histórico dos computadores

3
Histórico 1. Primeiros Computadores Em 1890, foi desenvolvido o primeiro computador mecânico. A partir de 1930, começaram as pesquisas para substituir as partes mecânicas por elétricas. O Mark I, construído em 1944 por uma equipe da Inglaterra, é o primeiro computador eletromecânico capaz de efetuar cálculos mais complexos sem a interferência humana. Ele media 15m x 2,5m. Em 1946, surgiu o ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer), primeiro computador eletrônico e digital automático: pesava 30 toneladas, utilizava cerca de 18 mil válvulas e realizava 4.500 cálculos por segundo. O ENIAC continha a arquitetura básica de um computador. A invenção do transistor, em 1947, substituiu progressivamente as válvulas, aumentando a velocidade das máquinas. Os primeiros computadores, por serem eletromecânicos, eram muito difíceis de serem operados. Era necessário ter o conhecimento de toda a sua arquitetura e a programação dessas máquinas era feita em painéis contendo cerca de 6.000 interruptores. E, além disso, esses computadores não possuíam monitor ou teclado, nem sistema operacional. A partir de 1950 os computadores começaram a ser construídos com a utilização de transistores, tornando-se máquinas puramente eletrônicas. Surgiram dispositivos auxiliares para operarem em conjunto com o computador, tais como: disco-rígido, memória RAM, teclado e monitor. Foi nessa época que surgiu o primeiro computador, o Univac 1103, com um sistema operacional, o ERA, programa que permitia a interação, limitada, entre o operador e a máquina e possibilitava a execução das tarefas de maneira mais simplificada.

Upload: joao-santos-de-santana

Post on 31-Jul-2015

44 views

Category:

Internet


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Histórico dos computadores

Histórico

1. Primeiros Computadores

Em 1890, foi desenvolvido o primeiro computador mecânico. A partir de 1930, começaram as pesquisas para substituir as partes mecânicas por elétricas. O Mark I, construído em 1944 por uma equipe da Inglaterra, é o primeiro computador eletromecânico capaz de efetuar cálculos mais complexos sem a interferência humana. Ele media 15m x 2,5m. Em 1946, surgiu o ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer), primeiro computador eletrônico e digital automático: pesava 30 toneladas, utilizava cerca de 18 mil válvulas e realizava 4.500 cálculos por segundo. O ENIAC continha a arquitetura básica de um computador. A invenção do transistor, em 1947, substituiu progressivamente as válvulas, aumentando a velocidade das máquinas.

Os primeiros computadores, por serem eletromecânicos, eram muito difíceis de serem

operados. Era necessário ter o conhecimento de toda a sua arquitetura e a programação dessas máquinas era feita em painéis contendo cerca de 6.000 interruptores. E, além disso, esses computadores não possuíam monitor ou teclado, nem sistema operacional.

A partir de 1950 os computadores começaram a ser construídos com a utilização de

transistores, tornando-se máquinas puramente eletrônicas. Surgiram dispositivos auxiliares para operarem em conjunto com o computador, tais como: disco-rígido, memória RAM, teclado e monitor. Foi nessa época que surgiu o primeiro computador, o Univac 1103, com um sistema operacional, o ERA, programa que permitia a interação, limitada, entre o operador e a máquina e possibilitava a execução das tarefas de maneira mais simplificada.

Na década de 60 surgiram os circuitos integrados, que permitiram a criação de

computadores por um preço bastante inferior. Um computador de capacidade média, da década de 50, custava centenas de milhares de dólares, e um com capacidade equivalente, da década de 1960, podia ser comprado por cerca de 20.000 dólares. Graças à queda nos preços, os computadores tornaram-se equipamentos comuns nas médias e grandes

empresas dos Estados Unidos e Europa. Além da queda nos preços, houve também o

surgimento de várias inovações, tanto na eletrônica quanto na área do desenvolvimento de programas. Em 1971, a Intel projetou o processador i4004, dispositivo que reuniu num mesmo circuito, todas as funções do computador, tecnologia que permitiu a criação do computador pessoal, ou microcomputador. O

Page 2: Histórico dos computadores

processador é a parte mais importante do computador, pois é responsável por coordenar a realização de todas as tarefas.

O primeiro computador pessoal é o Apple I, inventado em 1976 pelos americanos Steve Jobs e Stephan Wozniak. Em 1981, a IBM lançou o seu PC (Personal Computer), que se tornou um sucesso comercial, utilizando o processador Intel i8080. Posteriormente, os PC's passaram a usar processadores cada vez mais potentes: i286, i386SX, i386DX, i486SX, i486DX. Na década de 90 surgiram os computadores que, além do processamento de dados, reúnem fax, modem, secretária eletrônica, scanner, acesso à Internet e unidade para CD.

Basicamente, o computador é formado por: Gabinete, Monitor, Teclado e Mouse. Os outros dispositivos (caixa de som, microfone, impressora, digitalizador, etc.) são dispositivos acessórios.

Na década de 80 os computadores tornaram-se equipamentos populares, comprados para serem utilizados em casa, auxiliando a organização e planejamento doméstico, além de ser utilizado no entretenimento familiar. Havia uma diferença essencial nos sistemas operacionais feitos até a década de 80 e os sistemas feitos a partir de 1990: a maneira como o usuário realizava as operações no computador.

Ainda em 1980 um determinado tipo de sistema operacional começa a se tornar popular: o Sistema Operacional com Interface Gráfica. Em 1984 surge o Apple Macintosh, primeiro computador popular com interface gráfica, e em 1985 surge o MS-Windows 1.0, primeira versão do sistema operacional Windows.

2. Sistemas Operacionais Modernos

Em 1993 a empresa Intel, que, na época, já detinha a liderança no desenvolvimento de

processadores, criou o Pentium, e em 1995 a Microsoft lança o Sistema Operacional

Windows 95, e a partir dessa data iniciou-se uma nova etapa na Computação, com avanços tecnológicos em praticamente todas as áreas.

Atualmente quase todos os sistemas operacionais utilizam interfaces gráficas para permitir que o usuário possa realizar todas as tarefas no computador (ou em telefones celulares com várias funcionalidades). Os sistemas mais utilizados atualmente são: MS-Windows, Mac-OS X, Linux (KDE) e Symbian (utilizado na maioria dos aparelhos de telefone celular). A utilização de interfaces gráficas facilita em muito a utilização dos computadores, pois a torna mais intuitiva e mais simples.