hemofilia - estescoimbra.pt · hemof il ia coagulación normal tipos de hemofilia tipo a 80 a dos...

1
Referências bibliográficas: http://www.news-medical.net/health/Haemophilia-Treatments-(Portuguese).aspx http://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/494 HEMOFILIA Autores: Alexandra Meneses Pedro Dionísio Inês Soares Tânia Correia Marta Gomes Curso: Fisioterapia U.C.: Fisiologia II Titular: Paulo Matafome Poster 51 Edição 07/17 16 de Maio de 2017 É uma doença crónica e uma deficiência orgânica congénita no processo da coagulação do sangue. Ocorre por transmissão genética, ligada ao cromossoma X. TRATAMENTO Terapia de substituição : as concentrações de factor VIII de coagulação, para a hemofilia A, ou factor de coagulação IX, para a hemofilia B, são lentamente injectadas no doente. Estas infusões ajudam a substituir o fator de coagulação que é baixo ou ausente. SINTOMAS Expectoração com sangue; Hemorragias nas articulações, músculos e tecidos moles; Dor, irritação ou formigueiro numa área afetada; Mais comum nos indivíduos de sexo masculino. Coagulação normal Hemofilia Cascata de coagulação normal Uma pessoa com hemofilia A tem uma deficiência de factor VIII. Uma pessoa com hemofilia B tem uma deficiência de factor IX. A gravidade da hemofilia está relacionada com o grau de deficiência do factor da coagulação em causa, no sangue.

Upload: trinhdieu

Post on 27-Jul-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: HEMOFILIA - estescoimbra.pt · Hemof il ia Coagulación normal Tipos de hemofilia Tipo A 80 a dos casos de hemofilia Níveis reduzidos de Factor

Referências bibliográficas:

http://www.news-medical.net/health/Haemophilia-Treatments-(Portuguese).aspx

http://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/494

HEMOFILIAAutores:

Alexandra Meneses Pedro Dionísio

Inês Soares Tânia Correia

Marta Gomes

Curso: Fisioterapia

U.C.: Fisiologia II

Titular: Paulo Matafome

Poster 51

Edição 07/17

16 de Maio de 2017

É uma doença crónica e uma deficiência orgânica congénita no processo da coagulação do sangue. Ocorre por transmissão genética, ligada ao cromossoma X.

TRATAMENTOTerapia de substituição: as concentrações de factor VIII decoagulação, para a hemofilia A, ou factor de coagulação IX, para ahemofilia B, são lentamente injectadas no doente. Estas infusõesajudam a substituir o fator de coagulação que é baixo ou ausente.

SINTOMAS Expectoração com sangue; Hemorragias nas articulações, músculos e

tecidos moles; Dor, irritação ou formigueiro numa área

afetada;

Mais comum nos indivíduos de sexo masculino.

Coagulação normal Hemofilia

Cascata de coagulação normal

Uma pessoa com hemofilia A tem uma deficiência de factor VIII.Uma pessoa com hemofilia B tem uma deficiência de factor IX.A gravidade da hemofilia está relacionada com o grau de deficiência do factor da coagulação em causa, no sangue.