guia turístico de santa cruz de tenerife · por maio, poucos meses depois do carnaval, uma festa...

96
Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife

Upload: ngodieu

Post on 03-Dec-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

Guia Turísticode Santa Cruz de Tenerife

Page 2: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval
Page 3: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

Apresentação Institucional 4

Generalidades 10

Santa Cruz + História 16

Santa Cruz + Contemporânea 32

Santa Cruz + Cultura 38

Santa Cruz + Lazer 48

Santa Cruz + Comércio 66

Santa Cruz + Sabor 74

Santa Cruz + Verde 78

Santa Cruz + os seus Distritos 84

Roteiros pela cidade 86

Guia Prático 88

Índice

Page 4: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

4

Santa Cruz de Tenerife é uma cidade antiga com muitos anos de história às suas costas. Mas tam-bém é uma urbe moderna encravada na melhor encruzilhada de caminhos dos três continentes que se assomam ao Atlântico.

Durante muito tempo fomos a capital política e administrativa do Arquipélago e agora somamos à nossa secular liderança regional uma variada gama de propostas que tornarão muito interes-sante a visita dos turistas de qualquer procedência.

A cultura, o folclore, a arquitectura singular, o potencial da nossa gastronomia, a riqueza do paladar e a variedade dos nossos vinhos e o cli-ma privilegiado, juntamente com as mais belas paisagens, o sol e a praia, satisfarão com certeza a curiosidade de todos aqueles que vêm de fora para conhecer os nossos costumes.

Santa Cruz é uma cidade de museus, de parques e de jardins repletos da mais exuberante flora. É a cidade das esculturas de rua e a urbe que celebra a Cruz lá por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval da velha Euro-pa e um dos mais famosos e populares do mundo.

Santa Cruz mantém vivos o seu circuito cultural e as suas festas mais tradicionais durante todo o

ano. O Porto traz-nos por mar dezenas de transa-tlânticos que transportam milhares de cruzeiris-tas de luxo. As ruas comerciais do centro urbano estão abertas para comprar os produtos mais artesanais ou típicos ou os mais inovadores das tecnologias modernas.

Em breve, Santa Cruz, uma cidade ligada ao mar desde a sua fundação, contará com a mais bem equipada praia urbana do velho continente: Las Teresitas. E além da sua tradição comercial, da generosidade do seu clima subtropical, da sua gastronomia e das suas festas, também continu-aremos a oferecer ao visitante a cidade rural que se revela através dos seus campos e das encostas onde estão os casarios habitados da nossa cordi-lheira de Anaga.

Somos, portanto, uma cidade que reúne no seu território municipal um variado leque de possibili-dades de cultura, entretenimento, lazer ou prática desportiva.

Por todos estes motivos, Santa Cruz continuará a ser a melhor opção turística deste lado do mundo. As portas da nossa cidade estão abertas para to-dos. Nenhum turista se sentirá defraudado.

Santa Cruz de Tenerife encruzilhadaatlântica de três continentes

Miguel Zerolo AguilarPresidente da Câmara Municipal de Santa Cruz de Tenerife

Page 5: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

· 54

Apre

sent

ação

Miguel Zerolo Aguilar. Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz de Tenerife

Santa Cruz de Tenerife encruzilhadaatlântica de três continentes

Page 6: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

1010

Localização geográfica

e área do municípios

Santa Cruz é o município capital localizado no Nordeste da ilha de Tenerife, a maior das sete ilhas que formam o Arquipélago Canário, situada entre as ilhas de Gran Canária, La Gomera e La Palma.

O município tem, aproximadamente, 150 km2, compreende a cidade de Santa Cruz de Tenerife, sendo a outra parte da sua área ocupada pelo Maciço de Anaga, o que lhe proporciona a sua orografia escarpada, com fundos precipícios e uma natureza excepcional, rica em espécies únicas tanto de flora como de fauna.

Santa Cruz de Tenerife tem tudo, é uma combi-nação perfeita de mar, natureza virgem e cidade que, apesar de aberta aos novos tempos, preserva a essência tradicional e a franqueza da sua per-sonalidade.

Generalidades

INDICADORES GEOGRÁFICOSDE SANTA CRUZ DE TENERIFE

VALOR UNIDADE

Altitude Capital Municipal 4 ms.

Altitude Máxima 750 ms.

Altitude Mínima 4 ms.

Coordenada U.T.M. (X) 377.123 U.T.M.

Coordenada U.T.M. (Y) 3.149.984 U.T.M.

Latitude 28° 28’ N º ‘

Longitude 16° 15’ W º ‘

Extensão de costa 58,33 Kms.

Perímetro Municipal 111,13 Kms.

Área 150,56 kms2

Fonte: Instituto Canário de Estatística (ISTAC). Elaboração: Observatório Socioeconómico. Sociedade de Desenvolvimento de Santa Cruz de Tenerife.

TenerifeSanta Cruz de Tenerife

La PaLma

eL HierroLa Gomera

Gran Canaria

fuerTevenTura

LanzaroTe

iLHaS CanariaSoCÉano aTLanTiCo

“Tenerife é a maior ilha do arquipélago canário”

Page 7: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

10 · 1110

Gene

ralid

ades

Maciço de Anaga.

Generalidades

Page 8: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

1212

Clima

A proximidade ao Trópico de Câncer e a acção dos ventos alísios permite que a cidade desfrute de uma bonança climática que esta reflectida nas variações mínimas das temperaturas ao longo de todo o ano, não havendo diferenças significati-vas entre as estações nem entre o dia e a noite. A média anual situa-se em torno dos 21 ºC.

As precipitações na cidade são moderadas e têm uma distribuição desigual: os meses de Outubro a Março são aqueles em que ocorre maior precipitação e a estação estival é a época mais seca.

Valores históricos mensais de Santa Cruz de Tenerife.

“Santa Cruz de Tenerife,primavera eterna”

JAN FEV MAR ABR MAIO JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

Máximas 21°C 21°C 22°C 22°C 24°C 26°C 28°C 29°C 28°C 26°C 24°C 22°C

Mínimas 15°C 15°C 16°C 16°C 18°C 19°C 21°C 21°C 21°C 20°C 18°C 16°C

Media 18°C 18°C 19°C 19°C 21°C 22°C 25°C 25°C 25°C 23°C 21°C 19°C

Precipitação 36 mm

36 mm

28 mm

14 mm

4 mm 1 mm 0 mm 1 mm 6 mm 18 mm

28 mm

43 mm

Page 9: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

12 · 1312

Gene

ralid

ades

Maciço de Anaga.

Page 10: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

1414

Economía

População

Moeda e idioma

Fonte: Recenseamento Municipal de Santa Cruz de Tenerife. Elaboração: Observatório Socioeconómico. Sociedade de Desenvolvimento de Santa Cruz de Tenerife.

POPULAÇÃO RESIDENTE NO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DE TENERIFE, POR DISTRITOS E SUPERFÍCIE (KM2). 2006

Residentes Km2 Densidad de población

ANAGA 14.233 119,3 119,3 Hab/km2

CENTRO 53.983 4,4 12.236,2 Hab/km2

OFRA-COSTA SUR 47.892 7,5 6.357,7 Hab/km2

SALUD-LA SALLE 70.806 4,1 17.104,8 Hab/km2

SUROESTE 42.360 14,6 2.905,6 Hab/km2

SANTA CRUZ DE TENERIFE 229.274 150,0 1.528,7 Hab/km2

Moeda Euro

Idioma Espanhol

EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO RESIDENTE NO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DE TENERIFE. 2004-2006.

2004 2005 2006

Residentes 224.268 228.594 229.274

Variação Interanual (%) 1,93% 0,30%

Fonte: Recenseamento Municipal de Santa Cruz de Tenerife. Elaboração: Observatório Socioeconómico. Sociedade de Desenvolvimento de Santa Cruz de Tenerife.

Fonte: Instituto Canário de Estatística (ISTAC). Elaboração: Observatório Socioeconómico. Sociedade de Desenvolvimento de Santa Cruz de Tenerife.

SERVIçOSEMPRESARIAIS E IMOBILIÁRIOS 19,2%

TRANSPORTES ECOMUNICAçõES 11,6%

COMÉRCIO ERESTAURAçãO 10,9%

ADMINISTRAçõESPÚBLICAS 9,7%INTERMEDIAçãO

FINANCEIRA 8,4%

CONSTRUçãO 8,1%

EDUCAçãO 7,6%

SANIDAD YSERVICIOS SOCIALES

7,5%

HOTELARIA 5,2%

OUTRAS 11,8%

Page 11: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

14 · 1514

Gene

ralid

ades

Sistema Político

Santa Cruz de Tenerife é a capital administra-tiva desta ilha e da região do mesmo nome composta por Tenerife, La Palma, La Gomera e El Hierro. Da mesma forma, partilha o es-tatuto de capital da Comunidade Autónoma das Canárias com a cidade de Las Palmas de Gran Canaria.

Santa Cruz de Tenerife recebe a Sede do Par-lamento das Canárias bem como, em legis-laturas alternadas, a Sede da Presidência do Governo.

Acessos e Transportes

Por estrada:A cidade dispõe de acessos por estrada atra-vés da auto-estrada Norte da ilha TF-5 em caso de viajantes provenientes do norte da ilha ou do aeroporto Los Rodeos (TFN). Para quem venha do Sul da ilha ou chegue ao ae-roporto Rainha Sofia (TFS), o acesso à cidade faz-se pela auto-estrada Sul TF-1. Santa Cruz de Tenerife oferece a comodidade dos trans-portes públicos com linhas regulares de au-tocarros tanto urbanos como interurbanos e recentemente foi inaugurado o eléctrico que liga o município capital ao município de La Laguna.

Por mar:A ilha de Tenerife dispõe de portos de atracação

de barcos de transporte marítimo e de ferries procedentes das restantes ilhas das Canárias, sendo um dos mais importantes o porto de Santa Cruz de Tenerife, que também se tor-nou um importante ponto de escala de cru-zeiros das rotas atlânticas (procedentes do Mediterrâneo e da América).

Entre as ligações a destacar quanto a trans-porte marítimo, ao porto da capital chegam barcos procedentes de Gran Canaria, La Pal-ma, El Hierro, entre outras ilhas. Dentro da zona portuária encontram-se os escritórios de diferentes companhias que prestam este tipo de serviços, com excelentes preços e horários.

Por ar:A ilha de Tenerife conta com dois aeroportos, Los Rodeos (TFN) situado a Norte de Tenerife, a uns 12 quilómetros de Santa Cruz, e o ae-roporto Rainha Sofia (TFS), no Sul da ilha, a cerca de 60 quilómetros da capital. Ambos os aeroportos ligam a ilha de Tenerife ao resto do arquipélago, ao território espanhol e ao mundo.

Sendo o turismo a sua principal actividade económica e fonte de receitas, Tenerife pos-sui boas ligações com voos directos de am-bos os aeroportos para outros países do resto da Europa, da África e da América.

Page 12: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

1616

“De Menceyato àporta da Conquista”.

Santa Cruz de Tenerife desenvolveu-se dentro do que, na época pré-hispânica, os guanches denominavam Anaga, um dos menceyatos (reinados) dos nove em que se dividia a ilha antes da conquista e foi fundada na praia de Añazo.

Foram várias as expedições anteriores leva-das a cabo na zona, algumas resultantes das escalas de navegação de barcos procedentes do comércio marítimo entre a Europa, a África e a América, outras foram tentativas de mera pilhagem e captura de aborígenes como es-cravos. No entanto, em 1464, na zona litoral denominada El Bufadero, os guanches de Ben-como (mencey ou rei de Anaga nessa época) e os soldados espanhóis sob o comando de Diego de Herrera assinaram as “Pazes de El Bufadero”.

Mas só foi em 3 de Maio de 1494 que Alonso Fernández de Lugo, “El Adelantado”, arribou

Santa Cruz + Historia“Uma cidade viva. Cada recanto éuma descoberta para os sentidos”

Iglesia de La Concepción.Detalle.

Page 13: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

16 · 1716

Sant

a Cr

uz +

His

toria

Baía de Santa Cruz. Conquista de Tenerife.

com as suas tropas à praia de Añazo e cele-brou a primeira missa católica, cravando uma Cruz de madeira que posteriormente deu o nome a esta cidade. Este foi o primeiro epi-sódio da conquista definitiva de Tenerife, que terminou em 1496.

Santa Cruz de Tenerife era, no início, um con-junto de casas humildes junto do porto da baía que os espanhóis fortificaram cuidadosa-mente por causa da possibilidade de invasão e ataque dos piratas, corsários ou outros povos que queriam reconquistar a ilha ou entrar em La Laguna, o primeiro local de estabelecimen-

to dos poderes políticos e eclesiásticos da Co-roa Espanhola na ilha.

Mas este pequeno casario foi ganhando pro-tagonismo e esplendor por mérito próprio de-vido às actividades mercantis próprias da sua condição portuária e graças a episódios como a vitória obtida pelos seus habitantes sobre os ingleses ao comando do Contra-almirante Horatio Nelson, na madrugada de 25 de Julho de 1797, feito conhecido como La Gesta de 25 de Julho, após o qual Santa Cruz foi declarada Vila Isenta com independência da cidade de La Laguna.

Page 14: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

1818

Zonas Históricas

Bairro de La Concepción

Situa-se na parte da cidade mais próxima do mar, junto ao seu importante porto comer-cial. Entre as suas ruas pedonais onde actu-almente há restaurantes, locais de ensaio de grupos carnavalescos e sedes várias de ins-tituições, numerosos edifícios testemunham o devir histórico da cidade. Um exemplo é a Igreja de La Concepción, cuja primeira cons-trução data de 1500, embora fosse recons-truída em 1653. No seu interior pode ver-se a imagem da Virgem de La Consolación (século XV). Em torno desta igreja encontrava-se o núcleo original de Santa Cruz que até 1859 era apenas o porto da cidade vizinha de San Cristóbal de La Laguna.

Igreja Nª Sª de La Concepción

No ano de 1500 deu-se início à construção de uma igreja dedicada à Santa Cruz, funda-da pelo padre Juan Guerra. O templo, que em 1638 recebeu o nome de Nossa Senhora de La Concepción, foi arrasado por um incêndio em 1652 e reedificado em 1653. A actual torre foi erguida em 1786.

Assim, a estrutura actual pertence aos séculos XVII e XVIII e é composta por cinco naves, com

planta de cruz latina e estrutura arquitectó-nica toscana, com o selo da estética colonial canária.

Este templo guarda um património artístico muito importante. Os elementos mais antigos são a pequena imagem gótica da Virgem de La Consolación, a quem o conquistador Fer-nández de Lugo erigiu uma ermida em 1496, e a Cruz da Conquista, trazida para terra por este militar aquando do seu desembarque no ano de 1494.

A igreja dispõe de uma série de pias de már-more de feitura genovesa.

No púlpito destacam-se as esculturas do artis-ta tinerfenho Rodríguez de La Oliva. Em ouri-vesaria é de referir o trono de prata que trans-porta a imagem do Santo Enterro na Páscoa, considerado entre os melhores das Canárias. Na sacristia conserva-se o trono do Corpus, feito pelo cordovês Damián de Castro, artista do qual também se conservam outras peças.

Os irmãos Logman dotaram este templo, onde exerceram o sacerdócio, de obras valiosas, como a bela custódia chamada “de los Log-

1

Page 15: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

18 · 1918

Sant

a Cr

uz +

His

toria

Igreja de Nossa Senhora de La Concepción.

Page 16: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

2020

man”. Para muitos, a obra-prima desta igreja é a capela de Los Carta, na antessacristia. Foi mandada construir pelo capitão Matías Ro-dríguez Carta, no século XVIII, e dedicada a São Matias. O seu retábulo é de uma gran-de riqueza, em estilo barroco-churrigueresco. O altar-mor é dominado por La Inmaculada Concepción, uma imagem magnífica do artis-ta orotavense Fernando Estévez. O retábulo é uma das mais elegantes mostras do barroco em Tenerife.

O templo conserva uma das melhores peças de arte sacra da Ilha, o Cristo de El Buen Viaje, do século XVII, juntamente com outras peças de valor como obras dos imaginários canários Miguel Arroyo, Luján Pérez, Rodríguez de La Oliva, González de Ocampo e Fernando Esté-vez.

Quanto a obras pictóricas, a igreja alberga dois interessantes quadros de Juan de Miran-da e outras obras anónimas. A igreja conta também com um importante arquivo musical e um órgão construído em Londres em 1862.

Antigo Hospital Civil de NossaSenhora de Los Desamparados

Entre os edifícios de carácter público do sécu-lo XVIII que ainda existem na cidade encon-tra-se o Hospital Civil de Los Desamparados,

situado na margem direita do Barranco de Santos. O Hospital entrou em funcionamen-to em 1753 com uma capacidade de trinta camas. No século seguinte, o arquitecto Ma-nuel de Oraá reforma-o seguindo princípios de saneamento e melhoria. Em 1888 um gra-ve incêndio destruiu grande parte do edifício. O arquitecto Manuel de Cámara dirigiu as obras de reconstrução intervindo em parti-cular no seu interior. A fachada do edifício é um dos expoentes máximos da arquitectura neoclássica nas Canárias.

Convento de Santo Domingo

Por volta de 1573, procedeu-se à constru-ção de uma nova ermida dedicada a Nossa Senhora de La Consolación a Oeste da ci-dade, perto do Barranco de Santos. O novo edifício serviu para os frades dominicanos fundarem um convento no início do século XVII.

A ermida tinha sido trasladada da sua lo-calização original, a Laje de San Cristóbal, para o extremo superior da cidade.

Este bairro ficou conhecido como La Con-solación e também como Bairro de Vilaflor, passando depois a ter a denominação ac-tual de Miraflores. O espaço que havia em

Maquete de Santa Cruz de Tenerife no século XVIII.

Page 17: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

20 · 2120

Sant

a Cr

uz +

His

toria

frente do convento ficou logo conhecido, depois do aparecimento do Teatro, como Praça do Teatro, embora mais recentemente o seu nome tenha sido mudado para Praça Isla de Madeira.

Diante do convento havia uma pequena praceta chamada, no início, de La Consola-ción e que depois de Santo Domingo, onde ainda hoje existe uma fonte de água.

Antigo Castelo San Cristóbal

A sua construção foi iniciada em Dezembro de 1575 quando o Cabildo obteve o acordo do rei Felipe II. Os planos foram desenhados por Francés de Álava, como engenheiro, embora a posterior construção tenha sido encarregada a Marcos Enríquez. A obra, possivelmente, foi concluída em 1581.

A forma do castelo era quadrada, com os qua-tro ângulos em ponta, muros altos, parapeitos com troneiras e um escudo de São Cristóvão na porta principal. No interior, encontravam-se o paiol para a pólvora, a cisterna e os aposen-tos do alcaide. Pouco depois da sua edificação, apareceram em Tenerife artilheiros habilitados para levarem a cabo com eficácia a sua mis-são.

A fisionomia do castelo foi transformando-se

com o passar dos anos e, no fim do século XVIII, empreenderam-se obras nos muros adossados, para a sua conversão na residên-cia do alcaide.

Grande parte da história de Santa Cruz está ligada ao Castelo de San Cristóbal:

• 30 de Abril de 1657, entrou na batalha con-tra a armada inglesa do almirante Blake.

• 6 de Novembro de 1706, Santa Cruz é no-vamente atacada por uma esquadra inglesa às ordens de John Gennings.

• A principal façanha bélica foi a alcançada em 25 de Julho de 1797 contra a armada britâni-ca comandada, desta vez, por Horatio Nelson.

Chegou uma altura em que os planos urbanísti-cos de Santa Cruz exigiram o desaparecimento do velho castelo e nos quais estava prevista a construção de uma grande praça na própria entrada da cidade. Em 1908, já existiam os projectos dos edifícios do Cabildo, dos Correios e do Casino de Santa Cruz, pelo que o projecto de demolição parecia iminente. Desde então, o castelo foi propriedade do Município até 1929, altura em que a demolição é levada a cabo. Em Março de 1930 tinha desaparecido por comple-to. Não obstante, as suas muralhas e bases ainda permanecem sob a actual Praça de Espanha.

Cabildo e Correios.

Page 18: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

2222

Praça de La Candelaria

É uma das principais “portas” de entrada na cidade e recebia aqueles que chegavam vindos do cais. Trata-se de um espaçoso largo que con-tinua a dar as boas-vindas aos nossos visitantes e que serve para os cidadãos demonstrarem a sua alegria em qualquer tipo de manifestação festiva ou, simplesmente, como passeio para qualquer habitante da cidade.

A sua origem remonta aos fins do século XVI quando a actual Rua de El Castillo, na sua parte inferior, chegava à beira-mar, existindo uma fila de casas que conforma o seu limite inferior Es-tas casas foram demolidas para alargar a peri-feria do castelo. Por este motivo, o seu primeiro nome foi Praça de El Castillo.

Posteriormente, no século XVIII o recinto recebe a Pia, ficando então a ser conhecida por Praça de La Pila. Também data dessa altura a coloca-ção da Cruz de Mármore que tinha estado no extremo Oeste, isto é, na parte superior, e que simboliza o nome da cidade. Actualmente, esta cruz pode ser admirada na Praça de La Iglesia.

Ostentou o nome de Praça de La Pila por lá se encontrar uma fonte de água, a Pia, o primeiro ornato escultórico de Santa Cruz de Tenerife.

Aparece outro monumento de mármore ge-

novês colocado no extremo oposto, no lado Este da praça e executado em 1778. Trata-se do Monumento denominado, “O Triunfo da Virgem da Candelária” (Pascuale Bocciardo), padroeira de Tenerife, representando a sua aparição aos guanches. É composto por uma pirâmide coroada pela Virgem e com textos nas quatro faces. Debaixo da Virgem estão quatro estátuas de tamanho natural que re-presentam os Mecenyes dos quatro reinos da ilha de “El Bando de Pazes”, e finalmente, na base do monumento, havia quatro alegorias que representavam as estações e que actual-mente desapareceram.

O seu segundo nome foi Praça Real e a sua fisionomia era definida por uma série de co-lunas entrelaçadas com umas correntes que rodeavam a praça. O terceiro nome, Praça de La Constitución, tem origem no ano de 1812 e deve-se às Cortes de Cádis. Por fim, no ano de 1956 receberia o actual nome de Praça de La Candelaria.

Palácio de Los Carta

É talvez o lugar mais conhecido de Santa Cruz durante o século XVIII. Situado na Praça de La Candelaria, foi mandado construir em 1721 por Matías Rodríguez Carta ficando ter-minado em 1752. Apresenta uma fachada de

O Triunfo da Virgem da Candelária (Pascuale Bocciardo). Palácio de Los Carta.

2

3

Page 19: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

22 · 2322

Sant

a Cr

uz +

His

toria

alvenaria dividida em três pisos e rematada por uma cornija ondulada na secção central. No interior contava com dois pátios de estilo tradicional canário. No século passado serviu de residência para os capitães-generais até à construção da capitania. Foi sede do Governo Civil e, por último, foi a agência principal de um banco.

Praça de El Príncipe

No século XIX, em pleno Romantismo e à medida que a cidade crescia, outra praça com uma importância especial foi a Praça de El Príncipe, construída no terreno que tinha sido a horta do convento franciscano.

Em 1871 é colocada, por iniciativa particular, uma grande fonte de ferro no centro da praça, da qual actualmente só resta a taça superior situada na parte traseira da praça. Tal como na alameda, na entrada foram instaladas duas estátuas alegóricas à Primavera e ao Verão. Em 1929, instalou-se o coreto que hoje ali vemos e que ocasionalmente serve como palco para a actuação da Banda Municipal de Música.

Antigo Convento Franciscanoe Igreja de San Francisco

A existência em Santa Cruz de dois conven-

tos é algo que, nos dias de hoje, poderia ser surpreendente. O único vestígio que perdurou destes dois edifícios é a magnífica igreja de San Francisco, pertencente ao antigo convento franciscano. Os frades franciscanos instalaram-se na ermida da Nossa Senhora de La Soledad, situada no que antigamente eram os arrabal-des da cidade, o Barranco de Guaite.

O pedido para a fundação foi formulado no início do ano de 1677, tendo a sua instala-ção sido autorizada um ano mais tarde sob a advocação de San Pedro Alcántara. A capela-mor só ficou concluída em 1721. A igreja foi ampliada com três naves da forma que hoje a vemos. Em 1760 é proposta a construção de uma nova nave nos terrenos na direcção à Rua de El Tigre, hoje Villalba Hervás. Em 1776 dá-se início à terceira e última nave, pegada ao convento e finalizada no ano seguinte. A fachada actual da igreja de San Francisco data aproximadamente de 1777, pois, na sua cons-trução, foram aproveitados os trabalhos da nave da Epístola, aumentando-se um pouco a altura da nave principal para dar mais luz ao interior.

Quanto ao convento, era um edifício bastante espaçoso contíguo à igreja. No exterior apre-sentava uma fachada virada para a Praça de San Francisco, que manteve até ao nosso sé-culo. Hoje só nos resta a torre que começou a

Praça de El Príncipe. Igreja de San Francisco.

4

5

Page 20: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

2424

ser construída em 1769 e que foi erguida, três anos mais tarde, até ao campanário. A cúpu-la revestida de azulejos era coroada por uma estátua da Virgem e também ficou concluída em 1777.

Alameda de El Duque de Santa Elena

Iniciando o percurso pela parte baixa da cida-de, ou seja, pela zona mais próxima do cais, podemos passear pela Alameda de El Muelle ou Alameda de El Marqués de Branciforte, as-sim baptizada em honra do Capitão General das Canárias que a mandou a construir no ano de 1787, também conhecida em tempos por Alameda 14 de Abril.

A sua entrada era composta por três arcos co-roados com as Armas Reais de Espanha e em ambos os lados havia duas estátuas de már-more branco que representavam a Primavera e o Verão, havendo outra estátua que represen-tava o Tempo no fim da alameda.

Prolongava-se para a zona de San Andrés e o passeio tinha três ruas que, com os seus pláta-nos do Líbano e loureiros-da-índia, ofereciam uma paisagem verde e muito agradável para passear.

Na rua do meio e quase no fim do passeio encontra-se uma fonte de mármore de Carra-

ra coroada por três tritões ou golfinhos. É um local para agradáveis encontros e conversas bem como zona de passeio e lazer.

Praça de Valeriano Weyler

A Rua de La Consolación unia-se na sua par-te final e superior ao antigo caminho para La Laguna, iniciando o seu percurso defronte fa actual Praça de Weyler. Por este motivo, o local começou por se chamar La Salida, e aí havia um enorme bulício produzido pela paragem de transportes públicos com a afluência das pes-soas que entravam ou saíam de Santa Cruz.

Neste local esteve instalado o antigo Hospital Militar até que, mais tarde, foi demolido pelo Capitão-General das Canárias Valeriano Wey-ler, construindo-se no mesmo terreno a actual Capitania Geral. Assim foi baptizada como Praça de Weyler, em honra do ilustre militar. Nesta praça também convergia a Rua de El Castillo.

Bairro del Toscal

Também foi conhecido como Los Toscales ou Las Toscas, com certeza, pela estrutura do seu terreno, irregular e baldio. Encontrava-se na jurisdição da igreja de San Francisco. Este bairro experimentou um grande crescimento

Praça de Valeriano Weyler.

6

7

Page 21: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

24 · 2524

Sant

a Cr

uz +

His

toria

durante o século XVIII e, possivelmente, foi o maior de toda a Santa Cruz. Começam a surgir pelo lado Norte da localidade casas novas construídas com os materiais de bai-xa qualidade que o terreno proporcionava, impondo-se em muitos casos o modelo das cidadelas.

Aparecem ruas como a de Santiago, San Mi-guel, Tribulaciones, La Luna, etc., que pouco a pouco ocuparam todo o terreno disponível nessa parte da cidade.

Fonte de Isabel II

É composta por uma taça, um primeiro cor-po de 6 colunas toscanas que sustêm o piso, e um segundo corpo ou remate coroado pe-las armas da cidade. Nos intercolúnios há cinco cabeças de leão de bronze que deitam água. Foi construída com granito basáltico azulado e colocada em 25 de Agosto de 1845 para celebrar o aniversário da Sere-níssima Senhora Infanta Dona María Luisa Fernanda.

Quartel de Almeida

Em 1854 decidiu-se a construção do Forte de Almeida, e, em 21 de Abril, o coronel de engenharia Clavijo y Plo apresentou o seu projecto. Em 22 de Setembro desse ano o

projecto foi aprovado, iniciando-se a obra em 6 de Novembro. Em 1884 é dada por concluída, embora já não tivesse valor mi-litar, devido aos progressos nas técnicas de artilharia e ao crescimento da localidade à sua volta.

Serviu como sede do Regimento de Artilha-ria. Em 1890, o quartel estava equipado com uns 30 canhões, entre os quais se in-cluíam 8 obuses de 21 cm e 21 canhões situados no terraço. Ao longo da sua histó-ria, o quartel sofreu diversas remodelações até que em 1940 é desarmado e converti-do no actual Museu Militar Regional das Canárias. Actualmente o Museu conta com distintas peças, entre as quais se encon-tram:

• O canhão Tigre, famoso porque a metralha de um dos seus canhonaços provocou diver-sas feridas no braço do Almirante Horatio Nelson.

• O canhão Hércules.

Os seus fundos fazem deste museu um dos mais importantes centros de investigação das Canárias em cartografia histórica. O visitante também pode admirar uma parte do conjunto das armas utilizadas nas ba-talhas pela Conquista de Tenerife.

Fonte de Isabel II. Canhão Tigre.

8

9

Page 22: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

2626

Bairro de El Cabo e Los Llanos

Castelo de San Juan

O flanco Sul da cidade estava protegido pelo Castelo de San Juan Bautista. Em 1641 foi decidida a sua construção na zona conhecida por La Caleta de Negros. Três anos mais tarde a obra foi terminada.

Tratava-se de um edifício com torre circular de alvenaria, estando anexas as dependên-cias das tropas e dos oficiais e o paiol. Assim se manteve até 1765, quando o engenheiro militar Alejandro de los Ángeles projecta o edifício tal e como o conhecemos hoje, de planta circular e com um alçado de alvenaria desde as fundações.

Ermida de Nossa Senhora de Regla

Localiza-se nos arredores da cidade na zona Sul, no chamado Caminho de Las Cruces ou El Calvario, por ser o lugar de enterro em alturas de mortandade catastrófica. Esta ermida foi fundada em 1643 pelo Cabildo sob a advocação de Nossa Senhora de Gua-dalupe embora, popularmente, tenha sido denominada de La Regla, servindo durante muitos anos como capela à guarnição do Castelo de San Juan que se encontra nas imediações.

Casa da Pólvora

Trata-se de outra das construções defensivas existentes em Santa Cruz. Construída entre 1756 e 1758 nas proximidades do Castelo de San Juan, obra do engenheiro militar La Pierre, é composta por uma grande nave de planta rectangular coberta por uma abóbada de meio canhão.

Casa da Pólvora

10 11

12

Page 23: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

26 · 2726

Sant

a Cr

uz +

His

toria

Castelo de San Juan

Page 24: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

2828

Porto de Santa Cruz de Tenerife

A condição de porto define, desde os seus primórdios, a história de Santa Cruz. Pri-meiro, como ponto de chegada das expe-dições de europeus e, posteriormente, de-pois de concluído o processo de conquista, como um dos principais portos de Tenerife, o mais perto da cidade.

Desde muito cedo foi designado como por-to principal, e através dele exportava-se o açúcar, urzela e trigo. Era também o ponto de orientação para a navegação interinsu-lar e, durante o século XVII, metade dos navios da carreira das Índias passava pelo Porto de Santa Cruz.

A cidade foi sempre a receptora de pro-dutos manufacturados e alimentares que a ilha não produzia ou nos quais era defici-tária, sobretudo trigo.

No início do século XVI foi proibido tirar trigo e cevada da ilha, qualquer embarque devia ser realizado através do Porto Real de Santa Cruz. Uma das principais preocu-pações do Cabildo de Tenerife foi dotar o porto de um cais para melhorar as comu-nicações.

Depois da conquista da ilha, os baluartes

de defesa viraram-se definitivamente para o mar, pois o porto principal era indispen-sável para a ilha.

Os ataques contra Santa Cruz durante o Antigo Regime eram levados a cabo, es-sencialmente, por piratas e corsários. A presença de navios corsários em frente ao Porto era uma imagem frequente para os seus habitantes.

O século XVIII significou, para o porto, um verdadeiro ponto de viragem que o levaria ao desenvolvimento, motivado principal-mente, por quatro razões:

• Os progressos ao nível das vias de comu-nicação interiores, que simplificavam o trans-porte dos produtos manufacturados da zona norte da ilha.

• O estabelecimento dos capitães-generais em Santa Cruz.

• O aparecimento de uma pequena classe bur-guesa e comercial relacionada com o porto.

• A erupção vulcânica de 1706 que destruiu o porto de Garachico, até então, o mais impor-tante no tráfego comercial.

Page 25: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

28 · 2928

Sant

a Cr

uz +

His

toria

Porto de Santa Cruz de Tenerife.

Estas condições permitiram que Santa Cruz deixasse de ser considerada como porto de La Laguna e se convertesse num núcleo comercial cada vez mais importante. Deste modo, pode considerar-se que a actual cidade de Santa Cruz de Tenerife teve a sua origem no porto.

As constantes melhorias contribuíram subs-tancialmente para esta evolução. Foi necessá-rio projectar uma nova localização para o cais dado que as transacções efectuadas até então em La Caleta tinham agora de ser levadas a cabo num local com maior profundidade. Nes-te sentido, o engenheiro militar Miguel Beni-to Herrán propôs, sem resultados, no ano de 1729 a construção de um quebra-mar a come-çar na chamada Laje de San Cristóbal.

Mais tarde, em 1741, o comandante general Bonito y Pignatelli encomendou ao engenhei-ro Antonio La Rivière o estudo e projecto da proposta elaborada anteriormente por Benito Herrán. No ano seguinte, La Riviére entregou o seu plano, que foi aprovado em Madrid em Maio de 1742. No entanto, tal como no pri-meiro caso, este projecto nunca viu a luz do dia.

Sete anos mais tarde, outro comandante, Juan de Urbina, tentou tornar realidade o novo cais.

Page 26: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

3030

Para este fim, pediu-se aos comerciantes mais endinheirados que contribuíssem economica-mente para a inovadora construção. Através de impostos e donativos, foi possível que o projecto redigido, desta vez pelos engenhei-ros Francisco La Pierre e Manuel Hernández no ano de 1749, visse o começo das obras um ano mais tarde. Estes trabalhos consistiram na construção de um cais ou quebra-mar que partia da Laje de San Cristóbal, perpendicular ao litoral e rematado por uma cabeça em T.

No entanto, pouco tempo depois, em 1755, um forte temporal causou graves danos no novo quebra-mar. Os mercadores e restante pessoal do porto que tinham feito os seus investimentos no projecto anterior duvidaram então se não seria melhor devolver o cais à sua localização inicial em La Caleta.

Não obstante, em 1784, Andrés Amat de Tortosa inicia as obras de reparação com a colaboração de Francisco Jacot. Os trabalhos foram concluídos no ano de 1787 e foi então que Santa Cruz dispôs, pela primeira vez, de umas boas instalações adaptadas às necessi-dades da época. Estas intervenções basearam-se em:

• Maiores fundações da cabeça do quebra-mar.• Alteração na distribuição das escadas de acesso.

• Conduta subterrânea da água de aprovisio-namento dos navios.• Edificação de uma casa para os oficiais do cais.• Pavimentação da zona para facilitar o tráfe-go rodado.

La Gesta de 25 de Julho de 1797

O ataque do contra-almirante Nelson consti-tui a passagem mais recordada da história de Santa Cruz. Por esta altura, a Espanha estava em guerra com a Inglaterra. A esquadra que atacou a costa tinerfenha zarpou da baía de Cádis, sob o comando do contra-almirante Nelson que se dirigiu para o porto de Santa Cruz com a ideia de conseguir um bom saque quando soube que nele estavam ancorados os navios que vinham de Manila.

Para a expedição, Nelson contava com nove navios e 393 canhões. No entanto, não teve em conta a determinação defensiva dos ilhéus, muito habituados à passagem de navios inimi-gos pela costa, e tampouco tinha um conheci-mento pormenorizado do terreno.

A defesa da cidade foi comandada pelo Ge-neral Antonio Gutiérrez que nunca descuidou a protecção da costa. A muralha defensiva de Santa Cruz era constituída pelos castelos (San Cristóbal, San Andrés, Paso Alto, San Juan e

Escultura de Horatio Nelson em Trafalgar Square. Londres. Estevanez Murphy.

Page 27: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

30 · 3130

Sant

a Cr

uz +

His

toria

Puerto Caballos) e por numerosas baterias.

Depois de numerosas escaramuças, um grupo de ingleses conseguiu chegar ao cais onde foram recebidos pelos milicianos e alguns ci-vis e pelo fogo das baterias. Aqui acabou por morreu o Capitão Bowen com o disparo de um canhão que, no castelo principal, tinha sido apontado para a bateria onde desembarcaram os ingleses. O almirante Nelson ficou ferido no braço que mais tarde perderia.

Para a cidade, a derrota do contra-almirante significou a obtenção do título de Vila, uma mera concessão honorífica se forem consi-deradas as poucas atribuições concedidas. Contudo, este título deu um certo prestígio ao até agora mero Porto e Praça. Foi, em suma, a chave de ouro que fechou o século em que co-meçou o crescimento demográfico e comercial de Santa Cruz.

O Estatuto de Capital

Santa Cruz conseguiu o estatuto de capital da Ilha de Tenerife, devido a diferentes aconte-cimentos históricos que se foram sucedendo no tempo: as Ilhas Canárias estão, desde o século XV, sob a administração espanhola, e é durante o século XVI que esta cidade começa a ser cobiçada pelo seu valor estratégico como

escala das rotas para a América. É então que começam os diferentes ataques de piratas, que culminam no ataque do contra-almirante inglês Horatio Nelson e das suas tropas em 25 de Julho de 1797. Santa Cruz sai vitoriosa desta batalha, sendo-lhe concedido o título de Vila Isenta e torna-se independente de La Laguna até 1803, nessa altura capital da Ilha dado que, depois da conquista de Tenerife, os poderes políticos e eclesiásticos da Coroa Es-panhola tinham sido estabelecidos nesta zona da Ilha. Um episódio importante foi também o desaparecimento do Porto de Garachico, pois permitiu que o porto da cidade de Santa Cruz ganhasse importância. Por causa destes acontecimentos, com o auge do porto e com a transferência da Capitania-General e dos po-deres eclesiásticos para Santa Cruz em 1812 a cidade é designada capital da província das Canárias. Hoje em dia, existem duas capitais da província, Santa Cruz de Tenerife com as ilhas ocidentais: La Palma, El Hierro, La Go-mera e Tenerife, e Las Palmas de Gran Canaria com as ilhas orientais de Lanzarote e do arqui-pélago Chinijo (a ilha da Graciosa e as ilhotas de Montaña Clara e Alegranza), Fuerteventura e a Ilhota de Lobos e a ilha da Gran Canaria.

O nome completo da cidade de Santa Cruz é a de Mui Leal, Nobre, Invicta e Mui Benéfica Cidade, Porto e Praça de Santa Cruz de San-tiago de Tenerife.

Vista aérea de Santa Cruz de Tenerife.

Page 28: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

3232

Crescimentoda Cidade nos XX e XXI

Santa Cruz de Tenerife é uma localidade em constante transformação e adaptação aos novos tempos, mas foi nas últimas décadas do século XX e no início do século XXI que experimentou um auge no seu crescimento e desenvolvimento em infra-estruturas mo-dernas.

Projectos como a pedonização do centro e da zona histórica e comercial, a reabilitação de edifícios antigos recuperando as suas fachadas originais, o arranque de projectos modernos como a reconstrução da Praça de Espanha (Herzog e De Meuron), o Auditório de Tenerife e o Recinto de Feiras (Santiago Calatrava) ou o Parque Marítimo César Man-rique, são exemplos da adaptação às necessi-dades do Mundo Moderno numa cidade que vive o presente sem deixar de olhar para o futuro.

Uma das obras de envergadura, recentemen-te inauguradas e de incalculável valor como serviço público, é uma moderna linha de eléctrico que liga as cidades de Santa Cruz de Tenerife e San Cristóbal de La Laguna, atravessando a área metropolitana de ambos os municípios.

Santa Cruz +Contemporânea

“Uma cidade viva.Cada recanto

é uma descobertapara os sentidos.”

Centro Internacional de Exposições e Congressos de Santa Cruz de Tenerife.

Sede Banca.

Page 29: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

32 · 3332

Sant

a Cr

uz +

Con

tem

porâ

nea

Eléctrico de Tenerife.

Page 30: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

3434

Construções e novas infra-estruturas

Auditório de Tenerife “como obra de arte arquitectónica”

O edifício.Um espaço único

No coração de Santa Cruz de Tenerife ergue-se um espaço impressionante, singular. Salpi-cado pelo mar e banhado pelo sol, de cara ao vento e a brincar com o sal. Toda uma mara-vilha da vanguarda arquitectónica criada pelo famoso arquitecto Santiago Calatrava.

Desde a sua inauguração em Setembro de 2003, o Auditório de Tenerife assinalou uma nova etapa na vida artística das Ilhas Caná-rias, convertendo-se num motor cultural e social e num autêntico símbolo para os tiner-fenhos.

As suas excepcionais condições acústicas, a sua personalidade e a grande qualidade das suas actividades e programação fizeram com que, actualmente, seja considerado um dos auditórios com maior prestígio a nível inter-nacional, colocando Tenerife numa posição privilegiada na cena musical mundial.

O edifício ergue-se sobre uma parcela de 23.000 m² em que o auditório ocupa 6.471

m² distribuídos por duas salas. A sala principal ou Sinfónica, coroada por uma cúpula, dispõe de 1.562 cadeiras em anfiteatro, bem como de um palco com uma boca de 16,5 metros e um fundo de 14. Centro Internacional de Feirase Congressos de Santa Cruz de Tenerife

O Centro Internacional de Feiras e Congres-sos de Tenerife, também conhecido como Recinto de Feiras, inaugurado em Maio de 1996, ocupa uma área superior a 40.000 m2 na fachada marítima de Santa Cruz de Tenerife. Encontra-se nas imediações de ou-tros espaços como o Parque Marítimo César Manrique e o Auditório de Tenerife. Este edi-fício também é a sede do World Trade Center de Tenerife.

O complexo desenhado pelo arquitecto e engenheiro Santiago Calatrava configura-se como um edifício polivalente que permi-te acolher as principais feiras, exposições e congressos que têm lugar na ilha de Tenerife. Após a sua inauguração, no seu interior já foi realizado todo o tipo de eventos: feiras comerciais (alimentação, informática, agri-cultura e pecuária, lazer, etc.), concertos de música, concursos e a gala do carnaval, congressos, seminários, exposições de arte, comícios, programas de televisão, desfiles de

Auditorio de Tenerife

1

Page 31: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

34 · 3534

Sant

a Cr

uz +

Con

tem

porâ

nea

moda, e um sem fim de actividades. O recinto de feiras, situado na Avenida de La Consti-tución, em Cabo-Llanos (bairro em expansão de Santa Cruz), divide-se em três zonas: A Grande Nave, o Edifício Suporte e o Edifício Anexo.

Parque Marítimo César Manrique

O Parque Marítimo César Manrique é um complexo de 22.000 m2 de piscinas de água salgada, obra póstuma do desaparecido artis-ta lanzarotano César Manrique que combina a estética da edificação com elementos da natureza vulcânica das Canárias e com uma clara essência subtropical, como já tinha feito anteriormente no complexo de características similares Lago Martiánez do Porto da Cruz em Tenerife.

Localiza-se na costa da zona de Cabo Llanos de recente modernização na cidade de Santa Cruz de Tenerife, junto do Castelo de San Juan e do Auditório de Tenerife.

Conta com serviços de restauração, vestiários, duches, jacuzzi, espreguiçadeiras e guarda-sóis e com instalações de todo o tipo que fa-zem dele o local ideal tanto para actividades turísticas ou de lazer, realização de eventos, etc.

O Eléctrico

A orografia da cidade de Santa Cruz de Tene-rife, relativamente escarpada e ascendente, di-ficulta, em grande medida, o desenvolvimento e a implementação de iniciativas que, em ma-téria de transportes, têm vindo a ser levadas a cabo desde há décadas noutras cidades se-melhantes dos territórios espanhol e europeu, que dispõem de metro, comboio ou eléctrico. No entanto, quanto a este último transporte, o eléctrico, Santa Cruz deu um passo para a mo-dernidade no início do século XX, mais preci-samente em Fevereiro de 1901, quando foram realizadas os primeiros testes para proceder à inauguração de uma linha de eléctrico que ia desta cidade até à cidade vizinha de La Laguna, mais concretamente do cais de Santa Cruz de Tenerife até à igreja de La Concepción de La La-guna, passando por La Cuesta, em 34 minutos e com 16 paragens.

Evidentemente, este feito foi considerado um passo de gigante no desenvolvimento dos transportes insulares, impulsionou a econo-mia de ambas as cidades e da sua área me-tropolitana, mais ainda se considerarmos que a iluminação pública foi inaugurada nas ilhas em 1897. Paulatinamente foram sendo abertas novas linhas, depois do sucesso da primeira, como ocorreu em 1904 com a inauguração do trajecto de La Laguna para Tacoronte.

Centro Internacional de Feiras e Congressos de Santa Cruz de Tenerife.

2

Page 32: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

3636

No entanto, em 1956 o eléctrico deixa de funcionar definitivamente e no ano seguinte o seu desmantelamento é aprovado.

Recentemente foi inaugurado, em Junho de 2007, e quase um século depois, o novo eléc-trico de Tenerife, com a primeira linha a cor-responder ao trajecto Santa Cruz - La Laguna, tal como antigamente. Longe está a imagem daquele primeiro eléctrico, pois este moderno comboio urbano une ambas as cidades em 37 minutos com 21 paragens, sendo as mais importantes as que realiza nos dois principais hospitais da ilha (Residência N. Sra. de La Can-delaria e o Hospital Universitário das Canárias) e na Universidade de La Laguna.

As paragens limítrofes da actual linha em serviço são as do Interface de Santa Cruz de Tenerife e a da Avenida de La Trinidad de La Laguna.

Estão previstas, no entanto, futuras ampliações com novas linhas para outros bairros de ambas as cidades ou para o Sul e o Norte da ilha.

A nova Praça de Espanha

A emblemática Praça de Espanha de Santa Cruz de Tenerife e a sua envolvente foram remodeladas de acordo com um projecto dos arquitectos Herzog

e De Meuron, por encomenda do Cabildo Insular de Tenerife. Este projecto resulta de um Concurso Internacional convocado pela Autoridade Portuá-ria de Tenerife e com colaboração e participação da Câmara Municipal de Santa Cruz de Tenerife.

O projecto contemplou a inovação através da incorporação de elementos como o “Espaço sob Anaga”, entrada para cidade a partir do porto, o “Lago”, uma fonte que será instalada nesta praça com espaços concebidos para passear, o “Parque”, onde as espécies vegetais se mistu-ram com a pedra vulcânica, e os “Pavilhões”, quais ondas de lava de betão que se fundem com a horizontalidade que os sustenta, e onde serão instaladas cafetarias, quiosques, escritórios de informação turística, lojas, acessos à zona subterrânea, etc.

Um porto consolidado comoescala de grandes cruzeiros

O Porto de Santa Cruz de Tenerife tem a sua origem na época da conquista espanhola em 1494, mas o humilde ancoradouro de então que foi destruído por uma tempesta-de no ano de 1600, nada tem a ver com as modernas infra-estruturas do porto no século XXI.

O porto de Santa Cruz de Tenerife sempre foi considerado como “uma estação de ser-

Page 33: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

36 · 3736

Sant

a Cr

uz +

Con

tem

porâ

nea

viço no meio do Atlântico” onde os barcos se abasteciam de água e de combustível.

Actualmente, este Porto caracteriza-se, entre outras coisas, pela especialização dos seus pontos de atracação em cada uma das suas quatro docas, no cais de mercadorias peri-gosas e no ancoradouro, mas alcançou uma grande importância turística consolidando-se como ponto de escala para grandes cruzei-ros.

Um bom exemplo são a escala do cruzeiro Queen Mary 2 no Porto de Santa Cruz de Te-nerife na sua viagem inaugural em Janeiro de 2004 e o número de cruzeiros que anu-

almente ancoram nele. Mais concretamente, no ano de 2007 atracaram no Porto de Santa Cruz de Tenerife cerca de 215 cruzeiros que trouxeram à ilha uns 300.000 visitantes, pro-venientes principalmente da União Europeia.

O porto de Santa Cruz de Tenerife está si-tuado na zona biogeográfica denominada Macaronésia a qual pertence um conjun-to de ilhas e ilhotas do Oceano Atlântico. “Cruzeiros no Atlântico” é uma rota de cru-zeiros que é efectuada entre as Ilhas Caná-rias e da Madeira, com grande aceitação, e que oferece ao cruzeirista a possibilidade de descobrir diferentes zonas e culturas numa pequena área.

Queen Mary 2 em Tenerife.

Page 34: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

3838

Auditorio de Tenerife“arte e cultura”

Extrovertido e plural

O Auditório de Tenerife é um espaço aberto e comunicativo. Um espaço que se apresenta de dentro para fora, tanto na sua forma como na sua essência, tanto na sua faceta arquitectóni-ca como na linha marcada pela sua programa-ção cultural. Um espaço que procura unir todo o tipo de pessoas, sejam quais forem os seus gostos, inquietações, motivações culturais, etc. O objectivo? Despertar através das mais varia-das artes cénicas as emoções mais profundas e estabelecer uma comunicação especial com um público diversificado.

Vanguardista e singular

O Auditório é vanguarda. No seu traço arqui-tectónico isto é mais que evidente. Mas tam-bém na sua programação cultural encontramos as mais modernas manifestações artísticas, for-mas de expressão criativa que apontam para o futuro seguindo caminhos pouco explorados e que convivem com outras de carácter mais sin-fónico, clássico e tradicional. Esta convivência é uma das suas grandes virtudes e torna-o ver-dadeiramente singular. Ópera, dança, rock, pop, clássica, flamenco, jazz… Todos os estilos têm lugar numa programação variada e com artis-

Santa Cruz+ Cultura

Uma cidade viva. Cada recanto

é uma descobertapara os sentidos.

Museu da Natureza e do Homem.Teatro Guimera.

Page 35: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

38 · 3938

Sant

a Cr

uz +

cul

tura

Auditorio de Tenerife.

Page 36: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

4040

tas de gabarito internacional. Consulte a nossa programação e poderá comprová-lo: temos mi-lhares de formas diferentes de o fazer vibrar.

Venda e informação: Tel.: +34 902 317 327

www.auditoriodetenerife.com

Horário da Bilheteira: segunda a sexta das 10

às 15 horas e sábados das 10 às 14 horas.

Visitas guiadas / Com marcação prévia.

Tel.: +34 922 568 600 Fax: +34 922 568 602

TEATenerife Espaço das Artes

Actualmente, em Santa Cruz de Tenerife está a ser construído um complexo arquitec-tónico de cerca de 20.000 m2, desenhado pelos arquitectos suíços Herzog e De Meu-ron, que alojará duas salas de exposições de 2.400 m2 destinadas a exibir obras de diferentes artistas de dimensão regional, na-cional e internacional dos séculos XX e XXI.

É de destacar o espaço destinado à exposição das obras do pintor surrealista tinerfenho, Oscar Domínguez (La Laguna, Tenerife 1906 - Paris 1957), autor da técnica da decalcomania, que consiste em “aplicar guache negro sobre um papel, que se coloca em cima de outra folha sobre a qual se exerce uma ligeira pressão, e depois separam-se antes de secarem”.

O complexo está situado perto do Barranco de Santos, do mercado de Recova e da igreja de La Concepción e mesmo ao lado do Museu da Na-tureza e do Homem. O edifício também alojará a Biblioteca Insular Alejandro Cioranescu e o Cen-tro de Fotografia Ilha de Tenerife, um salão de ac-tos, um restaurante, uma loja, uma praça pública, numerosos escritórios e vários armazéns.

Museus e Galerias de Arte

O Museu Municipal de Belas-Artes

Apresenta aos seus visitantes uma vastíssima colecção artística com obras desde a pintura flamenga do século XVI até pinturas do sécu-lo XIX. Algumas das suas obras mais notáveis são o “Tríptico de Nava e Grimón” do pintor flamengo Pieter Coecke, “Santo André”, de José Rivera, “Orfeu” de Bueghel, entre ou-tros. Nas suas actividades destacam-se as visitas guiadas ao próprio museu e ao patri-mónio da cidade (Santa Cruz Monumental, Praças e Alamedas), apresentações de livros, ciclos de conferências e concertos musicais.

R/ José Murphy, 12

Tel.: +34 922 27 47 86

Gratuito. Fechado à segunda.

De terça a sexta das 10:00 às 20:00 h.

Sábados e domingos das 10:00 às 15:00 h.

1 2

Page 37: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

40 · 4140

Sant

a Cr

uz +

cul

tura

Centro de Arte La Recova

Inaugurado como espaço cultural em 1992, recupera para a cidade o antigo edifício do mercado (recova), obra de 1851 do ar-quitecto Manuel Oraá, convertendo-o num dos centros emblemáticos de Santa Cruz. As características estruturais singulares do edifício, com um pátio central coberto e pórtico, proporcionam-lhe uma versatilida-de que abre grandes possibilidades para a expressão artística. Por ano recebe aproxi-madamente cerca de 12 exposições, entre as quais se destaca o Salão Internacional da Banda Desenhada, o único deste género realizado nas Canárias e que foi ganhando um merecido prestígio.

No mesmo edifício encontra-se o Centro de Gravação Contemporânea, foco de ensino e criação de xilografia, heliografia, serigrafia e litografia, e o Centro de Fotografia da Ilha de Tenerife.

Praça Isla de Madeira, s/n

Tel.: +34 922 27 07 70

De segunda a sábado das 11:00 às 13:00

h e das 18:00 às 21:00 h.

Galeria de Arte Los Lavaderos

Está situada no edifício dos antigos lava-douros da cidade, uma construção do ano de 1839. Na sua configuração actual, a sala mantém os tanques originais, bem como os elementos estruturais da construção primiti-va. Recebe por ano uma dezena de exposi-ções, que incluem tanto pintura como escul-tura ou instalações.

Dirección: Rua Carlos Chevilly, 1

Tel.: +34 922 60 64 58 / +34 922 27 15 10

Horário: de segunda a sábado das 11:00 às

13:00 h e das 18:00 às 21:00 h. Fechada aos

domingos e feriados, excepto durante as Festas

de Maio durante as quais permanece aberta.

3

4

Page 38: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

4242

Museu Militar Regional

Este museu, instalado em 1988 no Quar-tel de Almeida, mostra ao visitante todos aqueles objectos relacionados com a histó-ria militar das Ilhas Canárias. A peça mais singular é, sem dúvida, o canhão Tigre que, segundo a tradição, arrancou o braço direi-to ao almirante Nelson quando este tentava invadir a cidade (La Gesta de 25 de Julho de 1797). Também estão expostos uniformes e objectos pessoais de militares ilustres e maquetes de construções militares antigas. Pode ser considerado como um dos melho-res centros de investigação de cartografia histórica das Canárias.

Conteúdo geral

Com uma superfície expositiva em salas com mais de 900 m2, representa a mate-rialização da História Militar das Ilhas Ca-nárias, com um papel destacado da ilha de Tenerife. Os fundos estão expostos na zona ajardinada do exterior do Forte e, dentro dele, em dois pisos, aproveitando os ves-tíbulos e as salas de um edifício adaptado para o uso de deficientes. No vestíbulo do piso superior estão expostos fundos relacio-nados com testemunhos históricos ocorri-dos nas Canárias. As salas do piso superior tratam de temas relacionados com bandeiras,

integração das Canárias na Coroa de Cas-tela, Capitães-Generais, La Gesta de 25 de Julho de 1797, artistas militares canários, militares canários ilustres, armamento ligei-ro e ultramar. No piso inferior expõem-se colecções de armamento pesado, apare-lhos de medição e calibração, material de transmissões, cartografia, a arte e a ciência da navegação, maquetes, dioramas e uma série de peças dedicadas ao Exército do Ar. No pátio central é exibida uma colecção de canhões do século XX e o Hércules, canhão acolubrinado fundido na Flandres no século XVI, que protegeu as costas de Tenerife até ao século XIX.

R. San Isidro,1 (Castelo de Almeida)

Santa Cruz de Tenerife

Tel.: +34 922 843 500

Fax: +34 922 249 504

Terça a sábado das 10:00 às 14:00 h.

Entrada gratuita.

Fonte:

Sítio oficial do Ministério da Defesa.

Centro de Arte La Recova. Museu Militar Regional.

5

Page 39: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

42 · 4342

Sant

a Cr

uz +

cul

tura

Museu da Natureza e do Homem

O importante movimento de cientistas durante os séculos XVIII e XIX (Darwin, Humboldt, Verneau, Lyell e Berthelot, entre outros), que encontraram nas ilhas labora-tórios privilegiados para a investigação da natureza e, em particular, da espécie huma-na, e a paulatina acumulação de colecções privadas e públicas, foram conformando a base material e intelectual com a qual o Ca-bildo Insular de Tenerife, já na década dos anos 50 do século passado, criou os dois museus com mais tradição entre os tiner-fenhos: o Museu de Ciências Naturais e o Museu Arqueológico de Tenerife.

Ambos os museus acabaram por convergir, juntamente com o Instituto Canário de Bio-antropologia, num ambicioso e moderno projecto expositivo, o Museu da Natureza e do Homem, que põe ao serviço dos cidadãos da ilha e dos seus numerosos visitantes todo o potencial de conteúdos, colecções e co-nhecimentos acumulados durante décadas de investigação e trabalho científico, pro-porcionando uma rigorosa e agradável vi-são da riqueza natural das Ilhas Canárias e das populações pré-hispânicas autóctones.É apresentada uma museografia crítica onde o conteúdo e o interesse pela infor-mação são formalizados com um desenho

vanguardista. A ideia fundamental na qual se baseia todo o programa é a de interpre-tação, propondo-se um percurso livre por unidades temáticas autónomas. O projecto caracteriza-se pela combinação de méto-dos expositivos tradicionais com sistemas modernos de acesso à informação, que permitem ao visitante interessado realizar consultas relacionadas com a natureza e a pré-história das Canárias.

O Museu da Natureza e do Homem está ins-talado num edifício emblemático da capital insular, o Antigo Hospital Civil, exemplo destacado da arquitectura neoclássica das ilhas. No projecto de reabilitação deste edi-fício procurou-se um equilíbrio espacial en-tre as zonas destinadas às exposições e às orientadas para outros usos, tanto culturais como de lazer (centro de documentação e biblioteca, sala multi-usos, cafetaria, lojas, pátios e jardins, etc.).

Museu da Natureza e do Homem.Museu de Belas-Artes.

6

Page 40: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

4444

Exposição Internacionalde Esculturas na Rua em 1973-74

Em 1973, realizou-se na cidade de Santa Cruz de Tenerife a Primeira Exposição Internacional de Esculturas na Rua, com obras de artistas famosos como Joan Miró e Henry Moore, entre outros.

Esta exposição foi uma iniciativa da Comissão de Cultura da Delegação em Santa Cruz de Teneri-fe e do Colégio Oficial de Arquitectos Técnicos das Canárias, e na qual participou o prestigia-do crítico de Arte Canária Eduardo Westerdahl.

A maioria das esculturas foi doada à cidade pelos artistas participantes na mostra e podem ser contempladas ao longo das avenidas Reis Católicos, Los Asuncionistas e Rambla General Franco, bem como no interior do Parque García Sanabria.

Da mostra escultórica nestas avenidas da cidade, são de destacar “La Femme Bouteille”, escultura de bronze de Joan Miró (Barcelona 1893-1983), instalada no jardim do Parque Cultural Viera y Clavijo, “Sem Título” do escultor Andrés Alfaro (Valência, 1929), situada na Avenida de Los Asuncionistas, estrutura metálica de alumínio recentemente restaurada, “Executores e Execu-tados” estrutura de poliéster pintado de Xavier Corberó (Barcelona, 1935), situada na Rambla General Franco, tal como “O Guerreiro Goslar”

de Henry Moore (Grã-Bretanha, 1898-1986), escultura de bronze, além de outras obras de arte, algumas de artistas canários como “Lady Tenerife” de Martín Chirino (Las Palmas de Gran Canaria, 1925), instalada na praceta jun-to do Colégio de Arquitectos de Santa Cruz de Tenerife.

O Parque García Sanabria foi e é também pal-co desta mostra escultórica ao ar livre. No seu interior há obras importantes como “O Monu-mento ao Gato” do famoso artista tinerfenho Oscar Domínguez (La Laguna, 1906), realizada em pedra e materiais recicláveis como o vidro, “Estela Espacial”, escultura de aço inoxidável de Amadeo Gabino (Valência, 1922), “Soli-dariedade” de Mark Macken (Bélgica, 1913), escultura feita unindo pedaços de betão com correntes de ferro, e “Homenagem a Gaudí” de Eduardo Paolozzi (Grã-Bretanha, 1924), alguns exemplos das muitas outras que o visitante pode encontrar neste local.

O serviço de atendimento ao visitante da So-ciedade de Desenvolvimento de Santa Cruz de Tenerife oferece roteiros guiados pelo interior deste recinto (Consultar o ponto 10 do guia “Roteiros pela Cidade”).

Page 41: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

44 · 4544

“O Guerreiro Goslar” de Henry Moore. “Sem Título” de Andrés Alfaro.

Sant

a Cr

uz +

cul

tura

“Executores e Executados“ Xavier Corbero.

Page 42: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

4646

Teatro Guimera

Em 1847, quando Santa Cruz de Tenerife iniciou uma fase de importante desenvolvimento urba-nístico, o primeiro projecto a ser abordado foi o Teatro Guimera em 1849, do arquitecto Manuel de Oraá, tendo-se decidido a sua construção no mesmo terreno que ocupava o antigo Convento Santo Domingo.

É de classicista romântico e foi inaugurado no início de 1851, quando ainda faltavam alguns retoques, como a decoração interior que foi exe-cutada em 1888 e outros detalhes para adequar a obra ao desenho de Oraá, que foram concluídos em 1908.

Este teatro teve muitas denominações, “O Teatro”, “Teatro Isabel II”, Teatro Municipal”, “Teatro Prin-cipal”, até 1923, ano em que faleceu o famoso dramaturgo tinerfenho Ángel Guimerá, e em que se decidiu baptizar o teatro com o seu nome para lhe prestar homenagem.

No Teatro Guimerá actuaram os mais famosos actores e actrizes, bem como companhias musi-cais, orquestras, zarzuelas e ballets, e foi a sede da Orquestra Sinfónica de Tenerife até à construção do Auditório.

O Teatro Guimerá está situado na Praça Isla de Madeira, onde também se encontra o Centro

de Arte La Recova e a Escola Municipal de Arte Gráfica e nele continua a haver apresentações de companhias teatrais, concertos e outros eventos semelhantes e, inclusive, algumas festas do Car-naval como o Festival de Rondallas.

Com o tempo começou a ser chamado de forma carinhosa “A Bomboneira”, e já tem mais de 150 anos. Uma vida cheia de dificuldades, histórias engraçadas e representações que fazem dele um teatro único nas Ilhas e em Espanha.

Endereço:

Praça de Isla de Madeira, 2.

Tel.: +34 922 60 69 30

[email protected]

Atendimento ao público / administração:

Tel.: +34 922 60 69 23

Bilheteira:

Tel.: +34 922 53 11 75

Bilheteira por Telefone:

Tel.: +34 902 36 46 03

Tel. Recepção: +34 922 53 11 71

Tel. Portaria: +34 922 53 12 03

Page 43: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

46 · 4746

Teatro Guimera.

Sant

a Cr

uz +

cul

tura

Page 44: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

4848

Carnaval de Santa Cruz de Tenerife

História

O Carnaval de Santa Cruz Tenerife soube sobrevi-ver no tempo apesar das inumeráveis proibições a que foi sujeito. O povo chicharreiro não permi-tiu que lhe arrebatassem a sua festa, lutando e celebrando-a clandestinamente. O Carnaval evo-luiu ao longo dos seus mais de duzentos anos de história, uma evolução marcada pelas alterações experimentadas pela sociedade santacruzente. No início, os bailes e as festas eram organizadas de forma privada pelas famílias ricas da ilha e nas várias associações de tipo recreativo e social: o Real Clube Náutico, o Parque Recreativo ou o Círculo de La Amistad XII de Enero. Os bailes e as brincadeiras de mascarados na via pública foram proibidos à plebe. As pessoas, no entanto, conti-nuaram a divertir-se e a sair à rua para celebrar uma festa fruto de uma total improvisação.

Santa Cruz+Lazer

Carnavais, festas locaise toda a diversão da cidade.

Festa dos Magos.Comparsarias.

Page 45: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

48 · 4948

Sant

a Cr

uz +

laze

r

Rainha do Carnaval de 2008.

Page 46: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

5050

Com o estalar da Guerra Civil Espanhola em 1936, o Carnaval foi proibido, chegando, in-clusive, a ser castigado com a prisão. Depois do fim da contenda, começou a ser celebrado clandestinamente, nas casas dos tinerfeños. Os Carnavais, a festa do povo, continuarão a ser festejados dissimulados, graças, em grande me-dida, à boa vontade do então Bispo da Diocese Domingo Pérez Cáceres. Sem a aprovação da autoridade máxima eclesiástica não teria sido possível a autorização das que passaram a ser denominadas “Festas de Inverno”. Este nome manteve-se até à chegada da Democracia em 1976. O povo mascarou o próprio Carnaval para que pudesse continuar vivo.

Actualmente os diferentes grupos do Carnaval passeiam com orgulho o nome da nossa cidade por diversos lugares do mundo. Durante todo o ano a cidade prepara o seu Carnaval, desde o banqueiro até ao escriturário, o médico, a dona de casa, a advogada ou o carteiro ensaiam sem descanso para estar preparados para o “dia da apoteose”: a Eleição da Rainha. Estes são, sem dúvida, os verdadeiros protagonistas do Carna-val, os que com total dedicação se preparam para que tudo esteja pronto a tempo, os ver-dadeiros artistas. Os bailes, os corsos, exibições, concursos, etc. foram a máxima expressão das nossas festas mas, sem dúvida, o que caracte-riza e distingue o Carnaval de Tenerife são as máscaras e os disfarces, o Carnaval da rua.

O Carnaval de Santa Cruz de Tenerife usufrui da maior dotação para festas concedida pelo ministério com competência no turismo em Es-panha. Em 18 de Janeiro de 1980, o Carnaval de Santa Cruz de Tenerife foi declarado Festa de Interesse Turístico Internacional pela Secre-taria do Estado do Turismo e é um dos carnavais mais importantes do Mundo e um dos melhores de Europa.

Actos importantes:

A Gala de Eleição da Rainha

A Gala de Eleição da Rainha das Festas é um prato forte do Carnaval de Tenerife. Durante a gala, as candidatas desfilam por um palco decorado com o tema escolhido para o Carnaval em curso, com es-pectaculares e cintilantes modelos que costumam incluir materiais como plumas e pedras preciosas e que pesam uma média de 150-200 quilos, mo-tivo por que as candidatas têm de se socorrer de rodas para os transportar. Por sua vez, as murgas, as comparsarias e as personagens emblemáticas desta festa actuam entre a apresentação de cada um dos modelos e um júri encarrega-se de eleger, por fim, as damas de honor e a Rainha do Car-naval, que será depois coroada pelas autoridades da cidade e desfilará juntamente com os grupos carnavalescos em eventos como a Cavalgada Anunciadora e o Coso.

Page 47: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

50 · 5150

Sant

a Cr

uz +

laze

r

A importância deste evento é tal que vêm cente-nas de jornalistas de diversos meios de comuni-cação para cobrir a gala para o resto de Espanha e do mundo, via satélite por canais nacionais e internacionais.

Cavalgada Anunciadora

A Cavalgada Anunciadora da festa é uma gi-gantesca serpente multicolor composta por dezenas de milhares de mascarados e por dezenas de agrupamentos musicais que per-correm durante horas as principais ruas para mostrar ao público reunido nos passeios uma explosão de engenho que se converte em júbi-lo. A Cavalgada abre as portas do Carnaval.

O Coso

O Coso é o culminar do Carnaval tinerfen-ho. Uma espécie de segunda Cavalgada que arrepia qualquer espectador, é uma verdadei-ra avalancha de cor, ritmo e alegria. Realiza-se na terça-feira de Carnaval, quando as as-sociações desta festa, murgas, comparsarias, rondallas, personagens do Carnaval, junto com os carros alegóricos com as Rainhas e damas de honor, adulta, infantil e sénior, to-mam de assalto a avenida marítima de Santa Cruz de Tenerife para, a partir do meio-dia, empreenderem este pitoresco corso.

Page 48: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

5252

Enterro da Sardinha

Quando o Carnaval está quase a terminar (por-que haverá outro fim-de-semana de arromba para dizer adeus definitivamente à festa, até ao próximo ano), o tinerfenho despede-se dele chorando de tristeza. O Enterro da Sardinha é, provavelmente, o espectáculo mais irreve-rente e alegre de todo o Carnaval. Anuncia o fim da festa libertina, dos amores clandestinos e a chegada da quaresma, tempo de reflexão religiosa e espiritual. No Enterro, milhares de viúvas vestidas a rigor de negro, milhares de viúvos sem consolo pela morte anual do Car-naval, padres, monjas, bispos, cardeais e até “papas” arrastam-se pelo chão lavados em lá-grimas por causa da despedida de um concei-to de liberdade que reinou na cidade tolerante de Santa Cruz durante o período de Carnaval. Quando a Sardinha arde em chamas, irrompe um clamor de dor pela sua perda. Pela perda de uma Sardinha que simboliza o espírito do Carnaval.

Festas de Maio A cidade foi fundada em 3 de Maio de 1494, efe-méride histórica que todos os anos é celebrada. No mês das flores Santa Cruz veste-se de tipici-dade e tradição, as ruas engalanam-se com cru-zes florais e a gastronomia e o folclore dão as

mãos para encherem a cidade de música e de bons odores e sabores. Actualmente, as ruas e a praça do centro histórico do Bairro de La Con-cepción enchem-se de mesas na noite do dia 2, véspera do aniversário da cidade, e à volta de-las reúnem-se famílias e amigos ataviados com trajes típicos para degustarem pratos cozinhados com produtos da terra e receitas que passaram de geração em geração. A música alegra o serão, que se prolonga até altas horas da madrugada entre risos e bailes.

Esta festa popularmente conhecida por Baile dos Magos conseguiu o Recorde do Guinness em 2 de Maio de 1999 com a presença de 8 mil pessoas comendo e dançando vestidas de forma tradicional num espaço aberto.

A exaltação da cultura e do património histórico é notória durante todo o mês de Maio, havendo também procissões religiosas e romarias, concur-sos gastronómicos e competições desportivas, além de mostras de gado e de desportos autóc-tones, entre os quais se destacam a luta canária ou o jogo do pau.

Festas da Virgem de Carmen

A festividade da Virgem de El Carmen, padroei-ra dos marinheiros também é uma celebração

Page 49: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

52 · 5352

Sant

a Cr

uz +

laze

r

importante para a cidade dada a sua tradição portuária. A cada 16 de Julho, a Virgem é embar-cada e passeada pelas águas da baía da cidade junto com outras embarcações engalanadas. Também se realizam competições de remo, sal-tos do cais, etc.

Natal

O Natal e a Passagem de Ano encerram os ac-tos festivos de Santa Cruz, que em Dezembro se decora com luzes e motivos natalícios para entoar cânticos de Natal, como “O Divino”, um dos mais tradicionais cânticos canários. As ruas transbordam de gente que procura a prenda per-feita e o espírito natalício invade tudo a partir

do primeiro de Dezembro, data tradicional para a abertura da iluminação de Natal e dos presépios como o da praça de La Candelaria ou o do Cabildo Insular, exemplos originais e autóctones do Natal. Concursos de presé-pios, mercados, concertos ao ar livre, como o dia 25 de Dezembro no terraço do Porto e protagonizado pela Orquestra Sinfónica de Tenerife, ou as exibições pirotécnicas como a que tem lugar na Praça de Espanha no último dia do ano, completam os actos festivos que se prolongam até à véspera do Dia de Reis, quando, depois da recepção a suas majesta-des no estádio Heliodoro Rodríguez López, tem lugar o desfile que percorre as principais ruas da cidade.

Festas de Maio.

Page 50: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

5454Praias

As praias de Santa Cruz de Tenerife encontram-se nos arredores da cidade, sendo a mais popular a de Las Teresitas. É uma praia para toda a família, segura, limpa e dotada de serviços que brevemen-te serão alargados com o projecto do arquitecto francês Dominique Perrault para a urbanização e a remodelação da sua envolvente. Está localizada a 7 km do centro da cidade na direcção de San Andrés pela Est. Tf-11.

Mais para lá de Las Teresitas, a estrada da costa continua em direcção a Igueste, trepando às es-carpas e oferecendo paisagens impressionantes como a do miradouro de La Punta de Los Órganos. Dois quilómetros mais à frente, um desvio para a direita conduz à praia de Las Gaviotas.

DiversãoDiurnaPraias, Parque MarítimoActividades desportivas, Parques infantis, Zonas recreativas.

Parque Marítimo.Barranco de Tabares.

Page 51: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

54 · 5554

Sant

a Cr

uz +

laze

r

Praia de Las Teresitas e aldeia de San Andrés.

DiversãoDiurna

Page 52: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

5656

Praia de Las Teresitas(Santa Cruz de Tenerife, Anaga)

É a praia mais conhecida de Santa Cruz e encontra-se a uma distância de 7 km do centro da cidade. Tem aproximadamente um quilómetro e meio de extensão de areia dourada e fina e está protegida das correntes e da ondulação por um quebra-mar, pelo que é ideal para crianças. Oferece todo o tipo de equipamentos e um grande número de serviços hoteleiros (restaurantes e cafés).

CARACTERÍSTICAS GERAIS

COMPRIMENTO DA PRAIA: 1300 metrosLARGURA MÉDIA: 80 metrosGRAU DE OCUPAçãO: MédioGRAU DE URBANIZAçãO: IsoladaPASSEIO MARÍTIMO: Não

TIPO DE PRAIA

COMPOSIçãO: AreiaTIPO DE AREIA: DouradaCONDIçõES DE BANHO: Águas calmasZONA DE ANCORAGEM: SimNUDISTA: Não

ASPECTOS AMBIENTAIS

PRESENçA DE VEGETAçãO: SimZONA PROTEGIDA: NãoBANDEIRA AZUL: Não

SEGURANçA

EQUIPA DE VIGILÂNCIA: SimSINALIZAçãO DE PERIGO: SimPOLÍCIA LOCAL: SimPOSTO CRUZ VERMELHO: Sim - Tel.: (0034) 922549445EQUIPA DE SALVAMENTO: Sim

HOSPITAL MAIS PRÓXIMO

NOME: Nossa Senhora de La CandelariaENDEREçO: Estrada de El Rosario s/n (S/C de Tenerife)TELEFONE: (0034) 922 60 20 00DISTÂNCIA APROXIMADA DA PRAIA: 15 km

ACCESOS

TIPO DE ACESSO: Fácil a pé / Em barcoSINALIZAçãO DOS ACESSOS: SimACESSOS PARA DEFICIENTES: Sim

TRANSPORTE

AUTOCARRO: UrbanoESTACIONAMENTO: Sim - N.º Lugares >100

SERVICIOS

LAVABOS: SimDUCHES: SimTELEFONE: SimPAPELEIRAS: SimSERVIçO DE LIMPEZA: SimCORREDOR DE ACESSO: SimALUGUER DE GUARDA-SÓIS: NãoALUGUER DE CADEIRAS: SimALUGUER DE EQUIP. NÁUTICOS: SimBARES DE PRAIA: NãoCLUBE NÁUTICO: NãoZONA DE MERGULHO: NãoPORTO DESPORTIVO: Clube Náutico / Distância: 2,8 km

Page 53: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

56 · 5756

Sant

a Cr

uz +

laze

r

Praia de Las Gaviotas(Santa Cruz de Tenerife, Anaga)

Encravada no fundo de uma montanha, esta praia de areia negra encontra-se muito perto da cidade de Santa Cruz de Tenerife. Por vezes, nesta zona o mar apresenta-se bastante alterado pelo que é conveniente redobrar os cuidados.

CARACTERÍSTICAS GERAIS

COMPRIMENTO DA PRAIA: 250 metrosLARGURA MÉDIA: 40 metrosGRAU DE OCUPAçãO: MédioGRAU DE URBANIZAçãO: SemiurbanaPASSEIO MARÍTIMO: Não

TIPO DE PRAIA

COMPOSIçãO: AreiaTIPO DE AREIA: EscuraCONDIçõES DE BANHO: Ondulação moderadaZONA DE ANCORAGEM: NãoNUDISTA: Sim

ASPECTOS AMBIENTAIS

PRESENçA DE VEGETAçãO: NãoZONA PROTEGIDA: NãoBANDEIRA AZUL: Não

SEGURANçA

EQUIPA DE VIGILÂNCIA: NãoSINALIZAçãO DE PERIGO: NãoPOLÍCIA LOCAL: NãoPOSTO DA CRUZ VERMELHA: NãoEQUIPA DE SALVAMENTO: Não

HOSPITAL MAIS PRÓXIMO

NOME: Nossa Senhora de La CandelariaENDEREçO: Estrada de El Rosario s/n (S/C de Tenerife)TELEFONE: (0034) 922 60 20 00DISTÂNCIA APROXIMADA DA PRAIA: 18 km

ACCESOS

TIPO DE ACESSO: Com automóvelSINALIZAçãO DOS ACESSOS: NãoACESSOS PARA DEFICIENTES: Não

TRANSPORTE

ESTRADA OU VIA MAIS PRÓXIMA: TF-121AUTOCARRO: Interurbano (Linha 245)ESTACIONAMENTO: Sim - N.º Lugares <50

SERVICIOS

LAVABOS: NãoDUCHES: NãoTELEFONE: NãoPAPELEIRAS: SimSERVIçO DE LIMPEZA: SimCORREDOR DE ACESSO: NãoALUGUER DE GUARDA-SÓIS: NãoALUGUER DE PRAIAS: NãoALUGUER DE EQUIP. NÁUTICOS: NãoBARES DE PRAIA: NãoCLUBE NÁUTICO: NãoZONA DE MERGULHO: NãoPORTO DESPORTIVO: Clube Náutico / Distância: 8 km

Page 54: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

5858

Praia de El Roque de Las Bodegas(Santa Cruz de Tenerife, Anaga)

Esta praia está rodeada de altas escarpas, dentro de uma zona protegida. Por vezes, as condições de banho são complicadas devido à ondulação, pelo que podemos observar os surfistas a realiza-rem piruetas nas ondas enquanto desfrutamos de uma paisagem espectacular, além dos diferentes restaurantes onde degustar os produtos do mar da zona.

CARACTERÍSTICAS GERAIS

COMPRIMENTO DA PRAIA: 380 metrosLARGURA MÉDIA: 45 metrosGRAU DE OCUPAçãO: MédioGRAU DE URBANIZAçãO: SemiurbanaPASSEIO MARÍTIMO: Sim

TIPO DE PRAIA

COMPOSIçãO: Rochas / Gravilha / AreiaTIPO DE AREIA: EscuraCONDIçõES DE BANHO: Ondulação forteZONA DE ANCORAGEM: NãoNUDISTA: Não

ASPECTOS AMBIENTAIS

PRESENçA DE VEGETAçãO: NãoZONA PROTEGIDA: Sim - Tipo: Parque NaturalBANDEIRA AZUL: Não

SEGURANçA

EQUIPA DE VIGILÂNCIA: NãoSINALIZAçãO DE PERIGO: SimPOLÍCIA LOCAL: NãoPOSTO DA CRUZ VERMELHA: NãoEQUIPA DE SALVAMENTO: Não

HOSPITAL MAIS PRÓXIMO

NOME: Hospital de Nossa Senhora de La CandelariaENDEREçO: Estrada de El Rosario s/n (S/C de Tenerife)TELEFONE: (0034) 922 60 20 00DISTÂNCIA APROXIMADA DA PRAIA: 30 km

ACCESSOS

TIPO DE ACESSO: Com automóvelSINALIZAçãO DOS ACESSOS: NãoACESSOS PARA DEFICIENTES: Não

TRANSPORTE

ESTRADA OU VIA MAIS PRÓXIMA: TF-134AUTOCARRO: Interurbano (Linha 246)ESTACIONAMENTO: Sim - N.º Lugares <50

SERVICIOS

LAVABOS: NãoDUCHES: NãoTELEFONE: SimPAPELEIRAS: SimSERVIçO DE LIMPEZA: SimCORREDORES DE ACESSO: NãoALUGUER DE GUARDA-SÓIS: NãoALUGUER DE CADEIRAS: NãoALUGUER DE EQUIP. NÁUTICOS: NãoBARES DE PRAIA: NãoCLUBE NÁUTICO: NãoZONA DE MERGULHO: NãoPORTO DESPORTIVO:Porto Desportivo de S/C de Tenerife Distância: 22 km

Page 55: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

58 · 5958

Sant

a Cr

uz +

laze

r

Praia De Almáciga(Santa Cruz de Tenerife, Anaga, Almáciga)

Praia muito frequentada por surfistas porque cos-tuma apresentar ondulação, está situada numa envolvente rochosa protegida de grande beleza.

CARACTERÍSTICAS GERAIS

COMPRIMENTO DA PRAIA: 300 metrosLARGURA MÉDIA: 35 metrosGRAU DE OCUPAçãO: MédioGRAU DE URBANIZAçãO: IsoladaPASSEIO MARÍTIMO: Não

TIPO DE PRAIA

COMPOSIçãO: Rochas / AreiaTIPO DE AREIA: EscuraCONDIçõES DE BANHO: Ondulação forteZONA DE ANCORAGEM: NãoNUDISTA: Não

ASPECTOS AMBIENTAIS

PRESENçA DE VEGETAçãO: NãoZONA PROTEGIDA: Sim - Tipo: Parque NaturalBANDEIRA AZUL: Não

SEGURANçA

EQUIPO DE VIGILANCIA: NoSEÑALIZACIÓN DE PELIGRO: SiPOLICÍA LOCAL: NoPUESTO CRUZ ROJA: NoEQUIPO SALVAMENTO: No

HOSPITAL MAIS PRÓXIMO

NOME: Hospital de Nossa Senhora de La CandelariaENDEREçO: Estrada de El Rosario s/n (S/C de Tenerife)TELEFONE: (0034) 922 60 20 00DISTÂNCIA APROXIMADA DA PRAIA: 31 km

ACCESSOS

TIPO DE ACESSO: Com automóvelSINALIZAçãO DOS ACESSOS: NãoACESSOS PARA DEFICIENTES: Não

TRANSPORTE

CARRETERA O VÍA MÁS PRÓXIMA: TF-134AUTOBÚS: Interurbano(Línea 246)APARCAMIENTO: Si Nº Plazas<50

SERVICIOS

LAVABOS: NãoDUCHES: NãoTELEFONE: NãoPAPELEIRAS: SimSERVIçO DE LIMPEZA: SimCORREDORES DE ACESSO: NãoALUGUER DE GUARDA-SÓIS: NãoALUGUER DE CADEIRAS: NãoALUGUER DE EQUIP. NÁUTICOS: NãoBARES DE PRAIAS: NãoCLUBE NÁUTICO: NãoZONA DE MERGULHO: NãoPORTO DESPORTIVO:Porto Desportivo de S/C de Tenerife Distância: 23 km

Page 56: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

6060

Playa De Benijo(Santa Cruz, Anaga)

É uma praia nudista situada numa impressionante paisagem protegida, com destaque para Los Ro-ques de Anaga. O acesso faz-se de automóvel e conta nas proximidades com vários restaurantes com produtos típicos da zona.

CARACTERÍSTICAS GERAIS

COMPRIMENTO DA PRAIA: 300 metrosLARGURA MÉDIA: 30 metrosGRAU DE OCUPAçãO: MédioGRAU DE URBANIZAçãO: IsoladaPASSEIO MARÍTIMO: Não

TIPO DE PRAIA

COMPOSIçãO: AreiaTIPO DE AREIA: EscuraCONDIçõES DE BANHO: Ondulação moderadaZONA DE ANCORAGEM: NãoNUDISTA: Sim

ASPECTOS AMBIENTAIS

PRESENçA DE VEGETAçãO: NãoZONA PROTEGIDA: Sim - Tipo: Parque NaturalBANDEIRA AZUL: Não

SEGURANçA

EQUIPA DE VIGILÂNCIA: NãoSINALIZAçãO DE PERIGO: NãoPOLÍCIA LOCAL: NãoPOSTO DA CRUZ VERMELHA: NãoEQUIPA DE SALVAMENTO: Não

HOSPITAL MÁS CERCANO

NOME: Hospital de Nossa Senhora de La CandelariaENDEREçO: Estrada de El Rosário s/n (S/C de Tenerife)TELEFONE: (0034) 922 60 20 00DISTÂNCIA APROXIMADA DA PRAIA: 32 km

ACCESSOS

TIPO DE ACESSO: Com automóvelSINALIZAçãO DOS ACESSOS: NãoACESSOS PARA DEFICIENTES: Não

TRANSPORTE

ESTRADA OU VIA MAIS PRÓXIMA: TF-134AUTOCARRO: Interurbano (Linha 246)ESTACIONAMENTO: Sim - N.º Lugares <50

SERVICIOS

LAVABOS: NãoDUCHES: NãoTELEFONE: NãoPAPELEIRAS: SimSERVIçO DE LIMPEZA: SimCORREDORES DE ACESSO: NãoALUGUER DE GUARDA-SÓIS: NãoALUGUER DE CADEIRAS: NãoALUGUER DE EQUIP. NÁUTICOS: NãoBARES DE PRAIA: NãoCLUBE NÁUTICO: NãoZONA DE MERGULHO: NãoPORTO DESPORTIVO:Porto Desportivo de S. C. de Tenerife / Distância: 23 km

Page 57: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

60 · 6160

Parque Marítimo César Manrique

O Parque Marítimo é um complexo de piscinas de água do mar ao ar livre. Dispõe de instalações hoteleiras insuperáveis e de uma vasta gama de serviços. Este Parque oferece, tanto ao residente como ao visitante, um espaço de lazer mesmo no centro da cidade para passar e usufruir de um dia de descontracção.

Sant

a Cr

uz +

laze

r

HORÁRIO:

Época de Verão: De segunda a domingodas 10:00 às 19:00 h

Época de Inverno: De segunda a domingodas 10:00 às 18:00 h.

2

Page 58: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

6262

Zona La Noria(Bairro La Concepción)

No centro histórico de Santa Cruz de Tenerife, o bairro de La Concepción, e principalmente ao lon-go da rua Antonio Domínguez Alfonso, conhecida por La Noria, encontram-se bares e restaurantes (inclusive com música ao vivo), a maioria deles ins-talados em casas antigas recuperadas ou restau-radas. Por outro lado, esta zona foi recentemente reservada aos peões, o que propicia a realização de actividades ao ar livre como concertos, desfiles ou minifeiras.

Nesta zona é possível usufruir da diversão noctur-na até, aproximadamente, às 3 horas da manhã.

Zona Cabo LlanosTres De Mayo

É uma zona de Santa Cruz de expansão e mo-dernização recentes que dispõe de centros co-merciais, restaurantes, bares e discotecas num espaço complementado com grandes obras, símbolos de excelência da arte contemporânea como o Parque Marítimo César Manrique, o Auditório ou o Recinto de Feiras. Actualmente é a zona escolhida pela Câmara Municipal para a celebração dos grandes eventos do Carnaval como a Gala de Eleição da Rainha ou os dife-rentes concursos das associações desta festa. Aqui, na Praça de El Castillo Negro, também se concentram as esplanadas de verão ao ar livre.

Diversão Nocturna

Porto de Santa Cruz de Tenerife.

Page 59: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

62 · 6362

Sant

a Cr

uz +

laze

r

Zona de diversão nocturna.

Zona Anaga (Av. Anaga ou FranciscoLa Roche e Residencial Anaga)

É a zona de diversão nocturna e restauração mais antiga da cidade, e dispõe de restaurantes, bares e discotecas, estas abertas até às 5 horas da manhã, ao passo que nos bares é possível divertir-se até às 3 horas. Outra grande vantagem desta zona de diversão é o facto de estar situada ao longo da avenida marítima, o que permite usufruir de um agradável passeio enquanto se faz, noite dentro, a “peregrinação” pelos seus espaços de diversão.

Macrodiscotecas

A cidade também tem espectaculares macrodisco-tecas e salas de diversão situadas fora das zonas residenciais para garantir o repouso dos cidadãos. É o caso das macrodiscotecas localizadas nas zo-nas industriais de El Mayorazgo e de Costa Sul.

Page 60: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

6464

A Câmara Municipal de Santa Cruz, o Cabildo de Tenerife, o Governo das Canárias e os Em-presários da capital põem em prática o Plano de Dinamização dos sectores do Lazer, Comércio, Turismo e Restauração com o objectivo de impul-sionar as actividades de lazer na cidade.

“Santa Cruz + viva” é um ambicioso projecto de dinamização para a cidade que proporcionará um importante instrumento ao sector do lazer da cidade (comércio, turismo, restauração, noite, cultura, etc.) para a sua promoção e crescimento.

O plano nasce depois de várias reuniões man-tidas entre representantes dos empresários do lazer da cidade e as três administrações públicas envolvidas, a Câmara Municipal (Sociedade de Desenvolvimento), o Cabildo (Turismo de Teneri-fe, Área de Desenvolvimento Económico e Ideco) e o Governo Autónomo das Canárias (Direcção-Geral de Comércio e Direcção-Geral de Ordena-mento e Promoção Turística).

O “Santa Cruz + Viva” engloba três tipos de

acções. As primeiras são as pretendidas pelos empresários das zonas que participaram activa-mente na elaboração do projecto do Plano de Dinamização: Parque Bulevar, Rua La Noria, Ave-nida Anaga, Ramblas e San Andrés. Estas acções centram-se sobretudo em criar um ambiente agradável para o lazer familiar em cada um de espaços através de parques infantis, exposições de arte, espectáculos teatrais, musicais e de dança e da presença de diferentes artistas para alegrar as esplanadas dos restaurantes aí existentes.

Estas actividades são realizadas todos os sába-dos com o objectivo de proporcionar alguma estabilidade em matéria de animação a estas zonas de lazer da cidade. Perto destas áreas também serão instalados directórios informati-vos em que será dada a conhecer a sua oferta em restauração. Esta informação também esta-rá disponível no novo portal de Internet do Pla-no de Dinamização (www.santacruzmas.com) onde se proporcionará informação completa de “tudo o que se pode fazer em Santa Cruz” no tempo livre.

SantaCruz

+ VIVA

Page 61: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

64 · 6564

Sant

a Cr

uz +

laze

r

Santa Cruz + VIVA.

Page 62: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

6666

Santa Cruz é a referência para as compras na ilha. Dispõe de uma grande variedade de lojas, cafés, bares, restaurantes e espaços de lazer para passar um dia de compras agradável. Na cidade encontram-se as melhores boutiques que exibem as tendências internacionais e nacionais nas suas montras. Também é de destacar a presença de grandes armazéns e galerias comerciais.

Como cidade moderna, nela existem sete cen-tros comerciais e, por outro lado, conta com uma vasta gama de lojas de comércio tradicionais que oferecem qualidade nos seus serviços e produ-tos, com um atendimento personalizado aos clientes.

Santa Cruz conta com diferentes zonas comer-ciais abertas que propõem uma oferta comercial muito vasta, em que as lojas e os serviços ofere-cem ao visitante diferentes opções para fazer um itinerário comercial interessante.

SantaCruz

+Comércio

Uma cidade viva.Cada recanto

é uma descobertapara os sentidos.

Zona centro.Ponto de informação turística.

Page 63: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

66 · 6766

Sant

a Cr

uz +

com

érci

o

Zona centro.

Page 64: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

6868

Zona CentroA longa história comercial desta zona tem constituído o eixo principal do comércio tradicional do município, desenvolvido em torno da Rua de El Castillo. A área apresenta uma oferta comercial muito ampla, com todo o tipo de estabelecimentos.

Também não faltam estabelecimentos de serviços nem locais de lazer, cafetarias, bares e restaurantes onde se pode passar uma noite agradável. Todos se encontram rodeados por um ambiente muito acolhedor, com fáceis acessos, pois estão dotados de lugares de estaciona-mento e serviços de transportes públicos suficientes (eléctrico, autocarro e táxi).

ZonasComerciais

Acessos recomendados

C/Castillo, C/de Méndez Núñez, C/El Pilar, C/Ángel Guimerá, Plaza de España y C/ La Rosa

Linhas dos autocarros

901, 902, 904, 907, 913, 914, 915

Paragens do eléctrico

Weyler, Teatro Guimerá, Fundación

CENTRO

RAMBLA

CABO LLANOS

AÑAZA

LA SALLE

O MERCADO

OFRA

LA SALUD

ANAGA

EL SOBRADILLO

LOCALIZAçãOZONAS COMERCIAISABERTAS NO MUNICÍPIODE SANTA CRUZ DE TENERIFE

Page 65: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

68 · 6968

Sant

a Cr

uz +

com

érci

o

Zona RamblaA Zona Comercial da Rambla compreende o espaço de-limitado pela Praça Weyler, pela Avenida General Mola, pela rua Duggi e pela rua 25 de Julho. Trata-se da zona de compras mais tradicional da cidade, onde acorrem pessoas de todos os cantos (ponto de confluência de peões e de transportes públicos) do município, carac-terizada pela presença de pequenas e variadas lojas cujo traço principal é o tratamento personalizado. A artéria principal é a Rambla de Pulido, onde as lojas se encontram a curta distância uns dos outros, sendo a sua actividade principal o comércio retalhista (roupa e calçado) e a restauração (bares e restaurantes).

Zona Cabo LlanosZona comercial de construção recente e acesso fácil às auto-estradas (Sul e Norte), com avenidas amplas de faixas múltiplas, uma grande quantidade de lugares de estacionamento e passeios largos. Aqui também se en-contra a Estação Intermodal de Autocarros, em plena Av. Tres de Mayo - onde chegam linhas de autocarro vindas de toda a ilha -, pelo que não é imprescindível levar veí-culo próprio. Além do mais, há 9 paragens de autocarros com 18 linhas distribuídas em toda a zona comercial, complementadas por várias praças de táxis. É uma zona principalmente comercial com grandes superfícies que proporcionam um conjunto de lojas modernas, varia-das e dinâmicas para todos os gostos. Há interessantes ofertas de lazer tanto no interior dos Centros Comerciais (cinemas, restaurantes, serviços pessoais, etc.) como no exterior (Auditório, Recinto de Feiras, Parque Marítimo, ...).

Acessos recomendados

C/ Ramón y Cajal y Rambla de Pulido

Linhas dos autocarros

901, 902, 903, 904, 907, 911, 913, 920, 921

Paragens do eléctrico

La Paz, Weyler

Acessos recomendados

Avda. Constitución - Avda. Manuel Hermoso Rojas - Avda. Tres de Mayo - Víctor Zurita

Linhas dos autocarros

901, 902, 904, 906, 908, 909, 910, 912, 913,914,915, 916, 917, 918, 920, 921

Paragens do eléctrico

Intercambiadorde Guaguas

ZonasComerciais

Page 66: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

7070

Zona AñazaFalar de Añaza é falar, principalmen-te, do seu grande centro comercial como motor socioeconómico da zona, dos grandes estabelecimen-tos adjacentes e da grande activi-dade comercial tradicional desen-volvida na envolvente residencial. Pode dizer-se que é uma zona de construção recente mas que conta com estabelecimentos já consoli-dados. O acesso é fácil através da auto-estrada (TF-1). Tem ruas e avenidas amplas, passeios largos em ambos os lados e até avenidas com um amplo passeio central en-tre as duas vias. Possui uma grande quantidade de lugares de estacio-namento e, além do mais, conta com várias paragens de autocarros e táxis. É uma zona com um espaço que permite a aposta no comércio. É, portanto, uma zona aberta a no-vas oportunidades.

Acessos recomendados

Rambla de Añaza - C/ del Decano Consular Jesús Ramón González - Avda. Principal de Añaza

Linhas dos autocarros

013 - 018 - 234 - 235 - 236

Zona La Salle A Zona Comercial de La Salle é uma área fundamentalmente residencial, equipada com parques e escolas. Está integrada em torno de uma das principais vias de entrada e saí-da da cidade. Actualmente, com a ampliação da zona de Cabo Llanos, converteu-se no elo de ligação entre a zona antiga e a nova.

Acessos recomendados

Avda. La Salle - C/ San Sebastián Avd. Tres de Mayo - Avda. Reyes Católicos

Linhas dos autocarros

901, 902, 904, 908, 913, 915

Zona MercadoA Zona Comercial do Mercado é uma das áreas de maior actividade de Santa Cruz. Foi-se desenvolven-do a partir do antigo Mercado da cidade, que foi ampliado com a construção do novo, e com o res-surgimento da zona, à medida que foi sendo dotada com uma extensa actividade governativa, educativa, cultural e comercial, superando o âmbito dos produtos tradicionais próprios do mercado da alimen-tação para alargar as suas possibi-lidades à venda de qualquer serviço ou produto.

Mercado MunicipalO Mercado Municipal N. Sra. de África é o principal mercado cen-tral da província de Santa Cruz de Tenerife. É um mercado grande, que abrange várias zonas que de-signamos, em geral, por Conjunto Comercial, e cuja principal pecu-liaridade - além da sua arquitectu-ra - é o seu sistema de autogestão por meio de uma cooperativa de comerciantes. O Mercado é geri-do por uma empresa privada, a

Page 67: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

70 · 7170

Sant

a Cr

uz +

com

érci

o

Sociedad Cooperativa Mercado Ntra. Sra. de África, composta por todos e cada um dos comercian-tes que integram o Conjunto Co-mercial. Além de um bonito Mer-cado tradicional com um grande número de bancas destinadas à venda de produtos alimentares a retalho, conta com um moderno Centro Comercial complementar e com a denominada Rambla Azul, um vistoso e colorido conjunto de quiosques situado numa alameda contígua.

Feira de Santa CruzTodos os domingos, às primei-ras horas da manhã, começa a chegada dos comerciantes que instalam os seus postos de venda nas proximidades do Mercado Abastecedor da cidade. Nesta fei-ra é possível encontrar uma vasta gama de produtos como roupa em segunda-mão, artigos para o lar e acessórios, alguns postos de venda interessantes com móveis usa-dos e artesanato, flores e plantas, ferramentas, quadros e bijutaria,

carteiras e malas, discos, antigui-dades, selos, brinquedos, revistas, jogos de toalhas, livros, e um pouco de tudo.

Horarios

Mercado:Segunda a domingo: das 6:00 h às 15:00 h.

Centro Comercial:Segunda a sexta: das 9:00 h às 21:00 h; sábado: das 9:00 h às 15:00 h; domingo:

das 10:00 h às 15:00 h.

Rambla Azul:Segunda a domingo: das 9:00 h às 13:30 h.Aos domingos encerra um pouco mais tarde

por causa da Feira de Santa Cruz.

Acessos recomendados

C/ José Hernández Afonso - Avda. José Manuel Guimerá

Linhas dos autocarros

901, 902, 904, 906, 908, 909, 913, 915, 918

Paragens do eléctrico

Teatro Guimerá, Fundación e Intercam-biador

Zona OfraA Zona Comercial de La Ofra está estruturada em torno a dois centros comerciais a partir dos quais foi criado um tecido comercial de pe-quenos estabelecimentos.

O conjunto abrange uma ampla oferta comercial e de serviços, fa-vorecidos por uma envolvente resi-dencial. O acesso à zona é cómodo e fácil, tanto por automóvel como por outros meios de transporte, pois existem paragens de autocarros e de eléctrico. A zona comercial estende-se ao longo de uma avenida ampla com um corredor central e passeios amplos, o mobiliário urbano é nu-meroso e está em boas condições, o que converte a visita numa activida-de de lazer agradável.

Acessos recomendados

Carretera Santa Cruz-La Laguna y Carretera del Rosario Autopista del Norte y Avda.

Príncipes de España

Linhas dos autocarros

904, 905, 908, 911

Paragens do eléctrico

Hospital La Candelaria, Príncipes de España, Chimisay

Page 68: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

7272

Zona SaludA Zona Comercial de La Salud é um lugar dinâmico e em contínuo mo-vimento, que apresenta uma oferta completa de todo o tipo de produtos e serviços, desde o pequeno comér-cio, para satisfazer as necessidades básicas dos residentes, até uma nu-merosa oferta de estabelecimentos mais modernos que atraem clientes de outras zonas.

O acesso a pé é um pouco incómo-do (devido à inclinação da zona) mas agradável. Possui lugares de estacionamento suficientes e exis-tem 5 paragens de autocarros dis-tribuídas pela área, o que faz com que o acesso rodoviário à zona comercial não represente nenhum inconveniente.

Acessos recomendados

Avd. Venezuela (ambos extremos) - Ctra. General Santa Cruz - La Laguna (Vuelta de

los Pájaros y Vistabella)

Linhas dos autocarros

901, 906, 907, 911

Paragens do eléctrico

Puente Zurita, Cruz del Señor

Zona AnagaAs suas características tanto físicas como económicas e sociais conver-tem esta zona no núcleo turístico-rural do município, no qual se in-tegram actividades muito diversas que vão desde as meramente turís-ticas, como o sol e a praia, asso-ciados à Praia de Las Teresitas, pas-sando por rotas para caminhadas (maciço da Anaga), até à activida-de residencial dos bairros de María Jiménez ou Vallesco. Destaca-se a sua ampla e interessante oferta gastronómica que abrange uma área que vai desde a costa até aos cumes do maciço de Anaga.

Feira de San AndrésO bairro piscatório de San Andrés ofe-rece aos seus visitantes a possibilida-de de comprarem diversos produtos da terra, bem como diferentes artigos de artesanato que são elaborados há muito tempo na zona de Anaga. Os comerciantes encontram-se em vários expositores e oferecem ao cliente a possibilidade de conhecerem em pri-meira mão as peculiaridades de cada trabalho que realizaram, uma vez que a proximidade com o público é uma das principais características deste tipo de feiras. Por este motivo, a feira está aberta todos os fins-de-semana do Verão com o horário das 11:00 às 21:00 horas (no Inverno abre apenas no primeiro fim-de-semana de cada mês), com o propósito de dar um impulso à actividade comercial e arte-sanal da zona.

Acessos recomendados

Autovía Santa Cruz - San Andrés, Ctra. Gral. Taganana

Linhas dos autocarros

910, 912, 916, 917, 072, 073, 074, 075, 076, 077, 228, 245, 246, 247

Page 69: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

72 · 7372

Zona El Sobradillo

Esta é uma zona comercial que foi criada recentemente e que se situa principalmente na Av. Los Majuelos. Conta com passeios e calçadas largas onde é possível desfrutar de uma tarde de compras devido à diversidade do comér-cio. Dispõe de um acesso fácil à auto-estrada ou à via de ligação entre El Sobradillo e a auto-estrada do Norte (TF-5) e do Sul (TF-1) da ilha, bem como a partir da estrada de El Sobradillo. Na zona há 4 paragens de autocarros, pelo que não é imprescindível utilizar um veículo próprio.

Acessos recomendados

Avda. Los Majuelos-C/Arco Iris-C/Robin

Linhas dos autocarros

055, 056, 239

Feira de NatalEsta feira, que compreende mais de 300 postos de ven-da, é realizada durante a época natalícia. É um bazar ao ar livre onde se pode encontrar todo o tipo de artigos para oferta e de artesanato, joalharia e bijutaria artesa-nal, perfumes e cosméticos naturais, brinquedos e gulo-seimas, livros, e um sem fim de outros produtos.

À volta da feira reúnem-se diversas actividades e eventos musicais que tornam mais agradável a actividade desta feira típica.

Localização

Zona de estacionamento da Av. Jose Antonio, anexa à Alameda Duque Santa Elena.

Horário: das 10:00 às 23:00 h, excepto no dia 5 de Janeiro que é véspera do Dia de Reis.

Datas aproximadas:20 de Dezembro a 6 de Janeiro. Sa

nta

Cruz

+ c

omér

cio

Page 70: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

7474

Gastronomia canária, sinal de identidade.

A gastronomia de um povo é, sem dúvida, um símbolo da sua identidade e singularidade. Neste sentido, as Ilhas Canárias podem gabar-se de ter uma cozinha simples e original, tanto na escolha dos ingredientes como nos proces-sos de elaboração dos seus pratos baseados na herança do povo guanche e com uma clara influência espanhola.

No entanto, apesar da sua simplicidade, a co-zinha tradicional canária é autêntica e rica em sabores que lhe conferem uma personalidade própria, para a qual têm contribuído o clima do arquipélago e a utilização dos produtos regio-nais do mar e da terra.

Entre os ingredientes da cozinha tradicional ca-nária têm reconhecido protagonismo os produ-tos do mar como os peixes e os moluscos, sen-do os mais destacados a veja, os peixes brancos de sabor suave, o choco, uma espécie de lula de tamanho maior, ou o cherne, peixe que pode ser consumido em conserva de sal ou cozinhado.

Da terra, a batata-doce e a batata, sendo esta última famosa na sua versão “batatas enru-gadas” (batatas cozidas com a casca), são acompanhamentos indiscutíveis para a carne e o peixe. Produtos da horta como o tomate, a cebola, o alho, o pimento e a pimenta, a abó-bora e a courgette ou “bubango”, o agrião, os coentros e a salsa, têm aplicação em guisados, cozidos, e na preparação do famoso molho canário, “el mojo”, nas suas versões verde (de coentros) ou vermelho (molho picante).

Em relação às carnes, destacam-se os pratos à base de porco, coelho e cabrito, que podem ser preparados em guisados, fritos ou assados.

O leite de cabra é o ingrediente básico dos quei-jos das Canárias, que podem ser consumidos frescos, semicurados ou curados e até fumados.

Mas há um produto da cozinha canária, de-rivado de cereais como o milho, o trigo ou a cevada, que se foi consolidando como “símbo-

Santa Cruz + SaborUm percurso culinário

através de estabelecimentos exclusivosespalhados por toda a cidade.

Page 71: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

74 · 7574

Sant

a Cr

uz +

sab

or

Atum, vejas cozidas e sopa de agrião.

Page 72: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

7676

lo” da cultura gastronómica das ilhas: falamos do “Gofio” (moagem fina e tostada destes cereais), que tem várias aplicações culinárias, uma vez que o gofio foi o “pão dos caná-rios”, amassado com água e sem cozedura. É consumido misturado com caldos (escaldón) ou ensopados, e até misturado com mel e amêndoas, como sobremesa. O seu consumo está tão generalizado que, em muitas casas, é costume tomar o pequeno-almoço misturando o golfio com leite e açúcar. Outros produtos, que complementam a gastronomia das Ilhas Caná-rias, são os vinhos canários, dos quais Tenerife é exemplo. A ilha está dividida em cinco regiões ou comarcas vinícolas, sendo que Santa Cruz de Te-nerife pertence à Comarca Tacoronte-Acentejo. No município encontram-se várias adegas que engarrafam o vinho desta comarca, como a Las Fajanetas e a Cathaysa, que se encontram dentro do Parque Natural de Anaga. Tenerife reúne, na sua gastronomia, os produtos e os pratos mais representativos da cozinha das Ilhas Canárias, com uma ampla oferta de restauração.

A diversidade da oferta gastronómicade Santa Cruz de Tenerife

A gastronomia canária foi-se adaptando aos novos tempos. O arquipélago tem sido escala e ponto geográfico estratégico entre os continentes europeu, africano e americano. Por outro lado, as migrações que ocorrem desde há vários séculos

“a partir de e para” estes continentes e outros lugares mais remotos como os países asiáticos (Índia, China, Coreia), sendo clara a influência que estes fluxos populacionais têm exercido sobre a gastronomia canária e a oferta de res-tauração das ilhas, sobretudo no último século.

Uma das tendências que tem vindo a alcançar mais importância nos últimos anos é a diversi-ficação da cozinha tradicional, dando lugar a um novo ramo mais criativo e contemporâneo, chamado de Cozinha de Autor. Esta tendência, apesar de continuar a conservar, na sua base, a utilização de produtos tradicionais, tem inovado através da introdução de novos ingredientes exóticos, muitos deles vindos de fora - uma mis-tura de sabores que trazem originalidade às re-ceitas locais -, e põe ênfase na apresentação dos pratos, convertendo-os em criações artísticas dos cozinheiros profissionais.

O sector da restauração do município de San-ta Cruz de Tenerife tem “de tudo”. O visitante pode encontrar o melhor da cozinha tradicional presente, maioritariamente, nos restaurantes ou guachinches da zona de Anaga, e, no resto da cidade, pode encontrar estabelecimentos com uma oferta que vai desde a cozinha tradicional canária e da requintada cozinha de autor ou criativa até à gastronomia regional espanhola, às tasquinhas de tapas e à grande variedade de restaurantes de cozinha internacional.

Nota: Informe-se sobre a oferta de restauração do município nos pontos de informação turística municipal (Consulte o Guia Prático).

Page 73: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

76 · 7776

Cozinha de Autor.

Sant

a Cr

uz +

sab

or

Page 74: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

7878Parque García Sanabria

O Parque Municipal García Sanabria é um autêntico jardim botânico onde as espécies vegetais se combinam com passeios, fontes, caramanchões e grupos escultóricos que o convertem no pulmão de Santa Cruz, o espaço ideal para o lazer e descanso dos cidadãos.

As esculturas contemporâneas do recinto pro-cedem da Primeira Exposição Internacional de Esculturas na Rua, realizada na cidade de San-ta Cruz de Tenerife entre Dezembro de 1973 e Janeiro de 1974.

A ideia principal desta exposição era fazer uma mostra para o deleite do transeunte. Des-ta forma, o cidadão deparava-se com objectos tridimensionais, uma exposição “na rua e para a rua” e sem limitações de espaço.

No Parque García Sanabria foram semeadas espécies da flora autóctone das Canárias e tam-bém de outras espécies exóticas provenientes de outros continentes, de países de clima tropical e subtropical e, por esta razão, é “extra oficialmen-te” considerado o jardim botânico da cidade.

No ano de 2006 o parque voltou a ser inau-gurado depois de um processo de recuperação e reabilitação que durou perto de dois anos. Este espaço continua a ser o lugar ideal para passear, para a leitura e o lazer em geral, tanto para as crianças como para os adultos.

O serviço de informação turística da cidade conta com roteiros guiados no interior do par-que, durante os quais se comentam aspectos botânicos, históricos e idiossincráticos.

Santa Cruz +VerdeA cidade dispõe de numerosas praças

e parques que vestem a cidade.

1

Page 75: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

78 · 7978

Parque García Sanabria.

Sant

a Cr

uz +

ver

de

Page 76: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

8080

Parque La Granja

O Parque de La Granja, em Santa Cruz de Teneri-fe, está situado entre as Avenidas da Bélgica, de Madrid e de Benito Pérez Armas, muito próximo da entrada para a cidade através do acesso a partir da TF-5. Tem uma área de 64.310 m2 e foi construído no ano de 1976.

É um espaço amplo onde se pode praticar des-porto e jogos, passear para descontrair, e até desfrutar da leitura. É muito frequente ver pes-soas a praticar caminhadas, treinar em equipa e crianças a desfrutar da zona recreativa infantil. No interior do mesmo podemos encontrar dife-rentes espécies de árvores, espécies autóctones das Canárias como as palmeiras e o dragoeiro, e algumas espécies exóticas como a nogueira americana, o umbuzeiro, grupos de magníficas palmeiras reais, acácias rubras, jacarandás, e muito mais.

Parque Viera y Clavijo

O Parque Cultural Viera y Clavijo é uma área com jardins situada numa zona muito próxima de uma das entradas da cidade.

No interior do Parque encontra-se o antigo Co-légio de La Asunción, uma igreja neogótica que foi construída por uma congregação de freiras belgas em 1905. Posteriormente, foi convertida em centro de exposições e conferências. Também encontramos o Teatro Pérez Minik e uma das esculturas mais importantes da Primeira Exposi-ção Internacional de Esculturas na Rua, “Femme Bouteille”, de Joan Miró, catalogada como Bem de Interesse cultural.

O parque também conta com uma zona infan-til com diferentes baloiços e áreas para os mais pequenos.

2 3

Page 77: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

80 · 8180

Parque Rural De Anaga

Anaga é uma das zonas mais antigas da ilha. Trata-se de uma cordilheira íngreme de cumes afiados dos quais pendem profundos vales e bar-rancos que se estendem até ao mar, formando numerosas praias, muitas vezes acessíveis ape-nas a pé ou por barco.

É um Espaço Natural Protegido, com uma ex-tensão de 14.418 hectares (8% da área da ilha) desde o nível do mar até aos 1.024 metros do pico Cruz de Taborno. Uma parte do seu território,

76,9%, pertence ao município de Santa Cruz de Tenerife e nele se encontram três enclaves de especial valor: as Reservas Naturais Integrais de Ijuana, de El Pijaral e de Los Roques de Anaga. Como estas Reservas precisam de um elevado nível de conservação dos seus frágeis ecossis-temas, é necessário pedir uma autorização es-pecial para as visitar, que é emitida pela Área de Ambiente da Câmara Municipal de Tenerife.

O Monte de Aguirre é também uma zona de aces-

Sant

a Cr

uz +

ver

de

Taganana.

Page 78: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

8282

so controlado, uma vez que se trata de um antigo bosque de laurissilva de condições singulares.

O Parque caracteriza-se por ser uma zona natural belíssima, cheia de contrastes espectaculares, e porque alberga uma flora e uma fauna ricas em endemismos, tudo isto como consequência do iso-lamento e da variedade ecológica da zona.

Anaga é uma zona habitada desde tempos remo-tos; os vestígios arqueológicos encontrados, bem como as fontes escritas, testemunham a presença de comunidades Guanches (aborígenes da ilha de Tenerife). Com a chegada dos europeus dá-se o processo de aculturação com o qual se introduzem na região novos costumes que passam a conviver com os antigos hábitos da vida dos aborígenes das Canárias.

Os habitantes de Anaga têm sabido aproveitar os recursos que este meio tão acidentado lhes ofere-ce. É frequente o aparecimento, entre os cumes, de pequenos casarios rodeados de hortas que se adaptam às irregularidades do terreno, formando as denominadas “cadeias” ou socalcos de cultivo. Também são característicos na sua paisagem os lagares de pedra, as antigas fazendas, os palheiros e as casas-gruta.

Em Anaga, a agricultura, o pastoreio e a pesca são um meio de subsistência para muitos dos seus habitantes. Por vezes estes trabalhos são pratica-dos com técnicas artesanais como a elaboração do queijo ou a pesca com uma cesta de juncos.

O isolamento que caracteriza a região de Anaga permite que as tradições continuem vivas. Um cla-ro exemplo é o jogo do pau canário, que deriva da antiga habilidade dos guanches para atacar e defender com paus e que se foi transmitindo de geração em geração. No século XIX foi fundada a escola de San Andrés, à qual acorrem pessoas de toda a ilha para aprender esta prática. O mesmo acontece com o “salto do pastor”, método usado pelos pastores de cabras para se deslocarem pelas zonas de pastoreio com a ajuda de uma lança ou hasta. Hoje em dia é uma actividade que se realiza principalmente para exibição.

Natureza em Anaga. Flora e Fauna

A climatologia especial da zona faz com que seja possível a existência de uma das de-monstrações de laurissilva mais importantes do mundo (o louro, o til, o vinhático, etc.), um tipo de bosque originário do Período Terciário que hoje só existe nas Canárias, na Madeira e em algumas ilhas dos Açores. A laurissilva re-presenta um recurso muito importante para abastecer a zona de água, uma vez que a sua densa massa florestal retém a humidade, re-carregando os aquíferos (depósitos naturais da ilha), além de criar e conservar um solo fértil.

Outros tipos de vegetação são os bosques ter-mófilos (dragoeiros, sabinas, lentiscos, etc.), o faial-urzal (faias, urzes, azevinhos, teixos), as eu-fórbias na costa e a vegetação característica dos barrancos (tabuas, juncos, etc.).

Cumes de Anaga.

Page 79: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

82 · 8382

Sant

a Cr

uz +

ver

de

Em Anaga albergam-se tesouros zoológicos e bo-tânicos únicos, como os pombos da laurissilva ou a violeta de anaga. A variedade animal predomi-nante é a dos invertebrados, embora também haja muitas aves. De facto, o parque foi declarado pela UE como Zona de Protecção Especial para as Aves (ZEPA). Outras espécies aqui existentes são alguns répteis (especialmente os lagartos) e os morcegos.

Formações Geológicascaracterísticas da paisagem

Anaga destaca-se pelas impressionantes for-mações geológicas, que o tempo e a erosão se encarregaram de esculpir, quais caprichos da natureza, deixando a descoberto “Roques”, “Diques” e profundos “Barrancos” que sulcam o maciço desde os cumes até ao mar. Entre os roques (rochedos) mais característicos do maciço estão o Roque de Taborno, Roque de Las Ánimas (Taganana), Roques de Chinobre e Anambro e a Reserva Natural Integral de Los Roques de Anaga.

Assim que o viajante avança para o interior da zona e entra em contacto com a sua orografia, deixa-se surpreender com o aparecimento dos diques, quais paredes de basalto que atravessam os barrancos perpendicularmente, apreciando, em alguns casos, como ficaram a descoberto graças a milhões de anos de paciente incidência da água e dos ventos. Tanto na época pré-hispânica como nos dias de hoje, chegam a ser utilizados como currais improvisados para resguardar o gado. É de destacar a beleza paisagística de barrancos como

o de Tamadiste, único na zona em que a água está presente todo o ano, ou da Reserva Natural In-tegral do Barranco de Ijuana, em cujo tapete de eufórbias estão preservadas comunidades excep-cionais de euphorbia canariensis e regis-jubae e aeonium canariense.

Gastronomía

Em Anaga podem ser degustados pratos típicos que devem a sua fama à preparação caseira, como a carne de cabra e de coelho, o cozido, o grão-de-bico, o escaldón de gofio, o peixe fresco e as batatas enrugadas com mojo, o polvo frito e a batata-doce.

São igualmente conhecidos os queijos de cabra suave elaborados de forma artesanal e o vinho da zona. Merece uma menção especial o Vinho de Amoras, próprio de diferentes zonas de Anaga, Almáciga, Taganana, El Draguillo, Afur. É muito apreciado devido às suas propriedades medicinais. Outro conselho é não deixar de provar o delicioso queijo de cabra de Benijo, Maria Jiménez, Taborno, Afur, Igueste de San Andrés.

Artesanato

As principais actividades artesanais são a cesta-ria de vime e de folha de palmeira, as rosetas, os bordados, as rendas de bilros, as miniaturas em madeira e a talha da tosca (pedra de origem vulcâ-nica). Na povoação de San Andres encontramos a Feira do Agricultor, onde é possível fazer compras de artesanato e de produtos próprios da zona.

Caminhos de Anaga.

Page 80: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

8484

Anaga

Este distrito é constituído pelo território de Anaga, um maciço escarpado ao longo do qual se distribuem bairros com poucos habitantes. Também existe uma faixa na costa Este, ocupada por pequenas povoações pis-catórias e por um complexo de indústrias portuárias.

Gabinete do Distritode AnagaAvda. Pedro Schwartz s/nEdificio Infobox. 38120Tel.: +34 922 591 830Fax: +34 922 591 834

Centro Abrange o território que se es-tende entre os sopés da Cordil-heira de Anaga e a extremidade oriental do barranco de Santos. É a zona mais antiga da cidade, onde se encontra o centro his-tórico e onde se situavam os assentamentos populacionais.

Gabinete do DistritoCentro - Ifara R/ Arquitecto MarreroRegalado, 7Tel.: +34 922 299 198Fax: +34 922 278 348

Salud - La Salle

O distrito está situado na parte central do vale, numa área de-limitada pelo Complexo Costa Sur, o Barranco Santos, a área portuária e o limite do Municí-pio de Santa Cruz. Trata-se de uma zona em cuja direcção se estendeu a cidade há algumas décadas e que hoje em dia se encontra perfeitamente integra-da no centro urbano da cidade.

Gabinete do DistritoSalud - La SalleRua Zurbarán, 30, C.P.38007Bairro de Buenavista Centralita: +34 922 882 924Fax: +34 922 882 [email protected]

Santa Cruz +os seus Distritos

Informação sobreos distritos do município.

Page 81: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

84 · 8584

Sant

a Cr

uz +

os

seus

dis

trito

s

Ofra - Costa Sur

Nesta zona foram-se construindo bairros que des-locaram a actividade industrial para os subúrbios da cidade.

É a área com maior densidade demográfica, uma vez que muitos dos edifícios têm mais de dez pisos de altura. Mesmo assim, também há lugar para avenidas largas com árvores, como a avenida Prín-cipes de Espanha em Ofra.

Gabinete do Distrito Ofra - Costa Sur Avda. Príncipes de España, 6Tel.: +34 922 646 606Fax: +34 922 661 748

Sudoeste

Es la segunda área en extensión tras Anaga, pero aquí las condiciones orográficas y la disponibilidad de suelo permiten la construcción de nuevos pi-sos.

Esta es la zona con más posibilidades de creci-miento demográfico a corto plazo de la ciudad, barrios como La Gallega, Alisios o El Sobradillo han crecido bastante en pocos años, alentados por la prosperidad de las empresas radicadas en la zona y de las áreas comerciales.

Gabinete do DistritoEstrada de El Sur km 7,5Edif. Airan Local 10Bco GrandeTel.: +34 922 626 222Fax: +34 922 629 641

ANAGA

CENTRO

SALUD-LA SALLE

OFRA-COSTA SUR

SUDOESTE

Page 82: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

8686

Roteiro da Cidade Moderna

Um passeio guiado pela zona mais vanguardista da cidade, onde se encontram obras ar-quitectónicas de vulto como o Parque Marítimo César Manri-que e as obras projectadas pelo conhecido arquitecto valenciano Santiago Calatrava, o Auditório de Tenerife e o Centro Interna-cional de Feiras e Congressos. Tudo isto sem retirar importân-cia ao património histórico da envolvente, pois também se en-contram nesta zona de expan-são moderna de Santa Cruz de Tenerife o Castelo de San Juan, a Casa da Pólvora e a Ermida de Nossa Senhora de La Regla.

Início: Auditório de Tenerife.Percurso: Auditório e zona de El Castillo Negro.Fim: Auditório.

Roteiro de Almirantes e Piratas

A história de Santa Cruz está assinalada por um terrível acontecimento ocorrido em 25 de Julho de 1797, quando o contra-almirante inglês Horatio Nelson e as suas tropas ataca-ram a baía da cidade. Reviva connosco os acontecimentos e as consequências deste ataque através de um percurso guiado pelos lugares originais onde ocorreram os factos mais me-moráveis desta batalha.

Início: Posto de InformaçãoTurísticaPercurso: Zona Centroe Centro Histórico.Fim: Posto de InformaçãoTurística.

Roteiro da Cidade Histórica

Convidamo-lo a mergulhar na apaixonante história da cidade através de uma visita guiada pelas ruas do centro histórico, pelas praças, monumentos e zo-nas comerciais que permitirão um melhor conhecimento da realidade de Santa Cruz, uma combinação entre tradição e modernidade.

Início: Posto de Informação Turística.Percurso: Zona Centro e Centro Histórico.Fim: Posto de Informação Turística.

Sociedade de Desenvolvimento de Santa Cruz de Tenerife: +34 922 53 33 53.

Roteiros da Cidade

Page 83: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

86 · 8786

Rote

iros

da C

idad

e

Roteiro da Arte

Com este percurso poderá contemplar a impor-tante colecção de Arte Contemporânea ao ar livre, uma exposição permanente de esculturas espal-hadas pelas diferentes zonas da cidade, resultado da Primeira Exposição Internacional de Esculturas na Rua realizada em Santa Cruz de Tenerife em 1973.

Início: Alameda Reis Católicos.Percurso: Alameda e Parque García Sanabria.Fim: Parque García Sanabria.

Roteiro dos Sentidos

Descubra Santa Cruz de Tenerife de uma maneira única e original percorrendo um dos lugares mais emblemáticos da cidade, o Parque Municipal Gar-cía Sanabria. Durante o desenrolar da visita terá a oportunidade de utilizar todos os sentidos de for-ma a conhecer e a desfrutar intensamente de tudo o que lhe oferece este espaço verde da cidade.

Início: Relógio de Flores Parque GarcíaSanabria.Percurso: Dentro do Parque García Sanabria.Fim: Parque García Sanabria

Endereço electrónico para reservas e consultas: [email protected].

Serviço de Visitas guiadas.

Page 84: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

8888

Guia práticoda cidade

HOTEL MENCEY *****

R/ Dr. José NavierasTel.: +34 922 609 900 / Fax: +34 922 280 017

38004 Santa Cruz de Tenerifewww.sheraton.com/mencey

286 QUARTOS

HOTEL ESCUELADE SANTA CRUZ ****

R/ San Sebastián 152Tel.: +34 822 010 500 / Fax: +34 822 010 501

38006 Santa Cruz de Tenerifewww.hecansa.org

HOTEL NH TENERIFE ****

Candelaria Esquina Doctor AllartTel.: +34 922 534 422Santa Cruz de Tenerifewww.nh-hotels.com

[email protected]

HOTEL ATLÁNTIDA ****

Avda. 3 de Mayo, esqu, Aurea Díaz Flores s/nTel.: +34 922 294 500 / Fax:+34 922 224 458

38005 Santa Cruz de Tenerifewww.hoteles-silken.com

112 QUARTOS

1

2

3

4

Page 85: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

88 · 8988

HOTEL PLAZA ***

Praça de la Candelaria, 10Tel.: +34 922 272 453 / Fax: +34 922 275 160

38002 Santa Cruz de [email protected]

HOTEL PRINCIPE PAZ ***

R/ Valentín Sanz, 33-35Tel.: +34 922 249 955 / Fax: +34 922 281 065

38002 Santa Cruz de [email protected]

Guia

prá

tico

da c

idad

e

HotéisHOTEL CONTEMPORÁNEO ***

Rambla General Franco, 116Tel.: +34 922 271 571 / Fax: +34 922 271 223

38001 Santa Cruz de Tenerifewww.hotelcontemporaneo.com

[email protected]

HOTEL TABURIENTE ***

R/ Dr, José Navieras, 24Tel.: +34 922 276 600 / Fax: +34 922 270 562

38001 Santa Cruz de Tenerifewww.hoteltaburiente.com

5

6

7

8

Page 86: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

9090

13

HOTEL TANAUSÚ***

R/ Padre Anchieta, 83005 Santa Cruz de Tenerife

Tel. +34 922 217 000www.hoteltanausu.es [email protected]

HOTEL NÁUTICO **

R/ Profesor Peraza de Ayala, 13Tel.: +34 922 247 066 / +34 922 247 276

38001 Santa Cruz de Tenerife.

HOTEL PELINOR **

R/ Bethencourt Alfonso, 8Tel.: +34 922 246 875 / Fax: +34 922 280 520

38002 Santa Cruz de Tenerifewww.hotelpelinor.com

HotéisHOTEL COLÓN RAMBLA***

R/ Viera y Clavijo, 49Tel.: +34 922 272 500/Fax: +34 922 272 716

38004 Santa Cruz de [email protected]

9

10

11

Page 87: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

90 · 9190

Guia

prá

tico

da c

idad

e

14

15

16

17

CASA RURAL 2 BARRANCOS

Los Valles, Bufadero nº 13, Mª JimenezTel.: +34 620 76 34 29 www.dosbarrancos.net

ALBERGUE DE ANAGA

Est. de Bailadero-Chamorga. Tel.:+34 922 822 056Fax: +34 922 310 193 [email protected]

www.alberguestenerife.net

HOTEL ATLÁNTICO **

R/ Castillo, 12Tel.: +34 922 246 375Fax: +34 922 246 378

38002 Santa Cruz de Tenerife

HOTEL OCÉANO *

R/ Castillo, 6Tel,: +34 922 270 800

Fax: 922 246 37838001 Santa Cruz de Tenerife

Page 88: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

9292

Telefones úteisCâmara Municipalde Santa Cruz de TenerifeTeléfono: +34 922 606 000

Sociedade de Desenvolvimento de Santa Cruz de TenerifeTeléfono: +34 922 533 353

Cabido Insular de TenerifeTeléfono: +34 922 239 500

Informação Telefónica 010Teléfono/s:Marcar 010(para chamadas realizadas fora do município marcar 922 606 010).

Informação doGoverno das Canárias.Teléfono: +34 012

Gabinete de EstrangeirosTel:+34 922 999 300

Gabinete de TurismoTeléfono: +34 922 299 749

Gabinete de Municipalde Informação ao Consumidor (OMIC)Teléfonos: +34 922 289 171+34 922 281 809

Registo GeralTeléfono: +34 901 501 901

BI/PassaportesTeléfono: +34 922 849 500

DISTRITOS

Distrito Centro-IfaraTeléfono: +34 922 299 198

Distrito Salud-La SalleTeléfono: +34 922 882 924

Distrito AnagaTeléfono: +34 922 591 830

Distrito SuroesteTeléfono: +34 922 626 222

Distrito Ofra-Costa Sur Teléfono: +34 922 646 606

Protecção CivilTeléfono: +34 922 606 060

Cruz Vermelha Urgências e AmbulânciasTeléfono: +34 922 281 800

BombeirosTeléfono: +34 112 / +34 080

Polícia LocalTel: +34 092 / +34 922 606 092

Polícia NacionalTeléfono: +34 922 219 300

Guardia CivilTeléfono: +34 922 648 500

Assistência em viagemTeléfono: +34 922 510 860

Salvamento MarítimoTeléfono: +34 922 597 551

EmergênciasTeléfono: +34 900 202 202

Ajuda Emergências AnagaTeléfono: +34 922 641 211

Posto de Socorrode Las TeresitasTeléfono: +34 922 549 445

CENTROS DE SAÚDE DE ATENÇÃO PRIMARIA

Anaga Tel.: +34 922 598 940

Barrio de La SaludTel.: +34 922 237 572

Los Gladiolos Tel.: +34 922 236 691

Ofra-Delicias Tel.: +34 922 675 101

Toscal-Centro Tel.: +34 922 246 560

Posto Médico San AndrésTel.: +34 922 591 006

Posto Médico TagananaTel.: +34 922 590 157

Secretaria de Saúde e Consumo Tel.: +34 922 474 260

Serviço de urgênciasTeléfono: +34 112

Serviço Canário de SaúdeTeléfono: +34 922 607 010

Hospital de Nossa Senhora de la CandelariaCentral, Tel: +34 922 60 20 00 / +34 922 602 010 /+34 922 60 2 132

Hospital Psiquiátricode TenerifeTel.: +34 922 286 600 / 04

TRANSPORTES

TITSA (Estação de autocarro)Teléfono: +34 922 531 300

Metropolitano de TenerifeTeléfono: +34 922 57 42 53

TAxIS

Radio Taxi San PedroTel.: +34 922 310 000Radio Taxi San MarcosTel.: +34 922 641 112Radio Taxi Isla de TenerifeTel.: +34 922 621 313Tele Taxi. Tel.: +34 922 311 012Santa María. Tel.: +34 902 113 122

COMPANHIAS MARÍTIMAS

Fred-OlsenTeléfono: +34 902 100 107

Naviera ArmasTeléfono: +34 902 456 500

Garajonay ExpressTeléfono: +34 902 343 450

TransmediterráneaTeléfono: +34 902 454 645

COMPANHIAS AÉREAS

BinterCanariasTeléfono: +34 902 391 392

Islas AirwaysTeléfono: +34 902 477 478

AEROPORTOS

Aeroporto de Tenerife Norte Los RodeosTeléfono: +34 922.635.999

Aeroporto de TenerifeSul Rainha SofíaTeléfono: +34 922.759.510

FARMACIAS

Farmácia CorominasTeléfono: +34 922 27 14 51

Farmácia E. GarcíaTeléfono: +34 922 24 24 71

Farmácia El PilarTeléfono: +34 922 24 09 92

Farmácia EvoraTeléfono: +34 922 28 23 02

Farmácia Hernández AlfonsoTeléfono: +34 922 24 32 41

Page 89: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

92 · 9392

Guia

prá

tico

da c

idad

e

Farmácia Óptima El NegritoTeléfono: +34 922 24 59 96

Farmácia Pino de OroTeléfono: +34 922 28 21 22

Farmácia WildpretTeléfono: +34 922 27 16 47

Farmácia RomeroTeléfono: +34 922 24 33 31

Farmácia Sanz DobladoTeléfono: +34 922 27 53 47

POSTOS DEINFORMAÇÃO TuRÍSTICA

Santa Cruz de TenerifeTeléfono: +34 922 29 97 49

Puerto de la CruzTeléfono: +34 922 38 60 00

Aeroporto SulTeléfono: +34 922 39 20 37

Costa AdejeTeléfono: +34 922 75 06 33

Praia FañabéTeléfono: +34 922 71 65 39

Los Cristianos (Casa da Cultura)Teléfono: +34 922 75 71 37

Los Cristianos. (Las Vistas)Teléfono: +34 922 78 70 11

Praia de las AméricasTeléfono: +34 922 79 76 68

Las Galletas. Tel.: +34 922 73 01 33

El Médano. Tel.: +34 922 17 60 02

La Laguna. Tel.: +34 922 60 11 06 / 07. +34 922 63 11 94

Santiago del TeideTeléfono: +34 922 86 03 84

Tacoronte. Tel.:+34 922 57 00 15

La Orotava. Tel.: +34 922 32 30 41

Los Realejos. Tel.: +34 922 34 61 81

San Miguel de AbonaTeléfono: +34 922 73 86 64

Centro de Visitantesde La Cruz del Carmen(Parque Natural Anaga) Teléfono: +34 922 63 35 76

Parque Natural de TenoTeléfono: +34 922 12 80 32

BajamarTeléfono: +34 922 54 06 12

CONSuLADOS

ALEMANHAR/ Albareda nº 3, 2º, 35007Las Palmas de Gran CanariaTel.: +34 928.491.880 Fax: +34 928.262.731

Consulado Honorario em TenerifeR/ Costa y Grijalba nº 18-bajo, 38004, S/C de Tfe.Tel. +34 922 248 820Fax: +34 922 151 555H: segunda a sexta 10:00-13:00 h.

Consulado Honorarioem La Palma Avenida Marítima nº66,38700 S/C de La PalmaTel.: +34 922 420 689Fax: +34 922 423 278H: segunda a sexta 10:00-13:00 h.

ARGENTINAMadrid Tel. +34 91 402 5115

ÁUSTRIAConsulado Honorário da ÁustriaR. Hermano Apolinar, n.º 2. 38300, La Orotava, Santa Cruz de TenerifeTel.: (0034) 922 330 181Fax: (0034) 922 322 184H: S-Q-Q das 15:30 h às 18:30 h

BÉLGICAR. Villalba Hervás n.º 4, 2º. 38002, Santa Cruz de TenerifeTel.: (0034) 922 241 193Tel. guardas: (0034) 620 201 769Fax: (0034) 922 241 194H: S-S das 09:00 h às 14:00 h

BOLÍVIAR. Seis de Diciembre n.º 28, 1º C, Edif. Cha-Martín, La Laguna. 38203. S/C de Tenerife.Tel.: (0034) 922 250 125Fax: (0034) 922 252 101H: S-S das 09:00h-13:00h

BRASILEst. Ger. La Cuesta-Taco km 0,5 - 38320 La LagunaTel.: (0034) 922 472 002Fax: (0034) 922 472 003H: das 16:00 h às 18:00 h

CABO VERDER. Arco, n.º 16. 35004 Las Palmas de Gran CanariaTel.: (0034) 928 241 135Fax: (0034) 928 232 969H: S-S das 09:00 h às 13:00 h e das 16:00 h às 19:00 h

CHILEMilicias de Garachico,Edif. Hamilton, 2º Piso, Sala 28. Santa Cruz de Tenerife.Tel.: (0034) 922 286 950Fax: (0034) 922 276 112H: T-Qui. das 10:00 h às 12:00 hHorário de atendimento telefóni-co: S-S das 09:00 h às 15:00 h

COLÔMBIAConsulado Honorário da Colômbia em Gran CanariaR. Rafael Cabrera n.º 1. Primeiro, Sala 4. 35002 Las Palmas de Gran CanariaTel.: (0034) 928 381 070Fax: (0034) 928 381 070Horário de atendimento pessoal: T-Qui. das 09:30 h às 13:30 h (sem marcação prévia). Horário de atendimento telefónico: S-Qua.e S das 10:00 h às 13:30 h

COREIAR. Luis Doreste Silva, n.º 60, 1º. 35004 Las Palmas G.C.Tel.: (0034) 928 230 499 / 243 699Fax: (0034) 928 243 881Horário: segunda a sexta das 09:00 h às 13:00 h e das 15:00 h às 17:30 h

COSTA DO MARFIMR. Agua Dulce, n.º 481º B. 35004 Las Palmas de Gran CanariaTel.: (0034) 928 605 615Fax: (0034) 928 621 052Horário: segunda a sexta das 10:00 h às 13:00 h

COSTA RICAR. Ramón y Cajal, n.º 3, Semicave 2, sala 5. 38003 Santa Cruz de TenerifeTel.: (0034) 922 292 527Fax: (0034) 922 240 716H: S-S das 09:00 h às 14:00 h

EL SALVADORR. Serrano, n.º 114. 28701 Madrid Tel.: (0034) 91 562 80 02

COSTA RICAPasseio de La Castellana, n.º 166. 28071 MadridTel.: (0034) 91 345 95 21

Page 90: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

9494

CUBAR. León y Castillo, n.º 247Ciudad Jardín. 35005Las Palmas de Gran CanariaTel.: (0034) 928 244 642Fax: (0034) 928 244 643

DINAMARCAR. Villalba Hervás, n.º 5, 3º38002 S/C de TenerifeTel.: (0034) 922 275 757Fax: (0034) 922 240 287H: S-S das 09:00 h às 13:00 h

EQUADORMilicias de Garachico, n.º 1 Edif. Hamilton, sala 38. 38002Santa Cruz de TenerifeTel.: (0034) 922 245 801(0034) 922 245 014Fax: (0034) 922 245 802Horário: S-S das 09:00 h às 13:00 h e das 17:00 às 19:00 h

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICAR. Los Martínez de Escobar, 1ºSala 7. 35007Las Palmas de Gran CanariaTel: (0034) 928 222 552 / 271 259Fax: (0034) 928 225 863Horário: segunda a sexta das 10:00 h às 13:00 h

FILIPINASR. Leoncio Rodríguez, n.º 14, 1º B. 38003 Santa Cruz de TenerifeTel.: (0034) 922 211 565 / (0034) 922 212 549Fax: (0034) 922 225 854H: S-S das 09:00 h às 14:00 h

FINLÂNDIAR. Villalba Hervás, n.º 5, 3º. 38002 Santa Cruz de TenerifeTel.: (0034) 922 280 955Fax: (0034) 922 240 287Horário: segunda a sexta das 10:00 h às 13:00 h

FRANÇAR. Punta de la Vista, n.º 3, 1º, Cuevas Blancas. 38111 Santa M. de El Mar. Santa Cruz de TenerifeTel.: (0034) 922 232 710Fax: (0034) 922 232 517H: S-S das 09:00 h às 13:00 h

GRÃ-BRETANHAPlaza Weyler, n.º 8, 1º. 38003 Santa Cruz de TenerifeTel.: (0034) 922 286 863(0034) 922 289 903H: S-S das 09:00 h às 14:00 h

GRÉCIAR. Dique León y Castillo, n.º 28-29. 35008 Las Palmas de Gran CanariaTel.: (0034) 928 300 545Fax: (0034) 928 300 540H: S-S das 08:00 h às 15:00 h

GUATEMALAR. San Francisco, n.º 4, 3º. 38002 Santa Cruz de TenerifeTel.: (0034) 922 282 190Fax: (0034) 922 241 323H: S-S das 09:00 h às 13:30 h

GUINÉ CONACRIR. Ger. Mas de Gaminde, n.º 45, 2º, B1. 35006 Las Palmas de Gran CanariaTel.: (0034) 928 242 627Fax: (0034) 928 246 717H: S-S das 10:00 h às 12:00 h

HONDURAS (Consulado Geral)R. Puerta Consejo, n.º 47, 2º F. 38300 Santa Cruz de TenerifeTel.: (0034) 922 287 569Fax: (0034) 922 273 954H: S-S das 10:00 h às 13:00 h

HUNGRIAApartado de correios 40438650. Los Cristianos. S/C de Tfe

ÍNDIAR. Villalba Hervás, n.º 15, 3º 38002. Santa Cruz de TenerifeTel.: (0034) 922 241 416 / 922 243 503 Fax:(0034) 922 289 755H: S-S das 10:00 h às 14:00 h

IRLANDAR. Castillo, n.º 8, 4º A. 38002 Santa Cruz de TenerifeTel.: (0034) 922 245 671Fax: (0034) 922 249 957H: S-S das 10:00 h às 13:00 h

ISLÂNDIAR. Juan de Escobedo, n.º 5. 35011 Las Palmas de Gran CanariaTel.: (0034) 928 252 292Fax: (0034) 928 201 616H: S-S das 16:00 h às 19:00 h

ITÁLIAR. Cruz Verde, n.º 10, 2º A.Santa Cruz de TenerifeTel.: (0034) 922 299 768Tel. / Fax: (0034) 922 241 040H: S-T-Q das 09:30 h às 12:30 h

Embaixada em MadridTel.: (0034) 91 210 69 10

JAPÃOR. Santiago Rusiñol, n.º 12. 35005 Las Palmas de Gran CanariaTel.: (0034) 928 244 012Fax: (0034) 928 297 290H: S-S das 08:30 às 16:30 h

LIBÉRIAR. Villalba Hervás, n.º 5. 38002 Santa Cruz de TenerifeTel.: (0034) 922 287 227Fax: (0034) 922 244 547Horário: Marcação telefónica

LITUÂNIAR. Calzada de Martianez s/n. 38400 Puerto de la Cruz

Santa Cruz de TenerifeTel.: (0034) 922 385 052Fax: (0034) 922 380 003Horário: Marcação telefónica

LUXEMBURGOR. Alejandro Hidalgo, n.º 335005 Las Palmas de Gran CanariaTel.: (0034) 928 309 630Fax: (0034) 928 309 630H: S-S das das 10:00 h às 13:00 h

MARROCOSR. Pelayo, n.º 14Edif. Britania. 35010Las Palmas de Gran Canaria.Tel.: (0034) 928 262 859Fax: (0034) 928 268 850H: S-S das 09:00 h às 14:00 h

MAURITÂNIAR. Quintana, n.º 14. 35005Las Palmas de G.C. Tel.: (0034) 928 234 833 / 234 500Fax: (0034) 928 293 166H: S-S das da 09:30 h às 14:00 h

MÉXICOR. Ángel Guimerá, n.º 4, 4ºB. 38003 Santa Cruz de TenerifeTel.: (0034) 922 292 505Fax: (0034) 922 276 753H: S-S dasdas 09:00 h às 17:00 h

MÓNACOR. Pilar, n.º 14, 1º38002 Santa Cruz de TenerifeTel.: (0034) 922 508 800Fax: (0034) 922 505 818H: S-S das das 10:00 h às 12:00 h

NORUEGAEdf. Fred OlsenPolíg. Industrial Añaza. 38109 Santa Cruz de TenerifeTel.: (0034) 922 628 371Fax: (0034) 922 628 370

Telefones úteis

Page 91: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

94 · 9594

Guia

prá

tico

da c

idad

e

PAÍSES BAIXOSR. Villalba Hervás, n.º 5, 3º38002 Santa Cruz de TenerifeTel.: (0034) 922 271 721Fax: (0034) 922 240 287H: S-S das 09:00 h das 12:30 h

PANAMÁR. Albareda, n.º 15, 4º, Sala 1Las Palmas de Gran CanariaTel.: (0034) 928 266 071Fax: (0034) 928 266 072H: S-S das 09:00 h às 15:00 h

PARAGUAIR. Cid, n.º 24, 1º E. 35010Las Palmas de Gran CanariaTel.: (0034) 928 265 191Fax: (0034) 928 271 667H: S-Quinta das 10:00 às 11:00 h

PERUR. Emilio Calzadilla, n.º 6, 3º. 38002 Santa Cruz de TenerifeTel.: (0034) 922 245 349 / (0034) 922 240 760Fax: (0034) 922 273 866H: S-S das 09:00 h às 13:30 h e das 16:00 h às 18:00 h

PORTUGALR. Velázquez, n.º 1138007. Santa Cruz de TenerifeTel.: (0034) 922 237 250Fax: (0034) 922 210 760H: S-S das 09:00 h às 13:00 hR. Alejandro Hidalgo, n.º 3. 35005 Las Palmas de Gran CanariaTel.: (0034) 928 309 631(0034) 928 309 643Fax: (0034) 928 296 270

REPÚBLICA CHECAR. Luis de la Cruz y Ríos, n.º 9, 3ºA. 38300 La OrotavaTel.: (0034) 922 323 645Fax: (0034) 922 331 945H: sexta das 15:00 h às 17:00 h.

REPÚBLICA DOMINICANAR. Paseo de la Castellana, n.º 30. 28071. Madrid Tel.: (0034) 91 431 53 21

SENEGALR. Rabadán, n.º 10, 4ºLas Palmas de Gran CanariaTel.: (0034) 928 381 279

SUÉCIAR. Luis Morote, nº6, 4º. 35007Las Palmas de Gran CanariaTel.: (0034) 928 261 751Fax: (0034) 928 275 056H: S-S das das 10:00 h às 13:00 h

SUÍÇA(Embaixada em Espanha)R. Núñez de Balboa, n.º 35, 7º Edifício Goya. 28001 MadridTel.: (0034) 91 436 39 60Fax: (0034) 91 436 39 80H: S-S das 09:00 h às 13:00 h.

TAILÂNDIAAv. Loro Parque s/n.38400 Puerto de la CruzTel.: (0034) 922 373 841 / 374 081Fax: (0034) 922 375 021H: S-S das 09:00 h às 12:00 h

TOGOR. J. M. Durán González, n.º 4735007 Las Palmas de G.C.Tel.: (0034) 928 229 988Fax: (0034) 928 268 967H: S-S das 16:00 às 19:00 h

URUGUAIR. Mirador, n.º 2 38611 San Isidro. Granadilla de Abona. S/C de TfeTel.: (0034) 922 394 282H: S-S das 09:30 h às 13:30 h

VENEZUELAR. Pilar, n.º 27, 1º D. 38002

Santa Cruz de TenerifeTel.: (0034) 922 290 381(0034) 922 290 435Fax: (0034) 922 290 757H: S-S das 09:00 h às 12:00 h

BANCOS

BANCA MARCHRambla Pulido, n.º 3Tel.: (0034) 922 27 33 50

BANCAJAR. Valentín Sanz, n.º 9Tel.: (0034) 922 24 26 77

BANCO BANIFR. Antonio DomínguezR. Alfonso, n.º 20Tel.: (0034) 922 27 22 54

BANCO CANARIASPraça Alférez Provisional, n.º 1Tel.: (0034) 922 24 77 11

BANCO DE ESPANHAR. Viera y Clavijo, n.º 37Tel.: (0034) 922 28 48 00

BANCO GUIPUZCOANOAv. 3 de Mayo, n.º 69Tel.: (0034) 922 21 10 16

BANCO PASTORR. Puerta Canseco, n.º 79Tel.: (0034) 922 53 44 10

BANCO POPULARR. Bethencourt Alfonso, n.º 16Tel.: (0034) 922 29 82 69

BANESTOR. Bethencourt Alfonso, n.º 9Tel.: (0034) 922 24 45 33

BANKINTERRambla General Franco, n.º 1Tel.: (0034) 922 53 49 02

BBVAR. Valentín Sanz, n.º 17Tel.: (0034) 922 27 37 57

BARCLAYS BANKR. Villalba Hervás, n.º 2Tel.: (0034) 922 24 46 40

CAIXANOVARambla General Franco, n.º 78Tel.: (0034) 922 29 90 73

CAIXA CATALUNYAR. Valentín Sanz, n.º 10Tel.: (0034) 922 53 38 30

CAIXA GALICIAR. Puerta Canseco, n.º 71Tel.: (0034) 922 15 11 98

CAJA DE ARQUITECTOSRambla General Franco, n.º 138Tel.: (0034) 922 24 45 17

CAJA MADRIDR. Puerta Canseco, n.º 71Tel.: (0034) 902 24 68 10

CAJA RURALDE TENERIFER. S. Francisco, n.º 7Tel.: (0034) 922 53 46 00

CAJA RURAL PROVINCIALEst. Ger. do Sul, km 6,5Tel.: (0034) 922 61 62 44

CAJACANARIASPraça de La Candelaria, n.º 9Tel.: (0034) 922 24 37 31

DEUTSCHE BANKR. S. Francisco, n.º 2Tel.: (0034) 922 29 14 78

IBERCAJAR. Bethencourt Alfonso, n.º 19Tel.: (0034) 922 53 10 75

Page 92: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

9696

LA CAIXAR. General Gutiérrez, n.º 4Tel.: (0034) 922 67 92 00

LA CAJA DE CANARIASR. Valentín Sanz, n.º 23Tel.: (0034) 922 24 33 96

LLOYDS BANKAv. Francisco la Roche, n.º 37-39Tel.: (0034) 922 53 36 00

POPULAR BANCA PRIVADAR. S. Clemente, n.º 24Tel.: (0034) 922 53 39 70

SABADELL ATLÁNTICOR. La Marina, n.º 17Tel.: (0034) 922 24 16 89

SANTANDERR. S. Francisco, n.º 1Tel.: (0034) 922 60 81 00

INSTALAÇÕESDESPORTIVAS

PARQUE MARÍTIMOCÉSAR MANRIQUEAvenida de La Constitución s/n. Santa Cruz de TenerifeTel.: (0034) 922 202 995Horário: das 10:00 às 18:00 h

CENTRO INSULAR DE TENIS “SALVADOR LECUONA”R. José Almagro, n.º 1. Ofra. 38010 Santa Cruz de TenerifeTel.: (0034) 922 672 064

COMPLEXO DESPORTIVOINSULAR SANTA CRUZ OFRAR. Diego Almagro, n.º 1. 38010 Ofra. Santa Cruz de Tenerife

PALÁCIO MUNICIPAL DE DESPORTO E COMPLEXO DESPORTIVO ANEXO

R. Fernando Barajas PratR. La MutineR. Eduardo ZamocoisTel.: (0034) 922 606 475

PISCINA MUNICIPALACIDALIO LORENZOAv. Benito Pérez Armas s/nTel.: (0034) 922 22 44 43

CIDEMAT(Centro Insular de DesportosMarinhos de Tenerife)Estrada de San Andrés s/n (Valleseco). 38150Santa Cruz de TenerifeTel.: (0034) 922 597 525Fax: (0034) 922 597 273

PISCINA MUNICIPALDE AÑAZA“DÁCIL CABRERA FLORES”R. Transversal Bentacayme, n.º 11. AñazaTel.: (0034) 922 69 06 60

PARquESINFANTIS

PR. VIERA Y CLAVIJOB.º ChapatalAreia

R. FERNÁNDEZ NAVARROB.º Cuatro TorresPiso de placa de borracha

PR. DUGGIB.º DuggiPiso de placa de borracha

PR. DON QUIJOTEB.º La SallePiso de placa de borracha

PR. LOS SABANDEÑOSB.º La SallePiso contínuo de borracha

PR. LA VICTORIAB.º La SallePiso contínuo de borracha

RAMBLA GENERALFRANCO, N.º 12B.º La SallePiso contínuo de borracha

RAMBLA GENERALFRANCO, N.º 31B.º La SallePiso contínuo de borracha

RAMBLA GENERALFRANCO, N.º 27B.º La SallePiso contínuo de borracha

RAMBLA GENERALFRANCO, N.º 17B.º La SallePiso contínuo de borracha

RAMBLA GENERALFRANCO, N.º 15B.º La SallePiso contínuo de borracha

PR. ESTADIOB.º La SallePiso contínuo de borracha

R. GÓNGORAB.º La SallePiso contínuo de borracha

RAMBLA GENERALFRANCO, N.º 126B.º Los HotelesPiso contínuo de borracha

P. GARCÍA SANÁBRIAB.º Los Hoteles. Areia

P. GARCÍA SANABRIAB.º Los Hoteles.Misto

RAMBLA GENERALFRANCO, N.º 9B.º SalamancaPiso contínuo de borracha

RAMBLA GENERALFRANCO, N.º 19B.º SalamancaPiso contínuo de borracha

RAMBLA GENERALFRANCO, N.º 49B.º SalamancaPiso contínuo de borracha

RAMBLA GENERALFRANCO, N.º 90B.º SalamancaPiso contínuo de borracha

RAMBLA GENERALFRANCO, N.º 98B.º SalamancaPiso contínuo de borracha

RAMBLA GENERALFRANCO, N.º 140B.º ToscalPiso contínuo de borracha

RAMBLA GENERALFRANCO, N.º 149B.º ToscalPiso contínuo de borracha

RAMBLA GENERALFRANCO, N.º 15.B.º ToscalPiso contínuo de borracha

PR. PISACAB.º ToscalPiso contínuo de borracha

PR. S/C DEL NORTEZona CentroPiso de placa de borracha

Telefones úteis

Page 93: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

96 · 9796

Guia

prá

tico

da c

idad

e

R. PUERTO ESCONDIDOZona Centro. Piso de placa de borracha

PR. ISABEL IIZona Centro.Piso contínuo de borracha

CINEMAS E TEATROS

CINE VICTORAv. de Las Asuncionistas, n.º 1Praça de La Paz38004 Santa Cruz de TenerifeTel.: (0034) 922 270 829(0034) 922 151 651N.º de salas: 1www.culturatenerife.com

RENOIR PRICE MULTICINESR. Salamanca, n.º 16. 38006 Santa Cruz de TenerifeTel.: (0034) 922 289 459(0034) 922 291 008N.º de salas: 6www.cinesrenoir.com

YELMO CINEPLEX MERIDIANOAv. La Salle, s/n(Centro Comercial Meridiano) 38005. Santa Cruz de TenerifeTel.: (0034) 922 235 333(0034) 902 220 922N.º de salas: 17www.yelmocineplex.es

AUDITÓRIO DE TENERIFEAv. de La Constitución, n.º 1. 38003 Santa Cruz de TenerifeTel.: (0034) 922 568 600Fax: (0034) 922 568 602www.auditoriodetenerife.comLotação: Sala Sinfónica: 1.632 lugares. Sala de Câmara: 428 l.

TEATRO GUIMERÁPraça Isla de Madeira, n.º 2Tel.: (0034) 922 606 265

Fax: (0034) 922 290 662www.teatroguimera.esLotação: 984 lugares

TEATRO PÉREZ MINIKParque Cultural Viera y ClavijoAv. Asuncionistas, s/nTel.: (0034) 922 290 911(0034) 922 606 200Lotação: 500 lugares

TEATRO CASA DA CULTURATel.: (0034) 922 202 202R. Comodoro Rolín, n.º 1

TEATRO VICTORIAR. Méndez Núñez, n.º 36Tel.: (0034) 922 290 578www.elteatrovictoria.com

CENTRO CULTURALDE CAJA CANARIASPraça de El Patriotismo, s/nTel.: (0034) 922 285 555

ESCOLA DE ARTES CÉNICASR. Pedro Suárez Hernández, s/nTel.: (0034) 922 235 310Fax: (0034) 922 220 204www.webeac.com

MuSEuS

MUSEU DA NATUREZAE DO HOMEMR. Fuentes Morales, s/nTel.: (0034) 922 53 58 16Entrada: 3 euros.Fechado à segunda. Entrada gratuita ao domingoHorário: terça a domingo das 09:00 h às 19:00 hwww.museosdetenerife.org

MUSEU MUNICIPALDE BELAS-ARTESR. José Murphy, n.º 12

Tel.: (0034) 922 27 47 86Gratuito. Fechado à segunda.Horário: terça a sexta das 10:00 h às 20:00 h e sábado e domingo das 10:00 às 15:00 h.

MUSEU MILITARDO QUARTEL DE ALMEIDAR. San Isidro, n.º 1Tel.: (0034) 922 84 35 00Entrada gratuita. Fechado à segunda e domingo. H: terça a sábado das 10:00 h às 14:00 h

GALERIAS DE ARTE

GALERIA DE ARTE LA RECOVAPraça de Isla de Madeira, s/nTel.: (0034) 922 27 07 70H: de segunda a sábado das11:00 h às 13:00 h e das 18:00 h às 21:00 h

CENTRO DE FOTOGRAFIADA ILHA DE TENERIFEPraça Isla de Madeira, s/nSanta Cruz de TenerifeTel.: (0034) 922 29 07 35H: S-S 10:00 h às 13:00 h e das 18:00 às 21:00 h

LOS LAVADEROSR. Carlos ChevilliTel.: (0034) 922 27 15 10Horário: segunda a sexta das 10:00 h às 13:00 h e das 18:00 h às 21:00 h

SALA DE EXPOSIÇõESDE CAJA CANARIASPraça de El Patriotismo, s/nTel.: (0034) 922 28 20 00H: S-S das 11:00 às 13:00 e das 18:00 h às 21:00 h.

COLÉGIO DE MESTRE-DE-OBRAS E ARQUITECTOS TÉCNICOSRambla General Franco, n.º 151Tel.: (0034) 922 27 65 50

H: S-S das 09:00 h às 13:30 h e sábados das 09:00 h às 12:00 h

SALAS DE EXPOSIÇõESLA GRANJAR. Comodoro Rolín (Casa da Cultura)Tel.: (0034) 922 22 40 40

CÍRCULO DE BELAS-ARTESR. Castillo, n.º 43Tel.: (0034) 922 24 26 49H: S-S das 11:00 h - 13:00 h e das 17:00-19:00 h sábados das 11:00 h-13:00 e das 18:00 - 20:00 h

COLÉGIO OFICIAL DEARQUITECTOS DE CANÁRIASRambla General Franco, n.º 123Tel.: (0034) 922 27 16 00H: S-S das 18:00 h às 21:00 h, sábados das 10:00 h às 13:00 h e das 18:00 h às 21:00 h

LA CASA R. San Lucas, n.º 52Tel.: (0034) 922 28 61 68Horário: das 18:00 h às 21:00 h

LEYENDECKERRambla General Franco, n.º 83Tel.: (0034) 922 28 00 53H: S-S das 11:00 h às 14:00 h e das 17:00 h às 20:30 h

LOLA MELIÁNR. Méndez Núñez, n.º 46Tel.: (0034) 922 27 31 19H: S-S das 17:00 h às 21:00 h, sábados das 11:00 h às 14:00 h e das 19:00 h às 21:00 h

MAGDA LÁZAROR. Numanacia, n.º 24Tel.: (0034) 922 28 22 44H: S-S das 18:00 h às 21:00 h

VESÁN Tel.: (0034) 922 28 97 60R. Santa Rosalía, n.º 54

Page 94: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

9898

H: S-S das 11:00 h às 13:00 h e das 18:00 h às 21:00 h

SALA DE EXPOSIÇõES MNR. Méndez Núñez, n.º 35

GALERIA FONDO DE ARTER. Suárez Guerra, n.º 48Tel.: (0034) 922 24 22 51

GALERIA DE ARTEPARQUE GARCÍA SANABRIAParque García Sanabria

GALERIA DE ARTE MÁCULAR. San Antonio, n.º 51Tel.: (0034) 922 274 927

GALERIA DE ARTECONTEMPORÂNEAR. José Murphy, n.º 12Tel.: (0034) 922 27 47 86Entrada gratuita. Fechada à se-gunda. Horário: terça a sexta das 10:00 h às 20:00 h, sábados e do-mingos das 10:00 h às 15:00 h

SALA DE EXPOSIÇõES CAJA RURAL PEDRO MODESTO CAMPOS. SALA SETEAv. Manuel Hermoso Rojas, n.º 8 Edif. Caja RuralTel.: (0034) 922 608 400H: S-S das 11:00 h às 13:00 h e das 18:00 h às 21:00 h

CENTRO INTERNACIONAL DE GRAVAÇÃO CONTEMPORÂNEAPr. Isla de Madeira s/nTel.: (0034) 922 240 346Horário: segunda a sábado das 09:00 h às 11:00 h e das 18:00 h às 21:00 h

GALERIA DE ARTE MACR. Robaina, n.º 2Tel.: (0034) 922 230 001H: S-S das 11:00 h às 13:00 h e

das 16:00 às 21:00 h

CASINOS E BINGOS

CASINO DE SANTA CRUZRambla General Franco, n.º 105, Hotel Mencey. Entrada livre. Sala de mesas de jogo com serviço de bar e restaurante. Todos os dias a partir das 20:00 horas.www.casinostenerife.com

BINGO CANÁRIASR. Imeldo Serís, n.º 9Santa Cruz de TenerifeTel. (0034) 922 246 910Horário: das 17:00 h às 04:00 hServiço de bar e restaurante.Parque gratuito.

BINGO COLOMBÓFILOAv. General Mola, n.º 29Tel.: (0034) 922 241 432Santa Cruz de TenerifeHorário: das 17:00 h às 04:00 h

BINGO EL CABOR. Leoncio Rodríguez, n.º 7Tel.: (0034) 922 204 991Santa Cruz de TenerifeHorário: das 17:00 às 04:00 h.Serviço de bar e restaurante.Parque gratuito

OuTRAS INSTITuIÇÕES

CENTRO DE RECUPERAÇÃO DE FAUNA (La Tahonilla-Tenerife)Tel.: (0034) 922 250 002

ALBERGUE DE ANAGAInformações e reservas:IDECO,S.A.: Tel.: (0034) 922 822 056

GABINETE DO PARQUENACIONAL DE EL TEIDER. Emilio Calzadilla, n.º 5; 4º piso Tel.: (0034) 922 29 01 29 /01 83

GABINETE DO PARQUENATURAL DE ANAGATel.: (0034) 922 23 90 70

REGISTO AUXILIARDE AMBIENTEPavilhão Santiago Martín, R. Las Macetas, s/n, Los Majuelos. 38108 La Laguna. Santa Cruz de Tenerife ou através do sítio www.cabtfe.es

BIBLIOTECAMUNICIPALTel.: (0034) 922 243 808

CASADA CULTURATel.: (0034) 922 202 202

ESCOLA OFICIALDE IDIOMASTel.: (0034) 922 283 712

PARQUE MARÍTIMOCÉSAR MANRIQUETel.: (0034) 922 203 244

SÍTIOS WEB ÚTEIS

CÂMARA MUNICIPAL DE SANTA CRUZ DE TENERIFEwww.sctfe.es

CABILDO DE TENERIFEwww.cabtfe.es

SOCIEDADE DEDESENVOLVIMENTO DESANTA CRUZ DE TENERIFEwww.sociedad-desarrollo.com

GOVERNO DAS CANÁRIASwww.gobcan.es

C. INTERNACIONAL DEFEIRAS E CONGRESSOSwww.iftsa.com

INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA

www.inm.es

METROPOLITANO DE TENERIFE

www.metrotenerife.com

TRANSPORTES INTERURBANOS

DE TENERIFE TITSAwww.titsa.com

AEROPORTOS ESPANHÓISE NAVEGAÇÃO AÉREAwww.aena.es

TURISMO DE TENERIFEwww.webtenerife.com

CARNAVAL DE SANTA CRUZwww.carnavaltenerife.es

PORTAL DA SECRETARIADE TURISMO DO GOVERNO DAS CANÁRIASwww.turismodecanarias.com

COMPANHIAS MARÍTIMAS

Fred-Olsenwww.fredolsen.es

Naviera Armaswww.navieraarmas.com

Transmediterráneawww.trasmediterranea.es

COMPANHIAS AÉREAS

BinterCanarias

www.binternet.com

Islas Airways

www.islasairways.com

Telefones úteis

www.turismosantacruzdetenerife.com

Page 95: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

98

Guía

Tur

ístic

a de

San

ta C

ruz

de T

ener

ife

· 9998

BIBLIOGRAFIA

ENTIDADES COLABORADORAS

Page 96: Guia Turístico de Santa Cruz de Tenerife · por Maio, poucos meses depois do Carnaval, uma festa pela qual somos mais conhecidos além frontei-ras, e que constitui o melhor Carnaval

100

FEDER