guia socieux para as instituições dos países parceiros · que vivam a mais de 400 km do local...

10
Guia SOCIEUX para as Instituições dos Países Parceiros (versão 22/11/2013) Objectivo do guia O Guia para as Instituições dos Países Parceiros disponibiliza informação relativa ao programa SOCIEUX, como o funcionamento do dispositivo, as áreas de protecção social abrangidas e os tipos de intervenção possíveis. Inclui também informação pormenorizada sobre os moldes em que as instituições parceiras podem solicitar assistência ao SOCIEUX e os aspectos financeiros e logísticos da organização de Acções e Actividades. Alcance: este guia destina-se às administrações públicas e organismos mandatados que trabalham com protecção social nos países parceiros que pretendem solicitar a assistência técnica do SOCIEUX. 1. Sobre o SOCIEUX 1.1. O que é o SOCIEUX? O SOCIEUX - Iniciativa da União Europeia para a Protecção Social na Cooperação para o Desenvolvimento - é um instrumento de assistência técnica estabelecido pela Direcção- Geral de Desenvolvimento e Cooperação da Comissão Europeia –EuropeAid- para apoiar os países parceiros na criação, gestão, implementação e monitorização de sistemas de protecção social abrangentes, eficientes e sustentáveis através de uma assistência técnica entre pares. 1.2. Áreas de assistência técnica Inicialmente poderão ser desenvolvidas, através de Acções/Actividades individuais, quaisquer políticas no quadro da protecção social que visem reduzir a pobreza e a vulnerabilidade, bem como garantir a segurança de rendimentos e o acesso aos serviços essenciais. No entanto, por razões práticas, o SOCIEUX definiu as áreas de protecção social que podem ser objecto de assistência. As áreas de assistência dividem-se em a) áreas temáticas de protecção social e b) áreas horizontais de protecção social, da forma seguinte: a) áreas temáticas de protecção social (lista não exaustiva): acesso aos serviços sociais básicos tais como: educação, saúde e emprego; assistência social: programas de transferências monetárias, apoios para crianças e deficientes, pensões sociais e outros benefícios para idosos, esquemas de garantia de rendimentos, esquemas de garantia de emprego, obras públicas; seguro social: esquemas de pensões contributivas, protecção na doença e em acidentes, protecção no desemprego.

Upload: dangkhanh

Post on 20-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Guia SOCIEUX para as Instituições dos Países Parceiros · que vivam a mais de 400 km do local têm direito a um voo de ida e volta que será organizado ... devendo o participante

Guia SOCIEUX para as Instituições dos Países Parceiros

(versão 22/11/2013) Objectivo do guia

O Guia para as Instituições dos Países Parceiros disponibiliza informação relativa ao programa SOCIEUX, como o funcionamento do dispositivo, as áreas de protecção social abrangidas e os tipos de intervenção possíveis. Inclui também informação pormenorizada sobre os moldes em que as instituições parceiras podem solicitar assistência ao SOCIEUX e os aspectos financeiros e logísticos da organização de Acções e Actividades.

Alcance: este guia destina-se às administrações públicas e organismos mandatados que trabalham com protecção social nos países parceiros que pretendem solicitar a assistência técnica do SOCIEUX.

1. Sobre o SOCIEUX

1.1. O que é o SOCIEUX?

O SOCIEUX - Iniciativa da União Europeia para a Protecção Social na Cooperação para o Desenvolvimento - é um instrumento de assistência técnica estabelecido pela Direcção-Geral de Desenvolvimento e Cooperação da Comissão Europeia –EuropeAid- para apoiar os países parceiros na criação, gestão, implementação e monitorização de sistemas de protecção social abrangentes, eficientes e sustentáveis através de uma assistência técnica entre pares.

1.2. Áreas de assistência técnica

Inicialmente poderão ser desenvolvidas, através de Acções/Actividades individuais, quaisquer políticas no quadro da protecção social que visem reduzir a pobreza e a vulnerabilidade, bem como garantir a segurança de rendimentos e o acesso aos serviços essenciais.

No entanto, por razões práticas, o SOCIEUX definiu as áreas de protecção social que podem ser objecto de assistência. As áreas de assistência dividem-se em a) áreas temáticas de protecção social e b) áreas horizontais de protecção social, da forma seguinte:

a) áreas temáticas de protecção social (lista não exaustiva):

• acesso aos serviços sociais básicos tais como: educação, saúde e emprego;

• assistência social: programas de transferências monetárias, apoios para crianças e deficientes, pensões sociais e outros benefícios para idosos, esquemas de garantia de rendimentos, esquemas de garantia de emprego, obras públicas;

• seguro social: esquemas de pensões contributivas, protecção na doença e em acidentes, protecção no desemprego.

Page 2: Guia SOCIEUX para as Instituições dos Países Parceiros · que vivam a mais de 400 km do local têm direito a um voo de ida e volta que será organizado ... devendo o participante

Guia para as Instituições dos Países Parceiros Page 2 of 9

b) áreas horizontais de protecção social:

• quadro jurídico/regulamentar;

• desenvolvimento de políticas/estratégias;

• gestão e administração;

• financiamento e orçamentação;

• sistemas de monitorização e avaliação, sistemas de estatística e registo;

• comunicação e RP;

• sistemas informáticos, etc.

1.3. As intervenções do SOCIEUX

O SOCIEUX desenvolve Acções de assistência técnica compostas por várias Actividades com duração de 1 a 2 semanas. A quantidade de Actividades de cada Acção irá variar consoante a necessidade de assistência.

As Acções do SOCIEUX poderão abranger aspectos exclusivamente estruturais, tais como a resolução de deficiências estruturais/institucionais nas instituições beneficiárias, ou intervenções orientadas para a partilha de conhecimentos e de experiências ad-hoc com o fim de fortalecer as capacidades existentes ou responder a necessidades muito específicas.

Na prática, as Actividades do SOCIEUX podem assumir formas tão diversas como:

• missões de avaliação ou averiguação;

• seminários de formação de formadores;

• medidas de formação técnica;

• mesas redondas;

• apoio à distância.

De modo geral, as Actividades do SOCIEUX terão lugar no país parceiro, embora também possam ser consideradas medidas como visitas de estudo na União Europeia e noutros países.

1.4. Qual a duração das Acções e Actividades?

As Acções do SOCIEUX podem incluir uma ou várias (até 6) Actividades de curto prazo, tendo cada Actividade uma duração de uma a duas semanas.

1.5. Especialistas que contribuem com a sua experiência

O SOCIEUX recorre a especialistas que provêm maioritariamente das administrações públicas e organismos mandatados1 dos Estados-membros da União Europeia de modo a facilitarem a partilha de conhecimentos e experiência entre pares. Também podem ser mobilizados

1 Organismos semi-públicos dedicados à protecção social, mandatados para participar no projecto em condições iguais às que teriam se fizessem parte integrante da administração.

Page 3: Guia SOCIEUX para as Instituições dos Países Parceiros · que vivam a mais de 400 km do local têm direito a um voo de ida e volta que será organizado ... devendo o participante

Guia para as Instituições dos Países Parceiros Page 3 of 9

profissionais dos países parceiros e organismos mandatados, representando um valor acrescentado na cooperação Sul-Sul e triangular.

Quando necessário, poderão ser integrados nas Acções do SOCIEUX especialistas de outras organizações, tais como consultores de organizações internacionais, da sociedade civil ou privados.

1.6. Como funciona o SOCIEUX?

Em resposta a pedidos de assistência formulados pelos países parceiros, a equipa do SOCIEUX irá:

• avaliar o pedido e desenvolver um plano de acção pormenorizado;

• recrutar e mobilizar os especialistas pertinentes, maioritariamente nos Estados-membros da UE;

• implementar uma assistência adequada;

• avaliar os resultados;

• divulgar os resultados

• assegurar apoio e seguimento continuados. O quadro seguinte reflecte o fluxo de trabalho deste instrumento:

2. Elegibilidade, avaliação e aplicação

2.1. Quem é elegível ao SOCIEUX?

2.1.1. Países elegíveis

Os países que podem beneficiar do SOCIEUX são os abrangidos pela assistência da EuropeAid, particularmente ao abrigo do Instrumento de Cooperação para o Desenvolvimento, do Instrumento Europeu de Vizinhança e do Fundo Europeu de Desenvolvimento. Consequentemente, os potenciais países parceiros serão países com rendimentos baixos e médios das seguintes regiões do mundo:

• Vizinhança Europeia • América Latina, Ásia (incluindo a Ásia Central) e Médio Oriente • África, Caraíbas e Pacífico

A lista completa dos países parceiros elegíveis encontra-se no Anexo I.

Pedido

• As administrações

públicas dos países

parceiros

submetem o pedido

à equipa do

SOCIEUX ou à

Delegação da UE

Aprovação

• O pedido é ajustado em

estreita colaboração com a

autoridade requerente e a

Delegação da UE

• Elaboração do Formulário de

Acção

• Apresentação do Formulário

de Acção para aprovação

pela EuropeAid

Implementação

• Rápida mobilização

dos especialistas

em protecção

social

• Preparação e

organização das

actividades

Avaliação

• Avaliação da acção

por todos os

intervenientes

• Divulgação dos

resultados

• Partilha das

melhores práticas

Page 4: Guia SOCIEUX para as Instituições dos Países Parceiros · que vivam a mais de 400 km do local têm direito a um voo de ida e volta que será organizado ... devendo o participante

Guia para as Instituições dos Países Parceiros Page 4 of 9

2.1.2. Instituições elegíveis

O SOCIEUX dirige-se às autoridades públicas e organismos mandatados responsáveis pela protecção social a nível nacional e local. Mais precisamente, são considerados elegíveis os organismos do sector público e semi-público seguintes: governos centrais, ministérios, conselhos legislativos e governos regionais, organismos mandatados e outras instituições responsáveis pela implementação ou disponibilização de protecção social.

No entanto, outras partes interessadas, tais como organizações da sociedade civil, organizações dos parceiros sociais, doadores internacionais, etc., poderão estar envolvidas na implementação das Acções do SOCIEUX.

2.1.3. Critérios para a avaliação dos pedidos

Os pedidos de Acções de assistência técnica serão avaliados e aprovados com base nos critérios seguintes:

� Relevância: Em que medida o pedido de assistência proposto vai ao encontro dos objectivos e princípios da Comunicação da Comissão Europeia de 2012 relativa à ‘Protecção social na cooperação para o desenvolvimento na UE’?

Em que medida é a candidatura relevante para o desenvolvimento de sistemas de protecção social sustentáveis no país respectivo?

� Exequibilidade: Os objectivos enunciados no pedido são realistas e exequíveis no prazo esperado (as Acções do SOCIEUX consistem numa única Actividade ou numa série de Actividades; cada Actividade consiste numa missão de curto prazo de 1 a 2 semanas)?

� Eficiência: Em que medida o pedido de assistência técnica ajuda a instituição parceira a implementar a sua iniciativa/projecto e ir ao encontro das necessidades e prioridades do seu país?

� Sustentabilidade: As medidas, as políticas ou os efeitos resultantes da assistência técnica podem continuar e crescer após a finalização da Acção?

2.2. Aprovação do pedido

Os pedidos são avaliados de acordo com os critérios acima referidos pela equipa do SOCIEUX com o apoio dos serviços da Comissão Europeia. É a Comissão Europeia que decide se um pedido é deferido ou indeferido.

A decisão final será comunicada à(s) instituição/ões candidata(s) por correio electrónico aproximadamente cinco semanas após a recepção do pedido.

2.3. Como concorrer à assistência técnica do SOCIEUX

As instituições dos países parceiros interessadas são convidadas a concorrer à assistência técnica do SOCIEUX pelo método abaixo indicado:

Page 5: Guia SOCIEUX para as Instituições dos Países Parceiros · que vivam a mais de 400 km do local têm direito a um voo de ida e volta que será organizado ... devendo o participante

Guia para as Instituições dos Países Parceiros Page 5 of 9

1. Pode descarregar o Formulário de Pedido na página do SOCIEUX: http://www.ec.europa.eu/europeaid/socieux Se tiver dificuldades a descarregar o Formulário de Pedido, queira entrar em contacto com a equipa SOCIEUX;

2. Preencha o Formulário de Pedido em inglês, francês, português ou espanhol.

3. Anexe os documentos e informações de apoio pertinentes;

4. Assine e coloque a data no pedido;

5. Queira enviar o Formulário de Pedido preenchido por correio electrónico, correio postal ou fax para:

SOCIEUX – Iniciativa da União Europeia para a Protecção Social na Cooperação para o Desenvolvimento

Avenue Paul Deschanel 62, 1030 Bruxelas, Bélgica Telefone: +32 25884884 / Fax: +32 25884880 / E-mail: [email protected]

ec.europa.eu/europeaid/socieux

3. Finanças e logística

3.1. Despesas cobertas pelo SOCIEUX

Em todas as Acções e Actividades desenvolvidas no âmbito do SOCIEUX, poderão ser cobertas as despesas seguintes:

� Compensação financeira, deslocações e alojamento para os especialistas contratados

� Tradução de documentos

� Intérpretes

� Nos cursos ou seminários – custos com o local, catering, intérpretes, alojamento e transporte local dos participantes (em determinadas condições, ver mais abaixo).

3.2. Organização financeira e logística para os participantes em cursos ou seminários do SOCIEUX

3.2.1. Alojamento

Têm direito a alojamento (incluindo a noite anterior à Actividade) os participantes que residam a pelo menos 100 km do local.

Nas Actividades de duração superior a um dia, todos os participantes (incluindo os que residam a menos de 100 km do local, mas excluindo aqueles que residam no local do evento) terão direito a alojamento durante a actividade.

Page 6: Guia SOCIEUX para as Instituições dos Países Parceiros · que vivam a mais de 400 km do local têm direito a um voo de ida e volta que será organizado ... devendo o participante

Guia para as Instituições dos Países Parceiros Page 6 of 9

A equipa do SOCIEUX ou nacional responsável pelo apoio logístico/administrativo deverá responsabilizar-se pela reserva e pagamento do alojamento dos participantes que a ele tenham direito, em regime de “alojamento e pequeno-almoço”.

3.2.2. Deslocações locais

Pode organizar-se o transporte de e para o local de uma Actividade. Os participantes nacionais que vivam a mais de 400 km do local têm direito a um voo de ida e volta que será organizado pela equipa do SOCIEUX ou de apoio local.

Para reduzir o custo de deslocações em voos e viagens de comboio domésticas, autocarros ou táxis, a equipa do SOCIEUX irá, sempre que possível, organizar o transporte em grupo, recorrendo a autocarros, camionetas ou miniautocarros. Esta organização deverá ser acordada com a instituição que efectuou o pedido. Se a instituição do país parceiro o solicitar, e após aprovação da equipa do SOCIEUX, os participantes que não desejem deslocar-se de avião poderão ser reembolsados com um montante fixo que irá cobrir o meio de transporte alternativo. Este montante fixo é aprovado caso a caso após consulta com a EuropeAid.

De modo geral, o transporte dos participantes dentro de um país parceiro deverá ser organizado pela equipa do SOCIEUX, embora também se possa solicitar o apoio de agências de viagens locais.

3.2.3. Deslocações internacionais

Os participantes de países parceiros presentes numa Actividade no estrangeiro terão direito à organização da sua deslocação internacional (reserva, emissão de bilhetes e pagamento) pela equipa do SOCIEUX.

Em situações excepcionais, e com o acordo prévio da equipa do SOCIEUX, também poderá ser o participante a encarregar-se directamente da organização da deslocação e do seu pagamento. As despesas correspondentes serão reembolsadas com a maior brevidade possível após a recepção da factura e documentação pertinente (originais do bilhete e dos cartões de embarque).

Se o custo do bilhete adquirido de forma independente for superior ao do bilhete que o SOCIEUX teria pago, o reembolso do seu custo estará limitado ao valor deste último.

Caso um participante insista numa opção de deslocação mais cara do que a proposta, e caso o motivo para rejeitar a opção proposta não se prenda com actividades profissionais, a diferença entre o custo de ambas opções será descontada do per diem (para mais informações, consulta o ponto 3.2.4).

Os bilhetes de avião apenas serão reembolsados com base no custo da classe económica, devendo o participante conservar os cartões de embarque como documento de prova.

3.2.4. Per diems nas viagens ao estrangeiro

Os participantes dos países parceiros que precisem de viajar fora do seu país para participar numa Actividade SOCIEUX têm direito a um per diem por cada noite passada fora do seu local habitual de trabalho.

Page 7: Guia SOCIEUX para as Instituições dos Países Parceiros · que vivam a mais de 400 km do local têm direito a um voo de ida e volta que será organizado ... devendo o participante

Guia para as Instituições dos Países Parceiros Page 7 of 9

Caso a Actividade não requeira passar a noite no estrangeiro, será concedida metade do per diem.

O per diem cobre os custos de alojamento, refeições, deslocações locais e outras despesas no local e durante o período da actividade. As despesas de chamadas telefónicas particulares, minibar e quaisquer outras despesas pessoais do Participantes deverão ser cobertas pelo per diem.

Nenhum per diem relativo a qualquer Actividade desenvolvida deverá ultrapassar os valores de per diem publicados na página seguinte:

http://ec.europa.eu/europeaid/work/procedures/index_en.htm

O montante dos per diems pagos será fixo, na inexistência de provas das despesas realmente efectuadas, com base no programa da viagem e após verificação dos cartões de embarque ou documentos equivalentes noutros meios de transporte.

O per diem será pago a todos os participantes por transferência bancária/monetária de modo a que estes o recebam no máximo no dia de chegada ao local da actividade. Todos os participantes deverão entregar um recibo assinado.

3.2.5. Visto

Os participantes que precisem de visto para participar numa Actividade do SOCIEUX no estrangeiro são responsáveis pela sua obtenção. No entanto, a equipa do SOCIEUX irá ajudar os participantes disponibilizando-lhes informação útil relativa aos procedimentos necessários para a sua obtenção e coordenando a elaboração e envio da carta-convite pela instituição anfitriã. As despesas decorrentes da emissão do visto serão reembolsadas aos participantes com a apresentação da factura respectiva.

3.2.6. Seguros e vacinas

O SOCIEUX irá disponibilizar um seguro aos participantes numa Actividade do SOCIEUX fora do seu país.

O seguro será válido durante a totalidade da duração da Actividade, incluindo a viagem, e cobre:

- Seguro de saúde internacional (tratamentos médicos, serviços farmacêuticos, transporte de doentes)

- Seguro de acidentes:

o Incapacidade o Despesas com transporte de regresso o Despesas com salvamentos o Despesas com reabilitação o Cirurgia cosmética o Ajudas de custo diárias em caso de coma o Ajudas de custo diárias em caso de internamento o Serviços de assistência (assistência médica e em viagem)

Page 8: Guia SOCIEUX para as Instituições dos Países Parceiros · que vivam a mais de 400 km do local têm direito a um voo de ida e volta que será organizado ... devendo o participante

Guia para as Instituições dos Países Parceiros Page 8 of 9

- Seguro de viagem:

o Cancelamento da viagem o Atraso no meio de transporte > 4 horas o Atraso na entrega da bagagem > 4 horas o Perda da bagagem > 48 horas

Se as instituições parceiras ou os participantes assim o desejarem, poderão ser-lhes enviadas as condições pormenorizadas relativas ao seguro.

Os participantes serão responsáveis pela vacinação necessária para a viagem e durante a missão. As despesas decorrentes da vacinação especificamente necessária para a Actividade serão reembolsadas aos participantes com a apresentação da factura respectiva.

Page 9: Guia SOCIEUX para as Instituições dos Países Parceiros · que vivam a mais de 400 km do local têm direito a um voo de ida e volta que será organizado ... devendo o participante

Guia para as Instituições dos Países Parceiros Page 9 of 9

Anexo 1. Lista de países elegíveis ao SOCIEUX2 Ao abrigo do Instrumento de Cooperação para o Desenvolvimento da UE

América Latina Ásia Ásia Central Médio Oriente

Argentina

Bolívia

Brasil

Chile

Colômbia

Costa Rica

El Salvador

Equador

Guatemala

Honduras

México

Nicarágua

Panamá

Paraguai

Peru

Uruguai

Venezuela

Afeganistão

Bangladesh

Butão

Camboja

China

Índia

Indonésia

Laos

Malásia

Maldivas

Mongólia

Birmânia

Nepal

Paquistão

Filipinas

Sri Lanka

Tailândia

Vietname

Cazaquistão

Quirguizistão

Tajiquistão

Turquemenistão

Usbequistão

Irão

Iraque

Iémen

Ao abrigo do Instrumento Europeu de Vizinhança

Argélia

Arménia

Azerbaijão

Bielorrússia

Egipto

Geórgia

Israel

Jordânia

Líbano

Líbia

Marrocos

Moldávia

Palestina

(Rússia)

Síria

Tunísia

Ucrânia

Ao abrigo do Fundo Europeu de Desenvolvimento

África Caraíbas Pacífico

Angola Benim Botsuana Burkina Faso Burundi Camarões Cabo Verde República Centro-Africana Chade Comores Congo (Rep. do) Congo (República Democrática do) Djibuti Guiné Equatorial Eritreia

Etiópia Gabão Gâmbia Gana Guiné-Bissau Guiné Costa do Marfim Quénia Lesoto Libéria Madagáscar Malavi Mali Mauritânia Maurícia Moçambique Namíbia Níger Nigéria

Ruanda São Tomé e Príncipe Senegal Seicheles Serra Leoa Somália África do Sul Sudão do Sul Sudão Suazilândia Tanzânia Togo Uganda Zâmbia

Zimbabué

Antigua e Barbuda

Bahamas

Barbados

Belize

Cuba3

Domínica

República

Dominicana

Granada

Guiana

Haiti

Jamaica

São Cristóvão e

Neves

Santa Lúcia

São Vicente e

Granadinas

Suriname

Trindade e Tobago

Ilhas Cook

Timor-Leste

Fiji

Kiribati

Ilhas Marshall

Micronésia

Nauru

Nieu

Palau

Papua-Nova Guiné

Samoa

Ilhas Salomão

Tonga

Tuvalu

Vanuatu

2 De acordo com a assistência EuropeAid 3 Não elegível ao FED mas integrado na região ACP

Page 10: Guia SOCIEUX para as Instituições dos Países Parceiros · que vivam a mais de 400 km do local têm direito a um voo de ida e volta que será organizado ... devendo o participante

Guia para as Instituições dos Países Parceiros Page 10 of 9