hanseniase slide

32

Upload: jhennifa-araujo

Post on 28-Oct-2014

400 views

Category:

Documents


15 download

TRANSCRIPT

Page 1: Hanseniase Slide
Page 2: Hanseniase Slide

O QUE É HANSENÍASE?

É PROVOCADA PELO MICRÓBIO – BACILO DE HANSEN QUE ATINGE PRINCIPALMENTE A PELE E OS NERVOS.

TEM TRATAMENTO E CURA.

Page 3: Hanseniase Slide

CARACTERÍSTICA DO BACILO DE HANSEN- MICRÓBIO VISÍVEL APENAS AO MICROSCÓPIO.- TEM PREFERÊNCIA POR ÁREAS DO CORPO

MAIS FRIAS COMO A PELE E OS NERVOS.

Page 4: Hanseniase Slide

COMO SE TRANSMITE A HANSENÍASE- A TRANSMISSÃO ACONTECE PRINCIPALMENTE POR MEIO DAS VIAS RESPIRATÓRIAS QUANDO SE CONVIVE MUITO TEMPO COM O DOENTE SEM TRATAMENTO.- HÁ PESSOAS SENSÍVEIS E PESSOAS RESISTENTES AO BACILO DE HANSEN.

Page 5: Hanseniase Slide

• Os doentes multibacilares sem tratamento (virchowiana e dimorfa) são capazes de eliminar grande quantidade de bacilos para o meio exterior (carga bacilar de cerca de 10 milhões de bacilos presentes na mucosa nasal).

• Também são contaminantes os hansenomas ou qualquer lesão erosada da pele de pacientes bacilíferos.

Page 6: Hanseniase Slide

• Embora acometa ambos os sexos, observa-se predominância do sexo masculino, em uma relação de dois para um.

• Devido ao longo período de incubação, é menos freqüente na infância.

• Em áreas mais endêmicas, a exposição precoce, em focos domiciliares, aumenta a incidência de casos na faixa etária infantil.

Page 7: Hanseniase Slide
Page 8: Hanseniase Slide

- MANCHAS NA PELE ESBRANQUIÇADAS OU AVERMELHADAS.- DIMINUIÇÃO DE SENSIBILIDADE AO CALOR, A DOR E AO TOQUE NO LOCAL DAS MANCHAS.

Page 9: Hanseniase Slide

O QUE A HANSENÍASE CAUSA: SINAIS E SINTOMAS

AS MANCHAS:- NÃO DOEM- NÃO INCOMODAM- NÃO COÇAM- NÃO PEGAM PÓ PELA FALTA DE UMIDADE DA PELE- PODEM TER QUEDA DE PELO- PODEM TER A SENSAÇÃO DE FORMIGAMENTO E DORMÊNCIA- QUEIMAR-SE OU CORTAR-SE SEM SENTIR PODE SER SINAL DE HANSENÍASE, PORQUE O BACILO (MICRÓBIO) DESTRÓI AS TERMINAÇÕES NERVOSAS PRÓXIMAS DA PELE.

Page 10: Hanseniase Slide

RESISTÊNCIA

Page 11: Hanseniase Slide

• - TODAS AS PESSOAS PODEM TER CONTATO COM O BACILO (MICRÓBIO) DE HANSEN, SE CONVIVEREM COM O DOENTE DA FORMA CONTAGIANTE SEM TRATAMENTO.- DE 10 PESSOAS, 9 TEM RESISTÊNCIA NATURAL, SUFICIENTE PARA NÃO ADOECER, MESMO TENDO CONTATO COM O BACILO. UMA PESSOA PODERÁ ADOECER, APRESENTANDO MANCHA NA PELE- DEPENDENDO DO GRAU DE RESISTÊNCIA INDIVIDUAL E, CASO NÃO SE TRATE, A DOENÇA PODERÁ EVOLUIR PARA UMA DAS FORMAS MAIS GRAVES DA HANSENÍASE

Page 12: Hanseniase Slide

Classificação I, T e maioria DT

Até 5 lesõesPaucilacilar 1 tronco nervoso afetado

Baciloscopia negativa

DD, DV, VV      Mais de 5 lesõesMultibacilar     1 ou + troncos nervosos afetados      Baciloscopia + mesmo que menos de 5 lesões

Page 13: Hanseniase Slide
Page 14: Hanseniase Slide
Page 15: Hanseniase Slide

• FORMA I (INDETERMINADA) - MANCHA PLANA. COM ALTERAÇÃO GERALMENTE GRADUAL DA

SENSIBILIDADE QUE PODE SER AO CALOR, À DOR E AO TOQUE.- A LESÃO É MAIS CLARA OU UM POUCO AVERMELHADA DO QUE A TONALIDADE DA PELE E PODE APARECER EM QUALQUER PARTE DO CORPO – COSTA, NÁDEGAS, PERNAS, BRAÇOS, ROSTO...- AS MANCHAS NÃO COÇAM E NÃO DOEM, O QUE FAZ COM QUE A PESSOA NÃO PROCURE O SERVIÇO DE SAÚDE.- NESSA FORMA INICIAL, A HANSENÍASE NÃO É CONTAGIOSA E A CURA É MAIS RÁPIDA E FÁCIL, SE NÃO TRATADA, PODE EVOLUIR PARA OUTRAS FORMAS.- A MELHOR FORMA PARA DESCOBRIR A DOENÇA É ESTAR SEMPRE ATENTO AO SEU CORPO.

- MANCHA BRANCA COM SENSIBILIDADE NÃO É HANSENÍASE E DEVE SER INVESTIGADA.

Page 16: Hanseniase Slide

• FORMA T (TUBERCULÓIDE) - LESÕES AVERMELHADAS OU ESBRANQUIÇADAS COM

BORDAS ELEVADAS E DIMINUIÇÃO E/OU AUSÊNCIA DA SENSIBILIDADE AO CALOR, À DOR E AO TATO.- NÃO É CONTAGIOSA.

FORMA D (DIMORFA)

- LESÕES DE COR AVERMELHADA, ACASTANHADA OU FERRUGINOSA COM LIMITES IMPRECISOS PODENDO NO CENTRO DA MANCHA NÃO TER ALTERAÇÕES.- MANCHA COM DIMINUIÇÃO DA SENSIBILIDADE AO CALOR, DOR E AO TATO.- QUANDO NÃO TRATADA É CONTAGIOSA.

Page 17: Hanseniase Slide

• FORMA V (VIRCHOWIANA)

- LESÕES DE COR MARROM AVERMELHADA, MAL DELIMITADAS, ESPALHADAS PELO CORPO, PODENDO AINDA APARECER CAROÇOS, INCHAÇO NO ROSTO, ORELHAS, MÃOS, PÉS, JUNTAS, QUEDA DOS PELOS DAS SOBRANCELHAS E CÍLIOS.- QUANDO NÃO TRATADA, É CONTAGIOSA.

Page 18: Hanseniase Slide

DIAGNÓSTICO CLÍNICO

- É REALIZADO PELO MÉDICO, EXAMINANDO TODA A PELE DA PESSOA A PROCURA DE MANCHAS DORMENTES.- REALIZA TAMBÉM OS TESTES DE SENSIBILIDADE AO CALOR, À DOR E AO TATO.- APALPA OS NERVOS DO BRAÇOS , PERNAS E PESCOÇO.- PROCURA OBTER MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A PESSOA E FAMILIARES.- SOLICITA EXAMES DE LABORATÓRIO.

Page 19: Hanseniase Slide
Page 20: Hanseniase Slide

EXAMES DE LABORATÓRIO DE APOIO DIAGNÓSTICO

• Exame baciloscópico - pode ser utilizado como exame complementar para a classificação dos casos em MB e PB.

• Baciloscopia positiva indica hanseníase multibacilar, independentemente do número de lesões.

Page 21: Hanseniase Slide
Page 22: Hanseniase Slide
Page 23: Hanseniase Slide

TRATAMENTO

• FORMAS I E T, QUE TÊM POUCOS BACILOS (PAUCIBACILAR)- TRATAMENTO DE SEIS MESES.- UMA DOSE MENSAL, SUPERVISIONADA, TOMADA NO POSTO DE SAÚDE:DOIS COMPRIMIDOS VERMELHOS(RIFAMPICINA) E UM COMPRIMIDO BRANCO (DAPSONA).- DIARIAMENTE, EM CASA, UM COMPRIMIDO BRANCO (DAPSONA).

Page 24: Hanseniase Slide
Page 25: Hanseniase Slide

IMPORTANTE•

- ESCOLHER O HORÁRIO MAIS ADEQUADO PARA TOMAR A MEDICAÇÃO EM CASA, DE PREFERÊNCIA LOGO APÓS A INGESTÃO DE ALIMENTOS.- QUANDO O TRATAMENTO É IRREGULAR OU INTERROMPIDO ANTES DO TEMPO RECOMENDADO, OS BACILOS QUE AINDA NÃO MORRERAM, PODEM VOLTAR A SE MULTIPLICAR PROLONGANDO O TEMPO PARA A OBTENÇÃO DA CURA.

Page 26: Hanseniase Slide
Page 27: Hanseniase Slide
Page 28: Hanseniase Slide

ATENÇÃO! OBSERVE• - COMPAREÇA IMEDIATAMENTE A UNIDADE DE SAÚDE E PROCURE A

EQUIPE RESPONSÁVEL PELO SEU TRATAMENTO, SEMPRE QUE TIVER PROBLEMAS NOS OLHOS, NARIZ, MÃOS, BRAÇOS, PÉS E PERNAS.

OLHOS – SENTIR DOR, COCEIRA, RESSECAMENTO,VERMELHIDÃO, PRESENÇA DE CORPO ESTRANHO, PUPILAS DE TAMANHOS DIFERENTES E DIFICULDADE PARA ENXERGAR.

NARIZ – DIFICULDADE PARA RESPIRAR, RESSECAMENTO, CROSTAS ADERIDAS E SANGRAMENTO.

MÃOS E BRAÇOS – SENTIR DOR INTENSA NOS COTOVELOS OU PUNHOS, RESSENCAMENTO E FORMIGAMENTO NAS MÃOS, FRAQUEZA NOS BRAÇOS DERRUBANDO OBJETOS COM FREQUÊNCIA.

PÉS E PERNAS – SENTIR DOR INTENSA NAS PERNAS E TORNOZELOS, RESSECAMENTO INTENSO E FORMIGAMENTO NOS PÉS, SENSAÇÃO DE FRAQUEZA NAS PERNAS, TROPEÇANDO COM FREQUÊNCIA OU PERDENDO O CHINELO SEM PERCEBER.

DOR NAS ARTICULAÇÕES, MAL ESTAR, PODEM SER REAÇÃO AO TRATAMENTO. NÃO DEIXE DE TOMAR A MEDICAÇÃO E TAMBÉM PROCURE A UNIDADE DE SAÚDE, MESMO QUE NÃO SEJA DIA DE CONSULTA.

Page 29: Hanseniase Slide

O QUE A HANSENÍASE NÃO TRATADA PODE CAUSAR

- A HANSENÍASE NÃO TRATADA PODE CAUSAR DEFORMIDADES NAS MÃOS, PÉS, OLHOS E NARIZ.

Page 30: Hanseniase Slide
Page 31: Hanseniase Slide
Page 32: Hanseniase Slide

QUEM É O CONTATO?- TODA E QUALQUER PESSOA QUE RESIDA OU TENHA RESIDIDO COM O DOENTE NOS ÚLTIMOS 5 ANOS.

CONTROLE DOS CONTATOS- CONSULTA ANUAL COM EXAME DERMATONEUROLÓGICO (DA PELE E NERVOS).- OS CONTATOS COM DIAGNÓSTICO CONFIRMADO DE HANSENÍASE DEVEM COMEÇAR O TRATAMENTO.- OS CONTATOS SADIOS SÃO ENCAMINHADOS PARA VACINA B.C.G INTRADÉRMICA, E ORIENTADOS SOBRE SINAIS, SINTOMAS E AUTO EXAME, BEM COMO INFORMAÇÕES SOBRE AS PRÓXIMAS CONSULTAS.– CONTATO PAUCIBACILAR (PB) – 2 CONSULTAS. UMA POR ANO.– CONTATO MULTIBACILAR (MB) – 5 CONSULTAS. UMA POR ANO.- ESTE CONTROLE É QUE VAI CONTRIBUIR PARA A "QUEBRA" DA CADEIA DE TRANSMISSÃO.