história do rotary - piracanjuba

63
História do Rotary de Piracanjuba e da Casa da Amizade Criação: André Dias da Silva Jovair Antonio P. do Santos Ano Rotário 2010/2011 Benedito Aparecido Dias (Presidente do Rotary Club de Piracanjuba)

Upload: jovairantonio

Post on 13-Dec-2014

1.806 views

Category:

Education


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: História do Rotary - Piracanjuba

História do Rotary dePiracanjuba e da Casa da Amizade

Criação:André Dias da SilvaJovair Antonio P. do Santos

Ano Rotário 2010/2011Benedito Aparecido Dias

(Presidente do Rotary Club de Piracanjuba)

Page 2: História do Rotary - Piracanjuba

FUNDAÇÃO DO ROTARY CLUB DE PIRACANJUBA E CASA DA AMIZADE

Nos meados de agosto de 1984 fomos informados que havia uma comissão derotarianos, pesquisando a possibilidade de fundar um Rotary Club em Piracanjuba.

Através de um telefonema do presidente do Rotary Club Goiânia - Campinas (DelcidesPatrício de Souza) recebi uma mensagem de que os companheiros do Rotary Club Goiânia –Oeste desejavam entrar em contato com a nossa pessoa para estudar a possibilidade defundação do Rotary Club, uma vez que já tinham feitos outros contatos em vão.

Após contato telefônico com Paulo Sérgio Miranda, recebi orientações e marcamos umareunião no dia 29-08-1984. Recebemos os rotarianos do RC Goiânia – Oeste: Merched Bittar;Paulo Sérgio de Miranda e Telmo Cruvinel. Merched Bittar era o representante especial doGovernador do Distrito 453.

Contactamos aproximadamente 30 casais interessados em participar da fundação doRotary Club de Piracanjuba. A reunião para eleição do Conselho Diretor 1984/1985 ocorreuem 05-09-84. Os membros eleitos do Conselho Diretor foram: Presidente: AdalcindoPatrício de Souza; 1° Vice: Aderoaldo de Assis; 2º Vice: Edson Borges; Diretor de Protocolo:Álvaro Ferreira; 2° Diretor de Protocolo: Hugo Vargas; Secretário: José Honorato da Silva eSouza Neto; 2º Secretário: Orlando Camargo; tesoureiro: Sebastião Caldas; 2° tesoureiro:Ciro Santana.

Com uma reunião festiva, brindávamos no dia 10-10-84 às 20 horas no Country Club dePiracanjuba à Fundação do Rotary Club de Piracanjuba. Iniciamos com vinte e novecompanheiros (as) e todos com o espírito dedicado e voltado ao companheirismo e com oideal de servir. Presentes nesta solenidade de fundação do Clube, uma grande caravana derotarianos: RC Goiânia – Oeste; RC Goiânia – Campinas; RC Goiânia – Sul; RC Bela Vista;nossos padrinhos especiais: Merched Bittar que era representante do Governador doDistrito 453, Paulo Sérgio de Miranda e Telmo Cruvinel; Ex. Governador Rubens Carneiro;Ex. GovernadorAbílio Maranhão; Presidente do RC Goiânia – Campinas Delcides P. de Souza;Presidente do RC Goiânia – Oeste Laert, com suas esposas; além de outros convidados.Companheiros do RC de Piracanjuba: Adalcindo Patrício de Souza; Aderoaldo de Assis;

Álvaro Ferreira; Amyn José Daher; Ciro Santana Xavier Ribeiro; Djalma Xavier Gomes;Doriocan José dos Santos; Edson Borges; Hugo Vargas Batista Machado; Jair Martins deSouza; Jales Elias de Souza; João Batista dos Santos; Joaquim Rodrigues Neto; JoaquimLemes de Souza; Joaquim Pires Neto; José Carlos Daher Romano; José Honorato da Silva eSouza Neto; LuizAlberto Daher Romano; Naudiomar Elias de Souza; Nerildo Borges da Silva;Nilson Eloi Pimenta; Orlando Camargo da Silva; Orlando Paulo da Cruz; Osmar Alves Rosa;Paulo César Daher Romano; Sebastião Carlos Caldas; Tadeu Benedito Gonçalves; ZilmarDaher; ClaudirAlves de Souza.

Nós crescemos com os ensinamentos de Rotary, amadurecendo dia a dia dentro destaimensa família que é o Rotary. Embevecidos estavam todos companheiros (as) do RC dePiracanjuba com o apoio do Governador do Distrito 453 e do clube padrinho RC Goiânia –Oeste tão bem representados pelos companheiros Meched Bittar, Paulo Sérgio Miranda,Telmo Cruvinel, Rubens Carneiro e outros. Outro incentivador foi o companheiro DelcidesPatrício do RC Goiânia – Campinas.

Deixo aqui nossa gratidão por desvendar a trilha do ideal de servir.

Page 3: História do Rotary - Piracanjuba

Recebemos a visita do Governador do distrito 453, César Andrade Travassos e sua esposaMarilda, que nos entregou o DIPLOMADEADMISSÃO EM ROTARY INTERNACIONAL.

Asemente lançada germinou e tende a crescer o Rotary em sua plenitude. Ladeado portão honrosa presença de companheiros (as) de clubes visinhos que aqui estiveram,cumprimos a missão de fundar o RC de Piracanjuba de acordo com os difames de RotaryInternacional. Conclamo a todos os companheiros para um trabalho conjunto, profícuo noseio da comunidade. Até porque para cada companheiro vale o lema “Você é a chave” parao seu Rotary. E Rotary em você leva esperança, sucesso para o seu clube.

Meus agradecimentos a todos os companheiros (as).

Adalcindo e Gleides.

Page 4: História do Rotary - Piracanjuba

Ano Rotário 1985/1986Presidente e Lema do Rotary Internacional

Distrito 453

Presidente do Rotary Club d Presidente da Casa da Amizade

Governador do Distrito 453: João Antônio Prado e Maria Neuza

Adalcindo José Patrício de SouzaGestão: 1985/1986

Gleide Maria Ramos PatrícioGestão: 1986/1986

Edward F. CadmanWenatchee, Washington, EUA

Você é a Chave

Conselho diretor do Rotary:

1º Vice: Aderoaldo de Assis

2º Vice: Edson Borges

1º Secretário: José Honorato da S. E S. Neto

2º Secretário: Orlando Camargo da Silva

1º Tesoureiro: Sebastião Carlos Caldas

2º Tesoureiro: Ciro Santana X. Ribeiro

1º Diretor de Protocolo: Álvaro Ferreira

2º Diretor de Protocolo: Hugo Vargas

Conselho diretor da Casa da Amizade:

Vice: Heloisa Borges

1ª Secretária: Vanda Camargo

2ª Secretária: Zilma Santana

1ª Tesoureira: Elzita Borges

2ª Tesoureira: Terezinha Pimenta

1ª Diretora de Protocolo: Tânia Martins

Page 5: História do Rotary - Piracanjuba

O ano rotário 1985/1986 iniciou-se com a posse do casal presidenteAdalcino e Gleides eteve a presença ilustre de vários companheiros: o ex-governador (EGD) Rubens Carneiro doRotary Club Goiânia oeste; o ex-governador (EGD) Abílio Gonçalves do Rotary Club Goiâniasul; outros companheiros do Rotary Club Goiânia Oeste, sendo este o Club padrinho quemuito nos incentivou e nos orientou; companheiros do Rotary Club de Bela Vista; além dapresença do Prefeito de Piracanjuba e outros.

As reuniões do conselho diretor eram realizadas na casa do presidente Adalcino, e osecretário José Honorato da Silva e Souza Neto anotava as deliberações.

Na época havia 29 membros no Quadro Social do Rotary Club de Piracanjuba.As reuniões eram sempre bem orientadas e seguiam a risca as normas do Rotary

Internacional. A oração do Club foi uma colaboração da companheira Vandy (esposa docompanheiro Rubens Carneiro). As reuniões eram realizadas no Country Club dePiracanjuba e sempre teve jantares organizados pelas senhoras da casa daAmizade.

Como nosso club estava engatinhando nossa informação rotária era muito bemconduzida e às vezes com palestras de outras pessoas convidadas. Estas discorriam sobrealgum tema de relevância na época. Com isto, todos os rotarianos estavam envolvidos emparticipar.

O governador João Antônio Prado fez um treinamento para o conselho diretor emUberlândia/MG com o lema “Você é a Chave”

Com o Club em formação e estruturando, os companheiros participavam de fórunsrotários de outros clubs do distrito.

Aconferência do distrito 453 foi realizada emAraxá/MG com palestrantes que marcaramcom seu entusiasmo e informação rotária para os presentes.

As visitas nos clubs do distrito eram estimuladas e como atividades para aumentar ocompanheirismo introduziu-se o café rotário (uma maneira de todos os rotarianosparticiparem) além de nossas festivas serem muito concorridas.

O inicio de um Club realmente não é fácil, necessita de muito desprendimento. Tivemosque, em conjunto com a Casa da Amizade comprar talheres (pratos, garfos, facas e outros)e utensílios para que os jantares fossem realizados nas dependências do PiracanjubaCountry Club.

Na época ainda pensava-se em realizar a barraca da festa de agosto.Como realizações da Casa da amizade neste ano, destacamos: aquisições de utensílios

para os jantares com campanhas, feijoadas, bingos. Teve festa de Natal para crianças dacreche. Participações em Conferências Distritais em Brasília, Araxá, Uberaba e Goiânia. ACasa da Amizade e o Rotary devem sempre andar de mãos dadas. Portanto esposas derotarianos sabem como ninguém conviver, harmonizar e remover divergências.

O presidente Adalcino quando questionado sobre o seu sentimento de ter sidopresidente, assim disse: “Para mim um privilégio de ter sido o idealizador da fundação doClub e participar como presidente abriu novas amizades e companheirismo”.

Já a presidente da Casa da Amizade Gleides disse: “Foi muito gratificante serpresidente, só tenho a agradecer a Deus por esta oportunidade e depois as damas da Casada Amizade que ajudaram na realização das atividades tanto beneficente como social”.Gleides deixou a seguinte mensagem: “Não diga: não tenho tempo. Os mais ocupados sãoos que sabem dividir bem o tempo. Se não tivermos tempo para amar como poderemosdar?” E fez um agradecimento especial aos serviços dos jantares a Dona Marta.

Page 6: História do Rotary - Piracanjuba

Ano Rotário 1986/1987Presidente e Lema do Rotary Internacional

DISTRITO 453

Governador do Distrito: Jair Borges Taquari (RC Goiânia Campinas)Representante do Governador Para Piracanjuba e Bela Vista: Companheiro Sérgio Nobre

Caetano (RC Bela Vista)

Presidente Do Rotary Club E Presidente Da Casa Da Amizade

Sebastião Carlos CaldasGestão: 1986/1987

Regina Célia R. da Cunha CaldasGestão: 1986/1987

M.A.T. CaparaManila, Filipinas

Conselho Diretor Do Rotary:

Vice- Presidente: Paulo França

Secretário: José Honorato da S. d S. Neto

Tesoureiro: Tadeu Benedito

1º Diretor de Protocolo: Hugo Vargas

Informação Rotária: Doriocan J. dos Santos

Conselho diretor da Casa da Amizade:

Vice: Heloisa Borges

1ª Secretária: Vanda Camargo

2ª Secretária: Zilma Santana

1ª Tesoureira: Elzita Borges

2ª Tesoureira: Terezinha Pimenta

1ª Diretora de Protocolo: Tânia Martins

Rotary Leva Esperança

Page 7: História do Rotary - Piracanjuba

Na posse do casal presidente Sebastião Caldas e Regina estiveram presentes oscompanheiros responsáveis pela fundação do nosso Clube: Rubens Carneiro, MerchesBittar, Telmo Cruvinel e Paulo Sérgio de Miranda, além de outros companheiros. A principalautoridade presente, o prefeito municipal José Carlos Daher Romano que também eracompanheiro.

O Conselho Diretor reunia mensalmente, na casa de um dos componentes. Avisava osmembros do Conselho na reunião ou por telefone.

No ano rotário 1986/1987 havia 35 companheiros. Convidavam as pessoas para visitar oClube algumas vezes e após o convite, se aceito, era dada a posse.

As reuniões ordinárias eram realizadas na sede do Country Club. Foram feitas algumasfestivas na AABB. A reunião ordinária seguia a seqüência dos expedientes. A reunião festivaera realizada na última quarta-feira do mês. Fizeram homenagens a alguns países no mêsde sua independência. Tinham as festivas dos pais, das crianças, de Natal, das mães. Nasfestivas, as companheiras da Casa da Amizade, bem como os filhos estavam presentescomo alguns convidados.

Era um ano rotário em que os companheiros estavam aprendendo Rotary. O presidenteSebastião Caldas fazia cada companheiro participar, chamando, ao acaso, para a mesadiretora para fazer a oração do Clube, para ler algo sobre instrução rotária. A maiordificuldade foi fazer alguns companheiros entenderem que não se podia misturar política eRotary.

Teve treinamento para presidentes em Anápolis com várias palestras instrutivas dadaspelos ex-governadores.

No ano rotário 1986/1987 o Rotary Club de Piracanjuba pertencia ao Distrito 453 queabrangia Triângulo Mineiro, Goiás (inclusive Tocantins) e Distrito Federal. Não teveconferência em Piracanjuba neste ano. A conferência distrital foi em Uberaba e várioscompanheiros participaram. As damas da Casa da Amizade montaram um bazar, ondevenderam bordados, pano de prato e outros.

Havia neste ano, um bom companheirismo. Todos estavam bem interessados eentusiasmados.Merece destaque a participação dos companheiros e das damas da Casa daAmizade na Campanha POLIO-PLUS. Os membros do Clube abraçaram a idéia como umarealização do Rotary e colaboraram muito com o poder público na realização da campanha.

Não tinha a barraca do Rotary na festa de agosto deste ano.Questionado sobre o sentimento de ter sido presidente do Rotary Club de Piracanjuba

Sebastião Carlos Caldas disse: “Sinto-me envaidecido de ter sido rotariano fundador e o 2ºpresidente do Rotary Club de Piracanjuba. Participar de uma entidade respeitadainternacionalmente é motivo de muita satisfação. Também é motivo de muita satisfaçãover o sentimento de companheirismo demonstrado por companheiros de outros clubes e deoutros distritos”.

Page 8: História do Rotary - Piracanjuba

Ano Rotário 1987/1988Presidente e Lema do Rotary Internacional

Distrito 453

Presidente do Rotary Club d Presidente da Casa da Amizade

Carlos Alberto SetemaierGestão: 2005/2006

Elaine Monteiro do Nascimento SetemaierGestão: 2005/2006

Charles C. KellerCalifornia, Pennsylvania, EUA

Rotarianos: Unidos Para Servir,Dedicados à Paz

Page 9: História do Rotary - Piracanjuba

A posse do casal presidente Edson Borges e Heloisa foi uma grande festa rotária emPiracanjuba. Vieram representantes dos clubes de Goiânia e de outras cidades vizinhas.

As reuniões do Conselho Diretor eram avisadas nas reuniões ordinárias, por telefone oupor cartinhas.

No ano rotário 1987/1988 havia 50 companheiros e para aumentar o quadro social doRotary Club de Piracanjuba cada companheiro apresentava por mês um novo companheiro.

Na reunião ordinária realizada no Piracanjuba Country Club fazia a oração do Clube eseguia a seqüência dos expedientes. O cardápio era alternado e teve em festiva atéchurrasco com picanha e contra filé. A reunião festiva era realizada uma vez por mês. Ashomenagens eram feitas de acordo com as datas comemorativas.

Para tornar a reunião participativa, o presidente Edson Borges convidava palestrantes erealizava companheirismo com visitas domiciliares nas residências dos companheiros.

Teve treinamento para presidente e seu conselho diretor. O fórum rotário ocorreu emCaldas Novas.

Para estimular o companheirismo levava o sino para casa de companheiros. Visitavamos clubes das cidades vizinhas (Caldas Novas, Goiânia, Morrinhos, Hidrolândia, Bela Vistae outras) e traziam os sinos de seus clubes.

No ano rotário 1987/1988 destacou as seguintes realizações: fundação do Rotaraty;fundação do Rotary Club de Caldas Novas; campanha do filtro; campanha vacinação contraPólio; campanha de emprego para menores de 15 anos; fundação teatro em Rotaraty;confraternização de futebol com Clubes vizinhos; criação das comemorações deaniversariantes nas casas dos companheiros; criação da norma de não repetir presidenteno Rotary Club de Piracanjuba; campanha de bolsa de estudos para universitários; inicio dacampanha pró-construção da sede própria do Rotary Club de Piracanjuba. Mereceudestaque neste ano rotário a campanha do filtro que beneficiou pessoas de Piracanjuba, doTrevo Floresta e da Boa Nova/Campo Limpo.

Neste ano teve a barraca do Rotary na festa de agosto e foi um sucesso.Questionado sobre o sentimento de ter sido presidente do Rotary Clube de Piracanjuba

Edson Borges limitou-se a dizer: “Foi muito bom”.

Page 10: História do Rotary - Piracanjuba

Ano Rotário 1988/1989Presidente e Lema do Rotary Internacional

Distrito 453

Presidente do Rotary Clube e Presidente da Casa da Amizade

Governador do Distrito:Vitório Caparelli do RC de Uberlância/MGCoordenadora Distrital: Cora Pavan Caparelli do RC de Uberlânidia/MG

Tadeu Benedito GonçalvesGestão: 1988/1989

Leopoldina Gonçalves PintoGestão: 1988/1989

Royce AbbeyGreenvale, Victoria, Australia

Dê Vida ao Rotary: Viva-o Intensamente

Page 11: História do Rotary - Piracanjuba

Na posse do casal presidente Tadeu e Leopoldina tiveram muitos companheiros do RCGoiânia Oeste que é o clube padrinho do RC de Piracanjuba, companheiros do RC de Caldase do RC de Morrinhos.

A posse e todas as reuniões ocorreram nas dependências do Country Clube dePiracanjuba. Sempre teve jantares nas reuniões ordinárias e festivas. Em toda reuniãoordinária tinha informação rotária. Nas reuniões festivas comemoravam os aniversários.As reuniões no Country às vezes atrasavam e o ambiente era muito frio na época do frio equando fazia calor o telhado esquentava o ambiente. Logo as reuniões aconteciam em umlocal inadequado.

Houve uma caravana de rotarianos de Piracanjuba que juntamente com o casalpresidente participaram da conferência do distrito em Uberlândia/MG.

Para convidar novos companheiros para entrar no clube prosseguia da seguinte maneira:convidava a pessoa a freqüentar a reunião não comunicando a ela que estaria ingressandoao clube. Depois o nome da pessoa era apreciado pela assembléia e depois fazia o convitecom uma visita na casa da pessoa do presidente e outros companheiros.

Para estimular o companheirismo fazia muito à troca de sinos entre os clubes vizinhos.Os companheiros de Piracanjuba já saiam com o intuito de buscar o sino do clube vizinho.Sendo que era uma forma de receber a visita de rotarianos deste clube para buscar o sino.Além disso, comemoravam os aniversários de companheiros em suas residências. E nestasfestas, cada companheiro levava sua bebida e o salgado para não ficar dispendioso paraninguém.

Como realizações do ano rotário 1988/1989 destacam-se: 1ª tentativa do Rotary Clubede Piracanjuba ter sede própria, sendo que houve muitas negociações para a aquisição deuma sede do Rotary localizada na Rua Percival Rebelo, hoje onde funciona a Igreja Luz paraos Povos. Na época funcionava uma academia de propriedade particular do Nilton Pinheiroe Adalcindo. Só que o preço do local variava a cada negociação e houve desistência porparte dos rotarianos; os companheiros rotarianos estavam estruturando o clube; neste anonão tinha ainda a barraca do Rotary na festa de agosto; havia publicação de jornalzinhointerno do Rotary Clube de Piracanjuba; participação na Campanha de Vacinação contraPólio, até com transporte de vacinas. Companheiros e damas da Casa da Amizade levavamos responsáveis pela vacinação e as vacinas para pontos principalmente da Zona Ruralcomo região do Pau Terra, região do Rochedo.

Quando perguntado sobre o sentimento de ter sido presidente do Rotary Clube dePiracanjuba Tadeu disse: “Teve grande necessidade de tempo para dedicar. Mas emcontrapartida foi um aprendizado para o trabalho com pessoas e em grupo. Também houveaumento do relacionamento interpessoal, e isso não tem preço”.

Page 12: História do Rotary - Piracanjuba

Ano Rotário 1989/1990Presidente e Lema do Rotary Internacional

Distrito

Presidente do Rotary Clube e Presidente da Casa da Amizade

GOVERNADOR DO DISTRITO: Eduardo Caixeta do RC de CatalãoGOVERNADOR ASSISTENTE: Joanildo Melquiades do RC Goiânia Oeste

Hugo Vargas Batista MachadoGestão: 1989/1990

Sandra Lúcia A. C. MachadoGestão: 1989/1990

Hugh M. ArcherDearborn, Michigan, EUA

Desfrute o Rotary!

Conselho diretor do Rotary:

Vice -presidente: Tadeu B. Gonçalves

1º Diretor De Protocolo: Sebastião C. Caldas

Conselho diretor da Casa da Amizade:

Vice-presidente: Leopoldina Gonçalves

1ª Secretária: Claúdia Martins

1ª Tesoureira: Anélia Mori dos Santos

2ª Tesoureira: Terezinha B. Pimenta

1ª Diretora De Protocolo: Tereza C. Aquino

Page 13: História do Rotary - Piracanjuba

O presidente Hugo ficou muito feliz em sua posse, pois foi o 1º presidente a receber umvisitante ilustre que foi o Governador Distrital Eduardo Caixeta. Estiveram presentes osenhor prefeito Ely Rocha, companheiros de Caldas Novas, Goiânia-Oeste, Bela Vista eoutros. Foi uma festiva de muita expectativa, pois era mais um desafio nas vidas do casalpresidente Hugo e Sandra.Acoordenadora das Casas daAmizade do distrito, a senhora LucyCaixeta esteve presente assim como a 1ª dama do município a senhora Marilda Rocha.

As reuniões festivas eram mensais e realizadas na casa dos companheiros com intuitode unir mais os companheiros.

A conferência distrital foi ótima e com grande participação. Foi na cidade de Araxá nogrande hotel e a caravana de Piracanjuba era de mais ou menos vinte pessoas. Tevealgumas palestras e visitaram alguns pontos turísticos da cidade. A viagem foi um grandecompanheirismo, pois todos foram em um ônibus.

Ameta principal daquele ano rotário de 1989/1990 era dar inicio a construção da nossasede.

Como realizações da Casa da Amizade destacam: tinham um grupo de oração que sereunia uma vez por mês à tarde na casa de uma companheira; fizeram alguns bazares deroupas usadas com renda destinada a uma creche de nossa cidade; as damas da Casa daAmizade foram responsáveis pela cozinha e decoração da barraca da festa de agosto.

Teve a 1ª barraca da festa de agosto. Foi bem aceita e movimentada com participaçãomaciça dos companheiros. O incidente que teve foi o fato de não ter espaço para atender atodas as pessoas que por lá passavam.Arenda da barraca foi revestida para a construção denossa sede.

Quando perguntada sobre o sentimento que o Hugo tinha ao ter sido presidente doRotary Clube de Piracanjuba, Sandra disse: “O Hugo saiu da presidência realizado por tercumprido todas as suas metas”. E acrescentou quanto ao seu sentimento de ter sidopresidente da Casa da Amizade de Piracanjuba: “Foi um grande aprendizado eamadurecimento”.

Page 14: História do Rotary - Piracanjuba

Ano Rotário 1990/1991Presidente e Lema do Rotary Internacional

Distrito

Presidente do Rotary Clube e Presidente da Casa da Amizade

Governador do Distrito: Nelson dos Santos Anjo do Rotary Club de Uberaba NorteCoordenadora Distrital: Leonice Ciabotti dos Santos Anjo do Rotary Club de Uberaba

Norte

João Batista dos SantosGestão: 1990/1991

Anélia Mori dos SantosGestão: 1990/1991

Paulo V.C. CostaSantos, Brasil

Valorize Rotary Com Fé e Entusiasmo

Conselho Diretor Do Rotary:

Vice- Presidente: Hugo Vargas B. Machado

1º Secretário: Helvécio Salvianato Jr.

2º Secretário: Heleno Martins

1º Tesoureiro: Joaquim Rodrigues Neto

2º Tesoureiro: Joaquim Pires

1º Diretor De Protocolo: Adalcino P. De Souza

2º Diretor De Protocolo: Sebastião C. Caldas

Conselho Diretor Da Casa Da Amizade:

1ª Secretária: Cláudia Martins

2ª Secretária: Ana Lourdes Schiavinato

1ª Tesoureira: Elzila Borges Pires

2ª Tesoureira: Zilma Santana Rodrigues

1ª Diretora De Protocolo: Valéria

Schiavinato Borges

2ª Diretora De Protocolo: Terezinha

Barbosa Pimenta

Page 15: História do Rotary - Piracanjuba

A posse do casal presidente João Batista e Anélia realizou-se no dia 4 de julho de1990 no salão de festas do Country Club de Piracanjuba. A decoração estava belíssima efoi uma festividade realmente memorável. Esteve presente o Ex. Governador deDistrito (EGD) Rubens Carneiro. Nossos companheiros padrinhos Merched Bittar, PauloCésar de Miranda do Rotary Club Goiânia Oeste. Presidentes de Rotary e as damaspresidentes das Casas das Amizades de cidades vizinhas como Bela Vista, Morrinhos,Caldas Novas e Goiânia, estavam presentes. Marcou presença na solenidade de posse oprefeito municipal de Piracanjuba Ely Rocha e a 1ª dama Marilda, além de amigos,familiares e convidados.

A reunião do Conselho Diretor era realizada no Centro de Convivência dos Idosos(CCI), toda 1ª segunda-feira do mês, onde eram programadas as quatro reuniõesmensais colocadas em pauta.

Eram 29 companheiros no ano rotário 1990/1991. Para aumentar o quadro social doRotary Club de Piracanjuba eram pesquisadas na comunidade pessoas que por afinidadecom algum companheiro, este era convidado a apadrinhar o novo membro. O anorotário foi encerrado com 43 companheiros.As reuniões ordinárias eram realizadas no CCI e iniciava com a saudação ao Pavilhão

Nacional. Em seguida fazia a Oração do Clube. Depois a Ordem do dia, já previamenteprogramada. No final fazia os agradecimentos e o encerramento. E por fim lia-se ocardápio da noite com os nomes das responsáveis pelo jantar. As reuniões festivas erammensais e era uma reunião de confraternização, onde comemorava os aniversários dosrotarianos e das damas da Casa da Amizade. Fazia-se um bingo para a compra de umTítulo de Paul Harris e conseguiram comprar dois títulos. A diferença da festiva é quenesta reunião é que tinha a participação dos filhos e familiares.

Durante o mês organizava-se as reuniões: 1ª reunião ordinária: tratava sobre serviçosinternos; 2ª reunião ordinária: serviços profissionais à comunidade; 3ª reuniãoordinária: serviços internacionais do Rotary; 4ª reunião festiva.Cada reunião eradirigida pelo Presidente da Avenida correspondente.

O treinamento para presidentes e Conselho Diretor foi em Ituiutaba. O tema foi:Como administrar seu clube de acordo com a realidade de sua cidade desde queobedeça ao estatuto de Rotary. Não teve fórum rotário em Piracanjuba, não haviadivisão de áreas. Teve um fórum em Caldas Novas para todo o Distrito.

A conferência do distrito ocorreu em Uberaba. Foram os companheiros: Djalma,Nilson Eloi, Hugo Vargas, Tadeu, Sebastião Caldas, Helvécio Jr., Joaquim Pires, JoaquimRodrigues, Adalcindo, com suas respectivas esposas. Também foram muitos jovens doRotaract, o que fez com que ganhassem o Troféu de maior caravana. Foi umaconferência maravilhosa, onde fizeram um intercâmbio de companheirismo entreRotary e Rotaract Club de Piracanjuba.

Para estimular o companheirismo fizemos comemorações de todos os aniversários.Faziam festas em fazendas, serenatas liduadas pelo Presidente de CompanheirismoNilsinho Eloi e Terezinha, que eram muito animados.

Page 16: História do Rotary - Piracanjuba

Dentre as realizações neste ano rotário destaca: reunião em homenagem aosescritores de Piracanjuba em 25/07/1990, onde surgiu a idéia da criação da AcademiaPiracanjubense de Letras e Artes; 2º ano da barraca da festa de agosto, cuja renda foidirecionada para a construção da sede; campanha para a despoluição dos córregos quecortavam a cidade; fizeram o Rotary mirim por um dia, com as crianças fazendo areunião; organizamos um campeonato de canastra em Caldas Novas, onde saímosvitoriosos; fundação do Rotary Club de Hidrolândia; demos posse a 14 novoscompanheiros; conquista de 2 títulos Paul Harris entregues na conferência distrital deUberaba; valorização da imagem do Rotary perante a sociedade, em qual, mostrando overdadeiro papel do Rotary como clube de serviço.

Foi o segundo ano da realização da barraca do Rotary na festa de agosto. Foi ummomento muito forte de companheirismo. Durante a festa, comemorou na barraca oDia dos pais, com painel de homenagem. Fizeram um almoço para os idosos e foi umsucesso.

Como realizações da Casa da Amizade destacaram o trabalho filantrópico voltadopara a Creche Municipal, que sediava onde hoje funciona o Centro de Convivência dosIdosos (CCI), era na parte do fundo. Então todas as festividades e datas comemorativaseram feitas para as crianças como Natal, Páscoa, Dia das Crianças, etc...Foramconfeccionadas pijamas de flanela para as crianças. E também toda semanafornecíamos o lanche, onde faziam um rodízio entre as companheiras da Casa daAmizade. Fez também uma doação de uniformes para os alunos da Escola do Cascalhocom renda de bazar beneficente. Entre as companheiras da Casa da Amizade faziam ascomemorações dos aniversários nas casas das aniversariantes, onde fazia brincadeirasdivertidas e valorizava a amizade. Fizeram o Dia das Crianças dos filhos de rotarianosna AABB, onde passaram uma tarde inteira com muitas brincadeiras e jogos.

Relatando o sentimento de ter sido presidente do Rotary Club de Piracanjuba JoãoBatista dos Santos disse: “Tenho sentimento de gratidão por todos os companheiros.Boas recordações do que foi vivido e conquistado. É a certeza de dever cumprido, jáque segui a risca o lema da minha gestão: Valorize Rotary com fé e entusiasmo”.

Já Anélia disse: “Ser Presidente da Casa da Amizade de Piracanjuba para mim foiuma oportunidade de crescimento como pessoa e também de valorização, respeito eaceitação das pessoas de nossa convivência. E também despertou a necessidade deampararmos os menos favorecidos. Foi uma experiência muito gratificante”.

Page 17: História do Rotary - Piracanjuba

Ano Rotário 1991/1992Presidente e Lema do Rotary Internacional

Distrito

Presidente do Rotary Clube e Presidente da Casa da Amizade

GOVERNADOR DO DISTRITO: Ursulino Leão do RC Goiânia Oeste Norte

Joaquim Rodrigues NetoGestão: 1991/1992

Zilma P. Rodrigues SantanaGestão: 1991/1992

Rajendra K. SabooChandigarh, India

Olhe mais além de si mesmo

Conselho Diretor Do Rotary:

Vice-presidente: Doriocan J. Dos Santos

1º Tesoureiro: Joaquim Pires Neto

2º Tesoureiro: Edson Borges

Conselho Diretor Da Casa Da Amizade:

Vice-presidente: Anélia Mori Dos Santos

1ª Secretária: Valéria S. Borges

2ª Secretária: Elzita Borges

1ª Tesoureira: Cláudia Martins

2ª Tesoureira: Gleides Maria Patricio

1ª Diretora De Protocolo:Cerzina Faleiro

2ª Diretora De Protocolo: Terezinha

Pimenta

Page 18: História do Rotary - Piracanjuba

Aposse do casal presidente Joaquim e Zilma foi muito bonita e teve vários convidadose visitantes. Vieram várias personalidades: José Lima (Hidrolândia); Joanildo (Goiânia);Mercedes Bita (Goiânia); Paulo Cezar Miranda. Como companheiras vieram: Vandi deCastro Carneiro; Maria José Melquiades, além de companheiras de Bela Vista, Hidrolândiae Uberlândia.

As reuniões do Conselho Diretor eram mensalmente ou na casa do presidente ou nopróprio Rotary. No quadro social havia aproximadamente 30 companheiros. Para umapessoa ser convidada a entrar no clube, primeiramente convidava a pessoa para uma visita.

As reuniões ordinárias aconteciam no Country Club e iniciavam com a oração e depois iadiretamente ao assunto que interessava ao clube. Já as reuniões festivas eram maisdemoradas. Era mais companheirismo e os assuntos que diziam respeito ao clube não eramdiscutidos neste momento.

Para tornar as reuniões mais participativas traziam palestras quando possível comalguns próprios rotarianos como: Rubens Carneiro, Paulo Sergio, Sergio Nobre e outros.

Para estimular o companheirismo sempre comemorava os aniversários dos companheirosrotarianos.

Como realizações do ano rotário 1991/1992 o presidente Joaquim destaca algumasproezas que conseguiu: conseguiu na prefeitura um profissional arquiteto que fez o projetopara a construção da sede própria do Rotary; conseguiu junto a prefeitura o terreno para aconstrução da sede do Rotary; o próprio presidente doou o madeiramento e o deputadoJosé Gomes, hoje prefeito de Itumbiara, doou as telhas para a construção da sede doRotary.

Como realizações da Casa da Amizade destacam-se: compra de utensílios (pratos,travessas inox) armários e a geladeira para a cozinha; campanhas de roupas usadas;bazares; almoço beneficente para a compra de presentes para o abrigo das mulheres;ajuda para construção de algumas poucas casas no setor primavera; bingos e gincanas cujoo lucro foram revestidos para os mais carentes; distribuição de cobertores; distribuição defiltros para famílias mais necessitadas.

Joaquim disse: “Foi um aprendizado grande, fizemos várias amizades e conhecemosmais o Rotary” quando perguntado sobre o sentimento de ter sido presidente do RotaryClube de Piracanjuba.

E a Zilma declarou: “Ser presidente da Casa da Amizade foi mais uma experiência emnossa vida. Você fica realizada com mais um objetivo alcançado”.

Page 19: História do Rotary - Piracanjuba

Ano Rotário 1992/1993Presidente e Lema do Rotary Internacional

Distrito

Presidente do Rotary Clube e Presidente da Casa da Amizade

GOVERNADOR DO DISTRITO: Galba Porto do Rotary Club Uberaba NorteCOORDENADORA DISTRITAL: Yára Arantes Porto do Rotary Club Uberaba Norte

Djalma Xavier GomesGestão: 1992/1993

Nilda Pereira GomesGestão: 1992/1993

Clifford L. DochtermanNorth Stockton, California, EUA

A verdadeira felicidade estáem ajudar o próximo

Conselho Diretor Do Rotary:

1º Secretário: José Honorato Da S. E S. Neto

2º Secretário: Claudir Alves

1º Tesoureiro: Jamil Souza

2º Tesoureiro: José Antônio

1º Diretor De Protocolo: Carlos Caldas

2º Diretor De Protocolo: Tadeu Benedito

Gonçalves

Conselho Diretor Da Casa Da Amizade:

Vice-presidente: Zilma S. P. Rodrigues

1ª Secretária: Anélia Mori Dos Santos

2ª Secretária: Maria Gonçalves P, Costa

1ª Tesoureira: Mara De Souza Ferreira

2ª Tesoureira: Solange B. P. Honorato

1ª Diretora De Protocolo: Aurora G. De

Araújo

2ª Diretora De Protocolo: Denubes S.

De Jesus Santos

Page 20: História do Rotary - Piracanjuba

A posse do casal presidente Djalma e Nilda ocorreu no dia 28 de junho de 1992.Vieram companheiros do Club padrinho (RC Goiânia Oeste): Rubens Carneiro; MerchedBitar; Paulo Silva; Dermeval Aires; David Aires. O prefeito municipal de Piracanjuba ElyRocha, o juiz de direito Dr. Benedito esteve presentes. Meus familiares: mãe e algunsirmãos, além dos três filhos do casal presidente: Marcelo, Eduardo e Fabíola. Teve a valiosapresença do casal governador Galba e Yára.

As reuniões do Conselho Diretor eram realizadas na residência do presidente Djalma,acompanhadas com cerveja e petiscos.

O quadro social do Rotary Club de Piracanjuba aumentou em 28,5% neste ano rotário.Esta obtenção ocorreu com visitas a amigos e convidando eles para assistir as reuniõesordinárias e festivas.

As reuniões ordinárias eram realizadas no Country Club e iniciavam com a formação damesa e saudação ao Pavilhão Nacional. Duas vezes por mês levava-se um palestrante queapresentava os mais variados temas: Medicina, Odontologia, Agronomia, Farmácia,Vacinação, Direito,Agropecuária, Esportes e Folclore.

Areunião festiva era feita na última quarta feira na casa de um aniversariante do mês. Emtrês oportunidades as festivas de aniversário ocorreram no Supremo Bar. E no aniversáriodo presidente Djalma a festa foi na sua residência.Para tornar as reuniões ordinárias maisparticipativas de 15 em 15 dias trazia palestrantes de outros clubes ou do próprio clubepara falar de assuntos como: Câncer de Mama, Higiene Bucal. Teve uma palestra dePrevenção de Cáries com Téo Junior do RC Goiânia Oeste. Em toda reunião ordinária erafeita a instrução rotária.

O treinamento do casal presidente e seus conselhos diretores foi realizado em CaldasNovas. No ano rotário 1992/1993 não existia as divisões de áreas, mas os companheiros doRotary Club de Piracanjuba participaram de um fórum rotário em Caldas Novas, no DiRoma. Teve excelentes palestrantes e o encerramento ocorreu em um domingo comagradável companheirismo.

A conferência distrital foi em Uberaba, cidade do Governador do Distrito. Cadacompanheiro levou três rotarianos, conseguiram alojamentos, refeições para todos. Oscompanheiros tiveram participação efetiva nas palestras.

Para estimular o companheirismo o presidente Djalma e o diretor de companheirismovisitavam todos os aniversariantes e eram recebidos com lanches, bebidas com petiscos eentregavam a eles uma pequena lembrança.

A maior realização do ano rotário 1992/1993 foi a construção da sede própria do RotaryClub de Piracanjuba onde são feitas as reuniões até os dias de hoje. O prefeito Ely Rochacontribui muito deixando um pedreiro e um servente por onze meses a disposição para estaobra. No final da gestão do Djalma e já iniciando a nova gestão do companheiro Doriocanque a sede ficou pronta. Foi muito trabalho de todos os companheiros e muitas realizaçõescomo: jantar dançante, feijoadas, galinhadas para arrecadar o dinheiro para a construção.Todos os companheiros já contribuíam mensalmente e dedicavam nos eventos para nãotirar mais dinheiro do bolso. Neste ano também deu-se o início do concurso de RedaçãoProf. David da Silva Mauriz com a parceria do Rotary, idealizado pelo então secretáriomunicipal de Educação Prof. Jair EliasAmim.

Page 21: História do Rotary - Piracanjuba

Como realizações da Casa da Amizade destacam-se as ações beneficentes:alfabetização de adultos, tendo com professora uma das companheiras que era a Gleides;fizeram pamonhada, cuja a renda destinada a creche da Tia Emília no dia 12 de outubro;confecção do bazar das novidades, onde a renda foi destinada ao Natal do lar dos Idosos;comemoração da Páscoa das crianças do Centro Estulânia; assistência a creche Tia Emília,sendo que era dado lanche uma vez por semana. Então quase todas as aquisições emdinheiro eram voltadas para a construção da sede própria.

Teve a barraca do Rotary na tradicional Festa de Agosto. Foram 10 dias de festa. Muitotrabalho e companheirismo desde a decoração da barraca até o final da festa. A rendaobtida foi destinada para a construção da sede própria.

Ao discorrer sobre o sentimento de ter sido presidente do Rotary Club de Piracanjuba,Djalma disse: “O meu sentimento é de alegria e satisfação. Agradeço a Deus por estaoportunidade, porque a verdadeira felicidade está em ajudar o próximo”.

E a presidente da Casa da Amizade Nilda relatou: “O meu sentimento é de solidariedadee amor ao próximo. Cumprimos uma gestão pacífica, de grandes amizades entre ascompanheiras que trilharam em uma mesma direção”. E ainda acrescentou: “Acredito quea felicidade poderá ser mais bem alcançada quando ajudamos aos outros, seja em nossafamília ou na comunidade”.

Além disso, houve outras realizações: doações de cobertores a pessoas carentes;doação de trinta filtros para pessoas menos favorecidas; doação de exame oftalmológico eóculos às pessoas mais necessitadas; comemorações do Dia das Crianças, Natal e Dia dasMães;comemoração do 7º aniversário do Rotary Club de Piracanjuba; comemoração daFesta Junina e comemoração da Páscoa das Crianças.

Page 22: História do Rotary - Piracanjuba

Ano Rotário 1993/1994Presidente e Lema do Rotary Internacional

Distrito

Presidente do Rotary Clube e Presidente da Casa da Amizade

GOVERNADOR DO DISTRITO: Joanildo Melquiades de Jesus (RC Goiânia Oeste)COORDENADORA DISTRITAL: Maria José Melquiades

Doriocan José dos SantosGestão: 1993/1994

Denubes Souza de Jesus SantosGestão: 1993/1994

Robert BarthAarau, Suíça

Acredite no que fazFaça aquilo em que acredita

Conselho Diretor Do Rotary:

Vice-presidente: Joaquim Rodrigues

Djalma Xavier Gomes

1º Tesoureiro: Ilxo A. Oliveira

2º Tesoureiro: Ruy Rezende

1º Diretor De Protocolo: Cleudimar A. Da S.

Guimarães

2º Diretor De Protocolo: Joaquim Pires Neto

Avenida De Serviços Profissionais:

Neuracy Malaquias

Avenida De Serviços Comunidade:

Oliveiro Martins

Conselho Diretor Da Casa Da Amizade:

Vice-presidente: Terezinha Barbosa

Pimenta

1ª Secretária: Márcia Buritizal

2ª Secretária: Zilma Santana

1ª Tesoureira: Afany Mª De Figueredo

Guimarães

2ª Tesoureira: Regina Célia R. Da Cunha

Caldas

1ª Diretora De Protocolo: Maria Do

Rosário Rossi Conceição

Page 23: História do Rotary - Piracanjuba

A posse do casal presidente Doriocan e Denubes foi concorrida com vários companheirosde clubes vizinhos. Obedeceram todos os princípios de Rotary e consistiu somente da possedo Conselho Diretor. Foi uma bela e grandiosa festiva. Teve presença maciça deautoridades rotárias, inclusive dois governadores, vários presidentes de clubes,autoridades locais e amigos.

As reuniões do Conselho Diretor eram esporádicas e acontecia no próprio clube. Quemconduzia a reunião ordinária era o presidente e o protocolo só faziam as informaçõesprotocolares. As reuniões eram no CCI e já começavam com a mesa formada. Não havia“historinhas”, não liam a Bíblia e sempre teve os jantares. As festivas eram mensais equase sempre na casa de um dos companheiros aniversariantes com as despesascompartilhadas pelos companheiros. Era só companheirismo.

Para estimular o companheirismo eram comemorados os aniversários nas residências doscompanheiros. O casal presidente procurava entrar em contato os companheiros em todasas datas que acontecesse algo demonstrando solidariedade e companheirismo. Erampromovidas também reuniões conjuntas com outros clubes como: RC Piracanjuba + RCHidrolândia na pamonharia felicidade, onde além de companheirismo eram prestadosserviços a comunidade como atendimento médico, odontológico e advocatício; RCPiracanjuba + RC Caldas Novas no posto alto da boa vista com prestações de serviços.

Aprincipal realização do ano rotário 1993/1994 foi a conclusão da construção da sede doRotary Club de Piracanjuba. Além da Escola Profissionalizante, da manutenção do quadrosocial, destacando o companheirismo nas reuniões conjuntas com os clubes vizinhos: com oRC de Hidrolândia na pamonharia felicidade, com RC de Bela Vista na associação da areias ecom RC de Caldas Novas no posto alto da boa vista.

Dentre as realizações da Casa da Amizade destacamos: foi desenvolvido em sistema depremiação em reconhecimento ao desempenho de cada companheira nas atribuições quelhes foram atribuídas; foram realizados chás beneficentes e chás-bingo; realizou o bazarda pechincha em vários setores mais carentes; realizaram encontros entre companheiraspara a confecção de peças para o bazar das novidades; foram promovidos encontros entreas casas da amizade dos clubes vizinhos; foi realizada festa junina com o nome “festa dochapéu de palha”; realizaram festa dos pais, a festa das crianças, a festa da páscoa, a festadas mães e a festa da fundação da Casa da Amizade; houve premiações as companheiras100%; realizou a festa de confraternização de Natal com encenações do nascimento decristo. Na festa da criança convidou crianças de todas as escolas públicas de nossa cidadepara passar o dia no Country Clube. Estas crianças ficavam brincando, desenhando,lanchando e assistindo apresentações de palhaços vindos de Goiânia.

Teve festa de agosto com nossa tradicional barraca com as mesmas dificuldades desempre. As barracas eram de palha. Sobre o sentimento de ser presidente do RotaryClube de Piracanjuba o presidente Doriocan disse: “Tenho o sentimento de dever cumpridoe orgulho de ser rotariano e poder ajudar a nossa comunidade”.

Já a presidente da Casa da Amizade Denubes declarou: “Tenho sentimento de alegria,emoção entusiasmo e medo. Diante de tal realidade inicie um diálogo interior. Comeceiidealizar. Senti-me grande, pois era a minha vez de servir. Essa minha grandeza foi calcadade humildade, confiança, verdade e muita expectativa”.

Page 24: História do Rotary - Piracanjuba

Ano Rotário 1994/1995Presidente e Lema do Rotary Internacional

Distrito

Presidente do Rotary Clube e Presidente da Casa da Amizade

GOVERNADOR DO DISTRITO: João Naves

José Lourenço de Castro FilhoGestão: 1994/1995

Cerzina Maria Faleiro de CastroGestão: 1994/1995

Bill HuntleyAlford & Mablethorpe, Inglaterra

Seja Amigo

Conselho Diretor Do Rotary:

Vice-presidente: Doriocan

1º Secretário: Hugo Vargas

2º Secretário: Tadeu Benedito

1º Tesoureiro: Joaquim Pires

2º Tesoureiro: João Batista

1º Diretor De Protocolo: Sebastião Caldas

2º Diretor De Protocolo: Junior Schiavinato

Page 25: História do Rotary - Piracanjuba

A posse do casal presidente José Lourenço e Cerzina foi a 1ª reunião na nova sede doRotary Clube de Piracanjuba que é a atual sede. Foi uma reunião muito agitada pois aconstrução não estava toda pronta: o piso foi colocado praticamente no dia da posse, nãotinha todas as janelas, só um banheiro masculino e outro feminino. A sede estava toda noaberto, não tinha muro e nem alambrado. Uma coisa que marcou muito o presidente JoséLourenço foi quando ele recebeu o distintivo como presidente, o companheiro Joel Piressoltou uma bomba que quase matou o povo de susto (coisas de Rotary).

As reuniões do Conselho Diretor eram feitas em minha casa ou na casa de um doscompanheiros da diretoria e eram mensais.

No quadro social do Rotary Clube de Piracanjuba havia 48 companheiros.As reuniões ordinárias eram conduzidas da mesma forma que são hoje. Tinham palestras

e os jantares. E mensalmente havia as festivas com homenagens, brincadeiras ecomemorações. Para tornar as reuniões ordinárias mais participativas o presidente JoséLourenço determinava que cada companheiro trouxesse algo para ser discutido e depoisde analisada as idéias eram colocadas na forma de palestras. Houve homenagem aosprodutos modelos do município, homenagem ao dia do professor, dia do médico e dia doidoso.

Houve treinamento do casal presidente e seus conselhos diretores em Itumbiara comcerto tumulto. A conferência do distrito foi em Caldas Novas e o presidente José Lourençose lembra que teve muito companheirismo, muitas brincadeiras e palestras importantes.

Para estimular o companheirismo fizeram várias serenatas e trouxeram vários sinos deoutros clubes principalmente com a participação do companheiro João Batista.

Como realizações rotárias no ano 1994/1995 destacam-se: aquisição de materiais para acozinha; continuidade da construção da sede do Rotary Clube de Piracanjuba;participaram dos movimentos cívicos; fizeram a campanha de vacinação; realizaramplantio de árvores; construção de pequena calçada de pedra na porta do clube, cuja pedrasforam cedidas como empréstimo do companheiro Claudir.

Teve a barraca na festa de agosto. Uma barraca de madeira, doada pelo companheiroHugo Vargas e esta madeira foi tirada em sua própria propriedade. E a barraca foi feita depalhas de bacuri buscadas na fazenda sertãozinho de propriedade do Sr. Gilberto Santana.Esta construção proporcionou um grande companheirismo e esta barraca foi todaornamentada pelas damas da Casa da Amizade com muito carinho e dedicação. A barracaficou linda mais durou pouco, pois a noite quando estava pronta para receber as pessoashouve um incêndio. Deixou a barraca 100% destruída. Foi uma grande tristeza pois pareciaque ali nossos sonhos haviam acabado. Mas graças a Deus o presidente José Lourenço tevecalma para organizar as idéias. Desta forma no dia seguinte houve o grande mutirão decompanheiros e a noite a barraca já funcionou. Naquele dia o presidente teve a maiorprova de amizade e companheirismo da vida.E não esquece de agradecer à todos oscompanheiros e damas da Casa da Amizade que nos estenderam as suas mão de amizade ecompanheirismo.

Questionado sobre o sentimento de ter sido presidente do Rotary Clube de PiracanjubaJosé Lourenço disse: “Pude servir uma instituição mundial à minha comunidade e meajudou a crescer

Page 26: História do Rotary - Piracanjuba

Ano Rotário 1995/1996Presidente e Lema do Rotary Internacional

Distrito 4770

Presidente do Rotary Clube e Presidente da Casa da Amizade

GOVERNADOR DO DISTRITO: Jair PereiraCOORDENADORA DISTRITAL: Flávia

Hédio da Costa TrindadeGestão: 1995/1996

Nilda Helena de Jesus TrindadeGestão: 1995/1996

Herbert G. BrownClearwater, Florida, EUA

Atue com Integridade – Sirva com Amor –Trabalhe pela Paz

Conselho Diretor Do Rotary:

Conselho Diretor Do Rotary:

Vice-presidente: José Lourenço

1º Secretário: Aleir Rosa Dos Santos

1º Tesoureiro: Cleudimar Agostinho Guimarães

2º Tesoureiro:joaquim Pires

1º Diretor De Protocolo: Denubes Souza

2º Diretor De Protocolo: Rui Rezende

Page 27: História do Rotary - Piracanjuba

O ano rotário 1995/1996 iniciou com a posse do casal presidente Hédio e Nilda. Afestiva foi muito organizada e mereceu destaque a homenagem ao sócio honorário aoprofessor TarcísioArantes indicado como novo companheiro.

A reunião do Conselho Diretor era mensal e sempre ocorria na sede do Clube,relatando em ata o que discutiam nas reuniões.

Para aumentar o número de companheiros no clube convidava as pessoas paravisitar.

As reuniões ordinárias iniciavam co a formação da mesa, agradecia a presença dosvisitantes e em seguida saudava o pavilhão nacional. Depois fazia a oração do clube e ainformação rotária.

Para estimular o companheirismo faziam confraternizações domiciliares e traziamo sino de clubes vizinhos esperando a busca pelos companheiros.

O treinamento para o casal presidente e o conselho diretor foi em Caldas Novas. Eneste ano rotário não houve fórum rotário em Piracanjuba.

Dentre as realizações do ano rotário 1995/1996 destaca-se: aquisição de máquinadatilográfica; aquisição de computadores em parceria com o SENAC/GO; construção dobar; ornamentação do jardim (cerca viva, jardim da entrada); desfile cívico; campanha doagasalho (aquisição de cobertores).

As realizações da Casa da Amizade foram às seguintes: jantar beneficente emcomunidade; visita e suporte a creches (cada mês em uma); aquisição de vasos paraornamentar a sede; vários bazares de roupas usadas; vários companheirismos como chá daamizade, festas em Caldas Novas, festas em fazendas de companheiros, onde as damas daCasa daAmizade reuniam para confraternizar.

A barraca do Rotary na festa de agosto foi um sucesso. Tudo em paz e merecedestaque o bazar de doces realizado pelas damas da Casa daAmizade durante a festa.

Sobre o sentimento de ter sido presidente do Rotary Club de Piracanjuba Hédiolimitou-se a dizer: “Sentimento de dever cumprido e serviço prestado”

E a presidente da Casa daAmizade Nilda disse: “Valeu. Mais uma experiência muitogratificante”.

Page 28: História do Rotary - Piracanjuba

Ano Rotário 1996/1997Presidente e Lema do Rotary Internacional

Distrito

Presidente do Rotary Clube e Presidente da Casa da Amizade

GOVERNADOR DO DISTRITO: Jorge Abrão Neto do Rotary Clube de UberlândiaCOORDENADORA DISTRITAL: Vera Lúcia Abrão do Rotary Clube de Uberlândia

Cleodimar Agostinho da S. GuimarãesGestão: 1996/1997

Afany Maria de F. GuimarãesGestão: 1996/1997

Luis Vicente GiayArrecife, Buenos Aires, Argentina

Construa o Futuro com Ação e Visão

Conselho Diretor Do Rotary:

Vice-presidente: Hédio Trindade

1º Secretário: Aleir

2º Secretário: Telmo Arantes

1º Tesoureiro: Guilherme Lourenço

2º Tesoureiro: Joaquim Rodrigues

1º Diretor De Protocolo: Telmo Arantes

2º Diretor De Protocolo: Neuraci Malaquias

Conselho Diretor Da Casa Da Amizade:

Vice-presidente: Nilda Helena De Jesus

Trindade

1ª Secretária: Iza Maria Finotti Santos

2ª Secretária: Ana Lúcia J. P. Borges

1ª Tesoureira: Cláudia Machado Da

Silva Martins

2ª Tesoureira: Zilma Santana P. Rodrigues

1ª Diretora De Protocolo: Gleide

Sulamita De Souza Castro

Page 29: História do Rotary - Piracanjuba

A posse do casal presidente Cleodmar e Afany foi como todas as outras, bem planejada,tensa, charmosa e com muita honra para os presidentes que assumiam uma grande missão.Várias autoridades como o prefeito municipal Wilson Borges, Juiz de Direito,representantes de várias classes maçônicas, lions estiveram presentes. Várioscompanheiros de 11 clubes marcaram presença e a família do casal presidente. Foi umaposse com grande número de pessoas e estavam tudo muito alegre e bonito.

As reuniões do Conselho Diretor eram realizadas quinzenalmente na própria sede doclube, às vezes ocorria extraordinariamente conforme a necessidade.

No inicio da gestão eram 39 companheiros no clube e no final eram 46, sendo convidadospessoas com ética de nossa cidade e que eram bem aceitas pela sociedade.

As reuniões ordinárias começavam com a oração do clube. Procurava ter sempre omesmo estilo, sem diversificar muito, a não ser em certas reuniões que tinham de serdiferentes pelo acontecimento do momento. As reuniões sempre ocorreram na sede doclube, exceto durante a festa de agosto e sempre fornecia os jantares. As reuniões festivaseram mensais. Às vezes havia alguma festiva extra devido alguma data importante. Ashomenagens foram atos que mais marcaram a gestão 1996/1997.

Para tornar as reuniões participativas evitava a repetição e procurava trazer váriospalestrantes entre eles : o escritor José Mendonça Teles; João Carlos da Silva que na épocafazia doutorado na Inglaterra; Joaquim Tavares do Rotary Clube de Morrinhos que falou detrânsito; Dr. Raimundo Velosa falou sobre câncer e colaborou com a campanha da pressãoarterial. Além disso, realizam vários dias de companheirismo, inclusive torneio de futebolcom os clubes vizinhos, bailes, festa de agosto e concurso de redação.

Teve treinamento para presidente e secretário em Uberlândia, onde aprenderam muitoe ajudou a gestão não ficar a desejar.

A conferência distrital foi realizada em Uberlândia, sendo muito bem organizada e comnúmero grande de rotarianos. De Piracanjuba eram 28 companheiros e damas da Casa daAmizade. Dominaram as palestras os governadores do Distrito 4770. Houve sorteios,músicas, jantares.

Para estimular o companheirismo esta gestão destacou a parte social. Comemorando oaniversário de cada companheiro, e nas festivas sempre tinha música ao vivo. Fizeramtodas as comemorações como: dia internacional da mulher, dia do rotariano, dia das mães,festa junina, aniversário do Clube, dia dos pais, comemorações dos dias de cadaprofissional tendo um representante de cada profissão. O sino e a bandeira foram levadospor companheiros de outros clubes, assim como trouxeram de outros.

As realizações no ano rotário1996/1997 foram às seguintes: campanha da pressãoarterial; presença na 16ª exposição de orquídeas; alfabetização de pessoas adultas ecarentes entre elas destaca-se a Maria latinha que faleceu em 2010; Escola datilográfica;aquisição (locação) da Caixa Postal Nº35 no correio de Piracanjuba; apoio aosRotaractianos de Piracanjuba; 10 máquinas de datilografia doadas pela secretaria deeducação de Brasília; placa com o endereço do Rotary; participação do 1º Ryla emItuiutaba/ MG; aquisição de um titulo de Paul Harris; convênio com SENAC para curso decomputação; divulgação di vários eventos que foram publicados na revista Brasil Rotárioinclusive com fotos; participação do concurso de redação.

Page 30: História do Rotary - Piracanjuba

Várias realizações aconteceram com organização da Casa da Amizade: baile do Havaí;festa dia dos pais; inicio do curso de alfabetização de adultos; festiva aniversário da Casada Amizade; natal com carentes do Centro Estulânia; natal dos alunos da alfabetização;natal família rotária; natal asilo são Francisco de Assis; curso de desossar frangos; entregade materiais didáticos à escola Centro Estulânia; páscoa para crianças carentes do CentroEstulânia; palestra sobre câncer; festa de formatura da computação Rotary/SENAC; baileRotary Club e Casa daAmizade; bazar.

Houve a barraca da festa de agosto, não teve nenhuma doação, portanto o lucro foiirrisório. Foi bom pela divulgação do nome Rotary. Um trabalho muito cansativo.

Cleodmar quando perguntado do sentimento de ter sido presidente do Rotary Clube dePiracanjuba disse: “Como presidente do clube ganhei muita experiência de vida, fiz umapequena parcela de ajuda aos necessitados. Ganhei muitas amizades e ainda mimconsidero Rotariano.”

Já a presidente da Casa da Amizade Afany disse: “Foi um dos grandes aprendizados naminha vida. Quanta saudade das amizades. Foi como se eu tivesse alcançado a plenitude daglória. Beijos”.

Page 31: História do Rotary - Piracanjuba

Ano Rotário 1997/1998Presidente e Lema do Rotary Internacional

Distrito

Presidente do Rotary Clube e Presidente da Casa da Amizade

GOVERNADOR DO DISTRITO: Getúlio Lima do Rotary Club de ItumbiaraCOORDENADORA DISTRITAL: Edma Carvalho Lima (in memorian) do Rotary

Club de Itumbiara

Heleno MartinsGestão: 1997/1998

Cláudia Machado Silva MartinsGestão: 1997/1998

Glenn KinrossHamilton, Brisbane, Queensland, Australia

Mostre que o Rotary se interessa

Conselho Diretor Do Rotary:

Vice-presidente: Hugo Vargas B.

Machado (in Memorian)

1º Secretário: Hédio Da Costa Trindade

2º Secretário: Aleir Rosa Dos Santos

1º Tesoureiro: Joel Pires Guimarães

2º Tesoureiro: Merques Araujo Moreira

1º Diretor De Protocolo: Djalma Xavier Gomes

2º Diretor De Protocolo: Sebastião C.s Caldas

Conselho Diretor Da Casa Da Amizade:

Vice-presidente: Afany Maria Figueiredo

Guimarães

1ª Secretária: Maria Desireé Santana

Roriz Lima

2ª Secretária: Anélia Mori Dos Santos

1ª Tesoureira: Lúcia Helena Rodrigues

2ª Tesoureira: Maria Souza F. Barbosa

1ª Diretora De Protocolo: Zilma Santana

Pires Rodrigues

Page 32: História do Rotary - Piracanjuba

A posse do casal presidente Heleno e Claudia para o ano rotário 1997/1998 seguiu oprotocolo de Rotary e da Casa daAmizade.

As reuniões do Conselho Diretor eram quinzenais e realizadas na sede do clube. Erammarcadas após cada reunião do conselho e confirmadas na reunião ordinária antecedente.

No quadro social do clube havia 38 companheiros e para aumentar esse número erafeitos convites para visitas ao clube.

As reuniões ordinárias eram programadas pelo Conselho Diretor. Antes do inicio de cadareunião o presidente e o protocolo reprogramava os tópicos. Tinha espaço o secretário,tesoureiro, os presidentes de avenidas, lia-se um trecho da cartilha, dava-se uma instruçãorotária. Tinha um espaço para o companheirismo, onde se anunciava os aniversariantes dasemana e em seguida lia-se o cardápio da noite e servia-se o jantar.

Na última reunião do mês eram feitas as festivas, com a presença de toda famíliarotária. Sempre havia convidados, onde eram feitas homenagens as datas civis e rotárias domês. Também havia convidados de outros clubes.As reuniões eram conduzidas com a participação dos presidentes de avenidas, os quaisdelegaram as instruções que deveriam ser apresentadas pelos companheiros membros dasmesmas. Quando havia uma comemoração inerente a Rotary, costumava-se a fazer convitesa companheiros de outros clubes.

O treinamento do presidente e seu Conselho Diretor foi em Caldas Novas no Clube DiRoma.Aconferência distrital também ocorreu em Caldas.

Para estimular o companheirismo comemoravam-se os aniversários no clube. Nomeava-se uma comissão de companheirismo (nomeada pelo responsável pelo companheirismo)para visitas nas casas dos companheiros. Faziam comissão para visitas em outros clubes.Traziam-se sinos de outros clubes. Homenageavam os companheiros que faziam maisvisitas. E estimulavam os companheiros faltosos a recuperar a freqüência em outros clubes.

A grande realização do ano rotário 1997/1998 foi a criação da Escola de Informática emparceria com a Organização de Uberlândia onde foi ministrado vários cursos de noçõesbásicas de computação com entrega de certificados.

Como realizações da Casa da Amizade destacam-se: construção da cozinha; construçãodo armário da cozinha; bazar da Casa da Amizade com panos de prato, guardanapos eutilidades de cozinha na praça do relógio; alfabetização de adultos com parceria daproprietária da Escola Rosa eAzul: a Frances Meire, inclusive era ministrada as aulas em seuprédio-escola; aquisição de caixas de madeiras com armários para guardar as taças devidro; transformação da cozinha antiga em sala de reuniões da Casa da Amizade; lazer emCaldas Novas com a família rotária; comemorações como: dia da páscoa e natal no abrigodas “velhinhas” com ovos de páscoa e papai Noel com lembrancinhas; comemorações dosaniversários das companheiras com visitas as mesmas; participação na barraca da festa deagosto com a venda de vidros de doce e temperos.

Teve a barraca da festa de agosto, onde houve a participação de todos os companheirosaumentando ainda mais o companheirismo. Decorreu com escalas de trabalho e com aparticipação espontânea de companheiros a cada dia.

Questionado sobre o sentimento de ter sido presidente do Rotary Clube de PiracanjubaHeleno disse: “Foi uma experiência única e satisfatória. Foi com alegria e desprendimentoda participação que recebi a atenção, a solidariedade e a ajuda dos companheiros para obom desempenho dos trabalhos no ano rotário”.

Já a presidente da Casa da Amizade Claudia disse: “Muita satisfação e muitocompanheirismo.

Page 33: História do Rotary - Piracanjuba

Ano Rotário 1998/1999Presidente e Lema do Rotary Internacional

Distrito 4770

Presidente do Rotary Clube e Presidente da Casa da Amizade

GOVERNADOR DO DISTRITO: Cezar Augusto dos Reis do RC de Uberaba SulCOORDENADORA DISTRITAL: Clara Márcia B. dos Reis do RC de Uberaba Sul

GOVERNADOR ASSISTENTE: Walter de OliveiraCOORDENADORA ASSISTENTE: Antonieta Gravieri de Oliveira

Denubes Souza de Jesus SantosGestão: 1998/1999

Terezinha Barbosa PimentaGestão: 1998/1999

James L. LacyCookeville, Tennessee, EUA

Torne Real Seu Sonho de Rotary

Conselho Diretor Do Rotary:

VICE-PRESIDENTE: Cleodimar A. da S.

Guimarães

1º SECRETÁRIO: Neuraci Malaquias

2º SECRETÁRIO: Aleir Rosa dos Santos

1º TESOUREIRO: Carlos Lourenço

2º TESOUREIRO: José Ricardo

1º DIRETOR DE PROTOCOLO: Ilio A. de Oliveira

2º DIRETOR DE PROTOCOLO: Telmo Arantes

Borges

Conselho Diretor Da Casa Da Amizade:

VICE-PRESIDENTE: Cerzina Maria F.

e Castro

1ª SECRETÁRIA: Iza Maria Finotti Santos

2ª SECRETÁRIA: Ana Lúcia J. P. Borges

1ª TESOUREIRA: Anélia Mori dos Santos

2ª TESOUREIRA: Sandra Lúcia Araújo

C. Machado

1ª DIRETORA DE PROTOCOLO: Afany

Maria de Figueiredo Guimarães

Page 34: História do Rotary - Piracanjuba

Na posse da presidente Denubes para o ano rotário1998/1999 pediu união para vencerdificuldades. Houve integração dos clubes vizinhos identificados com um único objetivo:SERVIR. O Rotary de Hidrolândia, o de Bela Vista, o de Caldas Novas, o RC Goiânia e o RCGoiânia Oeste estiveram com seus rotarianos presentes na posse. A presidente prometeuvencer as dificuldades e realizar um trabalho voltado para as famílias carentes. Fé econfiança no trabalho. Era hora de iniciar a caminhada neste ano rotário em que osrotarianos eram exortados a realizar o sonho de Rotary.

O discurso da Terezinha, presidente da Casa da Amizade, foi o seguinte: “Na certeza deque estaremos sempre unidas num ambiente fraterno e alegre nesta gestão que se inicia, éque mim dirijo a cada uma em particular, para pedir o apoio, sempre indispensável para serealizar um bom trabalho assim como tem sido até agora. Lembrando que a Casa daAmizade é responsabilidade de todas, gostaria imensamente de receber sugestões, dentrodo principio de que trabalhar em conjunto é respeitar, compreender, partilhar e amar cadauma com suas qualidades e limitações. Entregando a Deus todos os nossos objetivos e ideaispara serem alcançados, esperamos também que sua luz ilumine nossa casa para que aamizade transborde em gestos de carinho, confiança, respeito e solidariedade”.

As reuniões do Conselho Diretor realizavam na residência da presidente na primeirasemana de cada mês para discutir a pauta do mês.

No ano rotário 1998/1999 eram 37 companheiros e para a entrada de novos companheiroseram feitos convites para visitar o clube e conhecer o trabalho desenvolvido pelo Rotary.

As reuniões ordinárias eram realizadas dentro do que foi estabelecido pelo conselho e apresidente. A preocupação da presidente era desenvolver tarefas já discutidas. A bíbliaexistente no clube foi presente da presidente para dar inicio as reuniões. As festivas eramrealizadas na residência sorteada pelos aniversariantes do mês. Quanto às datascomemorativas: dia das mães, dos pais, das crianças, aniversário do clube, natal e outras,as festivas eram no clube. Para tornar as reuniões ordinárias participativas havia palestrasmensais como: de associativismo com o Dr. Gomide do Senai; de educação ambiental ecoleta seletiva do lixo com Ana Lúcia Parrode (pedagoga) e Enery Martins Cezar (bióloga);de orientação e recuperação para dependentes em drogas com Dr. Paulo Soares Gontijo; dequalidade total na fazenda com o companheiro Guilherme.

Teve treinamento da presidente juntamente com o conselho diretor na cidade deItumbiara. O fórum rotário foi o mais completo do ano rotário com 100% decompanheirismo. E marcaram presença oito governadores nesse evento.

Para estimular o companheirismo havia troca de sino o que aproximavam os rotarianos.Ficaram algumas reuniões sem o sino do clube. Por alguns dias teve no Rotary dePiracanjuba o sino do Rotary Clube Aeroporto, pois trouxe enganado pensando que era doRotary Goiânia Oeste. Foi um feliz engano, pois com essa conduta teve no clube rotarianosdo Rotary aeroporto e ficaram mais próximos.

Como realizações no ano rotário 1998/1999 destacam-se: aquisição de computadores,máquinas de escrever, microfone, relógio de parede, suporte para televisão, mesas para asmáquinas de escrever; participação no desfile no aniversário da cidade; campanhas; foiconseguida a liberação de cinco caminhões de madeira apreendida em Piracanjuba.

A barraca da festa de agosto foi tradição e não houve incidente. A escala de trabalho doscompanheiros foi rigorosamente cumprida com entusiasmo, alegria e muito trabalho.

Page 35: História do Rotary - Piracanjuba

As atividades realizadas pela Casa da Amizade foram: conhecimento em Rotary com oobjetivo maior de conhecer Rotary, Fundação Rotária e seus programas utilizando comorecursos a leitura de artigos da revista Brasil Rotário, Carta do Governador e CartilhaRotária; alfabetização de adultos: incentivou o trabalho iniciado em 1995/1996 comdoações de material escolar e lanches oferecidos pelas companheiras; assistência aosidosos: criou e incentivou programas de valorização de idosos. Assistência médica eodontológica. Doações de materiais para atendimento as necessidades dos mais carentes;obras beneficentes; cursos de culinária: com o objetivo de aprimorar o conhecimentoculinário das auxiliares domésticas. As aulas eram ministradas pelas companheiras eprofissionais da sociedade; companheirismo: fazia com que houvesse maior entrosamentoentre companheiras da Casa daAmizade promovendo jantares e chás.

Denubes disse: “Foi uma experiência inédita. Primeira mulher a dirigir um Rotary Clubeem nossa cidade. Clube esse composto totalmente de homens e dirigi com confiança,verdade e muita expectativa”, quando perguntada o que sentia de ter sido presidente doRotary Clube de Piracanjuba.

Já a presidente da Casa daAmizade Terezinha disse: “Foi uma experiência bastante ricaem termos de conhecimento, amizade, trabalho e união. Bastante gratificante estar àfrente de uma entidade que tem a sua história”.

Page 36: História do Rotary - Piracanjuba

Ano Rotário 1999/2000Presidente e Lema do Rotary Internacional

Distrito

Presidente do Rotary Clube e Presidente da Casa da Amizade

GOVERNADOR DO DISTRITO: Pedro Telemos de Sá do RC Goiânia SulCOORDENADORA DISTRITAL: Neuza Maria D. Sá

João Gonçalves PinheiroGestão: 1999/2000

Vera de Souza e SilvaGestão: 1999/2000

Carlo RavizzaMilão, Italia

Rotary 2000: Aja com Coerência,Confiança, Continuidade

Conselho Diretor Do Rotary:

1º SECRETÁRIO: Clovis Machado Junior

1º TESOUREIRO: Elis Marques

2º TESOUREIRO: Carlos Lourenço de Oliveira

1º DIRETOR DE PROTOCOLO: Ricardo Ozório

Dantas

Conselho Diretor Da Casa Da Amizade:

VICE-PRESIDENTE: Denise Maria de

Fátima Oliveira

1ª SECRETÁRIA: Vera Lúcia Rodrigues

Marques

2ª SECRETÁRIA: Nilda Pereira P. Gomes

1ª TESOUREIRA: Gleides S. de S.Castro

2ª TESOUREIRA: Anélia Mori dos Santos

1ª DIRETORA DE PROTOCOLO: Stella Maris

da S. Dantas

2ª DIRETORA DE PROTOCOLO: Afany Mª

de F. Guimarães

Page 37: História do Rotary - Piracanjuba

A posse do casal presidente João Pinheiro e Vera foi no dia da última reunião do mêsde junho de 1999. Contou com a presença do prefeito Wilson Borges, do presidente dacâmara municipal, do venerável da loja maçônica Vale das Orquídeas Hédio da CostaTrindade. Vários companheiros dos Rotary Clube de Morrinhos, Bela Vista, Uberlândia,Hidrolândia e Goiânia Oeste estiveram presentes.

As reuniões do Conselho Diretor eram realizadas na sede do clube, na primeira terça-feira de cada mês. Eram agendadas na última reunião.

As reuniões ordinárias eram conduzidas pelo Diretor de Protocolo e cada semana aordem do dia ficava a cargo de uma presidência das avenidas de serviços, ou seja, serviçosprofissionalizantes e serviços da comunidade. As reuniões festivas sempre ocorriam naúltima quarta-feira do mês onde eram comemorados os aniversários dos companheirosaniversariantes do mês. Nas reuniões ordinárias sempre davam importância a instruçãorotária e ao companheirismo.

O treinamento do casal presidente e do seu conselho diretor foi em Goiânia no centrode convenções e foi muito proveitoso. Houve o fórum rotário da área VI em Caldas Novascom grandes palestras e ótimo companheirismo. A conferência distrital foi realizada emCaldas Novas onde foram mobilizados os companheiros do RC de Piracanjuba que tiveramboa participação.

No ano rotário 1999/2000 merece destaque o Projeto “Olhos d água” que tinha oobjetivo de recuperar as nascentes. Um exemplo foi na fazenda Dina onde recuperaramnascentes.

Houve a barraca da festa de agosto com participação de todos os companheiros, ondepuderam aproveitar os momentos para aumentar os relacionamentos entre companheirosdo próprio clube de Piracanjuba e entre companheiros de clubes vizinhos.

Quando questionado sobre o sentimento de ter sido presidente do Rotary Clube dePiracanjuba, João Pinheiro disse: “Senti um crescimento de boa convivência e deaprendizado. Só não foi melhor devido meu estado de saúde naquela época”.

Page 38: História do Rotary - Piracanjuba

Ano Rotário 2000/2001Presidente e Lema do Rotary Internacional

Distrito 4770

Presidente do Rotary Clube e Presidente da Casa da Amizade

Neuraci José MalaquiasGestão: 2000/2001

Dinah Maria MalaquiasGestão: 2000/2001

Frank DevlynMéxico

Criar Consciência Ser Atuante

Conselho Diretor do Rotary:

Vice-Presidente: Joaquim Rodrigues Neto

1º Secretário: Aleir Rosa dos Santos

1º Tesoureiro: Elis Marques

1º Diretor de Protocolo: Antonino Inocêncio de Lima

Av. de Serviços à Comunidade: Djalma Xavier Gomes

Av. de Serviços Internacionais: Carlos Alberto Setemaeir

Av. Serviços Profissionais: Denubes de Souza Santos

Av. Serviços Internos: Telmo Arantes Borges

Page 39: História do Rotary - Piracanjuba

A posse do casal presidente Neuraci e Dinah foi muito animada com visita de umagrande caravana de rotarianos do RC de Morrinhos e do RC de Morrinhos Cidade dosPomares. A festiva de posse virou um grandioso baile, sendo que o companheiro Falcãode Morrinhos cantou junto com o presidente para todos. A festa durou até a madrugadae marcou história.

As reuniões do Conselho Diretor eram realizadas na residência do presidenteNeuraci. O companheirismo e a comemoração dos aniversariantes aconteciam nasreuniões festivas.

Como realizações no ano rotário 2000/2001 destacam-se: entrega de sopão na VilaSão Vicente de Paula todas as semanas em parceria com a Casa da Amizade; realizaçãodo 1º Fórum Rotário da área VI em Piracanjuba; neste mesmo período tivemos tambéma primeira governadora assistente da área VI Denubes Souza de Jesus Santos; tevetambém a visita do companheiro do RC Morrinhos Cidade dos Pomares e cantor Falcãohoje falecido.

Page 40: História do Rotary - Piracanjuba

Ano Rotário 2001/2002Presidente e Lema do Rotary Internacional

Distrito 4770

Presidente do Rotary Clube e Presidente da Casa da Amizade

GOVERNADOR DO DISTRITO: Jorge Coga Pedroso do RC de Rio Verde/GOGOVERNADOR ASSISTENTE: Nivaldo V. de Queiroz

Telmo Arantes BorgesGestão: 2001/2002

Ana Lúcia J. P. BorgesGestão: 2001/2002

Richard D. KingFremont, Califórnia, EUA

A Humanidade é Nossa Missão

Conselho Diretor Do Rotary:

VICE-PRESIDENTE: Cleodmar A. da S.

Guimarães

1º SECRETÁRIO: Elis Marques

2º SECRETÁRIO: Aleir Rosa dos Santos

1º TESOUREIRO: Carlos L. de Oliveira

2º TESOUREIRO: André Luiz Pereira Borges

1º DIRETOR DE PROTOCOLO: Joana D´arc O.

S. Santos

2º DIRETOR DE PROTOCOLO: José Honorato

S. Neto

Page 41: História do Rotary - Piracanjuba

Na posse do casal presidente Telmo e Ana Lúcia eles receberam inúmeras visitasilustres: EGD Joanildo, EGD Jair, e representantes dos seguintes clubes: RC Morrinhos, RCMorrinhos Cidade dos Pomares, RC Caldas Novas, RC Bela Vista, RC do Goiânia Oeste e RCGoiânia Sul. Teve a presença de autoridades como o prefeito, presidente da câmaramunicipal, venerável da loja maçônica Vale das Orquídeas e representando o Governadordo Distrito esteve presente o casal de GovernadorAssistente da Área VI.

Para a festiva de posse foi convidado todos os ex. presidentes do Rotary Clube dePiracanjuba e o presidente Telmo foi agraciado pela presença de quase 100% deles,inclusive os que não faziam mais parte do quadro social.

As reuniões do Conselho Diretor eram feitas mensalmente na residência do presidente.Fato curioso é que uma destas reuniões coincidiu de ser em 11 de setembro de 2001, dia doatentado as torres gêmeas nos EUA.

No ano rotário 2001/2002 havia 37 companheiros no quadro social e a preocupação dagestão era aumentar o quadro com qualidade.

As reuniões ordinárias eram sempre previamente organizadas, com a programação doano rotário. Comemoravam praticamente todas as datas comemorativas, por exemplo, diado padre convidava o padre para fazer uma palestra e assim por diante.

As reuniões festivas eram mensais e comemoravam os aniversários do mês.Palestras rápidas com convidados rotarianos e não rotarianos.O treinamento do casal presidente e seus conselhos diretor foram em Rio Verde, com a

participação de todos os membros. Fomos de Van; foi uma grande algazarra...No ano rotário 2001/2002 teve o fórum rotário da área VI. Foi no auditório da

subsecretaria de educação. Uma das palestras foi feita pela comp. Denubes. A outra pelofilho do saudoso comp. Tito de Hidrolândia, a qual foi aplaudida de pé. Receberam a visitade representantes de todos os clubes da área VI.

Mensalmente era feito um companheirismo na casa de um dos aniversariantes do mês.No final da gestão fizemos um grande companheirismo noAraguaia..

Como realizações do ano rotário 2001/2002 destacam-se: Reforma dos banheiros econstrução da calçada externa ao clube.

Sobre a barraca da festa de agosto o presidente Telmo disse que foi agraciado com amudança da lei. Não podíamos colocar barraca, e as entidades deveriam ajudar na festa doSalão Paroquial.

Page 42: História do Rotary - Piracanjuba

Ano Rotário 2002/2003Presidente e Lema do Rotary Internacional

Distrito 4770

Presidente do Rotary Clube e Presidente da Casa da Amizade

Governador Do Distrito: Carlos Alberto Do Nascimento Do Rc UberabaCoordenadora Distrital: Maria Aparecida Rocha Nascimento Do Rc Uberaba

Governador Assistente: Joaquim Fernandes Do Rc Goiânia OesteCoordenadora Assistente: Marlene Aparecida Marques Fernandes Do Rc Goiânia Oeste

Elis MarquesGestão: 2002/2003

Vera Lúcia R. MarquesGestão: 2002/2003

Bhichai RattakulTailândia

Plante Sementes do Amor

Conselho Diretor Do Rotary:

Vice-presidente: Djalma Xavier Gomes

1º Secretário: Antonino Inocêncio De Lima

2º Secretário:carlos Lourenço De Oliveira

1º Tesoureiro: Telmo Arantes Borges

2º Tesoureiro: Clovis Machado Junior

1º Diretor De Protocolo: Neuraci José

Malaquias

2º Diretor De Protocolo: Lenizia Canedo

Conselho Diretor Da Casa Da Amizade:

Vice-presidente: Nilda Pereira Gomes

1ª Secretária: Ana Lúcia J. P. Borges

2ª Secretária: Maria De Fátima Alves

1ª Tesoureira: Marilda Inocêncio De Lima

2ª Tesoureira: Zildene Rabelo G. De Lima

1ª Diretora De Protocolo: Fátima

Moustafa Mauris

Page 43: História do Rotary - Piracanjuba

Tiveram presentes na posse do casal presidente Elis e Vera os seguintes clubes: GoiâniaOeste, Bela Vista, Hidrolândia, Morrinhos e Morrinhos Cidade dos Pomares. O que maismarcou foi a participação do companheiro “Falcão” do RC de Morrinhos Cidade dosPomares que juntamente com o companheiro Neuraci e o músico Crisólito Caixetaanimaram o companheirismo após a posse, com dança de salão até 01h00min da manhã. Osgovernadores assistentes Joaquim e Marlene estiveram presentes. Foi uma grande festa.Ocorreu a inauguração do marco rotário da Casa da Amizade com placa com o nome dacoordenadora distrital Maria Aparecida Rocha Nascimento, da coordenadora assistenteMarleneAparecida Marques Fernandes e da presidente da Casa daAmizade 2002/2003 VeraLúcia Rodrigues Marques. Este marco foi representado por uma casinha cor de rosa, pois acoordenadora Cida fazia questão da cor já que tudo feito nesta gestão era rosa inclusive ouniforme.

As reuniões do Conselho Diretor aconteciam no salão do Rotary e eram mensais sendopreviamente agendadas na primeira terça de cada mês

No ano rotário 2002/2003 eram 19 companheiros. Neste ano foram tomadas algumasmedidas junto aos inadimplentes e o que reduziu o número de companheiros.

As reuniões ordinárias eram conduzidas de forma muito formal com orações iniciais eorganizadas pelo Diretor de Protocolo. As reuniões festivas eram mensais e sempre naúltima quarta feira do mês onde comemorava os aniversários do mês. Nesta gestão eracostume de cada presidente deAvenida de Serviços planejava uma reunião no mês, onde àsvezes havia palestra, outras vezes homenagens. Uma festiva marcante foi a do dia dasmães, onde buscaram mensagens de todos os filhos ausentes e sem as mães saberemprocurou-se trazer todos no dia da comemoração.O treinamento do casal presidente foi em Araxá/MG e o treinamento do Conselho Diretor

foi em Caldas Novas/GO. A conferência distrital foi realizada em Caldas Novas, ondelocamos alguns “flats” e a presença de companheiros e filhos de companheiros foi muitogrande.

Para estimular o companheirismo manteve as reuniões de companheirismohabitualmente todas as sextas feiras, uma em cada casa de companheiro.Aparticipação doanfitrião era com o carvão e a churrasqueira e cada participante levava o consumo pessoal.

Como realização do ano rotário 2002/2003 destaca-se a aquisição da máquina de tijolosque era um projeto da gestão do companheiro Neuraci. Também teve a realização doprimeiro boi no rolete (dois de uma só vez) no Piracanjuba Country Club.

Teve a barraca na tradicional festa de agosto e foi para o presidente uma experiênciaúnica que permitiu a ele a oportunidade de conhecer melhor cada companheiro logo noinicio da gestão.

As realizações da Casa da Amizade foram as seguintes: foi criado na época a Casa daAmizade Eventos que era um Buffet para arrecadar fundos. Na época foi realizado umgrande jantar para Furnas Hidrelétricas; Todos os eventos do CA Eventos, o lucro eradividido entre a Casa da Amizade e o Rotary. Na época os eventos eram concorridos ebalados e o resultado foi ótimo; foi reformado o banheiro masculino; adequação da cozinhae do estacionamento; participação na barraca da festa de agosto; pamonhadas;comemorações do dia dos pais, do dia das mães, do dia das crianças, festa natalina, páscoacom distribuição de ovos e réveillon na sede do Rotary Clube de Piracanjuba; foi realizadotambém o concurso de redação e uma grande festa junina comemorando ocompanheirismo.

Page 44: História do Rotary - Piracanjuba

Sobre o sentimento de ser presidente do Rotary Clube de Piracanjuba Elis disse: “Serpresidente de um clube composto por lideranças é no mínimo uma escola de aprendizadoque valeu por uma vida inteira. É trabalhoso, depende de tempo, mas é gratificante”.

E a presidente da Casa da Amizade Vera disse: “Fomos guiados sobre o lema plantesementes de amor, de forte significado onde floresceu as sementes da fé, da felicidade e dasolidariedade. Eu aprendi muito com minhas companheiras e comecei a dar valor ao servirvoluntariamente”.

Page 45: História do Rotary - Piracanjuba

Ano Rotário 2003/2004Presidente e Lema do Rotary Internacional

Distrito 4770

Presidente do Rotary Clube e Presidente da Casa da Amizade

GOVERNADOR DO DISTRITO: José Sebba do RC GoiâniaCOORDENADORA DISTRITAL: Ruth Sebba do RC Goiãnia

GOVERNADOR ASSISTENTE: Araken Gondim ÁvilaCOORDENADORA ASSISTENTE: Regina Lúcia Ávila

Antonino Inocêncio de LimaGestão: 2003/2004

Zildene Rabelo Guimarães de LimaGestão: 2003/2004

Jonathan B. MajiyagbeNigéria

Dê a Mão ao Próximo

Conselho Diretor Do Rotary:

Vice-preidente: João Gonçalves Pinheiro

1º Secretário: Neuraci José Malaquias

2º Secretário: Adenildo Lima Do Carmo

1º Tesoureiro: Elis Marques

2º Tesoureiro: Nilma França

1º Diretor De Protocolo: Gledson

Claudio Amorim

2º Diretor De Protocolo: Carlos Lourenço

Conselho Diretor Da Casa Da Amizade:

Vice-presidente: Vera Lúcia R. Marques

1ª Secretária: Dinah Malaquias

2ª Secretária: Maria Fátima Alves

1ª Tesoureira: Marilda Inocêncio

de Lima Borges

2ª Tesoureira: Mábia Soares De A. Moraes

1ª Diretora De Protocolo: Neide França

Page 46: História do Rotary - Piracanjuba

A posse do casal presidente Antonino e Zildene foi em 04 de julho de 2007 e teve apresença de rotarianos do RC de Bela Vista, RC Goiânia, RC Goiânia Oeste, RC Hidrolândia,RC Morrinhos, RC Morrinhos Cidades dos Pomares, RC Caldas Novas, RC Pires do Rio.Marcaram presença o prefeito municipal e companheiro José Lourenço e o presidente daCâmara Municipal Adenildo Lima do Carmo. O governador assistente da Área VI Araken e aCoordenadora distrital Regina estiveram presentes assim como familiares.

As reuniões do Conselho Diretor eram realizadas mensalmente na residência dopresidente Antonino em relatas em atas. Marcava as reuniões por telefone e nas reuniõesordinárias.

No ano rotário 2003/2004 eram 25 companheiros e para aumentar o quadro social, opresidente motivava o presidente da comissão.

As reuniões ordinárias ocorriam ma sede do Rotary e eram objetivas e programadas comcardápio simples. E as reuniões festivas eram no final do mês ou em datas que havianecessidades. Para tornar as reuniões ordinárias mais participativas mantinham ações decompanheirismo e eventos constantes, inclusive aumentando o quadro social com a possede 17 novos companheiros.

Houve treinamento do presidente junto com seu conselho diretor em Caldas Novas com apresença de 100% do conselho, sendo muito proveitoso. A conferência distrital ocorreu emGoiânia.

Para estimular o companheirismo havia trocas de sinos entre os clubes.Dentre as realizações do ano rotário 2003/2004 destaca-se: aquisição de equipamentos

como: assadeira de frangos e geladeira; construção de um galpão anexo a sede do RotaryClub de Piracanjuba; e grande participação na Campanha da Pólio.

Como realizações da Casa da Amizade tiveram: adotou uma creche para ajudar sempreque fosse possível, principalmente em datas comemorativas como: páscoa, dia dascrianças e natal; aquisição de equipamentos para a cozinha como: pratos, talheres, copos,20 forros redondos e outros forros brancos simples; fizeram campanha de cobertores efiltros; organizaram várias cestas básicas juntamente com o Rotary; fizeram dois grandesbailes: um deles foi chamado Baile das Orquídeas e foi realizado com sucesso no CountryClube em parceria com a academia de letras; o outro foi um baile em novembro também noCountry em comemoração ao aniversário de Piracanjuba.

Houve a barraca da festa de agosto e teve a ajuda da prefeitura, especialmente docompanheiro João Batista. Foi a primeira vez que começou assar frango na própria barracado Rotary.

O presidente Antonino declarou: ”Foi um aprendizado que nenhuma faculdade nosensina. Foi ótimo para minha vida” quando perguntado sobre o sentimento de ter sidopresidente do Rotary Clube de Piracanjuba.

E a presidente da Casa daAmizade Zildene disse: “Foi bom, aprendemos muito. O contatomais próximo com cada companheira é muito bom, mas não é fácil. Quando estamos àfrente de qualquer entidade é difícil”.

Page 47: História do Rotary - Piracanjuba

Ano Rotário 2004/2005Presidente e Lema do Rotary Internacional

Distrito 4770

Presidente do Rotary Clube e Presidente da Casa da Amizade

GOVERNADOR DO DISTRITO: Getúlio Naciute do RC AraguariCOORDENADORA DISTRITAL: Neuza Naciute do RC AraguariGOVERNADOR ASSISTENTE: Elis Marques do RC Piracanjuba

COORDENADORA ASSISTENTE: Vera Lúcia Rodrigues Marques do RC Piracanjuba

Cloves Machado JuniorGestão: 2004/2005

Maria de Fátima AlvesGestão: 2004/2005

Glenn E. EstessEUA

Celebremos Rotary

Conselho Diretor Do Rotary:

Vice-presidente: Antonino Inocêncio De Lima

1º Secretário: Neuraci José Malaquias

2º Secretário: Wilson R. De Lima

1º Tesoureiro: Joaquim Pires Neto

2º Tesoureiro: Carlos L.oliveira

1º Diretor De Protocolo: Benedito

Aparecido Dias

2º Diretor De Protocolo: Elis Marques

Conselho Diretor Da Casa Da Amizade:

Vice-presidente: Zildene Rabelo

1ª Secretária: Denise Maria De

Fátima Oliveira

2ª Secretária: Terezinha Barbosa Pimenta

1ª Tesoureira: Fátima Mustafa Zenate

2ª Tesoureira: Ediluciene Divina Borges

1ª Diretora De Protocolo: Marilda

Inocêncio Lima

Page 48: História do Rotary - Piracanjuba

A posse do casal presidente Clóvis e Maria de Fátima foi concorrida com a presença deautoridades municipais e convidados dos clubes vizinhos. Teve a presença de 100% doscompanheiros do clube. Foi uma posse muito tranqüila e com grandes emoções. Fizerampresentes visitantes de Morrinhos, Bela Vista, Hidrolândia, muitos amigos, parentes,vizinhos, filhos e membros das maçonarias Vale das Orquídeas e Luz e Virtude.

As reuniões do Conselho Diretor eram feitas mensalmente com registro em ata. E eramconvocadas nas reuniões ordinárias.

No ano rotário 2004/2005 tinha 38 companheiros. Houve diminuição do quadro social,pois tinha havido um aumento sem qualidade. Foram admitidos quatro companheiros comqualidade.

As reuniões ordinárias eram conduzidas de acordo com o protocolo. Sempre muitoparticipativas, quase sempre com palestras. Procurava comemorar todas as datas festivas,concedendo diplomas de amizade rotária a vários profissionais de destaque na cidade. Asreuniões festivas eram realizadas no final do mês com comemoração dos aniversários. Paraas reuniões serem mais participativas, quase sempre tinha atração diferente no sentido demotivar os companheiros a comparecer.

O treinamento do presidente e do conselho diretor foi em Itumbiara e foi muito bom porser objetivo.Aconferência distrital foi emAraxá/MG e foi em comemoração de cem anos dafundação do Rotary Internacional. Para estimular o companheirismo, fizeram visitas aclubes vizinhos. Estimulo a interação entre os clubes com boi no rolete e disputa de futebolnos finais de semana.

Dentre as realizações no ano rotário 2004/2005 destacam-se: reforma da frente do clube;colocação do forro no salão social do Rotary Clube de Piracanjuba; confecção de duas mesaspara compor a mesa de trabalho; aquisição de aparelho de som; aquisição de um titulo PaulHarris; aquisição de máquina de lavar industrial para o abrigo Rita Farias (Projeto desubsídio equivalente da Fundação Rotária); homenagens as pessoas profissionais dedestaque na sociedade; boi no rolete em comemoração dos 100 anos do Rotary.

Como realizações da Casa da Amizade fizeram: confecção de vinte forros redondos,cinqüenta forros brancos pequenos, vinte e quatro cobre manchas e três forros grandes paraas mesas grandes; compra de panos de prato, forro de cozinha; aquisição de um fornoelétrico; reforma da cozinha; participação na barraca da festa de agosto com pamonhada;homenagem aos professores do clube presentes em festiva em outubro; várias festas como:para as crianças, de aniversário do Rotary, de natal e ano novo, festa de natal no abrigo,para as mães, festa de carnaval no clube, festa da páscoa, festa junina; festa para os paisem agosto e grande festa em comemoração dos 100 anos de Rotary; aquisição de duas caixaspara guardar os forros; compra de vasilhas para cozinha; foi feito um churrasco com chopppara os membros do clube; homenagem aos ex. presidentes; compra de presentes paratodos os companheiros 100% e diretoria. O CA Eventos realizou vários coquetéis,aniversários, casamentos, reuniões e outros eventos e festas. Teve a barraca da festa deagosto e foi muito bom, tanto em participação dos companheiros quanto em arrecadação.

Questionado sobre o sentimento de ter sido presidente do Rotary Clube de PiracanjubaClóvis disse: “Foi uma experiência muito válida, pois administrar lideres e voluntários comêxito é sinal de competência”.

Já a presidente da Casa da Amizade Maria de Fátima disse: “Não foram poucos osobstáculos surgidos, mas a união entre as companheiras fez com que os mesmos setornassem facilmente transpostos. Acredito que muitos se beneficiaram com a gestão2004/2005”.

Page 49: História do Rotary - Piracanjuba

Ano Rotário 2005/2006Presidente e Lema do Rotary Internacional

Distrito 4770

Presidente do Rotary Clube e Presidente da Casa da Amizade

GOVERNADOR DO DISTRITO: Napoleão Alves Neto do RC JataíCOORDENADORA DISTRITAL: Ireni Souza Alves do RC JataíGOVERNADOR ASSISTENTE: Paulo Tárcio do RC Morrinhos

COORDENADORA ASSISTENTE: Maria Martins de Souza do RC Morrinhos

Carlos Alberto SetemaierGestão: 2005/2006

Elaine Monteiro do Nascimento SetemaierGestão: 2005/2006

Carl-Wilhelm StenhammarSuécia

Dar de Si, Antes de Pensar em Si

Conselho Diretor Do Rotary:

VICE-PRESIDENTE: Clóvis Machado Júnior

1º SECRETÁRIO: Antonino Inocêncio de Lima

2º SECRETÁRIO: Noron Aparecido Ribeiro

1º TESOUREIRO: Benedito Aparecido Dias

2º TESOUREIRO: Carlos F. de Oliveira

1º DIRETOR DE PROTOCOLO: Elis Marques

2º DIRETOR DE PROTOCOLO: Joaquim Pires

Neto

Conselho Diretor Da Casa Da Amizade:

VICE-PRESIDENTE: Maria de Fátima Alves

1ª SECRETÁRIA: Zildene Rabelo Guimarães

2ª SECRETÁRIA: Nelma Elias

1ª TESOUREIRA: Denise Maria de Fátima

Oliveira

2ª TESOUREIRA: Terezinha B. Pimenta

1ª DIRETORA DE PROTOCOLO: Vera Lúcia

Rodrigues Marques

Page 50: História do Rotary - Piracanjuba

O ano rotário 2005/2006 iniciou com a posse do casal presidente Carlos e Elaine queteve mais de 250 pessoas incluindo convidados de clubes vizinhos. Contaram com apresença do prefeito da cidade e vários vereadores. Várias outras autoridadescompareceram inclusive presidentes de vários clubes e governadores. Filhos, parentes eamigos tiveram presentes nesta festa bonita e feita com muito carinho e companheirismo.

As reuniões do Conselho Diretor eram realizadas na casa do presidente Carlos. Todareunião era feita uma ata e eram reuniões mensais e os membros do conselho eramavisados por telefone.

Tinham no clube 35 companheiros. E os nomes dos novos companheiros indicados eramlevados ao conselho e lá era aprovado ou não.As indicações eram através de amizades.

As reuniões ordinárias iniciavam com uma oração que era a oração do clube. Em seguidahavia a saudação ao pavilhão nacional e depois a pauta do dia. E por fim o cardápio danoite. As reuniões festivas eram feitas mensalmente com várias brincadeiras ecomemorações dos aniversariantes do mês que recebiam lembranças. Para tornar asreuniões mais participativas elas eram conduzidas com muito companheirismo. Fizerampalestras diversas e tinha informação rotária que em cada mês era conduzida por umcompanheiro com temas diversos.

O treinamento do presidente e todo o conselho diretor foi em Caldas Novas. Teve umfórum rotário em Pires do Rio, onde as palestra foram sobre família e fundação rotária.Houve sorteios, brincadeiras e um almoço muito bem servido e todos os clubes da área VIcompareceram.Aconferência distrital foi em Caldas Novas com abertura na 5ª feira à noitee término no domingo com um culto ecumênico. O Rotary Clube de Piracanjuba contou comuma freqüência excelente e hospedaram todos em um hotel onde fizeram umcompanheirismo com muita alegria.

Para realização de companheirismo os aniversários eram feitos nas casas doscompanheiros. Eram feitos almoço nos domingos e eventos. Cada evento era nomeadoquatro casais para a organização. O sino ou a bandeira era levado em cada clube quevisitavam.

No ano rotário 2005/2206 realizaram o seguinte: reforma da cozinha; confecção decortinas para todo o clube; fizeram vários forros para as mesas; fizeram doações de filtros ecestas básicas; realizaram passeatas de combate à dengue; realizaram a festa do Havaí; eparticiparam da campanha da Pólio Plus.Como realizações da Cada da amizade destacam-se: com o bufê do CAEventos realizaram

vários eventos para a prefeitura, casamentos, aniversários, posses e outros. Realizarambazar, pamonhada, festas que ajudaram financeiramente para confecção de forrosredondos e quadrados além de cobre manchas.A tradicional barraca da festa de agosto ocorreu muito bem com a colaboração da maioria

dos companheiros.Carlos declarou: “Foi uma grande realização. Quando fui eleito achei que não

conseguiria, mas deu tudo certo com Deus na minha frente e a colaboração dos meuscompanheiros. Consegui realizar minhas metas e cresci muito neste ano”, quandoquestionado o que sentia de ter sido presidente do Rotary Clube de Piracanjuba.

E a presidente da Casa da Amizade disse: “Foi uma grande lição de vida. Aprendi muito eensinei muito também. Aprendi a conhecer melhor as pessoas e elas a mim. Só tenho aagradecer a Deus todos os dias, porque mim sinto realizada por ter conseguido realizarminhas metas”.

Page 51: História do Rotary - Piracanjuba

Ano Rotário 2006/2007Presidente e Lema do Rotary Internacional

Distrito 4770

Presidente do Rotary Clube e Presidente da Casa da Amizade

Governador Do Distrito: Johannes A.m. Kasbergen Do Rc Cerrado De Uberaba/ MgCoordenadora Distrital: Maria D´lourdes Kasbergen Do Rc Cerrado De Uberaba/ Mg

Governador Assistente: Laerte Sás Do Rc Caldas NovasCoordenadora Assistente: Ana Maria Sás Do Rc Caldas Novas

Manoel Geraldo DiasGestão: 2006/2007

Fátima Cavalcante de SouzaGestão: 2006/2007

William B. BoydrNova Zelândia

Mostremos o Caminhoi

Conselho Diretor Do Rotary:

VICE-PRESIDENTE: Carlos Alberto Setemaier

1º SECRETÁRIO: Gledson Claúdio Amorim

2º SECRETÁRIO: Thomaz Júnior

1º TESOUREIRO: Thomaz Júnior

2º TESOUREIRO: Ademir Ferreira

1º DIRETOR DE PROTOCOLO: Noron Ribeiro

2º DIRETOR DE PROTOCOLO: Marcos César

Conselho Diretor Da Casa Da Amizade:

VICE-PRESIDENTE: Elaine M. Setemaier

1ª SECRETÁRIA: Marilda Inocêncio Lima

2ª SECRETÁRIA: Alessandra Aparecida Sá

1ª TESOUREIRA: Gecilaine F. Rodrigues

2ª TESOUREIRA: Rita Rodrigues

1ª DIRETORA DE PROTOCOLO: Vera Lúcia

Rodrigues Marques

Page 52: História do Rotary - Piracanjuba

A posse do casal presidente Manoel Dias e Fátima foi uma grande festa. Contou com apresença de autoridades locais como: prefeito e 1ª dama, presidente da câmara,secretário de educação, delegado de polícia, tenente, presidente da OAB. Presença declubes vizinhos como: Morrinhos, Bela Vista, Goiânia, Hidrolândia, Caldas Novas e Pires doRio que trouxe a maior caravana. Os familiares também estiveram presentes.

As reuniões do Conselho Diretor eram realizadas na residência do presidente Manoel Diasuma vez por mês. E eram avisadas nas reuniões ordinárias e se necessário convocava oscompanheiros por telefone.

No ano rotário 2006/2007 havia 31 companheiros. Para aumentar o quadro socialconvidava pessoas para visitar o clube e tinha a idéia de cada rotariano trazer mais um.

As reuniões ordinárias eram conduzidas normalmente. Seguia a praxe das reuniões e asmesmas eram realizadas na sede do Rotary Clube de Piracanjuba.As reuniões festivas erammensais e comemorativas com homenagens e brindes. Para tornar as reuniões maisparticipativas fizeram várias palestras abordando temas da atualidade como: saúde,educação, drogas e outros.

O treinamento do presidente e do conselho diretor ocorreu em Caldas Novas e foi muitoproveitoso. Ocorreu um fórum rotário em Itumbiara e a comédia foi que doiscompanheiros, sendo o André Borges e o EGD Joanildo, ficaram perdidos na cidade doRochedo. A conferência distrital realizou-se em Uberaba/MG na casa do folclore. Opresidente Manoel Dias contou com a única presença do grande companheiro Djalma XavierGomes. O que mais chamou a atenção foi o projeto “protegendo a água”.

O presidente não gostava da brincadeira de troca de sino e para estimular ocompanheirismo o presidente ligava para cada aniversariante a fim de cumprimentá-los.As realizações do ano rotário 22006/2007 foram: projeto cidade limpa com distribuição de

4000 sacolas para veículos; projeto da lei visando organizar, normalizar, controlar arealização de festas e o funcionamento dos estabelecimentos noturnos; construção dacobertura da entrada da sede do Rotary Clube de Piracanjuba.Dentre as realizações da Casa da Amizade destaca-se: tiveram como meta ajudar a APAE;

fizeram à tradicional pamonhada na barraca da festa de agosto; mantiveram o CA Eventosna ativa; adquiriram um freezer e um fogão; reposição de copos da festa de agosto bemcomo do CA Eventos; fizeram vinte cobre manchas vermelhos; fizeram doações para acreche Mundo Mágico e realizaram festas das crianças naAPAE e na creche.

A barraca da festa de agosto ocorreu normalmente e foi muito bom com 100% departicipação dos companheiros.

Manoel Geraldo Dias disse: “Sinto-me feliz. Aprendi muito e ensinei muito, comsimplicidade e humildade”, quando questionado sobre o que sente por ter sido presidentedo Rotary Clube de Piracanjuba.

Já Fátima Cavalcante de Souza declarou: “Gostei muito. Ganhei experiência. Aprendi alidar com pessoas que é uma tarefa difícil.Aprendi muitas coisas”, ao referir ao sentimentoque possuía de ter sido presidente da Casa daAmizade.

Page 53: História do Rotary - Piracanjuba

Ano Rotário 2007/2008Presidente e Lema do Rotary Internacional

Distrito 4770

Presidente do Rotary Clube e Presidente da Casa da Amizade

GOVERNADOR DO DISTRITO: Araken Gondim Ávila do RC GoiâniaCOORDENADORA DISTRITAL: Regina Lúcia Araújo Ávila do RC Goiânia

GOVERNADOR ASSISTENTE: Nelson Domingos Netto do RC Caldas NovasCOORDENADORA ASSISTENTE: Ana Maria Rabelo do RC Caldas Novas

André Luiz Pereira BorgesGestão: 2007/2008

Marilda Inocêncio de Lima BorgesGestão: 2007/2008

Wilfrid J. WilkinsonCanadá

Rotary Compartilha

Conselho Diretor Do Rotary:

Vice-presidente: Manoel Geraldo Dias

1º Secretário: Thomaz Aquino De Sá Júnior

2º Secretário: Antonino Inocêncio De Lima

1º Tesoureiro: Roberto Pires

2º Tesoureiro: Lúcio Honorato

1º Diretor De Protocolo: Marcos Cézar

De Oliveira

2º Diretor De Protocolo: Noron Riberio

Conselho Diretor Da Casa Da Amizade:

Vice-presidente: Fátima Aparecida

Cavalcante

1ª Secretária: Alessandra Aparecida Silva

2ª Secretária: Ediluciene Divina Borges

1ª Tesoureira: Zildene Rabelo G. De Lima

2ª Tesoureira: Terezinha Pimenta Barbosa

1ª Diretora De Protocolo: Gecilaine De

Fátima Rodrigues

Page 54: História do Rotary - Piracanjuba

Na posse do casal presidente André Borges e Marilda estiveram presentes váriasautoridades como o prefeito Naudiomar e sua esposa Gláucia, vereadores. Teve ocompanheirismo dos rotarianos de cidades vizinhas, representantes das maçonarias e outrasentidades.Além da presença dos familiares do casal presidente e amigos.

As reuniões do Conselho Diretor eram a cada 2 meses e o próprio presidente avisava aoscompanheiros pessoalmente ou por telefone.

Havia 33 companheiros e para a entrada de novos companheiros eram feitos convites àspessoas conhecidas para as reuniões.

As reuniões ordinárias sempre eram feitas na sede do clube. Invocava o nome de Deus acada inicio das reuniões e seguia o protocolo. Sempre teve o cardápio do jantar com os nomesdas damas da Casa da Amizade responsáveis pelo mesmo. As reuniões festivas eram semprena última quarta do mês. Fizeram muitas homenagens a pessoas ilustres da nossa cidade eprofissionais liberais. As festivas eram muito alegres e lotava o clube. Para tornar a reuniãoordinária mais participativa o presidente fazia questão da presença dos companheiros eaquele que faltava sempre entrava em contato com ele. Além disso, o presidente tinha ocostume de ficar na entrada do clube para receber os companheiros e visitantes, sempremostrando o quanto a presença de todos os companheiros nas reuniões.

O treinamento do casal presidente e seus conselhos diretor foram em Caldas Novas e foitudo ótimo. Ocorreu um fórum rotário em Catalão, onde reuniu três áreas e esteve presentesó o casal presidente André Borges e Marilda. A conferência distrital foi em Caldas Novas etiveram presentes além do casal presidente os seguintes companheiros: Doriocan e Denubes,Elis Marques e Vera, Manoel e Fátima, Carlos Setemaier e Elaine,Antonino, Thomaz Júnior.Como realizações do ano rotário 2007/2008 destacaram-se: caminhada ecológica, catando

lixo daqui até o povoado de Areias onde encontraram os companheiros do Rotary Clube deBela Vista que também vieram catando lixo nas margens da rodovia em parceria com aMaçonaria Vale das Orquídeas; fizeram várias reuniões para a elaboração da Lei Seca dePiracanjuba, com a presença de autoridades como o Juiz de Direito Dr. Felipe e o tenente ecompanheiro Renato Balduíno, além de representantes de outras entidades como OAB emaçonarias; conseguiram 1000(mil) mudas de árvores com a parceria do Rotary GoiâniaOeste e a Prefeitura de Piracanjuba; homenagearam o ex. presidente já falecido Hugo Vargascolocando uma placa com o nome de Tribuna Hugo Vargas Batista dos Santos para a tribuna doRotary Clube de Piracanjuba, convidando todos os familiares (esposa e filhos) de Hugo Vargaspara a homenagem.

Dentre as realizações da Casa da Amizade tiveram: adotou um casal de idoso que mora noSetor Lima doando uma cesta básica todo mês; distribuíram várias cestas básicas a pessoascarentes; ajudaram duas creches: a Sonho Angelical e a Mundo Mágico, doando cortinas eroupas de cama. Além de doações para as festas comemorativas: páscoa, dia das mães, diada criança e natal; o CA Eventos esteve sempre presente e ajudando nas realizações dosobjetivos e metas; nas reuniões das damas da Casa da Amizade nas quartas feiras elasconfeccionavam uma coxa de fuxico que foi doada para a conferência distrital; adquiriramuma geladeira duplex com dinheiro do CA Eventos, que até hoje está na cozinha do RotaryClube de Piracanjuba

Teve a tradicional barraca da festa de agosto e foi um sucesso. Foi o ano que começou como 1º boi no rolete na barraca. Fez muito companheirismo.

André Borges declarou: “Gostei muito, pois tornei uma pessoa mais conhecida. Sempresenti útil, onde pude fazer algo pela minha comunidade. Sem falar que cresci como pessoa eaprendi muito”, quando perguntado o que sentia por ter sido presidente do Rotary Clube dePiracanjuba.

Page 55: História do Rotary - Piracanjuba

Já a presidente da Casa da Amizade Marilda disse: “Sei que poderia ter feito mais, porémsinto que fiz um trabalho com marcas que me fez crescer como pessoa. Tornei uma pessoamais flexível e tolerante”.

Page 56: História do Rotary - Piracanjuba

Ano Rotário 2008/2009Presidente e Lema do Rotary Internacional

Distrito 4770

Presidente do Rotary Clube e Presidente da Casa da Amizade

Governador Do Distrito: Antônio José De Oliveira Do RcCoordenadora Distrital: Wilce Mourão De Oliveira Do Rc

Governador Assistente: Silvio Luis Ribeiro Do Rc Morrinhos Cidade Dos PomaresCoordenadora Assistente: Lúcia De Souza Silveira Ribeiro Do Rc Morrinhos Cidade Dos

Pomares

Thomas Aquino de Sá JuniorGestão: 2008/2009

Alessandra Aparecida da Silva SáGestão: 2008/2009

Dong Kurn LeeCoréia

Realizemos os Sonhos

Conselho Diretor Do Rotary:

VICE-PRESIDENTE: André Luiz P. Borges

1º SECRETÁRIO: Clovis Machado Júnior

2º SECRETÁRIO: José de Souza Neto

1º TESOUREIRO: Antonino I. de Lima

2º TESOUREIRO: Roberto Pires da Costa

1º DIRETOR DE PROTOCOLO: André Dias

da Silva

2º DIRETOR DE PROTOCOLO: Elis Marques

Conselho Diretor Da Casa Da Amizade:

VICE-PRESIDENTE: Marilda I. de Lima Borges

1ª SECRETÁRIA: Tatiane A. P. Romano

2ª SECRETÁRIA: Rosana T. de Sá Honorato

1ª TESOUREIRA: Eliane Rosa da S. e Souza

2ª TESOUREIRA: Terezinha Pimenta

1ª DIRETORA DE PROTOCOLO: Alessandra

Oliveira de Abreu

Page 57: História do Rotary - Piracanjuba

Foi uma posse linda e marcada com muitas autoridades presentes na data comopresidente da câmara, prefeito municipal, companheiros do Rotary Clube de Morrinhos, deMorrinhos Cidade dos Pomares, Rotary de Hidrolândia, Rotary de Aparecida, Rotary doGoiânia Oeste representado pelo EGD Joanildo Melquides de Jesus. Além da presença dogovernador assistente da área VI o companheiro Silvio Luiz Ribeiro.

Havia duas reuniões do Conselho Diretor por mês, realizadas na residência dopresidente e eram feita uma ata em cada reunião. Os companheiros do conselho eramavisados na reunião da quarta feira anterior.

No ano rotário 2008/2009 tinha 37 companheiros e para aumentar o quadro socialconvidava as pessoas para participarem das reuniões e buscavam tornar as reuniões maisatrativas com palestras. E o Conselho Diretor ajudava muito o presidente Thomaz Júnior.

As reuniões ordinárias começavam com a leitura da Bíblia, depois o companheiroprotocolo fazia seus anúncios como: secretaria, tesouraria, companheirismo, não tendoinstrução rotária e posteriormente alguns companheiros usava a tribuna para fazer algunscomunicados e noticias.As reuniões eram feitas na sede do clube com começo as 20h00mine termina aproximadamente às 21h30min, sempre com um gostoso jantar decompanheirismo. Tinha belas reuniões festivas com lindos arranjos das damas da Casa daAmizade. As festivas eram sempre na última semana do mês e tinha homenagens aosaniversariantes do mês com lindos presentes. As reuniões festivas eram mais rápidas emenos burocráticas que as ordinárias, dando mais tempo ao companheirismo.

Para tornar as reuniões participativas sempre havia palestras com palestrantes de outrasáreas, de outros clubes ou até mesmo com palestras de ótimos companheiros do próprioclube que são lideres em suas áreas ocupacionais como: dentistas, pecuaristas,comerciantes, médicos, dentre outras profissões. Como são lideres na comunidade sempreenvolviam cada vez mais os companheiros no clube.

O treinamento do casal presidente e de todo o conselho diretor ocorreu emAraporã/MG.Teve 100% de presença do conselho e foi uma grande experiência em Rotary comexcelentes palestrantes sobre vários assuntos. Teve o fórum rotário em Piracanjuba/GO.Começou com um belo café da manhã servido pelas damas da Casa da Amizade e depois foia abertura do fórum pelo governador do distritoAntônio José.As palestras começaram comum companheiro do Rotary de Hidrolândia que foi o juiz federal Fernando Cleber de AraújoGomes com o tema “A FAMÍLIA ROTÁRIA”, depois foi a vez do companheiro e prefeito deMorrinhos Cleomar Gomes de Freitas do Rotary de Morrinhos Cidade dos Pomares e o temafoi “RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO E NA VIDA”. Em seguida Luzimar Ribeiro de Faria,consultora do SEBRAE que falou sobre o tema: “INTEGRAÇÃO PARA O TRABALHO EMROTARY”. Foi um fórum muito organizado e com grande participação dos companheiros. Ofórum teve a participação de vários clubes vizinhos como: Caldas Novas, Morrinhos,Morrinhos Cidade dos Pomares, Ipameri e outros. O fórum foi encerrado com um deliciosoalmoço com boi no rolete na sede do Rotary Clube de Piracanjuba. A conferência distritalfoi em Caldas Novas e o companheirismo foi excelente.

A freqüência de companheiros nas reuniões no ano rotário 2008/2009 era em média 90%de presença. Faziam com freqüência nas sextas feiras as comemorações de aniversáriosnas residências dos companheiros e quando não tinham inventavam companheirismo. Àsvezes, em visitas aos clubes vizinhos, os rotarianos pegavam o sino dos clubes paraposteriormente aguardar a visita dos companheiros vizinhos.

Page 58: História do Rotary - Piracanjuba

Como realizações no ano rotário 2008/2009 destacam-se: o primeiro evento que tiveramfoi a barraca da festa de agosto, onde teve o boi no rolete que foi um sucesso; depois teve avacinação contra a paralisia infantil; foi feito a primeira participação do Rotary Clube nodesfile do aniversário de Piracanjuba, onde desfilaram os companheiros com faixas,cartazes e até um carro alegórico com a participação das damas da Casa da Amizade e osfilhos de rotarianos; participação em passeata e gincana de combate a dengue, gincanaesta realizada na praça do relógio: o Rotary doou as medalhas e os troféus; participação empalestras educativas de rotarianos nas escolas municipais e estaduais de Piracanjuba;participação no XVII Concurso de Redação Prof. David da Silva Mauriz oferecendo umafestiva para a entrega das premiações; com a verba arrecadada na barraca da festa deagosto foi feita a reforma da sede do Rotary Clube de Piracanjuba, para que pudessemreceber melhor os companheiros e também para a realização de grandes eventos; foiconstruído rampa de acesso na entrada do clube, bem como construiu um banheiroadequado a deficientes, além de pintura de todo o clube; tiveram vários eventos na sededo clube com grande participação da Casa da Amizade pois sem elas nada seria possível. Odinheiro arrecadado desses eventos era repassado em forma de cestas básicas para aspessoas mais carentes.

Como realizações da casa da amizade destacam-se: doação de uma antenaparabólica para o Lar de Idosas Rita de Cássia; construção de uma sala de reunião para asdamas da Casa da Amizade; bazar de roupas usadas; pamonhada beneficente; doação decestas básicas; aquisição de armário para cozinha e forros para cobre manchas pretos;doações para a creche em datas comemorativas; realização de ceresta para angariarfundos; contribuição para a reforma do salão do Rotary.

Teve a barraca da festa de agosto com muito esforço de alguns companheiros namontagem da barraca e depois nas lindas noites de festa. Os companheiros eram escaladosem cada noite para trabalharem como garçons.

Perguntado sobre o sentimento de ter sido presidente do Rotary Clube de Piracanjuba,Thomaz Júnior disse: “Cresci muito quando fui presidente e tive muitas experiências boas.Agradeço a todos os companheiros que tiveram junto comigo e quem sabe poderei sernovamente presidente”. Já a presidente da Casa da Amizade Alessandra disse: Para mimser presidente é doação, companheirismo e amizade .

“”

Page 59: História do Rotary - Piracanjuba

Ano Rotário 2009/2010Presidente e Lema do Rotary Internacional

Distrito 4770

Presidente do Rotary Clube e Presidente da Casa da Amizade

GOVERNADOR DO DISTRITO: Nelson Marra de Oliveira do RC IpameriCOORDENADORA DISTRITAL: Elza Maria M. de Oliveira do RC Ipameri

GOVERNADOR ASSISTENTE: Paulo Renato do RC MorrinhosCOORDENADORA ASSISTENTE: Marli do RC Morrinhos

Leandro César Pinheiro RomanoGestão: 2009/2010

Tatiane Aparecida P. RomanoGestão: 2009/2010

John KennyEscócia

O Futuro do Rotary Está em Suas Mãos

Conselho Diretor Do Rotary:

VICE-PRESIDENTE: Thomaz A. de S. Júnior

1º SECRETÁRIO: Denubes S. de J. Santos

2º SECRETÁRIO: Clóvis M. Júnior

1º TESOUREIRO: Antonino I. de Lima

2º TESOUREIRO: José de Souza Neto

1º DIRETOR DE PROTOCOLO: Jovair

Antônio Pontes dos Santos

2º DIRETOR DE PROTOCOLO: Benedito

Aparecido Dias

Conselho Diretor Da Casa Da Amizade:

VICE-PRESIDENTE: Alessandra A. da S. Sá

1ª SECRETÁRIA: Vera Maria de Souza

2ª SECRETÁRIA: Thais Schiavinato Borges

1ª TESOUREIRA: Eliane Rosa da S. e Souza

2ª TESOUREIRA: Zildene R. G. de Lima

1ª DIRETORA DE PROTOCOLO: Marilda

Inocêncio de Lima Borges

2ª DIRETORA DE PROTOCOLO: Renata

de Oliveira e Silva

Page 60: História do Rotary - Piracanjuba

O ano rotário 2009/2010 iniciou com uma posse do casal presidente Leandro eTatiane marcada pela emoção. Naquela data teve presentes companheiros de oito RotarysClubes: Morrinhos, Morrinhos Cidade dos Pomares, Bela Vista, Hidrolândia, Aparecida deGoiânia, Goiânia Norte, Caldas Novas, Caldas Novas Águas Quentes. Estavam presentes oprefeito de Piracanjuba, dois vereadores, o delegado, os veneráveis das Lojas MaçônicasLuz e Virtude e Vale das Orquídeas. Dos clubes visitantes estavam presentes cincopresidentes.

As reuniões do Conselho Diretor ocorriam mensalmente na residência do presidente. Eavisava os companheiros da reunião do conselho nas próprias reuniões ou por telefone.

No inicio do ano rotário eram 32 e no final passou para 43 companheiros. Para atrairnovos companheiros usou o marketing positivo do clube, além de ações na comunidade,matérias em jornais e participação em eventos sociais.

As reuniões iniciavam com um trecho da Bíblia e seguia a reunião cumprindo o protocolode Rotary. Para terminar a reunião, o presidente contava uma história (parábola) e sempretinha os jantares após as reuniões. As reuniões festivas eram mensalmente. Faziambrincadeiras, sorteio de brindes, comidas típicas, presentes aos aniversariantes,homenagens às profissões como: veterinários, médicos, odontologos e outros. Para asreuniões tornarem participativas teve inúmeras palestras como: saúde pública, prevençãode doenças, alimentação. Além disso, traziam problemas de toda a cidade para seremdiscutidas em nossas reuniões apresentando sugestões. E o presidente delegava funçõesenvolvendo o máximo de companheiros nas atividades do clube.

O treinamento do casal presidente e dos companheiros de seus Conselhos Diretores foiem Araporã/MG. Foi excelente para que todos pudessem ter uma noção de todanormatização e funções do Rotary. Não teve fórum rotário em Piracanjuba neste ano. Aconferência distrital ocorreu em Caldas Novas no Hotel Di Roma e estiveram presentes 36companheiros. O Rotary Clube de Piracanjuba teve participação efetiva na organização daconferência, por exemplo, no culto ecumênico o Rotary levou a banda de violeiros dePiracanjuba a pedido do governador de distrito Nelson Marra que recebeu uma homenagemdesta banda na festiva de sua visita no clube.

Para aumentar o companheirismo fizeram festas em casas de companheiros como nachácara do companheiro Elis e Vera Marques e na casa dos companheiros Doriocan eDenubes. Tiveram a presença de várias delegações de companheiros dos clubes de nossaárea, pois sempre que visitam esses clubes traziam os sinos.

Dentre as realizações do ano rotário 2009/2010 tiveram: mutirão da saúde: parceria doRotary Club de Piracanjuba, Prefeitura de Piracanjuba e Associação do Pai Eterno e foramatendidas 1.391 pessoas; ajuda ao manejo ambiental para o combate a dengue;homenagem aos desembargadores filhos da nossa terra, dentre eles: Ney Teles, Carlos Elise Geraldo G., sendo uma parceria do Rotary com a Câmara Municipal e a Academia deLetras; campanha pela Ética e Moral contra a corrupção; patrocínio de coletes para aSecretaria da Saúde para a campanha H1N1, conhecida como gripe suína; campanha dedoação de sangue para o Hospital Araújo Jorge; colocação da sede do clube como posto devacinação da campanha Pólio Plus; distribuição de mudas de árvores; viabilização dafábrica de tijolos, sendo uma parceria de Rotary com a Prefeitura e a Agência Prisional;doação de colchões para as creches; apoio à Casa deApoio Paixão Pela Vida; distribuição decestas básicas e campanha Natal solidário com o tema “Seja Feliz e faça alguém feliz”.

Page 61: História do Rotary - Piracanjuba

Como realizações da Casa da Amizade destacam-se: campanha de doações de cestasbásicas; aquisição dos seguintes equipamentos: fogão, ventilador, purificador de água,dois jogos de forro de plásticos, caldeirão de cozinhar pamonha, espremedor de batata,vasilha de repor comida, um jogo de forro vermelho, um jogo de forro preto, jogos decopos, guardanapos vermelhos.

Teve a barraca da festa de agosto e o presidente contou com s colaboração doscompanheiros e das damas da Casa da Amizade. Foi um grande companheirismo, mas foibem difícil para o presidente Leandro que sofreu um acidente à pouco tempo e estava como braço imobilizado.

Leandro disse: “Para resumir farei minhas as palavras do maior educador que já pisou naterra, Jesus Cristo, que disse: Não há maior amor do que aquele que vive para servir”,quando questionado sobre o que sentia por ter sido presidente do Rotary Clube dePiracanjuba.

Já a presidente da Casa da Amizade Tatiane declarou: “Foi muito bom para o meuengrandecimento pessoal” ao falar do sentimento de ter sido presidente.

Page 62: História do Rotary - Piracanjuba

Ano Rotário 2010/2011Presidente e Lema do Rotary Internacional

Distrito 4770

Presidente do Rotary Clube e Presidente da Casa da Amizade

GOVERNADOR DO DISTRITO: João Maluf Franco do RC Frutal/MGCOORDENADORA DISTRITAL: Adriana Novaes Rodrigues do RC Frutal/MGGOVERNADOR ASSISTENTE: André Luiz Pereira Borges do RC Piracanjuba

COORDENADORA ASSISTENTE: Marilda Inocêncio de Lima Borges do RC Piracanjuba

Benedito Aparecido DiasGestão: 2010/2011

Ediluciene Divina BorgesGestão: 2010/2011

Ray KlinginsmithMissouri, EUA

Fortalecer Comunidades, Unir Continentes

Conselho Diretor Do Rotary:

Vice-preidente: Leandro César P. Romano

1º Secretário: Leonardo H. A. Nascimento

2º Secretário: Thomaz A. De S. Júnior

1º Tesoureiro: Antonino I. De Lima

2º Tesoureiro: Braz Dos R. D. Pinheiro

1º Diretor De Protocolo: Jovair Antônio

Pontes Dos Santos

2º Diretor De Protocolo: Eduardo

Pinheiro Lemes

Conselho Diretor Da Casa Da Amizade:

Vice-presidente: Tatiane A. P. Romano

1ª Secretária: Rosimeire Borges Da Silva

2ª Secretária: Vera Maria De Souza

1ª Tesoureira: Eliane Rosa Da S. E Souza

2ª Tesoureira: Denise Maria De F. Oliveira

1ª Diretora De Protocolo: Vera Lúcia

Rodrigues Marques

2ª Diretora De Protocolo: Fátima Mustafa

Zenat Mauriz

Page 63: História do Rotary - Piracanjuba

A posse do casal presidente Benedito e Ediluciene foi no dia 24 de junho de 2010. Estavampresentes os familiares e os companheiros do Rotary Club de Morrinhos Cidade dosPomares, do Rotary Club Morrinhos, Bela Vista, Hidrolândia, Aparecida de Goiânia e doRotary Club Goiânia Oeste.Além do casal de governador assistenteAndré Borges e Marilda,estiveram outras autoridades como: o EGD 1978/1979 Filemon e o EGD 1993/1994Joanildo. Representando o prefeito de Piracanjuba teve o secretário de administração.

As reuniões do Conselho Diretor ocorrem mensalmente no próprio salão do Rotary e sãorelatas em ata. Os companheiros do conselho são avisados nas próprias reuniões ordinárias.

No ano rotário 2010/2011 há 40 companheiros e para aumentar o quadro social são feitosconvites para as pessoas visitar o clube.

As reuniões ordinárias são simples, bem organizadas, sempre na sede do Rotary. E sempreteve jantares após as reuniões. As festivas sempre acontecem na última quarta do mês,comemorando uma data importante do mês e os aniversários dos companheiros e dasdamas da Casa daAmizade.

Para tornar as reuniões participativas as palestras são feitas na maioria peloscompanheiros rotarianos uma vez por mês. E toda reunião um companheiro diferente faz ainstrução rotária.

O treinamento do casal presidente e dos companheiros do conselho diretor ocorreu emAraporã/MG. Ocorreu um fórum rotário em Piracanjuba em 2010 e as palestrasaconteceram no salão da Maçonaria Vale das Orquídeas, Teve a palestra com ocompanheiro Flávio de Souza Paiva do Rotary Club de Pires do Rio com o tema “Fortalecercomunidades, unir continentes”. Depois ocorreu a palestra com a Drª Maíza Barros Pinheirode Morrinhos com o tema “Autoestima”. E por último o EGD Joanildo Melquiades de Jesusdo Rotary Club Goiânia Oeste proferiu a palestra “Rotary – serviços e reconhecimento”. Oque merece destaque foi à homenagem realizada aos EX. Governadores do Distrito (EGD)durante o fórum com entrega de títulos de amizade rotária em reconhecimentoaostrabalhos dos ex. governadores. Depois das palestras e homenagens teve um almoço nasede do Rotary Club de Piracanjuba com boi no rolete. Teve a conferência distrital nos dias05, 06 e 07 de maio de 2011, com o nome de Conferência da Generosidade. Foi no HotelThermas Diroma em Caldas Novas/ GO Para estimular o companheirismo foi trago o sinode outros clubes. Também levou o sino do próprio clube para as residências de algunscompanheiros que organizaram uma festa de companheirismo.

Como realizações do ano rotário 2010/2011 teve: aquisição de data show, telão enotebook ; construção de um sala onde havia um jardim; compra de um forno; campanhade doação de sangue; participação no concurso de redação Prof. David Mauriz; lançamentodo projeto de escolinha de futebol organizada pelo Rotary.

Dentre as realizações da Casa da Amizade destaca-se: realização de uma feijoadadançante; barraca da festa de agosto; foi feito bazar de roupas usadas; entrega de váriascestas básicas para pessoas idosas e famílias com muitas crianças; doação de bolo parafestas das crianças para a Creche Mundo Mágico; doação do salão do Rotary para a festa dealfabetização das crianças da Creche Mundo Mágico; realização de uma pamonhada.

Teve a barraca do Rotary na tradicional festa de agosto onde houve muitocompanheirismo e nenhum incidente.

Questionados sobre os sentimentos de serem presidentes, Benedito e Ediluciene dizemque são vários sentimentos e ainda não conseguem defini-los por estarem ainda vivendo oano rotário 2010/2011.