hoje livre - publieditorial educação (25/04/2015)

4
Mín. 18ºC Máx. 24ºC Sábado 25 de abril de 2015 Edição 2002 Ano IX ABC São Caetano do Sul Educação de São Caetano cuida dos alunos do berçário à universidade Viver em São Caetano do Sul é motivo de orgulho e satisfação para seus moradores, e razões para isso não faltam: a cidade é líder no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre todos os 5.570 mu- nicípios brasileiros e investe muitos recursos em áreas como Saúde, Educação, Segurança e Assistência Social para garantir qualidade de vida a todos. A Educação, inclusive, se destaca neste contexto por sua excelência reconhecida nacionalmente. Uma criança nascida em São Caetano do Sul possui oportunidades educacionais raríssimas em muitos lugares: ela tem vaga garantida na Educação Infantil, inclusive em escolas de período integral; no Ensino Fundamental, frequenta algumas das melhores escolas do Estado de São Paulo, de acordo com avaliações oficiais; têm à disposição três escolas de Ensino Médio municipais, mesmo não sendo responsabili- dade da Prefeitura atender os jovens neste nível escolar. Ao sair do Ensino Médio, graças à Bolsa USCS 100% instituída em 2015 pela administração municipal, 400 jovens terão sua formação supe- rior integralmente financiada pela Prefeitura este ano – são diversas opções de curso de Graduação, inclusive Medicina. Além disso, 100 moradores já graduados receberão em 2015 uma bolsa de 50% para concluir a Pós-Graduação. E não é apenas no ensino regular que a Prefeitura de São Caetano do Sul investe pesado: para complementar a formação de nossas crian- ças e jovens, a administração oferece cursos gratuitos de Idiomas e Informática, em espaços exclusivos para estas práticas. A formação profissional não é deixada de lado: além dos cursos da Educação Profissional Técnica da EME Prof.ª Alcina Dantas Feijão, a Prefeitura oferece aos moradores bolsas do Programa Auxílio para Cursos Téc- nicos Profissionalizantes (Sancatec). Para completar este amplo pacote de valorização à Educação, a Pre- feitura também fornece aos estudantes sulsancaetanenses material escolar de qualidade reconhecida; uniforme escolar na primeira se- mana de aulas; e alimentação balanceada nas escolas. Os profissionais da área também são valorizados, recebendo os maiores abonos da história da cidade e participando ativamente da formulação do primei- ro Plano de Empregos, Salários e Funções da categoria. A Prefeitura de São Caetano do Sul investe em Educação de olho no futuro dos moradores e no desenvolvimento da cidade. E os benefícios são para todos. Do berçário à universidade Auxílio transporte Empregos e salários NESTA EDIÇÃO DESTAQUE NOVAS VAGAS 2 e 3 4 4 VALORIZAÇÃO DOCENTE Publieditorial - São Caetano do Sul

Upload: prefeitura-de-sao-caetano-do-sul

Post on 21-Jul-2016

219 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Encarte publicado no jornal Hoje Livre no sábado, 25/04, com a Educação em São Caetano do Sul como tema. Pauta elaborada pela Secretaria Municipal de Comunicação Social.

TRANSCRIPT

Page 1: Hoje Livre - Publieditorial Educação (25/04/2015)

Mín. 18ºCMáx. 24ºC

Sábado 25 de abril de 2015Edição 2002 Ano IX

ABC

São Caetano do SulEducação de São Caetano cuida dos alunos do berçário à universidade

Viver em São Caetano do Sul é motivo de orgulho e satisfação para seus moradores, e razões para isso não faltam: a cidade é líder no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre todos os 5.570 mu-nicípios brasileiros e investe muitos recursos em áreas como Saúde, Educação, Segurança e Assistência Social para garantir qualidade de vida a todos. A Educação, inclusive, se destaca neste contexto por sua excelência reconhecida nacionalmente.

Uma criança nascida em São Caetano do Sul possui oportunidades educacionais raríssimas em muitos lugares: ela tem vaga garantida na Educação Infantil, inclusive em escolas de período integral; no Ensino Fundamental, frequenta algumas das melhores escolas do Estado de São Paulo, de acordo com avaliações oficiais; têm à disposição três escolas de Ensino Médio municipais, mesmo não sendo responsabili-dade da Prefeitura atender os jovens neste nível escolar.

Ao sair do Ensino Médio, graças à Bolsa USCS 100% instituída em 2015 pela administração municipal, 400 jovens terão sua formação supe-rior integralmente financiada pela Prefeitura este ano – são diversas opções de curso de Graduação, inclusive Medicina. Além disso, 100 moradores já graduados receberão em 2015 uma bolsa de 50% para concluir a Pós-Graduação.

E não é apenas no ensino regular que a Prefeitura de São Caetano do Sul investe pesado: para complementar a formação de nossas crian-ças e jovens, a administração oferece cursos gratuitos de Idiomas e Informática, em espaços exclusivos para estas práticas. A formação profissional não é deixada de lado: além dos cursos da Educação Profissional Técnica da EME Prof.ª Alcina Dantas Feijão, a Prefeitura oferece aos moradores bolsas do Programa Auxílio para Cursos Téc-nicos Profissionalizantes (Sancatec).

Para completar este amplo pacote de valorização à Educação, a Pre-feitura também fornece aos estudantes sulsancaetanenses material escolar de qualidade reconhecida; uniforme escolar na primeira se-mana de aulas; e alimentação balanceada nas escolas. Os profissionais da área também são valorizados, recebendo os maiores abonos da história da cidade e participando ativamente da formulação do primei-ro Plano de Empregos, Salários e Funções da categoria.

A Prefeitura de São Caetano do Sul investe em Educação de olho no futuro dos moradores e no desenvolvimento da cidade. E os benefícios são para todos.

Do berçário à universidade

Auxílio transporte

Empregos e salários

NESTA EDIÇÃODESTAQUE

NOVAS VAGAS

2 e 3

4

4VALORIZAÇÃO DOCENTE

Publieditorial - São Caetano do Sul

Page 2: Hoje Livre - Publieditorial Educação (25/04/2015)

2 EDUCAÇÃOsábado, 25 de abril de 2015 www.jornalhojelivre.com.br

Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2381 - Sala 9 - Centro - SBC

CEP 09721-230Tel: 4941-0679

www.jornalhojelivre.com.br

Publisher: Luiz Carlos Coelho Diagramação: Natália Sabino

[email protected]@gmail.com

Publieditorial - São Caetano do Sul

ANUNCIE: 4941-0679CirCulação: sCs, sbC, santo anDré, DiaDema,

mauá, ribeirão Pires e rgs

TIRAGEM E VEICULAÇÃO: 30 MIL EXEMPLARES

A rede de ensino de São Caetano do Sul tem um grande motivo para comemorar em 2015: graças ao empenho da Secretaria de Educação, as escolas municipais conseguiram atender toda a demanda dos mora-dores na Educação Infantil, tanto no meio-período quanto no período integral. Apesar do grande aumento na procura por vagas, foi aberta a possibilidade para a inscrição de 618 novos alunos.

Educação Infantil atende 100% das crianças e ainda há vagas

A Prefeitura de São Caetano do Sul abriu 410 vagas para o Ensino Médio municipal em 2015, apesar de não ser responsabilidade do município atender alunos que não estão na Educação Infantil ou Ciclo 1 do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). Além disso, a cidade ainda oferece formação de qualidade no Ensino Técnico.

São Caetano oferece Ensino Médio municipal de qualidade

Além do ensino de qualidade nas 61 escolas municipais, a Prefeitura de São Caetano do Sul oferece aos estudantes sulsancaetanenses uma formação complementar ampla, com cursos gratuitos de Idiomas (Inglês, Alemão, Espanhol, Francês, Italiano e Português) e Informática em espaços exclusivos para as aulas.

Cursos complementares garantem formação ampla

A Prefeitura de São Caetano do Sul criou em 2015 a Bolsa USCS 100%, que garante a 400 jovens formação superior integralmente financiada pela administração – são diversas opções de curso de Graduação, in-clusive Medicina. Além disso, 100 moradores já graduados receberão em 2015 uma bolsa de 50% para concluir a Pós-Graduação.

São Caetano dá Bolsa 100% para o Ensino Superior

As atividades esportivas, fundamentais para a manutenção da saúde e qualidade de vida, também fazem parte do pacote de serviços oferecidos pela Prefeitura de São Caetano do Sul a moradores de todas as idades. O Programa Esportivo Comunitário (PEC) atende mais de 40 mil pessoas em aulas gratuitas de cerca de 30 modalidades esportivas.

Esporte gratuito para moradores de todas as idades

1

7

8

10

9

Do berçário à universidade:

EducaçãoSão Caetano do Sul

Page 3: Hoje Livre - Publieditorial Educação (25/04/2015)

www.jornalhojelivre.com.br sábado, 25 de abril de 2015

3EDUCAÇÃOPublieditorial - São Caetano do Sul

As crianças e jovens de São Caetano do Sul também contam com apoio da Prefeitura para chegar aos seus locais de estudo. São dois programas na área: o Auxílio Transporte Escolar, que vai conceder R$ 100 mensais para 800 estudantes da rede pública de Educação Infantil e Ensino Fun-damental que residem há no mínimo 1,5 km da escola; e o Passe Escolar Gratuito para alunos do Ensino Fundamental, Médio e Superior.

Transporte escolar beneficia crianças e jovens

A Educação de São Caetano do Sul entregou, em 2015, os melhores kits de mate-riais escolares e uniformes da história da cidade. Cerca de 21.000 alunos da rede municipal receberam na primeira semana de aula os uniformes, compostos por duas camisetas gola polo; uma camiseta sem manga; um blusão; duas calças com-pridas; e duas bermudas unissex. Em relação aos materiais, foram montados sete kits diferentes, de acordo com o nível escolar do estudante.

Uniformes e materiais escolares de qualidade

2

3

A Prefeitura de São Caetano do Sul incrementou o cardápio servido para crianças e adolescentes nas escolas municipais em 2015, com maior diversidade de frutas na Educação Infantil, reformulação das refeições para os alunos do Ciclo I do Ensino Fundamental e inclusão de barras de cereais e pão de forma integral para os adoles-centes do Ciclo II. Além disso, investiu na educação alimentar das crianças e jovens.

Alimentação balanceada nas escolas municipais4

A rede municipal de ensino de São Caetano do Sul tornou-se destaque em 2014 como a melhor da região, de acordo com dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Enquanto a média nacional do Ciclo I do Ensino Fun-damental foi de 5,2 pontos em 2013, em São Caetano ela chegou a 6,6. Além disso, no Ciclo II os estudantes sulsancaetanenses receberam nota de 5,3 – 1,1 ponto superior à média nacional.

Escolas de São Caetano são destaque nacional no Ideb5

A preocupação da Prefeitura de São Caetano do Sul com o ensino não se restringe a questões pedagógicas. Para garantir aos estudantes conforto e segurança, a admin-istração está tocando um pacote de obras com reformas e ampliações em 14 escolas municipais. Outras intervenções relevantes também são feitas em diversas unidades escolares, sempre visando oferecer a melhor estrutura a alunos e educadores.

Prefeitura investe na reforma e ampliação de escolas6

EducaçãoSão Caetano do Sul

Presente em todas as etapas da vida escolar das nossas crianças.

Page 4: Hoje Livre - Publieditorial Educação (25/04/2015)

4 EDUCAÇÃOsábado, 25 de abril de 2015 www.jornalhojelivre.com.br

Publieditorial - São Caetano do Sul

Prefeitura oferece Auxílio Transporte Escolar para mais 800 estudantesA Prefeitura de São Caetano do Sul se esforça para oferecer suporte para que os jovens da cidade concluam seus estudos. Por esta razão, a administração abre as inscrições no dia 7 de maio para o Programa Auxílio Transporte Escolar, que concederá R$ 100 mensais para estudantes da rede pública utilizarem os serviços de ‘perua’ escolar para seus deslocamentos.

Serão oferecidos 800 benefícios para estudantes de Educação Infantil e Ensino Fun-damental que residem em local distante, no mínimo 1.500 metros do estabelecimen-to de ensino que frequentam. Para fazer a solicitação do benefício, é necessário ser morador de São Caetano do Sul há, no mínimo, dois anos.

As inscrições devem ser feitas até o dia 15 de maio, das 8h30 às 17h, no Centro de Ca-pacitação dos Profissionais da Educação (Cecape) Dra. Zilda Arns – Rua Tapajós, 300, Bairro Barcelona. Para a retirada do formulário, onde consta a relação de documentos necessários, é preciso apresentar uma cópia do RG do aluno.

Passe Gratuito – Desde o início do ano a Prefeitura de São Caetano do Sul também garante Passe Escolar Gratuito para os estudantes comprovadamente residentes em São Caetano do Sul, matriculados em estabelecimento de Ensino Fundamental, Mé-dio e Superior; ou em curso de suplência, que substitua o Ensino Fundamental e o Médio; e que cujas instituições de ensino estejam localizadas a mais de 800 metros de sua residência.

Para se cadastrar ao Passe Escolar Gratuito, o aluno deve retirar formulário no site www.vpadreeustaquio.com.br e devolvê-lo preenchido no posto de atendimento da empresa VIPE na Rua Paranapanema, 81, Bairro Nova Gerty.

Prefeitura recebe Plano de Empregos e Salários da EducaçãoA Prefeitura de São Caetano do Sul deu mais um importante passo para a concretização de uma antiga reivindicação do funcionalismo sulsancaetanense: a implantação do primeiro Plano de Empregos, Salários e Funções da história da Educação municipal. O documento, apresentado à administração no final de março, foi democraticamente debatido em dezenas de reuniões e formulado com a participação de funcionários e sindicato.

O Plano de Empregos, Salários e Funções vai garantir uma maior segurança funcional para os profissionais do magistério e pessoal de apoio das escolas sulsancaetanenses. A proposta sug-ere três tipos de progressão: por efetivo exercício na rede municipal, por titulação e por mere-cimento. Ele tem tabelas proporcionais onde será possível indicar o momento funcional de cada professor, de acordo com seu tempo de serviço, títulos de escolaridade e merecimento. Os profissionais da Educação que não exercem a docência ou o suporte à docência terão tabelas específicas.

Responsável pela estruturação do plano, o especialista Carlos Eduardo Sanches, ex-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais (Undime) e consultor de planos de carreira com atuação junto ao Ministério da Educação e Nações Unidas (ONU), ressaltou o enorme desafio que envolveu a formulação do documento e citou o número de legislações que atualmente tratam dos vencimentos dos professores de São Caetano do Sul: são nada menos que 131 leis ou decretos sobre o tema, algo sem comparação em nenhuma outra cidade brasileira.