guiÃo - farol >> páscoa - 2017 | “o sonho … · web viewem s. paulo significa a palavra...

7
outros. O Espírito Santo –que no Baptismo nos torna filhos – abre- nos a boca para tratar a Deus porm “Pai”, um Pai muito querido “Papá” – “Paizinho”. Porque também pelo Espírito que o Pai nos proclama “filhos muito amados”, no Seu Filho Jesus. Para tudo isto orar é uma necessidade vital. Vamos à Escola de Paulo aprender com ele a ser cristãos de oração, de comunhão para nos libertarmos das obras da carne. “Deixai-vos conduzir pelo Espírito Santo e não satisfareis os desejos da carne”.Afastemo-nos da feitiçaria, da impureza, dos ciúmes, das ambições e invejas, e dos partidarismos…Se vivemos no Espírito, sigamos também o Espírito, vivendo o amor, a alegria, a paz, a paciência, a bondade, a fidelidade, a mansidão…Sigamos o Espírito Santo. SÍMBOLO – Chama Quando uma fogueira de loucura o levava a perseguir os cristãos, um Sol brilhou. Era uma luz diferente, a verdadeira luz. A Verdade que o queimou e que da chama o chamou e o incendiou, porque o Amor o abrasou e o levou por toda a parte a anunciar o Evangelho de Cristo Ressuscitado. ORAÇÃO: Senhor, dai-nos o vosso Espírito para produzirmos os frutos da caridade, da alegria, da paz, da paciência, da benignidade, da bondade, da fidelidade, da mansidão e da temperança. Ámen ! CÂNTICO (Grupo Coral “Sons de Vida” de Ribamar) O espírito é força que nos liberta Caminha, caminha, caminha na luz Ele faz de nós a Igreja em festa Caminha, caminha, caminha na luz Caminha na luz, caminha na luz Caminha na luz, caminha na luz do Senhor A MISSÃO - «AI DE MIM, SE EU NÃO EVANGELIZAR» Comunidade de Ribamar: 5º Ano da Catequese e Grupo de Acção Social Padroeiro: S. João Baptista LEITURA IX - 1 Coríntios 9, 16-19 Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 16 Se eu anuncio o Evangelho, não é para mim motivo de glória, é antes uma obrigação que me foi imposta: ai de mim, se eu não evangelizar! 17 Se o fizesse por iniciativa própria, mereceria recompensa; mas, não sendo de maneira espontânea, é um encargo que me está confiado. 18 Qual é, portanto, a minha recompensa? É que, FESTA JUBILAR DE S. PAULO 21 de Junho 2009

Upload: truongkhanh

Post on 18-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: GUIÃO - FAROL >> Páscoa - 2017 | “O sonho … · Web viewEm S. Paulo significa a Palavra da Verdade sobre o que devemos fazer ou deixar de fazer. ORAÇÃO: São Paulo Que de perseguidor

Carissimos: No poder do Espírito Santo, Jesus Cristo vive e actua na sua Igreja, edificada sobre o fundamento dos Apóstolos. Invoquemos a Deus Pai a fim de que, seguindo o exemplo de S. Paulo, cada cristão seja dócil à acção do Espírito. Oremos juntos, dizendo:

Todos: Dai-nos, Senhor, o Vosso Espírito.

1 - Senhor, que a Igreja, povo de Deus, em comunhão com o Papa Bento XVI, com os Bispos, padres, diáconos, catequistas e outros que servem a Igreja, animados pelo Apóstolo Paulo, continue a ser luz para as nações, indicando o caminho da vida e da esperança; oremos irmãos.2 - Senhor, olhai com carinho para a Igreja presente em Ribamar e Santa Bárbara, para que, atenta às orientações pastorais do nosso Bispo, D. José, vivendo em comunhão e participando como povo de Deus, realize, com novo ardor missionário, o anúncio do Evangelho de Jesus, neste terreno da nossa Diocese; oremos irmãos.

3 - Senhor, que depois deste ano Paulino, as nossas comunidades e cada um pessoalmente, continue a aprofundar “a herança teológica e espiritual do apóstolo Paulo”, para evangelizar vivendo na fidelidade o Caminho de Jesus; oremos irmãos.

 4 - Senhor, que, por intercessão do apóstolo Paulo, cristãos leigos que actuam no mundo da política, do trabalho, da cultura, da ciência e tecnologia e no mundo da comunicação, sejam verdadeiros evangelizadores construindo a civilização do amor; oremos irmãos.

 5. Senhor, por todos nós aqui reunidos, pelas nossas paróquias e suas comunidades, a fim de que aprendamos com o apóstolo Paulo a viver como Igreja missionária e ao serviço dos pobres; oremos irmãos.

Oremos. Deus nosso Pai,que aceitastes a oferenda da vida do Apóstolo S. Paulo, escutai as nossas súplicas e ajudai-nos, pelo seu testemunho,a não opor resistência às inspirações do vosso Espírito,para que brilhe também em nossas vidaso poder do evangelho de Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amen.

ORAÇÃO AO APÓSTOLO SÃO PAULOGlorioso São Paulo,Apóstolo de zelo apaixonado,mártir por amor a Cristo,

alcançai-nos uma fé profunda,uma esperança inabalável,um amor ardente ao Senhor,

para que possamos dizer convosco:“Já não sou eu que vivo,é Cristo que vive em mim!”Ajudai-nos a ser apóstolosque servem a Igreja com uma consciência pura,

FESTA JUBILARDE S. PAULO

21 de Junho 2009PAULO APÓSTOLO DE JESUS CRISTO

Page 2: GUIÃO - FAROL >> Páscoa - 2017 | “O sonho … · Web viewEm S. Paulo significa a Palavra da Verdade sobre o que devemos fazer ou deixar de fazer. ORAÇÃO: São Paulo Que de perseguidor

A recordação do Apóstolo S.Paulo durante este ano foi a ocasião propícia para olharmos o exemplo deste homem que continua actual. Deste modo “não estamos reunidos para celebrar uma história do passado, irrevogavelmente superada, pois Paulo quer falar connosco hoje.” A celebração que se segue vem-nos ajudar a rezar com S. Paulo e com ele descobrir Cristo, de maneira a que possamos dar testemunho de que “para mim viver é Cristo!”

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amen.O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.Oremos.Pai omnipotente, enviai sobre nós o Espírito consolador e vivificadorque tranformou o coração de Paulo, de modo que habitando em nós, tenhamos os mesmos sentimentos de Jesus Cristo,vosso Filho na unidade do Espírito Santo. Amen.

A CONVERSÃO - «QUEM ÉS TU SENHOR?»Comunidade de Pregança

Padroeiro: Santo AmaroLEITURA I - Actos 9, 1-6Leitura dos Actos dos Apóstolos1Saulo, entretanto, respirando sempre ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, foi ter com o Sumo Sacerdote 2e pediu-lhe cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de que, se encontrasse homens e mulheres que fossem desta Via, os trouxesse algemados para Jerusalém. 3Estava a caminho e já próximo de Damasco, quando se viu subitamente envolvido por uma intensa luz vinda do Céu. 4Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: «Saulo, Saulo, porque me persegues?» 5Ele perguntou: «Quem és Tu, Senhor?» Respondeu: «Eu sou Jesus, a quem tu persegues. 6Ergue-te, entra na cidade e dir-te-ão o que tens a fazer.» Palavra do SenhorCOMENTÁRIO:O que nos impressiona em primeiro lugar é que Deus ama os pecadores, aqueles que lhe fazem mal, como foi o caso de Paulo que perseguia os cristãos. Deus ama-nos, apesar de pecadores. Paulo sente-se interpelado e chamado por Deus. Foi escolhido por Deus. Sentiu-se chamado, amado e enviado. E isto impele, como que o empurra interiormente como uma necessidade irresistível de dizer a todos, a ti e a mim, que o amor de Deus é um dom absolutamente gratuito. Há na nossa vida momentos que por vezes sentimos essa luz forte e chamar-nos. Esta experiência exige de nós acolhimento e resposta. Em Paulo tudo começa por um encontro com o Senhor Ressuscitado que o transforma, ao ponto de dizer: “Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim”. Esta é a verdadeira resposta à questão “Quem és Tu Senhor?!”SÍMBOLO – EspadaEm S. Paulo significa a Palavra da Verdade sobre o que devemos fazer ou deixar de fazer.

ORAÇÃO:São PauloQue de perseguidor dos cristãosTe tornaste imitador de CristoE anunciador do seu EvangelhoTorna-nos ouvintes atentosDa Palavra que salva e conduz à Vida eterna. Ámen !

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses1Irmãos, quanto aos tempos e aos momentos, não precisais que vos escreva. 2Com efeito, vós próprios sabeis perfeitamente que o Dia do Senhor chega de noite como um ladrão. 3Quando disserem: «Paz e segurança», então se abaterá repentinamente sobre eles a ruína, como as dores de parto sobre a mulher grávida, e não escaparão a isso. 4Mas vós, irmãos, não estais nas trevas, de modo que esse dia vos surpreenda como um ladrão. 5Na verdade, todos vós sois filhos da luz e filhos do dia. Não somos nem da noite nem das trevas. 6Não durmamos, pois, como os outros, mas vigiemos e sejamos sóbrios. 7Os que dormem, dormem de noite e os que se embriagam, embriagam-se de noite. 8Ao contrário, nós que somos do dia, sejamos sóbrios, revestidos com a couraça da fé e da caridade e com o elmo da esperança da salvação. 9De facto, Deus não nos destinou à ira mas à posse da salvação por meio de Nosso Senhor Jesus Cristo 10que morreu por nós, a fim de que, quer durmamos, quer estejamos vigilantes, com Ele vivamos unidos. 11Consolai-vos, pois, uns aos outros e edificai-vos reciprocamente, como já o fazeis. Palavra do SenhorCOMENTÁRIO:A presença de Cristo deve marcar a nossa vida toda, desde já. Vivamos na sua presença, à sua luz; e então o “Dia” não virá sobre nós como um ladrão de noite. Porém, há muitas pessoas com medo, porque temos medo dum Deus justiceiro. Até temos medo de nos assumirmos como cristãos, católicos, que somos. Viver hoje o “Dia do Senhor” é deixar-se iluminar pelo Deus que vem. Esta é a nossa hora de estarmos acordados: para agir, cumprir a nossa missão, responder a Deus. Enquanto trabalhamos, produzimos bem-estar, contribuímos para o progresso, criamos laços de solidariedade, partilhamos a vida na sua dureza e também na alegria. Procedei como filhos da Luz, “pois o fruto da luz está em toda a espécie de bondade, de justiça e verdade”. Esta palavra de S. Paulo faz-nos lembrar as palavras de Jesus:”Vós sois luz do mundo”. O cristão é por vocação, o reflexo da luz de Cristo, mas a luz baptismal tem de ser continuamente alimentada e acolhida como um bem a partilhar, como uma nascente que irradia beleza para que os olhos de muitos se abram à luz da Fé. Por isso “comportai-vos como filhos da Luz!” é o apelo de S. Paulo.

SÍMBOLO – CírioS. Paulo recebeu no caminho de Damasco a LUZ de Cristo Ressuscitado e foi incansável a espalhar esta Luz de Cristo

ORAÇÃO:Senhor JesusVós sois o Caminho, a Verdade e a Vida, Fazei brilhar no mundo a vossa LuzE os povos procurem sempre o vosso Reino e a sua Justiça. Ámen !

CÂNTICO (a escolher)Á Tua palavraLançarei minhas redesSei que estás ao meu ladoE eu quero arriscar por TiFaço-me ao largoSó em Ti eu confioE quando me sentir cansadoÉ em Teu regaço que descansarei.

PRECES

Page 3: GUIÃO - FAROL >> Páscoa - 2017 | “O sonho … · Web viewEm S. Paulo significa a Palavra da Verdade sobre o que devemos fazer ou deixar de fazer. ORAÇÃO: São Paulo Que de perseguidor

A MISSÃO - «AI DE MIM, SE EU NÃO EVANGELIZAR»Comunidade de Ribamar: 5º Ano da Catequese e Grupo de Acção Social

Padroeiro: S. João BaptistaLEITURA IX - 1 Coríntios 9, 16-19Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios16Se eu anuncio o Evangelho, não é para mim motivo de glória, é antes uma obrigação que me foi imposta: ai de mim, se eu não evangelizar! 17Se o fizesse por iniciativa própria, mereceria recompensa; mas, não sendo de maneira espontânea, é um encargo que me está confiado. 18Qual é, portanto, a minha recompensa? É que, pregando o Evangelho, eu faço-o gratuitamente, sem me fazer valer dos direitos que o seu anúncio me confere. 19De facto, embora livre em relação a todos, fiz-me servo de todos, para ganhar o maior número. Palavra do SenhorCOMENTÁRIO:S. Paulo afirma que evangelizar é “uma obrigação”. E prega gratuitamente. Por isso “fez-se tudo para todos” para ganhar o maior número. A evangelização faz-se pelo exemplo: Fazendo o bem sem olhar a quem. Amar o próximo. Saber ouvi-lo com paciência e caridade. S. Paulo sentia a urgência da evangelização, de anunciar Jesus Cristo. E nós ? A maior parte de nós cristãos não temos consciência do nosso direito e dever de anunciar Jesus Cristo.

SÍMBOLO – SandáliasAs Sandálias simbolizam as muitas viagens que S. Paulo fez para anunciar o Evangelho e fundar Comunidades

ORAÇÃO:Espírito Santo, enchei-nos do fogo do vosso AmorPara podermos ser no meio mundo, Testemunhas do RessuscitadoSal que dá novo sabor à vida, Luz que ilumine e conduza os que são companheiros de caminhoPara os novos céus e a nova terraQue Jesus inaugurou com as suas palavras e gestos. Ámen

CÂNTICO (Grupo Coral “Sons de Vida” de Ribamar)JÁ SE OUVEM NOSSOS PASSOSA - Já se ouvem nossos passos a chegar,Já se ouvem nossas vozes de alegriaNeste dia que é uma bênção para a Igreja reunida,Jesus Cristo nos congrega e faz irmãos. 

Como são belos os pés que anunciam a pazE as mãos que repartem o pão.Na refeição do Cordeiro, da palavra, vinho e pãoSomos o povo de Deus em comunhão

 B - Todos vós que tendes sedeVinde beber à fonte da verdade.Saciai a vossa fomeSem pagar vinho nem pão.

A VINDA DE CRISTO - «VÓS SOIS FILHOS DA LUZ»Comunidade de Marquiteira: Catequese e Grupo Trilhos de Luz

Padroeira: Santa Isabel de PortugalLEITURA X - 1 Tessalonicense 5, 1-11

CÂNTICO (Grupo Coral “vozes do Vento”) Refrão: Em Ti confia a minha alma e o meu coração              Eis-me aqui Senhor              A Ti me quero entregar, és minha alegria              És o Meu Senhor.

 1) Revela-me os Teus caminhos   Eu sou pecador dá-me a Tua luz.   Ensina-me a caminhar   Eu quero adorar-Te toda a minha vida.

A COMUNIDADE - «VÓS SOIS O CORPO DE CRISTO»Comunidade de Praia de Porto Dinheiro e 4º Ano da Catequese

Padroeiro: S. Francisco de AssisLEITURA II - 1 Coríntios 12, 12-14.27-31Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios12Pois, como o corpo é um só e tem muitos membros, e todos os membros do corpo, apesar de serem muitos, constituem um só corpo, assim também Cristo. 13De facto, num só Espírito, fomos todos baptizados para formar um só corpo, judeus e gregos, escravos ou livres, e todos bebemos de um só Espírito. 14O corpo não é composto de um só membro, mas de muitos. 27Vós sois o corpo de Cristo e cada um, pela sua parte, é um membro. 28E aqueles que Deus estabeleceu na Igreja são, em primeiro lugar, apóstolos; em segundo, profetas; em terceiro, mestres; em seguida, há o dom dos milagres, depois o das curas, o das obras de assistência, o de governo e o das diversas línguas. 29Porventura são todos apóstolos? São todos profetas? São todos mestres? Fazem todos milagres?30Possuem todos o dom das curas? Todos falam línguas? Todos as interpretam? 31Aspirai, porém, aos melhores dons. Aliás, vou mostrar-vos um caminho que ultrapassa todos os outros. Palavra do Senhor

COMENTÁRIO:S. Paulo dizendo que nenhum membro do corpo pode dizer a outro que não precisa dele, quis advertir-nos de que a comunidade, à semelhança do corpo humano, é composta por muitos membros, cada um dos quais com a sua função. Cada membro deve ocupar o seu lugar e desempenhar bem a sua função em beneficio de todo o conjunto. Cada um desempenha o seu serviço para o bem dos irmãos. Quando prevalecem a competição e as invejas, todo o corpo da comunidade sofre com isso e pode acabar por morrer. Por isso o Espírito do Senhor está sobre nós para fazer de nós um povo unido na mesma Fé e no mesmo Amor. É a Palavra de Deus que ilumina e enriquece a pluralidade dos organismos e funções dentro da Igreja. Os nossos dons: bondade, palavra de sabedoria, conselho no discernimento, compreensão na tolerância, inteligência na criatividade.. estão ao serviço de toda a comunidade. Não haverá ainda pessoas que pensam que os seus dons e serviços lhes conferem o direito de se sentirem mais importantes do que os outros? “Vós sois o Corpo de Cristo”.

SÍMBOLO – CorrenteS. Paulo como "prisioneiro de Cristo", apoiado na força de Deus, por amor dos pagãos. Ele sente-se também «prisioneiro do Espírito», impelido pelo sopro do Espírito Santo, que o conduz, de cidade em cidade, a anunciar a Boa Nova!

ORAÇÃO:Mostra-nos Senhor como ser Comunidade Cristã, unida pelos elos de partilha e unidade. Ajuda-nos Senhor com a tua força

Page 4: GUIÃO - FAROL >> Páscoa - 2017 | “O sonho … · Web viewEm S. Paulo significa a Palavra da Verdade sobre o que devemos fazer ou deixar de fazer. ORAÇÃO: São Paulo Que de perseguidor

a dar-nos os nossos dons a quem deles necessitar. Abre, em todos nós, os corações ao amor fraterno, na unidade do Espírito Santo. Ámen!

CÂNTICO (Grupo Coral Paroquial de Ribamar)Formamos um só corpo em Cristo JesusTodos nós que comungamos o mesmo SenhorFormamos um só corpo em Cristo JesusHá um só corpo e um só EspíritoVós fostes chamados a uma só esp’rança.

O AMOR - «SE EU NÃO TIVER AMOR, NADA SOU»Comunidade de Ventosa e Casais

Padroeiro: S. SebastiãoLEITURA III - 1 Coríntios 13, 2.4-8aLeitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios

2Ainda que eu tenha o dom da profeciae conheça todos os mistérios e toda a ciência, ainda que eu tenha tão grande fé que transporte montanhas, se não tiver amor, nada sou.4O amor é paciente, o amor é prestável, não é invejoso, não é arrogante nem orgulhoso, 5nada faz de inconveniente, não procura o seu próprio interesse,não se irrita nem guarda ressentimento.6Não se alegra com a injustiça, mas rejubila com a verdade.7Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.8O amor jamais passará. Palavra do Senhor

COMENTÁRIO:S. Paulo descobriu que o Amor de Cristo é mais do que tudo e revela-nos como é necessário e importante também para nós. Porque Jesus se sacrificou e deu a vida por nós. Diante d’Ele temos que nos ajoelhar com amor e gratidão. Dos aspectos do Amor que ele proclama na sua carta (1ºCor. 13…) aos coríntios, o aspecto mais difícil é a gratuidade. Precisamos de nos deixarmos seduzir por Cristo e nos libertar do egoísmo, do comodismo e da inveja. Precisamos de escutar a Palavra e deixar-nos conduzir pelo Espírito convertendo-nos ao Amor de Cristo que tudo crê, tudo espera, tudo desculpa, tudo suporta. Precisamos de atender aos apelos do Senhor e darmo-nos mais, partilhando e ajudando os outros.

SÍMBOLO – CruzPaulo abraçou com todo o amor a Cruz de Cristo, nas suas tribulações, calúnias, sofrimentos, prisão e, por fim, no seu martírio.

ORAÇÃO:Adoramos o mistério da Cruz de Jesus e da nossa cruz. À luz da palavra de Paulo, ajudai-nos, Senhor, a encontrar o sentido do nosso sofrimento e da nossa morte, como caminho para a ressurreição na glória do Pai e na unidade do Espírito Santo. Ámen !

CÂNTICO (Grupo Coral “vozes do Vento”)Um sorriso em cada cara, um abraço em cada irmãoLevo sempre nesta mala do amor.A cor verde da esperança, a cor d'oiro do irmãoOnde reina para sempre o amor! 

Refrão: Leva a Paz, Leva Amor

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Gálatas16Mas eu digo-vos: caminhai no Espírito, e não realizareis os apetites carnais. 17Porque a carne deseja o que é contrário ao Espírito, e o Espírito, o que é contrário à carne; são, de facto, realidades que estão em conflito uma com a outra, de tal modo que aquilo que quereis, não o fazeis. 18Ora, se sois conduzidos pelo Espírito, não estais sob o domínio da Lei. 19Mas as obras da carne estão à vista. São estas: fornicação, impureza, devassidão, 20idolatria, feitiçaria, inimizades, contenda, ciúme, fúrias, ambições, discórdias, partidarismos, 21invejas, bebedeiras, orgias e coisas semelhantes a estas. Sobre elas vos previno, como já preveni: os que praticarem tais coisas não herdarão o Reino de Deus. 22Por seu lado, é este o fruto do Espírito: amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, 23mansidão, auto-domínio. Contra tais coisas não há lei. 24Mas os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e desejos. 25Se vivemos no Espírito, sigamos também o Espírito. 26Não nos tornemos vaidosos, a provocar-nos uns aos outros, a ser invejosos uns dos outros.

Palavra do SenhorCOMENTÁRIO:O cristão é chamado a investir no amor, guiado pelo Espírito Santo. Por isso o que somos e o que sabemos é obra do Espírito. É o Espírito Santo que nos vivifica. Pelo Espírito Santo, nós vivemos em comunhão com toda a criação, a nossa condição de filhos, e somos confirmados e consolidados na fraternidade universal. Pelo Espírito Santo, cada homem é meu irmão, cada mulher é minha irmã: pertencemos uns aos outros. O Espírito Santo –que no Baptismo nos torna filhos – abre-nos a boca para tratar a Deus porm “Pai”, um Pai muito querido “Papá” – “Paizinho”. Porque também pelo Espírito que o Pai nos proclama “filhos muito amados”, no Seu Filho Jesus.Para tudo isto orar é uma necessidade vital.Vamos à Escola de Paulo aprender com ele a ser cristãos de oração, de comunhão para nos libertarmos das obras da carne. “Deixai-vos conduzir pelo Espírito Santo e não satisfareis os desejos da carne”.Afastemo-nos da feitiçaria, da impureza, dos ciúmes, das ambições e invejas, e dos partidarismos…Se vivemos no Espírito, sigamos também o Espírito, vivendo o amor, a alegria, a paz, a paciência, a bondade, a fidelidade, a mansidão…Sigamos o Espírito Santo.

SÍMBOLO – ChamaQuando uma fogueira de loucura o levava a perseguir os cristãos, um Sol brilhou. Era uma luz diferente, a verdadeira luz. A Verdade que o queimou e que da chama o chamou e o incendiou, porque o Amor o abrasou e o levou por toda a parte a anunciar o Evangelho de Cristo Ressuscitado.

ORAÇÃO:Senhor, dai-nos o vosso Espírito para produzirmos os frutos da caridade, da alegria, da paz, da paciência, da benignidade, da bondade, da fidelidade, da mansidão e da temperança. Ámen !

CÂNTICO (Grupo Coral “Sons de Vida” de Ribamar)O espírito é força que nos libertaCaminha, caminha, caminha na luzEle faz de nós a Igreja em festaCaminha, caminha, caminha na luz

Caminha na luz, caminha na luzCaminha na luz, caminha na luz do Senhor

Page 5: GUIÃO - FAROL >> Páscoa - 2017 | “O sonho … · Web viewEm S. Paulo significa a Palavra da Verdade sobre o que devemos fazer ou deixar de fazer. ORAÇÃO: São Paulo Que de perseguidor

|Vamos juntar o mundo com um passo sobre o mar.Há que vencer oceanos,Cruzar o mar da incerteza,Atingir o que procuramosVencer aquela certeza…

O DISCIPULADO - «PERMANECE FIRME NAQUILO QUE APRENDESTE»Comunidade de Casais de Santa Bárbara

Padroeiro: Stª BárbaraLEITURA VII - 2 Timóteo 3, 14-17Leitura da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo14Tu, porém, permanece firme naquilo que aprendeste e de que adquiriste a certeza, bem ciente de quem o aprendeste. 15Desde a infância conheces a Sagrada Escritura, que te pode instruir, em ordem à salvação pela fé em Cristo Jesus. 16De facto, toda a Escritura é inspirada por Deus e adequada para ensinar, refutar, corrigir e educar na justiça, 17a fim de que o homem de Deus seja perfeito e esteja preparado para toda a obra boa. Palavra do Senhor.COMENTÁRIO:A educação é uma aprendizagem. O que é que lhes ensinamos? –a competir ou ajudar os outros?... a acumular dinheiro ou a partilhar os próprios bens?...A quem recorrer para obter orientações seguras?...S. Paulo diz o que fazer: devemos recorrer à Sagrada Escritura. A aprendizagem da fé vem pela Palavra de Deus, que ensina, corrige, refuta e educa na fé e na justiça e, assim, na concretização de boas obras. “Escutai-O!”. A nossa fé revela-se em muitas situações da nossa vida: Jesus chama-nos a cada um de nós de maneiras distintas. Cada um é chamado de maneiras diferentes e particulares. Estejam atentos! Todos somos chamados a crescer para Cristo e em Cristo, por isso esse caminho deve ser iniciado desde cedo, em crianças. Concluindo: a FÉ de DEUS principia-se com a experiência dos avós e PAIS, seguindo-se a CATEQUESE, a MISSA (com a escuta da PALAVRA) e, sempre, na VIDA do DIA-A-DIA.

SÍMBOLO – Cartaz com as 13 cartasPara Paulo, as cartas foram um instrumento de evangelização e de criar laços de união e comunhão entre as diversas comunidades cristãs.

ORAÇÃO:Senhor ensina-nos a rezar, a amar, a servir e a evangelizar.Ensina-nos a escutar e a educar na justiça. Guiai-nos pelo vosso Espírito. Ámen !

CÂNTICO (Grupo “Trilhos de Luz”)Como o Pai Me amouEu vos tenho amado,Permanecei no Meu AmorPermanecei no Meu AmorSe guardarem minhas palavras,E se amarem como irmãos,Partilharão com alegria O dom da fraternidade

ESPÍRITO SANTO - «SE VIVEMOS NO ESPÍRITO, SIGAMOS TAMBÉM O ESPÍRITO»Comunidade de Ribamar: 9º Ano, Auxiliares e Ap. da Oração

Padroeiro: Nossa Senhora de MonserrateLEITURA VIII - Gálatas 5, 16-26

               E sorri confiante em teu irmão               Leva a Paz, leva Amor               E a alegria invade o coração.

A EUCARISTIA - «O PÃO É COMUNHÃO COM O CORPO DE CRISTO>Comunidade de Ribamar, Renovamento Carismático e 10º Ano da Catequese

Padroeiro: S. MiguelLEITURA IV - 1 Coríntios 10, 16-17. 11, 23-26Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios16O cálice de bênção, que abençoamos, não é comunhão com o sangue de Cristo? O pão que partimos não é comunhão com o corpo de Cristo? 17Uma vez que há um único pão, nós, embora muitos, somos um só corpo, porque todos participamos desse único pão. 23Com efeito, eu recebi do Senhor o que também vos transmiti: o Senhor Jesus na noite em que era entregue, tomou pão 24e, tendo dado graças, partiu-o e disse: «Isto é o meu corpo, que é para vós; fazei isto em memória de mim». 25Do mesmo modo, depois da ceia, tomou o cálice e disse: «Este cálice é a nova Aliança no meu sangue; fazei isto sempre que o beberdes, em memória de mim.» 26Porque, todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, anunciais a morte do Senhor, até que Ele venha. Palavra do SenhorCOMENTÁRIO:A Eucaristia é o centro de convergência e a fonte de toda a vida cristã. A Eucaristia é o Sacramento por excelência, o “Santíssimo Sacramento” onde Cristo está realmente presente nas espécies sacramentais do pão e do vinho. É uma “presença real” dinâmica em ordem à comunhão e também à adoração, ficando a “sagrada reserva” no sacrário para a comunhão dos doentes e para receber o louvor e a adoração dos fiéis.O cálice da Bênção e o pão repartido, é participação e comunhão do sangue e do corpo do Senhor; participação que nos faz reviver a doação de Cristo e realizá-la na nossa vida. Assim a Igreja nos alimenta com Cristo, na Palavra e no Pão da Eucaristia. É deste único Pão, repartido entre os irmãos, que nasce a exigência da unidade duma comunidade: “O Pão é um só; assim nós também, embora muitos, somos um só corpo: na verdade, todos participamos num único Pão”. Podem, porventura, os irmãos sentar-se à mesma mesa, estender a mão para tomar o alimento do mesmo prato e, em seguida, odiar-se reciprocamente? A Eucaristia não celebra somente a nossa união com Deus e a nossa identificação com Cristo, celebra também a união com os irmãos.Porventura, podem os cristãos comungar juntos o banquete eucarístico e depois, fora da igreja, praticar o engano, o ódio, prejudicando-se reciprocamente na sua e na vida das suas famílias? Devemos, à semelhança de Paulo, acolher a Palavra , no nosso coração e deixar que ela nos transforme.

SÍMBOLO – PãoPara São Paulo o Pão consagrado no Corpo de Cristo alimenta-nos a Fé, faz a Unidade e anuncia a morte e a Ressurreição do Senhor.

ORAÇÃO:Jesus, Pão partidoAbre o nosso coraçãoÀ Palavra, faz-nos capazesDe repartir a nossa vida Por amor aos irmãosEm comunhão contigoQue vives com o Pai e Espírito Santo. Ámen !

CÂNTICO (Grupo Coral Paroquial de Ribamar)Sempre que comemos o Pão e bebemos deste VinhoAnunciamos ao mundo a Ressurreição do Senhor

Page 6: GUIÃO - FAROL >> Páscoa - 2017 | “O sonho … · Web viewEm S. Paulo significa a Palavra da Verdade sobre o que devemos fazer ou deixar de fazer. ORAÇÃO: São Paulo Que de perseguidor

A Ressurreição do Senhor.1. – O Corpo de Jesus é o Pão da nossa unidade O Banquete dos filhos chamados para o Pai

A RESSURREIÇÃO - «PORQUE CRISTO RESSUSCITOU, A GRAÇA DE DEUS ESTÁ COMIGO»

Comunidade de Casais de Porto DinheiroPadroeiro: S. João Baptista

LEITURA V - 1 Coríntios 15, 3-10Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios3Transmiti-vos, em primeiro lugar, o que eu próprio recebi: Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras; 4foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras; 5apareceu a Cefas e depois aos Doze. 6Em seguida, apareceu a mais de quinhentos irmãos, de uma só vez, a maior parte dos quais ainda vive, enquanto alguns já morreram. 7Depois apareceu a Tiago e, a seguir, a todos os Apóstolos. 8Em último lugar, apareceu-me também a mim, como a um aborto. 9É que eu sou o menor dos apóstolos, nem sou digno de ser chamado Apóstolo, porque persegui a Igreja de Deus. 10Mas, pela graça de Deus, sou o que sou e a graça que me foi concedida, não foi estéril. Pelo contrário, tenho trabalhado mais do que todos eles: não eu, mas a graça de Deus que está comigo. 11Portanto, tanto eu como eles, assim é que pregamos e assim também acreditastes. Palavra do SenhorCOMENTÁRIO:Tal como S. Paulo fez, é dever de todos os cristãos passar a outros o testemunho da fé recebida pela palavra de Deus. S. Paulo transmitiu o testemunho da Ressurreição que transformou os apóstolos de homens medrosos que perderam o medo e, mesmo perante os que ameaçavam de morte, afirmavam que Jesus está vivo; e Paulo, de perseguidor tornou-se apóstoloe considerou como “lixo” todas as seguranças que antes possuía. Estas mudanças radicais devem-se à forte experiência que eles fizeram do Ressuscitado. A esta Fé chegaram progressivamente, guiados pelas Escrituras e iluminados pelo Espírito. S. Paulo convida-nos a fazer o mesmo caminho. Sugerindo-nos que tomemos entre mãos as Escrituras, que escutemos a Palavra de Deus que é proclamada nas nossas comunidades; e convida-nos a abrir o coração à luz do Espírito. Assim como o trigo é uma semente que moída dá a farinha e esta por sua vez o pão que nos alimenta, também a Palavra de Deus é como o trigo, transforma-se nas boas obras e nos alimenta na fé.

SÍMBOLO – TrigoComo trigo moído, S. Paulo sacrificou a sua vida para, do Evangelho, nascer a Igreja, florescente em tantas comunidades que ele fundou.

ORAÇÃO:S. Paulo, pregador do Evangelho, fazei que sejamos iluminados pela Fé que anunciastes diante de reis e nações e que a Igreja de Jesus Cristo se manifeste sempre como Mãe e Mestra de todos os povos. Ámen !

CÂNTICO (Grupo Coral “vozes do Vento”)1) O Senhor Ressuscitou, vencendo a morte na cruzNossa esperança está n’Ele, é o nosso SalvadorAtrás ficou o temor, a dúvida e a pouca féTornemos realidade, o novo reino de amor. Refrão: Somos testemunhas da Ressurreição             Ele está aqui, está presente

             É vida e é verdade             Somos testemunhas da Ressurreição             Ele está aqui, Seu Espírito             Envia-nos a amar.

O BAPTISMO - «PELO BAPTISMO CAMINHEMOS NUMA VIDA NOVA»Comunidade de Ribamar: 7º Ano da Catequese, OVS e LIAM

Padroeiro: Stº AntónioLEITURA VI Romanos 6, 3-6.11Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Romanos3Porventura ignorais que todos nós, que fomos baptizados em Cristo Jesus, fomos baptizados na sua morte? 4Pelo Baptismo fomos, pois, sepultados com Ele na morte, para que, tal como Cristo foi ressuscitado de entre os mortos pela glória do Pai, também nós caminhemos numa vida nova. 5De facto, se estamos integrados nele por uma morte idêntica à sua, também o estaremos pela sua ressurreição. 6É isto o que devemos saber: o homem velho que havia em nós foi crucificado com Ele, para que fosse destruído o corpo pertencente ao pecado; e assim não somos mais escravos do pecado. 11considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus. Palavra do SenhorCOMENTÁRIO:Unimo-nos a Cristo pelo Baptismo que provoca a morte do “homem velho” do pecado e faz nascer o “homem novo”. Torna-nos assim filhos muito amados de Deus.A passagem da morte para a vida foi percorrida antes por Cristo. Ele, pela sua morte, venceu e destruiu o pecado e a morte. Todos os cristãos devem percorrer o mesmo caminho: morrer para o pecado e para a vida antiga e nascer para uma nova vida.Participando, desde agora, na Ressurreição do Senhor pelo Espírito Santo, o cristão não pode voltar a fazer o que fazia antes: criar conflitos, odiar, vingar-se, entregar-se à corrupção, cometer adultério…; deve considerar-se “morto para o pecado, e vivo para Deus, em Cristo Jesus.”. O Baptismo exige um compromisso existencial com Cristo. S. Paulo exorta-nos a mantermos vivo o dom, aquela semente de graça que deve crescer e dar frutos. Reavivar o nosso baptismo é pôr sempre Deus e Jesus em primeiro lugar. Só assim se pode ajudar os outros a prepararem-se dignamente para o receber. Ser baptizado é viver para Cristo e dedicar-se à caridade

SÍMBOLO – ÁguaPara S. Paulo, pela água do Baptismo nascemos para uma vida nova.

ORAÇÃO:Pai da Luz e da VidaAgradecemos-Te Pelo dom imenso do BaptismoQue imprimiu em nós o rosto do teu amado Filho, Jesus Cristo nosso Senhor. Ámen !

CÂNTICO (Grupo Coral “Sons de Vida” de RibamarTantas vezes pensoComo era bom poder voarAtravessar o mar tão extensoE ao outro lado chegar

Nada é Impossível de passar se temos FéPode parecer difícil Mas impossível já não é…Bis|E sobre as águas caminhar