hardware e software

6
SINTESE HARDWARE VS SOFTWAR E TIPOS DE S OFTWARE TIPOS DE H AR DWARE HARDWARE DE ENTRADA E/O U SAID A. TIPOS DE MEMÓRIAS ARQUITETURA DE UM COMPUTADOR.

Upload: danielnsaraiva

Post on 25-Jul-2015

139 views

Category:

Technology


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: hardware e software

S

INTE

SE

•H

ARDW

ARE VS S

OFTW

ARE

•T I P

OS D

E SO

FTWARE

•T I P

OS D

E HARD

WARE

•H

ARDW

ARE DE E

NTRAD

A

E /OU

S

A IDA .

•T I P

OS D

E MEM

ÓR IA

S

•ARQ

UI T

ETURA D

E UM

COM

PUTAD

OR.

Page 2: hardware e software

TIPOS DE MEMÓRIAS

A memória primária, também conhecida como memória principal, às vezes, é alvo de perguntas de provas de concursos públicos. Mas, então, qual o conceito da memória primária?Memória primária também é chamada de memória real, trata-se dos tipos de memória que o processador pode endereçar diretamente, sem as quais o computador não pode funcionar.Estas fornecem geralmente uma ponte para as secundárias, mas a sua função principal é a de conter a informação necessária para o processador num determinado momento; esta informação pode ser, por exemplo, os programas em execução. Nesta categoria insere-se a memória RAM (volátil), memória ROM (não volátil), registradores e memórias cache.

A memória secundária é do tipo que não podem ser endereçada diretamente pela CPU, os dados precisam ser carregados na memória principal antes de eles serem tratados pelo processador.Não são estritamente necessárias para a operação do computador. São geralmente não-voláteis, permitindo guardar os dados permanentemente. Incluem-se, nesta categoria, os discos rígidos, CDs, DVDs e disquetes.

Page 3: hardware e software

ARQUITETURA DE UM COMPUTADOR

A Arquitetura de Computadores é o projeto conceitual e fundamental da estrutura operacional de um sistema computacional. Ela é o estudo dos requisitos necessários para que um computador funcione e de como organizar os diversos componentes para obter melhores desempenhos.

Como computador entendemos qualquer tipo de dispositivo capaz de receber uma entrada e que retorna uma saída após realizar uma série de operações com base nos valores recebidos e armazenados. Existem vários tipos de computadores. Uma das formas de classificá-los é por meio das seguintes categorias:

Desktop: Computadores de baixo-custo e com desempenho razoável para um usuário "comum".

Servidor: Máquinas projetadas para ter um desempenho considerado bom para uma aplicação muito grande e complexa ou então para um número muito grande de operações mais simples. Alguns servidores são simples computadores de Desktop melhorados. Entretanto, existem também aqueles que possuem arquiteturas muito mais sofisticadas que contam com dezenas ou até mesmo centenas de processadores.

Sistemas Embarcados: Possuem um uso dedicado à uma única tarefa e normalmente vem embutidos em outros aparelhos como celulares, microondas, elevadores ou veículos. Possuem uma Entrada/Saída muito simples.

Os princípios estudados em Arquitetura de Computadores são fundamentais para se projetar máquinas realmente eficientes.

Page 4: hardware e software

HARDWARE VS SOFTWARE

• O hardware de um computador é o conjunto de elementos físicos ou componentes que o integram, entre eles a CPU (unidade de processamento de dados), as placas (de memória, de som, de rede e outras), os dispositivos de entrada e saída (o monitor, o teclado, o mouse, a impressora, o leitor de CD-ROM, ZIP etc.) e as conexões.

• Software são programas instalados no computador como o Google Chrome, Internet Explorer, Windows Media Player, Windows Live Messenger e muitos outros... O próprio Windows ou em geral todos os sistemas operacionais que existem, é um Software. Já o Hardware é tudo aquilo que compõe a parte física do computador que é a memória, disco rígido, placa mãe, placa de vídeo, processador, drive de CD/DVD/Blu-ray, etc.

Page 5: hardware e software

TIPOS DE SOFTWARE

Software de Sistema

É o responsável pelo funcionamento pelo próprio computador e todo o Hardware (ex.: sistemas operativos – Windows, os MAC, e o Linux).

 Sistema Operativo

É o programa mais importante de um computador indispensável para o arranque e funcionamento da máquina. Serve também para correr aplicações. O sistema operativo controla a actividade do CPU, gere as memórias e assegura a interacção com o utilizador. Organização da informação através do sistema operativo.

 

Software de aplicação

É constituído por uma variedade de programas que nos permitem realizar variadíssimas tarefas relacionadas com os nossos trabalhos e lazer.

 

Software de Aplicação 

 Processador de texto: processamento e tratamento de texto. (ex.:Microsoft Word)

Folha de cálculos: normalmente utilizada para realizar cálculos numéricos e elaborar gráficos.(ex.:Microsoft Excel)

 Sistemas de gestão de base de dados: aplicações que permitem elaborarem ficheiros com informações devidamente catalogados e ordenados. (ex.:Microsoft Access) 

Apresentação gráfica: utilizada para criar conjuntos automatizados de slide shows, que podem incluir efeitos sonoros e visuais. (ex.: Microsoft PowerPoint)

 Browsers: é um programa de navegação na Internet. (ex.: Microsoft Internet Explorer)

 Jogos: programas para lazer. Existem jogos de vários tipos como por exemplo: estratégia (Age 

Page 6: hardware e software

TIPOS DE HARDWARE

Os Hardwares podem ser divididos em três classes, que são:

Hardware de entrada: são os equipamentos que servem para inserir informações/dados externas no computador, em inglês  usa-se a definição Input-device. Exemplos:  teclado, scanner e mouse.

Hardware de saída: ao contrário do anterior serve para enviar informações/dados do computador para o usuário, se no anterior você é quem envia nesse você recebe o que o computador processa. Exemplos de Hardwares de saída: Monitor, impressora e caixas de som.

Hardware de saída e de entrada: são os equipamentos que servem tanto como entrada quanto de saída de dados do computador, é comum você encontrar a definição i/o que é uma abreviatura de in / out ( entrada / saída em português).  Essa classe tem como principais participantes os dispositivos de armazenagem como HD ( Hard Disc que é o mesmo que "disco rígido"), disquete e CD, outro item é o  monitor Touch Screen . Como é possível o monitor ser de um hardware de entrada? O monitor que foi citado anteriormente como de saída é o monitor comum, esse monitor Touch Screen possui uma característica diferente, com ele é possível visualizar as informações que o computador processa como imagens, vídeos planilhas e documentos em geral, porém, sua tela possui sensores sensíveis ao toque que quando você toca em determinada parte de sua tela ele envia a informação ao computador como, por exemplo, o comando para abrir determinado programa. Essa característica faz com que as pessoas errem respostas em  cursos e concursos, por isso preste atenção no que se pede na questão.