guia ufsb2 guia ufsb caro/a estudante da universidade federal do sul da bahia, seja ......

46
GUIA UFSB

Upload: others

Post on 28-May-2020

5 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

GUIA UFSB

[Imagem] Reitora da UFSB Joana Angélica Guimarães/ Foto: ACS

G U I A U F S B2

C a r o / a e s t u d a n t e d a U n i v e r s i d a d e F e d e r a l d o S u l d a B a h i a , s e j a b e m v i n d o / a ! A o m e d i r i g i r a v o c ê , l a n ç o o d e s e j o d e p a r t i l h a n a c o n s t r u ç ã o d e u m m o d e l o d e U n i v e r s i d a d e p o p u l a r p a u t a d o p e l o r e s p e i t o à e f e t i v a ç ã o d e c o n d i ç õ e s q u e p o s s i b i l i t e m u m a e x p e r i ê n c i a d e e d u c a ç ã o i n c l u s i v a a p a r t i r d e p o l í t i c a s q u e r e s p e i t e m a p l u r a l i d a d e d e v o z e s . N o s s a f o r ç a v e m d o c o l e t i v o , d o r e c o n h e c i m e n t o d o t r a b a l h o e d o e m p e n h o d e t o d o s / a s . A U F S B é u m a I n s t i t u i ç ã o P ú b l i c a d e E n s i n o S u p e r i o r a i n d a e m e s t a d o n a s c e n t e , c o m t o d o s o s s e u s d e s a f i o s , p o r é m e s t a m o s e m p e n h a d o s e m l h e o f e r e c e r u m p e r c u r s o d e e n s i n o e a p r e n d i z a g e m t a n t o c r í t i c o c o m o c r i a t i v o , q u e r e s p o n d a à s d e m a n d a s c r u c i a i s d o n o s s o t e m p o . D e s e j o q u e s u a s v i v ê n c i a s e d u c a c i o n a i s n o e n s i n o s e e x p a n d a m t a m b é m p a r a a s d i m e n s õ e s d a p e s q u i s a e d a e x t e n s ã o , e m p r o l d e u m a c o n c e p ç ã o d e s a b e r q u e p r i v i l e g i e a i n v e n ç ã o , o r e s p e i t o à d i v e r s i d a d e e a o l a s t r o d e o u t r o s s a b e r e s c o n s t a n t e m e n t e e m m u t a ç ã o .

J o a n a M a r i a A n g é l i c a G u i m a r ã e s d a L u zR E I T O R A

PALAVRAS DA REITORA

3

Sumário

4 A UFSB

6 Estrutura Administrativa

11 Informações Acadêmicas

25 Catálogo de Cursos

41 Gestão Institucional

G U I A U F S B4

A UFSB

A U F S B 5

A U n i v e r s i d a d e F e d e r a l d o S u l d a B a h i a , c r i a d a p e l a L e i n . 1 2 . 8 1 8 , d e 0 5 d e j u n h o d e 2 0 1 3 , é u m a I n s t i t u i ç ã o d e E n s i n o S u p e r i o r c o m a u t o n o m i a d i d á t i c o - c i e n t í f i c a , a d m i n i s t r a t i v a , p a t r i m o n i a l e f i n a n c e i r a , n o s t e r m o s d a C o n s t i t u i ç ã o B r a s i l e i r a . A a u t o n o m i a u n i v e r s i t á r i a , c o m p r e e n d i d a c o m o e x e r c í c i o d e a u t o n o r m a t i v i d a d e , a u t o g e s t ã o e c o r r e s p o n s a b i l i d a d e s o c i a l e i n s t i t u c i o n a l , c o n c r e t i z a - s e n a p l e n a l i b e r d a d e d e c r i a ç ã o , p e s q u i s a , e x t e n s ã o e e n s i n o - a p r e n d i z a g e m .

E s t a b e l e c e c o m o p r i n c í p i o s a q u a l i d a d e a c a d ê m i c a e a d m i n i s t r a t i v a , a i n t e g r a ç ã o s o c i a l , o c o m p r o m i s s o c o m a e d u c a ç ã o b á s i c a e o d e s e n v o l v i m e n t o r e g i o n a l .

S a i b a m a i s e m h t t p : // u f s b . e d u . b r / a - u f s b

A UFSB

[Imagem 1] Belo Dia - CPF/ Foto: Márcio Bayerl

[Imagem 2] SBPC/ Foto: ACS.

[Image 3] Fórum Juventude Viva - CJA/ Foto: ACS.

G U I A U F S B6

ESTRUTURA ADMINISTRATIVA

É o ó r g ã o m á x i m o e x e c u t i v o d a u n i v e r s i d a d e r e s p o n s á v e l , e m c o n j u n t o c o m a s p r ó - r e i t o r i a s , p e l a g e s t ã o e i m p l e m e n t a ç ã o d a s p o l í t i c a s a c a d ê m i c a s a p r o v a d a s p e l o s c o n s e l h o s s u p e r i o r e s . C o m p o s t a p e l a r e i t o r i a , v i c e - r e i t o r i a , s e c r e t a r i a e x e c u t i v a , o u v i d o r i a , a s s e s s o r i a d e r e l a ç õ e s i n t e r n a c i o n a i s ( A R I ) e a s s e s s o r i a d e c o m u n i c a ç ã o s o c i a l ( A C S ) , a r e i t o r i a e d e m a i s ó r g ã o s a d m i n i s t r a t i v o s s u p e r i o r e s e s t ã o l o c a l i z a d o s e m I t a b u n a , m u n i c í p i o - s e d e d a U F S B

P R O G E A C – P r ó - R e i t o r i a d e G e s t ã o A c a d ê m i c a

Ó r g ã o g e s t o r r e s p o n s á v e l p o r c o o r d e n a r a s q u e s t õ e s a c a d ê m i c a s d a u n i v e r s i d a d e , m e d i a n t e a p r o p o s i ç ã o e n o r m a t i z a ç ã o d e p o l í t i c a s d e e n s i n o n o â m b i t o d o s c u r s o s d e g r a d u a ç ã o . C o m p o s t a p e l a D i r e t o r i a d e P e r c u r s o s A c a d ê m i c o s ( D P A ) e D i r e t o r i a d e E n s i n o - A p r e n d i z a g e m ( D E A ) .

P R O S I S – P r ó - R e i t o r i a d e S u s t e n t a b i l i d a d e e I n t e g r a ç ã o S o c i a l

Ó r g ã o g e s t o r r e s p o n s á v e l p o r c r i a r e i m p l e m e n t a r p o l í t i c a s a c a d ê m i c o - c u l t u r a i s , d e i n t e g r a ç ã o s o c i a l e d e a p o i o à p e r m a n ê n c i a d o / a e s t u d a n t e , d e n t r e e l a s a g e s t ã o d o s p r o g r a m a s d e b o l s a s d e a s s i s t ê n c i a e s t u d a n t i l e a p o i o p s i c o s s o c i a l a o c o r p o d i s c e n t e e a o s / à s s e r v i d o r e s / a s . E s s e ó r g ã o t a m b é m é r e s p o n s á v e l p e l a g e s t ã o e a p l i c a ç ã o d a s p o l í t i c a s d e s u s t e n t a b i l i d a d e . C o m p o s t a p e l a D i r e t o r i a d e S u s t e n t a b i l i d a d e e I n t e g r a ç ã o S o c i a l ( D S I S ) , D i r e t o r i a d e P o l í t i c a s d e P r o m o ç ã o d a D i v e r s i d a d e ( D P P D ) e D i r e t o r i a d e A s s u n t o s C o m u n i t á r i o s e E s t u d a n t i s ( D A C E ) .

P R O T I C – P r ó - R e i t o r i a d e Te c n o l o g i a d a I n f o r m a ç ã o e C o m u n i c a ç ã o

Ó r g ã o g e s t o r r e s p o n s á v e l p e l a c r i a ç ã o e i m p l e m e n t a ç ã o d e s e r v i ç o s , s i s t e m a s , f e r r a m e n t a s e i n f r a e s t r u t u r a d e Te c n o l o g i a s d a I n f o r m a ç ã o e C o m u n i c a ç ã o ( T I C ) , p a r a s e u s p r o c e s s o s d e e n s i n o / a p r e n d i z a g e m e d e g e s t ã o a c a d ê m i c a / a d m i n i s t r a t i v a m u l t i c a m p i . C o m p o s t a p e l a D i r e t o r i a d e S i s t e m a s , D i r e t o r i a d e I n f r a e s t r u t u r a d e T I C e D i r e t o r i a d e M u l t i m í d i a e C o n t e ú d o s D i g i t a i s .

P R O P A – P r ó - R e i t o r i a d e P l a n e j a m e n t o e A d m i n i s t r a ç ã o

Ó r g ã o g e s t o r r e s p o n s á v e l p e l o p l a n e j a m e n t o a d m i n i s t r a t i v o d a u n i v e r s i d a d e , i n c l u i n d o a g e s t ã o d e p e s s o a s e i n f r a e s t r u t u r a . C o m p o s t a p e l a D i r e t o r i a d e P l a n e j a m e n t o ( D I R P L A N ) , D i r e t o r i a d e A d m i n i s t r a ç ã o ( D I R A D ) , D i r e t o r i a d e G e s t ã o d e P e s s o a s ( D G P ) e D i r e t o r i a d e I n f r a e s t r u t u r a ( D I N F R A ) .

P R O P P G - P r ó - R e i t o r i a d e P e s q u i s a e P ó s - G r a d u a ç ã o

A R e i t o r i a

P r ó - R e i t o r i a s

A U F S B 7

Ó r g ã o r e s p o n s á v e l p e l a g e s t ã o d o s p r o c e s s o s i n e r e n t e s à P e s q u i s a e à P ó s - G r a d u a ç ã o d a U n i v e r s i d a d e F e d e r a l d o S u l d a B a h i a . C o m p o s t a p e l a D i r e t o r i a d e P e s q u i s a , C r i a ç ã o e I n o v a ç ã o e D i r e t o r i a d e P ó s - G r a d u a ç ã o .

C O N S U N I – C o n s e l h o U n i v e r s i t á r i o

I n s t â n c i a m á x i m a d e d e l i b e r a ç ã o d a U F S B , e x e r c e a s f u n ç õ e s n o r m a t i v a , d e l i b e r a t i v a e d e p l a n e j a m e n t o , s e n d o f o r m a d o p e l a r e i t o r i a , v i c e - r e i t o r i a , p r ó - r e i t o r i a s , d e c a n a t o s d o s I H A C s , C e n t r o s d e F o r m a ç ã o e r e p r e s e n t a n t e s d e d o c e n t e s , t é c n i c o s / a s - a d m i n i s t r a t i v o s / a s e e s t u d a n t e s .

C E S - C o n s e l h o E s t r a t é g i c o S o c i a l

Ó r g ã o d e c a r á t e r c o n s u l t i v o c o n s t i t u í d o p o r r e p r e s e n t a ç õ e s d a c o m u n i d a d e e x t e r n a c u j o o b j e t i v o é v i a b i l i z a r u m f ó r u m p e r m a n e n t e d e d e b a t e s , e n f a t i z a n d o q u e s t õ e s a m p l a s d e r e l a ç õ e s e n t r e a u n i v e r s i d a d e e a s o c i e d a d e .

C G - C o n s e l h o d e G e s t ã o

I n s t â n c i a a u x i l i a r d a R e i t o r i a n a g e s t ã o d a U F S B , é c o n s t i t u í d o p e l a R e i t o r i a , P r ó - R e i t o r i a s , A s s e s s o r i a s d a R e i t o r i a e P r o c u r a d o r i a J u r í d i c a .

A U F S B é c o n s t i t u í d a p o r t r ê s c a m p i u n i v e r s i t á r i o s q u e a b r a n g e m m u n i c í p i o s d a s r e g i õ e s S u l e E x t r e m o S u l d a B a h i a : I t a b u n a , P o r t o S e g u r o e Te i x e i r a d e F r e i t a s . N o s c a m p i , s ã o o f e r t a d o s o s c u r s o s n o s t r ê s c i c l o s d e f o r m a ç ã o . E n g l o b a m o s C o l é g i o s U n i v e r s i t á r i o s ( C U N I s ) n a s u a r e g i ã o d e a b r a n g ê n c i a . C o n t a m , a i n d a , c o m o S e t o r d e A p o i o A c a d ê m i c o , ó r g ã o d e a p o i o a d o c e n t e s e d i s c e n t e s .

C o n t a t o s :C J A - C a m p u s J o r g e A m a d o / I t a b u n aTe l e f o n e : ( 7 3 ) 3 2 1 2 - 9 4 2 8 E - m a i l : s e c a d . c j a @ u f s b . e d u . b r

C S C - C a m p u s S o s í g e n e s C o s t a / P o r t o S e g u r o Te l e f o n e : ( 7 3 ) 3 2 8 8 - 8 4 0 0E - m a i l : a c a d e m i c a . c s c @ u f s b . e d u . b r

C P F - C a m p u s P a u l o F r e i r e / Te i x e i r a d e F r e i t a sTe l e f o n e : ( 7 3 ) 3 2 9 1 - 2 0 8 9E - m a i l : s e c r e t a r i a . c p f @ u f s b . e d u . b r

C o o r d e n a ç ã o d e C a m p u s

Ó r g ã o d e a s s e s s o r i a d i r e t a à R e i t o r i a , s i t u a d o e m c a d a c a m p u s , s ã o r e s p o n s á v e i s p e l a a d m i n i s t r a ç ã o d o s c a m p i u n i v e r s i t á r i o s , c o o r d e n a ç ã o

C o n s e l h o s S u p e r i o r e s

C a m p i U n i v e r s i t á r i o s

G U I A U F S B8

d o s s e r v i ç o s d e i n f r a e s t r u t u r a , m a n u t e n ç ã o p r e d i a l e i n s t a l a ç õ e s , s e r v i ç o s d e t r a n s p o r t e , s e g u r a n ç a , r e f o r m a s , c o n s e r v a ç ã o e l i m p e z a . A s s e s s o r a o s d e c a n a t o s n a a d m i n i s t r a ç ã o d o S e t o r d e A p o i o A c a d ê m i c o e d a s S e c r e t a r i a s E x e c u t i v a s .

S E A A – S e t o r d e A p o i o A c a d ê m i c o

Ó r g ã o d e a p o i o t é c n i c o à s u n i d a d e s u n i v e r s i t á r i a s , s i t u a d o e m c a d a c a m p u s , a t u a , j u n t a m e n t e c o m a D i r e t o r i a d e P e r c u r s o s A c a d ê m i c o s / P r o g e a c , c o m o r e s p o n s á v e l p e l a o r g a n i z a ç ã o d o p e r c u r s o a c a d ê m i c o d o / a e s t u d a n t e .

A s u n i d a d e s u n i v e r s i t á r i a s d a U F S B , d i s t r i b u í d a s n o s c a m p i , s ã o c o n s t i t u í d a s p e l o s I n s t i t u t o s d e H u m a n i d a d e s , A r t e s e C i ê n c i a s ( I H A C ) e C e n t r o s d e F o r m a ç ã o ( C F ) , c u j o s / a s a d m i n i s t r a d o r e s / a s s ã o d e n o m i n a d o s / a s d e D e c a n o s / a s .

I H A C – I n s t i t u t o d e H u m a n i d a d e s , A r t e s e C i ê n c i a s

É a i n s t â n c i a d a u n i v e r s i d a d e r e s p o n s á v e l p e l a g e s t ã o a c a d ê m i c a d o s B a c h a r e l a d o s e L i c e n c i a t u r a s I n t e r d i s c i p l i n a r e s , a l é m d e c u r s o s d e t e r c e i r o c i c l o d e c a r á t e r i n t e r d i s c i p l i n a r . É o ó r g ã o c o m m a i o r p r o x i m i d a d e a o / à e s t u d a n t e i n g r e s s a n t e , a o q u a l e l e / a d e v e r e c o r r e r p a r a o b t e r i n f o r m a ç õ e s a c a d ê m i c a s , m a t r í c u l a s q u a d r i m e s t r a i s , s o l i c i t a ç ã o d e i n f o r m a ç õ e s s o b r e a u l a s e d e m a i s a t i v i d a d e s a c a d ê m i c a s . É r e s p o n s á v e l p e l a g e s t ã o d a s a t i v i d a d e s a c a d ê m i c a s d o c a m p u s e d a R e d e A n í s i o Te i x e i r a d e C o l é g i o s U n i v e r s i t á r i o s d e s u a á r e a d e a b r a n g ê n c i a .

O s C o l é g i o s U n i v e r s i t á r i o s ( C U N I ) e s t ã o i m p l a n t a d o s e m m u n i c í p i o s c o m m a i s d e 2 0 m i l h a b i t a n t e s , v i s a n d o c o n t r i b u i r p a r a a m p l i a r a i n c l u s ã o s o c i a l p o r m e i o d o i n g r e s s o n a e d u c a ç ã o s u p e r i o r . O r g a n i z a d o s e m r e d e ( i n s t i t u c i o n a l e d i g i t a l ) q u e o f e r t a p r o g r a m a s d e s c e n t r a l i z a d o s e m e t a p r e s e n c i a i s d e e d u c a ç ã o s u p e r i o r , f u n c i o n a m e m t u r n o n o t u r n o e m e s c o l a s d a r e d e p ú b l i c a e s t a d u a l d e e n s i n o .

A t u a l m e n t e , a U F S B m a n t é m C o l é g i o s U n i v e r s i t á r i o s ( C U N I s ) n o s s e g u i n t e s m u n i c í p i o s : C o a r a c i , I b i c a r a í , I l h é u s , I t a b u n a ( c a m p u s J o r g e A m a d o ) ; P o r t o S e g u r o , S a n t a C r u z C a b r á l i a ( c a m p u s S o s í g e n e s C o s t a ) ; I t a m a r a j u , Te i x e i r a d e F r e i t a s ( c a m p u s P a u l o F r e i r e ) . A c o o r d e n a ç ã o d a R e d e C U N I e s t á s o b r e s p o n s a b i l i d a d e d o D e c a n a t o d o I H A C d e s u a á r e a d e a b r a n g ê n c i a , s e n d o q u e a s s i s t e n t e s o p e r a c i o n a i s l o c a i s s ã o r e s p o n s á v e i s p e l o a c o m p a n h a m e n t o d o s / a s e s t u d a n t e s , a l é m d a m a n u t e n ç ã o o p e r a c i o n a l d a s i n s t a l a ç õ e s e e q u i p a m e n t o s .

E s t u d a n t e s q u e t e n h a m c u r s a d o t o d o o e n s i n o m é d i o e m e s c o l a s p ú b l i c a s d a s R e g i õ e s S u l e E x t r e m o S u l d a B a h i a p o d e m o p t a r p e l o i n g r e s s o n a U F S B p o r m e i o d a R e d e C U N I . O p r o g r a m a c u r r i c u l a r d o s C U N I s , d i s p o n i b i l i z a d o p r e f e r e n c i a l m e n t e n o f o r m a t o m e t a p r e s e n c i a l , c o r r e s p o n d e a o s t r ê s p r i m e i r o s q u a d r i m e s t r e s d e s s e s c u r s o s . A p ó s e s s e p e r í o d o , o s / a s e s t u d a n t e s e s t ã o h a b i l i t a d o s / a s , n a e t a p a d a F o r m a ç ã o E s p e c í f i c a , a p a r t i c i p a r e m d o s e d i t a i s d e t r a n s f e r ê n c i a i n t e r n a , p o d e n d o m i g r a r p a r a u m c a m p u s d a U F S B

C F – C e n t r o s d e F o r m a ç ã o

I n s t â n c i a r e s p o n s á v e l p e l a g e s t ã o a c a d ê m i c a d o s c u r s o s o f e r t a d o s p a r a s e g u n d o e t e r c e i r o c i c l o s d e f o r m a ç ã o , c u j o o b j e t i v o é a f o r m a ç ã o e a p e r f e i ç o a m e n t o p r o f i s s i o n a l .

U n i d a d e s U n i v e r s i t á r i a s

A U F S B 9

C U N I – R e d e A n í s i o Te i x e i r a d e C o l é g i o s U n i v e r s i t á r i o s

O s C o l é g i o s U n i v e r s i t á r i o s ( C U N I ) e s t ã o i m p l a n t a d o s e m m u n i c í p i o s c o m m a i s d e 2 0 m i l h a b i t a n t e s , v i s a n d o c o n t r i b u i r p a r a a m p l i a r a i n c l u s ã o s o c i a l p o r m e i o d o i n g r e s s o n a e d u c a ç ã o s u p e r i o r . O r g a n i z a d o s e m r e d e ( i n s t i t u c i o n a l e d i g i t a l ) q u e o f e r t a p r o g r a m a s d e s c e n t r a l i z a d o s e m e t a p r e s e n c i a i s d e e d u c a ç ã o s u p e r i o r , f u n c i o n a m e m t u r n o n o t u r n o e m e s c o l a s d a r e d e p ú b l i c a e s t a d u a l d e e n s i n o .

A t u a l m e n t e , a U F S B m a n t é m C o l é g i o s U n i v e r s i t á r i o s ( C U N I s ) n o s s e g u i n t e s m u n i c í p i o s : C o a r a c i , I b i c a r a í , I l h é u s , I t a b u n a ( c a m p u s J o r g e A m a d o ) ; P o r t o S e g u r o , S a n t a C r u z C a b r á l i a ( c a m p u s S o s í g e n e s C o s t a ) ; I t a m a r a j u , Te i x e i r a d e F r e i t a s ( c a m p u s P a u l o F r e i r e ) . A c o o r d e n a ç ã o d a R e d e C U N I e s t á s o b r e s p o n s a b i l i d a d e d o D e c a n a t o d o I H A C d e s u a á r e a d e a b r a n g ê n c i a , s e n d o q u e a s s i s t e n t e s o p e r a c i o n a i s l o c a i s s ã o r e s p o n s á v e i s p e l o a c o m p a n h a m e n t o d o s / a s e s t u d a n t e s , a l é m d a m a n u t e n ç ã o o p e r a c i o n a l d a s i n s t a l a ç õ e s e e q u i p a m e n t o s .

E s t u d a n t e s q u e t e n h a m c u r s a d o t o d o o e n s i n o m é d i o e m e s c o l a s p ú b l i c a s d a s R e g i õ e s S u l e E x t r e m o S u l d a B a h i a p o d e m o p t a r p e l o i n g r e s s o n a U F S B p o r m e i o d a R e d e C U N I . O p r o g r a m a c u r r i c u l a r d o s C U N I s , d i s p o n i b i l i z a d o p r e f e r e n c i a l m e n t e n o f o r m a t o m e t a p r e s e n c i a l , c o r r e s p o n d e a o s t r ê s p r i m e i r o s q u a d r i m e s t r e s d e s s e s c u r s o s . A p ó s e s s e p e r í o d o , o s / a s e s t u d a n t e s e s t ã o h a b i l i t a d o s / a s , n a e t a p a d a F o r m a ç ã o E s p e c í f i c a , a p a r t i c i p a r e m d o s e d i t a i s d e t r a n s f e r ê n c i a i n t e r n a , p o d e n d o m i g r a r p a r a u m c a m p u s d a U F S B .

C o n f o r m e R e s o l u ç ã o U F S B n . 0 1 7 / 2 0 1 6 , a g e s t ã o a c a d ê m i c a d a s u n i d a d e s

u n i v e r s i t á r i a s é e x e r c i d a p e l o s s e g u i n t e s ó r g ã o s : • C o n g r e g a ç ã o : c o n s t i t u i i n s t â n c i a m á x i m a d e d e l i b e r a ç ã o s o b r e a s s u n t o s

a c a d ê m i c o s n o â m b i t o d a U n i d a d e U n i v e r s i t á r i a . • D e c a n a t o : ó r g ã o e x e c u t i v o d e g e s t ã o a c a d ê m i c a d a U n i d a d e U n i v e r s i t á r i a . • C o l e g i a d o d e C u r s o s : ó r g ã o d e g e s t ã o a c a d ê m i c a q u e t e m p o r f i n a l i d a d e

p l a n e j a r , e x e c u t a r e s u p e r v i s i o n a r a s a t i v i d a d e s u n i v e r s i t á r i a s .

D i s t r i b u i ç ã o d a s u n i d a d e s u n i v e r s i t á t i a s p o r c a m p u s :

C a m p u s J o r g e A m a d o – C J A

I H A C – I n s t i t u t o d e H u m a n i d a d e s , A r t e s e C i ê n c i a s / C J AR e d e A n í s i o Te i x e i r a d e C o l é g i o s U n i v e r s i t á r i o s d o Te r r i t ó r i o L i t o r a l S u l C F Tc I – C e n t r o d e F o r m a ç ã o e m Te c n o c i ê n c i a s e I n o v a ç ã o C F C A fC e n t r o d e F o r m a ç ã o e m C i ê n c i a s A g r o f l o r e s t a i s

C a m p u s S o s í g e n e s C o s t a – C S C

I H A C – I n s t i t u t o d e H u m a n i d a d e s , A r t e s e C i ê n c i a s / C S C R e d e A n í s i o Te i x e i r a d e C o l é g i o s U n i v e r s i t á r i o s d o Te r r i t ó r i o C o s t a d o

D e s c o b r i m e n t o C F C A m – C e n t r o d e F o r m a ç ã o e m C i ê n c i a s A m b i e n t a i sC F A – C e n t r o d e F o r m a ç ã o e m A r t e s C F C H S – C e n t r o d e F o r m a ç ã o e m C i ê n c i a s H u m a n a s e S o c i a i s

G e s t ã o A c a d ê m i c a d a s U n i d a d e s U n i v e r s i t á r i a s

G U I A U F S B1 0

C a m p u s P a u l o F r e i r e – C P F

I H A C – I n s t i t u t o d e H u m a n i d a d e s , A r t e s e C i ê n c i a s / C P F R e d e A n í s i o Te i x e i r a d e C o l é g i o s U n i v e r s i t á r i o s d o Te r r i t ó r i o E x t r e m o S u lC F C S – C e n t r o d e F o r m a ç ã o e m C i ê n c i a s d a S a ú d e

A r e p r e s e n t a ç ã o e s t u d a n t i l n a U F S B e s t á p r e v i s t a e m s u a s i n s t â n c i a s p r ó p r i a s , c o m o o D i r e t ó r i o C e n t r a l A c a d ê m i c o e o s C e n t r o s A c a d ê m i c o s d e C u r s o s , e n a c o m p o s i ç ã o d e d i v e r s a s c o m i s s õ e s , c o m i t ê s e c o n s e l h o s :

C O N S U N I – C o n s e l h o U n i v e r s i t á r i o R e s o l u ç ã o U F S B n . 2 4 / 2 0 1 4 – p r e v ê q u a t r o r e p r e s e n t a n t e s e s t u d a n t i s

c o m m a n d a t o d e 0 2 a n o s .

C E S – C o n s e l h o E s t r a t é g i c o S o c i a l R e s o l u ç ã o U F S B n . 2 3 / 2 0 1 6 – P r e v ê u m e s t u d a n t e m e m b r o d o C o n s e l h o

U n i v e r s i t á r i o , t r ê s e x - e s t u d a n t e s d a U F S B ; t o d o s / a s c o m m a n d a t o d e 0 2 a n o s .

C E S C – C o n s e l h o E s t r a t é g i c o S o c i a l d e C am p u sP r e v ê u m e s t u d a n t e d e 1 º c i c l o e u m q u e r e p r e s e n t e o 2 º e 3 º c i c l o s .

C O D E – C o m i s s ã o d e É t i c a E s t u d a n t i l d a U F S B R e s o l u ç ã o U F S B n . 0 5 / 2 0 1 5 - P r e v ê t r ê s e s t u d a n t e s d e g r a d u a ç ã o ( u m / a

r e p r e s e n t a n t e p o r c a m p u s ) , c o m m a n d a t o d e 0 2 a n o s .

C O E S – C o m i s s ã o d e É t i c a d o s a s S e r v i d o r e s / a s d a U F S B R e s o l u ç ã o U F S B n . 0 6 / 2 0 1 5 - P r e v ê u m r e p r e s e n t a n t e e s t u d a n t i l , c o m

m a n d a t o d e 0 2 a n o s .

C E P – C o m i t ê d e É t i c a e m P e s q u i s a c o m S e r e s H u m a n o s d a U F S B R e s o l u ç ã o U F S B n . 1 8 / 2 0 1 6 – P r e v ê , n a r e p r e s e n t a ç ã o e s t u d a n t i l , u m

d i s c e n t e d e p ó s - g r a d u a ç ã o e u m d i s c e n t e d e g r a d u a ç ã o , a m b o s / a s c o m m a n d a t o d e 0 3 a n o s .

C E U A – C o m i s s ã o d e É t i c a n o U s o d e A n i m a i s R e s o l u ç ã o U F S B n . 2 2 / 2 0 1 5 – P r e v ê u m d i s c e n t e ( p r e f e r e n c i a l m e n t e d o

t e r c e i r o c i c l o ) , c o m m a n d a t o d e 0 4 a n o s .

C P A f – C o m i s s ã o d e P o l í t i c a s A f i r m a t i v a sR e s o l u ç ã o U F S B n . 0 3 / 2 0 1 6 – P r e v ê s e i s d i s c e n t e s d e g r a d u a ç ã o ( d o i s /

d u a s d e c a d a c a m p u s ) , c o m m a n d a t o d e 0 2 a n o s .

C P S – C o m i s s ã o d e P o l í t i c a s d e S u s t e n t a b i l i d a d e R e s o l u ç ã o U F S B n . 0 5 / 2 0 1 7 – P r e v ê s e i s d i s c e n t e s d e g r a d u a ç ã o ( d o i s /

d u a s d e c a d a c a m p u s ) , c o m m a n d a t o d e 0 2 a n o s .

C P A – C o m i s s ã o P r ó p r i a d e A v a l i a ç ã o R e s o l u ç ã o U F S B n . 0 3 / 2 0 1 7 – P r e v ê 0 6 d i s c e n t e s ( d o s t r ê s c i c l o s ) , c o m

m a n d a t o d e 0 2 a n o s .

C â m a r a d e G r a d u a ç ã oR e s o l u ç ã o U F S B n . 1 9 / 2 0 1 8 – P r e v ê 0 1 d i s c e n t e ( p o r c a m p u s ) i n d i c a d o

p e l o D C E , c o m m a n d a t o d e 0 2 a n o s .

Instâncias de Representação Estudantil

I n F o R M A ç õ e S A C A D ê M I C A S 1 1

INFORMAÇÕES ACADÊMICAS

G U I A U F S B1 2

[Imagem 1] estudantes da UFSB / Foto: ACS.

[Imagem 2] estudantes da UFSB / Foto: ACS.

O Calendár io Acadêmico estabelece os dias let ivos para real ização das at iv idades acadêmicas de todos os cursos regulares. Ainda apresenta datas e prazos para as at iv idades inerentes aos cursos regulares e passa a ter val idade após aprovação pelo CONSUNI. O calendár io contém 200 dias let ivos (seguindo o disposto no caput do art . 47 da Lei de Diretr izes e Bases – Lei n . 9.394/1996) , d istr ibuídos em três quadr imestres. O Calendár io Acadêmico de 2019 está disponível em:

https://ufsb.edu.br/component/content/art ic le? id=640

FORMAS DE INGRESSO EM CURSOS DE PRIMEIRO CICLO

Ingresso nos Bacharelados Interdiscipl inares e nas Licenciaturas Interdiscipl inares nas sedes

Após a divulgação do resultado f inal do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), os/as candidatos/as a uma vaga no Ensino Super ior se inscrevem no SiSU através da plataforma do Ministér io da Educação (MEC) e podem concorrer, no campus de Itabuna, Porto Seguro ou Teixeira de Freitas , a um dos Bacharelados Interdisc ip l inares (Artes , Ciências , Humanidades e Saúde) ou Licenciaturas Interdisc ip l inares. Todos/as os/as estudantes da UFSB, independentemente de terem ingressado em BI ou LI , cursarão a Formação Geral , um grupo de Componentes Curr iculares que objet ivam uma ampla formação em quatro eixos pr incipais : letramento dig ita l , l ínguas modernas, pensamento lógico-interpretat ivo e c idadania , tendo por base um curr ículo f lex ível .

Ingresso nas Licenciaturas Interdiscipl inares e em vagas residuais dos Bacharelados Interdiscipl inares na Rede CUNI

A seleção para os CUNIs ocorre anualmente mediante publ icação de edita l interno da UFSB, de modo que não possui v ínculo com o SiSU/MEC. As notas dos dois ú lt imos ENEM são ut i l izadas como cr i tér io de c lass i f icação para as vagas disponíveis aos/às candidatos/as interessados/as em ingressar na UFSB, sendo escolhida a maior nota. No ato de inscr ição, o/a candidato/a manifesta interesse em ingressar em um dos Colégios Univers i tár ios (CUNIs) da UFSB, local izados, atualmente, nas c idades de Itabuna, I lhéus, Coaraci , Ib icara í , Santa Cruz Cabrál ia , Porto Seguro,

Calendário Acadêmico

Ingresso nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação

I n F o R M A ç õ e S A C A D ê M I C A S 1 3

[Imagem 3] 1ª Formatura da UFSB do primeiro ciclo, em 2018 / Foto: ACS.

[Imagem 4] 1ª Formatura da UFSB do primeiro ciclo, em 2018 / Foto: ACS.

[Imagem 5] 1ª 1ª Formatura da UFSB do primeiro ciclo, em 2018 / Foto: ACS.

Teixeira de Freitas e Itamaraju. Aprovado/a, o/a estudante cursará os três pr imeiros quadr imestres nos CUNIs, e , após concluída essa fase, part ic ipará de edita l de transferência interna para escolha, podendo migrar para um campus da UFSB.

Escolha de Percurso Acadêmico

O/A estudante que ingressou pela Área Básica de Ingresso – ABI deve real izar, desde que tenha integral izado ao menos 1/3 da carga horár ia da Formação Geral (FG) , a escolha de percurso acadêmico. Tal escolha se faz por meio de edita l de oferta de vagas das c inco Licenciaturas Interdisc ip l inares (Artes e suas tecnologias , Ciências da Natureza e suas tecnologias , Ciências Humanas e Socia is e suas tecnologias , L inguagens e Códigos e suas tecnologias ou Matemática e Computação e suas tecnologias) e vagas res iduais dos quatro Bacharelados Interdisc ip l inares (Artes , Ciências , Humanidades e Saúde) .

Edital de transferência interna

O/A estudante pode se inscrever em edita is de transferência interna publ icados anualmente pela Progeac. Vagas remanescentes e/ou ociosas nos quatro Bacharelados Interdisc ip l inares (Artes , Ciências , Humanidades e Saúde) e nas c inco l icenciaturas (Artes , Ciências , Humanidades, L inguagens e Matemática) são ofertadas, nos turnos matut ino, vespert ino e noturno, poss ib i l i tando ao/à estudante a lterar o percurso acadêmico e turno de estudo.

FORMA DE INGRESSO EM CURSOS DE SEGUNDO CICLO

O acesso se dará mediante processo selet ivo de ingresso, em edita l publ icado anualmente. Para cada curso, são considerados cr i tér ios específ icos constantes nos Projetos Pedagógicos dos Cursos. Também é possível ingressar no segundo c ic lo em vagas res iduais como portador/a de diploma. Nesse caso, o/a estudante precisará cursar componentes curr iculares obr igatór ios da matr iz curr icular do 1º c ic lo ao qual o curso de 2º c ic lo se v incula .

FORMA DE INGRESSO EM CURSOS DE TERCEIRO CICLO

O acesso aos cursos de terceiro c ic lo se dará mediante aprovação em edita l específ ico de seleção de acordo com cada programa de pós-graduação da UFSB.

G U I A U F S B1 4

Matrícula

Após aprovação para ingresso na UFSB, o/a estudante, munido/a da documentação exig ida, deverá efetuar a sua matr ícula no Setor de Apoio Acadêmico do campus no qual fo i aprovado/a.

Inscrição em Componentes Curriculares

As etapas de Inscr ição nos Componentes Curr iculares serão especif icadas no Calendár io Acadêmico. O processo se in ic ia a inda no quadr imestre anter ior, quando são cadastradas as turmas e os Componentes Curr iculares a serem ofertados para o próximo per íodo let ivo. A part i r d isso, o/a estudante já pode visual izar a oferta – conforme Manual de Inscr ição em Componentes Curr iculares – e buscar, quando necessár io , or ientação dos/as coordenadores/as de Colegiado de curso.

O processo está div id ido em Inscr ição e Ajuste de Inscr ição, etapas independentes entre s i . Recomenda-se que o/a estudante real ize a Inscr ição na pr imeira etapa para garant ir a sua vaga na(s) turma(s) desejada(s) . Porém, caso perca o prazo, poderá part ic ipar do Ajuste de Inscr ição e concorrer às vagas a inda disponíveis . Após cada etapa, é fe ito o processamento das sol ic i tações no s istema. Para saber se a sua sol ic i tação defer ida, o/a estudante deve acompanhar atentamente os resultados.

O preenchimento das vagas segue esta ordem de pr ior idades:

I - estudantes do curso, local , turno e área de concentração, se houver reserva de vagas para ta l ;

I I - estudantes que seguem o percurso acadêmico format ivo ideal , proposto no PPC do curso;

I I I - estudantes formandos;IV - estudantes que sol ic i tam inscr ição em CC de per íodo let ivo anter ior ao

percurso acadêmico format ivo ideal , indicado no PPC do curso;V - estudantes que sol ic i tam inscr ição em CC de per íodo let ivo poster ior ao

percurso acadêmico format ivo ideal , indicado no PPC do curso;VI - estudantes que sol ic i tam inscr ição em CC l ivre , que não faz parte da

estrutura curr icular de seu curso.

Em cada pr ior idade, o Coef ic iente de Rendimento é o cr i tér io de c lass i f icação. Estudantes com trabalho remunerado comprovado ou serviço mi l i tar obr igatór io em horár io incompat ível com o da oferta de turmas para seu curso poderão, antes do per íodo de Inscr ição e Ajuste de Inscr ição, real izar requer imento no Setor de Apoio Acadêmico para terem pr ior idade no preenchimento das vagas.

É permit ida a Inscr ição em Mobi l idade Acadêmica, sendo esta a poss ib i l idade

Matrícula e Inscrição na Graduação e Pós-Graduação

I n F o R M A ç õ e S A C A D ê M I C A S 1 5

do/a estudante de cursar componentes curr iculares por um ou mais quadr imestres em campus d ist into do de sua matr ícula . Para real izar a sol ic i tação de Inscr ição em Mobi l idade, o/a estudante deve observar as instruções cont idas no Manual de Inscr ição em Componentes Curr iculares.

Crédito Condicional

Define-se como crédito condic ional a s i tuação em que o/a estudante se encontra por não ter obt ido desempenho sat isfatór io em algum Componente Curr icular at ingindo nota f inal numérica entre 3,0 (três) e 5,9 (c inco inteiros e nove décimos) , f icando a sua aprovação, no respect ivo Componente Curr icular, condic ionada à real ização de outras at iv idades aval iat ivas . Caso não logre êxito no processo aval iat ivo do crédito condic ional , o/a estudante deverá f icar atento/a à oferta do Componente Curr icular nos quadr imestres subsequentes.

Inscrição Especial

A UFSB disponibi l izará vagas para Inscr ição Especia l ( IE) a pessoas interessadas e não regularmente matr iculadas na UFSB, pr ior i tar iamente na seguinte ordem:

• professores/as do Ensino Básico; • pessoas v inculadas a inst i tu ições parceiras da Univers idade; • part ic ipantes de ações af i rmat ivas e programas de integração socia l da Univers idade; • estudantes regulares de Inst i tu ições de Ensino Super ior ; ou • portadores/as de diploma de curso super ior.

A inscr ição especia l não conf igura v ínculo regular em nenhum curso da Univers idade, não dando o dire ito à emissão de ident idade estudant i l , concessão de bolsas ou benef íc ios dest inados aos/às estudantes regularmente matr iculados/as.

Escolha de Área de Concentração

O/A estudante matr iculado/a em curso que possua diferentes Áreas de Concentração (ênfases) poderá, a part i r do 4º quadr imestre let ivo, sol ic i tar, v ia requer imento no Setor de Apoio Acadêmico, a mudança de sua estrutura curr icular para a Área de Concentração de sua escolha.

Procedimentos Administrativos Acadêmicos

G U I A U F S B1 6

Transferência interna e externa

Os processos selet ivos de transferência interna serão objeto de edita is espe-cíf icos publ icados pela Progeac em datas def in idas no Calendár io Acadêmico, permit indo ao/à estudante regularmente matr iculado/a em um Bacharelado Inter-disc ip l inar ou Licenciatura Interdisc ip l inar part ic ipar do processo selet ivo para escolha de mudança de turno, local e/ou curso.

Os processos selet ivos de transferência externa serão objeto de edita is espe-cíf icos e laborados pela Progeac e, quando publ icados, deverão acontecer após os processos selet ivos de transferência interna. A transferência externa possib i l i ta que estudantes regularmente matr iculados/as em cursos de graduação em outras inst i tu ições de ensino super ior possam ser transfer idos/as para cursos de pr imeiro Cic lo da UFSB, desde que atendam aos requis i tos estabelecidos em edita l .

Atividades complementares

As at iv idades complementares são obr igatór ias para a integral ização dos cursos de graduação e const i tuem parte fundante da formação humaníst ica e c idadã do/a estudante. A carga horár ia necessár ia é def in ida pela Resolução n. 16/2015.

Para a aprovação e val idação das at iv idades complementares real izadas, o/a estudante sol ic i tará a anál ise pelo SIGAA – Sistema Integrado de Gestão de At iv i-dades Acadêmicas da seguinte forma:

(SIGAA) > Módulos > Porta l do Discente > Ensino > Registro de At iv idades Autônomas.

A Comissão responsável pela aval iação das at iv idades real izará a anál ise e emit i rá seu parecer, conforme f luxo a seguir :

Solic

itaçã

o de

reco

nhec

imen

to d

e

Ativ

idad

e C

ompl

emen

tar

Com

issão

de A

tivid

ade

Com

plem

enta

res

tuda

nte Solicita

Reconhecimento de AC

Iniciar o processo

novamente

elabora e cadastra o parecer no

SIGAA

Realiza as alterações necessárias de acordo

com o parecer

A Carga Horária de AC é registrada no Histórico do/a

estudante

Analisa a documentação

da ACParecer

Indeferido

Deferido

Deferidoparcialmente

I n F o R M A ç õ e S A C A D ê M I C A S 1 7

Cancelamento de Componente Curricular

O cancelamento de Componente/s Curr icular/es deve ser fe ito , exclus ivamente, através do SIGAA – Sistema Integrado de Gestão de At iv idades Acadêmicas, no prazo estabelecido no Calendár io Acadêmico e conforme o Manual de Inscr ição em Componentes Curr iculares.

Suspensão temporária de matrícula

A suspensão temporár ia de matr ícula deve ser protocolada v ia requer imento no Setor de Apoio Acadêmico do campus onde o/a estudante está lotado/a, respeitando-se os prazos previstos no calendár io acadêmico.

Certif icado de Conclusão de Curso

É o documento emit ido após integral ização do curso para que o/a graduado/a possa comprovar a sua condição. O/A estudante deve sol ic i tá- lo por requer imento, pessoalmente ou por meio de procuração, no Setor de Apoio Acadêmico de um dos campi . Para recebê- lo , não é necessár io ter colado grau, bastando ter concluído o curso.

Histórico Escolar

É o documento que discr imina os Componentes Curr iculares cursados pelo/a estudante, com a carga horár ia ; as At iv idades Complementares , os Índices Acadêmicos, entre outras informações. Neste, consta também a carga horár ia exig ida no Projeto Pedagógico do Curso. Pode ser emit ido no SIGAA – Sistema Integrado de Gestão de At iv idades Acadêmicas.

Colação de Grau

É o ato pelo qual a autor idade univers i tár ia invest ida pela re itor ia concede o grau de bacharel/a ou de l icenciado/a àquele/a que conclui um curso de graduação. Os decanatos do Inst i tuto de Humanidades, Artes e Ciências – IHAC ou dos Centros de Formação de cada campus da Univers idade são responsáveis pelo encaminhamento do ato formal de colação de grau, podendo este ser real izado com ou sem solenidade.

Diploma

É o documento que comprova a conclusão de curso, ass inado pela Reitora e pela Pró-Reitora de Gestão Acadêmica da UFSB, contendo as seguintes informações: le i de reconhecimento do curso, data de conclusão, colação de grau e número de registro. O/A estudante que concluiu o curso de Graduação, após a colação de grau (com ou sem cer imônia) , poderá sol ic i tar, pessoalmente ou por meio de procuração, a expedição do diploma no Setor de Apoio Acadêmico, em um dos campi da Univers idade, através do preenchimento de formulár io e anexo das

G U I A U F S B1 8

cópias dos seguintes documentos:

I - Histór ico Escolar do curso de graduação;

I I - Carteira de Ident idade atual izada;

I I I - CPF;

IV - Cert idão de casamento (caso tenha mudado de estado c iv i l ) ;

V - Declarações de “Nada consta” da Bibl ioteca e da Coordenação de campus da Univers idade (atual izadas) ;

VI - requer imento de não inclusão do nome socia l no diploma; para os/as estudantes que sol ic i taram a inclusão do nome socia l nos registros acadêmicos, nos termos do art . 6º da Resolução n. 19/2015 da UFSB, e não queiram que este conste no diploma.

Desl igamento por abandono de curso

A não inscr ição em Componente/s Curr icular/es , sem ter havido sol ic i tação de suspensão temporár ia de matr ícula , conf igurará s i tuação de abandono de matr ícula , podendo o/a estudante ter sua matr ícula cancelada de of íc io .

Frequência

Será considerado/a reprovado/a estudante que não obt iver o mínimo de 75% da frequência no/s Componente/s Curr icular/es cursado/s durante o quadr imestre.

Tratamento excepcional

O tratamento excepcional caracter iza-se pela execução em domicí l io , ou em outro local , de at iv idades ministradas em sala de aula , concedido ao/à estudante em condições especia is , devidamente comprovadas por laudo médico emit ido até quinze dias após a ocorrência do fato impedit ivo. A concessão de tratamento excepcional f ica condic ionada à possib i l idade de cont inuidade do processo didát ico-pedagógico.

Tem dire ito a regime de exercíc ios domici l iares: a) estudante gestante, a part i r do oitavo mês de gravidez e durante três meses; b) estudante com afecções congênitas ou adquir idas , infecções, traumatismo

ou outras condições caracter izadas por incapacidade f ís ica ou psicológica, incompat ível com a frequência às at iv idades acadêmicas;

c) estudante com necessidades educat ivas especia is .

A sol ic i tação deverá ser d irecionada, mediante requer imento, ao Decanato

I n F o R M A ç õ e S A C A D ê M I C A S 1 9

[Imagem 6] (à esquerda)Apresentação cultural no Fórum CPF / Foto: ACS.

[Imagem 7] ( à direita)Belo dia - CPF/ Foto: Márcio Bayerl

do Inst i tuto de Humanidades, Artes e Ciências – IHAC (para estudantes de 1º c ic lo) , ao Decanato do Centro de Formação – CF (para estudantes de 2º c ic lo) e à Coordenação do curso Str icto Sensu (para estudantes de 3º c ic lo) , que comunicará ao/à docente, responsável por planejar as at iv idades a serem encaminhadas ao/à estudante para compensar a ausência às aulas .

O estágio v isa proporcionar o contato do/a estudante com o mundo do trabalho, fazendo-o vivenciar a rot ina de uma prof issão de seu interesse. Está div id ido em estágios obr igatór ios e não obr igatór ios .

Estágios obrigatórios das Licenciaturas Interdiscipl inares

O Estágio supervis ionado é processo educat ivo escolar, de caráter obr igatór io para os cursos de L icenciatura , desenvolv ido em ambientes formais e não formais de educação, que visa à preparação para o exercíc io da docência . Essa modal idade de estágio faz parte do projeto pedagógico de cada l icenciatura ofertada na UFSB com o intento de reconhecer a real idade do Ensino Básico em sua organização, funcionamento, estrutura e re lações socia is e humanas entre os diferentes segmentos presentes na comunidade escolar, com ênfase na prát ica pedagógica nela desenvolv ida, a lém de integrar o i t inerár io format ivo do/a l icenciando/a.

Considerando o compromisso inst i tucional com a educação básica , fo i ass inado em 2016 um Termo de cooperação técnica educacional , c ient í f ica e cultura l entre a Secretar ia de Educação do Estado da Bahia e a UFSB que, dentre inúmeros benef íc ios , inser iu os/as l icenciandos/as no cot id iano da rede públ ica de educação, proporcionando-lhes oportunidades de part ic ipação em exper iências metodológicas , tecnológicas e prát icas docentes de caráter inovador e interdisc ip l inar.

No âmbito desse Convênio, a UFSB destaca a cr iação de Complexos Integrados de Educação (CIE) , conglomerados educat ivos dest inados ao desenvolv imento de uma relação s istêmica entre escola básica e ensino super ior, em três escolas da rede estadual de ensino nas quais funcionam um CUNI: Itabuna, Porto Seguro e

Estágios, Residência e Monitoria

G U I A U F S B2 0

Itamaraju. As escolas funcionam em tempo integral (Ensino Médio) e se const i tuem em espaços pr iv i legiados para a interação de professores/as , estudantes da UFSB e a comunidade com vistas à pesquisa e cr iação de prát icas educat ivas.

Estágios obrigatórios dos cursos de segundo cic lo

Alguns Projetos Pedagógicos de Cursos de segundo c ic lo preveem o estágio obr igatór io em seus curr ículos. Essa modal idade é def in ida como pré-requis i to para aprovação e obtenção do diploma. Para o estágio obr igatór io , a concessão de bolsa ou outra forma de contraprestação e auxí l io-transporte é facultat iva.

Estágios não obrigatórios

O estágio não obr igatór io , desenvolv ido como at iv idade opcional pelo/a estudante do pr imeiro e segundo c ic los da UFSB, poderá ser real izado, nos termos do art . 9º da Lei n . 11.788/2008, em ent idades jur íd icas de dire ito pr ivado, órgãos da administração públ ica e com prof iss ionais l iberais de nível super ior, devidamente registrados/as em seus respect ivos conselhos de f iscal ização prof iss ional e que estejam amparados/as por convênios ou acordos de cooperação com a UFSB. Para o estágio não obr igatór io , é compulsór ia a concessão de bolsa ou outra forma de contraprestação que venha a ser acordada, bem como a concessão de auxí l io-transporte.

Manual de Estágio

É um documento que objet iva dir imir as pr incipais dúvidas re lat ivas às prát icas dos estágios obr igatór ios , não obr igatór ios e estágios supervis ionados das l icenciaturas. Disponibi l iza , a inda, os documentos necessár ios ao pleno desenvolv imento dos estágios. O Manual de Estágio está disponível em: https://ufsb.edu.br/ images/Vida_Estudant i l/MANUAL_DO_ESTAGIO.pdf

Monitoria

Regulamentada pela Resolução n. 08/2019, é uma prát ica pedagógica exer-c ida por estudantes de graduação em Componente Curr icular, supervis ionada por docente responsável pela submissão de projeto de monitor ia , cujo planejamento deve a lmejar os objet ivos de formação acadêmica do/a estudante que se habi l i ta ao papel de monitor/a, do/a docente ofertante da monitor ia e dos/as estudantes matr iculados/as no componente curr icular ao qual se v incula .

Na UFSB, é desenvolv ida por meio do Programa de Monitor ia , cujos objet ivos são: poss ib i l i tar ao/à estudante da graduação exper iências re lac ionadas à docên-cia , por meio de sua inserção como mediador dos processos de ensino-aprendiza-gem desenvolv idos nos componentes curr iculares , sob a supervisão dos/as docen-tes responsáveis ; est imular a integração entre o corpo docente e discente, por meio da part ic ipação do/a estudante no desenvolv imento de projetos de apoio à docência; auxi l iar o desenvolv imento das at iv idades didát icas nos cursos de

I n F o R M A ç õ e S A C A D ê M I C A S 2 1

graduação, com o intuito de at ingir a excelência acadêmica; ampl iar os conheci-mentos re lac ionados ao componente curr icular e propor formas de acompanha-mento do/a estudante que apresente dif iculdades nos seus processos de apren-dizagem, contr ibuindo para a redução dos índices de retenção e de evasão e melhorando o desempenho acadêmico do/a estudante.

Polít icas de Inclusão e Permanência na UFSB

O programa de Ações Af irmat ivas tem cont inuamente cr iado estratégias a f im de possib i l i tar que cada vez mais estudantes or iundos/as de escolas públ icas ingressem na UFSB. Atualmente, são 75% de vagas dest inadas ao SiSU para ingresso no pr imeiro c ic lo; 85% das vagas dos Colégios Univers i tár ios são reservadas às Cotas (Lei n . 12.711/2012, a l terada pela Lei n . 13.409/2016) . Para o segundo c ic lo , são reservadas 75% de vagas a cot istas . Por meio de vagas supranumerár ias , mais estudantes indígenas, qui lombolas , travest is , t ransexuais e transgêneros podem ingressar na UFSB e ter suas tra jetór ias de v ida marcadas pela inc lusão.

Em 2018, foi implementado o Programa TRANSforme UFSB, que reúne ações voltadas à permanência de pessoas trans na UFSB, dentre e las a adoção do uso do nome socia l nos documentos of ic ia is e a pol í t ica que determina o uso dos banheiros por ident idade de gênero.

Programa de Apoio à Permanência (Assistência Estudanti l )

O Programa de Apoio à Permanência possib i l i ta o acesso a bolsas e auxí l ios para o estudante regularmente matr iculado/a com renda per capita fami l iar de até um salár io mínimo, para com isso contr ibuir para a permanência e o sucesso na sua tra jetór ia acadêmica.

O/A estudante pode part ic ipar do programa por meio de edita l lançado pela UFSB em per íodo amplamente divulgado.

Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde)

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde) foi inst i tu ído de forma conjunta pelo Ministér io da Saúde e Ministér io da Educação, por meio da Portar ia Interminister ia l n . 421/2010. O objet ivo é fomentar grupos de aprendizagem tutor ia l em áreas estratégicas para o Sistema Único de Saúde (SUS) . É voltado para estudantes de graduação e pós-graduação na área de saúde que real izam a in ic iação ao trabalho e a qual i f icação em serviço de prof iss ionais de saúde, a part i r do pressuposto da educação pelo trabalho. Para isso, busca-se inser ir as necess idades dos serviços do SUS como fonte de conhecimento e

Programas Institucionais

G U I A U F S B2 2

pesquisa nas inst i tu ições de ensino.

A UFSB part ic ipou do PET Saúde GraduaSUS (Edita l 13/2015) nos anos de 2016 a 2018, nos três campi , e mantém a disposição de concorrer aos próximos edita is , v isto que o programa converge com as propostas de integração ensino-serviço-comunidade e de aprendizagem tutor ia l , previstas no Plano Orientador e nos PPCs dos cursos de saúde.

O PET Saúde prevê bolsas nas seguintes modal idades: • in ic iação ao trabalho, dest inada a estudante regularmente matr iculado/a

em IES; • tutor ia acadêmica, dest inada a professores/as das IES integrantes do PET

Saúde; • preceptor ia , dest inada a prof iss ionais pertencentes aos serviços de saúde

que real izem or ientação em serviço a estudantes part ic ipantes do Programa.

Programa Inst itucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid)

O programa de in ic iação à docência v isa proporcionar ao/à estudante na pr imeira metade do curso das L icenciaturas Interdisc ip l inares uma aproximação prát ica com o cot id iano das escolas públ icas de educação básica e com o contexto em que estão inser idas. Em 2018, a UFSB foi contemplada com bolsas de in ic iação à docência com recursos or iundos da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Super ior) , cuja duração é de 18 meses. Por meio de edita l de seleção interno, o/a estudante das L icenciaturas Interdisc ip l inares regularmente matr iculado/a na pr imeira metade do curso e que possuía pelo menos 32 horas mensais de dedicação, pôde concorrer a bolsas de estudo com o intuito de contr ibuir para a melhor ia da qual idade da educação básica públ ica bras i le i ra .

Programa de Residência Pedagógica (PRP)

O Programa de Residência Pedagógica tem por f inal idade fomentar a implementação de projetos inovadores que est imulem art iculação entre teor ia e prát ica nos cursos de l icenciatura , conduzidos em parcer ia com as redes públ icas de educação básica. O PRP disponibi l izou bolsas com vigência de 18 meses com recursos or iundos da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Super ior) , por meio de edita l de seleção que ocorreu no in íc io do quadr imestre 2018.2, ao/à estudante das L icenciaturas Interdisc ip l inares regularmente matr iculado/a e que t inha cursado o mínimo de 50% do curso. A carga horár ia do Programa vale como carga horár ia do Estágio Supervis ionado obr igatór io das l icenciaturas.

Programa de Iniciação à Pesquisa, Criação e Inovação - PIPCI

O Programa de In ic iação à Pesquisa , Cr iação e Inovação (PIPCI) tem como

I n F o R M A ç õ e S A C A D ê M I C A S 2 3

principal objet ivo despertar a vocação c ient í f ica e cr iat iva no/a estudantes de graduação da UFSB. Cr iado em 2015, oferece anualmente bolsas de In ic iação Cient í f ica ( IC) e In ic iação ao Desenvolv imento Tecnológico e Inovação ( ITI ) para estudantes regularmente matr iculados/as na inst i tu ição e v inculados/as a projetos de pesquisa e inovação. Regulamentado pela Resolução n. 26/2014, que inst i tu i a pol í t ica de in ic iação à pesquisa , cr iação e inovação da univers idade, o Programa já atendeu mais de 270 estudantes, que est iveram vinculados/as a mais de 200 projetos de pesquisa cadastrados na inst i tu ição.

O PIPCI disponibi l iza bolsas com vigência de 12 meses com recursos or iundos da inst i tu ição e de agências externas de fomento como o Conselho Nacional de Desenvolv imento Cient í f ico-Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) . Em 2018 foram ofertadas 85 bolsas de IC e 10 bolsas de ITI . Além do vínculo remunerado, o PIPCI abarca também estudantes voluntár ios/as.

A seleção para bols istas ocorre, geralmente, no pr imeiro semestre do ano (abr i l -maio) ; já a inserção de estudante voluntár io/a é de f luxo cont ínuo. Para part ic ipar, o/a estudante deve contatar d iretamente um/a professor/a or ientador/a.

Os objet ivos são: • despertar a vocação c ient í f ica e cr iat iva no/a estudante de graduação; • contr ibuir para a formação de pessoas e para o desenvolv imento de

at iv idades de pesquisa , cr iação e inovação;• proporcionar ao/à estudante, or ientado por docente qual i f icado/a,

a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa , bem como est imular o pensamento c ient í f ico e a cr iat iv idade, decorrentes das condições cr iadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa , inc lu indo a inda dimensões ét icas e humaníst icas;

• impuls ionar maior conexão entre a graduação e pós-graduação de maneira a reduzir o tempo médio de permanência do/a estudante na pós-graduação;

• est imular docentes para envolverem estudante de graduação em projetos com at iv idades c ient í f ica , tecnológica e art íst ico-cultura l de maneira a ampl iar o acesso e a integração do/a estudante à cultura c ient í f ica .

O PIPCI está v inculado à Pró-Reitor ia de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) – órgão responsável pelo registro, acompanhamento e cert i f icação das at iv idades de pesquisa na univers idade.

Programa de Mobil idade Acadêmica Nacional e Internacional

O Programa de Mobi l idade Acadêmica foi cr iado para permit i r ao/à estudante de graduação das Inst i tu ições Federais de Ensino Super ior ( IES) bras i le i ras real izar intercâmbio e está sendo estruturado pela Assessor ia de Relações Internacionais (ARI ) , que tem a função, dentre outras , de promover intercâmbio cultura l , estágio

G U I A U F S B2 4

prof iss ional e bolsas de estudo, pesquisa e extensão em parcer ia com outras inst i tu ições univers i tár ias .

O Programa de Mobi l idade Acadêmica Internacional conta com o Projeto Paulo Freire , exper iência enr iquecedora de construção de uma rede formada por Inst i tu ições de Ensino Super ior da Ibero-América; conta com o Programa Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) – administrado pelo Departamento Cultura l do Ministér io de Relações Exter iores (DC/MRE) e pela Secretar ia de Educação Super ior do Ministér io da Educação (SESu/MEC), poss ib i l i tando o intercâmbio de estudantes estrangeiros/as na UFSB.

O Programa de Mobi l idade Acadêmica Nacional conta com o Programa da Associação Nacional dos Dir igentes das Inst i tu ições Federais de Ensino Super ior - ANDIFES de Mobi l idade Acadêmica Nacional , em que o/a estudante cursa componentes curr iculares em Inst i tu ições Federais de Ensino Super ior associadas.

C A T Á L o G o D e C U R S o S 2 5

CATÁLOGO DE CURSOS

G U I A U F S B2 6

São def in idos como cursos de graduação pol iva lentes , oferecidos em grandes áreas de formação, com estrutura modular, progress iva e f lex ível . Essa modal idade de curso de graduação caracter iza-se por ministrar formação acadêmica geral a l icerçada em teor ias , metodologias e prát icas que fundamentam os processos de produção c ient í f ica , tecnológica, art íst ica , socia l e cultura l . Os Bacharelados Interdisc ip l inares têm duração de nove quadr imestres (três anos) , sendo o pr imeiro ano comum em estrutura curr icular à LI e são ofertados nos turnos vespert ino, noturno e, excepcionalmente, no matut ino.

Cursos de Graduação

Bacharelados Interdisciplinares

Cursos de Primeiro Ciclo

Bacharelado Interdisciplinar em ArtesModalidade: Presencial Turno: Vespertino e Noturno

Objetivo: Oferecer formação geral artística, humanística, científica e tecnológica no campo das artes, de modo interdisciplinar, interepistêmico, intercultural, fomentando atuação criativa, reflexiva e responsável permitindo inserção abrangente e multidimensional no mundo do trabalho e ainda passagem para posterior formação em segundo ciclo ou ingresso em curso de pós-graduação.

Local de Oferta: Campus Jorge Amado (Itabuna)

Campus Sosígenes Costa (Porto Seguro)

Campus Paulo Freire (Teixeira de Freitas)

Código eMEC:1276442 (CJA)1293064 (CSC)1293066 (CPF)

Carga Horária e Creditação: 2.400 horas ou mínimo de 180 Créditos.Período Mínimo para Integralização: 9 quadrimestresPeríodo Máximo para Integralização: 12 quadrimestres (vespertino) e 15 quadrimestres (noturno)

Bacharelado Interdisciplinar em CiênciasModalidade: Presencial Turno: Vespertino e Noturno

Objetivo: Oferecer formação geral humanística, científica e artística no campo das ciências, de modo inter-disciplinar, permitindo inserção abrangente e multidimensional no mundo do trabalho ou posterior formação profissional ou ainda ingresso em cursos de pós-graduação.

Local de Oferta: Campus Jorge Amado (Itabuna)

Campus Sosígenes Costa (Porto Seguro)

Campus Paulo Freire (Teixeira de Freitas)

Código eMEC:1276439 (CJA)1293069 (CSC)1293071 (CPF)

Carga Horária e Creditação: 2.415 horas ou mínimo de 181 Créditos.Período Mínimo para Integralização: 9 quadrimestresPeríodo Máximo para Integralização: 12 quadrimestres (vespertino) e 15 quadrimestres (noturno)

C A T Á L o G o D e C U R S o S 2 7

Bacharelado Interdisciplinar em HumanidadesModalidade: Presencial Turno: Vespertino e Noturno

Objetivo: Oferecer formação ampla no campo das Humanidades, em diálogo interdisciplinar com as demais áreas do conhecimento, promovendo uma formação crítica e cidadã por meio da aprendizagem autônoma de fundamentos conceituais e metodológicos nas áreas das Humanidades e possibilitan-do o aprofundamento da formação profissional, o ingresso em curso de pós-graduação e/ou uma inserção multidimensional na vida social e laboral.

Local de Oferta: Campus Jorge Amado (Itabuna)

Campus Sosígenes Costa (Porto Seguro)

Campus Paulo Freire (Teixeira de Freitas)

Código eMEC:1276441 (CJA)1293073 (CSC)1293075 (CPF)

Carga Horária e Creditação: 2.400 horas ou mínimo de 162 Créditos.Período Mínimo para Integralização: 9 quadrimestresPeríodo Máximo para Integralização: 12 quadrimestres (vespertino) e 15 quadrimestres (noturno)

Bacharelado Interdisciplinar em SaúdeModalidade: Presencial Turno: Vespertino e Noturno

Objetivo: Formar egressos com habilidades, competências e autonomia para o ensino e a aprendizagem inter-profissional, no campo da Saúde, de maneira abrangente e multidimensional.

Local de Oferta: Campus Jorge Amado (Itabuna)

Campus Sosígenes Costa (Porto Seguro)

Campus Paulo Freire (Teixeira de Freitas)

Código eMEC:1292732 (CJA)1293076 (CSC)1293077 (CPF)

Carga Horária e Creditação: 2.400 horas ou mínimo de 160 Créditos.Período Mínimo para Integralização: 9 quadrimestresPeríodo Máximo para Integralização: 15 quadrimestres (vespertino) e 18 quadrimestres (noturno)

G U I A U F S B2 8

Licenciaturas Interdisciplinares

As LIs são cursos de formação de docentes para o ensino básico em grandes áreas ou blocos de conhecimento. Os cursos possuem duração mínima de 10 quadrimestres, sendo os três pr imeiros quadr imestres correspondentes ao pr imeiro ano de todos os cursos do pr imeiro c ic lo . A oferta destes cursos se dá sempre no turno noturno.

Licenciatura Interdisciplinar em Artes e suas TecnologiasModalidade: Presencial Turno: Noturno

Objetivo:

Oferecer formação geral artística, humanística, científica, tecnológica e pedagógica no campo das artes, de modo interdisciplinar, interprofissional, interepistêmico, intercultural, fomentando a atu-ação criativa, reflexiva e responsável na Educação Básica e a passagem para posterior formação em segundo ciclo ou ingresso em curso de pós-graduação.

Local de Oferta:Campus Jorge Amado (Itabuna)

Campus Sosígenes Costa (Porto Seguro)

Campus Paulo Freire (Teixeira de Freitas)

Rede Anísio Teixeira de Colégios Universitários

Código eMEC:1293126 (CJA)1293177 (CSC)1293197 (CPF)

Carga Horária e Creditação: 3.205 horas ou mínimo de 213 Créditos.Período Mínimo para Integralização: 10 quadrimestresPeríodo Máximo para Integralização: 15 quadrimestres

Licenciatura Interdisciplinar em Ciências da Natureza e suas TecnologiasModalidade: Presencial Turno: Noturno

Objetivo:

Oferecer formação geral humanística, científica e artística, bem como formação pedagógica no campo das Ciências da Natureza e suas Tecnologias, de modo interdisciplinar, permitindo formação profissional, ingresso em curso profissionalizante de segundo ciclo ou, ainda, acesso à pós-gradu-ação.

Local de Oferta:Campus Jorge Amado (Itabuna)

Campus Sosígenes Costa (Porto Seguro)

Campus Paulo Freire (Teixeira de Freitas)

Rede Anísio Teixeira de Colégios Universitários

Código eMEC:1293113 (CJA)1293173 (CSC)1293193 (CPF)

Carga Horária e Creditação: 3.240 horas ou mínimo de 216 Créditos.Período Mínimo para Integralização: 10 quadrimestresPeríodo Máximo para Integralização: 18 quadrimestres

C A T Á L o G o D e C U R S o S 2 9

Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais e suas TecnologiasModalidade: Presencial Turno: Noturno

Objetivo:Formar docentes para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio nas áreas de Ciências Hu-manas e Sociais, oferecendo uma formação geral humanística, científica e artística, utilizando estratégia metodológica de base interdisciplinar.

Local de Oferta:Campus Jorge Amado (Itabuna)

Campus Sosígenes Costa (Porto Seguro)

Campus Paulo Freire (Teixeira de Freitas)

Rede Anísio Teixeira de Colégios Universitários

Código eMEC:1293122 (CJA)1293174 (CSC)1293194 (CPF)

Carga Horária e Creditação: 3.235 horas ou mínimo de 215 CréditosPeríodo Mínimo para Integralização: 10 quadrimestresPeríodo Máximo para Integralização: 15 quadrimestres

Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens e suas TecnologiasModalidade: Presencial Turno: Noturno

Objetivo:

Intenta garantir formação inicial, incluindo conhecimento, saberes e competências que permi-tam o/a estudante, quando licenciado/a, atender às novas demandas educacionais da sociedade brasileira na área de Linguagens e atuar na Educação Básica, favorecendo a construção de práticas inovadoras de formação docente, caracterizadas por metodologias integradoras e um permanente diálogo entre as áreas de conhecimento.

Local de Oferta:Campus Jorge Amado (Itabuna)

Campus Sosígenes Costa (Porto Seguro)

Campus Paulo Freire (Teixeira de Freitas)

Rede Anísio Teixeira de Colégios Universitários

Código eMEC:1293125 (CJA)1293176 (CSC)1293196 (CPF)

Carga Horária e Creditação: 3.275 horas ou mínimo de 218 CréditosPeríodo Mínimo para Integralização: 10 quadrimestresPeríodo Máximo para Integralização: 18 quadrimestres

Licenciatura Interdisciplinar em Matemática e Computação e suas TecnologiasModalidade: Presencial Turno: Noturno

Objetivo:

Formar educadores para a Educação Básica que compreendam, investiguem e desenvolvam inter-faces entre matemática e computação de modo crítico, reflexivo e criativo, fazendo de sua prática docente fonte continuada de pesquisa, voltada ao seu próprio desenvolvimento cidadão e profis-sional, e ao desenvolvimento regional, nacional e planetário.

Local de Oferta:Campus Jorge Amado (Itabuna)

Campus Sosígenes Costa (Porto Seguro)

Campus Paulo Freire (Teixeira de Freitas)

Rede Anísio Teixeira de Colégios Universitários

Código eMEC:1293124 (CJA)1293175 (CSC)1293195 (CPF)

Carga Horária e Creditação: 3.210 horas ou mínimo de 214 CréditosPeríodo Mínimo para Integralização: 10 quadrimestresPeríodo Máximo para Integralização: 20 quadrimestres

G U I A U F S B3 0

Cursos de Segundo Ciclo

• Campus Jorge Amado - Itabuna

Centro de Formação em Ciências Agroflorestais - CFCAf

Bacharelado em Engenharia Agrícola e AmbientalModalidade: Presencial Turno: Integral

Objetivo:

O curso de Engenharia Agrícola e Ambiental da UFSB tem como objetivo a formação de profis-sionais que utilizem tecnologias modernas de produção agrícola no âmbito do desenvolvimento sustentável da agricultura, considerando os aspectos econômicos, temporais e éticos, canalizando conhecimentos, atitudes e ações de caráter ecologicamente prudentes, socialmente desejáveis e economicamente eficientes.

Local de Oferta: Campus Jorge Amado (Itabuna)Código eMEC: 1438416Carga Horária e Creditação: 4.170 horas ou mínimo de 259 Créditos.Período Mínimo para Integralização: 16 quadrimestres (9 no IHAC e 7 no CFCAf)Período Máximo para Integralização: 29 quadrimestres (15 no IHAC e 14 no CFCAf)

Bacharelado em Engenharia FlorestalModalidade: Presencial Turno: Integral

Objetivo:

O Curso de Graduação em Engenharia Florestal pretende formar um profissional de perfil gener-alista, tecnicamente competente, crítico, criativo e humanizado, que encontre sempre uma resposta em consonância com sua responsabilidade diante do mundo, com adequada base científica e ética para utilizar recursos da engenharia na solução de problemas florestais em reflorestamentos e florestas nativas, de forma sustentável, com enfoque em gestão, planejamento e ordenamento de recursos florestais.

Local de Oferta: Campus Jorge Amado (Itabuna)Código eMEC: 1438417Carga Horária e Creditação: 4.175 horas/261 créditosPeríodo Mínimo para Integralização: 16 quadrimestres (9 no IHAC e 7 no CFCAf)Período Máximo para Integralização: 23 quadrimestres (9 no IHAC e 14 no CFCAf)

C A T Á L o G o D e C U R S o S 3 1

Bacharelado em Engenharia Ambiental e da SustentabilidadeModalidade: Presencial Turno: Integral

Objetivo:

O Curso de Graduação em Engenharia Florestal pretende formar um profissional de perfil gener-alista, tecnicamente competente, crítico, criativo e humanizado, que encontre sempre uma resposta em consonância com sua responsabilidade diante do mundo, com adequada base científica e ética para utilizar recursos da engenharia na solução de problemas florestais em reflorestamentos e florestas nativas, de forma sustentável, com enfoque em gestão, planejamento e ordenamento de recursos florestais. Este curso possibilita a formação sequencial em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Engenharia de Logística em Transportes, Engenharia Sanitária e Engenharia Urbana.

Local de Oferta: Campus Jorge Amado (Itabuna)Código eMEC: 1445881Carga Horária e Creditação: 4.355 horas/278 créditosPeríodo Mínimo para Integralização: 16 quadrimestres (9 no IHAC e 7 no CFCAf)Período Máximo para Integralização: 29 quadrimestres (15 no IHAC e 14 no CFTcI)

Bacharelado em Engenharia de Logística de TransporteModalidade: Presencial Turno: Noturno

Objetivo:

Prover profissionais interdisciplinares e qualificados ao atendimento das demandas atuais e futuras dos setores de atuação profissional que envolva logística e operação de sistemas de transportes, capazes de atuar de forma ética e humanista na melhoria da qualidade de vida da população, na promoção da justiça socioambiental e, ainda, fomentar o desenvolvimento de Ciência, Tecnologia e Inovação nesses campos de atuação profissional.

Local de Oferta: Campus Jorge Amado (Itabuna)Carga Horária e Creditação: 4235 horas (1° Ciclo=1800 horas; 2° Ciclo= 2435 horas)Período Mínimo para Integralização: 5 anos e 1 quadrimestre ou 16 quadrimestres;Período Máximo para Integralização: 9 anos e 1 quadrimestre ou 28 quadrimestres.

Bacharelado em Engenharia Sanitária e AmbientalModalidade: Presencial Turno: Diurno

Objetivo:

Prover profissionais interdisciplinares e qualificados ao atendimento das demandas atuais e futuras dos setores de atuação profissional que envolva recursos naturais, recursos energéticos, gestão ambiental, saneamento básico, tecnologias hidrosanitárias e gestão sanitária do ambiente, com destaque às ações ambientais preventivas, capazes de atuar de forma ética e humanista na melho-ria da qualidade de vida da população, na promoção da justiça socioambiental e, ainda, fomentar o desenvolvimento de Ciência, Tecnologia e Inovação nesses campos de atuação profissional.

Local de Oferta: Campus Jorge Amado (Itabuna)Carga Horária e Creditação: 5390 horasPeríodo Mínimo para Integralização: 5 anos ou 15 quadrimestres;Período Máximo para Integralização: 9 anos ou 27 quadrimestres.

• Campus Jorge Amado - Itabuna

Centro de Formação em Tecnociência e Inovação -CFTcl

G U I A U F S B3 2

Bacharelado em PsicologiaModalidade: Presencial Turno: Diurno

Objetivo:

O curso de Psicologia da UFSB pretende formar um profissional competente, com sólida formação científica e técnica, capaz de prestar atenção integral à saúde e ao bem-estar humano, levando em consideração seu contexto cultural, social e comunitário. Este profissional terá as competên-cias necessárias para atuar, de forma ética e humanizada, nas áreas social e comunitária, da saúde, clínica, do trabalho, educacional, jurídica, entre outros campos de prática, consciente dos desafios da realidade política, econômica, cultural e social do Brasil contemporâneo.

Local de Oferta: Campus Paulo Freire (Teixeira de Freitas)Carga Horária e Creditação: 4.360 horas ou mínimo de 290 Créditos.Período Mínimo para Integralização: 16 quadrimestres (9 no IHAC e 7 no CFCS)Período Máximo para Integralização: 30 quadrimestres (15 no IHAC e 15 no CFCS)

Bacharelado em MedicinaModalidade: Presencial Turno: Vespertino e Noturno

Objetivo:

Os objetivos do programa de formação em Medicina na UFSB proposto são:1. Formar um profissional capacitado a prestar atenção integral à Saúde, com plena capacidade científica e técnica, ética, atualização tecnológica e científica e num conceito ampliado de cidadania.2. Possibilitar, no primeiro ciclo, uma formação geral em cultura humanística, artística e científica, articulada a saberes concernentes ao campo da saúde, com vistas ao desenvolvimento de uma con-sciência cidadã, numa perspectiva pedagógica de Autonomia, Participação, Cooperação e Respons-abilidade. 3. Oferecer, no segundo ciclo, uma formação específica para o profissional médico, orientada e baseada na comunidade e com foco na Atenção Primária em Saúde, capacitando-o a compreender a questão da Saúde numa perspectiva ampliada e a lidar com os fenômenos da Saúde-Enfermi-dade-Cuidado com competência técnica, política, ética e humanística.

Local de Oferta: Campus Paulo Freire (Teixeira de Freitas)Código eMEC: 1292917Carga Horária e Creditação: 9.320 horas/298 créditosPeríodo Mínimo para Integralização: 21 quadrimestres (9 no IHAC e 12 no CFCS)Período Máximo para Integralização: 27 quadrimestres (15 no IHAC e 12 no CFCS)

• Campus Paulo Freire – Teixeira de Freitas

Centro de Formação em Ciências da Saúde

C A T Á L o G o D e C U R S o S 3 3

• Campus Sosígenes Costa – Porto Seguro

Centro de Formação em Artes – CFAr

Bacharelado em Artes do Corpo em CenaModalidade: Presencial Turno: Noturno

Objetivo:

O Bacharelado em Artes do corpo em Cena da UFSB tem como objetivo preparar profissionais qualificados para o desenvolvimento da produção artística e intelectual no campo das Artes Cêni-cas, que tenham uma compreensão ampla da cena, em seus modos e processos, e capazes de fazer um diálogo qualificado com os referenciais estéticos das culturas locais.

Local de Oferta: Campus Sosígenes Costa (Porto Seguro)Código eMEC: 1446007Carga Horária e Creditação: 5.100 horas ou mínimo de 315 CréditosPeríodo Mínimo para Integralização: 15 quadrimestres (9 no IHAC e 6 no CFAr)Período Máximo para Integralização: 21 quadrimestres (9 no IHAC e 12 no CFAr)

Bacharelado em Som, Imagem e MovimentoModalidade: Presencial Turno: Noturno

Objetivo:

O Bacharelado em Som, Imagem e Movimento é um curso de graduação com o propósito de for-mar – em abordagem simultaneamente artístico-humanística, científico-tecnológica e pedagógica – profissionais com habilidades, competências e autonomia para o exercício técnico-criativo com as dimensões materiais da imagem e do som em suas diversas possibilidades socialmente reflexivas de aplicação e conjunção no campo de produção artística e cultural.

Local de Oferta: Campus Sosígenes Costa (Porto Seguro)Código eMEC: 1442106Carga Horária e Creditação: 2.580 horas/172 créditos (Arte e Produção Sonora e Artes Visuais) e

2.760 horas/184 créditos (Audiovisual)Período Mínimo para Integralização: 14 quadrimestres (9 no IHAC e 5 no CFAr)Período Máximo para Integralização: 19 quadrimestres (9 no IHAC e 10 no CFAr)

G U I A U F S B3 4

Bacharelado em Ciências BiológicasModalidade: Presencial Turno: Integral

Objetivo:

A graduação em Ciências Biológicas na UFSB compromete-se a formar profissionais críticos, éticos e capacitados para o mundo do trabalho nas Áreas de Atuação do/a Biólogo/a, capacitando-lhes a dialogar com profissionais de outras áreas e outros campos do saber. Nesse sentido, o principal desafio é formar profissionais capazes de intervir na sociedade de forma cidadã, empreendedwora e transformadora, ocupando espaços de suas competências, sem a necessidade de formação em pós-graduação. Por apresentar múltipla terminalidade em relação a sua formação, o/a profissional egresso/a de Ciências Biológicas na UFSB poderá ter uma formação voltada para as áreas de Biodi-versidade, Saúde, ou ainda, Biotecnologia.

Local de Oferta: Campus Sosígenes Costa (Porto Seguro)Código eMEC: 1438415Carga Horária e Creditação: 3.600 horas ou mínimo de 240 Créditos.Período Mínimo para Integralização: 14 quadrimestres (9 no IHAC e 5 no CFCAm)Período Máximo para Integralização: 27 quadrimestres (15 no IHAC e 12 no CFCAm)

Bacharelado em OceanologiaModalidade: Presencial Turno: Integral

Objetivo:

Os objetivos do programa de formação em Medicina na UFSB proposto são:O Curso de Oceanologia na modalidade de Bacharelado da UFSB tem como objetivo formar profis-sionais habilitados (oceanólogos/as) com aptidão para atuar no mercado de trabalho, capazes de contribuir para o desenvolvimento da Oceanologia na região Nordeste e no país, e de utilizarem a ciência e a tecnologia direcionadas ao conhecimento dos oceanos, aos impactos por eles sofridos, e a exploração racional de recursos marinhos e costeiros renováveis e não-renováveis. Desta forma, o objetivo principal é a formação de profissionais da área de Oceanologia para atuação em pesquisa, gestão, desenvolvimento, uso e avaliação de tecnologias oceanográficas.

Local de Oferta: Campus Sosígenes Costa (Porto Seguro)Código eMEC: 1438414Carga Horária e Creditação: 3.960 horas/264 créditosPeríodo Mínimo para Integralização: 15 quadrimestres (9 no IHAC e 6 no CFCAm)Período Máximo para Integralização: 21 quadrimestres (9 no IHAC e 12 no CFCAm)

• Campus Sosígenes Costa – Porto Seguro

Centro de Formação em Ciências Ambientais - CFCAm

C A T Á L o G o D e C U R S o S 3 5

• Campus Sosígenes Costa – Porto Seguro

Centro de Formação em Ciências Humanas e Sociais- CFCHS

Bacharelado em AntropologiaModalidade: Presencial Turno: Vespertino e Noturno

Objetivo:

Curso que tem por objetivo complementar a base humanística e a autonomia intelectual adquiridas no Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades da UFSB, constituindo um segundo Bacharelado, que oferecerá formação teórico-metodológica aplicada no campo da antropologia, instrumentos para a capacitação em consultoria, planejamento, assessoria, pesquisa e prática social de mediação política, social e intercultural tanto em instituições e empresas públicas ou privadas, partidos políti-cos, sindicatos, movimentos sociais, organizações civis e/ou comunitárias, escolas, rede de saúde pública e onde se apresentar como necessário.

Local de Oferta: Campus Sosígenes Costa (Porto Seguro)Código eMEC: 1441689Carga Horária e Creditação: 2.400 horas ou mínimo de 160 Créditos.Período Mínimo para Integralização: 14 quadrimestres (9 no IHAC e 5 no CFCHS)Período Máximo para Integralização: 23 quadrimestres (14 no IHAC e 9 no CFCHS)

Bacharelado em DireitoModalidade: Presencial Turno: Vespertino e Noturno

Objetivo:

O Bacharelado em Direito pretende formar profissionais do Direito com uma visão internacional, transnacionalizada, mas sem perder de vista as suas identidades culturais e seus valores jurídicos. Pensa-se, principalmente, em focar uma visão do Direito mais e mais coordenada pelos Direitos Hu-manos, e levando em consideração demais vertentes mencionadas aproximando os ordenamentos jurídicos através de uma perspectiva pluralista.

Local de Oferta: Campus Sosígenes Costa (Porto Seguro)Carga Horária e Creditação: 4.470 horas/298 créditosPeríodo Mínimo para Integralização: 18 quadrimestres (9 no IHAC e 9 no CFCHS)Período Máximo para Integralização: 27 quadrimestres (9 no IHAC e 17 no CFCHS)

Licenciatura em HistóriaModalidade: Presencial Turno: Noturno

Objetivo:

A Licenciatura de segundo ciclo em História visa promover a formação de profissionais do mag-istério no campo especializado da História, em nível de graduação, voltada para egressos/as dos cursos de bacharelados e licenciaturas interdisciplinares (BI e LI), pautando-se na vinculação entre teoria e prática, na integração entre ensino pesquisa e extensão e na articulação entre a formação docente e os sistemas de ensino, em especial no âmbito da educação básica.

Local de Oferta: Campus Sosígenes Costa (Porto Seguro)Código eMEC: 1438418Carga Horária e Creditação: 2.800 horas ou mínimo de 186 Créditos.

Período Mínimo para Integralização: 16 quadrimestres (9 no IHAC e 7 no CFCHS)Período Máximo para Integralização: 15 quadrimestres (9 no IHAC e 6 no CFCHS)

G U I A U F S B3 6

Cursos de Terceiro Ciclo (Pós-Graduação)

A UFSB possui atualmente c inco cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e quatro programas de Pós-Graduação Str icto Sensu e o acesso se dá por meio de processo selet ivo específ ico de acordo com cada área de formação. Os programas apresentam a seguinte descr ição e perf i l :

Especial ização em Saúde Coletiva

O Curso de Especia l ização em Saúde Colet iva , v inculado ao Centro de Formação em Ciências da Saúde, objet iva desenvolver e aprofundar a formação c ient í f ica , no campo da Saúde Colet iva , dos egressos de Bacharelado ou Licenciatura Interdisc ip l inar da UFSB, prof iss ionais de saúde e educação inser idos nos s istemas públ icos e aqueles que trabalham com saúde e/ou educação em espaços não formais , por meio do embasamento teór ico e exper iência prát ico-apl icat iva , contr ibuindo para a qual i f icação dos s istemas regionais e locais de saúde.

Local de oferta: campus Jorge Amado ( Itabuna) , campus Sosígenes Costa (Porto Seguro) e campus Paulo Freire (Teixeira de Freitas) .

Especial ização em Dramaturgias Expandidas do Corpo e dos Saberes Populares

O curso art icula-se no encontro com as manifestações populares , os seus mestres e mestras , seus saberes, prát icas e epistemologias locais . Conjuga este curso a perspect iva de reaf i rmar os saberes, as prát icas , os valores e os conhecimentos assentados na ancestra l idade de suas poét icas própr ias , nos seus mais var iados desdobramentos poét icos e também nas dramaturgias corpor if icadas no espaço da tradic ional idade dos saberes que res ide entre o v iv ido e o inventado. No âmbito da cultura bras i le i ra , esses saberes reúnem um repertór io de prát icas e manifestações produzidas com e pelo corpo, outorgando, ao prospecto fulcra l dessa corporeidade, o papel de art iculador das instâncias socia is , h istór icas e cultura is que, ident i tar iamente, demarcam o campo sensível de suas fontes. O corpo como campo de conhecimento e conexão entre o tempo, o espaço, o r i to e o mito e perfaz um it inerár io de tess ituras da nossa cultura e histór ia , cuja matr iz tradic ional e popular dos saberes expressos c ircunscreve var iáveis p lura is no âmbito cênico, performát ico e também educacional .Considerando as dramaturgias do corpo no campo expandido, pretende-se ampl iar a rede de estudos em torno da escr i tura e dos códigos performát icos, poss ib i l i tando diá logos mais intr ínsecos com a cultura expressa nas comunidades em que o corpo exerce o papel protagonista enquanto ress ignif icador dos planos estét ico, subjet ivo e, estr i tamente, l igado à própr ia v ivência .

Local de oferta: campus Sosígenes Costa (Porto Seguro)

C A T Á L o G o D e C U R S o S 3 7

Especial ização em Engenharia Ambiental e Urbana

O Curso tem como objet ivo pr incipal oferecer formação complementar a prof iss ionais com atuação urbano-ambiental , capacitando-os ao atendimento das demandas atuais do planejamento urbano sustentável , part icularmente em relação aos aspectos de poluição ambiental , saneamento, s istemas de transportes , mobi l idade urbana, conforto ambiental , c l ima urbano e ambiente construído. Estes temas estão dispostos em duas L inhas de Pesquisa: Poluição ambiental e saneamento e Mobi l idade e sustentabi l idade urbana.

Local de oferta: campus Jorge Amado ( Itabuna)

Especial ização em Pedagogias das Artes

O curso objet iva const i tu ir novas formas de subjet iv idades pol í t icas e estét icas , tendo os professores/as , art istas , educadores não-formais , mediadores cultura is e demais agentes como parceiros/as fundamentais que, por seu turno, ecoarão os resultados desta empreitada entre os/as seus/suas estudantes. Espera-se promover a sensibi l ização estét ica e pol í t ica com vistas à transformação socia l baseada em valores como a indignação e a transgressão, e lementos própr ios das exper iências das Artes como campo pr iv i legiado de estudo e atuação.

Local de oferta: campus Sosígenes Costa (Porto Seguro)

Especial ização em Agroecologia e Educação do Campo

O objet ivo pr incipal do curso é fomentar a art iculação entre diferentes áreas do conhecimento, prát icas educacionais , conhecimentos tradic ionais e exper iências em agroecologia com vistas à formação de prof iss ionais capazes de promover conexões sustentáveis entre as sociedades e a natureza. Está v inculado ao Inst i tuto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Paulo Freire ( IHAC/CPF) , fazendo parte dos cursos de 3º Cic lo deste Inst i tuto. Tem carga horár ia tota l de 420 horas , sendo div id ido em quatro módulos. Os encontros ocorrem a cada quinze dias , nas sextas-feiras à noite e aos sábados pela manhã e à tarde. Sendo ass im, o curso pode ser concluído entre 14 e 18 meses.

Local de oferta: Campus Paulo Freire (Teixeira de Freitas) .

PPGES – Programa de Pós-Graduação em Estado em Sociedade

O Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade-PPGES integra o Centro de Formação em Ciências Humanas e Socia is-CFCHS. O programa

G U I A U F S B3 8

(Mestrado e Doutorado) resulta do esforço da Inst i tu ição de implantar um novo modelo de educação em cic los , a part i r de uma perspect iva interdisc ip l inar. Responde ao desaf io de formar prof iss ionais a l inhados com as novas demandas do mundo contemporâneo, bem como com as especif ic idades cultura is , socia is , art íst icas e econômicas da Região Sul do Estado da Bahia , sem negl igenciar o desenvolv imento nacional e g lobal .

Local de Oferta: campus Sosígenes Costa Área de Concentração do Curso: Estado e Sociedade

Caracterização do Mestrado

Objet iva formar pesquisadores para atender às necess idades dos setores pr ivado e públ ico, docentes e outros prof iss ionais de nível super ior nas áreas de atuação das Ciências Humanas, Socia is e Socia is Apl icadas, capazes de atuar em at iv idades l igadas à pesquisa , desenvolv imento socia l e docência em questões pr ior i tár ias para a melhor ia da qual idade de v ida da região.

Caracterização do Doutorado

Objet iva formar recursos humanos a ltamente qual i f icados e o desenvolv imento de pesquisas acadêmica e c ient í f ica voltadas para a anál ise e compreensão de questões sobre o Estado e as mediações entre Estado e Sociedade (pol í t icas públ icas , pol í t icas socia is , part ic ipação socia l , cartograf ias socia is , movimentos socia is , processos de subjet ivação, processos de emergência étnica , marcadores ident i tár ios etc . ) , de forma a contr ibuir com os esforços e ações para melhorar as condições do contexto socia l , econômico, cultura l e ambiental na região sul da Bahia , ass im como de outras regiões nacionais e/ou internacionais .

PPGER – Programa de Pós-graduação em Ensino e Relação Étnico-Raciais

O PPGER é um programa dest inado à formação cont inuada dos professores de qualquer área do conhecimento, em nível de mestrado, que estejam no exercíc io da docência na Escola Básica , ass im como para aqueles prof iss ionais inser idos em outros espaços formais e não formais de ensino.

Local de Oferta: campus Jorge Amado, campus Paulo Freire e campus Sosígenes Costa

Áreas e Linhas de Pesquisa

Área de concentração: ensino e re lações étnico racia is nas perspect ivas pós e decolonia is Estuda o desenvolv imento das prát icas para o ensino das re lações étnico-racia is

C A T Á L o G o D e C U R S o S 3 9

englobando as construções pós e decolonia is e as perspect ivas afro- indígenas. Compreende a formação de professores e professoras como espaço dessa temática em uma perspect iva interseccional com os estudos de gênero, c lasse e intercultura l idades.

1) Pós-colonia l idade e fundamentos da educação nas re lações étnico-racia is . Esta l inha de pesquisa se dedica aos estudos referentes à descolonização dos saberes inst i tu ídos por uma visão eurocêntr ica na formação de professores e professoras. Ass im, pr iv i legia debates re lat ivos aos fundamentos epistemológicos que agreguem as perspect ivas da herança intelectual afr icana, bem como a afro-indígena.

2) Relações étnico-racia is , intercultura l idades e processos de ensino-aprendizagem. A l inha pr iv i legia estudos e pesquisas baseados nas re lações interétnicas em espaços educat ivos formais e não formais , sobretudo, a memória e os processos de construção ident i tár ios de dist intos segmentos, no Sul e Extremo Sul da Bahia , como os afro-bras i le i ros , brancos, indígenas, qui lombolas , afro indígenas, c iganos, dentre outros grupos. No contexto das re lações étnicas , a l inha invest iga a inda, os modos e as formas como as sexual idades e as re lações de gênero são elaboradas, reproduzidas e ress ignif icadas nos espaços escolares e na sociedade histor icamente. Esta abordagem impuls ionará o desenvolv imento de mater ia is e métodos de ensino.

PPG-CTA – Programa de Pós-graduação Ciências e Tecnologias Ambientais

O PPG-CTA visa gerar recursos humanos para promover o conhecimento da estrutura e funcionamento dos ecossistemas naturais , ger ir o meio ambiente com estratégias ambientalmente sustentáveis , fomentar o uso e apl icação dos mecanismos legais em prol da sustentabi l idade ambiental e usar da inovação tecnológica para promover a resolução de problemas ambientais . Esses objet ivos reúnem e exigem uma abordagem mult id isc ip l inar que dá a ênfase de atuação deste programa e, portanto, ref lete sua área de concentração e as três l inhas de pesquisa que, apesar de suas abordagens disc ip l inares , convergem para entender, ger ir e resolver problemas ambientais fundamentais para a sustentabi l idade ambiental .

Local de oferta: campus Sosígenes Costa

Área de concentração: Ciências e Tecnologias Ambientais

Linhas de Pesquisa:

1) Estudos dos Sistemas Naturais : caracter izar os componentes dos s istemas naturais com foco na região sul da Bahia e abrangendo a biodivers idade da Mata

G U I A U F S B4 0

Atlânt ica e ecossistemas costeiros do Extremo Sul da Bahia; entender a dinâmica espaço-temporais destes ecossistemas bem como os processos reguladores da var iação dos ecossistemas naturais v isando auxi l iar as estratégias concretas de conservação da integr idade ambiental .

2) Gestão, Pol í t ica e Manejo Ambiental : a) d iagnost icar e propor estratégias de ut i l ização e manejo dos ecossistemas tropicais naturais e antropizados v isando a manutenção dos serviços ecossistêmicos; b) fornecer ferramentas substancia is para à sociedade c iv i l , poder públ ico e gestores tomarem decisões baseadas na noção de sustentabi l idade sobre os ecossistemas tropicais , promovendo o equi l íbr io entre a conservação dos recursos naturais e a produção econômica de bens e serviços; c) estabelecer cr i tér ios ambientais para def in ir estratégias produt ivas e de desenvolv imento em suas diferentes escalas; d) promover as estratégias de planejamento ambiental no âmbito do s istema de gestão terr i tor ia l e dos recursos naturais ; e) desenvolver pesquisas que promovam pol í t icas e estratégias de controle ambiental apl icadas aos s istemas industr ia is , urbanos e rura is .

3) Tecnologias Ambientais : incent ivar o uso de tecnologias ambientais , bem como o desenvolv imento de inovações tecnológicas capazes de promover a sustentabi l idade e a saúde ambiental do Bioma Mata At lânt ica e regiões Marinhas e Costeiras adjacentes.

PROFSAÚDE – Mestrado Profissional em Saúde da Famí l ia

O Mestrado Prof iss ional em Saúde da Famí l ia (PROFSAÚDE) é uma proposta de curso em rede nacional const i tu ída por 19 inst i tu ições de ensino l ideradas pela fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) e que conta com a retaguarda do Sistema Univers idade Aberta do SUS (UMA-SUS) , inst i tu ição que tem por f inal idade atender às necess idades de capacitação e educação permanente dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) , por meio do desenvolv imento da modal idade de educação à distância na área da saúde.

Local de oferta: campus Paulo Freire

4 1

G E S T Ã O I N S T I T U C I O N A L

R e i t o r a

P r o f . ª D r . ª J o a n a A n g é l i c a G u i m a r ã e s d a L u z V i c e - R e i t o r

P r o f . D r . F r a n c i s c o J o s é G o m e s M e s q u i t a P r ó - r e i t o r a d e G e s t ã o A c a d ê m i c a

P r o f . ª D r . ª J a n a í n a Z i t o L o s s a d aP r ó - r e i t o r d e P l a n e j a m e n t o e A d m i n i s t r a ç ã o

P r o f . D r . F r a n c i s c o J o s é G o m e s M e s q u i t a P r ó - r e i t o r d e Te c n o l o g i a d a I n f o r m a ç ã o e C o m u n i c a ç ã o

P r o f . D r . Fa b r í c i o L u c h e s i F o r g e r i n iP r ó - r e i t o r d e S u s t e n t a b i l i d a d e e I n t e g r a ç ã o S o c i a l

P r o f . D r . S a n d r o A u g u s t o S i l v a F e r r e i r aP r ó - r e i t o r d e P e s q u i s a e P ó s - G r a d u a ç ã o

P r o f . D r . R o g é r i o H e r m i d a Q u i n t e l l a

U F S B – C a m p u s J o r g e A m a d oI H A C – I n s t i t u t o d e H u m a n i d a d e s , A r t e s e C i ê n c i a s

D e c a n a

P r o f . ª D r . ª I t a d e O l i v e i r a e S i l v a D e c a n a A d j u n t a

P r o f . ª D r . ª G i l m a r a d o s S a n t o s O l i v e i r aC o o r d e n a d o r a d o B a c h a r e l a d o I n t e r d i s c i p l i n a r e m A r t e s

P r o f . ª D r . ª A l e s s a n d r a M e l l o S i m õ e s P a i v a C o o r d e n a d o r d o B a c h a r e l a d o I n t e r d i s c i p l i n a r e m C i ê n c i a s

P r o f . D r . E d i s o n R o g é r i o C a n s i C o o r d e n a d o r d o B a c h a r e l a d o I n t e r d i s c i p l i n a r e m H u m a n i d a d e s

P r o f . D r . M á r c i o A u g u s t o V i c e n t e d e C a r v a l h o C o o r d e n a d o r d o B a c h a r e l a d o I n t e r d i s c i p l i n a r e m S a ú d e

P r o f . D r . Va n n e r B o e r e S o u z a C o o r d e n a d o r a d a L i c e n c i a t u r a I n t e r d i s c i p l i n a r e m A r t e s e s u a s t e c n o l o g i a s

P r o f . ª D r . ª K e u A p o e m aC o o r d e n a d o r a d a L i c e n c i a t u r a I n t e r d i s c i p l i n a r e m C i ê n c i a s d a N a t u r e z a e s u a s t e c n o l o g i a s

P r o f . ª D r . ª J e a n e A l v e s d e A l m e i d aC o o r d e n a d o r a d a L i c e n c i a t u r a I n t e r d i s c i p l i n a r e m C i ê n c i a s H u m a n a s e S o c i a i s e s u a s t e c n o l o g i a s

P r o f . D r . G u s t a v o B r u n o B i c a l h o G o n ç a l v e sC o o r d e n a d o r a d a L i c e n c i a t u r a I n t e r d i s c i p l i n a r e m L i n g u a g e n s e s u a s t e c n o l o g i a s

P r o f . ª D r . ª F e r n a n d a L u z i a L u n k e s C o o r d e n a d o r d a L i c e n c i a t u r a I n t e r d i s c i p l i n a r e m M a t e m á t i c a e C o m p u t a ç ã o e s u a s t e c n o l o g i a s

G U I A U F S B4 2

P r o f . D r . G e r s o n d o s S a n t o s L i s b o a

C e n t r o d e F o r m a ç ã o e m C i ê n c i a s e Te c n o l o g i a s A g r o f l o r e s t a i s

D e c a n o

P r o f . D r . D a n i e l P i o t t o C o o r d e n a d o r d o B a c h a r e l a d o e m E n g e n h a r i a A g r í c o l a e A m b i e n t a l

P r o f . D r . M a t h e u s R a m a l h o d e L i m a C o o r d e n a d o r a d o B a c h a r e l a d o e m E n g e n h a r i a F l o r e s t a l

P r o f . ª D r . ª M a r a L ú c i a A g o s t i n i Va l l e

C e n t r o d e F o r m a ç ã o e m Te c n o c i ê n c i a s e I n o v a ç ã o

D e c a n o

P r o f . D r . M a r c e l o S o a r e s Te l e s S a n t o sC o o r d e n a d o r d o B a c h a r e l a d o e m E n g e n h a r i a A m b i e n t a l e d a S u s t e n t a b i l i d a d e

P r o f . D r . M a r c e l o S o a r e s Te l e s S a n t o s

C a m p u s S o s í g e n e s C o s t aI H A C – I n s t i t u t o d e H u m a n i d a d e s , A r t e s e C i ê n c i a s

D e c a n o

P r o f . D r . M a r c o s E d u a r d o C o r d e i r o B e r n a r d e s D e c a n a A d j u n t a

P r o f . ª D r . ª Â n g e l a M a r i a G a r c i a C o o r d e n a d o r d o B a c h a r e l a d o I n t e r d i s c i p l i n a r e m A r t e s

P r o f . D r . L e o n a r d o d a S i l v a S o u z a C o o r d e n a d o r d o B a c h a r e l a d o I n t e r d i s c i p l i n a r e m C i ê n c i a s

P r o f . D r . S i l v i o Ta r o u S a s a k i C o o r d e n a d o r a d o B a c h a r e l a d o I n t e r d i s c i p l i n a r e m H u m a n i d a d e s

P r o f . ª D r . ª Va l é r i a G i a n n e l l aC o o r d e n a d o r a d o B a c h a r e l a d o I n t e r d i s c i p l i n a r e m S a ú d e

P r o f . ª D r . ª M á r c i a N u n e s B a n d e i r a R o n e r C o o r d e n a d o r d a L i c e n c i a t u r a I n t e r d i s c i p l i n a r e m A r t e s e s u a s Te c n o l o g i a s

P r o f . D r . S é r g i o B a r b o s a d e C e r q u e d a C o o r d e n a d o r d a L i c e n c i a t u r a I n t e r d i s c i p l i n a r e m C i ê n c i a s d a N a t u r e z a e s u a s Te c n o l o g i a s

P r o f . D r . J a í l s o n S a n t o s d e N o v a i s C o o r d e n a d o r a d a L i c e n c i a t u r a I n t e r d i s c i p l i n a r e m C i ê n c i a s H u m a n a s e S o c i a i s e s u a s Te c n o l o g i a s

P r o f . ª D r . ª E l i a n a P ó v o a s P e r e i r a E s t r e l a B r i t o C o o r d e n a d o r a d a L i c e n c i a t u r a I n t e r d i s c i p l i n a r e m L i n g u a g e n s e s u a s Te c n o l o g i a s

P r o f . ª D r . ª L u c i a n a B e a t r i z B a s t o s Á v i l a C o o r d e n a d o r d a L i c e n c i a t u r a I n t e r d i s c i p l i n a r e m M a t e m á t i c a e C o m p u t a ç ã o e s u a s Te c n o l o g i a s

4 3

P r o f . D r . M a r c o s V i n í c i u s F e r n a n d e s C a l a z a n s

C e n t r o d e F o r m a ç ã o e m C i ê n c i a s A m b i e n t a i s

D e c a n o

P r o f . D r . C a r l o s W e r n e r H a c k r a d tC o o r d e n a d o r d o B a c h a r e l a d o e m C i ê n c i a s B i o l ó g i c a s

P r o f . D r . T h i a g o M a f r a B a t i s t aC o o r d e n a d o r d o B a c h a r e l a d o e m O c e a n o l o g i a

P r o f . D r . C a i o V i n í c i u s G a b r i g Tu r b a y R a n g e l

C e n t r o d e F o r m a ç ã o e m C i ê n c i a s H u m a n a s e S o c i a i s

D e c a n a

P r o f . ª D r . ª C h r i s t i a n n e R o c h e b o i s C o o r d e n a d o r d o B a c h a r e l a d o e m A n t r o p o l o g i a

P r o f . D r . P e d r o F o n s e c a L e a lC o o r d e n a d o r a d o B a c h a r e l a d o e m D i r e i t o

P r o f . ª D r . ª M a r i a d o C a r m o R e b o u ç a s d a C r u z F e r r e i r a d o s S a n t o sC o o r d e n a d o r a d a L i c e n c i a t u r a e m H i s t ó r i a

P r o f . ª D r . ª I v a n a M a r i a G a m e r m a n

C e n t r o d e F o r m a ç ã o e m A r t e s

D e c a n o

P r o f . D r . A l e m a r S i l v a A r a ú j o R e n a C o o r d e n a d o r d o B a c h a r e l a d o e m A r t e s d o C o r p o e m C e n a

P r o f . D r . É d e r R o d r i g u e s d a S i l v aC o o r d e n a d o r d o B a c h a r e l a d o e m S o m , I m a g e m e M o v i m e n t o

P r o f . D r . M a r c e l o S i m o n W a s e m

C a m p u s P a u l o F r e i r eI H A C – I n s t i t u t o d e H u m a n i d a d e s , A r t e s e C i ê n c i a s

D e c a n a

P r o f . ª D r . ª L í v i a S a n t o s L i m a L e m o sD e c a n a a d j u n t o

P r o f . ª D r . ª C a r o l i n e R e z e n d e C a p u t o C o o r d e n a d o r d o B a c h a r e l a d o I n t e r d i s c i p l i n a r e m A r t e s

P r o f . D r . A n d r é D o m i n g u e s d o s S a n t o s C o o r d e n a d o r d o B a c h a r e l a d o I n t e r d i s c i p l i n a r e m C i ê n c i a s

P r o f . D r . W a g n e r G o n ç a l v e s M a c e n aC o o r d e n a d o r d o B a c h a r e l a d o I n t e r d i s c i p l i n a r e m H u m a n i d a d e s

G U I A U F S B4 4

P r o f . D r . A n d r é d e A l m e i d a R e g o C o o r d e n a d o r a d o B a c h a r e l a d o I n t e r d i s c i p l i n a r e m S a ú d e

P r o f . ª D r . ª A n a P a u l a P e s s o a d e O l i v e i r aC o o r d e n a d o r d a L i c e n c i a t u r a I n t e r d i s c i p l i n a r e m A r t e s e s u a s Te c n o l o g i a s

P r o f . D r . G e s s é A l m e i d a A r a ú j oC o o r d e n a d o r a d a L i c e n c i a t u r a I n t e r d i s c i p l i n a r e m C i ê n c i a s d a N a t u r e z a e s u a s Te c n o l o g i a s

P r o f . ª D r . ª Ta i n a S o r a i a M ü l l e r C o o r d e n a d o r d a L i c e n c i a t u r a I n t e r d i s c i p l i n a r e m C i ê n c i a s H u m a n a s e S o c i a i s e s u a s Te c n o l o g i a s

P r o f . D r . L e a n d r o G a f f o C o o r d e n a d o r a d a L i c e n c i a t u r a I n t e r d i s c i p l i n a r e m L i n g u a g e n s e s u a s Te c n o l o g i a s

P r o f . ª D r . ª N a i s s a d e C a r v a l h o R a j ã oC o o r d e n a d o r d a L i c e n c i a t u r a I n t e r d i s c i p l i n a r e m M a t e m á t i c a e C o m p u t a ç ã o e s u a s Te c n o l o g i a s

P r o f . D r . V i n í c i u s N a s c i m e n t o R u f i n o

C e n t r o d e F o r m a ç ã o e m C i ê n c i a s d a S a ú d e

D e c a n o

P r o f . D r . W i l l i a m R o d r i g u e s d e F r e i t a s C o o r d e n a d o r d o B a c h a r e l a d o e m M e d i c i n a

P r o f . ª D r . ª C l a r a M ô n i c a F i g u e i r e d o d e L i m aC o o r d e n a d o r d o B a c h a r e l a d o e m P s i c o l o g i a

P r o f . D r . T h a y r o A n d r a d e C a r v a l h o

[Imagem 2] 1ª Formatura da UFSB do primeiro ciclo, em 2018 / Foto: ACS.

[Imagem 1] estudantes da UFSB no Fórum Juventude Viva - CJA/ Foto: ACS.

[Imagem 3] estudantes da UFSB / Foto: ACS.

C A T Á L o G o D e C U R S o S 4 5

G U I A U F S B4 6

QUI RenTUR, oMnIM QUAM ReRCIAF I C H A T É C N I C A

P e s q u i s a e c r i a ç ã o

J a n a í n a Z i t o L o s a d a P r ó - r e i t o r a d e G e s t ã o A c a d ê m i c a

M i l e n a C l á u d i a M a g a l h ã e s S a n t o s D i r e t o r a d e E n s i n o - A p r e n d i z a g e m

A n a C r i s t i n a S a n t o s P e i x o t o A s s e s s o r a E s p e c i a l d e E n s i n o e Te c n o l o g i a

L í v i a G o z z e r C o s t a C o o r d e n a d o r a d e P r á t i c a s E d u c a t i v a s

R a f a e l e A l m e i d a S o a r e s C h e f e d o S e t o r d e I n o v a ç ã o e E s t r a t é g i a s d e E n s i n o - A p r e n d i z a g e m

F e r n a n d a A m o r i m d a S i l v a R e i s C h e f e d o S e t o r d e A c o m p a n h a m e n t o P e d a g ó g i c o

J o s é C l á u d i o F e r r e i r a d a S i l v a C h e f e d e S e t o r d e D i p l o m a s e C e r t i f i c a d o s

L e o n a r d o P r a d o C o r r e i a C h e f e d e S e t o r d e A p o i o a G e s t ã o d a I n f o r m a ç ã o

M a r í l i a B i s p o d e S a n t a n a C h e f e d e S e t o r d e P e r c u r s o s A c a d ê m i c o s

F r e d S a n t a n a B o r b a S e t o r d e P r o c e s s o s S e l e t i v o s

D i a g r a m a ç ã o A C S – A s s e s s o r i a d e C o m u n i c a ç ã o – U F S B

I m a g e n s A C S – A s s e s s o r i a d e C o m u n i c a ç ã o – U F S B I m a g e n s d o e v e n t o B e l o D i a : M á r c i o B a y e r l

R e v i s ã o M i l e n a C l á u d i a M a g a l h ã e s S a n t o s D i r e t o r a d e E n s i n o - A p r e n d i z a g e m

R e v i s ã o Té c n i c a

R a f a e l e A l m e i d a S o a r e s C h e f e d o S e t o r d e I n o v a ç ã o e E s t r a t é g i a s d e E n s i n o - A p r e n d i z a g e m

R o d r i g o P e r e i r a M e s q u i t a C o o r d e n a d o r d e D a d o s e I n f o r m a ç õ e s A c a d ê m i c a s