guiaoresolvido

1
GUIÃO DE LEITURA: “ O RATO “ (os Segundinhos de Fontiela) A O Rato roeu a rolha da garrafa do Rei da Rússia. Nesta resposta, vemos que há (existe) uma repetição propositada do som provocado pela letra “r”. Quando os escritores o fazem, estão a usar um recurso expressivo chamado ALITERAÇÃO. Ex: A Morsa não sabe morse. Se morse ela soubesse, mandava em morse um SOS através de um SMS. http://www.youtube.com/watch?v=_J8YcQETyTw&feature=fvwrel Ex: Na chácara do Chico Bolacha o que se procura nunca se acha uma bolacha, uma borracha de chocolate e chantilly! B A afirmação é falsa. Ele só roeu metade da rolha: “… roeu metade da rolha e depois fugiu para a rua!” C Depois de roer a rolha, o rato fugiu para a rua. D Quem estava à varanda era o rei da Rússia com o rei da Holanda. E Quem chamou o rato foi o rei da Rússia. F O rei da Rússia perguntou: “Ó ratinho sem vergonha, para onde levas tu a rolha?”. G O rato levava para o lago a rolha que roeu. H O rato quis a rolha para não se afogar: “ Se me faltar pé, agarro-me a ela logo, já não me afogo!”. I Em todo o texto estamos na presença de um recurso expressivo designado personificação, ou seja, com esta é possível dar características dos seres humanos a outras coisas ou animais. Por isso é que o rato também fala. a) Frase do tipo exclamativo: “ Rara astúcia foi a sua: roeu metade da rolha e depois fugiu para a rua!” ; “ Se me faltar pé, agarro-me a ela logo, já não me afogo!”. b) Frase do tipo interrogativo: “ – Ó ratinho sem vergonha, para onde levas tu a rolha?”.

Upload: helder-rodrigues

Post on 30-Mar-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

assim pudemos explorar um texto divertido!

TRANSCRIPT

GUIÃO DE LEITURA: “ O RATO “ (os Segundinhos de Fontiela) A – O Rato roeu a rolha da garrafa do Rei da Rússia. Nesta resposta, vemos que há (existe) uma repetição propositada do som provocado pela letra “r”. Quando os escritores o fazem, estão a usar um recurso expressivo chamado ALITERAÇÃO.

Ex: A Morsa não sabe morse. Se morse ela soubesse, mandava em morse um SOS através de um SMS. http://www.youtube.com/watch?v=_J8YcQETyTw&feature=fvwrel

Ex: Na chácara do Chico Bolacha o que se procura nunca se acha uma bolacha, uma borracha de chocolate e chantilly! B – A afirmação é falsa. Ele só roeu metade da rolha: “… roeu metade da rolha e depois fugiu para a rua!” C – Depois de roer a rolha, o rato fugiu para a rua. D – Quem estava à varanda era o rei da Rússia com o rei da Holanda. E – Quem chamou o rato foi o rei da Rússia. F – O rei da Rússia perguntou: “Ó ratinho sem vergonha, para onde levas tu a rolha?”. G – O rato levava para o lago a rolha que roeu. H – O rato quis a rolha para não se afogar: “ Se me faltar pé, agarro-me a ela logo, já não me afogo!”. I – Em todo o texto estamos na presença de um recurso expressivo designado personificação, ou seja, com esta é possível dar características dos seres humanos a outras coisas ou animais. Por isso é que o rato também fala. a) Frase do tipo exclamativo: “ Rara astúcia foi a sua: roeu metade da rolha e depois fugiu para a rua!” ; “ Se me faltar pé, agarro-me a ela logo, já não me afogo!”. b) Frase do tipo interrogativo: “ – Ó ratinho sem vergonha, para onde levas tu a rolha?”.