história - pré-vestibular impacto - período paleolítico

2
ED080307 PALEOLÍTICO Frente: Única Aula: 03 Fale conosco www.portalimpacto.com.br Prof: ADONY PALEOLÍTICO Paleolítico (pedra antiga), também conhecido como Idade da Pedra Lascada ou período da selvageria, é um período pré-histórico correspondente ao intervalo entre a primeira utilização de utensílios de pedra pelo homem (cerca de 2 milhões de anos atrás) até ao início do Neolítico (cerca de 10 mil a.C.). O termo Paleolítico foi empregado pela primeira vez pelo historiador John Lubbock. Antes do Paleolítico houve um período pré-histórico que alguns historiadores chamam de Eolítico. O Paleolítico é o período do desenvolvimento de instrumentos de caça, feitos em madeira, osso ou sílex. (Fragmento de Sílex) UMA SOCIEDADE DE CAÇADORES E COLETORES Durante o Paleolítico, o Homem vivia da exploração dos recursos silvestres. As atividades de subsistência resumiam-se à pesca, à caça e à coleta de vegetais. Segundo estudos comprovados, as sociedades de caçadores-colectores do Neolítico deviam viver em bandos, isto é, um agrupamento de dimensão reduzida (vinte e cinco pessoas em média) formado pela união voluntária de um pequeno número de famílias. Estes grupos deslocavam-se regularmente, em função das variações na abundância dos recursos alimentares, no interior de um território delimitado, por tanto podemos dizer que seu tipo de vida era nômade. Era no quadro desta vida itinerante que tinham lugar, quando os grupos se reuniam para a realização de caçadas conjuntas ou a celebração de cerimônias religiosas, os acordos de acasalamento e a transmissão de idéias, de técnicas e de modas artísticas. O Paleolítico pode ser estudado pelos achados dessa época, que se definem em função dos tipos de ferramentas de pedra sucessivamente utilizados. Isso se deve ao fato de as peças fabricadas em pedra serem aquelas que melhor se preservam e, portanto, serem também as mais numerosas e fáceis de encontrar. (Armas e instrumentos do Paleolítico) Sílex é uma rocha sedimentar silicatada, constituída de quartzo criptocristalino, muito dura e com densidade elevada. Apresenta-se geralmente compacta, de cor cinzenta, negra e outras. Com fractura concoidal. Ocorre sob a forma de nódulos ou massas em formações de giz ou calcário. Pode apresentar impurezas várias como argilas, carbonato, silte, pirita e matéria orgânica.

Upload: historia-qui

Post on 06-Jun-2015

2.023 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: História - Pré-Vestibular Impacto - Período Paleolítico

ED080307

PALEOLÍTICO

Frente: Única Aula: 03

Fale conosco www.portalimpacto.com.br

Prof: ADONY

PALEOLÍTICO

Paleolítico (pedra antiga), também conhecido como Idade da Pedra Lascada ou período da selvageria, é um período pré-histórico correspondente ao intervalo entre a primeira utilização de utensílios de pedra pelo homem (cerca de 2 milhões de anos atrás) até ao início do Neolítico (cerca de 10 mil a.C.).

O termo Paleolítico foi empregado pela primeira vez pelo historiador John Lubbock. Antes do Paleolítico houve um período pré-histórico que alguns historiadores chamam de Eolítico.

O Paleolítico é o período do desenvolvimento de instrumentos de caça, feitos em madeira, osso ou sílex.

(Fragmento de Sílex) UMA SOCIEDADE DE CAÇADORES E COLETORES

Durante o Paleolítico, o Homem vivia da exploração dos recursos silvestres. As atividades de subsistência resumiam-se à pesca, à caça e à coleta de vegetais.

Segundo estudos comprovados, as sociedades de caçadores-colectores do Neolítico deviam viver em bandos, isto é, um agrupamento de dimensão reduzida (vinte e cinco pessoas em média) formado pela união voluntária de um pequeno número de famílias. Estes grupos deslocavam-se regularmente, em função das variações na abundância dos recursos alimentares, no interior de um território delimitado, por tanto podemos dizer que seu tipo de vida era nômade. Era no quadro desta vida itinerante que tinham lugar, quando os grupos se reuniam para a realização de caçadas conjuntas ou a celebração de cerimônias religiosas, os acordos de acasalamento e a transmissão de idéias, de técnicas e de modas artísticas.

O Paleolítico pode ser estudado pelos achados dessa época, que se definem em função dos tipos de ferramentas de pedra sucessivamente utilizados. Isso se deve ao fato de as peças fabricadas em pedra serem aquelas que melhor se preservam e, portanto, serem também as mais numerosas e fáceis de encontrar.

(Armas e instrumentos do Paleolítico)

Sílex é uma rocha sedimentar silicatada, constituída de quartzo criptocristalino, muito dura

e com densidade elevada. Apresenta-se geralmente compacta, de cor cinzenta, negra e outras. Com fractura concoidal. Ocorre sob a

forma de nódulos ou massas em formações de giz ou calcário. Pode apresentar impurezas várias como argilas, carbonato, silte, pirita e matéria

orgânica.

Page 2: História - Pré-Vestibular Impacto - Período Paleolítico

Fale conosco www.portalimpacto.com.br

A DESCOBERTA DO FOGO

O fogo - No Paleolítico, cerca de 400.000 anos, o homem utilizava o fogo como fonte de luz e calor em alguns locais na Europa e Ásia. Era também uma arma e uma fonte de energia para transformação de materiais, principalmente para o preparo de alimentos.

Ao dominar o fogo, o Homem acreditou nas suas capacidades e preparou novas descobertas. De fato, a produção do fogo veio alterar, profundamente, os hábitos do homem primitivo e abrir-lhe caminho a outras inovações.

O Homo Erectus já sabia produzir o fogo. Com efeito, há mais de meio milhão de anos, esse antigo antepassado do homem já acendia fogueiras, como se comprova pelo fato de aparecerem vestígios de fogo em lugares por si habitados. Com esta invenção, o homem primitivo alterou, profundamente, a sua maneira de viver. O domínio do fogo alterou a vida do homem primitivo, pois veio permitir-lhe: na pesca; • cozinhar os alimentos, até aí comidos crus; • defender-se melhor dos animais que o

cercavam ou empurrá-los para os locais pretendidos; • iluminar as cavernas, de que ocasionalmente se servia,

através da utilização da gordura dos animais que abatia; Em conclusão, ao dominar o fogo, o Homem

acreditou nas suas capacidades e preparou novas descobertas. De fato, a produção do fogo veio alterar, profundamente, os hábitos do homem primitivo e abrir-lhe caminho a outras inovações.

Anotações!!!

Referência: Wikipédia-Brasil: www.wikipedia.com.br CLHISPO Clube de História Positivista. PINSKY. Jaime – As primeiras Civilizações.