histÓria 2013 eb sg

51
1- Na questão a seguir assinale os itens corretos e os itens errados. O mapa a seguir apresenta o Brasil pré-independente, no século XIX. Algumas províncias estão coloridas e se destacam das restantes. Sobre as coloridas, analise as proposições a seguir: ( ) As províncias do Grão-Pará, Maranhão, Piauí, Bahia e Cisplatina foram as primeiras a aderir ao movimento de independência. ( ) Todas as províncias destacadas no mapa foram visitadas pela esquadra de Cochrane, militar que combateu na guerra da Independência do lado brasileiro. ( ) Nas províncias do Grão-Pará, Maranhão e Bahia a resistência contra a independência foi mais forte, ocasionando lutas que se prolongaram além do 7 de setembro de 1822. ( ) As províncias destacadas representam o "partido brasileiro", que reunia aristocracia rural, os comerciantes nativos e os burocratas, e não defendiam a separação de Portugal. ( ) A província Cisplatina conseguiu sua independência mais cedo que o próprio Brasil. Antes de 1822 a Cisplatina já se chamava Uruguai. a. F F V F F b. F F F F V c. V F F F F d. F V F F F e. F F F V F 2. O processo de desenvolvimento da indústria brasileira não foi acompanhado de uma efetiva política protecionista aduaneira. Quais teriam sido as razões? ( ) O Brasil como nação independente optou pelo liberalismo econômico. ( ) A partir da presença da família Real no Brasil e durante todo o século XIX a doutrina econômica que comandou a industrialização foi o mercantilismo. ( ) Os interesses britânicos criaram obstáculos a realização de uma política protecionista alfandegária. ( ) A ideologia nacionalista encontrou grande ressonância no Império Brasileiro levando o Governo a praticar o liberalismo econômico. ( ) A política econômica do Brasil durante todo o século XIX foi preferencialmente agrícola. Basta dizer que a Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional ocupava-se com o aperfeiçoamento técnico da agricultura.

Upload: helder-daniel-badiani

Post on 28-Oct-2015

144 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: HISTÓRIA 2013 EB SG

1- Na questão a seguir assinale os itens corretos e os itens errados. O mapa a seguir apresenta o Brasil pré-independente, no século XIX. Algumas províncias estão coloridas e se destacam das restantes. Sobre as coloridas, analise as proposições a seguir:

( ) As províncias do Grão-Pará, Maranhão, Piauí, Bahia e Cisplatina foram as primeiras a aderir ao movimento de independência. ( ) Todas as províncias destacadas no mapa foram visitadas pela esquadra de Cochrane, militar que combateu na guerra da Independência do lado brasileiro. ( ) Nas províncias do Grão-Pará, Maranhão e Bahia a resistência contra a independência foi mais forte, ocasionando lutas que se prolongaram além do 7 de setembro de 1822. ( ) As províncias destacadas representam o "partido brasileiro", que reunia aristocracia rural, os comerciantes nativos e os burocratas, e não defendiam a separação de Portugal. ( ) A província Cisplatina conseguiu sua independência mais cedo que o próprio Brasil. Antes de 1822 a Cisplatina já se chamava Uruguai. a. F F V F F b. F F F F V c. V F F F F d. F V F F F e. F F F V F 2. O processo de desenvolvimento da indústria brasileira não foi acompanhado de uma efetiva política protecionista aduaneira. Quais teriam sido as razões? ( ) O Brasil como nação independente optou pelo liberalismo econômico. ( ) A partir da presença da família Real no Brasil e durante todo o século XIX a doutrina econômica que comandou a industrialização foi o mercantilismo. ( ) Os interesses britânicos criaram obstáculos a realização de uma política protecionista alfandegária. ( ) A ideologia nacionalista encontrou grande ressonância no Império Brasileiro levando o Governo a praticar o liberalismo econômico. ( ) A política econômica do Brasil durante todo o século XIX foi preferencialmente agrícola. Basta dizer que a Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional ocupava-se com o aperfeiçoamento técnico da agricultura.

Page 2: HISTÓRIA 2013 EB SG

a. V F F F V b. V F V F V c. V V V F F d. F V V F V e. V V V F V 3. "Finalmente, seguindo um plano já traçado de antemão, em 2 de julho de 1823, Madeira de Melo e seus homens deixavam Salvador, pressionados também pela esquadra inglesa comandada pelo Almirante Cochrane, que veio oficialmente em auxílio a Labatut." (MENDES JR., p. 159) Em relação ao processo histórico cujo desfecho está descrito no texto anterior, pode-se dizer: (I) No Nordeste brasileiro, particularmente na Bahia, a disposição do povo até pela luta armada foi decisiva para a consolidação da Independência. (II) As guerras pela Independência configuram a luta dos brasileiros contra os representantes do colonialismo lusitano, ainda presentes em diversas províncias do Brasil. (III) A luta travada pelo povo baiano buscou resgatar o ideal da Conjuração dos Alfaiates de fazer da Bahia uma república independente e democrática. (IV) A união de algumas províncias do Norte e Nordeste em torno da República do Equador foi decisiva para a vitória dos revolucionários. (V) Os revolucionários de 1823 lutavam por uma constituição que garantisse a soberania do povo, que fosse republicana e que extinguisse a escravidão. (VI) O processo de independência do Brasil culminou com a implantação da forma de governo monárquico-parlamentarista, inspirada no modelo adotado na América Hispânica. Então: a) todas estão corretas. b) todas são falsas. c) apenas I e II estão corretas. d) apenas I , II e IV estão corretas. e) apenas III está incorreta. 4. Qual das alternativas a seguir contém as atividades produtivas que mais utilizaram a mão-de-obra escrava nos períodos Colonial e Imperial, no Brasil? a) Cultura de subsistência nas colônias de parceria, na região Sul, e criação de gado nas terras gaúchas. b) Extração de pau-brasil, culturas do fumo e do algodão. c) Produção de açúcar, cultura do café e mineração. d) Pecuária e mineração. e) Comércio, construção de estradas de ferro e produção de açúcar.

Page 3: HISTÓRIA 2013 EB SG

5. A respeito da independência do Brasil, pode-se afirmar que: a) consubstanciou os ideais propostos na Confederação do Equador. b) instituiu a monarquia como forma de governo, a partir de amplo movimento popular. c) propôs, a partir das idéias liberais das elites políticas, a extinção do tráfico de escravos, contrariando os interesses da Inglaterra. d) provocou, a partir da Constituição de 1824, profundas transformações na estruturas econômicas e sociais do País. e) implicou na adoção da forma monárquica de governo e preservou os interesses básicos dos proprietários de terras e de escravos. 6. A concretização da emancipação política do Brasil, em 1822, foi seguida de divergências entre os diversos setores da sociedade, em torno do projeto constitucional, culminando com o fechamento da Assembléia Constituinte. Assinale a opção que relaciona corretamente os preceitos da Constituição Imperial com as características da sociedade brasileira: a) A autonomia das antigas Capitanias atendia aos interesses das oligarquias agrárias. b) O Poder Moderador conferia ao Imperador a proeminência sobre os demais Poderes. c) A abolição do Padroado, por influência liberal, assegurou ampla liberdade religiosa. d) A abolição progressiva da escravidão, proposta de José Bonifácio, foi uma das principais razões da oposição ao Imperador D. Pedro I. e) A introdução do sufrágio universal permitiu a participação política das camadas populares, provocando rebeliões em várias partes do país. 7. O fuzilamento de Frei Caneca está ligado ao seguinte fato da História do Brasil: a) Inconfidência Mineira b) Confederação do Equador c) Revolta dos Canudos d) A Praieira e) Revolução Farroupilha 8. Durante o processo de Independência do Brasil, na segunda década do século XIX, houve resistência e luta armada em diversas regiões. Assinale a ÚNlCA alternativa que indica onde ocorreu derramamento de sangue nesse período, pela conquista da emancipação política: a) São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro; b) Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul; c) Goiás, Mato Grosso e Tocantins; d) Bahia, Maranhão e Pará; e) Alagoas, Pernambuco e Ceará.

Page 4: HISTÓRIA 2013 EB SG

9. (Mackenzie 96) Relativamente ao Primeiro Reinado, considere as afirmações a seguir. I - A dissolução da Constituinte, o estilo de governo autoritário e a repressão à Confederação do Equador aceleraram o desgaste político de Pedro I. II - O temor de uma provável recolonização, caso fosse restabelecida a união com Portugal, aprofundou os atritos entre brasileiros e portugueses. III - O aumento das exportações agrícolas, a estabilidade da moeda e a redução do endividamento externo foram os pontos favoráveis do governo de Pedro I. IV - A cúpula do exército, descontente com a derrota militar na Guerra Cisplatina, aderiu à revolta, que culminou na Abdicação do Imperador. Então: a) todas estão corretas. b) todas são falsas. c) apenas I e II estão corretas. d) apenas I , II e IV estão corretas. e) apenas III está correta. 10. São fatores que levaram os E.U.A. a reconhecerem a independência do Brasil em 1824: a) Doutrina Monroe (América para os americanos) e os fortes interesses econômicos emergentes nos E.U.A. . b) A aliança dos capitais ingleses e americanos interessados em explorar o mercado brasileiro e a crescente expansão do mercado da borracha. c) A indenização de 2 milhões de libras pagos pelo Brasil ao governo americano e a Doutrina Truman. d) A subordinação econômica à Inglaterra e o interesse de aliar-se ao governo constitucional de D. João VI. e) A identificação com a forma de governo adotada no Brasil e interesses coloniais comuns. 11. O episódio conhecido como "A Noite das Garrafadas", briga entre portugueses e brasileiros, relaciona-se com: a) a promulgação da Constituição da Mandioca pela Assembléia Constituinte. b) a instituição da Tarifa Alves Branco, que aumentava as taxas de alfândega, acirrando as disputas entre portugueses e brasileiros. c) o descontentamento da população do Rio de Janeiro contra as medidas saneadoras de Oswaldo Cruz. d) a manifestação dos brasileiros contra os portugueses ligados à sociedade "Colunas do Trono" que apoiavam Dom Pedro I. e) a vinda da Corte Portuguesa e o confisco de propriedades residenciais para alojá-la no Brasil.

Page 5: HISTÓRIA 2013 EB SG

12. (Ufrs 96) Sobre o processo de emancipação política do Brasil em 1822, considere as afirmativas a seguir. I - Para a aristocracia brasileira era fundamental que o governo do Brasil emancipado mantivesse o escravismo e as relações com a Inglaterra. II - Pedro I negou publicamente sua disposição de indenizar Portugal pela separação, mas assinou o compromisso que estabelecia o Tratado de Paz e Aliança. III - O Tratado de Paz com Portugal manteve a Província Cisplatina sob controle português. Quais estão corretas? a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas I e II. e) I, II e III. 13. Associe os fatos político-militares do Primeiro Reinado e da Regência brasileira a seguir, com suas localizações: Coluna A 1 - Balaiada 2 - Cabanagem 3 - Ato Adicional 4 - Sabinada 5 - Confederação do Equador Coluna B I - Pará II - Bahia III - Maranhão IV - Pernambuco V - Rio de Janeiro Escolha a alternativa que tem a associação correta: a) 1 - III; 2 - I; 3 - V; 4 - II; 5 - IV; b) 1 - II; 2 - V; 3 - II; 4 - I; 5 - V; c) 1 - III; 2 - II; 3 - V; 4 - IV; 5 - I; d) 1 - IV; 2 - I; 3 - V; 4 - III; 5 - II; e) 1 - V; 2 - III; 3 - IV; 4 - II; 5 - I; 14. No Brasil, durante o Primeiro Império, a situação financeira era precária, pelo fato de que: a) o comércio de importação entrou em colapso com a vinda da Família Real (1808); b) os Estados Unidos faziam concorrência aos nossos produtos, especialmente o açúcar; c) os principais produtos de exportação - açúcar e algodão - não eram suficientes para o equilíbrio da balança comercial do país; d) o capitalismo inglês se recusava a fornecer empréstimos para a agricultura; e) o sistema bancário era praticamente inexistente, só tendo sido fundado o Banco do Brasil em 1850.

Page 6: HISTÓRIA 2013 EB SG

15. No tocante à economia açucareira do Brasil, ao longo do século XIX, podemos afirmar que a) praticamente desapareceu, pois o café se tornou o produto quase exclusivo das exportações. b) regrediu consideravelmente devido à concorrência norte-americana e à introdução do açúcar de beterraba na Europa. c) conheceu um relativo renascimento, graças ao fim da exploração em grande escala de metais preciosos que drenava todos os recursos. d) ficou estagnada, acompanhando o baixo nível das atividades econômicas em declínio após o fim da exploração de metais preciosos em grande escala. e) regrediu consideravelmente devido à concorrência antilhana e à introdução de açúcar de beterraba na Europa. 16. A organização do Estado brasileiro que se seguiu à Independência resultou no projeto do grupo: a) liberal-conservador, que defendia a monarquia constitucional, a integridade territorial e o regime centralizado. b) maçônico, que pregava a autonomia provincial, o fortalecimento do executivo e a extinção da escravidão. c) liberal-radical, que defendia a convocação de uma Assembléia Constituinte, a igualdade de direitos políticos e a manutenção da estrutura social. d) cortesão, que defendia os interesses recolonizadores, as tradições monárquicas e o liberalismo econômico. e) liberal-democrático, que defendia a soberania popular, o federalismo e a legitimidade monárquica. 17. Assinale a(s) proposição(ões) VERDADEIRA(S) em relação ao processo de independência do Brasil. (I) A independência do Brasil, a sete de setembro de 1822, atendeu aos interesses da elite social do Brasil Colônia e da burguesia portuguesa favorecida pelo decreto de Abertura dos Portos de 1808. (II) A revolta em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, liderada pelo alferes Joaquim José da Silva Xavier, apressou os planos de D. Pedro, apoia-do pela aristocracia. Forçado pelas circunstâncias, teve de proclamar a independência. (III) No período colonial ocorreram numerosos motins e sedições como: a Aclamação de Amador Bueno, em São Paulo; a Guerra dos Emboabas e a Revolta de Vila Rica, em Minas Gerais. (IV) A Maçonaria no Brasil, no século XIX, defendia os princípios liberais. As Lojas Maçônicas, em especial as do Rio de Janeiro, tiveram papel importante no movimento pela separação do Brasil de Portugal. (V) A independência, proclamada por D. Pedro, foi aceita incondicionalmente por todas as províncias. a) todas estão corretas. b) todas são falsas. c) apenas I e II estão corretas. d) apenas III e IV estão corretas. e) apenas III está correta.

Page 7: HISTÓRIA 2013 EB SG

18. A historiografia que trata da emancipação política do Brasil põe quase sempre em evidência a singularidade do nosso movimento com relação à América Espanhola. Enquanto nesta última o processo de ruptura com a metrópole resultou na constituição de várias repúblicas, no Brasil, a independência monárquica garantiu a integridade do território. Entretanto, o processo iniciado em 1808 e que alcançou o seu ponto máximo em 1822 possui múltiplos aspectos. Convém lembrar, Portugal não tinha condições de fazer frente às tropas francesas. Exercendo um papel secundário na Europa, sua margem de manobra era extremamente limitada. O tratado de Fontainebleau assinado pela França e pela Espanha já havia decidido a partilha de Portugal e do seu império. A transferência da Corte para o Brasil apresentou-se como a única solução. Maria Eurydice de Barros Ribeiro. "Os Símbolos do Poder". Com referência à singularidade do movimento de emancipação política do Brasil, julgue os itens que se seguem. ( ) Ao contrário da América Espanhola, o Brasil teve um processo de independência liderado por forças políticas renovadoras e ansiosas por uma profunda transformação das estruturas coloniais. ( ) A sociedade política colonial que Portugal criou no Brasil permitiu uma independência tranqüila, sem movimentos de contestação à transição da colônia à condição de país independente. ( ) A unidade territorial mantida no Brasil durante as negociações da independência foi resultado de vários fatores, tais como a presença da Corte portuguesa no Rio de Janeiro e a manutenção do sistema escravista do norte ao sul do país. ( ) A crise do sistema colonial no Brasil tem causas econômicas e políticas profundas e bastante diversas daquelas que conduziram a América Espanhola à independência. a. F F V F b. F V V F c. F V F F d. V V F F e. V F V F 19. Quanto aos múltiplos aspectos do processo de independência do Brasil, que se inicia em 1808 e culmina em 1822, julgue os seguintes itens. ( ) A decisão portuguesa de transferência da Corte para o Brasil foi um ato de soberania política. ( ) A permanência de D. Pedro de Alcântara no Brasil, coroado como imperador, foi a garantia da continuidade dos interesses de Portugal com relação ao Brasil. ( ) A Coroa britânica ocupou papel primordial nas negociações diplomáticas que levaram, de forma gradativa, entre 1808 e 1822, à emancipação política do Brasil. ( ) A partilha do império português, prevista no tratado de Fontainebleau, era parte do intento napoleônico de fazer frente aos objetivos políticos e econômicos da Grã-Bretanha na Europa Continental. A. V V V V B. V V V F C. V V F V D. V F V V E. F V V V

Page 8: HISTÓRIA 2013 EB SG

20-) Na questão a seguir escreva nos parênteses a letra (V) se a afirmativa for verdadeira ou (F) se for falsa. Entre as mudanças promovidas pela Coroa Portuguesa no Brasil, qual(is) a(s) que contribuiu(íram), a partir de 1808, para o desenvolvimento da idéia de independência? ( ) A abertura dos portos a todas as nações amigas. ( ) A criação da Academia Militar e da Academia da Marinha. ( ) A fundação da Biblioteca Real com livros e documentos portugueses preservando, dessa forma, a memória e a cultura portuguesa. ( ) A Imprensa Régia permitiu o aparecimento de jornais como GAZETA DO RIO DE JANEIRO e a IDADE DE OURO DO BRASIL na Bahia, ambos sob a proteção estatal, difundindo valores do Estado português. ( ) O deslocamento da capital da colônia, que era a cidade de Salvador, para o Rio de Janeiro favoreceu grandes negócios com os comerciantes brasileiros do porto do Rio de Janeiro. A. V F F F V B. V V F V V C. V V F F V D. F F V F V E. F V F V V 21-Na questão a seguir escreva nos parênteses (V) se for verdadeiro ou (F) se for falso. Esta questão diz respeito à Revolução de 1817. ( ) No início do século XIX, a Revolução de 1817, em Pernambuco, esteve articulada ideologicamente com lutas burguesas nos Estados Unidos e na Europa. ( ) A conspiração dos Suassunas está para a Revolução de 1817, assim como o 18 Brumário está para a Revolução Francesa. ( ) A Revolução Pernambucana de 1817 foi vitoriosa em vários estados: na Paraíba, no Rio Grande do Norte, no Ceará, na Bahia e no Maranhão. ( ) Em Portugal, na cidade do Porto, a influência da Revolução de 1817 foi decisiva para a eclosão da Revolução Constitucional. ( ) O período que antecedeu 1817 caracterizou-se por uma fase de recessão que atingiu os preços do açúcar e do algodão no mercado internacional. A. F F F V V B. F V F F V C. F F V F V D. V F F F V E. V F V F V 22- TEXTO I: "A pressão dos exércitos de Napoleão e os interesses ingleses em Portugal e suas colônias levaram o príncipe regente, D. João, a transferir-se para o Rio de Janeiro (1808) com toda a sua família (inclusive a mãe, a rainha D. Maria I) e sua Corte (...) [em] navios portugueses que saíram de Lisboa trazendo a Família Real, membros da Corte e funcionários (aproximadamente 15.000 pessoas, em 36 embarcações)." (DARÓS, p. 10)

Page 9: HISTÓRIA 2013 EB SG

TEXTO II: "Na realidade, 'quase de súbito, e no maior atropelo, tomaram-se providências para o embarque da Corte, quando as notícias da aproximação das tropas de Junot traziam alarma a toda a população. Foi um salve-se quem puder trágico, amargo, característico do nível de degradação a que chegara o Reino de Portugal sob o governo bragantino e de uma classe feudal inepta e corrupta.' " (MENDES JR., p. 98) Analisando os textos anteriores, pode-se concluir: (I) O texto I sugere que a fuga da Corte Portuguesa aconteceu de forma organizada, endossando a versão tradicional de que esse era um antigo plano da monarquia lusitana. (II) O texto II trata a questão da fuga da Família Real Portuguesa para o Brasil de forma alegórica, na medida em que utiliza elementos satíricos, ao analisar um fato histórico. (III) O texto I enfoca o tema do ponto de vista da historiografia romântico-oficial, transformando um fato marcado até por elementos tragicômicos num ato de racionalidade. (IV) Os textos I e II relacionam a fuga da Corte Portuguesa para o Brasil à expansão napoleônica, embora sob perspectivas históricas contrárias. (V) Os textos I e II apresentam visões contestadas pela literatura histórica, uma vez que partem de um enfoque eurocêntrico para a análise de fatos da história do Brasil. Quais estão corretas? a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas I e II. e) I, II e IV. 23- " A 3 de setembro de 1825, partimos do Rio de Janeiro. Um vento fresco ajudou-nos a vencer, em 24 horas, a travessia de 70 léguas, até Santos, e isto significou dupla vantagem, porque a embarcação conduzia, também, 65 negros novos, infeccionados por sarna da cabeça aos pés'. Assim começa o mais vivo, completo e bem documentado relato da famosa Expedição de Langsdorff, que na sua derradeira e longa etapa, entre 1825 e 1829, percorreu o vasto e ainda bravio interior do Brasil, por via terrestre e fluvial - do Tietê ao Amazonas. Seu autor é um jovem francês de 21 anos, Hercules Florence, no cargo de desenhista topográfico. Encantado com as maravilhas das terras brasileiras e com seu povo hospitaleiro, Hercules Florence permaneceu aqui, ao término da expedição, escolhendo a então Vila de São Carlos, como Campinas foi conhecida até 1842, para viver o resto de sua vida. Florence morreu em 27 de março de 1879 (...)." (Revista: "Scientific American Brasil", n. 7, São Paulo: Ediouro, 2002. p. 60) Muitos franceses, principalmente professores, cientistas, arquitetos, escultores e pintores vieram ao Brasil no século XIX a partir da instalação da Corte portuguesa no Rio de Janeiro. Pode-se explicar a presença desses franceses no país com o argumento de que

Page 10: HISTÓRIA 2013 EB SG

a) a maioria deles chegou ao Brasil com o intuito de colonizar as regiões desabitadas do interior do país, constituindo núcleos de exploração de produtos tropicais, que seriam comercializados na Europa. b) eles tinham como missão convencer o rei D. João VI a romper relações diplomáticas com a Inglaterra, uma vez que este país tinha estabelecido o Bloqueio Continental, impedindo as relações comerciais entre França e Brasil. c) grande parte deles desembarcou no Rio de Janeiro estimulados por D. João VI, que tinha como um dos seus grandes projetos trazer uma missão artística francesa, com o objetivo de constituir no Brasil uma base de desenvolvimento cultural. d) todos esses franceses chegaram ao Brasil como refugiados políticos, uma vez que os mesmos discordavam da política cultural do imperador Napoleão Bonaparte, que perseguia os artistas contrários às suas determinações políticas. e) parte significativa da população francesa emigrou para o Brasil em razão dos intensos combates ocorridos durante a Comuna de Paris, instalando-se principalmente nos Estados do Maranhão e do Pará e trabalhando na extração da borracha. 24- A(s) questão(ões) seguinte(s) é(são) composta(s) por três proposições I, II e III que podem ser falsas ou verdadeiras. Examine-as identificando as verdadeiras e as falsas e em seguida marque a alternativa correta dentre as que se seguem: I. A expressão "homens bons" era usada, no Brasil Colonial, para designar os jesuítas encarregados da catequese. II. A exploração das minas brasileiras foi regulamentada no século XVIII pela Metrópole, através de uma rígida política fiscal. III. Os tratados de 1810 consolidaram a preponderância inglesa no Brasil. MARQUE A LETRA: a) se todas as proposições forem verdadeiras. b) se apenas forem verdadeiras as proposições I e II. c) se apenas forem verdadeiras as proposições I e III. d) se apenas forem verdadeiras as proposições II e III. e) se todas as proposições foram falsas. 25. A análise da ilustração e os conhecimentos sobre o Brasil colonial permitem afirmar:

Page 11: HISTÓRIA 2013 EB SG

(I) No referido período histórico, a população colonial gozava dos mesmos direitos de cidadania concedidos à população metropolitana. (II) A parte inferior da ilustração representa o enraizamento de idéias anticoloniais e antimonopolistas em setores ilustrados e populares do Brasil colonial. (III) Os movimentos de Beckman, Maneta e Vila Rica não podem ser incluídos na representação, por terem eles se constituído episódios que se limitavam a contestar aspectos específicos da dominação colonial. (IV) A parte superior da ilustração significa a sobrevivência dos ideais presentes nos movimentos anticoloniais, abrindo espaço para a independência e a construção do Estado Nacional. (V) Os movimentos anticoloniais do século XVII, à semelhança dos indicados na figura, buscavam a consolidação da unidade nacional. (VI) Os movimentos indicados na representação assemelham-se, no que se refere à categoria social dos seus componentes, aos fundamentos ideológicos, aos planos de ação e divulgação e às propostas econômicas, políticas e sociais. Quais estão corretas? a) Apenas I e II. b) Apenas II e III. c) Apenas III e IV. d) Apenas II, III e IV. e) Apenas I, II e V. 26. A respeito da caracterização dos inconfidentes, tema presente em todo o Romanceiro, considere o texto adiante. A análise da extração social dos revolucionários indica, claramente, que em Minas a inquietação está lastreada pela prosperidade (de lavras, terras de lavoura, de gado e de escravos): a revolução é intentada por homens de posse. (Carlos Guilherme Mota. "A idéia da revolução no Brasil (1789-1801)". São Paulo: Cortez, 1989, p. 115) A medida da Coroa que incidiu sobre essas posses e acirrou os desejos de rompimento com a metrópole foi a a) resolução da rainha, D. Maria I, de proibir a agricultura de subsistência na região de Minas Gerais. b) ameaça da Derrama, cobrança de 100 arrobas de ouro anuais a todos os habitantes, de forma indiscriminada. c) nomeação de Contratadores, encarregados de cobrar todos os tributos destinados à metrópole. d) oficialização do Quinto, imposto que incidia sobre a produção mineradora, da qual 20% destinava-se a Portugal. e) instituição da Devassa, apuração dos proprietários suspeitos de conspirarem contra a Coroa.

Page 12: HISTÓRIA 2013 EB SG

27. O ideário da Revolução Francesa, que entre outras coisas defendia o governo representativo, a liberdade de expressão, a liberdade de produção e de comércio, influenciou no Brasil a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana, porque: a) cedia às pressões de intelectuais estrangeiros que queriam divulgar suas obras no Brasil. b) servia aos interesses de comerciantes holandeses aqui estabelecidos que desejavam influir no governo colonial. c) satisfazia aos brasileiros e aos portugueses, que desta forma conseguiram conciliar suas diferenças econômicas e políticas. d) apesar de expressar as aspirações de uma minoria da sociedade francesa, aqui foi adaptado pelos positivistas aos objetivos dos militares. e) foi adotado por proprietários, comerciantes, profissionais liberais, padres, pequenos lavradores, libertos e escravos, como justificativa para sua oposição ao absolutismo e ao sistema colonial. 28. A Inconfidência Mineira foi um episódio marcado: a) pela influência dos acontecimentos de julho de 1789, a tomada da Bastilha. b) pela atitude anti-escravista, consensual entre seus participantes. c) pelo intuito de acabar com o predomínio da Companhia de Comércio do Brasil. d) pela insatisfação ante a cobrança do imposto sobre bateias. e) pelas idéias ilustradas e pela Independência dos Estados Unidos. 29. A abertura dos portos, realizada por D. João (1808), teve amplas repercussões, pois na prática significou: a) o aumento sensível das exportações sobre as importações, com a restauração da balança de pagamentos. b) o estabelecimento de maiores laços comerciais com Lisboa, conforme o plano de Manuel Nunes Viana, paulista de grande prestígio. c) manutenção da política econômica mercantilista, segundo defendia José da Silva Lisboa. d) o rompimento do pacto colonial, iniciando um novo processo que culminou com a Independência. e) a intensificação do processo da independência econômica do Brasil, em face da liberdade industrial. 30. "Em 1534, a região está dividida entre duas capitanias: São Vicente, ao sul, e São Tomé, ao norte. Em 1555, os franceses ocupam a área e só em 1567 são expulsos definitivamente. A mudança da família real para o Brasil, em 1808, dá extraordinário impulso à região." a) Rio de Janeiro b) Rondônia c) Piauí d) Pernambuco e) Rio Grande do Sul

Page 13: HISTÓRIA 2013 EB SG

31. O movimento político organizado na Bahia em 1789 incluía em seu bojo e na sua liderança mulatos e negros livres ou libertos, ligados às profissões urbanas, como artesãos ou soldados, bem como alguns escravos. "Os conspiradores defendiam a proclamação da República, o fim da escravidão, o livre comércio especialmente com a França, o aumento do salário dos militares, a punição de padres contrários à liberdade. O movimento não chegou a se concretizar, a não ser pelo lançamento de alguns panfletos e várias articulações. Após uma tentativa de se obter o apoio do governador da Bahia, começaram as prisões e delações. Quatro dos principais acusados foram enforcados e esquartejados. Outros receberam penas de prisão ou banimento." O texto anterior refere-se à: a) Conjuração dos Alfaiates. b) Balaiada. c) Revolução Praieira. d) Sabinada. e) Inconfidência Mineira. 32. (...) era o Leonardo Pataca. Chamavam assim a uma rotunda e gordíssima personagem de cabelos brancos e carão avermelhado, que era o decano da corporação, o mais antigo dos meirinhos(*) que viviam nesse tempo. (...) Fora Leonardo algibebe(**) em Lisboa, sua pátria; aborreceu-se porém do negócio, e viera ao Brasil. Aqui chegando, não se sabe por proteção de quem, alcançou o emprego de que o vemos empossado, e que exercia, como dissemos, desde tempos remotos. ( *) meirinho = funcionário da justiça. (**) algibebe = vendedor de roupas baratas; mascate. (Manuel Antonio de Almeida. "Memórias de um sargento de milícias. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1978, p. 6) Leonardo Pataca é uma personagem que viveu "nos tempos do rei" e obteve emprego por meio da proteção de alguém, prática que integra a política exercida por D. João VI após 1808. São medidas tomadas durante a administração joanina: a) a elevação do Brasil a Reino Unido a Portugal e Algarve e a decretação de Guerra ao Paraguai. b) a Abertura dos Portos e o Tratado de Comércio e Navegação com a Inglaterra. c) a extinção do tráfico negreiro, imposta pela Inglaterra em 1810, e a criação do Banco do Brasil. d) a modernização da capital e o Golpe da Maioridade, que garantiu a sucessão de D. Pedro I ao trono. e) o saneamento dos gastos da Corte e o crescimento das exportações e do setor industrial.

Page 14: HISTÓRIA 2013 EB SG

33- A(s) questão(ões) seguinte(s) é(são) composta(s) por três proposições I, II e III que podem ser falsas ou verdadeiras. examine-as identificando as verdadeiras e as falsas e em seguida marque a alternativa correta dentre as que se seguem: I. A política de recolonização proposta pelas Cortes portuguesas foi um dos fatores que levaram à proclamação da Independência. II. As rebeliões ocorridas durante o Período Regencial permitiram que as camadas mais pobres da população tivessem representação e participação política junto às instituições imperiais. III. A abdicação de D. Pedro I significou a vitória dos liberais e a consolidação do poder da aristocracia rural. a) se todas as proposições forem verdadeiras. b) se apenas forem verdadeiras as proposições I e II. c) se apenas forem verdadeiras as proposições I e III. d) se apenas forem verdadeiras as proposições II e III. e) se todas as proposições foram falsas. 34. A abdicação de D. Pedro I traduziu-se na vitória das tendências liberais sobre as forças absolutistas representadas pelo Imperador, completando também o processo de emancipação política do Brasil em relação a metrópole portuguesa. O período regencial, que segue à abdicação do Imperador, preparou o caminho para a consolidação do Império. Sobre esse processo é correto afirmar que: (I) A iniciativa mais importante do início do período regencial foi desencadear vigoroso processo de industrialização. (II) Foi consolidada a unidade política e territorial do Brasil, apesar dos movimentos provinciais de autonomia. (III) O latifúndio e a escravidão permaneceram como bases da sociedade brasileira naquele período. (IV) A abdicação de D. Pedro I foi possível porque havia sido instalado formalmente o regime de parlamentarismo. (V) Pelo Ato Adicional de 1834, foram criadas as Assembléias Legislativas nas diversas províncias. a) se todas as proposições forem verdadeiras. b) se apenas forem verdadeiras as proposições II e IV. c) se apenas forem verdadeiras as proposições III e V. d) se apenas forem verdadeiras as proposições I e III. e) se todas as proposições foram falsas.

Page 15: HISTÓRIA 2013 EB SG

35. No período compreendido entre a Independência e 1849, o Brasil foi marcado por agitações sociais e políticas. Sobre essas agitações, é correto afirmar que: (I) A "Cabanagem" no Pará (1835-1840) foi um movimento que teve forte participação das camadas populares. (II) Também no Maranhão houve violência social na rebelião conhecida por "Balaiada" (1838 - 1841), com forte participação popular. (III) Apenas na Bahia não houve agitação social ou movimentos visando à emancipação regional. (IV) A revolta dos liberais em 1842, em São Paulo e em Minas Gerais, contribuiu para que mais tarde fosse praticada a alternância no poder dos partidos Liberal e Conservador. (V) A mais longa das revoltas brasileiras desse período foi a Revolução Farroupilha (1835 - 1845), na qual se chegou a proclamar uma república independente. (VI) A "Revolução Praieira" (1848) foi o último grande movimento nordestino revoltoso, de caráter popular, democrático e de influência ideológica. a) se todas as proposições forem verdadeiras. b) se apenas forem falsas as proposições I e II. c) se apenas for falsa a proposição III. d) se apenas forem falsas as proposições II e III. e) se todas as proposições foram falsas. 36. No Brasil imperial: (I) A "Missão Francesa", que chegou ao Brasil em 1816, trazendo artistas plásticos como Debret e Taunay, contribuiu para a transformação da fisionomia cultural do país. (II) Segundo a organização político-administrativa, as províncias eram administradas por governadores-gerais eleitos pelos membros dos Conselhos Municipais. (III) Os primeiros anos do Império constituíram-se em um período de rápido crescimento econômico, especialmente em razão das receitas obtidas com as tarifas de importação e com o crescimento da exportação. (IV) O período regencial foi marcado por grandes disputas entre grupos políticos e por intensa agitação social em quase todas as províncias. (V) Durante o Segundo Reinado, paralelamente à existência do Poder Moderador e do Conselho de Estado, predominou um regime de governo nos moldes parlamentaristas, no qual o Gabinete era liderado pelo primeiro ministro nomeado pelo Imperador. (VI) A entrada de imigrantes, a partir da segunda metade do século XIX, esteve relacionada à expansão da cultura cafeeira no oeste paulista e às medidas legais que conduziram à abolição do trabalho escravo. a) se todas as proposições forem verdadeiras. b) se apenas forem falsas as proposições I e II. c) se apenas for falsa a proposição III. d) se apenas forem falsas as proposições II e III. e) se todas as proposições foram falsas.

Page 16: HISTÓRIA 2013 EB SG

37. (Ufpe 2000) Esta questão diz respeito a fatos políticos ocorridos no Império brasileiro. ( ) O Período Regencial foi uma fase de grande turbulência política no Brasil, com movimentos sociais e revoltas. ( ) O Golpe da Maioridade que levou Pedro II ao poder foi uma trama política dos liberais. ( ) Manifestações liberais surgiram no Sudeste do Brasil como represália à política imperial e à dissolução da Câmara Liberal, escolhida pela chamada "eleição do cacete". ( ) Durante o processo de independência, dois "partidos políticos" tiveram importante atuação. Foram eles o Partido Liberal e o Partido Moderador Republicano. ( ) Após a independência brasileira surgiram revoltas em Minas e em Pernambuco a favor da volta do pacto colonial. A. V V V F F B. V V F V F C. V V F F V D. V F V V V E. V F V V F 38. A organização do sistema político foi objeto de discussões e conflitos ao longo do período imperial no Brasil. Com relação ao contexto histórico do Brasil Imperial e aos problemas a ele relacionados, é CORRETO afirmar que: a) a centralização do poder foi objeto de sérias disputas ao longo de todo o século XIX e explica várias contendas internas às elites imperiais, como a Rebelião Praieira. b) o Constitucionalismo ganhou força, fazendo com que o Legislativo, o Executivo e o Judiciário se tornassem independentes e harmônicos, o que atendia às queixas dos rebeldes da Balaiada. c) o Federalismo de inspiração francesa e jacobina foi uma das principais bandeiras do Partido Liberal, a partir da publicação do Manifesto Republicano, o que explica, entre outras, a Revolução Liberal de 1842. d) os movimentos de contestação armada - como a Revolução Farroupilha, a Sabinada ou a Cabanagem - tinham em comum a crítica liberal às tendências absolutistas, persistentes no governo de D. Pedro II. 39. No Brasil, tanto no Primeiro Reinado, quanto no período regencial, a) aconteceram reformas políticas que tinham por objetivo a democratização do poder. b) ocorreram embates entre portugueses e brasileiros que chegaram a pôr em perigo a independência. c) disseminaram-se as idéias republicanas até a constituição de um partido político. d) mantiveram-se as mesmas estruturas institucionais do período colonial. e) houve tentativas de separação das províncias que puseram em perigo a unidade nacional.

Page 17: HISTÓRIA 2013 EB SG

40. Dentre os fatores que levaram os gaúchos a proclamar a República Rio-Grandense, durante a Revolução Farroupilha, é correto apontar a) a pressão exercida pelas potências estrangeiras, que se opunham ao regime monárquico brasileiro; os altos impostos cobrados pelo império; e a proibição do contrabando de gado, extremamente prejudicial aos gaúchos. b) os acordos alfandegários feitos pelo governo imperial com potências estrangeiras, prejudiciais à economia nacional; os altos impostos cobrados pelo império; e a permissividade em relação ao contrabando, o que era prejudicial aos interesses rio-grandenses. c) a execução de leis de caráter liberal, contrárias aos interesses do povo; a falta de investimento público no setor industrial; e a proteção excessiva das riquezas naturais do solo, buscando preservar a vegetação do pampa, o que prejudicava a economia gaúcha. d) a pressão exercida por potências estrangeiras contra o excessivo livre-cambismo brasileiro; o incentivo à terceirização da manufatura do couro; e a proibição do contrabando, o que prejudicava os produtores gaúchos na concorrência com os produtores platinos, devido ao aumento dos seus custos de produção. e) a execução de leis de caráter liberal, contrárias aos interesses do povo; os acordos favoráveis ao tráfico negreiro, celebrados entre o Brasil e potências estrangeiras; e a necessidade de elevar os impostos para favorecer o desenvolvimento da pecuária, o que prejudicava o setor industrial gaúcho. 41. Das afirmativas abaixo, referentes ao Período Regencial no Brasil, assinale a CORRETA: a) Ocorreram vários movimentos e revoltas que não se enquadravam em um único propósito, pois cada um resultava de realidades regionais específicas e de grupos sociais distintos. b) A unidade política e territorial deste período visou à superação da crise econômica que se arrastava desde o período colonial, tendo como conseqüência o abandono da vocação agrícola brasileira. c) O período regencial foi um dos mais agitados da história política brasileira até então, durante o qual surgiram vários partidos políticos que representavam os setores sociais revoltosos. d) A ausência de instabilidade política neste período, devia-se ao rigor das políticas regenciais diante do federalismo e da centralização administrativa. e) O liberalismo, marca do período regencial, incentivou a participação popular e, ao mesmo tempo, fortaleceu o poder das oligarquias sulistas e nortistas.

Page 18: HISTÓRIA 2013 EB SG

42. Associe os acontecimentos e medidas políticas do Brasil Império listados na coluna 1 com as respectivas conjunturas políticas constantes na coluna 2. Coluna 1 1 - Avanço Liberal 2 - Regresso Conservador Coluna 2 ( ) aprovação do Código de Processo Criminal ( ) criação da Guarda Nacional ( ) definição dos partidos políticos imperiais ( ) aprovação do Ato Adicional ( ) Lei de Interpretação do Ato Adicional A seqüência numérica correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é a) 1 - 1 - 2 - 2 - 1. b) 1 - 2 - 1 - 2 - 1. c) 1 - 1 - 2 - 1 - 2. d) 2 - 1 - 2 - 1 - 2. e) 2 - 2 - 1 - 1 - 2. 43. A abdicação de D. Pedro I em 1831 deu início ao chamado período regencial, sobre o qual se pode afirmar: I. As elites nacionais reformaram o aparato institucional de modo a estabelecer maior descentralização política. II. Foi um período convulsionado por revoltas, entre elas, a Farroupilha e a Sabinada. III. D. Pedro II sucedeu ao pai e impôs, logo ao assumir o trono, reformas no regime escravista. IV. O exercício do Poder Moderador pelos regentes e pelo Exército conferia estabilidade ao regime. As afirmativas corretas são: a) l e ll b) I, lI e llI c) l e llI d) II, lll e lV e) II e lV

Page 19: HISTÓRIA 2013 EB SG

44. Com base nos conhecimentos sobre a chamada República Velha, conclui-se: ( ) Com a Proclamação da República e conseqüente desenvolvimento industrial, o Brasil conseguiu desvincular-se das amarras do capitalismo internacional. ( ) Apesar de o regime republicano ser juridicamente representativo, o poder era controlado pelos grandes proprietários rurais, que, através dos coronéis, manipulavam a máquina eleitoral. ( ) Esse período caracterizou-se pelo equilíbrio entre o poder central e os estados da federação. ( ) A existência de um mercado interno dinâmico, resultante do crescimento da produção agrícola e industrial nas diferentes regiões do país, resultou na melhor distribuição de rendas, nesse período. ( ) As divisões e disputas pelo poder, entre as próprias oligarquias dominantes, foram fatores decisivos para a derrocada dessa fase republicana. A. F V V F V B. V V F V F C. V V F F V D. V F V V V E. F F V V F 45. O estudo da Carta Outorgada de 1824, Ato Adicional de 1834 e Constituição Republicana de 1891 mostra, no Brasil, notável evolução política. Assinale a alternativa correta: a) O Ato Adicional de 1834 atribui às províncias a mesma autonomia estabelecida pela Constituição de 1891. b) Enquanto a Carta Outorgada de 1824 inspirou-se nos Estados Unidos, a Constituição de 1891 baseou-se em modelo europeu. c) A Carta Outorgada de 1824 estabelecia quatro poderes, reduzidos a três na Constituição de 1891, com a supressão do Poder Moderador. d) A Religião Católica Apostólica Romana, oficial no Império, assim continuou na República, com base em artigo específico na Constituição de 1891. e) O Ato Adicional de 1834 transformou a forma de Estado do Brasil de unitária em federativa. 46. O lema "Ordem e Progresso" inscrito na bandeira do Brasil, associa-se aos: a) monarquistas. b) abolicionistas. c) positivistas. d) regressistas. e) socialistas.

Page 20: HISTÓRIA 2013 EB SG

47. Sobre o contexto histórico responsável pela proclamação da República NÃO se inclui: a) a insatisfação dos setores escravocratas com o governo monárquico após a Lei Áurea. b) a ascensão do exército após a Guerra do Paraguai, passando a exigir um papel na vida política do país. c) a perda de prestígio do governo imperial junto ao clero, após a questão religiosa. d) a oposição de grupos médios urbanos e fazendeiros do oeste paulista, defensores de maior autonomia administrativa. e) o alto grau de consciência e participação das massas urbanas em todo o processo da proclamação da República. 48. A segunda metade do século XIX foi marcada pelo apogeu do cientificismo no mundo ocidental. A Ciência transformava-se na panacéia para todos os males, capaz de indicar soluções para tudo, inclusive prever, controlar e disciplinar os homens e seus comportamentos. Desde o evolucionismo de Darwin até o positivismo de Augusto Comte, a idéia de progresso servia como "bússola" no caminho da modernidade. À luz dessas informações, indique a opção que define o contexto de introdução das idéias positivistas no Brasil. a) O Positivismo ganhou destaque no Brasil ao penetrar na Escola Militar do Rio de Janeiro, que preparava jovens oficiais com vistas à abolição da escravidão e à implantação do regime republicano. b) O Positivismo penetrou no Brasil através da visita de uma missão militar inglesa ao país, atingindo seu apogeu com a proclamação da República por Deodoro da Fonseca, um de seus principais líderes. c) A idéia de progresso contida no Positivismo baseava-se na crença em um estágio superior da evolução humana a ser atingido, no caso do Brasil, quando toda a população do país fosse alfabetizada e gozasse de cidadania política. d) O Positivismo difundiu-se no Brasil, sobretudo através da juventude militar formada pela Escola da Praia Vermelha, que valorizava o mérito individual e acreditava na Ciência Positiva como religião da humanidade, em oposição ao catolicismo. e) A difusão do Positivismo no Brasil deveu-se à sua penetração no Exército, envolvendo tanto a juventude militar, quanto suas lideranças formadas pelos oficiais de alta patente, dentre eles, Deodoro da Fonseca e Caxias. 49. Caracteriza o processo eleitoral durante a Primeira República, em contraste com o vigente no Segundo Reinado: a) a ausência de fraudes, com a instituição do voto secreto e a criação do Tribunal Superior Eleitoral. b) a ausência da interferência das oligarquias regionais, ao se realizarem as eleições nos grandes centros urbanos. c) o crescimento do número de eleitores, com a extinção do voto censitário e a extensão do direito do voto às mulheres. d) a possibilidade de eleições distritais e a criação de novos partidos políticos para as eleições proporcionais. e) a maior participação de eleitores das áreas urbanas ao se abolir o voto censitário e se limitar o voto aos alfabetizados.

Page 21: HISTÓRIA 2013 EB SG

50. Com a instalação da República no Brasil, algumas mudanças fundamentais aconteceram. Entre elas, destacam-se: a) a militarização do poder político e a universalização da cidadania. b) a descentralização do poder político e um regime presidencialista forte. c) um poder executivo frágil e a criação de forças públicas estaduais. d) a aproximação entre o Brasil e os Estados Unidos e a instituição do voto secreto. e) a fundação do Banco do Brasil e a descentralização do poder político. 51. Desde o ano de 1993 vários eventos vêm sendo realizados em rememoração da Revolta da Armada e da Revolução Federativa, as quais podem ser consideradas como: a) representativas dos movimentos monárquicos restauradores do início da República. b) projeção das diversas concepções republicanas existentes no país. c) reações contra o Federalismo republicano, que defendia a eliminação da autonomia dos Estados. d) reações de segmentos sociais emergentes do domínio oligárquico no Estado Republicano. e) exemplo do confronto civilismo x militarismo, que caracterizaram o início da República. 52. A política financeira, conhecida como encilhamento, foi proposta pelo Ministro: a) Campos Sales b) Quintino Bocaiúva c) Benjamim Constant d) Rui Barbosa e) Aristides Lobo 53. Artigo Primeiro: "A Nação Brasileira adota como forma de governo, sob o regime representativo, a República Federativa, proclamada a 15 de novembro de 1889, e constitui-se, por união perpétua e indissolúvel das suas antigas províncias, em Estados." Texto constitucional extraído da Carta Magna de: a) 1824 b) 1891 c) 1934 d) 1937 e) 1946

Page 22: HISTÓRIA 2013 EB SG

54. Apesar da profunda rivalidade existente entre os grupos no interior do Exército no início da República, eles se aproximavam em um ponto fundamental: a) Expressavam os interesses de uma classe social, defendendo uma República liberal com o Poder Executivo descentralizado. b) Expressavam a opinião segundo a qual o Império deveria ser preservado, devendo entretanto sofrer algumas reformas levemente descentralizadoras. c) Não expressavam os interesses de todo um segmento social, pregando o estabelecimento de uma forma de Poder Executivo descentralizado e adaptado às peculiaridades regionais. d) Expressavam os interesses de algumas oligarquias do Império, defensoras da autonomia das províncias. e) Não expressavam os interesses de uma classe social, posicionando-se como adversários do liberalismo e defendendo a República, dotada de um Poder Executivo forte. 55. A República brasileira emergiu no auge de um processo cujas raízes se encontravam no II Reinado. Assinale a alternativa INCORRETA: a) A campanha abolicionista acabou por se confundir com a campanha republicana. b) Nos termos da primeira Constituição Republicana o Brasil era uma República Federativa Presidencialista e o Estado permaneceu atrelado à Igreja. c) Para certos segmentos da sociedade, entre eles os cafeicultores, a forma republicana de governo era concebida como moderna, avançada e mais eficiente. d) No primeiro aniversário da implantação do regime republicano foi instalado o Congresso Constituinte e em 24/02/1891 foi promulgada a Constituição. e) Os militares, influenciados pelas idéias do positivismo, uniram-se à camada média da sociedade contra os monarquistas. 56. A ideologia republicana ganhou força a partir de 1870, porque o desenvolvimento das relações de produção capitalista em andamento no Brasil exigia mudanças que o Império não podia realizar. Todavia, o Movimento Republicano não foi homogêneo; ele congregou diferentes segmentos sociais que, defendendo interesses específicos, opunham-se à continuidade do Império e ao atraso por ele representado. Dentre estes segmentos sociais NÃO se encontrava: a) o operariado, representado por líderes sindicais e políticos, que viam na consolidação da República a possibilidade de fortalecimento da sua organização. b) parte da oficialidade do Exército, ligada à ideologia positivista e que propunha a consolidação de uma república autoritária. c) a burguesia industrial, ligada à produção ainda incipiente de bens de consumo e interessada em garantir mais industrialização. d) a burguesia cafeeira do oeste paulista, interessada em promover a descentralização política como forma de garantir a ampliação do seu poder. e) a classe média dos centros urbanos, representada por ideólogos liberais, defensores de um sistema federativo nos moldes da Constituição Norte-Americana.

Page 23: HISTÓRIA 2013 EB SG

57. Sobre a participação dos militares na Proclamação da República é correto a que: a) o Partido Republicano foi influenciado pelos imigrantes anarquistas a desenvolver a consciência política no seio do exército. b) a proibição de debates políticos e militares pela imprensa, a influência das idéias de Augusto Comte e o descaso do Imperador para com o exército favoreceram a derrubada do Império. c) o descaso de membros do Partido Republicano, como Sena Madureira e Cunha Matos, em relação ao exército, expresso através da imprensa, levou os "casacas" a proclamar a República. d) o Gabinete do Visconde de Ouro Preto formalizou uma aliança pró-republicana com os militares positivistas no Baile da Ilha Fiscal. e) a aliança dos militares com a lgreja acirrou as divergências entre militares e republicanos, culminando na Questão Militar. 58. Foram as revoltas ocorridas durante o governo de Floriano Peixoto: a) Revolução Federalista e Revolta da Armada; b) Revolta de Canudos e Revolução Praieira; c) Revolta da Chibata e Revolta do Contestado; d) Revolução Federalista e Coluna Prestes; e) Revolta da Armada e Revolta do Forte de Copacabana. 59. "Policarpo era um patriota; monarquista conservador, foi ardoroso defensor do governo (forte) de Floriano a favor do qual engajou-se na luta contra a Armada rebelada. Acabou preso, condenado e executado. Teve um triste fim." (Afonso H. Lima Barreto, TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA). O período da República referido no texto é: a) a República da Espada. b) o Estado Novo. c) a República dos Coronéis. d) a República Nova. e) a Fase Populista. 60. Seu texto, bastante inspirado na Constituição dos Estados Unidos, adotava os princípios liberais tradicionais: maior equilíbrio entre os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, maior autonomia para os Estados (as antigas províncias), separação entre o Estado e a Igreja. O direito de voto foi estendido a todos os homens maiores de 21 anos. Não votavam os analfabetos, os soldados, nem as mulheres. Estamos falando da Constituição de a) 1822 b) 1824 c) 1891 d) 1934 e) 1937

Page 24: HISTÓRIA 2013 EB SG

61. Nome que se dá aos resultados da política financeira do ministro da Fazenda, Rui Barbosa, caracterizada pela facilitação do crédito, que levou a um crescimento da atividade econômica seguida de inflação, especulação na bolsa de valores, falências e desemprego. a) Capitalização b) Abolição c) Encilhamento d) Lei de Responsabilidades e) Revolução Federalista do Rio Grande do Sul 62. (Mackenzie 97) "Não posso mais suportar este Congresso; é mister que ele desapareça para a felicidade do Brasil." (Deodoro da Fonseca) A afirmação anterior, que antecedeu o golpe do Marechal Deodoro, ocorreu porque: a) tanto quanto Fernando Henrique Cardoso, Deodoro não conseguia aprovar as reformas administrativa e da previdência. b) o Congresso aprovara a Lei de Responsabilidade, que reduzia as atribuições do presidente, criticado pelo autoritarismo. c) o governo de Deodoro, marcado por atitudes democráticas e lisura administrativa, gerava a oposição de grupos oligárquicos. d) eleito pelo povo em pleito direto, Deodoro da Fonseca sofria forte oposição do Legislativo. e) as bem-sucedidas reformas econômicas de seu governo provocaram a insatisfação de grupos atingidos em seus privilégios. 63. O marechal Floriano Peixoto, em sua política econômico financeira, a) orientou-se no sentido de apoiar a lavoura, principalmente a cafeeira, cuja situação era precária devido à diminuição da demanda nos mercados internacionais. b) procurou combater a inflação, contando para isso com a colaboração de seu Ministro da Fazenda, Joaquim Murtinho. c) buscou particularmente a diversificação de produtos agrícolas, buscando substituir o café pelo algodão, cacau e açúcar, como produtos básicos de nossa economia exportadora; como conseqüência ocorreram rebeliões contra o governo central, promovidas pela oligarquia cafeicultora paulista. d) orientou-se no sentido de promover a industrialização do país através de uma política de empréstimos e financiamentos. e) visando a diminuir a dívida externa do Brasil, pagou a maior parte de nossos débitos no exterior, principalmente junto aos Estados Unidos.

Page 25: HISTÓRIA 2013 EB SG

64. OBSERVE A FIGURA ABAIXO E RESPONDA:

(Apud FAUSTO, Boris. HISTÓRIA DO BRASIL. São Paulo: Edusp, 1995.) "Glória à pátria!", dizia a "Revista Illustrada", um dia após a proclamação da República no Brasil, numa comemoração que representava o desejo de mudanças que trouxessem ampliação dos direitos políticos e da cidadania. No que se refere ao exercício dos direitos políticos, a primeira Constituição republicana - de 1891 - tem como uma de suas características: a) o direito de cidadania às mulheres, pela introdução do voto feminino b) a exclusão das camadas populares, com a instituição de sistema eleitoral direto c) o aumento do colégio eleitoral, pela atribuição do direito de voto aos analfabetos d) a possibilidade do controle dos eleitores pelos proprietários rurais, através do voto aberto 65. O estudo comparativo das Constituições Brasileiras de 1824 (Carta Outorgada, Imperial) e de 1891 (Carta promulgada, Republicana) NÃO permite afirmar: a) A Carta Imperial criou 4 (quatro) poderes, mas o documento republicano estabeleceu somente 3 (três). b) Enquanto o estatuto Imperial recebeu uma emenda, o Ato Adicional, um progresso rumo à federação, a Carta republicana foi emendada em 1926, com fortalecimento do Poder Central. c) A Carta de 1891 estabeleceu a Federação como forma de Estado. d) A Carta Republicana teve inspiração européia, ao passo que a lei maior imperial buscou seguir o modelo norte-americano. e) A Carta de 1824 criou o Unitarismo como forma de Estado, mesmo porque as Províncias eram destituídas de preparo político.

Page 26: HISTÓRIA 2013 EB SG

66. Na época da instauração da República no Brasil, verifica-se a existência de três projetos ideológicos distintos para a República. Esses projetos são comumente chamados de liberal, jacobino e positivista. A respeito de tais projetos, associe a 2� coluna (características) de acordo com a 1� (projetos republicanos) e, a seguir, marque a alternativa que apresenta a seqüência CORRETA. 1� Coluna 1. Projeto Liberal 2. Projeto Jacobino 3. Projeto Positivista 2� Coluna ( ) Baseado nas idéias do francês Auguste Comte (1798-1857). ( ) Inspirava-se nas idéias republicanas de Danton e Robespierre. ( ) Sua inspiração republicana viera da idéia de república dos Estados Unidos da América. ( ) Era defendido pelos cafeicultores paulistas e pregava a descentralização política. ( ) A participação popular na administração era vista como um requisito necessário para um regime que deveria ser fundado na liberdade e na vontade geral. ( ) Segundo esse projeto, cabia ao Estado zelar pela ordem, proteger os cidadãos e garantir os seus direitos, de modo quase que tutelar. a) 3 - 2 - 1 - 2 - 3 - 1 b) 3 - 2 - 1 - 1 - 2 - 3 c) 1 - 3 - 2 - 3 - 2 - 12 d) 1 - 3 - 2 - 2 - 1 - 3 67- O FIM DE UMA ERA Em seu discurso de despedida do Senado, em dezembro de 1994, o presidente Fernando Henrique Cardoso anunciou o fim da Era Vargas, como um prenúncio das mudanças que estavam por vir. Supunha-se sepultado um modelo econômico que tinha como principal ator o intervencionismo do Estado, como atração política o paternalismo de cooptação e como modelo social a previdência pública e a legislação trabalhista. (NOGUEIRA, Octaciano. "Jornal da Tarde", 11/11/1998.) Embora a citação acima apresente a legislação trabalhista de Getúlio Vargas como parte de um ultrapassado modelo econômico, é possível apontar aspectos que, no sentido contrário, revelem o significado da contribuição trazida pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT - para as relações de trabalho. Um aspecto dessa contribuição está indicado em: a) manutenção da ação sindical e de direitos trabalhistas durante a fase de governos militares b) estabelecimento da pluralidade sindical e de partidos trabalhistas durante o Estado Novo c) criação de normas legais para os aumentos salariais reais e do gatilho salarial durante o governo Sarney d) instituição do estatuto político dos trabalhadores e do Tribunal Superior do Trabalho durante o segundo governo Vargas

Page 27: HISTÓRIA 2013 EB SG

68. A supremacia de um chefe político municipal, na Primeira República, não estava correlacionada com o número de votantes, mas com a capacidade de controlar e impor a coerção. O coronelismo sofre um certo impacto no início dos anos trinta, mas em 1932 já estava recomposto sem aquela arrogância do senhor absoluto de outrora. A centralização política de Vargas significou para os coronéis a perda parcial do controle de coerção, principal fonte de seu poder político na Primeira República. Após 45, a presença das massas urbanas na política torna-se um fato muito mais importante do que se poderia pressentir sob a ditadura. O golpe de 1964 foi recebido pelo coronelismo moribundo com extrema animação. Mas, a recuperação do coronelismo foi apenas parcial. Males irreversíveis continuaram afetando-o progressivamente. Adaptado de: DANTAS, Ibarê. Coronelismo e dominação. Aracaju: UFSE, 1987. p. 23-35. A ascensão de Vargas ao poder, após o movimento de 1930, trouxe mudanças nas práticas coronelísticas típicas da República Velha. Entre essas mudanças, podemos citar: a) os coronéis perderam o poder de mobilizar milícias na defesa de seus interesses, mas fortaleceram as práticas de mandonismo local, mesmo contra a vontade de Vargas. b) as velhas e novas oligarquias foram derrotadas por Vargas, que acreditava serem elas incompatíveis com os seus projetos inovadores orientados para a modernização social e econômica. c) os interventores, nomeados pelo novo regime, reduziram o poder dos coronéis, mesmo que, posteriormente, a política de cooptação de lideranças locais, adotada por Vargas, tenha lhes devolvido parte desse poder. d) os governantes indicados por Vargas destituíram os coronéis do poder, criando as bases de uma reforma agrária, com o intuito de alterar as arcaicas estruturas rurais. 69- Na questão a seguir escreva nos parênteses (V) para verdadeiro ou (F) se for falso. Sobre o primeiro e o segundo governos do presidente Getúlio Vargas, identifique as proposições verdadeiras e falsas. ( ) Em 1939, o presidente Getúlio Vargas apresenta um plano qüinqüenal, cujas metas serviam de apoio à industrialização: usinas hidrelétricas em Paulo Afonso, estradas de ferro e rodovias, usina de aço e fábrica de aviões. ( ) Aparentemente o Estado Novo foi antioligárquico; entretanto, manteve intacto o sistema de dominação no campo porque os capitais investidos nas indústrias eram originários da acumulação no setor agrícola. ( ) A Constituição de 1937 se caracterizou pelo predomínio do poder legislativo e subordinação do poder executivo ao poder judiciário. ( ) Vargas defendia uma política anti-imperialista e decidiu nacionalizar o petróleo, criando a Petrobrás, através da Lei 2004, de 3 de outubro de 1953, que estabeleceu o monopólio estatal do petróleo. ( ) A Revolução Constitucionalista de 1932, em São Paulo, deu continuidade ao programa proposto pelos tenentes, que participaram da Coluna Prestes. A. V V F V F B. V F F V F C. V V F V V D. F V F V F E. F V F V V

Page 28: HISTÓRIA 2013 EB SG

70. Sobre a política externa do Brasil durante os governos de Vargas, Juscelino Kubitschek e João Goulart pode-se afirmar: ( ) Durante o ano de 1960 dezessete países africanos tornaram-se independentes. Entretanto, o governo de Juscelino não propôs uma política de relações internacionais mais próximas com a África. ( ) A política externa do Estado Novo caracterizou-se pelo pragmatismo na relação entre o estado e a economia. Exemplo: o projeto de construção da Usina Siderúrgica de Volta Redonda dependeu de um jogo político internacional entre os Estados Unidos e o Brasil. ( ) Goulart, ao assumir a presidência da República em 11 de setembro de 1961, reiterou os princípios do anticolonialismo e da autodeterminação dos povos, manifestando continuidade na política externa do seu antecessor Jânio Quadros, em direção a uma maior aproximação com a África. ( ) A Escola Superior de Guerra (ESG), durante o governo Goulart, preferia ver o Atlântico sob a influência dos Estados Unidos. Para a ESG a política externa brasileira deveria ser pensada sob o ângulo da segurança do hemisfério ocidental. ( ) Goulart, tanto quanto Juscelino, formulou uma política externa de abertura comercial com a América Latina e Central, possibilitando o surgimento do MERCOSUL. A. V V V V F B. F V V V V C. V F V V V D. V F V V F E. F V V V F 71. Sobre a posição do Brasil diante da Segunda Guerra Mundial podemos afirmar: ( ) Após a declaração de guerra da Alemanha à Polônia o primeiro decreto-lei do governo de Getúlio Vargas fixava regras de neutralidade a serem observadas em todo o território nacional e que foram válidas até o final da guerra. ( ) Vargas retardou politicamente o apoio aos Estados Unidos, até que este país aceitou financiar o programa siderúrgico, que, segundo Vargas, representava "riqueza e poder para o Brasil", em troca da instalação de bases americanas neste país. ( ) Após o torpedeamento de vários navios brasileiros em águas americanas, Vargas assinou decretos pondo "os bens dos súditos alemães, japoneses e italianos em garantia dos danos causados pelos seus países". ( ) Vargas apoiou as nações do Eixo, juntamente com os presidentes da Argentina e Chile e, por esta razão, os navios mercantes brasileiros foram torpedeados pelos americanos em águas americanas. ( ) Durante a Segunda Guerra Mundial Brasil e Inglaterra assinaram um acordo de pagamento, que incluía a compra de carne e algodão por parte da Inglaterra, o que muito beneficiou o Brasil. A. F V V V V B. V V V F V C. F F V F V D. F V F F V E. F V V F V

Page 29: HISTÓRIA 2013 EB SG

72. A Revolução de 1930, no Brasil, teve como objetivos: ( ) enfraquecer a aliança conhecida como "café com leite". ( ) diminuir o poder político dos estados de São Paulo e Minas Gerais. ( ) aumentar o poder político dos grupos industriais do Brasil. ( ) alterar a sucessão de Presidentes, representantes da "aristocracia rural". A V V V V B F V V V C F V V F D V V F V E F V V F 73. Entre 1930 e 1935, aconteceram no Brasil dois movimentos armados que tentaram alterar a situação política existente. Assinale as proposições CORRETAS. (I) Revolução Constitucionalista. (II) Revolta da Armada. (III) Intentona Comunista. (IV) Estado Novo. (V) Revolta da Chibata. Quais estão corretas? a) Apenas I e II. b) Apenas II e III. c) Apenas III e IV. d) Apenas I e III e) Apenas I, II e V. 74. "(...) De março de 1931 a fevereiro de 1940, foram decretadas mais de 150 leis novas de proteção social e de regulamentação do trabalho em todos os seus setores. Não se tratava apenas de realizações em matéria de previdência e trabalho, mas a valorização deliberada do trabalhador nacional, relacionada às questões jurídicas e seus aspectos sociais. A Constituição de 34 já refletia essa transformação no país. Coube, porém, ao Estado Novo resolver os conflitos entre o capital e o trabalho. O art. 136 da Carta de 37 determina que o trabalho é um dever social, tendo direito à proteção especial do Estado. (...)" (BERCITO, p. 63) Com base no texto anterior e nos conhecimentos sobre o assunto, indique aspectos do trabalhismo getulista: (I) Sindicalismo de resultados, em que as conquistas econômicas prevalecem sobre as políticas e ideológicas. (II) Oficialismo, como instrumento de manipulação das massas e montagem de um arcabouço institucional controlado pelo Estado. (III) Corporativismo, na medida em que propugna a união das classes produtoras em categorias profissionais, sob fiscalização estatal.

Page 30: HISTÓRIA 2013 EB SG

(IV) Assistencialismo, visando a despolitizar os sindicatos, retirando-lhes o caráter de fórum representativo da classe trabalhadora. (V) Sindicalismo "pelego", atrelado ao Estado, impedindo a livre organização dos trabalhadores na defesa dos seus interesses e direitos. (VI) lnternacionalismo, na medida em que enfatiza os interesses comuns dos trabalhadores das diferentes nações. Quais estão corretas? a) Apenas I, II e III. b) Apenas III, IV e V. c) Apenas III, IV e VI. d) Apenas II, III, IV e V e) Apenas I, II e VI. 75- A partir do golpe de 1930 fora possível apresentar inovações em todas as esferas de poder, de tal modo que, impulsionados pela corroída imagem da República Velha, os assim chamados "revolucionários de 30" puderam, com o apoio popular, acabar com a existência dos partidos políticos, o produto-tipo da cultura política liberal. Com o golpe de 1930, sequer houve um partido para a arregimentação das massas que, não só começaram a identificar-se prontamente com a proposta de um estado totalitário, como demonstravam cada vez mais seu clamor por Getúlio Vargas. Elizabeth Cancelli, O MUNDO DA VIOLÊNCIA. Com referência às "inovações em todas as esferas de poder" a que o texto se refere, julgue os itens a seguir. ( ) Os revolucionários de 1930 mantiveram instituições políticas liberais, como o sistema partidário da República Velha. ( ) Vargas, depois de liderar a Revolução de 1930, e especialmente depois de promover o golpe do Estado Novo, criou um regime com pouca ou nenhuma intermediação de instituições políticas autônomas entre a sociedade e o Estado. ( ) O golpe de 1937 veio a ser a comprovação definitiva das características centralistas e autoritárias que vinham se desenhando desde a Revolução de 1930. ( ) A mentalidade de massa, o Estado de massa, o personalismo carismático do líder e as formas corporativas foram características típicas da Era Vargas. A. V V V V B. V V V F C. F V V V D. F V V F E. V V F F

Page 31: HISTÓRIA 2013 EB SG

76- Na(s) questão(ões) a seguir julgue os itens e escreva nos parênteses (V) se for verdadeiro ou (F) se for falso. Durante o Estado Novo (1937/1945) governado por Getúlio Vargas, o Brasil criou uma imagem de harmonia entre o povo e o governo e entre as diferentes classes sociais. A respeito, julgue os itens. ( ) Foi utilizada a repressão através da violência, dirigida em nível nacional por Felinto Muller, chefe da polícia. ( ) Foi observado o respeito a alguns princípios democráticos como a preservação dos partidos políticos de diferentes ideologias. ( ) Ocorreram concessões de caráter paternalístico e demagógico. ( ) O programa político "A hora do Brasil" foi criado para divulgar o que o governo pretendia e é um exemplo da utilização da propaganda pelo governo. A. V V V V B. V F F V C. F F V V D. V F V V E. F F V V 77. O Estado Novo (1937-1945) constituiu-se num período ditatorial da história brasileira. Sob esse aspecto é correto afirmar que: ( ) Foi um período regido por uma constituição autoritária, em que o Executivo controlava o Legislativo e o Judiciário, sendo suprimidos os partidos políticos. ( ) O Estado Novo de Getúlio Vargas baseou-se em burocracia complexa e centralizadora, com intervenção do Estado na economia e nos sindicatos. ( ) O Estado autoritário teve como uma de suas preocupações a garantia da liberdade de imprensa e de opinião. ( ) O único ato de oposição ao Estado Novo foi o movimento conhecido como "Revolução Constitucionalista", começada em São Paulo. ( ) Para limitar e controlar o poder nos estados, Getúlio Vargas nomeou "interventores". A. V V V V V B. V F F V F C. F F V V V D. V V F F V E. F F V V F

Page 32: HISTÓRIA 2013 EB SG

78. "Construiremos uma pátria nova onde grandes e pequenos tenham vez, onde todos os seus filhos participem igualmente! A revolução que fizemos foi fruto da vontade do povo, que agora é senhor do seu destino. (...) Não haverá lugar para corruptos que roubam o dinheiro do povo, não haverá lugar para o desrespeito à lei, para favores políticos, para a injustiça e a farsa". (Getúlio Vargas). Correlacione o texto anterior com os conhecimentos históricos e identifique as respostas corretas: (I) O texto anterior refere-se à Revolução de 1964, liderada por Getúlio Vargas, cujos objetivos eram acabar com a corrupção, o desrespeito à lei e com os desmandos do projeto de implantação de uma República Sindicalista. (II) A Revolução a que Getúlio se refere é a Revolução de 1930. Apesar da promessa, o povo pouco se beneficiou dos resultados dos acontecimentos porque o movimento revolucionário apenas promoveu uma alternância dos grupos dominantes no poder. (III) A Revolução de 1930 abriu a possibilidade da participação do povo pelo voto direto e universal, garantido pela Constituição de 1930. (IV) A promessa de participação não passou do discurso, pois, ao assumir o poder em 30 de dezembro de 1930, o que ocorreu foi a nomeação de interventores, em sua maioria oriundos do movimento tenentista, para governar os Estados da República. (V) Ao longo da década de 30, os fatos desmentiram o discurso de Vargas. Apesar das tentativas de participação tanto de associações e clubes quanto de movimentos revolucionários, Getúlio, gradativamente, foi centralizando o poder, processo que culminou com o Golpe de Estado de 1937, dando início ao período conhecido como Estado Novo. (VI) Na Revolução de 1964, Getúlio Vargas é logo destituído do poder pelos militares, que o substituem pelo Marechal Humberto de Alencar Castello Branco e rompem com a promessa de participação popular, iniciando-se período de intensa restrição às liberdades políticas. Quais estão corretas? a) Apenas I, II e III. b) Apenas III, IV e V. c) Apenas II, III e IV. d) Apenas II, IV e V e) Apenas I, II e V.

Page 33: HISTÓRIA 2013 EB SG

79. "Subitamente, parecia que a esquerda havia ganho vida. Mais de 1600 sedes locais da 'Aliança Nacional Libertadora' haviam brotado (...). A plataforma da 'Aliança' pedia o cancelamento das 'dívidas imperialistas', a nacionalização das empresas estrangeiras e a liquidação dos latifúndios. Os radicalizantes estavam igualmente ativos na direita. Um movimento fascista chamado Integralismo vinha por igual força...". (Thomas Skidmore, DE GETÚLIO A CASTELO). O texto refere-se a dois importantes e antagônicos movimentos, sobre os quais é verdadeiro afirmar que ocorreram: a) na Primeira República e motivaram a Revolução de 1930. b) no governo Jânio Quadros e provocaram a sua renúncia. c) na década de 30 e antecederam o golpe de Estado de 1937. d) no Estado Novo e foram importantes para o processo de redemocratização. e) no segundo governo Vargas (1951-54) e contribuíram para o agravamento da crise política que levou ao suicídio do Presidente. 80. No Brasil, a CLT - Consolidação das Leis do Trabalho - foi criada pelo Decreto 5452, de 1943, em meio ao governo de Getúlio Vargas, para reunir e sistematizar as leis trabalhistas existentes no país. Tais leis representaram a: a) conquista evidente do movimento operário sindical e partidariamente organizado desde 1917, defensor de projetos socialistas e responsável pela ascensão de Vargas ao poder. b) participação do Estado como árbitro na mediação das relações entre patrões e trabalhadores de 1930 em diante, permitindo a Vargas propor a racionalização e a despolitização das reivindicações trabalhistas. c) inspiração notadamente fascista, que orientou o Estado Novo desde sua implantação em 1937, desviando Vargas das intenções nacionalistas presentes no início de seu governo. d) atuação controladora do Estado brasileiro sobre os sindicatos e associações de trabalhadores, permitindo a Vargas criar, a partir de 1934, o primeiro partido político de massas da história brasileira. e) pressão norte-americana, que se tornou mais clara após 1945, para que Vargas controlasse os grupos anárquicos e socialistas presentes nos movimentos operário e camponês. 81. Considere as seguintes proposições: I - A Constituição, de 25 de Março de 1824, instituía a religião Católica Romana como sendo oficial do Estado brasileiro. II - A Carta Constitucional, de 24 de Fevereiro de 1891, estabelecia para o Brasil um Estado Federativo, um sistema de governo parlamentarista e o sufrágio universal. III - A Constituição, de 16 de Julho de 1934, instituía uma única Câmara, subordinando ainda as suas decisões ao Poder Executivo. IV - A extinção da autonomia dos Estados e a hipertrofia do Poder Executivo caracterizavam a Constituição de 10 de Novembro de 1937. A alternativa que contém afirmações corretas é:

Page 34: HISTÓRIA 2013 EB SG

a) I e II. b) II e III. c) III e IV. d) I e IV. e) I e III. 82. Na história da República brasileira, a expressão "Estado Novo" identifica: a) o período de 1930 a 1945, em que Getúlio Vargas governou o país de forma ditatorial, só com o apoio dos militares, sem a interferência de outros poderes. b) O período de 1950 a 1954, em que Getúlio Vargas governou com poderes ditatoriais, sem garantia dos direitos constitucionais. c) o período de 1937 a 1945, em que Getúlio Vargas fechou o Poder Legislativo, suspendeu as liberdades civis e governou por meio de decretos-leis. d) o período de 1945 a 1964, conhecido como o da redemocratização, quando foi restabelecida a plenitude dos poderes da República e das liberdades civis. e) o período de 1930 a 1934, quando se afirmou o respeito aos princípios democráticos, graças à Revolução Constitucionalista de São Paulo. 83- Condições de moradia do operário industrial À medida que as novas cidades industriais envelheciam, multiplicavam-se os problemas de abastecimento de água, saneamento, superpopulação, além dos gerados pelo uso de casas para serviços industriais, culminando com as estarrecedoras condições reveladas pelas investigações sobre moradia e condições sanitárias, na década de 1840. Essas condições, nas vilas rurais ou nas aldeias têxteis, eram, muito precárias, mas a dimensão do problema era certamente maior nas grandes cidades, pela facilidade de proliferação de epidemias. (...) Os habitantes das cidades industriais tinham freqüentemente de suportar o mau cheiro do lixo industrial e dos esgotos a céu aberto, enquanto seus filhos brincavam entre detritos e montes de esterco. Na verdade, alguns desses fatos persistem ainda hoje (década de 1960), no panorama industrial do norte e da região central da Inglaterra. (...) (Adaptado de: E. P. Thompson. "A formação da classe operária inglesa". In: Alceu Pazzinato e Maria Helena Senise. História moderna e contemporânea. São Paulo: Ática, 2003. p. 102) Em São Paulo, um grande surto de desenvolvimento econômico, que levou à formação de parques industriais e ao aumento da população nordestina, vivendo em condições não muito diferentes das descritas no texto, ocorreu nos anos a) 20, com acúmulo de capital decorrente da produção cafeeira. b) 30, com o incentivo às indústrias de bens de consumo promovido pelo Estado Novo. c) 50, com a execução do Plano de Metas e da política desenvolvimentista. d) 60, com a implementação das Reformas de Base por João Goulart. e) 80, com a aplicação de planos econômicos pelo governo Sarney.

Page 35: HISTÓRIA 2013 EB SG

84- Urbanização descontrolada Na verdade, o grande período da sociedade brasileira foi o pós-guerra, quando é adotado o padrão da sociedade de "bem-estar social". Esse é o melhor momento tanto em termos de crescimento econômico quanto de crescimento ligado a uma política redistributiva. Foram abertos canais de promoção social, com investimentos públicos em infra-estrutura, em serviços de base, educação, saúde e urbanização. Isso perdurou até os fins dos anos 1970, mas a partir daí o país voltou a patinar e tornou-se cada vez mais concentrador de renda. Como, mesmo com retração econômica, a população continuou a crescer, passamos a ter cada vez mais marginalizados e excluídos. Hoje, o que era um problema social virou um problema de segurança e vivemos o agravamento de um quadro que era excludente. Temos uma situação de confronto entre o contigente de excluídos e aqueles que concentram as possibilidades. (Nicolau Sevcenko. In: "Cartacapital", 8/10/2003, p. 38) No texto, Nicolau Svecenko analisa alguns aspectos da sociedade brasileira no período de 1945 a 1970. Identifique, dentre os fatos históricos abaixo, os que estão relacionados à análise de Svecenko. I. O governo criou o Ministério do Trabalho, da Indústria e do Comércio que teve uma grande atuação na promulgação das leis trabalhistas e na instalação da Companhia Siderúrgica Nacional. II. O povo brasileiro realizou uma intensa campanha nacionalista que teve efeitos sobre as decisões governamentais, influindo inclusive na criação de leis que mantiveram o capital estrangeiro totalmente fora da economia brasileira. III. O Estado brasileiro assumiu crescente intervencionismo no domínio econômico, sobretudo em determinados setores estratégicos como, por exemplo, a instituição do monopólio estatal sobre o petróleo, com a criação da Petrobrás. IV. A política econômica adotada por Juscelino Kubitschek estava delineada no Plano de Metas, que previa, dentre outros, a ampliação dos investimentos diretos no setor produtivo, decorrente da emissão monetária e do estímulo à entrada do capital estrangeiro. São corretos SOMENTE a) I e II b) I e III c) II e III d) II e IV e) III e IV

Page 36: HISTÓRIA 2013 EB SG

85. Entre 1945 e 1964, liberdades democráticas foram vivenciadas no Brasil. Tais liberdades trouxeram conseqüências para as práticas coronelísticas, tendo em vista que a) os coronéis consolidaram sua influência política nas cidades, aproveitando-se das populações rurais que, embora migrassem para as zonas urbanas, não se desligavam da dependência em relação aos chefes políticos locais. b) o coronelismo, que fora fortalecido durante a Era Vargas, sofreu um processo de enfraquecimento a partir de 1945, quando os governos populares passaram a adotar políticas visando ao desenvolvimento das cidades. c) a autoridade política dos coronéis foi fortalecida após 1945, uma vez que as eleições, em todos os municípios, eram manipuladas pelos militares que participaram do poder durante a ditadura Vargas. d) a capacidade de coerção dos coronéis deixou de ser a principal fonte de conquista e manutenção do poder, porque o voto da população urbana tornou-se determinante na escolha dos governantes. 86- Planos, metas e Brasília O "planejamento econômico" estava no ar desde os anos 30, influenciado principalmente pelo sucesso da política do New Deal, aplicada por Franklin Delano Roosevelt à Depressão norte-americana. Como governador de Minas (1945-51), JK adotara o binômio energia/transportes como metas de desenvolvimento. O Plano de Metas foi a primeira medida de planejamento econômico 'stricto sensu', no Brasil. Constava de 31 metas, agrupadas em cinco setores básicos, para os quais deveriam ser encaminhados todos os investimentos públicos e privados do país: energia, transportes, indústrias de base, alimentação e educação (...). A meta 31, denominada meta síntese, era a construção de Brasília, que foi inaugurada em 21 de abril de 1960. Entre 1956 e 1961, a economia brasileira cresceu, em média, 8,1% ao ano (...). A fabricação de automóveis e de material elétrico ultrapassou 25% ao ano. Vários outros setores, como siderurgia, álcalis, celulose e papel, construção e pavimentação de rodovias, ultrapassaram as metas estabelecidas. (Revista "Problemas Brasileiros". n. 352. julho/ago/2002. p. 22) A construção de Brasília e a conseqüente transferência do Distrito Federal do Rio de Janeiro para o planalto Central corresponderam a uma estratégia de fundo geopolítico que pretendia a) dinamizar a economia das regiões litorâneas mais desenvolvidas com uma industrialização com base nacional. b) propiciar a seus moradores amplos espaços públicos de convivência para o exercício da cidadania política. c) difundir um planejamento urbano moderno e democrático, integrando as cidades-satélites ao plano Piloto. d) por meio de seu zoneamento, integrar as áreas residenciais, comerciais e políticas, garantindo espaços com ausência de segregação. e) integrar territorialmente o País com a ocupação dos espaços interiores e ao mesmo tempo isolar geograficamente o centro de decisão política do País.

Page 37: HISTÓRIA 2013 EB SG

87. Considere os itens a seguir. I. A crescente dependência econômica, comercial e financeira em relação ao capital estrangeiro e o enquadramento político-ideológico do Brasil no bloco ocidental liderado pelos Estados Unidos no contexto da guerra fria foram o destaque da política adotada no país. II. A substituição de produtos importados pelos de fabricação nacional, as medidas protecionistas adotadas em favor da produção nacional e do mercado interno, abriram o caminho para a industrialização do país. III. A criação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste foi o primeiro passo para promover o desenvolvimento regional. IV. A abertura de novas estradas e a construção da nova capital favoreceram a diversificação e interiorização do desenvolvimento econômico, com melhor ocupação dos grandes espaços do interior do país e o incremento da agropecuária, extrativismo e mineração. V. A política econômica implantada baseava-se num conjunto de idéias que priorizava o desenvolvimento econômico a partir da ação do Estado e do investimento racional dos recursos econômicos e humanos disponíveis, internos e externos. Em relação ao crescimento econômico brasileiro no período da implementação do Plano a que o texto se refere é correto o que está afirmado SOMENTE em a) I, II e III b) I, II e IV c) I, III e IV d) II, IV e V e) III, IV e V 88- Na(s) questão(ões) a seguir escreva nos parênteses (V) se for verdadeiro ou (F) se for falso. Sobre o primeiro e o segundo governos do presidente Getúlio Vargas, identifique as proposições verdadeiras e falsas. ( ) Em 1939, o presidente Getúlio Vargas apresenta um plano qüinqüenal, cujas metas serviam de apoio à industrialização: usinas hidrelétricas em Paulo Afonso, estradas de ferro e rodovias, usina de aço e fábrica de aviões. ( ) Aparentemente o Estado Novo foi antioligárquico; entretanto, manteve intacto o sistema de dominação no campo porque os capitais investidos nas indústrias eram originários da acumulação no setor agrícola. ( ) A Constituição de 1937 se caracterizou pelo predomínio do poder legislativo e subordinação do poder executivo ao poder judiciário. ( ) Vargas defendia uma política anti-imperialista e decidiu nacionalizar o petróleo, criando a Petrobrás, através da Lei 2004, de 3 de outubro de 1953, que estabeleceu o monopólio estatal do petróleo. ( ) A Revolução Constitucionalista de 1932, em São Paulo, deu continuidade ao programa proposto pelos tenentes, que participaram da Coluna Prestes.

Page 38: HISTÓRIA 2013 EB SG

A. V V F V F B. F F F V F C. V F F V F D. F V F F F E. F V F F F 89- Na(s) questão(ões) a seguir, escreva no espaço apropriado a soma dos itens corretos. O governo do presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, 1956 -1960, responsável pelo Plano de Metas e pela máxima "50 anos em cinco", deu ênfase à(ao): (I) Expansão do setor de bens de consumo duráveis. (II) Combate à inflação, arrocho salarial. (III) Investimentos maciços no setor público, como a construção de estradas de rodagem e a expansão energética. (IV) Desnacionalização da economia brasileira, através da associação de empresários nacionais com o capital estrangeiro. (V) Isenção de cobertura cambial para importação de máquinas e equipamentos. é correto o que está afirmado SOMENTE em a) I, III, IV e V b) I, II e IV c) I,II, III e IV d) I, IV e V e) III, IV e V 90. Sempre inspirando-se em modelos estrangeiros, o Brasil adotou também o sistema parlamentarista de governo. Analise as afirmações: I - O parlamentarismo imperial foi implantado por lei ordinária em 1847. Não se fez por emenda à Constituição. II- O sistema parlamentar significa a bipartição do Poder Executivo: chefia de Estado e de Governo exercidas por diferentes pessoas. III- Tendo pequena importância durante o Império, o Partido Republicano tentou inutilmente e por várias vezes revogar o sistema parlamentar. IV- O parlamentarismo republicano foi a fórmula encontrada para acalmar os atritos políticos e possibilitar a posse de João Goulart, tido por esquerdista pelos chefes militares em 1961. V- O parlamentarismo republicano revelou-se eficiente, e sua flexibilidade permitiu a acalmia nas lutas partidárias e agitações sociais no governo de João Goulart. Estão corretas as alternativas: a) I, II, III e IV. b) II, III, IV e V. c) I, II, IV e V. d) apenas I, II e IV. e) apenas III, IV e V.

Page 39: HISTÓRIA 2013 EB SG

91. O Populismo no Brasil, iniciado após a Revolução de 1930, termina com: a) a promulgação da Constituição Federal em 1946. b) o suicídio de Getúlio Vargas em 1954. c) a renúncia de Jânio Quadros em 1961. d) o movimento civil-militar em 1964. 92. No período de 1930 a 1960, o setor industrial brasileiro apresentou elevados índices de crescimento, tendo o país realizado um rápido processo de industrialização por substituição de importações. A respeito desse processo, pode-se afirmar que a) teve, ao longo de todo o período, intensa participação do capital internacional, que foi o responsável exclusivo pela instalação da indústria de base. b) teve uma decisiva participação do Estado, através de políticas de estímulo à industrialização, da concessão de amplos financiamentos, da criação de infra-estrutura e de investimentos diretos. c) foi realizado quase que exclusivamente por capitais privados nacionais, já que a postura nacionalista dos governos da época permitia uma pequena participação aos investimentos estrangeiros. d) caracterizou-se pela implantação de um parque industrial com produção voltada para a exportação, aproveitando as boas condições oferecidas pelo mercado internacional nesse período. 93. Com relação ao Brasil Contemporâneo, é correto afirmar que I. o governo Juscelino Kubitschek dava ênfase ao dinamismo empresarial, vinculado a grupos internacionais. II. Jânio Quadros teve um governo de quatro anos, durante o qual foi implantado o parlamentarismo, referendado por um plebiscito popular. III. o movimento de março de 1964, que culminou em golpe militar, buscava realizar as reformas de base e a nacionalização de refinarias. IV. o Regime Militar desta época fortaleceu o parlamentarismo e eliminou o federalismo e os três poderes, mantendo somente o poder executivo. V. o governo Ernesto Geisel anunciou o II Plano Nacional de Desenvolvimento e criou o Ministério da Previdência Social. VI. o governo Figueiredo deu continuidade à abertura política iniciada por Geisel. é correto o que está afirmado SOMENTE em a) I, II e VI b) I, II e IV c) I, III e V d) II, IV e V e) I, V e VI

Page 40: HISTÓRIA 2013 EB SG

94. Numere a coluna 1 de acordo com a coluna 2: COLUNA 1 (1) Convênio de Taubaté - visando impedir o aviltamento do preço do café. (2) Revolução Paulista de 1924 e marcha pelo Brasil da coluna Prestes. (3) Depressão, crise de 1929 devido à quebra da Bolsa de Nova Iorque. (4) Centenário da Independência do Brasil e traslado dos restos mortais de D. Pedro II e Teresa Cristina para o solo brasileiro. (5) Pequenas rebeliões da FAB (Força Aérea Brasileira) em Aragarças e Jacareacanga. (6) Criação do Banco Central do Brasil e Decreto-Lei nŽ 200, que criou a Reforma Administrativa: administração direta e indireta. COLUNA 2 ( ) Washington Luiz ( ) Juscelino Kubitschek ( ) Rodrigues Alves ( ) Castelo Branco ( ) Epitácio Pessoa ( ) Arthur Bernardes A seqüência correta é: a) 4 - 3 - 1 - 6 - 2 - 5 b) 1 - 4 - 5 - 3 - 2 - 6 c) 2 - 3 - 6 - 4 - 1 - 5 d) 2 - 3 - 5 - 6 - 4 - 1 e) 3 - 5 - 1 - 6 - 4 - 2 95. Com a renúncia de Jânio Quadros, João Goulart toma posse como Presidente da República no sistema Parlamentarista cujo Primeiro Ministro foi: a) Franco Montoro b) Tancredo Neves c) Ulisses Guimarães d) Ademar de Barros e) Auro de Moura Andrade 96. "Industrializar aceleradamente o país; transferir do exterior para o nosso território as bases do desenvolvimento autônomo; fazer da indústria manufatureira o centro dinâmico das atividades econômicas nacionais - isto resume o meu propósito, a minha opção." O texto pode ser considerado o resumo do programa de governo de: a) Café Filho b) Eurico Gaspar Dutra c) Nereu Ramos d) Juscelino Kubitschek e) Washington Luiz

Page 41: HISTÓRIA 2013 EB SG

97. A base do programa administrativo do governo de Juscelino Kubitschek era constituída pelo trinômio: a) estradas, energia e transportes. b) comércio, educação e privatização. c) indústria, exportação e importação. d) agricultura, pecuária e reforma agrária. e) saúde, estabilidade monetária e habitação. 98. As assembléias constituintes de 1987 davam direito aos cidadãos de apresentarem propostas e emendas ao texto constitucional. Nesse sentido, foram intensas as pressões dos grupos organizados para representar interesses setoriais junto ao Congresso Constituinte e forçar suas decisões de acordo com esses interesses. Esses grupos eram chamados de: a) lobbies. b) constituintes. c) reformistas. d) interventores. e) relatores. 99. Muitos planos econômicos ocorreram nos anos 80, exceto o: a) Plano de Metas. b) Plano Cruzado. c) Plano Collor. d) Plano Bresser. e) Plano Verão. 100. O Brasil vive uma crise econômica há quase duas décadas, que tem como um de seus mais perversos efeitos a inflação. Para combatê-la, têm-se elaborado vários planos econômicos, dos quais o primeiro foi o: a) Plano Collor. b) Plano Salte. c) Plano Cruzado. d) Plano Cavallo. e) Plano FHC. 101. Em seu discurso, ao lançar o plano econômico, o presidente descreveu a inflação como "o inimigo público número um". O plano obteve imediato apoio da população e, da noite para o dia, o presidente e o ministro Funaro se tornaram heróis nacionais. O povo entrava nos supermercados, verificava os preços e denunciava os gerentes quando notava que algum produto havia sido remarcado irregularmente. O texto anterior refere-se ao Plano: a) Verão b) Cruzado c) Collor d) Bresser e) Campos-Bulhões

Page 42: HISTÓRIA 2013 EB SG

102. " ... embora a vontade política do presidente Itamar, dos ex-ministros Fernando Henrique Cardoso e Rubem Ricúpero tenha implantado a primeira fase do Plano Real com sucesso, sem a segunda fase (...) o Plano não será bem sucedido..." Pelo programa econômico divulgado à época pelo Governo o sucesso da segunda fase a que o texto se refere implica em: a) ampliar a representação dos Estados no Senado e reestruturar o poder Judiciário. b) mudanças na legislação trabalhista nas esferas federal, estadual e municipal. c) reformas estruturais nos sistemas tributário, previdenciário e na administração pública. d) estimular a criação de mecanismos de proteção ao consumidor e privatizar as empresas públicas. e) centralizar as decisões de política monetária nas instituições financeiras privadas. 103. A economia brasileira, desde o final da década de 1970, apresenta índices de inflação alta, redução do crescimento econômico e dificuldades com endividamento externo e interno que caracterizam os anos 80 como a chamada "década perdida". Assinale a opção que expressa corretamente uma característica do período. a) Os planos de estabilização (Cruzado, Bresser, etc.) eliminaram momentaneamente a inflação, mas seus resultados foram de curta duração. b) A elevação da inflação brasileira está ligada à diminuição da produção de alimentos, decorrente do direcionamento da produção agrícola para o mercado externo. c) O crescente endividamento brasileiro no exterior não repercutiu na economia interna, porque foi compensado pelos investimentos estrangeiros no país. d) A Constituição de 1988 agravou a crise brasileira, ao reduzir a carga de impostos e limitar os benefícios trabalhistas e previdenciários. e) A crise levou o governo a aumentar sua participação na economia, criando estatais ou assumindo empresas privadas, com o objetivo de manter os níveis de crescimento. 104. No mesmo dia da morte de Tancredo Neves, José Sarney assumiu a Presidência da República do Brasil. O consenso sobre o processo democrático foi uma das válvulas mestras que impulsionaram Sarney a enviar ao Congresso, em maio de 1985, uma série de medidas democratizantes, transformadas em lei. Com essas medidas, a) restabeleceram-se as eleições diretas para prefeito das capitais, das áreas consideradas de segurança nacional e das estâncias hidrominerais. b) restabeleceram-se as eleições diretas para presidente e vice, e conseqüentemente manteve-se o colégio eleitoral. c) criou-se a Lei Falcão, que permitiu a propaganda eleitoral nos veículos de comunicação, principalmente tevê e rádio. d) apesar da liberdade de organização de novos partidos políticos, não foi permitida a legalização dos partidos que viviam na clandestinidade. e) restabeleceram-se as eleições diretas para prefeitos, mas não para a Presidência da República.

Page 43: HISTÓRIA 2013 EB SG

105. No Brasil, a organização política implantada pelo Regime Militar, instalado pós/64, caracterizou-se pela a) ampliação dos poderes estaduais sustentada por acordos regionais entre chefes políticos conservadores e setores de vanguarda empresarial. b) crescente concentração de poderes para o Executivo com os Atos Institucionais legitimando a manutenção de um Estado forte. c) permanente utilização de instrumentos de exceção controlados pelos representantes do Congresso que passou a ser autônomo e independente. d) implantação de controle popular sobre os antigos caciques políticos municipais que ameaçavam a estabilidade do Regime. e) estratégia de abertura e distensão política executada de forma lenta e gradual com o objetivo de fortalecer o poder dos partidos políticos. 106. Ao assumir a presidência da República, estabeleceu um plano econômico com a finalidade de acabar com a inflação, confiscando as cadernetas de poupança, as aplicações financeiras e as contas correntes, gerando uma grave crise na indústria, desemprego e a falência de várias empresas. O texto acima, refere-se a: a) José Sarney e o Plano Cruzado; b) Itamar Franco e o Plano Real; c) Garrastazu Médici e o I Plano Nacional de Desenvolvimento; d) Fernando Henrique Cardoso e o Plano Real; e) Fernando Collor de Melo e o Plano Collor. 107. Elaborada ao longo de um ano e meio, a Constituição de 1988 apresentou como principais características: 1. sistema presidencialista, com presidente eleito por voto popular direto e eleição em dois turnos; 2. reforço dos poderes do Legislativo e transformação do Judiciário num poder verdadeiramente independente, apto inclusive de julgar e anular atos do Executivo; 3. consolidação dos princípios democráticos e defesa dos direitos individuais e coletivos dos cidadãos; 4. assistencialismo social, ampliando os direitos dos trabalhadores. Use o código: a) desde que apenas estejam corretas 1 e 3 b) desde que apenas estejam corretas 2 e 4 c) desde que apenas estejam corretas 1 e 2 d) desde que apenas estejam corretas 3 e 4 e) desde que todas estejam corretas

Page 44: HISTÓRIA 2013 EB SG

108. O agravamento da questão da dívida externa, o Plano Cruzado que visava estabilizar a economia do país, a legalização dos partidos clandestinos, o reatamento diplomático com Cuba e maior ênfase a problemas sociais foram características de um governo da história recente da república brasileira. Identifique-o. a) Fernando Collor de Mello b) José Sarney c) Itamar Franco d) Fernando Henrique Cardoso e) João Batista Figueiredo 109. Responder à questão numerando a coluna II de acordo com os planos econômicos citados na coluna I. COLUNA I 1. Plano Cruzado 2. Plano Collor 3. Plano Real 4. Plano Bresser COLUNA II ( ) Volta do cruzeiro como moeda nacional, bloqueio por 18 meses dos saldos de contas correntes, poupanças e investimentos financeiros, e abertura da economia ao capital estrangeiro. ( ) Retenção de 15% de todos os impostos e contribuições federais pelo Fundo Social de Emergência, controle da emissão de moeda e criação da URV como indexador diário vinculado ao dólar comercial. ( ) Congelamento de preços, tarifas e salários pelo prazo de um ano e criação do gatilho salarial, a ser disparado sempre que a inflação acumulada superasse os 20%. A seqüência correta dos números na coluna da direita, de cima para baixo, é a seguinte: a) 2 - 3 - 4 b) 1 - 4 - 3 c) 2 - 3 - 1 d) 3 - 2 - 1 e) 4 - 1 - 2 110. A economia brasileira, a partir dos anos noventa do século XX, registrou uma série de mudanças estruturais. Entre elas, podemos considerar como INCORRETA(s): a) a flexibilização dos monopólios e a desregulamentação dos mercados. b) a estabilidade monetária e a consagração do Plano Real. c) a consolidação do Mercosul como um forte grupo de pressão para a conquista da soberania e desenvolvimento auto-sustentado dos países do Cone Sul. d) a reestruturação do sistema produtivo, com o desenvolvimento da informática e da robotização. e) o desemprego estrutural, a precarização das relações trabalhistas e a fragilização da estrutura sindical.

Page 45: HISTÓRIA 2013 EB SG

111. No dia 23 de outubro de 2005, o povo brasileiro foi às urnas. Desta vez, para participar da questão da proibição da venda de armas no país, onde se votou "não" ou "sim". Este processo caracterizou um(a): a) Plebiscito. b) Referendo. c) Iniciativa popular. d) Ação popular. e) Prática do habeas-data. 112- "Sabinada" na Bahia, "Balaiada" no Maranhão e "Farroupilha" no Rio Grande do Sul foram algumas das lutas que ocorreram no Brasil em um período caracterizado a) por um regime centralizado na figura do imperador, impedindo a constituição de partidos políticos e transformações sociais na estrutura agrária. b) pelo estabelecimento de um sistema monárquico descentralizado, o qual delegou às Províncias o encaminhamento da "questão servil". c) por mudanças na organização partidária, o que facilitava o federalismo, e por transformações na estrutura fundiária de base escravista. d) por uma fase de transição política, decorrente da abdicação de Dom Pedro I, fortemente marcada por um surto de industrialização, estimulado pelo Estado. e) pela redefinição do poder monárquico e pela formação dos partidos políticos, sem que se alterassem as estruturas sociais e econômicas estabelecidas. 113. "Naquela época não tinha maquinaria, meu pai trabalhava na enxada. Meu pai era de Módena, minha mãe era de Capri e ficaram muito tempo na roça. Depois a família veio morar nessa travessa da avenida Paulista; agora está tudo mudado, já não entendo nada dessas ruas". Esse trecho de um depoimento de um descendente de imigrante, transcrito na obra MEMÓRIA E SOCIEDADE, de Ecléa Bosi, constitui um documento importante para a análise a) do processo de crescimento urbano paulista no início do século atual, que desencadeou crises constantes entre fazendeiros de café e industriais. b) da imigração européia para o Brasil, organizada pelos fazendeiros de café nas primeiras décadas do século XX, baseada em contratos de trabalho conhecidos como "sistema de parceria". c) da imigração italiana, caracterizada pela contratação de mão-de-obra estrangeira para a lavoura cafeeira, e do posterior processo de migração e de crescimento urbano de São Paulo. d) do percurso migratório italiano promovido pelos governos italiano e paulista, que organizavam a transferência de trabalhadores rurais para o setor manufatureiro. e) da crise na produção cafeeira da primeira década do século XX, que forçou os fazendeiros paulistas a desempregar milhares de imigrantes italianos, acelerando o processo de industrialização

Page 46: HISTÓRIA 2013 EB SG

114. O período de João Goulart (1961-1964) foi marcado por grande instabilidade. Pode-se dizer que esse governo viveu sobre o signo do golpe de Estado. Sobre o referido período, é correto afirmar que: a) a emenda parlamentarista de 1961 aumentou o poder do presidente da república. b) o sucesso do Plano Trienal no combate à inflação e na retomada do crescimento econômico estabilizou a economia. c) a constante maioria do governo no Congresso era garantida pela aliança entre o PTB e a UDN. d) os grandes empresários liberaram recursos para a execução das reformas de base. e) a proposta de reforma agrária, com emenda constitucional, provocou uma forte oposição dos proprietários rurais ao governo. 115. Os governos de Getúlio Vargas (1930-45/1951-54), no Brasil, de Juan Domingo Perón (1946-55), na Argentina, de Victor Paz Estensoro (1952-56/1960-64), na Bolívia, e de Lázaro Cárdenas (1934-40), no México, foram, alguns dos mais significativos exemplos do populismo latino-americano que se caracterizou notadamente: a) pela aliança com as oligarquias rurais na luta contra os movimentos de caráter socialista. b) pelo predomínio político do setor agrário-exportador em detrimento do setor industrial. c) pelo nacionalismo, e intervenção do Estado na economia, priorizando o setor industrial. d) por propostas radicais de mudanças nas estruturas sócio-econômicas, em oposição ao capitalismo internacional. e) por ter concedido às multinacionais papel estratégico nos setores agrário e industrial. 116. Personagem atuante no Brasil colônia, foi "fruto social de uma região marginalizada, de escassos recursos materiais e de vida econômica restrita (...)", teve suas ações orientadas "ou no sentido de tirar o máximo proveito das brechas que a economia colonial eventualmente oferecia para a efetivação de lucros rápidos e passageiros em conjunturas favoráveis - como no caso da caça ao índio - ou no sentido de buscar alternativas econômicas fora do quadro da agricultura voltada para o mercado externo (...)". Carlos Henrique Davidoff, 1982. O personagem e a região a que o texto se refere são, respectivamente: a) o jesuíta e a província Cisplatina. b) o tropeiro e o vale do Paraíba. c) o caipira e o interior paulista. d) o bandeirante e a província de São Paulo. e) o caiçara e o litoral baiano. 117. No início da Primeira República (1889-1930), a oligarquia governante teve que enfrentar, no sertão baiano, um movimento social denominado: a) Cabanagem. b) Campanha Civilista. c) Levante do Contestado. d) Revolta de Canudos.

Page 47: HISTÓRIA 2013 EB SG

118. A Segunda Guerra Mundial e as transformações subseqüentes abalaram profundamente o equilíbrio de poderes até então existente, abrindo caminho para uma nova ordem político-econômica e militar, com evidentes implicações no Terceiro Mundo. Neste contexto, a política externa do Governo Eurico Gaspar Dutra expressava: a) favorecimento ao bloco socialista. b) alinhamento à política norte-americana. c) postura neutralista. d) visão terceiro-mundista de resistência ao imperialismo. e) posição de defesa da autodeterminação latino-americana. 119. O movimento tenentista teve vários momentos, cujo ápice foi: a) a Revolta do Forte de Copacabana. b) o Estado de Sítio permanente do governo Artur Bernardes. c) a Coluna Paulista. d) a Coluna Prestes. e) a Intentona Comunista. 120. No governo Rodrigues Alves (1902-1906), ocorreu a revolta da vacina, que estava contextualizada: a) na modernização e no saneamento do Rio de Janeiro. b) na modernização e no saneamento do Brasil como um todo. c) no combate às doenças epidêmicas promovido pela ONU. d) na recepção aos imigrantes. e) na oposição entre os setores rural e urbano. 121. "Voto de cabresto", "curral eleitoral", "eleição a bico de pena", "juiz nosso", "delegado nosso", "capangas" e "apadrinhamento" são expressões que lembram em nosso país o: a) liberalismo. b) totalitarismo. c) messianismo. d) coronelismo. e) comunismo.

Page 48: HISTÓRIA 2013 EB SG

122. "Mais importante, o país é abalado por choques de extrema gravidade; não mais os motins... mas verdadeiros movimentos revolucionários, com intensa participação popular, põem em jogo a ordem interna e ameaçam a unidade nacional. Em nenhum outro momento há tantos episódios, em vários pontos do país, contando com a presença da massa no que ela tem de mais humilde, desfavorecido. Daí as notáveis conflagrações verificadas no Pará, no Maranhão, em Pernambuco, na Bahia, no Rio Grande do Sul." (Francisco Iglésias, "BRASIL, SOCIEDADE DEMOCRÁTICA".) Este texto refere-se ao período: a) da Guerra da Independência. b) da Revolução de 1930. c) agitado da Regência. d) das Revoltas Tenentistas. e) da Proclamação da República 123. "Bota o retrato do velho outra vez Bota no mesmo lugar O sorriso do velhinho Faz a gente se animar, oi Eu já botei o meu E tu não vais botar? Já enfeitei o meu E tu vais enfeitar? O sorriso do velhinho Faz a gente trabalhar" (RETRATO DO VELHO, de Mário Pinto e Haroldo Lobo) Esse samba, muito popular na época, foi utilizado como instrumento de propaganda pelo movimento político que visava o retorno do seu líder. Identifique esse movimento e seu líder. a) Jacobinismo e Floriano Peixoto. b) Monarquismo e D. Pedro II. c) Janismo e Jânio Quadros. d) Queremismo e Getúlio Vargas. e) Tenentismo e Luís Carlos Prestes. 124. Um importante estudo do economista Paul Singer a respeito da industrialização do Brasil entre 1885 e 1980 apresenta-a como um processo que se divide em 4 grandes etapas. Assinale a alternativa em que estão relacionadas corretamente a periodização (1, 2, 3 e 4) e a característica fundamental (I, II, III e IV) de cada uma dessas etapas. 1) 1885-1930 2) 1933-1955 3) 1956-1967 4) 1968-1980 I. Transição da industrialização extensiva à constituição da indústria de base. II. Industrialização como conseqüência secundária da reorganização capitalista da cafeicultura. III. Consolidação das transformações estruturais. IV. Expansão do capital monopolista (multinacional e estatal). a) 1-IV, 2-III, 3-I, 4-II b) 1-II, 2-I, 3-IV, 4-III c) 1-III, 2- I, 3-II, 4-IV d) 1-I, 2-II, 3-III, 4-IV e) 1-II, 2-III, 3-I, 4-IV

Page 49: HISTÓRIA 2013 EB SG

125- Relacione corretamente as colunas abaixo, associando os presidentes que governaram o Brasil aos acontecimentos históricos que marcaram seus mandatos. 1. José Sarney 2. Fernando Collor de Melo 3. Itamar Franco 4. Fernando Henrique Cardoso 5. Luis Inácio Lula da Silva ( ) comando da missão de paz da ONU no Haiti. ( ) fim do monopólio da Petrobras. ( ) promulgação da atual Constituição brasileira. ( ) lançamento do Plano Real ( ) bloqueio de depósitos em contas correntes e cadernetas de poupança. A ordem correta do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: A - 5-4-2-1-3 B - 4-3-1-5-2 C - 4-5-3-1-2 D - 3-2-1-4-5 E - 5-4-1-3-2 126. O início do governo Dutra foi marcado pela abertura da economia. Após perceber que sua política estava levando o país a uma grande crise econômica, ele passa a tentar uma nova política econômica, intervindo na economia através de uma série de medidas que ficaram conhecidas como: a) Plano de Metas b) Reformas de Base c) Plano Trienal d) Plano SALTE e) Plano Austral

127. As chamadas Questão Religiosa e Questão Militar, verificadas no acaso do Segundo Reinado, atuaram no sentido de apressar o advento da república. Relativamente à Questão Religiosa, assegura-se que: A) os seus desdobramentos, na Europa, colocaram as monarquias católicas contra D. Pedro II, abalando seriamente o prestígio do Imperador. B) o fechamento de inúmeras igrejas, no Pará e em Pernambuco, a mando do Imperador, produziu um grande número de opositores à monarquia dentre o clero brasileiro, que era apoiado pela maioria católica no país. C) a questão em si tornava evidente a necessidade da separação entre Igreja e Estado no Brasil, precisamente como argumentavam os defensores da República. D) a prisão dos bispos de Olinda e Belém levou os católicos radicais brasileiros a fundar o Clube da Reforma, associação que passou defender a república no Brasil. E) os seus resultados, principalmente a expulsão da Maçonaria do Brasil, serviram para evidenciar o caráter absolutista da monarquia brasileira.

Page 50: HISTÓRIA 2013 EB SG

128. Republicanos civis e militares unem-se para derrubar a Monarquia, que cai em 1889. A República que então se instala, I. assiste com o Marechal Deodoro, seu primeiro presidente, a práticas autoritárias de governo, entre as quais a dissolução do Congresso; II. foi marcada pela intensa atuação dos cafeicultores de uma Constituinte voltada para os seus interesses; III. permite a continuidade dessa união apesar das profundas diferenças entre civis e militares IV. nasceu Velha, pois a economia era sobretudo agrícola, continuando as populações rurais na dependência das oligarquias; V. passou, com a eleição de Prudente de Morais em 1894, a ser controlada pelos mineiros, controle que se prolonga até 1930. São incorretas as afirmativas: A) I, III e IV; B) I e II; C) I e IV; D) III e IV; E) IV. III e I. 129. O acerto do funding loan, entre o presidente Campos Sales e a Casa Rothschild, representou para a economia brasileira: A) as condições necessárias para o primeiro investimento industrial do país. B) uma reacomodação da dívida brasileira com os EUA, que permitiu subsidiar por mais alguns anos os cafeicultores paulistas. C) um novo empréstimo e a suspensão da amortização do débito até 1911 D) o fim do ciclo de dependência em relação aos banqueiros ingleses, com o perdão da dívida e a amortização dos empréstimos até 1930. E) uma política deflacionária que estabilizou o país pelas décadas seguintes. 130 - Com base na figura ao lado, publicada em 1932, considere as seguintes afirmativas:

Page 51: HISTÓRIA 2013 EB SG

1. A figura refere-se à Revolução Constitucionalista, em que os paulistas exigiram do governo Vargas a implantação de uma Constituição democrática. 2. No contexto de 1932, a imagem do bandeirante servia de propaganda para mostrar que os paulistas eram avessos à submissão a um tirano, tal como os bandeirantes teriam sido avessos à tirania da Coroa portuguesa. 3. A chamada Revolução de 1932 culminou na derrota dos paulistas pelas forças de Vargas e com a continuação do Estado Novo. 4. Apesar da derrota dos paulistas, uma das principais consequências do movimento de 1932 foi a promulgação da Constituição de 1934. Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras. b) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. c) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras. e) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.