hoje macau 15 mai 2012 #2610

20
TEMPO TROVOADAS MIN 24 MAX 29 HUMIDADE 75-95% • CÂMBIOS EURO 10.1 BAHT 0.2 YUAN 1.2 AGÊNCIA COMERCIAL PICO 28721006 PUB MOP$10 DIRECTOR CARLOS MORAIS JOSÉ TERÇA-FEIRA 15 DE MAIO DE 2012 ANO XI Nº 2609 PUB Ter para ler TELEMÓVEIS Direcção das Telecomunicações prepara rede 4G PÁGINA 5 ENERGIAS LIMPAS Domínio da China não vai parar de aumentar PÁGINA 13 BERNARDO SASSETTI Admiradores e amigos juntam-se na última homenagem PÁGINA 15 Os Serviços de Saúde revelaram ontem que a conclusão da primeira fase das obras do Complexo de Cuidados de Saúde das Ilhas será atrasada por mais três anos. Uma boa notícia para o MUST, que ganha esse triénio de renda que já não teria. O deputado Pereira Coutinho não gostou da notícia. “Existe um tráfico de influências entre o Governo e o privado que merece justificação.” PÁGINA 6 Governo amigo Derrapagem nos prazos do novo Hospital da Taipa DUBAI Hotel futurista onde se dorme debaixo de água CENTRAIS REFORMA POLÍTICA Ng Kuok Cheong queria mais consultas mas levou nega PÁGINA 2

Upload: jornal-hoje-macau

Post on 24-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Edição do Hoje Macau de 15 de Maio de 2012 • Ano X • N.º 2610

TRANSCRIPT

TEMPO TROVOADAS MIN 24 MAX 29 HUMIDADE 75-95% • CÂMBIOS EURO 10.1 BAHT 0.2 YUAN 1.2

AGÊNCIA COMERCIAL PICO • 28721006

PUB

MOP$10 DIRECTOR CARLOS MORAIS JOSÉ • TERÇA-FEIRA 15 DE MAIO DE 2012 • ANO XI • Nº 2609

PUB

Ter para ler

TELEMÓVEIS

Direcção das Telecomunicações prepara rede 4G

PÁGINA 5

ENERGIAS LIMPAS

Domínio da China não vai pararde aumentar

PÁGINA 13

BERNARDO SASSETTI

Admiradorese amigos juntam-sena última homenagem

PÁGINA 15

Os Serviços de Saúde revelaram ontem que a conclusão da primeira fase das obras do Complexo de Cuidados de Saúde das Ilhas será atrasada por mais três anos. Uma boa notícia para o MUST, que ganha esse triénio de renda que já não teria. O deputado Pereira Coutinho não gostou da notícia. “Existe um tráfico de influências entre o Governo e o privado que merece justificação.” PÁGINA 6

Governo amigoDerrapagem nos prazos do novo Hospital da Taipa

DUBAI

Hotel futuristaonde se dorme debaixode água

CENTRAIS

REFORMA POLÍTICA

Ng Kuok Cheong queria mais consultas mas levou nega

PÁGINA 2

PUB

2 política terça-feira 15.5.2012www.hojemacau.com.mo

Andreia Sofia [email protected]

DEPOIS da votação na generalidade ter sido marca-da por aconte-

cimentos poucos comuns na Assembleia Legislativa (AL), os deputados da 2ª co-missão permanente voltaram a reunir-se para discutir a proposta de lei sobre a revisão

Cecília [email protected]

DOIS auto-denomi-nados cidadãos des-

contentes com o processo em curso destinado à Reforma Política foram para a rua, na tentativa de provar que o programa “2+2+100”, apoiado pelo Governo, não tem apoio popular.

A dupla afirma que re-alizou a sua manifestação pacífica simulando apoiar o programa em causa, para ver se muitas pessoas o defendiam. Fizeram até, garantem, uma promoção com mais de dez mil avisos e convites. Feitas todas as contas no fim, o resultado foi fácil de obter – juram que ninguém está de acordo com o “2+2”.

O evento começou ao meio-dia. Os dois homens sentaram-se em frente à Igreja de S. Domingos e foram contando os “bene-fícios” do “2+2” aos tran-seuntes, em voz alta. Ao

Acção cívica alegaque Reforma Política “2+2” não tem apoio

Um teste com dúvidas

Na reunião da 2ª Comissão da Assembleia Legislativa, o deputado Ng Kuok Cheong pediu para os cidadãos serem ouvidos mais uma vez sobre a reforma política, tendo levado um redondo não como resposta. Amanhã há nova reunião com o Governo

Oito deputados votaram contra a proposta de Ng Kuok Cheong

Mais uma consulta não, obrigado

das metodologias de eleição dos deputados da AL e do Chefe do Executivo.

Ng Kuok Cheong, de-putado da Associação Novo Macau, pediu uma nova con-sulta pública sobre a matéria, mas levou uma negativa. “Tudo o que tenho a dizer é

que o período de consulta pú-blica já foi longo o suficiente, portanto não vamos fazê-lo de novo”, afirmou o deputado Chan Chak Mo, presidente da 2ª comissão permanente da AL. “Foram oito deputados contra um, então existe con-senso suficiente para nós.”

Ng Kuok Cheong tam-bém propôs questionar o Governo sobre o tempo que ainda falta até se atingir os últimos graus da reforma política, mas a resposta também foi conclusiva: mais esclarecimentos, só junto do Executivo.

Para já, os trabalhos de análise avançam a todo o gás, para cumprir os prazos. Amanhã, há novo encontro com membros do Governo, de forma a ter o parecer pron-to o mais depressa possível. “Temos de salvaguardar que tudo decorre dentro do

tempo, porque depois disso o Chefe do Executivo tem de aprovar para enviar para Pequim, para que tenha a aprovação final”, referiu Chan Chak Mo.

ATITUDE DEVE SER “CONDENADA”A discussão sobre a fór-mula “2+2+100” foi curta e dela saíram poucas alterações. Segundo o presidente da 2ª comissão permanente, houve con-sensos e “poucas pergun-tas”. Questionado sobre os episódios ocorridos na semana passada, quando membros da Associação Novo Macau invadiram os trabalhos da sessão plenária, Chan Chak Mo preferiu não responder na qualidade de deputado. “A nível pessoal acho que esta atitude deve ser condena-da, porque a sessão não deve ser interrompida.”

fim de duas horas, deram o processo por terminado e partilharam as suas con-clusões.

A “PROVA” DA TESEYeong Man Teng, o prin-cipal organizador dessa ac-tividade, disse que durante o período de consulta ante-rior inúmeros estudiosos e associações referiram que só poucas pessoas estariam contra. “Por isso, organizo esta manifestação de apoio ao principal programa da

Reforma Política. É ou-tro ponto de partida para experimentá-lo, ficando-se a saber, no final, quantas pessoas realmente apoiam o ‘2+2’.”

Ontem, o “sistema” foi experimentado e o autor diz que provou a sua tese. “Ao fim de duas horas, ninguém se sentou connosco para apoiar o programa. Isso é estranho, porque em teoria deveria haver milhares de pessoas a apoiar o programa, já que o Governo recebeu mais de cem mil respostas de apoio. Pelo contrário, en-contramos muitas opiniões de oposição, até levámos repreensões e uma pessoa estava mesmo furiosa. Por isso, demonstrámos claramente que a maioria a favor do “2+2” é um absur-do. Com mais inquéritos reais e democráticos, os resultados desta Reforma Política não teriam cem mil apoiantes, mas uns 300 ou 400.” Palavra de cidadão descontente.

15 May, 2012

CTM mobile service announcement

Part of CTM’s mobile service failed to function at 8:45pm on 14 May. Following the recovery actions, mobile services gradually recovered at 10:15pm and resumed normal at around 11:00pm.

CTM would like to express its sincere apologies to the affected residents. CTM is investigating the cause of the incident and will implement appropriate measures to ensure stability of mobile services.

Companhia de Telecomunicações de Macau

Companhia de Telecomunicações de Macau

3publicidadeterça-feira 15.5.2012 www.hojemacau.com.mo

4 política terça-feira 15.5.2012www.hojemacau.com.mo

Cecília [email protected]

NG Kuok Che-ong disse que o Governo está a fugir às respon-

sabilidades de criar habi-tação económica através da consulta à população para o desenvolvimento da habitação pública, numa interpelação escrita. “Como a habitação pública é para os residentes mais pobres, o nú-mero necessário é pequeno. Pelo contrário, a habitação económica necessária para aqueles que, não sendo po-bres, têm mais necessidades financeiras, é enorme.”

O deputado sublinhou ser isso que tem lido. “Está escrito nos documentos da consulta pública da estraté-

Tribunais de Macau e Timor juntosMacau quer reforçar a cooperação a nível judicial com Timor-Leste. A promessa foi feita depois da visita oficial realizada por uma delegação timorense ao território, encabeçada por Ana Maria Pessoa, Procuradora-Geral do país. Segundo a responsável, espera-se “um aprofundamento da cooperação no âmbito judicial, permitindo desta forma combater mais eficazmente o crime em conjunto”. O Chefe do Executivo, Chui Sai On, referiu que Macau já mantém ligações com Timor-Leste no sector do turismo e na formação de pessoal, “em especial entre ambos os Ministérios Públicos”, tendo criado “um canal de comunicação na área”.

Paul Chan Wai Chi e as inundaçõesPara evitar inundações e cheias, o deputado Paul Chan Wai Chi questionou o Governo sobre se haverá mais medidas previstas para a época de chuva deste ano. Realçou que como o projecto de reestruturação dos esgotos da Avenida Horta e Costa já se concluiu no ano passado, que outros projectos haverá para resolver os problemas dos bairros mais baixos? Também perguntou se as medidas novas vão evitar os desastres ou, pelo menos, reduzir as perdas económicas dos privados e dos comerciantes. - C.L.

Prédio incompleto dá problemaA obra do arranha-céus na Calçada do Gaio, parada há quatro anos por causa da protecção da paisagem do Património Cultural, fez com que Ho Ion Sang perguntasse ao Executivo se vai haver compensação para os seus proprietários, assim como para outros casos similares. Além disso, o deputado sublinhou que existem problemas de segurança e saúde decorrentes da obra parada, questionando se os proprietários tinham autorização para limpar ferrugens e outros materiais nocivos, para não prejudicar a vida dos moradores vizinhos.- C.L.

Atençãoàs crianças especiaisDe acordo com a deputada Melinda Chan, o Governo tem que dar mais atenção às crianças com problemas do foro mental, criando também um curso de Educação Especial na universidade. “Segundo o índice da Direcção dos Serviços de Educação e Juventude, há poucas escolas que ofereçam educação especial, incluindo cinco escolas públicas no total de oito. Ainda não há uma universidade com curso de Educação Especial, para os alunos que queiram ensinar estas crianças.” Também propõe ao Executivo estabelecer mais organismos para verificar se as crianças têm problemas mentais. “Quanto mais cedo o tratamento, maior a possibilidade de as crianças ficarem bem e estudarem em escolas normais. Por isso, é um trabalho urgente em Macau.” - C.L.

NUM relatório mais ba-lanceado para o plano

económico, a União Europeia (UE) deseja, expressamente, que Macau “caminhe para uma maior democracia”. O desejo consta do relatório da UE de quatro páginas sobre o pano-rama da RAEM durante 2011.

No documento, a UE re-conhece a “implementação satisfatória do princípio ‘um país, dois sistemas’, de acordo com a Lei Básica. Os seus au-tores realçam, taxativamente, que “os direitos fundamentais e as liberdades da população de Macau” foram “respeitados”.

Contudo não vale a pena ficar à sombra da bananeira. É preciso ver “mais progressos no sentido de uma maior democra-cia”, no “enquadramento da Lei Básica” e tendo em conta “os desejos” dos cidadãos de Macau.

Bruxelas dá enfâse à ini-ciativa do Chefe do Executivo no final do ano passado - que abriu a porta à reforma políti-ca – e também a entrada em funcionamento da Delegação Económica e Cultural de Ma-cau em Taipé, recentemente inaugurada.

Com grande destaque no documento da UE está a eco-nomia. Os europeus realçam os

Ng Kuok Cheong acusa Governo de não criar mercado de casas económicas

“Está a fugir das responsabilidades”

Macau com nota positiva no exame da União Europeia

Progressos pela democracia“progressos notáveis” no alar-gamento dos acordos em ma-téria de tributação e lembram que uma maior diversificação económica é um “importante desafio”. Reconhecem me-lhorias a nível do sector das convenções e exposições e das indústrias criativas, destacando ainda a intervenção do Gover-no na organização de feiras e fóruns de larga escala.

A rápida expansão do sector dos serviços veio agravar o pro-

blema da escassez de mão-de--obra, é uma ideia que se retira do documento. A UE lembra que o sector empresarial apela a um regime de importação de mão-de-obra “mais dinâmico e flexível”, para suprimir a falta de trabalhadores, especializa-dos ou não.

No computo geral a UE está satisfeita com Macau mas quer mais cooperação, principal-mente ao nível do intercâmbio cultural e académico.

gia do desenvolvimento da habitação pública: primeiro esta, depois a habitação económica. Duvido que o Governo não queira ter a responsabilidade de criar a habitação necessária para quem não a consegue ad-quirir. Basta olhar para a demografia do território para saber que são precisas condi-ções para os residentes mais jovens comprarem casas próprias, em vez de deixar o mercado da mansões ficar cada vez maior.”

URGÊNCIA TOTALLembrando o passado, Ng Kuok Cheong apelou para o regresso de uma política de apoio. “O Governo deveria abrir novamente a regime da aplicação da habitação económica de

2009, mas até agora não vimos qualquer acção nesse sentido. É urgente fazê-lo! O Governo deixou tanto tempo os residentes à espera que é necessário já este ano arranjar um regime de aplicação da habitação económica.”

O deputado recordou então uma resposta insatis-fatória. “O Governo já me respondeu a 18 de Janeiro que a receita da habitação económica disponível vai ser usada para o povo, mas nem sabia ainda o número total da receita!” Por isso, exigiu que se fossem dispo-nibilizados esses números, nomeadamente da habitação económica na Alameda da Tranquilidade e no Edifício dos Lagos.

Por fim, pediu para se “usar a terra do mercado grossista dos alimentos frescos (que vai se mudar) e outras terras não ocupa-das para habitação pública, como por exemplo as dois terrenos localizados no Fai Chi Kei.”

5sociedadeterça-feira 15.5.2012 www.hojemacau.com.mo

Rita Marques [email protected]

“AS operadoras de telecomunica-ções já lançaram novos planos

para os cidadãos fazerem a tran-sição, havendo muitas pessoas a utilizar telemóveis 3G”, diz o sub-director da Direcção dos Serviços de Regulação e Telecomunicações (DSRT), Hoi Chi Leong, a mês e meio da transição, revelando ser novo objectivo do Governo come-çar a trabalhar os mecanismos 4G.

Lawrence Tou Veng Keong, director da DSRT, não adianta datas, explicando que falta ainda alguma análise. “Vamos começar a planear o lançamento, mas temos de ver os equipamentos ou apare-lhos normais para este serviço.”

O anúncio foi feito ontem na apresentação do programa relativo ao Dia Mundial das Telecomunica-ção e da Sociedade da Informação, subordinado este ano ao tema “As mulheres e raparigas nas tecnolo-gias da informação e comunicação”, imposto pela União Internacional das Telecomunicações.

“Queremos trocar experiên-cias das mulheres através das tecnologias de informação, no-meadamente ao nível de procura de emprego e educação”, indicou Hoi Chi Leong, ao apresentar o colóquio com mulheres de vários sectores sociais, para partilharem e trocarem experiências no Centro de Convenções e Exposições da Doca dos Pescadores de Macau, no dia 17 de Maio. No mesmo dia e local será também apresentada a nova plataforma de acesso público à in-ternet “WiFi Go”, cujo lançamento está marcado para meio do ano.

SEM PARAR DE TECLAREm dia de Dia Mundial das Te-lecomunicação e da Sociedade da Informação, os cidadãos vão poder também enviar e receber gratuitamente mensagens curtas e de multimédia locais, assim como

Enquanto parte da população se começa a ambientar aos novos telemóveis de terceira geração, o Governo já começa a analisar dispositivos da nova rede. Porém, ainda não há data prevista de lançamento

Criados novos planos para transição de rede. DSRT já pondera nova banda

3G em marcha, 4G à vistaCAM mexeno capital socialOs accionistas da Companhia do Aeroporto de Macau (CAM) decidiram em assembleia-geral extraordinária diminuir e aumentar o capital social da empresa. Parece estranho, mas faz parte de uma engenharia financeira que se explica. O objectivo é injectar um investimento na ordem de MOP 1.945 milhões, dadas as necessidades de tesouraria. Segundo a Lusa, o capital social, avaliado em MOP 4.960 milhões, foi diminuído para cerca de MOP 3.014 milhões. Foi ainda aprovada a emissão de 19.470.000 acções preferenciais, sem direito a voto, com um valor nominal de 100 patacas. Tal vai permitir à CAM ver o seu capital social aumentado para o valor existente antes da assembleia-geral. Tais medidas são uma consequência dos prejuízos acumulados pela CAM, calculados em cerca de MOP mil milhões.

Turistas crescemmais de 40%Macau recebeu nos primeiros três meses do ano mais de dois milhões de turistas, o que significa um aumento de 45,6% face a igual período do ano passado. Segundo a Direcção dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC), só no mês de Março chegaram ao território mais de 700 mil visitantes. Quanto à sua origem, a maior parte dos turistas continua a vir do Continente. No mesmo mês, chegaram 531.096 indivíduos vindos da China, sendo que mais de 100 mil são de Guangdong. Taiwan, Hong Kong, Coreia do Sul e Japão continuam a ser os países de onde chegam mais visitantes, tendo registado um crescimento notável. Só de Taiwan, o crescimento foi superior a 100%, quando comparado com Março de 2011. Quanto às saídas dos residentes, mais de 73 mil pessoas viajaram para fora de Macau no primeiro trimestre do ano, representando um crescimento de 33,8% face a igual período de 2011. Os destinos preferidos continuam a ser China, Taiwan ou Hong Kong.

Nova travessiapedonal no PataneO local onde estava construído o Pavilhão Recreativo dos Operários, junto das zonas do Patane e do Porto Interior, vai dar lugar a uma nova passagem para peões. A obra, com localização exacta na Travessa da Guelra, atravessando a rua Ribeira do Patane, deverá começar no terceiro trimestre deste ano, estando prevista a sua conclusão nos primeiros três meses de 2013. Segundo o Governo, tal construção vai ser projectada devido “ao intenso movimento rodoviário e carência de equipamentos para a travessia pedonal”.

A concessão de internet à TV Cabo sem agendamentoA DSRT continua a avaliar o pedido de contrato da empresa e o regulamento administrativo para prestação do serviço de internet, refere Lawrence Tou Veng Keong. “O pedido tem de ter as condições para ser autorizado. Neste momento ainda estamos na fase de avaliação do pedido.” Foi feito há mais de um ano, mas o responsável admite que qualquer empresa que tenha condições especificadas no regulamento administrativo ainda pode pedir licença.

efectuar e receber gratuitamente chamadas locais de vídeo 3G. O Museu das Comunicações estará também aberto ao público para visitas gratuitas das 9h30 às 17h30.

Mas haverá tantas razões assim para celebração das telecomunica-

ções do território, quando a CTM tem mostrado algumas lacunas, quando há rixas entre a TV Cabo e os anteneiros e com os atrasos nos concursos públicos de rede fixa? O director da DSRT defende-se dizendo ser “normal” encontrar-se

problemas ao longo do desenvol-vimento. “Macau não é um sítio específico, outras cidades também encontram problemas, o Japão também encontrou suspensão de serviço móvel. Macau não está isolado nos problemas.”

6 sociedade terça-feira 15.5.2012www.hojemacau.com.mo

A conclusão da primeira fase do Hospital da Taipa estava apontada para 2014 mas os Serviços de Saúde revelaram ontem que “devido a atrasos” só haverá urgências em 2017. Pereira Coutinho critica

Gonçalo Lobo [email protected]

ERA suposto a primeira fase da obra do Comple-xo de Cuidados da Saúde das Ilhas estar pronta em

2014. Contudo, em conferência de imprensa realizada ontem no Centro Hospitalar Conde de São Januário (CHCSJ), o director dos Serviços de Saúde (SS), Lei Chin Ion, revelou que haverá um terço do novo Hospital da Taipa apenas em 2017. “Alguns atrasos em todo o processo levaram-nos a criar novos prazos para o Hospital da Taipa.”

Na verdade apenas a 1.ª fase se viu envolta na mudança, ficando integrada com a 2.ª fase – a que seria concluída em 2017 – numa única fase. A 3.ª fase passou a 2.ª, com o prazo já anteriormente divulgado para 2019.

Andreia Sofia [email protected]

A história dos trabalha-dores em regime de

“stand-by” que envolve o Gabinete de Comunicação Social (GCS) tem mais um capítulo. Em resposta envia-da ao Hoje Macau, o organis-mo afirma que já respondeu às recomendações enviadas pelo Comissariado Contra a Corrupção (CCAC).

“O GCS transmite que já foi recebida a recomen-dação do CCAC e que já foi respondido de acordo com o parecer jurídico dos Serviços da Administração da Função Pública, sen-do a resposta baseada no conteúdo da interpelação do doutor Coutinho, feita pelos SAFP.”

Contudo, tal facto não deixou Coutinho satisfeito. “Não me disseram se o

Serviços de Saúde revelam atraso e novos prazos para o Hospital da Taipa

Mais três anos de contrato com a MUST

Médicos precisam-se

Dúvidas sobre funcionamento do CCAC

GCS responde mas não satisfaz

Quem fica a ganhar com o atraso na obra é a Universida-de de Ciência e Tecnologia de Macau (MUST) que albergará as urgências das Ilhas mais três anos do que estava anteriormente contratualizado.

Nesse tempo, o Executivo tem mais planos para a MUST. “No quarto andar do mesmo edifício planeamos a abertura de uma enfermaria, com 24 camas. É des-tinada aos doentes que podem ter alta hospitalar em duas semanas dos serviços de medicina interna e de ortopedia.”

Lei Chin Ion resguardou-se nos estudos da Companhia de Consultadoria Internacional para explicar a junção das duas primei-ras fases e o consequente atraso. “De acordo com a empresa é ina-dequado planear diferentes itens independentes, mas deve-se antes fazer um planeamento global.”

Ouvido pelo Hoje Macau, o deputado da Assembleia Legisla-tiva (AL) nem queria acreditar na novidade. “Já sei que o Governo está atrasado em muita coisa, pois falta uma planificação cuidada. Fica, uma vez mais, provado que o tráfico de influências entre o Executivo e o privado continua e merece uma justificação.”

OUTROS PROJECTOSVários projectos estão na manga dos SS para os próximos anos. Nos primeiros seis meses do próximo ano estarão concluídas as obras do

novo edifício do serviço de urgên-cia do CHCSJ. Até ao momento, de acordo com Lei Chin Ion, parte da obra já está concluída.

As doenças infecciosas tam-bém estão na agenda do Governo de Macau. Para Coloane está projectado o centro provisório para tratamento de doenças infec-ciosas. “Nos últimos anos, temos sido ameaçados por várias doen-ças transmissíveis e para termos capacidade, e espaço suficiente para controlar a propagação de doenças contagiosas, planeámos a reconstrução do centro de isola-mento de doenças infecciosas no alto da montanha de Coloane”, explicou o director dos SS.

Em Ka Ho também vai ser construído um hospital de reabi-litação que se situará na antiga leprosaria. O projecto, realizado em parceria com o Instituto de Acção Social (IAS), terá ainda um lar para idosos. “No início houve alguns problemas relativos à cons-trução da estrutura, mas agora a obra está a ser feita com conclusão esperada para o primeiro semestre de 2015.”

Para Macau uma novidade. Um novo centro de saúde na rua da Praia do Manduco, na Barra, obra que se espera concluída também em 2015. “O centro terá novas características como cuidados de saúde oral, de medicina tradicio-nal chinesa, serviço de fisiotera-pia, aconselhamento sobre Sida e tratamento de tuberculose.”

uma queixa junto do CCAC, cujas recomendações já viram resposta.

Segundo Pereira Cou-tinho, serão cerca de dez trabalhadores que estarão sujeitos a “stand-by”. Tal sistema significa, segundo palavras do deputado, que os funcionários são “obrigados a ficar em casa depois do horário de serviço, porque podem ser chamados ao ser-viço a qualquer momento”, dado que o GCS alega existir “falta de pessoal”. “Eles querem que sejam traba-lhadores 24 horas por dia, e depois não são pagos os sub-sídios nocturnos”, aponta o deputado. Tal é contestado na resposta do GCS à inter-pelação do deputado. “Os trabalhadores que prestam serviço extraordinário têm de ser compensados”, refere a resposta à interpelação do deputado.

sistema foi abolido. O que interessa é se eles vão ou não cumprir com as recomenda-ções do CCAC.”

O caso remonta ao pas-sado mês de Dezembro, quando a ATFPM alertou o GCS sobre a situação dos trabalhadores. A resposta chegou no dia 15 desse mês, tendo o organismo ligado à comunicação afirmado “que estava tudo bem e legal”. No dia 19, a ATFPM decidiu reforçar as críticas, tendo reafirmado “que o referido regime de ‘stand by’ era uma determinação ilegal, e consubstancia um abuso de poder por parte de uma enti-dade oficial”. Perante isso, a ATFPM resolveu apresentar

ANTÓ

NIO

FALC

ÃO

Pelo menos 150 médicos serão bem-vindos ao território nos próximos 10 anos. Quem o diz é Chan Wai Sin, director do Centro Hospitalar Conde de São Januário (CHCSJ). Os Serviços de Saúde estimam assim que o número de profissionais chegue aos 392. Quem chegou antes de 2022 foram dois médicos de Portugal, e esperam-se, pelo menos,

mais oito. “Já estamos a enviar os contratos para a confirmação dos trâmites”, revelou Chan Wai Sin. Os novos médicos portugueses contratados são sobretudo das especialidades de oncologia, pneumologia, anatomia patológica e medicina legal, sendo que estão a ser também recrutados clínicos para trabalharem nas urgências.

7nacionalterça-feira 15.5.2012 www.hojemacau.com.mo

A maioria das 32 pro-víncias e regiões au-tónomas da China já elegeu os delegados

ao 18.º Congresso do Partido Comunista (PCC), que escolhe-rá este ano a liderança do país para a próxima década, disse ontem a imprensa oficial.

Cerca de 20 províncias já elegeram também as respec-tivas direcções regionais e as restantes deverão fazê-lo até ao fim de Junho, indicou o Global Times, jornal de língua inglesa do grupo Diário do Povo, órgão central do PCC.

Administrativamente, a China é constituída por 23 províncias, cinco regiões autónomas (Guan-gxi, Mongólia Interior, Ningxia, Tibete e Xinjiang), quatro grandes municípios com estatuto idêntico ao de uma província (Chongqing, Pequim, Tianjin e Xangai) e duas Regiões Administrativas Especiais (Hong Kong e Macau).

O 18.º congresso do PCC decorrerá em Pequim no se-gundo semestre do ano, com 2.270 delegados, disse o Global Times, numa aparente resposta às recentes especulações sobre o adiamento da reunião.

Devido a um alegado “de-bate interno” acerca da dimen-são do Comité Permanente do Politburo, a cúpula do poder, composta apenas por nove elementos, o PCC estaria a “considerar seriamente adiar o congresso por alguns meses”, disse na semana passada a agência Reuters.

MUDANÇA EM CURSOAté agora, o PCC não precisou a data do congresso, referindo apenas que será no “segundo semestre do ano”.

Nas últimas três décadas, o Congresso do PCC, que se realiza de cinco em cinco anos, decorreu sempre no Outono,

entre meados de Setembro e o início de Novembro.

O eventual adiamento re-sultaria também do súbito afastamento de Bo Xilai, o poderoso líder regional, filho de um antigo vice-primeiro--ministro, acusado agora de “graves violações da disciplina partidária” e cuja mulher estará envolvida no homicídio de um empresário britânico.

No poder desde 1949, o PCC é a maior organização política do mundo, com mais de 80 milhões de filiados.

No próximo congresso, o secretário-geral do partido e Presidente da República, Hu Jintao, de 70 anos, deverá ceder o lugar ao actual vice-Presidente, Xi Jinping, 11 anos mais novo.

Com Hu Jintao, sairá também a maioria dos outros membros do Comité Permanente do Poli-tburo, entre os quais o primeiro--ministro, Wen Jiabao.

Mais seis observadorespara a SíriaPartiram ontem de Pequim para a Síria mais seis observadores militares chineses a fim de fiscalizar o cessar-fogo no país, a pedido da ONU. A acção eleva para nove o número de chineses na equipa de observação das Nações Unidas. Os primeiros dois chegaram a Damasco a 25 de Abril e no dia 11 de Maio um observador chinês na Líbia foi transferido para a Síria. A 21 de Abril, o Conselho de Segurança da ONU adoptou de forma unânime uma resolução que aprova a distribuição de até 300 observadores militares não armados na Síria para inspeccionar o frágil cessar-fogo entre as forças do governo e os opositores. Até o fim de Abril, a China tinha enviado 1.425 observadores militares à ONU, dos quais 83 participam em missões de paz em 11 regiões.

Modernização agrícola em 2050 A modernização agrícola da China atingirá, por volta de 2030, o nível médio dos países desenvolvidos, e por volta de 2050, o país terá completado o processo, segundo o Relatório da Modernização da China 2012, divulgado no domingo em Pequim. O documento indica que em 2008 a China era apenas um país preliminarmente desenvolvido no sector da agricultura. O índice da modernização agrícola do país era de 38, ocupando o 65º lugar do mundo. O relatório refere as três prioridades estratégicas para a modernização agrícola: elevar a eficiência dos métodos agrícolas, acelerar o ajuste estrutural do sector e melhorar a vida dos agricultores.

REALIZOU-SE no domingo em Pequim

a 5ª reunião dos líderes de China, Japão e Coreia do Sul. O evento con-tou com a presença do primeiro-ministo chinês, Wen Jibao, do presidente sul-coreano, Lee Myung--bak, e do primeiro-mi-nistro japonês, Yoshihiko Noda. Os representantes dos três países concorda-ram em iniciar este ano as negociações sobre a criação de uma zona de comércio livre, além de testemunharem a assina-tura de vários acordos de investimento.

No actual contexto de crise financeira in-ternacional e de alguma instabilidade na região Asiática, a China, o Japão e a Coreia do Sul devem reforçar a comunicação e a

Maioria das províncias já elegeu delegados ao Congresso do PC. Próxima liderança do país será aí decidida

2.270 escolhem novos líderes

Acordo de comércio livre entre China, Japão e Coreia do Sul com grande impacto

Em busca da autonomia económicacoordenação estratégica, aumentar a confiança política, tratar adequada-mente as divergências a fim de proteger os inte-resses comuns e abrir uma nova fase nas relações entre os três lados, disse o PM chinês.

A criação de uma área

de comércio livre entre a China, Japão e Coreia do Sul, acordada em Pequim, foi saudada ontem pela imprensa chinesa como “um grande impulso à integração económica na Ásia Oriental”.

Os três países repre-sentam quase 20% do

Produto Bruto Mundial e, depois do acordo, que será lançado até ao final do ano, as economias da China, Japão e Coreia do Sul poderão crescer 2,9 %, 0,5 % e 3,1 %, respectivamente, disse o jornal Global Times.

“A crise financeira

global deu-nos uma gran-de lição: é demasiado arriscado contar com os Estados Unidos e a Europa como o principal destino das nossas exportações”, proclamou o China Daily.

Em 2011, o comércio entre a China, Japão e Co-reia do Sul já ultrapassou cerca de 5,4 biliões de patacas, cinco vezes mais do que em 1999.

O acordo, negociado ao longo de cinco anos, deverá também impulsio-nar o investimento chinês na região.

Em 2012 assinala--se o 40º aniversário da normalização das relações diplomáticas entre a China e o Japão e o 20º aniversá-rio do estabelecimento dos laços diplomáticos entre a China e a República da Coreia.

8 publicidade terça-feira 15.5.2012www.hojemacau.com.mo

EDITALEdital n.º : 34/E/2012Processo n.º : 37/DC/2011/FAssunto : Início do procedimento de audiência pela ocupação ilegal do terrenoLocal : Terreno designado por lote PO3b situado entre à Rua de Choi Long e ao Beco da Sorte na

ilha da Taipa (demarcado a tracejado na planta em anexo).

Jaime Roberto Carion, Director da Direcção dos Serviços de Solos, Obras Públicas e Transportes (DSSOPT), faz saber por este meio aos ocupantes ilegais desconhecidos do terreno indicado em epígrafe, o seguinte:

1. ADSSOPT,noexercíciodospoderesdefiscalizaçãoconferidospelaalíneab)don.º3doartigo8.ºdoDecreto-Lein.º29/97/M,de7deJulho,verificouqueno terrenoacima indicado foramconstruídasbarracas (algumas compostas por chapa de zinco), a encosta no terreno acima referido foi escavada, sem que tenhasidoemitidapelaDSSOPTa licençadeobra,bemcomoforamdepositados contentores,materiais de construção e objectos, e foi instalado tapume em chapametálico sem que tenha sidoatribuída aos ocupantes licença de ocupação temporária nos termos dos artigos 69.º a 75.º da Lei n.º 6/80/M,de5deJulho(LeideTerras).Por isso,foi instauradooprocedimentoadministrativon.º37/DC/2011/F, de desocupação e restituição do terreno à posse da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM).

2. De acordo com a certidão da Conservatória do Registo Predial (CRP), de 17/04/2012, o referido terreno ainda encontra-se descrito no registo predial, mas conforme o Despacho do Secretário para os Transportes e Obras Públicasn.º3/2012,publicadonoBoletimOficialdaRAEMn.º10, IISérie,de7deMarçode2012, foideclarada a desistência pelo proprietário da concessão do referido terreno, bem como foi restituido o referido terrenoàpossedaRAEMeimediatamenteemvigor,peloqueomesmoconsidera-sepropriedadedoEstado,nos termos do artigo 7.º da Lei Básica da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM).

3. Comefeito,aocupaçãodepropriedadedoEstadoporocupantesquenãodisponhamdecontratodeconcessãooulicençadeocupaçãotemporáriaprevistanaLeideTerrasqueautorizeasuapossedeterminaqueomesmo(terreno) seja entregue, livre e desocupado, ao Governo da RAEM, órgão responsável pela gestão, uso e desenvolvimento dos solos e recursos naturais, nos termos do artigo 7.º da Lei Básica da RAEM, cabendo ao Chefe do Executivo, por maioria de razão, praticar o respectivo acto, ordem de desocupação e restituição do terreno, ao abrigo do disposto na alínea o) do artigo 41.º e do artigo 174.º da Lei de Terras.

4. Nostermosdaalíneaa)don.º1doartigo191.ºdaLein.º6/80/M(LeideTerras),de5deJulho,quemaocuparpordolooumáfé,terrenovagodoTerritório,ésancionávelcommultade$500,00a$5000,00patacas.

5. Considerandoamatériareferidanospontos3e4dopresenteedital,podemosinteressados,querendo,pronunciar-seporescritosobreamesmaedemaisquestõesobjectodoprocedimento,noprazode10(dez) dias contados a partir da data de publicação do presente edital, podendo requerer diligênciascomplementares e oferecer os respectivos meios de prova, em conformidade com o disposto dos artigos 93.º e 94.º do Código do Procedimento Administrativo (CPA), aprovado pelo Decreto-Lei n.º 57/99/M, de 11 de Outubro.

6. OprocessopodeserconsultadoduranteashorasnormaisdeexpedientenasinstalaçõesdaDivisãodeFiscalização do Departamento de Urbanização desta DSSOPT, situadas na Estrada de D. Maria II, n.o 33, 15.º andar, Macau (telefones n.os85977154e85977227).

RAEM, aos 10 de Maio de 2012.

O Director dos Serviços

Jaime Roberto Carion

Processo no: 37/DC/2011/F

Local : Terreno designado por lote PO3b situado entre à Rua de Choi Long e ao Beco da Sorte na ilha da Taipa(demarcado a tracejado na planta em anexo).

Planta em anexo :

9regiãoterça-feira 15.5.2012 www.hojemacau.com.mo

A capital japonesa re-cebe desde ontem a assembleia-geral do Congresso Mundial de

Uigures, etnia chinesa minoritária, pese embora a oposição de Pequim que instou à proibição da reunião, acusando o grupo de “minar” a soberania chinesa.

A conferência, que irá prolon-gar-se por quatro dias, conta com a participação da activista uigur Rebiya Kadeer, candidata ao Nobel da Paz e identificada por Pequim como instigadora das revoltas de 2009 na região autónoma de Xin-jiang, noroeste da China.

Rebiya Kadeer, que vive exila-da nos Estados Unidos desde 2005, chegou domingo a Tóquio, onde foi recebida por várias dezenas de seguidores, aos quais disse que o congresso vai renovar os apelos à China para cessarem a opressão aos uigures, revelou a estação japonesa NHK.

O Produto Interno Bruto do Japão vai regressar a

terreno positivo no primeiro trimestre do ano, indicam as previsões de instituições privadas que apontam para um crescimento económico entre 0,5% e 1,2% face ao trimestre homólogo de 2011.

O Governo japonês vai revelar quinta-feira os dados do PIB entre Janeiro e Março depois de, no último trimestre de 2011, a economia nipónica ter registado uma contracção de 0,7%, naquele que foi o quinto trimestre consecu-tivo com um crescimento negativo.

Segundo os analistas citados pela estação de tele-visão NHK, a recuperação do Produto Interno Bruto ficou a dever-se ao aumento do consumo interno e aos investimentos estatais para a reconstrução da região nordeste do país, fortemente afectada pelo sismo e tsunami de Março de 2011.

Por outro lado, acrescen-tam os analistas, a recupera-ção fica também a dever-se

Empresa sul-coreana quer aeroportos do Reino UnidoA maior empresa sul-coreana de operação de aeroportos está interessada na compra do aeroporto londrino de Stansted à Autoridade Britânica de Aeroportos (BAA), revelou ontem um responsável da companhia asiática. De acordo com um despacho da agência France Presse, que cita, sob anonimato, um responsável da estatal “Incheon International Airport Corp”, a empresa da Coreia do Sul “vê com interesse” a aquisição dos aeroportos de Stansted e de Glasgow, num negócio que visa aumentar o negócio internacional. A autoridade britânica da concorrência ordenou em 2009 à BAA a venda dos aeroportos de Stansted e de Gatwick, em Londres, e das mesmas infra-estruturas em Edimburgo e Glasgow, para que fossem ao encontro das normas de concorrência exigidas. A BAA, detida pela espanhola “Ferrovial”, vendeu as participações em Gatwick e Edimburgo ao fundo norte-americano “Global Infrastructure Part” e mais recentemente, em Fevereiro, perdeu um recurso contra a ordem de vender Stansted. O “The Korea Economic Daily” revelou ontem que a companhia sul-coreana está em conversações com empresas como a “JP Morgan Asset Management” para uma eventual aquisição dos aeroportos de Stansted ou de Glasgow.

Autocarro filipino cai em ravina causando 11 mortos Onze pessoas morreram e outras dez ficaram feridas depois de um autocarro ter caído numa ravina no nordeste das Filipinas, informou ontem a polícia. O acidente ocorreu no domingo, perto da cidade de Bontoc, a 275 quilómetros a norte de Manila, após uma mala ter caído do veículo e rolado na estrada, levando o motorista a parar na sequência disso, refere um relatório da polícia provincial. O autocarro cedeu, recuando até ter caído numa ravina de 150 metros. As equipas de resgate retiraram do local 11 corpos e salvaram 14 pessoas, incluindo quatro que escaparam sem ferimentos, indicaram as autoridades.

Líderes budistas apanhados a jogar póquerSeis líderes da maior ordem budista da Coreia do Sul apresentaram a demissão, depois de terem sido apanhados por filmagens secretas a beber e a fumar enquanto jogavam póquer com altas apostas. O chefe da ordem Jogye, que tem à volta de 10 milhões de seguidores - cerca de um quinto da população - apresentou um pedido público de desculpas na sexta-feira, prometendo “auto-arrependimento”. As redes sul-coreanas de televisão transmitiram imagens de monges a jogar póquer, alguns a fumar e a beber, depois de se terem reunido num hotel de luxo nos finais de Abril para o funeral de um monge. “As apostas para 13 horas de jogo eram de mais de cerca de 6 milhões de patacas”, disse Seongho, um monge sénior que usa apenas um nome, à Reuters.

Congresso Mundial de Uigures em Tóquio

Reunião contra a vontade de Pequim

Analistas prevêem crescimento da economia japonesa

PIB deve regressar a terreno positivo

Pequim tinha solicitado pela via diplomática ao Japão para que fosse negado o visto de entrada à activista, mas as autoridades nipónicas, que já tinham autorizado a entrada de Rebiya Kadeer em 2009, rejeitaram.

A assembleia-geral do Con-gresso Uigur reúne cerca de 120 representantes daquela etnia, residentes em vários países, e vai agora eleger os novos líderes da organização, quando está a ter-

minar o mandato de três anos de Rebiya Kadeer.

LUTA VIOLENTAO Congresso procura a indepen-dência política dos uigures, etnia

de origem turca e religião muçul-mana que habita no noroeste da China há vários séculos e constitui quase metade dos 20 milhões de habitantes de Xinjiang.

A região, que desfrutou de períodos de independência antes das chegada das tropas chinesas em 1949, foi o cenário de violentos confrontos entre a minoria étnica e a polícia chinesa em Julho de 2009, quando morreram mais de 200 pessoas.

Na assembleia-geral do Con-gresso, que tem a sua base de operações na Alemanha, será ainda debatido o desenvolvimen-to da estratégia de promoção da causa uigur e o movimento pela liberdade e democracia em fóruns internacionais.

No final dos trabalhos, os participantes deverão organizar uma manifestação de protesto em frente da embaixada da China em Tóquio.

ao facto de o iene ter parado a sua escalada de valorização contra o euro e contra o dólar e à recuperação das exporta-ções, afectadas pelo desastre natural japonês e pelas inun-dações na Tailândia, onde muitos produtores possuem unidades fabris.

PROBLEMAS NO HORIZONTEApesar das previsões posi-tivas, os analistas advertem, contudo, para eventuais pro-blemas no segundo trimestre,

devido ao impacto da crise da dívida europeia e a possíveis problemas no fornecimento de energia.

Desde o início de Maio que o Japão tem todos os seus reactores nucleares parados por questões de segurança ou para inspecções periódicas obrigatórias por lei.

Antes do acidente da cen-tral de Fukushima, o Japão dependia em cerca de 30% do nuclear para a sua capacidade produtora de energia.

10 terça-feira 15.5.2012www.hojemacau.com.moarquitectura

A empresa Deep Ocean Technolo-gy (DOT) aprovou o projecto Water

Discus Hotel, que promete ser o primeiro hotel subma-rino do mundo. O complexo será construído no Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e terá 21 quartos submersos a 10 metros de profundidade.

DOT pretende construir primeiro hotel do mundo debaixo de água

Com selo do DubaiO empreendimento ficará

preso no leito oceânico por meio de três pernas rígidas e um eixo vertical que con-tém um elevador e escada. Segundo a DOT, a estrutura será resistente o bastante para aguentar abalos sísmicos e tsunamis.

Para a construção do Water Discus Hotel, serão investidos

11terça-feira 15.5.2012 www.hojemacau.com.mo arquitectura

DOT pretende construir primeiro hotel do mundo debaixo de água

Com selo do Dubaicerca de 941 milhões de pa-tacas e boa parte do dinheiro será destinado à segurança, algo que está a ser rigorosa-mente acautelado no projecto.

O hotel também terá um centro de desportos aquáticos, spa, heliporto e dois discos futuristas, um em cima e outro em baixo de água. Esta combinação permitirá ao

visitante apreciar as profun-dezas do oceano sem deixar de aproveitar o sol e o clima quente da superfície.

Ainda não há previsão para o Water Discus Hotel ser construído na cidade de Dubai, uma das mais luxu-osas e modernas do mundo. Mas o modelo do hotel pode ser adaptado para diferentes níveis de mar e erguido em praticamente qualquer cida-de do litoral.

Recorda-se que o Dubai já acolhe o maior aeroporto (Al Maktoum Internacional Airport), o maior prédio (Burj Khalifa) e o maior centro comercial (Dubai Mall) do mundo.

12 publicidade terça-feira 15.5.2012www.hojemacau.com.mo

13vidaterça-feira 15.5.2012 www.hojemacau.com.mo

A China é o maior con-sumidor de energia e o maior emissor de dióxi-do carbono do mundo. A

sua matriz energética é baseada no carvão, que atende a 67% da sua demanda energética e gera 79% da sua electricidade.

De acordo com a Agência In-ternacional de Energia, o gigante asiático será responsável por um terço do aumento da demanda global de energia de hoje até 2035.

Se em 2000 a China demandava o correspondente à metade da energia consumida pelos EUA, em 2035 os chineses irão consumir 73% a mais do que os americanos; nesse pano-rama além de maiores consumidores de energia, serão também os maiores importadores mundiais de petróleo.

Por outro lado, em 2009 a China ultrapassou o EUA como o país que detém a maior capacidade instalada de energias limpas. Nesse mesmo ano, e no seguinte, a China foi o país que mais investiu nesse tipo de energia; de tal forma que hoje os chineses são os maiores produtores mundiais de turbinas eólicas e painéis solares.

Diante destes números, pode afirmar-se que a China tem um papel decisivo no enfrentamento global da insegurança energética e do aquecimento global. Esse protagonismo faz com que a polí-tica energética desenhada e imple-mentada por Pequim se torne uma peça chave na evolução do cenário energético/ambiental mundial nas

Em 2035 os chineses irão consumir 73% a mais do que os americanos

A China e o futuro das energias limpaspróximas décadas; principalmente no que tange à difusão das tecno-logias de energia limpa.

APOIO DO GOVERNOEm Novembro de 2009, a China anunciou o objectivo de reduzir o montante de dióxido de carbono emitido para cada unidade do PIB entre 40% e 45% até 2020; tendo como base de comparação os ní-veis de 2005. Essa meta implicava um grande esforço por parte do Governo no incentivo ao desen-volvimento de tecnologias limpas.

No início de 2011, foi apresen-tado o 12º Plano Quinquenal que estabeleceu novas metas. Essas metas apontavam para um aumento da capacidade instalada de 150 GW para a eólica, 380 GW para a hidroeléctrica e 20 GW para a solar.

Existem duas agências gover-namentais que actuam na imple-mentação e fiscalização dessas metas. A primeira é a National Energy Administration (NEA), que aprova o financiamento e constru-ção de todos os grandes projectos de energia, e a segunda é o Minis-tério de Ciência e Tecnologia, que acompanha as diversas pesquisas na área de energia limpa realizadas nos centros académicos do país.

Por meio dessas duas agências, o Governo chinês direcciona os investimentos para o desenvol-vimento do sector. O massivo investimento estatal tem permitido que a China avance em um ritmo extremamente vigoroso e difícil de

ser acompanhado pelo sector pri-vado em diversas partes do mundo.

A capacidade instalada de ener-gias renováveis (excluindo a hidráu-lica), que praticamente não existia na China até há alguns anos atrás, vem duplicando desde 2005; ano em que foi promulgada a Lei da Energia Renovável, que trouxe um sinal forte e de longo prazo à indústria chinesa. Embora a participação de energias renováveis seja pequena, a magni-tude e a velocidade do crescimento são impressionantes.

DEPENDÊNCIA DE CARBONOApesar do rápido avanço no de-senvolvimento de energias limpas, muitos analistas prevêem que a China continuará a ser dependente do carvão no médio e longo prazos. Ao contrário de muitos países de-senvolvidos nos quais a demanda por energia já está estabilizada, a China ainda precisa de uma fonte de energia de alta disponibilidade e de custo relativamente baixo para continuar o seu processo de crescimento económico liderado pela indústria. Portanto, o carvão continuará a ser uma prioridade para os chineses. O país possui a terceira maior reserva de carvão do mundo e quase todas as semanas, uma nova usina de geração térmica a carvão passa a funcionar algures na China, o que leva ao aumento da poluição do ar, problemas de saúde para a população e degradação do meio--ambiente, ocasionando um custo equivalente a 11% do PIB chinês.

Dada a participação na China ao nível crescente de emissões de dióxi-do de carbono, e ainda a consciência de que o país será dependente do carvão pelas próximas décadas, não é nenhuma surpresa que o investimen-to no carbono tenha apresentado uma grande expansão nos últimos anos. Um exemplo disso é a situação da empresa chinesa Huaneng que gera 160 GW por ano. Para atender às metas definidas pelas autoridades chinesas, a empresa planeia instalar parques eólicos capazes de gerar 10 GW por ano.

Até 2025, a Huaneng pretende adicionar 50 GW em capacidade hi-dráulica e 10 GW em energia nuclear. Apesar disso, a empresa continuará também a aumentar a geração térmi-ca a carvão, em busca da inovação. A partir de recursos próprios e também com o forte apoio do NEA e do Ministério de Ciência e Tecnologia, a empresa investe na tecnologia de sequestro de carbono. Em 2011, a empresa estava a finalizaro a planta GreenGen, que em breve deverá ser a planta de maior ciclo combinado de gaseificação no mundo. Além disso, a empresa também planeia desen-volver em larga escala a tecnologia de carbono para atender uma planta próxima a Xangai (600 MW), o que tornará possível a captura entre 2 e 4 milhões de toneladas de dióxido de carbono por ano.

CHAVE PARA O FUTUROComo afirma Fatih Birol, eco-nomista chefe da Agência Inter-

nacional de Energia, a China é, por um lado, um dos países mais sensíveis ao que de mau possa acontecer no contexto global, representada pelo aumento da insegurança energética e ambien-tal; em função da sua economia ser altamente intensiva no uso de energias fósseis.

Por outro lado, o impacto global de uma aceleração da China em direcção às tecnologias de energia limpa seria maior do que o de qualquer outro país, simplesmente pelo facto de a China ser hoje o país mais vi-goroso em termos da produção dessas tecnologias.

A rápida expansão das ener-gias limpas na China reduziria os custos dessas tecnologias em todo o mundo, mediante a explo-ração das economias de escala, viabilizadas pelo grande mercado interno chinês, e a aceleração do processo de aprendizagem tecno-lógica; estimularia as exportações dessas tecnologias, aumentando inclusive a capacidade industrial nos países importadores dessas tecnologias; e demonstraria às outras economias emergentes a viabilidade económica de um desenvolvimento baseado na energia limpa.

Desse modo, o confronto dos dois problemas centrais da polí-tica energética actual no âmbito global, insegurança energética e aquecimento global, passa inexo-ravelmente pela China.

14 cultura terça-feira 15.5.2012www.hojemacau.com.mo

Andreia Sofia [email protected]

COMEÇA com fado e termina com teatro. É as-sim a quinzena

carimbada com a marca “en-Cantos”, uma série de eventos de cariz cultural organizados pelo Consula-do de Portugal, a Casa de Portugal em Macau e o Ins-tituto Português do Oriente (IPOR). Para recordar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, o território vai acolher a iniciativa que começa no dia 8 de Junho e termina a 25.

Contudo, as celebra-ções começam mais cedo. É já amanhã que os Quó-rum Ballet, companhia de dança contemporânea fun-dada pela mão de Daniel Cardoso, actuam no Centro Cultural da Universidade de Macau. O espectáculo intitula-se “Correr o Fado” e os bilhetes já estão dis-poníveis.

Perspectiva-se depois um ciclo de cinema, um concerto de violino de Carlos Damas e a peça “Preocupo-me, logo existo”, que traz o actor e encenador português Diogo Infante ao território. Há ainda espaço para eventos gastronómicos e artísticos, sem esquecer um arraial que vai aconte-cer para os lados do bairro

Dia da Europa em Macau

Livro de João Botas confirmadoManuel Cansado de Carvalho confirmou ainda que está para chegar mais uma obra do jornalista João Botas, sem ter avançado, contudo, qualquer data de lançamento. Recorde-se que o anúncio foi feito por Jorge Rangel, presidente do Instituto Internacional de Macau, em entrevista ao Hoje Macau. “Vem a caminho o livro de João Botas sobre ‘Macau, 1937-1945, os Anos da Guerra’. Um livro muito bom, havia pouco matéria escrita sobre esse período, relacionada com Macau, e que foi vivido com enormes dificuldades. O que existe está disperso.”

Peça de Diogo Infante encerra celebrações lusitanas

Uma quinzena “en-cantada”Para lembrar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, o Consulado juntou-se à Casa de Portugal e ao IPOR para trazer cinema, um arraial e concertos. Os Quórum Ballet actuam já amanhã na Universidade de Macau

O dia da Europa é hoje assinalado em Macau com um debate no Clube Militar sujeito ao tema “Back to Business -Together”. O debate, moderado por José Luís de Sales Marques, Presidente do Instituto de Estudos Europeus de Macau, contará com a presença dos Cônsul-gerais da Bélgica, da República Checa e da Finlândia e com três empresários europeus de renome, em Macau. O painel de comentadores deverá debater e analisar

as formas de aproveitar as oportunidades de negócios que o mercado asiático oferece à Europa, para assim contribuir para o crescimento europeu. O debate, patrocinado pelo gabinete Europeu para Macau e Hong Kong em conjunto com o European Union Business Information Programme, terá início no Clube Militar pelas 16 horas e será encerrado por Maria Castilho, Chefe de Gabinete da UE para Macau e Hong Kong.

de São Lázaro. Apesar das entradas pagas dos concer-tos e teatros, a maioria dos acessos serão gratuitos.

Manuel Cansado de Carvalho, cônsul de Portu-gal em Macau, apresentou

o programa que conta com um orçamento que “não é significativo”. “Com tra-balho e uma boa relação existe a possibilidade de, em Macau, ter acesso a espaços sem necessidade de alugar

salas. Todo o programa foi feito para ser acessível à maioria das pessoas. É uma preocupação nossa ter os eventos abertos a toda a gente.”

A criação da marca

“en-Cantos” pretende, so-bretudo, mostrar uma fusão que dura há séculos. “É transmitir uma lembrança do encanto entre o Ocidente e o Oriente, e também jogan-do a referência aos cantos,

uma vez que, ao falarmos de Junho, estamos a falar de Camões.”

FILMES E ARRAIAISNo dia 8 de Junho a festa tem início com um documentário que já passou na televisão tailandesa e que será visionado na Torre de Macau, contando com o apoio da Casa de Por-tugal. O guião remete-nos para os 500 anos das relações entre o Sião e Portugal e é da autoria de Yuwadee Vatcharangkul, que estará presente na RAEM.

A 9 de Junho, o violonista Carlos Damas junta-se ao quarteto de cordas de Macau para um concerto no teatro D.Pedro V. Está também prometido um arraial em São Lázaro, que promete decorrer no último dia do “en-Cantos”, a 25 de Junho, contando com o apoio de associações.

No mesmo dia, a celebra-ção lusa termina no palco. Diogo Infante traz a peça “Preocupo-me, logo exis-to”. Segundo Maria Amélia António, presidente da Casa de Portugal, será a estreia absoluta de um trabalho que só chegará aos palcos portugueses em Julho.

Apesar de 95% do cartaz estar encerrado, Manuel Can-sado de Carvalho garante que ainda há nomes por confirmar. “Para já não vou revelar o calendário. É seguro que va-mos ter ao longo da quinzena dois eventos de gastronomia macaense e portuguesa, e vão haver mais dois ou três eventos ligados à cultura, com artistas de referência portuguesa.” Sobre os ligeiros atrasos que possam existir, o cônsul é peremptório. “Quem tentar fazer uma quinzena vai ver que juntar todas as peças dá algum trabalho. Temos uma ideia precisa do que vamos fazer.”

terça-feira 15.5.2012 www.hojemacau.com.mo 15cultura

“TODOS lhe reconhecem a paixão, a beleza e a

grandeza de alma, que punha em tudo quanto fazia. Uns conheciam-no melhor do que outros, mas para saber quem era Bernardo Sassetti bastava ouvi-lo. O piano falava por ele. No sábado à noite, centenas de pessoas - entre família, amigos, vultos da cultura e fãs - prestaram-lhe uma última homenagem na Basílica da Estrela, em Lisboa. Houve música, lágrimas e muitas pal-mas na despedida do Artista, assim, com “a” grande.”

Começa assim o texto que o jornal português Pú-blico fez sobre a despedida de Bernardo Sassetti, num

Laginha e Burmestertocaram em memóriado amigo Bernardo Sassetti

O músico insubstituível

adeus sentido que reuniu inúmeras pessoas, entre próximos e simples admi-radores. Deslocaram-se à Estrela para prestar a última homenagem ao pianista e

compositor, de 41 anos, cujo corpo foi encontrado na quinta-feira numa falésia no Guincho, em Cascais. “Vim cá bater as palmas que não lhe dei enquanto era vivo”,

diz João Gomes, 27 anos, cantor, designer e um dos muitos fãs do jazz de Sassetti presentes na cerimónia. O CD “Unreal: Sidewalk Car-toon”, que o pianista lançou em 2006, foi uma das poucas compras que João fez por impulso. “Ainda hoje é um dos meus favoritos.”

Outro fã, José Borges, ainda se lembra da primeira vez que ouviu o som do piano pelas mãos de Sassetti. Foi em 2007, num concerto nos Dias da Música do Centro Cultural de Belém. Quarenta e cinco minutos bastaram para o prender à sua melodia “ale-gre, bonita e transparente”. O estudante, de 23 anos, é apaixonado pela banda sonora do filme “Alice”, pelo álbum

“Nocturno” e pelo projecto 3 pianos. “O valor da obra dele é imenso e não tem preço.”

“FEZ TUDO COM PAIXÃO”“O Bernardo era insubstituí-vel, era uma luz para toda a gente, tinha uma inteligência brilhante”, diz Paulo Louren-ço, maestro e amigo de longa data do músico. O importante agora, refere, é perpetuar o tra-balho que deixou antes de uma morte “abrupta”, “chocante” e “injusta”, tal era o tamanho do que ainda tinha para dar.

O corpo do pianista esteve durante uma hora em câma-ra ardente perante o olhar emocionado de centenas de pessoas. Na cerimónia, que teve início às 22h00, Mário Laginha e Pedro Burmester,

que criaram com Sassetti o projecto 3 Pianos, tocaram piano em memória do amigo e do companheiro de palco. Juntou-se-lhes o grupo coral das Jovens Vozes de Lisboa, dirigido pelo irmão Francisco Sassetti, a orquestra Sinfo-nietta de Lisboa, e alguns alunos e professores da Escola Superior de Música da capital.

“Foi uma homenagem tristemente bonita”, descre-ve Laurent Filipe, músico, compositor e produtor, que foi à basílica prestar a última homenagem ao amigo de há mais de 20 anos. O “Babá” era, como diz, “um grande companheiro com demasia-da alegria no coração para nos deixar. Fez tudo com paixão, recorda Laurent.”

16 desporto terça-feira 15.5.2012www.hojemacau.com.mo

PUB

João [email protected]

COMEÇOU na pas-sada sexta-feira, 11 de Maio, em Moscovo, na Te-

tryakov Gallery, o Campeo-nato do Mundo de Xadrez, a ser disputado através de um Match de 12 partidas, opondo o actual campeão mundial, o indiano Vishvanathan Anand e o israelita, de origem russa, Boris Guelfand.

Até ao momento, foram disputadas duas partidas - na sexta-feira e no sábado-, que se saldaram por outros tantos empates. Domingo foi dia de descanso.

Na verdade, note-se que este Match coloca frente a frente dois jogadores algo distantes um do outro em ter-mos de rating do xadrez (um sistema de hierarquização dos jogadores de xadrez de nome “Elo”, algo parecido com o

Cristiano marca a todas as equipasCristiano Ronaldo tornou--se o primeiro jogador a marcar a todos os adversários desde que a Liga espanhola foi alargada a 20 equipas. O internacional português logrou o feito ao inaugurar o marcador no jogo entre o Real Madrid e o Maiorca, relativo à 38.ª e última jornada da Liga espanhola. CR7, que subiu ao relvado do Santiago Bernabéu com 45 golos no campeonato, cabeceou para o fundo das redes aos 19 minutos, na sequência de um cruzamento de Marcelo.

• Foi um dos momentos altos das celebrações do Real Madrid no Santiago Bernabéu. Chamado ao

palco para se juntar aos festejos do plantel, José Mourinho ajoelhou-se e fez uma vénia aos jogadores

que consigo conduziram os merengues ao título de campeão espanhol.

VÉNIA DE MOURINHO AO PLANTEL DO REAL MADRID

Campeonato Mundial de Xadrez evolui em Moscovo

Anand vs Guelfand

Pepe diz-se amado pelos adeptos do Real MadridOntem muito se falou de Cristiano Ronaldo, na celebração do mais recente título de campeão espanhol do Real Madrid, mas também Pepe teve a sua palavra a dizer, no dia da festa blanca. O defesa-central do Real e da Seleção Nacional garante que a chave para as vitórias foi a força do grupo, e que só com muito trabalho é possível triunfar a este nível. “Lutámos muito para chegar aqui, e conquistar o que conquistámos. O grupo é fantástico e esteve sempre muito unido durante todo o ano, o que foi fundamental. Felizmente no final as coisas saíram bem e agora estamos a desfrutar”, afirmou. E se a relação com os adeptos madrilenos nem sempre foi a melhor, hoje Pepe garante que é fantástica: “Os adeptos gostam muito de mim, têm muito carinho por mim, e eu sinto o mesmo. Em campo tento devolver isso com entrega ao jogo”.

sistema “ATP” do ténis), uma vez que Anand é o número quatro do mundo, com 2791 pontos de Elo, enquanto Guelfand é apenas vigésimo classificado, com 2727 pontos de Elo. Todavia, este último conquistou o direito a desafiar o campeão mundial por mérito próprio, tendo batido diversos jogadores teoricamente mais fortes nos vários torneios de qualificação. Isto, apesar de o actual número um do mundo, o jovem norueguês Magnus Carlsen (2835 pontos de Elo), ter abandonado aqueles torneios, por manter na altura

algumas fricções com a FIDE (organismo que superintende o xadrez a nível mundial).

Ambos os adversários são já jogadores veteranos, acima dos 40 anos, mas sendo o

Match de apenas 12 partidas, tal não deverá constituir um factor de quebra de qualidade, por fadiga, no xadrez exibido.

Nestas duas primeiras par-tidas, já se começa a descor-tinar que ambos os jogadores estão muito bem preparados para este Match e, até ao mo-mento, parecem ter escolhido uma estratégia idêntica na sua abordagem, procurando sur-preender o adversário ao não jogarem o tipo de aberturas e defesas a que nos habituaram e escolhendo mesmo defesas mais habitualmente jogadas

pelo oponente. É assim que na primeira partida, em resposta o peão de Dama de Anand, Guelfand não respondeu com a sua habitual e sólida Defesa Eslava mas antes com uma arriscada defesa Grunfeld, mais aguda e habitualmente jogada pelo próprio Anand. Na segunda partida, por seu turno, contra o peão de Dama, quando não surpreenderia uma resposta de Anand com a Defesa Grunfeld, este jogou... uma Semi-Eslava.

Ao fecho deste jornal es-tará a ser disputada a terceira partida e hoje será disputada a quarta, seguindo-se um dia de descanso. Daremos então novas notícias sobre o decurso deste Match, eventualmente, se o tempo permitir, com a melhor das quatro partidas até então disputadas comentada.

Um morto e 36 feridos nos festejos do GalatasarayO Galatasaray conquistou, este sábado, o seu 18.º título de campeão turco mas os distúrbios com a polícia mancharam a festa. Segundo a agência Anatolie, uma pessoa morreu devido a uma bala perdida e 36 pessoas ficaram feridas. O falecido, um homem de 40 anos, foi atingido, na localidade de Giresun, por uma bala disparada por uma arma de um adepto do Galatasaray que dava azo à sua alegria. Já em Istambul registaram-se 36 feridos e 59 detenções. Nove veículos de polícia, seis ambulâncias, um carro de bombeiros e 85 autocarros ficaram danificados no decorrer dos confrontos. www. iacm.gov.mo

17futilidadesterça-feira 15.5.2012 www.hojemacau.com.mo

[ ] Cinema Cineteatro | PUB

SALA 1DARK SHADOWS [C]Um filme de: Tim BurtonCom: Johnny Depp, Michelle Pfeiffer14.30, 16.30, 19.30, 21.30

[Tele]visão

Aqui há gato

Sudoku [ ] Cruzadas

REGRAS |Insira algarismos nos quadrados de forma a que cada linha, coluna e caixa de 3X3 contenha os dígitos de 1 a 9 sem repetição

SOLUÇÃO DO PROBLEMADO DIA ANTERIOR

SOLUÇÕES DO PROBLEMA

HORIZONTAIS: 1-Rogaste. Caloria (abrev.). 2-Ouro (s.q.). Causa, motivo (Ant.). Abóbora de que se faz doce. 3-Que bebe em excesso, bêbedo. 4-Milha marítima (pl.). Mínimo (abrev.). Nota musical. 5-Aparelho receptor de televisão. 6-Sacrifica. Mesquinha, sôfrega. 7-Importunaremos (Fig.). 8-Ante-meridiano (abrev.). Oferecer. Passa para fora. 9-Fictício. 10-Retirar-se. Reflexão da voz. Assume expressão de alegria. 11-Início de uma nova ordem de coisas. Empregariam.

VERTICAIS: 1-Dez tostões ou um escudo (Pop). Extraísse. 2-Európio (s.q.). Também não. Mu, macho. 3-Fungo que se forma nas matérias orgânicas, quando entram em decomposição. Santa, virtuosa. 4-Prefixo o m. q. IN. Que ou aquele que sela. 5-No tempo de. Regos. 6-Estremeci. Dom, habilidade (pl.). 7-Pedir repetição. Esvazia. 8-Habitante de Génova. Autor (suf.). 9-O Campeador. Ramalhete. 10-Vamos!. Consome, atormenta (Fig.). Rádio (s.q.). 11-O m. q. Larídeos (aves palmípedes). Víscera secretora da urina.

HORIZONTAIS:1-PEDISTE. CAL. 2-AU. MOR. GILA. 3-U. B. BEBEDOR. 4-NOS. MIN. MI. 5-TELEVISOR. D. 6—IMOLA. AVARA. 7-R. RALAREMOS. 8-AM. DAR. SAI. 9-SUPOSTO. L. R. 10-SAIR. ECO. RI. 11-ERA. USARIAM.VERTICAIS:1-PAU. TIRASSE. 2-EU. NEM. MUAR. 3-D. BOLOR. PIA. 4-IM. SELADOR. 5-SOB. VALAS. U. 6-TREMI. ARTES. 7-E. BISAR. OCA. 8-GENOVES. OR. 9-CID. RAMAL. I. 10-ALOM. ROI. RA. 11-LARIDAS. RIM.

GOSTA? OU NÃO?Ouço as notícias todos os dias, o novo presidente da França, a nova líder da partida da Birmânia, as lutas com a Reforma Política... Gosto de ler as notícias, é a primeira coisa eu faço todos os dias, ainda no fim-de-semana. Mas não é só isso que faço. Fui assistir ao teatro “Aqui tem Diabo” no fim-de-semana passado. Que fixe o teatro. É também sobre as recentes notícias. Se nunca dá atenção aos eventos actuais, vai ficar aborrecido durante a performance. Quem disse que os jovens não têm interesse na política? A maioria da audiência gozou o teatro, os jovens riram e aplaudiram. O que não é estranho porque este tipo de teatro só se encenou uma vez a cada ano.Bom, também houve outras reacções. O casal jovem que se sentou ao lado de mim foi embora depois do intervalo, se calhar não gostam do assunto dos acontecimentos actuais. Ou só não gostam nada do gato, sei lá...Tenho uma questão, os meus companheiros fazem as notícias todos os dias, então as pessoas gostam de as ler? Ou gostam mais das revistas, das séries de TV? Ouvi também uma professora chinesa que trabalha na Universidade aqui em Macau, disse que os colegas portugueses delas gostam muito do nosso jornal, nós somos fixes. Que contente fico quando ouço os elogios. Deve ser porque “é um jornal que utiliza uma linguagem pouco comum no estilo de jornalismo que propõe”, como diz o nosso director. Se calhar ainda há mais pessoas que vão ver os nossos artigos no site, como já vi as audiências dos cliques, também estamos encorajados por isso.Ainda estou a pensar, porém, é se é necessário acontecerem os debates e as lutas sobre um artigo ou um resultado público? Para o gato, nem tudo é preciso, a minha vida é mais importante - a comida segura, a boa saúde, os simpáticos companheiros que sempre brincam comigo e me dão comida. Bom, se calhar vão dizer que isso é falta de ambição. No entanto, se for ambicioso, talvez leve mais broncas, como alguns deputados. Tudo isso depende do que se quer, do que se gosta. Se quiserem, fazer o que se gosta é nunca nos preocuparmos com o que os outros vão pensar de nós. O mais importante é saber o que estamos a fazer e para quê.

Pu Yi

TDM 13:00 TDM News - Repetição13:30 Jornal das 24h14:45 RTPi DIRECTO17:00 Liga Sagres: Setúbal - Benfica (Repetição)18:30 TDM Desporto (Repetição)19:30 Amanhecer20:30 Telejornal21:00 TDM Entrevista21:30 Linha da Frente22:10 Passione23:00 TDM News23:30 Magazine Liga dos Campeões00:00 Príncipes do Nada00:30 Telejornal (Repetição)01:00 RTPi DIRECTO

INFORMAÇÃO TDM

RTPi 8214:00 Telejornal Madeira14:30 A Hora de Baco15:00 Consigo15:30 Feitos em Portugal16:00 Bom Dia Portugal 17:00 O Elo Mais Fraco17:45 Vingança18:30 Correspondentes19:15 O Olhar Humano de Deus20:00 Jornal da Tarde 21:15 O Preço Certo22:15 Nativos Digitais22:45 Praça da Alegria – Especial Dia da Família

ESPN 3012:30 European Mixed Team Championship15:30 MLB Regular Season 2012 New York Yankees vs. Baltimore Orioles18:30 (Delay) Baseball Tonight International 2012 19:30 (LIVE) Sportscenter Asia 2012 20:00 The Football Review20:30 Champions And Challengers 4 21:00 World of Gymnastics 2012 21:30 1 True Religion - Munich 22:00 Sportscenter Asia 2012 22:30 AFC Champions League 2012 Jeonbuk Hyundai Motors vs. Kashiwa Reysol

STAR SPORTS 3112:30 SBK Superbike World Championship 2012 - Races14:30 The S-League Show15:00 Rebel TV 19 15:30 FIA Formula 2 Championship 2012 - Highlights 16:30 International Motorsport News 2012 17:25 FA Cup 2011/12 Highlights 17:55 (LIVE) AFC Champions League 2012 Jeonbuk Hyundai Motors vs. Kashiwa Reysol20:00 SBK Superbike World Championship 2012 - Race 2 21:00 HSBC Sevens World Series 2011/12 - Highlights 21:30 (LIVE) Score Tonight 2012 22:00 When The Games Begin 22:30 Golf Focus 2012 23:00 GS Caltex Maekyung Open Day 4 Highlights

FOX MOVIES 4012:40 Mars Needs Moms14:10 Gulliver’S Travels15:40 Trust17:25 Blue Valentine19:15 Ramona And Beezus21:00 I Am Number Four22:50 Homeland23:50 Big Mommas

HBO 4112:00 American Outlaws13:35 United15:10 Housesitter16:50 Stuart Little 218:10 Bean19:40 Cocktail21:20 Cop Out23:00 Luck

CINEMAX 4212:40 Sea Of Love14:25 Gunfighter’S Moon16:00 I Married A Monster From Outer Space17:20 Justice League Of America18:45 Red Skies20:05 Pale Rider22:00 El Mariachi23:20 Cross

SALA 2THE AVENGERS [3D] [B]Um filme de: Joss WhedonCom: Robert Downey Jr., Chris Evans, Mark Ruffalo14.15, 16.45, 19.15, 21.45

SALA 3LOCKOUT [D]Um filme de: James Mather, Stephen St. LegerCom: Guy Pearce, Maggie Grace14.30, 16.30, 19.30

DARK FLIGHT [3D] [C](Falado em thai e inglês, legendado em chinês)Um filme de: Isara NadeeCom: Macha Wattanapanich, Peter Knight21.30

À VENDA NA LIVRARIA PORTUGUESA

RUA DE S. DOMINGOS 16-18 • TEL: +853 28566442 | 28515915 • FAX: +853 28378014 • [email protected]

CALIGRAFIA DOS SONHOS • Juan MarséPRÉMIO QUIXOTE DE LAS LETRAS ESPAÑOLAS e PRÉMIO CERVANTESEm meados dos anos quarenta, Ringo é um rapazinho de quinze anos que passa as horas mortas no bar da senhora Paquita, movendo os dedos sobre a mesa, como se praticasse as lições de piano que a família já não pode pagar-lhe. Nessa taberna do bairro de barcelonês de Gracia, o miúdo é testemunha da história de amor de Vicky Mir e do senhor Alonso: ela, uma mulher entrada em anos e abundante de carnes, massagista de profissão, ingénua e apaixonadiça; ele, um cinquentão garboso que acabou por se instalar em sua casa. Ali vivem, junto de Violeta, a filha da senhora Mir, até que sucede algo inesperado: um domingo à tarde, Vicki deita-se nas linhas mortas de um elétrico tentando um suicídio impossível e patético, e o senhor Alonso desaparece para não voltar. «O humor, a vida, o sofrimento, a tristeza, a alegria, tudo está aqui sabiamente doseado, sem alardes inúteis porque o talento do Juan, além do mais, é de uma discrição absoluta.» (António Lobo Antunes); “Um dos melhores escritores europeus vivos” (The Independent).

AGORA • Pedro Boucherie MendesNa verdade, nada sabemos sobre os outros. Aos 35 anos, Vasco deixou o amor fugir-lhe para sempre porque não esteve para se chatear. Quem vai pagar pelo maior erro da sua vida é Alexandra, a vizinha divorciada incapaz de perceber qual a intenção deste homem. Vasco é insondável, até para os amigos com quem passa a maior parte do tempo: Guicas, a menina rica e cleptomaníaca que gosta demasiado de vodka e não suporta ver ninguém feliz; Miguel, que se casou com ela por dinheiro e estatuto e que agora vê na morte da mulher a solução para todos os problemas; Sofia, que não consegue esquecer Vasco e se tornou numa mãe desesperada por atenção, desconfortável no seu corpo e ressentida com os amigos; e Quico, o inconsequente marido de Sofia, que a trai com Mafalda, uma arrivista disposta a quase tudo para pertencer àquele grupo onde, na verdade, ninguém se conhece e todos estão à deriva. Um dia, o tarólogo Zé Luís, com os seus dentes demasiado brancos, cruza-se com estes homens e mulheres. E a vida de todos muda bruscamente.

DARK SHADOWS

à f lor da peleHelder Fernando

18 opinião terça-feira 15.5.2012www.hojemacau.com.mo

IMais um indicador expressivo da capacidade diplomática chinesa, muito para além dos tradicionais e limitativos relacionamentos por questões muitas vezes só aparentemente ideológicas. Quando, para o bem e para o mal, é dos mercados que chega a imposição de regras, tombam por terra os pseudo ismos ideológicos.

Aí está, há dois dias, a reunião em Pe-quim de líderes da China, da Coreia do Sul e do Japão, onde se concluiu continuar a integração desta tripla parceria económi-ca, mesmo sabendo-se de alguns assuntos mais controversos entre estas três potências asiáticas - inclusive com uma ou outra suspensão de relações diplomáticas. Entre outras resoluções do encontro, Wen Jiabao, Lee Myungback e Yoshihiko Noda assina-ram um acordo de investimento trilateral a que o primeiro-ministro chinês chamou “o primeiro documento legal importante” entre as economias dos três países.

Por vezes, com as luzes esfuziantes de Macau, e outros motivos de cegueira, chega a parecer estarmos longe de acontecimentos e reflexões que sucedem bem perto. Apa-rentemente, há quem se lembre mais deste tipo de assuntos quando algum elemento importante do executivo macaense vai viajar.

A propósito de viagens, inicia-se agora, de-morando cerca de duas semanas, a visita de Wu Bangguo, o presidente do Comité Permanente da Assembleia Nacional Popular da China, a Holanda, Croácia, Luxemburgo e Espanha, a convite de entidades oficiais desses países.

IIA morte inesperada do pianista e compositor Bernardo Sassetti, já muito aplaudido em Macau, ainda nos mantém em estado de choque. Mesmo entre aqueles que nunca se debruçaram sobre a sua música, nunca tiveram curiosidade em ir a um concerto ou adquirirem um disco, sequer em cópia ilegal.

Há notícias de, logo após ser conhecida a sua morte, loucas corridas aos CD de Bernardo Sassetti, discos de Sassetti nos tops de vendas, fenómenos nunca acontecidos com este músico em vida. Claro que ele nunca foi um excluído, marginalizado, pelo contrário. Bernardo Sas-setti teve grandes e públicos reconhecimentos e consagrações. Apesar de ter optado por mais entrega ao jazz, género musical ainda com bastantes resistências nas sociedades. Tive durante vários anos um programa semanal de jazz na Rádio Macau, em termos locais, sei alguma coisa sobre isso.

O que acontece de monumental é esta grandiosa aclamação depois do músico se despedaçar nas rochas. Nada de muito novo. Se apelarmos à memória recente, o mesmo aconteceu quando desapareceram Frank Zappa, Jimi Hendrix, Freddie Mercury, Stockhausen, Michael Jackson ou Amy Winehouse.

Em alguns casos, a morte é boa vende-

A diplomacia chinesa

dora. Deve ser o tal “fenómeno bestseller post mortem”, como já ouvi chamar.

IIIO poder alemão, municiado pelas conheci-das organizações europeias muito em voga, ameaça vilmente a Grécia e os gregos, que-rendo condená-los a terem de votar como os donos da Europa exigem e não como o povo quer. Ao mesmo tempo que as agências internacionais de notícias continuam a cha-mar “esquerda radical” a um partido político que tem nome, chama-se “Syriza”. Como a papinha já vem feita, a inconsciência repete--se à volta do mundo, cada vez mais sem memória, quase sem saber discernir sobre o que realmente é um partido radical. Muitos dos pais e dos avós da actual juventude, fi-zeram o que deviam: andaram lutando como podiam contra ditaduras, guerras, silêncios. Como vi uma jovem grega dizer, é altura dos filhos e netos encetarem as lutas, não envergonhando os progenitores.

Enquanto isto, há um primeiro-ministro em Portugal, país onde estás prestes a ser ultrapassado o número de 15 por cento de desemprego, a vir para a praça pública dizer que “estar desempregado é uma oportuni-dade para mudar de vida”.

Depois daquela famosa avaliação sobre os portugueses competentes apressarem-se em encontrar saídas profissionais fora do País, Coelho, em mais uma despreocupa-da passada, empinou as orelhas, pôs os dentinhos de fora e perdeu mais uma boa oportunidade de estar calado.

Vão ver, ainda é para competir com o se-nhor que por enquanto ainda está em Belém.

Aí está, há dois dias, a reunião em Pequim de líderes da China, da Coreia do Sul e do Japão, onde se concluiu continuar a integração desta tripla parceria económica, mesmo sabendo-se de alguns assuntos mais controversos entre estas três potências asiáticas - inclusive com uma ou outra suspensão de relações diplomáticas. Entre outras resoluções do encontro, Wen Jiabao, Lee Myungback e Yoshihiko Noda assinaram um acordo de investimento trilateral a que o primeiro-ministro chinês chamou “o primeiro documento legal importante” entre as economias dos três países

caderno diár ioPedro Correia

19opiniãoterça-feira 15.5.2012 www.hojemacau.com.mo

Propriedade Fábrica de Notícias, Lda Director Carlos Morais José Editores Nuno G. Pereira; Gonçalo Lobo Pinheiro Redacção Andreia Sofia Silva; Cecilia Lin; Joana Freitas; José C. Mendes; Rita Marques Ramos Colaboradores António Falcão; António Graça de Abreu; Fernando Eloy; Hugo Pinto; José Simões Morais; Marco Carvalho; Maria João Belchior (Pequim); Michel Reis; Rui Cascais; Sérgio Fonseca; Tiago Quadros Colunistas Arnaldo Gonçalves; Boi Luxo; Carlos M. Cordeiro; Correia Marques; Gonçalo Alvim; Helder Fernando; Jorge Rodrigues Simão; José Pereira Coutinho, Marinho de Bastos; Paul Chan Wai Chi; Pedro Correia; Peng Zhonglian; Vanessa Amaro Cartoonista Steph Grafismo Catarina Lau; Paulo Borges Ilustração Rui Rasquinho Agências Lusa; Xinhua Fotografia António Falcão, Gonçalo Lobo Pinheiro; Lusa; GCS; Xinhua Secretária de redacção e Publicidade Madalena da Silva ([email protected]) Assistente de marketing Vincent Vong Impressão Tipografia Welfare Morada Calçada de Santo Agostinho, n.º 19, Centro Comercial Nam Yue, 6.º andar A, Macau Telefone 28752401 Fax 28752405 e-mail [email protected] Sítio www.hojemacau.com.mo

SEGUNDA, 7 Vinte e quatro anos depois, a França - o país da Europa que pensa mais à esquer-da e vota mais à direita - volta a eleger um presidente socialista. François Hollande derrotou um desgastado Nicolas Sarkozy por escassos três pontos percentuais, inferiores ao que prediziam todas as sondagens.

Sarkozy, que pela sua natureza e pelas suas atitudes tem pouco a ver com os conservadores clássicos, re-petiu até à exaustão durante a cam-panha que durante o seu mandato de cinco anos nunca a França teve um trimestre em recessão, apesar da crise generalizada na Europa. É verdade. Mas também é certo que tem um nível de desemprego preocupante e as taxas oficiais de crescimento não revelam - longe disso - uma economia dinâmica, o que dá asas ao discurso dema-gógico e populista de Marine Le Pen, a dirigente da Frente Nacional que ambiciona liderar a direita francesa. Utopia? Nunca se deve dizer nunca em política.

No seu digno discurso em que reconhecia a derrota, ontem à noite, Sarkozy destacou a força das instituições democráticas que permitem uma alternância tranquila no poder. A vitória de Hollande projecta-se para fora das fronteiras da Europa com a força de um símbolo numa região do mundo onde a esquerda tem sido duramente penalizada nas urnas desde que eclodiu a crise dos mercados financeiros. Para um democrata, nunca é de mais sublinhar a importância destas rotações de poder ditadas pela soberania do voto popular. Num continente onde crescem de modo alarmante as forças extremistas “anti-sistémicas”, indiferentes às lições da História bem eviden-ciadas nas décadas de 20 e 30 do século passado, um democrata convicto tem o dever cívico de proclamar esta sua condição. Que implica a aceitação dos resultados eleitorais, sejam eles quais forem. O exercício do direito de voto tor-na as sociedades mais fortes contra as investidas de todos quantos pretendem suprimi-lo invocando para esse efeito palavras tão ape-lativas e tão manipuláveis como povo, pátria, nação ou classe.

A economia francesa não está bem. Mas a política mantém-se de boa saúde e recomenda-se. Prova disso foi a grande afluência

eleitoral: mais de 80% dos fran-ceses inscritos nos cadernos de recenseamento acorreram ontem às assembleias de voto.

Uma boa notícia para a União Europeia, que está tão carente delas. E uma responsabilidade acrescida para o novo inquilino do Eliseu.

TERÇA, 8 Dados macro-eco-nómicos da França que François Hollande herda de Nicolas Sa-rkozy:- crescimento médio do PIB entre 2009 e 2011: 1,5%- crescimento do PIB em 2012 (previsão): entre 0,4% e 0,7%- desemprego: 10,1%- défice público: 5,2% do PIB- dívida pública: 83% do PIB

Promessas eleitorais de Hollande:- renegociação do tratado orça-mental- redução em 30% dos salários do Presidente e dos ministros- equilíbrio orçamental em 2017 (défice zero)- introdução na Constituição do princípio da concertação social- concessão do direito de voto aos cidadãos estrangeiros provenientes de países extra-comunitários- actualização do salário mínimo,

indexado ao crescimento do PIB- criação de 150 mil empregos para jovens: “contratos de geração”- incentivos fiscais às empresas que contratem pessoas com menos de 30 anos e mantenham nos seus qua-dros pessoas com mais de 55 anos- criação de 60 mil postos de traba-lho no sector público da educação e cinco mil na justiça durante os próximos cinco anos- diminuição da idade de reforma para 60 anos quando houver 41,5 anos de descontos- reforma fiscal: novo escalão de 45% para rendimentos acima de 150 mil euros e de 75% sobre os rendimentos superiores a um milhão de euros por ano- taxa de IRC de 35% para grandes empresas, 30% para as médias e 15% para as pequenas- renegociação dos acordos com Bélgica, Suíça e Luxemburgo para cobrar impostos aos exilados fiscais- reforma bancária, criando um banco público de investimento separado da banca comercial- maior regulação do sistema bancário- proibição de envolvimento da banca francesa em paraísos fiscais- aumento de 15% do imposto sobre os lucros bancários

Como vão distantes aqueles tempos em que o Benfica - à semelhança do que hoje sucede com o Athletic Bilbao, que foi finalista da Liga Europa - circunscrevia as suas fileiras a jogadores portugueses, marcando assim a diferença no futebol nacional

- congelamento durante três me-ses dos preços dos combustíveis e do gás- redução da componente nuclear da produção de energia eléctrica dos actuais 75% para 50%- manutenção do Estado nos sec-tores postal, dos transportes e da energia- redução do preço dos medica-mentos e maior comparticipação de genéricos- redução para metade da taxa do insucesso escolar- casamento entre pessoas do mes-mo sexo, com reconhecimento do direito à adopção

Fica o registo. Para que dentro de um prazo razoável possamos verificar quantas destas promes-sas foram cumpridas - e em que termos. Cada vez mais os políticos devem ser confrontados entre o que propõem aos eleitores e aquilo que são capazes de concretizar assim que ascendem ao poder.

QUARTA, 9 Vagueio pela Feira do Livro de Lisboa, no alto do Parque Eduardo VII. Sou fã desta feira desde sempre. E também desde sempre escuto as mesmas críticas que lhe são feitas, ano após ano, década após

década. O que não invalida esta evidência: estamos perante um dos grandes acontecimentos cul-turais em Lisboa. Faça chuva ou faça sol. Há quem se queixe das condições climatéricas: esta é, aliás, uma queixa recorrente dos portugueses, indiferentes ao facto de usufruírem um dos melhores climas do mundo. Em tantos países da Europa com muito pior clima as pessoas andam tranqui-lamente na rua e não se refugiam em centros comerciais insalubres e claustrofóbicos, ao contrário do que continua a suceder em Portu-gal onde um bocadinho de chuva ou um quase-nada de vento logo afligem tanta gente.

SEXTA, 11 A frase da semana: «Há pintores que transformam o sol em mancha amarela, mas há outros que, com a sua arte, são capazes de fazer de uma mancha amarela o sol.» (Picasso)

SÁBADO, 12 O Benfica viu fugir-lhe, pelo segundo ano con-secutivo a vitória no campeonato. Abandonou muito cedo o comba-te nos relvados pela Taça de Por-tugal - a segunda mais importante competição futebolística a nível nacional. Más notícias para os benfiquistas, seguramente. Mas a pior notícia de todas, julgo eu, é o facto de o clube da águia ter concluído pela primeira vez uma época sem nenhum golo marca-do por um jogador português. Mais: nenhum português marca ali desde o dia 21 de Março de 2011 - já lá vão quase 14 meses - quando Nuno Gomes rematou duas vezes com sucesso para a baliza contrária num anódino jogo Paços de Ferreira-Benfica.

Como vão distantes aqueles tempos em que o Benfica - à se-melhança do que hoje sucede com o Athletic Bilbao, que foi finalista da Liga Europa - circunscrevia as suas fileiras a jogadores portugue-ses, marcando assim a diferença no futebol nacional. Esta singular tradição, que constituía uma pode-rosa senha de identidade do clube, terminou em 1979. O que ninguém então imaginaria é que chegásse-mos um dia à situação actual: não há praticamente portugueses no clube alegadamente mais popular de Portugal.

E os poucos que há não marcam golos. Este é outro campeonato que o Benfica acaba de perder.

terça-feira 15.5.2012www.hojemacau.com.mo

CicloneNo deserto a areia passa a vida a jogar às escondidas. POR FERNANDO

CTM Novas falhas ontem à noiteO serviço móvel da CTM sofreu ontem várias perturbações, prejudicando a comunicação entre os seus clientes em algumas áreas do território, a partir das 20:45, segundo informação disponibilizada pela própria empresa. Em comunicado, a CTM informou que a sua equipa técnica estava a proceder a trabalhos de reparação, tendo a recuperação completa acontecido às 23h00. “Os residentes no território tiveram diferentes níveis de perturbação no serviço móvel no período em causa, estimando-se que, no máximo, 50% possam ter sido afectados.” A empresa garantiu também investigar a causa do incidente e “implementar medidas apropriadas para assegurar a estabilidade dos serviços móveis”.

América do Sul Casas problemáticasUm relatório divulgado pelo Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID) revela que uma em cada três famílias da América Latina habita casas sem condições. São 59 milhões de pessoas que vivem em estruturas precárias e sem serviços básicos. Países como Nicarágua, Bolívia, Peru e Guatemala registam os piores índices, enquanto o Brasil e o México possuem os maiores défices. O estudo mostra ainda que 21% das famílias não têm electricidade e instalações sanitárias.

Literatura Contos inéditos de PessoaCinco contos inéditos de Fernando Pessoa são editados na colectânea “O Mendigo e outros contos”, que a editora portuguesa Assírio & Alvim publica esta semana, com uma introdução de Ana Maria Freitas, que tem estudado o espólio do escritor.Os contos inéditos são: “O Filatelista”, “Empresa Fornecedora de Mitos”, “A Perversão do Longe”, “O Mendigo” e “Num Bar de Londres”. Os restantes, reunidos pela primeira vez em livro, foram já publicados em França pela editora La Différence e, em Portugal, pela revista Mealibra, do Centro Cultural do Alto Minho. Os contos “Memórias de um Ladrão”, “Alegações Finais”, “O Gramofone” e “O Papagaio” só foram publicados na tradução francesa. Na introdução, Ana Maria Freitas afirma que, nesta obra, “o leitor vai deparar-se com pequenas narrativas centradas numa ideia ou conceito: questões filosóficas, hipóteses metafísicas, observações sobre a sociedade do seu tempo, temas da tradição esotérica”.

Petróleo Portugal é um grande desafioRepresentantes de empresas petrolíferas do Brasil e dos EUA classificaram ontem Portugal como um dos grandes desafios para a prospecção de petróleo, ao ponto de se continuar a investir na pesquisa sem haver um único barril explorado. “Portugal é uma nova fronteira exploratória”, afirmou José Fernando de Freitas, da Petrobras Portugal, ao participar hoje, na Universidade de Coimbra, no I Congresso de Geociências da CPLP. Idêntica opinião foi expressa por Arlindo Alves, representante em Portugal da americana Mohave, que já possui concessões na plataforma terrestre nas zonas de Torres Vedras, Batalha e numa faixa que vai da Nazaré a Aveiro. O representante em Portugal da brasileira Petrobras aludiu ao facto de a bacia do Canadá, onde se explora petróleo, ter feito parte da bacia Lusitânica. “Se tem lá, por que não aqui”, questionou, ressalvando que essa simplicidade de afirmação carece da “demonstração de que essas coisas possam acontecer”. Na sua perspetiva, a tecnologia existente no momento condiciona aquilo que se pode encontrar, mas isso não afasta a expectativa de explorar boas jazidas de petróleo em Portugal.

Euro As vítimas da saída da GréciaA agência de notação financeira Fitch considera que uma eventual saída da Grécia da zona euro teria um impacto especialmente concentrado em Portugal, Espanha e Itália, podendo alastrar-se a outros países caso a saída viesse a ser desordenada. De acordo com uma análise da agência, um eventual abandono do país da moeda única poderá trazer problemas a muitas empresas por toda a Europa. A dimensão do impacto dependerá dessa saída ser feita de forma ordenada ou desordenada, ficando, no entanto, Portugal, Espanha e Itália sempre no centro dos problemas. “O contágio de uma hipotética saída da Grécia da zona euro pode prejudicar empresas por toda a Europa, mas principalmente se a saída for desordenada. Uma saída desordenada teria um impacto muito alargado com o potencial para ‘downgrades’ em toda a Europa, mas de forma mais concentrada em Espanha, Portugal e Itália.”

car toon por Steff ABANDONAR O BARCO

Dalai Lama diz que China terá planeado assassiná-lo

“Com veneno nocabelo e no cachecol”O Dalai Lama expressou

o seu temor de que a China possa ter cons-pirado para assassiná-

-lo, tendo treinado oficiais do sexo feminino que colocariam veneno nos cabelos e nas roupas. As palavras foram ditas pelo líder budista tibetano ao jornal britâni-co Sunday Telegraph.

A China, que controla o Tibete desde 1850, acusou repe-tidamente os tibetanos exilados,

incluindo o Dalai Lama, de estimular a dissidência contra o governo. O Dalai Lama fugiu para a Índia em 1959, depois de uma revolta fracassada.

No ano passado, o Dalai Lama terá sido alertado que agentes chineses treinaram mulheres tibe-tanas para o matar, ainda segundo o Sunday Telegraph. Questionado sobre o plano do seu assassinato, o Dalai Lama respondeu pronta-mente. “Oh, sim. Com veneno no

cabelo e no cachecol (...) Suposta-mente procurando receber minha bênção (...) Nós recebemos essa informação. Não sei se é 100% correcta. Não há possibilidade de se verificar.”

Os comentários do Dalai Lama acontecem após uma série de protestos contra o domínio chinês em áreas tibetanas do país, que terão levado o Partido Comunista a aumentar a presença das forças de segurança.

OS Serviços de Saúde (SS), através do Gabinete de Comunicação do Governo,

emitiram um esclarecimento sobre a última anulação do concurso para o preenchimento de vagas de farmacêutico. Segundo o Director dos SS, a anulação “verificou-se nos termos do n.º 1 do artigo 125.º do Código do Procedimento Administrativo, neste concurso comum, de ingresso externo, de prestação de provas, para o preenchimento de 27 vagas de farmacêutico de 2.ª classe, 1.º escalão, da carreira de far-

macêutico do quadro dos Serviços de Saúde, com fundamento na violação do princípio da proporcionalidade, consagrado no artigo 5.º do Código do Procedimento Administrativo”. O comunicado diz ainda que “o respectivo aviso de anulação do concurso foi publicado no dia 14 de Março de 2012 no Boletim Oficial da Região Administrativa Especial de Macau e nos jornais em língua chinesa e portuguesa de Macau e os interessados foram notificados, por escrito”, pelos SS.

Serviços de Saúde Esclarecimento sobre vagas