habilitação questões cespe ctb

6
Questões CESPE - HABILITAÇÃO – CTB - PRF 1.1. Exercícios 1) (CESPE/UNB/PRF/2004) O Código de Trânsito Brasileiro oportuniza o prazo de 30 dias, contados da data do vencimento da CNH, para a renovação da habilitação. A infração de trânsito estará caracterizada quando o condutor estiver dirigindo com a CNH vencida além do prazo exigível para a renovação. 2) (CESPE/UNB/DETRAN-DF/2003) Um motorista devidamente habilitado para a condução de ônibus não está, necessariamente, habilitado para a condução de caminhões de carga de pequenas dimensões. 3) (CESPE/UNB/PRF/2004) Cópias autenticadas da CNH e da Permissão para Dirigir são consideradas documentos válidos quando se está conduzindo um veículo automotor. 4) (CESPE/UNB/PRF/2002) Se Pedro dirigisse um veículo motorizado utilizado em transporte de carga cujo peso bruto total fosse de 5 t e o agente de trânsito identificasse que Pedro tinha apenas habilitação na categoria C, então ele deveria lavrar auto de infração descrevendo o ocorrido, pois Pedro não estaria habilitado para conduzir o referido veículo. 5) (CESPE/UNB/DETRAN-DF/2003) Para que possa obter CNH, o titular de uma permissão para dirigir que cometer uma infração de natureza grave durante a vigência da permissão terá de reiniciar todo o processo de habilitação. 6) (CESPE/UNB/FORMAÇÃO-PRF/2005/adaptada) De acordo com resolução pertinente do CONTRAN, para conduzir o veículo especial denominado motor-home (motor-casa), é exigida do condutor a habilitação na categoria C em qualquer caso. 7) (CESPE/UNB/FORMAÇÃO-PRF/2005) De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, constitui infração de trânsito o condutor dirigir veículo estando sua carteira nacional de habilitação vencida há mais de trinta dias. Essa mesma tolerância, de acordo com a nova ordem jurídica, aplica-se à permissão para dirigir. 8) (CESPE/UNB/MOTORISTA/2007) De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, para conduzir seus veículos, o motorista da van e o do ônibus deveriam ter, respectivamente, CNH de categorias D e E. 9) (CESPE/UNB/PARANAPREVIDENCIA/2002) Considere a seguinte situação hipotética. Daniel, proprietário de um ônibus e habilitado para dirigi-lo, emprestou-o a um colega seu, Charles, que, habilitado na categoria C, conduziu o veículo em uma excursão turística. Nessa situação, Daniel cometeu infração gravíssima, enquanto Charles cometeu infração grave. 10) (CESPE/UNB/PARANAPREVIDENCIA/2002) Considere a seguinte situação hipotética. Antônio, habilitado apenas na categoria A, ao dirigir JEAN DINIZ Página 1

Upload: jean-diniz

Post on 03-Jan-2016

1.297 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Habilitação Questões CESPE CTB

Questões CESPE - HABILITAÇÃO – CTB - PRF

1.1. Exercícios

1) (CESPE/UNB/PRF/2004) O Código de Trânsito Brasileiro oportuniza o prazo de 30 dias, contados da data do vencimento da CNH, para a renovação da habilitação. A infração de trânsito estará caracterizada quando o condutor estiver dirigindo com a CNH vencida além do prazo exigível para a renovação.

2) (CESPE/UNB/DETRAN-DF/2003) Um motorista devidamente habilitado para a condução de ônibus não está, necessariamente, habilitado para a condução de caminhões de carga de pequenas dimensões.

3) (CESPE/UNB/PRF/2004) Cópias autenticadas da CNH e da Permissão para Dirigir são consideradas documentos válidos quando se está conduzindo um veículo automotor.

4) (CESPE/UNB/PRF/2002) Se Pedro dirigisse um veículo motorizado utilizado em transporte de carga cujo peso bruto total fosse de 5 t e o agente de trânsito identificasse que Pedro tinha apenas habilitação na categoria C, então ele deveria lavrar auto de infração descrevendo o ocorrido, pois Pedro não estaria habilitado para conduzir o referido veículo.

5) (CESPE/UNB/DETRAN-DF/2003) Para que possa obter CNH, o titular de uma permissão para dirigir que cometer uma infração de natureza grave durante a vigência da permissão terá de reiniciar todo o processo de habilitação.

6) (CESPE/UNB/FORMAÇÃO-PRF/2005/adaptada) De acordo com resolução pertinente do CONTRAN, para conduzir o veículo especial denominado motor-home (motor-casa), é exigida do condutor a habilitação na categoria C em qualquer caso.

7) (CESPE/UNB/FORMAÇÃO-PRF/2005) De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, constitui infração de trânsito o condutor dirigir veículo estando sua carteira nacional de habilitação vencida há mais de trinta dias. Essa mesma tolerância, de acordo com a nova ordem jurídica, aplica-se à permissão para dirigir.

8) (CESPE/UNB/MOTORISTA/2007) De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, para conduzir seus veículos, o motorista da van e o do ônibus deveriam ter, respectivamente, CNH de categorias D e E.

9) (CESPE/UNB/PARANAPREVIDENCIA/2002) Considere a seguinte situação hipotética. Daniel, proprietário de um ônibus e habilitado para dirigi-lo, emprestou-o a um colega seu, Charles, que, habilitado na categoria C, conduziu o veículo em uma excursão turística. Nessa situação, Daniel cometeu infração gravíssima, enquanto Charles cometeu infração grave.

10) (CESPE/UNB/PARANAPREVIDENCIA/2002) Considere a seguinte situação hipotética. Antônio, habilitado apenas na categoria A, ao dirigir um automóvel, envolveu-o em um acidente com vítima de ferimentos leves. Nessa situação, caso Antônio tenha prestado o necessário socorro à vítima, isso tirará dele a condição de infrator.

11) (CESPE/UNB/PRF/2002) Considere a seguinte situação hipotética. Deslocando-se pela BR-050 em veículo utilitário, ao qual fora acoplado um trailer de 10 Toneladas de PBT, Gabriel atendeu ao comando para parar, advindo de policial em um posto da PRF. Constatada a regularidade da documentação do veículo e do condutor, a viagem prosseguiu normalmente. Nessa situação, o condutor apresentou ao policial, certamente, uma CNH, da categoria C, já que ele não poderia ter apresentado uma Permissão para Dirigir, pois esta é concedida, previamente à obtenção da CNH, somente na habilitação inicial, qual seja, às categorias A ou B.

12) (CESPE/UNB/PRF/2002) Considere a seguinte situação hipotética. Amanda submeteu-se a todo o processo para habilitar-se na categoria B de condutores de veículos automotores. Satisfeitos os sucessivos requisitos, foi-lhe conferida a Permissão para Dirigir, em fevereiro de 2002. Dois meses depois, quando retirava o veículo da posição em que se encontrava estacionado, Amanda avançou sem o devido cuidado, abalroando a cadeira de rodas de um transeunte, arremessando-

JEAN DINIZ Página 1

Page 2: Habilitação Questões CESPE CTB

Questões CESPE - HABILITAÇÃO – CTB - PRF

o ao chão e causando-lhe lesões corporais leves. Essa única infração cometida foi, então, devidamente anotada no prontuário de Amanda. Nessa situação, por tratar-se de uma infração de gravidade média, Amanda não obterá, em fevereiro de 2003, a CNH, devendo reiniciar o processo para a obtenção de nova Permissão para Dirigir.

No tocante à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), segundo o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e respectivas resoluções, julgue os itens subsequentes.

13) (CESPE/UNB/PRF/2004) Para habilitar-se à condução de veículo automotor, o interessado tem de submeter-se aos seguintes exames: de aptidão física e mental, de legislação de trânsito (escrito), de noções de primeiros socorros e de direção veicular, sendo utilizado neste último um veículo da categoria para a qual o condutor quer se habilitar.

14) (CESPE/UNB/PRF/2004) O condutor com mais de 65 anos de idade deve renovar seus exames de aptidão física e mental a cada 4 anos.

15) (CESPE/UNB/PRF/2004) São requisitos para o condutor obter a CNH: idade mínima de 18 anos, conclusão do primeiro ciclo do ensino fundamental e carteira de identidade ou equivalente.

16) (CESPE/UNB/PRF/2004) Após os exames de habilitação, o candidato aprovado recebe uma permissão para conduzir veículos por dois anos. Ao final desse período, a CNH será expedida se o condutor não houver cometido nenhuma infração de natureza grave ou gravíssima, ou se não for reincidente em infração de natureza média.

17) (CESPE/UNB/FORMAÇÃO-PRF/2004) Considerando o tempo mínimo de habilitação exigido em cada categoria para que se possa ascender à categoria seguinte, é correto afirmar que o requisito de idade superior a 21 anos para habilitação nas categorias D e E é desnecessário, já que o tempo mínimo exigido nas categorias anteriores fará que o condutor, necessariamente, já esteja com a referida idade ao final de um ano de habilitação na categoria C.

18) (CESPE/UNB/TECJUD-TRE-RS/2004) Em via pública, apenas os condutores habilitados nas categorias D ou E poderão conduzir trator de roda, trator de esteira, trator misto ou equipamento automotor destinado à movimentação de cargas ou execução de trabalho agrícola, de terraplenagem, de construção ou de pavimentação.

19) (CESPE/UNB/TECJUD-TRE-RS/2004) A todo portador de CNH de categoria E será permitida a condução de qualquer um dos veículos correspondentes às categorias de A a D.

20) (CESPE/UNB/FORMAÇÃO-PRF/2005) Para a condução de um veículo automotor utilizado em transporte de carga e cujo peso bruto total (PBT) exceda três mil e quinhentos quilogramas, exige-se que o condutor porte habilitação de categoria C.

21) (CESPE/UNB/FORMAÇÃO-PRF/2005) Devido ao princípio da reciprocidade, está assegurado a um condutor português penalmente imputável conduzir veículo no Brasil com a carteira de habilitação expedida no seu país.

22) (CESPE/UNB/FORMAÇÃO-PRF/2005) Para fins de aplicação da norma, o quadriciclo, para cuja condução se exige a habilitação de categoria A, é considerado um veículo similar à motoneta ou motocicleta.

23) (CESPE/UNB/PARANAPREVIDENCIA/2002) Considere a seguinte situação hipotética. Bernardo, portador da carteira nacional de habilitação de categoria B, foi parado em uma barreira policial quando dirigia um veículo com capacidade para 4.500 kg. Nessa situação, Bernardo cometeu infração de trânsito, pois sua habilitação era incompatível com o carro que ele dirigia.

24) (CESPE/UNB/DETRAN-DF/2003) A cópia da CNH autenticada por um cartório competente não serve como documento válido de habilitação, mesmo que acompanhada por um documento original de identidade que tenha fé pública.

JEAN DINIZ Página 2

Page 3: Habilitação Questões CESPE CTB

Questões CESPE - HABILITAÇÃO – CTB - PRF

25) (CESPE/UNB/DETRAN-DF/2003) Aos candidatos aprovados em todos os exames de habilitação é conferida uma permissão para dirigir, com validade de um ano, que permite ao seu titular dirigir apenas nas vias urbanas sob jurisdição do órgão executivo de trânsito que emitiu o documento.

26) (CESPE/UNB/DETRAN-DF/2003) Embora possam votar, os analfabetos maiores de dezoito anos que sejam penalmente imputáveis não podem obter permissão para dirigir.

27) (CESPE/UNB/PRF/2008) O candidato à obtenção da ACC ou da CNH não precisa ser alfabetizado nem possuir documento de identidade ou CPF para obter êxito na obtenção de sua autorização.

28) (CESPE/UNB/PRF/2008) Uma pessoa não poderá requerer simultaneamente a ACC e habilitação na categoria B, bem como requerer habilitação em A e B submetendo-se a um único exame de aptidão física e mental e avaliação psicológica, mesmo que considerada apta para ambas.

29) (CESPE/UNB/PRF/2008) Para a obtenção da ACC e da CNH, o candidato deverá submeter-se a avaliação psicológica, que, por sua vez, substitui o exame de aptidão física e mental.

30) (CESPE/UNB/PRF/2008) O condutor de veículo automotor, natural de país estrangeiro e nele habilitado, em estada regular, desde que penalmente imputável no Brasil, poderá dirigir no território nacional quando amparado por convenções ou acordos internacionais ratificados e aprovados pela República Federativa do Brasil.

31) (CESPE/UNB/PCPB/2009) Para a condução de veículo destinado ao transporte de produto perigoso, como inflamáveis, é exigida a aprovação do condutor em curso especializado, no qual só podem se inscrever condutores com pelo menos cinco anos de habilitação comprovada nas categorias B e ou C.

32) (CESPE/PRF/FORMAÇÃO/2009) O condutor de veículo automotor, natural de país estrangeiro e nele habilitado, desde que penalmente imputável no Brasil, ou seja, possua 18 anos de idade, poderá dirigir no território nacional quando amparado por convenções ou acordos internacionais, ratificados e aprovados pelo Brasil e, igualmente, pela adoção do princípio da reciprocidade, no prazo máximo de 180 dias, respeitada a validade da habilitação de origem.

Juan, que tem 25 anos de idade, é espanhol e, na Espanha, encontra-se devidamente habilitado para dirigir veículos. Está em viagem de turismo pelo Brasil e, ao tentar alugar um veículo, a locadora solicitou um documento que comprove sua habilitação como condutor de veículos automotores.Diante dessa situação hipotética e com base no que dispõe as resoluções do CONTRAN, julgue os itens que se seguem.

33) (CESTE/UNB/DETRAN/2009) Se houver reciprocidade entre Brasil e Espanha, Juan pode utilizar sua própria carteira de habilitação espanhola, pelo prazo máximo de 180 dias, respeitada a validade dessa habilitação, a qual deverá estar acompanhada de tradução juramentada e do seu documento de identificação, não havendo necessidade de qualquer registro junto ao órgão ou entidade executivo de trânsito dos estados ou do DF.

34) (CESTE/UNB/DETRAN/2009) Se Juan for detentor de habilitação não-reconhecida pelo governo brasileiro, poderá dirigir no território nacional mediante a troca da sua habilitação de origem pela equivalente nacional, junto ao órgão ou entidade executiva de trânsito dos estados ou do DF, desde que seja aprovado nos exames de aptidão física e mental e nas avaliações psicológica e de direção veicular, respeitada a sua categoria.

1.2. Gabarito

1- Verdadeiro.2- Falso – Habilitado na categoria D, pode dirigir qualquer veículo abrangido pelas categorias B, C e D.3- Falso – A habilitação é válida apenas no original.

4- Falso – Se é apenas um veículo de carga, a habilitação é realmente C. Só quando for combinação de veículos e o de reboque exceder ao limite de 6 toneladas, o condutor deve apresentar a CNH na categoria E.

5- Verdadeiro.

JEAN DINIZ Página 3

Page 4: Habilitação Questões CESPE CTB

Questões CESPE - HABILITAÇÃO – CTB - PRF

6-Falso – Caso o motor-home tenha PBT abaixo de 6T ou até 8 passageiros poderá estar habilitado na categoria B.

7- Verdadeiro.8- Falso – Tanto ônibus quanto micro-ônibus, a habilitação D.9- Falso – Ambos cometeram infração gravíssima.10- Falso – Não tirará sua condição de infrator.11- Falso – Habilitação E para transportar o referido trailer.

12- Falso – Apenas no caso de reincidência de infrações médias, ou uma grave ou uma gravíssima é que deve reiniciar o processo de habilitação.

13- Verdadeiro.14- Falso – A cada 3 anos.15- Falso – Não é necessária educação formal.16- Falso – Validade da PPD é de um ano.

17- Falso – É requisito fundamental a idade de 21 anos. Ademais, é possível que o condutor já tenha 1 (um) ano de C antes dos 21 anos.

18- Falso – Trator de roda, esteira, terraplenagem – habilitação na categoria C.19- Falso – Habilitado na categoria E não pode conduzir veículo de categoria A.20- Verdadeiro.21- Verdadeiro.22- Falso – Categoria B.23- Verdadeiro – Seria necessário habilitação na categoria C.24 Verdadeiro – Só no original.25- Falso – Válida em todo o território nacional.26- Verdadeiro – É necessário saber ler e escrever.27- Falso – É necessário ser alfabetizado.28- Falso – É possível adquirir as duas habilitações simultaneamente.29- Falso – Não substitui o exame de insanidade física e mental, integrando-se a este último.30- Verdadeiro – Desde que observadas as regras que tratam da matéria.31- Falso – Não existe prazo de habilitação para conduzir veículo de produtos perigosos.

32- Verdadeiro – Exceda o prazo de 180 dias, o estrangeiro deve obter a habilitação nacional, submetendo aos exames de aptidão física e mental, com exame psicológico.

33- Falso – De fato, não há necessidade de registro, devendo o condutor apresentar a habilitação estrangeira com documento de identificação, sem necessidade de tradução juramentada.

34-Verdadeiro – A diferença entre habilitação reconhecida e não reconhecida pelo governo brasileiro está no exame de direção veicular presente neste, uma vez que os demais exames de aptidão física e mental, e psicológico são obrigatórios para ambas as situações.

JEAN DINIZ Página 4