guia suburbana 2016 - do rico ao pobre

38
SUBURBANA 2016 O GUIA DO CAMPEONATO DE FUTEBOL AMADOR DE CURITIBA

Upload: do-rico-ao-pobre

Post on 05-Aug-2016

221 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Guia do campeonato de futebol amador de Curitiba. Suburbana 2016. Informações sobre os principais times, histórico e tabela de jogos. Saiba mais sobre os times União Capão Raso FC, SOBE Iguaçu, Imperial, Nacional, União Nova Orleans, Novo Mundo, Operário Pilarzinho, Renovicente, Santa Quitéria, Trieste, Uberlândia e Vila Fanny. Produção: Do Rico ao Pobre (www.doricoaopobre.com.br). Equipe DRAP: Rafael Buiar. Yuri Casari. Vinicius do Prado (Dudu Nobre). João Heim. Cleiton da Cruz. Jean Silva. Natanael Ribas. Lucas Ribeiro. Diagramação: Fernanda Cavassana.

TRANSCRIPT

Page 1: GUIA SUBURBANA 2016 - DO RICO AO POBRE

SUBURBANA 2016O GUIA DO CAMPEONATO DE FUTEBOL AMADOR DE CURITIBA

Page 2: GUIA SUBURBANA 2016 - DO RICO AO POBRE
Page 3: GUIA SUBURBANA 2016 - DO RICO AO POBRE

SUMÁRIOEditorial p.4O Do Rico ao Pobre p.5Galeria dos campeões p.6Seleção DRAP 2015 p.7Entrevista especial p.8

Capão Raso p.10Iguaçu p.12

Imperial p.14Nacional p.16

Nova Orleans p.18Novo Mundo p.20

Operário Pilarzinho p.22Renovicente p.24

Santa Quitéria p.26Trieste p.28

Uberlândia p.30Vila Fanny p.32

Tabela de jogos p.34Regulamento p.37

Page 4: GUIA SUBURBANA 2016 - DO RICO AO POBRE

O ano de 2016 está sendo marcado por mais uma competição internacional no Brasil. Desta vez, após a realização de uma Copa do Mundo e inclusive com jogos em Curitiba, na Arena

da Baixada, as Olímpiadas no Rio de Janeiro deixam muitas pessoas aflitas pelo início do evento, que terá atenção de quase todo o Mundo. Dizemos quase porque, aqui em Curitiba, o certame que todos os amantes do futebol amador estão esperando é a Suburbana 2016. Sim, estamos ansiosos para que as 15 horas e 30 minutos do dia 16 de julho cheguem o mais rápido o possível, pois será o início da competição. Mais uma vez o segundo semestre na capital paranaense será agitado, pois praticamente em quase todos os sábados teremos jogos de futebol amador, envolvendo pelo menos nove bairros da cidade.

Como nos anos anteriores, a população curitibana, cada comunidade em sua respectiva região, estará lá para apoiar o seu time de coração. Ainda que os clubes não tenham uma estrutura adequada, a força de vontade - dos torcedores, times e demais envolvidos - faz valer os campos esburacados, o chutão de bico, cada foguete e show de fumaça.

Claro que não esperamos o público das Olímpiadas, pois os estádios da Suburbana, sejam da série A ou B, não suportam a dimensão deste evento, mas são aconchegantes o suficiente para o seu povo. Esperamos aqueles torcedores fiéis, que sempre estão presentes para demonstrar a sua paixão pelo time local e, claro, devorar os quitutes clássicos das competições amador as de Curitiba, como o tradicional pão com bife e o melhor amendoim da capital paranaense.

Nos últimos três anos em que o Do Rico ao Pobre acompanhou o futebol amador de Curitiba, foram registradas três competições diferentes, porém inspiradas por uma mesma vontade dos clubes que disputaram os certames: ser campeão! Os embates que acompanhamos até aqui jamais serão apagados da memória de nossos

colaboradores, e acreditamos que nem do torcedor presente. Esse futebol marca. E é por isso, por proporcionar alegrias que só o futebol é capaz, que desejamos que a competição de 2016 seja igual ou ainda melhor que nos três anos anteriores.

Para este ano, o sistema é diferente, com a primeira fase em pontos corridos e a segunda com os oitos melhores, o retorno do mata-mata. Por conta disso, a Suburbana deste ano terá quatro jogos a menos para alguns clubes.

Com esse desejo e vontade para que a bola role logo nos campos dos escretes de futebol amador de Curitiba, o Do Rico ao Pobre preparou um guia da competição, a segunda edição, já que em 2014 também foi produzido, para contribuir com a distribuição de informações àquelas pessoas que gostam de saber todos os detalhes das 12 equipes que disputam a Série A. Trazemos uma breve análise de 2015, junto com as informações técnicas dos clubes. Esta edição também conta com uma entrevista com o melhor jogador da temporada do ano passado, Lela, pelo Santa Quitéria.

Convidamos a todos para degustarem desse guia e ficarem por dentro das equipes e da competição que une e envolve a capital do estado do Paraná de uma ponta à outra.

Boa leitura!

EDITORIAL 2016 GUIA SUBURBANA 2016Expediente

ProduçãoDo Rico ao Pobre (23.974.018/0001-90)

RedaçãoJoão Heim, Rafael Buiar, Vinicius do Prado e Yuri CasariFotografiaRafael Buiar e Vinicius do PradoDiagramaçãoFernanda Cavassana e Yuri CasariEditoração e Planejamento GráficoFernanda Cavassana e Rafael BuiarJornalista responsávelRafael Buiar - Mtb 10.189/PR

Equipe Do Rico ao Pobre - 2016Cleiton da Cruz, Isaac Silva, Jean Silva, João Heim, Lucas Ribeiro, Natanael Ribas, Rafael Buiar, Vinicius do Prado e Yuri Casari

Page 5: GUIA SUBURBANA 2016 - DO RICO AO POBRE

O futebol sem divisão

Para o Do Rico ao Pobre (DRAP), o ano de 2015 foi o da afirmação no

cenário do futebol amador. Foi um ano de grandes descobertas, muitas das quais serão mantidas para este ano. Acompanhando desde 2013, com paixão, curiosidade e vontade de cobrir este mundo alternativo do futebol, a equipe DRAP tem dado quase que toda a sua atenção ao futebol amador de Curitiba.

Além disso, a previsão é que o cenário suburbano no site seja mais amplo, uma vez que a equipe está maior, com apoio de colaboradores jornalistas, estudantes de jornalismo e daqueles que se por um lado ainda não tem formação na área, por outro possui conhecimento e curiosidade pelo mundo da bola e, principalment,e por Curitiba. Por isso, a equipe laranja e branca DRAP estará presente em pelo menos duas partidas por rodada até a finalíssima, em dezembro de 2016.

Desde 2013, o site Do Rico ao Pobre se dedica à Suburbana, levando a cobertura do futebol amador de Curitiba a seus leitores

A relação do DRAP com o futebol suburbano de Curitiba tem se fortalecido de tal maneira que, pelo segundo ano consecutivo, foi lançado a música tema da competição (youtube.com/watch?v=jHOpxIcOo18)

A tradicional cobertura DRAP nos palcos da Suburbana promete ótimas notícias, crônicas, entrevistas pós jogo, perfis e outras publicações que remetem a este universo aos seus leitores. É por meio de vídeos, reportagens e fotos, diferenciadas, que o DRAP irá cobrir e divulgar essa competição tão importante e tradicional de Curitiba.

É importante ressaltar que o Do Rico ao Pobre foi criado visando oferecer informações sobre os times do futebol profissional mas, principalmente, do futebol amador de Curitiba. E sempre numa linguagem acessível a todos, sem distinção de público, leitor ou fontes. Visando a uma cobertura alternativa do

@doricoaopobre

futebol, sem divisão.Ao explorar os ambientes online,

o DRAP tem expandido seu conteúdo, especialmente por meio das redes sociais. Os integrantes da equipe DRAP dão aquela atenção importante ao leitor e torcedor, interagindo com todos aqueles interessados no esporte curitibano. Além dos perfis no Twitter (cobertura ao vivo em 140 caracteres), do Facebook (álbuns de fotos, vídeos e compartilhamento das matérias), do Instagram (os melhores ângulos dos jogos), e do Youtube (vídeos com melhores momentos dos jogos, entrevistas, além de produções especiais, como o Papo Drap), o perfil do Flickr (@fotosdrap), garante acesso a diversas galerias com os melhores registros fotográficos dos jogos que acompanhamos.

Quer mais informações? Entre em contato por e-mail ([email protected]) e siga aos perfis DRAP em todas essas redes sociais.

Page 6: GUIA SUBURBANA 2016 - DO RICO AO POBRE
Page 7: GUIA SUBURBANA 2016 - DO RICO AO POBRE
Page 8: GUIA SUBURBANA 2016 - DO RICO AO POBRE

Lela, o melhor jogador da Suburbana 2015

A temporada de 2015 não começou tão bem para o zagueiro Leandro Lela. Apesar de ter começado o ano como titular da equipe,

o início irregular do Santa Quitéria e atuações individuais abaixo do esperado acabaram mandando Lela para o banco de reservas. A possibilidade de não voltar mais ao onze inicial existia e deixava Lela aflito. Porém, como o futebol é uma grande caixinha de surpresas, o destino de acompanhar os jogos do lado de fora das quatro linhas foi desfeito. Com jogadores suspensos, Lela foi acionado, superou desconfianças e se agigantou nas fases finais da Suburbana. O Santa Quitéria, que havia sofrido 24 gols nas fases iniciais, uma das piores defesas do certame, sofreu apenas um gol nas quatro partidas decisivas, justamente contra os dois melhores ataques, o Novo Mundo, que terminou o torneio com 33 gols, e o Iguaçu, que balançou as redes 42 vezes, mas passou em branco na decisão. A dureza das disputas evidenciou a liderança e a qualidade do defensor, que com muitos méritos, foi escolhido pela Equipe DRAP como o craque da Suburbana 2015. Esse ano, Lela irá defender as cores do Vila Fanny, outro semifinalista da edição anterior. Para saber um pouco mais sobre a conquista de 2015 e falar sobre a expectativa para esse ano, conversamos com o Lela antes de um dos treinos do Fanny. O jogador demonstrou gratidão à torcida do Santa Quitéria e também confiança em uma temporada tão boa quanto a anterior.

DRAP - No ano passado você teve que passar por todo um processo pra recuperar a titularidade, e quando a conquistou não saiu mais e ainda ficou com o título. Como foi isso pra você? LELA - Comecei como titular, joguei uns três jogos, e assumo que acabei falhando. E prefiriram me colocar no banco e dar chance para outros. Fiquei na reserva ali por uns dez jogos, mas sempre entrando no segundo tempo, no finzinho. Mas ali na fase semifinal acabei tendo a oportunidade por conta das punições que alguns de nossos jogadores sofreram. Muita gente me deu força, mas muita gente também não apoiou. Eu escutei que eu era um cara que não era bem vindo ao time. Mas no fim alguns torcedores chegaram pra mim e falaram: "Lela, você é nosso, você tá com a gente". E eu até já tava desistindo de jogar e minha família me apoiando, todo mundo me apoiando. Agradeço de coração ao Ernani, da torcida, porque ele é fera. Ele falou, "fica com a gente porque você não vai poder jogar em outro lugar agora. Fica aí que tua hora vai chegar". E isso aconteceu na semifinal, nos últimos quatro jogos eu joguei, em um deles fui eleito o melhor

DRAP ENTREVISTA

Page 9: GUIA SUBURBANA 2016 - DO RICO AO POBRE

jogador da partida, o elenco se fechou, e pra ganhar da gente iam ter que suar sangue, mas nós já estávamos suando sangue. A gente foi classificando aos trancos e barrancos, nos classificamos na segunda fase com um gol aos 48 do segundo tempo lá no Renovicente. Então só restava pra gente levantar o caneco. E Deus abençoou e a gente teve a glória de conquistar esse título graças a união do time. DRAP - Agora você está vestindo as cores do Fanny. Como que a comunidade do Quitéria viu a sua saída? LELA - Foi tranquilo, não teve gente brava de um lado, e gente tranquila do outro. Foi tranquilo. Simplesmente o pessoal do Fanny me ligou no início do ano, e perguntou se eu queria fazer parte do elenco deles esse ano. Falei, "vou aí, a gente conversa". Vim aqui, nos acertamos, já joguei a Copinha. Infelizmente paramos na semifinal do campeonato, mas vamos dar sequência e ajudar o Fanny a brigar por um título.

DRAP - Falando da Copinha, você acha que essa competição foi uma boa preparação para a Suburbana?

LELA - Foi sim, porque o Vila Fanny pôde observar os jogadores que poderia aproveitar pra disputa da Suburbana. O Fanny teve a oportunidade de colocar vinte e tantos jogadores ali pra observar quem serviria pro segundo semestre. DRAP -Agora com o fim da Taça Paraná, o Fanny trouxe alguns nomes das equipes que disputaram esse certame. Você acha que com a manutenção da base que vem jogando somado a esses reforços, o Vila Fanny entra como um dos favoritos? LELA -Olha, a gente sempre deixa de lado essa palavra porque nós não queremos entrar como tal porque se não a gente fica de salto alto. A gente quer brigar lá em cima. O título a gente quer sempre, mas quem entra de favorito sempre para na metade. Então a gente está montando o elenco aí pra poder brigar pelo título. DRAP - No ano passado o Do Rico ao Pobre elegeu você como o craque da Suburbana. Como voccê recebeu essa premiação? LELA - Foi uma honra! Eu não esperava, porque eu joguei poucos jogos, iniciei na reserva, jogava lá uns 40 minutos no segundo tempo, vinte, dez minutos. Teve jogo que não joguei, fiquei fora do banco. Mas aí nos últimos quatro jogos, no meu ponto de vista eu joguei bem, e foi uma honra ser escolhido pelo Do Rico ao Pobre e agradeço ao pessoal. DRAP - E para 2016, o que você espera do seu desempenho para a Suburbana? LELA - Tô me preparando fisicamente, porque a idade tá chegando, já tô com 32, então pra pegar a molecada hoje em dia não está fácil. Mas tô levando a sério os treinamentos, me dedicando ao máximo, para que eu possa fazer um grande ano.

DRAP ENTREVISTA

Page 10: GUIA SUBURBANA 2016 - DO RICO AO POBRE

Após dois anos bater na trave na Série B, Capão Raso está de volta à primeira divisão do amador

Em 2015, o Capão Raso disputou a segunda divisão do amador, fazendo a melhor campanha da primeira fase, mas por ironia

do destino o escrete da região sul de Curitiba caiu na semifinal diante do Combate Barreirinha nos pênaltis pelo segundo ano seguido, já que em 2014 a equipe foi eliminada pelo Nacional.

Em um contexto geral, o time comandado por Junior somou 36 pontos em 17 embates realizados, com 15 vitórias e apenas dois empates. Números que deixaram o Capão Raso na quarta colocação, atrás de Imperial e dos finalistas Uberlândia e Combate Barreirinha, que chegou a se licenciar antes da realização do arbitral para a edição de 2016. Por isso, com o licenciamento de várias equipes, o Capão Raso está de volta para a primeira divisão, a qual não frequentava desde 2013.

Mas antes de notícia positiva para o time do Capão, a equipe do presidente Juarez Mocelin

disputou no primeiro semestre a Copinha, como preparação para a Divisão de Acesso da Suburbana. Mas a competição não aconteceu como planejado, já que a equipe fez uma péssima campanha. Dos seis jogos, a equipe venceu apenas um e foi eliminada ainda na primeira fase.

Depois desse primeiro desafio, que foi o de testar vários atletas, o segundo semestre terá foco total na Suburbana. O Capão Raso conseguiu trazer uma base de jogadores que estavam no Urano, como o zagueiro Wissan e o lateral Flavinho. Junto a eles, o meia Giovane, ex-Trieste e Nova Orleans. Devido a isso, 90% do elenco do Capão Raso é diferente do que disputou a Copinha. Com uma qualidade e pensamento diferente, a equipe do Capão Raso tem grandes chances de entrar no cenário do amador como em anos anteriores, quando disputou títulos na Série A.

Nome: União Capão Raso FCFundação: 1º de Novembro de 1952Bairro: Novo MundoPresidente: Juarez MocelinEstádio: José Carlos Oliveira SobrinhoCores: Vermelho, verde e brancoColocação em 2015: 4º lugar na série BTítulos: 3 (1971, 1981 e 2005)

Page 11: GUIA SUBURBANA 2016 - DO RICO AO POBRE

DESTAQUE

Os últimos 10 anos

BASE

Com a chegada de jogadores novos e de qualidade, claro que o nosso pensamento

muda um pouco. Por que Série A é diferente e cada jogo tem

que ser considerado como uma final, já que não existe mais o tradicional peso da

camisa, como tem na Série B.Júnior Saurin

"

"

Fala, comandante!

GenesesGô (Felipe)

Hudson (Diego Couto)Wissan (Jean)

Flavinho (Roger)Lincoln (Kaíque)

Feijão (Píter)Giovani (Wescley)Sabonete (Roney)Diego (Bruninho)

Juliano (Leandrinho)

JOGOS EM CASA3ª rodada (30/07) - Uberlândia5ª rodada (13/08) - Sta Quitéria7ª rodada (27/08) - Iguaçu9ª rodada (10/09) - Nacional10ª rodada (17/09) - Imperial

2006 20102008 2012 20142007 20112009 2013 20153º 5º6º 9º B2º 10º10º 11º B

Page 12: GUIA SUBURBANA 2016 - DO RICO AO POBRE

Com equipe experiente, Iguaçu espera repetir desempenhode 2015, mas fazer um final diferente

Depois da quebra do jejum de 20 anos sem títulos, em 2012, o Iguaçú tem aparecido ano a ano sempre entre os favoritos. E em

2016 não será diferente, tanto pelo forte elenco montado, quanto pela campanha de 2015, que foi quase perfeita, não fosse um detalhe: a derrota na final. O alvinegro da colônia italiana foi a equipe com maior aproveitamento da competição, com 74% dos pontos disputados. Nenhum outro time venceu mais, com 14 triunfos, e só o Iguaçú ultrapassou a marca dos 40 gols, balançando a rede em 42 oportunidades. A defesa sofreu apenas 16 gols, um a mais que o Trieste, porém com quatro partidas disputadas a mais que o arquirrival. Entretanto, na decisão, o poder de fogo do time foi neutralizado pela defesa do Santa Quitéria e a única vez que a boa defesa foi vazada na finalíssima, foi o suficiente para que a oitava taça da Suburbana escapasse das mãos.

Para esse ano, a fórmula foi mantida. O elenco continua sendo formado majoritariamente por renomados atletas do futebol amador de Curitiba. O técnico segue sendo Juninho, que foi campeão da Taça Paraná pelo Fanático no primeiro semestre. Uma boa parte do elenco também retornou do time de Campo Largo, como o goleiro Rodrigo, o zagueiro Douglas, o volante Aderaldo, e as estrelas do time, o lateral e meia Luisinho Netto, e o atacante Marcelo Tamandaré. A qualidade do elenco do Iguaçú credencia o time mais antigo da Suburbana à disputa do título. Entretanto, o time terá um pequeno desafio. Por conta de uma punição do TJD, o Iguaçú vai jogar em seu estádio apenas na 9ª rodada. Para amenizar esse problema, foi realizado um acordo com o Trieste, que também sofreu punições. Com isso, os dois times de Santa Felicidade iniciam a competição na casa do inimigo.

Nome: Sociedade Operária BeneficenteEsportiva IguaçuFundação: 6 de junho de 1919;Bairro: Santa FelicidadePresidente: Romeu Luis EstivalEstádio: Egidio PietrobelliCores: Branco e PretoColocação em 2015: Vice-campeãoTítulos: 7 (1962, 1966, 1967, 1973, 1992 e 2012)

Page 13: GUIA SUBURBANA 2016 - DO RICO AO POBRE

DESTAQUEBASE

Nós mantivemos a base, temos 14 jogadores que

seguiram conosco do ano passado. É um grupo com

cancha, acostumado a jogar junto e a ganhar. A expectativa é que a gente

brigue pelo título.Juninho

"

"

Fala, comandante!JOGOS EM CASA1ª rodada (16/07) - Uberlândia4ª rodada (06/08) - N. Mundo6ª rodada (20/08) - Nacional9ª rodada (10/09) - S. Quitéria11ª rodada (24/09) - Trieste

RodrigoDouglasEmerson

DuduJosemarAderaldo

AdanLuisinho Netto

CaioRomarinho

Marcelo Tamandaré

Os últimos 10 anos

2006 20102008 2012 20142007 20112009 2013 201510º 4º2º 1º 3º9º 5º5º 3º 2º

Page 14: GUIA SUBURBANA 2016 - DO RICO AO POBRE

Após décadas na série B, o Imperial volta a competir na Divisão Especial

ASérie B da Suburbana parecia uma sina ao tricolor do Mossunguê.

De 2001 pra cá o clube ficou na segundona em todos os anos que jogou competições federadas. O ano de 2016 parecia ser mais um nessa estatística. Após fazer uma campanha sólida em 2015, tendo apenas três derrotas em 17 jogos, o escrete da Zona Oeste foi eliminado pelo Uberlândia nas semifinais após uma derrota nos pênaltis, em casa. O sabor foi amargo demais. O clube se preparava para disputar a divisão de acesso quando aconteceu o licenciamento do Combate Barreirinha – campeão do ano passado - o que fez com que a Federação Paranaense decidisse pelo acesso do Imperial, terceiro colocado do torneio. Agora que conquistou a vaga, o objetivo é lutar contra o efeito Ioiô. O tricolor disputou a Copinha sem cinco titulares e aproveitou para fazer alguns testes e completar o elenco, apesar de ter perdido quatro das cinco partidas disputadas. Para o segundo semestre, o

Imperial manteve a base do ano passado e contratou três peças: Alex Sorocaba, Pirlo e o experiente Flamarion – vice-campeão da Série A com o Bairro Alto em 2012. O presidente Joãozinho e o técnico Pastor mantém o discurso humilde de que o objetivo primordial em 2016 é a manutenção na elite amadora. Com o elenco entrosado e as peças contratadas pontualmente, o Imperial tem chances de conquistar uma vaga entre os oito melhores da competição.

Nome: Imperial Futebol ClubeFundação: 24 de abril de 1955Bairro: MossunguêPresidente: Carlos Jorge ChoinskiEstádio: Octávio Silvio NiccoCores: Vermelho, azul e brancoColocação em 2015: 3º lugar na série BTítulos: -

Page 15: GUIA SUBURBANA 2016 - DO RICO AO POBRE

DESTAQUEBASE

É um feito maravilhoso o que está acontecendo aqui.

Sou técnico do Imperial há dois anos e o time já

está na primeira divisão. É a recompensa pelo que a

família Imperial tem feito há muito tempo.

Pastor

"

"

Fala, comandante!JOGOS EM CASA

3ª rodada (30/07) - Nacional4ª rodada (06/08) - Trieste7ª rodada (27/08) - Vila Fanny8ª rodada (03/09) - Iguaçú11ª rodada (24/09) - N. Orleans

JúlioLú

TiagoLelê (Flamarion)

DegaAbimael

ZettiJhonnyJaílton

Zóio Samuel

Os últimos 10 anos

2006 20102008 2012 20142007 20112009 2013 2015B -B B BB BB B B

Page 16: GUIA SUBURBANA 2016 - DO RICO AO POBRE

Pela 2ª temporada seguida nos últimos dez anos, o Nacional busca se estabelecer entre os melhores na elite do amador

O Nacional disputou duas competições em 2015, sendo que a primeira serviu praticamente de teste para a segunda.

No primeiro semestre, não proporcionou fortes emoções para os seus torcedores, já que foi eliminado ainda na primeira fase da Taça Paraná. Mas com algumas peças recém-chegadas, o clube do Boqueirão foi para disputa da Série Especial, pela primeira vez na década já que ficou bastante tempo ausente no cenário do amador, e não passou vergonha. Em um contexto geral, o escrete comandado por Alemão teve um desempenho mediano no segundo semestre. O treinador teve algumas peças que se destacaram e ajudaram o clube a passar de fase. Um dos responsáveis por este desempenho foi o goleiro Ricardo, que durante a primeira fase foi um dos menos vazados na competição. Mas apesar de ter uma defesa sólida, o ataque não conseguiu repetir o mesmo desempenho e os gols não apareceram com muita frequência, ficando com um dos piores ataques da Suburbana 2015. Mesmo assim, o clube alvianil conseguiu ser o quarto melhor na primeira fase, no grupo B, com 14 pontos em 11 jogos disputados. Mas o combustível acabou na segunda fase, pois o Nacional venceu apenas uma partida de seu grupo das seis disputadas. Por isso, a equipe do Nacional quer desempenhar uma campanha superior a de 2015. No fim da competição, a equipe do Nacional disputou 17 jogos, sendo que 11 foram na primeira fase e 6 na segunda, e venceu apenas quatro, empatou sete e perdeu seis. Com isso, o escrete do bairro do

Boqueirão teve um aproveitamento de menos de 40%. Um ponto positivo desta campanha foi o caldeirão no Estádio XV de Agosto, pois dos oitos embates realizados no local, o Nacional perdeu apenas dois, um na primeira fase para o Renovicente e o segundo na fase seguinte, para o vice-campeão de 2015, Iguaçu. O primeiro semestre foi de teste, já que muitos atletas do juvenil disputaram na equipe principal no certame da Copinha e mesmo a equipe não avançando na fase seguinte, a competição serviu de teste para peças novas serem utilizada no campeonato principal de 2016. Com isso, ficam as expectativas de como virá a equipe, que busca voltar aos tempos de glória, quando foi campeã da divisão especial, em 1975.

Nome: Clube Atlético NacionalFundação: 15 de agosto de 1959Bairro: BoqueirãoPresidente: José Francisco Cunico BachEstádio: XV de AgostoCores: Azul e brancoColocação em 2015: 7º lugarTítulos: 1 (1975)

Page 17: GUIA SUBURBANA 2016 - DO RICO AO POBRE

DESTAQUEBASE

JOGOS EM CASA1ª rodada (16/07) - Trieste4ª rodada (06/08) - Vila Fanny7ª rodada (27/08) - Pilarzinho8ª rodada (03/09) - N. Mundo11ª rodada (24/09) - Uberlândia

RicardoEvandroMatheus

Luis FernandoTiago

JeffersonFabio

JuninhoGuilherme

Carlos AlbertoBruno

Os últimos 10 anos

2006 20102008 2012 20142007 20112009 2013 2015- -- - B- -- B 7º

Fala, comandante!

Page 18: GUIA SUBURBANA 2016 - DO RICO AO POBRE

Os campeões voltaram para reerguer o Verdão e lutar na busca pelo tricampeonato

AA equipe alviverde da zona oeste de Curitiba não desempenhou uma boa

campanha no ano passado, com apenas duas vitórias e com o pior ataque da competição. Em onze jogos disputados, fez valer apenas o décimo lugar na competição, a frente apenas de Bangú e Vila Hauer. Ainda que a má campanha do campeão de 2014 teve início em outra competição no primeiro semestre, com a eliminação precoce na primeira fase na Taça Paraná. Se bastasse a desclassificação do certame regional do amador paranaense, o estrago foi ainda maior, já que o comandante Alexandre Oliveira e mais alguns atletas não continuaram no Nova Orleans para a disputa da Suburbana de 2015. Desde então, o trabalho planejado nos primeiros meses do ano foi jogado fora em pouco tempo e a reestruturação foi feita às pressas. Primeiro, o novo comandante Valmir Constantino teve que trabalhar em pouco tempo para montar a sua equipe, que teve como principal destaque o meia atacante Gema. Mas a má organização e correria pelo melhor resultado só foram o suficiente para livrar a equipe do Nova Orleans do rebaixamento. Por isso, o alviverde quer que

o ano de 2015 seja apagado de vez na memória. Devido a isso, o planejamento deste ano começou em quase dois meses antes do início do certame e tem alguns pontos positivos. O treinador campeão de 2014 retornou e com ele mais três peças daquele time - Juliano, Victor Chile e Éder, além do goleiro Jurandir, o zagueiro Gbur e os meias Molão e Bitoka, que estiveram presentes na final de 2014, mas na equipe do Operário Pilarzinho. Mesmo com essas premissas, a diretoria do UNO almeja um passo de cada vez, sem atropelar o processo. Primeiro, conseguir a classificação entre os oito primeiros e depois superando cada degrau nas fases seguintes. Mas com essa base, o time comandado por Alexandre Oliveira tem grande chance de pelo menos estar entre os quatro primeiros do certame.

Nome: União Nova OrleansFundação: 6 de janeiro de 1973Bairro: OrleansPresidente: Mário Luiz LipinskiEstádio: José Drulla SobrinhoCores: Verde e brancoColocação em 2015: 10º lugarTítulos: 2 (1994 e 2014)

Page 19: GUIA SUBURBANA 2016 - DO RICO AO POBRE

DESTAQUEBASE

O nível da Suburbana será o mais alto dos últimos

anos, pelo nível técnico das equipes. Têm muito time bom, até os considerados pequenos estão vindo em

uma crescente muito boa e que podem surpreender os

teóricos favoritos, como nós fizemos em 2014.

Alexandre Oliveira

"

"

Fala, comandante!JOGOS EM CASA1ª rodada (16/07) - Renovicente4ª rodada (06/08) - Capão Raso5ª rodada (13/08) - Nacional7ª rodada (27/08) - Uberlândia9ª rodada (10/09) - Pilarzinho

JurandirChili

Thiago GburNathanTontonJuarezMolãoBitokaJuliano

Leomar (Igor)Éder (Bambu)

Os últimos 10 anos

2006 20102008 2012 20142007 20112009 2013 2015B 9º7º 8º 1ºB 6º8º 9º 10º

Page 20: GUIA SUBURBANA 2016 - DO RICO AO POBRE

Campeão da Copinha e com Ivo Petry no comando, Novo Mundoquer alcançar voos mais altos

Nada melhor que começar o campeonato mais importante do ano vindo de um título conquistado em cima do

maior rival. Poderia ser o Atlético, mas isso aconteceu com o Novo Mundo em 2016. O alvirrubro passou pelo Uberlândia e levou a Copa de Futebol Amador da Capital, vencendo todas as partidas, tendo o melhor ataque e o artilheiro da competição. O título dá moral para a equipe de Ivo Petry chegar mais longe nessa Suburbana. Em 2015, o Novo Mundo tinha a segunda melhor campanha ao término da segunda fase do campeonato, mas nas semifinais perdeu duas vezes para o Santa Quitéria e foi eliminado. Para fazer diferente, o clube aposta

na manutenção. Do elenco campeão da Copinha, dois jogadores deixaram o clube: o meia Jhoni Ribas, artilheiro da Copinha (contratado pelo Operário Ferroviário) e o atacante Vagner (que irá disputar a terceira divisão do Paranaense pelo Independente de São José dos Pinhais). Fernandinho, que fez testes no Fantasma, foi reintegrado ao grupo. Nenhum nome conhecido foi contratado para a Suburbana até o fechamento do guia, mas Ivo procura mais três peças para completar o elenco – especialmente um atacante. Com a base mantida e a experiência na casamata, o Novo Mundo tem boas chances de finalmente experimentar o gostinho de um título da Divisão Especial.

Nome: Associação Beneficente Esportiva Novo Mundo Futebol ClubeFundação: 20 de março de 1930Bairro: Novo MundoPresidente: Moacir Ribas CzeckEstádio: Arena VermelhaCores: Vermelho e brancoColocação em 2015: 4º lugarTítulos: -

Page 21: GUIA SUBURBANA 2016 - DO RICO AO POBRE

DESTAQUEBASE

Tenho experiência disputando a Suburbana e sei como é difícil esse campeonato. Será um

torneio muito qualificado. Eu diria que estamos na

disputa. temos que ter os pés no chão e tranquilidade pra chegar longe esse ano.

Ivo Petry

"

"

Fala, comandante!JOGOS EM CASA1ª rodada (16/07) - Capão Raso3ª rodada (30/07) - N. Orleans5ª rodada (13/08) - Imperial6ª rodada (20/08) - Pilarzinho9ª rodada (10/09) - Trieste

JocielBruninho

Bruno SantosMuriel

Cesar RomeroHeltonDanilo

Marquinhos LimaFernandinho

DjonatanMarquinhos Cambalhota

Os últimos 10 anos

2006 20102008 2012 20142007 20112009 2013 2015B BB 7º 9ºB BB 5º 4º

Page 22: GUIA SUBURBANA 2016 - DO RICO AO POBRE

Com perda de destaques dos últimos anos, Operário Pilarzinho busca surpreender novamente em 2016

A participação do Operário Pilarzinho na Suburbana 2015 foi discreta e por pouco não terminou em

desastre depois de uma bela campanha em 2014, em que acabou com o vice-campeonato. O Pilarzinho até que começou bem, pois demorou três rodadas para conhecer a primeira derrota. Mas depois que conheceu a derrota na quarta rodada, o time comandado por Peterson desandou na competição. A partir daí, o Pilarzinho sofreu três derrotas seguidas, sendo que duas foram de goleadas. Mas no returno, a equipe do Pilarzinho voltou a ganhar, desta vez sobre a equipe do Santa Quitéria, que no final levantou o caneco. Sendo essa, talvez, a vitória que marcou e fez com que o time não fosse rebaixado em 2015. Mesmo assim, a equipe do Pilarzinho sofreu outras derrotas, inclusive para o lanterna, Vila Hauer, na penúltima rodada. A equipe terminou em quinto lugar, com 12 pontos em 11 jogos disputados. Mesmo assim, com esses números, o que prevaleceu em relação aos três clubes que ficaram atrás foi o poder ofensivo do tricolor, já que marcou 14 gols. Do outro lado, dentre os quatro últimos colocados, o Pilarzinho teve a segunda zaga mais vazada do campeonato com 20 gols. Números que comprovam a instabilidade do elenco, que começou em uma ascendente e foi caindo no decorrer do certame. Por não ter participado da Copinha e da Taça Paraná, não é possível saber o desempenho do time frente aos adversários em 2016. Ainda

mais quando a diretoria do Pilarzinho não conseguiu segurar atletas importantes, que foram titulares na maioria dos jogos de 2015, como o atacante Éder, os meias Molão, Bitoka, Tomás e o zagueiro Thiago Gbur. Por isso, o comandante Peterson tem parada dura para montar o elenco para a disputa da Suburbana. Sabendo que a diretoria do Pilarzinho sempre tem os pés no chão, por ser um dos clubes com as menores folhas de pagamento da Série Especial, o tricolor também irá contar com retorno de atletas que fizeram nome no clube, como Rodrigo, Sagui e Wá, que ficaram ausente em 2015 no tricolor. Além, é claro, dos garotos da base que subiram para a disputa da Suburbana.

Nome: Operário Pilarzinho Sport ClubFundação: 29 de junho de 1951Bairro: PilarzinhoPresidente: João Maria dos SantosEstádio: Bortolo GavaCores: Vermelho, azul e brancoColocação em 2015: 9º lugarTítulos: -

Page 23: GUIA SUBURBANA 2016 - DO RICO AO POBRE

DESTAQUEBASE

Formamos jogadores e infelizmente não temos condições financeiras de

segurar. Por isso, eu digo que o nosso segredo está aí. O

Pilarzinho tem de reformular o elenco todo ano. Eu acredito

que faremos uma boa campanha em 2016.Peterson Freitas

"

"

Fala, comandante!JOGOS EM CASA2ª rodada (23/07) - Imperial5ª rodada (13/08) - Uberlândia8ª rodada(03/09) - Renovicente 10ª rodada (17/09) - Iguaçú11ª rodada(24/09)- Capão Raso

Jean Carlos (Evandro)Carlos Eduardo

WillianRodrigoBrayanDavid

Robson BaroniRodrigo Sales

João PauloAdriano

Os últimos 10 anos

2006 20102008 2012 20142007 20112009 2013 2015B 7ºB B 2ºB 11ºB 10º 9º

Page 24: GUIA SUBURBANA 2016 - DO RICO AO POBRE

Com dificuldades financeiras, Renovicente disputa a Suburbana pela honra do eterno presidente

O ano de 2015 terminou de maneira alegre no Solar do Bosque. Mesmo com uma equipe formada por pratas-da-

casa e a baixo custo, o Renovicente alcançou uma honrosa sexta colocação, ficando a apenas uma vitória de chegar às semifinais. Mas no início de 2016, o patrono e presidente da equipe, Darci Eckermann, faleceu aos 79 anos. Muito mais que um mandatário, Darci tirava do próprio bolso para manter o clube que tanto amava. Sem o presidente, sem apoio financeiro e da comunidade, o Renovicente estava prestes a se licenciar. Mas o treinador Rossano,

por gratidão ao ex-presidente, decidiu que montaria o grupo e manteria as atividades do clube. Agora, fica a expectativa de qual será o desempenho do Renovicente. Nos últimos anos a equipe tricolor tem feito jus ao caráter formador e vem conseguindo fazer papel bastante digno nas competições que disputa. Mas nesse ano, o objetivo inicial é certamente se manter na elite do futebol amador de Curitiba. A maior parte dos jogadores que disputaram no ano passado se mantiveram para 2016, dando ao clube ao menos uma vantagem frente a outros clubes: o entrosamento.

Nome: Sociedade Esportiva RenovicenteFundação: 21 de dezembro de 2001Bairro: Santa CândiaPresidente: Edson EckermannEstádio: Solar do BosqueCores: Azul, vermelho e brancoColocação em 2015: 6º lugarTítulos: -

Page 25: GUIA SUBURBANA 2016 - DO RICO AO POBRE

DESTAQUEBASE

Eu confio no trabalho que a gente faz. Assumi o compromisso de montar

a equipe e jogar em homenagem ao Darci. O

destaque do nosso time é a amizade, a parceria de todos.

Rossano Santana

"

"

Fala, comandante!JOGOS EM CASA

2ª rodada (23/07) - Capão Raso3ª rodada (30/07) - Iguaçú6ª rodada(20/08) - Imperial 7ª rodada (27/08) - N. Mundo9ª rodada(10/09)- Renovicente

Leo Narok (Arthur)LucasZella

AssueroAlexandre

RicardoDeivithMayconGabriel

João MagnoWillians Alves

Os últimos 10 anos

2006 20102008 2012 20142007 20112009 2013 2015- -- - 8º- B- B 6º

Page 26: GUIA SUBURBANA 2016 - DO RICO AO POBRE

Quitéria garante time forte para manter a hegemonia

E m qualquer início de competição esportiva, a pressão sempre é maior sobre o atual campeão. Na Suburbana não poderia

ser diferente. O Santa Quitéria busca repetir a campanha vitoriosa de 2015, uma trajetória de recuperação. Após uma primeira fase mediana – sendo o sexto colocado entre os oito melhores - e conseguindo a classificação às semifinais na última rodada, o esquadrão verde e amarelo se agigantou e venceu Novo Mundo e Iguaçu – dois adversários superiores na parte financeira – para levantar a taça. Nesse ano, a diretoria sabe que o investimento precisa ser mais alto. Para a disputa da Taça Paraná, jogadores importantes como Lela e Jonatas Omelete foram embora, além de uma mudança no comando técnico – Chibior saiu para um período sabático e Valmir Constantino assumiu a Casamata. O

resultado foi uma campanha irregular, com três derrotas no primeiro turno e duas vitórias no segundo. No final, a desclassificação desceu rasgando a garganta do torcedor auriverde. Para a Suburbana, o Santa está de patrocinador novo, vindo de Ribeirão Preto-SP. Com isso as contratações começaram a chegar. As laterais foram reforçadas por Lito (ex Rio Branco de Paranaguá) e Marabá (vice com o Iguaçu em 2015). A zaga tem o reforço de Elizio (ex Fanny) e a meiuca conta com Massai, campeão da Taça pelo Fanático. Dois velhos conhecidos também voltaram a vestir a camisa amarela: o zagueiro Balói e o volante Aroldo. O discurso é otimista em relação ao bicampeonato. Com as contratações de qualidade que o Quitéria fez, o time tem condições de chegar a decisão e lutar pela sexta estrela.

Nome: União Recreativa Esportiva Santa QuitériaFundação: 24 de abril de 1974Bairro: Santa QuitériaPresidente: Roberto Rodrigues BragaEstádio: Mauricio FruetCores: Verde, amarelo e brancoColocação em 2015: CampeãoTítulos: 5 (1974, 1982, 1987, 2010 e 2015)

Page 27: GUIA SUBURBANA 2016 - DO RICO AO POBRE

DESTAQUEBASE

Fala, comandante!JOGOS EM CASA1ª rodada (16/07) - Imperial2ª rodada (23/07) - Nacional4ª rodada(06/08) - Pilarzinho 6ª rodada (20/08) - N. Orleans8ª rodada(03/09)- Uberlândia11ª rodada(24/09)-Renovicente

JonasLito

BalóiElízio

MarabáAroldoOrleiDiego

MassaiAlex (Robson Moreira)

Luan

Os últimos 10 anos

2006 20102008 2012 20142007 20112009 2013 20156º 1ºB 3º 4ºB 7º5º 2º 1º

É o maior desafio da minha carreira. O Quitéria

é o atual campeão e nos últimos seis anos chegou à final em três oportunidades. Confio

nessa rapaziada e acredito que iremos dar mais um título ao Santa Quitéria.Valmir Constantino

"

"

Page 28: GUIA SUBURBANA 2016 - DO RICO AO POBRE

Trieste vem com caras novas para voltar a ser campeão da Suburbana

Em 2014, o time da Colônia terminou na sexta colocação, a pior dos últimos 10 anos do clube do bairro de Santa Felicidade. Em 2015,

conseguiu melhorar. Mas a quinta colocação não é feito para se gabar em relação a dimensão de um clube 12 vezes campeão da Suburbana. Em uma primeira fase quase perfeita, com cinco vitórias e seis empates, a equipe do Trieste passou intacta de derrota e conseguiu um desempenho de mais de 60%. Mesmo assim, a equipe comandada por Feijão conseguiu ficar na segunda colocação, três pontos atrás do seu rival Iguaçu e um na frente do Novo Mundo. Destaque para o sistema ofensivo, que em onze embates realizados na primeira fase, a equipe do Trieste conseguiu marcar 20 gols, um a menos que o Iguaçu, o melhor ataque naquele período do certame. A equipe do técnico Feijão não conseguiu vencer nenhum embate no primeiro turno da segunda fase. A recuperação aconteceu, mas tarde demais para conseguir a classificação para a fase semifinal, que com um ponto a menos que o segundo colocado, Fanny, o Trieste morreu na praia. Os destaques da equipe triestina na Suburbana 2015 ficaram com o meia Giovani, e a dupla de ataque Laércio e Thiago Camargo, que juntos marcaram 10 gols dos 26 anotados. Desde então, com a eliminação na segunda-fase, o planejamento de 2016 já iniciou ainda em 2015, com algumas reuniões da diretoria para definir ações futuras. A partir de janeiro deste ano, o Trieste fechou com o treinador Netinho e alguns atletas, que mesmo jogando a Taça Paraná em outras equipes, firmaram acordo com o time de Santa Felicidade. A reformulação foi total. Apenas cinco atletas que jogaram em 2015 pelo Trieste permaneceram na equipe. Por isso, nas palavras

do presidente Marcos Anzolin, o time desse ano tem muita qualidade e é um forte candidato ao título. O time terá caras novas como Edmar, Joãozinho, Tomás, Thiago Paraná, que provavelmente serão as principais peças para a disputa da Suburbana, que além dessas novas peças, contará com a dupla de ataque do ano passado, Thiago Camargo e Laércio. Com tudo isso, a equipe do Trieste pode e tem grandes chances de chegar nas cabeças do certame de 2016.

Nome: Trieste Futebol ClubeFundação: 8 de junho de 1937Bairro: Santa FelicidadePresidente: Marcos Antonio AnzolinEstádio: Francisco MuraroCores: Vermelho, verde e brancoColocação em 2015: 5º lugarTítulos: 12 (1964, 1965, 1968, 1969, 1972, 1975, 1976, 1984, 1985, 1986, 2006 e 2013)

Page 29: GUIA SUBURBANA 2016 - DO RICO AO POBRE

DESTAQUEBASE

Não vai ser fácil, com um campeonato bem

equilibrado com grandes equipes, mas com certeza o Trieste vai brigar para

chegar no pódio. Ou seja, vai brigar para ser

campeão em 2016.Netinho

"

"

Fala, comandante!JOGOS EM CASA2ª rodada (23/07) - V. Fanny3ª rodada (30/07) - Pilarzinho5ª rodada(13/08) - Renovicente 7ª rodada (27/08) - S. Quitéria8ª rodada(03/09)- Capão Raso10ª rodada (17/09) - N. Orleans

Diego Molina (Rodrigo)Jean (Cleiton)

Luciano (Carlinhos)Igor (João Vitor)

CarlãoRitielly (Léo)

EdmarAltair (Joãozinho)Paraná (Tomas)

LaércioThiago Araucária

Os últimos 10 anos

2006 20102008 2012 20142007 20112009 2013 20151º 2º3º 5º 6º3º 2º2º 1º 5º

Page 30: GUIA SUBURBANA 2016 - DO RICO AO POBRE

A união do grupo é a principal força do Uberlândia para a Suburbana 2016

Aequipe do Uberlândia passou por uma revolução entre o primeiro e segundo semestre de 2015. A equipe comandada

por João Ribeiro, recém rebaixada do certame principal do futebol amador de Curitiba em 2014, desempenhou uma péssima campanha na 2ª edição da Copinha, amargando a última posição do torneio, com nenhuma vitória. Passada a competição, diretoria e jogadores recolheram os cacos e a partir deste momento se prepararam, praticamente com o mesmo time, para a Suburbana 2015, série B. Com o cargo à disposição, a diretoria do Uberlândia não quis se desfazer do treinador Joãozinho, pois confiava e ainda acreditava no trabalho do comandante. A partir disso, o time foi ganhando corpo até o início da competição. Dentre os 10 times no Grupo A, a equipe da Vila Formosa conseguiu ficar na terceira colocação, empatado com o quarto, Grêmio Ipiranga, com seus 17 pontos, em nove jogos disputados. Sendo naquela altura do campeonato o terceiro melhor ataque. O mesmo ritmo continuou na segunda fase, pois em uma disputa de quadrangular de turno e returno, com Capão Raso, Palmeirinha e São Braz, a equipe do Uber conquistou a primeira colocação e avançou para os embates da fase semifinal. Talvez em seu momento mais difícil da competição, a semifinal foi dura, pois com uma vitória e uma derrota, o escrete do Uberlândia conquistou o acesso para a disputar a Suburbana 2016 em cobranças de pênaltis, depois de ficar apenas um ano ausente. O título não aconteceu, pois a equipe do Combate Barreirinha venceu o primeiro embate de goleada e empatou o segundo, garantindo o título do torneio. O grande segredo de 2015 foi a união,

que fez com que cada jogador cobrasse do seu companheiro. Ação que hoje também se faz presente nos vestiários da equipe do Uberlândia, pois foi dessa mesma maneira que o escrete comandado por Joãozinho Ribeiro chegou a mais uma final no futebol amador de Curitiba, em pouco menos de seis meses. Desta vez foi na Copinha e com o seu maior rival, o Novo Mundo. Novamente o caneco não chegou para a galeria de troféus do Uberlândia. Mas o que ficou neste campeonato foi o fortalecimento ainda maior do grupo. Com a mesma base e algumas peças para o ataque, o Uberlândia vem para incomodar nesta Suburbana 2016.

Nome: Uberlândia Esporte clubeFundação: 9 de setembro de 1959Bairro: Novo MundoPresidente: Algacir de Almeida MachadoEstádio: Manoel Gustavo SchierCores: Verde, amarelo, azul e brancoColocação em 2015: 2º lugar na série BTítulos: -

Page 31: GUIA SUBURBANA 2016 - DO RICO AO POBRE

DESTAQUEBASE

Vamos ser uma surpresa neste campeonato. Nós vamos entrar com um

grupo que já está formado, entrosado e com algumas peças de reposição. Então

temos a obrigação de ser uma surpresa nesta competição e não lutar contra o rebaixamento.Joãozinho Ribeiro

"

"

Fala, comandante!JOGOS EM CASA2ª rodada (23/07) - N. Mundo4ª rodada(06/08) - Renovicente 6ª rodada (20/08) - Trieste9ª rodada(10/09)- Imperial10ª rodada(17/09)-V. Fanny

GiraiaLuizinhoThiagão

Alex PaivaAllan Ferreira

NepoHelder

JulianinhoCenouraRafinhaOberdan

Os últimos 10 anos

2006 20102008 2012 20142007 20112009 2013 2015B 11º9º 10º 11º5º B7º 7º B

Page 32: GUIA SUBURBANA 2016 - DO RICO AO POBRE

Aliando desempenho e resultados em busca do título

EEm 2015, o Vila Fanny não teve um desempenho regular. Nas dezenove partidas que disputou pela Suburbana, o

clube alvirrubro venceu apenas seis, empatou cinco e perdeu oito jogos, fechando a competição com um aproveitamento de míseros 33%, melhor apenas que os três últimos colocados, Nova Orleans, Bangú e Vila Hauer. Entretanto, o time se mostrou muito copeiro e alcançou as semifinais, encerrando o torneio na terceira colocação. Na primeira fase, o clube passou na quarta posição do grupo A. Na segunda fase, conquistou o mesmo número de pontos que o forte Santa Quitéria e deixou pra trás o poderoso Trieste e o surpreendente Renovicente. Porém, nas semifinais não foi capaz de segurar o Iguaçu. Em 2016, foi uma das poucas equipes da divisão

Especial que disputaram a Copa de Futebol Amador, e mais uma vez alcançou as semifinais, sendo parado pela equipe do Uberlândia. Em relação ao elenco que disputou a Copinha, há alguns bons reforços, especialmente com o fim da Taça Paraná, com o retorno de Gasosa e Magu, além de outros seis novos contratados. Outras caras novas vieram de várias outros times da capital. Nilvano veio do Iguaçú, Felipe Caron, William e Bruno do Renovicente, Nathan do Trieste e Lela do Santa Quitéria, o grande destaque de 2015 O comando da equipe segue com Nego, que além de ser um dos maiores jogadores da história do Vila Fanny, já conhece o grupo como a palma da mão, mesmo com as grandes mudanças ocorridas da Suburbana 2015 pra cá.

Nome: Vila Fanny Futebol ClubeFundação: 12 de outubro de 1952Bairro: Vila FannyPresidente: Romário Vieira AlexandrinoEstádio: Ismael GabardoCores: Vermelho e brancoColocação em 2015: 3º lugarTítulos: 4 (1988, 1993, 2000 e 2002)

Page 33: GUIA SUBURBANA 2016 - DO RICO AO POBRE

DESTAQUEBASE

Ano passado eu já achava o time qualificado pro

título, mas infelizmente não deu certo. O Vila Fanny

vai correr em busca de brigar pelo título. Nasci aqui dentro do Fanny e hoje tenho o orgulho de comandar essa equipe.

Nego

"

"

Fala, comandante!JOGOS EM CASA1ª rodada (16/07) - Pilarzinho3ª rodada(20/07) - S. Quitéria 5ª rodada (13/08) - Iguaçú6ª rodada(20/08) - Capão Raso8ª rodada(03/09) - N. Orleans11ª rodada (24/09) - N. Mundo

Flavio (Nenê)Gasosa

LelaEdson

Rafael LucasAlex OliveiraBruno Alves

MaguCouto

HuellberFelipe Caron

Os últimos 10 anos

2006 20102008 2012 20142007 20112009 2013 20154º 10º6º B B7º 12º6º B 3º

Page 34: GUIA SUBURBANA 2016 - DO RICO AO POBRE

TABELA DE JOGOS1ª RODADA

16/07/2016 - Sábado - 15h30VILA FANNY FC X OPERÁRIO PILARZINHO SC (Estádio Ismael Gabardo)

CA NACIONAL X TRIESTE FC (Estádio XV de Agosto)URE SANTA QUITÉRIA X IMPERIAL FC (Estádio Estádio Manoel Gustavo Schier)

ABE NOVO MUNDO FC X UNIÃO CAPÃO RASO FC (Arena Vermelha)SOBE IGUAÇU X UBERLÂNDIA EC (Estádio Francisco Muraro)

UNIÃO NOVA ORLEANS X SE RENOVICENTE (Estádio José Drulla Sobrinho)

3ª RODADA 30/07/2016 - Sábado - 15h30

ABE NOVO MUNDO FC X UNIÃO NOVA ORLEANS (Arena Vermelha)TRIESTE FC X OPERÁRIO PILARZINHO SC (Local a definir)IMPERIAL FC X CA NACIONAL (Estádio Octavio Silvio Nicco)

SE RENOVICENTE X SOBE IGUAÇU (Estádio Solar do Bosque)UNIÃO CAPÃO RASO FC X UBERLÂNDIA EC (Estádio José Carlos Oliveira Sobrinho)

VILA FANNY FC X URE SANTA QUITÉRIA (Estádio Ismael Gabardo)

2ª RODADA 23/07/2016 - Sábado - 15h30

UBERLÂNDIA EC X ABE NOVO MUNDO FC (Estádio Manoel Gustavo Schier)URE SANTA QUITÉRIA X CA NACIONAL (Estádio Maurício Fruet)

OPERÁRIO PILARZINHO SC X IMPERIAL FC (Estádio Bortolo Gava)TRIESTE FC X VILA FANNY FC (Local a definir)

SOBE IGUAÇU X UNIÃO NOVA ORLEANS (Local a definir)SE RENOVCIENTE X UNIÃO CAPÃO RASO FC (Local a definir)

4ª RODADA 06/08/2016 - Sábado - 15h30

UBERLÂNDIA EC X SE RENOVICENTE (Estádio Manoel Gustavo Schier)URE SANTA QUITÉRIA X OPERÁRIO PILARZINHO SC (Estádio Maurício Fruet)

IMPERIAL FC X TRIESTE FC (Estádio Octavio Silvio Nicco)SOBE IGUAÇU X ABE NOVO MUNDO FC (Local a definir)CA NACIONAL X VILA FANNY FC (Estádio XV de Agosto)

UNIÃO NOVA ORLEANS X UNIÃO CAPÃO RASO FC (Estádo José Drulla Sobrinho)

Page 35: GUIA SUBURBANA 2016 - DO RICO AO POBRE

TABELA DE JOGOS5ª RODADA

13/08/2016 - Sábado - 15h30UNIÃO CAPÃO RASO FC X URE SANTA QUITÉRIA (Estádio José Carlos Oliveira Sobrinho)

UNIÃO NOVA ORLEANS X CA NACIONAL (Estádio José Drulla Sobrinho)ABE NOVO MUNDO FC X IMPERIAL FC (Arena Vermelha)

TRIESTE FC X SE RENOVICENTE (Estádio Francisco Muraro)OPERÁRIO PILARZINHO SC X UBERLÂNDIA EC (Estádio Bortolo Gava)

VILA FANNY FC X SOBE IGUAÇU (Estádio Ismael Gabardo)

7ª RODADA 27/08/2016 - Sábado - 15h30

TRIESTE FC X URE SANTA QUITÉRIA (Estádio Francisco Muraro)SE RENOVICENTE X ABE NOVO MUNDO FC (Estádio Solar do Bosque)CA NACIONAL X OPERÁRIO PILARZINHO SC (Estádio XV de Agosto)

UNIÃO CAPÃO RASO FC X SOBE IGUAÇU (Estádio José Carlos Oliveira Sobrinho)IMPERIAL FC X VILA FANNY FC (Estádio Octavio Silvio Nicco)

UNIÃO NOVA ORLEANS X UBERLÂNDIA EC (Estádio José Drulla Sobrinho)

6ª RODADA20/08/2016 - Sábado - 15h30

UBERLÂNDIA EC X TRIESTE FC (Estádio Manoel Gustavo Schier)SE RENOVICENTE X IMPERIAL FC (Estádio Solar do Bosque)

SOBE IGUAÇU X CA NACIONAL (Local a definir)ABE NOVO MUNDO FC X OPERÁRIO PILARZINHO SC (Arena Vermelha)

URE SANTA QUITÉRIA X UNIÃO NOVA ORLEANS (Estádio Maurício Fruet)VILA FANNY FC X UNIÃO CAPÃO RASO FC (Estádio Ismael Gabardo)

8ª RODADA 03/09/2016 - Sábado - 15h30

OPERÁRIO PILARZINHO SC X SE RENOVICENTE (Estádio Bortolo Gava)TRIESTE FC X UNIÃO CAPÃO RASO FC (Estádio Francisco Muraro)

IMPERIAL FC X SOBE IGUAÇU (Estádio Octavio Silvio Nicco)CA NACIONAL X ABE NOVO MUNDO FC (Estádio XV de Agosto)

URE SANTA QUITÉRIA X UBERLÂNDIA EC (Estádio Maurício Fruet)VILA FANNY FC X UNIÃO NOVA ORLEANS (Estádio Ismael Gabardo)

Page 36: GUIA SUBURBANA 2016 - DO RICO AO POBRE

TABELA DE JOGOS

10ª RODADA 17/09/2016 - Sábado - 15h30

ABE NOVO MUNDO FC X URE SANTA QUITÉRIA (Arena Vermelha)SE RENOVICENTE X CA NACIONAL (Estádio Solar do Bosque)

UNIÃO CAPÃO RASO FC X IMPERIAL FC (Estádio José Carlos Oliveira Sobrinho)OPERÁRIO PILARZINHO SC X SOBE IGUAÇU (Estádio Bortolo Gava)TRIESTE FC X UNIÃO NOVA ORLEANS (Estádio Francisco Muraro)

UBERLÂNDIA EC X VILA FANNY FC (Estádio Manoel Gustavo Schier)

9ª RODADA 10/09/2016 - Sábado - 15h30

UBERLÂNDIA EC X IMPERIAL FC (Estádio Manoel Gustavo Schier)ABE NOVO MUNDO FC X TRIESTE FC (Arena Vermelha)

UNIÃO CAPÃO RASO FC X CA NACIONAL (Estádio José Carlos Oliveira Sobrinho)SOBE IGUAÇU X URE SANTA QUITÉRIA (Estádio Egydio Ricardo Pietrobeli)

SE RENOVICENTE X VILA FANNY FC (Estádio Solar do Bosque)UNIÃO NOVA ORLEANS X OPERÁRIO PILARZINHO SC (Estádio José Drulla Sobrinho)

11ª RODADA 24/09/2016 - Sábado - 15h30

URE SANTA QUITÉRIA X SE RENOVICENTE (Estádio Maurício Fruet)OPERÁRIO PILARZINHO SC X UNIÃO CAPÃO RASO FC (Estádio Bortolo Gava)

SOBE IGUAÇU X TRIESTE FC (Estádio Egydio Ricardo Pietrobeli)IMPERIAL FC X UNIÃO NOVA ORLEANS (Estádio Octavio Silvio Nicco)VILA FANNY FC X ABE NOVO MUNDO FC (Estádio Ismael Gabardo)

CA NACIONAL X UBERLÂNDIA EC (Estádio XV de Agosto)

Page 37: GUIA SUBURBANA 2016 - DO RICO AO POBRE

REGULAMENTO

O regulamento da Divisão Especial da Suburbana 2016

A competição desse ano será diferente, em alguns pontos, em relação ao regulamento de 2015.

Em reunião realizada em 1º de junho de 2016, a Federação Paranaense de Futebol (FPF), com a presença de representantes de todas as equipes da Série A, determinou algumas mudanças na tabela. Mesmo assim, o certame manteve a disputa em quatro fases.

A principal mudança ocorreu na segunda-fase, que neste ano será de mata-mata e não dividida em dois grupos de quatro escretes como no ano passado. Ou seja, a primeira-fase será com embate entre os 12 clubes em turno único, com seis mandos de campo para os melhores classificados de primeiro a sexto lugares na classificação geral da temporada passada. Após as 11 rodadas, classificam-se para a segunda fase os oito melhores. Enquanto que os dois últimos colocados serão rebaixados para a Série B da temporada 2017.

Na segunda-fase inicia-se as mudanças, já que a partir dela ocorre

o mata-mata até o final. Essa fase foi denominada quartas-de-final e dividida em quatro grupos com dois times: com o 1º colocado enfrentando o 8º (Grupo A); o 2º colocado enfrentando o 7º (Grupo B); o 3º enfrentando o 6º colocado (Grupo C); e, por fim, o 4º colocado enfrentado 5º (Grupo D), em partidas de ida e volta. Os times que somarem o maior número de pontos ganhos em cada um dos grupos serão classificados.

Depois das quartas-de-final, a semifinal segue o mesmo sistema. Os embates ficam definidos com a disputa entre os vencedores do Grupo A e Grupo B, denominando de Grupo E, e na outra semi, o vencedor do Grupo B enfrenta aquele que ganhou no Grupo C, compondo o Grupo F.

Já a decisão continua sistematizada como nos últimos anos, em dois jogos, podendo ir a uma terceira partida. Caso haja, ao término dela, igualdade de pontos ganhos, serão cobrados tiros livres diretos da marca pênalti, assim como serão escolhidos os vencedores das fases anteriores.

Page 38: GUIA SUBURBANA 2016 - DO RICO AO POBRE