hanseniase slide

32

Upload: danilindalima

Post on 28-May-2015

24.162 views

Category:

Technology


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Hanseniase   slide
Page 2: Hanseniase   slide

O QUE É HANSENÍASE?

É PROVOCADA PELO MICRÓBIO – BACILO DE HANSEN QUE ATINGE PRINCIPALMENTE A PELE E OS NERVOS.

TEM TRATAMENTO E CURA.

Page 3: Hanseniase   slide

CARACTERÍSTICA DO BACILO DE HANSEN- MICRÓBIO VISÍVEL APENAS AO MICROSCÓPIO.- TEM PREFERÊNCIA POR ÁREAS DO CORPO

MAIS FRIAS COMO A PELE E OS NERVOS.

Page 4: Hanseniase   slide

COMO SE TRANSMITE A HANSENÍASE- A TRANSMISSÃO ACONTECE PRINCIPALMENTE POR MEIO DAS VIAS RESPIRATÓRIAS QUANDO SE CONVIVE MUITO TEMPO COM O DOENTE SEM TRATAMENTO.- HÁ PESSOAS SENSÍVEIS E PESSOAS RESISTENTES AO BACILO DE HANSEN.- A MAIORIA DAS PESSOAS É RESISTENTE, OU SEJA, ENTRA EM CONTATOCOM O BACILO E NÃO ADOECE.- O HOMEM É CONSIDERADO A ÚNICA FONTE DE INFECÇÃO DA HANSENÍASE.- A HANSENÍASE NÃO É HEREDITÁRIA.

Page 5: Hanseniase   slide

COMO NÃO SE PEGA HANSENÍASE - NAS RELAÇÕES SEXUAIS

- USANDO O MESMO BANHEIRO- BEIJANDO E ABRAÇANDO- NO APERTO DE MÃO- NOS UTENSÍLIOS DOMÉSTICOS- POR NENHUM ALIMENTO- NAS ROUPAS- NA PISCINA- NO BANCO DE ÔNIBUS- EM CONTATO COM ANIMAIS- EM CONTATO COM MOSCAS,

MOSQUITOS E FORMIGAS- EM ÁGUAS BARRENTAS- PELO SANGUE- PELA PLACENTA- NO MOMENTO DO PARTO- NO LEITE MATERNO- NÃO É HEREDITÁRIA

Page 6: Hanseniase   slide

- MANCHAS NA PELE ESBRANQUIÇADAS OU AVERMELHADAS.- DIMINUIÇÃO DE SENSIBILIDADE AO CALOR, A DOR E AO TOQUE NO LOCAL DAS MANCHAS.

Page 7: Hanseniase   slide

O QUE A HANSENÍASE CAUSA: SINAIS E SINTOMAS

AS MANCHAS:- NÃO DOEM- NÃO INCOMODAM- NÃO COÇAM- NÃO PEGAM PÓ PELA FALTA DE UMIDADE DA PELE- PODEM TER QUEDA DE PELO- PODEM TER A SENSAÇÃO DE FORMIGAMENTO E DORMÊNCIA- QUEIMAR-SE OU CORTAR-SE SEM SENTIR PODE SER SINAL DE HANSENÍASE, PORQUE O BACILO (MICRÓBIO) DESTRÓI AS TERMINAÇÕES NERVOSAS PRÓXIMAS DA PELE.

Page 8: Hanseniase   slide

RESISTÊNCIA

Page 9: Hanseniase   slide

• - TODAS AS PESSOAS PODEM TER CONTATO COM O BACILO (MICRÓBIO) DE HANSEN, SE CONVIVEREM COM O DOENTE DA FORMA CONTAGIANTE SEM TRATAMENTO.- DE 10 PESSOAS, 9 TEM RESISTÊNCIA NATURAL, SUFICIENTE PARA NÃO ADOECER, MESMO TENDO CONTATO COM O BACILO. UMA PESSOA PODERÁ ADOECER, APRESENTANDO MANCHA NA PELE- DEPENDENDO DO GRAU DE RESISTÊNCIA INDIVIDUAL E, CASO NÃO SE TRATE, A DOENÇA PODERÁ EVOLUIR PARA UMA DAS FORMAS MAIS GRAVES DA HANSENÍASE

Page 10: Hanseniase   slide
Page 11: Hanseniase   slide

• FORMA I (INDETERMINADA) - MANCHA PLANA. COM ALTERAÇÃO GERALMENTE GRADUAL DA

SENSIBILIDADE QUE PODE SER AO CALOR, À DOR E AO TOQUE.- A LESÃO É MAIS CLARA OU UM POUCO AVERMELHADA DO QUE A TONALIDADE DA PELE E PODE APARECER EM QUALQUER PARTE DO CORPO – COSTA, NÁDEGAS, PERNAS, BRAÇOS, ROSTO...- AS MANCHAS NÃO COÇAM E NÃO DOEM, O QUE FAZ COM QUE A PESSOA NÃO PROCURE O SERVIÇO DE SAÚDE.- NESSA FORMA INICIAL, A HANSENÍASE NÃO É CONTAGIOSA E A CURA É MAIS RÁPIDA E FÁCIL, SE NÃO TRATADA, PODE EVOLUIR PARA OUTRAS FORMAS.- A MELHOR FORMA PARA DESCOBRIR A DOENÇA É ESTAR SEMPRE ATENTO AO SEU CORPO.- MANCHA BRANCA COM SENSIBILIDADE NÃO É HANSENÍASE E DEVE SER INVESTIGADA.

Page 12: Hanseniase   slide
Page 13: Hanseniase   slide

• FORMA T (TUBERCULÓIDE)• - LESÕES AVERMELHADAS OU ESBRANQUIÇADAS COM BORDAS ELEVADAS E DIMINUIÇÃO E/OU

AUSÊNCIA DA SENSIBILIDADE AO CALOR, À DOR E AO TATO.- NÃO É CONTAGIOSA, NÃO PASSA DE UMA PESSOA PARA OUTRA.

FORMA D (DIMORFA)

- LESÕES DE COR AVERMELHADA, ACASTANHADA OU FERRUGINOSA COM LIMITES IMPRECISOS PODENDO NO CENTRO DA MANCHA NÃO TER ALTERAÇÕES.- MANCHA COM DIMINUIÇÃO DA SENSIBILIDADE AO CALOR, DOR E AO TATO.- QUANDO NÃO TRATADA É CONTAGIOSA.

FORMA V (VIRCHOWIANA)

- LESÕES DE COR MARROM AVERMELHADA, MAL DELIMITADAS, ESPALHADAS PELO CORPO, PODENDO AINDA APARECER CAROÇOS, INCHAÇO NO ROSTO, ORELHAS, MÃOS, PÉS, JUNTAS, QUEDA DOS PELOS DAS SOBRANCELHAS E CÍLIOS.- QUANDO NÃO TRATADA, É CONTAGIOSA.

Page 14: Hanseniase   slide

DIAGNÓSTICO CLÍNICO

- É REALIZADO PELO MÉDICO, EXAMINANDO TODA A PELE DA PESSOA A PROCURA DE MANCHAS DORMENTES.- REALIZA TAMBÉM OS TESTES DE SENSIBILIDADE AO CALOR, À DOR E AO TATO.- APALPA OS NERVOS DO BRAÇOS , PERNAS E PESCOÇO.- PROCURA OBTER MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A PESSOA E FAMILIARES.- SOLICITA EXAMES DE LABORATÓRIO.

Page 15: Hanseniase   slide
Page 16: Hanseniase   slide

EXAMES DE LABORATÓRIO DE APOIO DIAGNÓSTICO

• - BACILOSCOPIAPESQUISA A PRESENÇA DE BACILOS (MICRÓBIOS) NO ORGANISMO DA PESSOA COM SUSPEITA DE HANSENÍASE, POR MEIO DA COLETA DA LINFA, PRINCIPALMENTE NOS LÓBULOS DA ORELHA E COTOVELOS.

- BIÓPSIAÉ A RETIRADA DE UM PEDACINHO DA PELE DA MANCHA ONDE SERÁ PESQUISADA A PRESENÇA DO BACILO E ALTERAÇÃO TÍPICA DE CADA FORMA.

Page 17: Hanseniase   slide
Page 18: Hanseniase   slide
Page 19: Hanseniase   slide

TRATAMENTO• FORMAS I E T, QUE TÊM POUCOS BACILOS (PAUCIBACILAR)

- TRATAMENTO DE SEIS MESES.- UMA DOSE MENSAL, SUPERVISIONADA, TOMADA NO POSTO DE SAÚDE:DOIS COMPRIMIDOS VERMELHOS(RIFAMPICINA) E UM COMPRIMIDO BRANCO (DAPSONA).- DIARIAMENTE, EM CASA, UM COMPRIMIDO BRANCO (DAPSONA).

FORMAS D E V, QUE TÊM MUITOS BACILOS (MULTIBACILAR)- TRATAMENTO DE DOZE A VINTE E QUATRO MESES.- UMA DOSE MENSAL, SUPERVISIONADA, TOMADA NO POSTO DE SAÚDE:DOIS COMPRIMIDOS VERMELHOS (RIFAMPICINA), TRÊS COMPRIMIDOS MARROM (CLOFAZIMINA) E UM COMPRIMIDO BRANCO (DAPSONA).- DIARIAMENTE, EM CASA, UM COMPRIMIDO BRANCO (DAPSONA) E UM COMPRIMIDO MARROM (CLOFAZIMINA).

IMPORTANTE- ESCOLHER O HORÁRIO MAIS ADEQUADO PARA TOMAR A MEDICAÇÃO EM CASA, DE PREFERÊNCIA LOGO APÓS A INGESTÃO DE ALIMENTOS.- QUANDO O TRATAMENTO É IRREGULAR OU INTERROMPIDO ANTES DO TEMPO RECOMENDADO, OS BACILOS QUE AINDA NÃO MORRERAM, PODEM VOLTAR A SE MULTIPLICAR PROLONGANDO O TEMPO PARA A OBTENÇÃO DA CURA.

Page 20: Hanseniase   slide
Page 21: Hanseniase   slide

QUEM TOMA PQT DEVE SABER• - QUE A URINA PODE FICAR VERMELHA QUANDO TOMA A RIFAMPICINA

(COMPRIMIDO VERMELHO) NO DIA DA DOSE MENSAL SUPERVISIONADA NO POSTO DE SAÚDE.- QUE A COR DA PELE PODE FICAR MAIS ESCURA DEVIDO AO COMPRIMIDO MARROM (CLOFAZIMINA) PRINCIPALMENTE SE A PELE FOR EXPOSTA AO SOL (USAR CHAPÉU, FILTRO SOLAR OU OUTRA FORMA DE PROTEGER A PELE).- APÓS O TÉRMINO DO TRATAMENTO A COR DA PELE VAI VOLTANDO AO NORMAL.- O COMPRIMIDO VERMELHO (RIFAMPICINA), TOMADO UMA VEZ POR MÊS,PODE DIMINUIR A AÇÃO DA PÍLULA ANTICONCEPCIONAL. QUATRO DIAS ANTES E QUATRO DIAS DEPOIS DA DOSE SUPERVISIONADA, CONTINUAR COM A PÍLULA E USAR PRESERVATIVO SE QUISER EVITAR A GRAVIDEZ.- PODE HAVER EFEITOS INDESEJÁVEIS (COLATERAIS) DAS MEDICAÇÕES,COMO EM QUALQUER OUTRA DOENÇA.- ESTEJA ATENTO E EM CASO DE DÚVIDA PROCURE OS PROFISSIONAIS DO POSTO DE SAÚDE.

Page 22: Hanseniase   slide
Page 23: Hanseniase   slide

ATENÇÃO! OBSERVE• - COMPAREÇA IMEDIATAMENTE A UNIDADE DE SAÚDE E PROCURE A EQUIPE

RESPONSÁVEL PELO SEU TRATAMENTO, SEMPRE QUE TIVER PROBLEMAS NOS OLHOS, NARIZ, MÃOS, BRAÇOS, PÉS E PERNAS.

OLHOS – SENTIR DOR, COCEIRA, RESSECAMENTO,VERMELHIDÃO, PRESENÇA DE CORPO ESTRANHO, PUPILAS DE TAMANHOS DIFERENTES E DIFICULDADE PARA ENXERGAR.

NARIZ – DIFICULDADE PARA RESPIRAR, RESSECAMENTO, CROSTAS ADERIDAS E SANGRAMENTO.

MÃOS E BRAÇOS – SENTIR DOR INTENSA NOS COTOVELOS OU PUNHOS, RESSENCAMENTO E FORMIGAMENTO NAS MÃOS, FRAQUEZA NOS BRAÇOS DERRUBANDO OBJETOS COM FREQUÊNCIA.

PÉS E PERNAS – SENTIR DOR INTENSA NAS PERNAS E TORNOZELOS, RESSECAMENTO INTENSO E FORMIGAMENTO NOS PÉS, SENSAÇÃO DE FRAQUEZA NAS PERNAS, TROPEÇANDO COM FREQUÊNCIA OU PERDENDO O CHINELO SEM PERCEBER.

DOR NAS ARTICULAÇÕES, MAL ESTAR, PODEM SER REAÇÃO AO TRATAMENTO. NÃO DEIXE DE TOMAR A MEDICAÇÃO E TAMBÉM PROCURE A UNIDADE DE SAÚDE, MESMO QUE NÃO SEJA DIA DE CONSULTA.

Page 24: Hanseniase   slide

O QUE A HANSENÍASE NÃO TRATADA PODE CAUSAR

- A HANSENÍASE NÃO TRATADA PODE CAUSAR DEFORMIDADES NAS MÃOS, PÉS, OLHOS E NARIZ.

Page 25: Hanseniase   slide
Page 26: Hanseniase   slide
Page 27: Hanseniase   slide

QUEM É O CONTATO?- TODA E QUALQUER PESSOA QUE RESIDA OU TENHA RESIDIDO COM O DOENTE NOS ÚLTIMOS 5 ANOS.

CONTROLE DOS CONTATOS- CONSULTA ANUAL COM EXAME DERMATONEUROLÓGICO (DA PELE E NERVOS).- OS CONTATOS COM DIAGNÓSTICO CONFIRMADO DE HANSENÍASE DEVEM COMEÇAR O TRATAMENTO.- OS CONTATOS SADIOS SÃO ENCAMINHADOS PARA VACINA B.C.G INTRADÉRMICA, E ORIENTADOS SOBRE SINAIS, SINTOMAS E AUTO EXAME, BEM COMO INFORMAÇÕES SOBRE AS PRÓXIMAS CONSULTAS.– CONTATO PAUCIBACILAR (PB) – 2 CONSULTAS. UMA POR ANO.– CONTATO MULTIBACILAR (MB) – 5 CONSULTAS. UMA POR ANO.- ESTE CONTROLE É QUE VAI CONTRIBUIR PARA A "QUEBRA" DA CADEIA DE TRANSMISSÃO.

Page 28: Hanseniase   slide
Page 29: Hanseniase   slide

DIREITO

- DIREITO AO CONVÍVIO FAMILIAR E SOCIAL AMPLO E IRRESTRITO.- RESPEITO NO ATENDIMENTO DESDE A RECEPÇÃO E POR TODOS OS PROFISSIONAIS DOS SERVIÇOS DE SAÚDE.- DIREITO DE SER ATENDIDO NAS INTERCORRÊNCIAS INDEPENDENTE DE CONSULTA AGENDADA, MESMO APÓS ALTA.- DIREITO DE RECEBER TODOS OS MEDICAMENTOS QUE NECESSITAR.

Page 30: Hanseniase   slide

- DIREITO DE RECEBER TRATAMENTO ATUALIZADO.- DIAGNÓSTICO, TRATAMENTO E ACOMPANHAMENTO POR EQUIPE MULTIPROFISSIONAL CAPACITADA GARANTINDO A ATENÇÃO INTEGRAL.- GARANTIA DE ATENÇÃO NA PREVENÇÃO DE INCAPACIDADES E TRATAMENTO QUANDO ESTAS JÁ ESTIVEREM INSTALADAS (ÓRTESES E PRÓTESES).

Page 31: Hanseniase   slide

DEVERES - COMPARECER AOS ATENDIMENTOS AGENDADOS,

PELA E COM A EQUIPE MULTIPROFISSIONAL, SEGUINDO SUAS ORIENTAÇÕES.- TOMAR DIARIAMENTE A MEDICAÇÃO EM CASA E COMPARECER MENSALMENTE PARA DOSE SUPERVISIONADA NO POSTO DE SAÚDE.- REALIZAR OS AUTO-CUIDADOS: LUBRIFICAÇÃO, EXERCÍCIOS E OUTRAS AÇÕES PARA PREVENIR INCAPACIDADES, SEMPRE QUE RECOMENDADO.- EM CASO DE MUDANÇA DE RESIDÊNCIA, COMUNICAR O NOVO ENDEREÇO PARA SEGUIMENTO DO TRATAMENTO EM QUALQUER UNIDADE DE SAÚDE.- ORIENTAR A FAMÍLIA SOBRE A NECESSIDADE DE COMPARECER À UNIDADE DE SAÚDE PARA EXAMES CLÍNICOS E AÇÕES PREVENTIVAS (B.C.G)

Page 32: Hanseniase   slide

OBRIGADO PELA ATENÇÃOE BOA SAÚDE PARA TODOS!!!