história da arte -...

26
História da Arte Exercícios de Sala de Aula

Upload: donga

Post on 08-Nov-2018

231 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

História da Arte Exercícios

de Sala de Aula

• A arte é um conjunto de procedimentos que são utilizados para realizar obras, e no qual aplicamos nossos conhecimentos. Apresenta-se sob variadas formas como: a plástica, a música, a escultura, o cinema, o teatro, a dança, a arquitetura etc. Pode ser vista ou percebida pelo homem de que maneiras:

A) apenas pode ser visualizada, arte se resume apenas a obras que podem ser vistas.

B) visualizadas, ouvidas ou mistas (audiovisuais), hoje alguns tipos de arte permitem que o apreciador participe da obra.

C) Apenas ouvidas, pois arte tem que se ouvir, não há como sentir algo que não escutamos.

D) Nenhuma das alternativas

• “É possível dizer (...) que arte é certa manifestações da atividade humana diante das quais nosso sentimento é admirativo, isto é: nossa cultura possui uma noção que denomina solidamente algumas de suas atividades e as privilegia. Portanto, podemos ficar tranquilos: se não conseguimos saber o que é arte, pelo menos sabemos quais coisas correspondem a essa ideia e como devemos nos comportar diante delas.” (COLI, Jorge. O que é Arte. )

a) Caso uma pintura ou uma escultura, independente do prestígio social do artista, não seja admirada por um certo número de pessoas, ela já não pode mais ser considerada uma obra de arte.

b) A definição de obra de arte varia no tempo e no espaço, porém a definição de arte como manifestação da atividade humana é a mesma em todas as sociedades no passado e no presente.

c) Certos meios expressivos como as histórias em quadrinhos não podem ser considerados obras de arte, porque, na sociedade contemporânea, somente são assim definidos os objetos expostos nas galerias e nos museus.

d) Em uma sociedade complexa como a que vivemos, a aceitação de uma definição de obra de arte depende, entre outros fatores, das convenções estéticas e do acesso dos cidadãos às diferentes manifestações artísticas.

e) Embora a definição de arte dependa da cultura na qual estamos inseridos, não podemos deduzir do texto que só é possível reconhecer um objeto como obra de arte quando há consenso a respeito dessa definição.

• As pinturas rupestres no Paleolítico tinham um significado mágico porque:

a) expressavam o culto aos deuses.

b) expressavam os valores religiosos.

c) expressavam deuses antropozoomórficos.

d) possuíam um caráter expressionista.

e) ao representar cenas de caça e animais, os homens primitivos desejavam sucesso na caça.

• As Esculturas que hoje conhecemos, começaram destacando um aspecto da vida do homem na Pré-História. De acordo essa afirmação marque a resposta correta:

a) começaram destacando aspectos da vida em sociedade.

b) começaram com imagens humanas e pinturas de deuses e animais.

c) começaram representando o amor natureza.

d) começaram divinizando o homem e a natureza morta.

e) começaram alimentando a critica e sátira através da pintura rupestre.

• Entre as esculturas do Paleolítico, nota-se o predomínio de figuras femininas e ausência de figuras masculinas. O fato de elas serem representadas com ancas largas e seios grandes levam os historiadores a supor a sua ligação

A) à valorização da sexualidade

B) à valorização do erotismo

C) à necessidade de sobrevivência

D) ao culto da fertilidade

E) ao padrão estético de beleza da época

• Justificativa: Pelos vestígios encontrados, atribuiu-se às “Vênus” as primeiras formas de arte conhecidas pelo homem. Essas esculturas femininas com ancas largas, seios grandes e poucos detalhes no rosto, foram produzidas no Paleolítico Superior (30.000 a 18.000 a. C). Esculpidas em pedra ou marfim, elas têm pequenas dimensões e estão associadas ao culto da fertilidade. A chamada Vênus de Willendorf é uma das inúmeras estatuetas da fertilidade, que em forma arredondada e bulbiforme, sugere um “seixo sagrado” oval.

• Complete as lacunas e responda à questão abaixo.

Nas pinturas rupestres, características do período ___________, os artistas reproduziam a natureza tal qual sua visão captava. Assim, eles utilizavam imagens carregadas de traços fortes que expressam a idéia de vigor para representar os animais que temiam, ou os

grandes animais que caçavam, como o bisão. Daí esse estilo ser conhecido como ______________.

A) Paleolítico – realista

B) Paleolítico – naturalista

C) Neolítico – abstrato

D) Neolítico – naturalista

E) Mesolítico – realista

• Justificativa: Uma das principais características da arte rupestre, no período Paleolítico, era o aspecto naturalista das figuras. O artista do Paleolítico representava os seres do modo como os via de determinada perspectiva, isto é, reproduzia a natureza tal qual sua visão captava.

• A arquitetura do período Neolítico apresenta construções denominadas monumentos megalíticos. Assinale nas alternativas abaixo qual a conceituação correta do monumento megalítico selecionado.

A) dólmen.

B) cromlech.

C) menir.

D) nurague.

E) estela.

• Justificativa: Na arquitetura, a construção de monumentos megalíticos em formato circular, conhecidos como Nuragues, parece ter sido a grande marca do Neolítico. Utilizando-se pedras empilhadas cobertas por material perecível, ergueram-se grandes monumentos de pedras – cada pedra com pesando entre 10 e 5 toneladas.

• Assinale a única alternativa que não apresenta uma técnica artística característica do período da Pré-História.

A) arte rupestre.

B) esculturas em baixo-relevo.

C) nuragues.

D) mãos em negativo.

E) monumentos megalíticos.

• Justificativa: todos os itens abaixo citados são exemplos de produção artístico da Pré-história. A exceção são as esculturas em baixo-relelvo, cujos vestígios mais antigos datam do período antigo oriental.

• Sobre a arte egípcia, marque ( V ) para as alternativas verdadeiras e ( F ) para as falsas.

( ) A arte egípcia pode ser definida como a arte das convenções, pois obedecia a uma série de padrões e regras, o que limitava a criatividade e a imaginação pessoal do artista.

( ) A pintura egípcia tinha como marca a Lei da Frontalidade , pela qual o tronco das figuras era representado de frente, enquanto a cabeça, as pernas e os pés eram vistos de perfil.

( ) Embora a arte egípcia estivesse intimamente ligada à religião, na pintura, não havia essa relação, pois as pinturas tratavam apenas de temas pagãos.

( ) Nas representações pictóricas, via de regra, a cor da pele do homem era diferente – mais escura – da cor da pele da mulher.

( ) Particulariza a arte egípcia o anonimato dos artistas, pois a obra deveria revelar o perfeito domínio das técnicas de execução, e não o estilo de quem as executava.

• Justificativa: A arte egípcia pode ser definida como a arte das convenções, pois obedecia a uma série de padrões e regras, o que limitava a criatividade e a imaginação pessoal do artista. A mais importante delas era a Lei da Frontalidade, marca da pintura egípcia. Em função dessa característica, não se valorizava a criatividade do artista, uma vez que ele deveria “apenas” dominar as técnicas de execução. A terceira afirmativa está errada porque a religião orientou não só a vida social, como a vida cultural egípcia. Os temas tratados na pintura referiam-se à religião, como a representação dos rituais de mumificação, representados no Livros dos Mortos.

• Sobre a pintura egípcia, todas as alternativas estão corretas, EXCETO a alternativa:

A) A arte egípcia pode ser definida como a arte das convenções, pois obedecia a uma série de padrões e regras, o que limitava a criatividade e a imaginação pessoal do artista.

B) A pintura egípcia tinha como marca a lei da frontalidade , pela qual o tronco das figuras era representado de frente, enquanto a cabeça, as pernas e os pés eram vistos de perfil.

C) Nas representações pictóricas, via de regra, a cor da pele do homem era diferente – mais escura – da cor da pele da mulher.

D) Particulariza a arte egípcia o anonimato dos artistas, pois a obra deveria revelar o perfeito domínio das técnicas de execução, e não o estilo de quem as executava.

E) Embora a arte egípcia estivesse intimamente ligada à religião, na pintura, não havia essa relação, pois as pinturas tratavam apenas de temas pagãos.

• Justificativa: A arte egípcia pode ser definida como a arte das convenções, pois obedecia a uma série de padrões e regras, o que limitava a criatividade e a imaginação pessoal do artista. A mais importante delas era a Lei da Frontalidade, marca da pintura egípcia. Em função dessa característica, não se valorizava a criatividade do artista, uma vez que ele deveria “apenas” dominar as técnicas de execução. A terceira afirmativa está errada porque a religião orientou não só a vida social, como a vida cultural egípcia. Os temas tratados na pintura referiam-se à religião, como a representação dos rituais de mumificação, representados no Livros dos Mortos.

• A arquitetura do antigo Egito forneceu para a posteridade a mais fértil e expressiva documentação sobre a cultura egípcia. Entre suas principais características pode-se indicar a

A) ausência de telhados, uma vez que a chuva era muito rara.

B) utilização de porcelanato queimado na construção de paredes, escadarias e de colunas.

C) grandeza nas dimensões e construções sólidas.

D) adoção de diversos tipos de materiais, conforme as figuras retratadas.

E) preocupação em atrelar arte e ciência em uma mesma construção.

• Justificativa: A arquitetura egípcia refletiu suas crenças fundamentais. Assim, como a vida após a morte era considerada mais importante que a existência terrena, a arte egípcia concretizou-se nos túmulos. A arquitetura realizou-se, sobretudo, nas tumbas e nas construções mortuárias, que, quanto maiores, expressavam com mais exatidão o poderio faraônico.

• A arquitetura egípcia, riquíssima, deixou como legado

A) nuragues, mastabas e grandes palácios

B) zigurates, pirâmides e hipogeus

C) mastabas, hipogeus e pirâmides

D) mesquitas, templos e zigurates

E) mastabas, mesquitas e nuragues

• Justificativa: As tumbas dos primeiros faraós eram réplicas das casas onde moravam. Já as pessoas com posição social de destaque eram sepultadas em construções retangulares muito simples, as mastabas, que deram origem às grandes pirâmides. Além das mastabas, existiam os hipogeus, túmulos construídos sob a terra, para proteger da ação dos ladrões os bens sepultados com a múmia. Entretanto, as pirâmides constituem a estrutura arquitetônica mais associada a função de túmulo para os faraós.

• A escrita egípcia era bem estruturada. Decifrada no século XIX, possibilitou um vasto conhecimento de sua cultura. Identifique nas alternativas abaixo a única que se refere à denominada “escrita sagrada” egípcia.

A) copta.

B) hierática.

C) cuneiforme

D) demótica.

E) hieroglífica.

• Em relação à arte do Egito antigo, considere as afirmativas abaixo.

I - Visava à valorização individual do artista.

II - Manifestava as idéias estéticas como representações da natureza, evitando a representação da figura humana.

III - Estava destinada à glorificação do faraó e à representação da vida além-túmulo.

Quais estão corretas?

A) Apenas II.

B) Apenas III.

C) Apenas I e II.

D) Apenas I e III.

E) Apenas II e III.

• Justificativa: A arte egípcia pode ser definida como a arte das convenções, pois obedecia a uma série de padrões e regras, o que limitava a criatividade e a imaginação pessoal do artista. Desse modo, não valorizava a criação individual do artista. Uma das principais representações era a figura humana, a qual, uma vez representada, seguia a Lei da Frontalidade. E a arte egípcia de modo geral estava destinada à glorificação do faraó e à representação da vida além-túmulo.