guia prático - educação infantil

5
Reportagens CONTAÇÃO DE HISTÓRIA Para além da imaginação... Deixe as histórias ainda mais divertidas e reais com o uso de sons e a participação das crianças Objetivos: Exercitar a imaginação; Entender os sons que os objetos podem fazer e associá los a outros sons; Capacidade de dar sequência a uma história; Estimular a memória Promover o trabalho em grupo; Instigar a criatividade. Faixa etária: a partir dos 4 anos

Upload: rorasm

Post on 04-Jan-2016

15 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

educação

TRANSCRIPT

Page 1: Guia Prático - Educação Infantil

Reportagens

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

Para além da imaginação...

Deixe as histórias ainda mais divertidas e reais com o uso de sons e aparticipação das crianças

Objetivos: Exercitar a imaginação; Entender os sons que os objetos podem fazer e associálos a outros sons; Capacidade de dar sequência a uma história; Estimular a memória Promover o trabalho em grupo;Instigar a criatividade.Faixa etária: a partir dos 4 anos

Page 2: Guia Prático - Educação Infantil

Por que não explorar além da criatividade e a imaginação, sons nas históriascontadas para seus alunos? E que tal eles mesmos produzirem os sons que remetemas cenas das histórias? De acordo com a professora Iracema Mendes, do ColégioRenovação, as histórias fazem parte da vida de todas as crianças. Na escola, oprofessor pode contar histórias de diferentes modos e contextos: para iniciar umaroda de conversa, para abordar algum tema específico ou para acalmar as criançasno final do período. O importante é que o professor conheça muito bem a históriaantes de contalá, mesmo que utilize o livro como suporte para mostrar asilustrações. Além disso, deve se preocupar com a entonação da voz para cadapersonagem, pontuação e vírgula. Existem muitas formas de se contar histórias, masuma maneira pra lá de divertida, é utilizar diferentes materiais e ainda solicitarajuda das crianças para a construção da mesma. "Contar histórias não é algoprazeroso apenas para os ouvintes, mas também para quem conta. Aproveitem etornem cada contação um momento especial para cada um de seus alunos e tambémpara vocês!", ressalta a professora.

Dica de leitura! 365 Histórias Para Sonhar

Imagine ter uma história para contar em todos os dias do

Page 3: Guia Prático - Educação Infantil

ano. Com o livro 365 histórias para sonhar, a cada dia umanova história que completa a anterior forma uma trama deum ano inteiro. Jorge, o Gato; Pepito, o Coelho; Salsicha, oCãozinho; Reinaldo, o Caracol; e muitos outros animais sãoos personagens que ganham vida página após página, noiteapós noite.

Editora: Ciranda CulturalAutor: Daniel Joris, Michel Amelin, Jeanne Dalimier, DanielBeau, MirieOdile Jude, Beatrice Bottet, Pascale Vedere deAuria, Jacques Thomas Bilstein Preço: R$ 49,90Onde encontrar: www.estantemagica.com.br

Um, dois, três: "Era uma vez..."

Materiais:

Tampas de panela, plástico bolha, coco seco,carrinhos com sirene, telefones com campainha,pianinhos ou outro brinquedo que emita sons deanimais, chocalho, folha de jornal, papel laminado. Garrafas PET com diferentes materiais: água, arroz,feijão, pedrinhas e muito mais. Imagens em tamanho de uma sulfite A4, nahorizontal como: paisagem, cidade, fazenda, castelo,casa etc. Cerca de cinco imagens são suficientes.

1. Sempre ao começar uma história, é interessante utilizar algum tipo decomando, para que as crianças percebam que o momento precisa de concentração,trazendoos para esse mundo fantástico do Faz de Conta. Iracema costuma cantaruma música que também pode ser lido como versinho: "Um , dois, três. Quatro,cinco, seis. Vou contar agora uma história pra vocês. Um, dois, três. Quatro, cinco,seis. Fiquem bem quietinhos. Vou contar... é um, dois, três!"

2. Em seguida, explique às crianças que a história que irá contar será muitoespecial, pois irá precisar da ajuda de cada um deles.

3. Solicite a eles que escolham uma das imagens e assim será definido em quelugar se passará a história.

4. Depois, distribua os materiais entre as crianças e pergunte a eles como a

Page 4: Guia Prático - Educação Infantil

história pode começar. Pode ser que na primeira vez as crianças sintam dificuldade,então o professor pode ajudar dando algumas sugestões como: "Era uma vez..." ou"Um dia em uma cidade não tão distante...".

5. Aos poucos a história será construída com a participação deles, através dacriação da história e dos sons emitidos pelos materiais. O professor deve iramarrando todo o contexto e ir provocando as crianças para que consigam utilizaros materiais produzindo os sons que devem aparecer na história, por exemplo: "Umdia, fui viajar para a casa de minha avó com a minha Tia. A mamãe não pode ir, poisestava trabalhando. No caminho o meu telefone tocou, era a mamãe querendo saberse estava indo tudo bem na viajem". Neste momento, o professor pergunta: Quemtem o material que pode produzir o som do telefone? E assim pode repetir o trechoda história e dessa vez a criança faz o som com o seu material na passagem dahistória. E assim, vai possibilitando que todas as crianças participem de uma formamuito agradável e divertida.

6. No final da história, o professor pode pedir que as crianças batam palmas paraos amiguinhos, quando for apresentando quem foi responsável por cada som: Fazendo o som do telefone, a nossa amiguinha: Talita! Fazendo o som da chuva, onosso amigo: Augusto! E assim por diante. Eles ficarão muito felizes e ainda maismotivados para participar em uma nova história.

7. Assim como para iniciar a história, no término da contação, também éinteressante encerrar com outro, pois assim as crianças compreendem que omomento acabou, para que possam dar inicio a outra atividade da rotina. Aprofessora Iracema costuma utilizar a seguinte música que também pode ser lidacomo versinho; " Um, dois, três. Quatro, cinco, seis. Um final feliz para a históriaque eu contei. Um, dois, três. Quatro, cinco, seis. Acabou a história... quem quiserconte outra vez!"

Dica esperta!

Esse tipo de contação pode ser realizada com crianças apartir de 4 anos de uma forma mais simples com menosmateriais. A partir dos 5 anos, o professor pode aumentar o númerode materiais e recursos.

Page 5: Guia Prático - Educação Infantil

Dica de leitura! Companheiro! Quem Sou Eu?

Tudo se transforma. Das transformações podem surgir grandessurpresas! Que surpresas serão essas? Autor: Rosinha

Que Frio! & Só Mais Um Pouquinho...

Quanto tempo é suficiente para uma brincadeira? Como cuidar dequem amamos? Vamos ver o que contam as imagens deste livro!

Autor: Rosinha Editora: Larousse JuniorOnde encontrar: www.larousse.com.br Preço: R$ 24,90