂNSITO COM LAU SI IO NA PRESIDÊNCIAO regulamento administrativo do Conselho Consultivo do Trânsito (CCT) foi ontem publicado em Boletim Oficial (BO). A grande novidade prende-se com a nomeação do secretário para os Transportes e Obras Públicas, Lau Si Io, para a liderança de uma equipa fixa com dez elementos das mais diversas áreas e serviços do Executivo da RAEM.No entanto, o elenco fixo será ainda coadjuvado por diversas personalidades da franja social de Macau que poderá ir até 21 elementos, a designar por despacho do Chefe do Executivo”. As competências do CCT sugerem a emissão de pareceres sobre todos os assuntos respeitantes “aos transportes terrestres, ordenamento viário, gestão de veículos e optimização das infra-estruturas rodoviárias e pedonais, que lhe forem submetidos pelo Governo da RAEM” numa tentativa clara de “assessorar o Governo”.

rodoviária” e actividades interac-tivas de sensibilização rodoviária nas escolas”, explicou a DSAT.

O objectivo é que a futura geração possa, desde criança, ter uma atitude positiva em relação ao cumprimento das regras de trân-sito, assim como, conhecer bem os conceitos de segurança rodoviária. “É de esperar que, a partir dos pequeninos, passo a passo, sejam criadas na sociedade boas práticas de segurança rodoviária.”

A DSAT lembrou, igualmente, que tem procedido à instalação de dispositivos de contagem de-crescente e sonoros aos semáforos bem como sistemas para detectar veículos que não parem ao sinal vermelho ou estejam com excesso de velocidade, entre outros siste-mas. “Fazemos o nosso trabalho e esperamos que os utentes das vias púbicas cumpram, por sua própria iniciativa, as regras de trânsito.”

LISBOA E MACAU, UM MAU EXEMPLOSe fizermos um exercício compara-tivo com Lisboa, a capital de Por-tugal, podemos ter dados curiosos. Com o decorrer dos anos a cidade tem vindo a perder habitantes por isso Lisboa tem actualmente cerca de 570 mil habitantes (2,08 milhões de habitantes incluindo todo o distrito).

Não muito longe em termos de número de habitantes, Macau tem sete vezes mais o número de atropelamentos – 397 contra 56.

Este ano, os números também caminham para bater recordes. De Janeiro a Maio, já ocorreram 170 atropelamentos, sendo que desses, 142 foram em passadeiras, tendo já resultado num saldo de um morto e diversos feridos. “É um número muito grande em cinco meses”, desabafou fonte do CPSP.

CARTA NA FARINHA AMPAROMas nem só de peões e passadei-ras vivem os problemas rodovi-ários de Macau. Se dermos uma voltinha aos dados, relativos a 2010, disponibilizados pelo CPSP podemos ver que, no geral, os con-dutores do território não são os melhores do mundo e, numa terra com cerca de 550 mil habitantes, comparando o número de infrac-ções (detectadas) ao Regulamento do Código da Estrada e à Lei do

Trânsito Rodoviário – 404410 -, podemos ter uma noção clara de como se conduz em Macau.

Também, durante o ano pas-sado, ocorreram 13155 acidentes de viação de onde resultaram dez mortos e 4997 feridos – 306 graves ou muito graves com necessidade a internamento hospitalar.

As infracções são variadas e podem ir do excesso de velocidade ao não uso de cinto de segurança passando pela condução com luzes apagadas. Na verdade, em 2010, das 346537 multas passadas aos condutores e peões, o recorde está reservado às multas por não pagamento de estacionamento – 60156. Logo a seguir vem o excesso de velocidade. Talvez por influên-cia indirecta do Grande Prémio de Macau, os condutores, quais Fittipaldis, abusam na velocidade que imprimem aos seus veículos.

Só no ano passado, as autoridades passaram 11678 multas por exces-so de velocidade.

Das outras multas aplicadas, 4214 por não obediência a sinal de trânsito, 1041 foram por con-dução com luzes apagadas, 2394 por conduzir sem documentos do veículo, 1576 por ultrapassa-gem em traço contínuo, 863 por não dar prioridade, 1216 por não usarem cinto de segurança, 1550 por excesso de álcool ou 448 por uso de telemóvel.

Em 2010, os cofres públicos engordaram 105.774.803,00 pa-tacas em multas e, nos primeiros meses deste ano, o ganho já vai em 10.520.834,00.

A PARTIR DOS PEQUENINOSProcurámos saber junto da Direc-ção dos Serviços para os Assuntos de Tráfego (DSAT) o que é que pode ser feito para minimizar este tipo de situações e para melhorar, no global, o tipo de condução que se faz em Macau. “Realizamos várias actividades para divulgar entre a população conhecimentos certos de segurança rodoviária”, respondeu a assessoria de impren-sa daquele organismo.

Estas iniciativas visam alterar, segundo a DSAT, os maus hábitos de condução e os conceitos erra-dos das regras de trânsito, que os utentes das vias públicas tenham. “Este é um trabalho a longo pra-zo. Para além da Campanha de Sensibilização Rodoviária, que se realiza anualmente, a DSAT, através do Centro de Informa-ção da Segurança Rodoviária, já realizou programas de formação de “embaixadores de segurança

No entanto Lisboa fica a ganhar com o número de mortes por atropelamento, seis.

No âmbito das multas é ela por ela. Macau empata com Lisboa no número de multas por estacio-namento, perde nas multas por excesso de velocidade e excesso de álcool, mas ganha nas multas por não cedência de passagem em passadeiras, na condução com luzes apagadas e condução sem documentos.

Page 7: Hoje Macau 21 JUN 2011 #2391

TERÇA-FEIRA 21.6.2011

7www.hojemacau.com.mo

ROTULAGENS ERRADAS EM FRASCOS DE VITAMINAS ORIGINAM RECOLHADe acordo com a notificação dos Serviços de Saúde de Hong Kong, há a suspeita de que as rotulagens de duas vitaminas - a “Vitamin B-6 Tab 50mg” e a “Natural E-200 Cap” - foram confundidas por uma empresa de distribuição por grosso de medicamentos da região vizinha, aquando da recolocação da rotulagem. De acordo com as informações disponíveis, apenas a importação de uma destas duas vitaminas, “Natural E-200 Cap”, fabricada por Natural Wealth Nutrition Corp dos Estados Unidos da América, foi autorizada pelos Serviços de Saúde para o mercado de Macau. Os Serviços de Saúde solicitaram às farmácias, às drogarias e às firmas de importação e exportação deste medicamento a recolha no mercado do produto em causa, apelando, em simultâneo, à população para não o consumir.

Taxa de utilização da Internet em Macau supera os dois terços

O clique nosso de cada diaVirginia [email protected]

A Internet tem-se tornado cada vez mais um bem indispensável para a vida diária dos cidadãos e um

importante canal para que estes possam exprimir as suas opiniões. De acordo com o relatório de um estudo da Associação de Estudo Internet de Macau (AEIM), a taxa de acesso à rede é já de 70%. “O Go-verno tem de prestar mais atenção à opinião pública veiculada através da Internet para perceber de forma sistemática os apelos do público”, considera Angus Cheong, presi-dente da AEIM.

O “Relatório do Índice de Opinião Pública Total de Macau 2011” indica que a taxa de acesso para os residentes locais já atingiu 70%, ou seja, mais de dois terços da população. O índice composto no relatório do estudo indica ter ha-vido uma grande preocupação do público em relação a assuntos como

TODOS os anos, du-rante o período das

férias de Verão, com iní-cio em Junho, os jovens acabadinhos de formar nas universidades fora de Macau vão gradualmente regressando a casa para co-meçar a procurar trabalho. Uma feira de emprego teve lugar no hotel Starworld no domingo passado, com as empresas participantes a tentarem recrutar os mais de cem recém-licenciados que ali apareceram.

“Havia várias oportu-nidades de emprego, tais como as oferecidas pelos casinos, mas é difícil en-contrar empregos compa-tíveis ou o emprego ideal”, comentou Lei, uma recém--formada, que confessou ter já enviado currículos para várias organizações e feito candidaturas online

a vagas em casinos, mas ainda não tinha recebido qualquer resposta.

Mio, outra recém-licen-ciada pela Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau (MUST), tenta ser realista e não eleva demasiado a fasquia das suas expectativas. “Não tenho experiência num emprego a tempo inteiro, mas gostaria de trabalhar num escritório no meu pri-meiro emprego”, afirmou, revelando estar a contar com um salário mensal situado entre as oito e as nove mil patacas, tendo em conta que estava ainda em fase de aprendizagem.

Tem-se assistido a uma alteração nas tendências e a atitude dos jovens adultos de hoje é diferente daquela que tinham os do passado, considera Davis

KC Fong, professor da Universidade de Macau. “Para os jovens adultos, como definir o emprego ideal?”, questiona o acadé-mico, filosofando sobre a complexidade da coisa. “É difícil defini-lo e alcançá--lo. No entanto, creio que os jovens deveriam tentar agarrar oportunidades que lhes pareçam adequa-das e, através do trabalho, encontrarão o seu lugar na sociedade. Com a ex-periência das tentativas, aprenderão a perceber o que significa para eles o ‘emprego ideal’”, explica Fong, lembrando o tempo em que as pessoas procu-ravam um trabalho para toda a vida. Hoje em dia, observa, os jovens muito raramente procuram um trabalho para a vida in-teira. - V.L.

O suspeito do homicídio de uma mulher coreana no empreendimento Nova City, na

Taipa, foi ontem libertado por falta de provas. Segundo um comunicado da Polícia Judiciária, enviado ontem às redacções, o responsável pelo processo entendeu que, apesar de “existir motivo e tempo para o suspeito cometer o crime”, não é possível confirmar a identidade do autor devido à “existência de factos contraditórios”.

O caso remonta ao início de Junho, quando uma mulher coreana foi encontrada morta por estrangulamento com uma toalha e ferida na cabeça, indicando ter sido eventualmente tor-turada. A vítima terá sido encontrada com as mãos e pés atados com fios telefónicos.

Na altura, um homem também coreano foi detido no âmbito da investigação de homicídio levada a cabo pelo PJ.

A mulher, de nome Kang e com 45 anos vivia com outros dois coreanos no apartamento, de onde terão sido roubados 700 mil dólares de Hong Kong em dinheiro. Todos os pertences da vítima terão também desaparecido.

Após investigação, a PJ concluiu que o assalto ocorreu depois de os dois companheiros de casa da vítima terem viajado para a Coreia. O alerta terá chegado quando estes tentaram contactar a amiga. Não conseguindo, pediram ajuda a outros dois amigos que, com o porteiro, abriram a porta do apartamento. De acordo com os da-dos recolhidos pela PJ no local, a tese mais forte aponta para um crime de roubo e assassinato ocorrido na sequência de o presumível homicida saber que Kang trabalhava com grandes quantias de dinheiro num casino do território.

No dia 10 de Junho, a PJ efectuou a detenção de um homem desempregado, de 32 anos, tam-bém coreano, que desde cedo nunca cooperou com a PJ.

Ontem, o suspeito foi libertado “temporariamente”por falta de provas mas foram-lhe aplicadas medidas de coacção. O suspeito tem de se apresentar de dez em dez dias às autoridades, foi obrigado a entregar os documentos e está proibido de se ausentar do território. O caso continua a ser investigado. - J.F.

FEIRA DE RECRUTAMENTO COM MUITAS

OPORTUNIDADES, NEM SEMPRE ATRACTIVAS

Arranja-me um emprego

COREANO ACUSADO DE MATAR MULHER NO NOVA CITY

FOI SOLTO PELAS AUTORIDADES

Falta de provas dá liberdade temporária

o “Relatório das Linhas de Acção Governativa 2010/2011” – que mo-tivou as mais discutidas entradas em fóruns online – e outros temas da actualidade com implicações sociais, como a “Presumível ac-ção de recrutamento encenada da Galaxy”, as “Manifestações do 1º. de Maio” ou as “Reformas na TDM”, entre outros. Entre os assuntos que parecem estar na origem das maiores preocupações por parte dos cibernautas, estão os problemas relacionados com a habitação (sobretudo sobre a habitação económica), ameaças económicas (inflação), emprego (trabalho clandestino e taxa de desemprego), estabilidade social e políticas sociais.

As conclusões do relatório refe-rem que os residentes dão enorme atenção às políticas sociais, e ates-tam haver alguma interacção entre a Internet, os outros meios de co-municação e os cidadãos, com uma diferenciação entre os utilizadores da Net e os cidadãos que não têm

acesso à rede e que, segundo Angus Cheong, não podem ser ignorados, pelo que os diferentes canais não se substituem mutuamente.

Na opinião do responsável da AEIM, é importante que a opinião dos cidadãos expressa através da Internet ou dos média seja levada

em conta, para uma compreensão abrangente das tendências em toda a sociedade de Macau. “A Internet tem-se tornado um factor indis-pensável no nosso quotidiano e a fronteira entre a vida nos espaços online e offline está cada vez mais difusa”, considera Angus Cheong. “Por isso, seja no âmbito da vida privada, seja na abordagem de assuntos sociais, a Internet está a tornar-se uma importante plata-forma para o público manifestar opinião”, acrescenta, sublinhando que uma vez que um canal se torna um meio público, o Governo não lhe pode poupar atenção.

Pontos-chave a reter nas ten-dências reveladas pelo relatório: a Internet tem um enorme impacte e a popularização do seu uso está a crescer depressa. Por outro lado, a Internet proporciona uma platafor-ma para divulgação de notícias em tempo real e um canal para que os utilizadores possam emitir as suas opiniões directamente. Através da Internet, os cidadãos podem mesmo interagir com os média tradicionais a respeito de coisas que estejam a acontecer na sociedade. É também uma forma, destaca Angus Cheong, de incentivar o público a participar nas questões sociais e apurar os pontos de vista da classe social.

Page 8: Hoje Macau 21 JUN 2011 #2391

TERÇA-FEIRA 21.6.2011

8www.hojemacau.com.mo vida

Clickecológico

ESPINHOS VENENOSOS E OLHOS ESBUGALHADOS

• O peixe-escorpião pode ser feio, mas é barato, sustentável e tem um sabor fantástico. Pescadores de pequena escala, ameaçados pela pesca industrial, reuniram-se por quatro dias em Génova para dar a conhecer aos consumidores viciados em atum e salmão, um outro peixe, não tão comum, mas que pode substituir espécies em risco elevado de extinção. O peixe-escorpião foi um deles, e fez parte da campanha “alimento bom, limpo e justo “, um movimento que pretendeu minimizar os danos causados às espécies marinhas mais capturadas e dar um incentivo à pesca sustentável.

Água começa a ser tratada à volta dos reactores de Fukushima

Praga radioactiva não larga Japão

DESCOBERTA UMA DAS MAIORES CAVERNAS DE GELO NA CHINAInvestigadores anunciaram ter descoberto o maior aglomerado de cavernas de gelo da China nas montanhas da província de Shanxi, no norte do país. Com temperaturas exteriores beirando os 22ºC, os cinco conjuntos de cavernas espalham-se por uma área de 35 quilómetros quadrados. A vegetação verdejante contrasta com estalactites e estalagmites de gelo no interior das grutas. Os investigadores afirmam que apenas uma em cada 10 mil cavernas da China tem gelo. A água nas cavernas começa a congelar em Março e o gelo atinge a sua espessura máxima em Maio, antes de derreter novamente. As fortes correntes de vento sopram para a montanha o ar gelado, com cerca de 2ºC. As autoridades chinesas pretendem transformar a área em atracção turística.

Planetaem números

78%

A luta para conter o acidente nuclear da central japonesa de Fukushima entrou nesta sexta-feira numa nova fase,

com o início da descontaminação de enormes quantidades de água radioactiva acumulada nos edifícios dos reactores.

O material resulta da própria tentativa de arrefecer os reactores, depois do sistema normal de refri-geração ter entrado em colapso com o sismo e tsunami de 11 de Março no Japão. Neste momento, há cerca de 110 mil toneladas de água radioactiva acumuladas na base dos edifícios dos reactores nucleares. A unidade de descontaminação que ontem en-trou em funções deverá tratar 1200 toneladas por dia.

Com os níveis de radiação re-duzidos, a água será utilizada no sistema normal de arrefecimento, que a Tepco – empresa que opera a central de Fukushima – conta estabilizar dentro de um mês. Com isso, a empresa espera conseguir, até Janeiro, o encerramento “a frio” dos reactores – ou seja, manter a sua temperatura a um nível que permita que a água de arrefecimento não ultrapasse os 100 graus Celsius.

O tratamento da água radioactiva é um alívio para a Tepco, que estava a enfrentar dificuldades em armazenar o material contaminado. Uma parte – com baixos níveis de radioactivida-

de – chegou a ser despejada no mar.Este novo passo, no entanto, está

longe de representar o fim dos pro-blemas de Fukushima, palco do pior acidente nuclear desde Chernobyl,

em 1986. Além da água, será preciso armazenar e posteriormente tratar lamas radioactivas.

A resolução do problema da água deverá, porém, facilitar o trabalho no

interior dos edifícios dos reactores, em zonas de difícil acesso aos fun-cionários que combatem os efeitos do acidente.

Numa medida paralela, a Tepco está a iniciar a construção de enor-mes estruturas metálicas que irão envolver os edifícios dos reactores danificados, e sobre as quais será aplicada uma cobertura para reduzir a fuga de material radioactivo. Não será um “sarcófago” – tal como a estrutura de betão construída sobre Chernobyl – mas também envolverá por completo os reactores. O trabalho de montagem está a decorrer fora do perímetro da central, e as estruturas metálicas poderão começar a ser instaladas à volta dos reactores 3 e 4 no final de Junho, segundo um comunicado da Tepco.

SEGUNDA DE RISCONa madrugada de segunda-feira a Tepco abriu as portas do edifício que alberga o reactor 2 para reduzir a humidade que se concentra nessa infraestrutura. Segundo a cadeia de televisão japonesa NHK, a operação

Page 9: Hoje Macau 21 JUN 2011 #2391

TERÇA-FEIRA 21.6.2011

9www.hojemacau.com.mo

DESCOBERTA UMA DAS MAIORES CAVERNAS DE GELO NA CHINAInvestigadores anunciaram ter descoberto o maior aglomerado de cavernas de gelo da China nas montanhas da província de Shanxi, no norte do país. Com temperaturas exteriores beirando os 22ºC, os cinco conjuntos de cavernas espalham-se por uma área de 35 quilómetros quadrados. A vegetação verdejante contrasta com estalactites e estalagmites de gelo no interior das grutas. Os investigadores afirmam que apenas uma em cada 10 mil cavernas da China tem gelo. A água nas cavernas começa a congelar em Março e o gelo atinge a sua espessura máxima em Maio, antes de derreter novamente. As fortes correntes de vento sopram para a montanha o ar gelado, com cerca de 2ºC. As autoridades chinesas pretendem transformar a área em atracção turística.

é a percentagem de europeus que faz reciclagem 78%

RANKING INDICA PAÍSES MAIS EXPOSTOS A CATÁSTROFES NATURAIS

Relatório explica catástrofes

O asteróide que bateu na Terra há 65 milhões de anos e dizimou os dinossauros também

matou as plantas ao tapar o Sol com a poeira que lançou no ar. Mas quando o pó assentou, as sementes que germinavam no solo puderam crescer. No mar, algo semelhante pode ter acon-tecido no fitoplâncton, a base dos ecossistemas marinhos que fornece metade do oxigénio à Terra. O princípio ficou demonstrado por uma equipa da Universidade da Copenhaga que germinou indivíduos adormecidos há 100 anos. O estudo foi publicado em Maio na Nature Communications.

“A germinação dá-se numa questão de dias, mesmo ao fim de um século de dormência [o fitoplâncton] acorda e sai da portinha”, disse por telefone ao jornal Público Sofia Ribeiro, investi-gadora portuguesa e a primeira autora do artigo.

A equipa estudou uma espécie de dinofla-gelados, um dos vários grupos de espécies que compõem o fitoplâncton. Apesar de ser micros-cópico, este grande grupo que existe nos oceanos é responsável pela base da alimentação marinha e ao utilizar o Sol para se alimentar através da fotossíntese, como as plantas terrestres, produz oxigénio.

O cometa que atingiu a Terra no final do período Cretácico e que foi responsável por uma extinção de massa, também teve impacto nos oceanos. Através do histórico fóssil, sabe-se que o fitoplâncton foi afectado pela mesma falta

AS desprotegidas ilhas Vanuatu e Tonga, localizadas no Pacífico,

são as duas regiões mais expostos ao risco de acidentes naturais trazidos pelas mudanças do clima. As Filipi-nas ocupam o terceiro lugar como o país com risco mais elevado.

Os dados constam no novo Relatório de Risco Mundial, um índice criado pelo Instituto do Meio Ambiente e Segurança Humana da Universidade das Nações Unidas. O estudo analisou 173 países e considerou aspectos ambientais e humanos, como exposição a ca-tástrofes naturais provocadas pelo clima e vulnerabilidade social.

O índice avaliou também os factores económicos, assim como aspectos governamentais, todos considerados decisivos para evitar que um evento natural, como terra-moto ou cheia, se transforme numa catástrofe.

Na outra ponta da escala, a ilha de Malta e o Qatar aparecem como locais menos expostos ao perigo.

Numa escala de cinco níveis

“SEMENTES” NO MAR DERAM VIDA AOS OCEANOS DEPOIS DA MORTE DOS DINOSSAUROS

Da escuridão para o fitoplâncton

iniciou-se ao início da madrugada no Japão e prolongou-se por mais de oito horas para evitar o movimento de poeira radioactiva, já que a Tepco utiliza há mais de uma semana um fil-tro para a descontaminação do local.

O objectivo da abertura das portas é reduzir a humidade de 99 por cento no edifício que alberga o reactor 2 para que os técnicos possam lá entrar para medirem os níveis de radiação e ajustarem os equipamen-tos de medição.

A Tepco também planeia injectar nitrogénio nessa unidade para evitar uma explosão como a que danificou os reactores 1 e 3 depois do terramoto e tsunami de 11 de Março.

Um representante da Tepco cita-do pela NHK explicou que a abertura das portas, que implicou a libertação de vapor com baixa radioactividade, apenas teve impacto nas imediações da central. Hoje a Tepco vai procurar reduzir os níveis elevados de radia-ção detectados no fim de semana no edifício do reactor 4, que se encon-trava parado no dia do sismo para uma inspecção de rotina.

Segundo os técnicos, a radiação provém de uma piscina do andar superior utilizado para armazenar grandes peças de equipamento contaminado e onde se está a injectar água para reduzir as emissões.

Os operários também prosse-guem os esforços para reactivar o sistema vital de reciclagem de água contaminada, paralisado no fim-de--semana apenas cinco horas após ter entrado em funcionamento por um dos seus componentes ter alcançado o nível máximo de césio radioactivo que podia absorver.

Com este sistema, fundamental para que a Tepco arrefeça com êxito os reactores 1,2 e 3, pretende-se des-contaminar mais de 110 mil toneladas de água radioactiva acumuladas na central para que sejam depois utili-zadas na refrigeração.

A Tepco prevê conseguir arrefe-cer os reactores em Janeiro de 2012 e nessa altura dar por concluída a crise nuclear gerada pelo sismo de 11 de Março.

combinação de diferentes itens ava-liados. Primeiramente, considera-se o quão expostos estão os países a uma ameaça natural: terramotos, tornados, inundações, seca e elevação do nível do mar. Depois, estuda-se ao nível das infra-estruturas oferecida pelo país e, por fim, a estrutura governamental, assim como o serviço médico, a organi-zação social e o sistema de alerta contra catástrofes. Também a capacidade de adaptação é tida em conta, sendo contabilizada a dedicação à pesquisa, o nível de formação escolar dos países e a protecção climática.

Dois acontecimentos recentes ilustram bem a avaliação feita no relatório. O Japão, por exemplo, é um país bastante exposto a riscos de acidentes naturais numa compa-ração global. Abalado por um dos terramotos mais violentos da his-tória, o país registou 28 mil mortos, enquanto que, no Haiti, local que sofreu uma catástrofe semelhante, o número de vítimas chegou a 220 mil.

“Essa diferença na dimensão dos efeitos catastróficos de tais eventos naturais revelam os diferentes tipos de vulnerabilidade dos países, que é um importante item considerado no índice”, diz o relatório. No ranking, o risco no Haiti é considerado “muito elevado” e no Japão “alto”.

que vai de risco “muito elevado” (grau 5) a “muito baixo” (grau 1), a situação no Brasil é tida como de pouco perigo - grau 4. Já os demais países da América Latina foram classificados como nações que

oferecem risco “muito elevado” ou “elevado”.

ASPECTO HUMANOO ranking do Relatório de Risco Mundial foi feito com base numa

de Sol que matou as plantas terrestres. Mas não de igual modo entre espécies costeiras como o caso dos dinoflagelados e espécies que vivem no meio do oceano.

“O fitoplâncton não costeiro foi quase com-pletamente dizimado, o que sugerimos é que este fitoplâncton não produziu estados de dormência e por isso não sobreviveu à escuridão”, disse a cientista.

A equipa foi buscar estes quistos a sedimentos de um fiorde na Suécia. Retiraram quistos que tinham ficado retidos no fiorde até há 150 anos e colocaram em culturas com nutrientes, luz e a uma temperatura de 15 graus celsius. Os quis-tos mais velhos que germinaram pertenciam à camada com uma idade entre os 75 e 99 anos.

Estas células, depois de saírem da casca, continuaram a dividir-se. “Estudámos a que ve-locidade é que uma célula se divide em duas, as de há um século dividem-se à mesma velocidade das mais recentes.”

De acordo com o artigo, o tempo de escuridão total que se seguiu ao impacto do asteróide foi de nove meses. Mas durante uma década, a luz que chegava à superfície terrestre seria metade da normal.

Neste sentido, “um banco de sementes no mar é tão ou mais importante do que o banco de sementes em terra”, disse Sofia Ribeiro. “Os produtores no oceano podem facilmente desaparecer e faz sentido que haja um banco de sementes microscópico.”

Page 10: Hoje Macau 21 JUN 2011 #2391

TERÇA-FEIRA 21.6.2011

10www.hojemacau.com.mo CULTURA

Embaixador Amante da Rosa fala sobre relações China-África

Uma questão de complementaridadeAntes de fechar o seu capítulo diplomático no território, o secretário-geral adjunto do Fórum Macau faz um apanhado sobre o novo modelo de cooperação nas relações China-África

Filipa [email protected]

O embaixador Manuel Amante da Rosa está de despedida do território, mas antes quis voltar a

colocar África na ordem do dia. A assinalar tardiamente (devido a problemas de agenda) o dia nacional daquele país, assinala-do no passado dia 25 de Maio, o secretário-geral adjunto do Fórum para as Relações Económicas e Comerciais entre a China e os Países de Língua Portuguesa vai fazer uma apresentação pública amanhã sobre “As relações China--África – Um novo modelo de cooperação” nas instalações da firma C&C Advogados.

“Será uma tentativa de for-malizar um novo modelo de cooperação que vai despontando a nível nacional e que tem muitas premissas da cooperação Sul--Sul”, explicou ao Hoje Macau o embaixador Amante da Rosa. Um modelo amplo que está a ser desenvolvido pela China intera-gindo dentro de um formato de “complementaridade” que “vai desde o próprio fluxo comercial até à infra-estruturação dos países africanos onde a China já tem um certo ‘know-how’, que obteve a fazer essas transformações nos úl-timos 30 anos a nível doméstico”, continuou o diplomata.

Amante da Rosa sublinhou que dentro do âmbito da cooperação Sul-Sul os efeitos que resultam do comércio e do fluxo financeiro entre África e a China “permitem que se fale de uma estabilidade no preço das matérias primas” e também, por parte de África, de uma capacidade de “previsão das receitas que têm estado a aumentar paulatinamente permitindo que a África deixe um ciclo de instabili-dade que tinha”. O diplomata re-cordou que neste momento o único país verdadeiramente instável do continente africano é a Líbia, uma vez que os outros são conflitos em vias de resolução - “digamos que não estão nas primeiras páginas dos jornais como antigamente

depois de três anos no território. A mudança deve-se ao processo de rotação normal e previsto nos estatutos da instituição. O em-baixador será substituído pelo seu homólogo guineense Marcelo Almeida, que já se encontra na RAEM.

O diplomata cabo-verdiano vai regressar ao ministério dos Negócios Estrangeiros do seu país e aguardar novas directivas, mas confessa que o território deixará saudades. “Fiz muitos amigos em Macau, deixo muitas pessoas por quem tenho muito apreço. O trabalho foi gratificante, quando faço um balanço. Abriu-me novos horizontes, além da própria com-preensão do que é a China e de como é que a RAEM se move den-tro deste espaço estratégico que é a Ásia. Foi muito interessante.”

A palestra de amanhã está marcada para as 18h30 e será direccionada a pessoas ligadas ao comércio, empresas, estudan-tes especialmente vocacionados para a investigação mas também, ressalva o palestrante, “o cidadão comum que tenha interesse em descortinar as razões para esse entendimento entre a China e África que se faz de uma forma tão dinâmica e causa apreensões a outros países que tradicional-mente negociavam com África e perdem paulatinamente espaço”.

estavam seis, sete ou oito conflitos em África”, sustentou e embaixa-dor, acrescentando que o nível de crescimento da África tem estado na ordem dos 5%, e no próximo ano o Banco Mundial prevê que ultrapasse os 5,5%.

“Há toda uma série de questões que fazem com que a África seja o parceiro estratégico da China, e que a China leve isso em perfeitas condições, porque também depen-de muito das matérias-primas de que necessita para o seu próprio desenvolvimento e consumo do-méstico.” Apesar de se negar a usar o termo “interdependência” o di-plomata admite que a relação com África “ainda não é tão equilibrada quanto gostaria mas caminha para lá”. “Se nós imaginarmos que a China é praticamente responsável por 25% a 30% do crescimento mundial, e se imaginarmos o volume negocial que existe com potencialidades de crescimento entre a China e África, acabamos por ver que, apesar de ter uma participação mínima no comércio internacional, África acaba por ter uma importância muito maior no mercado da China”, assegurou Amante da Rosa.

O diplomata garante que as perspectivas são de crescimento e que Macau tem um papel impor-tante a desempenhar, protagoni-zando a célebre “plataforma do

relacionamento da China com os países de língua portuguesa”. “O Fórum Macau é uma experiência única e ímpar. Nós debatemo-nos com alguns problemas em termos de afirmação e de ocupação do espaço que deveria haver, mas sabemos que isso não se faz de um dia para o outro”, comentou o representante de Cabo Verde. Amante da Rosa garantiu, no en-tanto, que o facto de a China ter avançado com o investimento de mil milhões de dólares para o de-senvolvimento da cooperação com os países de língua portuguesa “já dá a dimensão do que a China pretende” – um “facto inusitado” quer pelo crescimento, quer pela disparidade geográfica que existe entre a China e todos esse países que estão nos quatro continentes, e ainda pela própria assimetria que existe a nível dos países de língua portuguesa, e entre eles e a China. “O simples facto de termos uma organização estratégica como é o Fórum, e de estarmos todos os dias a tentar fazer algo de novo, e a tentar consolidar o plano de acção, já é algo de bastante posi-tivo”, rematou.

NA HORA DA DESPEDIDAManuel Amante da Rosa termina as suas funções como secretário--geral adjunto do Fórum no próxi-mo dia 1 de Julho, deixando Macau

ANTÓ

NIO

FALC

ÃO |

BLOO

MLA

ND.C

N

Page 11: Hoje Macau 21 JUN 2011 #2391

TERÇA-FEIRA 21.6.2011

11www.hojemacau.com.mo

“Filha Rebelde” | Rosas acusa julgamento de criar “uma espécie de intimidação”

Silva Pais, o assassino

NOVO LIVRO DE JOAQUIM MAGALHÃES DE CASTRO O escritor e fotógrafo Joaquim Magalhães de Castro está em Macau para apresentar o seu mais recente livro “No Mundo das Maravilhas - Viagem ao Património de Origem Portuguesa, do Uruguai a Omã.” A obra documenta as viagens do autor à descoberta do património deixado pelos portugueses mundo fora, da América do Sul ao Golfo Pérsico, desde o início da expansão maritime. Património manifestado através de costumes, tradições, gastronomia, arquitectura ou expressões linguísticas. A sessão de lançamento do livro vai ter lugar na Livraria Portuguesa no dia 21 (terça-feira), às 18h30, e contará com a intervenção da historiadora Maria de Deus Manso, que dissertará sobre as questões do Património e da Lusofonia.

O historiador Fernando Ro-sas afirmou que o julga-mento, a decorrer, sobre a peça “A Filha Rebelde”,

cria “uma espécie de intimidação” ao que são “as conclusões inquestioná-veis da investigação”, relativamente à morte do general Humberto Del-gado. “O sentido puro e simples é tentar criar aqui uma espécie de intimidação relativamente aquelas que são as conclusões inquestioná-veis da investigação”, disse à Lusa o ex-deputado do Bloco de Esquerda.

O historiador, autor entre outros, de “O Estado Novo nos Anos 30”, afirmou que “há evidência empírica e documental” relativamente às res-ponsabilidades do último director da PIDE-DGS, na morte de Humberto Delgado. Silva Pais, segundo Rosas, só não foi condenado em tribunal “por ter morrido antes da sentença ser proferida”.

Os sobrinhos do último director da PIDE, Fernando Silva Pais – Car-los Alberto Silva Pais e Berta Silva Pais Ribeiro – apresentaram queixa contra dois ex-directores do Teatro Nacional D. Maria II e a dramaturga Margarida Fonseca Santos, por ale-gados crimes de “ofensa à memória de pessoas falecidas” e “difamação”. “O que se está a tentar é silenciar a investigação que já há e a que se tem vindo a fazer sobre as violências e os

DE todas as peças a estre-la foi o célebre vestido

esvoaçante que Marilyn Monroe imortalizou no filme “O pecado mora ao lado” ar-recadado por 36,5 milhões de patacas naquele que foi dos mais importantes leilões de sempre na área do cinema .

Já tínhamos anunciado o leilão, pois o resultado superou em muito as expec-tativas. A culpa foi do vestido cor de marfim que Marilyn Monroe usou no filme “O pecado mora ao lado”, de 1955, leiloado no sábado por 4,6 milhões de dólares (cerca de 36,5 milhões de patacas).

O evento foi realizado

PEÇAS USADAS EM HOLLYWOOD LEILOADAS NOS EUA

Indumentárias milionáriasem Los Angeles pela Profi-les in History, que já tinha classificado o vestido como “o mais famoso da história do cinema”, afinal muitos se lembrarão da famosa cena em que Marilyn Monroe, de sorriso rasgado, procu-ra segurá-lo enquanto este esvoaça e deixa ver as suas pernas. A actriz estava sobre um respiradouro do metro de Nova Iorque e o vento sopra-va o seu vestido, que agora integrava uma colecção que a actriz Debbie Reynolds, de “Serenata à Chuva”, juntou ao longo de 40 anos.

Reynolds, 79 anos, tinha previsto juntar tudo num

museu, o que nunca veio a concretizar-se. No sábado, a actriz rompeu em lágrimas quando viu os vários objec-tos serem leiloados, contou o Daily Telegraph. Na colecção estava também outra indu-mentária que Marylin usou no filme “Os Homens Prefe-rem as Loiras”, um vestido vermelho com lantejoulas que foi leiloado por nove milhões de patacas, e um outro vestido que rendeu três milhões.

O leilão integrava 3500 vestidos, 20 mil fotografias, cartazes e objectos rela-cionados com a indústria discográfica. Inicialmente a

leiloeira Profiles in History terá esperado que a venda do vestido de Marilyn al-cançasse os 16 milhões de patacas, mas essa expectativa foi largamente superada por um comprador anónimo que fez a licitação por telefone.

Foram igualmente leilo-ados um chapéu de Charlie Chaplin (860 mil patacas) e um fato usado por Gary Cooper (430 mil patacas).

Uma das surpresas da noite foi o valor alcançado por um vestido usado por Judy Garland em “O Feiticei-ro de Oz”, que atingiu os 1,5 milhões de patacas, valor dez vezes superior ao esperado.

Este foi um dos leilões mais importantes na área do cinema, desde a liquidação do acervo dos estúdios Metro GoldwynMayer e Fox, nos anos 1970.

abusos cometidos por aquela polícia política”, sublinhou o investigador.

Fernando Rosas considerou ainda, estar em causa a liberdade de expressão pendendo sobre a cabeça de cada investigador uma “espada de Dâmocles”. “Se não se pode acusar um determinado inspector da polícia de ter praticado tortura ou de ter sido autor moral ou ma-terial de um assassínio, de repente qualquer investigador que chega a essa conclusão nos seus trabalhos não a pode publicar porque pode ser objecto de um processo em tribunal, significa que a partir de aqui cada in-vestigação tem sempre sobre si uma espada de Dâmocles”, disse. “Deste modo - prosseguiu - cada bandido, cada PIDE, cada trucidário, cada bandido sente-se animado por uma sentença imprudente a perseguir os investigadores”.

Referindo-se à peça em causa, e à queixa dos sobrinhos do major Silva Pais, Fernando Rosas foi claro: “A família não tem uma sombra de ra-zão”. Autor de vários estudos sobre o Estado Novo como “Salazarismo e Fomento Económico”, Rosas, disse que “o processo do general Humber-to Delgado apesar de todas as suas imperfeições e até das benevolências extraordinárias que se demonstrou relativamente aos assassinos da polícia política, provou de uma ma-

neira inquestionável, relativamente ao major Silva Pais, que foi o autor moral da operação”.

FOI ELE, SIM SENHORFernando Rosas disse à Lusa que foi Silva Pais, quem ordenou e autori-zou a operação que levou à morte do general Humberto Delgado, em Fevereiro de 1965. “Foi ele [Eduardo Silva Pais] quem ordenou e autori-zou a operação que visava prender o general Humberto Delgado e que acabou no seu assassínio”, disse o coordenador do livro “Portugal e a Guerra Civil de Espanha”.

Fernando Rosas afirmou que Silva Pais “foi totalmente conivente com o encobrimento que posterior-mente a polícia fez à eliminação de todas as provas [do assassínio de Humberto Delgado], como a des-truição do automóvel”. “Só depois do 25 de Abril [de 1974] é que uma investigação séria e completa o de-monstrou e foram condenados em tribunal por isso”.

“Há suficiente evidência em-pírica recolhida para saber que ele [Silva Pais] teve conhecimento e autorizou a operação, a sancionou e agiu ativamente no sentido do seu encobrimento posterior. Devia ter sido o primeiro a responder”, salientou. “O facto de ter morrido antes da sentença não elimina as

responsabilidades que teve em vida e que estão perfeitamente estabele-cidas quer pela investigação policial quer pela investigação histórica”, rematou.

No 2.º Juízo Criminal do Tribunal de Lisboa decorre um julgamento em que são arguidos Carlos Fragateiro e José Manuel Castanheira, ex-direc-tores do Teatro Nacional D. Maria II, e a autora do texto dramatúrgico, Margarida Fonseca Santos. A peça “A Filha Rebelde”, baseia-se na obra homónima dos jornalistas José Pedro Castanheira e Valdemar Cruz, sobre a vida de Annie Silva Pais, filha do último director da PIDE.

Em causa está uma queixa apre-sentada pelos sobrinhos do último diretor da PIDE, Fernando Silva Pais – Carlos Alberto Silva Pais e Berta

Silva Pais Ribeiro – por alegados crimes de “ofensa à memória de pessoas falecidas” e “difamação”.

Para Fernando Rosas “é perfei-tamente legítimo aos investigadores e aos autores falarem, sobre pena de que estaríamos a encobrir um dos principais responsáveis do assassinato do general Humberto Delgado”.

O resultado do julgamento “pode ser gravíssimo para a liberda-de de expressão e de investigação”, considerou o investigador que todavia, confia na justiça.

“A justiça saberá dar a este caso a resolução que ele deve ter”, vaticinou.

A próxima sessão do julgamento está marcada para quarta-feira, no Tribunal em Lisboa.

Page 12: Hoje Macau 21 JUN 2011 #2391

TERÇA-FEIRA 21.6.2011

12www.hojemacau.com.mo DESPORTO

Ogier bate Loeb na Acrópole por 10,5 segundos

Os deuses devem estar loucosBENFICA DENIS STRACQUALURSI APONTADO À LUZO argentino Denis Stracqualursi é o último jogador a ser apontado pela imprensa desportiva como possível reforço do Benfica. O avançado do Tigre, equipa dos arredores de Buenos Aires, apontou 11 golos no torneio Clausura e 22 no total da temporada, tendo chamado a atenção dos responsáveis encarnados. O jogador, de 23 anos, destaca-se pelo seu poderio físico (1,90m e 87 kg) e é pretendido por vários emblemas europeus, sendo o Nápoles o principal interessado na sua contratação. Denis tem um preço de mercado a rondar os oito milhões de euros, com o passe a estar dividido em partes iguais por um fundo de investimento e pelos argentinos do Tigre.

SPORTING GODINHO LOPES EM ANGOLA PARA FINANCIAR SADGodinho Lopes vai a Angola durante uma semana para estabelecer conversações com potenciais investidores no Sporting. O presidente do Sporting procura parceiros/investidores para a SAD leonina e para o Fundo de jogadores que pretende criar. O dirigente tenciona não só aproveitar o prestígio do Sporting naquele país africano como também a prosperidade de muitos empresários que estão atentos a oportunidades de negócio em clubes de futebol. A internacionalização das escolas Academia Sporting - franchising que o clube de Alvalade está a expandir pelo Mundo - também será objecto de negociações. O Sporting vai instalar uma Academia em Angola.

MANUEL SÉRGIO COLABORA COM JORGE JESUSO professor Manuel Sérgio revelou que Jorge Jesus pretende a sua colaboração no Benfica e os primeiros passos nesse sentido já foram dados. “Sou amigo do Jorge Jesus e ele já me disse que gostaria que fosse uma espécie de seu consultor”, começou por dizer Manuel Sérgio, em declarações prestadas à Antena 1. O professor, catedrático na área do desporto, explicou ainda que, depois do convite de Jorge Jesus, já teve contacto com o presidente e com outros dirigentes do clube. “Disse-lhes que o Benfica deveria criar um departamento de inteligência competitiva”, revelou.

CAVACO SILVA CONGRATULA MEDALHADOS NO CAMPEONATO DA EUROPA DE CANOAGEMO Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, congratulou, esta segunda-feira, os cinco atletas portugueses que arrecadaram medalhas durante o Campeonato de Europa de Canoagem. “O feito alcançado por estes atletas honra o desporto nacional, pelo que deve merecer elogio o alto nível desportivo demonstrado, confirmado pelos títulos obtidos neste Campeonato Europeu de Canoagem, em Belgrado”, afirmou Cavaco Silva, no «site» da presidência da República.

A contratação de Fábio Coentrão pelo Real Madrid deverá ficar fechada antes de dia

27, segunda-feira, dia em que o lateral terá de apresentar-se na Luz.

Como o Diário de Notícias (DN) avançou em primeira mão, o Benfica estipulou condições para a cedência do lateral que contemplavam 25 milhões de euros, o passe do central Garay e ainda o empréstimo de Drenthe. Neste momento os merengues estão mais próximo de satisfazer as pretensões do clube da Luz. Ainda assim, o próprio jogador confirmou ontem que, até agora, tem ordem para se apresentar dia 27. “Tenho contrato até 2016 e sempre disse que amo o Benfica. Nos últimos três anos aprendi a ser do Benfica e vou continuar a sê-lo. Dia 27 volto ao trabalho”, salientou.

O que tem adiado a concretização do ne-

gócio é o facto dos merengues pretenderem baixar de 25 para 22 milhões o valor a pagar em dinheiro. Tudo porque, como já fizeram ver ao clube da Luz, têm propostas de venda para Garay e Drenthe, os jogadores que Jorge Jesus pretende ver no Benfica. O Real tenta ainda incluir o médio Sarabia, em detrimento de ou Garay ou Drenthe.

Certo é que os encarnados pretendem encer-rar o quanto antes este capítulo para avançarem depois para o substituto de Coentrão, com o argentino Ansaldi à cabeça.

Entretanto, o presidente do Almeria, Alfonso Garcia, confirmou ontem o inte-resse do Benfica em Piatti, informação essa avançada pelo DN a 28 de Maio. “Não posso mentir, o Benfica está interessado, mas não é o único”, disse.

DEPOIS de ter termi-nado o segundo dia do Rali da Grécia com pouco mais de dois

segundos de vantagem para Sebastien Loeb, da Citroen, o também francês e segundo piloto da marca do “double chevron” Sebastian Ogier, acabou este domingo por levar a melhor no duelo directo com o seu compa-nheiro de equipa, com quem ain-da alternou na liderança do Rali da Acrópole, e a quem acabou por vencer com uma vantagem de 10,5 segundos. Na terceira posição, depois de ter rodado durante grande parte da prova em quarto, terminou o finlandês Mikko Hirvonen, da Ford, que na última etapa levou a melhor sobre Petter Soberg, o primeiro comandante da prova, e que viria a concluir o rali grego na quarta posição, fora do pódio.

Depois desta que foi a sétima prova do Campeonato do Mundo de Ralis, Sebastien Loeb continua na frente do Mundial, agora com 17 pontos de vantagem sobre Hir-vonen, mas com a distância para o terceiro classificação, Ogier, a passar de 30 para 22 pontos. No quarto posto do Mundial conti-nua o finlandês Jari-Mati Latvala, da Ford, com 76 pontos, apenas mais três que o norueguês Petter Solberg. Aliás, relativamente a

FÁBIO COENTRÃO É PARA FECHAR ANTES DE DIA 27

Na Luz com pensamento em Madrid

na perseguição aos homens da frente, o seu companheiro Loeb, mas também o finlandês Mikko Hirvonen. Refira-se que o último dia do Rali da Grécia foi particu-larmente positivo para Ogier que, não só pôde festejar o triunfo no rali, como venceu ainda a Power Stage, a última especial, que atribui três pontos ao vencedor (Ogier), dois ao segundo (Loeb) e um ao terceiro (Hirvonen).

BERNARDO SOUSA NO PÓDIO DO SWRCAtentos ao que se passou no Rali da Grécia, os portugueses amantes do automobilismo e dos ralis acompanharam a prova de Armindo Araújo e Bernardo Sousa, os dois pilotos lusos que alinharam à partida do Rali da Acrópole. Relativamente ao primeiro, ao volante de um Mini JCW WRC, foi obrigado a abandonar ainda no sábado, durante a segunda etapa, devido a uma falha eléctrica no Mini. Já o segundo, depois de ter andado no “top ten”, acabou a prova na 11ª posição da geral, garantindo o segundo lugar na classificação do SWRC, campeonato para os carros S2000, subindo por isso ao pódio na prova grega no seu campeonato como era, afinal, o primeiro objectivo do piloto madeirense.

Solberg, foi, sem dúvida, o gran-de animador desta prova grega, ele que começou por surgir na liderança após o primeiro dia, e que acabou por pagar a factura de ter sido o primeiro piloto na estrada na segunda etapa.

No final deste Rali da Acró-pole, também apelidado de Rali dos Deuses, a sétima prova do Mundial, Ogier pôde festejar a terceira vitória na temporada, depois de Portugal e da Jor-dânia, triunfos que o colocam

Page 13: Hoje Macau 21 JUN 2011 #2391

[Tele]visão22:00 Sportscenter Asia 22:30 Baseball Tonight International 2011 23:00 World of Gymnastics 2011 23:30 FINA Aquatics World 2011

STAR SPORTS 3110:00 (Delay) FIM Mx2 World Motocross Championship 2011 11:00 The Championships, Wimbledon 2011 1st Round 16:00 International Motosport News 2011 17:00 Intercontinental Rally Challenge 2011 - Magazine17:30 Golf Focus 2011 18:00 The Championships, Wimbledon 2011 Daily Highlights19:00 (LIVE) The Championships, Wimbledon 2011 1st Round

STAR MOVIES 4011:50 Furry Vengeance13:25 Vip Access: X-Men13:55 Die Hard16:10 Old Dogs17:45 Post Grad19:20 The Princess And The Frog21:00 The Proposal22:50 Amelia00:45 Fantastic Mr. Fox

HBO 4113:00 Bugsy15:15 We’Re No Angels17:00 Citizen Cohn19:00 Misery21:00 Red Dragon 23:00 Year One00:45 Destiny Turns On The Radio

CINEMAX 4212:00 Battle Of The Bulge14:30 State Of Play16:45 Merrill’s Marauders18:30 Faith Of My Fathers20:15 The Dogs Of War22:00 Sheena00:00 Clive Barker’s Lord Of Illusions

MGM CHANNEL 4311:30 Red Dawn13:30 The Cutting Edge15:15 Benny & Joon17:00 The Resurrected18:45 Thief21:00 If It’s Tuesday It Still Must Be Belgium 22:45 Fight for Life00:30 Nypd Mounted

DISCOVERY CHANNEL 5013:00 Mythbusters - James Bond Special14:00 Man Vs. Wild 5 - Georgia/ Eastern Europe15:00 Beyond Survival With Les Stroud16:00 Gold Rush: Alaska17:00 Dirty Jobs - Mud Mineral Excavator18:00 Factory Made18:30 How Do They Do It?19:00 Rampage! - Weather Rampage20:00 Lost Tapes 221:00 I Was Bitten22:00 I Shouldn’t Be Alive 423:00 Moments of Impact

(MCTV 55) Biography Channel17:00 CHILD OF OUR TIME: 2000

Informação Macau Cable TV

TDM 13:00 TDM News - Repetição13:20 Jornal das 24h14:30 RTPi DIRECTO19:00 TDM Desporto (Repetição)19:30 Ganância20:25 Acontecimentos Históricos20:30 Telejornal21:00 Jornal da Tarde da RTPi22:15 Viver a Vida22:58 Acontecimentos Históricos23:00 TDM News23:30 Montra do Lilau00:00 Portugueses pelo Mundo00:45 Telejornal (Repetição)01:15 RTPi DIRECTO

INFORMAÇÃO TDM

RTPi 8214:00 Telejornal Madeira14:30 Gostos e Sabores15:00 Magazine Canadá Contacto15:30 30 Minutos16:00 Bom Dia Portugal 17:00 Quem Quer Ser Milionário – Alta Pressão17:45 Resistirei18:30 A Alma E A Gente19:00 Documentário – As Voltas20:00 Jornal Da Tarde 21:15 O Preço Certo22:00 Magazine Canadá Contacto22:30 Recantos23:00 Portugal No Coração

TVB PEARL 8306:00 Bloomberg West 07:00 First Up07:30 NBC Nightly News08:00 Putonghua E-News08:30 ETV10:30 Inside the Stock Exchange11:00 Market Update11:30 Inside the Stock Exchange11:32 Market Update12:00 Inside the Stock Exchange12:02 Market Update12:30 Inside the Stock Exchange12:35 Market Update13:00 CCTV News - LIVE14:00 Market Update14:40 Inside the Stock Exchange14:43 Market Update15:58 Inside the Stock Exchange16:00 ZingZillas16:30 Mr Moon17:00 The Penguins of Madagascar17:30 Design Squad Nation18:00 Putonghua News18:10 Putonghua Financial Bulletin18:15 Putonghua Weather Report18:20 Financial Report18:30 Football Asia19:00 The Works19:30 News At Seven-Thirty19:50 Weather Report19:55 Earth Live20:00 World Kitchen20:25 Portraits Self-portraits20:30 Desperate Housewives21:30 Human Planet22:35 Human Planet Behind the Lens 22:45 Market Place22:50 Chase 23:45 The CEO Connection and World Market Update23:50 News Roundup00:05 Earth Live00:10 Whitechapel01:10 The Pearl Report01:40 Transworld Sport02:35 European Art at the MET03:00 Bloomberg Television05:00 TVBS News05:30 CCTV News

ESPN 3013:00 Swatch TTR World Snowboard Tour 2010/1114:30 Cape To Cape Mtb 2010 15:30 World of Gymnastics 201116:00 MLB Regular Season 2011 New York Yankees vs. Cincinnati Reds19:00 (Delay) Baseball Tonight International 2011 19:30 (LIVE) Sportscenter Asia 20:00 World of Gymnastics 2011 20:30 FINA Aquatics World 2011 21:00 KIA X Games Asia 2011

00:00 I Was Bitten

NATIONAL GEOGRAPHIC CHANNEL 5112:30 Megastructures - The Canton Tower13:25 Food Lover’s Guide To The Planet14:20 Lonely Planet: Roads Less Travelled15:15 Dog Whisperer17:05 Megastructures - SMART Tunnel18:00 Mummy Road Show18:30 More Amazing Moments19:00 Crash Science - Airplanes20:00 Megastructures - The Canton Tower21:00 Monster Fish - Ancient Beast22:00 Shark Men - Looking For Ladies23:00 Air Crash Investigation00:00 Seconds From Disaster

ANIMAL PLANET 5213:00 Corwin’s Quest - The Puma’s Prowess14:00 Animal Cops Miami - Thirst For Life15:00 Wild Recon - Border War16:00 Taking On Tyson17:00 Weird Creatures With Nick Baker18:00 Animal Cops Philadelphia - Cat Killer19:00 Groomer Has It - Chow Time20:00 Corwin’s Quest - The Falcon’s Swoop21:00 Wild Recon - Bitten22:00 Night23:00 Weird Creatures With Nick Baker00:00 Corwin’s Quest - The Falcon’s Swoop

HISTORY CHANNEL 5413:00 Modern Marvels14:00 Remembering The Battle Of Manila16:00 Pawn Stars17:00 American Pickers18:00 The Universe19:00 Modern Marvels 20:00 History’s Hot Spots21:00 Greatest Tank Battles22:00 Battleplan23:00 Kimjongilia00:00 Brad Meltzer’s Decoded

BIOGRAPHY CHANNEL 5513:00 Intervention14:00 Obsessed15:00 Airline USA16:00 Duran Duran17:00 Child of Our Time: 200018:00 Intervention19:00 Sell This House19:30 Rescue Mediums20:00 Celebrity Ghost Stories21:00 Farrah Fawcett22:00 Heavy23:00 Intervention00:00 Obsessed

AXN 6212:15 Csi: Crime Scene Investigation13:05 Ncis: Los Angeles14:00 Wipeout14:50 Numb3Rs15:40 Csi: Crime Scene Investigation16:30 Hawaii Five-O17:25 Csi: Crime Scene Investigation18:15 Top Chef19:10 Hawaii Five-020:05 Criss Angel Mindfreak20:35 Sony Style Tv Magazine21:05 Csi: Crime Scene Investigation22:00 Csi: Ny22:55 House23:50 Csi: Ny00:45 House

STAR WORLD 6312:10 MasterChef Australia13:05 Rules of Engagement13:35 Cougar Town15:25 9021016:20 Desperate Housewives17:15 Got To Dance UK18:10 How I Met Your Mother18:40 MasterChef Australia19:35 Melissa & Joey20:00 Parenthood21:50 9021022:45 MasterChef Australia23:10 DC Cupcakes23:40 Melissa & Joey00:05 Parenthood

www.macaucabletv.com

[ ] CinemaCineteatro | PUB

[f]utilidadesTERÇA-FEIRA 21.6.2011www.hojemacau.com.mo

13

Su doku

[ ] Cru

zadas

REGRAS |Insira algarismos nos quadrados de forma a que cada linha, coluna e caixa de 3X3 contenha os dígitos de 1 a 9 sem repetição

SOLUÇÃO DO PROBLEMADO DIA ANTERIOR

HORIZONTAIS: 1-XAUTER. EDEN. 2-AUIU. UACAPU. 3-PASSEADO. IN. 4-EL. CULAPE. C. 5-RITON. GELFA. 6-UAU. UCA. EIS. 7-S. RICO. IVA. 8-VIROTADA. H. 9-LIMO. INERME. 10-AM. NHATO. IM. 11-RAREIRA. ESO.VERTICAIS: 1-XAPERUS. LAR. 2-AVALIA. VIMA. 3-UIS. TURIM. R. 4-TUSCO IRONE. 5-E. EUNUCO. HI. 6-RUAL. COTIAR. 7-ADAGA. ANTA. 8-ECOPE. IDEO. 9-DA. ELEVAR. E. 10-EPI. FIA. MIS. 11-NUNCAS. HEMO.

SOLUÇÕES DO PROBLEMA

HORIZONTAIS: 1-Muçulmano que guia os viandantes nos desertos da Arábia. Paraíso terreal, de que fala a Bíblia. 2-Espécie de camarão do Tocantins. Árvore silvestre, de madeira duríssima, impenetrável à serra. 3-Vinho com os pés. Símbolo químico de índio. 4-Pron. ant., ele. Susto. 5-Ritão. Pastagem, acto de pastar. 6-É incrível!! Género de plantas gramíneas. Aqui está. 7-Que tem muitos bens. Imposto. 8-Ferimento feito com virote. 9-Planta de fam. das algas. Que não está armado. 10-Símbolo químico de amerício. Que tem proeminente a maxila inferior. Prefixo usado em lugar de in. 11-Raleira. Elemento de origem grega que significa dentro.

VERTICAIS: 1-Indígenas do Norte do Brasil. Parte ou face interior do pão. 2-Estimula. Segunda cava ou lavra. 3-Gritos de dor. Torino. 4-Toscano. Princípio odorífero da violetas e da íris. 5-Diz-se de flor cujos pistilos e estames se convertem em pétalas. Aí. 6-Casta de uva de Azeitão. Gastar com o uso, pôr fio. 7-Arma branca, larga e curta. Monumento megalítico. 8-Cirurgia sem perda de substância. Elemento de origem grega que significa ideia. 9-... capo, loc. musical. Fazer subir, levantar. 10-Que significa sobre, depois. Antiga medida de capacidade. Elemento de origem grega que significa ódio. 11-Nunca. Elemento de origem grega que significa sangue.

SALA 1GREEN LANTERN [B] Um filme de: Martin CampbellCom: Ryan Reynolds, Blake Lively, Peter Sarsgaard14.30, 16.30, 19.30, 21.30

SALA 2SUPER 8 [C] Um filme de: J. J. AbramsCom: Elle Fanning, Kyle Chandler, Ron Eldard14.30, 16.30, 19.30, 21.30

SALA 3X-MEN FIRST CLASS [B] Um filme de: Matthew VaughnCom: Michael Fassbender, James McAvoy14.30, 16.45, 19.15, 21.30

Page 14: Hoje Macau 21 JUN 2011 #2391

OPINIÃOed i to r ia lCarlos Morais José

TERÇA-FEIRA 21.6.2011

14www.hojemacau.com.mo

PUB

Levantaram-se algumas vozes iradas contra o teor e a forma da notícia da agressão a Gina Rangel.

Pois dizem alguns que o último pa-rágrafo, que dava conta de outros casos ocorridos contra “estrangeiros”, não é ver-dade. Ora cada um tem as suas fontes, com a credibilidade que merecem e, no nosso caso, várias pessoas nos relataram casos em que o insulto ao “estrangeiro” surge com demasiada facilidade em bocas que só recentemente falam em Macau. Ignorar estes factos é esconder a cabeça na areia. Isso não fazemos. Caberá aos leitores julgar

Sobre uma notíciaquem fala verdade e quem não o faz. Por opção ou missão.

Contudo, o que estava em causa na notícia não era a questão étnica – o Hoje Macau nunca a coloca porque não acredita nela – sobretudo porque imediatamente uma outra se sobrepõe, independentemente das etnias, das origens e das culturas: o facto de se tratar de uma agressão selváti-ca a uma senhora de 59 anos. Afinal, que sociedade é esta em que tal pode ocorrer e se considera normal? Devemos olhar para o lado e considerar que nada tem a ver connosco? Quando o género e a idade das

pessoas não inspira um mínimo de respeito e condiciona os comportamentos, não será verdade que atingimos os limites da selva?

Estas são as fundamentais preocupações do nosso artigo de sexta-feira que, aliás, teve um bom acolhimento pela grande generalidade do público.

Quanto à forma, nomeadamente a pu-blicação da fotografia em que se exibiam as feridas provocadas pela agressão, espe-ramos que tenha realizado eficazmente a sua missão: chocar os leitores ao dar-lhes a ver a dimensão concreta do facto, como nos chocou a nós. Pelos vistos resultou.

O que estava em causa na

notícia não era a questão étnica – o

Hoje Macau nunca a coloca porque

não acredita nela – sobretudo

porque imediatamente uma outra

se sobrepõe, independentemente

das etnias, das origens e das

culturas: o facto de se tratar de

uma agressão selvática a uma

senhora de 59 anos

Page 15: Hoje Macau 21 JUN 2011 #2391

Há pessoas que só estraem veneno de tudo aquilo em que tocam; outros, mal.Padre Manuel Teixeira [1912-2003]

à f l o r da pe leHelder Fernando

TERÇA-FEIRA 21.6.2011

15www.hojemacau.com.mo

Propriedade Fábrica de Notícias, Lda Director Carlos Morais José Editor Vanessa Amaro Redacção Filipa Queiroz; Gonçalo Lobo Pinheiro; Joana Freitas; Patrícia Ferreira, Rodrigo de Matos; Virginia Leung Colaboradores António Falcão; Carlos Picassinos; José Manuel Simões; Marco Carvalho; Maria João Belchior (Pequim); Rui Cascais; Sérgio Fonseca Colunistas Arnaldo Gonçalves; Boi Luxo; Correia Marques; Gilberto Lopes; Hélder Fernando; João Miguel Barros, Jorge Rodrigues Simão; José I. Duarte, José Pereira Coutinho, Luís Sá Cunha, Marinho de Bastos; Paul Chan Wai Chi; Pedro Correia Cartoonista Steph Grafismo Catarina Lau; Paulo Borges Ilustração Rui Rasquinho Agências Lusa; Xinhua Fotografia António Falcão, Gonçalo Lobo Pinheiro; António Mil-Homens; Lusa; GCS; Xinhua Secretária de redacção e Publicidade Laurentina Silva ([email protected]) Assistente de marketing Vincent Vong Impressão Tipografia Welfare Morada Av. Dr. Rodrigo Rodrigues nº 600 E, Centro Comercial First Nacional, 14º andar, Sala 1407 – Macau Telefone 28752401 Fax 28752405 e-mail [email protected] Sítio www.hojemacau.com.mo

IEm Macau, pedindo pelas ruas, há mi-norias em trágico estado de pobreza. Aparentemente, essas minorias não en-tram nas estatísticas do feérico “desen-volvimento económico” do território e, o mais provável, nas operações de sensos.

Também em Macau sobrevivem com imensa dificuldade e particular ajuda alheia, minorias hoje anónimas outrora populares, e ainda outras minorias de antigas e ilustres famílias macaenses, da mesma forma com enormes dificuldades.

Em Macau resistem, praticamente pe-riclitantes, bairros antigos com História, que só aparente e efemericamente são mais ou menos agradáveis de frequentar. E que deviam ser efectivamente acarinhados, tornando aqueles espaços verdadeiramente atractivos regional e internacionalmente, bairros recuperados e confortáveis para além das fachadas, com coerência e bom gosto, 365 dias por ano. O que não falta por cá é gente com ideias, talento e orçamentos para realizar coisas. Vontade é que parece escassa. Estranhamente?

IIPelo menos na versão em língua portuguesa, é simpático o nome do mais recente projecto destinado ao desenvolvimento económico de milionários: “Jardins de Lisboa”. Nos tempos do “senhor governador” não se faria melhor para agradar à principal figura do casarão cor-de rosa da Praia Grande. Foi pensando em quantos residentes permanentes da RAEM que aquele projecto delapidador foi concebido?

Assim vai, toda engalanada, a marcha do internacionalismo especulador imobiliário!

IIIOlha-se para aquela foto do rosto violenta-mente agredido de Gina Rangel, publicada sexta-feira neste jornal, e sentimos arrepios. Imediatamente ficamos solidários com a vítima, mesmo desconhecendo ainda todos os contornos do acto cobarde.

Entre outras esperanças, a de que o resul-tado da investigação se saiba com rapidez e decorra com justiça e transparência; para não termos de questionar sobre quantos dias, semanas, meses ou anos faltam para ser pública a conclusão.

E, por entre várias interrogações que se podem colocar a pretexto deste criminoso

Em Macau, pedindo pelas ruas, há minorias em trágico estado de pobreza. Aparentemente, essas minorias não entram nas estatísticas do feérico “desenvolvimento económico” do território e, o mais provável, nas operações de sensos.

Revolta e paixão

caso, fica aqui uma: A agredida, depois de espancada é ameaçada de morte em frente a um agente da autoridade em serviço, e o agressor não recebe imediata voz de prisão? Se assim foi, o que terá levado o policial a não agir?

IVNo dia de hoje, há 63 anos, era apresentado pela primeira vez, pela Columbia Records, no célebre Hotel Waldorf-Astoria em Nova Iorque, perante a estupefacção geral, o pri-meiro disco LP (Long Playing) da história dos registos de som e da reprodução musical. Iniciava-se a época do vinil, um material do tipo plástico de cloreto de polivinila, muito mais maleável, leve e resistente a choques do que os discos do modelo anterior, nor-malmente só com um tema musical de cada lado. Ficava para trás, aquele disco pesadão e quebradiço em goma-laca que girava, na reprodução, a uma velocidade de 78 rotações por minuto. Até 1948 foi o melhor, ou realmente o único meio mais eficaz de armazenamento de áudio. Enquanto que o LP, registando vários temas em cada face (musicais, discursos e outros

sons pretendidos), passou a oferecer

e, por fim mas não no fim, comercializado a partir de 1982, a criação dos CD (compact disc), prometendo e praticando maior ca-pacidade, maior clareza sonora, muito mais resistência e durabilidade.

Lembro-me de em 1983 o Compact Disc ser apresentado pela primeira vez em Macau. Foi no Hotel Royal, então estabelecimento muito finório, ainda cheirando a novo, onde se montou uma impressionante linha de áudio topo de gama, da Philips, tal como os CDs que foram oferecidos aos poucos jornalistas presentes. A mim calhou-me uma reunião de temas de Puccini; seguindo-se uma corrida à procura duma loja que ven-desse leitores de CD.

Trazer à memória o nascimento do “com-pact disc” - que por um destes dias também passará à história - foi um pretexto, como qualquer outro, para lembrar a importância dos sons de que gostamos nas nossas vidas, da música nomeadamente. Como nos podí-amos lembrar, individual ou colectivamente, da importância dos computadores ou da matemática, ou de uma praia, ou de um olhar, ou de um jantar ou de uma voz, ou de um inesquecível grito de revolta ou de paixão na vida de cada um de nós.

melhor qualidade sonora, embalagem com capa e contracapa usualmente vistosa e com informação sobre o conteúdo. No seu conjunto, o disco de 30 cm de diâmetro e respectiva capa, era e é um objecto artístico ainda hoje - ou novamente hoje - de culto.Região rica é região sem pobreza - às escân-caras ou envergonhadamente escondida.

Passando por cima das etapas do cilindro de cera, nas últimas décadas do século IXX, e dos pequenos e médios discos de 76, 79 e 80 rotações, nos inícios do século XX, até se optar pelas bolachas pretas de 78 rotações por minuto, depois os chamados álbuns LP

Page 16: Hoje Macau 21 JUN 2011 #2391

TERÇA-FEIRA 21.6.2011www.hojemacau.com.mo

MOÇAMBIQUE NOVO PARTIDO “DO NORTE” O Partido Humanitário de Moçambique (PAHUMO), uma nova formação política originária das províncias nortenhas de Cabo Delgado, Nampula e Niassa, quer participar nas eleições autárquicas de 2013 e gerais de 2014, para acabar com as assimetrias regionais. A intenção foi manifestada hoje por Cornélio Quivela, líder do partido, à margem da cerimónia oficial do içar da bandeira do PAHUMO, que marcou o início das actividades políticas após a sua aprovação pelo Ministério da Justiça. Quivela, antigo deputado da RENAMO, defendeu que o PAHUMO já é “uma alternativa democrática no país”. De acordo com o político, o seu partido guia-se pelos princípios de liberdade de expressão, paz e espírito humanitário, sendo a pessoa humana o alvo das suas actuações.

B. BRITÂNICA E GOOGLE DIGITALIZAM LIVROS A Biblioteca Britânica e o Google anunciaram esta segunda-feira uma parceria para digitalizar 250 mil livros do acervo da biblioteca. Os artigos que serão digitalizados não possuem restrições relativas a direitos de autor. Os títulos, que abrangem um total de 40 milhões de páginas, datadas de 1700 a 1870, foram seleccionados pela Biblioteca Britânica e digitalizados pelo Google, que irá arcar com todos os custos do processo. Entre os primeiros itens a ser digitalizados estão panfletos feministas a respeito da rainha Maria Antonieta, de 1791, um documento sobre o primeiro submarino movido por um motor de combustão, de 1858, e um texto que oferece um relato detalhado de um hipopótamo empalhado do príncipe de Orange, de 1775. Uma vez digitalizados, os textos poderão ser consultados na íntegra, baixados e lidos através do programa Google Books. A parceria com o Google é o mais recente acordo firmado pela Biblioteca Britânica com entidades privadas para digitalizar a colecção da biblioteca.

REAL MADRID NÃO GOSTOU DO PEDIDO DE AUMENTO O Real Madrid ficou insatisfeito com o pedido de aumento de Di Maria. O argentino deverá ser repreendido por José Mourinho. O português não gosta que assuntos internos do clube sejam comentados em público, como fez Di Maria, que pediu uma revisão salarial na concentração da selecção argentina. Refira-se que o ex-benfiquista é dos jogadores mais mal pagos do plantel, recebendo 2 milhões de euros por temporada.

car toonpor Steff

VILLAS-BOAS O MAIS CARO DE SEMPRE A transferência de André Villas-Boas para o Chelsea será a mais cara de sempre no que diz respeito à contratação de treinadores de futebol, ultrapassando os dois movimentos “milionários” anteriores, com outro português como protagonista: José Mourinho. Os 15 milhões de euros que o Chelsea se preparara para “desembolsar” de modo a contar com o treinador portista no comando dos “blues” são a maior verba de sempre envolvendo técnicos de futebol. A confirmar-se a decisão do clube administrado pelo russo Roman Abramovich, a verba que o FC Porto obriga a pagar por Villas-Boas ultrapassa os oito milhões de euros que o Real Madrid pagou por José Mourinho ao Inter de Milão, em Junho de 2010.

AVIÃO ATERRA APÓS EMBATE COM GAIVOTASUm avião da SATA Internacional com 104 passageiros que deveria fazer ontem a ligação entre a Madeira e Copenhaga foi obrigado a abortar a descolagem devido ao embate com um bando de gaivotas num dos reatores, informou a transportadora. Um responsável da SATA relatou à Lusa que o avião “quando estava na fase de descolagem, com os motores no máximo, embateu com um bando de gaivotas, com os pássaros a entrarem no reactor”, o que obrigou ao regresso da aeronave à pista. O porta-voz informou que, “devido à perícia do comandante, o avião conseguiu regressar à pista, tendo aterrado com toda a segurança no aeroporto do Funchal”.

ANGLICANOS AUTORIZAM BISPOS HOMOSSEXUAISA Igreja anglicana de Inglaterra prepara-se para autorizar que sacerdotes homossexuais sejam ordenados bispos, segundo um documento publicado esta segunda-feira para traçar as directrizes do próximo sínodo da Igreja em Julho. O documento, que tem como título «Escolher bispos, a lei sobre a igualdade de 2010», insiste no facto de que a orientação sexual não deve ser levado em consideração na promoção de um clérigo ao cargo de bispo. Mas o texto recomenda que a hierarquia da Igreja tenha a possibilidade de bloquear uma nomeação caso esta «provoque divisão e desunião na diocese» envolvida. A Igreja depois que Jeffrey John, sacerdote solteiro e homossexual casado com outro religioso, foi obrigado a renunciar ao arcebispado de Reading em 2003.

O Chefe do Executivo quis falar com diversas per-sonalidades de Macau e endereçou um convite

para ouvir as opiniões sobre o de-senvolvimento de Macau bem como da acção governativa do Executivo liderado por Fernando Chui Sai On.

De deputados a ex-deputados, de académicos a economistas, de lideres associativos a empresários. Chui Sai On reuniu-se ontem, na sede do Go-verno, com mais de dez personalida-des de diversos quadrantes e tomou o pulso à realidade social de Macau. “O Chefe do Executivo ouviu e deu as suas opiniões. No global fiquei muito satisfeito com os seus comentários. Espero que estas reuniões sejam mais frequentes”, revelou o deputado José Pereira Coutinho à saída do encontro.

Segundo Pereira Coutinho, as várias personalidades convidadas levantaram as mais diversas questões mas, por uma questão de ética, o deputado da Assembleia Legislativa (AL) apenas falou das suas preten-sões. “Fiz um convite individual

A popularidade do actual Chefe do Executivo de Macau, Fernando Chui Sai On, recuperou de

algum do desgaste provocado pela governação. De acordo com os resultados de um estudo de satisfação dos residentes, a população de Macau em geral está mais satisfeita com o desempenho do Governo.

A Associação de Nova Visão de Macau (ANVM), organizadora do inquérito, interpreta o aumento na popularidade do Governo Chui como resultado da implementação do imposto especial de selo para a revenda de habitação e da segunda distribuição de cheques de apoio pecuniário do ano. No estudo de opinião da ANVM, foi utilizado um sistema de entre-vistas por telefone nos dias 12 e 13 deste mês, tendo sido inquiridos com sucesso 1072 residentes locais com mais de 18 anos. Cerca de 57% dos entrevistados disseram não ter “nada a apontar” em relação ao de-sempenho do Governo no último semestre. Cerca de 21% afirmaram-se mesmo satisfeitos, enquanto 14%

SONDAGEM | CHEFE DO EXECUTIVO RECUPERA ALGUMA POPULARIDADE

Um governo Chui generisrevelaram estar insatisfeitos. Em posições extremas estiveram relativamente poucas pessoas, sendo mais as avaliações muito negativas (4%) do que as muito positivas (1%), enquanto 3% disseram não fazer a mínima ideia sobre o assunto.

No semestre anterior, sublinha a ANVM os cida-dãos satisfeitos eram apenas 0,93% mais do que os insatisfeitos, mas desta vez, as avaliações positivas foram 3,64% superiores às negativas, o que reflecte um aumento na avaliação positiva do desempenho geral do Executivo. Os autores do estudo explicam que essa tendência de aumento de apoio público é natural logo após o Governo ter obedecido a alguns dos apelos da população.

Quanto ao Chefe do Executivo em pessoa, a po-pularidade de Chui Sai On também aumentou para 53,92 pontos – uma subida ligeira em relação aos 53,4 do semestre passado, mas ainda comparativamente longe da pontuação alcançada no ano passado: 58,6.

E-DITADOR TUNISINO BEN ALI JULAGADO À REVELIA

para o Chefe do Executivo preparar as LAG 2012 e abordei a questão da democracia. Apelei aos avanços que têm de ser feitos na AL e no próprio Executivo”, revelou Pereira Coutinho.

O deputado deu a conhecer a Chui Sai On todos os seus pontos de vista, muitos deles autênticas batalhas de plenário. Pereira Cou-tinho pediu responsabilidade aos titulares dos principais cargos e a remodelação e redistribuição dos diversos pelouros que compõem o Governo da RAEM. “Há sobreposi-ção de competências em demasia”, defende o deputado.

A questão da Lei das Terras também foi abordada por Pereira Coutinho. O deputado acha que a apresentação da lei está muito atra-sada e pretende transparência na mudança da finalidade da mesma. “É preciso ter em conta as questões de índole ambiental. Edifícios muito grandes têm de ver o seu processo de licenciamento abordado cautelo-samente.”

O também presidente da Asso-ciação dos Trabalhadores da Função Pública de Macau (ATFPM) suge-riu o alargamento dos concursos públicos para “evitar que ganhem sempre os mesmos” e pediu muita transparência nos processos de no-meações. “São sempre os mesmos a serem nomeados. Há tachos para todos e quem fala de mais é logo calado com cargos de responsa-bilidade em diversas entidades”, acusou.

Regulamentação individual dos contratos da função pública e fundo de pensões também mereceram destaque mas a questão que mais fervor levantou foi a TDM. “Surgiram queixas vindas de trabalhadores do canal chinês acerca de perseguição. Segundo sei, há editores na prateleira e outros que caem de pára-quedas em cargos altos da televisão”, denuncia o deputado que também lamenta o facto de a TDM chinesa ter retirado do ar o tempo de antena reservado às interpelações dos deputados. “É um revés em matéria de transparência.”

Chui Sai On toma o pulso à realidade social

Ouvidor na Praia Grande