h. raposo: governação criminosa

1

Click here to load reader

Upload: prafsalbergaria

Post on 13-Apr-2017

125 views

Category:

News & Politics


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: H. Raposo: Governação criminosa

A governação de Sócrates e de Paulo Campos foi criminosa?

Henrique Raposo (www.expresso.pt)

8:00 | Quarta feira, 12

Dando largas a uma veia vingadora, Medina Carreira afirmou que os governantes dos últimos anos deviam ser julgados em tribunal. Confesso que não gosto desta fruta populista. Criminalizar opções políticas que foram legitimadas democraticamente não me parece boa opção. Até porque desresponsabiliza os eleitores. Em 2009, os eleitores escolheram o caminho da dívida. Em 2009, Sócrates disse aquilo que Alberto João diz agora: ah, ah, eu tenho orgulho nesta dívida, a dívida é fundamental para o crescimento do país, etc., etc. Em 2009, Manuela Ferreira Leite disse a todos os portugueses que o caminho do endividamento era insustentável. Como se sabe, os eleitores escolheram a via socrática. Portanto, o país inteiro é responsável pelo buraco em que se encontra. Esta lengalenga de levar a tribunal todos os governantes é desculpa de mau pagador. No seu conjunto, os governos PS não foram vigaristas, foram apenas socialistas.

Porém, importa perceber uma coisa: se a governação como um todo não pode ser investigada, um ato de governação em concreto pode ser investigado (ex.: Freeport). E, depois de ver esta reportagem da TVI , a minha pergunta é só uma: no meio desta embrulhada de estradas e estradinhas, o Ministério Público não encontra nada de estranho? De um dia para o outro, concessões rodoviárias, que custavam nicles ao tesouro público, passaram a custar 600 milhões. Quem saiu beneficiado? Uma empresa do universo Mota-Engil, essa entidade omnipresente. De um momento para o outro, o governo do eng. Sócrates e do dr. Paulo Campos mudou a lei para beneficiar objectivamente uma construtora em total prejuízo do nosso dinheiro público. Perante este facto objectivo (repito: objectivo), o Ministério Público não pode actuar, não pode perguntar, não pode indagar, não pode levantar o rabo da cadeira?

Como se isto não fosse suficiente, como se não bastasse o saque organizado ao nosso dinheiro, como se não bastasse a

inacção do Ministério Público, ainda temos de aturar o dr. Paulo Campos. O autor moral desta governação-amiga-da-construtora-amiga está no parlamento, aliás, está nas comissões que tratam directamente de obras públicas. Ora, quando vejo este Paulinho do Alcatrão no meu parlamento soberano, confesso que sinto os vapores populistas a subirem-me pelo corpo acima. Quando oiço este indivíduo a abrir a boca para pedir a "defesa da honra", confesso que me sinto irmanado com o dr. Medina Carreira. Por breves momentos.

1 de 1Página EXPRESSO — Notícias, opinião, blogues, fóruns, podcasts. O semanário de referê...

15-10-2011http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=print&op=view&fokey=ex.stories/679794&sid=ex....

António Albergaria
Highlight
António Albergaria
Highlight
António Albergaria
Highlight
António Albergaria
Highlight
António Albergaria
Highlight
António Albergaria
Highlight