hidrofobia, herpes e conjutivite

21
Hidrofobia ; Herpes ; Conjuntivite. Professor orientador: Cesar Sanfim Disciplina: Biologia

Upload: hiarlen-de-souza-altafim

Post on 20-Jul-2015

1.022 views

Category:

Documents


12 download

TRANSCRIPT

Hidrofobia ; Herpes ; Conjuntivite.

Professor orientador: Cesar SanfimDisciplina: Biologia

Hidrofobia

O que é ?

É o medo doentio de água ou líquidos. Sua causa pode ser psiquiátrica ou virótica. Quando ocorre na forma virótica é também conhecida como raiva.

Transmissão

O vírus da raiva está presente na saliva de animais infectados e é transmitido através da mordida ou, às vezes, de uma lambida. Os principais transmissores da doença para os seres humanos são cachorros, gatos, morcegos. guaxinins e raposas.

Sintomas

A doença começa com um curto período de depressão mental, agitação, sensação de mal estar, febre , grande produção de saliva.

Tratamento

Não há tratamento específico. O paciente deve ser internado para um tratamento de suporte com objetivo de amenizar o mal-estar e a dor.

Prevenção

O tratamento imediato das feridas produzidas pela mordida do animal é a melhor medida de prevenção. A área contaminada deve ser limpa com água e sabão. Depois, deve-se procurar imediatamente um hospital para aplicação de vacina ou soro anti-rábico (aplicação somente com indicação médica).

É importante lembrar que as medidas preventivas devem ser imediatas, porque uma vez a doença instalada, não tem cura.

Conjuntivite

O que é ? Conjuntivite é a inflamação da

conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular e o interior das pálpebras.

Transmissão

A conjuntivite viral é contagiosa, pode ser transmitida por mãos contaminadas por secreções do vírus. Se a pessoa infectada coçar os olhos e encostar-se a um objeto e outras pessoas tocarem no mesmo podem se contaminar.

Sintomas

Em geral, a conjuntivite se caracteriza por ardência e coceira na região ocular, com sensação de corpo estranho (areia ou de ciscos) nos olhos, bem como um irritante lacrimejar, olhos vermelhos e sensíveis principalmente à claridade, e pálpebras inchadas.

No caso da conjuntivite infecciosa, os olhos doem, além de secretarem um insistente líquido amarelado.

Tratamento

Na maioria dos casos de conjuntivite, os sintomas e a doença passam em 10 dias, sem que seja necessário qualquer tipo de tratamento. Medicações (pomadas ou colírios) podem ser recomendadas para acabar com a infecção, aliviar os sintomas da alergia e também diminuir o desconforto.

Prevenção

Não use maquiagem de outras pessoas (e nem empreste as suas);

Use óculos de mergulho para nadar, ou óculos de proteção se você trabalha com produtos químicos;

Herpes

O que é ? Herpes simples é uma infecção

causada pelo vírus herpes humano (HSV 1 e 2) que se caracteriza pelo aparecimento de pequenas bolhas agrupadas nos lábios e nos genitais, mas que podem surgir em qualquer outra parte do corpo.

Transmissão

A transmissão se dá pelo contato direto das lesões com a pele ou a mucosa de uma pessoa não infectada. O vírus de herpes humano pode permanecer latente no organismo e provocar recidivas de tempos em tempos.

Sintomas

A irrupção das lesões cutâneas – pequenas bolhas cheias de líquido claro ou amarelado que formam crostas quando se rompem - é precedida por alguns sintomas locais como coceira, ardor, agulhadas, formigamento e que desaparecem em uma semana aproximadamente.

No caso especifico do herpes genital, podem ocorrer febre e ardor ao urinar. Algumas pessoas se referem também à sensação de choque, sintoma explicado pela afinidade desse vírus com as terminações nervosas.

Tratamento

Vacinas estão sendo testadas para tratamento e prevenção do herpes simples, mas nenhuma comprovou ser totalmente eficaz. No entanto, existem medicamentos anti-virais que ajudam a diminuir o período de evolução da crise herpética e os sintomas.

Prevenção

Evitar o contato com lesões evidentes. Identificar as causas que desencadeiam os surtos recorrentes para evitá-los incluindo a indicação de cesariana para mulheres com herpes genital. O uso protetor solar reduz a incidência de herpes relacionado à exposição solar.

Grupo

Bruno Muzzi ; Gabriel Grasse ; Gabriel Marangoanha ; Gean ; Giovani ; Hiarlen e Witalo.

OBRIGADO!