história - pré-vestibular impacto - a formação contemporânea

2

Click here to load reader

Upload: historia-qui

Post on 06-Jun-2015

1.940 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: História - Pré-Vestibular Impacto - A Formação Contemporânea

EG210108

A formação Contemporânea

Frente: 01 Aula: 01

PROFº: Vinicius /Sidney A Certeza de Vencer

FAÇO IMPACTO - A CERTEZA DE VENCER!!!

Fale

con

osco

ww

w.p

orta

limpa

cto.

com

.br

FU

NDAM

ENTA

L - 2

008

As relações comerciais datam desde o período da Antigüidade, no que seu fortalecimento durante o período inicial da idade moderna foi de fundamental proporção para a nova reorganização do mundo ocidental europeu.

1. O Tempo Contemporâneo: noções de sua formação.

Falar sobre a formação da sociedade contemporânea significa fazer uma abordagem sobre as transformações e demais evoluções que ocorreriam na organização da sociedade moderna, a partir dos séculos XVII/XVIII, e que ainda são presenciadas até nossa atualidade. Vamos rever os conhecimentos?

Para melhorar seu entendimento, vamos nos recordar um pouco acerca de como foi o processo dos tempos modernos, que foi o processo ocorrido no mundo ocidental (europeu), entre os séculos XV e XVII.

Os tempos modernos – no período da história moderna, haveria todo um conjunto de transformações na sociedade européia (Renascimento, Reforma Protestante, Navegações, Estados Nacionais, etc.), que destacaria para a formação de um novo grupo social, composto por mercadores (seria a população que receberia a denominação de burgueses) que promoveriam a uma série de elementos novos na sociedade como cultura, economia, sociedade, etc.

A Burguesia – a presença popular dos mercadores

e artesãos, os formadores das comunidades burguesas, tomariam grande parte na base de capítulos como Grandes Navegações, Mercantilismo, Reforma Protestante, Renascimento, todos vinculados diretamente ou indiretamente aos efeitos desta atuação mercantil.

A burguesia dos tempos modernos fora uma formação popular dentro da população dos antigos trabalhadores do campo (aqueles que receberiam a denominação de

servos, ou camponeses), que acabariam tendo a iniciativa de promover mudanças de forma radical e ao mesmo tempo rebelde, em relação os valores da sociedade ao seu redor. Seriam assim novos grupos sociais, na atuação da história.

Repare, entretanto que ainda hoje você e todos, nós ainda nos referimos a presença atual da burguesia na sociedade contemporânea, não é verdade? Por que será hein? Vamos entender o porquê... 2. O Mundo Burguês: uma ordem capitalista.

No mundo da atualidade, a burguesia se consolidou como um grupo dirigente, como uma sociedade estruturada em valores os quais nos colocam, utilizando para isso dos mais diferentes meios, sobre seus mais diferentes objetivos. Um deles é nosso valor costumeiro em produzir para consumir ou consumir para produzir.

Vamos entender de acordo com a sua percepção:

olhe atentamente para o mundo ao seu redor: a presença de shoppings centeres e suas várias lojas de departamentos; cinema, música televisão, Internet, lanchonetes, etc, uma série de elementos que estão presentes em nosso cotidiano, principalmente para o objetivo inicial de geração de riqueza (o acúmulo econômico, o dinheiro), promovidas pelo ato de consumir ou de gerar para o consumo.

Em cena, o conjunto de uma diversidade maior ainda de produtos destinados ao consumismo da sociedade: lanches e outras formas de fast food, que são direcionados para atrair bocas e paladares da sociedade capitalista.

Cenas do trabalho dos artesãos durante os tempos modernos: seria a base original de onde sairiam prósperos grupos de mercadores e negociantes de produtos manufaturados

Page 2: História - Pré-Vestibular Impacto - A Formação Contemporânea

FAÇO IMPACTO - A CERTEZA DE VENCER!!!

Fale

con

osco

ww

w.p

orta

limpa

cto.

com

.br

FU

NDAM

ENTA

L - 2

008

Uma sociedade de voltada para o consumo – no mundo em que nos vivemos, uma das práticas costumeiras mais comuns na sociedade é o hábito de comprar com certa freqüência. Este valor cultural de querer comprar constantemente, do gosto de automático de adquirir novos produtos para utilizá-los nas mais diversas necessidades humanas da sociedade, é uma cena comum em nossas vidas. Você pode fazer, os seus pais podem, todos nos, não é verdade? Mas afinal, por que será que isto acontece?

3. O Capitalismo: “a base da acumulação de riquezas”.

Com o passar dos tempos, a economia das sociedades progrediria, vista numa forte projeção de riqueza.

As progressivas atividades mercantis que impulsionariam a economia na era moderna, e que terminou por dar origem ao acúmulo de riquezas, gerando a maior circulação e arrecadação de papel moeda (dinheiro) é também chamada como princípio do acúmulo de capitais.

Este modelo econômico baseado no sistema progressivo de acumulação da riqueza de capitais (dinheiro), é também chamado pelo nome de Capitalismo, que batizado o mundo ao nosso redor como modelo social do Mundo Capitalista.

Estrutura e modelo de uma sociedade de consumista. Na nossa atualidade, o mundo capitalista é ainda hoje

formado por esta prática de incentivar, promover o consumo geral de produtos, produtos criados a partir dos interesses da burguesia dirigente.

Também chamados como capitalistas, a burguesia projetou uma evolução econômica, mercantil e produtiva, que tornou-os posteriormente a minoria rica da sociedade, controladora do conjunto geral de nossas estruturas sociais (o Estado, a política, a economia, a cultural, etc.).

Um Raciocínio e suas duvidas!! Se você leu até aqui esta narrativa, criou-se uma nova

duvida: como uma comunidade popular de mercadores, tornou-se posteriormente uma minoria controladora da riqueza, fortemente dirigente da sociedade?

Com o crescimento do modelo capitalista, a sociedade de consumo avançaria com força econômica, a ponto de projetar o capitalista burguês na liderança social. Estes acontecimentos dariam formação assim a um modelo de sociedade de consumo, seguindo aos objetivos de interesses do capitalismo burguês. Então podemos afirmar que a organização social contemporânea é uma sociedade de história burguesa? A resposta é então afirmativa.

Veja por este lado: a história é uma narrativa de acontecimentos, que promovem um entendimento sobre o mundo que nos cerca. Assim, se nosso mundo é caracterizado do jeito que é isto é porque acontecimentos anteriores promoveram esta formação que você vê atualmente, onde a partir de agora vamos analisar esta trajetória burguesa, assim como esta construção capitalista sobre a sociedade de consumo.

Tenha uma boa aventura.

Vinicius Optimus

A visão de um dos grandes ícones do capitalismo mundial,aqui na imagem representando abertamente a sua própria afirmação de estrutura capitalista.

Hoje, uma pequena minoria detentora da concentração dos meios da geração de riqueza assim como outras formas de valores necessários a sociedade.

O consumo hoje em dia é visualizado em charges, que colocam sua irreverência sobre a prática constante da cultura consumista do capitalismo.

Numa vista de tempos anteriores, grupos de trabalhadoras, que posteriormente prosperariam economicamente na sociedade, caso típico em sociedades como a dos EUA